A reabilitação urbana na Dinamarca

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A reabilitação urbana na Dinamarca"

Transcrição

1 A reabilitação urbana na Dinamarca Reabilitação urbana A lei dinamarquesa sobre Reabilitação Urbana e Desenvolvimento Urbano, que entrou em vigor em 1 de janeiro de 2004, é o instrumento que permite aos municípios dinamarqueses desenvolver ações específicas no âmbito das políticas urbanas e de habitação. Para atingir este objetivo, os municípios podem recorrer a quatro medidas: Reabilitação de edifícios Declaração de inabitabilidade Áreas/espaços de lazer Requalificação de áreas (espaços de utilização colectiva) Caixa 1. Estratégia do governo relativa à reabilitação urbana O desenvolvimento urbano é um instrumento importante para o reforço da habitação social. O desenvolvimento urbano deve iniciar o desenvolvimento e a transformação das cidades e zonas urbanas problemáticas para as tornar atraentes para a sua ocupação e para investimentos privados. O desenvolvimento urbano deve melhorar o padrão habitacional nessas zonas e, assim, garantir uma habitação moderna e de boa qualidade. O desenvolvimento urbano é baseado no voluntariado, bem como em iniciativas privadas e co-financiamento privado. Em 2011, 250 milhões de coroas dinamarquesas (DKK) (cerca de 33,5 milhões) foram afetados ao desenvolvimento urbano. 50 milhões de coroas dinamarquesas ( 6,7 milhões) dos fundos foram atribuídos à requalificação de áreas e o restante financiamento foi alocado à reabilitação de edifícios, melhorias dos áreas de lazer, declarações de inabitabilidade, etc.

2 Reabilitação de edifícios A reabilitação de edifícios diz respeito à reconstrução e renovação de fogos (excepto os da habitação social), à renovação de salas de convívio das aldeias e outros aglomerados populacionais e à recuperação/reconstrução de estabelecimentos comerciais para os transformar em propriedade para arrendar. Os regulamentos constam da lei dinamarquesa sobre a Reabilitação Urbana e Desenvolvimento Urbano, Partes 3-5 e têm como objetivo criar alojamentos e zonas residenciais com boas condições de funcionamento. Os fundos para a reabilitação de edifícios são alocados aos municípios que pretendam subsidiar projetos de reabilitação urbana. A distribuição entre os municípios é baseada em critérios objetivos que devem refletir a necessidade de reabilitação dos edifícios nos diferentes municípios. Os municípios que utilizam fundos públicos para a reabilitação urbana devem contribuir com um montante equivalente. Os municípios administram o sistema de subsídios e tomam a decisão de conceder subsídios em cada caso particular. Os critérios para a concessão subsídios podem variar de município para município. As despesas são divididas igualmente entre o governo central e o município. A Lei sobre a Reabilitação Urbana e Desenvolvimento Urbano permite subsídios para: Habitações para arrendamento privado que não possuam instalações com aquecimento moderno, instalações sanitárias ou banheira, ou que foram construídas antes de 1950 e se encontram num estado consideravelmente degradado, ou para as quais foi elaborada uma classificação de energia, sugerindo melhorias. Os subsídios podem ser concedidos para manutenção ou obras de melhoria, demolições e qualquer outro trabalho mencionado na classificação energética. O subsídio é calculado com base no total das despesas elegíveis para subsídios. Normalmente, o subsídio cobre apenas uma parte dos custos totais e o município exige ao proprietário que cubra uma parte do custo. Habitação própria e habitação cooperativa. que não possuam instalações com aquecimento moderno, instalações sanitárias ou banheira, ou que foram construídas antes de 1950 e se encontram num estado consideravelmente degradado, ou para as quais foi elaborada uma classificação de energia, sugerindo melhorias. Os subsídios podem ser concedidos para trabalhos na envolvente do edifício, demolições, qualquer trabalho mencionado na classificação energética e para corrigir situações de inabitabilidade. O subsídio

3 pode ir até ao máximo de um quarto das despesas elegíveis para subsídios. O montante do subsídio vai depender de critérios estabelecidos pelo município ou resultar de uma avaliação concreta da necessidade de apoio para que o projeto possa ser implementado. Se o edifício em questão é classificado ou merece recuperação, o subsídio pode ir até um terço das despesas elegíveis para subsídios. Os subsídios são isentos de imposto. Salas de convívio das aldeias e outros aglomerados populacionais ou edifícios de uso semelhante. que estão localizados em aldeias ou zonas rurais. Os subsídios podem ser concedidos para trabalhos na envolvente do edifício, implementação de medidas para melhorar a acessibilidade e para corrigir situações de inabitabilidade. O cálculo dos subsídios está sujeito a regras idênticas às utilizadas na habitação própria e cooperativa. Estabelecimentos comerciais vagos que estão a ser convertidos em habitação para arrendamento. Os subsídios podem ser concedidos para trabalhos na envolvente do edifício, demolições, qualquer trabalho mencionado na classificação energética e para corrigir situações de inabitabilidade. O cálculo dos subsídios está sujeita às mesmas regras utilizadas para a habitação própria e cooperativa. Caixa 2. Resultados Entre 1990 e 2010, o número de fogos com falta de uma ou mais instalações (sanitárias, banheira ou aquecimento central) desceu de para Esta redução é resultado da modernização, conversão de dois ou mais fogos num, demolições de fogos de má qualidade e um esforço orientado para a reabilitação urbana. Desde 1990, aproximadamente, habitações foram objeto de reabilitação urbana por parte do setor público.

4 Declaração de inabitabilidade Se um edifício ou parte de um edifício utilizado para fins residenciais ou outros constituir um risco para os seus ocupantes, a nível de saúde ou de incêndio, o edifício é considerado inabitável. De acordo com a parte 9 da Lei de Reabilitação Urbana e Desenvolvimento Urbano, a câmara municipal deve inspecionar as propriedades utilizadas para fins residenciais ou outros, se devido à sua localização, remodelação ou outras condições desses edifícios constituírem um risco para a saúde ou de incêndio. Sempre que a utilização de um edifício é avaliada como representando um risco para a saúde ou de incêndio, incumbe à câmara municipal declarar o edifício inabitável, ou seja, proibir a utilização do edifício ou parte do mesmo como residência ou para outra ocupação. As declarações de inabitabilidade não não dão direito a qualquer indemnização. Quando uma residência foi considerada inabitável, a câmara municipal deve alocar outro fogo ao agregado familiar. Todas as despesas de realojamento são repartidas igualmente entre o governo central e o município. Ao mesmo tempo ou depois de uma proibição, feita em conformidade com a Lei de Reabilitação Urbana e Desenvolvimento Urbano, a câmara municipal pode ordenar ao proprietário do edifício para reparar as situações alvo da declaração de inabitabilidade. Os regulamentos sobre a declaração de inabitabilidade de fogos que constituem um risco para a saúde ou de incêndio constam da lei sobre Reabilitação Urbana e Desenvolvimento Urbano, Parte 9, secções O objetivo dos regulamentos é garantir que sejam tomadas medidas para eliminar as condições perigosas em fogos. Áreas/espaços de lazer Os regulamentos relativos às áreas de lazer podem ser encontrados na Lei de Reabilitação Urbana e Desenvolvimento Urbano, Parte 6, secções Em vários quarteirões mais antigos do parque habitacional da Dinamarca, os espaços de lazer estão ainda divididos entre os proprietários individuais e as sociedades cooperativas e estão completamente inadequados para zonas de recreio e lazer. Além disso, muitos desses espaços de lazer não têm áreas verdes nem qualquer vegetação. As despesas para a criação e manutenção de uma área de lazer comum (de utilização colectiva) podem, sob certas condições, ser cobertas por subsídios públicos, integrados numa dotação financeira que compreende os subsídios para a habitação e os subsídios para áreas.

