Índice. Regulamento escolar Do funcionamento Dos níveis horários e períodos Da matrícula Das mensalidades...

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Índice. Regulamento escolar... 02. Do funcionamento... 03. Dos níveis horários e períodos... 04. Da matrícula... 06. Das mensalidades..."

Transcrição

1 REGULAMENTO ESCOLAR

2 1 Índice Regulamento escolar Do funcionamento Dos níveis horários e períodos Da matrícula Das mensalidades Da taxa de material Da comunicação com os pais e responsáveis Do uniforme do aluno Da pasta e agenda do aluno Dos cuidados Da rotina escolar Das comemorações Dos profissionais Dos cursos extra-curricilares Circulação de pais... 21

3 2 Regulamento Escolar O presente documento relaciona o conjunto de regras e procedimentos que norteiam o funcionamento da Escola do Max. Todos aqueles que, de alguma forma, interagem com a escola devem ter ciência e respeitar as cláusulas aqui presentes, de forma a se permitir o adequado funcionamento da instituição, sejam funcionários, pais, responsáveis ou alunos. O Regulamento Escolar poderá sofrer alterações sem prévio aviso, de acordo com as mudanças que se fizerem necessárias na rotina ou procedimentos da escola, a fim de garantir a segurança, o bem-estar e o desenvolvimento dos alunos. Todas as alterações serão publicadas juntamente com o presente documento.

4 3 Do funcionamento A Escola do Max funciona nos seguintes horários: De segunda à sexta-feira, entre 7h00 e 19h30. A escola permanecerá fechada durante 2 ou 3 semanas para manutenção e férias dos funcionários entre o final do ano e início do ano seguinte. Não haverá emendas de feriado, sendo que a escola permanecerá aberta apenas para os alunos de período integral (plano de 10 horas ou mais). Todas as datas em que a escola permanecerá fechada ou que não haverá aulas serão informadas através do calendário escolar, disponível no website da escola.

5 4 Dos níveis, horários e períodos Conforme a faixa etária e legislação aplicável, os alunos são divididos em níveis, conforme segue: Educação Infantil: MiniMax - Crianças que completam 1 ano até o dia 30/junho do ano de ingresso e que já andam sem ajuda PreMax 1 - Crianças que completam 2 anos até o dia 30/junho do ano de ingresso PreMax 2 - Crianças que completam 3 anos até o dia 30/junho do ano de ingresso KidsMax 1 - Crianças que completam 4 anos até o dia 30/junho do ano de ingresso KidsMax 2 - Crianças que completam 5 anos até o dia 30/junho do ano de ingresso Ensino Fundamental: E.Max 1 (1º ano) - Alunos que completam 6 anos até o dia 30/junho do ano de ingresso E.Max 2 (2º ano) - Alunos que completaram o 1o ano do ensino fundamental E.Max 3 (3º ano) - Alunos que completaram o 2o ano do ensino fundamental E.Max 4 (4º ano) - Alunos que completaram o 3o ano do ensino fundamental E.Max 5 (5º ano) - Alunos que completaram o 4º ano do ensino fundamental Horário Pedagógico: Educação Infantil - Das 13h30 às 17h30 1º ano do Ensino Fundamental - Das 12h30 às 18h30 Ensino Fundamental (a partir do 2º ano) - Das 7h30 às 13h15 Todos os alunos matriculados na escola deverão obrigatoriamente participar do período pedagógico correspondente ao seu nível, integralmente, para que assim possam participar de todas as atividades pedagógicas propostas.

6 5 Horário Recreacional: Para os alunos que precisam permanecer na escola por um período mais longo, a escola oferece o período recreacional conforme a necessidade dos pais. Esse período é flexível, de forma que os alunos podem participar parcialmente do período, conforme a necessidade e conveniência dos pais e responsáveis. Horas Extras: Os pais e responsáveis, conforme sua necessidade, poderão utilizar horas extras avulsas, deixando o aluno aos cuidados da escola por um período mais longo que o contratado, mediante o pagamento de hora extra conforme tabela de preços disponível na secretaria da escola. seja excedida. Para os horários contratados de entrada e saída, haverá uma tolerância máxima de 10 min. que também será cobrada caso Uma vez que a escola coloca seu pessoal à disposição dos alunos tendo como referência os horários contratados, não haverá compensação de horas. Ou seja, o aluno que chegar à escola após o horário contratado de entrada não poderá usar a diferença de tempo após o horário contratado de saída. Períodos A qualificação da criança quanto ao período determina o direito a certos benefícios, como o curso de férias, por exemplo. Regular - Todos os alunos que participam apenas do horário pedagógico correspondente ao seu nível. Semi-integral - Alunos que, além do horário pedagógico, permanecem na escola em parte do horário recreacional, com permanência total (horário pedagógico somado ao recreacional) inferior a 10 horas. Integral - Alunos com permanência total igual ou superior a 10 horas. Meses de Férias Escolares Nos meses de janeiro, julho e parte de dezembro, os alunos estarão de férias, período em que não haverá atividades pedagógicas, devendo os alunos permanecer em casa. As datas de início e término das férias escolares são definidas em calendário escolar disponível no website da escola. Os alunos do período integral (plano de 10 horas ou mais) têm o direito a frequentar a escola durante os meses de férias para atividades recreativas, respeitando-se as datas em que a escola permanecerá fechada para manutenção, conforme calendário disponível no website. Os pais que desejarem manter seus filhos na escola, mas que não possuem um plano de 10 horas ou mais, poderão adquirir cursos ou atividades especiais quando oferecidos nesses períodos, ou manter seus filhos nas atividades recreativas oferecidas aos alunos do período integral, mediante custo e contratação junto à secretaria da escola.

7 6 Da matrícula Apenas alunos regularmente matriculados poderão permanecer na escola. A matrícula se efetiva após o cumprimento das seguintes etapas: Entrega dos documentos dos pais e do aluno Preenchimento do requerimento e do contrato de matrícula Pagamento da taxa de matrícula Avaliação pela escola de toda a documentação Havendo vagas disponíveis e a documentação estando correta, a escola devolverá uma via do contrato assinada deferindo o pedido de matrícula. Caso haja indeferimento do pedido, a escola devolverá qualquer importância paga. Havendo desistência pelo contratante, nenhuma importância paga será devolvida Trancamento de matrícula Mediante o trancamento da matrícula, o aluno poderá se afastar da escola por tempo indeterminado até o limite do prazo do seu contrato de matrícula, momento a partir do qual perderá as condições do contrato, necessitando efetuar novo processo de matrícula. O retorno do aluno com matrícula trancada será permitido apenas mediante a disponibilidade de vagas, podendo regressar a uma turma diferente da que frequentava anteriormente. O pedido de trancamento de matrícula deverá ser solicitado por escrito 30 dias antes da data do desligamento, sendo o mês da data do desligamento devido. Caso haja desligamento antes de 30 dias da solicitação, o mês do desligamento e o mês subseqüente serão devidos. Desligamento e cancelamento de matrícula O pedido de cancelamento de matrícula deverá ser solicitado por escrito 30 dias antes da data do desligamento, sendo o mês da data do desligamento devido. Caso haja desligamento antes de 30 dias da solicitação, o mês do desligamento e o mês subsequente serão devidos. O retorno do aluno somente será possível mediante um novo processo de matrícula.

8 7 Das mensalidades As mensalidades serão cobradas todos os meses através de boleto bancário ou carnê, e reajustadas anualmente de acordo com o aumento de custos da escola, informados adequadamente através de planilhas no período de matrícula, com reajuste sempre para o ano letivo seguinte. O pagamento em atraso implicará em multa e juros, conforme informado no próprio boleto. O não recebimento do boleto bancário não isenta o pagamento, bem como a cobrança de multa e juros em caso de atraso, devendo os pais e responsáveis estarem atentos à data de vencimento da mensalidade, e comunicar a secretaria da escola em caso de não recebimento do boleto. Os valores das mensalidades serão sempre revistos, a qualquer tempo, quando houver mudança de plano do aluno por solicitação dos pais ou responsáveis. Sendo feito um aumento ou redução do valor de acordo com o novo horário do aluno, bem como a tabela de preços atual. Os boletos vencidos e não pagos poderão ser protestados em cartório. A escola poderá também incluir os números dos CPFs dos pais ou responsáveis inadimplentes nos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SCPC.

