Intercultura AFS Portugal

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Intercultura AFS Portugal"

Transcrição

1 PROGRAMA AFS O que é a Intercultura - AFS Portugal? A Intercultura AFS Portugal é uma Associação de Voluntariado Jovem sem fins lucrativos. Não tem filiações partidárias, religiosas ou outras e tem estatuto de Instituição de Utilidade Pública. Tem como objectivos contribuir para a Paz e Compreensão entre os Povos através de intercâmbios de jovens e famílias, para uma Aprendizagem Intercultural e Educação Global. O que é o Programa AFS Famílias de Acolhimento? São experiências de Intercâmbio em que um jovem estudante vive com uma Família de acolhimento voluntária e estuda numa escola secundária durante um trimestre, semestre ou ano lectivo, no nosso país. O estudante deverá ser integrado como um membro da família e partilhará das alegrias e problemas familiares, dos privilégios e responsabilidades, tal como todos os membros da família. Anualmente a Intercultura AFS Portugal recebe estudantes, com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos, provenientes dos mais variados países. Este programa permite às famílias de acolhimento um contacto com uma nova cultura, outra língua e outra forma de pensar e estar. Neste momento estamos a recrutar famílias de acolhimento, voluntárias, que gostassem de participar nesta experiência intercultural. Deixe o Mundo entrar em sua casa. Faça parte da maior família do mundo, A FAMÍLIA AFS!

2 Programa Anual - Setembro de 2011 a Junho de 2012 Alemanha Edgar Família no Estoril Helena Família em Marco de Canaveses Johann Família em Santa Maria da Feira Magdalena Família em Faro Maxim Família em Portimão Vera Família em Leiria Frida rapariga, 15 anos Vive com os pais e os dois irmão mais novos, de 5 e 8 anos, numa cidade do Sul do país. Já praticou violino, pratica karaté uma vez por semana e tem aulas de viola, tocando na orquestra da escola todas as semanas. Durante 7 anos praticou ballet e já jogou futebol num clube. Adora fazer snowboarding com a família e de passar as férias e fins de semana numa pequena quinta da família onde têm vacas e gatos, pois adora animais. É vegetariana há 3 anos. Laura rapariga, 15 anos Vive com os pais, dois gatos, a irmã de 12 anos e o irmão de 7 anos. Ainda que os irmãos sejam mais novos, diverte se muito com eles e ajuda uma amiga da irmã a estudar Francês e Inglês. Nos tempos livres gosta de estar com os amigos, tocar instrumentos musicais, ler, praticar desporto e ouvir música joga voleibol e ténis com os amigos, no inverno faz snowboarding e esqui, no verão pratica natação e toca flauta na orquestra. Espera vir a ser tradutora ou professora. Argentina Julia Família em Armamar, Viseu Ramiro rapaz, 16 anos Família de boas vindas em Vagos, Aveiro Este estudante tem uma excelente relação com os pais e a irmã de 19 anos, recorrendo a eles sempre que necessário. A mãe caracteriza o como sendo um típico adolescente e refere que quando é tratado com amor e carinho é compreensivo e afectuoso. Toca guitarra desde os 14 anos e joga ténis desde os 4 anos. Enquanto o Ramiro estiver a fazer a sua experiência AFS em Portugal, os seus pais irão ser família de acolhimento pela 3ª vez.

3 Chile Tomás rapaz, 17 anos As duas irmãs do Tomás, agora com 25 e 26 anos, também fizeram o programa AFS e os pais já acolheram duas vezes. Descrevem no como perseverante, calmo, responsável nos estudos, alegre, solidário e extrovertido. Joga basquetebol na equipa da escola e num clube, mas gosta de desporto em geral e de actividades ao ar livre todos os anos acampa durante 2 semanas com a família. Toca guitarra e gosta de cantar, tendo já participado numa competição regional. Faz voluntariado e o ano passado participou na reconstrução do Chile, depois do terramoto. É alérgico a gatos. Pretende ser dentista ou ter um trabalho relacionado com a área da Biologia. China Dongfang Família em Santa Cruz, Madeira Ziyi Família no Porto Colômbia Federico rapaz, 16 anos Este estudante de Bucaramanga vive com os pais e a irmã de 20 anos, também ela uma ex participante no programa AFS em Suíça. Os pais e os amigos descrevem no como respeitador, inteligente, divertido, amigo e boa pessoa. Gosta de ouvir música, viajar, estar com os amigos, ver filmes, ler e de aprender coisas sobre outras culturas, sendo esta uma das razões pela qual se candidatou ao programa AFS. A sua disciplina é História e espera vir a tirar um curso nessa área. Costa Rica Valeria Família no Porto Dinamarca Line rapariga, 16 anos Vive com a mãe e a irmã de 18 anos na pequena ilha de Falster e actualmente estão a acolher um estudante do Equador e o ano passado acolheram uma estudante da Suíça. Refere ser tímida no início das relações, curiosa, feliz, sorridente e sempre pronta para novas experiências. Adora fazer compras e ouvir música. Actualmente está a trabalhar para poder poupar algum dinheiro para a sua experiência AFS em Portugal. Não gosta muito de aves, mas adora animais em geral tem 2 gatos. A sua irmã fez o programa AFS em Itália, o que a inspirou a fazer também. Além disso, o seu sonho é ser intérprete e vê aqui uma boa oportunidade de aprender uma nova língua.

4 Sofie rapariga, 17 anos Nos seus tempos livres gosta de desenhar, pintar e jogar andebol, desporto que pratica há mais de 3 anos na posição de guarda redes, com treinos 2 a 3 vezes por semana. Gosta de actividades ao ar livre, por isso no verão e primavera costuma pescar com o pai, nadar ou passear na floresta ou na praia. Gosta de sítios calmos e verdes e como tal gostaria de ficar a viver nos Açores. Caracteriza se como sendo ambiciosa, teimosa, criativa, sonhadora, sensível, emocional e prestável. Solrun rapariga, 16 anos A Solrun vem das Ilhas Faroe. Tem duas irmãs mais novas, de 11 e 14 anos, e as três tocam trompete e jogam andebol, tal como a maior parte dos jovens da sua vila. Gosta de tricotar e costuma fazê lo nos seus tempos livre ou até mesmo enquanto vê um filme. Aos 11 anos participou num campo de verão na Suécia durante 4 semanas e com 15 anos esteve 3 semanas em Itália. As disciplinas favoritas são Educação Física, Biologia e Química. Pretende seguir Técnicas laboratoriais, Farmácia ou algo ligado a estas profissões. EUA Alexandra Família em Cascais Allison Família em Lisboa Amelia Família em Barcelos Sierra Família em Santarém Finlândia Laura Família no Porto Oona Família em Coimbra Holanda Anna rapariga, 18 anos Esta jovem é presidente da assembleia de estudantes da sua escola e é considerada optimista, divertida, motivada e boa amiga. Adora fazer equitação (pratica desde os 8 anos de idade), viajar e passear com a família e os amigos. Adora adquirir novos conhecimentos e uma das suas grandes motivações para iniciar se nesta nova aventura é a aprendizagem da língua e da cultura portuguesa. É vegetariana.

