Proibição da poligamia como forma de discriminação étnica. Mariana Aveiro Nº001542

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Proibição da poligamia como forma de discriminação étnica. Mariana Aveiro Nº001542"

Transcrição

1 Proibição da poligamia como forma de discriminação étnica Mariana Aveiro Nº001542

2 Raça e etnia o conceito de raça desassocia-se do de etnia por abarcar factores morfológicos como: a cor de pele; a constituição física; estatura isto é, diz respeito a uma serie de características físicas atribuídas a um determinado grupo sendo de certa forma uma marca indestrutível e como tal definitiva. teve a sua origem no grego ethnikos diz respeito a um grupo étnico, que é constituído por uma comunidade humana definida por afinidades linguísticas que segundo E.Balibar, provém principalmente da família que constitui uma das principais instituições; a nível cultural também encontramos afinidades como a nacionalidade, a filiação tribal e a religião; e ainda temos de ter em conta as semelhanças genéticas. característica que une um determinado grupo e que o torna distinto, ao mesmo tempo, dos demais grupos e da sociedade em que está inserido. Podemos então dizer que se trata de um apego a uma cultura de origem, relativamente à qual os indivíduos têm algum poder de escolha, o que já não acontece quando se pensa na raça (Saint-Maurice, 1994: 33)

3 Tipos de problemáticas que os grupos étnicos se deparam ou quais os tipos de discriminações com que nos defrontamos quando abordamos este tema. Os grupos étnicos frequentemente estão associados a uma condição social despriviligiada, a um padrão de comportamentos e de valores contrastantes com a cultura envolvente (Machado, 1992). De forma geral, os indivíduos pertencentes a grupos étnicos sofrem inúmeras dificuldades de integração devido a vários factores : baixos níveis de formação escolar; insucesso escolar que acaba por fomentar situações de exclusão económica e sociocultural; a participação na vida política também se afigura diminuta e por vezes mesmo nula; baixa qualificação profissional, o que leva a situações de assalariamento em profissões mal remuneradas, revestindo-se por vezes, de formas de trabalho ocultas. Existindo um elevado número de situações de clandestinidade legal e laboral, segundo F. Luís Machado, uma grande parte dos membros das minorias étnicas tem hoje uma posição semimarginal face ao sistema de emprego, sendo diminuta a sua pertença nos sectores industriais garantidos

4 . Discriminação étnica assenta em três dimensões Social Cultural Politica desigualdades sociais como a precariedade das condições de vida e inserção socioprofissional, que maioritariamente se insere em segmentos periféricos do mercado de trabalho Religião; valores e crenças religiosas: a língua: o estilo de vida; as tradições culturais; práticas culturais; as relações de parentesco organização interna da comunidade e face ao exterior, a autoridade interna, o associativismo e a participação política.

5 Um aspecto fundamental que não pode deixar de ser mencionado a propósito do tema da discriminação, é a questão dos direitos humanos principio basilar da protecção do indivíduo. Os Direitos do Homem passaram a ter uma real importância após , altura em que os Estados tomam consciência das fatalidades e desumanidades vividas durante a 2ª Guerra Mundial, levando-os a criar a Organização das Nações Unidas (ONU). Foi através da Carta das Nações Unidas, assinada a 20 de Junho de 1945, que os povos exprimiram a sua determinação «em preservar as gerações futuras do flagelo da guerra; proclamar a fé nos direitos fundamentais do Homem, na dignidade e valor da pessoa humana, na igualdade de direitos entre homens e mulheres, assim como das nações, grande e pequenas; em promover o progresso social e instaurar melhores condições de vida numa maior liberdade». Assim, a 10 de Dezembro de 1948, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

6 Os direitos humanos enfrentam na cena internacional vários desafios. Como a sua universalidade colocada pelo pluralismo cultural A existência dos direitos humanos torna-se tão relevante na medida em que o Homem passa a ter um papel mais central: passa a ser visto à luz do direito de uma forma totalmente distinta do que era até então. Deixa de ser um simples membro de uma classe ou grupo social para passar a ser visto como individuo, ser único e irrepetível, cujo sentimento de pertença não poderia ser senão para a humanidade inteira. Apesar disto, os direitos continuam a ser entendidos como direitos naturais, inscritos na natureza humana e reconhecidos a cada homem pelo simples facto de ele ser homem, assim sendo, os direitos naturais passaram a ser direitos individuais, porque a sua referência deixou de ser o homem integrado socialmente para ser o indivíduo independente e emancipado.

7 A Declaração universal dos direitos humanos Objectivo existência de um rol de direitos básicos Deveriam de ser respeitados e adoptados por todas as civilizações independentemente da sua cultura através do reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e dos seus direitos iguais e inalienáveis. artigo 1º Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Artigo 2º: Todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades proclamados na presente Declaração, sem distinção alguma, nomeadamente de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação. Além disso, não será feita nenhuma distinção fundada no estatuto político, jurídico ou internacional do país ou do território da naturalidade da pessoa, seja esse país ou território independente, sob tutela, autónomo ou sujeito a alguma limitação de soberania. Artigo 7º: Todos são iguais perante a lei e, sem distinção, têm direito a igual protecção da lei. Todos têm direito a protecção igual contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação. Artigo 16º: 1. A partir da idade núbil, o homem e a mulher têm o direito de casar e de constituir família, sem restrição alguma de raça, nacionalidade ou religião. Durante o casamento e na altura da sua dissolução, ambos têm direitos iguais. 2. O casamento não pode ser celebrado sem o livre e pleno consentimento dos futuros esposos.

