PROGRAMA AFS. Deixe o Mundo entrar em sua casa. Faça parte da maior família do mundo, A FAMÍLIA AFS!

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROGRAMA AFS. Deixe o Mundo entrar em sua casa. Faça parte da maior família do mundo, A FAMÍLIA AFS!"

Transcrição

1 PROGRAMA AFS O que é a Intercultura - AFS Portugal? A Intercultura AFS Portugal é uma Associação de Voluntariado Jovem sem fins lucrativos. Não tem filiações partidárias, religiosas ou outras e tem estatuto de Instituição de Utilidade Pública. Tem como objectivos contribuir para a Paz e Compreensão entre os Povos através de intercâmbios de jovens e famílias, para uma Aprendizagem Intercultural e Educação Global. O que é o Programa AFS Famílias de Acolhimento? São experiências de Intercâmbio em que um jovem estudante vive com uma Família de acolhimento voluntária e estuda numa escola secundária durante um trimestre, semestre ou ano lectivo, no nosso país. O estudante deverá ser integrado como um membro da família e partilhará das alegrias e problemas familiares, dos privilégios e responsabilidades, tal como todos os membros da família. Anualmente a Intercultura AFS Portugal recebe estudantes, com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos, provenientes dos mais variados países. Este programa permite às famílias de acolhimento um contacto com uma nova cultura, outra língua e outra forma de pensar e estar. Neste momento estamos a recrutar famílias de acolhimento, voluntárias, que gostassem de participar nesta experiência intercultural. Deixe o Mundo entrar em sua casa. Faça parte da maior família do mundo, A FAMÍLIA AFS!

2 Programa Anual Setembro de 2012 a Junho de 2013 Alemanha Katja Família em Lisboa Amelie Rapariga, 14 anos Vive com os pais numa pequena cidade situada perto de Estugarda e tem uma irmã de 16 anos que está actualmente a fazer o programa AFS em Itália. Pratica atletismo desde há cinco anos, com treinos semanais e competições aos fins-de-semana e a sua modalidade favorita é o salto em comprimento. Toca violoncelo há nove anos e faz parte de uma orquestra que faz concertos com alguma frequência. Benedikt Rapaz, 15 anos Vem de uma pequena cidade situada no norte da Alemanha, onde vive com os pais e as duas irmãs mais velhas, que também fizeram o programa AFS na Hungria e Itália. Os seus hobbies preferidos são: jogar futebol, tocar guitarra e estar com os amigos. Aos fins-de-semana gosta de pescar e também de ir ver os navios que visitam o porto de Hamburgo, que fica a 20 km da sua cidade. Gosta de cozinhar, já fez um curso e está curioso em conhecer a gastronomia portuguesa. Clara Rapariga, 16 anos Vive com os pais, é filha única e, embora viva numa cidade grande, a capital da Alemanha, gosta muito de montar a cavalo, algo que faz praticamente todos os dias. Gosta de ocupar o tempo livre com a família e os amigos mas também passa muito tempo algumas horas a praticar Jujutsu, uma arte marcial que começou a praticar recentemente. Antes disso, praticou judo durante 9 anos. É descrita como calma, curiosa e com mente aberta. Fabio Rapaz, 16 anos Vem de uma pequena cidade no oeste da Alemanha, onde vive com a mãe. É um rapaz responsável e organizado que gosta de planear bem as coisas que tem pela frente. Faz voluntariado na escola, onde toma conta de alunos do 5º ano, ajudando-os a fazer os trabalhos de casa e organizando actividades para depois das aulas. Nos tempos livres tem o hábito de praticar jogging porque o exercício e o silêncio o ajudam a relaxar. Também praticou natação durante 6 anos para ter a licença de nadador-salvador. Juri Rapaz, 16 anos Vive com pais, numa localidade perto da cidade de Aachen e está muito ansioso em vir para Portugal porque já nos visitou de férias por diversas vezes e os pais são grandes apreciadores da cultura portuguesa. Os irmãos mais velhos, de 25 e 22 anos também participaram no programa AFS, na Itália e no México. Os seus hobbies favoritos são tocar guitarra, que faz desde os 4 anos e andar de skate, que faz desde os 12 anos e pratica diariamente.

3 Luisa M Rapariga, 16 anos Vive na região de Essen com os pais e tem duas irmãs de 18 e 19 anos, uma das quais fez o programa AFS. Também já foram família de acolhimento de uma rapariga do Paraguai. A Luisa é descrita como uma pessoa aberta e bem-humorada que gosta de goza a vida. Nos tempos livres faz trabalho de voluntariado junto da sua paróquia, onde é responsável por preparar actividades para crianças. O seu maior interesse é a música, toca violoncelo desde os 7 anos, pratica quase todos os dias e ainda faz parte da orquestra da escola. Luisa C Rapariga, 15 anos A Luisa vive com os pais e o irmão de 13 anos, numa cidade perto de Colónia e é lusodescendente por parte do pai. Está muito motivada em aprender a Língua Portuguesa para poder falar com a avó, que não fala alemão e por poder conhecer melhor a cultura do nosso país. Descreve-se como uma pessoa muito musical, que toca piano há três anos e para quem cantar é muito importante; canta num coro e já participou num espectáculo musical onde desempenhou uma personagem importante. Milena Rapariga, 16 anos Descreve-se como uma rapariga amistosa, respeitosa, bem-humorada e criativa. Vive com os pais e a irmã de 10 anos numa cidade da região da Baviera mas também já viveu com a família em Itália durante um ano, experiência que a marcou muito positivamente e que agora a deixa muito ansiosa por conhecer outro pais. Gosta muito de actividades ao ar livre e costuma ajudar a família a cuidar de uma horta onde cultivam vegetais e frutas. Argentina Lara Família em Coimbra Álvaro Rapaz, 16 anos Para os amigos e família é considerado um bom companheiro, amigável e alegre. Gosta de se manter saudável e por isso gosta de fazer uma alimentação equilibrada, andar de bicicleta, ir ao ginásio e fazer caminhadas com regularidade. Faz parte de um grupo de jovens católicos que dão apoio a pessoas carenciadas. Vive com os pais e a irmã de 20 anos numa pequena localidade rural na província de Tucuman. Macarena Rapariga, 17 anos Vive com a mãe os irmãos de 21 e 19 anos na capital da província de Santa Fé. Está muito motivada em fazer o programa AFS porque o irmão também participou, tendo ido para a Nova Zelândia. Nos tempos livres, durante a semana, tem aulas de guitarra e treinos de hóquei em campo, desporto que pratica há oito anos. Aos fins-de-semana junta-se a um grupo de jovens ligados à igreja católica, que tem actividades locais ligadas à música.

4 Áustria Benjamin - Rapaz, 16 anos O Benji, como prefere ser tratado, vive com os pais e os 3 irmãos mais novos, de 14, 12 e 6 anos. É um jovem que se preocupa com o que se passa à sua volta, estando envolvido em trabalho junto da comunidade. É muito activo a nível escolar, tendo sido um dos três escolhidos para representar a escola. Gosta de praticar desportos mas fica sempre dependente do estado do tempo para poder fazê-lo porque vive numa zona rural no interior de uma montanha, no sul da Áustria. Também gosta de ler, ouvir musica e tocar piano, algo que faz diariamente. É vegetariano mas come peixe e lacticínios. Julia - Rapariga, 15 anos Vive com a mãe, na cidade de Graz, e é descrita pelos amigos e pela família como uma pessoa educada e de confiança que está sempre disponível para ajudar os outros e fazer o que é preciso. É ambiciosa, tanto a nível escolar como desportivo, porque gosta de dar o máximo para atingir os objectivos. Costuma praticar voleibol e squash e, para descontrair, gosta de passar tempo com os amigos. Tem medo de aranhas e répteis. Bósnia e Herzegovina Lana Família em Póvoa do Varzim Canadá Patrick Rapaz, 17 anos Este jovem, que já viveu nos EUA e na Nova Zelândia, quer ter a oportunidade e o desafio de estar imerso numa nova cultura e língua. Descrevem-no como amável, companheiro, divertido e aberto a novas ideias. É um desportista. Pratica mountain biking, modalidade de ciclismo que adora. Hóquei no gelo, rugby, atletismo e corridas de bicicletas, são alguns dos desportos a que se tem dedicado. Durante a escola secundária, foi conselheiro dos colegas mais novos.

5 Chile Marcelo - Rapaz, 16 anos Vive com os pais e os dois irmãos mais novos, de 14 e 6 anos de idade, na província de Valparaiso. Descreve-se como uma pessoa alegre, inteligente, leal e como uma óptima personalidade. As coisas que mais valoriza são a tolerância, humildade, respeito e solidariedade. Gosta de desporto, pratica basquetebol numa equipa local e tem treinos 3 vezes por semana. Também gosta muito de música, toca guitarra e no futuro quer ser engenheiro de som. China GuoLin Rapaz, 15 anos Vive com os pais e a irmã mais nova, de 6 anos, na capital da província de Anhui, no centro da China. É um rapaz alegre, sociável, que gosta de comunicar com os outros e que por causa disso faz muito amigos. Os seus hobbies são ler e ouvir musica mas também gosta muito de desporto, principalmente basquetebol que costuma praticar na escola e com os amigos. Zhizhou Rapaz, 15 anos Descreve-se como um rapaz que rapidamente se adapta a novos ambientes, já teve uma experiência de intercâmbio durante 1 mês em Londres, Inglaterra. Vive com os pais na cidade de Hefei, junto ao vale do rio Yangtzé. Pratica badmington diariamente e um dos seus hobbies favoritos é a caligrafia tradicional chinesa, que começou a aprender aos 7 anos e na qual se tem destacado. Colômbia Daniel Rapaz, 16 anos O Daniel adora jogar futebol, desporto que pratica desde sempre e, joga numa equipa local, na posição de defesa central. Quando não joga, gosta de assistir a jogos e por isso está entusiasmado em vir para Portugal para poder ver os jogos do Benfica e do Porto, que considera serem as melhores equipas. Também gosta de praticar ténis porque o ajuda a divertir-se e a crescer. Vive com os pais e a irmã mais nova, de 6 anos, na capital da Colômbia.

