Selecione o menu FILE NEW PROJECT como apresentado a seguir:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Selecione o menu FILE NEW PROJECT como apresentado a seguir:"

Transcrição

1 Aula 01 Introdução ao Visual Basic.Net 1. Acessando o Visual Studio.Net 2. Criando um projeto no VB.Net Após iniciado o visual Studio.net aparecerá uma tela como a abaixo: Selecione o menu FILE NEW PROJECT como apresentado a seguir:

2 Aparecerá uma tela como a abaixo: Vamos colocar o nome do nosso primeiro projeto de meuprimeiroprograma Após nomeado o projeto clique em OK, o visual Studio irá se abrir, para que possamos criar projetos na linguagem VB.NET A tela aberta é a seguir:

3 Agora vamos inserir um botão, (lembrando que o botão é um componente) e se é um componente está na TOOLBOX.

4 Agora vamos alterar as características deste botão (lembre-se características são as propriedades), vamos mudar por enquanto a propriedade Texto dele que na caixa de propriedade é a propriedade TEXT Com o botão selecionado vá à caixa de propriedade e procure a propriedade TEXT. Vamos alterá-la para OK como mostra a figura abaixo: Outra propriedade IMPORTANTISSIMA que vamos trabalhar bastante é a propriedade NAME (nome) esta propriedade é o nome do componente, ou seja, é como o Vb.net enxerga este componente. Ela é a primeira propriedade, futuramente veremos as regras para dar nomes corretamente, mas por enquanto só quero que vocês as conheçam, e saibam sua importância. Agora queremos acessar a parte para fazer a programação, existem alguns modos, vejamos a seguir: Via teclado pressionando F7

5 Pela tecla de atalho que fica no Solution Explore Clicando duplamente no componente inserido no formulário, este é o mais recomendável, pois as ações do programa quando executado serão na maioria das vezes em cima de um determinado componente (exemplo quando clicar no botão), logo é necessário que se faça toda a programação dentro do componente. Para acessar a parte correspondente a programação pelo componente faça o seguinte: Dê um duplo clique no componente do formulário a qual você deseja fazer a programação Nossos primeiros comandos para que nosso programa realize será para que o usuário ao clicar em no botão, apareça uma caixa de mensagem com o seguinte texto Ola mundo Vejamos como fazer: Digite entre o Private Sub... e o End Sub o seguinte comando: Messagebox.show ( Ola Mundo ), como mostra a imagem abaixo:

6 Agora vamos ver o nosso primeiro programa em execução. Para executar seu programa pressione F5 no teclado Clique no OK e depois no X vermelho do formulário para fechar nosso pequeno programa. Para voltar ao formulário navegue pelas abas que estão em cima das linhas de código como mostra a imagem abaixo: Volte ao formulário, agora vamos acrescentar mais um componente ao formulário.

7 Vamos adicionar um TEXTBOX, que é a mesma coisa que uma caixa de texto, ou seja permitem que um usuário digite valores. Para inserir um TEXTBOX basta ir na TOOLBOX e dá um duplo clique em cima do componente, e este aparecerá no formulário. Agora altere a propriedade TEXT do TEXTBOX, deixando-o sem nenhum texto. Agora dê um duplo clique no botão vamos programar mais algumas ações no nosso botão. Agora altere o código já existente para o seguinte:

8 Onde: Agora execute (pressione F5 no teclado) e teste Para que tenha um espaço entre Ola Mundo e o texto do TEXTBOX faça o seguinte: Onde: Para mudar propriedades via código: SEMPRE a estrutura abaixo: Componente.propriedade que vai mudar = valor que a propriedade vai mudar

9 Exemplo: Para mudar a propriedade TEXT do componente LABEL, programe em um botão LABEL1.TEXT = OLA Quando você executar o programa (F5) e clicar no botão, o LABEL vai mudar de nome, veja a imagem abaixo: Para mudar a cor do formulário, por exemplo: Veja o resultado a seguir:

10 Existem inúmeras propriedades, ao longo do curso vamos trabalhar com parte delas, mas para os mais curiosos, ai vai algumas propriedades dos componentes que vimos até agora: Propriedades do objeto Form BackColor - Cor do fundo do form BackgroundImage - Imagem de fundo do form Cursor - Cursor padrão para o form Font - Fonte padrão para os objetos do form ForeColor - Cor padrão para o texto dos objetos do form Text - texto da barra de títulos FormBorderStyle - Estilo da borda do form * None - sem borda * FixedSingle - borda não redimensionável * Fixed3D - igual a FixedSingle, com efeito 3D * FixedDialog - janela de diálogo * Sizable - Padrão * FixedToolWindow - usada para janela de ferramentas, tamanho fixo * SizableToolWindow - idem, mas redimensionável WindowState - estado inicial do form (Normal, Maximized, Minimized) ControlBox - Indica se os botões da barra de título estão ativos MaximizeBox - ativa/desativa botão maximizar MinimizeBox - ativa/desativa botão minimizar Propriedades do objeto Label BackColor Cursor Font ForeColor Text BorderStyle - tipo da borda exibida no label TextAlign - posição do texto no label Propriedades do objeto Button BackColor

11 Cursor Font ForeColor Text BackgroundImage TextAlign Image - ícone do botão ImageAlign - posição do ícone FlatStyle - muda o visual do botão Propriedades do objeto TextBox BackColor BorderStyle Cursor Font ForeColor Text TextAlign CharacterCasing- controla o formato das letras * Normal * Upper - transforma todas em maiúsculas * Lower - transforma todas em minúsculas MaxLength - tamanho máximo de caracteres aceito na caixa de texto PasswordChar - seleciona um caracter para digitação de senha (normalmente *) ReadOnly - ativa/desativa digitação pelo usuário (se True, usuário não pode alterar o conteúdo) Multiline - ativa/desativa caixa de texto com várias linhas ScrollBars - formato das barras de rolagem (Both = Ambas) Lines - equivalente à text, mas para múltiplas linhas Dica: Talvez tenha ficado alguma dúvida, em relação a exibição de textos na caixa de mensagem. Então OBSERVE: O que está entre é o que eu quero que apareça indiferente do que o usuário digite. O que não está entre, vai ser definido pelo usuário. Inserindo comentários Para inserir um comentário no código basta colocar na frente da frase que vai digitar (aspa simples), o compilador vai ignorar esta frase. Veja: O que está em verde, não existe para o compilador.