5 Requalificação de áreas (espaços de utilização colectiva) Pela Lei de Reabilitação Urbana e Desenvolvimento Urbano, o governo central pode conceder subsídios aos municípios para implementarem uma decisão sobre a requalificação de áreas em cidades e territórios problemáticos. A requalificação de áreas foi implementada na lei em O objetivo global de requalificação de áreas é dar início ao desenvolvimento e transformação das cidades e territórios com graves problemas sociais, a fim de os tornar atraentes para a sua ocupação e fortalecer a base para os investimentos privados. Por ano, um montante total de 50 milhões de coroas dinamarquesas ( 6,7 milhões) é destinado à requalificação de áreas. A qualquer projeto de requalificação de uma área pode ser atribuído um valor máximo de DKK 10 milhões ( 1,3 milhões), mas o montante não pode exceder um terço do total das despesas do município com o projeto. Os municípios podem solicitar subsídios para requalificação de uma área e estes podem ser utilizados para iniciativas como a melhoria das estradas e praças públicas, medidas relacionadas com o trânsito, bem como a intervenções de natureza social e cultural. Os projetos de requalificação de uma área devem ser implementados num prazo de cinco anos. Os subsídios são priorizados para projetos localizados nos seguintes locais: 1. áreas urbanas degradadas em cidades pequenas 2. áreas urbanas degradadas em grandes cidades 3. áreas de habitação com graves problemas sociais 4. antigos estabelecimentos comerciais e bairros Quando uma reserva de fundos tiver sido concedida a um município para um projeto de requalificação de uma área, o município é obrigado a preparar um programa de reabilitação urbana para a área em questão. O programa de reabilitação urbana deve ser preparado em cooperação com os moradores e outros parceiros que podem ser afetados pela decisão da câmara municipal sobre a requalificação dessa área. O programa de reabilitação urbana constitui a base para a decisão da câmara municipal sobre a requalificação da área e para o compromisso final do Ministério para os Assuntos Sociais relativo ao reembolso das despesas relativas a essa requalificação. Caixa 3. Número de projetos de reabilitação de zonas Desde a aprovação da Lei em 2004, foram iniciados um total de 101 projetos de requalificação de áreas.

6 Algumas zonas em que os projetos de requalificação de áreas estão a ser implementados têm também necessidade de reabilitação de edifícios. Nestes casos, podem ser concedidos subsídios adicionais a partir dos fundos para a reabilitação de edifícios. Ao combinar iniciativas para a requalificação de áreas com iniciativas para a reabilitação de edifícios pode ser conseguido um esforço combinado e reforçado, englobando as medidas de natureza física, cultural e social e as destinadas a melhorar as condições dos edifícios residenciais. A combinação destas iniciativas contribui para criar um efeito benéfico de sinergias tanto para a comunidade local como para os atores locais. DRICD, 26 junho 2012

Principais diplomas com relevo para o Ordenamento do Território e o urbanismo:

Principais diplomas com relevo para o Ordenamento do Território e o urbanismo: Os problemas da ocupação do território; A necessidade do seu enquadramento jurí-dico/legislativo; O direito do urbanismo e o direito do ordenamento do território necessitam de um quadro jurídico tendencialmente

Leia mais

Municípios Sustentáveis

Municípios Sustentáveis Municípios Sustentáveis ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO AMBIENTE URBANO Lisboa 11 de fevereiro de 2014 ÍNDICE Descrição do Indicador Ordenamento do Território e Ambiente Urbano Metodologia: Sub indicadores A.

Leia mais

Habitação, Construção e Obras Públicas. Anexo nº 2 - Sistema Conceptual completo

Habitação, Construção e Obras Públicas. Anexo nº 2 - Sistema Conceptual completo Bens e serviços imobiliários Alojamento Alojamento colectivo Alojamento de convivência Estabelecimento hoteleiro e similar Alojamento familiar Alojamento familiar clássico Alojamento sobrelotado Alojamento

Leia mais

Plano de Pormenor Bairro da Liberdade Proposta Preliminar Proposta Preliminar Proposta Preliminar Proposta Preliminar Proposta Preliminar.

Plano de Pormenor Bairro da Liberdade Proposta Preliminar Proposta Preliminar Proposta Preliminar Proposta Preliminar Proposta Preliminar. Plano de Pormenor Bairro da Liberdade Proposta Preliminar Proposta Preliminar Proposta Preliminar Proposta Preliminar Proposta Preliminar e Serafina ENQUADRAMENTO LOCAL E REGIONAL IC 19 IC 17 RADIAL DE

Leia mais

1.1. O nº I. (DAS OPERAÇÕES) 2. daquelas Circulares, passa a ter a seguinte redacção:

1.1. O nº I. (DAS OPERAÇÕES) 2. daquelas Circulares, passa a ter a seguinte redacção: Banco de Portugal Carta Circular nº 1/98/DOC, Série B, de 22-05-1998 Assunto: BONIFICAÇÕES / FEARC Alteração das Circulares Série B - nºs 4/DOC, 5/DOC e 6/DOC, de 30-07-90 e 1/DOC, de 21-07-95 e das linhas

Leia mais

Estratégia Municipal de Habitação. Uma abordagem inovadora dos municípios portugueses

Estratégia Municipal de Habitação. Uma abordagem inovadora dos municípios portugueses Uma abordagem inovadora dos municípios portugueses 1 PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL A habitação é um direito fundamental constitucionalmente consagrado, a base de uma sociedade estável e coesa e o alicerce a

Leia mais

APOIOS E INCENTIVOS À REABILITAÇÃO URBANA

APOIOS E INCENTIVOS À REABILITAÇÃO URBANA APOIOS E INCENTIVOS À REABILITAÇÃO URBANA RJRU REGIME JURÍDICO DA REABILITAÇÃO URBANA AS NOVAS POLÍTICAS Reabilitar em vez de construir Reabilitar a área urbana em vez do edifício Diferenciar a responsabilidade

Leia mais

Apresentação. Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Coruche PEDU. António Marques. Auditório do Museu Municipal de Coruche

Apresentação. Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Coruche PEDU. António Marques. Auditório do Museu Municipal de Coruche Apresentação Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Coruche PEDU António Marques Auditório do Museu Municipal de Coruche 21.11.2015 Estrutura do PEDU PARTE I: ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO URBANO

Leia mais

Sistema de Incentivos à Inovação

Sistema de Incentivos à Inovação Sistema de Incentivos à Inovação Inovação Produtiva e Empreendedorismo Qualificado até concursos abertos 26 de abril de 2012 sistema de incentivos à inovação Inovação Produtiva e Empreendedorismo Qualificado

