A canção de protesto : a música contra a ditadura militar

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A canção de protesto : a música contra a ditadura militar"

Transcrição

1 MARCOS ROBERTO

2 A canção de protesto : a música contra a ditadura militar As décadas de 1960 e 1970 ficaram marcadas pela chamada canção de protesto, escrita por dezenas de compositores, com diferentes tendências estético-políticas, mas tendo em comum os anseios de liberdade e democracia e uma feroz oposição à ditadura militar. Nesse artigo, vamos comentar sobre as canções de protesto produzidas na década de 1960 chegando até a mais ousada de todas: Caminhando, de Geraldo Vandré (1968), analisada no final. A canção de protesto As canções de protesto contra a ditadura militar eram canções de combate social e, ao mesmo tempo, de forte apelo emotivo-romântico. Suas letras criticavam a situação miserável e a exploração sofrida pelos excluídos do campo e da cidade: sertanejos, pescadores, vaqueiros, operários e favelados. Denunciavam as estruturas fundiárias e o cotidiano dos pobres dos centros urbanos. A canção de protesto foi, também, um marco na história musical do país consolidando um estilo chamado MPB. Entre seus maiores compositores estão: Carlos Lyra, Edu Lobo, Sérgio Ricardo, Geraldo Vandré e Chico Buarque de Holanda. A inspiração vinha das ideias divulgadas pelos Centros Populares de Cultura (CPC), pelo Teatro de Arena e pelos debates promovidos pela União Nacional dos Estudantes (UNE) nas universidades. Os temas das canções pretendiam ser revolucionários pois tinham a intenção de provocar o ouvinte, despertando-o para a resistência contra a ditadura militar e a luta pela liberdade. Buscavam, ainda, sensibilizar ou conscientizar o público, setores das classes médias, sobre a pobreza e a miséria reinantes no Brasil. Para isso, seus intérpretes usavam de gestos, canto grandiloquente e até trechos recitados de forte impacto teatral.

3 Carcará (1964), de João do Valle e José Cândido A canção fazia parte do show Opinião (Rio de Janeiro, 1964) que trazia canções escritas por Zé Keti, Edu Lobo, Carlos Lyra, João do Valle, Heitor dos Prazeres, Ary Toledo, Sérgio Ricardo, Vinícius de Moraes entre outros. Sua letra exalta a coragem e a determinação para vencer a fome e a rudeza do sertão. A música incluía a declamação de um texto, extraído de um relatório da Sudene, sobre a migração dos nordestinos expulsos de suas terras pela seca e fome. Carcará deu sucesso imediato à jovem desconhecida Maria Bethânia, então com 18 anos de idade, cuja expressiva interpretação marcou para sempre essa canção. O fragmento abaixo é da gravação de 1965, pela RCA. Maria Bethânia substituiu Nara Leão no show Opinião. Sua interpretação de Carcará impressionou o público e a projetou nacionalmente. Carcará é malvado, é valentão / É a águia de lá do meu sertão Os burrego novinho num pode andá / Ele puxa o umbigo inté matá Carcará / Pega, mata e come / Carcará Num vai morrer de fome / Carcará Mais coragem do que homem / Carcará, pega, mata e come

4 Opinião (1964), de Zé Keti Canção-tema do espetáculo Opinião (Rio de Janeiro, 1964) para o qual foi composta, era uma crítica ao governo estadual do Rio de Janeiro que desejava retirar as favelas do morro. Porém, o sucesso da música, na voz de Nara Leão, foi tão grande que acabou se tornando a fala política do sambista do morro e seu protesto contra a ditadura militar. O samba Opinião inspirou os nomes de um jornal, de um teatro, do segundo elepê de Nara Leão, lançado no final de O fragmento abaixo, na voz de Zé Keti, foi gravado em Zé Keti, Nara Leão, João do Vale no show Opinião. Podem me prender / Podem me bater Podem até deixar-me sem comer / Que eu não mudo de opinião. Daqui do morro / Eu não saio, não Se não tem água / Eu furo um poço Se não tem carne / Eu compro um osso E ponho na sopa / E deixa andar (repete) Fale de mim quem quiser falar / Aqui eu não pago aluguel/ Se eu morrer amanhã, seu doutor / Estou pertinho do céu.

5 Upa, neguinho (1965), de Edu Lobo e Gianfrancesco Guarnieri A canção era, originalmente, um segmento da peça Arena conta Zumbi (1965), de Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri. A letra mescla inocência e violência na infância da criança negra escravizada com a esperança de liberdade elementos que ganharam contornos de protesto no contexto da ditadura militar recém implantada no país. A música tornou-se um sucesso imediato na interpretação de Elis Regina e foi gravada, pela primeira vez, em 1966, no álbum Dois na Bossa n.2, da gravadora Philips. Capa do disco, lançado em 1968, na França, após o sucesso de Elis Regina no II Festival Miden em Cannes. Upa Neguinho, com Elis e o Bossa Jazz Trio, foi gravada ao vivo durante a apresentação. Upa, neguinho na estrada / upa, pra lá e pra cá Virge, que coisa mais linda! / Upa neguinho começando a andar. Começando a andar / Começando a andar E já começa a apanhar. Cresce, neguinho, me abraça / Cresce e me ensina a cantar Eu vim de tanta desgraça / Mas muito de posso ensinar: Capoeira, posso ensinar / Ziquizira, posso tirar Valentia, posso emprestar / mas liberdade só posso esperar

6 Os festivais de música no Brasil As canções de protestos contra a ditadura militar ganharam maior projeção nacional com os festivais de canção transmitidos pela televisão (TV Excelsior, TV Record e TV Globo). Nesses festivais, os cantores e compositores apresentavam-se para uma plateia formada, em grande parte, por estudantes que participava com entusiasmo. Faixas de apoio aos artistas preferidos, vaias, gritos e torcidas organizadas eram comuns em todas as fases de seleção. No palco dos festivais desfilaram uma grande quantidade de ritmos e estilos, de toadas ufanistas até músicas experimentais. Algumas músicas misturavam bossa nova, pop, rock e cancioneiro tradicional. Os festivais projetaram os nomes de Elis Regina, Marília Medalha, Chico Buarque, Sérgio Ricardo, Nara Leão, Gilberto Gil, Geraldo Vandré, Caetano Veloso, Jorge Ben, Jair Rodrigues, Carlos Lyra, Rita Lee (na época, integrante da banda Os Mutantes) entre outros.