5 Hong Kong Hei rapariga, 15 anos A Angie, como gosta de ser chamada, vive com os pais e o irmão de 9 anos. Tem uma excelente relação com os pais, em particular com a mãe, sabe que pode contar sempre com eles e pede lhes conselhos sempre que acha pertinente. Pertence ao coro da escola e há dois anos que faz parte da equipa de voleibol. Gosta de cantar, actividades ao ar livre e de fazer natação, desporto que pratica ocasionalmente com os amigos. Os amigos caracterizam na como sendo animada, faladora, de confiança e querida. Hungria Lili Família em Santa Maria da Feira Islândia Eydis Família em Lisboa Thor Família em Cascais Itália Claudia Família em Belmonte Laura S. Família em Arganil, Coimbra Sílvia Família em Torres Vedras Sofia Família em Coimbra Susanna Família em Lisboa Laura R. rapariga, 17 anos Esta estudante agora vive só com os pais, pois o irmão de 19 anos estuda e vive noutro local. É paciente, calma, optimista e desarrumada. Recorre aos pais sempre que precisa de ajuda ou necessita de algum conselho. Nos seus tempos livres, o que mais gosta de fazer é ler, pois considera que dessa maneira consegue conhecer pessoas e ver as coisas sobre outras perspectivas. Toca clarinete há 8 anos numa banda da sua vila, instrumento que começou a tocar há 10 anos, e há uns meses começou a aprender a tocar piano. A mãe é Holandesa, razão pela qual esta estudante visita a Holanda com regularidade. Lucia rapariga, 17 anos Os amigos e a família descrevem na como sendo simpática, tímida e atenciosa. Vem de um meio pequeno onde vive com os pais e os 4 irmãos, com idades compreendidas entre os 16 e os 23 anos. Gosta de ler, escrever e representar, tendo já participado num musical da escola. A escola é como uma segunda casa, pois tenta sempre criar laços com os colegas e professores e participa nas actividades escolares sempre que possível. Não é apreciadora de desporto, mas por vezes frequenta o ginásio.

6 Martina rapariga, 16 anos Esta estudante de Nápoles é descrita como sendo obstinada, divertida, consistente, faladora, extrovertida, distraída e sincera. A mãe é a sua figura de referência e nos seus tempos livres gosta de ir ao teatro ou ao cinema com os amigos. Adora fazer equitação, representar e de ler, em especial poesia. Pratica natação 2 vezes por semana e gosta de estar sempre ocupada. Quer ser psicóloga. Sara rapariga, 17 anos Esta estudante é filha de pais marroquinos, mas vive em Itália desde que nasceu, actualmente a 30 km de Milão. Tem duas irmãs mais velhas (de 21 e 23 anos) e um irmão de 10 anos. Gosta de cozinhar e de ouvir música (principalmente dos anos 70, 80 e 90). Pratica atletismo 3 vezes por semana e voleibol uma vez por semana. Participa ainda no grupo de teatro da escola. Gostaria de seguir advocacia. Japão Megumi Família em Lisboa Yuki rapaz, 16 anos Este estudante vem de Tóquio, onde vive com os pais e o irmão mais velho que fez o programa AFS em Itália, o ano passado. O verão passado acampou com uns colegas da escola devido a um evento de natação e foi eleito o líder, cuja função consistia em planear as actividades. Nesse mesmo campo, teve oportunidade de treinar os estudantes mais novos para a prova dos 6 km. Gosta de tocar bateria, nadar, jogar golfe e desde os 6 anos que pratica futebol num clube da sua cidade. México Mariana rapariga 16 anos É Colombiana, mas vive no México há 3 anos devido à profissão do padrasto, jogador de futebol. Gosta muito de desporto, em particular de futebol e voleibol costuma ver os jogos do padrasto e faz parte da equipa de voleibol da escola. Nas suas tardes livres, costuma ir ao ginásio, jogar golfe ou praticar ténis. É uma pessoa muito sociável que gosta de estar com os amigos, ir ao cinema, ouvir música, dançar e faz voluntariado num hospital. Pretende estudar na área do Design. Noruega Josefine família em Lisboa Marianne Família em Palmela Nina Família em Leiria Ragni Família em Viana do Castelo

7 República Dominicana Manuel rapaz, 17 anos É sociável, gosta de passar tempo com os amigos e adora desporto, ginástica em particular, mas já praticou artes marciais, futebol e voleibol. Gosta de ir ao ginásio diariamente e é na ginástica que encontra um meio de relaxar, visto exigir uma concentração plena, o que faz com que não pense em mais nada. Gosta também de desenhar e de tocar piano e uma das suas grandes paixões é a ciência experimental desenha, cria e testa foguetes juntamente com 2 amigos. Estuda numa escola francesa e espera seguir Engenharia. Suíça Daria Família em Benavente Georgina Família na Maia Tailândia Tanachat Família em Cascais Tanatchaporn Família em Benavente Wichaya Família em Corroios, Seixal Apichaya rapariga, 15 anos Esta estudante vive com os pais e o irmão de 10 anos em Songkhla, a sul da Tailândia. Tem 2 cães, um gato e alguns peixes. Nos tempos livres gosta de ler, navegar na internet, tocar violino, nadar, fazer jogging e jogar ténis e badminton. Os amigos tratam na por View e consideram na generosa, compreensiva, sociável, muito participativa nas aulas e sempre disposta a ajudá los. Quando se depara com um problema que considera que necessita da ajuda de pessoas mais velhas, pede ajuda aos pais ou professores. É uma excelente aluna. Ayut rapaz 17 anos Conhecido como Boom, este excelente aluno é caracterizado como amigo, flexível, divertido, generoso e esforçado por atingir os seus objectivos. Aos fins de semana costuma correr, mas também gosta de nadar, jogar badminton, voleibol e andar de bicicleta. Gosta também desenhar, cozinhar (principalmente comida tailandesa), de cantar e de dançar, tendo ensaios de canto 3/4 vezes por semana. Inscreveu se no programa AFS para viver uma nova experiência, estudar uma nova língua, fazer novos amigos e conhecer uma nova cultura. Jitthana rapariga, 15 anos A Title, como gosta de ser chamada, é membro do clube de fotografia da escola e quando pode gosta de tirar fotografias aos amigos. Gosta de ir à praia, ler, ouvir música, estar com os amigos e dançar. Considera se faladora, generosa, amiga e responsável. Os amigos dizem lhe que está sempre a sorrir e que é uma pessoa que dificilmente se chateia. Vive em Banguecoque com os pais, uma prima mais velha e o avô. Tem uma excelente relação com os pais, por isso sempre que necessita recorre a eles.

8 Nichakorn rapariga, 16 anos Os amigos e família tratam na por Earn. Vem de Banguecoque, onde vive com os pais, a irmã de 20 anos, duas tias e a avó. Adora tocar piano, violino, desenhar, pintar, nadar, jogar basquetebol e ler. Escolheu Portugal para viver a sua experiência AFS para poder aprender a nossa língua, cultura e religião. Gosta de trabalhar em grupo, é confiante, muito responsável, sincera, criativa, bem educada e boa líder, segundo os pais e os professores. É uma excelente aluna, com nota máxima a todas as disciplinas. Espera vir a ser veterinária. Patcharaporn rapariga, 16 anos A New, como é normalmente conhecida, vem de Nonthaburi, uma província com mais de de habitantes, onde vive com os pais. Esta estudante está sempre a sorrir, adora doces e desporto, em particular basquetebol, desporto que pratica 4 vezes por semana. É tímida, mas quando conhece melhor as pessoas é faladora. Nos tempos livres gosta de cantar músicas tailandesas enquanto toca guitarra, dançar e de jogar basquetebol com os amigos. É uma adolescente independente, participativa nas actividades escolares, já acampou várias vezes e ajuda a organizar eventos escolares. Pirrahyan rapariga, 15 anos Esta estudante vive com os pais e o irmão de 10 anos no norte da Tailândia. Os pais caracterizam na como gentil, simpática e honesta. Pratica flauta e muitas vezes faz duetos com o irmão que toca piano. Para além de tocar flauta, adora ler, desenhar, pintar, fazer ponto cruz e navegar na internet, principalmente para satisfazer as suas curiosidades na área de biologia, uma área que gosta particularmente. Nas aulas de História ouviu falar de Portugal, o que fez com que quisesse conhecer melhor o nosso país e a nossa cultura. Viveu durante um ano e meio na Austrália e adora viajar e aprender novos idiomas. Rakchai rapaz, 17 anos O Chiang, tem 3 irmãos mais velhos e vive em Banguecoque. Uma das irmãs fez o programa AFS na Alemanha em Considera se flexível e prestável e os amigos referem que é criativo, amigo e líder. Inicialmente é tímido, mas quando conhece melhor as pessoas vai se tornando mais relaxado e divertido. Toca na banda da escola há 3 anos e nos seus tempos livres gosta de ensaiar e jogar badminton com os amigos. É um excelente aluno, sendo um dos melhores da turma. Turquia Orhun Família no Montijo Pinar rapariga, 18 anos Esta estudante vem de Ancara onde vive com os pais e a avó. Gosta de pintar, desenhar, nadar e jogar futebol, tendo já feito parte da equipa feminina de futebol da sua escola. Participou em várias peças de teatro da escola e dançou num musical. Adora viajar, animais e a natureza. Gostava de vir a ser arquitecta, a profissão que deseja ter desde criança.

