-- AMBIENTE URBANO --

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "-- AMBIENTE URBANO --"

Transcrição

1 Reabilitação de Edifícios em Áreas Centrais para Habitação de Interesse Social Legislação Edilícia e Urbanística, Tecnologia, Custos, Procedimentos e Financiamentos Reunião Técnica - Salvador março/2006

2 Introdução As grandes cidades têm apresentado um crescimento significativo de áreas construídas vazias, abandonadas e degradadas nas áreas centrais; Estas áreas caracterizam-se por estarem em locais com infra-estrutura e ampla rede de serviços instalados; Tendência: adoção de ações voltadas a reabilitação de parte dos espaços vazios para habitação de interesse social.

3 Introdução Reabilitação: não se limita a problemática da execução de obras ou análise de créditos, se estende a reabilitação do espaço urbano e suas dinâmicas. Abordada com outros termos: reurbanização, requalificação, regeneração; Para entender a reabilitação é necessário: - verificar os motivos de sua implementação, - a construção das justificativas utilizadas, - seus significados, objetivos e finalidades, - os grupos sociais que podem ser beneficiados.

4 O Histórico dos Centros Urbanos: do apogeu ao declínio Centros urbanos atividades administrativas, financeiras e comerciais; Aumento da população urbana brasileira (meados do séc. XIX), fatores: - Industrialização - Presença de capital oriundo de outras economias - Presença de infra-estrutura Conseqüência desses processos: - aumento da complexidade das funções urbanas - incremento dos problemas urbanos falta de moradia, transporte público, saneamento básico, educação, etc.

5 O Histórico dos Centros Urbanos: do apogeu ao declínio Abandono do centro pelas elites em busca de novos espaços (1ª metade do séc. XX); Deslocamentos das atividades e funções ligadas as classes mais favorecidas para fora do centro antigo; Surgimento de outros centralidades (investimentos públicos em infra-estrutura, valor menor da terra, verticalização);

6 Novos ocupantes e o Processo de Degradação da Área Central Os centros antigos começam a viver um processo de popularização, com uma crescente degradação do parque construído e diminuição da dinâmica imobiliária. Os novos moradores da área central passam a habitar em: cortiços, pensões, ou invadindo lotes e construindo suas moradias, muitas vezes em favelas. Os novos ocupantes se apropriam dos espaços dos centros urbanos, como forma de garantir seu direito de moradia e sua estratégia de sobrevivência.

7 Novos ocupantes e o Processo de Degradação da Área Central As apropriações ocorreram tanto em espaços públicos abertos (abrigos improvisados, barracas ou bancas comerciais trabalhadores informais), como também através de ocupação de imóveis vagos; Essas ocupações irregulares acontecem: - como forma de provisão de moradia (informal com baixa condição de habitabilidade); - como pressão para aplicação de políticas públicas e programas habitacionais.

8 Novos ocupantes e o Processo de Degradação da Área Central Assim: Presença de imóveis vagos ou deteriorados; Baixa arrecadação tributária; Pressão dos proprietários para a recuperação do valor imobiliário; Presença dos movimentos sociais para aplicabilidade de políticas e programas habitacionais em áreas centrais; A valorização do significado do centro enquanto patrimônio histórico cultura e social; Trazem a tona a necessidade de recuperação da área central

9 Revitalização dos Centros Urbanos Nas últimas décadas, têm-se observado um esforço, dos poderes públicos brasileiros em recuperar os antigos centros urbanos no sentido de reverter o processo de degradação dessas áreas; Os custos da expansão da malha urbana estão cada vez mais elevados, assim, a racionalidade econômica determina então reconfigurar o uso de regiões já estruturadas; Na revitalização dos sítios urbanos e centros históricos se vê como tendência a expulsão da população de baixa renda que reside nas regiões centrais para bairros periféricos.

10 Revitalização dos Centros Urbanos Como forma de evitar que se expulse a população de baixa renda do local, o poder público tem como alternativa de intervenção nos centros urbanos a implementação de programas habitacionais de interesse social; Em Salvador a tendência de expulsar a população de baixa renda se confirmou, porém a pressão popular gerou frutos. Já em São Paulo também por força da ação e atuação dos movimentos sociais, alguns programas habitacionais voltados a HIS estão sendo implementados; Nesse processo de recuperação a atuação dos movimentos sociais organizados tem sido relevante e fundamental, no sentido de redução da segregação sócio-espacial.

11 A Reabilitação e a Conservação do Patrimônio Histórico O processo de recuperação dos centros urbanos de cidades como Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo, está também ligado a conservação do patrimônio histórico; A recuperação e conservação desse patrimônio é de fundamental importância para a manutenção da história e da cultura dessas cidades. Porém, envolvem uma série de prérequisitos como a conservação das fachadas e volumetria dos imóveis; Essas obras de restauro requerem um grande volume de recursos e mão-de-obra especializada, o que torna essa recuperação para HIS muito mais onerosa do que as obras em imóveis não tombados.

12 A Reabilitação e a Conservação do Patrimônio Histórico São intervenções construídas com intuito de transformar áreas centrais em cenários contemplativos atraindo novas demandas e novos usuários; A recuperação dos centros urbanos brasileiros tem se apoiado inicialmente na recuperação do patrimônio histórico; Uma das linhas de intervenção - Programa Monumenta (governo federal), recupera e conserva o Patrimônio Histórico (museus, igrejas, casarões, dentre outros imóveis, incluindo-se edificações privadas); O Monumenta só realiza intervenções pontuais e com foco no restauro e suas ações não estão incluídas em um plano mais abrangente de recuperação do centro histórico.

13 A Reabilitação e o Parque Imobiliário das Cidades Além dos imóveis ligados ao patrimônio histórico cultural, os centros são constituídos por diversos outros imóveis e outros usos, e que também são referências do desenho urbano e da produção do espaço urbano; Cada cidade possui uma característica especifica, que se revela em seu espaço urbano. Neste espaço, há um parque imobiliário que reflete os processos e as relações que influenciaram seu desenvolvimento; São Paulo: concentração de edifícios verticalizados; Salvador e Rio de Janeiro: tipologia predominante de casarões e/ou sobrados de até 2 pavimentos, mas também com presença de edifícios verticalizados.

14 A Reabilitação e o Parque Imobiliário das Cidades Em cada localidade, é necessário identificar no espaço urbano construído: - o potencial presente; - suas relações com os atuais ocupantes, verificando qual a possibilidade de intervenções; e - diretrizes a serem adotadas.

15 Questão Fundiária Em muitos casos, principalmente com imóveis tombados, há a existência de diversos proprietários, pois muitos são adquiridos por herança, e com questões jurídicas pendentes; Um dos entraves que aumentam a morosidade do processo de reabilitação é a aquisição de imóveis para esta finalidade. Uma das formas é a atuação do poder local junto com os parceiros do projeto para identificar as áreas com necessidade e potencial para reabilitação, ou iniciar um processo de desapropriação.