9 8 Da taxa de material Anualmente, no início do ano, será cobrada taxa para compra de material de consumo dos alunos (papéis especiais, cartolinas, etc), sendo os pais responsáveis pela compra apenas dos materiais de uso individual dos alunos, como canetas, lápis, réguas, entre outros, conforme lista de materiais disponível no website da escola.

10 9 Da comunicação com os pais e responsáveis É de responsabilidade exclusiva dos pais e responsáveis a manutenção de seu cadastro atualizado junto à secretaria da escola, mantendo sempre um ou dois endereços de para o recebimento de toda a comunicação escolar. Além disso, é de responsabilidade dos pais e responsáveis a configuração de seus próprios computadores e softwares de recebimento de s, bem como filtros de spam, antivírus e demais programas de segurança, a fim de que as mensagens enviadas pela escola sejam recebidas adequadamente. A escola poderá, a seu critério, em casos que julgar necessário, enviar comunicados também por outros meios, sejam recados manuscritos na agenda do aluno, folhas anexas, fixação de materiais nos murais da escola, entre outros meios. No entanto, esses outros canais de comunicação não substituirão o comunicado por meio digital, e não poderão ser esperados em outros comunicados da escola.

11 10 Do uniforme do aluno O uso do uniforme escolar é obrigatório para todos os níveis a partir do MiniMax. Todas as peças do uniforme escolar deverão ser compradas na secretaria da escola, com exceção de roupas especiais para atividades extra-classe, como judô, capoeira, ballet, entre outros. Nesses casos, os pais e responsáveis poderão adquirir as peças em lojas especializadas de sua preferência, desde que seguidas as recomendações e especificações definidas pela escola e pelo professor correspondente. Os alunos não poderão frequentar a escola sem todas as peças do uniforme, sob qualquer pretexto, sendo os pais ou responsáveis notificados, via agenda ou verbalmente, em caso de primeiro descumprimento e, na segunda vez, através de advertência por escrito. Caso ocorra novo descumprimento, o aluno poderá ser impedido de entrar na escola sem o uniforme. O uso de tênis é obrigatório. Não serão aceitas sandálias, chinelos, tamancos, ou outro tipo de calçado. Essa medida visa evitar tropeços, quedas e acidentes mais sérios, já que os alunos participam com frequência de atividades esportivas e educacionais que requerem corrida, saltos, entre outros. Todas as peças do uniforme do aluno deverão conter o nome para que, em caso de perda, possam ser identificadas. A escola não se responsabiliza por peças do uniforme perdidas que não continham adequada identificação.

12 11 Da pasta e agenda do aluno A pasta e a agenda são partes integrantes e fundamentais do material do aluno. A pasta é utilizada para arquivar os trabalhos dos alunos, servindo de referência durante os estudos, bem como utilizada pelos pais para acompanhar as atividades pedagógicas. A agenda é o meio de comunicação entre pais e professores. Ambos devem ser adquiridos na secretaria da escola. A agenda do aluno deve ser obrigatoriamente enviada diariamente na mochila do aluno. Quando as folhas da agenda estiverem terminando, os pais deverão adquirir nova agenda na secretaria da escola. Nenhum aluno poderá freqüentar a escola sem a agenda escolar, dada a sua importância na transmissão de informações sobre os cuidados e bem-estar da criança.

13 12 Dos cuidados A escola se compromete a oferecer todos os cuidados necessários relacionados à higiene e saúde da criança, realizando trocas de fraldas, de roupas e demais cuidados, conforme condições abaixo: Banhos horas. Serão oferecidos banhos apenas aos alunos dos níveis MiniMax e PreMax 1, caso permaneçam na escola por 10 ou mais Caso ocorra algum incidente em que a criança se suje, a escola poderá providenciar o banho mesmo para alunos de outros níveis e períodos, conforme o caso. Materiais de higiene É de responsabilidade dos pais e responsáveis enviar os materiais de higiene do aluno, conforme as listas fornecidas pela escola e orientações dos professores. Mudas extras de roupas Para todos os níveis e períodos, os pais e responsáveis deverão providenciar mudas extras de roupa para que sejam feitas trocas nos momentos em que a criança se suje, sendo consideradas ainda as condições do tempo e as orientações dos professores. As mudas extras de roupas deverão ser obrigatoriamente compostas por peças do uniforme escolar. Não serão aceitas roupas de passeio. Sono na escola Será oferecido momento de sono e descanso em colchonete em sala de aula apenas para alunos do período integral (10 ou mais horas) que se enquadrem nos níveis MiniMax e PreMax 1. Os pais e responsáveis deverão enviar roupas de cama para esses alunos. Os demais níveis e/ou períodos não terão esse momento reservado para descanso. A escola poderá oferecer momentos esporádicos de sono para crianças de todos os níveis e períodos que se mostrem cansadas ou indispostas. Alimentação A escola oferece almoço e jantar aos alunos, para os pais e responsáveis interessados mediante custo informado em tabela de preços disponível na secretaria da escola. Os alunos cuja permanência total for igual ou superior a 8 horas terão direito a uma refeição sem custo (almoço ou jantar). No caso da permanência total superior a 10 horas, serão oferecidas 2 refeições sem custo (almoço e jantar). Os horários das refeições são definidos pela escola conforme a disponibilidade do refeitório, da cozinha e da faixa etária de cada nível. Os horários das refeições de cada turma estão disponíveis na secretaria da escola.

14 13 A escola não oferece lanche da tarde ou da manhã, devendo os pais e responsáveis enviar a lancheira do aluno. A lancheira, bem como os lanches em seu interior, devem ser devidamente identificados com o nome e sobrenome da criança. Devido a limitada capacidade da geladeira da escola, pedimos não enviar produtos que necessitam ser armazenados a baixa temperatura. Os lanches enviados pelos pais e responsáveis não poderão, em hipótese alguma, conter alimentos como: salgadinhos industrializados, frituras, doces industriais, chocolates, balas, chicletes, refrigerantes, entre outros. Essa medida visa a manutenção da qualidade e da educação alimentar dos alunos, sendo fortemente incentivados alimentos saudáveis e naturais, como sucos, frutas, lanches naturais, bolos, etc. Medicação Apenas serão ministrados medicamentos mediante a apresentação da receita médica, bem como pedido por escrito na agenda do aluno. Ainda assim, a escola poderá se recusar a ministrar medicamentos ou certas doses, caso perceba risco para a criança. Nesses casos, os pais e responsáveis deverão ministrá-los pessoalmente. Febre e Doenças Nenhuma criança que apresente febre poderá permanecer na escola, sob hipótese alguma. Caso algum profissional da escola constate febre em algum aluno, os pais e responsáveis serão contatados por telefone e deverão comparecer à escola o mais rápido possível para encaminhar o aluno ao seu médico. Durante o tempo em que o aluno aguarda a chegada dos pais, permanecerá em sala de descanso da escola acompanhado por um profissional. O mesmo vale para outros sintomas que de alguma forma afetem o bem estar do aluno. A escola, ao perceber qualquer tipo de sintoma no aluno, poderá exigir atestado médico que garanta não se tratar de doença contagiosa, de forma a proteger a totalidade dos alunos de uma epidemia em suas instalações. O aluno em questão deverá ficar afastado até que o devido atestado seja apresentado. Em caso de dúvida, a escola poderá solicitar a avaliação de um segundo médico, por conta da escola. Nesse caso, valerá a opinião ou recomendações do médico contratado pela escola. Casos de emergência Caso ocorra algum caso de emergência com o aluno, requerendo rápido atendimento médico, a escola, independente de aviso aos pais, fará o imediato transporte do aluno ao hospital mais próximo. Os pais serão avisados, tão rápido quanto possível, desse procedimento, desde que a espera do contato não coloque em risco o aluno. Em hipótese alguma, a escola irá transportar o aluno a qualquer outro hospital, mesmo que solicitado pelos pais, que não esteja a menos de 5 minutos da escola. Essa medida visa evitar a perda de precioso tempo com os congestionamentos imprevisíveis. A Escola do Max considera febres muito altas como emergência medica. Ficha médica A ficha médica é a referência que a escola utiliza para dirimir dúvidas a respeito da saúde da criança e aos cuidados específicos de cada criança. Ela contem importantes informações sobre alergias, necessidades especiais, etc.