9 Uruguai Ana rapariga, 17 anos Esta estudante uruguaia caracteriza se como sociável e extrovertida. Quem a conhece descreve a como positiva, generosa, mas um pouco impaciente. Canta e dança (2 vezes por semana) e nos seus tempos livres gosta de ir à praia com os amigos, ao cinema ou ir a um centro comercial. Estuda Turismo, razão pela qual tem a disciplina de Português e espera mais tarde trabalhar num hotel de 5 estrelas. Um dos seus sonhos passa também por ser uma cantora profissional. Programa Semestral - Setembro de 2011 a Fevereiro de 2012 Alemanha Annika N. Família em Lisboa Annika T. rapariga, 16 anos Família de boas vindas em Sintra A Annika é filha de mãe portuguesa, razão pela qual já visitou o nosso país. Considera se uma pessoa muito activa e adora desporto, praticando dança e ginástica duas vezes por semana. Gosta de fazer colagens, tirar fotografias, desenhar e de passar tempo com os amigos, seja a andar de bicicleta, a patinar no gelo ou a fazer compras. Dá explicações a estudantes mais novos e gere um grupo de crianças ginastas, o que considera divertido e que aprende bastante com eles. É muito boa aluna, com nota máxima a muitas disciplinas. É alérgica a cavalos. Ruth rapariga, 16 anos Vive em Neuss, perto de Dusseldorf, com os pais e o irmão de 13 anos. A família e os amigos descrevemna como amigável, divertida, feliz e optimista. Gosta de actividades ao ar livre, de fazer compras e de crianças. Nos seus tempos livres gosta de estar com os amigos, ouvir música e de fazer babysitting. Com esta experiência que está prestes a vivenciar, espera aprender uma nova cultura e língua, tornar se mais independente e regressar a casa com novos amigos. Argentina Thomas Família em Mafra Canadá Alicia Família em Torres Novas

10 Programa Trimestral Setembro a Novembro de 2011 Bélgica Flandres Emilie Família no Porto Jolien Família na Trofa Anouk Família em Alenquer Ellie rapariga, 16 anos Vive a 30km de Antuérpia, com os pais e o irmão de 21 anos e a irmã de 18 anos. Os amigos dizem que é animada e bastante faladora, mas só quando conhece as pessoas. Gosta de aprender novas línguas e o seu maior interesse é a música toca violino há 8 anos e piano desde os 13 anos razão pela qual planeia trazer o seu violino para Portugal. Além disso é membro da orquestra da escola e gosta de dançar pratica dança pop e ballet moderno. Emmely rapariga, 16 anos Esta estudante tem uma excelente relação com a família e amigos, razão pela qual diz que quando está com eles, está muito feliz. É muito sociável, faladora, membro de um clube de jovens e de um clube de dicção, onde aprende a escrever textos e aprofunda o seu conhecimento acerca de escritores e actores. Apesar de considerar que não é boa desportista, pratica atletismo 2 vezes por semana pois reconhece a importância de fazer desporto. É vegetariana, mas diz não ter problemas em não o ser durante os 3 meses que viverá em Portugal, se a família assim o preferir. Bélgica Francesa Odile rapariga, 15 anos Esta estudante caracteriza se como sendo extrovertida, pratica jogging e toca guitarra há 7 anos. Gosta de fazer muitas actividades, principalmente aquelas que estão ligadas ao desporto. Faz parte do clube juvenil da sua vila, onde organizam muitas actividades tais como canoagem, bowling e patinagem no gelo. Os amigos são muito importantes para ela, razão pela qual passa muito tempo com eles. Quando for mais velha espera vir a ser pediatra. Hungria Szabina Família em Vila do Conde Itália Alessandra Família em Lisboa Andrea Família em Lisboa

11 Giada rapariga, 16 anos Esta estudante vem de Cesena, onde vive com os pais e a irmã de 18 anos. O ano passado a irmã também fez o seu programa AFS em Portugal e este ano decidiu também ela viver uma experiência do género. Considera se uma pessoa simples, feliz e com óptima relação com os pais. Gosta imenso de desporto e no Inverno faz espectáculos de dança desporto que pratica há 10 anos. A fotografia é outra das suas paixões, razão pela qual quase todos os dias usa a máquina fotográfica. Roberta rapariga, 17 anos Vive com a mãe e a irmã de 23 anos em Calabria, no sul de Itália. Descreve se como sendo uma pessoa bem disposta, engraçada, generosa e responsável. Gosta de ver jogos de futebol e partidas de ténis na televisão e adora andar de bicicleta e fazer longas caminhadas com os amigos. Em casa, gosta de ouvir música, ver televisão e ler. Tem medo de insectos e répteis. Teresa rapariga, 17 anos A família e os amigos descrevem na como sendo reservada, sincera, forte e determinada. Considera se também uma pessoa muito positiva e a mãe refere que é uma rapariga doce, leal, controlada, curiosa, sociável e como alguém que adora vivenciar novas experiências. É apaixonada por línguas, razão pela qual pretende ser Intérprete. Vive com a mãe e a irmã de 19 anos a 30 km de Nápoles. Letónia Maira Família em Braga Katrine rapariga, 16 anos Vive em Riga com a mãe, o padrasto e os dois irmãos, de 13 e 4 anos. Os amigos caracterizam na como independente, generosa, emocional e alguém que nunca deixa nada por acabar. Sabe que pode confiar na mãe, por isso sempre que necessita pede lhe ajuda. É uma rapariga bastante activa, que gosta de jogar ténis, basquetebol, nadar, andar de bicicleta, cantar, mas gosta principalmente de fazer actividades manuais, onde a criatividade dela pode ser manifestada. Rússia Anna Família em Cascais

12 Estes estudantes chegam ao nosso País em Setembro para iniciarem uma experiência de intercâmbio na cultura Portuguesa! Contacte nos enviando um para info ou consulte o nosso site e siga os seguintes passos: Família de Acolhimento Inscreva se para obter mais informações sobre os nossos Programas de Aprendizagem Intercultural! afs.pt Intercultura AFS Portugal Rua de Santa Justa, nº 38, 4º LISBOA Tel: Fax:

Deixe o Mundo entrar em sua casa. Faça parte da maior família do mundo, A FAMÍLIA AFS!

Deixe o Mundo entrar em sua casa. Faça parte da maior família do mundo, A FAMÍLIA AFS! PROGRAMA AFS O que é a Intercultura - AFS Portugal? A Intercultura AFS Portugal é uma Associação de Voluntariado Jovem sem fins lucrativos. Não tem filiações partidárias, religiosas ou outras e tem estatuto

Leia mais

Portugués PROBA DE CERTIFICACIÓN DE NIVEL INTERMEDIO. Expresión oral ... / 25. Tarefa 1 Interacción / 12,5. Tarefa 2 Monólogo / 12,5 PUNTUACIÓN

Portugués PROBA DE CERTIFICACIÓN DE NIVEL INTERMEDIO. Expresión oral ... / 25. Tarefa 1 Interacción / 12,5. Tarefa 2 Monólogo / 12,5 PUNTUACIÓN Apelidos e nome da persoa candidata:... PROBA DE CERTIFICACIÓN DE NIVEL INTERMEDIO Portugués PUNTUACIÓN Tarefa 1 Interacción / 12,5 Tarefa 2 Monólogo / 12,5... / 25 TAREFA 1 (INTERAÇÃO) - FICHA 1A Tempo

Leia mais

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A13 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Há 4 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Encarregada de Serviços Gerais. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? O contacto directo

Leia mais

ELEIÇÕES REGIONAIS ELEIÇÃO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA

ELEIÇÕES REGIONAIS ELEIÇÃO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA ELEIÇÕES REGIONAIS 2 0 1 5 ELEIÇÃO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA O que é uma eleição? Uma eleição é quando votamos para escolher quem nos vai representar e falar em nosso nome.