16 Questão Fundiária Essa desapropriação em alguns casos pode demorar pela dificuldade na identificação do proprietário do imóvel para que possa indenizá-lo, atrasando a ação do governo e do construtor sobre os imóveis. Ao encontrá-lo pode-se entrar em uma disputa pelos valores estipulados; O poder público optando pela aquisição normal de mercado, sem utilização de desapropriação, há o risco de uma supervalorização imobiliária.

17 Recomendações ao Processo de Reabilitação de Edifícios Políticas públicas voltadas para a habitação de interesse social nos centros, incorporando a população mais pobre nas discussões e execução de projetos; Elaborar novas leis voltadas para HIS para que os gestores públicos possam atuar com mais agilidade nos processos de reabilitação de edifícios; A recuperação das áreas centrais deve considerar os critérios políticos, ambientais e principalmente os sociais.

18 Recomendações ao Processo de Reabilitação de Edifícios Se o Estado incluir a população de baixa renda nos projetos urbanos de reabilitação, desde o momento em que é iniciado o processo permitindo a participação dos mesmos, esses grupos sociais terão meios e maneiras de permanecer nas áreas de intervenção, mesmo diante da pressão do capital, sem migrar para outros locais, apropriando-se também dos benefícios gerados pela reabilitação; A intervenção do poder público para a promoção da habitação de interesse social, nas áreas centrais contribui para aumentar a disputa pelos imóveis no centro por parte do mercado imobiliário, o que torna o acesso restrito ou proibitivo para a HIS.

19 Recomendações ao Processo de Reabilitação de Edifícios Preservar o patrimônio histórico e recuperar os centros urbanos, seja implementando comércio, serviço ou qualquer outro uso, a cidade como um todo se beneficiará com a intervenção, bem como os moradores; Inserir a habitação nas áreas centrais, ou criar mecanismos para que a população residente permaneça na área, permitirá que o local tenha uma sustentabilidade e uma utilidade social, não se transformando em espaço meramente cenográfico.

20 Recomendações ao Processo de Reabilitação de Edifícios Os gestores urbanos devem considerar que as conseqüências da degradação das áreas centrais das cidades não se resumem somente aos aspectos econômicos. A importância do centro é que o mesmo é signo da cultura, de identidade do processo de formação da cidade e de sua sociedade, além de ser um grande espaço democrático; Geralmente como os imóveis são tombados ou se encontram em áreas tombadas, existe uma necessidade de se ter técnicas específicas de restauro, além de se buscar empresas de construção civil voltadas para este nicho do mercado.

21 Recomendações ao Processo de Reabilitação de Edifícios Diante de todos estes conflitos e aspectos sobre a requalificação urbana no que tange à reabilitação de edifícios nas áreas centrais para a HIS, cabe ao poder público regulamentar a ação do mercado imobiliário e estimular este tipo de habitação através de subsídios a população ou às empresas construtoras, como forma de dinamizar e garantir o aproveitamento da infra-estrutura instalada dos centros; A reabilitação de edifícios deve estar inserida em um projeto de reabilitação urbana macro, para que toda área central seja valorizada, garantindo nesse processo, (mediante alterações na legislação, abertura de créditos e isenção de impostos) que as empresas construtoras se tornem suas parceiras nos locais possíveis de intervenção para HIS.

22 Agradecimentos:

Ilmo. Sr. Miguel Luiz Bucalem, Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, e equipe técnica do Consórcio Nova Luz

Ilmo. Sr. Miguel Luiz Bucalem, Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, e equipe técnica do Consórcio Nova Luz ASSOCIAÇÃO DE MORADORES E TRABALHADORES DA NOVA LUZ na luta pela inclusão social, pelo desenvolvimento da cidadania e pela preservação da memória e da diversidade na Nova Luz São Paulo, 14 de janeiro de

Leia mais

REABILITAÇÃO URBANA E EDIFICAÇÕES PARA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL: UM ESTUDO NA REGIÃO DO PROJETO PORTO MARAVILHA

REABILITAÇÃO URBANA E EDIFICAÇÕES PARA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL: UM ESTUDO NA REGIÃO DO PROJETO PORTO MARAVILHA REABILITAÇÃO URBANA E EDIFICAÇÕES PARA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL: UM ESTUDO NA REGIÃO DO PROJETO PORTO MARAVILHA Camila Lucas Feijó Elaine Garrido Vazquez elaine@poli.ufrj.br 17/04/2018 Motivação Reconhecimento

Leia mais

OPERAÇÕES URBANAS CONSORCIADAS

OPERAÇÕES URBANAS CONSORCIADAS OPERAÇÕES URBANAS CONSORCIADAS MARCUS VINICIUS REGO Diretor de Gestão de Risco e Reabilitação Urbana reab@cidades.gov.br Brasília, 15 de setembro de 2017 CONCEITOS DE OPERAÇÕES URBANAS CONSORCIADAS A OUC

Leia mais

- FINANCIAMENTOS E PROCEDIMENTOS -

- FINANCIAMENTOS E PROCEDIMENTOS - Reabilitação de Edifícios em Áreas Centrais para Habitação de Interesse Social - FINANCIAMENTOS E PROCEDIMENTOS - Legislação Edilícia e Urbanística, Tecnologia, Custos, Procedimentos e Financiamentos Reunião

Leia mais

O ESTATUTO DA CIDADE E O USO DAS PROPRIEDADES PÚBLICAS URBANAS E DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO NA ARQUITETURA DA CIDADE. ESTUDO DO BAIRRO FLORESTA DE PORTO

O ESTATUTO DA CIDADE E O USO DAS PROPRIEDADES PÚBLICAS URBANAS E DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO NA ARQUITETURA DA CIDADE. ESTUDO DO BAIRRO FLORESTA DE PORTO O ESTATUTO DA CIDADE E O USO DAS PROPRIEDADES PÚBLICAS URBANAS E DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO NA ARQUITETURA DA CIDADE. ESTUDO DO BAIRRO FLORESTA DE PORTO ALEGRE. INTRODUÇÃO PATRIMÔNIO ESTATUTO COMUNIDADE INTRODUÇÃO

Leia mais

Déficit Habitacional. Vladimir Fernandes Maciel. Pesquisador do Núcleo N. de Pesquisas em Qualidade de Vida NPQV Universidade Presbiteriana Mackenzie

Déficit Habitacional. Vladimir Fernandes Maciel. Pesquisador do Núcleo N. de Pesquisas em Qualidade de Vida NPQV Universidade Presbiteriana Mackenzie Déficit Habitacional Vladimir Fernandes Maciel Pesquisador do Núcleo N de Pesquisas em Qualidade de Vida NPQV Universidade Presbiteriana Mackenzie 15/05/2006 Semana da FCECA 1 Estrutura do Workshop Motivação

Leia mais

Avaliação de Impacto: Transformando Promessas em Evidência

Avaliação de Impacto: Transformando Promessas em Evidência Avaliação de Impacto: Transformando Promessas em Evidência Programa de Saneamento Ambiental dos Mananciais da Bacia do Alto Tietê São Paulo Programa Mananciais Rio de Janeiro, Brasil Abril2010 http://www.worldbank.org/hdchiefeconomist

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Marcelino Fernandes.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Marcelino Fernandes. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Marcelino Fernandes. 1-) Estatuto da Cidade: É a lei 10.257/ 2010. a) Previsão constitucional da política urbana: Previsão no art.