15 14 Além dos aspectos rotineiros, e ainda mais importante, a ficha médica contém todas as informações que os médicos necessitarão em caso de emergência, como, por exemplo, o tipo sanguíneo do aluno. Além de trâmites burocráticos em hospitais, como número do plano de saúde. Assim sendo, a escola poderá solicitar anualmente, revisões pelos pais das fichas médicas do aluno a fim de manter a fidelidade das informações. Não será permitida a presença na escola dos alunos que não possuírem suas fichas médicas devidamente preenchidas e entregues na secretaria da escola. A escola poderá proibir a entrada e permanência do aluno até que seja providenciada a ficha médica pelos pais ou responsáveis. Essa medida visa a segurança do aluno, já que acidentes e doenças são imprevisíveis, podendo ocorrer a qualquer momento e em qualquer lugar, por mais cuidado que se tenha.

16 15 Da rotina escolar Retirada e entrega dos alunos Apenas os pais, responsáveis ou outra pessoa previamente definida no Requerimento de Matrícula pelos pais poderão retirar os alunos da escola. Devido ao excesso de trânsito, chuvas e imprevistos, pode se fazer necessária a entrega do aluno para uma outra pessoa. A escola só permitirá esse procedimento em casos esporádicos com pedido por escrito (fax ou ). Em caso de separação dos pais ou responsáveis, a escola continuará entregando o aluno aos pais ou responsáveis (pai e mãe), conforme as informações contidas no Requerimento de Matrícula, mesmo que a mãe ou o pai solicitem a proibição da retirada do aluno pelo pai ou mãe. Esta conduta será mantida até que haja uma definição judicial quanto a guarda do aluno. Dessa forma, solicitamos aos casais que, em benefício da criança, cheguem a um consenso quando a retirada do aluno até que seja definida judicialmente a questão. Acesso às instalações Somente será permitida a entrada dos pais e responsáveis portando o crachá do aluno para que se possa garantir a segurança dos alunos da escola. Os pais que não apresentarem seus crachás na entrada deverão aguardar a liberação de um crachá provisório por um funcionário. Este procedimento pode levar mais de 10 minutos. Caso haja perda, roubo ou extravio do crachá, a escola deverá ser avisada imediatamente para ser solicitada a confecção de um novo, mediante custo disponível em tabela de preços na secretaria da escola. Faltas e atrasos As faltas e atrasos comprometem em muito o desenvolvimento dos alunos. Na educação infantil, os pais ou responsáveis serão notificados sempre que a quantidade de atrasos prejudicar o desenvolvimento do aluno. Caso insistam, deverão assinar um termo se responsabilizando por um possível desenvolvimento incompleto de todas as potencialidades do aluno. No caso do ensino fundamental, o aluno poderá ser reprovado no nível em que se encontra. Passeios pedagógicos A fim de complementar os estudos, todas as turmas a partir do PreMax 2 farão passeios pedagógicos periódicos a locais diversos. Tais passeios poderão ou não ter custo, conforme o projeto sendo desenvolvido pelos alunos. Os pais serão devidamente informados da realização desses passeios e poderão ou não aprovar a ida de seus filhos. Apenas os alunos autorizados por escrito por seus pais ou responsáveis poderão participar. Os alunos não autorizados não poderão frequentar a escola no horário do passeio, já que os professores e auxiliares estarão acompanhando os demais alunos no passeio. Aniversariantes Para que os alunos aniversariantes possam comemorar com seus amigos o dia de seu aniversário, os pais e responsáveis poderão enviar um pequeno bolo com vela, para ser repartido com os amigos. Não será permitida a distribuição de lembrancinhas, salgadinhos, doces como brigadeiro, beijinho, bem como decoração especial. A escola é um ambiente educacional, de forma que seu uso deve estar limitado ao aprendizado dos conteúdos do programa. A rotina de comemoração do aniversário se limita a, no

17 16 momento disponibilizado pelo professor, cantar parabéns para você com toda a turma, partilhar e consumir o bolo enviado pelos pais e responsáveis do aluno aniversariante. Pedimos não insistir para que a escola permaneça um ambiente limpo, organizado e voltado para o aprendizado. Mau comportamento Os alunos que apresentarem comportamento inadequado, como agressividade ou maus hábitos, terão seus pais e responsáveis notificados verbalmente. A escola dará todo o apoio para que seja reconhecida a origem do problema e, dentro do possível e da autorização dos pais, poderá mudar a rotina do aluno ou oferecer outros instrumentos a fim de que o problema seja resolvido. Não sendo possível a solução do problema dessa forma, será feito um pedido de encaminhamento por escrito para que os pais ou responsáveis possam levar o aluno a um especialista. A escola estará de portas abertas ao especialista indicado pelos pais, a fim de fornecer todas as informações necessárias para que o profissional possa auxiliar o aluno. Caso o comportamento permaneça e ofereça risco ao bem estar de seus colegas, o aluno poderá ser suspenso das aulas até que seu comportamento seja corrigido. A escola é responsável pelas consequências do comportamento dos seus alunos durante o período em que o aluno estiver sob os cuidados de seus profissionais. Após a entrega do aluno no horário da saída, bem como antes do horário da entrada, o comportamento do aluno é de responsabilidade de seus pais ou responsáveis, mesmo dentro das instalações da escola. Assim sendo, qualquer dano causado pelo aluno ao patrimônio da escola ou a terceiros deverá ser restituído por seus pais ou responsáveis, sendo cobrado pela escola junto com a mensalidade seguinte ao evento. Uso de celulares pelos alunos Dentro da filosofia da escola de preparação dos alunos para a vida, o uso de celular estará restrito a momentos de lazer onde o seu uso seja adequado. Assim sendo, seu uso está proibido durante as atividades pedagógicas. A escola não se responsabilizará sob nenhum pretexto pelos aparelhos celulares trazidos pelos alunos, mesmo em casos de perda, furto, danos, entre outros, ainda que o aparelho contenha o nome do aluno. Pertences A escola não se responsabiliza pela perda de pertences que não possuírem o nome do aluno. Todo e qualquer pertence, por menor que seja, deve conter o nome do aluno para que possa ser localizado em caso de perda. Dia do brinquedo As crianças de educação infantil, apenas às sextas-feiras, poderão trazer brinquedos para a escola, desde que tais brinquedos tenham tamanho adequado para o transporte pela própria criança, estejam identificados, não apresentem riscos para as crianças, não representem armas e não soltem peças pequenas que possam ser engolidas pelas crianças menores. Não será permitida a entrada com brinquedos inadequados ou em outros dias que não as sextas-feiras. Caso, mesmo assim, a criança entre com o brinquedo, ele será guardado pela professora e devolvido apenas no momento da saída do aluno.

18 17 A escola não se responsabiliza por danos ou perda dos brinquedos trazidos pelos alunos, cabendo aos pais e responsáveis a correta orientação da criança quanto à escolha e cuidado com o brinquedo a ser levado. Das comemorações

19 18 A Escola do Max realizará 2 (dois) eventos por ano para comemoração coletiva: - Festa Junina (realizada no mês de junho em instalação locada no interior de São Paulo) Os alunos apresentam danças e quadrilhas organizadas por eles mesmo com o auxílio dos professores. São oferecidos momentos de descontração e confraternização entre as famílias. - Apresentações de Encerramento (realizada ao final do ano letivo) Os alunos fazem apresentações artísticas de acordo com seus próprios interesses, com o intuito de apresentar a evolução pedagógica durante o ano letivo. Nesse evento, não será servido almoço e atividades de confraternização entre as famílias. Devido ao crescimento da escola e a quantidade de apresentações, o evento será realizado em anfiteatro locado e voltado exclusivamente para as apresentações dos alunos. Dos profissionais

20 19 Sempre que constatar que um profissional não está mais desempenhando adequadamente suas funções, podendo apresentar-se um risco para o bem-estar, segurança ou desenvolvimento dos alunos, a escola poderá a seu critério e sem aviso prévio aos pais ou responsáveis, providenciar o desligamento do profissional. A Escola do Max entende que a liberdade de poder demitir um professor ou qualquer profissional quando necessário garante a qualidade dos serviços e bem-estar dos alunos, contando assim com a compreensão, apoio e confiança dos pais e responsáveis nas decisões da diretoria da escola, que estará sempre empenhada em oferecer o melhor para seus alunos. Dos cursos extra-curriculares