Leia mais

TURISMO: LINHA DE APOIO À QUALIFICAÇÃO DA OFERTA

TURISMO: LINHA DE APOIO À QUALIFICAÇÃO DA OFERTA TURISMO: LINHA DE APOIO À QUALIFICAÇÃO DA OFERTA 2017-2018 TIPOLOGIA E ENQUADRAMENTO Instrumento financeiro disponibilizado pelo Turismo de Portugal (TP), em parceria com o sistema bancário e a Portugal

Leia mais

Regulamento de Incentivos à Conservação de Fachadas de Imóveis na Zona Histórica de Soure. Município de Soure

Regulamento de Incentivos à Conservação de Fachadas de Imóveis na Zona Histórica de Soure. Município de Soure Regulamento de Incentivos à Conservação de Fachadas de Imóveis na Zona Histórica de Soure Município de Soure 2015 Regulamento de Incentivos à Conservação de Fachadas de Imóveis na Zona Histórica H de Soure

Leia mais

A GEBALIS- Gestão dos Bairros Municipais de Lisboa, EEM

A GEBALIS- Gestão dos Bairros Municipais de Lisboa, EEM A GEBALIS- Gestão dos Bairros Municipais de Lisboa, EEM A EMPRESA Empresa municipal criada em 1995 para garantir a gestão dos Bairros Municipais de Lisboa que a Câmara Municipal lhe confiou, assegura uma

Leia mais

Planeamento Urbano Plano de Urbanização da Damaia/Venda Nova (Oficina de Arquitectura 1997) JOÃO CABRAL FA/UTL 2011

Planeamento Urbano Plano de Urbanização da Damaia/Venda Nova (Oficina de Arquitectura 1997) JOÃO CABRAL FA/UTL 2011 Planeamento Urbano Plano de Urbanização da Damaia/Venda Nova (Oficina de Arquitectura 1997) JOÃO CABRAL FA/UTL 2011 (Oficina de Arquitectura 1997) índice 1. PDM Amadora: Objectivos estratégicos para

Leia mais

SEMANA DA REABILITAÇÃO URBANA DE LISBOA

SEMANA DA REABILITAÇÃO URBANA DE LISBOA SEMANA DA REABILITAÇÃO URBANA DE LISBOA O arrendamento como base de uma sociedade mais dinâmica Lisboa, 14 de Abril de 2015 2 O esforço do Orçamento do Estado de 1987 a 2011 Nos 25 anos que decorreram

Leia mais

ESTATÍSTICAS DA CONSTRUÇÃO E DA HABITAÇÃO. Caraterização da Habitação Social

ESTATÍSTICAS DA CONSTRUÇÃO E DA HABITAÇÃO. Caraterização da Habitação Social ESTATÍSTICAS DA CONSTRUÇÃO E DA HABITAÇÃO DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA Caraterização da Habitação Social Série Retrospetiva 2009-2015 Direção Regional de Estatística da Madeira Uma porta aberta para um

Leia mais

PARQUE HABITACIONAL DA REGIÃO CENTRO

PARQUE HABITACIONAL DA REGIÃO CENTRO PARQUE HABITACIONAL DA REGIÃO CENTRO CENSOS 2011 CONCEITOS: Edifício Construção permanente, dotada de acesso independente, coberta e limitada por paredes exteriores ou paredes-meias que vão das fundações

Leia mais

Huambo Case Study. Land rights. Experience of Development Workshop (DW) in "Urbanization" Moises Festo. Rede de Terra - Angola.

Huambo Case Study. Land rights. Experience of Development Workshop (DW) in Urbanization Moises Festo. Rede de Terra - Angola. Huambo Case Study Land rights Experience of Development Workshop (DW) in "Urbanization" Apresentado por: Moises Festo IANRA Workshop Mombasa 29 Junho 2011 Forma de concessão em Angola, duração e direito

Leia mais

Workshop sobre: Intervenção da DW em áreas peri-urbanas na cidade do Huambo: projecto piloto sobre gestão de terra no Bairro de Fátima

Workshop sobre: Intervenção da DW em áreas peri-urbanas na cidade do Huambo: projecto piloto sobre gestão de terra no Bairro de Fátima Workshop sobre: Descentralização e Participação: intercambio de Experiências entre Angola, Brasil e Moçambique Intervenção da DW em áreas peri-urbanas na cidade do Huambo: projecto piloto sobre gestão

Leia mais

PVP Programa de Valorização do Património Habitacional Municipal

PVP Programa de Valorização do Património Habitacional Municipal PVP Programa de Valorização do Património Habitacional Municipal Apresentação sumária Conselho Municipal de Habitação Vereadora Helena Roseta 24.09.2012 Enquadramento A CML é detentora de um vasto património

Leia mais

MI ISTÉRIO DO PLA EAME TO E DA ADMI ISTRAÇÃO DO TERRITÓRIO. 8. Regulamento

MI ISTÉRIO DO PLA EAME TO E DA ADMI ISTRAÇÃO DO TERRITÓRIO. 8. Regulamento MI ISTÉRIO DO PLA EAME TO E DA ADMI ISTRAÇÃO DO TERRITÓRIO SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO LOCAL E DO ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO Direcção-Geral do Ordenamento do Território Declaração Torna-se público

Leia mais

HABITAÇÃO UMA CASA PARA QUEM PRECISA

HABITAÇÃO UMA CASA PARA QUEM PRECISA HABITAÇÃO UMA CASA PARA QUEM PRECISA 1 QUE IREMOS ABORDAR VISÃO GERAL DA NOVA GERAÇÃO DE POLÍTICAS DE HABITAÇÃO RESUMO DO PORTA DE ENTRADA PROGRAMA DE APOIO AO REALOJAMENTO URGENTE RESUMO DO 1.º DIREITO

Leia mais

BALANCETE DO PLANO PLURIANUAL DE INVESTIMENTOS

BALANCETE DO PLANO PLURIANUAL DE INVESTIMENTOS Object. Descrição Dotação Pagamento Tx. Ex. 1 EDUCAÇÃO 1.450.930,00 205.541,04 14,17% 1.1 Educação Pré-Escolar 1.1.1 Reparação de Edifícios Escolares 2.900,00 304,92 10,51% 1.1.2 Aquisição Maquinaria e

Leia mais

Soluções de reabilitação urbana para habitação ou investimento. IFRRU 2020 Linha de crédito cofinanciada pelo Portugal 2020, FEEI, BEI e CEB.