Leia mais

Directiva Europeia para a Igualdade de Tratamento no Emprego e na actividade profissional Inclusion Europe

Directiva Europeia para a Igualdade de Tratamento no Emprego e na actividade profissional Inclusion Europe Directiva Europeia para a Igualdade de Tratamento no Emprego e na actividade profissional Inclusion Europe Relatório A Inclusion Europe e os seus 49 membros de 36 países lutam contra a exclusão social

Leia mais

Dia da Criança é a 1 de Junho

Dia da Criança é a 1 de Junho 1 de 5 24-05-2016 21:05 Versão web Actualizar preferências Remover subscrição Gostar Tweet Reenviar Dia da Criança é a 1 de Junho Apesar do trabalho que dão, as crianças são o melhor que o mundo tem para

Leia mais

Empreender para Crescer

Empreender para Crescer Empreender para Crescer R. Miguel Coelho Chief EntusiastPersonalBrands Caros Pais e Encarregados de Educação, este ano lectivo, por iniciativa da Assoc. Pais do Colégio, vai iniciar-se em Novembro uma

Leia mais

Caracterização dos Contextos de Origem dos Sujeitos que Integram o Conteúdo da Amostra

Caracterização dos Contextos de Origem dos Sujeitos que Integram o Conteúdo da Amostra Caracterização dos Contextos de Origem dos Sujeitos que Integram o Conteúdo da Amostra 1/SM/8A-Gustavo Área de Residência Vila Nova de Gaia 4º ano Escola pública Aceleração Educativa: entrada antecipada

Leia mais

Perfil turma (1002) Constituição da turma

Perfil turma (1002) Constituição da turma ESCOLA SECUNDÁRIA D. SANCHO I Programa Sócrates Acção Comenius 1 Projecto de Desenvolvimento Escolar 5/6 Projecto: «Da Nascente até à Foz» Visões Transeuropeias Relacionadas com Métodos Perfil turma (1)

Leia mais

OBJECTIVOS DO PROJECTO

OBJECTIVOS DO PROJECTO INTRODUÇÃO Este projecto destina-se às crianças dos três aos seis anos de idade. A Lei Quadro da Educação Pré-escolar estabelece como princípio geral que a educação pré-escolar é a primeira etapa da educação

Leia mais

MAFALDA DI MARTINO CALDAS LOPES SERAFIM

MAFALDA DI MARTINO CALDAS LOPES SERAFIM MAFALDA DI MARTINO CALDAS LOPES SERAFIM Nasceu a 21.12.2000 em Lisboa numa família com fortes tradições desportivas e tem dois irmãos, a Vera com 7 e o Diogo com 4. Começou a ir às aulas de adaptação ao

Leia mais

A leitura, um bem essencial

A leitura, um bem essencial A leitura, um bem essencial A leitura, um bem essencial A leitura é uma competência básica que todas as pessoas devem adquirir para conseguirem lidar de forma natural com a palavra escrita. Mas aprender

Leia mais

TIMI 3. 1 Observa a imagem e escreve frases. 2 Lê e completa. Ex.: No quarto há duas camas. do segundo esquerdo. um irmão.

TIMI 3. 1 Observa a imagem e escreve frases. 2 Lê e completa. Ex.: No quarto há duas camas. do segundo esquerdo. um irmão. TIMI 3 1 Observa a imagem e escreve frases. Ex.: No quarto há duas camas. 2 Lê e completa. Tu Eles Ela Vocês Tu Eu O pássaro Eu Ele Vocês 4 / quatro do segundo esquerdo. um boné. um irmão. gémeos. muitos

Leia mais

GRADUADO EM EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA PROVA LIVRE. Exercício 3 ÂMBITO DE COMUNICAÇÃO: PORTUGUÊS

GRADUADO EM EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA PROVA LIVRE. Exercício 3 ÂMBITO DE COMUNICAÇÃO: PORTUGUÊS GRADUADO EM EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA PROVA LIVRE Exercício 3 ÂMBITO DE COMUNICAÇÃO: PORTUGUÊS MAIO 2011 Apelidos e nome. GRUPO I Leia o Texto A e consulte o vocabulário apresentado a seguir ao texto. TEXTO

Leia mais

4ª - Sim, já instalei o programa em casa e tudo. Vou fazer muitas músicas e gravar-me a cantar nelas também.

4ª - Sim, já instalei o programa em casa e tudo. Vou fazer muitas músicas e gravar-me a cantar nelas também. Entrevistas: Por escrito: A_5: 1ª - É fazer uma música sozinha, como eu gosto, com a ajuda do computador. Abrimos a Ableton Live, criamos as faixas que precisamos, escolhemos a forma e como é que cada

Leia mais

10 pontos importantes a saber antes de iniciares e teu curso de instrutor de yoga.

10 pontos importantes a saber antes de iniciares e teu curso de instrutor de yoga. 10 pontos importantes a saber antes de iniciares e teu curso de instrutor de yoga. Este documento é para praticantes de yoga que considerem a possibilidade de se tornarem instrutores ou professores de

Leia mais

Q U E R E S S E R V O L U N T Á R I O?

Q U E R E S S E R V O L U N T Á R I O? Q U E R E S S E R V O L U N T Á R I O? Da importância do desenvolvimento de competências interpessoais na prática, da necessidade de uma formação mais humana, da crescente consciencialização da injustiça

Leia mais

de diferentes Delgada, a família Gubler toma o pequeno-almoço. "Sentimo-nos em casa", conta Nina, a filha. Descobriram o destino em alguns

de diferentes Delgada, a família Gubler toma o pequeno-almoço. Sentimo-nos em casa, conta Nina, a filha. Descobriram o destino em alguns Turistas dão "nota positiva" ao destino Açores Turistas de diferentes países estão maravilhados com as "ilhas de bruma". Os elogios batem em muito as sugestões WILSON LEDO /PEDRO NUNES LAGARTC Turistas

Leia mais

As Tic- Tecnologias de Informação e Comunicação nos meus Percursos de Vida Pessoal e Profissional

As Tic- Tecnologias de Informação e Comunicação nos meus Percursos de Vida Pessoal e Profissional As Tic- Tecnologias de Informação e Comunicação nos meus Percursos de Vida Pessoal e Profissional 1 Nasci no dia 4 de Novembro de 1967, na freguesia de Vila Boa do Bispo, Concelho de Marco de Canaveses,

Leia mais

Áustria Viena. Foi uma grande surpresa o facto de todos os alunos andarem descalços ou de pantufas.