21 20 Serão oferecidos os seguintes cursos extra-curriculares: Judô Gratuito e oferecido dentro do horário pedagógico (A partir do Pre Max 2). Ballet Gratuito e oferecido dentro do horário pedagógico ( A partir do Pre Max 2). Natação Pago e oferecido fora do horário pedagógico. Inglês Pago e oferecido fora do horário pedagógico. Esportes - Pago e oferecido fora do horário pedagógico. O curso de música, conforme mudança na legislação educacional, tornou-se disciplina obrigatória, deixando de ser um curso extra-curricular, sendo ministrado para todos os alunos, sem custo e dentro do horário pedagógico. Os meses de janeiro, julho e dezembro serão devidos para os cursos pagos, mesmo não havendo aulas. Essa cobrança visa o pagamento dos professores, que, conforme as leis trabalhistas, também recebem salários e benefícios nesses períodos. Assim sendo, serão devidas 12 mensalidades, ou todas as mensalidades, do momento da matrícula do aluno no curso extra até o mês de dezembro. A desistência em curso extra só será considerada se efetuada por escrito junto à secretaria da escola. O comunicado deverá ser feito com antecedência de 30 dias da data do desligamento do curso, sendo o mês de desligamento devido integralmente. Caso haja o desligamento do aluno antes do prazo de 30 dias, serão cobradas todas as mensalidades até o vencimento do prazo de 30 dias, ou seja, o mês do efetivo desligamento, bem como o mês subsequente. O aluno, cujos pais solicitarem o desligamento do curso extra, poderá retornar sempre que houver vagas disponíveis. No entanto, perderá o direito a descontos concedidos anteriormente. Os cursos extras gratuitos não dependem de matrícula, sendo oferecidos a todos os alunos da escola. Os pais que desejarem que seus filhos não participem de algum curso extra, deverão formalizar pedido para tal na secretaria da escola. Da circulação de pais

22 21 Para que a escola possa oferecer aos alunos a melhor educação possível e, inclusive possa demonstrar a importância de se respeitar horários e atividades pedagógicas, a circulação dos pais está atrelada aos horários de entrada e saída. Pedimos que caso precisem retirar seus filhos entre os horários de entrada e saída, que não interrompam a aula, mas que solicitem à secretaria, que por sua vez irá providenciar a saída ou entrada do aluno na sala de aula, com mínimo impacto possível ao andamento das atividades. Lembramos que os horários são: NÍVEL ENTRADA SAÍDA Ensino Fundamental (2º ao 5º ano) 07h30 13h15 Ensino Fundamental (1º ano) 12h30 18h30 Educação Infantil (MM ao K2) 13h30 17h30 Obs: Há uma tolerância de até 15 minutos após o horário da entrada para que os pais possam encaminhar seus filhos até a sala de aula. Após este horário, o aluno será acompanhado por um funcionário da escola.

Conforme REGIMENTO ESCOLAR, seguem informações importantes para o ano letivo 2015.

Conforme REGIMENTO ESCOLAR, seguem informações importantes para o ano letivo 2015. INFORMATIVO ESCOLAR Conforme REGIMENTO ESCOLAR, seguem informações importantes para o ano letivo 2015. PROFISSIONAIS EXPERIENTES Contamos com uma equipe de profissionais capacitados e qualificados para

Leia mais

Orientações gerais para as famílias. Educação Infantil

Orientações gerais para as famílias. Educação Infantil 2015 Orientações gerais para as famílias Educação Infantil DIREÇÃO PEDAGÓGICA Profª. Monica B. Mazzo - Diretora Pedagógica - mmazzo@absabin.com.br Profª. Suzy Vieira Março de Souza - Coordenadora - ssouza@absabin.com.br

Leia mais

Educando corações novos, para um mundo novo MANUAL DE NORMAS DISCIPLINARES. Educação Infantil, Ensino Fundamental (I e II) e Ensino Médio

Educando corações novos, para um mundo novo MANUAL DE NORMAS DISCIPLINARES. Educação Infantil, Ensino Fundamental (I e II) e Ensino Médio Educando corações novos, para um mundo novo MANUAL DE NORMAS DISCIPLINARES Educação Infantil, Ensino Fundamental (I e II) e Ensino Médio Horários de Entrada e Saída: Educação Infantil e Ensino Fundamental

Leia mais

MANUAL DO ALUNO E DA FAMÍLIA EDUCAÇÃO INFANTIL

MANUAL DO ALUNO E DA FAMÍLIA EDUCAÇÃO INFANTIL MANUAL DO ALUNO E DA FAMÍLIA EDUCAÇÃO INFANTIL A Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual

Leia mais

Manual de Orientações 2012 Educação Infantil e 1º Ano

Manual de Orientações 2012 Educação Infantil e 1º Ano Colégio Via Sapiens Manual de Orientações 2012 Educação Infantil e 1º Ano Srs. Pais ou Responsáveis, Iniciamos mais um ano letivo e para o Via esse é um momento importante para estabelecer as relações

Leia mais

COLÉGIO ACLIMAÇÃO Normas Internas / 2013

COLÉGIO ACLIMAÇÃO Normas Internas / 2013 COLÉGIO ACLIMAÇÃO Normas Internas / 2013 Normas Internas 2013 *Objetivos Gerais: Nosso objetivo á desenvolver a construção do conhecimento das competências e habilidades, a formação dos valores éticos

Leia mais

EDITAL DE MATRÍCULA. a) Período de matrícula dos cursos Maternal Edc. Infantil Ens. Fundamental: 1º ao 5º ano 07/12/2012 Grupo I ao V 10/12/2012

EDITAL DE MATRÍCULA. a) Período de matrícula dos cursos Maternal Edc. Infantil Ens. Fundamental: 1º ao 5º ano 07/12/2012 Grupo I ao V 10/12/2012 Panda Orientação Escolar Rua Praia de Itapuã Q-10, Lote 01 Vilas do Atlântico Lauro de Freitas Ba 071-3379-3856 / Fax: 071-3379-7850 / cel.: 071-8794-0030 E-mail : pandaoe@gmail.com EDITAL DE MATRÍCULA

Leia mais

ENTRADA E SAÍDA DO ALUNO NA ESCOLA

ENTRADA E SAÍDA DO ALUNO NA ESCOLA HORÁRIO MODALIDADES PARCIAL 6 horas (7:00h às 13:00h) ou (13:00h às 19:00h) INTEGRAL 12 horas (07:00h às 19:00h) ENTRADA E SAÍDA DO ALUNO NA ESCOLA Os alunos serão entregues somente aos pais ou responsáveis

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS - EDUCAÇÃO INFANTIL HORÁRIOS:

ORIENTAÇÕES GERAIS - EDUCAÇÃO INFANTIL HORÁRIOS: ORIENTAÇÕES GERAIS - EDUCAÇÃO INFANTIL HORÁRIOS: Abertura do Portão Início das Atividades Fechamento do Portão Término das Atividades Abertura do portão para a saída Manhã 07h00 07h30 07h40 12h00 12h00

Leia mais

COLÉGIO ACLIMAÇÃO Normas Internas 2016 *Objetivos Gerais: Instalações:

COLÉGIO ACLIMAÇÃO Normas Internas 2016 *Objetivos Gerais: Instalações: COLÉGIO ACLIMAÇÃO Razão: Ensino Infantil e Fundamental W A C S/C Ltda. CNPJ: 05.337.280/0001-41 Tel: 11 3341-1329 Fax: 11 3271-7424 Rua Teodureto Souto, 970 Aclimação CEP: 01539-000 São Paulo SP. www.colegioaclimacao.com.br

Leia mais

JK INTEGRAL. Educação Infantil e Ensino Fundamental I

JK INTEGRAL. Educação Infantil e Ensino Fundamental I JK INTEGRAL Educação Infantil e Ensino Fundamental I 1- APRESENTAÇÃO O JK INTEGRAL foi pensado para atender os pais que precisam deixar seus filhos na escola o dia todo, pela necessidade de desempenhar

Leia mais

Regulamento da Biblioteca. Este Regulamento define normas para a prestação e utilização dos serviços da Biblioteca.

Regulamento da Biblioteca. Este Regulamento define normas para a prestação e utilização dos serviços da Biblioteca. PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Biblioteca Paulo Lacerda de Azevedo Regulamento da Biblioteca Este Regulamento define normas para a prestação e utilização dos serviços da Biblioteca. Usuários da Biblioteca Alunos

Leia mais

NORMAS DE CONVIVÊNCIA

NORMAS DE CONVIVÊNCIA NORMAS DE CONVIVÊNCIA Prezado aluno, Através deste manual, que deve ser consultado sempre que necessário, você terá acesso a informações sobre a estrutura e funcionamento do colégio e sobre os procedimentos

Leia mais

Regulamento da Biblioteca. Este Regulamento define normas para a prestação e utilização dos serviços da Biblioteca.

