A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO CAMPO JURÍDICO. Palavras-chave: Atuação do Pedagogo. Ambientes Educativos. Campo Jurídico.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO CAMPO JURÍDICO. Palavras-chave: Atuação do Pedagogo. Ambientes Educativos. Campo Jurídico."

Transcrição

1 00067 A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO CAMPO JURÍDICO LILIAN CRISTINA SANTOS ARAÚJO 1 RESUMO O presente artigo é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso que teve como objetivo conhecer e analisar a atuação do pedagogo em um ambiente não escolar, nesse caso o campo jurídico. O estágio da acadêmica no Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJE/PA), no período de abril de 2011 a dezembro de Nesse estudo delimitou-se apresentar o trabalho de uma pedagoga nas Varas dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher e como se dá a atuação e quais as atribuições dos pedagogos no campo jurídico. Metodologicamente optou-se pela pesquisa qualitativa, tendo como procedimento estudo bibliográfico e utilização da técnica de entrevista com a pedagoga que atua no lócus da pesquisa. Após a coleta e análise de dados identificou-se as atribuições que competem ao pedagogo no campo jurídico. Constataram-se as possibilidades de atuação em diferentes ambientes educativos, além de visualizar o possível fortalecimento do trabalho desenvolvido pelo pedagogo no TJE/PA. A pesquisa suscitou a necessidade de expandir o conhecimento da pesquisadora e ampliar o debate sobre a temática abordada, a qual tem grande relevância à comunidade acadêmica e à sociedade. Palavras-chave: Atuação do Pedagogo. Ambientes Educativos. Campo Jurídico. 1 Licenciada Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará - UEPA. Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Pós-graduanda em Infância, Família e Políticas Públicas na Amazônia pela UFPA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia Social e Empresarial GEPESE UEPA.

2 00068 INTRODUÇÃO A disciplina Estágio Supervisionado em Instituições Não Escolares e Ambientes Populares oportunizou conhecer o trabalho desenvolvido por pedagogos no Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJE/PA), o qual foi campo de estágio não obrigatório da pesquisadora, no período de abril de 2011 a dezembro de Esse estágio no campo jurídico despertou a problemática: como se dá a atuação e quais as atribuições dos pedagogos no campo jurídico? Ao fazer um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso (ARAÚJO; CARVALHO, 2012), o qual entrevistou 4 pedagogas do TJE/PA, delimitouse apresentar aqui os resultados acerca da atuação da única pedagoga, na época da pesquisa, que atuava nas Varas dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher. Metodologicamente iniciou-se pela pesquisa bibliográfica que Utiliza-se de dados ou de categorias teóricas já trabalhadas por outros pesquisadores [...] (SEVERINO, 2007, p. 122), assim como, leituras da Psicologia e do Serviço Social, literaturas de autores renomados, como: Fávero; Melão; Jorge (2008), Libâneo (2010), dentre outros, e análises em documentos legais foram imprescindíveis. Optou-se pela pesquisa qualitativa, que consiste em trabalhar com [...] o universo dos significados, dos motivos, das aspirações, das crenças, dos valores e das atitudes (MINAYO, 2011, p. 21). Utilizou-se ainda a observação participante, técnica que possibilitou uma série de vantagens uma vez que [...] a experiência direta é sem dúvida o melhor teste de verificação da ocorrência de um determinado fenômeno (LUDKE; ANDRÉ, 1986, p. 26). DESENVOLVIMENTO Ao longo dos anos a educação sofre mudanças em seu conceito, pois deixa de ser restrita ao processo ensino aprendizagem em espaços formais, ultrapassando os muros da escola para diversos segmentos. Nesse sentido, Libâneo (2010, p. 26) afirma que [...] as transformações contemporâneas contribuíram para consolidar o entendimento da educação como fenômeno plurifacetado, ocorrendo em muitos lugares, institucionalizados ou não, sob várias modalidades. As ações educativas acontecem na comunidade, nas organizações não governamentais, no trabalho, nas empresas, clubes, igrejas, nos movimentos sociais, na família e em outras instituições não escolares como o TJE/PA.