Leia mais

EIXO 1. Por uma cidade justa e inclusiva O DIREITO À CIDADE AOS SEGMENTOS EM SITUAÇÃO DE POBREZA, VULNERÁVEIS E DISCRIMINADOS HISTORICAMENTE.

EIXO 1. Por uma cidade justa e inclusiva O DIREITO À CIDADE AOS SEGMENTOS EM SITUAÇÃO DE POBREZA, VULNERÁVEIS E DISCRIMINADOS HISTORICAMENTE. EIXO GARANTIR Por uma cidade justa e inclusiva O DIREITO À CIDADE AOS SEGMENTOS EM SITUAÇÃO DE POBREZA, VULNERÁVEIS E DISCRIMINADOS HISTORICAMENTE. Manutenção para as Zonas Especiais de Interesse Social

Leia mais

d. Fixar conceitos e metodologia apresentados no Manual do PLHIS.

d. Fixar conceitos e metodologia apresentados no Manual do PLHIS. Curso: Plano de Habitação de Interesse Social Participante: Município: Estado: Objetivos de Aprendizagem: Capacitar os atores institucionais e sociais para elaboração do PLHIS; Conhecer estudos e pesquisas

Leia mais

PL 1.04 PL 1.05 PL 1.06

PL 1.04 PL 1.05 PL 1.06 Quadro/Tabela PHA.6 Estância de Atibaia POLÍTICA HABITACIONAL DIRETRIZES E PROPOSIÇÕES PL Planejamento 1 Estabelecimento de PL 1.01 critérios para atuação e projetos (linhas gerais de política) PL 1.02

Leia mais

Habitação de Interesse Social: Uma Nova Centralidade Para o Centro Antigo de Salvador

Habitação de Interesse Social: Uma Nova Centralidade Para o Centro Antigo de Salvador Habitação de Interesse Social: Uma Nova Centralidade Para o Centro Antigo de Salvador Da fundação da cidade Salvador foi a primeira cidade do Brasil e sua fundação se deu no lugar hoje chamado de Centro

Leia mais

O Novo Zoneamento e sua importância para São Paulo. Instituto de Engenharia

O Novo Zoneamento e sua importância para São Paulo. Instituto de Engenharia O Novo Zoneamento e sua importância para São Paulo Instituto de Engenharia Visto que o fundamento da propriedade é a utilidade, onde não houver utilidade possível não pode existir propriedade. Jean Jacques

Leia mais

LOCAÇÃO SOCIAL PENSANDO A CIDADE 11 ABRIL 2018

LOCAÇÃO SOCIAL PENSANDO A CIDADE 11 ABRIL 2018 LOCAÇÃO SOCIAL PENSANDO A CIDADE 11 ABRIL 2018 CENÁRIOS Famílias em assentamentos precários na região Central (cortiços, pensões, hotéis, ocupações) pagam entre R$ 400 e R$ 800; Demanda reprimida de classe

Leia mais

P L A N O S DIRETORES

P L A N O S DIRETORES CURSOS DE CAPACITAÇÃO PARA PLANOS ESTRUTURA GERAL DE CONTEÚDOS 1. Justificativa A partir dos anos 70 assistimos a rápida e abrupta urbanização da população brasileira. Segundo dados do IBGE, hoje 81% da

Leia mais

conjunto habitacional

conjunto habitacional conceito Partindo-se da ideia de Conjunto Habitacional, questiona-se inicialmente o usuário foco do projeto. Ao avaliarmos os moradores locais e tomando o contexto de Florianópolis, determinou-se a importância

Leia mais

Macrozona 7 Caracterização Rodovias e Leitos Férreos

Macrozona 7 Caracterização Rodovias e Leitos Férreos Macrozona 7 Caracterização Rodovias e Leitos Férreos MONTE MOR MACROZONA 6 INDAIATUBA Barreiras físicas Rodovia Santos Dumont principal ligação com Viracopos; utilizada para tráfego urbano, opera já no

Leia mais

PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA UFPR ANÁLISE DOS ESPAÇOS DE MORADIA PRODUZIDOS NA REGIÃO SUL DO MUNICÍPIO DE CURITIBA

PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA UFPR ANÁLISE DOS ESPAÇOS DE MORADIA PRODUZIDOS NA REGIÃO SUL DO MUNICÍPIO DE CURITIBA UFPR PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA ANÁLISE DOS ESPAÇOS DE MORADIA PRODUZIDOS NA REGIÃO SUL DO MUNICÍPIO DE CURITIBA ALUNA: Vivian Cristine Costa Dal`Lin ORIENTADORA: Dra. Madianita Nunes da Silva ARQUITETURA

Leia mais

PVP Programa de Valorização do Património Habitacional Municipal

PVP Programa de Valorização do Património Habitacional Municipal PVP Programa de Valorização do Património Habitacional Municipal Apresentação sumária Conselho Municipal de Habitação Vereadora Helena Roseta 24.09.2012 Enquadramento A CML é detentora de um vasto património

Leia mais

Instrução Normativa 33/2014 do Ministério das Cidades

Instrução Normativa 33/2014 do Ministério das Cidades OPERAÇÕES URBANAS CONSORCIADAS Instrução Normativa 33/2014 do MARCUS VINÍCIUS REGO Diretor de Gestão de Risco e Reabilitação Urbana reab@cidades.gov.br Brasília, 15 de setembro de 2017 OBJETIVO: IN 33/2014

Leia mais

Habitação de Interesse Social: Uma Nova Centralidade Para o Centro Antigo de Salvador

Habitação de Interesse Social: Uma Nova Centralidade Para o Centro Antigo de Salvador Habitação de Interesse Social: Uma Nova Centralidade Para o Centro Antigo de Salvador Da fundação da cidade Salvador foi a primeira cidade do Brasil e sua fundação se deu no lugar hoje chamado de Centro

Leia mais

Operação Urbana Porto Maravilha Reurbanização e Desenvolvimento Socioeconômico

Operação Urbana Porto Maravilha Reurbanização e Desenvolvimento Socioeconômico Operação Urbana Porto Maravilha Reurbanização e Desenvolvimento Socioeconômico São Paulo, Setembro de 2013 Alberto Silva CDURP Quebra de Paradigmas Modelagem financeira inovadora, sem aplicação de recurso

Leia mais

Reabilitação de Edifícios em Áreas Centrais para Habitação de Interesse Social -- LEGISLAÇÃO --

Reabilitação de Edifícios em Áreas Centrais para Habitação de Interesse Social -- LEGISLAÇÃO -- Reabilitação de Edifícios em Áreas Centrais para Habitação de Interesse Social -- -- Ambiente Urbano, Tecnologia, Custos, Procedimentos e Financiamentos Reunião Técnica - Salvador Março /2006 Introdução