Áustria Viena. Foi uma grande surpresa o facto de todos os alunos andarem descalços ou de pantufas. Áustria Viena Foi uma grande surpresa o facto de todos os alunos andarem descalços ou de pantufas. Apenas fui assistir a uma aula, que acabou por não ser dada devido à presença dos alunos estrangeiros

Leia mais

Apresentação Intercultura. Introdução Missão História da Organização Estrutura da Organização Programas da Intercultura

Apresentação Intercultura. Introdução Missão História da Organização Estrutura da Organização Programas da Intercultura Apresentação Intercultura Introdução Missão História da Organização Estrutura da Organização Programas da Intercultura Introdução A Intercultura é uma Associação de Juventude e de Voluntariado; É uma organização

Leia mais

UMA CARTILHA INTEIRINHA PARA VOCÊ

UMA CARTILHA INTEIRINHA PARA VOCÊ UMA CARTILHA INTEIRINHA PARA VOCÊ VOCÊ PODE AJUDAR A CONSTRUIR ESSA HISTÓRIA. APROVEITE TODA A DIVERSIDADE DAS CORES DO MUNDO E DEIXE SUA MARCA, COLORINDO OU PINTANDO. MÃOS À OBRA! Concepção, pesquisa

Leia mais

Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication

Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication Uma Cidade para Todos Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication Colaboração Nuno Oliveira, coordenador do Serviço de Psicologia do 1º ciclo do Ensino Básico da EMEC - Empresa Municipal

Leia mais

Distrito 4570 RELATÓRIO DE INTERCAMBISTA BRASILEIRO NO EXTERIOR (Outbound)

Distrito 4570 RELATÓRIO DE INTERCAMBISTA BRASILEIRO NO EXTERIOR (Outbound) Distrito 4570 RELATÓRIO DE INTERCAMBISTA BRASILEIRO NO EXTERIOR (Outbound) Nome do Intercambista: Julia Albuquerque da Silva Romaguera Louro Data: 16.11.14 Patrocinado no Brasil pelo Rotary Club de: Rotary

Leia mais

Relatório da viagem a França

Relatório da viagem a França Escola Básica e Secundária À Beira Douro- Medas Relatório da viagem a França Março de 2014 Realizado por: Joana Teixeira 9.º D Mariana Carvalho 9.º D Elaborado a 18 de Maio de 2014 Introdução A viagem

Leia mais

Estágios profissionais são bons para ganhar experiência

Estágios profissionais são bons para ganhar experiência 79% dos universitários portugueses garantem Estágios profissionais são bons para ganhar experiência A rede Universia e o portal de empregos www.trabalhando.com realizaram em nove países um questionário

Leia mais

Ateneu Desportivo de Leiria. Newsletter Ginástica ABRIL 2013

Ateneu Desportivo de Leiria. Newsletter Ginástica ABRIL 2013 Newsletter Ginástica ABRIL 2013 Leiria, 30 de Abril de 2013 Tivemos um mês de Abril muito animado! No dia 20 participámos na 3ª Edição do LudoApta, um evento organizado pela Associação OASIS e pela Escola

Leia mais

Projecto de Desenvolvimento Escolar Comenius Acção Comenius 1 - Parcerias entre escolas

Projecto de Desenvolvimento Escolar Comenius Acção Comenius 1 - Parcerias entre escolas Projecto de Desenvolvimento Escolar Comenius Acção Comenius 1 - Parcerias entre escolas Avaliação: um passo determinante para a implementação da qualidade no ensino O objectivo deste projecto é a compreensão

Leia mais

Homens. Inteligentes. Manifesto

Homens. Inteligentes. Manifesto Homens. Inteligentes. Manifesto Ser homem antigamente era algo muito simples. Você aprendia duas coisas desde cedo: lutar para se defender e caçar para se alimentar. Quem fazia isso muito bem, se dava

Leia mais

Apresentação. Olá! O meu nome é Paulo Rebelo e sou apostador profissional.

Apresentação. Olá! O meu nome é Paulo Rebelo e sou apostador profissional. Apresentação Olá! O meu nome é Paulo Rebelo e sou apostador profissional. Ao longo dos últimos anos, tem aumentado o interesse em redor das apostas. A imprensa tem-se interessado pelo meu trabalho pelo

Leia mais

BOAS FÉRIAS, LÊ, JOGA E DIVERTE-TE!

BOAS FÉRIAS, LÊ, JOGA E DIVERTE-TE! JUNHO 2014 BOAS FÉRIAS, LÊ, JOGA E DIVERTE-TE! Caros leitores e leitoras, A presente edição é a última do Jornal Caça Notícias do Agrupamento de Escolas Roque Gameiro, mas não se preocupem, continuarão

Leia mais

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO?

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? Apresentação Ir para a escola, passar um tempo com a família e amigos, acompanhar as últimas novidades do mundo virtual, fazer um curso de inglês e praticar um esporte são

Leia mais

Actividades realizadas ao longo do ano. Quem somos. Vila de Rabo de Peixe. Verão. Natal. durante o ano. Páscoa

Actividades realizadas ao longo do ano. Quem somos. Vila de Rabo de Peixe. Verão. Natal. durante o ano. Páscoa 2004-2012 Fica situada na Ilha de São Miguel a cerca de 10 km da Ribeira Grande e 25 km de Ponta Delgada. É uma das zonas mais pobres de Portugal. Dos seus oito mil habitantes, mais de metade vive em situação

Leia mais

Queridos Pais e educandos!

Queridos Pais e educandos! 1 Queridos Pais e educandos! Pensando em sua saúde, e da sua família, ficaremos sem nos ver mais esta semana e para que o semestre não fique prejudicado estamos enviando algumas atividades para serem realizadas

Leia mais

ENCONTRO 2: ESTABELECENDO LIMITES AOS FILHOS 11 DE FEVEREIRO DE 2015

ENCONTRO 2: ESTABELECENDO LIMITES AOS FILHOS 11 DE FEVEREIRO DE 2015 Serviço de Atendimento Psicopedagógico Silvany Brasil Serviço Socioeducacional Divaneid Araújo ENCONTRO 2: ESTABELECENDO LIMITES AOS FILHOS 11 DE FEVEREIRO DE 2015 Datas JANEIRO FEVEREIRO MARÇO ABRIL MAIO

Leia mais

Português Língua Estrangeira Teste (50 horas)

Português Língua Estrangeira Teste (50 horas) Português Língua Estrangeira Teste (50 horas) Nome: Data: A Importa-se de responder a umas perguntas? Está bem. Obrigado. 1 Como é que se chama? 2 O que é que faz? 3 Vive aqui agora? 4 Há quanto tempo

Leia mais

NORMAS DE FUNCIONAMENTO Aspetos organizativos

NORMAS DE FUNCIONAMENTO Aspetos organizativos As férias desportivas pretendem ser um espaço de Educar em Tempo Livre, através de atividades físicomotoras e expressivas. Estas atividades têm o propósito de possibilitar às crianças e jovens, durante

Leia mais

Anexo 1. Guião da conversa informal exploratória com as docentes de Língua Estrangeira I Inglês

Anexo 1. Guião da conversa informal exploratória com as docentes de Língua Estrangeira I Inglês ANEXOS Anexo 1 Guião da conversa informal exploratória com as docentes de Língua Estrangeira I Inglês 1. Situação profissional 2. Tempo de serviço no exercício de funções docentes 3. Distância casa/escola

Leia mais

ERC/ISCTE Estudo de Recepção dos Meios de Comunicação. Questionários nas Escolas

ERC/ISCTE Estudo de Recepção dos Meios de Comunicação. Questionários nas Escolas ERC/ISCTE Estudo de Recepção dos Meios de Comunicação Questionários nas Escolas Nº de inquiridos: 814 Percentagens de respostas válidas Idade 9 10 11 12 13 14 15,4 18,1 19,5 15,3 17,5 14,1 Sexo Rapaz Rapariga

Leia mais

entanto, nós gostamos de nos divertir no nosso tempo livre. As atividades mais comuns que estamos envolvidos é cinema, shopping e passar tempo com

entanto, nós gostamos de nos divertir no nosso tempo livre. As atividades mais comuns que estamos envolvidos é cinema, shopping e passar tempo com Olá! Nós somos a família Geraci. Meu nome é Érica,sou Brasileira e meu marido é Dan, Americano. Estamos casados há quase 5 anos e agora temos um bebê de 6 meses chamada Kaysen. Kaysen é um bebê alegre,

Leia mais

A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul

A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul Projeto educativo A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul A Ponte Entre a Escola e a Ciência Azul é um projeto educativo cujo principal objetivo é a integração ativa de estudantes do ensino secundário