12 Criando o botão Sair Adicione mais um botão no formulário, e mude a sua propriedade TEXT para SAIR Agora vamos para a linha de código do botão SAIR (lembre-se para ir para a linha de código do componente dê um duplo clique nele) No código do botão digite Onde: Criando o botão limpar Adicione mais um botão no formulário, e mude a sua propriedade TEXT para Limpar, veja a imagem a seguir:

13 Agora vamos para a linha de código do botão LIMPAR (lembre-se para ir para a linha de código do componente dê um duplo clique nele) No código do botão digite: Onde: Evitando alguns erros: 1. A propriedade NAME é o nome do componente, é através dela é que o VB.Net sabe o que faz ou não parte do projeto. Muitas vezes por descuido colocamos o nome diferente ai o VB.Net coloca uma minhoquinha azul em baixo do nome do componente, isso está dizendo que o VB.Net não conhece este componente, então procure colocar o nome do componente no código exatamente como está na propriedade NAME.

14 2. No inicio do código existe uma linha assim PUBLIC CLASS FORM1 que significa o inicio do formulário, logo se existe um inicio tem um fim, e este fim é indicado pelo comando END CLASS. Então se você perceber que tem a minhoquinha em baixo de PUBLIC CLASS FORM1 verifique se existe o END CLASS. 3. o PRIVATE SUB significa o inicio da programação de um determinado componente, se tem um PRIVATE SUB existe um END SUB, se aparecer a minhoquinha em baixo do PRIVATE SUB verifique se existe o END SUB. Salvando e finalizando o projeto Copiando o projeto O Visual Studio.Net por padrão salva todos os seus projetos NOS MEUS DOCUMENTOS. Você irá notar que tem uma pasta chamada VISUAL STUDIO PROJECTS clique nesta pasta, dentro dela terá todos os projetos criados por você.

15 Para copiar o projeto para PEN DRIVE, CD ou outros dispositivos de armazenamento de memória basta copiar toda a pasta do PROJETO, tem que ser toda a pasta, pois o VB.Net ao criar o projeto gera um monte de arquivos que são fundamentais para a sua execução ou alteração posterior. Alterando o projeto Se você está com o projeto em um PEN DRIVE ou CD, por exemplo, é necessário que você copie a pasta do projeto para MEUS DOCUMENTOS. Após copiada, abra-a, note que tem alguns arquivos, não apague nenhum, para abrir seu projeto, dê um duplo clique no ícone que mostra a figura abaixo, ele abrirá o Visual Studio e você poderá editar seu projeto. Exercícios

16 Salve todos os exercícios. Os projetos devem ter o padrão de nomes: ExDS01, ExDS02,...ExDS12. Todos devem conter botão Limpar (que deve voltar o form para seu estado inicial) e um botão Sair. Faça programas que resolvam cada um dos problemas abaixo. 1) Receba uma frase e a exiba na barra de títulos do form 2) Receba uma frase e a exiba em um label 3) Receba uma frase e a exiba em uma caixa de texto 4) Receba uma frase e a exiba em uma caixa de mensagens 5) Receba Nome e Sobrenome e exiba o nome completo do usuário 6) Receba Nome e Sobrenome e exiba Olá, <nome completo>! 7) Receba Cidade e Estado e exiba A cidade <cidade> fica no estado <estado>. 8) Receba Nome e Endereço (utilizar Multiline) e exiba uma caixa de mensagens a mensagem: Caro(a) Sr(a). <nome>, seu pedido será enviado para: <endereço> Obs: Para inserir uma quebra de linha em um texto, utilizar <vbcrlf> fora das aspas (ex. Linha 1 +vbcrlf+ Linha2 ) 9) Receba Endereço, Número, Bairro, CEP, Cidade e Estado e exiba o Endereço completo de correspondência em uma caixa de texto de múltiplas linhas no formato: <endereço>, nº <número> <bairro> <CEP> - <cidade> - <estado> 10) Receba um texto. A cada clique no botão Adicionar, acrescente o texto digitado a uma caixa de texto sem eliminar o texto anterior, segundo o exemplo: Entrada Saída Cachorro Cachorro Gato Cachorro Gato Coelho Cachorro Gato Coelho 11) Exiba 3 botões: Azul, Verde e Vermelho. Cada botão deverá trocar a cor de fundo do form para a cor correspondente, segundo o exemplo: Me.Color = Color.White

WINDOWS FORMS APPLICATION - Aplicação (Programa) que não usa a CONSOLE

WINDOWS FORMS APPLICATION - Aplicação (Programa) que não usa a CONSOLE WINDOWS FORMS APPLICATION - Aplicação (Programa) que não usa a CONSOLE 1. Introdução. Uma Aplicação Windows Forms consiste em programas GRÁFICOS fundamentados no conceito de JANELAS que, no Visual Studio,

Leia mais

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Página 1 de 8 Excel > Macros Executar uma macro Mostrar tudo Há várias maneiras de executar uma macro no Microsoft Excel. Macro é uma ação ou um conjunto de ações que você pode usar para automatizar tarefas.

