OBTENÇÃO DE CONCENTRADO PROTÉICO A PARTIR DE CARNE MECANICAMENTE SEPARADA DE PESCADO PINTADO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "OBTENÇÃO DE CONCENTRADO PROTÉICO A PARTIR DE CARNE MECANICAMENTE SEPARADA DE PESCADO PINTADO"

Transcrição

1 OBTENÇÃO DE CONCENTRADO PROTÉICO A PARTIR DE CARNE MECANICAMENTE SEPARADA DE PESCADO PINTADO Aline Gomes Camilo 1 ; Gustavo Graciano Fonseca 2 ; Angela Dulce Cavenaghi 3 ; Suéllen Patricia Held Azambuja 4 1 Estudante do Curso de Engenharia de Alimentos da UFGD, bolsista CNPq, Aline_gomescamilo@hotmail.com 2 Professor da Faculdade de Engenharia da UFGD, ggf@ufgd.edu.br 3 Professora da Faculdade de Engenharia da UFGD, angelacavenaghi@ufgd.edu.br 4 Estudante do Curso de Engenharia de Alimentos da UFGD, bolsista CNPq, suellen_pha@yahoo.com.br Área Temática de Pesquisa Resumo Os resíduos da industrialização de pescado no Brasil geram problemas de poluição ambiental devido ao seu descarte inadequado. Aproximadamente 50% da biomassa produzida é descartada durante o processamento. Com isso há uma crescente busca por vias alternativas de reaproveitamento destes resíduos já que, uma grande quantidade de pescado, e consequentemente de proteínas, está sendo totalmente perdida. Com o propósito de agregar valor aos mesmos, o presente trabalho teve como objetivo obter um concentrado protéico utilizando carne mecanicamente separada (CMS) de pintado e caracterizar o concentrado obtido. Para se obter o concentrado protéico foi utilizado o método químico de lavagem em ph alcalino e centrifugação da CMS. Foram realizadas determinações da composição proximal da CMS de pintado e do concentrado. A CMS de pintado apresentou 74,54% de umidade, 46,26% de lipídios (B.S.) e 41,23% de proteínas (B.S.). O concentrado protéico apresentou 91,52% de umidade, 88,79% de proteínas (B.S.) e 4,61% de lipídios (B.S.). Concluiu-se que o concentrado de CMS de pintado apresentou resultados relevantes por ter alto teor de proteínas, baixo teor de lipídios e umidade adequada, se tornando uma alternativa para o reaproveitamento de resíduos de pescado. Palavras-chave: resíduos, CMS, composição proximal.

2 Introdução Nos últimos anos tem aumentado gradativamente o interesse por subprodutos da indústria pesqueira, sendo considerado hoje como uma potencial fonte de recursos para exploração racional ao invés de resíduos descartáveis (ARVANITOYANNIS e KASSAVETI, 2007), contudo no Brasil, o aproveitamento de resíduos de pescados é ainda pequeno (PESSATTI, 2001). A carne mecanicamente separada (CMS) de pescado é um produto obtido de uma única espécie ou de mistura de espécies de peixes com características sensoriais semelhantes. Isso é feito através de processo de separação mecanizada da parte comestível, gerando partículas de músculo esquelético isentas de vísceras, ossos e pele. A CMS é produzida por tecnologia própria e não deve ser confundido simplesmente com pescado triturado (NEIVA, 2006). Outra alternativa é concentrar a proteína das matérias-primas cárneas, inclusive da própria CMS de pescado. O concentrado protéico que tem um alto valor nutritivo e pode tem um baixo custo de matéria-prima empregada, tem por finalidade proporcionar ao homem um produto com elemento construtor, sem gordura, evitando a ingestão de gorduras saturadas causadoras de alto colesterol, obesidade e outras conseqüências negativas a saúde. A grande vantagem do concentrado está na melhor comercialização do pescado como um produto mais nobre. A sua produção em larga escala, permite que outros produtos derivados de concentrado, de alto valor agregado, possam atingir determinados segmentos do mercado, ou mesmo quando transformados em produtos mais simples, que atendam à necessidade social de demanda por proteína de origem animal de primeira qualidade. Além disso, a produção de concentrado possibilita também a criação de indústrias integradas, como as produtoras de sabor e aroma e da aquicultura em nosso país. A implantação de uma linha de produção de concentrado, também propicia à indústria pesqueira um aproveitamento mais racional dos resíduos, como o descarte do processo de filetagem, com maior teor protéico e valor agregado, além de gerar novos empregos dentro do setor pesqueiro e alimentício (KUHN e PRENTICE, 1999). O pintado, Pseudoplatystoma coruscans, é uma espécie da família Pimelodidae, encontrado frequentemente nas Bacias dos Rios Paraguai-Uruguai e São Francisco. Apresenta ótima aceitação de mercado, devido à excelente palatabilidade e ausência de espinhos intramusculares em sua carne, além de poder atingir em um ano, peso duas vezes maior que o das espécies produzidas atualmente (GONÇALVES e CARNEIRO, 2003).

3 O presente estudo tem como objetivo avaliar a composição proximal da CMS do pescado pintado, bem como do concentrado protéico obtido a partir desta matéria-prima, visando o enriquecimento protéico de produtos alimentícios. Material e Métodos Amostras de carne mecanicamente separada (CMS) de pescado (pintado) foram fornecidas pelo frigorífico Mar & Terra S.A., situado na cidade de Itaporã, no MS. Para a obtenção do concentrado protéico utilizou-se os reagentes químicos de qualidade PA bicarbonato de sódio (NaHCO 3 ) e cloreto de sódio (NaCl) e os equipamentos centrífuga refrigerada, agitador mecânico e peneira para a obtenção. Outros reagentes e equipamentos foram obtidos e utilizados segundo as normas da AOAC (1995). A obtenção do concentrado protéico foi realizada a partir dos métodos por lavagem em ph alcalino e centrifugação, utilizando bicarbonato de sódio (NaHCO 3 ) a 0,25% e cloreto de sódio (NaCl) a 0,3%. Nesse processo utilizou-se a proporção 1:4 (sólido:líquido) de amostra para solução de lavagem. Utilizando-se de um agitador mecânico, homogeneizou-se a solução durante 5 minutos abaixo de 10º C, e em seguida levou-se a mesma para uma centrífuga refrigerada durante um tempo de 15 minutos a 3500 rpm. Para cada processo fez-se 3 repetições, correspondentes às lavagens, sendo que para as duas primeiras utilizou-se soluções de bicarbonato de sódio (NaHCO 3 ) a 0,25%, e na última com solução de cloreto de sódio (NaCl) a 0,3%. Partindo da elaboração do concentrado protéico de CMS de pescado, coletou-se amostras de cada lavagem, submetendo-as às seguintes determinações analíticas, de acordo com os procedimentos da AOAC (1995): umidade, pelo método gravimétrico, através de perda de massa por aquecimento a 105 C até massa constante; lipídios, utilizando-se a técnica de extração com hexano em aparelho Soxhlet e proteínas, de acordo com o método microkjeldhal para determinação de nitrogênio total, empregando-se o fator de conversão de nitrogênio total em proteína 6,25. Resultados e Discussão A Tabela 1 apresenta os resultados da composição proximal da CMS de pintado e do concentrado protéico obtido a partir da CMS de pintado. Tabela 1. Composição proximal da CMS de pintado e do concentrado protéico obtido a partir da CMS de pintado.