Regulamento da Biblioteca. Este Regulamento define normas para a prestação e utilização dos serviços da Biblioteca. PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Biblioteca Paulo Lacerda de Azevedo Regulamento da Biblioteca Este Regulamento define normas para a prestação e utilização dos serviços da Biblioteca. Usuários da Biblioteca Alunos

Leia mais

Escola Barão do Rio Branco INFANTIL FUNDAMENTAL MÉDIO TÉCNICO A EDUCAÇÃO É O CAMINHO PARA VENCER

Escola Barão do Rio Branco INFANTIL FUNDAMENTAL MÉDIO TÉCNICO A EDUCAÇÃO É O CAMINHO PARA VENCER BARÃO IDIOMAS EDITAL DE MATRÍCULAS 1 APRESENTAÇÃO 1.1 Com uma proposta pedagógica diferenciada, profissionais qualificados e ambientes especiais, o Barão Idiomas oferece aos estudantes da Barão, das demais

Leia mais

Regulamento para inscrição na 10ª Semana da Música de Ouro Branco

Regulamento para inscrição na 10ª Semana da Música de Ouro Branco Regulamento para inscrição na 10ª Semana da Música de Ouro Branco 1. Inscrições e seleção 1.1 Para efetuar a inscrições para a 10ª Semana da Música de Ouro Branco, o candidato deverá acessar o site www.semanadamusica.com;

Leia mais

A Sioux efetua o pagamento no último dia útil de cada mês, descontados os ressarcimentos (se houver).

A Sioux efetua o pagamento no último dia útil de cada mês, descontados os ressarcimentos (se houver). OBJETIVO Este documento tem como objetivo definir as políticas referentes à relação entre a Sioux e os funcionários. O documento será modificado sempre que necessário, em função dos novos cenários da empresa.

Leia mais

Estes que devem ser cultivados e cumpridos tanto pela família quanto pela escola, por isso seguem algumas orientações para casos específicos.

Estes que devem ser cultivados e cumpridos tanto pela família quanto pela escola, por isso seguem algumas orientações para casos específicos. ENSINO FUNDAMENTAL 1 NECESSIDADE DE REGRAS Para organização e convivência em qualquer segmento da sociedade se faz necessário a construção de regras que assegurem aos cidadãos tranquilidade e satisfação,

Leia mais

Novo Sistema de Acesso ao Restaurante Universitário campus São Carlos

Novo Sistema de Acesso ao Restaurante Universitário campus São Carlos Novo Sistema de Acesso ao Restaurante Universitário campus São Carlos A partir de 16/05/2011, o sistema de acesso ao RU/UFSCar campus São Carlos será informatizado, passando a ser obrigatória a utilização

Leia mais

ESCOLA OFFICINA DO SABER. DIREITOS E DEVERES DO ALUNO (Texto retirado do Regimento Escolar)

ESCOLA OFFICINA DO SABER. DIREITOS E DEVERES DO ALUNO (Texto retirado do Regimento Escolar) ESCOLA OFFICINA DO SABER DIREITOS E DEVERES DO ALUNO (Texto retirado do Regimento Escolar) O aluno, razão de ser da escola, tendo em vista o seu próprio crescimento e o dos seus colegas, procurará sempre

Leia mais

HORÁRIO DE ENTRADA E SAÍDA

HORÁRIO DE ENTRADA E SAÍDA HORÁRIO DE ENTRADA E SAÍDA 1. Os alunos serão entregues somente aos pais ou responsáveis autorizados no ato da matrícula. Por questão de segurança, a entrega de alunos a pessoas que não estejam elencadas

Leia mais

OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO

OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES ENSINO MÉDIO 2º SEMESTRE DE 2014 OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO 1) Solicitamos aos alunos que estejam na sala 10 minutos antes do horário marcado para o início

Leia mais

Serão ofertadas vagas para novos alunos, conforme disponibilidade e critérios da Instituição, nas turmas/turnos:

Serão ofertadas vagas para novos alunos, conforme disponibilidade e critérios da Instituição, nas turmas/turnos: Avenida Serrana, 511 Serrano Belo Horizonte MG 30.882-370 Telefone: (31)3476-1405 I N S T I T U I Ç Ã O P A R C E I R A INFORMAÇÕES SOBRE A ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS NA ESCOLA EDUCAR E CRONOGRAMA DE DATAS

Leia mais

OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO

OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES ENSINO FUNDAMENTAL 6º ANO AO 9º ANO 2º SEMESTRE DE 2014 OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO 1) Solicitamos aos alunos que estejam na sala 10 minutos antes do horário

Leia mais

13H00 MINI MATERNAL: 13H00 MATERNAIS I E II: 13H20 JARDINS I E II: 13H45

13H00 MINI MATERNAL: 13H00 MATERNAIS I E II: 13H20 JARDINS I E II: 13H45 Queridos Pais e Alunos, Sejam bem-vindos!!! Um mundo de novidades, desafios e grandes conquistas esperam por vocês! Chegou o momento de reencontrar os amigos, fazer novas amizades, aprender mais e realizar

Leia mais

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS. Art. 2º As Bibliotecas da Univás estão a serviço da comunidade, oferecendo aos usuários:

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS. Art. 2º As Bibliotecas da Univás estão a serviço da comunidade, oferecendo aos usuários: REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1 Este Regulamento normatiza o funcionamento das Bibliotecas da Universidade do Vale do Sapucaí Univás, mantida pela Fundação de Ensino Superior

Leia mais

Educação Infantil 1 fase 1: crianças com 2. Educação Infantil 1 fase 2: crianças com 3. Educação Infantil 2: crianças com 4 anos ou

Educação Infantil 1 fase 1: crianças com 2. Educação Infantil 1 fase 2: crianças com 3. Educação Infantil 2: crianças com 4 anos ou EDUCAÇÃO INFANTIL Para o bom desenvolvimento das atividades da Educação Infantil, durante o ano letivo, levamos ao conhecimento dos pais/responsáveis as seguintes informações que, esperamos, receberão

Leia mais

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA REGULAMENTO PARA UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA REGULAMENTO PARA UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA REGULAMENTO PARA UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 1. DOS HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO 1.1 O Laboratório de informática pode ser utilizado das 7:30 às 22:30

Leia mais

Reunião de Estágios: Período 2015/1

Reunião de Estágios: Período 2015/1 Reunião de Estágios: Período 2015/1 Contatos da Coordenação: Prof. Paulo Antônio P. Wendhausen - paulo.wendhausen@ufsc.br Eng. Pablo Eduardo Junges Abreu - pablo.junges@ufsc.br Luana de Souza Barbosa -

Leia mais

c Designação do corpo docente, auxiliares, e dos demais profissionais que a atividade necessitar;

c Designação do corpo docente, auxiliares, e dos demais profissionais que a atividade necessitar; CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS 2015 Pelo presente instrumento particular de Contrato de Prestação de Serviços Educacionais de um lado o Centro de Ensino São José Ltda., inscrito no CNPJ:

Leia mais

INTRODUÇÃO O QUE É MONITORIA

INTRODUÇÃO O QUE É MONITORIA MANUAL DE MONITORIA Maceió Alagoas 1 INTRODUÇÃO A Facima oferece ao aluno a oportunidade de iniciar-se na função docente através do exercício de Monitorias. Apenas será considerado monitor o aluno que

Leia mais

Orientações gerais para as famílias. Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental I

Orientações gerais para as famílias. Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental I 2015 Orientações gerais para as famílias Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental I EQUIPE PEDAGÓGICA Dionéia Menin - Coordenadora Pedagógica - dioneia@albertsabin.com.br Andréa Ferreira Silva

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria-Executiva Subsecretaria de Assuntos Administrativos. Agenda da Criança

MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria-Executiva Subsecretaria de Assuntos Administrativos. Agenda da Criança MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria-Executiva Subsecretaria de Assuntos Administrativos Agenda da Criança Brasília DF 2009 MISSÃO DO SAMIP O Serviço de Assistência Materno Infantil e Puericultura, pertence

Leia mais

Para acessar a Secretaria Virtual, utilize seu LOGIN (nº do RA) e a senha (nº do CPF).