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE AULA 05 PRÁTICA. Prof. Celso Candido ADS / REDES / ENGENHARIA

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE AULA 05 PRÁTICA. Prof. Celso Candido ADS / REDES / ENGENHARIA AULA 05 1 AULA 05 CONTROLE CheckBox 2 Crie um novo projeto Visual Basic Windows Forms Application, como o nome de CheckBox. Vá para o Toolbox e arraste dois objetos CheckBox para o formulário. Alinhe um

Leia mais

Selecione o WPF Application dentro de Templates > Visual C# > Windows

Selecione o WPF Application dentro de Templates > Visual C# > Windows Atividade adicional 2 Criação de formulários e controles gráficos Abra o Visual Studio e acesse o menu File > New > Project Selecione o WPF Application dentro de Templates > Visual C# > Windows Quando

Leia mais

WINDOWS. Professor: Leandro Crescencio Colégio Politécnico 1

WINDOWS. Professor: Leandro Crescencio    Colégio Politécnico 1 WINDOWS Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 Meu Computador É a porta de entrada para o usuário navegar pelas unidades de

Leia mais

GUIA RÁPIDO PARA PETICIONAMENTO ON LINE

GUIA RÁPIDO PARA PETICIONAMENTO ON LINE 1. Antes de acessar o Sistema: 1.1 Verificar navegador instalado usar Mozilla Firefox Se não estiver, faça o download aqui: http://br.mozdev.org/ Após o download, instale o programa. 1.2 Verificar se Java

Leia mais

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens:

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Lápis: Apenas mantenha pressionado o botão do mouse sobre a área em branco, e arraste para desenhar. Pincel: Tem a mesma função do

Leia mais

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor / 33 Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor 2/ 33 Manual Coleção Interativa ACESSAR A COLEÇÃO INTERATIVA...

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor / 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM...

Leia mais

Escola Olímpio Curso: Técnico em Informática. Introdução e instalação

Escola Olímpio Curso: Técnico em Informática. Introdução e instalação Introdução e instalação http://msdn.microsoft.com/pt-br/vcsharp/default.aspx Vídeo Aulas http://msdn.microsoft.com/pt-br/vstudio/aa700773(en-us).aspx http://msdn.microsoft.com/pt-br/vcsharp/bb798022(en-us).aspx?wt.slv=rightrail

Leia mais

Macros no LibreOffice

Macros no LibreOffice Macros no LibreOffice Para automatizar tarefas no LibreOffice pode-se usar o conceito de macros. Sempre que se digita o mesmo texto diversas vezes, ou o formata, ou faz qualquer outra tarefa onde é necessário

Leia mais

AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem

AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem a distância - 2012 - Acessando o curso e alterando a senha Acessando o ambiente Seu primeiro acesso ao ambiente do curso deve

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS

BROFFICE.ORG IMPRESS BROFFICE.ORG IMPRESS O Impress é um dos aplicativos do pacote openoffice.org que permite a criação e exibição de apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, serviço ou produto, possibilitando

Leia mais

Dicas de utilização AULA DE APLICAÇÃO

Dicas de utilização AULA DE APLICAÇÃO Microsoft Word 2003 Dicas de utilização Professor: Edwar Saliba Júnior AULA DE APLICAÇÃO Observação: Os atalhos disponibilizados são para o Office em Português Brasil e Inglês, respectivamente. Atividade

Leia mais

Módulo II Tecnologia Assistiva

Módulo II Tecnologia Assistiva TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE MECDAISY MARCOS LEONEL DE SOUZA LILIANE SANTOS MACHADO 1 MECDAISY Esse tutorial irá orientá-lo quanto à utilização do software MecDaisy. 1. CRIANDO PASTA NO COMPUTADOR

Leia mais

BROFFICE MALA DIRETA CONFIGURAÇÃO Por Erico R. Silva, junho 2007

BROFFICE MALA DIRETA CONFIGURAÇÃO Por Erico R. Silva, junho 2007 BROFFICE MALA DIRETA CONFIGURAÇÃO Por Erico R. Silva, junho 2007 DESCRIÇÃO Este documento explica todos os passos necessários para criar uma mala direta através do BrOffice Writer, e como resolver os principais

Leia mais

Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica

Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica Incrementando Seus conhecimentos Aperfeiçoando A sua prática Página

Leia mais

O que é e como funciona o VBA no excel?

O que é e como funciona o VBA no excel? Este conteúdo faz parte da série: Excel VBA Ver 6 posts dessa série O Excel já é por si só uma ferramenta poderosa de elaboração de planilhas simples e sofisticadas, capazes de oferecer uma infinidade

Leia mais

Para adicionar um item de um COMBOBOX via linha de código os comandos são os seguintes:

Para adicionar um item de um COMBOBOX via linha de código os comandos são os seguintes: Aula 06 COMBOBOX / LISTBOX / MULTIPLOS FORMS Adicionando Itens no COMBOBOX por códigos Para adicionar um item de um COMBOBOX via linha de código os comandos são os seguintes: COMBOBOX1.ITEMS.ADD (TEXTBOX1.TEXT)

Leia mais

Programa CIEE de Educação a Distância

Programa CIEE de Educação a Distância AULA 7 - Outras funções do Access Programa CIEE de Educação a Distância Nessa aula estudaremos macros e como criar páginas para Internet, suas funções, aspectos relacionados à apresentação da tela e seus

Leia mais

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria Inserindo Imagem No writer, para inserir uma imagem é muito simples. Para isso, basta clicar no menu Inserir Figura (De um arquivo, Digitalizar, Galeria do Fontwork). É possível modificar os atributos

Leia mais

Unidade 11: Programando Swing com o NetBeans Prof. Daniel Caetano

Unidade 11: Programando Swing com o NetBeans Prof. Daniel Caetano Linguagem de Programação 1 Unidade 11: Programando Swing com o NetBeans Prof. Daniel Caetano Objetivo: Construir uma aplicação baseada na classe Jdialog do Java Swing. INTRODUÇÃO Na aula passada vimos