4 % Umidade % Proteína (B.S.) % Lipídios (B.S.) CMS 74,54 ± 0,74 46,26 ± 1,18 41,23 ± 0,36 Concentrado protéico 91,52 ± 0,01 88,79 ± 0,13 4,61 ± 0,43 Determinações realizadas no mínimo em duplicatas. CMS: carne mecanicamente separada; B.S.: base seca. Os teores de lipídios, proteína e de umidade apresentaram uma diferença significativa entre as amostras de CMS e as amostras de concentrado protéico. É possível observar que houve um aumento na quantidade percentual de proteína e uma diminuição nos lipídios, quando comparados a CMS e o concentrado protéico. O teor de proteína encontrado no concentrado protéico foi quase o dobro da CMS e os lipídios apresentaram um valor nove vezes inferior no concentrado protéico, em relação à CMS. A umidade, sendo um dos fatores críticos no processamento de surimi, apresentou-se de acordo com o observado por outros autores que utilizaram também CMS como matéria-prima para a obtenção de concentrado protéico (90,1%, SMYTH e O NEILL, 1997; 89,5%, CORTEZ-VEGA et al., 2010). Contudo seria desejável obter-se menores de umidade, uma vez que nos produtos a base de surimi, isto formará um gel com maior qualidade, o que se refletirá numa maior força do gel. Conclusões Concluímos que o processo de obtenção do concentrado protéico em questão foi eficiente, já que o objetivo foi atingido devido a um aumento na porcentagem de proteína e diminuição de lipídios. Quanto à porcentagem de umidade, o concentrado protéico apresentou teor adequado, sendo assim de boa qualidade segundo a literatura estudada. Portanto, podemos aplicá-lo em uma grande variedade de alimentos com o intuito de agregar valor nutritivo compensando dessa forma o déficit no consumo de proteínas pela população brasileira e diminuindo a agressão ambiental causada pelo descarte de resíduos. Agradecimentos À Mar & Terra pelo fornecimento da CMS de pintado, à UFGD pela infra-estrutura e ao CNPq pelo apoio financeiro. Referências Arvanitoyannis, I. S. & Kassaveti, A Fish industry waste: treatments, environmental impacts, current and potential uses. Int J Food Sci Technol, v. 43, n. 4, p

5 Cortez-Vega, W.; Soares, J. M.; Fonseca, G. G.; Salas-Mellado, M. M. & Prentice- Hernández, C Influence of the process parameters on the characteristics of chicken surimi. In: Tenth International Congress on Engineering and Food, Viña del Mar. Tenth International Congress on Engineering and Food, p. J11. Kuhn, C. R. & Prentice, C Proteases e inibidores no processamento de surimi. Depto. de Ciência e Tecnologia Agroindustrial, FAEM/UFP. R. Bras. Agrociência, v.8 n. 1, p Gonçalves, E. G. & Carneiro, D. J Coeficientes de digestibilidade aparente da proteína e energia de alguns ingredientes utilizados em dietas para o pintado (Pseudoplatystoma coruscans). R. Bras. Zootec., v.32, n.4, p Neiva, C. R. P Aplicação da tecnologia de carne mecanicamente separada CMS na indústria de pescado. In: Simpósio de Controle do Pescado, 2. São Vicente. Anais... São Vicente: Instituto de Pesca, p Pessatti, M. L Aproveitamento dos subprodutos do pescado. Meta 11. Relatório Final de Ações Prioritárias ao Desenvolvimento da Pesca e Aqüicultura no Sul do Brasil, Convênio Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Universidade do Vale do Itajaí, MA/SARC, n.003/2000. Smyth, A. B. & O Neill, E Heat-induced gelation properties of surimi from mechanically separated chicken. Journal of Food Science, v. 62 n. 2, p

AVALIAÇÃO FÍSICA E SENSORIAL DE EMPANADO DE CMS DE PINTADO (Pseudoplatystoma sp) ELABORADA COM PRODUTOS FUNCIONAIS

AVALIAÇÃO FÍSICA E SENSORIAL DE EMPANADO DE CMS DE PINTADO (Pseudoplatystoma sp) ELABORADA COM PRODUTOS FUNCIONAIS AVALIAÇÃO FÍSICA E SENSORIAL DE EMPANADO DE CMS DE PINTADO (Pseudoplatystoma sp) ELABORADA COM PRODUTOS FUNCIONAIS Andressa Piccoli Chaves¹; Adriane Macedo 2 ; Janderson de Souza Leal 2 ; Maycon Roberto

Leia mais

Otimização do processo de produção de surimi a partir de carne mecanicamente separada de tambaqui ( Colossoma macropomum RESUMO Palavras-chave:

Otimização do processo de produção de surimi a partir de carne mecanicamente separada de tambaqui ( Colossoma macropomum RESUMO Palavras-chave: 1 Otimização do processo de produção de surimi a partir de carne mecanicamente separada de tambaqui (Colossoma macropomum) DAMASCENO, A. K. 1 ; FOGAÇA, F. H. S. *2 ; ARAUJO, T. D. S. 3 2 Empresa Brasileira

Leia mais

ESTUDO DA EXTRAÇÃO DO ÓLEO DE SEMENTE DE UVA DA VARIEDADE BORDÔ POR PRENSAGEM

ESTUDO DA EXTRAÇÃO DO ÓLEO DE SEMENTE DE UVA DA VARIEDADE BORDÔ POR PRENSAGEM ESTUDO DA EXTRAÇÃO DO ÓLEO DE SEMENTE DE UVA DA VARIEDADE BORDÔ POR PRENSAGEM Maraísa Lopes de Menezes 1 Nehemias Curvelo Pereira 2 Resumo: O Brasil, com sua economia fortemente baseada na agricultura,

Leia mais

RESÍDUOS ORGÂNICOS GERADOS NA PISCICULTURA. Rose Meire Vidotti Zootecnista, Dr., PqC do Polo Regional Centro Norte/APTA

RESÍDUOS ORGÂNICOS GERADOS NA PISCICULTURA. Rose Meire Vidotti Zootecnista, Dr., PqC do Polo Regional Centro Norte/APTA RESÍDUOS ORGÂNICOS GERADOS NA PISCICULTURA Rose Meire Vidotti Zootecnista, Dr., PqC do Polo Regional Centro Norte/APTA rmeire@apta.sp.gov.br Ivã Guidini Lopes Biólogo, MsC., Doutorando pelo PPG em Aquicultura

Leia mais

Evento: XXV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Evento: XXV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA COMPARAÇÃO DO HIDROLISADO PROTEICO A PARTIR DO FILÉ E DA CARCAÇA DE CARPA HÚNGARA (CYPRINUS CARPIO, L.) 1 COMPARISON OF PROTEIN HYDROLYZATE FROM FILLET AND CARCASS OF CARPA HÚNGARA (CYPRINUS CARPIO, L.)

Leia mais

REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DO PROCESSAMENTO DA CARPA HÚNGARA (CYPRINUS CARPIO, L.) NA OBTENÇÃO DO HIDROLISADO PROTEICO 1

REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DO PROCESSAMENTO DA CARPA HÚNGARA (CYPRINUS CARPIO, L.) NA OBTENÇÃO DO HIDROLISADO PROTEICO 1 REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DO PROCESSAMENTO DA CARPA HÚNGARA (CYPRINUS CARPIO, L.) NA OBTENÇÃO DO HIDROLISADO PROTEICO 1 Carolina Almeida Bragato 2, Fabiana Pieniz Didonet 3, Eilamaria Libardoni Vieira

Leia mais

"AVANÇOS EM TECNOLOGIA DE PROCESSAMENTO DE PESCADO PARA PEQUENAS INDÚSTRIAS QUE DESENVOLVEM PRODUTOS DE VALOR AGREGADO"

AVANÇOS EM TECNOLOGIA DE PROCESSAMENTO DE PESCADO PARA PEQUENAS INDÚSTRIAS QUE DESENVOLVEM PRODUTOS DE VALOR AGREGADO "AVANÇOS EM TECNOLOGIA DE PROCESSAMENTO DE PESCADO PARA PEQUENAS INDÚSTRIAS QUE DESENVOLVEM PRODUTOS DE VALOR AGREGADO" ANTONIO DIOGO LUSTOSA NETO Engenheiro de Pesca CREA-CE REG. NACIONAL # 060088346-9

Leia mais

Panorama da Industrialização do Pescado. Arno Soares Seerig Gerente de Produção

Panorama da Industrialização do Pescado. Arno Soares Seerig Gerente de Produção Panorama da Industrialização do Pescado Arno Soares Seerig Gerente de Produção Cuiabá, 18 de outubro de 2014 Introdução O Brasil é um país que reúne excelentes condições para o desenvolvimento da Piscicultura;

Leia mais

Acadêmico de Medicina Veterinária-UFRGS; 2. Departamento de Medicina Veterinária Preventiva FAVET/UFRGS * Orientadora:

Acadêmico de Medicina Veterinária-UFRGS; 2. Departamento de Medicina Veterinária Preventiva FAVET/UFRGS * Orientadora: Ações educativas na colônia de pescadores do município de Porto Alegre/RS e desenvolvimento de formulações de fishburguers para o aproveitamento dos subprodutos da filetagem do pescado RESUMO Bonfada D.H.