7 Os principais festivais daqueles anos foram: I Festival da Música Popular Brasileira (1965), TV Excelsior (São Paulo/Rio de Janeiro). 1º lugar: Arrastão, de Edu Lobo e Vinícius de Moraes, cantada por Elis Regina. Festival Nacional de Música Popular (1966), TV Excelsior (São Paulo/Rio de Janeiro). 1º lugar: Porta Estandarte, de Geraldo Vandré e Fernando Lona, interpretada por Tuca. II Festival da Música Popular Brasileira (1966), TV Record de São Paulo.1º lugar: empate entre A Banda, de Chico Buarque, cantada por Nara Leão, e Disparada, de Téo de Barros e Geraldo Vandré, cantada por Jair Rodrigues III Festival da Música Popular Brasileira (1967), TV Record de São Paulo. Foi o mais disputado de todos os festivais pela excelência das músicas classificadas, algumas com ousadas inovações de ritmo e arranjos. Foi tamanha a participação da plateia que acabou causando um episódio violento: o compositor Sérgio Ricardo atirou um violão na plateia quando não conseguiu, pelo excesso de vaias, cantar sua música Beto bom de bola. 1º lugar: Ponteio, de Edu Lobo e Capinan, cantada por Marília Medalha. 2º lugar: Domingo no Parque, de Gilberto Gil com apoio da banda Os Mutantes. 3º lugar: Roda Viva, de Chico Buarque, cantada por ele com o grupo MPB 4. 4º lugar: Alegria, alegria, de Caetano Veloso, cantada por ele e acompanhada pelo grupo de rock Beat Boys. III Festival Internacional da Canção (1968), TV Globo do Rio de Janeiro. Na final paulista, a música É proibido proibir, de Caetano Veloso acompanhado pela banda Os Mutantes foi recebida com furiosa vaia pelo público que lotava o auditório. O discurso inflamado de Caetano Veloso com plateia ficou registrado em seu disco. Na final do concurso, a canção vitoriosa Sabiá, de Antônio Carlos Jobim e Chico Buarque, foi rejeitada pelo público que preferiu a segunda colocada, Caminhando ou Pra não dizer que não falei das flores, de Geraldo Vandré.

8 Caminhando : a canção que desafiou a ditadura militar Caminhando e cantando e seguindo a canção (1) Somos todos iguais, braços dados ou não (2) Nas escolas, nas ruas, campos, construções (3) Caminhando e cantando e seguindo a canção. Vem, vamos embora que esperar não é saber Quem sabe faz a hora não espera acontecer (bis) (4) Pelos campos a fome em grandes plantações (5) Pelas ruas marchando indecisos cordões Ainda fazem da flor seu mais forte refrão E acreditam nas flores vencendo o canhão. (6) Vem, vamos embora que esperar não é saber Quem sabe faz a hora não espera acontecer (bis) Há soldados armados, amados ou não Quase todos perdidos de arma na mão (7) Nos quartéis lhes ensinam uma antiga lição De morrer pela pátria e viver sem razão. (8) Geraldo Vandré cantando Caminhando no Maracanãzinho, Para o público foi a canção vitoriosa do III Festival Internacional da Canção. Diante de uma plateia que lotava no Maracanãzinho, no III Festival Internacional da Canção (Rio de Janeiro, 1968), Geraldo Vandré apresentou-se sozinho, acompanhado apenas de um violão para cantar Caminhando ou Pra não dizer que não falei das flores. Uma melodia simples, despojada de arranjos, mas com uma letra revolucionária que, imediatamente, conquistou o público. Ganhou o segundo lugar, mas a plateia não aceitou o resultado do júri e transformou Caminhando na grande vencedora popular e no hino contra a ditadura militar. O sucesso fulminante da canção seria, porém, logo interrompido pela censura. O general Luís de França Oliveira, secretário de Segurança da Guanabara justificou a sua proibição dizendo que a canção tem letra subversiva e sua cadência é do tipo Mao-Tsé-Tung. Perseguido, Geraldo Vandré foi obrigado a exilar-se. Regressou ao Brasil em 1973, mas continuou sendo vigiado pelos militares o que o levou a se afastar da vida artística.

9 Cálice (Chico Buarque e Gilberto Gil) Chico Buarque e Gilberto Gil O show Phono 73 reuniria duplas de artistas da gravadora Phonogram em maio de Para o show, Gil e Chico compuseram Cálice no apartamento de Chico em frente à Lagoa Rodrigo de Freitas ( o monstro da lagoa ) bebendo fernet ( essa bebida amarga ) em uma sexta-feira da Paixão. Quando os dois tentaram cantá-la no show no Palácio das Convenções do Anhembi, o som do microfone de Chico foi cortado. A censura impede que Chico e Gil cantem Cálice no show Phono 73. Pai, afasta de mim este cálice. A canção explorou o duplo sentido da palavra cálice que podia significar também cale-se, referência explícita à censura e a repressão.

10 Apesar de Você (Chico Buarque) Chico Buarque Hoje você é quem manda Falou, tá falado Não tem discussão A minha gente hoje anda Falando de lado E olhando pro chão, viu Você que inventou esse estado E inventou de inventar Toda a escuridão Você que inventou o pecado Esqueceu-se de inventar O perdão Em março de 1970, Chico voltou do exílio na Itália no momento em que o governo do general Médici torturava e desaparecia com seus opositores. Quando a gravadora enviou Apesar de Você para a censura, Chico tinha a certeza de que ela seria censurada. Não foi e o compacto com a música e Desalento vendeu 100 mil cópias. Um colunista de um jornal foi quem sugeriu que o você da canção era o Presidente Médici, com isso, a repressão invadiu a sede da gravadora e censurou a música. Acuado, Chico passou a assinar algumas músicas com o pseudônimo de Julinho da Adelaide. Apesar de Você ficou censurada por oito anos e só foi liberada em 1978, ano em que foi lançada no LP Chico Buarque

11 FONTES: Fonte ABRAHÃO JR., Weber. Música e ensino de História: Isso dá samba? Caderno de História, v. 1, n. 1, p , CONTIER, Arnaldo. Edu Lobo e Carlos Lyra: o nacional e o popular na canção de protesto. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 18,n. 35, p , MORAES, José Geraldo Vinci de. História e música: canção popular e conhecimento histórico. Revista Brasileira de História,v. 20,n. 39, São Paulo, MORAES, José Geraldo Vinci de & SALIBA, Elias Thome. História e música no Brasil. SEVERIANO, Jairo & MELLO, Zuza Homem de. A canção no tempo. 85 anos de músicas brasileiras. v.2. São Paulo: Ed. 34, MELLO, Zuza Homem de. A era dos festivais, uma parábola. São Paulo: Ed. 34, Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira.