8 3. A família é o elemento natural e fundamental da sociedade e tem direito à protecção desta e do Estado. Artigo 18º: Toda a pessoa tem direito à liberdade de pensamento, de consciência e de religião; este direito implica a liberdade de mudar de religião ou de convicção, assim como a liberdade de manifestar a religião ou convicção, sozinho ou em comum, tanto em público como em privado, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pelos ritos. Objectivo primordial da DUDH: todos os indivíduos fossem iguais em direitos e que não existissem qualquer tipo de discriminação, procurando-se desta forma um ideal comum partilhado ou que deveria ser -partilhado por todos os povos Artigo 13º CRP 1.Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei" 2. "Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual".

9 A reter: todo e qualquer tipo de discriminação é proibida à luz dos direitos fundamentais dos indivíduos, porém, não nos podemos esquecer que esta DUDH foi realizada tendo em conta a realidade do Ocidente, assim sendo, teremos de analisar se a mesma é aceite e respeitada da mesma forma nos países do Oriente. Desde logo, podemos afirmar que não, por exemplo, a civilização islâmica adoptou uma concepção muito própria do que são os direitos humanos, justificando a sua adaptação interna em função da diversidade cultural.

10 A Poligamia É um contrato de casamento celebrado entre mais do que duas pessoas. Actualmente, ainda existem culturas do Oriente que aceitam a prática da mesma, sendo exemplo disso o caso do Islão, cujo costume é regulamentado pelo Alcorão, escritura muçulmana e pela lei Islâmica a Sharia, contudo impõem alguns limites à poligamia. um homem só pode ter até um máximo de 4 mulheres e tem de conseguir tratá-las de igual forma sem qualquer tipo de discriminação, contribuindo deste modo para que se reforçasse a instituição da poligamia... podereis desposar duas, três ou quatro das que vos aprouver, entre as mulheres. Mas, se temerdes não poder ser equitativos para com elas, casai, então, com uma só. (Alcorão 4:3). Através da leitura deste excerto verificamos que não é permitido ao muçulmano diferenciar as suas esposas em relação ao sustento e despesas, tempo dedicado e outras obrigações dos maridos. O Islão não permite que um homem se case com outra mulher se não as tratar de forma equitativa.

11 O ordenamento Jurídico Português define o casamento como sendo: um contrato celebrado entre duas pessoas que pretendem constituir família mediante uma plena comunhão de vida (artigo 1577º C.C). Primeira diferença : 1. Portugal apenas é admitido o casamento entre duas pessoas e não mais. 2. Islão pode-se celebrar o casamento entre um máximo de 4 pessoas

12 As mulheres são consideradas como inferiores em relação ao homem, não podendo, portanto, beneficiar dos mesmos direitos que assistem aos homens A discriminação passa por diversos aspectos: as mulheres muçulmanas não são livres para escolher os seus maridos, e não podem em caso algum contrair matrimónio com um não muçulmano Os maridos assumem a tutela das mulheres e estas devem mostrar-se merecedoras daquela tutela sendo obedientes As mulheres têm de aceitar como natural a poligamia dos seus maridos, contudo, para a mulher apenas existe a possibilidade de praticarem a monogamia Assistimos aqui a uma ideia oposta à do ocidente no que toca à forma como o casamento deve ocorrer, isto é, temos a ideia de que um casamento deve ser celebrado com base no amor, no respeito e na confiança mútuas o que aqui é inteiramente contrariado.

13 Instituição do casamento elemento de profundas desigualdades entre homens e mulheres, algo com que não nos deparamos se examinarmos atentamente o nosso ordenamento jurídico Desde logo, reconhecemos no artigo 13º da CRP o princípio da igualdade, que tem como finalidade afirmar que a lei tem de ser aplicada do mesmo modo a todos os seus destinatários (aplica-se a lei sem olhar a quem ). O casamento é visto como um acordo entre duas pessoas feito segundo as determinações da lei e dirigido ao estabelecimento de uma plena comunhão de vida entre eles, podemos então dizer que o casamento é uma instituição que deve ser exclusiva (art.1601º), isto é, nenhum dos cônjuges pode fazer igual acordo com uma terceira pessoa enquanto o anterior vigorar. Os cônjuges estão reciprocamente vinculados pelos deveres de respeito, fidelidade, coabitação, cooperação e assistência (artigo 1672º Código Civil).

14 Divórcio no mundo Islâmico Duas realidades distintas Homem Pode sem qualquer restrição, obter a dissolução do casamento, através do repúdio das esposas, bastando para tal dizer eu quero o divórcio, tempo de espera que dura 3 períodos menstruais para que seja certificado que a mulher não está grávida. O direito do marido ao divórcio é visto como uma forma de respeito pela esposa, que tem todo o direito a não permanecer num casamento quando não for amada. Mulher só podem pedir o divórcio contra a vontade do seu marido quando se verifiquem as condições especificadas na lei, portanto não basta a vontade, tem de existir também uma decisão judicial. Caso existam filhos menores, a guarda cabe aos pais, pelo que é a eles que é confiado o exercício do poder paternal se a mãe não for muçulmana nem sequer existe a possibilidade de esta participar na educação do filho, sendolhes retirado logo que atinjam uma idade que lhes permita compreender a religião.

15 Divórcio segundo o Ordenamento Jurídico Português O divórcio pode ser concedido de três formas: 1. Divórcio judicial - lei nº 61/2008; art. 1773º, nº2; 1778º - A e 1794 Código Civil 2. Divórcio por mútuo consentimento - Dec. Lei nº272/2001, de 13/10, com as rectificações do D.R. nº 278, de 30/11/2001, e alterações introduzidas pelo Dec.-Lei n 324/2007, de 28/09, e a lei nº 61/2008, de 31/ Divórcio sem consentimento de um dos cônjuges - a) do art.1781 C.C. Ambos os cônjuges tem o direito de pedir a qualquer altura o divórcio e de igual modo

Direitos. Humanos. Direitos Humanos

Direitos. Humanos. Direitos Humanos Direitos Humanos Direitos Humanos na ONU Direitos Humanos A ONU (Organização das Nações Unidas) é a responsável pela coordenação do sistema global (ou universal) de Direitos Humanos. Direitos Humanos A