Leia mais

Evento: XXV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Evento: XXV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE EMPANADOS PROCESSADOS COM E SEM GLÚTEN A PARTIR DE FILÉ DE CARPA HÚNGARA (CYPRINUS CARPIOL.) 1 NUTRICIONAL EVALUATION OF BREADED PROCESSED WITH GLUTEN FREE HUNGARIAN CARP FILLETS

Leia mais

ADIÇÃO DE FIBRA DE CÔCO MACAÚBA (Acrocomia aculeata (Jacq.) Lodd) NA PRODUÇÃO DE RICOTA

ADIÇÃO DE FIBRA DE CÔCO MACAÚBA (Acrocomia aculeata (Jacq.) Lodd) NA PRODUÇÃO DE RICOTA IV Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG campus Bambuí IV Jornada Científica 06 a 09 de Dezembro de 2011 ADIÇÃO DE FIBRA DE CÔCO MACAÚBA (Acrocomia aculeata (Jacq.) Lodd) NA PRODUÇÃO DE RICOTA Tamiris

Leia mais

AVALIAÇÃO SENSORIAL DA FIBRA DO PEDÚNCULO DO CAJÚ (Anacardium occidentale L.) EM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES COMO RECHEIO EM PASTEIS

AVALIAÇÃO SENSORIAL DA FIBRA DO PEDÚNCULO DO CAJÚ (Anacardium occidentale L.) EM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES COMO RECHEIO EM PASTEIS AVALIAÇÃO SENSORIAL DA FIBRA DO PEDÚNCULO DO CAJÚ (Anacardium occidentale L.) EM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES COMO RECHEIO EM PASTEIS Jéssica Leite da SILVA 1, Airton Ricart Rodrigues de SALES 1, Anderson

Leia mais

OBTENÇÃO E AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE CONCENTRADO PROTEICO DE TILÁPIA (Oreochromis niliticus)

OBTENÇÃO E AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE CONCENTRADO PROTEICO DE TILÁPIA (Oreochromis niliticus) OBTENÇÃO E AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE CONCENTRADO PROTEICO DE TILÁPIA (Oreochromis niliticus) C.G.S. Scudeler 1, R. C. Chevalier 1, A. O. Silva 1, G. G. Fonseca 1, W. R. Cortez-Vega 1 1 Laboratório de

Leia mais

GERENCIAMENTO HÍDRICO APLICADO A ENTREPOSTOS DE PESCADOS

GERENCIAMENTO HÍDRICO APLICADO A ENTREPOSTOS DE PESCADOS GERENCIAMENTO HÍDRICO APLICADO A ENTREPOSTOS DE PESCADOS José Heluandir Fonseca Ambrósio 1 ; Liliana Pena Naval 2. 1 Aluno do Curso de Engenharia Ambiental; Campus de Palmas; e-mail: joseheluandir@gmail.com

Leia mais

Bebida Fermentada de Soja

Bebida Fermentada de Soja AGR OIN DÚSTRIA F A M I L I A R Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Agroindústria de Alimentos Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Bebida Fermentada de Soja Sônia Couri

Leia mais

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO QUANTO À RESISTÊNCIA MECÂNICA DE PAVERS FABRICADOS COM CINZA DE BAGAÇO DE CANA DE AÇÚCAR COMO AGREGADO MIÚDO

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO QUANTO À RESISTÊNCIA MECÂNICA DE PAVERS FABRICADOS COM CINZA DE BAGAÇO DE CANA DE AÇÚCAR COMO AGREGADO MIÚDO 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 ANÁLISE DO COMPORTAMENTO QUANTO À RESISTÊNCIA MECÂNICA DE PAVERS FABRICADOS COM CINZA DE BAGAÇO DE CANA DE AÇÚCAR COMO AGREGADO MIÚDO Silvia Paula Sossai

Leia mais

Viabilidade do aproveitamento de resíduos orgânicos da atividade pesqueira como instrumento de. tradicionais de Caraguatatuba - SP

Viabilidade do aproveitamento de resíduos orgânicos da atividade pesqueira como instrumento de. tradicionais de Caraguatatuba - SP Viabilidade do aproveitamento de resíduos orgânicos da atividade pesqueira como instrumento de sustentabilidade t d para a comunidade d de pescadores tradicionais de Caraguatatuba - SP Fausto Silvestri

Leia mais

AVALIAÇÃO DA SIMULAÇÃO DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE RAÇÃO ANIMAL A PARTIR DO RESÍDUO DE MAMÃO E LARANJA

AVALIAÇÃO DA SIMULAÇÃO DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE RAÇÃO ANIMAL A PARTIR DO RESÍDUO DE MAMÃO E LARANJA AVALIAÇÃO DA SIMULAÇÃO DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE RAÇÃO ANIMAL A PARTIR DO RESÍDUO DE MAMÃO E LARANJA G. M. ANDRADE 1, E. B. MARRA 1, W. S. CHIMATTI 1, M. F. MENDES 2, C. S. S. PEREIRA 1 1 Universidade

Leia mais

DETERMINAÇÃO DOS TEORES DE UMIDADE E CINZAS DE PEIXE SALGADO-SECO COMERCIALIZADO NA ZONA OESTE DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO RJ

DETERMINAÇÃO DOS TEORES DE UMIDADE E CINZAS DE PEIXE SALGADO-SECO COMERCIALIZADO NA ZONA OESTE DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO RJ 1 DETERMINAÇÃO DOS TEORES DE UMIDADE E CINZAS DE PEIXE SALGADO-SECO COMERCIALIZADO NA ZONA OESTE DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO RJ DETERMINATION OF MOISTURE LEVELS AND ASHES OF SALT- DRIED FISH MARKETED

Leia mais

A DISCIPLINA DE BIOLOGIA CELULAR NO CONTEXTO DA ENGENHARIA DE ALIMENTOS

A DISCIPLINA DE BIOLOGIA CELULAR NO CONTEXTO DA ENGENHARIA DE ALIMENTOS A DISCIPLINA DE BIOLOGIA CELULAR NO CONTEXTO DA ENGENHARIA DE ALIMENTOS Profa Dra Maria Tercília Vilela de Azeredo Oliveira Profa. Rosana Silistino de Souza tercilia@ibilce.unesp.br; rosanass@ibilce.unesp.br

Leia mais

COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DE EMPANADOS ELABORADOS A PARTIR DE CARNE DE CARPA HÚNGARA (CYPRINUS CARPIO L.) 1

COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DE EMPANADOS ELABORADOS A PARTIR DE CARNE DE CARPA HÚNGARA (CYPRINUS CARPIO L.) 1 COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DE EMPANADOS ELABORADOS A PARTIR DE CARNE DE CARPA HÚNGARA (CYPRINUS CARPIO L.) 1 Fabiana Pieniz Didonet 2, Carolina Almeida Bragato 3, Raul Vicenzi 4. 1 Estudo vinculado a pesquisa