A cultura durante a ditadura militar

A cultura durante a ditadura militar A cultura durante a ditadura militar Introdução da ditadura no Brasil De 1964 a 1985, o Brasil viveu a Ditadura Militar, uma época em que os militares passaram a governar o país. Esse regime de governo

Leia mais

A cultura durante a ditadura militar

A cultura durante a ditadura militar A cultura durante a ditadura militar Introdução De 1964 a 1985, o Brasil viveu a Ditadura Militar, uma época em que os militares passaram a governar o país. Esse regime de governo foi chamado de ditadura,

Leia mais

ARTES 9 ANO PROF.ª GABRIELA DACIO PROF.ª ARLENE CALIRI ENSINO FUNDAMENTAL

ARTES 9 ANO PROF.ª GABRIELA DACIO PROF.ª ARLENE CALIRI ENSINO FUNDAMENTAL ARTES 9 ANO PROF.ª ARLENE CALIRI ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª GABRIELA DACIO CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade II Cultura- A pluralidade na expressão humana. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 3.2 Conteúdos Gêneros

Leia mais

Cultura e política no Brasil: de Getúlio a Ditadura Militar

Cultura e política no Brasil: de Getúlio a Ditadura Militar Cultura e política no Brasil: de Getúlio a Ditadura Militar 1 A Era Vargas (1930-1945) Assumiu após a vitória sobre as oligarquias em 1930. 2ª Guerra Mundial: Início dúbio com posterior alinhamento aos

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 9º História Rafael Av. Mensal 01/10/15 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova contém

Leia mais

DOS PRIMÓRDIOS À ATUALIDADE HISTÓRIA DA MPB

DOS PRIMÓRDIOS À ATUALIDADE HISTÓRIA DA MPB DOS PRIMÓRDIOS À ATUALIDADE HISTÓRIA DA MPB RECAPITULANDO ORIGEM CHORO SAMBA A SEGUIR BOSSA NOVA JOVEM GUARDA FESTIVAIS DE MÚSICA TV RECORD TROPICALISMO DÉCADA DE 50 BOSSA NOVA Em fins dos anos 50 (década

Leia mais

PLANO DE AULA LIVROS DIGITAIS

PLANO DE AULA LIVROS DIGITAIS PLANO DE AULA LIVROS DIGITAIS Plano de Aula - Livros Digitais Seja protagonista da sua própria história. Leda Brito Dos Santos 2015 Autora: Leda Brito dos Santos Naturalidade: Feira de Santana - BA Graduanda

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE DECANATO DE EXTENSÃO - DEX CENTRO DE EDUCAÇÃO, FILOSOFIA E TEOLOGIA UNIVERSIDADE ABERTA DO TEMPO ÚTIL - UATU

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE DECANATO DE EXTENSÃO - DEX CENTRO DE EDUCAÇÃO, FILOSOFIA E TEOLOGIA UNIVERSIDADE ABERTA DO TEMPO ÚTIL - UATU PEQUENA HISTÓRIA DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA Breve Descrição (objetivos) O Curso tem por objetivo conhecer, ouvir, cantar e analisar as principais canções da música popular brasileira. Desde os gêneros

Leia mais

MPB ou música popular brasileira?

MPB ou música popular brasileira? junho/01 8 o e 9 o anos MPB ou música popular brasileira? A expressão música popular brasileira se refere aos estilos musicais criados no Brasil, por compositores e cantores brasileiros, em língua portuguesa,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CURSO PRÉ-VESTIBULAR UECEVEST PROPOSTAS DE REDAÇÃO II FEVEREIRO DE 2016 PROFESSORAS ELABORADORAS: ANA KARINE E ARIANE LOYOLA TEXTO 01 O Bicho Vi ontem um bicho Na imundície

Leia mais

Anderson Inácio 2013 Todos os direitos reservado desde que sua autoria. Todos os textos compilados estão identificados com suas respectivas fontes. Edição de texto: Anderson Inácio Preparação de texto:

Leia mais

Pedro pedreiro. Pedro pedreiro penseiro esperando o trem manha parece carece de esperar também para o bem de quem tem bem de quem não têm vintém.

Pedro pedreiro. Pedro pedreiro penseiro esperando o trem manha parece carece de esperar também para o bem de quem tem bem de quem não têm vintém. Pedro pedreiro Pedro pedreiro penseiro esperando o trem manha parece carece de esperar também para o bem de quem tem bem de quem não têm vintém. Pedro pedreiro fica assim pensando assim pensando o tempo

Leia mais

O MODERNISMO COM VILLA LOBOS. Obra: Bachianas Brasileiras No. 4

O MODERNISMO COM VILLA LOBOS. Obra: Bachianas Brasileiras No. 4 O MODERNISMO COM VILLA LOBOS Obra: Bachianas Brasileiras No. 4 O INÍCIO Começou aos seis anos, tocando um pequeno violoncelo (uma viola adaptada para este fim). Aos 11 anos aprendeu com o pai a tocar clarinete.

Leia mais

Reflexão: As Redes dos Oprimidos de Tristan Castro-Pozo

Reflexão: As Redes dos Oprimidos de Tristan Castro-Pozo Aluno: Eduardo Henrique Borges / RA: 399167 Reflexão: As Redes dos Oprimidos de Tristan Castro-Pozo Há uma fantástica semelhança entre ser professor e ser um agente conscientizador, acho que talvez seja

Leia mais

ARENA CONTA ZUMBI: A CANÇÃO ENGAJADA NO TEATRO

ARENA CONTA ZUMBI: A CANÇÃO ENGAJADA NO TEATRO ARENA CONTA ZUMBI: A CANÇÃO ENGAJADA NO TEATRO MARIA APARECIDA PEPPE A instalação do regime militar a partir de abril de 1964, que derrubou o governo reformista de João Goulart, inaugurando um longo período

Leia mais

Aprovado pela lei estadual de incentivo à cultura (ProAC. gravação e prensagem do primeiro CD do Duo Saraiva-Murray (com

Aprovado pela lei estadual de incentivo à cultura (ProAC. gravação e prensagem do primeiro CD do Duo Saraiva-Murray (com Aprovado pela lei estadual de incentivo à cultura (ProAC ICMS) o projeto tem como objetivo a gravação e prensagem do primeiro CD do Duo Saraiva-Murray (com a disponibilização de partituras na Internet),

Leia mais

TRECHO 1 FRASE TRECHO 2 FRASE Imagem 1 Frontispício de História Natural do Brasil de Guilherme Piso, 1648. Guilherme de Piso. Frontispício. História Natural do Brasil. Leiden: Elsevier, 1648. Disponível

Leia mais

A CONTRACULTURA NA MÚSICA DOS ANOS 60 - SCRIPT DO JOGRAL

A CONTRACULTURA NA MÚSICA DOS ANOS 60 - SCRIPT DO JOGRAL 1 DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES LICENCIATURA EM LETRAS COM A LÍNGUA INGLESA LITERATURA BRASILEIRA JOÃO BOSCO DA SILVA (prof.bosco.uefs@gmail.com) A CONTRACULTURA NA MÚSICA DOS ANOS 60 - SCRIPT DO JOGRAL

Leia mais

Luiz Gonzaga 100 anos do Rei do Baião

Luiz Gonzaga 100 anos do Rei do Baião Luiz Gonzaga 100 anos do Rei do Baião Savyo Nóbrega savyo.santos@ccc.ufcg.edu.br Agenda Introdução Vida e Obra Musicalidade em números Curiosidades Considerações Finais 2 Introdução O que eles falam de

Leia mais

Sumário. Apresentação do Bola na Trave Trio Clipping Espetáculo Não Aceitamos Devolução Repertório Currículos Mapa de palco e Rider técnico Contato

Sumário. Apresentação do Bola na Trave Trio Clipping Espetáculo Não Aceitamos Devolução Repertório Currículos Mapa de palco e Rider técnico Contato Sumário Apresentação do Bola na Trave Trio Clipping Espetáculo Não Aceitamos Devolução Repertório Currículos Mapa de palco e Rider técnico Contato Apresentação do Bola na Trave Trio Inspirados pelo vasto