Soluções de reabilitação urbana para habitação ou investimento. IFRRU 2020 Linha de crédito cofinanciada pelo Portugal 2020, FEEI, BEI e CEB. Soluções de reabilitação urbana para habitação ou investimento IFRRU 2020 Linha de crédito cofinanciada pelo Portugal 2020, FEEI, BEI e CEB. IFRRU 2020 Instrumento Financeiro de Reabilitação e Revitalização

Leia mais

Programa Polis Vila Real

Programa Polis Vila Real Mestrado em Riscos, Cidades e Ordenamento do território. UC-Cidades e Ordenamento do Território Programa Polis Vila Real Trabalho elaborado por: Bruno Vieira Catarina Pereira Pedro Silveira Docentes: Helena

Leia mais

Avisos de Abertura de Candidaturas - GAL Terras de Sicó Diversificação de Actividades na Exploração Agrícola

Avisos de Abertura de Candidaturas - GAL Terras de Sicó Diversificação de Actividades na Exploração Agrícola 3.1.3 - Desenvolvimento de Actividades Turísticas e de Lazer 3.2.1 - Conservação e Valorização do Património Rural Prazos para Candidaturas 06 de Agosto de 2012 a 07 de Setembro de 2012 Dotação Orçamental

Leia mais

BENEFÍCIOS FISCAIS PARA A REABILITAÇÃO URBANA ENQUADRAMENTO LEGAL

BENEFÍCIOS FISCAIS PARA A REABILITAÇÃO URBANA ENQUADRAMENTO LEGAL BENEFÍCIOS FISCAIS PARA A REABILITAÇÃO URBANA ENQUADRAMENTO LEGAL Refere o Decreto-Lei nº 307/2009 de 23 de Outubro No artigo 2º Definições i) «Reabilitação de edifícios» a forma de intervenção destinada

Leia mais

REABILITAÇÃO URBANA SITUAÇÃO ATUAL E PERSPETIVAS. Francisco Sottomayor 29 de Maio de 2013

REABILITAÇÃO URBANA SITUAÇÃO ATUAL E PERSPETIVAS. Francisco Sottomayor 29 de Maio de 2013 REABILITAÇÃO URBANA SITUAÇÃO ATUAL E PERSPETIVAS Francisco Sottomayor 29 de Maio de 2013 1 Antecendentes Antecedentes A hegemonia da casa própria 1. Incentivos à compra de casa nova: O papel do estado:

Leia mais

Execução Anual do Plano Plurianual de Investimentos

Execução Anual do Plano Plurianual de Investimentos 01 EQUIPAMENTO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO 01 001 EDUCAÇÃO de 01 001 2013/6 Educativo Local 02 070113 O 100 01/2013 12/ 4.200,00 0,00 4.200,00 26.403,22 4.100,80 30.504,02 97,64 99,68 01 001 2014/1 Reparação

Leia mais

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Proposta de Lei n.º 1023/XIII/4.ª Lei de Bases da Habitação PROPOSTAS DE ALTERAÇÃO

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Proposta de Lei n.º 1023/XIII/4.ª Lei de Bases da Habitação PROPOSTAS DE ALTERAÇÃO PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Proposta de Lei n.º 1023/XIII/4.ª Lei de Bases da Habitação PROPOSTAS DE ALTERAÇÃO «Artigo 2.º [Âmbito] 3 [ ]. 4- Todas as entidades podem participar com terrenos

Leia mais

E N T I D A D E DATA : 2014/03/31 EXECUÇÃO DO PLANO PLURIANUAL DE INVESTIMENTOS ANO CONTABILÍSTICO 2013 MUNICIPIO DE BEJA HORA : 09:46:45

E N T I D A D E DATA : 2014/03/31 EXECUÇÃO DO PLANO PLURIANUAL DE INVESTIMENTOS ANO CONTABILÍSTICO 2013 MUNICIPIO DE BEJA HORA : 09:46:45 PERÍODO JANEIRO A DEZEMBRO - 2013/12/31 Pagina : 1 1. Funções gerais 942.145,18 868.699,18 653.749,14 641.449,14 581.530,86 545.758,08 545.758,08 214.950,04 95.691,06 62.82 62.82 100.00 1.1. Serviços gerais

Leia mais

Benefícios Fiscais. Área de Reabilitação Urbana da Zona Histórica e Central de Peniche. Reabilitação Urbana

Benefícios Fiscais. Área de Reabilitação Urbana da Zona Histórica e Central de Peniche. Reabilitação Urbana Reabilitação Urbana Benefícios Fiscais Área de Reabilitação Urbana da Zona Histórica e Central de Peniche Reabilitação Urbana Reabilitação Urbana - Benefícios Fiscais Pelo Estatuto dos Benefícios Fiscais,

Leia mais

Estratégias Locais de. Habitação

Estratégias Locais de. Habitação Estratégias Locais de Habitação 1. Estratégias Locais de Habitação Qual o enquadramento das ELH? As Estratégias Locais de Habitação são instrumentais na concretização dos princípios orientadores da Nova

Leia mais

Síntese de Sistemas de Incentivos e de outras Oportunidades de Financiamento para Proprietários de Casas Antigas

Síntese de Sistemas de Incentivos e de outras Oportunidades de Financiamento para Proprietários de Casas Antigas Introdução Os quadros que se apresentam em seguida resumem de forma sintética os principais sistemas de incentivos e outros mecanismos de apoio aplicáveis no Continente, que se afiguraram com maior interesse

Leia mais

REABILITAR A CIDADE: EXPERIÊNCIA E DESAFIOS PARA O FUTURO

REABILITAR A CIDADE: EXPERIÊNCIA E DESAFIOS PARA O FUTURO SEMINÁRIO O PARQUE HABITACIONAL E A SUA REABILITAÇÃO: RETRATO E PROSPETIVA 2º PAINEL DESAFIOS E INOVAÇÃO NA REABILITAÇÃO URBANA REABILITAR A CIDADE: EXPERIÊNCIA E DESAFIOS PARA O FUTURO LNEC, 12 DE NOVEMBRO

Leia mais

Terceiro Fórum Transnacional do Projeto Rehabilite

Terceiro Fórum Transnacional do Projeto Rehabilite Reabilitação energética: contexto e instrumentos de financiamento inovadores de suporte à transição energética 1.O que é o IFRRU 2020? 1.O que é o IFRRU 2020? Quadro de funcionamento (Resolução do Conselho

Leia mais

Eficiência Energética NORTE FEDER

Eficiência Energética NORTE FEDER Designação do projeto Reabilitação das Torres 1, 2, 3 e 4 do Bairro do Sobreiro, Maia Eficiência Energética Designação do projeto Objetivo principal Região de intervenção Entidade beneficiária NORTE-03-1204-FEDER-000018

Leia mais

4 QUADRO DOS BENEFÍCIOS FISCAIS/INCENTIVOS ASSOCIADOS À REABILITAÇÃO URBANA

4 QUADRO DOS BENEFÍCIOS FISCAIS/INCENTIVOS ASSOCIADOS À REABILITAÇÃO URBANA 4 QUADRO DOS BENEFÍCIOS FISCAIS/INCENTIVOS ASSOCIADOS À REABILITAÇÃO URBANA Na delimitação de área de reabilitação urbana, nos termos da alínea c) do n.º2 do artigo 13º e da alínea a) do artigo 14º do

Leia mais

PROGRAMA OPERACIONAL SUSTENTABILIDADE E EFICIÊNCIA NO USO DE RECURSOS RESUMO PARA OS CIDADÃOS

PROGRAMA OPERACIONAL SUSTENTABILIDADE E EFICIÊNCIA NO USO DE RECURSOS RESUMO PARA OS CIDADÃOS PROGRAMA OPERACIONAL SUSTENTABILIDADE E EFICIÊNCIA NO USO DE RECURSOS 2014-2020 [RELATÓRIO DE EXECUÇÃO ANUAL DE 2017 DO PO SEUR] RESUMO PARA OS CIDADÃOS ÍNDICE 1. Objetivos Estratégicos, Eixos Prioritários