Leia mais

DECLARAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS DOS INDIVÍDUOS QUE NÃO SÃO NACIONAIS DO PAÍS ONDE VIVEM

DECLARAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS DOS INDIVÍDUOS QUE NÃO SÃO NACIONAIS DO PAÍS ONDE VIVEM DECLARAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS DOS INDIVÍDUOS QUE NÃO SÃO NACIONAIS DO PAÍS ONDE VIVEM Adotada pela resolução 40/144 da Assembleia Geral das Nações Unidas, de 13 de dezembro de 1985 DECLARAÇÃO DOS DIREITOS

Leia mais

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM (DE 10 DE DEZEMBRO DE 1948) Preâmbulo Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e dos seus direitos iguais e inalienáveis constitui o fundamento da liberdade,

Leia mais

DECLARAÇÃO SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS PERTENCENTES A MINORIAS NACIONAIS OU ÉTNICAS, RELIGIOSAS E LINGUÍSTICAS

DECLARAÇÃO SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS PERTENCENTES A MINORIAS NACIONAIS OU ÉTNICAS, RELIGIOSAS E LINGUÍSTICAS DECLARAÇÃO SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS PERTENCENTES A MINORIAS NACIONAIS OU ÉTNICAS, RELIGIOSAS E LINGUÍSTICAS Adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas na sua resolução 47/135, de 18 de dezembro

Leia mais

O Direito de Adoptar?

O Direito de Adoptar? Direito da Igualdade Social 2010 2011 O Direito de Adoptar? A adopção por casais homossexuais Andreia Engenheiro Nº 2068 1. Família Tem influência de factores: - Religiosos; - Económicos; - Socio-culturais.

Leia mais

Declaração Universal dos Direitos Humanos

Declaração Universal dos Direitos Humanos Pág 1 Núcleo Gerador: Direitos e Deveres (DR 4) Declaração Universal dos Direitos Humanos I. Precedente e criação No final da Segunda Guerra, em 1945, procuraram-se criar mecanismos internacionais que

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos

DIREITOS HUMANOS. Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos DIREITOS HUMANOS Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos Parte 3 Profª. Liz Rodrigues - Liberdade de crença e culto: a pessoa é livre para ter ou adotar uma religião, professá-la

Leia mais

Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948)

Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) PREÂMBULO Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e dos seus direitos iguais e inalienáveis constitui

Leia mais

Declaração Universal dos Direitos do Homem

Declaração Universal dos Direitos do Homem Declaração Universal dos Direitos do Homem Preâmbulo Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da familia humana e seus direitos iguais e inalienáveis é o fundamento da

Leia mais

Direitos Humanos. Declaração Universal de Professor Mateus Silveira.

Direitos Humanos. Declaração Universal de Professor Mateus Silveira. Direitos Humanos Declaração Universal de 1948 Professor Mateus Silveira www.acasadoconcurseiro.com.br Direitos Humanos DECLARAÇÃO UNIVERSAL DE 1948 Adotada e proclamada pela resolução 217 A (III) da Assembléia

Leia mais

Projecto de Lei n.º 693/XIII/3.ª. Exposição de motivos

Projecto de Lei n.º 693/XIII/3.ª. Exposição de motivos Projecto de Lei n.º 693/XIII/3.ª Aprova medidas de promoção da igualdade remuneratória entre homens e mulheres por trabalho igual ou de igual valor Exposição de motivos A desigualdade salarial entre homens

Leia mais

AVANÇOS E DESAFIOS DOS DIREITOS HUMANOS NA ATUALIDADE. Prof. Dra. DANIELA BUCCI

AVANÇOS E DESAFIOS DOS DIREITOS HUMANOS NA ATUALIDADE. Prof. Dra. DANIELA BUCCI AVANÇOS E DESAFIOS DOS DIREITOS HUMANOS NA ATUALIDADE Prof. Dra. DANIELA BUCCI 1 ENADE E OS DIREITOS HUMANOS Panorama Geral : PROVAS 2012 E 2015 As provas abarcaram questões gerais sobre globalização,

Leia mais

Aula 25 CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS

Aula 25 CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS Aula 25 CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS O que é cidadania? Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na constituição. Uma boa cidadania implica que os direitos

Leia mais

DECLARAÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO CONTRA AS MULHERES

DECLARAÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO CONTRA AS MULHERES DECLARAÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO CONTRA AS MULHERES Proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas na sua resolução 2263 (XXII), de 7 de novembro de 1967 DECLARAÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO

Leia mais

LEGISLAÇÃO INTERNACIONAL COMENTADA

LEGISLAÇÃO INTERNACIONAL COMENTADA 4 concursos Dicas para realização de provas com questões de concursos e jurisprudência do STF e STJ inseridas artigo por artigo LEGISLAÇÃO INTERNACIONAL COMENTADA 2ª edição Revista, ampliada e atualizada

Leia mais

Ordem dos Revisores Oficias de Contas e os próximos desafios com a Igualdade de Oportunidades. Assembleia da República. 19 de Fevereiro de 2019

Ordem dos Revisores Oficias de Contas e os próximos desafios com a Igualdade de Oportunidades. Assembleia da República. 19 de Fevereiro de 2019 Ordem dos Revisores Oficias de Contas e os próximos desafios com a Igualdade de Oportunidades Assembleia da República 19 de Fevereiro de 2019 ENQUADRAMENTO JURÍDICO DOS DIREITOS DAS MULHERES Clotilde Celorico

Leia mais

ACORDO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E O IMAMAT ISMAILI

ACORDO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E O IMAMAT ISMAILI ACORDO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E O IMAMAT ISMAILI 8 de Maio de 2009 ACORDO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E O IMAMAT ISMAILI CONSIDERANDO QUE no contexto da Constituição da República Portuguesa de 1976