Leia mais

LINKANDO (LIGANDO) AS TELAS

LINKANDO (LIGANDO) AS TELAS Apostila 7 Linguagem de Programação II Professor: Luiz Claudio Ferreira de Souza Assunto: Linguagem Pascal (Ambiente Lazarus) com Banco de Dados LINKANDO (LIGANDO) AS TELAS Como já temos algumas telas

Leia mais

Windows Forms Applications - Introdução. Prof. Robinson Alves IFRN

Windows Forms Applications - Introdução. Prof. Robinson Alves IFRN Windows Forms Applications - Introdução Prof. Robinson Alves IFRN Windows Forms Applications - Introdução Baseado na apostila do Prof. Fabiano Papaiz Windows Forms Applications Permitem o desenvolvimento

Leia mais

Procedimento para Configuração de Internet em modo Bridge

Procedimento para Configuração de Internet em modo Bridge 1 Procedimento para Configuração de Internet em modo Bridge 1- Para realizar o procedimento de configuração em modo Bridge o computador deve estar conectado via cabo Ethernet em uma das portas LAN do DSL-2640T

Leia mais

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Conteúdo Colacril Office... 3 Instalação do Colacril... 3 Inicialização do Colacril Office...

Leia mais

Procedimentos para avaliação

Procedimentos para avaliação Procedimentos para avaliação O processo de Avaliação é dividido em seis passos. Segue a seguir um guia que ajudará o Avaliador durante o processo de avaliação. Digitar nome senha (quando se registra um

Leia mais

TICs IVINHEMA-MS

TICs IVINHEMA-MS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL NUCLEO DE TECNOLOGIAS DE NOVA ANDRADINA-MS TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICS- 2010 CRIANDO SUA WIKISPACES Autor: Profº. Carlos

Leia mais

Passo a Passo para Solicitação de Reembolso do Benefício Farmácia - Ex-empregado ou dependente

Passo a Passo para Solicitação de Reembolso do Benefício Farmácia - Ex-empregado ou dependente Passo a Passo para Solicitação de Reembolso do Benefício Farmácia - Ex-empregado ou dependente Página 1 Introdução Os beneficiários da AMS que não se encontram como empregados ativos na Petrobras ou subsidiárias

Leia mais

Tutorial Word 2007 FONTE: UNICAMP

Tutorial Word 2007 FONTE: UNICAMP Tutorial Word 2007 FONTE: UNICAMP Índice: Apresentação _ 3 O que é o Word 3 Iniciando o Word _ 3 Representação Gráfica de Interface do Word _ 4 Abrindo um documento _ 5 Formatação de Texto _6 Inserindo

Leia mais

Editor de Texto. Microsoft Word 2007

Editor de Texto. Microsoft Word 2007 Editor de Texto Microsoft Word 2007 Conteúdo O ambiente de trabalho do Word 2007 Criação do primeiro documento O trabalho com arquivos Edição do texto Formatação e impressão do documento Cabeçalho e rodapé

Leia mais

Bem vindos ao Ambiente Virtual de Aprendizagem. Esse ambiente será utilizado no curso:

Bem vindos ao Ambiente Virtual de Aprendizagem. Esse ambiente será utilizado no curso: Bem vindos ao Ambiente Virtual de Aprendizagem Esse ambiente será utilizado no curso: LIBRAS A DISTÂNCIA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO EDUCACIONAL INCLUSIVO Sua licença

Leia mais

Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016. Cadastro de Clientes

Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016. Cadastro de Clientes Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016 1.0 Menu superior Para utilizar o menu superior, clique com o mouse em cima da palavra que deseja abrir. No exemplo acima foi clicado na palavra cadastros, assim

Leia mais

GUIA Assinaturas de

GUIA Assinaturas de Pensando no novo posicionamento da empresa em relação ao mercado, elaboramos esse pequeno guia para que você possa utilizar a sua nova assinatura de email. Sua assinatura será enviada juntamente com este

Leia mais

1 Instalar navegador Google Chrome através deste link https://www.google.com/chrome?hl=pt-br (clique)

1 Instalar navegador Google Chrome através deste link https://www.google.com/chrome?hl=pt-br (clique) DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE SÃO VICENTE Núcleo Pedagógico Formação continuada de professores coordenadores TUTORIAL PARA USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS APRENDIDOS NOS DOIS PRIMEIROS ENCONTROS PARA BAIXAR

Leia mais

O que são e quando utilizá-las:

O que são e quando utilizá-las: Este conteúdo faz parte da série: Excel VBA Ver 6 posts dessa série Trabalhar com Excel é uma tarefa muito comum nos dias atuais, seja para uso pessoal ou profissional. Dentre a infinidade de fórmulas

Leia mais

Iniciando um novo arquivo

Iniciando um novo arquivo 1 Sumário Iniciando o WinZip... 3 Iniciando um novo arquivo... 3 Abrindo e restaurando os arquivos... 5 Iniciando o WinRAR... 8 Criando um arquivo compactado.....9 Abrindo e restaurando um arquivo WinRAR...

Leia mais

Manual do Portal do Professor

Manual do Portal do Professor Aqui a sua formação tem futuro! Manual do Portal do Professor Setor de Tecnologia da Informação T.I. Escola Superior Batista do Amazonas Última atualização: 02/02/2013 Unidade I - Rua Leonor Teles, nº.