Para acessar a Secretaria Virtual, utilize seu LOGIN (nº do RA) e a senha (nº do CPF). Para acessar o sistema interativo (Blackboard), você deverá utilizar o endereço: . Em seguida, clique no link: Ambiente acadêmico (canto superior direito). Para acessar

Leia mais

1) SISTEMA DE AVALIAÇÃO

1) SISTEMA DE AVALIAÇÃO 1 2 Sumário 1) SISTEMA DE AVALIAÇÃO...4 1.1) PAA Projeto de Auxílio Aprendizagem...4 2) PROVAS E TRABALHOS...5 2.1) Provas Atrasadas...5 Como proceder:...5 2.2) Provas de Recuperação...5 2.3) Trabalhos...5

Leia mais

HORÁRIO DAS AVALIAÇÕES 2015

HORÁRIO DAS AVALIAÇÕES 2015 OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO 1) Solicitamos aos alunos que estejam na sala 10 minutos antes do horário marcado para o início das avaliações e que não a deixem sem assinar a lista, que

Leia mais

NORMAS DE FUNCIONAMENTO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

NORMAS DE FUNCIONAMENTO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NORMAS DE FUNCIONAMENTO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Entrada O horário para a Educação Infantil tem início às 13h10min. No horário de 12h45min às 13h10min, os alunos são recebidos por uma monitora no saguão

Leia mais

Cartão de Identificação do Estudante

Cartão de Identificação do Estudante Cartão de Identificação do Estudante Introdução O Cartão de Identificação do Estudante é a materialização do projeto Conexão Educação, além das funcionalidades que serão apresentadas adiante no documento,

Leia mais

HORÁRIO DAS AVALIAÇÕES 2015

HORÁRIO DAS AVALIAÇÕES 2015 OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO 1) Solicitamos aos alunos que estejam na sala 10 minutos antes do horário marcado para o início das avaliações e que não a deixem sem assinar a lista, que

Leia mais

RESOLUÇÃO COTEA nº 03, de 25 de fevereiro de 2010

RESOLUÇÃO COTEA nº 03, de 25 de fevereiro de 2010 RESOLUÇÃO COTEA nº 03, de 25 de fevereiro de 2010 Normas de Utilização do Laboratório de Interpretação e Dança e do Laboratório de Musicalidade do Curso de Teatro. O Colegiado do Curso de Teatro do Departamento

Leia mais

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA SUMÁRIO 1 - DOS HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO... 3 2 - DOS USUÁRIOS... 3 3 - DAS RESERVAS... 4 4 - DA UTILIZAÇÃO... 5 5 - DA SEGURANÇA... 6 6 - DA DISCIPLINA... 7

Leia mais

Informações inerentes à renovação de matrícula para o ano letivo de 2015. Senhores Pais ou Responsáveis,

Informações inerentes à renovação de matrícula para o ano letivo de 2015. Senhores Pais ou Responsáveis, Informações inerentes à renovação de matrícula para o ano letivo de 2015. Senhores Pais ou Responsáveis, Vitória/ES, 03 de outubro de 2014. Informamos que o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais

Leia mais

Orientações gerais para as famílias. Ensino Fundamental I

Orientações gerais para as famílias. Ensino Fundamental I 2015 Orientações gerais para as famílias Ensino Fundamental I Prezados Pais, Este livreto contém informações importantes a respeito do funcionamento do Ensino Fundamental do Colégio Albert Sabin. Esperamos

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2/2015

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2/2015 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2/2015 A Diretoria Executiva do curso preparatório Galt Vestibulares, no uso de suas atribuições, torna pública e estabelece as normas e as condições de habilitação às vagas

Leia mais

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS DO IBMEC

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS DO IBMEC REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS DO IBMEC 1. Do objetivo a) Este Regulamento estabelece as normas de funcionamento e dos serviços prestados pelas Bibliotecas do Ibmec. b) As normas prescritas neste documento

Leia mais

Impressão e Editoração 31 3667-2062 / 0800 0055151. Site: www.faved.com.br E-mail: faleconosco@faved.com.br

Impressão e Editoração 31 3667-2062 / 0800 0055151. Site: www.faved.com.br E-mail: faleconosco@faved.com.br GUIA INFORMATIVO Curso: PÓS-GRADUAÇÃO Impressão e Editoração 31 3667-2062 / 0800 0055151 Rua Zacarias Roque - Nº 63 - Centro - Coronel Fabriciano-MG CEP 35.170-025 Prezado (a) aluno (a), seja bem-vindo

Leia mais

Concurso de Bolsas 2015

Concurso de Bolsas 2015 Regulamento Concurso de Bolsas 2015 1. Definição e Objetivo a. O Concurso de Bolsas é uma prova, específica para cada ANO, que avalia o conhecimento do aluno e, em virtude do resultado e de sua colocação,

Leia mais

MATRÍCULAS DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO 2015/1

MATRÍCULAS DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO 2015/1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO DEPARTAMENTO DE LÍNGUA E LITERATURA ESTRANGEIRAS Fone (48) 3721-9288 MATRÍCULAS DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO 2015/1 O Departamento

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DOS CAMPOS DE FÉRIAS DA LIPOR

REGULAMENTO INTERNO DOS CAMPOS DE FÉRIAS DA LIPOR FÉRIAS DA LIPOR 1. Considerações Gerais A Lipor, Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, com sede em Baguim do Monte, concelho de Gondomar, realiza atividades de promoção e organização

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA POUSADA BUTTERFLY HOUSE. A hospedagem na POUSADA BUTTERFLY HOUSE é regida pelas condições abaixo descritas:

REGIMENTO INTERNO DA POUSADA BUTTERFLY HOUSE. A hospedagem na POUSADA BUTTERFLY HOUSE é regida pelas condições abaixo descritas: REGIMENTO INTERNO DA POUSADA BUTTERFLY HOUSE A hospedagem na POUSADA BUTTERFLY HOUSE é regida pelas condições abaixo descritas: 1. É obrigatório o preenchimento da ficha de identificação, atendendo normas

Leia mais

Normas Escola Vila Monteiro Lobato

Normas Escola Vila Monteiro Lobato Normas Escola Vila Monteiro Lobato Missão Ser uma escola que ensina e educa atenta ao mundo e às mudanças de forma a adaptar-se ao novo mantendo a essência das tradições, com princípios de justiça e honestidade,

Leia mais

COOPERATIVA DE ENSINO DE BENFICA, C.R.L. NORMAS DE FUNCIONAMENTO DA CEBE NO ANO LETIVO 2015/2016

COOPERATIVA DE ENSINO DE BENFICA, C.R.L. NORMAS DE FUNCIONAMENTO DA CEBE NO ANO LETIVO 2015/2016 NORMAS DE FUNCIONAMENTO DA CEBE NO ANO LETIVO 2015/2016 1. FREQUÊNCIA 1.1. A frequência da CEBE está condicionada a que um dos pais e/ou encarregado de educação da criança se tornem sócios da CEBE, para

Leia mais

Escola SENAI Anchieta

Escola SENAI Anchieta REGULAMENTAÇÃO DE ESTÁGIO Versão 02 1. Do estágio O diploma de técnico só será conferido ao aluno que realizar, no país, a complementação curricular obrigatória, na forma de estágio supervisionado prevista

Leia mais

TURMAS ESPECIAIS (DEPENDÊNCIAS/ADAPTAÇÕES)

TURMAS ESPECIAIS (DEPENDÊNCIAS/ADAPTAÇÕES) FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL DIREÇÃO ACADÊMICA REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE TURMAS ESPECIAIS (DEPENDÊNCIAS/ADAPTAÇÕES) CACOAL 2014 CAPÍTULO I DOS CONCEITOS E DEFINIÇÕES Art. 1º - O presente

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CAPÍTULO I

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CAPÍTULO I REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS: Art. 1 - A Biblioteca da FACSETE Faculdade Sete Lagoas, tem como objetivo, a disseminação da informação através da aquisição, organização, e conservação

Leia mais

NORMAS E CRONOGRAMA DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2015 1. CRONOGRAMA DA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2015

NORMAS E CRONOGRAMA DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2015 1. CRONOGRAMA DA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2015 Prezado (a) estudante, NORMAS E CRONOGRAMA DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2015 Neste documento serão apresentadas orientações sobre a renovação de matrícula para o 2º semestre de 2015.