Leia mais

ÁREAS DE ATUAÇÃO PROGRAMA DE VOLUNTÁRIOS CBRU 2015

ÁREAS DE ATUAÇÃO PROGRAMA DE VOLUNTÁRIOS CBRU 2015 ÁREAS DE ATUAÇÃO PROGRAMA DE VOLUNTÁRIOS CBRU 2015 *Este informativo foi criado em conjunto com pessoas que já atuaram como voluntárias nos eventos da CBRu. Obrigada a todos pela colaboração! VIVA NOVAS

Leia mais

Boletim Informativo nº 52 - Setembro 2013. Convívio. Associação de Apoio Social Nossa Senhora das Neves Instituição Particular de Solidariedade Social

Boletim Informativo nº 52 - Setembro 2013. Convívio. Associação de Apoio Social Nossa Senhora das Neves Instituição Particular de Solidariedade Social Boletim Informativo nº 52 - Setembro 2013 Convívio Associação de Apoio Social Nossa Senhora das Neves Instituição Particular de Solidariedade Social Prontos para (re)começar! Setembro de 2013, iniciamos

Leia mais

SENTE FAZ PARTILHA IMAGINA. Kit do Professor

SENTE FAZ PARTILHA IMAGINA. Kit do Professor Kit do Professor A Associação High Play pretende proporcionar a crianças e jovens um Projecto Educativo preenchido de experiências positivas que permitam o desenvolvimento de competências transversais

Leia mais

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates 1º ano do Ensino Fundamental I O que você gosta de fazer junto com a sua mã e? - Dançar e jogar um jogo de tabuleiro. - Eu gosto de jogar futebol

Leia mais

1º de Maio todos os dias

1º de Maio todos os dias Pág: 22 Área: 15,95 x 21,58 cm² Corte: 1 de 5 1º de Maio todos os dias Numa zona verde da cidade de Lisboa, no bairro de Alvalade, o Parque de Jogos 1º de Maio tem um borbulhar de actividade constante.

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Sobre Fernando Pessoa

APRESENTAÇÃO. Sobre Fernando Pessoa SUMÁRIO APRESENTAÇÃO Sobre Fernando Pessoa... 7 Ricardo Reis, o poeta clássico... 21 ODES DE RICARDO REIS... 29 CRONOLOGIA... 170 ÍNDICE DE POEMAS... 175 5 6 APRESENTAÇÃO Sobre Fernando Pessoa Falar de

Leia mais

PROGRAMA AFS. Deixe o Mundo entrar em sua casa. Faça parte da maior família do mundo, A FAMÍLIA AFS!

PROGRAMA AFS. Deixe o Mundo entrar em sua casa. Faça parte da maior família do mundo, A FAMÍLIA AFS! PROGRAMA AFS O que é a Intercultura - AFS Portugal? A Intercultura AFS Portugal é uma Associação de Voluntariado Jovem sem fins lucrativos. Não tem filiações partidárias, religiosas ou outras e tem estatuto

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

Anexo 2.1 - Entrevista G1.1

Anexo 2.1 - Entrevista G1.1 Entrevista G1.1 Entrevistado: E1.1 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 51 anos Masculino Cabo-verde 40 anos em Portugal: Escolaridade: Imigrações prévias : São Tomé (aos 11 anos) Língua materna:

Leia mais

ESTUDANTES QUE INGRESSARAM PELA 1ª VEZ NUM CURSO DE NÍVEL SUPERIOR EM PORTUGAL NO ANO LECTIVO 2004/05. Dados Estatísticos PARTE II

ESTUDANTES QUE INGRESSARAM PELA 1ª VEZ NUM CURSO DE NÍVEL SUPERIOR EM PORTUGAL NO ANO LECTIVO 2004/05. Dados Estatísticos PARTE II ESTUDANTES QUE INGRESSARAM PELA 1ª VEZ NUM CURSO DE NÍVEL SUPERIOR EM PORTUGAL NO ANO LECTIVO 2004/05 Dados Estatísticos PARTE II ESTUDANTES DE PÓS-LICENCIATURA (Mestrados e Doutoramentos) DSAS- Direcção

Leia mais

O CAMINHO PARA REFLEXÃO

O CAMINHO PARA REFLEXÃO O CAMINHO PARA REFLEXÃO a 1 Semana EMPREENDER É DAR A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIEDADE No mudo dos negócios existe a diferença visível do acomodado que nunca quer aprender a mesma coisa duas vezes e o

Leia mais

Eu, você e o presente da natureza...

Eu, você e o presente da natureza... Eu, você e o presente da natureza... Cartilha para 1º e 2º anos TEMA 2012/2013: www.vemcomagentebr.com.br uma atividade do PROGRAMA VEM COM A GENTE Cultura, Educação e Meio Ambiente www.vemcomagentebr.com.br

Leia mais

Anexo A - A UTILIZAÇÃO DAS TIC PELOS ALUNOS (Questionário)

Anexo A - A UTILIZAÇÃO DAS TIC PELOS ALUNOS (Questionário) ANEXOS Anexo A - A UTILIZAÇÃO DAS TIC PELOS ALUNOS (Questionário) 153 A UTILIZAÇÃO DAS TIC PELOS ALUNOS (ESCOLA E.B. 2,3 DE SOURE 7.º Ano de Escolaridade) QUESTIONÁRIO A tua colaboração no preenchimento

Leia mais

Como aconteceu essa escuta?

Como aconteceu essa escuta? No mês de aniversário do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, nada melhor que ouvir o que acham as crianças sobre a atuação em Educação Integral realizada pela Fundação Gol de Letra!! Conheça um

Leia mais

Acesso à Educação para Filhos de Imigrantes Folheto Informativo

Acesso à Educação para Filhos de Imigrantes Folheto Informativo Acesso à Educação para Filhos de Imigrantes Folheto Informativo 1 INTRODUÇÃO O Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas em colaboração com o Secretariado Entreculturas elaborou esta brochura

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES / 2011. O ano de 2011 ficará marcado pelas eleições para os órgãos sociais, que se realizarão no mês de Fevereiro.

PLANO DE ACTIVIDADES / 2011. O ano de 2011 ficará marcado pelas eleições para os órgãos sociais, que se realizarão no mês de Fevereiro. PLANO DE ACTIVIDADES / 2011 O ano de 2011 ficará marcado pelas eleições para os órgãos sociais, que se realizarão no mês de Fevereiro. Nesta sequência, a actual Direcção propõe um conjunto de actividades

Leia mais

Propostas de Escrita Criativa. Envelope com as possíveis propostas de texto de escrita criativa

Propostas de Escrita Criativa. Envelope com as possíveis propostas de texto de escrita criativa Propostas de Escrita Criativa Envelope com as possíveis propostas de texto de escrita criativa Exploração da História - O Gato Gonçalves Reconstituição da História em grande grupo e a pares Reconstituição

Leia mais

[Aprender Português / Portugiesisch lernen]

[Aprender Português / Portugiesisch lernen] [Aprender Português / Portugiesisch lernen] Sabias que segundo a última edição do livro The Ethnologue: languages of the world, o número de línguas faladas no mundo é de 6912. 1. Analisa o seguinte ranking

Leia mais

Eleição. para o Presidente da República

Eleição. para o Presidente da República Eleição para o Presidente da República O que é uma eleição? Uma eleição é quando votamos na melhor pessoa para defender os nossos interesses. Podemos decidir votar numa pessoa porque concordamos com as

Leia mais

Roteiro Do Associativismo Juvenil

Roteiro Do Associativismo Juvenil Roteiro Do Associativismo Juvenil Leiria - Dia 19 de fevereiro 2015 PROGRAMA 09h30m - Pequeno-almoço com jornalistas, nos Serviços Desconcentrados do IPDJ, I.P. em Leiria 10h15m - Visita à Associação Fazer

Leia mais

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR Índice Índice Prefácio Sobre o autor Introdução Como ser produtivo estudando corretamente Você já organizou o seu tempo e os seus dias para estudar? Definir o que vai estudar Organizando

Leia mais

Informações e instruções para os candidatos

Informações e instruções para os candidatos A preencher pelo candidato: Nome: N.º de inscrição: Documento de identificação: N.º : Local de realização da prova: A preencher pelo avaliador: Classificação final: Ass: Informações e instruções para os

Leia mais

VOCÊ QUER LER EM INGLÊS EM APENAS 7 DIAS?