Leia mais

PARÂMETROS DE QUALIDADE DA POLPA DE LARANJA

PARÂMETROS DE QUALIDADE DA POLPA DE LARANJA PARÂMETROS DE QUALIDADE DA POLPA DE LARANJA Mônica Rocha de Sousa (1,2), Cíntia Cristina Aparecida de mendonça (1), Kênia Teixeira Manganelli (1), Fernanda Gonçalves Carlos (3), Gaby Patrícia Terán Ortiz

Leia mais

I SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA ACRE ACEITAÇÃO SENSORIAL DE BOLO ELABORADO COM FARINHAS DE CASTANHA- DO-BRASIL E BANANA VERDE

I SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA ACRE ACEITAÇÃO SENSORIAL DE BOLO ELABORADO COM FARINHAS DE CASTANHA- DO-BRASIL E BANANA VERDE ACEITAÇÃO SENSORIAL DE BOLO ELABORADO COM FARINHAS DE CASTANHA- DO-BRASIL E BANANA VERDE Stephanie Lima dos Santos 1, Ailson Luiz Sudan Madruga 2, Vlayrton Tomé Maciel 3, Clarissa Reschke da Cunha 4 1

Leia mais

ELABORAÇÃO E ACEITAÇÃO DE PÃO COM REDUÇÃO DE CLORETO DE SÓDIO E CARACTERÍSTICAS FUNCIONAIS

ELABORAÇÃO E ACEITAÇÃO DE PÃO COM REDUÇÃO DE CLORETO DE SÓDIO E CARACTERÍSTICAS FUNCIONAIS ELABORAÇÃO E ACEITAÇÃO DE PÃO COM REDUÇÃO DE CLORETO DE SÓDIO E CARACTERÍSTICAS FUNCIONAIS Anny A. Dias 1 ; Hakyla M. Faria 2 ; Taís C. F de T. Sartori 3 ; Lidiane P. A. Miranda 4 ; Talita A. T. Cândido

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA MAPA Nº 30, DE

INSTRUÇÃO NORMATIVA MAPA Nº 30, DE INSTRUÇÃO NORMATIVA MAPA Nº 30, DE 26-06-2001. O SECRETÁRIO DE DEFESA AGROPECUÁRIA, DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso da atribuição que lhe confere o art. 83, inciso IV do

Leia mais

Coprodutos e subprodutos agroindustriais na alimentação de bovinos

Coprodutos e subprodutos agroindustriais na alimentação de bovinos 1/9 /9 Algodão (Gossypium hirsutum L. ) Rendimento dos produtos derivados do algodão Fonte: Associação nacional dos produtores de algodão (USA, 000). 3/9 4/9 Composição dos principais coprodutos e subprodutos

Leia mais

PESCADO CONGELADO: GLAZEADO

PESCADO CONGELADO: GLAZEADO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE AGROINDÚSTRIA ALIMENTOS E NUTRIÇÃO LAN 2695 - PESCADO PESCADO CONGELADO: GLAZEADO Grupo 07: Carolina Miyuki Sugiyama

Leia mais

ELABORAÇÃO E QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE FARINHA DOS RESÍDUOS DA FILETAGEM DO PEIXE TUCUNARÉ (Cichla sp.) PARA ALIMENTAÇÃO HUMANA

ELABORAÇÃO E QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE FARINHA DOS RESÍDUOS DA FILETAGEM DO PEIXE TUCUNARÉ (Cichla sp.) PARA ALIMENTAÇÃO HUMANA ELABORAÇÃO E QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE FARINHA DOS RESÍDUOS DA FILETAGEM DO PEIXE TUCUNARÉ (Cichla sp.) PARA ALIMENTAÇÃO HUMANA NETA, Zélia Maia 1 ; SILVA, Fabíola Diniz 1 ; JÚNIOR, Osmar Pereira Trigueiro

Leia mais

Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Aquicultura LABNUTRI Nutrição de Espécies Aquícolas UFSC

Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Aquicultura LABNUTRI Nutrição de Espécies Aquícolas  UFSC Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Aquicultura LABNUTRI Nutrição de Espécies Aquícolas www.aqi.ufsc.br UFSC Tópicos a serem abordados Necessidade do conhecimento das exigências nutricionais

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO IDENTIFICAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS ITAJAÍ PLANO DE ENSINO Unidade Curricular:

Leia mais

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DO LEITE CRU E DO LEITE PASTEURIZADO COMERCIALIZADOS NO OESTE DE SANTA CATARINA

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DO LEITE CRU E DO LEITE PASTEURIZADO COMERCIALIZADOS NO OESTE DE SANTA CATARINA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DO LEITE CRU E DO LEITE PASTEURIZADO COMERCIALIZADOS NO OESTE DE SANTA CATARINA Márcia T. K. Pegoraro 1, Andressa Gilioli 2 INTRODUÇÃO Há milênios,

Leia mais

ANÁLISE DE SOLO COMPACTADO COM RESÍDUO DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO 1 ANALYSIS COMPACTED SOIL WITH CONSTRUCTION AND DEMOLITION WASTE

ANÁLISE DE SOLO COMPACTADO COM RESÍDUO DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO 1 ANALYSIS COMPACTED SOIL WITH CONSTRUCTION AND DEMOLITION WASTE ANÁLISE DE SOLO COMPACTADO COM RESÍDUO DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO 1 ANALYSIS COMPACTED SOIL WITH CONSTRUCTION AND DEMOLITION WASTE Carlise Patrícia Pivetta 2, Márcio Antônio Vendruscolo 3 1 Projeto de Iniciação

Leia mais

USO DE SORO DE QUEIJO NA FORMULAÇÃO DE DOCE DE LEITE PASTOSO EM SUBSTITUIÇÃO AO LEITE

USO DE SORO DE QUEIJO NA FORMULAÇÃO DE DOCE DE LEITE PASTOSO EM SUBSTITUIÇÃO AO LEITE 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG USO DE SORO DE QUEIJO NA FORMULAÇÃO DE DOCE DE LEITE PASTOSO EM SUBSTITUIÇÃO AO

Leia mais

AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CENTESSIMAL DE PEIXES COMERCIALIZADOS EM SUPERMERCADOS DE FORTALEZA-CE

AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CENTESSIMAL DE PEIXES COMERCIALIZADOS EM SUPERMERCADOS DE FORTALEZA-CE AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CENTESSIMAL DE PEIXES COMERCIALIZADOS EM SUPERMERCADOS DE FORTALEZA-CE SENA, D.N.; OLIVEIRA, A.F.R. 1 Aluna de graduação em Engenharia de Alimentos da UFC - Campus do Pici E-mail:

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO DE IDENTIDADE E QUALIDADE DE PATÊ.

REGULAMENTO TÉCNICO DE IDENTIDADE E QUALIDADE DE PATÊ. REGULAMENTO TÉCNICO DE IDENTIDADE E QUALIDADE DE PATÊ. 1. Alcance 1.1. Objetivo Fixar a identidade e as características mínimas de qualidade que deverá apresentar o produto cárneo denominado Patê. 1.2.

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO DE IDENTIDADE E QUALIDADE DE FIAMBRE

REGULAMENTO TÉCNICO DE IDENTIDADE E QUALIDADE DE FIAMBRE REGULAMENTO TÉCNICO DE IDENTIDADE E QUALIDADE DE FIAMBRE 1. Alcance 1.1. Objetivo Fixar a identidade e as características mínimas de qualidade que deverá apresentar o produto cárneo denominado Fiambre.

Leia mais

Técnica. Circular. Empanado de Carne Mecanicamente Separado de Pacu. Introdução ISSN X. Corumbá, MS Dezembro, 2015 Autores

Técnica. Circular. Empanado de Carne Mecanicamente Separado de Pacu. Introdução ISSN X. Corumbá, MS Dezembro, 2015 Autores ISSN 1981-724X Empanado de Carne Mecanicamente Separado de Pacu 112 Circular Técnica Corumbá, MS Dezembro, 2015 Autores Jorge Antonio F. de Lara Médico- veterinário, Dr., 79320-900 Jorge.lara@embrapa.br

Leia mais

Sub-projeto: Alternativas para alimentação de peixes da Amazônia: uso de subprodutos agroflorestais e resíduos de pescado.