Leia mais

FORRÓ ANJO AZUL - UMA TRAJETÓRIA DE SUCESSO

FORRÓ ANJO AZUL - UMA TRAJETÓRIA DE SUCESSO RELEASE FORRÓ ANJO AZUL - UMA TRAJETÓRIA DE SUCESSO Donos de Hits já conhecidos no meio do forró, quando se fala em FORRÓ ANJO AZUL logo vem em mente inovação musical. Com bastante trabalho e dedicação

Leia mais

Anais do Evento PIBID/PR. Foz do Iguaçu 23 e 24 Outubro 2014 ISSN:

Anais do Evento PIBID/PR. Foz do Iguaçu 23 e 24 Outubro 2014 ISSN: II SEMINÁRIO ESTADUAL PIBID DO PARANÁ Anais do Evento PIBID/PR Foz do Iguaçu 23 e 24 Outubro 2014 ISSN: 2316-8285 unioeste Universidade Estadual do Oeste do Paraná PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO Universidade

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 9º Prod. de Texto Fransérgio Av. Trimestral 30/10/14 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2.

Leia mais

1º Curso de Redação Josiene Duarte e Vinícius de Sousa Marina Luizato e Morgana Alves

1º Curso de Redação Josiene Duarte e Vinícius de Sousa Marina Luizato e Morgana Alves 1º Curso de Redação Josiene Duarte e Vinícius de Sousa Marina Luizato e Morgana Alves Manifestações Populares no Brasil Primeiro Alguns Questionamentos No primeiro semestre de 2013, uma série de manifestações

Leia mais

DO FOLE PRODUÇÕES Festival Forró de Verdade

DO FOLE PRODUÇÕES Festival Forró de Verdade A DO FOLE PRODUÇÕES, torna pública a realização do concurso para premiação de obras musicais inéditas, conhecido pela chancela de Festival Forró de Verdade e a expedição do presente regulamento como apoio

Leia mais

Café entre Aspas: Tito Rios

Café entre Aspas: Tito Rios Café entre Aspas: Tito Rios Em Uberaba há oito anos, o músico, poeta, intérprete e compositor mineiro, Tito Rios, nasceu em Araguari e ouviu desde cedo o melhor da música brasileira, sendo ela caipira,

Leia mais

Patrimônio Imaterial

Patrimônio Imaterial SAMBA DE RODA Patrimônio Imaterial O Samba de Roda, no recôncavo baiano, designa uma mistura de música, dança, poesia e festa. Presente em todo o estado da Bahia, o samba de roda é praticado principalmente,

Leia mais

Cultura no Brasil de 1960 e 1970

Cultura no Brasil de 1960 e 1970 Cultura no Brasil de 1960 e 1970 O período que compreende as décadas de 1960 e 1970 é marcado pela Ditadura Militar e pelas manifestações artísticas que surgem face este contexto político nacional, somando-se

Leia mais

CD e DVD LUCIANA MELLO em MÚSICAS PROAC 2014

CD e DVD LUCIANA MELLO em MÚSICAS PROAC 2014 CD e DVD LUCIANA MELLO em MÚSICAS PROAC 2014 O PROJETO CD e DVD Luciana Mello em Músicas!! Produção e gravação do Primeiro DVD solo da cantora Luciana Mello;!! Registro audiovisual de um Show único e especial

Leia mais

Paulo Padilha. Na Lojinha de Um Real Eu Me Sinto Milionário www.boranda.com.br/paulopadilha

Paulo Padilha. Na Lojinha de Um Real Eu Me Sinto Milionário www.boranda.com.br/paulopadilha Paulo Padilha Paulo Padilha Na Lojinha de Um Real Eu Me Sinto Milionário www.boranda.com.br/paulopadilha Rindo se castigam os costumes. A máxima latina ajuda a definir o novo trabalho de Paulo Padilha,

Leia mais

RELEASE SHOW DE CHICO MOURA E BANDA

RELEASE SHOW DE CHICO MOURA E BANDA RELEASE SHOW DE CHICO MOURA E BANDA O pianista, tecladista e compositor Chico Moura lançou o seu segundo Cd intitulado SEVEN no dia 15/05 no Teatro Alterosa. O Cd de musicas autorais, conta com as parcerias

Leia mais

7. CULTURA E ARTE NO BRASIL REPUBLICANO

7. CULTURA E ARTE NO BRASIL REPUBLICANO 7. CULTURA E ARTE NO BRASIL REPUBLICANO 1. No Brasil, na década de 1970, alguns movimentos que ocorreram nas artes plásticas, na música, no cinema e no teatro propiciaram mudanças na forma de expressão

Leia mais

Leve este show para seu evento! Livre Arbítrio. Site:

Leve este show para seu evento! Livre Arbítrio. Site: A Dupla Felipe e Santa Cruz vem com essa nova linhagem de sertanejo grave, tendo o estilo parecido com as duplas Munhoz e Mariano, Jads e Jadson e João Carreiro e Capataz. Com um repertório de 70% de Músicas

Leia mais

Gal Costa. Gal Total - 21/09/2010

Gal Costa. Gal Total - 21/09/2010 Maria Bethânia Maria - 28/06/2011 1 Edu Lobo E Maria Bethânia 2 A Tua Presença 3 Rosa Dos Ventos O Show Encantado 4 Quando O Carnaval Chegar 5 Drama Anjo Exterminado 6 Drama Luz Da Noite 3 Ato Ao Vivo

Leia mais

7º Festival Blues de Londrina começa nesta quarta e segue até sábado

7º Festival Blues de Londrina começa nesta quarta e segue até sábado 7º Festival Blues de Londrina começa nesta quarta e segue até sábado Folha de Londrina - quarta-feira, 02 de agosto de 2017 Seção: Folha 2 Primeira noite de shows de Festival de Blues de Londrina traz

Leia mais

FESTIVALE 2011 REGULAMENTO

FESTIVALE 2011 REGULAMENTO FESTIVALE 2011 REGULAMENTO 1. DOS OBJETIVOS ART.1º - Oportunizar intérpretes da música popular Brasileira, (MPB) de mostrarem seus trabalhos artísticos. ART.2º- Viabilizar um maior contato entre cantores

Leia mais

Advar Medeiros Quarteto. Apresenta SONS DE MINAS

Advar Medeiros Quarteto. Apresenta SONS DE MINAS Advar Medeiros Quarteto Apresenta SONS DE MINAS PROPOSTA DO SHOW Contradizendo o mito estabelecido de que música instrumental é uma música elitizada e para público restrito, a cada dia ela mais se afirma,

Leia mais

RESENHAS ILHA Revista de Antropologia

RESENHAS ILHA Revista de Antropologia Da cultura da diferença à diferença das culturas RESENHAS 279 Saravah Direção de Pierre Barouh (França) 62 minutos. Biscoito Fino, 2005. Allan de Paula Oliveira Doutorando em Antropologia Social PPGAS/UFSC