Leia mais

Aula 15 REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA (CONT.) DIREITO DE LAJE

Aula 15 REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA (CONT.) DIREITO DE LAJE Curso/Disciplina: Direito Urbanístico Aula: Direito Urbanístico - 15 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): José Alisson Sousa dos Santos Aula 15 REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA (CONT.) DIREITO DE LAJE

Leia mais

ARU Arganil. Projeto de delimitação da Área de Reabilitação Urbana do núcleo histórico da Vila de Arganil

ARU Arganil. Projeto de delimitação da Área de Reabilitação Urbana do núcleo histórico da Vila de Arganil ARU Arganil Projeto de delimitação da Área de Reabilitação Urbana do núcleo histórico da Vila de Arganil DGU OM Setembro de 2015 2/8 Sumário: Âmbito... 3 Enquadramento Legal... 3 Delimitação e enquadramento

Leia mais

MUNICÍPIO DE VILA FRANCA DE XIRA REGULAMENTO PROGRAMA MUNICIPAL RECUPERE A SUA CASA

MUNICÍPIO DE VILA FRANCA DE XIRA REGULAMENTO PROGRAMA MUNICIPAL RECUPERE A SUA CASA MUNICÍPIO DE VILA FRANCA DE XIRA REGULAMENTO PROGRAMA MUNICIPAL RECUPERE A SUA CASA NOTA JUSTIFICATIVA Constata-se no concelho de Vila Franca de Xira a existência de conjuntos e sítios urbanísticos caracterizados

Leia mais

DIREITO DE POSSE E À MORADIA DIGNA: O CONJUNTO DOS BOSQUES DO LENHEIRO

DIREITO DE POSSE E À MORADIA DIGNA: O CONJUNTO DOS BOSQUES DO LENHEIRO DIREITO DE POSSE E À MORADIA DIGNA: O CONJUNTO DOS BOSQUES DO LENHEIRO Autores Eduardo Marin de Brito Orientador m rio Luis Attab Braga Apoio Financeiro Fae 1. Introdução

Leia mais

Oficina 1 construção do projeto de Cidade

Oficina 1 construção do projeto de Cidade Oficina 1 construção do projeto de Cidade Objetivo: Apresentação e discussão dos Conteúdos Técnicos que subsidiarão à elaboração do PDDU e das legislações urbanísticas que dele derivam (LUOS, Código de

Leia mais

HABITAÇÃO E POLÍTICA FUNDIÁRIA

HABITAÇÃO E POLÍTICA FUNDIÁRIA HABITAÇÃO E POLÍTICA FUNDIÁRIA Profª Drª Luciana de Oliveira Royer AUP 278-2017 FAUUSP Resultados da Aplicação do Instrumento Diadema 1973: Plano Diretor do município - 70% da área urbanizável à implantação

Leia mais

Oficina 1 construção do Projeto de Cidade

Oficina 1 construção do Projeto de Cidade Oficina 1 construção do Projeto de Cidade Objetivo: Apresentação e discussão dos Conteúdos Técnicos que subsidiarão à elaboração do PDDU e das legislações urbanísticas que dele derivam (LUOS, Código de

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTATUTO DAS CIDADES

INTRODUÇÃO AO ESTATUTO DAS CIDADES INTRODUÇÃO AO ESTATUTO DAS CIDADES www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. CIDADE...6 Urbanização...6 Urbanificação...7 Urbanismo...7 Atividade Urbanística...7 Direito Urbanístico...7 Autonomia do Direito Urbanístico:...7

Leia mais

O GT de Conflitos Fundiários Urbanos do Conselho das Cidades apresenta para uma primeira discussão pública a seguinte proposta:

O GT de Conflitos Fundiários Urbanos do Conselho das Cidades apresenta para uma primeira discussão pública a seguinte proposta: DOCUMENTO DE REFERÊNCIA DA POLÍTICA NACIONAL DE PREVENÇÃO E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS FUNDIÁRIOS URBANOS Esta proposta preliminar é resultado de um esforço coletivo do Grupo de Trabalho de Conflitos Fundiários

Leia mais

Sistemas de espaços livres e forma urbana

Sistemas de espaços livres e forma urbana Sistemas de espaços livres e forma urbana SILVIO SOARES MACEDO 2011 Sistemas de Espaços Livres Todos os espaços livres, públicos e privados Produzidos de maneira formal e informal Possuem conexão física

Leia mais

Plano Metropolitano de Habitação. Plano Metropolitano de Habitação de Interesse Social da Região Metropolitana de Campinas

Plano Metropolitano de Habitação. Plano Metropolitano de Habitação de Interesse Social da Região Metropolitana de Campinas Plano Metropolitano de Habitação de Interesse Social da Região Metropolitana de Campinas Apresentado pelo representante do Ministério das Cidades Histórico Aprovado pelo Conselho de Desenvolvimento

Leia mais

hbh hbh PROJETO HABITAR BELO HORIZONTE - OCUPANDO O CENTRO Maria Lucia Malard - EAUFMG Coordenação Jupira Gomes de Mendonça - EAUFMG Sub-Coordenação

hbh hbh PROJETO HABITAR BELO HORIZONTE - OCUPANDO O CENTRO Maria Lucia Malard - EAUFMG Coordenação Jupira Gomes de Mendonça - EAUFMG Sub-Coordenação PROJETO HABITAR BELO HORIZONTE - OCUPANDO O CENTRO Maria Lucia Malard - EAUFMG Coordenação Jupira Gomes de Mendonça - EAUFMG Sub-Coordenação José Abilio Belo Pereira - PBH Margarete Araujo Silva - PUCMinas

Leia mais

o patrimônio urbano e o desenvolvimento da cidade

o patrimônio urbano e o desenvolvimento da cidade 121 o patrimônio urbano e o desenvolvimento da cidade estudo de caso: subprefeitura da lapa maria lucia bressan pinheiro agnes helena chiuratto objetivo 122 Tentar conciliar a preservação do patrimônio

Leia mais

REGULAMENTO DE APOIO À RECUPERAÇÃO DE IMÓVEIS DEGRADADOS PARA MUNÍCIPES EM SITUAÇÃO DE CARÊNCIA SÓCIO ECONÓMICA

REGULAMENTO DE APOIO À RECUPERAÇÃO DE IMÓVEIS DEGRADADOS PARA MUNÍCIPES EM SITUAÇÃO DE CARÊNCIA SÓCIO ECONÓMICA SITUAÇÃO DE CARÊNCIA SÓCIO ECONÓMICA NOTA JUSTIFICATIVA Desde há muito que se vem fazendo sentir a necessidade de uma intervenção de carácter social, no âmbito da habitação de famílias economicamente débeis.