Leia mais

PROGRAMA HABITACIONAL PARA O MUNICÍPIO DE LAGOS

PROGRAMA HABITACIONAL PARA O MUNICÍPIO DE LAGOS PROGRAMA HABITACIONAL PARA O MUNICÍPIO DE LAGOS Martins Silva Outubro 18 MERCADO HABITACIONAL REGISTO ANTERIOR Sector Público Sector Cooperativo Sector Privado FOGOS CONSTRUÍDOS COM APOIO PÚBLICO FOGOS

Leia mais

Desafios da Reabilitação Urbana Sustentável: o caso do Centro Histórico do Porto. Álvaro Santos Presidente Executivo do Conselho de Administração

Desafios da Reabilitação Urbana Sustentável: o caso do Centro Histórico do Porto. Álvaro Santos Presidente Executivo do Conselho de Administração Desafios da Reabilitação Urbana Sustentável: o caso do Centro Histórico do Porto Álvaro Santos Presidente Executivo do Conselho de Administração Funchal, 22 de maio de 2015 Cidade do Porto, Diagnóstico

Leia mais

CONCEITOS E DEFINIÇÕES

CONCEITOS E DEFINIÇÕES CONCEITOS E DEFINIÇÕES Patologia da Construção Anomalia Degradação Inoperacionalidade Envelhecimento Tempo de vida útil Sintoma Diagnóstico Reabilitação Estudo das anomalias das construções, dos seus elementos

Leia mais

4 QUADRO DOS BENEFÍCIOS FISCAIS/INCENTIVOS ASSOCIADOS À REABILITAÇÃO URBANA

4 QUADRO DOS BENEFÍCIOS FISCAIS/INCENTIVOS ASSOCIADOS À REABILITAÇÃO URBANA 4 QUADRO DOS BENEFÍCIOS FISCAIS/INCENTIVOS ASSOCIADOS À REABILITAÇÃO URBANA Na delimitação de área de reabilitação urbana, nos termos da alínea c) do n.º2 do artigo 13º e da alínea a) do artigo 14º do

Leia mais

Revisão do regime de renda apoiada 17/07/2012

Revisão do regime de renda apoiada 17/07/2012 Revisão do regime de renda apoiada 17/07/2012 Agenda Notas prévias Modelo de gestão Indicadores de gestão Regime de renda que aplicam Regime de renda apoiada Notas finais NOTAS PRÉVIAS Enquadramento Convites

Leia mais

Legislação do Sector da Habitação Social. (HABÉVORA Gestão Habitacional, E.EM.)

Legislação do Sector da Habitação Social. (HABÉVORA Gestão Habitacional, E.EM.) 1 Legislação do Sector da Habitação Social (HABÉVORA Gestão Habitacional, E.EM.) A. REALOJAMENTO Decreto Lei 220/83, de 26 de Maio Estabelece condições especiais de acesso ao crédito por parte dos municípios

Leia mais

Maquinaria e Equipamento. Viaturas

Maquinaria e Equipamento. Viaturas PÁGINA : 1 1. 50.000,00 2 50.000,00 2 50.000,00 100.000,00 Funções gerais 7.276.914,38 3.346.000,00 3.346.000,00 2.648.000,00 2.460.000,00 1.980.000,00 2.990.000,00 20.700.914,38 1.1. Serviços gerais de

Leia mais

2ª Alteração ao Regulamento Municipal de Apoio à Fixação de Jovens e Famílias. Artigo 1º. Artigo 1º Objeto

2ª Alteração ao Regulamento Municipal de Apoio à Fixação de Jovens e Famílias. Artigo 1º. Artigo 1º Objeto 2ª Alteração ao Regulamento Municipal de Apoio à Fixação de Jovens e Famílias Artigo 1º Os artigos 1º, 2º e 3º que passam a ter a seguinte redação: Artigo 1º Objeto 1. O Programa de apoio visa contribuir

Leia mais

Execução Anual do Plano Plurianual de Investimentos

Execução Anual do Plano Plurianual de Investimentos (signação da autarquia local) Municipio Alcácer do Sal do Plano Plurianual Investimentos (unida: ) 11 SERVIÇOS GERAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 11 111 ADMINISTRAÇÃO GERAL 11 111 2010/20 LOTE 28 - ZIL -

Leia mais

Estratégia para a Aplicação de Planos de Intervenção em Espaço Rural em Espaço Periurbano. O caso de Setúbal.

Estratégia para a Aplicação de Planos de Intervenção em Espaço Rural em Espaço Periurbano. O caso de Setúbal. Estratégia para a Aplicação de Planos de Intervenção em Espaço Rural em Espaço Periurbano. O caso de Setúbal. Discussão para obtenção do grau de Mestre em Urbanismo e Ordenamento do Território Patrícia

Leia mais

E N T I D A D E DOTAÇÕES INICIAIS MUNICÍPIO DE ALMEIRIM DO ANO 2007

E N T I D A D E DOTAÇÕES INICIAIS MUNICÍPIO DE ALMEIRIM DO ANO 2007 PÁGINA : 1 1. FUNÇÕES GERAIS 323.879,93 42.250,15 672.300,00 672.300,00 47.000,00 22.500,00 4.000,00 1.111.930,08 1.1. Serviços gerais de 323.879,93 42.250,15 672.300,00 672.300,00 47.000,00 22.500,00

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES E ORÇAMENTO

PLANO DE ATIVIDADES E ORÇAMENTO 2016 PLANO DE ATIVIDADES E ORÇAMENTO 1 PLANO DE ATIVIDADES A Intervenção Social e a Manutenção do Parque Habitacional Implementação de políticas cujo objetivo é transformar os bairros municipais em territórios

Leia mais

Abrandamento na tendência decrescente da atividade de construção

Abrandamento na tendência decrescente da atividade de construção Estatísticas da Construção e Habitação 214 17 de julho de 215 Abrandamento na tendência decrescente da atividade de construção Em 214 o número de edifícios licenciados em Portugal diminuiu 5,5 face ao

Leia mais

Guia Prático. Fundos Estruturais

Guia Prático. Fundos Estruturais Fundos Estruturais 2014-2020 Guia Prático Como conceber um Programa Operacional Multifundos para a Renovação Energeticamente Eficiente do Parque Imobiliário Está a conceber os Programas Operacionais que

Leia mais

EXECUÇÃO DO PLANO PLURIANUAL DE INVESTIMENTOS

EXECUÇÃO DO PLANO PLURIANUAL DE INVESTIMENTOS Prog. N.º AC AA FC Início Fim 1. FUNÇÕES GERAIS Montante Previsto Montante Executado (%) Global (%) 1. 1.1.1. Administração Geral 1. 1.1.1. 2015 2 Gestão de Frota 02 07010602 O 01/01/2015 31/12/2018 52

Leia mais

Visa incentivar a modernização dos estabelecimentos, dinamizar o mercado interno e expandir a capacidade produtiva da Região