6 Dinamarca Ingibjoerg Família em Tábua Kristina Rapariga, 15 anos A Kristina é a mais nova de 3 irmãos e vem das Ilhas Faroe. Tem uma relação muito próxima com os irmãos, especialmente com a irmã mais velha. Gosta de estar rodeada de pessoas. Há vários anos que pratica ginástica, desporto que adora. Durante 3 anos praticou equitação. A sua irmã fez o programa AFS em França e no ano passado a família acolheu uma estudante de Itália. É apaixonada por viagens e muito curiosa. No futuro quer estudar medicina ou enfermagem. Nikoline Rapariga, 15 anos Aventureira e persistente, sensível, perfeccionista, amável e apaixonada por animais é como esta estudante é descrita. Desde os 4 anos que se dedica às Danças de Salão, aos 14 começou a dançar Disco e Hip Hop. Desde os 10 anos que pratica equitação, dedica-se principalmente ao adestramento, quando quer fazer algo diferente gosta de passear pela floresta. Nos tempos livres gosta de ir às compras com a mãe ou as amigas e gosta de ir ao cinema. Na escola é calma e inteligente, costuma ajudar os colegas com dificuldades. Cecilie Rapariga, 16 anos Esta jovem vem da Gronelândia, vive com os pais e a irmã de 13 anos. Aos 3-4 anos começou a esquiar, já participou em diversas competições e ganhou várias medalhas. É fã de futebol inglês e a sua equipa favorita é o Manchester United. Já por duas vezes esteve em Inglaterra a fazer cursos de inglês. Gosta de música e de assistir a filmes e séries. Adora viajar e navegar a família tem um barco e no Verão passeiam bastante. No futuro quer ser dentista. EUA Brianna Rapariga, 17 anos Vem do estado da Califórnia, onde vive com os pais e a irmã gémea, que também vai participar no programa AFS. Descreve-se como uma pessoa tímida ao conhecer pessoas novas mas que rapidamente ultrapassa essa fase. Devido à profissão do pai, já viveu vários anos no Equador, Panamá e México e por causa disso é fluente em espanhol. A sua paixão é cantar; já participou em coros na escola, peças de teatro, talent-shows e actualmente tem aulas de canto durante a semana porque sonha em vir a ser cantora. Nos tempos livres, joga ténis 1-2 vezes por semana.

7 Finlândia Fanny Rapariga, 16 anos A Fanny adora dançar e estar com os amigos e família. Pratica uma mistura de dança moderna com jazz. Já por 3 vezes passou férias no Algarve, o que a inspirou a fazer o programa em Portugal. Quer conhecer a cultura portuguesa, o nosso estilo de vida e aprender a língua. É persistente, calma, sociável e muito positiva. No futuro sonha ser cosmetologista ou designer de interiores. Desde cedo que tem a responsabilidade de cuidar dos irmãos mais novos, gémeos. Anni Rapariga, 16 anos A Anny vive com os pais e o seu cão. Tem uma irmã de 19 anos de quem é muito próxima. Adora aprender coisas novas, especialmente línguas, até já estudou um pouco de português. Pais e amigos dizem que é ansiosa por experimentar novas coisas e descrevem-na como amável, de confiança e amigável. Nos tempos livres gosta de tocar guitarra e cantar, ir ao ginásio, passear e andar de bicicleta. No Inverno gosta de esquiar e de praticar patinagem no gelo com os amigos. Quer estudar turismo na universidade. Hong Kong Wing Kei Rapariga, 14 anos Prefere ser chamada por Winky e vive com os pais e o irmão mais velho, de 18 anos, numa das maiores metrópoles da Ásia. È uma rapariga calma, um pouco tímida e reservada mas que gosta de viajar. Já participou em campos de férias na Coreia e na Austrália e o seu próximo destino será a Europa, que sonha em conhecer desde criança. Nos tempos livres, gosta de tocar piano. Islândia Elisa Rapariga, 17 anos Vive com os pais numa pequena cidade situada 700 km a leste da capital, junto a um fiorde, e tem duas irmãs mais velhas de 34 e 29 anos. Descreve-se com uma pessoa responsável, disciplinada e com objectivos a cumprir. Tem um grande coração e muitas vezes põe as necessidades dos outros à frente das suas. O seu maior interesse é a prática de exercício físico e para além do desporto escolar, pratica Fitness a nível de competição, treinando diariamente.

8 Idunn Rapariga, 17 anos Descreve-se como uma jovem equilibrada e calma, habituada a ser responsável e independente que vive com a mãe, o padrasto e a irmã gémea, numa pequena cidade a 50 km de Reiquejavique. Passa a maior tempo com a família ou na escola mas, nos tempos livres dedicase ao seu maior interesse, a música. Toca clarinete e piano várias vezes por semana, estuda musicologia e canta num coro desde os seis anos. Recentemente, formou uma banda de música pop/rock em conjunto com a irmã e algumas amigas. Itália Serena Família em Águas de Moura - Palmela Alice - Rapariga, 16 anos Vem da região de Trento, vive com os pais e a irmã de 21 anos que actualmente está a estudar na Costa Rica e é descrita como uma pessoa positiva e colaboradora. Não é muito adepta de desportos mas gosta muito de dança e actualmente participa num espectáculo musical da escola, tendo ensaios todos os dias. Também faz voluntariado numa organização que recolhe fundos para ajudar pessoas na América do Sul. Tem alergia ao pólen e ao pelo de gatos e cães. Benedetta Rapariga, 16 anos Descreve-se como uma pessoa que acorda sempre bem-disposta e com um sorriso nos lábios. Gosta muito de ajudar os outros, está habituada a colaborar nas lides domésticas e acha que toda gente devia fazer a mesma coisa. Vive com os pais e a irmã de 12 anos numa pequena localidade rural na província de Treviso. Nos tempos livres, está a fazer um curso de jornalismo porque quer seguir essa profissão no futuro. Claudio Rapaz, 16 anos Vive com os pais e os três irmãos de 29, 21 e 11 anos, numa cidade da província de Salerno. Descreve-se com uma pessoa simpática, positiva e altruísta, que gosta de ajudar os amigos. É escoteiro há vários anos e costuma participar em campos de verão com muita frequência. O seu maior interesse é a fotografia, paixão que descobriu há 4 anos atrás e no futuro quer estudar cinema para poder vir a ser argumentista ou critico. Cristina M - Rapariga, 17 anos Vive com os pais e os irmãos mais novos de 14 e 7 anos, perto da capital. Descreve-se como uma pessoa muito amigável e brincalhona, que gosta de divertir as pessoas à sua volta e que adora crianças. Gosta muito de ler e costuma explorar as livrarias à procura de novos livros e autores. Gosta de se manter ocupada e nos tempos livres entretêm-se muito com colares, pulseira, brincos e outros acessórios. Recentemente começou um curso de catequista assistente para poder ajudar nas actividades da sua igreja.

9 Cristina E Rapariga, 17 anos Vem de uma pequena cidade no sul de Itália, junto ao mar adriático, onde vive com os pais e com o irmão de 16 anos. É uma rapariga alegre e sociável que aprecia o trabalho de equipa, porque permite partilhar as responsabilidades. Como é escoteira desde criança, aprendeu a respeitar as regras e a tentar sempre encontrar uma solução para os problemas. Adora desporto, principalmente basquetebol, fazendo parte de uma equipa, onde treina durante a semana. Daniela Rapariga, 17 anos Vem de uma pequena cidade situada na Sardenha, onde vive com os pais e o irmão de 19 anos. Está muito motivada para participar no programa AFS porque o irmão também fez o programa na Suíça. Os seus hobbies são: tocar piano diariamente, algo que faz há 7 anos, jogar ténis 2-3 vezes por semana e, jogar xadrez, que é um dos seus jogos favoritos. Plácido - Rapaz, 15 anos Descreve-se como bem-humorado, curioso e adaptável, que não tem receio de experiências novas, nem de situações ou pessoas diferentes, e vive com os pais e a irmã de 9 anos numa pequena cidade da Sicília. Gosta de piadas e de humor porque por causa disso pode sempre animar o espírito, mesmo num dia mau. É super activo: pratica Karaté há 12 anos, toca guitarra, piano e harmónica, escreve em 3 jornais locais e faz voluntariado numa associação de apoio a famílias carenciadas. Rosamaria Rapariga, 16 anos Vem de uma pequena cidade do sul de Itália, situada a 50 km de Nápoles, na província de Campânia, onde vive com os pais e os irmãos de 13 e 5 anos. Descreve-se como uma pessoa calma, sossegada e cuidadosa com as suas coisas. Nos tempos livres gosta de ler, cozinhar e praticar desporto, joga voleibol na equipa da escola. Gosta muito de estudar, principalmente disciplinas como matemática e física, no futuro quer estudar biofísica e dedicar-se à investigação cientifica. Ruggiero - Rapaz, 17 anos É um rapaz responsável que está habituado a ajudar na rotina doméstica da família porque vive com a mãe e o irmão mais novo, de 15 anos. Durante a semana, costuma praticar natação, 2 vezes por semana, e ainda joga voleibol na equipa da escola. Está muito envolvido na paróquia local onde ajuda nas actividades da igreja e ainda é animador em campos de férias. É escuteiro desde os 11 anos, e actualmente é líder de equipa na sua pequena cidade, que fica na região de Puglia, junto à costa do mar adriático. Sílvia - Rapariga, 17 anos Embora seja filha única, não se sente só porque tem muitos amigos à sua volta. Vem da área metropolitana de Turim e é descrita como uma rapariga determinada, ambiciosa e um pouco teimosa. É adepta de desporto, praticou voleibol durante 5 anos e antes disso fez ballet, mas agora pratica apenas natação para poder ter mais tempo para os estudos. Aquilo que mais gosta de fazer é viajar e já visitou o Brasil, os E.U.A., o norte de África e o norte da Europa.