Sub-projeto: Alternativas para alimentação de peixes da Amazônia: uso de subprodutos agroflorestais e resíduos de pescado. Rede: Conservação e Manejo de Espécies de Peixes de Água Doce da Amazônia. Sub-projeto: Alternativas para alimentação de peixes da Amazônia: uso de subprodutos agroflorestais e resíduos de pescado. Instituição:

Leia mais

Caracterização química e rendimento de extração de amido de arroz com diferentes teores de amilose

Caracterização química e rendimento de extração de amido de arroz com diferentes teores de amilose Universidade Federal de Pelotas Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Agroindustrial Laboratório de Pós-colheita, Industrialização e Controle de Qualidade de Grãos Caracterização química e

Leia mais

BIOQUÍMICA DO PESCADO

BIOQUÍMICA DO PESCADO BIOQUÍMICA DO PESCADO Aula 6 Profa. Elaine Cristina Santos BROMATOLOGIA A Bromatologia estuda os alimentos, sua composição química, sua ação no organismo, seu valor alimentício e calórico, suas propriedades

Leia mais

Aceitação sensorial de apresuntado caprino

Aceitação sensorial de apresuntado caprino Aceitação sensorial de apresuntado caprino Janaina Mara Moura Lima 1, Antônia Lucivânia de Sousa Monte², Monique Ellen Torres da Silva ¹, Victoria Krisna Maia ¹, Clarissa Maia de Aquino ¹, Luan Gomes de

Leia mais

Avaliação Cinética da Gaseificação com CO 2 do Bagaço de Maçã

Avaliação Cinética da Gaseificação com CO 2 do Bagaço de Maçã Avaliação Cinética da Gaseificação com CO 2 do Bagaço de Maçã M. F. P. ROSA, D. SOARES, M. D. DOMENICO, T. R. PACIONI, R. F. P. M. MOREIRA, H. J. JOSÉ Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento

Leia mais

CARACTERÍSTICAS E CONSUMO DE PESCADO NO SUL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

CARACTERÍSTICAS E CONSUMO DE PESCADO NO SUL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CARACTERÍSTICAS E CONSUMO DE PESCADO NO SUL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL FRANCIÉLE VARGAS DA SILVA 1* ; KENNIA MENDES PRIETCH 2 ; CARLA MENDONÇA 2 ; JOSIANE FREITAS CHIM 3** 1,2,3 Universidade Federal

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE EMPANADOS PRÉ-ASSADOS À BASE DE CARNE DE PEIXE 1

DESENVOLVIMENTO DE EMPANADOS PRÉ-ASSADOS À BASE DE CARNE DE PEIXE 1 DESENVOLVIMENTO DE EMPANADOS PRÉ-ASSADOS À BASE DE CARNE DE PEIXE 1 Liane Dos Santos Fonseca 2, Fabiane Pieniz Didonet 3, Eilamarialibardoni Vieira 4, Raul Vicenzi 5, Fernanda Da Cunha Pereira 6, Tais

Leia mais

V Semana Acadêmica da UEPA - Campus de Marabá As problemáticas socioambientais na Amazônia Oriental 22 a 24 de Outubro de 2014

V Semana Acadêmica da UEPA - Campus de Marabá As problemáticas socioambientais na Amazônia Oriental 22 a 24 de Outubro de 2014 Elaboração de farinha de peixe (piracuí) produzido com a espécie tamuatá (Callichthys callichthys) SANTOS, Suele dos Reis ALTOÉ, Marcelle, DA SILVA, Ivonete Quaresma MARTINS, Dinamar dos Anjos MOURÃO,

Leia mais

Aceitabilidade da Carne de Rã Desfiada em Conserva

Aceitabilidade da Carne de Rã Desfiada em Conserva Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento 109 ISSN 0103-5231 Dezembro, 2006 Rio de Janeiro, RJ Aceitabilidade da Carne de Rã Desfiada em Conserva Ângela Aparecida Lemos Furtado 1 Regina Célia

Leia mais

AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE ABÓBORA E MORANGA CRISTALIZADAS PELO PROCESSO DE AÇUCARAMENTO LENTO.

AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE ABÓBORA E MORANGA CRISTALIZADAS PELO PROCESSO DE AÇUCARAMENTO LENTO. AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE ABÓBORA E MORANGA CRISTALIZADAS PELO PROCESSO DE AÇUCARAMENTO LENTO. Nicodemos Braz Junior 1, Gilma Auxiliadora Santos Gonçalves 2, Elisvanir Ronaldo Simões 3, Matheus

Leia mais

AULA PRÁTICA Nº / Abril / 2016 Profª Solange Brazaca DETERMINAÇÃO DE LIPÍDEOS

AULA PRÁTICA Nº / Abril / 2016 Profª Solange Brazaca DETERMINAÇÃO DE LIPÍDEOS LABORATÓRIO DE ANÁLISE DE ALIMENTOS E NUTRIÇÃO AULA PRÁTICA Nº - 05 31 / Abril / 2016 Profª Solange Brazaca DETERMINAÇÃO DE LIPÍDEOS FUNDAMENTO: Os lipídios constituem uma classe grande de compostos que

Leia mais

ESTUDO DAS PERDAS NO PROCESSAMENTO DE TEMPERO EM TABLETES. Ângelo Queiroz Aragão 1 ; Mariana Ferreira Oliveira²

ESTUDO DAS PERDAS NO PROCESSAMENTO DE TEMPERO EM TABLETES. Ângelo Queiroz Aragão 1 ; Mariana Ferreira Oliveira² ESTUDO DAS PERDAS NO PROCESSAMENTO DE TEMPERO EM TABLETES Ângelo Queiroz Aragão 1 ; Mariana Ferreira Oliveira² 1 Graduando do Curso de Química Industrial, UnU CET - UEG. 2 Orientadora, docente do Curso

Leia mais

COMPOSIÇÃO QUIMICA DE FARINHAS DE DIFERENTES ESPÉCIES DE INSETOS COMO INGREDIENTE PARA RAÇÃO ANIMAL

COMPOSIÇÃO QUIMICA DE FARINHAS DE DIFERENTES ESPÉCIES DE INSETOS COMO INGREDIENTE PARA RAÇÃO ANIMAL COMPOSIÇÃO QUIMICA DE FARINHAS DE DIFERENTES ESPÉCIES DE INSETOS COMO INGREDIENTE PARA RAÇÃO ANIMAL Maria Luiza Rocha MEDRADO *1, Saullo Diogo de ASSIS 1, Gustav de OLIVEIRA 1, Raphael Rodrigues dos SANTOS

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina TAL448 Tecnologia de Pescado

Programa Analítico de Disciplina TAL448 Tecnologia de Pescado Catálogo de Graduação 016 da UFV 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Tecnologia de Alimentos - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO DE IDENTIDADE E QUALIDADE DE ALMÔNDEGA

REGULAMENTO TÉCNICO DE IDENTIDADE E QUALIDADE DE ALMÔNDEGA REGULAMENTO TÉCNICO DE IDENTIDADE E QUALIDADE DE ALMÔNDEGA 1. Alcance 1.1.Objetivo Fixar a identidade e as características mínimas de qualidade que deverá apresentar o produto cárneo denominado Almôndega.

Leia mais

Composição Centesimal de Nuggets Elaborados a Partir de Pescado com Aplicação de Espessante Natural

Composição Centesimal de Nuggets Elaborados a Partir de Pescado com Aplicação de Espessante Natural Composição Centesimal de Nuggets Elaborados a Partir de Pescado com Aplicação de Espessante Natural Monique de Oliveira Maia 1, Janete Lana da Silva 1, Lorena Galdino da Franca 1, Mônica de Oliveira Maia

Leia mais

Níveis de lisina digestível em rações para poedeiras semipesadas no período de 47 a 62 semanas de idade e seus efeitos sobre o desempenho produtivo.