Leia mais

REGULAMENTO. 15º CANTA LIMEIRA FESTIVAL NACIONAL DE MPB Prefeitura Municipal de Limeira Secretaria de Cultura Centro do Professorado Paulista

REGULAMENTO. 15º CANTA LIMEIRA FESTIVAL NACIONAL DE MPB Prefeitura Municipal de Limeira Secretaria de Cultura Centro do Professorado Paulista REGULAMENTO A Prefeitura de Limeira, por meio da, com apoio do Centro do Professorado Paulista (CPP) Regional de Limeira promoverá a 15º Canta Limeira Festival Nacional de MPB, de 17 a 19 de Junho de 2016,

Leia mais

TAREFA FINAL 03/10/2016 CULMINÂNCIA DA GINCANA CELEBRAÇÃO EM AÇÃO DE GRAÇAS

TAREFA FINAL 03/10/2016 CULMINÂNCIA DA GINCANA CELEBRAÇÃO EM AÇÃO DE GRAÇAS TAREFA FINAL 03/10/2016 CULMINÂNCIA DA GINCANA CELEBRAÇÃO EM AÇÃO DE GRAÇAS DESCRIÇÃO: A Equipe deverá apresentar a música escolhida em sorteio no momento indicado na Celebração. A equipe se apresentará

Leia mais

Chico Buarque e a Censura nas décadas de 1960 e 1970

Chico Buarque e a Censura nas décadas de 1960 e 1970 Chico Buarque e a Censura nas décadas de 1960 e 1970 Heloisa Tapajós Aniquilar o homem é tanto privá-lo de comida quanto privá-lo de palavra." Walter Benjamim No início da década de 1970, Maurício Tapajós

Leia mais

CEM 02/GAMA. Minha terra tem palmeiras. As aves, que aqui gorjeiam, Nosso céu têm mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores,

CEM 02/GAMA. Minha terra tem palmeiras. As aves, que aqui gorjeiam, Nosso céu têm mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, ABERTURA TOCA A INTRODUÇÃO DO HINO NACIONAL. EM SEGUIDA ENTRAM EM CENA ALGUNS ATORES REPRESENTANDO NOSSOS POLÍTICOS Minha terra tem riqueza Minha terra tem palmeiras Onde canta o sabiá; As aves, que aqui

Leia mais

) ) .,. MEB- 50 ANOS ";.. QUANTO AFETO, QUANTA ALEGRIA RENOVADA EM CADA ENCONTRO... VIVA A VIDA! " MARIA ALICE ~ )

) ) .,. MEB- 50 ANOS ;.. QUANTO AFETO, QUANTA ALEGRIA RENOVADA EM CADA ENCONTRO... VIVA A VIDA!  MARIA ALICE ~ ) ) 1 ) ) ).,. I ) I MEB- 50 ANOS ";.. QUANTO AFETO, QUANTA ALEGRIA RENOVADA EM CADA ENCONTRO... VIVA A VIDA! " MARIA ALICE ) ) ~ ) ( ' A MUSICA DA CAMPANHA DAS ESCOLAS RADIOFONICAS LEVANTO JUNTO COM O SOL

Leia mais

Hebe é enterrada sob gritos e aplausos Dom, 30 de Setembro de :28 - Última atualização Dom, 30 de Setembro de :38

Hebe é enterrada sob gritos e aplausos Dom, 30 de Setembro de :28 - Última atualização Dom, 30 de Setembro de :38 O corpo da apresentadora Hebe Camargo foi enterrado por volta das 10:30h deste domingo, 30, no cemitério Gethsemani, no bairro do Morumbi, em São Paulo, sob aplausos, gritos de "Hebe, eu te amo" e pétalas

Leia mais

Série Vou Rifar Meu Coração aborda a música popular brasileira no último episódio nesta sexta (13/11)

Série Vou Rifar Meu Coração aborda a música popular brasileira no último episódio nesta sexta (13/11) Publicado em TV Brasil (http://tvbrasil.ebc.com.br) 13/11/2015-09h13 Série Vou Rifar Meu Coração aborda a música popular brasileira no último episódio nesta sexta (13/11) O que é, afinal, a Música Popular

Leia mais

Versão Oficial. Locutor - A Rádio Nacional apresenta ESTUDIO F, Momentos Musicais da Funarte. Apresentação de Paulo César Soares

Versão Oficial. Locutor - A Rádio Nacional apresenta ESTUDIO F, Momentos Musicais da Funarte. Apresentação de Paulo César Soares 1 Versão Oficial Edu Lobo EF91 E S T Ú D I O F - programa número 91 Á U D I O T E X T O Música-tema entra e fica em BG; Locutor - A Rádio Nacional apresenta ESTUDIO F, Momentos Musicais da Funarte Apresentação

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS 3D

CADERNO DE EXERCÍCIOS 3D CADERNO DE EXERCÍCIOS 3D Ensino Médio Ciências Humanas Questão Conteúdo Habilidade da Matriz da EJA/FB 1 Petróleo no Brasil H51 2 Ditadura Militar no Brasil H58, H65 3 Energia no Brasil H51 4 A Guerra

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 9º História Rafael Av. Trimestral 04/11/14 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova

Leia mais

Com 12 anos no dial tocando 24 horas de música brasileira, a rádio Nova Brasil FM se firma como janela para a moderna MPB e aposta em projetos musicai

Com 12 anos no dial tocando 24 horas de música brasileira, a rádio Nova Brasil FM se firma como janela para a moderna MPB e aposta em projetos musicai Nova Brasil FM apresenta Com 12 anos no dial tocando 24 horas de música brasileira, a rádio Nova Brasil FM se firma como janela para a moderna MPB e aposta em projetos musicais de qualidade para ampliar

Leia mais

de 20, à criação do samba no Rio de Janeiro ou ao cinema novo. Ao mesmo tempo procurei levar em conta as aceleradas transformações que ocorriam nesta

de 20, à criação do samba no Rio de Janeiro ou ao cinema novo. Ao mesmo tempo procurei levar em conta as aceleradas transformações que ocorriam nesta 5 Conclusão A década de 70 foi com certeza um período de grande efervescência para a cultura brasileira e em especial para a música popular. Apesar de ser muito difícil mensurar a constituição de um termo

Leia mais

Dossiê: processo histórico/investigativo

Dossiê: processo histórico/investigativo Dossiê: processo histórico/investigativo 1 SUMÁRIO 1.Sumário 2 2.História 3 3.Processo de trabalho 4 4.Formação da Banda 5 5.Resultados 8 6.Atuações 9 7.Ficha técnica 10 8.Clipping 11 2 2.História No teatro

Leia mais

Os musicólogos, quando falam sobre a origem do violão, citam duas hipóteses prováveis.