10 Japão Mio Família em Benavente Daiki - Rapaz, 15 anos Vem da região de Tóquio, onde vive com os pais, o irmão de 13 anos e a irmã de 17 anos, que também fez o programa AFS nos EUA. É um rapaz desportista, adepto e praticante de futebol desde que nasceu. Treina todos os dias na equipa da escola e por ser um dos melhores jogadores foi escolhido para ser capitão de equipa. Os amigos descrevem-nos como uma pessoa positiva e alegre. Nos tempos livres, quando não está a jogar futebol, gosta de ouvir música pop. Yuka - Rapariga, 17 anos Vem de uma família muito unida que gosta de passar tempo em conjunto e que vive numa pequena cidade localizada a nordeste de Nagoya. Descrevem-na como alegre e extrovertida e faz amizades com muita facilidade. Um dos seus hobbies favoritos é cozinhar sobremesas e aos fins-de-semana passa horas na cozinha a experimentar receitas de bolos e biscoitos. Outro dos seus interesses é o atletismo, principalmente a modalidade de corta-mato, que pratica há vários anos e fazendo parte de uma equipa, com treinos diários. México Francisco - Rapaz, 17 anos Prefere ser tratado por Paco e vive com a mãe os irmãos e 20 e 11 anos numa cidade a 200 km de Guadalajara. A família e os amigos descrevem-no como um rapaz cordial, responsável e que gosta de trabalhar em equipa. É um desportista nato que pratica futebol desde que se lembra e habitualmente joga na posição de defesa central. É adepto de andar de bicicleta, de montanha e de BMX, e começou há pouco tempo a praticar Vale tudo uma arte marcial brasileira. Gilberto Rapaz, 17 anos Este estudante considera-se amável, extrovertido mas tímido no primeiro contacto; quando começa a ganhar confiança é muito falador e divertido. Os amigos descrevem-no como alegre e sorridente. Vai ao ginásio 3 vezes por semana, pratica squash e já há 10 anos que joga futebol. Gosta de ir ao cinema, ver televisão e jogar videojogos. Adora viajar e fazer novas amizades. Pertence a um grupo de voluntariado que faz entregas de alimentos a famílias carenciadas e ensinam jogos educativos às crianças. As suas comidas favoritas são pizzas, tacos e paella.

11 Noruega Marie Família em Parede Edvard Rapaz, 16 anos Descreve-se como um pouco tímido quando conhece pessoas novas, no entanto, depois de conhecer melhor as pessoas perde timidez e revela-se um rapaz bem-disposto e com muita energia. Raramente se enerva ou se sente frustrado por isso acha que é fácil de lidar com ele. Toca vários instrumentos musicais: flauta, saxofone mas o seu preferido é o piano que toca há 9 anos. Também canta num coro há 9 anos, tendo já participado em muitas apresentações. Einar Rapaz, 17 anos Descreve-se como sociável, com bom humor e sempre com muita vontade de conhecer pessoas novas. Vem de uma pequena cidade rural, situada a 120 km de Oslo, onde vive com a mãe e os irmãos de 15, 12 e 9 anos. É um desportista muito activo que pratica ski de 6 a 9 vezes por semana e futebol, que pratica desde criança. Joga num clube local onde é o capitão de equipa. Maria Rapariga, 17 anos Vem de uma pequena localidade rural na região de Hamar, onde vive com os pais e os irmãos mais novos de 14 e 7 anos. Ocupa a maior parte do tempo a estudar, ajudar em casa, tomar conta dos irmãos e passear o cão. Nos tempos livres joga futebol, porque é um desporto que lhe permite passar tempo com os amigos e jogar em equipa. O pai foi participante AFS no Canadá em , o que lhe fez despertar o interesse por viajar e conhecer o que o mundo tem a oferecer. Nova Zelândia Molly Família no Porto República Dominicana Jarlin Rapariga, 16 anos Vive com os pais e o irmão mais novo, de 13 anos, na capital da República Dominicana, Santo Domingo. Descreve-se como uma rapariga forte e corajosa. Passa a maior parte do tempo na escola, porque está envolvida em muitas actividades extracurriculares, tais como o Modelo da Organização das Nações Unidas. Nos tempos livres, faz serviço comunitário numa organização beneficente e pratica vários tipos de dança. Tem medo de gatos.

12 Rússia Andrey Rapaz, 15 anos Vem de um distrito a sul, junto ao rio Don e ao mar de Azov, onde vive com os pais e os irmãos de 10 e 3 anos. Vive numa cidade grande mas, numa casa com terreno agrícola e é muito dedicado aos animais. Tomou a seu cargo a tarefa de criar galinhas, coelhos, com todos os trabalhos inerentes, que depois vai vender no mercado. Está muito curioso com a cultura portuguesa, principalmente com as corridas de toiros e a forma como os forcados enfrentam os animais. Gosta de praticar desportos acrobáticos, como por exemplo: salto em trampolim, e também gosta de jogar ping pong e badmington. Tailândia Cathaliya Rapariga, 15 anos A família trata-a por Catty, e vem da província central de Samut Prakan. Vir para Portugal é um sonho que tem há muitos anos devido à influência de um tio que já visitou o nosso país várias vezes e que com os seus relatos, a deixou apaixonada pela nossa cultura e gastronomia. Gosta muito de música e um dos seus passatempos preferidos é fazer festas de karaoke com a irmã mais nova e com e os amigos. No futuro, quer estudar Design de Jóias para poder colaborar no negócio da família. Chidchanok - Rapariga, 15 anos A Nok, como prefere ser tratada, é uma rapariga muito alegre e positiva, descrita pela família e pelos amigos como uma pessoa sociável, divertida e engraçada. Vem de uma pequena cidade na província de Chachoengsao onde vive com os pais e a irmã de 16 anos. O seu maior sonho é viajar pelo mundo inteiro e para concretizar o sonho de viajar tem apostado muito em aprender outros idiomas. Para além do Inglês, idioma que já lhe proporcionou uma medalha numa competição, também fala Chinês e Japonês. Nos tempos livres, gosta de ouvir música, cantar e tocar um instrumento musical tailandês chamado Kim. Jatuparat Rapaz, 16 anos Vive com os pais e a irmã de 22 anos, que também fez o programa AFS em Itália. Toda a gente o trata por Prai e descrevem-no como um rapaz sociável, amável e optimista. É apreciador da vida e mesmo quando está nervoso, tem sempre um sorriso na cara. Em casa, está habituado a ajudar na rotina doméstica e sabe fazer um pouco de tudo. Gosta de jogar futebol com os amigos e quando quer relaxar, gosta de ler, ver televisão ou jogar xadrez.

13 Jessadakorn Rapaz, 15 anos Prefere ser tratado por Clear e considera-se um rapaz normal que gosta de jogar futebol e videogames com os amigos. Vive a 50 km da cidade histórica de Sukhothai, e tem dois irmãos mais velhos, de 23 e 22 anos, um dos quais fez o programa AFS nos EUA, o que lhe despertou o interesse em conhecer outras culturas. Gosta de experimentar coisas novas, incluindo comidas diferentes e diz que não é esquisito. Adora todo o tipo de música e toca guitarra e flauta Tailandesa mas o instrumento que mais gosta e pratica diariamente é o Ukelele. Napasorn Rapariga, 15 anos Gosta de ser chamada por Yok e vive junto à cidade de Samut Sakhon. Tem uma família muito grande e para além dos pais, avó e irmãos de 21 e 17 anos, também tem vários tios e primos a viver junto a si, por isso está habituada a ter muita gente à sua volta. Descreve-se como uma pessoa divertida e fácil de lidar. Tens muitos hobbies, tais como: ler, fazer livros de recortes, pintar, etc. Não toca nenhum instrumento musical porque prefere gastar o seu tempo livre a relaxar mas gosta de cantar e de ouvir música. Nichakorn Rapariga, 16 anos A Aom-am vem de uma província no norte da Tailândia, onde vive com a mãe, os irmãos de 21 e 17 anos, a avó e uma tia. Durante a semana vive no colégio onde estuda e por ser considerada uma pessoa responsável e honesta e também uma das melhores alunas foi eleita para ser a tesoureira da turma. Quando está em casa, nos tempos livres gosta de ler, coleccionar postais, tocar guitarra e pintar, algo que costuma fazer 2,3 vezes por semana. Prima Rapariga, 15 anos Vive com os pais num grande centro urbano a 20 km da cidade de Nonthaburi e é a mais nova de 3 irmãs. A Tam gosta muito de estudar e é uma aluna dedicada que foi escolhida pelos colegas como delegada escolar. Não é muito adepta de desportos mas gosta de praticar exercício físico para se sentir fresca e activa. Nos tempos livres gosta de ler e como gosta muito de animais, costuma ir passear o cão da família, para além de ajudar os pais na mercearia da família. É descrita como uma rapariga generosa, trabalhadora e colaboradora e responsável. Puriwat Rapaz, 16 anos Os amigos e a família tratam-no por Pu e descrevem-no como um jovem muito disciplinado e interessado em aprender. Tem um especial interesse por livros e para além de ler, gosta de frequentar feiras e exposições à procura de novidades e ainda é voluntário na biblioteca local. Vem da província de Banguecoque, é católico praticante e costuma colaborar voluntariamente na igreja local e em campos de verão para crianças. No futuro quer prosseguir os estudos na área de Direito, para vir a ser advogado.