Leia mais

MANUAL DO CLIENTE FINAL ALTERAÇÕES BÁSICAS NO PRODUTO SITE ACESSANDO O PAINEL _ 1 EDITANDO TEXTOS _ 2 TROCANDO IMAGENS 4 INSERINDO VIDEOS 7

MANUAL DO CLIENTE FINAL ALTERAÇÕES BÁSICAS NO PRODUTO SITE ACESSANDO O PAINEL _ 1 EDITANDO TEXTOS _ 2 TROCANDO IMAGENS 4 INSERINDO VIDEOS 7 MANUAL DO CLIENTE FINAL ALTERAÇÕES BÁSICAS NO PRODUTO SITE SUMÁRIO ACESSANDO O PAINEL _ 1 EDITANDO TEXTOS _ 2 TROCANDO IMAGENS 4 INSERINDO VIDEOS 7 EDITANDO O BANNER 9 ADICIONANDO UM MAPA DE LOCALIZAÇÃO

Leia mais

Plataforma Indicadores de Belo Monte

Plataforma Indicadores de Belo Monte Monitoramento das Condicionantes da UHE Belo Monte para a Câmara Técnica de Monitoramento do PLANO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL DO XINGU PM21 Consultores Associados Ltda. Plataforma Indicadores

Leia mais

Centro Digital Aula 3

Centro Digital Aula 3 Centro Digital Aula 3 Dê um duplo clique na Aula 01 no Menu, irá abrir a pagina modelo, faça as alterações a seguir: Utilize alinhamento Justificado, tamanho de fonte 16. 2 Clique em Editar Conteúdo abaixo:

Leia mais

Verificação Ortográfica

Verificação Ortográfica Verificação Ortográfica Podemos verificar a ortografia de uma só vez depois de concluir a digitação de um documento. Utilizamos a verificação ortográfica e gramatical automática para reduzir ao máximo

Leia mais

Você pode conferir mais informações sobre essas e outras ferramentas em:

Você pode conferir mais informações sobre essas e outras ferramentas em: [Ferramentas] O Office 365 Online disponibiliza vários programas com versões que podem ser utilizadas diretamente do navegador. Neste documento você conhecerá os programas Word, Power Point e Excel, acompanhando

Leia mais

O Microsoft PowerPoint PASSO Botão do Office: 2. Barra de ferramentas de acesso rápido: 3. Barra de título: 4. Friso: 5.

O Microsoft PowerPoint PASSO Botão do Office: 2. Barra de ferramentas de acesso rápido: 3. Barra de título: 4. Friso: 5. O Microsoft PowerPoint é um programa utilizado para criar, editar e exibir apresentações gráficas dinâmicas, cujo objetivo pode ser apresentar uma ideia, informar sobre um determinado tema, apoiar a apresentação

Leia mais

Jclic Alfabeto Sonoro

Jclic Alfabeto Sonoro Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Alfabeto Sonoro Para a produção deste Tutorial

Leia mais

COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III PROMOB. Construção de piso e teto, inserção de portas e janelas, iniciação à inserção de módulos.

COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III PROMOB. Construção de piso e teto, inserção de portas e janelas, iniciação à inserção de módulos. COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III PROMOB Construção de piso e teto, inserção de portas e janelas, iniciação à inserção de módulos. Construção e edição de piso e teto Criando o piso: Através do menu editar ->

Leia mais

Fixo (41) Vivo (41) Tim (41) Claro (41) OI (41) Sistema Descomplicado CNPJ

Fixo (41) Vivo (41) Tim (41) Claro (41) OI (41) Sistema Descomplicado CNPJ INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

IDES E PROGRAMAÇÃO. Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias

IDES E PROGRAMAÇÃO. Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias 1 IDES E PROGRAMAÇÃO Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias {claudio,macdias}@icmc.usp.br 2 Agenda Conceitos Instalação e Configuração Compilação e Execução de Código IDEs Exemplo

Leia mais

Pimenta Advocacia Sistema Online Departamento de Informática. Spark MANUAL DO USUÁRIO

Pimenta Advocacia Sistema Online Departamento de Informática. Spark MANUAL DO USUÁRIO Pimenta Advocacia Sistema Online Departamento de Informática Spark MANUAL DO USUÁRIO Este manual tem por finalidade esclarecer o funcionamento do Spark ao servidor interessado na utilização do mensageiro.

Leia mais

Tutorial rápido CMAP TOOLS

Tutorial rápido CMAP TOOLS UFAL - Universidade Federal de Alagoas FEAC Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Tutorial rápido CMAP TOOLS Maceió 04 de Outubro de 2007 Sumário 1.0 Tela de Abertura do CMAP TOOLS... 3

Leia mais

ACESSO AO PORTAL. Para acessar o Portal entre no site Área Restrita Portal de Pedidos

ACESSO AO PORTAL. Para acessar o Portal entre no site  Área Restrita Portal de Pedidos Manual Portal 1 ACESSO AO PORTAL 2 Para acessar o Portal entre no site www.latinex.com.br Área Restrita Portal de Pedidos Insira Usuário e Senha, selecione LATINEX no quadro abaixo e clique em ACESSAR

Leia mais

SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR

SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR Fluxo de cadastro Acesso ao sistema: http://cacb.certorigem.com.br/federasul/ Criar pré-cadastro Fluxo de cadastro Preencher formulário do lado esquerdo com os dados

Leia mais

Manual Aplicativo. Visonic Go

Manual Aplicativo. Visonic Go Manual Aplicativo Visonic Go 1 Índice Instalação do Aplicativo... 3 Configuração do Aplicativo... 5 Alteração de Dados do Painel... 8 Excluir Cadastro de Painel... 9 Conexão com o Painel... 10 Funcionamento

Leia mais

Conhecendo e editando o seu perfil

Conhecendo e editando o seu perfil Neste tutorial, você vai conhecer e aprender a editar o seu perfil na Plataforma Moodle/Cederj. Vamos lá! 1- Usando o Blog 2 2- Meus arquivos privados 6 3- Inserindo Repositórios 9 4- Modificando o perfil