Leia mais

Resolução SE 80, de 6-8-2012

Resolução SE 80, de 6-8-2012 Diário Oficial - Seção I terça-feira, 7 de agosto de 2012 PÁG. 16 Educação GABINETE DO SECRETÁRIO Resolução SE 80, de 6-8-2012 Define procedimentos e critérios do Programa de Matrícula Antecipada/Chamada

Leia mais

SER / SOCIEDADE EDUCACIONAL ROCHA

SER / SOCIEDADE EDUCACIONAL ROCHA SER / SOCIEDADE EDUCACIONAL ROCHA Prezados Pais, Responsáveis e Alunos Recomendamos a todos que leiam com atenção cada uma destas orientações, pois os pais e responsáveis dos alunos matriculados no SER

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CECÍLIA MEIRELES

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CECÍLIA MEIRELES REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CECÍLIA MEIRELES 1) DO ACESSO E DO FUNCIONAMENTO 1.1) Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h50min. 1.2) Quem pode usar a Biblioteca: I. Alunos regularmente

Leia mais

HOTEL AMAZONAS RUA AMAZONAS, 467 - NOVA TRAMANDAÍ ASCORSAN

HOTEL AMAZONAS RUA AMAZONAS, 467 - NOVA TRAMANDAÍ ASCORSAN HOTEL AMAZONAS RUA AMAZONAS, nº 467 - NOVA TRAMANDAÍ Para os Diretores e Funcionários da ASCORSAN, a vinda dos associados e seus familiares é motivo de orgulho e satisfação em atendê-los, dentro das condições

Leia mais

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE FORMAÇÃO TÉCNICA EM TESTES DE SOFTWARE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE FORMAÇÃO TÉCNICA EM TESTES DE SOFTWARE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE FORMAÇÃO TÉCNICA EM TESTES DE SOFTWARE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA 1. APRESENTAÇÃO Este regulamento apresenta as regras e os critérios estabelecidos pelo Núcleo

Leia mais

Apresentação. Horário de funcionamento

Apresentação. Horário de funcionamento Apresentação O Turno Integral que visa oferecer a tranquilidade e a segurança de um acompanhamento completo no turno inverso ao das aulas, promovendo o desenvolvimento integral de crianças da Educação

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Página 1 de 10 1. OBJETIVO Estabelecer as diretrizes básicas pertinentes a Guarda de Documentos de Terceiros. 2. APLICAÇÃO Este procedimento aplica-se aos processos da guarda de documentos de terceiros,

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA SUMÁRIO 1 - INTRODUÇÃO... 3 2 - DO REGULAMENTO E SUA APLICAÇÃO... 3 3 - DAS INSCRIÇÕES... 3 4 - DO ACERVO... 3 5 - DO PRAZO DE EMPRÉSTIMO E QUANTIDADES DE VOLUMES... 4 6 - DA

Leia mais

Não será de responsabilidade da ACADEMIA qualquer tipo de acidente que ocorra durante a prática de atividade física.

Não será de responsabilidade da ACADEMIA qualquer tipo de acidente que ocorra durante a prática de atividade física. REGRAS BÁSICAS O aluno tem o direito, desde que devidamente cadastrado no Plano contratado e com o pagamento em dia, de freqüentar as aulas oferecidas pela Academia. Os horários e profissionais serão definidos

Leia mais

Srs. Pais, A direção.

Srs. Pais, A direção. Srs. Pais, Para o Centro de Educação Básica Prof. Luciano Feijão, educar é mais do que transmitir conhecimentos, é formar um cidadão completo, não apenas com informações, mas com valores éticos e morais.

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO ENFERMAGEM

MANUAL DE ESTÁGIO ENFERMAGEM MANUAL DE ESTÁGIO ENFERMAGEM Aluno (a): Curso: Nº: Turma: Telefones: Residencial Celular E-mail: 1. APRESENTAÇÃO O Estágio Profissional supervisionado constitui um dos requisitos mínimos obrigatórios a

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES 1. MEUS PEDIDOS

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES 1. MEUS PEDIDOS PERGUNTAS MAIS FREQUENTES 1. MEUS PEDIDOS Consigo rastrear o minha Compra? Sim. As informações mais atualizadas sobre sua Compra e a situação de entrega de sua Compra estão disponíveis em Meus pedidos.

Leia mais

Orientações gerais para as famílias. Educação Infantil

Orientações gerais para as famílias. Educação Infantil Educação Infantil DIREÇÃO PEDAGÓGICA Profª. Monica B. Mazzo - Diretora Pedagógica - mmazzo@albertsabin.com.br Profª. Suzy Vieira Março de Souza - Coordenadora - ssouza@albertsabin.com.br Prezados Pais,

Leia mais

Dúvidas mais frequentes Fase de inscrição no concurso

Dúvidas mais frequentes Fase de inscrição no concurso UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO PRÓ-REITORIA DE PESSOAL Dúvidas mais frequentes Fase de inscrição no concurso IMPORTANTE O edital regulador do concurso e seus anexos, todos disponíveis no sitio

Leia mais

Portaria Normativa nº 03 de 14 de outubro de 2010

Portaria Normativa nº 03 de 14 de outubro de 2010 Portaria Normativa nº 03 de 14 de outubro de 2010 PUBLICA OS VALORES DA ANUIDADE E OUTRAS PROVIDÊNCIAS PARA O PROCESSO DE MATRÍCULA E DE REMATRÍCULA DO COLÉGIO AFAM SÃO MIGUEL ANO LETIVO 2011 O Presidente

Leia mais

MATRÍCULAS DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO 2014/1

MATRÍCULAS DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO 2014/1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO DEPARTAMENTO DE LÍNGUA E LITERATURA ESTRANGEIRAS Fone (48) 3721-9288 MATRÍCULAS DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO 2014/1 O Departamento

Leia mais

REGULAMENTO DA PORTARIA - DOS LOCAIS DE ACESSO AO CLUBE. - DOCUMENTOS A SEREM EXIGIDOS.

REGULAMENTO DA PORTARIA - DOS LOCAIS DE ACESSO AO CLUBE. - DOCUMENTOS A SEREM EXIGIDOS. REGULAMENTO DA PORTARIA INDICE CAPÍTULO I CAPÍTULO II CAPÍTULO III - DO OBJETIVO. - DOS LOCAIS DE ACESSO AO CLUBE. - DOCUMENTOS A SEREM EXIGIDOS. 1. Dos sócios titulares, seus dependentes e acompanhantes

Leia mais

REMATRÍCULA - 2016. Os pais e responsáveis receberão três (3) e-mails, cada um deles contendo um documento anexado, ou seja:

REMATRÍCULA - 2016. Os pais e responsáveis receberão três (3) e-mails, cada um deles contendo um documento anexado, ou seja: 1 REMATRÍCULA - Prezado Responsável, Caminhamos a largos passos para o final de mais um ano letivo, novos desafios nos são impostos para planejarmos nossa escola para, neste difícil momento que vive o

Leia mais

Resolução Congregação 01/2007

Resolução Congregação 01/2007 Resolução Congregação 01/2007 Dispõe sobre os procedimentos da Biblioteca da FEAD. O Presidente da Congregação, no uso de suas atribuições regimentais, e considerando: a) a necessidade de adequar normas

Leia mais

MANUAL DO ALUNO PARA O CURSO INTENSIVO DE QUALIFICAÇÃO DE INSPETOR DE PINTURA INDUSTRIAL NÍVEL 1

MANUAL DO ALUNO PARA O CURSO INTENSIVO DE QUALIFICAÇÃO DE INSPETOR DE PINTURA INDUSTRIAL NÍVEL 1 INDUSTRIAL NÍVEL Pág.: /7 Elaborado/Data: dezembro/204. OBJETIVO O Manual do aluno é um importante guia para a realização do curso INTENSIVO de Inspetor de Pintura Industrial Nível. Aqui contém informações

Leia mais

Colégio São Francisco Circ. nº. 001/16 1. AGENDA ESCOLAR 2. HORÁRIO a) Educação Infantil b) Ensino Fundamental I Ensino Fundamental II Ensino Médio

Colégio São Francisco Circ. nº. 001/16 1. AGENDA ESCOLAR 2. HORÁRIO a) Educação Infantil b) Ensino Fundamental I Ensino Fundamental II Ensino Médio Colégio São Francisco Circ. nº. 001/16 Senhores pais/responsáveis: Estamos iniciando mais um ano letivo. Este ano completamos 25 anos de trabalho e parceria com toda a comunidade escolar. Nestes 25 anos

Leia mais

MESTRADO 2010/2. As aulas do Mestrado são realizadas no Campus Liberdade, já as matrículas na área de Relacionamento.