Leia mais

A percepção da Liberdade Religiosa como uma representação social do quadro legal

A percepção da Liberdade Religiosa como uma representação social do quadro legal A percepção da Liberdade Religiosa como uma representação social do quadro legal Paulo Mendes Pinto Un. Lusófona, Lisboa, Portugal 1. O quadro legal português Durante grande parte do século XX, os textos

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos. Declaração Universal dos Direitos Humanos Parte 2

DIREITOS HUMANOS. Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos. Declaração Universal dos Direitos Humanos Parte 2 DIREITOS HUMANOS Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos Declaração Universal dos Direitos Humanos Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Artigo I: Todas as pessoas nascem livres

Leia mais

Direitos e deveres do trabalhador em matéria de igualdade e não discriminação (Código de trabalho artº 24º, nº 4)

Direitos e deveres do trabalhador em matéria de igualdade e não discriminação (Código de trabalho artº 24º, nº 4) Direitos e deveres do trabalhador em matéria de igualdade e não discriminação (Código de trabalho artº 24º, nº 4) Igualdade e não discriminação DIVISÃO I Disposições gerais sobre igualdade e não discriminação

Leia mais

DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA. Hannah Arendt

DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA. Hannah Arendt DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA Hannah Arendt DIREITO NATURAL Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros

Leia mais

LEI GERAL TRIBUTÁRIA. Introduz conceito de Justo Impedimento de curto e médio prazo, dos contabilistas certificados e dos. sujeitos passivos do IRS

LEI GERAL TRIBUTÁRIA. Introduz conceito de Justo Impedimento de curto e médio prazo, dos contabilistas certificados e dos. sujeitos passivos do IRS LEI GERAL TRIBUTÁRIA Introduz conceito de Justo Impedimento de curto e médio prazo, dos contabilistas certificados e dos sujeitos passivos do IRS Exposição de Motivos São incontestáveis os direitos consagrados

Leia mais

Simulado Aula 01 INSS DIREITO CONSTITUCIONAL. Prof. Cristiano Lopes

Simulado Aula 01 INSS DIREITO CONSTITUCIONAL. Prof. Cristiano Lopes Simulado Aula 01 INSS DIREITO CONSTITUCIONAL Prof. Cristiano Lopes Direito Constitucional 1. A dignidade da pessoa humana é um objetivo fundamental da República Federativa do Brasil. Já a garantia do

Leia mais

Dos Direitos Individuais (I) Profª Me. Érica Rios

Dos Direitos Individuais (I) Profª Me. Érica Rios Dos Direitos Individuais (I) Profª Me. Érica Rios erica.carvalho@ucsal.br O QUE SÃO DIREITOS INDIVIDUAIS? Direitos fundamentais do indivíduo (pessoa física ou jurídica), garantindo-lhe iniciativa autônoma

Leia mais

Declaração Universal dos Direitos Humanos Preâmbulo

Declaração Universal dos Direitos Humanos Preâmbulo Guiné-Bissau Declaração Universal dos Direitos Humanos Preâmbulo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos 2018 Guiné-Bissau Declaração Universal dos Direitos Humanos Alto Comissariado

Leia mais

Declaração Universal dos Direitos Humanos: significado jurídico e importância. Profª Me. Érica Rios

Declaração Universal dos Direitos Humanos: significado jurídico e importância. Profª Me. Érica Rios Declaração Universal dos Direitos Humanos: significado jurídico e importância Profª Me. Érica Rios erica.carvalho@ucsal.br Adotada pela ONU em 10/12/1948 Preâmbulo Considerando que o reconhecimento da

Leia mais

Dimensão Política e Jurídica

Dimensão Política e Jurídica Dimensão Política e Jurídica B1 B2 B3 B4 Organização do Estado Democrático: A Nossa Democracia Participação na Democracia I: Para que servem os Partidos Participação na Democracia II: Todos somos Fregueses

Leia mais

História dos Direitos Humanos https://www.youtube.com/watch?v=ka9y7qy2ztm. Professor Roberson Calegaro

História dos Direitos Humanos https://www.youtube.com/watch?v=ka9y7qy2ztm. Professor Roberson Calegaro Professor Roberson Professor Calegaro Roberson Colégio Calegaro Master História dos Direitos Humanos https://www.youtube.com/watch?v=ka9y7qy2ztm ONU - Organização das Nações Unidas 24/10/1945 Califórnia

Leia mais

Igualdade de Género, e Não-discriminação.

Igualdade de Género, e Não-discriminação. 2016 Igualdade de Género, e Não-discriminação. INSTITUTO PORTUGUÊS DO SANGUE E DA TRANSPLANTAÇÃO, I.P. Igualdade de Género, e Não-discriminação. O IPST, I.P., está sujeito às normas legais previstas no

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD 1 de 6 Comunidade Global Tema Direitos fundamentais do : Declaração Universal dos Direitos do OBJECTIVO: Participa consciente e sustentadamente na comunidade global 1. Leia, com atenção, a Declaração Universal

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD 1 de 6 Comunidade Global Direitos fundamentais do Homem: OBJECTIVO: Participa consciente e sustentadamente na comunidade global 1. Leia, com atenção, a Direitos Humanos Adoptada e proclamada pela Assembleia

Leia mais

DECLARAÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DE TODAS AS FORMAS DE INTOLERÂNCIA E DISCRIMINAÇÃO BASEADAS NA RELIGIÃO OU CONVICÇÃO

DECLARAÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DE TODAS AS FORMAS DE INTOLERÂNCIA E DISCRIMINAÇÃO BASEADAS NA RELIGIÃO OU CONVICÇÃO DECLARAÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DE TODAS AS FORMAS DE INTOLERÂNCIA E DISCRIMINAÇÃO BASEADAS NA RELIGIÃO OU CONVICÇÃO Proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas na sua resolução 36/55, de 25 de novembro

Leia mais

O que são Direitos Humanos? DIREITOS HUMANOS Profa. Rosana Carneiro Tavares. Principal instrumento legal