Visa incentivar a modernização dos estabelecimentos, dinamizar o mercado interno e expandir a capacidade produtiva da Região Ficha Resumo Finalidade ID do Programa/ Incentivo Objetivo Promotores Apoios ao Investimento Competir + Subsistema de Incentivos para o Desenvolvimento Local Visa incentivar a modernização dos estabelecimentos,

Leia mais

ÁREA DE REABILITAÇÃO URBANA DE SOURE PROPOSTA DE ALTERAÇÃO AOS LIMITES

ÁREA DE REABILITAÇÃO URBANA DE SOURE PROPOSTA DE ALTERAÇÃO AOS LIMITES ÁREA DE REABILITAÇÃO URBANA DE SOURE PROPOSTA DE ALTERAÇÃO AOS LIMITES 1_ Enquadramento A delimitação da área de reabilitação urbana de Soure (ARU), com enquadramento no Regime Jurídico da Reabilitação

Leia mais

REGULAMENTO DOS APOIOS EM CEDÊNCIA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

REGULAMENTO DOS APOIOS EM CEDÊNCIA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO REGULAMENTO DOS APOIOS EM CEDÊNCIA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL PARA OBRAS PARTICULARES DE AGREGADOS FAMILIARES CARENCIADOS NA FREGUESIA DA PONTA DELGADA Considerando o novo quadro legal de atribuições

Leia mais

E N T I D A D E EXECUÇÃO DO PLANO PLURIANUAL DE INVESTIMENTOS ANO CONTABILÍSTICO Até ao mês de Apuramento MUNICIPIO DE REDONDO.

E N T I D A D E EXECUÇÃO DO PLANO PLURIANUAL DE INVESTIMENTOS ANO CONTABILÍSTICO Até ao mês de Apuramento MUNICIPIO DE REDONDO. Pagina : 1 1. Funções gerais 1.291.392,39 600.000,00 1.891.392,39 199.093,92 199.093,92 15.42 10.53 1.1. Serviços gerais de administração pública 1.241.392,39 600.000,00 1.841.392,39 199.093,92 199.093,92

Leia mais

Nessa data residiam nos alojamentos do concelho 65 mil pessoas, correspondendo a perto de 15 mil famílias.

Nessa data residiam nos alojamentos do concelho 65 mil pessoas, correspondendo a perto de 15 mil famílias. 4. HABITAÇÃO CARACTERIZAÇÃO PDM 1 Em 1981 existiam no concelho de Ponta Delgada 16 993 alojamentos, distribuídos por 16 110 edifícios, sendo o número médio de fogos por imóvel 1,05. Este reduzido valor

Leia mais

REGULAMENTO DE APOIO À RECUPERAÇÃO DE IMÓVEIS DEGRADADOS PARA MUNÍCIPES EM SITUAÇÃO DE CARÊNCIA SÓCIO ECONÓMICA

REGULAMENTO DE APOIO À RECUPERAÇÃO DE IMÓVEIS DEGRADADOS PARA MUNÍCIPES EM SITUAÇÃO DE CARÊNCIA SÓCIO ECONÓMICA SITUAÇÃO DE CARÊNCIA SÓCIO ECONÓMICA NOTA JUSTIFICATIVA Desde há muito que se vem fazendo sentir a necessidade de uma intervenção de carácter social, no âmbito da habitação de famílias economicamente débeis.

Leia mais

A contabilidade e gestão na atividade agrícola. Benefícios Fiscais. Santarém 5 de junho de 2018

A contabilidade e gestão na atividade agrícola. Benefícios Fiscais. Santarém 5 de junho de 2018 A contabilidade e gestão na atividade agrícola Benefícios Fiscais Santarém 5 de junho de 2018 Sumário A dimensão da atividade agrícola em sede de IRC Os benefícios fiscais e os regulamentos comunitários

Leia mais

Apresentação sobre: Zonas peri urbanas. Apresentado por: Lubango, Julho Development Workshop

Apresentação sobre: Zonas peri urbanas. Apresentado por: Lubango, Julho Development Workshop Apresentação sobre: Zonas peri urbanas Apresentado por: Development Workshop Lubango, Julho 2009 Extrutura da apresentação Definição de zona peri urbana Causa do surgimento das zonas peri urbanas Diferentes

Leia mais

Eficiência Energética dos Edifícios. Itália

Eficiência Energética dos Edifícios. Itália Eficiência Energética dos Edifícios Itália Eficiência Energética estratégia para que na realização de um trabalho seja consumido o mínimo possível de energia, recorrendo a tecnologias mais eficientes ou

Leia mais

O PEDU é, ainda, o elemento agregador de três instrumentos de planeamento, que suportam cada uma daquelas prioridades de investimento:

O PEDU é, ainda, o elemento agregador de três instrumentos de planeamento, que suportam cada uma daquelas prioridades de investimento: APRESENTAÇÃO ENQUADRAMENTO Do Acordo de Parceria Portugal 2020, adotado entre Portugal e a Comissão Europeia, e dos Programas Operacionais Regionais resultou que os Municípios que correspondessem a centros

Leia mais

Pág. 3. Pág. 21 Qual é o objeto? Pág. 4. Pág. 22 Em que princípios assenta? Pág. 5. Pág Situações abrangidas

Pág. 3. Pág. 21 Qual é o objeto? Pág. 4. Pág. 22 Em que princípios assenta? Pág. 5. Pág Situações abrangidas ÍNDICE 1. Objectivos e princípios Pág. 3 7. Apoio Financeiro Pág. 21 Qual é o objeto? Pág. 4 Como é o financiamento? Pág. 22 Em que princípios assenta? Pág. 5 Quais são as despesas elegíveis? Pág. 23 2.

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 47/XII. Exposição de Motivos

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 47/XII. Exposição de Motivos Exposição de Motivos A presente proposta de lei inscreve-se ainda num amplo e profundo conjunto de reformas centrado na aposta clara do XIX Governo Constitucional na dinamização do mercado de arrendamento,

Leia mais

para a concessão destes empréstimos.

para a concessão destes empréstimos. disponibiliza empréstimos nas condições mais favoráveis, face às existentes no mercado, para a reabilitação integral de edifícios, destinados a habitação ou a outras atividades, incluindo as soluções integradas

Leia mais

1ª REVISÃO DO. Programa de Execução PROPOSTA DE PLANO

1ª REVISÃO DO. Programa de Execução PROPOSTA DE PLANO 1ª REVISÃO DO PLANO DIRECTOR MUNICIPAL DE VILA FLOR CÂMARA MUNICIPAL DE VILA FLOR Programa de Execução PROPOSTA DE PLANO agosto de 2017 I N D I C E PROGRAMA DE EXECUÇÃO E PLANO DE FINANCIAMENTO Página

Leia mais

ARU Sarnadela. Projeto de delimitação da Área de Reabilitação Urbana da Sarnadela

ARU Sarnadela. Projeto de delimitação da Área de Reabilitação Urbana da Sarnadela Projeto de delimitação da Área de Reabilitação Urbana da Sarnadela DGU OM Maio de 2016 2/13 Sumário: Âmbito... 3 Enquadramento Legal... 4 Delimitação e enquadramento geográfico... 4 Objetivos estratégicos