Leia mais

APOSTILA DE INFORMÁTICA BÁSICA. Prof. Thiago Ribeiro

APOSTILA DE INFORMÁTICA BÁSICA. Prof. Thiago Ribeiro APOSTILA DE INFORMÁTICA BÁSICA Prof. Thiago Ribeiro ÍNDICE 1. SISTEMA OPERACIONAL... 3 2. BARRA DE TAREFAS... 4 3. BOTÕES DO MOUSE... 7 4. JANELA DO WINDOWS... 8 5. CRIAR E PERSONALIZAR PASTAS NA ÁREA

Leia mais

Uma pasta é pouco mais que um contêiner no qual é possível armazenar arquivos. Se

Uma pasta é pouco mais que um contêiner no qual é possível armazenar arquivos. Se 9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS? Um arquivo é muito parecido com um documento digitado que você poderia encontrar na mesa de alguém ou em um arquivo convencional. É um item que contém

Leia mais

MANUAL PARA CONFIGURAR E UTILIZAR CELULAR PARA PESQUISA

MANUAL PARA CONFIGURAR E UTILIZAR CELULAR PARA PESQUISA MANUAL PARA CONFIGURAR E UTILIZAR CELULAR PARA PESQUISA *Coloque no aparelho celular um Chip com acesso a internet: EX: TIM INFINIT OBS: Cada aparelho celular o chip tem uma forma de conexão; preste muita

Leia mais

Instalação oast.exe executar procurar C:\Arquivos de Programas C:\Program Files Instalar

Instalação oast.exe executar procurar C:\Arquivos de Programas C:\Program Files Instalar Instalação Baixar o arquivo oast.exe De um duplo clique com o mouse no arquivo oast.exe para instalar. Dependendo da versão do Windows utilizada, será feita a pergunta se você deseja executar o programa?

Leia mais

Os arquivos podem conter qualquer tipo de informação: Texto Sons (Músicas) Imagens (Fotos, etc.) Vídeos E podem ser Programas de Computador

Os arquivos podem conter qualquer tipo de informação: Texto Sons (Músicas) Imagens (Fotos, etc.) Vídeos E podem ser Programas de Computador 1. IDENTIFICANDO ARQUIVOS E PASTAS Arquivos Nos computadores todos os dados estão codificados (guardados/gravados) dentro de arquivos. O tempo todo criamos, alteramos e usamos arquivos no computador. Os

Leia mais

Manual do painel administrativo. Site Instituto de Oncologia do Vale IOV

Manual do painel administrativo. Site Instituto de Oncologia do Vale IOV Manual do painel administrativo Site Instituto de Oncologia do Vale IOV 1. Dashboard Essa é a interface do sistema administrativo. Assim que acessar o sistema pede para que o usuário autentique uma conta

Leia mais

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA EE Odilon Leite Ferraz PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA AULA 2 WINDOWS MOVIE MAKER WINDOWS MOVIE MAKER O que é? Interface do Windows Movie Maker Editando vídeos O QUE É? O Windows Movie Maker é um software

Leia mais

Manual de utilização do sistema EditorWeb

Manual de utilização do sistema EditorWeb Manual de utilização do sistema EditorWeb Login Ao acessar o link http://editorweb.circulacao.org.br, aparecerá a tela de autenticação, conforme a fig. 1, abaixo. O filiado irá efetuar o acesso ao sistema

Leia mais

SUMÁRIO. Excel

SUMÁRIO. Excel SUMÁRIO CAPÍTULO 1... Iniciando o Excel 2013... 11 Conhecendo a Tela Do Excel...12 Planilha...15 Controlando a Altura da Linha...16 Controlando a Largura da Coluna...18 Abrindo uma Planilha...21 Novo documento...23

Leia mais

1 Como editar um texto:

1 Como editar um texto: COMO COLABORAR NO WIKI DO MOODLE1 Ilse Abegg e Fábio da Purificação de Bastos e mail: iabegg@mail.ufsm.br O wiki no Moodle é uma ferramenta de atividade que visa a produção escolar colaborativa. Isso significa

Leia mais

Obs.: para realizar estas atividades tenha certeza de que já tenha instalado no sistema operacional o Java JDK e o NetBeans.

Obs.: para realizar estas atividades tenha certeza de que já tenha instalado no sistema operacional o Java JDK e o NetBeans. 1 - Criando meu primeiro programa em Java Para criar um programa Java podemos utilizar um editor de textos (Bloco de Notas/Windows, Notepad ++ ou GEdit/Linux) e o console do sistema operacional, ou um

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO SEMAD DEPARTAMENTO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DRTI

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO SEMAD DEPARTAMENTO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DRTI PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO SEMAD DEPARTAMENTO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DRTI GUIA DO USUÁRIO COMUNICADOR SPARK INÍCIO O comunicador SPARK

Leia mais

1. Transposição de dados de linhas para colunas

1. Transposição de dados de linhas para colunas Como se sabe, o Excel é uma das mais completas ferramentas para se trabalhar com planilhas, gráficos, cálculos e relatórios. Frequentemente adotado no ambiente corporativo para melhor gestão de tarefas,

Leia mais

Módulo I. Desejamos boa sorte e bom estudo! Em caso de dúvidas, contate-nos pelo site Atenciosamente Equipe Cursos 24 Horas

Módulo I. Desejamos boa sorte e bom estudo! Em caso de dúvidas, contate-nos pelo site  Atenciosamente Equipe Cursos 24 Horas AutoCad 2D Módulo I Parabéns por participar de um curso dos Cursos 24 Horas. Você está investindo no seu futuro! Esperamos que este seja o começo de um grande sucesso em sua carreira. Desejamos boa sorte

Leia mais

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico No final de 2007, o Serviço Técnico de Informática da UNESP Marília, disponibilizou para a comunidade acadêmica e administrativa o Sistema Dinâmico de websites

Leia mais

Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD

Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD MS-WORD - Iniciando Iniciar o MS-WORD: Utilizando o atalho na área de trabalho; Utilizando o botão Iniciar (Iniciar - Programas). Ao ser iniciado, o MS-WORD apresenta

Leia mais

Objetivo Com o objetivo melhorar a comunicação com o os clientes e dinamizar o atendimento aos usuários, criou-se o Help Desk.