O que são Direitos Humanos? DIREITOS HUMANOS Profa. Rosana Carneiro Tavares. Principal instrumento legal O que são Direitos Humanos? Direitos essenciais a todos os seres humanos, sem discriminação por raça, cor, gênero, idioma, nacionalidade, religião e opinião política. DIREITOS HUMANOS Profa. Rosana Carneiro

Leia mais

Declaracao Universal 2016.indd 1 08/11/ :01

Declaracao Universal 2016.indd 1 08/11/ :01 Declaracao Universal 2016.indd 1 08/11/2016 12:01 Declaracao Universal 2016.indd 2 08/11/2016 12:01 Declaração Universal dos Direitos Humanos Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania Declaracao

Leia mais

Os direitos Humanos são direitos fundamentais da pessoa humana. Esses direitos são considerados fundamentais porque, sem eles, a pessoa não é capaz

Os direitos Humanos são direitos fundamentais da pessoa humana. Esses direitos são considerados fundamentais porque, sem eles, a pessoa não é capaz Os direitos Humanos são direitos fundamentais da pessoa humana. Esses direitos são considerados fundamentais porque, sem eles, a pessoa não é capaz de se desenvolver e de participar plenamente da vida.

Leia mais

Declaração Universal dos Direitos Humanos

Declaração Universal dos Direitos Humanos Declaração Universal dos Direitos Humanos Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania FiCHa TéCNICA Título: Declaração Universal dos Direitos Humanos Edição: Comissão Nacional para os Direitos

Leia mais

- Proibição da interpretação que leve a restrição de direitos:

- Proibição da interpretação que leve a restrição de direitos: Análise comparativa entre a Declaração Universal dos Direitos humanos, Pacto Internacional sobre os Direitos Econômicos, Sociais e Culturais e o Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos. -

Leia mais

dignidade participação Direitos fundamentais Santé direitos de igualdade solidariedade liberdade individual

dignidade participação Direitos fundamentais Santé direitos de igualdade solidariedade liberdade individual liberdade individual participação dignidade direitos de igualdade solidariedade Direitos fundamentais Santé A Bélgica é um Estado de direito democrático que garante a cada um os respeito O Estado garante

Leia mais

IGUALDADE E NÃO DISCRIMINAÇÃO

IGUALDADE E NÃO DISCRIMINAÇÃO IGUALDADE E NÃO DISCRIMINAÇÃO Igualdade e não discriminação 1 IGUALDADE E NÃO DISCRIMINAÇÃO DIVISÃO I DISPOSIÇÕES GERAIS SOBRE IGUALDADE E NÃO DISCRIMINAÇÃO Artigo 23.º CONCEITOS EM MATÉRIA DE IGUALDADE

Leia mais

Direitos Humanos. Declaração Universal de Professora Franciele Rieffel.

Direitos Humanos. Declaração Universal de Professora Franciele Rieffel. Direitos Humanos Declaração Universal de 1948 Professora Franciele Rieffel www.acasadoconcurseiro.com.br Direitos Humanos DECLARAÇÃO UNIVERSAL DE DIREITOS HUMANOS DE 1948 www.acasadoconcurseiro.com.br

Leia mais

A mulher casada antes e depois do 25 de Abril:

A mulher casada antes e depois do 25 de Abril: A mulher casada antes e depois do 25 de Abril: A evolução da sua situação jurídica em Alexandra Teixeira de Sousa Maio de 2011. A mulher casada antes e depois do 25 de Abril: evolução da situação jurídica

Leia mais

1948 Declaração Universal dos Direitos De acordo com a Declaração Universal dos Direitos : Os direitos humanos vêm ganhando força nos últimos tempos

1948 Declaração Universal dos Direitos De acordo com a Declaração Universal dos Direitos : Os direitos humanos vêm ganhando força nos últimos tempos DIREITOS HUMANOS 1948 Declaração Universal dos Direitos De acordo com a Declaração Universal dos Direitos : Os direitos humanos vêm ganhando força nos últimos tempos impulsionados pelos fundamentos da

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS 1 de 11 Direitos, liberdades e garantias dos trabalhadores Mecanismos reguladores dos direitos dos trabalhadores: O Código do Trabalho OBJECTIVO: Assumir direitos e deveres liberais enquanto cidadão activo.

Leia mais

Grupo Parlamentar. Projecto de Lei n.º 203/X

Grupo Parlamentar. Projecto de Lei n.º 203/X Grupo Parlamentar Projecto de Lei n.º 203/X Amplia os direitos das Associações de Estudantes do Ensino Secundário e elimina a discriminação pela nacionalidade no registo das associações juvenis. Exposição

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS 1 de 10 Direitos, liberdades e garantias dos trabalhadores Mecanismos reguladores dos direitos dos trabalhadores: O Código do Trabalho OBJECTIVO: Assumir direitos e deveres liberais enquanto cidadão activo.

Leia mais

DECLARAÇÃO UNIVERSAL SOBRE A DIVERSIDADE CULTURAL

DECLARAÇÃO UNIVERSAL SOBRE A DIVERSIDADE CULTURAL DECLARAÇÃO UNIVERSAL SOBRE A DIVERSIDADE CULTURAL Adotada pela Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura na sua 31.ª sessão, a 2 de novembro de 2001. DECLARAÇÃO

Leia mais

Projecto-Lei n.º 474/XIII/2ª

Projecto-Lei n.º 474/XIII/2ª Projecto-Lei n.º 474/XIII/2ª Assegura a liberdade individual de cada pessoa para contrair casamento, eliminando o prazo internupcial previsto pelo artigo 1605.º do CC Exposição de motivos O direito a casar

Leia mais

QUESTÕES. 13 É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença

QUESTÕES. 13 É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença QUESTÕES 1 A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: a soberania;

Leia mais

PRINCÍPIOS BÁSICOS RELATIVOS À INDEPENDÊNCIA DA MAGISTRATURA. Princípios Básicos Relativos à Independência da Magistratura