Leia mais

AULA 10 URBANISMO E PROJETO URBANO

AULA 10 URBANISMO E PROJETO URBANO AULA 10 URBANISMO E PROJETO URBANO 1ª. Parte: questão central Algo mudou na gestão urbana e no planejamento urbano? O que mudou e quais as razões da mudança? HARVEY, D. Do gerenciamento ao empresariamento

Leia mais

CARTILHA DOS INSTRUMENTOS

CARTILHA DOS INSTRUMENTOS CARTILHA DOS INSTRUMENTOS Moradia Comércio Informal Cada pedaço da cidade tem uma função e um uso. As vezes, alguns imóveis ou terrenos não têm uso algum: não são escolas, não são hospitais, não são praças,

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº /2015

PROJETO DE LEI Nº /2015 Sumário PROJETO DE LEI Nº /2015 TÍTULO I DOS FUNDAMENTOS, ABRANGÊNCIA E FINALIDADES...7 CAPÍTULO I DOS FUNDAMENTOS E ABRANGÊNCIA... 7 CAPÍTULO II DA FINALIDADE E PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO... 7 TÍTULO

Leia mais

UFGD/FCBA Caixa Postal 533, 79, Dourados-MS, 1

UFGD/FCBA Caixa Postal 533, 79, Dourados-MS,   1 SITUAÇÃO DOS DOMICÍLIOS NA CIDADE DE CORUMBÁ-MS Andressa Freire dos Santos 1 ; Graciela Gonçalves de Almeida 1 ; Daniella de Souza Masson 1 ; Joelson Gonçalves Pereira 2 UFGD/FCBA Caixa Postal 533, 79,804-970-Dourados-MS,

Leia mais

Centro Universitário de Votuporanga UNIVEF Gestão Ambiental e Ecocidadania Módulo: Planejamento Urbano Ambiental

Centro Universitário de Votuporanga UNIVEF Gestão Ambiental e Ecocidadania Módulo: Planejamento Urbano Ambiental Centro Universitário de Votuporanga UNIVEF Gestão Ambiental e Ecocidadania Módulo: Planejamento Urbano Ambiental Profa. Dra. Delcimar Marques Teodózio Estatuto da Cidade e a flexibilidade normativa para

Leia mais

Urbanismo e Mobilidade

Urbanismo e Mobilidade Urbanismo e Mobilidade Área de Abrangência: 3,8 milhões de m² Inclui 5 bairros completos (Centro, São Domingos, Gragoatá, Boa Viagem e Morro do Estado) e parte de 2 bairros (Ponta D Areia e São Lourenço).

Leia mais

A Reabilitação Urbana de Santarém e a Eficiência Energética

A Reabilitação Urbana de Santarém e a Eficiência Energética A Reabilitação Urbana de Santarém e a Eficiência Energética Reabilitação Energeticamente Eficiente de Edifícios Urbanos Santarém, 23 de Julho de 2014 Área de Intervenção ARU da Ribeira de Santarém e Alfange

Leia mais

CREA, RJ, 30 de novembro de Fabricio Leal de Oliveira (IPPUR/UFRJ)

CREA, RJ, 30 de novembro de Fabricio Leal de Oliveira (IPPUR/UFRJ) Seminário Diretrizes e propostas para a produção habitacional na Cidade do Rio de Janeiro Instrumentos para oferta de moradia nas áreas urbanas centrais e consolidadas CREA, RJ, 30 de novembro de 2011.

Leia mais

Plano e projeto em São Paulo. Instituto de Engenharia 20 de setembro de 2011 Paula Freire Santoro

Plano e projeto em São Paulo. Instituto de Engenharia 20 de setembro de 2011 Paula Freire Santoro Plano e projeto em São Paulo Instituto de Engenharia 20 de setembro de 2011 Paula Freire Santoro Estatuto da Cidade Lei Federal n o 10.257/01 Constituição Federal 1988 Art.182 e 183 Plano Diretor é instrumento

Leia mais

As mais valias associadas à classificação do solo como urbano

As mais valias associadas à classificação do solo como urbano A LBSOTU perante as mais e menos valias originadas pelo Sistema de Planeamento As mais valias associadas à classificação do solo como urbano José António Lameiras - Urbanista ÍNDICE DESAFIOS NA ELABORAÇÃO

Leia mais

Novos Parâmetros para a Regularização Fundiária urbana e rural

Novos Parâmetros para a Regularização Fundiária urbana e rural Novos Parâmetros para a Regularização Fundiária urbana e rural A Lei nº 13.465/17 e suas PerverCidades Rosane Tierno - São Paulo - 10/10/17 PerverCidade 0 Cidade Mercado x Cidade Direito Cidade propriedade

Leia mais

Plano Diretor Estratégico

Plano Diretor Estratégico Plano Diretor Estratégico 2014-2024 PARTE I Lógicas de produção e transformação do espaço urbano e o planejamento urbano 3 processos simultâneos de produção e transformação das cidades Adensamento Consolidação

Leia mais

EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO POR BAIRROS EM CORUMBÁ-MS. UFGD/FCBA Caixa Postal 533, 79, Dourados-MS,

EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO POR BAIRROS EM CORUMBÁ-MS. UFGD/FCBA Caixa Postal 533, 79, Dourados-MS, EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO POR BAIRROS EM CORUMBÁ-MS Graciela Gonçalves de Almeida 1 ; Ana Paula Vieira da Silva 1 ; Andressa Freire dos Santos 1 ; Joelson Gonçalves Pereira 2 UFGD/FCBA Caixa Postal 533, 79,804-970-Dourados-MS,

Leia mais

RAQUEL ROLNIK MARÇO 2015

RAQUEL ROLNIK MARÇO 2015 FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO AUP 268 - PLANEJAMENTO DE ESTRUTURA URBANAS E REGIONAIS I RAQUEL ROLNIK MARÇO 2015 INSTRUMENTOS TRADICIONAIS DE PLANEJAMENTO URBANO NO BRASIL

Leia mais

Aula 5 O direito de morar na cidade. Curso de formação Plano Diretor e a Cidade

Aula 5 O direito de morar na cidade. Curso de formação Plano Diretor e a Cidade Aula 5 O direito de morar na cidade Curso de formação Plano Diretor e a Cidade Ditadura civil-militar e política habitacional a solução do problema pela casa própria tem essa particular atração de criar

Leia mais

Programa de Regularização Fundiária

Programa de Regularização Fundiária Programa de Regularização Fundiária O Programa de Regularização Fundiária (PRF) é um processo urbanístico, social e jurídico que objetiva a regularização da posse da terra para a população de baixa renda,

Leia mais

O DIREITO À CIDADE, AS DESIGUALDADES URBANAS E O ACESSO A TERRA

O DIREITO À CIDADE, AS DESIGUALDADES URBANAS E O ACESSO A TERRA PROGRAMA DE FORMAÇÃO POLÍTICAS PÚBLICAS E O DIREITO À CIDADE Unidade: Política Habitacional e o Direito à Moradia Digna Curso de Capacitação e Formação para a Elaboração, Monitoramento e Acompanhamento