Objetivo Com o objetivo melhorar a comunicação com o os clientes e dinamizar o atendimento aos usuários, criou-se o Help Desk. Objetivo Com o objetivo melhorar a comunicação com o os clientes e dinamizar o atendimento aos usuários, criou-se o Help Desk. O Help Desk é o sistema responsável por gerenciar chamados, com ele, é possível

Leia mais

Sistema de Pedidos Antilhas

Sistema de Pedidos Antilhas Sistema de Pedidos Antilhas 1. Login 2. Menu Principal 3. Pedidos a. Formulário de pedidos b. Informações Complementares c. Confirmação do Pedido d. Impressão do Pedido 4. Dados Cadastrais 5. Informativos

Leia mais

Como utilizar o Tux Paint

Como utilizar o Tux Paint 1 Curso de Formação de Professores em Tecnologia de Informação e de Comunicação Acessível Como utilizar o Tux Paint Software de desenho voltado a crianças alfabetizadas ou não. PASSO 1 INTRODUÇÃO O Tux

Leia mais

CURSO BÁSICO DE CRIAÇÃO DE SITES MÓDULO 1 AULA 6

CURSO BÁSICO DE CRIAÇÃO DE SITES MÓDULO 1 AULA 6 AULA 6 APRENDENDO SOBRE APARENCIAS O QUE É A APARENCIA NO WORDPRESS? CURSO BÁSICO DE CRIAÇÃO DE SITES Como o próprio nome já diz, aparência significa a cara do seu BLOG. Na aba aparência você terá inúmeras

Leia mais

Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação

Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação Universidade de São Paulo/Faculdade de Saúde Pública Curso de Saúde Pública Disciplina: HEP 147 Informática I Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação 1 Introdução ao Microsoft PowerPoint

Leia mais

ALTERNANDO ENTRE TEXTOS ABERTOS

ALTERNANDO ENTRE TEXTOS ABERTOS Agora apague o que estiver escrito na etiqueta e digite o texto que quiser colocar o efeito, depois selecione uma área vazia do texto para que o processo se conclua. ALTERNANDO ENTRE TEXTOS ABERTOS Para

Leia mais

Procedimentos para Atualização Sisloc

Procedimentos para Atualização Sisloc Procedimentos para Atualização Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Atualização de versão no servidor... 3 Passo a passo... 3 3. Atualização de Versão nas Demais Máquinas... 9 Passo a passo...

Leia mais

Existe duas formas de cadastrar um Orçamento no Sistema:

Existe duas formas de cadastrar um Orçamento no Sistema: CRIAÇÃO DE OBRAS 1 - Criando uma Obra / Orçamento Existe duas formas de cadastrar um Orçamento no Sistema: Orçamento Calculado Levanta-se o peso, aplica-se uma fórmula que fornecerá o preço final do orçamento

Leia mais

Introdução à Engenharia ENG1000

Introdução à Engenharia ENG1000 Introdução à Engenharia ENG1000 Aula 04 Introdução ao Visual Studio 2010 Prof. Augusto Baffa 1. Execute o MS-Visual Studio 2010. Experimente o caminho: Start All Programs Microsoft

Leia mais

Núcleo de Computação Eletrônica Universidade Federal do Rio de Janeiro. Windows

Núcleo de Computação Eletrônica Universidade Federal do Rio de Janeiro. Windows Windows Conceitos Básicos As principais ações são: Clique Pressionar e soltar o botão esquerdo do mouse sem move-lo Clique com o botão direito Duplo clique Pressionar e soltar o botão esquerdo do mouse

Leia mais

Sumário 1 Primeiros Passos Acessando o Sistema Conhecendo a tela Inicial... 4

Sumário 1 Primeiros Passos Acessando o Sistema Conhecendo a tela Inicial... 4 Este manual tem como objetivo auxiliar os correspondentes na digitação e acompanhamento de propostas do produto Consignado, digitadas junto ao Banco Daycoval. A seguir, veremos o passo a passo para a digitação

Leia mais

Guia do Instrutor Jogo da Bruxa

Guia do Instrutor Jogo da Bruxa 0. Antes da aula A. Criar uma conta de e-mail para a turma Entre no site: https://accounts.google.com/signup? Nome de usuário: coloque nome da escola e número da turma. Exemplo: Weingartner64 Senha: nome

Leia mais

COMO CRIAR PEDIDOS A PARTIR DA CESTA DE PRODUTOS

COMO CRIAR PEDIDOS A PARTIR DA CESTA DE PRODUTOS Esse guia considera que o catálogo já esteja atualizado, caso haja dúvidas de como atualizar o catálogo favor consultar o Guia de Atualização do Catálogo. Abra o programa e clique no botão Clique aqui

Leia mais

Tela do MS Word 2010 Barra de Título Régua Horizontal Menu Arquivo Grupo Janela de Documento Guia Barra de Ponto de Ferramentas Inserção de Acesso

Tela do MS Word 2010 Barra de Título Régua Horizontal Menu Arquivo Grupo Janela de Documento Guia Barra de Ponto de Ferramentas Inserção de Acesso 1 Tela do MS Word 2010 Título Menu Arquivo Ferramentas de Acesso Rápido Guia Grupo Régua Horizontal Janela de Documento Ponto de Inserção Régua Vertical Rolagem Vertical Zoom Status Botões de Visualização

Leia mais

Desenho assistido por computador II CAD II

Desenho assistido por computador II CAD II Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Campus Florianópolis Departamento Acadêmico de Metal Mecânica Desenho assistido por computador II CAD II Aula 9 Detalhamento O detalhamento

Leia mais

[Livros e-pub e Software Calibre] Tutorial

[Livros e-pub e Software Calibre] Tutorial Tutorial Você tem acesso, pelo Moodle, a todos os livros das atividades acadêmicas em que está matriculado. Isso significa que você pode fazer download dos materiais para estudar quando, como e onde estiver.