PRINCÍPIOS BÁSICOS RELATIVOS À INDEPENDÊNCIA DA MAGISTRATURA. Princípios Básicos Relativos à Independência da Magistratura PRINCÍPIOS BÁSICOS RELATIVOS À INDEPENDÊNCIA DA MAGISTRATURA Adotados pelo Sétimo Congresso das Nações Unidas para a Prevenção do Crime e o Tratamento dos Delinquentes, realizado em Milão de 26 de agosto

Leia mais

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DA UNESCO SOBRE A DIVERSIDADE CULTURAL

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DA UNESCO SOBRE A DIVERSIDADE CULTURAL DECLARAÇÃO UNIVERSAL DA UNESCO SOBRE A DIVERSIDADE CULTURAL A CONFERÊNCIA GERAL Comprometida com a plena realização dos direitos do homem e das liberdades fundamentais proclamadas na Declaração Universal

Leia mais

A DEONTOLOGIA NA RADIO

A DEONTOLOGIA NA RADIO Este texto foi traduzido e adaptado pela AD a partir de um documento elaborado por L.P.G. LA NATION, intitulado " O que é a deontologia jornalística", com o objectivo de definir o quadro ético dos profissionais

Leia mais

A Constituição é onde se encontra o conjunto das normas (Leis) relativas ao:

A Constituição é onde se encontra o conjunto das normas (Leis) relativas ao: A Constituição A Constituição é onde se encontra o conjunto das normas (Leis) relativas ao: -Poder Político e à Organização dos Estados; -Leis fundamentais dos diversos países. A Constituição Constituição

Leia mais

Declaração Universal dos Direitos Humanos

Declaração Universal dos Direitos Humanos Declaração Universal dos Direitos Humanos Preâmbulo Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e de seus Direitos iguais e inalienáveis é o fundamento

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima 1-) Prática de família e sucessões: A-) Casamento: a) Impedimentos matrimoniais: Previsto perante

Leia mais

MANIFESTO PORTUGAL MAIS LIBERAL

MANIFESTO PORTUGAL MAIS LIBERAL MANIFESTO PORTUGAL MAIS LIBERAL Este é o tempo de Portugal aprender com o passado, entender os desafios do presente e, sobretudo, assegurar a evolução que fortaleça a esperança no nosso futuro coletivo

Leia mais

Dever de informação art.º 5.º RCTFP

Dever de informação art.º 5.º RCTFP Missão Administrativa da(o) Secretária(o) de Justiça Dever de informação art.º 5.º RCTFP CFFJ - 2012 Direção-Geral da Administração da Justiça Diz o art.º 5.º do Regulamento ao Regime do Contrato de Trabalho

Leia mais

Liberdades Religiosas

Liberdades Religiosas Liberdades Religiosas Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria Toda a pessoa tem direito à liberdade de pensamento, de consciência e de religião; este direito implica a liberdade de mudar de religião

Leia mais

CURSO EFA NS TÉCNICO/A ADMINISTRATIVO/A

CURSO EFA NS TÉCNICO/A ADMINISTRATIVO/A CURSO EFA NS TÉCNICO/A ADMINISTRATIVO/A Módulo: CP_4 Processos Identitários Tema: Identidade Sexual Grupo 4: Carla, Carmen, Sílvia Data: 2009/04/01 1 Introdução Homofobia Transfobia Identidades Sexuais

Leia mais

Declaração de Princípios - Declaração de Princípios - Partido Socialista

Declaração de Princípios - Declaração de Princípios - Partido Socialista 1. Partido Socialista é a organização política dos cidadãos portugueses e dos outros cidadãos residentes em Portugal que defendem inequivocamente a democracia e procuram no socialismo democrático a solução

Leia mais

22 de Fevereiro de Formação a Técnicos Autárquicos

22 de Fevereiro de Formação a Técnicos Autárquicos 22 de Fevereiro de 2013 Formação a Técnicos Autárquicos Contratação Pública Socialmente Responsável O que é? (...é sobre a definição de um modelo e influenciar o mercado local. Ao promover SRPP, as autoridades

Leia mais

IX Semana dos Direitos 2019 Sessão Plenária Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens

IX Semana dos Direitos 2019 Sessão Plenária Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens IX Semana dos Direitos 2019 Sessão Plenária Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens Exmos. Senhores Deputados Regionais Exma. Senhora Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens

Leia mais

Artigo XI 1. Toda pessoa acusada de um ato delituoso tem o direito de ser presumida inocente até que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo

Artigo XI 1. Toda pessoa acusada de um ato delituoso tem o direito de ser presumida inocente até que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo Artigo XI 1. Toda pessoa acusada de um ato delituoso tem o direito de ser presumida inocente até que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento público no qual lhe tenham

Leia mais

Declaração sobre a Eliminação da Discriminação contra a Mulher

Declaração sobre a Eliminação da Discriminação contra a Mulher Declaração sobre a Eliminação da Discriminação contra a Mulher Proclamada pela Assembléia Geral na Resolução 2263(XXII), de 7 de novembro de 1967 A Assembléia Geral, Considerando que os povos das Nações

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD 1 de 7 Comunidade Global Tema Direitos fundamentais do : Declaração Universal dos Direitos do OBJECTIVO: Participa consciente e sustentadamente na comunidade global 1. Leia, com atenção, a Declaração Universal

Leia mais

ONU DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS (1948) DIREITOS HUMANOS. Como pensa o Examinador acerca desta disciplina? novocurso.