14 Siwakon Rapaz, 15 anos É fanático por exercício físico e sempre que pode, passa tempo no ginásio. Para além disso, joga Softball na equipa da escola e aos fins-de-semana tem jogos de competição. Nos tempos livres, gosta de passar tempo com a família e com os amigos. Os pais, com quem vive numa cidade a 20 km de Banguecoque, dizem que o Folk tem muito jeito e paciência para lidar com crianças pequenas e que, para além de brincar com o irmão de 12 anos, costuma frequentemente juntar as crianças da vizinhança. Thankamol Rapariga, 16 anos Gosta de ser chamada por Tan e é uma rapariga que aprecia o tempo que passa com a família, fazendo muitas actividades em conjunto com os pais e com a irmã mais velha, de 21 anos, com quem vive na província de Changwat. Adora música, que gosta tanto de ouvir como de tocar, principalmente piano e violino que pratica há vários anos. Já participou numa peça de teatro, tanto a actuar como na preparação do cenário, experiência que adorou e gostava de repetir. Nos tempos livres, gosta de desenhar, especialmente a aguarelas e está a pensar em estudar arquitectura, no futuro. Weerasit Rapaz, 15 anos O Utt considera-se um rapaz educado, atencioso e brincalhão. Vive com os pais, a irmã de 14 anos e os avós, numa cidade a 30 km de Samut Prakan. Gosta muito de ouvir e tocar música, toca piano e guitarra, mas evita cantar porque segundo ele, tem uma voz muito má. Quando tem tempo livre, gosta de ler banda desenhada e é um grande fã de Anime banda desenhada japonesa. Também gosta muito de jogos de consola, principalmente jogos de acção e de luta. Na escola, pratica vários desportos mas a sua preferência vai para o basquetebol. Wirakorn - Rapariga, 15 anos Conhecida como Pin, vive com os pais e com a irmã de 18 anos, que também participou no programa AFS em Itália, mas tem uma família alargada de tios e primos que vivem muito perto. Adora animais e em casa, para além de galinhas e coelhos, tem 5 cães (4 labradores e 1 golden retriever), a quem está encarregue de alimentar e passear. Para além de praticar vários desportos na escola, faz parte de um grupo de apoio às equipas desportivas e foi escolhida como líder devido às suas capacidades de animadora. Nos tempos livres, costuma montar a cavalo, algo que faz desde os 6 anos de idade, tendo já participado nalguns concursos. Turquia Emrehan Rapaz, 16 anos Vem da cidade de Istambul, onde vive com os pais. Na descrição da sua personalidade, destaca a curiosidade e a sede pelo conhecimento, como principais características pessoais. Não é muito praticante de desportos mas tem uma grande paixão pelo teatro; desde há dois anos que faz parte de um clube de teatro amador onde já participou na representação de três peças e na escola também participou em vários espectáculos musicais. Tem alergia ao pelo dos cães.

15 Irmak Rapariga, 14 anos Vive com os pais e a irmã de 21 anos na área metropolitana de Ankara. Os amigos e a família descrevem-na como uma pessoa amigável, de confiança, sensível e com grande senso de humor. Gosta muito de animais, principalmente de gatos. Gosta muito de música e de canto; toca piano há 5 anos e canta no coro da escola. Fez ballet durante 7 anos, dança moderna durante 4 anos e sempre que pode participa em actividades ligadas à dança. Actualmente pratica fitness e natação. Ismail Rapaz, 15 anos É um rapaz muito sociável que raramente tem problemas para enfrentar. Vive com os pais na capital da Turquia, Ankara, e embora não tenha irmãos, tem 24 primos. Gosta de música, toca piano há vários anos, tendo já dado um concerto, e recentemente começou a aprender a tocar guitarra eléctrica. Joga futebol na equipa da escola e também voleibol. Está muito entusiasmado pela oportunidade de fazer o programa AFS porque se interessa em conhecer outras culturas. Já participou num campo de verão na Alemanha, durante 5 semanas, tendo lidado bem com as saudades. Venezuela Anabella Rapariga, 16 anos A família e os amigos descrevem-na com uma rapariga sincera, leal e responsável; vive com os pais e a irmã mais nova de 13 anos, numa pequena cidade a 80 km de Puerto de La Cruz. Gosta de passar tempo com os amigos, ir às compras, cozinhar e, embora não pratique desportos, gosta muito assistir a jogos de futebol e basebol, tendo o hábito de ir ver jogos aos estádios. Tem medo de gatos e cães e por causa disso gostava de ficar numa família que não tivesse estes animais. Programa Semestral Setembro a Fevereiro de 2013 Alemanha Johannes Rapaz, 14 anos Vive com os pais e os irmãos de 16, 12 e 10 anos, numa localidade calma situada perto da área suburbana de Bona. Descreve-se como um rapaz falador e alegre e como sempre viveu numa família grande e com muita dinâmica, gostava de experimentar uma rotina mais calma. Toca harpa na orquestra da escola e nos tempos livres, gosta de praticar badmington. Mara Rapariga, 14 anos Descreve-se como uma rapariga animada e divertida, que gosta de fazer rir os outros mas que pode ser séria quando é preciso. Gosta muito de música: toca clarinete numa orquestra, canta no coro da igreja e dançou num musical. Tem uma família grande e vive com os pais e os três irmãos de 17, 12 e 10 anos, numa cidade situada a 10 km de Estugarda.

16 Paula Rapariga, 15 anos Já participou em vários tipos de intercâmbios, escolares e em aldeias da juventude e por causa disso teve a oportunidade de visitar a Inglaterra, Roménia e França, onde fez muito amigos. Vive com a mãe o irmão mais novo, de 13 anos, perto de um castelo, na região de Munique. Nos tempos livres, toca piano e dança ballet e hip-hop. Sophie Rapariga, 14 anos A mãe fez o programa AFS nos EUA e por isso inspirou-a a fazer o mesmo. Costuma ir para campos de férias e já participou num intercâmbio escolar com a Inglaterra. É muito activa e temse dedicado a várias ocupações de tempos livres. Pratica ténis, com aulas uma vez por semana, tem aulas de dança numa escola, toca piano há 9 anos e embora gostasse de poder continuar a fazê-lo em Portugal também gostava de aprender a tocar outro instrumento. Tem uma ligeira alergia a gatos. Argentina Arturo Rapaz, 16 anos Faz parte de uma família muito numerosa: vive com os pais na província de Formosa, tem 5 irmãos com 13, 11, 8, 6 e 1 anos de idade e, ainda é família de acolhimento de dois estudantes de intercâmbio dos E.U.A. e Itália. Passa a maior parte do tempo na escola e com a família, mas o seu desporto de eleição é o Rugby, que pratica desde os 12 anos, seguindo as pisadas do pai, que também foi jogador e agora é dirigente de um clube. Milena Rapariga, 16 anos Vem da província de Santa Fé, onde vive com os pais e os irmãos de 23 e 26 anos. A família e os amigos descrevem-na como uma rapariga responsável, paciente e amigável. Na escola foi escolhida para delegada de turma e como actividades extracurriculares, tem aulas de dança e de Inglês. Também faz parte de um grupo ligado à igreja, que frequenta semanalmente. Costa Rica Daniela Rapariga, 17 anos Descreve-se como uma rapariga feliz, que gosta de fazer piadas e de passar o tempo com a família e amigos. É responsável e gosta de manter as suas coisas em ordem. Nos tempos livres gosta de ir ao cinema, ir a festas, ouvir música, ver televisão, fazer compras, ir à praia e ler. Adora jogar ténis e nadar. Por 3 anos consecutivos, participou nos campeonatos nacionais de ténis. Para ela é muito importante cuidar do ambiente tanto em casa como na escola, pratica reciclagem. Quer ser arquitecta.

17 Programa Trimestral Setembro a Novembro de 2012 Bélgica Flandres Alexandra Família em Lisboa Aline Rapariga, 17 anos Vem da cidade de Gent, onde vive com a mãe e os dois irmãos mais velhos de 20 e 22 anos. Frequenta uma escola com alunos de várias nacionalidades e por causa disso sempre teve muita curiosidade em conhecer outros países. Pratica hóquei no gelo e aos fins-de-semana costuma ter jogos de competição. Quando tem tempo livre e sempre que pode, junta-se ao grupo de escuteiros, do qual faz parte desde criança. Maren Rapariga, 17 anos Vem dos arredores de Antuérpia, onde vive com os pais e os irmãos de 22 e 19 anos. Considerase uma pessoa positiva que gosta de desafios e mudanças. Faz parte de um grupo de escoteiros, com os quais tem muitas actividades, sendo também responsável por organizar encontros para as crianças mais novas. Não é vegetariana mas prefere não comer carne e tem algum receio de cães grandes. Marth Rapariga 15 anos Descreve-se como uma pessoa perfeccionista, sensível e que está sempre a cuidar dos outros, principalmente a ajudar os pais e os irmãos de 17 e 11 anos, com quem vive. Nos tempos livres, frequenta uma escola de circo onde tem aulas de trapézio e outras artes circenses. No verão passado foi para Marrocos, fazer voluntariado com crianças de rua e de um orfanato. A Marth tem um pouco de medo de cães, por isso preferia viver numa casa sem cães, mas se forem calmos, não se importa do convívio com eles. Bélgica Francesa Gwennoline Família em Costa de Lavos Figueira da Foz Celine Família em Aveiro

18 Bósnia e Herzegovina Natasha Rapariga, 17 anos Vive com os pais e com os irmãos de 14 e 9 anos numa pequena cidade a 30 km de Zvornik e é descrita como uma pessoa comunicativa, engraçada e corajosa. As suas actividades preferidas estão ligadas à música: toca guitarra, compõe músicas, dança e às vezes faz coreografias para canções de hip-hop. Nos tempos livres faz voluntariado numa organização que dá apoio a pessoas com necessidades especiais. No futuro quer ser professora de educação especial. Itália Chiara Família em Tábua Gaia Rapariga, 16 anos Vem da região da Lombardia, no norte de Itália, onde vive com a mãe numa cidade situada a cerca de 25 km de Milão. É descrita como uma jovem simpática, inteligente e sensível, embora um pouco tímida. Gosta muito de animais e de estar em contacto com a natureza. Está envolvida em muitas actividades extra-curriculares que pratica na escola e em casa tais como aulas de desenho e de escultura. Também faz voluntariado com crianças durante duas horas por semana. Giulia Rapariga, 17 anos É descrita como uma rapariga muito sociável, extrovertida e criativa. É curiosa e adora falar sobre tudo, por isso gosta de passar o tempo livre a confraternizar com os amigos. Gosta muito de dança e recentemente começou a ter aulas de dança moderna. Vive com a mãe e o irmão gémeo da região de Parma e embora seja um pouco desarrumada em casa é uma estudante organizada e autónoma. Laura Rapariga, 16 anos Vem de Nápoles, onde vive com os pais e os irmãos de 14 e 8 anos e descreve-se como uma pessoa muito aberta e emocional, embora inicialmente seja um pouco tímida quando conhece pessoas novas. O seu hobbie favorito é desenhar, o que faz desde pequena e, actualmente está a fazer um curso de banda desenhada. Gosta muito de ler banda desenhada de estilo japonês (manga) e também francês (Asterix, Tintin, etc) e no futuro quer dedicar-se a esta área de trabalho e vir a ser Cartonista.