VOCÊ QUER LER EM INGLÊS EM APENAS 7 DIAS? VOCÊ QUER LER EM INGLÊS EM APENAS 7 DIAS? Olá. Eu sou o Charlles Nunes, coordenador do BLZ Idiomas. Aprendi inglês como autodidata e trabalho com ensino há mais de 20 anos. Tenho uma ideia para compartilhar:

Leia mais

24 O uso dos manuais de Matemática pelos alunos de 9.º ano

24 O uso dos manuais de Matemática pelos alunos de 9.º ano 24 O uso dos manuais de Matemática pelos alunos de 9.º ano Mariana Tavares Colégio Camões, Rio Tinto João Pedro da Ponte Departamento de Educação e Centro de Investigação em Educação Faculdade de Ciências

Leia mais

ABRIL HÁ JAZZ AO FUNDO DO TÚNEL UMA OBRA DE. / PTBluestation

ABRIL HÁ JAZZ AO FUNDO DO TÚNEL UMA OBRA DE. / PTBluestation ABRIL UMA OBRA DE HÁ JAZZ AO FUNDO DO TÚNEL Em abril, a Baixa-Chiado PT Bluestation convida o Hot Clube Portugal a programar um mês com muita música. O jazz vai percorrer os corredores da estação e contagiar

Leia mais

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II Aprendendo a ESTUDAR Ensino Fundamental II INTRODUÇÃO Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender. Paulo Freire DICAS EM AULA Cuide da

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO LMC 2015 RESULTADOS

QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO LMC 2015 RESULTADOS QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO LMC 205 RESULTADOS I. Caracterização dos respondentes. Número de respondentes: 54 2. Género 2 Feminino Masculino 78% 3. Idade 9% 8% 39% 2 De 2 a 30 anos De 3 a 40 anos De 4 a

Leia mais

Marcela Soares Marcia Hodson

Marcela Soares Marcia Hodson Marcela Soares Marcia Hodson A história do AFS começou bem antes da sua chegada ao Brasil em 1956. O AFS foi fundado na França em 1914 por A. Piatt Andrew, imediatamente após a manifestação da 1ª Guerra

Leia mais

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para QUAL NEGÓCIO DEVO COMEÇAR? No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para então definir seus objetivos e sonhos.

Leia mais

Uma Missão para recordar

Uma Missão para recordar Uma Missão para recordar Na semana passada, dias 18, 19, 20 e 21 tive a oportunidade de participar na Missão JRA Conservação ex-situ 2015, no Jardim Zoológico de Lisboa. Esta atividade organizada pela

Leia mais

Matemática. Prova a de Aferição de. 1.º Ciclo do Ensino Básico. Prova de Aferição de Matemática 1.º Ciclo do Ensino Básico. A preencher pelo Aluno

Matemática. Prova a de Aferição de. 1.º Ciclo do Ensino Básico. Prova de Aferição de Matemática 1.º Ciclo do Ensino Básico. A preencher pelo Aluno Prova de Aferição de Matemática 1.º Ciclo do Ensino Básico A preencher pelo Aluno 2007 Nome: A preencher pela U.E. N.º convencional do aluno: N.º convencional da escola: N.º convencional do aluno: N.º

Leia mais

Turma do Sesinho. 21 de Abril de 2012. www.cni.org.br

Turma do Sesinho. 21 de Abril de 2012. www.cni.org.br www.cni.org.br http://www.portaldaindustria.com.br/sesi/iniciativas/programas/sesinho/2012/04/1,2143/conheca-os-personagens.html 21 de Abril de 2012 Turma do Sesinho SAIBA MAIS SOBRE CADA UM DOS PERSONAGENS

Leia mais

Manual prático de criação publicitária. (O dia-a-dia da criação em uma agência)

Manual prático de criação publicitária. (O dia-a-dia da criação em uma agência) Manual prático de criação publicitária (O dia-a-dia da criação em uma agência) MANUAL final2.indd 1 14/3/2006 23:19:58 Flávio Waiteman Manual prático de criação publicitária (O dia-a-dia da criação em

Leia mais

ARGÉLIA ALEMANHA ARGENTINA AUSTRÁLIA. África. Europa. Capital. Argel. Berlim. Capital. árabe. Idioma. Idioma. alemão. Extensão territorial

ARGÉLIA ALEMANHA ARGENTINA AUSTRÁLIA. África. Europa. Capital. Argel. Berlim. Capital. árabe. Idioma. Idioma. alemão. Extensão territorial ALEMANHA ARGÉLIA Berlim Argel alemão árabe cerca de 8 milhões de habitantes cerca de 6 milhões de habitantes 17 Curiosidade: Existem mais de 1.5 Curiosidade: A seleção de futebol da Argélia é conhecida

Leia mais

Tenho 15 anos Acolhido desde 27.08.10 Nascimento: 18.10.96. Se quiser me presentear... 1. Celular 2. Som 3. Trabalho na Ampla 4.

Tenho 15 anos Acolhido desde 27.08.10 Nascimento: 18.10.96. Se quiser me presentear... 1. Celular 2. Som 3. Trabalho na Ampla 4. André Luiz de Paula Gonçalves Tenho 15 anos Acolhido desde 27.08.10 Nascimento: 18.10.96 Já completei 15 anos, por isso necessito me capacitar através de cursos. Meu desejo é fazer um bom curso de informática

Leia mais

Nome Ano Turma Nº Idade Data de Nascimento Email

Nome Ano Turma Nº Idade Data de Nascimento Email CAMPOSDEFÉRIAS2015 CAMPOS DE FÉRIAS Nome Ano Turma Nº Idade Data de Nascimento Tel Email 15/6 22/6 29/6 06/7 13/7 20/7 KIDCAMPO STREETGYMN/ STREETDANCE MUSICENTRO FUTEBOL EQUITAÇÃO VOLEIBOL BASQUETEBOL

Leia mais

SONHOS SE TORNAM REALIDADE NA NOVA ESCÓCIA, NO CANADÁ WWW.NSISP.CA #NSISP

SONHOS SE TORNAM REALIDADE NA NOVA ESCÓCIA, NO CANADÁ WWW.NSISP.CA #NSISP SONHOS SE TORNAM REALIDADE NA NOVA ESCÓCIA, NO CANADÁ WWW.NSISP.CA #NSISP EDUCAÇÃO DE CLASSE MUNDIAL COM O MUNDO EM SUA SALA DE AULA Desde 1997, o Programa Internacional de Estudantes da Nova Escócia (NSISP,

Leia mais

Servimo-nos da presente para apresentar os projetos e programas oferecidos pela Israel Operadora.

Servimo-nos da presente para apresentar os projetos e programas oferecidos pela Israel Operadora. Apresentação e projetos para Israel Prezados Senhores, Shalom. Servimo-nos da presente para apresentar os projetos e programas oferecidos pela. A atua no mercado judaico há mais de 10 anos e a partir de

Leia mais

Teambuilding (Habitat for Humanity Portugal)

Teambuilding (Habitat for Humanity Portugal) Teambuilding (Habitat for Humanity Portugal) A Habitat for Humanity Portugal é uma organização não governamental sem fins lucrativos de base cristã e ecuménica e procura lutar contra o problema da pobreza

Leia mais

O verdadeiro sentido da existência deste Manual é ajudar-te a entender os valores da Hi INTERACTIVE e como podes enquadrar-te connosco.