ONU DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS (1948) DIREITOS HUMANOS. Como pensa o Examinador acerca desta disciplina? novocurso. ONU A Declaração Universal do Direitos de 1948, foi inspirada no Direito Constitucional Francês, que utilizava como objetivo em seu preâmbulo a expressão: Igualdade- Fraternidade- Liberdade, alicerce de

Leia mais

CONVENÇÃO SOBRE A NACIONALIDADE DAS MULHERES CASADAS

CONVENÇÃO SOBRE A NACIONALIDADE DAS MULHERES CASADAS CONVENÇÃO SOBRE A NACIONALIDADE DAS MULHERES CASADAS Adotada em Nova Iorque a 20 de fevereiro de 1957 e aberta à assinatura em conformidade com a resolução 1040 (XI), adotada pela Assembleia Geral das

Leia mais

Direitos das Crianças

Direitos das Crianças Direitos das Crianças Art.º 1º (a criança) Criança é todo o ser humano com menos de 18 anos de idade salvo quando, nos casos previstos na lei, atinja a maioridade mais cedo. Art.º 2º (não discriminação)

Leia mais

Artigo 1º (DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREIROS DO HOMEM)

Artigo 1º (DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREIROS DO HOMEM) ( de quem verificou que o infrator pagou a sua multa) Artigo 1º (DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREIROS DO HOMEM) Todos os seres humanos nascem livres em dignidade e em direitos Sabia que: tem o direito e o

Leia mais

ASSEMBLEIA GERAL DE 26 DE MAIO DE 2018 PROPOSTA NO ÂMBITO DO PONTO SEIS DA ORDEM DE TRABALHOS

ASSEMBLEIA GERAL DE 26 DE MAIO DE 2018 PROPOSTA NO ÂMBITO DO PONTO SEIS DA ORDEM DE TRABALHOS ASSEMBLEIA GERAL DE 26 DE MAIO DE 2018 PROPOSTA NO ÂMBITO DO PONTO SEIS DA ORDEM DE TRABALHOS No âmbito do ponto seis da Ordem de Trabalhos da Assembleia Geral da Teixeira Duarte, S.A., o Conselho de Administração

Leia mais

IGUALDADE NÃO É (SÓ) QUESTÃO DE MULHERES

IGUALDADE NÃO É (SÓ) QUESTÃO DE MULHERES IGUALDADE NÃO É (SÓ) QUESTÃO DE MULHERES TERESA MANECA LIMA SÍLVIA ROQUE DIFERENÇAS ENTRE HOMENS E MULHERES APENAS UMA QUESTÃO DE SEXO? SEXO GÉNERO SEXO: conjunto de características biológicas e reprodutivas

Leia mais

Estado da Arte: Questões Laborais, Igualdade e Conciliação

Estado da Arte: Questões Laborais, Igualdade e Conciliação UNIVERSIDADE DE AVEIRO As Questões de Género (sexo feminino vs. sexo masculino)no sector do turismo Estado da Arte: Questões Laborais, Igualdade e Conciliação Sala de Actos Académicos da Universidade de

Leia mais

Convenção relativa à luta contra as discriminações na esfera do ensino

Convenção relativa à luta contra as discriminações na esfera do ensino Convenção relativa à luta contra as discriminações na esfera do ensino Adotada em 14 de dezembro de 1960 pela Conferência Geral da organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura Entrou

Leia mais

Tema 4. Vamos Reflectir

Tema 4. Vamos Reflectir Tema 4 Área / UFCD CP1-Tema 4 Competência a atingir Participa consciente e sustentadamente na comunidade global. Vamos Reflectir Ao longo deste módulo temos vindo a debruçar-nos sobre os diferentes tipos

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA DA CRUZ VERMELHA PORTUGUESA

CÓDIGO DE CONDUTA DA CRUZ VERMELHA PORTUGUESA Documento 1 CÓDIGO DE CONDUTA DA CRUZ VERMELHA PORTUGUESA 1 Princípios Fundamentais da Cruz Vermelha Portuguesa. Os princípios fundamentais são o ideário do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS 1 de 8 Direitos, liberdades e garantias dos trabalhadores Mecanismos reguladores dos direitos dos trabalhadores: O Código do Trabalho OBJECTIVO: Assumir direitos e deveres liberais enquanto cidadão activo.

Leia mais

DECLARAÇÃO SOBRE O DIREITO AO DESENVOLVIMENTO

DECLARAÇÃO SOBRE O DIREITO AO DESENVOLVIMENTO DECLARAÇÃO SOBRE O DIREITO AO DESENVOLVIMENTO Adotada pela resolução 41/128 da Assembleia Geral das Nações Unidas, de 4 de dezembro de 1986. DECLARAÇÃO SOBRE O DIREITO AO DESENVOLVIMENTO A Assembleia Geral,

Leia mais

Resolução 53/144 da Assembleia Geral das Nações Unidas, de 9 de dezembro de 1998.

Resolução 53/144 da Assembleia Geral das Nações Unidas, de 9 de dezembro de 1998. DECLARAÇÃO SOBRE O DIREITO E A RESPONSABILIDADE DOS INDIVÍDUOS, GRUPOS OU ÓRGÃOS DA SOCIEDADE DE PROMOVER E PROTEGER OS DIREITOS HUMANOS E LIBERDADES FUNDAMENTAIS UNIVERSALMENTE RECONHECIDOS (DEFENSORES

Leia mais

Declaração Universal dos Direitos Humanos

Declaração Universal dos Direitos Humanos Declaração Universal dos Direitos Humanos Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e de seus direitos iguais e inalienáveis é o fundamento da liberdade,

Leia mais

A Grande Rutura do Código Civil Direito da Família. Cecília Morais M. Martins

A Grande Rutura do Código Civil Direito da Família. Cecília Morais M. Martins A Grande Rutura do Código Civil Cecília Morais M. Martins Iter da Apresentação - O Código Civil Português e os últimos 50 anos - Breve olhar: A família ontem e as famílias hoje - A família, «permite-nos

Leia mais

Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 31

Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 31 Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 31 DIREITO DE FAMÍLIA Conceito é o conjunto de normas jurídicas que disciplina a entidade familiar, ou seja, a comunidade formada por qualquer