Leia mais

Parques Tecnológicos. Salvador, novembro de 2007

Parques Tecnológicos. Salvador, novembro de 2007 Salvador, novembro de 2007 Característica ambiente inovador que, além de ser endereço nobre para as EBTs, podem agregar valor ao desenvolvimento de seus negócios. Conceito organização gerida por especialistas,

Leia mais

Gerenciamento Social no Metrô de São Paulo. Reassentamento de Famílias e Indivíduos Vulneráveis Atingidos pela Expansão

Gerenciamento Social no Metrô de São Paulo. Reassentamento de Famílias e Indivíduos Vulneráveis Atingidos pela Expansão Gerenciamento Social no Metrô de São Paulo Reassentamento de Famílias e Indivíduos Vulneráveis Atingidos pela Expansão 18ª Semana de Tecnologia Metroferroviária São Paulo 13 de Setembro de 2012 setembro

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DE REGENERAÇÃO URBANA DE ARCOS DE VALDEZES Junho 2016

PLANO DE AÇÃO DE REGENERAÇÃO URBANA DE ARCOS DE VALDEZES Junho 2016 PLANO DE AÇÃO DE REGENERAÇÃO URBANA DE ARCOS DE VALDEZES Junho 2016 PLANOS DE AÇÃO PARA A REGENERAÇÃO URBANA Condições prévias dos PARU Planos de Ação para a Regeneração Urbana: PI 6e (Ambiente urbano)

Leia mais

USO DO SOLO E ADENSAMENTO AO LONGO DOS CORREDORES DE TRANSPORTE DE BELO HORIZONTE

USO DO SOLO E ADENSAMENTO AO LONGO DOS CORREDORES DE TRANSPORTE DE BELO HORIZONTE USO DO SOLO E ADENSAMENTO AO LONGO DOS CORREDORES DE TRANSPORTE DE BELO HORIZONTE Land use and densification along mass transit corridors in Belo Horizonte Daniel Freitas Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Leia mais

Regularização Fundiária Urbana e sua difusão no meio jurídico Renato Guilherme Góes

Regularização Fundiária Urbana e sua difusão no meio jurídico Renato Guilherme Góes Regularização Fundiária Urbana e sua difusão no meio jurídico Renato Guilherme Góes REGULARIZAÇÃO É o ato ou efeito de regularizar, de resolver, de tonar regular, tornar razoável. FUNDIÁRIA É um adjetivo

Leia mais

Esta apresentação foi realizada no âmbito do projeto Moradia é Central durante a Oficina 1 - Programas para cortiços no Centro de São Paulo.

Esta apresentação foi realizada no âmbito do projeto Moradia é Central durante a Oficina 1 - Programas para cortiços no Centro de São Paulo. Esta apresentação foi realizada no âmbito do projeto Moradia é Central durante a Oficina 1 - Programas para cortiços no Centro de São Paulo. Data: 28/11/2008 Local: Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos

Leia mais

Programa Polis Vila Real

Programa Polis Vila Real Mestrado em Riscos, Cidades e Ordenamento do território. UC-Cidades e Ordenamento do Território Programa Polis Vila Real Trabalho elaborado por: Bruno Vieira Catarina Pereira Pedro Silveira Docentes: Helena

Leia mais

Carta de Brasília. 1. Estratégia Brasileira das Cidades Históricas e Patrimônio Mundial

Carta de Brasília. 1. Estratégia Brasileira das Cidades Históricas e Patrimônio Mundial Carta de Brasília As cidades brasileiras que possuem bens declarados Patrimônio Mundial pela Unesco de natureza cultural e natural, assim como tombados em nível federal pelo Instituto do Patrimônio Histórico

Leia mais

A reabilitação urbana na Dinamarca

A reabilitação urbana na Dinamarca A reabilitação urbana na Dinamarca Reabilitação urbana A lei dinamarquesa sobre Reabilitação Urbana e Desenvolvimento Urbano, que entrou em vigor em 1 de janeiro de 2004, é o instrumento que permite aos

Leia mais

DIREITO IMOBILIÁRIO. Prof. Marcelino Fernandes

DIREITO IMOBILIÁRIO. Prof. Marcelino Fernandes DIREITO IMOBILIÁRIO Prof. Marcelino Fernandes Youtube.com/MarcelinoFernandesCoronel Perfil: fb.com/profmarcelino88 Fanpage: fb.com/profmarcelino Twitter: @profmarcelino professormarcelino@hotmail.com ESTATUTO

Leia mais

QUADRO SÍNTESE AVANÇOS E ENTRAVES DO PROCESSO DE REABILITAÇÃO OUTUBRO DE 2005

QUADRO SÍNTESE AVANÇOS E ENTRAVES DO PROCESSO DE REABILITAÇÃO OUTUBRO DE 2005 QUADRO SÍNTESE AVANÇOS E ENTRAVES DO PROCESSO DE REABILITAÇÃO OUTUBRO DE 2005 Coordenação Geral: Prof. Dr. Witold Zmitrowicz Equipe Técnica de São Paulo POLI USP: Coordenação: Prof. Dr. Witold Zmitrowicz

Leia mais

O papel do Turismo na Requalificação do Pelourinho

O papel do Turismo na Requalificação do Pelourinho O papel do Turismo na Requalificação do Pelourinho Autora: Paula Marques Braga, mestranda em Urbanismo, bolsista Capes Orientador: Professor Doutor Wilson Ribeiro dos Santos Júnior Instituição: Pontifícia

Leia mais

Edson Farias Mello. Departamento de Desenvolvimento sustentável na Mineração. Ministério das Minas e Energia

Edson Farias Mello. Departamento de Desenvolvimento sustentável na Mineração. Ministério das Minas e Energia Edson Farias Mello Departamento de Desenvolvimento sustentável na Mineração Ministério das Minas e Energia I. Histórico II. Objetivo estratégico III. Pressupostos IV. Diretrizes gerais V. Instrumentos

Leia mais

Estratégia e Desenvolvimento Oficina. População e Cidade. 19 de Maio de 2016, Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro. População e Cidade

Estratégia e Desenvolvimento Oficina. População e Cidade. 19 de Maio de 2016, Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro. População e Cidade Estratégia e Desenvolvimento Oficina 19 de Maio de 2016, Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro 19 de Maio / 21:00 H Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro Modernização Administrativa, Relação

Leia mais

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS FISCAIS DE INCENTIVO À REABILITAÇÃO URBANA 2014

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS FISCAIS DE INCENTIVO À REABILITAÇÃO URBANA 2014 PRINCIPAIS BENEFÍCIOS FISCAIS DE INCENTIVO À REABILITAÇÃO URBANA 2014 LEGISLAÇÃO DE REFERÊNCIA E ENQUADRAMENTO A leitura da presente informação não dispensa a consulta da legislação em vigor Estatuto dos

Leia mais

OPERAÇÕES URBANAS CONSORCIADAS

OPERAÇÕES URBANAS CONSORCIADAS OPERAÇÕES URBANAS CONSORCIADAS como estratégia para a reabilitação urbana DEAP/SNAPU/MCIDADES MAIO/2015 O que são Operações Urbanas Consorciadas? PREMISSA: GESTÃO DA VALORIZAÇÃO DA TERRA O solo urbano