19 Lia Rapariga, 16 anos Vive com a mãe, avó e irmã mais nova de 14 anos, numa cidade situada na região norte de Itália. Interessa-se muito por conhecer outras culturas, quer prosseguir os estudos na área do turismo e por causa disso frequenta actualmente um curso de hotelaria numa escola profissional. Descreve-se com uma pessoa optimista, sociável e aventureira, que adora dançar, principalmente danças latino-americanas. Maria Elvira - Rapariga, 17 anos Vem de uma pequena cidade da Sicília e é descrita pelos amigos e pela família como uma rapariga calma, inteligente e prestável. Vive com os pais e o irmão mais velho, de 21 anos, embora tenha uma família alargada de primos, tios e avós. Adora a dança, que pratica há 10 anos, mas recentemente teve que tomar a decisão de parar para poder ter mais tempo para os estudos, por isso, agora, só pratica as aulas de educação física na escola. Rússia Dmitry Rapaz, 15 anos Vem de uma pequena cidade da região de Kirov, situada junto à margens do rio Vyatka, onde vive com a mãe. É um jovem extremamente activo; na escola é presidente de uma associação que organiza actividades para os colegas, trabalha num jardim durante a primavera e verão, faz parte de um grupo de danças folclóricas russas que é muito famoso na sua região e nos tempos livres ainda toca piano e acordeão.

20 Estes estudantes chegarão ao nosso País em Setembro para iniciarem uma experiência de intercâmbio na cultura Portuguesa! Contacte-nos enviando um para ou consulte o nosso site e siga os seguintes passos: Família de Acolhimento Inscreva-se para obter mais informações sobre o nosso Programa de Acolhimento de um estudante AFS! Intercultura-AFS Portugal Rua de Santa Justa, nº 38, 4º LISBOA Tel: Fax:

Deixe o Mundo entrar em sua casa. Faça parte da maior família do mundo, A FAMÍLIA AFS!

Deixe o Mundo entrar em sua casa. Faça parte da maior família do mundo, A FAMÍLIA AFS! PROGRAMA AFS O que é a Intercultura - AFS Portugal? A Intercultura AFS Portugal é uma Associação de Voluntariado Jovem sem fins lucrativos. Não tem filiações partidárias, religiosas ou outras e tem estatuto

Leia mais

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO?

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? Apresentação Ir para a escola, passar um tempo com a família e amigos, acompanhar as últimas novidades do mundo virtual, fazer um curso de inglês e praticar um esporte são

Leia mais

Intercultura AFS Portugal

Intercultura AFS Portugal PROGRAMA AFS O que é a Intercultura - AFS Portugal? A Intercultura AFS Portugal é uma Associação de Voluntariado Jovem sem fins lucrativos. Não tem filiações partidárias, religiosas ou outras e tem estatuto

Leia mais

Empreender para Crescer

Empreender para Crescer Empreender para Crescer R. Miguel Coelho Chief EntusiastPersonalBrands Caros Pais e Encarregados de Educação, este ano lectivo, por iniciativa da Assoc. Pais do Colégio, vai iniciar-se em Novembro uma

Leia mais

Caracterização dos Contextos de Origem dos Sujeitos que Integram o Conteúdo da Amostra

Caracterização dos Contextos de Origem dos Sujeitos que Integram o Conteúdo da Amostra Caracterização dos Contextos de Origem dos Sujeitos que Integram o Conteúdo da Amostra 1/SM/8A-Gustavo Área de Residência Vila Nova de Gaia 4º ano Escola pública Aceleração Educativa: entrada antecipada

Leia mais

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A13 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Há 4 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Encarregada de Serviços Gerais. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? O contacto directo

Leia mais

[Aprender Português / Portugiesisch lernen]

[Aprender Português / Portugiesisch lernen] [Aprender Português / Portugiesisch lernen] Sabias que segundo a última edição do livro The Ethnologue: languages of the world, o número de línguas faladas no mundo é de 6912. 1. Analisa o seguinte ranking

Leia mais

Portugués PROBA DE CERTIFICACIÓN DE NIVEL INTERMEDIO. Expresión oral ... / 25. Tarefa 1 Interacción / 12,5. Tarefa 2 Monólogo / 12,5 PUNTUACIÓN

Portugués PROBA DE CERTIFICACIÓN DE NIVEL INTERMEDIO. Expresión oral ... / 25. Tarefa 1 Interacción / 12,5. Tarefa 2 Monólogo / 12,5 PUNTUACIÓN Apelidos e nome da persoa candidata:... PROBA DE CERTIFICACIÓN DE NIVEL INTERMEDIO Portugués PUNTUACIÓN Tarefa 1 Interacción / 12,5 Tarefa 2 Monólogo / 12,5... / 25 TAREFA 1 (INTERAÇÃO) - FICHA 1A Tempo

Leia mais

OBJECTIVOS DO PROJECTO

OBJECTIVOS DO PROJECTO INTRODUÇÃO Este projecto destina-se às crianças dos três aos seis anos de idade. A Lei Quadro da Educação Pré-escolar estabelece como princípio geral que a educação pré-escolar é a primeira etapa da educação

Leia mais

Áustria Viena. Foi uma grande surpresa o facto de todos os alunos andarem descalços ou de pantufas.

Áustria Viena. Foi uma grande surpresa o facto de todos os alunos andarem descalços ou de pantufas. Áustria Viena Foi uma grande surpresa o facto de todos os alunos andarem descalços ou de pantufas. Apenas fui assistir a uma aula, que acabou por não ser dada devido à presença dos alunos estrangeiros

Leia mais

TIMI 3. 1 Observa a imagem e escreve frases. 2 Lê e completa. Ex.: No quarto há duas camas. do segundo esquerdo. um irmão.

TIMI 3. 1 Observa a imagem e escreve frases. 2 Lê e completa. Ex.: No quarto há duas camas. do segundo esquerdo. um irmão. TIMI 3 1 Observa a imagem e escreve frases. Ex.: No quarto há duas camas. 2 Lê e completa. Tu Eles Ela Vocês Tu Eu O pássaro Eu Ele Vocês 4 / quatro do segundo esquerdo. um boné. um irmão. gémeos. muitos

Leia mais

O Programa Educativo Apetece-me chegou ao Pré-Escolar.

O Programa Educativo Apetece-me chegou ao Pré-Escolar. O Programa Educativo Apetece-me chegou ao Pré-Escolar. O Programa Educativo Apetece-me é uma iniciativa da Nestlé Portugal que conta com o apoio da Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular

Leia mais

Anexo 2.1 - Entrevista G1.1

Anexo 2.1 - Entrevista G1.1 Entrevista G1.1 Entrevistado: E1.1 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 51 anos Masculino Cabo-verde 40 anos em Portugal: Escolaridade: Imigrações prévias : São Tomé (aos 11 anos) Língua materna:

Leia mais

Anexo 1. Guião da conversa informal exploratória com as docentes de Língua Estrangeira I Inglês

Anexo 1. Guião da conversa informal exploratória com as docentes de Língua Estrangeira I Inglês ANEXOS Anexo 1 Guião da conversa informal exploratória com as docentes de Língua Estrangeira I Inglês 1. Situação profissional 2. Tempo de serviço no exercício de funções docentes 3. Distância casa/escola

Leia mais

QRA: BE DOMÍNIO C1. ACTIVIDADES LIVRES, EXTRA CURRICULARES E DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR QA3 2010/2011 ABRIL 1º CICLO SEM BE

QRA: BE DOMÍNIO C1. ACTIVIDADES LIVRES, EXTRA CURRICULARES E DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR QA3 2010/2011 ABRIL 1º CICLO SEM BE QA3: DOMÍNIO C1. Actividades livres, extra curriculares e de enriquecimento curricular QRA: BE DOMÍNIO C1. ACTIVIDADES LIVRES, EXTRA CURRICULARES E DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR QA3 2010/2011 ABRIL 1º CICLO

Leia mais

UMA CARTILHA INTEIRINHA PARA VOCÊ

UMA CARTILHA INTEIRINHA PARA VOCÊ UMA CARTILHA INTEIRINHA PARA VOCÊ VOCÊ PODE AJUDAR A CONSTRUIR ESSA HISTÓRIA. APROVEITE TODA A DIVERSIDADE DAS CORES DO MUNDO E DEIXE SUA MARCA, COLORINDO OU PINTANDO. MÃOS À OBRA! Concepção, pesquisa

Leia mais

A leitura, um bem essencial

A leitura, um bem essencial A leitura, um bem essencial A leitura, um bem essencial A leitura é uma competência básica que todas as pessoas devem adquirir para conseguirem lidar de forma natural com a palavra escrita. Mas aprender