Leia mais

Declaração em Matéria de Direitos Sociais e Relações Laborais na LEONI

Declaração em Matéria de Direitos Sociais e Relações Laborais na LEONI Declaração em Matéria de Direitos Sociais e Relações Laborais na LEONI Preâmbulo Pela presente Declaração, a LEONI vem documentar os direitos e princípios sociais fundamentais. Eles constituem a base da

Leia mais

CARTA DE COMPORTAMENTOS

CARTA DE COMPORTAMENTOS STOP BULLYING! Uma abordagem baseada nos direitos humanos para combater o bullying e a discriminação CARTA DE COMPORTAMENTOS Projeto Co- Projeto Stop Bullying: Uma abordagem baseada nos direitos humanos

Leia mais

REVISÃO DA LEI DA FAMÍLIA LEI Nº 10/2004, DE 25 DE AGOSTO

REVISÃO DA LEI DA FAMÍLIA LEI Nº 10/2004, DE 25 DE AGOSTO REVISÃO DA LEI DA FAMÍLIA LEI Nº 10/2004, DE 25 DE AGOSTO Índice O que é Lei da Família 1 Porquê rever a Lei da Família.. 2 Em que consiste a revisão da Lei da Família.. 3 O que rever?...4 - Idade para

Leia mais

PRINCÍPIOS BÁSICOS RELATIVOS À FUNÇÃO DOS ADVOGADOS

PRINCÍPIOS BÁSICOS RELATIVOS À FUNÇÃO DOS ADVOGADOS PRINCÍPIOS BÁSICOS RELATIVOS À FUNÇÃO DOS ADVOGADOS Adotados pelo Oitavo Congresso das Nações Unidas para a Prevenção do Crime e o Tratamento dos Delinquentes, realizado em Havana, Cuba, de 27 de agosto

Leia mais

Constituição da República Federativa do Brasil (de 24 de janeiro de 1967)

Constituição da República Federativa do Brasil (de 24 de janeiro de 1967) Constituição da República Federativa do Brasil (de 24 de janeiro de 1967) O Congresso Nacional, invocando a proteção de Deus, decreta e promulga a seguinte CONSTITUIÇÃO DO BRASIL TÍTULO I Da Organização

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Previsão encontra-se art do C.C.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Previsão encontra-se art do C.C. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima 1-) Prática de família e sucessões: B-) Parentesco: Previsão encontra-se art. 1.591 do C.C. Art.

Leia mais

Proibição da Discriminação e Ações Afirmativas

Proibição da Discriminação e Ações Afirmativas Proibição da Discriminação e Ações Afirmativas TEMAS ATUAIS DE DIREITOS HUMANOS E FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA PROF. HELENA DE SOUZA ROCHA Igualdade e Não discriminação Igualdade = conceito antigo, que pode

Leia mais

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS Há uma divergência doutrinária sobre a natureza jurídica da DUDH: 1) Parte da doutrina entende que, por não ser tratado/convenção/acordo/ pacto, ela não gera obrigação.

Leia mais

Presidência da República Assessoria para as Relações Internacionais

Presidência da República Assessoria para as Relações Internacionais (Versão final) Intervenção De Sua Excelência o Presidente da República na XXIII Cerimónia de atribuição do Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa Reunimo-nos hoje, de novo, para a entrega do Prémio Norte-Sul

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS 1 de 11 Direitos, liberdades e garantias dos trabalhadores Mecanismos reguladores dos direitos dos trabalhadores: O Código do Trabalho OBJECTIVO: Assumir direitos e deveres liberais enquanto cidadão activo.

Leia mais

DECLARAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE A ELIMINAÇÃO DE TODAS AS FORMAS DE DISCRIMINAÇÃO RACIAL

DECLARAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE A ELIMINAÇÃO DE TODAS AS FORMAS DE DISCRIMINAÇÃO RACIAL DECLARAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE A ELIMINAÇÃO DE TODAS AS FORMAS DE DISCRIMINAÇÃO RACIAL Proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas na sua resolução 1904 (XVIII), de 20 de novembro de 1963. DECLARAÇÃO

Leia mais

Estrutura familiar e dinâmica social

Estrutura familiar e dinâmica social Estrutura familiar e dinâmica social Introdução Neste trabalho pretendendo tratar minuciosamente sobre o conceito e relevância social do parentesco; a família enquanto grupo específico e diferenciado de

Leia mais

PROCLAMAÇÃO DE TEERÃO. Proclamada pela Conferência Internacional sobre Direitos Humanos em Teerão, a 13 de maio de 1968

PROCLAMAÇÃO DE TEERÃO. Proclamada pela Conferência Internacional sobre Direitos Humanos em Teerão, a 13 de maio de 1968 PROCLAMAÇÃO DE TEERÃO Proclamada pela Conferência Internacional sobre Direitos Humanos em Teerão, a 13 de maio de 1968 PROCLAMAÇÃO DE TEERÃO A Conferência Internacional sobre Direitos Humanos, Tendo reunido

Leia mais

PROF. JEFERSON PEDRO DA COSTA

PROF. JEFERSON PEDRO DA COSTA PROF. JEFERSON PEDRO DA COSTA CURSO: ESTUDOS DE DIREITO CONSTITUCIONAL AULA 02 Direitos Fundamentais CLASSIFICAÇÃO Direitos e Garantias Individuais e Coletivas (Art. 5º, CF/88); Direitos Sociais (Arts.

Leia mais

FORMAÇÃO CÍVICA E HUMANA

FORMAÇÃO CÍVICA E HUMANA Escola Secundária/3 de Barcelinhos ANO LETIVO 2012-2013 FORMAÇÃO CÍVICA E HUMANA 3.º Ciclo Ensino Básico A) ORIENTAÇÕES PROGRAMÁTICAS B) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ÍNDICE A) ORIENTAÇÕES PROGRAMÁTICAS 1. INTRODUÇÃO

Leia mais