Leia mais

Política e Programas Habitacionais em São Paulo

Política e Programas Habitacionais em São Paulo Política e Programas Habitacionais em São Paulo Papel de Agentes Públicos e Privados AUP 0563 - Estruturação do Espaço Urbano: Produção Imobiliária Contemporânea Profa. Dra. Luciana de Oliveira Royer LABHAB

Leia mais

Setembro Faça clique para adicionar os logos

Setembro Faça clique para adicionar os logos Setembro 2014 Eixo Mouzinho/ Flores um território na vanguarda da mudança no contexto do território CENTRO HISTÓRICO DO PORTO PATRIMÓNIO MUNDIAL (UNESCO 1996) primeiro a história Dois distintos momentos

Leia mais

8ª BIENAL INTERNACIONAL DE ARQUITETURA 2009 ESPACIALIDADE CONECTIVIDADE ORIGINALIDADE SUSTENTABILIDADE

8ª BIENAL INTERNACIONAL DE ARQUITETURA 2009 ESPACIALIDADE CONECTIVIDADE ORIGINALIDADE SUSTENTABILIDADE 8ª BIENAL INTERNIONAL DE ARQUITETURA 2009 ESPIALIDADE CONECTIVIDADE ORIGINALIDADE SUSTENTABILIDADE WORKSHOPS Qualificação Urbana em Cidades-Sede da Copa 2014 MANAUS OBJETIVOS GERAIS explorar as possibilidades

Leia mais

MINISTÉRIO DAS CIDADES. A construção de uma política habitacional de Estado. Recife/PE, 28 de novembro de 2017

MINISTÉRIO DAS CIDADES. A construção de uma política habitacional de Estado. Recife/PE, 28 de novembro de 2017 MINISTÉRIO DAS CIDADES A construção de uma política habitacional de Estado Recife/PE, 28 de novembro de 2017 POLÍTICA NACIONAL DE HABITAÇÃO 2007 2009 2016/2017 2017 2018 URBANIZAÇÃO PRODUÇÃO HABITACIONAL

Leia mais

Regularização Fundiária e seus impactos no reassentamento PROBLEMÁTICA URBANA, PROPRIEDADE E SISTEMA REGISTRAL

Regularização Fundiária e seus impactos no reassentamento PROBLEMÁTICA URBANA, PROPRIEDADE E SISTEMA REGISTRAL Regularização Fundiária e seus impactos no reassentamento PROBLEMÁTICA URBANA, PROPRIEDADE E SISTEMA REGISTRAL Origem do problema urbano brasileiro da atualidade População (1900): 17.438.434 habitantes

Leia mais

Regularização Fundiária

Regularização Fundiária Regularização Fundiária Aspectos Legais Beatriz Kauduinski Cardoso 3º. Seminário Estadual de Habitaçao Florianópolis, 29 outubro 2013 QUAL É A VERDADE? Querem, de todas as formas, impedir a construção

Leia mais

Reabi(li)tar Lisboa: Contributos do Programa Local de Habitação Anexos

Reabi(li)tar Lisboa: Contributos do Programa Local de Habitação Anexos Anexos 2010 Página 1 Índice Glossário Conceitos 3 Anexo 01 Domínios/Prioridades Proposta de Revisão do PDM de Lisboa 8 Anexo 02 Delimitação das Freguesias de Lisboa..... 9 Anexo 03 Número Total de Residentes...

Leia mais

ARU Secarias. Projeto de delimitação da Área de Reabilitação Urbana das Secarias

ARU Secarias. Projeto de delimitação da Área de Reabilitação Urbana das Secarias Projeto de delimitação da Área de Reabilitação Urbana das Secarias DGU OM Maio de 2016 2/13 Sumário: Âmbito... 3 Enquadramento Legal... 4 Delimitação e enquadramento geográfico... 4 Objetivos estratégicos

Leia mais

GESTÃO DO CRESCIMENTO URBANO: PROTEÇÃO DE MANANCIAIS E RECUPERAÇÃO URBANA. 5 de Dezembro de 2012

GESTÃO DO CRESCIMENTO URBANO: PROTEÇÃO DE MANANCIAIS E RECUPERAÇÃO URBANA. 5 de Dezembro de 2012 GESTÃO DO CRESCIMENTO URBANO: PROTEÇÃO DE MANANCIAIS E RECUPERAÇÃO URBANA 5 de Dezembro de 2012 GESTÃO DO CRESCIMENTO URBANO: PROTEÇÃO DE MANANCIAIS E RECUPERAÇÃO URBANA CONTEÚDO 1. A REGIÃO METROPOLITANA

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DA 4ª VARA FEDERAL DE CURITIBA/PR. AÇÃO REINTEGRAÇÃO DE POSSE Nº Processo:

EXCELENTÍSSIMO SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DA 4ª VARA FEDERAL DE CURITIBA/PR. AÇÃO REINTEGRAÇÃO DE POSSE Nº Processo: EXCELENTÍSSIMO SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DA 4ª VARA FEDERAL DE CURITIBA/PR. AÇÃO REINTEGRAÇÃO DE POSSE Nº Processo: 5041904-58.2013.404.7000 XXXX, brasileira, casada, manicure, portadora da cédula de

Leia mais

DOTS Aplicado nos instrumentos de planejamento urbano municipais. LUIZA DE OLIVEIRA SCHMIDT Coordenadora de Cidades, WRI Brasil

DOTS Aplicado nos instrumentos de planejamento urbano municipais. LUIZA DE OLIVEIRA SCHMIDT Coordenadora de Cidades, WRI Brasil DOTS Aplicado nos instrumentos de planejamento urbano municipais LUIZA DE OLIVEIRA SCHMIDT Coordenadora de Cidades, WRI Brasil O que é o DOTS? O Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável é uma

Leia mais

Levantamento de imóveis vazios e ociosos no bairro de Santo Antônio

Levantamento de imóveis vazios e ociosos no bairro de Santo Antônio Levantamento de imóveis vazios e ociosos no bairro de Santo Antônio Motivação e Identificação do Objeto de Estudo RECIFE Tabela 1310 Domicílios recenseados, por espécie e situação do domicílio Sinopse

Leia mais

Desafios da Reabilitação Urbana Sustentável: o caso do Centro Histórico do Porto. Álvaro Santos Presidente Executivo do Conselho de Administração

Desafios da Reabilitação Urbana Sustentável: o caso do Centro Histórico do Porto. Álvaro Santos Presidente Executivo do Conselho de Administração Desafios da Reabilitação Urbana Sustentável: o caso do Centro Histórico do Porto Álvaro Santos Presidente Executivo do Conselho de Administração Funchal, 22 de maio de 2015 Cidade do Porto, Diagnóstico

Leia mais

Intervenções na Área Central da Cidade de São Paulo. Arq. Luis Oliveira Ramos Chefe da Assessoria Técnica de Planejamento Urbano