Leia mais

GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO.

GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO. GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO. Tutorial Capacitação de Avaliadores Voluntários do Prêmio MPE Brasil Inscrição Acesso Certificado e Histórico de Aproveitamento do Teste Inscrição Em primeiro

Leia mais

Conhecendo a aba Início

Conhecendo a aba Início Conhecendo a aba Início Grupo: Células... pág. 2 1º Exercício... pág. 6 Grupo: Alinhamento... pág. 7 2º Exercício... pág. 7 Grupo: Número... pág. 8 3º Exercício... pág. 9 Grupo: Fonte... pág. 10 4º Exercício...

Leia mais

Desenvolvida exclusivamente para a DÍGITU S INFORMÁTICA & COMÉRCIO, por James Ribeiro Guimarães.

Desenvolvida exclusivamente para a DÍGITU S INFORMÁTICA & COMÉRCIO, por James Ribeiro Guimarães. Desenvolvida exclusivamente para a DÍGITU S INFORMÁTICA & COMÉRCIO, por James Ribeiro Guimarães. MS WORD 2013 O Word faz parte da suíte de aplicativos Office, e é considerado um dos principais produtos

Leia mais

Delphi 7 Aula 03 Progressão Geométrica

Delphi 7 Aula 03 Progressão Geométrica Delphi 7 Aula 03 Progressão Geométrica Prof. Gilbert Azevedo da Silva I. Objetivos Desenvolver aplicativos com várias janelas, Manipular lista de strings, Utilizar os componentes: MainMenu, ToolBar, ImageList,

Leia mais

Manual do Webmail Zimbra TM

Manual do Webmail Zimbra TM Manual do Webmail Zimbra TM O novo serviço de e-mail da FCT é baseado no software de colaboração Zimbra Suíte de Colaboração. Ele é um sistema de mensagens e colaboração que oferece e-mail seguro e de

Leia mais

AULA 7: BrOffice Writer Ultimas Ferramentas. Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de:

AULA 7: BrOffice Writer Ultimas Ferramentas. Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de: AULA 7: BrOffice Writer Ultimas Ferramentas Objetivo Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de: Verificar erro ortográfico; Acrescentar palavras em autocorreção; Exibir numeração de linhas; Personalizar

Leia mais

versão /10/14

versão /10/14 versão 11.82-16/10/14 ACESSANDO O PORTAL ACADÊMICO Manual do Professor Para acessar o Portal Acadêmico da PUC-SP, digite em seu browser o endereço Será necessário utilizar as informações de login e senha

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0

BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0 BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0 O BrOffice.org Impress permite criar apresentações de slides profissionais que podem conter gráficos, objetos de desenho, texto, multimídia e vários outros itens. Se desejar, você

Leia mais

Instituto Federal do Rio Grande do Norte IFRN Caicó Curso de Informática Básica INFORMÁTICA BÁSICA CONCEITOS BÁSICOS

Instituto Federal do Rio Grande do Norte IFRN Caicó Curso de Informática Básica INFORMÁTICA BÁSICA CONCEITOS BÁSICOS Instituto Federal do Rio Grande do Norte IFRN Caicó Curso de Informática Básica INFORMÁTICA BÁSICA CONCEITOS BÁSICOS WINDOWS 7 Área de Trabalho Desktop (Área de trabalho) Ícones Menu iniciar Barra de tarefas

Leia mais

MANUAL DE Rua Donato Vissechi, 417 (11) Centro José Bonifácio SP (21) CEP (61)

MANUAL DE Rua Donato Vissechi, 417 (11) Centro José Bonifácio SP  (21) CEP (61) 1 MANUAL DE S@T Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CADASTRO DE PRODUTO... 3 3. CADASTRO DE CLIENTES... 9 4. INTEGRAÇÃO RETAGUARDA- PDV... 11 5. COMO EMITIR S@T... 12 CANCELAMENTO DE CUPOM... 17 SANGRIA... 19

Leia mais

Manual de Utilização do Webmail v1.1

Manual de Utilização do Webmail v1.1 Manual de Utilização do Webmail v1.1 (mail.ufvjm.edu.br) 1 Sumário Como Fazer o Login...3 Como Alterar a Senha...4 Como Enviar um E-mail...5 Como Criar uma Assinatura de E-mail...11 Como Criar Filtros...13

Leia mais

ENG 390. Universidade Federal de Viçosa. Programação Aplicada à Agricultura Aulas Práticas. Departamento de Engenharia Agrícola

ENG 390. Universidade Federal de Viçosa. Programação Aplicada à Agricultura Aulas Práticas. Departamento de Engenharia Agrícola Universidade Federal de Viçosa Departamento de Engenharia Agrícola ENG 390 Programação Aplicada à Agricultura Aulas Práticas Prof. Evandro de Castro Melo Viçosa, Junho 2010 Aula Prática 01 1. Faça um projeto

Leia mais

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Programas

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Programas Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Programas Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1. Finalidade... 3 2. METAS E RESTRIÇÕES PARA ATUALIZAÇÃO... 3 2.1. Metas... 3 2.2. Restrições... 3 3. ACESSANDO

Leia mais