Leia mais

entanto, nós gostamos de nos divertir no nosso tempo livre. As atividades mais comuns que estamos envolvidos é cinema, shopping e passar tempo com

entanto, nós gostamos de nos divertir no nosso tempo livre. As atividades mais comuns que estamos envolvidos é cinema, shopping e passar tempo com Olá! Nós somos a família Geraci. Meu nome é Érica,sou Brasileira e meu marido é Dan, Americano. Estamos casados há quase 5 anos e agora temos um bebê de 6 meses chamada Kaysen. Kaysen é um bebê alegre,

Leia mais

Distrito 4570 RELATÓRIO DE INTERCAMBISTA BRASILEIRO NO EXTERIOR (Outbound)

Distrito 4570 RELATÓRIO DE INTERCAMBISTA BRASILEIRO NO EXTERIOR (Outbound) Distrito 4570 RELATÓRIO DE INTERCAMBISTA BRASILEIRO NO EXTERIOR (Outbound) Nome do Intercambista: Julia Albuquerque da Silva Romaguera Louro Data: 16.11.14 Patrocinado no Brasil pelo Rotary Club de: Rotary

Leia mais

NOME Serviço de Voluntariado Europeu (SVE)

NOME Serviço de Voluntariado Europeu (SVE) PROGRAMA DE VOLUNTARIADO Nº 0004 NOME Serviço de Voluntariado Europeu (SVE) EMAIL WEBSITE www.sve.pt O QUE É O Serviço de voluntariado Europeu (SVE) é um programa da Youth in Action que pretende estimular

Leia mais

Seis dicas para você ser mais feliz

Seis dicas para você ser mais feliz Seis dicas para você ser mais feliz Desenvolva a sua Espiritualidade A parte espiritual é de fundamental importância para o equilíbrio espiritual, emocional e físico do ser humano. Estar em contato com

Leia mais

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar.

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. GRUPOS são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. QUANTOS ADOLESCENTES A SUA CLASSE TEM? Pequenos (de 6 a 10 pessoas) Médios ( de 11 pessoa a 25 pessoas) Grandes ( acima

Leia mais

PCC PROFESSIONAL COACH CERTIFICATION

PCC PROFESSIONAL COACH CERTIFICATION 1. Valores individuais 1. Dignidade 2. Respeito por si próprio 3. Respeito pela natureza e pelo meio ambiente 4. Respeito pelo próximo 5. Igualdade 6. Liberdade 7. Amor 8. Conexão com o próximo ou interdependência

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

Apresentação. Olá! O meu nome é Paulo Rebelo e sou apostador profissional.

Apresentação. Olá! O meu nome é Paulo Rebelo e sou apostador profissional. Apresentação Olá! O meu nome é Paulo Rebelo e sou apostador profissional. Ao longo dos últimos anos, tem aumentado o interesse em redor das apostas. A imprensa tem-se interessado pelo meu trabalho pelo

Leia mais

ÁREAS DE ATUAÇÃO PROGRAMA DE VOLUNTÁRIOS CBRU 2015

ÁREAS DE ATUAÇÃO PROGRAMA DE VOLUNTÁRIOS CBRU 2015 ÁREAS DE ATUAÇÃO PROGRAMA DE VOLUNTÁRIOS CBRU 2015 *Este informativo foi criado em conjunto com pessoas que já atuaram como voluntárias nos eventos da CBRu. Obrigada a todos pela colaboração! VIVA NOVAS

Leia mais

Breve descrição do Campo de Verão em Inglês

Breve descrição do Campo de Verão em Inglês Breve descrição do Campo de Verão em Organização: Guangdong University of Foreign Studies Colaboração: Associação Geral de Estudantes Chong Wa de Macau Data: 1 a 15 de Agosto de 2013 Local: Campus da Guangdong

Leia mais

PRÉ-ESCOLAR PROJETO EDUCATIVO / PLANO DE ATIVIDADES. Vale Mourão 2014 / 2015 PROJETO: CHUVA DE CORES

PRÉ-ESCOLAR PROJETO EDUCATIVO / PLANO DE ATIVIDADES. Vale Mourão 2014 / 2015 PROJETO: CHUVA DE CORES COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA PRÉ-ESCOLAR PROJETO EDUCATIVO / PLANO DE ATIVIDADES Vale Mourão 2014 / 2015 PROJETO: CHUVA DE CORES INTRODUÇÃO «Será a emergência do sentido e conteúdo curricular que permitirá

Leia mais

Harmonia. Alimentação Infantil. carlafernandes.eu

Harmonia. Alimentação Infantil. carlafernandes.eu Nutrir em Harmonia Alimentação Infantil carlafernandes.eu carlafernandes.eu Alimentação Infantil *Dicas práticas para o dia-a-dia Cada família tem uma cultura alimentar que é única. Única porque é marcada

Leia mais

Tudo o que você precisa saber para ter filhos éticos, inteligentes, felizes e de sucesso

Tudo o que você precisa saber para ter filhos éticos, inteligentes, felizes e de sucesso Tudo o que você precisa saber para ter filhos éticos, inteligentes, felizes e de sucesso SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 15 2. COMUNICAÇÃO E DIÁLOGO ENTRE PAIS E FILHOS 23 2.1 O problema da comunicação entre pais

Leia mais

Ação social e serviço voluntário:

Ação social e serviço voluntário: Ação social e serviço voluntário: Oportunidade para Todos Instituto Vitória de Ensino e Assistência Social www.ivt.org.br 09 de novembro de 2014 1 O que é ser voluntário? Ser voluntário é doar seu tempo,

Leia mais

AS MELHORES HISTÓRIAS E JOGOS PARA CRIANÇAS

AS MELHORES HISTÓRIAS E JOGOS PARA CRIANÇAS AS MELHORES HISTÓRIAS E JOGOS PARA CRIANÇAS em seu sm t e e tablet P fólio de H tóri Impressão de livros sob demanda para a sua empresa Escolha a sua! TIMOLICO E AMIGOS Público alvo: crianças de até 6

Leia mais

SENTE FAZ PARTILHA IMAGINA. Kit do Professor

SENTE FAZ PARTILHA IMAGINA. Kit do Professor Kit do Professor A Associação High Play pretende proporcionar a crianças e jovens um Projecto Educativo preenchido de experiências positivas que permitam o desenvolvimento de competências transversais

Leia mais

Actividades realizadas ao longo do ano. Quem somos. Vila de Rabo de Peixe. Verão. Natal. durante o ano. Páscoa

Actividades realizadas ao longo do ano. Quem somos. Vila de Rabo de Peixe. Verão. Natal. durante o ano. Páscoa 2004-2012 Fica situada na Ilha de São Miguel a cerca de 10 km da Ribeira Grande e 25 km de Ponta Delgada. É uma das zonas mais pobres de Portugal. Dos seus oito mil habitantes, mais de metade vive em situação

Leia mais

Arte e solidariedade aos olhos das crianças

Arte e solidariedade aos olhos das crianças Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais Plano de Atividades Componente de Apoio à Família 2012/2013 Arte e solidariedade aos olhos das crianças Se a criança não receber a devida atenção, em geral,

Leia mais

As Tic- Tecnologias de Informação e Comunicação nos meus Percursos de Vida Pessoal e Profissional

As Tic- Tecnologias de Informação e Comunicação nos meus Percursos de Vida Pessoal e Profissional As Tic- Tecnologias de Informação e Comunicação nos meus Percursos de Vida Pessoal e Profissional 1 Nasci no dia 4 de Novembro de 1967, na freguesia de Vila Boa do Bispo, Concelho de Marco de Canaveses,

Leia mais

Programa de Férias verão 2013

Programa de Férias verão 2013 Programa de Férias verão 2013 Data: 3 de Junho 2013 Assunto: Programa de Férias de Verão Caros pais, Vimos, por este meio, dar-lhes a conhecer o Programa de Férias de Verão que será oferecido às crianças

Leia mais

Projecto de Desenvolvimento Escolar Comenius Acção Comenius 1 - Parcerias entre escolas

Projecto de Desenvolvimento Escolar Comenius Acção Comenius 1 - Parcerias entre escolas Projecto de Desenvolvimento Escolar Comenius Acção Comenius 1 - Parcerias entre escolas Avaliação: um passo determinante para a implementação da qualidade no ensino O objectivo deste projecto é a compreensão

Leia mais

INQUÉRITO POR QUESTIONÁRIO AOS ALUNOS. A Motivação no Ensino Aprendizagem. Questionário sobre as aulas de Inglês

INQUÉRITO POR QUESTIONÁRIO AOS ALUNOS. A Motivação no Ensino Aprendizagem. Questionário sobre as aulas de Inglês Anexo 2 INQUÉRITO POR QUESTIONÁRIO AOS ALUNOS A Motivação no Ensino Aprendizagem Questionário sobre as aulas de Inglês O objectivo deste questionário é ajudar-te a teres um conhecimento melhor de ti próprio

Leia mais

Visitem a escola de seus filhos sempre que puderem. Conversem com os professores. Perguntem como seus filhos estão nos estudos.

Visitem a escola de seus filhos sempre que puderem. Conversem com os professores. Perguntem como seus filhos estão nos estudos. Visitem a escola de seus filhos sempre que puderem. Conversem com os professores. Perguntem como seus filhos estão nos estudos. Caso seus filhos estejam com alguma dificuldade na escola, peçam orientação

Leia mais

Mais informações em www.cm-odemira.pt, através do email banco.voluntariado@cm-odemira.pt ou nos serviços de ação social do Município de Odemira

Mais informações em www.cm-odemira.pt, através do email banco.voluntariado@cm-odemira.pt ou nos serviços de ação social do Município de Odemira Projectos de Voluntariado no Concelho de Odemira Inscreva-se Mais informações em www.cm-odemira.pt, através do email banco.voluntariado@cm-odemira.pt ou nos serviços de ação social do Município de Odemira

Leia mais

CQEP Centro para a Qualificação e Ensino Profissional

CQEP Centro para a Qualificação e Ensino Profissional CQEP Centro para a Qualificação e Ensino Profissional Em março de 2014, o Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP) da Escola Secundária de Felgueiras iniciou a sua missão de informar,

Leia mais

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança.