Níveis de lisina digestível em rações para poedeiras semipesadas no período de 47 a 62 semanas de idade e seus efeitos sobre o desempenho produtivo. Níveis de lisina digestível em rações para poedeiras semipesadas no período de 47 a 62 semanas de idade e seus efeitos sobre o desempenho produtivo. Angélica Santana CAMARGOS¹; Adriano GERALDO²; Sérgio

Leia mais

Formulação, preparação, e avaliação sensorial de hambúrguer da carne de caprinos de descarte com diferentes teores da gordura

Formulação, preparação, e avaliação sensorial de hambúrguer da carne de caprinos de descarte com diferentes teores da gordura Formulação, preparação, e avaliação sensorial de hambúrguer da carne de caprinos de descarte com diferentes teores da gordura Franky Soedirlan Resosemito 1, José Carlos Quadros Morais 2, Taisa Layane Salazar

Leia mais

ECONOMICIDADE DA SUBSTITUIÇÃO MILHO PELO RESÍDUO ÚMIDO DA EXTRAÇÃO DE FÉCULA DE MANDIOCA NA TERMINAÇÃO DE TOURINHOS EM CONFINAMENTO

ECONOMICIDADE DA SUBSTITUIÇÃO MILHO PELO RESÍDUO ÚMIDO DA EXTRAÇÃO DE FÉCULA DE MANDIOCA NA TERMINAÇÃO DE TOURINHOS EM CONFINAMENTO ECONOMICIDADE DA SUBSTITUIÇÃO MILHO PELO RESÍDUO ÚMIDO DA EXTRAÇÃO DE FÉCULA DE MANDIOCA NA TERMINAÇÃO DE TOURINHOS EM CONFINAMENTO José Jorge dos Santos Abrahão 1, Jair de Araújo Marques 1*, Daniel Perotto

Leia mais

IOGURTE ADICIONADO DE WPC OU SORO EM PÓ: QUAL A MELHOR OPÇÃO SENSORIAL? Universidade Estadual do Oeste do Paraná/ Colegiado de Farmácia/ Cascavel-PR

IOGURTE ADICIONADO DE WPC OU SORO EM PÓ: QUAL A MELHOR OPÇÃO SENSORIAL? Universidade Estadual do Oeste do Paraná/ Colegiado de Farmácia/ Cascavel-PR IOGURTE ADICIONADO DE WPC OU SORO EM PÓ: QUAL A MELHOR OPÇÃO SENSORIAL? Universidade Estadual do Oeste do Paraná/ Colegiado de Farmácia/ Cascavel-PR Andressa Regina Antunes; Luciana de Oliveira Fariña

Leia mais

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de setembro a 01 de outubro de 2010

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de setembro a 01 de outubro de 2010 AVALIAÇÃO DA ADEQUAÇÃO DE MARCAS COMERCIAIS DE QUEIJOS PRATO À LEGISLAÇÃO DE ALIMENTOS REJIANE AVELAR BASTOS 1, FERNANDA DE MELO RAMOS 2 ; FELIPE FURTINI HADDAD 2 ; SANDRA MARIA PINTO 3, JOÃO DE DEUS DE

Leia mais

ANEXO I REGULAMENTO TÉCNICO DE IDENTIDADE E QUALIDADE DE PALETA COZIDA

ANEXO I REGULAMENTO TÉCNICO DE IDENTIDADE E QUALIDADE DE PALETA COZIDA ANEXO I REGULAMENTO TÉCNICO DE IDENTIDADE E QUALIDADE DE PALETA COZIDA 1. Alcance 1.1. Objetivo: Fixar a identidade e as características mínimas de qualidade que deverá apresentar o produto cárneo denominado

Leia mais

IDENTIDADE E QUALIDADE DA CASEÍNA ALIMENTAR

IDENTIDADE E QUALIDADE DA CASEÍNA ALIMENTAR MERCOSUL/GMC/RES. N 43/94 IDENTIDADE E QUALIDADE DA CASEÍNA ALIMENTAR TENDO EM VISTA: O Art. 13 do Tratado de Assunção, o Art. 10 da Decisão N 4/91 do Conselho do Mercado Comum, a Resolução N 91/93 do

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO DE IDENTIDADE E QUALIDADE DE PRESUNTO

REGULAMENTO TÉCNICO DE IDENTIDADE E QUALIDADE DE PRESUNTO REGULAMENTO TÉCNICO DE IDENTIDADE E QUALIDADE DE PRESUNTO 1. Alcance 1.1. Objetivo Fixar a identidade e as características mínimas de qualidade que deverá apresentar o produto cárneo denominado Presunto.

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO DE IDENTIDADE E QUALIDADE DE MORTADELA 1. Alcance

REGULAMENTO TÉCNICO DE IDENTIDADE E QUALIDADE DE MORTADELA 1. Alcance REGULAMENTO TÉCNICO DE IDENTIDADE E QUALIDADE DE MORTADELA 1. Alcance 1.1. Objetivo Fixar a identidade e as características mínimas de qualidade que deverá obedecer o produto cárneo industrializado denominado

Leia mais

Avaliação da composição centesimal e determinação de minerais em rações para cães e gatos

Avaliação da composição centesimal e determinação de minerais em rações para cães e gatos Avaliação da composição centesimal e determinação de minerais em rações para cães e gatos Nediane Goularte Silva 1 ; Leilane Costa de Conto 2 ; Ana Paula de Lima Veeck 3 (1) Aluna do Curso Técnico em Análises

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO DE IDENTIDADE E QUALIDADE DE APRESUNTADO

REGULAMENTO TÉCNICO DE IDENTIDADE E QUALIDADE DE APRESUNTADO REGULAMENTO TÉCNICO DE IDENTIDADE E QUALIDADE DE APRESUNTADO 1. Alcance 1.1. Objetivo Fixar a identidade e as características mínimas de qualidade que deverá apresentar o produto cárneo denominado Apresuntado.

Leia mais

Caracterização físico-química de efluente de indústria de laticínios tratado por sistema de lagoas de estabilização

Caracterização físico-química de efluente de indústria de laticínios tratado por sistema de lagoas de estabilização Bento Gonçalves RS, Brasil, 9 a 31 de Outubro de 8 Caracterização físico-química de efluente de indústria de laticínios tratado por sistema de lagoas de estabilização Anelise Sertoli Lopes Gil 1, Jaqueline

Leia mais

ESTUDO DA SECAGEM DE SILAGEM DE PESCADO EM SECADOR DE BANDEJA E LIOFILIZADOR

ESTUDO DA SECAGEM DE SILAGEM DE PESCADO EM SECADOR DE BANDEJA E LIOFILIZADOR ESTUDO DA SECAGEM DE SILAGEM DE PESCADO EM SECADOR DE BANDEJA E LIOFILIZADOR V. A. PEREIRA JUNIOR 1, P. N. CRUZ 1 e G. A. S. GOULART 2 1 Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Engenharia

Leia mais

Controle de qualidade do leite: análises físico-químicas

Controle de qualidade do leite: análises físico-químicas Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel Departamento de Ciência e Tecnologia Agroindustrial Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) Controle

Leia mais

Composição química do café submetido ao processo de descafeinação.

Composição química do café submetido ao processo de descafeinação. Composição química do café submetido ao processo de descafeinação. AUTORES: E. M. Oliveira 1, (MESTRADO) S. T. Alvarenga 2, (DOUTORADO) L.M. C. Gomes 3, (MESTRADO) L. A. Vale 4, (MESTRADO) R. G. F. A.