Os musicólogos, quando falam sobre a origem do violão, citam duas hipóteses prováveis. Os musicólogos, quando falam sobre a origem do violão, citam duas hipóteses prováveis. Uma delas é a de que o violão tenha sido derivado do alaúde. A outra, é que o instrumento teria sofrido diversas transformações

Leia mais

LUIZ MELODIA EM CANTA O CINEMA PROJETO APROVADO NA LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA - LEI DO ISS

LUIZ MELODIA EM CANTA O CINEMA PROJETO APROVADO NA LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA - LEI DO ISS PROJETO APROVADO NA LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA - LEI DO ISS PROJETO APROVADO NA LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA - LEI DO ISS APRESENTAÇÃO LUIZ MELODIA EM Se por um lado a música cria uma

Leia mais

Projeto Biografia Literária

Projeto Biografia Literária Projeto Biografia Literária Os textos a seguir são biografias de Chico Buarque de Holanda produzidas pelos alunos do 8º ano: Felipe Ardito, Hugo Naspolini, Natália Pessoa, Kevin Dana e André Mendonça,

Leia mais

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA MÚSICA

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA MÚSICA EDUCAÇÃO ARTÍSTICA MÚSICA 01) Assinale a alternativa CORRETA, no tocante ao ensino da música. A( ) O professor de música deve necessariamente ter o dom musical nato, porque somente assim poderá estar atento

Leia mais

TRAJETÓRIA DA CANÇÃO BRASILEIRA NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX

TRAJETÓRIA DA CANÇÃO BRASILEIRA NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX 1 TRAJETÓRIA DA CANÇÃO BRASILEIRA NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX Ercília Lobo por 10 anos atuou na área da educação tendo organizado vários congressos, seminários e mesas redondas em que participaram

Leia mais

CHIC SAMBA CHIC SAMBA CHORO GAFIEIRA

CHIC SAMBA CHIC SAMBA CHORO GAFIEIRA CHIC SAMBA CHIC SAMBA CHORO GAFIEIRA CHIC SAMBA CHIC ANA PAULA LOPES E LUPA MABUZE Do encontro dos artistas Lupa Mabuze e Ana Paula Lopes surgiu o projeto CHIC SAMBA CHIC, um show contagiante de música

Leia mais

Liberdade, Liberdade. Livre adaptação do texto de Millôr Fernandes e Flávio Rangel

Liberdade, Liberdade. Livre adaptação do texto de Millôr Fernandes e Flávio Rangel Liberdade, Liberdade Livre adaptação do texto de Millôr Fernandes e Flávio Rangel Prêmio Benigno Gaiga de Incentivo ao Teatro/ 2015 Não tenho procurado outra coisa na vida senão ser livre. Livre das

Leia mais

Iº FESTIVAL DA CANÇAO RÁDIO COMUNITÁRIA

Iº FESTIVAL DA CANÇAO RÁDIO COMUNITÁRIA Iº FESTIVAL DA CANÇAO RÁDIO COMUNITÁRIA REGULAMENTO DO 1º FESTIVAL DA CANÇÃO DA RÁDIO COMUNITÁRIA DE TIRADENTES DO SUL (FESTCCOM) 01 DA REALIZAÇÃO: A Associação Comunitária de Rádio Difusão promoverá o

Leia mais

Entreter, divertir, alegrar e ensinar, estas são as missões da parceria Casa 2 e Cia de Bonecos Urbanos. Trazemos o melhor em teatro de bonecos e

Entreter, divertir, alegrar e ensinar, estas são as missões da parceria Casa 2 e Cia de Bonecos Urbanos. Trazemos o melhor em teatro de bonecos e Apresentam: Entreter, divertir, alegrar e ensinar, estas são as missões da parceria Casa 2 e Cia de Bonecos Urbanos. Trazemos o melhor em teatro de bonecos e musicais, com peças atuais e divertidas, apresentando

Leia mais

Veículo: Blog Robson Pires Xerife Data:

Veículo: Blog Robson Pires Xerife Data: Veículo: Blog Robson Pires Xerife Data: 17.06.13 Veículo: Blog Liege Barbalho Data: 17.06.13 Veículo: Blog do PC Data: 17.06.13 Espetáculo potiguar que homenageou Luiz Gonzaga será exibido pela SESCTV

Leia mais

THAMIRES TANNOUS canto para aldebarã

THAMIRES TANNOUS canto para aldebarã THAMIRES TANNOUS canto para aldebarã THAMIRES TANNOUS canto para aldebarã www.boranda.com.br/thamirestannous Natural de Campo Grande (MS), a cantora e compositora Thamires Tannous apresenta seu álbum de

Leia mais

num grupo da cidade, nos anos 70. A partir de 1981, integrando então renomado instrumentista

num grupo da cidade, nos anos 70. A partir de 1981, integrando então renomado instrumentista Paulo Calasans Nascido em Jundiaí, São Paulo, começou muito cedo no estudo de violino por influência de seu pai, também músico; mas foi como auto-didata ao piano que, ainda menino, se iniciou profissionalmente

Leia mais

ANÁLISE CRÍTICA DA MÚSICA: Pra não dizer que não falei das flores

ANÁLISE CRÍTICA DA MÚSICA: Pra não dizer que não falei das flores 1 ANÁLISE CRÍTICA DA MÚSICA: Pra não dizer que não falei das flores Patrícia de Paula Padilha 1 1968 Aquele foi um ano de grandes manifestações e marcos para a história, não só no Brasil, mas também na

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE ENCANTADO SECRETARIA MUNICIPAL DA JUVENTUDE, DESPORTO E TURISMO

ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE ENCANTADO SECRETARIA MUNICIPAL DA JUVENTUDE, DESPORTO E TURISMO ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE ENCANTADO SECRETARIA MUNICIPAL DA JUVENTUDE, DESPORTO E TURISMO 14º CANTO DA LAGOA ENCANTADO RS Encantado, março de 2014. OBJETIVO 1. A Administração Municipal de Encantado,

Leia mais

RESUMO REPERTÓRIO. Muitos Querem Poucos Agem. Poeta de Alma Triste. Composições: Lukinha DDG INFLUÊNCIAS:

RESUMO REPERTÓRIO. Muitos Querem Poucos Agem. Poeta de Alma Triste. Composições: Lukinha DDG INFLUÊNCIAS: Lukinha DDG rapper e empreendedor cultural, natural da terra do poeta Carlos Drummond Andrade uma de suas referências. Um artista irreverente e autêntico e inovador, carregado de versos contundentes, que

Leia mais

O Resto Vocês Inventam

O Resto Vocês Inventam O Resto Vocês Inventam Andrea Cristina do NASCIMENTO Ana Carolina de OLIVEIRA Bruna Santana TENGUAN Isabelly Sabô BARBOSA Jessica Fernanda dos SANTOS Monalyza Rayanne Maia da COSTA Pamella Francisco MANOEL

Leia mais

APOSTILA DE SOCIOLOGIA 1º ENSINO MÉDIO. Professor: Jesus Freire

APOSTILA DE SOCIOLOGIA 1º ENSINO MÉDIO. Professor: Jesus Freire mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

Leia mais

A Literatura no Ensino Médio

A Literatura no Ensino Médio A Literatura no Ensino Médio Ensino Médio no Brasil Um pouco de história 1-Período colonial e monárquico - formação das classes superiores 2-Primeira metade do século XX - preparação para o ensino superior

Leia mais

Hair tem a minha idade e ainda assim con/nua muito moderno! E mais que isso: INTENSO. Esta forma de Hair não inventou uma nova forma e sim

Hair tem a minha idade e ainda assim con/nua muito moderno! E mais que isso: INTENSO. Esta forma de Hair não inventou uma nova forma e sim redescobriu Hair tem a minha idade e ainda assim con/nua muito moderno! E mais que isso: INTENSO. Esta forma de Hair não inventou uma nova forma e sim a forma original. Charles Moeller O objetivo deste

Leia mais

II Concurso Cultural MCA - Letras Musicais Amor, a sinfonia da vida

II Concurso Cultural MCA - Letras Musicais Amor, a sinfonia da vida Amor, a sinfonia da vida O Módulo Criança e Adolescente - MCA, sistema desenvolvido pelo Ministério Público do Rio de Janeiro com o objetivo de permitir um trabalho integrado entre os agentes do Sistema

Leia mais

Uma história do underground brasileiro.