MESTRADO 2010/2. As aulas do Mestrado são realizadas no Campus Liberdade, já as matrículas na área de Relacionamento. MESTRADO 2010/2 GERAL 1. Onde são realizadas as aulas do Mestrado? E as matrículas? As aulas do Mestrado são realizadas no Campus Liberdade, já as matrículas na área de Relacionamento. 2. Qual a diferença

Leia mais

FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE VÍDEO - UNIRITTER

FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE VÍDEO - UNIRITTER FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE VÍDEO - UNIRITTER Aprovado na Sessão nº 07 do NDE de Jornalismo, em 5/12/13. Este regulamento versa sobre as regras e atividades para o pleno

Leia mais

NORMAS PARA A UTILIZAÇÃO DO ALOJAMENTO

NORMAS PARA A UTILIZAÇÃO DO ALOJAMENTO NORMAS PARA A UTILIZAÇÃO DO ALOJAMENTO O XI COLÓQUIO NACIONAL DE GÊNERO E DE SEXUALIDADES disponibilizará alojamento com o valor de R$30,00 por pessoa para pagamento de despesas com limpeza e segurança,

Leia mais

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO DOS DISCENTES DESTE CAMPUS EM: VISITAS TÉCNICAS CAPÍTULO I

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO DOS DISCENTES DESTE CAMPUS EM: VISITAS TÉCNICAS CAPÍTULO I REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO DOS DISCENTES DESTE CAMPUS EM: VISITAS TÉCNICAS CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E OBJETIVOS Artigo 1º - Visita técnica é atividade complementar dos componentes curriculares dos cursos

Leia mais

Treinamento GVcollege Módulo Acadêmico - Pedagógico

Treinamento GVcollege Módulo Acadêmico - Pedagógico Treinamento GVcollege Módulo Acadêmico - Pedagógico 2015 GVDASA Sistemas Pedagógico 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA TRAINEE BIO CURSOS ALUNOS, EX-ALUNOS E PROFISSIONAIS

REGULAMENTO PROGRAMA TRAINEE BIO CURSOS ALUNOS, EX-ALUNOS E PROFISSIONAIS REGULAMENTO PROGRAMA TRAINEE BIO CURSOS ALUNOS, EX-ALUNOS E PROFISSIONAIS O Programa Trainee tem o intuito de proporcionar aos alunos dos cursos de Pós- Graduação Lato Sensu Bio Cursos (cursos selecionados

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Através do presente VELOCITY ACADEMIA DE GINÁSTICA LTDA regula a contratação, pelo ALUNO, do direito de utilização dos serviços e instalações da VELOCITY, nas condições

Leia mais

1. OBJETO 2. PRÉ-REQUISITOS DO SISTEMA

1. OBJETO 2. PRÉ-REQUISITOS DO SISTEMA 1. OBJETO 1.1. O contratante acima, seja ele o próprio beneficiário dos serviços propostos ou o responsável, caso o beneficiário seja menor de idade, será doravante denominado ALUNO. A contratada, a AMÉRICAS

Leia mais

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE ACESSIBILIDADE DIGITAL

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE ACESSIBILIDADE DIGITAL REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE ACESSIBILIDADE DIGITAL 1. APRESENTAÇÃO Este regulamento apresenta as regras e os critérios estabelecidos pelo Núcleo de Gestão do Porto Digital (NGPD) para participação

Leia mais

EDITAL DE MATRÍCULAS 2016

EDITAL DE MATRÍCULAS 2016 EDITAL DE MATRÍCULAS 2016 1 APRESENTAÇÃO 1.1 Com uma proposta pedagógica diferenciada, profissionais qualificados e ambientes especiais, o Barão Idiomas oferece os seguintes serviços: a. Cursos de idiomas:

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DE CURSOS LIVRES PROFISSIONALIZANTES

REGULAMENTO INTERNO DE CURSOS LIVRES PROFISSIONALIZANTES REGULAMENTO INTERNO DE CURSOS LIVRES PROFISSIONALIZANTES 1. DEFINIÇÃO DE CURSOS LIVRES 1.1. Os Cursos Livres, de acordo com o artigo 42, da Lei nº 9.394/1996, são cursos abertos à comunidade, condicionada

Leia mais

ESCOLA TÉCNICA DAMA E FACULDADE DAMA Regulamento Biblioteca DAMA

ESCOLA TÉCNICA DAMA E FACULDADE DAMA Regulamento Biblioteca DAMA ESCOLA TÉCNICA DAMA E FACULDADE DAMA Regulamento Biblioteca DAMA 1 INFORMAÇÕES GERAIS A Biblioteca DAMA é um órgão suplementar da Escola Técnica DAMA e Faculdade DAMA, com regulamento próprio, conforme

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS - CESCAGE FACULDADES INTEGRADAS DOS CAMPOS GERAIS

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS - CESCAGE FACULDADES INTEGRADAS DOS CAMPOS GERAIS CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS - CESCAGE FACULDADES INTEGRADAS DOS CAMPOS GERAIS MANUAL DE MONITORIA ACADÊMICA Com base na Resolução CSA 02/07, que estabelece Monitoria Acadêmica Centro de

Leia mais

Solicitação de Equipamento Verba de Projeto Abril 2006

Solicitação de Equipamento Verba de Projeto Abril 2006 Solicitação de Equipamento Verba de Projeto Abril 2006 2 Sumário 1 DEFINIÇÃO DE WORKFLOW... 3 2 WORKFLOW DE SOLICITAÇÃO DE EQUIPAMENTO COM VERBA DE PROJETO. 4 2.1 FINALIDADE... 4 2.2 ESTRUTURA DO E-MAIL

Leia mais

Regulamento do Laboratório de Informática FACOS - MARQUÊS

Regulamento do Laboratório de Informática FACOS - MARQUÊS Regulamento do Laboratório de Informática FACOS - MARQUÊS Art. 1º A missão do Laboratório de Informática da FACOS/Marquês é buscar a excelência no atendimento aos seus usuários. seguintes: informática.

Leia mais

Manual Passo a Passo

Manual Passo a Passo Manual Passo a Passo 2015 ACESSO SELEÇÃO DE RA SELEÇÃO DO PRODUTO CARRINHO DE COMPRAS FECHAR PEDIDO ENDEREÇO DE ENTREGA TIPO DE FRETE INFORMAÇÃO DE PAGAMENTO PAGAMENTO CARTÃO DE CRÉDITO PAGAMENTO BOLETO

Leia mais

Funcionamento do Cartão de Identificação do Estudante

Funcionamento do Cartão de Identificação do Estudante Cartão de Identificação do Estudante O CARTÃO SÓ DEVE SER SOLICITADO PARA ALUNOS QUE NECESSITAM DE TRANSPORTE ESCOLAR FORNECIDO PELO SISTEMA DE BILHETAGEM ELETRÔNICA NO TRAJETO CASA X ESCOLA X CASA. Pré-requisitos

Leia mais

SERVIÇOS DE TV POR ASSINATURA

SERVIÇOS DE TV POR ASSINATURA SERVIÇOS DE TV POR ASSINATURA Veja como funciona, como contratar, quais os seus direitos e como reclamar no caso de problemas. COMO FUNCIONA A transmissão pode ser via cabo, satélite ou microonda, sendo

Leia mais

BIBLIOTECA FACULDADE LA SALLE CAXIAS DO SUL: NORMAS DE UTILIZAÇÃO

BIBLIOTECA FACULDADE LA SALLE CAXIAS DO SUL: NORMAS DE UTILIZAÇÃO BIBLIOTECA FACULDADE LA SALLE CAXIAS DO SUL: NORMAS DE UTILIZAÇÃO CAXIAS DO SUL, 2015 SUMÁRIO 1 NORMAS DE UTILIZAÇÃO DA BIBLIOTECA... 3 1.1 Horários... 3 1.2 Contatos... 3 1.3 Catálogo online... 3 1.4

Leia mais

REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA

REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA Departamento: Tecnologia da Informação Faculdade Adventista da Bahia 1 P á g i n a Normas de Utilização dos Laboratórios de Informática Da Faculdade Adventista

Leia mais

REGIMENTO INTERNO HOME234

REGIMENTO INTERNO HOME234 REGIMENTO INTERNO HOME234 REGRAS PARA UMA BOA CONVIVÊNCIA E SEGURANÇA 01. Porta Principal: Os hóspedes não podem abrir a porta principal a pessoas que não conhecem, e a ninguém após as 22h00min e deverá

Leia mais

Termos Gerais de Serviço ANEXO 1

Termos Gerais de Serviço ANEXO 1 Termos Gerais de Serviço ANEXO 1 Glossário 1. 2. 3. 4. 5. 6. PORTARIA REMOTA ORSEGUPS Solução Orsegups para o gerenciamento remoto de controle de acesso de pedestres, veículos, moradores, prestadores de

Leia mais