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança. Radicais Kids Ministério Boa Semente Igreja em células Célula Especial : Dia Das mães Honrando a Mamãe! Principio da lição: Ensinar as crianças a honrar as suas mães. Base bíblica: Ef. 6:1-2 Texto chave:

Leia mais

4. ACTIVIDADES QUOTIDIANAS E USOS DO TEMPO DOS UTILIZADORES DA INTERNET

4. ACTIVIDADES QUOTIDIANAS E USOS DO TEMPO DOS UTILIZADORES DA INTERNET 4. ACTIVIDADES QUOTIDIANAS E USOS DO TEMPO DOS UTILIZADORES DA INTERNET Usos diários do tempo: utilizadores dedicam menos tempo às actividades domésticas Outra questão interessante é a dos usos do tempo

Leia mais

Bem-vindos! Filipe Palma Aventura sonho valores Aventura, Qualidade Segurança

Bem-vindos! Filipe Palma Aventura sonho valores Aventura, Qualidade Segurança Bem-vindos! A Filipe Palma Aventura nasceu do sonho de levá-lo a partilhar as nossas experiências vividas em Portugal e pelo mundo fora. Temos como valores a Aventura, o encontro de pessoas e lugares novos

Leia mais

CENTRO SOCIAL DA PAROQUIA DE RIO TINTO

CENTRO SOCIAL DA PAROQUIA DE RIO TINTO CENTRO SOCIAL DA PAROQUIA DE RIO TINTO Os nossos objectivos Entre outros, são: acolher e tratar, com todo respeito, as pessoas que connosco querem passar a última etapa da sua peregrinação em paz e alegria.

Leia mais

Visitem a escola de seus filhos sempre que puderem. Perguntem como seus filhos estão nos estudos.

Visitem a escola de seus filhos sempre que puderem. Perguntem como seus filhos estão nos estudos. 2 1 2 3 Visitem a escola de seus filhos sempre que puderem. Conversem com os professores. Perguntem como seus filhos estão nos estudos. 4 Caso seus filhos estejam com alguma dificuldade na escola, peçam

Leia mais

Comitê de Autossuficiência da Estaca

Comitê de Autossuficiência da Estaca Comitê de Autossuficiência da Estaca Treinamento Especialistas de Estacas 27 FEV 2014 Iniciaremos o treinamento às 20 horas pontualmente (horário de Brasília) Por favor, aguarde alguns minutos Lembre se

Leia mais

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates 1º ano do Ensino Fundamental I O que você gosta de fazer junto com a sua mã e? - Dançar e jogar um jogo de tabuleiro. - Eu gosto de jogar futebol

Leia mais

CENTRO DE BEM ESTAR INFANTIL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

CENTRO DE BEM ESTAR INFANTIL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA CENTRO DE BEM ESTAR INFANTIL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA Projecto Pedagógico 2007/2008 Sala 9- Sala Aventura Estão habituadas à convivência com outras crianças e adultos não pertencentes à família. Aprenderam

Leia mais

Flash RH Responsabilidade Social

Flash RH Responsabilidade Social Flash RH Responsabilidade Social No seguimento da nossa campanha de recolha de bens interna, inserida no âmbito da responsabilidade social, a SPIE conseguiu recolher bens para chegar a 8 instituições de

Leia mais

BOAS FÉRIAS, LÊ, JOGA E DIVERTE-TE!

BOAS FÉRIAS, LÊ, JOGA E DIVERTE-TE! JUNHO 2014 BOAS FÉRIAS, LÊ, JOGA E DIVERTE-TE! Caros leitores e leitoras, A presente edição é a última do Jornal Caça Notícias do Agrupamento de Escolas Roque Gameiro, mas não se preocupem, continuarão

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções.

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções. 12 NOME DA AULA: Escrevendo músicas Duração da aula: 45 60 minutos de músicas durante vários dias) Preparação: 5 minutos (se possível com introduções Objetivo principal: aprender como definir e chamar

Leia mais

ROJECTO PEDAGÓGICO E DE ANIMAÇÃO

ROJECTO PEDAGÓGICO E DE ANIMAÇÃO O Capítulo 36 da Agenda 21 decorrente da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada em 1992, declara que a educação possui um papel fundamental na promoção do desenvolvimento

Leia mais

Escolher um programa de cuidados infantis

Escolher um programa de cuidados infantis Escolher um programa de cuidados infantis A escolha de um programa de cuidados infantis é uma opção muito pessoal para cada família. O melhor programa é aquele que mais tem a ver com a personalidade, gostos,

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem SENTIDOS (principal) Gosto de informações que eu posso verificar. Não há nada melhor para mim do que aprender junto

Leia mais

11 Prêmio Destaque em Comunicação SINEPE NAS INTERNAS. Centro Universitário UNIVATES

11 Prêmio Destaque em Comunicação SINEPE NAS INTERNAS. Centro Universitário UNIVATES 11 Prêmio Destaque em Comunicação SINEPE NAS INTERNAS Centro Universitário UNIVATES Apresentação do Projeto - Apresentação da instituição educacional Com sede no município de Lajeado, a Univates também

Leia mais

cultura: o que querem e fazem os cariocas

cultura: o que querem e fazem os cariocas cultura: o que querem e fazem os cariocas perfil cultural dos cariocas como foi feita a pesquisa 1.501 pessoas entrevistadas, a partir de 12 anos, de todos os níveis econômicos, em todas as regiões da

Leia mais

Com fantasias, alunos do Infantil dançaram as marchinhas do Carnaval

Com fantasias, alunos do Infantil dançaram as marchinhas do Carnaval FourC leva o sambódromo para a Escola, unindo diversão e aprendizagem Máscaras, samba-enredo, alegorias, fantasias e muita alegria aliada ao estudo, o aprendizado e a diversão! Foi assim o Carnaval na

Leia mais

Manual de Mídia. Escrevendo notícias. Volume 1. Equipe Regional de Imagem e Comunicação - RS. www.escoteirosrs.org.br

Manual de Mídia. Escrevendo notícias. Volume 1. Equipe Regional de Imagem e Comunicação - RS. www.escoteirosrs.org.br Manual de Mídia Volume 1 Escrevendo notícias Equipe Regional de Imagem e Comunicação - RS www.escoteirosrs.org.br MANUAL DE MÍDIA Volume 1 ESCREVENDO NOTÍCIAS 1ª Edição 2013 ELABORAÇÃO DE TEXTOS Rodrigo

Leia mais

Quem será o campeão? Dinâmica 2. Aluno Primeira Etapa Compartilhar Ideias. 9º Ano 4º Bimestre

Quem será o campeão? Dinâmica 2. Aluno Primeira Etapa Compartilhar Ideias. 9º Ano 4º Bimestre Reforço escolar M ate mática Quem será o campeão? Dinâmica 2 9º Ano 4º Bimestre DISCIPLINA Ano CAMPO CONCEITO Matemática Ensino Fundamental 9º Tratamento da Informação. Análise de gráficos e tabelas. Aluno

Leia mais

ÁREA A DESENVOLVER. Formação Comercial Gratuita para Desempregados

ÁREA A DESENVOLVER. Formação Comercial Gratuita para Desempregados ÁREA A DESENVOLVER Formação Comercial Gratuita para Desempregados Índice 8. Sobre nós 7. Como pode apoiar-nos 6. Datas de realização e inscrição 5. Conteúdos Programáticos 4. Objectivos 3. O Workshop de

Leia mais

alegria, prazer, desejo e entusiasmo

alegria, prazer, desejo e entusiasmo ,, a ideia Os escalões de formação são, ou deveriam ser encarados por todos, como a base que pode garantir o futuro e até o sucesso de uma modalidade quer dentro de um clube quer a nível nacional. Actualmente

Leia mais

Directiva Europeia para a Igualdade de Tratamento no Emprego e na actividade profissional Inclusion Europe

Directiva Europeia para a Igualdade de Tratamento no Emprego e na actividade profissional Inclusion Europe Directiva Europeia para a Igualdade de Tratamento no Emprego e na actividade profissional Inclusion Europe Relatório A Inclusion Europe e os seus 49 membros de 36 países lutam contra a exclusão social

Leia mais

ARAGÃOPINTO FUNDAÇÃO DE SOLIDARIEDADE SOCIAL VAMOS AJUDAR QUEM PRECISA!

ARAGÃOPINTO FUNDAÇÃO DE SOLIDARIEDADE SOCIAL VAMOS AJUDAR QUEM PRECISA! A ESSENCIALIDADE DE CUIDAR DAS NOSSAS CRIANÇAS INVESTIR A TEMPO PARA EVITAR... E PERSISTIRMOS NA BUSCA DE FAZER SEMPRE MELHOR PARA NÓS A PREVENÇÃO NÃO É UMA OPÇÃO... É UMA OBRIGATORIEDADE MISSÃO A Fundação

Leia mais

ANIMAPROJ LIFE COACHING

ANIMAPROJ LIFE COACHING Valores Pessoais - O que são e como descobrir os seus? Como você tem vivido a sua vida? Para onde você está indo? O que é importante para você? A mais importante jornada da vida é percorrer o caminho entre

Leia mais

Preparado para o infantário. Portugais

Preparado para o infantário. Portugais Preparado para o infantário Portugais As crianças precisam de tarefas que as façam crescer, De um modelo pelo qual se possam guiar, De comunidades que as façam sentir-se seguras. Prof. Dr. Gerald Hüther

Leia mais

Propostas de Escrita Criativa. Envelope com as possíveis propostas de texto de escrita criativa

Propostas de Escrita Criativa. Envelope com as possíveis propostas de texto de escrita criativa Propostas de Escrita Criativa Envelope com as possíveis propostas de texto de escrita criativa Exploração da História - O Gato Gonçalves Reconstituição da História em grande grupo e a pares Reconstituição

Leia mais

Como aconteceu essa escuta?