Uma história do underground brasileiro. Uma história do underground brasileiro. Sinopse O Documentário Meu nome é Edy Star narra a história de um artista brasileiro cercado de polêmica, glamour, e histórias inéditas do underground da música

Leia mais

Digitalização da História da Música Popular Brasileira (1982), da Abril Cultural.

Digitalização da História da Música Popular Brasileira (1982), da Abril Cultural. Digitalização da História da Música Popular Brasileira (1982), da Abril Cultural. Autora: Amanda Oliveira Pinheiro, Co-autor: Prof. Dr. Álvaro Simões Jr. Campus de Assis. Faculdade de Ciências e Letras.

Leia mais

Pop Rock Samba MPB Bossa Nova Jazz

Pop Rock Samba MPB Bossa Nova Jazz Pop Rock Samba MPB Bossa Nova Jazz NETTO PIO Jovem cantor, compositor e instrumentista que leva música de qualidade ao público por onde se apresenta. É respeitado no meio musical e vem ocupando cada vez

Leia mais

Mangueira é música do Brasil

Mangueira é música do Brasil Mangueira é música do Brasil Com sua marcação de primeira, lá vem Mangueira Estação Primeira... Apresentando seu enredo: Mangueira é Música do Brasil. Tanta vida, tanta história... Mangueira teu passado

Leia mais

substantivo feminino - animal que ainda mama, ou que nasceu há pouco tempo; filho.

substantivo feminino - animal que ainda mama, ou que nasceu há pouco tempo; filho. I. cri.a substantivo feminino - animal que ainda mama, ou que nasceu há pouco tempo; filho. II. cri.a verbo crer, pretérito imperfeito eu cria, tu crias, ele cria. III. cri.a verbo criar, presente eu crio,

Leia mais

Jogo do século. por Sulamita Ricardo

Jogo do século. por Sulamita Ricardo Jogo do século por Sulamita Ricardo Personagens Narrador- Comentarista- Repórter- Cristiano- Ronaldo- Primo- Rogério- Torcida do Cristiano- Torcida do Ronaldo- Narrador- Bem, amigos de Piraquara, daqui

Leia mais

Roteiro de atividades didáticas

Roteiro de atividades didáticas ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS FFLCH / USP As concepções contemporâneas de democracia aluna: Juliana Nonato Corrêa semestre: 1o / 2011 Roteiro de atividades didáticas Atividade 1 Breve descrição:

Leia mais

14º Festival Brasileiro Bom Dia Brasil de junho de 2016 Varsóvia

14º Festival Brasileiro Bom Dia Brasil de junho de 2016 Varsóvia 14º Festival Brasileiro Bom Dia Brasil 13-20 de junho de 2016 Varsóvia Mote: 100 anos de samba 13 de junho de 2016 segunda feira, às 19.30 Centro de Arte FORT Sokolnickiego evento organizado em cooperação

Leia mais

A Ditadura Militar e a Música Popular Brasileira no ensino de História

A Ditadura Militar e a Música Popular Brasileira no ensino de História A Ditadura Militar e a Música Popular Brasileira no ensino de História Débora Fernandes de Paiva (UEM) As mudanças políticas e econômicas do final do século XX causaram muita perplexidade a professores

Leia mais

ST16. INTERFACES ENTRE HISTÓRIA, MEMÓRIA E ENSINO DE HISTÓRIA 50 ANOS DO GOLPE MILITAR DE

ST16. INTERFACES ENTRE HISTÓRIA, MEMÓRIA E ENSINO DE HISTÓRIA 50 ANOS DO GOLPE MILITAR DE ST16. INTERFACES ENTRE HISTÓRIA, MEMÓRIA E ENSINO DE HISTÓRIA 50 ANOS DO GOLPE MILITAR DE 1964 1088 PAI; AFASTA DE MIM ESSE CÁLICE : ANALISE SOBRE A MÚSICA ENQUANTO PRÁTICA DE RESISTÊNCIA AO REGIME MILITAR

Leia mais

Projeto Recreio Musical

Projeto Recreio Musical Colégio Marista de Colatina Apresenta Projeto Recreio Musical Uma viagem educativa pelo universo da música Ano 2015 O Projeto Recreio Musical, em sua segunda edição no Colégio Marista de Colatina, abre

Leia mais

Acesse o portal e veja todas as coberturas completas e muitas outras matérias

Acesse o portal e veja todas as coberturas completas e muitas outras matérias Eriki e Rafael lançam seu primeiro clip 3 Acesse o portal e veja todas as coberturas completas e muitas outras matérias www.socialetal.com.br Veja no youtube o primeiro clipe da dupla matonense que vem

Leia mais

Título do Projeto: Árias, Solos e Duetos. Área Temática da Extensão: Autores: Endereço Institucional dos autores: Resumo:

Título do Projeto: Árias, Solos e Duetos. Área Temática da Extensão: Autores: Endereço Institucional dos autores: Resumo: Título do Projeto: Árias, Solos e Duetos Área Temática da Extensão: Cultura Autores: Paulo Eduardo da Silva Lazari; Juliano Santos da Rosa Endereço Institucional dos autores: Rodovia Dourados-Ithaum, Km

Leia mais

Troca do livro Lições de Língua Portuguesa e História 5º ano 5º A 5º B e C Semana de 8 a 12 de maio de terça-feira quinta-feira

Troca do livro Lições de Língua Portuguesa e História 5º ano 5º A 5º B e C Semana de 8 a 12 de maio de terça-feira quinta-feira Troca do livro Lições de Língua Portuguesa e História 5º ano 5º A 5º B e C Semana de 8 a 12 de maio de 2017. terça-feira quinta-feira Leia o texto a seguir para fazer as lições de Língua Portuguesa. Jazz

Leia mais

A NOSSA HISTÓRIA NO PARAÍSO DO PORVIR EU ESPERO TE ENCONTRAR PRA GENTE CONSTRUIR UMA CASA ONDE MORAR

A NOSSA HISTÓRIA NO PARAÍSO DO PORVIR EU ESPERO TE ENCONTRAR PRA GENTE CONSTRUIR UMA CASA ONDE MORAR A NOSSA HISTÓRIA URUÇUCA(BA), 26/03/97. ESTÚDIO:15/11/2006 ESTILO:Polka Pop TOM: D(Ré maior) TEMPO:1,54 NO PARAÍSO DO PORVIR EU ESPERO TE ENCONTRAR PRA GENTE CONSTRUIR UMA CASA ONDE MORAR ONDE MORAR ONDE