O verdadeiro sentido da existência deste Manual é ajudar-te a entender os valores da Hi INTERACTIVE e como podes enquadrar-te connosco. CULTURE MANUAL Hi, THERE Hi Bem-vindo à Hi INTERACTIVE. Esta não é uma empresa como as outras. Aqui, o nosso objectivo é a perfeição, desafiamos a comum forma de pensar e encorajamos a criatividade. Este

Leia mais

APRENDENDO NOS MUSEUS. Exposição no Bloco do estudante: O brinquedo e a rua: diálogos

APRENDENDO NOS MUSEUS. Exposição no Bloco do estudante: O brinquedo e a rua: diálogos APRENDENDO NOS MUSEUS Exposição no Bloco do estudante: O brinquedo e a rua: diálogos Este material foi desenvolvido a fim de ajudar alunos e professores a tirar maior proveito de suas experiências museais.

Leia mais

200 Opportunities to Discover PORTUGUESE. www.second-language-now.com

200 Opportunities to Discover PORTUGUESE. www.second-language-now.com BASIC QUESTIONS 200 Opportunities to Discover PORTUGUESE Basic Questions - Portuguese TABLE OF CONTENTS 1. SABE?...3 2. COMO?...4 3. QUANTO TEMPO?...5 4. QUANTOS?...6 5. QUANTO?...7 6. COM QUE FREQUÊNCIA?...8

Leia mais

AS MELHORES HISTÓRIAS E JOGOS PARA CRIANÇAS

AS MELHORES HISTÓRIAS E JOGOS PARA CRIANÇAS AS MELHORES HISTÓRIAS E JOGOS PARA CRIANÇAS em seu sm t e e tablet P fólio de H tóri Impressão de livros sob demanda para a sua empresa Escolha a sua! TIMOLICO E AMIGOS Público alvo: crianças de até 6

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

Dicas para Ganhar Dinheiro Online

Dicas para Ganhar Dinheiro Online 1 Dicas para Ganhar Dinheiro Online Como ganhar dinheiro na internet José Guimarães Dezembro de 2013 2 Dedicatória Este livro é dedicado a você: Que sonha trabalhar em casa e ganhar dinheiro através de

Leia mais

PRÉ-ESCOLAR PROJETO EDUCATIVO / PLANO DE ATIVIDADES. Vale Mourão 2014 / 2015 PROJETO: CHUVA DE CORES

PRÉ-ESCOLAR PROJETO EDUCATIVO / PLANO DE ATIVIDADES. Vale Mourão 2014 / 2015 PROJETO: CHUVA DE CORES COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA PRÉ-ESCOLAR PROJETO EDUCATIVO / PLANO DE ATIVIDADES Vale Mourão 2014 / 2015 PROJETO: CHUVA DE CORES INTRODUÇÃO «Será a emergência do sentido e conteúdo curricular que permitirá

Leia mais

COMO É O SISTEMA DE ENSINO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO CANADÁ

COMO É O SISTEMA DE ENSINO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO CANADÁ COMO É O SISTEMA DE ENSINO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO CANADÁ Uma das principais preocupações de casais que pretendem morar no Canadá levando os filhos diz respeito à educação das crianças e adolescentes

Leia mais

Instituto Nacional de Estatística divulgou A Península Ibérica em Números - 2007

Instituto Nacional de Estatística divulgou A Península Ibérica em Números - 2007 'DWD 7HPD $FRQWHFLPHQWR 21/12 Economia 20/12 Demografia Instituto Nacional de Estatística divulgou A Península Ibérica em Números - 2007 http://www.ine.pt/portal/page/portal/portal_ine/publicacoes?publicacoespub_boui=10584451&publicacoesm

Leia mais

ESTUDO DE RECEPÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PORTUGUESES (ISCTE/ERC) A CRIANÇA/ADOLESCENTE DO ESTUDO E A FAMÍLIA

ESTUDO DE RECEPÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PORTUGUESES (ISCTE/ERC) A CRIANÇA/ADOLESCENTE DO ESTUDO E A FAMÍLIA ESTUDO DE RECEPÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PORTUGUESES (ISCTE/ERC) Questionário Pai / Mãe / Encarregado/a de Educação Nota: Não deve escrever o nome e/ou morada em nenhuma das páginas deste questionário

Leia mais

CONCURSO NACIONAL DE VOZES & FESTIVAL REVELAÇÃO DE VOZES DA DIÁSPORA. Concurso. Nacional de Vozes & Revelação de Vozes da Diáspora - Projecto

CONCURSO NACIONAL DE VOZES & FESTIVAL REVELAÇÃO DE VOZES DA DIÁSPORA. Concurso. Nacional de Vozes & Revelação de Vozes da Diáspora - Projecto Nacional de Vozes & Revelação de Vozes da Diáspora - Projecto Concurso 2015 CONCURSO NACIONAL DE VOZES & FESTIVAL REVELAÇÃO DE VOZES DA DIÁSPORA PROJECTO APRESENTADO PARA EFEITO DE APRECIAÇÃO E RESPECTIVO

Leia mais

Porquê ler ao meu bebé? Projecto O meu brinquedo é um livro

Porquê ler ao meu bebé? Projecto O meu brinquedo é um livro Porquê ler ao meu bebé? Projecto O meu brinquedo é um livro Porquê ler ao meu bebé? Projecto O meu brinquedo é um livro O meu brinquedo é um livro é um projecto de promoção da leitura proposto pela Associação

Leia mais

Coaching para pessoas disponíveis, ambos

Coaching para pessoas disponíveis, ambos Nota da Autora 1001 maneiras de ser Feliz, é o meu terceiro livro. Escrevi Coaching para mães disponíveis e Coaching para pessoas disponíveis, ambos gratuitos e disponíveis no site do Emotional Coaching.

Leia mais

Férias de Natal 2011. Entidade Promotora: Juventude Vidigalense Local: Estádio Municipal de Leiria Responsável: Nataniel Lopes

Férias de Natal 2011. Entidade Promotora: Juventude Vidigalense Local: Estádio Municipal de Leiria Responsável: Nataniel Lopes Férias de Natal 2011 Entidade Promotora: Juventude Vidigalense Local: Estádio Municipal de Leiria Responsável: Nataniel Lopes Programa de Ocupação em Férias Natal 2011 Introdução O Programa de Ocupação

Leia mais

Selecção através do computador A_1 a seguir vai se às músicas A_3 A_4 A_5 A_6 A_7 A_8 A_9 A_1 A_1 1 A_1 2

Selecção através do computador A_1 a seguir vai se às músicas A_3 A_4 A_5 A_6 A_7 A_8 A_9 A_1 A_1 1 A_1 2 Composição Selecção através do computador a seguir vai se às músicas A_ liga-se, vemos as músicas, os instrumentos oiço a voz, os instrumentos e a seguir começo a alinhar, com a voz e o instrumento Usando

Leia mais

Intercâmbio esportivo em Barcelona

Intercâmbio esportivo em Barcelona Intercâmbio esportivo em Barcelona O que oferece o intercâmbio? Dizemos intercâmbio, pois seu filho terá uma experiência única em outro país. No total são 10 dias de viagem, onde durante uma semana estará

Leia mais

Projetos de Voluntariado no Concelho de Odemira

Projetos de Voluntariado no Concelho de Odemira Projetos de Voluntariado no Concelho de Odemira Inscreva-se! Uma mão, um amigo Casa do Povo de Relíquias Através da realização de atividades lúdicas, visitas domiciliárias, apoio na alimentação e acompanhamento

Leia mais

Informações e instruções para os candidatos

Informações e instruções para os candidatos A preencher pelo candidato: Nome: Nº de inscrição: Documento de identificação: Nº: Local de realização da prova: A preencher pelo avaliador: Classificação final: Ass: Informações e instruções para os candidatos

Leia mais

Histórico Dados da Colectividade Descrição das Actividades Objectivos a atingir Meios Humanos

Histórico Dados da Colectividade Descrição das Actividades Objectivos a atingir Meios Humanos Histórico Dados da Colectividade Descrição das Actividades s a atingir Meios Humanos O Centro Popular de Trabalhadores do Bairro São João Atlético Clube com Estatutos aprovados em 28/02/1990 e publicados

Leia mais