Como aconteceu essa escuta? No mês de aniversário do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, nada melhor que ouvir o que acham as crianças sobre a atuação em Educação Integral realizada pela Fundação Gol de Letra!! Conheça um

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 53 Discurso na solenidade de lançamento

Leia mais

ESTUDAR. Mas o sucesso do seu filho(a) não depende apenas do professor. Antes de mais, ele terá que dizer "Eu quero aprender!".

ESTUDAR. Mas o sucesso do seu filho(a) não depende apenas do professor. Antes de mais, ele terá que dizer Eu quero aprender!. 6º ANO Janeiro 2014 TRAÇO DE UNIÃO ENTRE EDUCADORES Nº 369 ESTUDAR Um professor educa numa disciplina, como um jardineiro que apenas cultiva rosas. Todos juntos, pais e professores, podemos fazer um lindo

Leia mais

Férias de Natal 2011. Entidade Promotora: Juventude Vidigalense Local: Estádio Municipal de Leiria Responsável: Nataniel Lopes

Férias de Natal 2011. Entidade Promotora: Juventude Vidigalense Local: Estádio Municipal de Leiria Responsável: Nataniel Lopes Férias de Natal 2011 Entidade Promotora: Juventude Vidigalense Local: Estádio Municipal de Leiria Responsável: Nataniel Lopes Programa de Ocupação em Férias Natal 2011 Introdução O Programa de Ocupação

Leia mais

Turma do Sesinho. 21 de Abril de 2012. www.cni.org.br

Turma do Sesinho. 21 de Abril de 2012. www.cni.org.br www.cni.org.br http://www.portaldaindustria.com.br/sesi/iniciativas/programas/sesinho/2012/04/1,2143/conheca-os-personagens.html 21 de Abril de 2012 Turma do Sesinho SAIBA MAIS SOBRE CADA UM DOS PERSONAGENS

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

1130 portugueses espalham se pelo mundo em projectos de Voluntariado Missionário

1130 portugueses espalham se pelo mundo em projectos de Voluntariado Missionário FUNDAÇÃO EVANGELIZAÇÃO E CULTURAS COMUNICADO DE IMPRENSA (2011_004) 1130portuguesesespalham sepelo mundoemprojectosdevoluntariado Missionário Emtempodefestivaiseviagensdelazer,jovenseadultos preferemdedicarasfériasaovoluntariado

Leia mais

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço.

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Empresário Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Sophie Kinsella, Jornalista Econômica e autora Você curte moda? Gosta de cozinhar? Ou talvez apenas goste de animais?

Leia mais

A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul

A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul Projeto educativo A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul A Ponte Entre a Escola e a Ciência Azul é um projeto educativo cujo principal objetivo é a integração ativa de estudantes do ensino secundário

Leia mais

Apresentação Intercultura. Introdução Missão História da Organização Estrutura da Organização Programas da Intercultura

Apresentação Intercultura. Introdução Missão História da Organização Estrutura da Organização Programas da Intercultura Apresentação Intercultura Introdução Missão História da Organização Estrutura da Organização Programas da Intercultura Introdução A Intercultura é uma Associação de Juventude e de Voluntariado; É uma organização

Leia mais

as s FESTIVAL DE ARTES

as s FESTIVAL DE ARTES as s ARTES MÚSICA WORKSHOPS SOLIDÁRIO FESTIVAL DE ARTES Festival ASAS Apresentação: ATB e Município de Penela Conceito Método Objetivos Cronograma/programação Projetos de intervenção social A região de

Leia mais

CartilhaEscola_Final.qxp:escola 9/16/08 6:23 PM Page 1

CartilhaEscola_Final.qxp:escola 9/16/08 6:23 PM Page 1 CartilhaEscola_Final.qxp:escola 9/16/08 6:23 PM Page 1 CartilhaEscola_Final.qxp:escola 9/16/08 6:23 PM Page 2 1 2 3 VISITEM A ESCOLA DE SEUS FILHOS SEMPRE QUE PUDEREM. CONVERSEM COM OS PROFESSORES. PERGUNTEM

Leia mais

LIDERANÇA PARA A MUDANÇA

LIDERANÇA PARA A MUDANÇA Um programa de aprendizagem activa para o desenvolvimento dos enfermeiros como líderes e gestores efectivos num ambiente de saúde em mudança constante. O programa de Liderança Para a Mudança teve o apoio

Leia mais

Relatório da viagem a França

Relatório da viagem a França Escola Básica e Secundária À Beira Douro- Medas Relatório da viagem a França Março de 2014 Realizado por: Joana Teixeira 9.º D Mariana Carvalho 9.º D Elaborado a 18 de Maio de 2014 Introdução A viagem

Leia mais

3 Truques Para Obter Fluência no Inglês

3 Truques Para Obter Fluência no Inglês 3 Truques Para Obter Fluência no Inglês by: Fabiana Lara Atenção! O ministério da saúde adverte: Os hábitos aqui expostos correm o sério risco de te colocar a frente de todos seus colegas, atingindo a

Leia mais

ABRIL HÁ JAZZ AO FUNDO DO TÚNEL UMA OBRA DE. / PTBluestation

ABRIL HÁ JAZZ AO FUNDO DO TÚNEL UMA OBRA DE. / PTBluestation ABRIL UMA OBRA DE HÁ JAZZ AO FUNDO DO TÚNEL Em abril, a Baixa-Chiado PT Bluestation convida o Hot Clube Portugal a programar um mês com muita música. O jazz vai percorrer os corredores da estação e contagiar

Leia mais

Homens. Inteligentes. Manifesto

Homens. Inteligentes. Manifesto Homens. Inteligentes. Manifesto Ser homem antigamente era algo muito simples. Você aprendia duas coisas desde cedo: lutar para se defender e caçar para se alimentar. Quem fazia isso muito bem, se dava

Leia mais

COMO É O SISTEMA DE ENSINO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO CANADÁ

COMO É O SISTEMA DE ENSINO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO CANADÁ COMO É O SISTEMA DE ENSINO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO CANADÁ Uma das principais preocupações de casais que pretendem morar no Canadá levando os filhos diz respeito à educação das crianças e adolescentes

Leia mais

IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino 2011 A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino 2011 A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Marília Darc Cardoso Cabral e Silva 1 Tatiane Pereira da Silva 2 RESUMO Sendo a arte uma forma do ser humano expressar seus sentimentos,

Leia mais

SONHOS SE TORNAM REALIDADE NA NOVA ESCÓCIA, NO CANADÁ WWW.NSISP.CA #NSISP

SONHOS SE TORNAM REALIDADE NA NOVA ESCÓCIA, NO CANADÁ WWW.NSISP.CA #NSISP SONHOS SE TORNAM REALIDADE NA NOVA ESCÓCIA, NO CANADÁ WWW.NSISP.CA #NSISP EDUCAÇÃO DE CLASSE MUNDIAL COM O MUNDO EM SUA SALA DE AULA Desde 1997, o Programa Internacional de Estudantes da Nova Escócia (NSISP,

Leia mais

Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa A Universidade de Lisboa está a fazer um estudo que procura saber como é que as crianças e os jovens portugueses utilizam a internet e o que pensam

Leia mais

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

Histórico Dados da Colectividade Descrição das Actividades Objectivos a atingir Meios Humanos

Histórico Dados da Colectividade Descrição das Actividades Objectivos a atingir Meios Humanos Histórico Dados da Colectividade Descrição das Actividades s a atingir Meios Humanos O Centro Popular de Trabalhadores do Bairro São João Atlético Clube com Estatutos aprovados em 28/02/1990 e publicados

Leia mais

Proposta de actividades pré e pós congresso EA Lusófono

Proposta de actividades pré e pós congresso EA Lusófono Proposta de actividades pré e pós congresso EA Lusófono A impactrip é uma promotora de viagens que combate as desigualdades sociais através do turismo solidário em Portugal. A nossa missão é promover experiências

Leia mais

Boletim Informativo nº 52 - Setembro 2013. Convívio. Associação de Apoio Social Nossa Senhora das Neves Instituição Particular de Solidariedade Social

Boletim Informativo nº 52 - Setembro 2013. Convívio. Associação de Apoio Social Nossa Senhora das Neves Instituição Particular de Solidariedade Social Boletim Informativo nº 52 - Setembro 2013 Convívio Associação de Apoio Social Nossa Senhora das Neves Instituição Particular de Solidariedade Social Prontos para (re)começar! Setembro de 2013, iniciamos

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem EXPLORAÇÃO Busco entender como as coisas funcionam e descobrir as relações entre as mesmas. Essa busca por conexões

Leia mais

Dica: Objectivo de HOJE: Tarefas. Identifique e envolva-se em desafios para os quais tem que adquirir ou desenvolver novos conhecimentos.

Dica: Objectivo de HOJE: Tarefas. Identifique e envolva-se em desafios para os quais tem que adquirir ou desenvolver novos conhecimentos. JANEIRO Identifique e envolva-se em desafios para os quais tem que adquirir ou desenvolver novos conhecimentos. A curiosidade traduz-se em três comportamentos: ter interesse por algo, procurar novidades

Leia mais

1. Em busca do sonho olímpico

1. Em busca do sonho olímpico 1. Em busca do sonho olímpico O Globo Jornal 22/05/2011 Vale (Sustentabilidade) 6 e 7 Página 1 Página 2 Página 3 Página 4 Adolescentes da seleção brasileira de judô sub-17 abrem mão de programas da idade,

Leia mais

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações R E A L I Z A Ç Ã O A P O I O COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO E EDUCAÇÃO-SEED COLÉGIO ESTADUAL MARCELINO CHAMPAGNAT-ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PROGRAMA DE

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO E EDUCAÇÃO-SEED COLÉGIO ESTADUAL MARCELINO CHAMPAGNAT-ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PROGRAMA DE GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO E EDUCAÇÃO-SEED COLÉGIO ESTADUAL MARCELINO CHAMPAGNAT-ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL-PDE PROJETO DE INTERVENÇÃO NA ESCOLA-PDE

Leia mais