Leia mais

VANESSA DA MATA LANÇA TURNÊ CAIXINHA DE MÚSICA NO KM DE VANTAGENS HALL BH DIA 25 DE NOVEMBRO

VANESSA DA MATA LANÇA TURNÊ CAIXINHA DE MÚSICA NO KM DE VANTAGENS HALL BH DIA 25 DE NOVEMBRO VANESSA DA MATA LANÇA TURNÊ CAIXINHA DE MÚSICA NO KM DE VANTAGENS HALL BH DIA 25 DE NOVEMBRO Enviado por BENEDITA COMUNICAÇÃO 29Ago2017 PQN O Portal da Comunicação BENEDITA COMUNICAÇÃO 29/08/2017 Vanessa

Leia mais

REGULAMENTO 1º FESTIVAL DE MÚSICA DE GUARAPARI

REGULAMENTO 1º FESTIVAL DE MÚSICA DE GUARAPARI REGULAMENTO 1º FESTIVAL DE MÚSICA DE GUARAPARI 01. DA REALIZAÇÃO: O 1 festival de música de Guarapari é um convite aberto a todas os músicos e bandas residentes em Guarapari com a realização da Band FM

Leia mais

História 5 o ano Unidade 8

História 5 o ano Unidade 8 História 5 o ano Unidade 8 Nome: Unidade 8 Data: 1. Marque com um X as frases incorretas sobre a ditadura militar no Brasil. Em seguida, reescreva-as corretamente. ( ) durante a ditadura muitos partidos

Leia mais

Real Brazilian Conversations #20 Premium PDF Guide Brazilian Portuguese Podcast, by RLP reallylearnportuguese.com

Real Brazilian Conversations #20 Premium PDF Guide Brazilian Portuguese Podcast, by RLP reallylearnportuguese.com Subjects on this conversation: The city of Belo Horizonte Minas Gerais state. Context: In this conversation André and Guilherme talk about the city of Belo Horizonte, in Minas Gerais state. Cultural notes,

Leia mais

O CONTEÚDO POLÍTICO E A EVOLUÇÃO DA MPB

O CONTEÚDO POLÍTICO E A EVOLUÇÃO DA MPB Luiz Carlos Maciel O CONTEÚDO POLÍTICO E A EVOLUÇÃO DA MPB Chico Buarque: 104 sai o barquinho, entra o conteúdo político Quando Pedro pedreiro, composição de Chico Buarque, foi lançada no início da década

Leia mais

COLÉGIO ARQUIDIOCESANO S. CORAÇÃO DE JESUS

COLÉGIO ARQUIDIOCESANO S. CORAÇÃO DE JESUS QUESTÃO 21 Observe a imagem abaixo. QUESTÃO 23 A que nos referimos quando usamos o termo música de protesto? A) Produção musical com o intuito de lançar grandes nomes na mídia. B) Posicionamento dos artísticas

Leia mais

Como ler Partituras. De acordo com a duração do som, a escrita da nota varia na seguinte seqüência:

Como ler Partituras. De acordo com a duração do som, a escrita da nota varia na seguinte seqüência: Como ler Partituras Leitura de Partituras (Teoria) 1. Notas Duração e Altura De acordo com a duração do som, a escrita da nota varia na seguinte seqüência: A duração exata do tempo depende da velocidade

Leia mais

crônicas feitas a par r de um olhar de fora, e, portanto ficcionais, mas sim de uma história real de vida.

crônicas feitas a par r de um olhar de fora, e, portanto ficcionais, mas sim de uma história real de vida. Guerreira Esmeralda Or z tem a energia própria de uma mulher guerreira. E é com essa energia, e um eterno sorriso no rosto, que vem transformando seu di cil passado em matéria-prima para sua arte. Conta

Leia mais

Projeto Circo para Todos

Projeto Circo para Todos Palco Palace Casino. Chegando sua quarta ediç o consecutiva, o #VaiSuldeMinas 2013, traz obras e artistas dos setores da música, artes plásticas, fotografia, teatro, literatura e poesia. Praça Dom Pedro

Leia mais

Ludibriando a Ditadura Militar: Um Grito Parado no Ar (1970). A discussão arte/sociedade permeará a análise da peça teatral Um Grito Parado no

Ludibriando a Ditadura Militar: Um Grito Parado no Ar (1970). A discussão arte/sociedade permeará a análise da peça teatral Um Grito Parado no Ludibriando a Ditadura Militar: Um Grito Parado no Ar (1970). Manoela Sara Chamarelli Universidade Federal de Uberlândia (UFU) A discussão arte/sociedade permeará a análise da peça teatral Um Grito Parado

Leia mais

FESTIVAL DE MÚSICA DAS RÁDIOS MEC E NACIONAL 2017 TOM JOBIM 90 ANOS REGULAMENTO

FESTIVAL DE MÚSICA DAS RÁDIOS MEC E NACIONAL 2017 TOM JOBIM 90 ANOS REGULAMENTO FESTIVAL DE MÚSICA DAS RÁDIOS MEC E NACIONAL 2017 TOM JOBIM 90 ANOS REGULAMENTO 1. DOS OBJETIVOS 1.1 O Festival visa revelar e divulgar gravações de obras musicais inéditas*, abrindo espaço na programação

Leia mais

A MÚSICA É UMA LINGUAGEM UNIVERSAL MUITO IMPORTANTE EM NOSSO DIA-A-DIA. PODEMOS OUVI-LA EM DIVERSOS LUGARES, NOS MAIS VARIADOS ESTILOS E MOMENTOS.

A MÚSICA É UMA LINGUAGEM UNIVERSAL MUITO IMPORTANTE EM NOSSO DIA-A-DIA. PODEMOS OUVI-LA EM DIVERSOS LUGARES, NOS MAIS VARIADOS ESTILOS E MOMENTOS. O mundo dos sons 05 Sons dos animais 07 Sons do nosso corpo 14 Sons da nossa casa 17 Instrumentos musicais 18 Esta é a família do violino 28 Hino Cenecista 36 Hino Nacional Brasileiro 37 A MÚSICA É UMA

Leia mais

Associação Recreativa e Cultural Acadêmicos da Asa Norte Traz da Bahia a Tenda dos Milagres Carnaval 2014 Carnavalesco Jack Vasconcelos

Associação Recreativa e Cultural Acadêmicos da Asa Norte Traz da Bahia a Tenda dos Milagres Carnaval 2014 Carnavalesco Jack Vasconcelos Associação Recreativa e Cultural Acadêmicos da RESUMO DO ENREDO Ninguém pode com ele, Mas ele pode com tudo. Mensageiro dos santos Orixás. Que na gira de suas giradas Abre os caminhos para a missão do

Leia mais