Leia mais

TÍTULO: FERMENTAÇÃO DE EXTRATO HIDROSSOLÚVEL DE SOJA VERDE POR BACTÉRIAS PROBIÓTICAS

TÍTULO: FERMENTAÇÃO DE EXTRATO HIDROSSOLÚVEL DE SOJA VERDE POR BACTÉRIAS PROBIÓTICAS TÍTULO: FERMENTAÇÃO DE EXTRATO HIDROSSOLÚVEL DE SOJA VERDE POR BACTÉRIAS PROBIÓTICAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DO INSTITUTO

Leia mais

APOIO TÉCNICO E TECNOLÓGICO À PRODUÇÃO QUEIJEIRA ARTESANAL: PRODUTOR DE CARAMBEÍ PARANÁ.

APOIO TÉCNICO E TECNOLÓGICO À PRODUÇÃO QUEIJEIRA ARTESANAL: PRODUTOR DE CARAMBEÍ PARANÁ. 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( X) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO APOIO TÉCNICO E TECNOLÓGICO À PRODUÇÃO QUEIJEIRA

Leia mais

AVALIAÇÃO DO TEOR PROTÉICO E ACEITAÇÃO GLOBAL DE BARRAS ALIMENTÍCIAS PRODUZIDAS COM VEGETAIS DESIDRATADOS E RESÍDUO DO EXTRATO DE SOJA

AVALIAÇÃO DO TEOR PROTÉICO E ACEITAÇÃO GLOBAL DE BARRAS ALIMENTÍCIAS PRODUZIDAS COM VEGETAIS DESIDRATADOS E RESÍDUO DO EXTRATO DE SOJA AVALIAÇÃO DO TEOR PROTÉICO E ACEITAÇÃO GLOBAL DE BARRAS ALIMENTÍCIAS PRODUZIDAS COM VEGETAIS DESIDRATADOS E RESÍDUO DO EXTRATO DE SOJA PEREIRA, L.A. 1 ; MACEDO, D.C. 2 ; CIABOTTI, S. 3 FARIA, N.V. 4 1

Leia mais

AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE BISCOITO ELABORADO COM RESÍDUO DE POLPA DE AMORA-PRETA (Rubus spp.) 1. INTRODUÇÃO

AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE BISCOITO ELABORADO COM RESÍDUO DE POLPA DE AMORA-PRETA (Rubus spp.) 1. INTRODUÇÃO AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE BISCOITO ELABORADO COM RESÍDUO DE POLPA DE AMORA-PRETA (Rubus spp.) MACHADO, Adriana Rodrigues 1 ; SANTOS, Valéria da Silva 2 ; ARAÚJO, Paula Ferreira de 3 ; RODRIGUES, Rosane

Leia mais

Coprodutos e subprodutos agroindustriais na alimentação de bovinos

Coprodutos e subprodutos agroindustriais na alimentação de bovinos Sorgo (Sorghum bicolor L. Moench ou Sorghum vulgare Pers) Farelo de sorgo Mistura do pericarpo com fragmentos do grão (endosperma e gérmen); Composição depende da proporção de pericarpo, endosperma e gérmen;

Leia mais

PROPOSTA DE PROCEDIMENTO DE SECAGEM DE BAGAÇO DE MAÇÃ PARA A PRODUÇÃO DE FARINHA

PROPOSTA DE PROCEDIMENTO DE SECAGEM DE BAGAÇO DE MAÇÃ PARA A PRODUÇÃO DE FARINHA PROPOSTA DE PROCEDIMENTO DE SECAGEM DE BAGAÇO DE MAÇÃ PARA A PRODUÇÃO DE FARINHA PINHEIRO, L. A. 1 ; TRÊS, M. 2 ; TELES, C. D. 3 RESUMO Com a crescente demanda no setor de sucos industrializados é de grande

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO DE IDENTIDADE E QUALIDADE DE BACON E BARRIGA DEFUMADA

REGULAMENTO TÉCNICO DE IDENTIDADE E QUALIDADE DE BACON E BARRIGA DEFUMADA REGULAMENTO TÉCNICO DE IDENTIDADE E QUALIDADE DE BACON E BARRIGA DEFUMADA 1. Alcance 1.1. Objetivo Fixar a identidade e as características mínimas de qualidade que deverão apresentar os produtos cárneos

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DO ÓLEO DAS SEMENTES DE MAMÃO, VARIEDADE FORMOSA, COMO APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS

CARACTERIZAÇÃO DO ÓLEO DAS SEMENTES DE MAMÃO, VARIEDADE FORMOSA, COMO APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS CARACTERIZAÇÃO DO ÓLEO DAS SEMENTES DE MAMÃO, VARIEDADE FORMOSA, COMO APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS Fábio Henrique Carnevali 1 Neuza Jorge 2 RESUMO Este projeto tem como objetivo obter informações sobre a

Leia mais

EXTRAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE GELATINA A PARTIR DE SUBPRODUTOS DE TILÁPIA DO NILO (Sarotherodon niloticus)

EXTRAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE GELATINA A PARTIR DE SUBPRODUTOS DE TILÁPIA DO NILO (Sarotherodon niloticus) EXTRAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE GELATINA A PARTIR DE SUBPRODUTOS DE TILÁPIA DO NILO (Sarotherodon niloticus) M. C. M. FERREIRA 1 2 ; A. F. GOMES 2 e A. M. GOZZO 2 1 Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Leia mais

Métodos de extração de amido. Elessandra Zavareze

Métodos de extração de amido. Elessandra Zavareze Métodos de extração de amido Elessandra Zavareze elessandrad@yahoo.com.br 1 Extração de amido de arroz Amido de arroz Grão de arroz 80 e 90% de amido em base seca Grãos quebrados Extração de amido 3 Amido

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO CENTESIMAL DAS PARTES COMPONENTES DOS FRUTOS DE LICHIA EM FUNÇÃO DO CLIMA

CARACTERIZAÇÃO CENTESIMAL DAS PARTES COMPONENTES DOS FRUTOS DE LICHIA EM FUNÇÃO DO CLIMA 5ª Jornada Científica e Tecnológica e 2º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 06 a 09 de novembro de 2013, Inconfidentes/MG CARACTERIZAÇÃO CENTESIMAL DAS PARTES COMPONENTES DOS FRUTOS DE LICHIA EM

Leia mais

Elaboração para Estabelecimentos Elaboradores/Industrializadores de Alimentos. Brasília: Ministério da Agricultura e do Abastecimento, 1997.

Elaboração para Estabelecimentos Elaboradores/Industrializadores de Alimentos. Brasília: Ministério da Agricultura e do Abastecimento, 1997. ANEXO IV REGULAMENTO TÉCNICO DE IDENTIDADE E QUALIDADE DE HAMBURGUER 1. Alcance 1.1. Objetivo: Fixar a identidade e as características mínimas de qualidade que deverá obedecer o produto cárneo denominado

Leia mais

AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS SENSORIAIS EM SOBREMESAS LÁCTEAS SABOR CHOCOLATE ELABORADAS COM LEITE E SORO DE LEITE

AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS SENSORIAIS EM SOBREMESAS LÁCTEAS SABOR CHOCOLATE ELABORADAS COM LEITE E SORO DE LEITE AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS SENSORIAIS EM SOBREMESAS LÁCTEAS SABOR CHOCOLATE ELABORADAS COM LEITE E SORO DE LEITE Adriana dos Santos Silva 1, Ágda Christiane Farias de Barros 2, Elizeu Toledo de Oliveira 1

Leia mais

MESA Engenharia Civil

MESA Engenharia Civil MESA Engenharia Civil A INFLUÊNCIA DO GESSO PRESENTE NO AGREGADO MIÚDO RECICLADO PARA FABRICAÇÃO DE ARGAMASSAS Daniel dos Santos Luiz Junior Rafael Willian Prado Daniela Evaniki Pedroso Apesar da indústria

Leia mais

TITULAÇÕES POTENCIOMÉTRICAS DE CÁTIONS METÁLICOS EM MEIO NÃO AQUOSO. Palavras chave: Potenciometria, interação soluto-solvente, eletrodo de vidro.