Leia mais

Plano PluriAnual de Investimentos do ano 2017

Plano PluriAnual de Investimentos do ano 2017 Municipio Alcácer do Sal Plano PluriAnual Investimentos do ano (b)=+ finido não finido previsto (i) = +(b)+ +++ 11 SERVIÇOS GERAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 11 111 ADMINISTRAÇÃO GERAL 11 111 2010/20 LOTE

Leia mais

9. ANTIGO MERCADO MUNICIPAL DA TAIPA (FEIRA DO CARMO)

9. ANTIGO MERCADO MUNICIPAL DA TAIPA (FEIRA DO CARMO) 9. ANTIGO MERCADO MUNICIPAL DA TAIPA (FEIRA DO CARMO) Antigo Mercado Municipal da Taipa (Feira do Carmo) 9 ANTIGO MERCADO MUNICIPAL DA TAIPA 9.1 INFORMAÇÃO GERAL (FEIRA DO CARMO) Nome Localização Descrição

Leia mais

PLANO DE PORMENOR DA ÁREA DE EQUIPAMENTOS DA FRENTE MARÍTIMA DA COSTA NOVA - ÍLHAVO

PLANO DE PORMENOR DA ÁREA DE EQUIPAMENTOS DA FRENTE MARÍTIMA DA COSTA NOVA - ÍLHAVO PLANO DE PORMENOR DA ÁREA DE EQUIPAMENTOS DA FRENTE MARÍTIMA DA COSTA NOVA - ÍLHAVO PROGRAMA DE EXECUÇÃO E PLANO DE FINANCIAMENTO janeiro de 2012 ÍNDICE 1 PROGRAMA DE EXECUÇÃO... 3 1.1 IMPLEMENTAÇÃO DO

Leia mais

LINHA BPI/BEI EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

LINHA BPI/BEI EFICIÊNCIA ENERGÉTICA LINHA BPI/BEI EFICIÊNCIA ENERGÉTICA ÍNDICE 1. ENQUADRAMENTO 2. BENEFICIÁRIOS E PROJECTOS ELEGÍVEIS 3. TIPO DE DESPESAS 4. INVESTIMENTOS ELEGÍVEIS 5. SUMÁRIO DAS CARACTERÍSTICAS DA LINHA 6. VANTAGENS PARA

Leia mais

TIPOLOGIAS DE ALOJAMENTO ENQUADRÁVEIS NO COMPETIR+

TIPOLOGIAS DE ALOJAMENTO ENQUADRÁVEIS NO COMPETIR+ TIPOLOGIAS DE ALOJAMENTO ENQUADRÁVEIS NO COMPETIR+ 1 EMPREENDIMENTOS TURÍSTICOS São considerados Empreendimentos Turísticos os estabelecimentos que se destinam a prestar serviços de alojamento turístico,

Leia mais

Linha Eficiência Energética

Linha Eficiência Energética Linha Eficiência Energética F I N A N C I A M E N T O I & D Parceiro PORTUGAL ESPANHA FRANÇA BÉLGICA CANADÁ BRASIL CHILE ITÁLIA Linha BPI/BEI Eficiência Energética Linha de crédito de 50 milhões de euros

Leia mais

REABILITAÇÃO URBANA Uma estratégia de desenvolvimento para Portugal

REABILITAÇÃO URBANA Uma estratégia de desenvolvimento para Portugal REABILITAÇÃO URBANA Uma estratégia de desenvolvimento para Portugal 17.º CONGRESSO APCMC Reabilitação e Construção Sustentável Um Desafio Global Porto 30 de Maio de 2014 1 2 3 REABILITAÇÃO URBANA uma estratégia

Leia mais

Titulo da Apresentação da DRAPLVT

Titulo da Apresentação da DRAPLVT Título da Apresentação Titulo da Apresentação da DRAPLVT Substítulo Rio Maior Setembro 2016 Objetivos Nacionais Crescimento sustentável do sector AGROFLORESTAL em TODO O TERRITÒRIO NACIONAL Aumento do

Leia mais

1.º DIREITO PROGRAMA DE APOIO AO ACESSO À HABITAÇÃO. Uma casa para quem precisa

1.º DIREITO PROGRAMA DE APOIO AO ACESSO À HABITAÇÃO. Uma casa para quem precisa 1.º DIREITO PROGRAMA DE APOIO AO ACESSO À HABITAÇÃO Uma casa para quem precisa Índice 1. Objetivos e princípios Qual é o objeto? Em que princípios assenta? 2. Situações abrangidas Que situações são abrangidas?

Leia mais

Turismo. JESSICA Holding Fund Portugal

Turismo. JESSICA Holding Fund Portugal Turismo JESSICA Holding Fund Portugal PSZ CONSULTING 2015 1 Jessica - Holding Fund Portugal 1.1 Enquadramento O presente apoio corresponde à operacionalização da iniciativa JESSICA em Portugal, consistindo

Leia mais

A Ocupação Dispersa no Quadro dos PROT e dos PDM. O PROT - Norte. Universidade de Évora, 12 de Novembro de 2009

A Ocupação Dispersa no Quadro dos PROT e dos PDM. O PROT - Norte. Universidade de Évora, 12 de Novembro de 2009 A Ocupação Dispersa no Quadro dos PROT e dos PDM O PROT - Norte Universidade de Évora, 12 de Novembro de 2009 1 ENQUADRAMENTO PNPOT: directivas gerais Resolução do Conselho de Ministros 29/2006, de 23

Leia mais

-- AMBIENTE URBANO --

-- AMBIENTE URBANO -- Reabilitação de Edifícios em Áreas Centrais para Habitação de Interesse Social -- -- Legislação Edilícia e Urbanística, Tecnologia, Custos, Procedimentos e Financiamentos Reunião Técnica - Salvador março/2006

Leia mais

PROGRAMA DE EXECUÇÃO E PLANO DE FINANCIAMENTO

PROGRAMA DE EXECUÇÃO E PLANO DE FINANCIAMENTO 1 de 6 PLANO DE PORMENOR DE SALVAGUARDA DO NÚCLEO POMBALINO DE VILAREAL DE SANTO ANTÓNIO PROGRAMA DE EXECUÇÃO E PLANO DE FINANCIAMENTO [com alterações introduzidas no âmbito da Discussão Pública, pareceres

Leia mais

Plano Municipal de Gestão de Resíduos do Município de Lisboa

Plano Municipal de Gestão de Resíduos do Município de Lisboa Plano Municipal de Gestão de Resíduos do Município de Lisboa [2015-2020] 4ª Comissão Ambiente e Qualidade de Vida Primeiro Plano Municipal de Resíduos na cidade de Lisboa O Caminho [Lisboa Limpa] Melhorar

Leia mais

Oportunidades para o Setor Público DINIS RODRIGUES AVEIRO, 16 DE NOVEMBRO DE 2016

Oportunidades para o Setor Público DINIS RODRIGUES AVEIRO, 16 DE NOVEMBRO DE 2016 Oportunidades para o Setor Público DINIS RODRIGUES AVEIRO, 16 DE NOVEMBRO DE 2016 Desagregação dos Consumos de Energia Elétrica: 2014 Total 46,18 TWh 92% 8% 4,8% 3,2% Restante IP Edificios Públicos Evolução

Leia mais

APOSTAR NAS PESSOAS. 17 mil Pessoas Apoiadas 64 Conjuntos Habitacionais 4244 Habitações Sociais