Intervenções na Área Central da Cidade de São Paulo. Arq. Luis Oliveira Ramos Chefe da Assessoria Técnica de Planejamento Urbano Intervenções na Área Central da Cidade de São Paulo Arq. Luis Oliveira Ramos Chefe da Assessoria Técnica de Planejamento Urbano ECOGERMA Junho 2011 Expansão Urbana Histórico da Expansão Urbana Até 1929

Leia mais

Operação Urbana Porto Maravilha Reurbanização e Desenvolvimento Socioeconômico

Operação Urbana Porto Maravilha Reurbanização e Desenvolvimento Socioeconômico Operação Urbana Porto Maravilha Reurbanização e Desenvolvimento Socioeconômico São Paulo, Setembro de 2013 Alberto Silva CDURP Quebra de Paradigmas Modelagem financeira inovadora, sem aplicação de recurso

Leia mais

OS CAMINHOS DA REABILITAÇÃO URBANA NO RIO DE JANEIRO. Eduardo Linhares Qualharini

OS CAMINHOS DA REABILITAÇÃO URBANA NO RIO DE JANEIRO. Eduardo Linhares Qualharini OS CAMINHOS DA REABILITAÇÃO URBANA NO RIO DE JANEIRO Eduardo Linhares Qualharini Motivações nas Ações de Reabilitação Urbana As ações de reabilitação de áreas urbanas são desenvolvidas visando atender

Leia mais

Comunidades Planejadas e Propostas em Mobilidade Urbana X A Política de Desenvolvimento Urbano

Comunidades Planejadas e Propostas em Mobilidade Urbana X A Política de Desenvolvimento Urbano Comunidades Planejadas e Propostas em Mobilidade Urbana X A Política de Desenvolvimento Urbano Brasília, 07 de maio de 2015 Roteiro 1. A Política Nacional de Desenvolvimento Urbano 2. Avanços institucionais

Leia mais

Diretrizes, Programas e Metas do PHIS Porto

Diretrizes, Programas e Metas do PHIS Porto O Plano de Habitação de Interesse Social do Porto Maravilha: avanços e controvérsias a superar Ana Paula Soares Carvalho Mariana Werneck Orlando Santos Junior Na última sexta-feira, 24 de julho, membros

Leia mais

Benefícios Fiscais. Área de Reabilitação Urbana da Zona Histórica e Central de Peniche. Reabilitação Urbana

Benefícios Fiscais. Área de Reabilitação Urbana da Zona Histórica e Central de Peniche. Reabilitação Urbana Reabilitação Urbana Benefícios Fiscais Área de Reabilitação Urbana da Zona Histórica e Central de Peniche Reabilitação Urbana Reabilitação Urbana - Benefícios Fiscais Pelo Estatuto dos Benefícios Fiscais,

Leia mais

ARU Sarnadela. Projeto de delimitação da Área de Reabilitação Urbana da Sarnadela

ARU Sarnadela. Projeto de delimitação da Área de Reabilitação Urbana da Sarnadela Projeto de delimitação da Área de Reabilitação Urbana da Sarnadela DGU OM Maio de 2016 2/13 Sumário: Âmbito... 3 Enquadramento Legal... 4 Delimitação e enquadramento geográfico... 4 Objetivos estratégicos

Leia mais

O Plano Diretor é o principal instrumento de política urbana do Município

O Plano Diretor é o principal instrumento de política urbana do Município O Plano Diretor é o principal instrumento de política urbana do Município É uma lei Municipal que orienta os agentes públicos e privados no crescimento e o desenvolvimento urbano em todo o Município É

Leia mais

Plano de Ação de Regeneração Urbana PARU para as áreas de reabilitação urbana (ARU s)

Plano de Ação de Regeneração Urbana PARU para as áreas de reabilitação urbana (ARU s) De acordo com os documentos orientadores do "Portugal 2020", para que os municípios possam aceder a financiamentos comunitário para a regeneração urbana, terão que elaborar e aprovar um Plano de Ação para

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS - GEOGRAFIA - 1 BIMESTRE

LISTA DE EXERCÍCIOS - GEOGRAFIA - 1 BIMESTRE LISTA DE EXERCÍCIOS - GEOGRAFIA - 1 BIMESTRE ALUNO (A): nº CIANORTE, MARÇO DE 2011 1. (UFMT) Em relação ao processo de urbanização brasileiro, no período de 1940 a 2000, analise a tabela abaixo. (MENDES,

Leia mais

GT VILA ITORORÓ (2006 à 2009) MoSaIco. Escritório Modelo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Macienzie

GT VILA ITORORÓ (2006 à 2009) MoSaIco. Escritório Modelo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Macienzie GT VILA ITORORÓ (2006 à 2009) INTRODUÇÃO A VILA ITORORÓ é um conjunto de casas construídas na década de 1920 pelo mestre de obras português Francisco de Castro no miolo de uma quadra da região central

Leia mais

onde a intervenção urbana e ambiental tem sido dirigida Entretanto um levantamento posterior camarário, efectuado em 2017 aos edifícios devolutos,

onde a intervenção urbana e ambiental tem sido dirigida Entretanto um levantamento posterior camarário, efectuado em 2017 aos edifícios devolutos, Habitação Entre 2001 e 2011 o número de edifícios em Lisboa decresceu 1%, enquanto o número de alojamentos aumentou cerca de 10 vezes, revelando as novas opções de ocupação privilegiando a construção em

Leia mais

9.2. Diretrizes de Projeto para as Áreas de Intervenção Prioritária

9.2. Diretrizes de Projeto para as Áreas de Intervenção Prioritária E S T R A T É G I A S E I N S T R U M E N T O S O N Ú C L E O C O M E R C I A L 9.2. Diretrizes de Projeto para as Áreas de Intervenção Prioritária Foram delimitadas quatro Áreas de Intervenção Prioritária,para

Leia mais

Arq. Tiago Holzmann da Silva - Presidente IAB/RS - wwwiabrs.org.br Porto Alegre, maio de 2016

Arq. Tiago Holzmann da Silva - Presidente IAB/RS - wwwiabrs.org.br Porto Alegre, maio de 2016 Arq. Tiago Holzmann da Silva - Presidente IAB/RS presidente@iabrs.org.br - wwwiabrs.org.br Porto Alegre, maio de 2016 O IAB E SUA HISTÓRIA Criação IAB nacional, 1921, Rio de Janeiro Criação IAB/RS 1948

Leia mais

Uma abordagem sobre a preservação da paisagem urbana do 4º Distrito. Secretaria Municipal de Urbanismo Secretaria Municipal da Cultura

Uma abordagem sobre a preservação da paisagem urbana do 4º Distrito. Secretaria Municipal de Urbanismo Secretaria Municipal da Cultura Uma abordagem sobre a preservação da paisagem urbana do 4º Distrito Secretaria Municipal de Urbanismo Secretaria Municipal da Cultura 1916 Acervo IHGRGS Reconversão Econômica do 4º Distrito Bairros Floresta,

Leia mais