TITULAÇÕES POTENCIOMÉTRICAS DE CÁTIONS METÁLICOS EM MEIO NÃO AQUOSO. Palavras chave: Potenciometria, interação soluto-solvente, eletrodo de vidro. TITULAÇÕES POTENCIOMÉTRICAS DE CÁTIONS METÁLICOS EM MEIO NÃO AQUOSO Anderson Martin dos Santos 1 ; Edemar Benedetti Filho 2 1 Estudante do Curso de Química Industrial da UEMS, Unidade Universitária de

Leia mais

Planejamento Alimentar na Bovinocultura Leiteira

Planejamento Alimentar na Bovinocultura Leiteira Edwin Baur Planejamento Alimentar na Bovinocultura Leiteira 1O que é. É uma estratégia que o produtor pode utilizar para melhorar o desempenho da atividade leiteira. O planejamento alimentar deverá ser

Leia mais

APLICAÇÃO DE ALTA PRESSÃO EM CONSERVAÇÃO DE SALSICHA

APLICAÇÃO DE ALTA PRESSÃO EM CONSERVAÇÃO DE SALSICHA APLICAÇÃO DE ALTA PRESSÃO EM CONSERVAÇÃO DE SALSICHA Rammza Kalache (PIBIC/CNPq/Uem), Andresa Carla Feihrmann (Orientador), e-mail: andresafeihrmann@gmail.com. Universidade Estadual de Maringá / Departamento

Leia mais

PROCESSAMENTO E BENEFICIAMENTO DO PESCADO NA COMUNIDADE DE MITUAÇU, CONDE, PARAÍBA

PROCESSAMENTO E BENEFICIAMENTO DO PESCADO NA COMUNIDADE DE MITUAÇU, CONDE, PARAÍBA PROESSMENTO E ENEFIIMENTO DO PESDO N OMUNIDDE DE MITUÇU, ONDE, PRÍ RESUMO SILV¹, Gilvanete Ferreira SILV², na Elizabeth Dias TORELLI³, Jane Enisa Ribeiro de Souza entro de iências Exatas e Natureza DSE

Leia mais

CORTES E RENDIMENTO EM CARNE DE COELHOS (Oryctolagus cuniculus) PRODUZIDOS SOB REGIME DE RESTRIÇÃO ALIMENTAR

CORTES E RENDIMENTO EM CARNE DE COELHOS (Oryctolagus cuniculus) PRODUZIDOS SOB REGIME DE RESTRIÇÃO ALIMENTAR 1 CORTES E RENDIMENTO EM CARNE DE COELHOS (Oryctolagus cuniculus) PRODUZIDOS SOB REGIME DE RESTRIÇÃO ALIMENTAR Márcia Teixeira Bittencourt (1,4), Elizânia Ribeiro Soares (1,3), Luiz Carlos Machado (1,4),

Leia mais

Elaboração de Doce de Leite Pastoso com Adição de Soro de Queijo: Estudo de Viabilidade

Elaboração de Doce de Leite Pastoso com Adição de Soro de Queijo: Estudo de Viabilidade 4ª Jornada Científica e Tecnológica e 1º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 16, 17 e 18 de outubro de 2012, Muzambinho MG Elaboração de Doce de Leite Pastoso com Adição de Soro de Queijo: Estudo

Leia mais

Inspeção de Pescado. Inspeção de Pescado DEFINIÇÃO. Estabelecimentos DEFINIÇÃO 31/01/2013

Inspeção de Pescado. Inspeção de Pescado DEFINIÇÃO. Estabelecimentos DEFINIÇÃO 31/01/2013 1 DEFINIÇÃO Pescado: Todo alimento que pode ser retirado de águas oceânicas ou continentais e que possa servir para alimentação humana ou animal Inspeção de Pescado Classificação de estabelecimentos: Atual

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE LICOR À BASE DE CASCAS DE ABACAXI

DESENVOLVIMENTO DE LICOR À BASE DE CASCAS DE ABACAXI DESENVOLVIMENTO DE LICOR À BASE DE CASCAS DE ABACAXI GASTL FILHO, Josef 1 ; LABEGALINI, Márcia Cavalcante 2. RESUMO: O principal resíduo do processamento do abacaxi é a casca, que constitui fonte de vários

Leia mais

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 83, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2003.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 83, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2003. MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 83, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2003. O SECRETÁRIO DE DEFESA AGROPECUÁRIA, DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA,

Leia mais

Avaliação da potencialidade de aplicação de lipase comercial livre em reações de esterificação

Avaliação da potencialidade de aplicação de lipase comercial livre em reações de esterificação Avaliação da potencialidade de aplicação de lipase comercial livre em reações de esterificação Guzzo, Maria Eduarda 1 ; Erig, Cátia Lohmann 1 ; Bonissoni, Camila 1 ; Soligo, Andressa 1 ; Dalla Rosa, Andréia

Leia mais

ANEXOS DECISÃO DELEGADA (UE) /... DA COMISSÃO

ANEXOS DECISÃO DELEGADA (UE) /... DA COMISSÃO COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 3.5.2019 C(2019) 3211 final ANNEXES 1 to 4 ANEXOS da DECISÃO DELEGADA (UE) /... DA COMISSÃO que complementa a Diretiva 2008/98/CE do Parlamento Europeu e do Conselho no que

Leia mais

VALOR NUTRITIVO DE TORTAS E SEMENTES DE OLEAGINOSAS

VALOR NUTRITIVO DE TORTAS E SEMENTES DE OLEAGINOSAS VALOR NUTRITIVO DE TORTAS E SEMENTES DE OLEAGINOSAS Antônio Ricardo Evangelista 1 Jalison Lopes 2 Antônio José Peron 3 Pedro Castro Neto 4 Antônio Carlos Fraga 5 RESUMO O experimento foi realizado com

Leia mais

~~Jraê5r

~~Jraê5r ~~Jraê5r 1999.00 005 ~J 'W" PROCI-FD CPPSE 1999 Confinamento, também se faz com Grão de Sorgo... Com Excelente Resultado. Confinamento tambem se faz com 1999 FD-1999.00005 GRÃO DE SORGO NA ALIMENTAÇÃO

Leia mais

Art. 3º Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação. REGULAMENTO TÉCNICO DE IDENTIDADE E QUALIDADE DE QUEIJO AZUL

Art. 3º Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação. REGULAMENTO TÉCNICO DE IDENTIDADE E QUALIDADE DE QUEIJO AZUL MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO GABINETE DO MINISTRO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 45, DE 23 DE OUTUBRO DE 2007 O MINISTRO DE ESTADO DA AGRICULTURA PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso da atribuição

Leia mais

Omelete de Claras. Opção proteica

Omelete de Claras. Opção proteica Omelete de Claras Opção proteica INTRODUÇÃO O omelete trata-se de uma opção proteica com 22g de proteína na porção. Uma excelente alternativa para ser utilizada no pós treino, ou até mesmo como uma refeição

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO DE IDENTIDADE E QUALIDADE DE LOMBO

REGULAMENTO TÉCNICO DE IDENTIDADE E QUALIDADE DE LOMBO REGULAMENTO TÉCNICO DE IDENTIDADE E QUALIDADE DE LOMBO 1. Alcance 1.1. Objetivo Fixar a identidade e as características mínimas de qualidade que deverá apresentar o produto cárneo denominado Lombo. 1.2.

Leia mais

SMART TECHNOLOGY Novas Possibilidades para os Peptídeos de Colágeno. Melhor Dissolução Redução da Formação de Poeira Maior Densidade

SMART TECHNOLOGY Novas Possibilidades para os Peptídeos de Colágeno. Melhor Dissolução Redução da Formação de Poeira Maior Densidade SMART TECHNOLOGY Novas Possibilidades para os Peptídeos de Colágeno Melhor Dissolução Redução da Formação de Poeira Maior Densidade SMART TECHNOLOGY A Nova Geração de Peptídeos de Colágeno ST da GELITA

Leia mais