APOSTAR NAS PESSOAS. 17 mil Pessoas Apoiadas 64 Conjuntos Habitacionais 4244 Habitações Sociais APOSTAR NAS PESSOAS 17 mil Pessoas Apoiadas 64 Conjuntos Habitacionais 4244 Habitações Sociais Prioridades IHM 29,9 milhões de euros para 2018 Governo Regional reforça os apoios à Habitação em 22% Em 2018,

Leia mais

DOTAÇÕES INICIAIS MUNICIPIO DE MIRANDELA DO ANO 2016

DOTAÇÕES INICIAIS MUNICIPIO DE MIRANDELA DO ANO 2016 PÁGINA : 1 1. FUNÇÕES GERAIS 565.000,00 565.000,00 335.000,00 345.000,00 300.000,00 1.545.000,00 1.1. Serviços Gerais de 320.000,00 320.000,00 330.000,00 340.000,00 295.000,00 1.285.000,00 Administração

Leia mais

C Â M A R A M U N I C I P A L D E L I S B O A G A B I N E T E D A V E R E A D O R A P A U L A M A R Q U E S

C Â M A R A M U N I C I P A L D E L I S B O A G A B I N E T E D A V E R E A D O R A P A U L A M A R Q U E S 20175112025100 - P R O P O S T A N.º 9/2018 Assunto: Concurso excecional e transitório de atribuição de fogos municipais a residentes nas freguesias do centro histórico Pelouros: Habitação Serviços: DMHDL

Leia mais

E N T I D A D E P L A N O D E A C T I V I D A D E S M U N I C I P A L MUNICIPIO DE FAFE DO ANO 2015

E N T I D A D E P L A N O D E A C T I V I D A D E S M U N I C I P A L MUNICIPIO DE FAFE DO ANO 2015 PÁGINA : 1 OBJECTIVO DA DO DE SÁVEL ANO EM CURSO (FINANCIAMENTO) AN GUINTES TOTAL ECONÓMICA ACÇÃO AC AA FC INICIO FIM 1-OUT-2014 DE OUT-DEZ TOTAL DEFINIDO NÃO DEFIN 2016 2017 2018 OUTR 1. FUNÇÕES GERAIS

Leia mais

Portugal 2020 e o estímulo à atividade económica: Perspetivas para o mercado de Instalação de Sistemas de AVAC

Portugal 2020 e o estímulo à atividade económica: Perspetivas para o mercado de Instalação de Sistemas de AVAC Portugal 2020 e o estímulo à atividade económica: Perspetivas para o mercado de Instalação de Sistemas de AVAC 4.º Encontro Nacional de Instaladores do setor de AVAC&R 27 de outubro de 2016 Auditório da

Leia mais

Candidatura IFRRU passos 2. Guião informativo IFRRU2020 OAZ

Candidatura IFRRU passos 2. Guião informativo IFRRU2020 OAZ Candidatura IFRRU2020 3 passos 2 Guião informativo O que é o IFRRU2020? 1 reabilitação urbana O IFRRU2020 é um instrumento financeiro destinado a apoiar investimentos em reabilitação urbana. O IFRRU2020

Leia mais

O FINANCIAMENTO DAS EMPRESAS TURÍSTICAS. Linha de Apoio à Qualificação da Oferta

O FINANCIAMENTO DAS EMPRESAS TURÍSTICAS. Linha de Apoio à Qualificação da Oferta O FINANCIAMENTO DAS EMPRESAS TURÍSTICAS Linha de Apoio à Qualificação da Oferta CENTRO O Financiamento da Atividade Turística LINHA DE APOIO À QUALIFICAÇÃO DA OFERTA 23 Maio 2017 Miguel Mendes Beneficiários

Leia mais

PROCEDIMENTO Processos de Reconhecimento e Certificação

PROCEDIMENTO Processos de Reconhecimento e Certificação PROCEDIMENTO PARA CERTIFICAÇÃO PARA COORDENADOR DE PROJECTO, DIRECTOR DE OBRA e DIRECTOR DE FISCALIZAÇÃO DE OBRA, a ELABORAÇÃO DE PROJECTOS DE ESPECIALIDADES DE ENGENHARIA ESPECÍFICOS, E OUTROS ABRANGIDOS

Leia mais

Enquadramento. População: habitantes; Área: 21.1 Km2; DensidadePopulacional:1.509,5hab. /Km2. Área Metropolitana do Porto.

Enquadramento. População: habitantes; Área: 21.1 Km2; DensidadePopulacional:1.509,5hab. /Km2. Área Metropolitana do Porto. INT HERIT CME Enquadramento Localizado a norte de Portugal, na Costa Litoral, a 20 Km a sul do Porto; Integra a Àrea Metropolitana (AMP) do Porto, o mais pequeno dos 17 Municipios; Espinho População: 31.786

Leia mais

PARTICIPAÇÃO, TRANSPARÊNCIA E PRESTAÇÃO DE CONTAS

PARTICIPAÇÃO, TRANSPARÊNCIA E PRESTAÇÃO DE CONTAS PARTICIPAÇÃO, TRANSPARÊNCIA E PRESTAÇÃO DE CONTAS Enquadramento Indicadores populacionais (2011): - População Residente: 205.580; - Numero de famílias: 80.464; ( D.m.f: 3.5); - População ativa (emp.+ des.):

Leia mais

CONCURSO DE IDEIAS. Um apelo à criatividade, imaginação e participação!

CONCURSO DE IDEIAS. Um apelo à criatividade, imaginação e participação! CONCURSO DE IDEIAS Um apelo à criatividade, imaginação e participação! Muda o Bairro II Edição O Muda o Bairro aposta na co-responsabilização juvenil em torno de causas comuns, apelando à apresentação

Leia mais

habitação Em 2001 existiam no Município de Coimbra edifícios, dos quais eram exclusivamente residenciais (92,6%).

habitação Em 2001 existiam no Município de Coimbra edifícios, dos quais eram exclusivamente residenciais (92,6%). Em 2001 existiam no Município de Coimbra 35807 edifícios, dos quais 33142 eram exclusivamente residenciais (92,6%). Os alojamentos clássicos do Município de Coimbra cresceram, entre 1991-2001, 20,2% (mais

Leia mais

Dina Ferreira Sessão de apresentação, 20 de novembro de 2018 Associação Lisbonense de Proprietários

Dina Ferreira Sessão de apresentação, 20 de novembro de 2018 Associação Lisbonense de Proprietários Cofinanciado por: Entidades gestoras: Dina Ferreira Sessão de apresentação, 20 de novembro de 2018 Associação Lisbonense de Proprietários O que é o IFRRU 2020? Tipos de apoios disponíveis Empréstimos Garantias

Leia mais

REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO DO PROJETO AVISO CONVITE PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS AVISO N.º CENTRO

REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO DO PROJETO AVISO CONVITE PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS AVISO N.º CENTRO REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO DO PROJETO AVISO CONVITE PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS AVISO N.º CENTRO-43-2016-01 PRIORIDADES DE INVESTIMENTOS: 4.5 (4e) PROMOÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE BAIXO TEOR DE CARBONO

Leia mais