3 00069 O TJE/PA tem jurisdição em todo o Estado do Pará, com 108 Comarcas que atendem os 143 municípios paraenses, acolhendo demandas sociais, psicológicas e pedagógicas. É, portanto, nesse espaço territorial que atuam pedagogos, junto às Varas da Infância e Juventude, Varas de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas, Varas da Família, Setor Social, entre outros. Esses profissionais foram inseridos nesses ambientes da instituição, ao longo do tempo, diversificando e ampliando seus espaços de atuação. Nesse sentido, Freitas explicita que o TJE/PA: [...] possui pedagogos concursados desde 2006 e não concursados há mais de 20 anos, o ingresso desses profissionais se deu por conta das exigências de leis como o Estatuto da Criança e Adolescente. Foram essas áreas que demandaram dentro do Poder Judiciário a necessidade da junção de várias ciências (como o Serviço Social, Psicologia, Sociologia) [...] (FREITAS, 2012, p. 86). Com o objetivo de atender demandas da instituição judiciária os pedagogos, assistentes sociais e psicólogos realizam intervenções e [...] percorrem caminhos semelhantes na instituição [ ] (FÁVERO; MELÃO; JORGE, 2008, p. 36), no intuito de relacionar saberes e reunir esforços para desempenhar tarefas que contribuam para a garantia de direitos dos usuários do Sistema de Justiça. Com a promulgação da Lei /2006 (Lei Maria da Penha) fica estabelecida, no artigo 8º, [...] a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; e estabelece medidas de assistência e proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Assim, foram criadas as Varas dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar Conta a Mulher (VJVDFCM) as quais compreendem a 1ª, 2ª e 3ª Vara Criminal dos referidos juizados do TJE/PA e devem processar e julgar crimes de violência doméstica e familiar que vitimizam inúmeras mulheres no Pará. Para compreender o que faz um pedagogo no campo jurídico, especialmente, nas VJVDFCM, indagou-se a pedagoga C sobre suas atribuições nesse ambiente de trabalho: Realizar estudo de caso referente aos processos das três varas de violência doméstica, sim, faço estudo de caso, pois estudo social só quem pode fazer é o assistente social, assim como o psicólogo com o estudo psicológico. Desenvolvemos palestras nas escolas e centros comunitários e encaminhamento dos usuários, participação em audiência quando solicitado pelo juiz. Ainda tem a parte administrativa de receber e encaminhar os processos (PEDAGOGA C, grifo nosso). O edital do concurso do TJE/PA do ano de 2006 estabelece as descrições sumárias das atividades a serem desempenhadas pelo pedagogo:

4 00070 Participar de comissões, quando designado, e de treinamentos diversos de interesse da administração; assessorar dirigentes e magistrados, por meio de pareceres técnicos em processos que requeiram conhecimento específico da ciência em apreço; executar individualmente ou em equipe atividades relacionadas com a administração de recursos humanos, desenvolvimento de pessoal, treinamento, estudos, pesquisas, análises organizacionais, planejamento de recursos humanos, serviço social aos funcionários e outras tarefas das Unidades Administrativas; bem como desempenhar outras atividades correlatas ou outras atribuições que possam vir a surgir, conforme as necessidades da área ou do Tribunal (PARÁ, 2006, p. 06). Acerca da importância do pedagogo nas respectivas Varas em que atua, a entrevistada comentou que As áreas de trabalho se complementam, entretanto o pedagogo tem um olhar diferente, um olhar multidisciplinar, pedagógico das ações educativas, uma visão ampliada daquele fato social (PEDAGOGA C). Esse olhar para a vítima e o agressor, ambos envolvidos no caso de violência doméstica, enfatiza a necessidade de defender os direitos humanos e sociais das partes envolvidas para que os laços familiares sejam resguardados. Entretanto, resguardar esses laços não significa aprisionar os indivíduos em uma relação afetiva desgastada, mas sim primar pelo respeito mútuo, pela negação à violência doméstica e familiar e, principalmente, pelo empoderamento da mulher vítima de violência, seja ela, física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial. Dessa forma, percebe-se que o TJE/PA por ser um espaço diferenciado de práticas educativas, necessita de agentes pedagógicos e requisitos específicos para o exercício profissional do pedagogo, uma vez que o trabalho pedagógico desenvolvido neste espaço visa à educação social do indivíduo, pois este deve ser visto na sua singularidade e especificidade. CONSIDERAÇÕES Por meio de referenciais teóricos foi permitido um conhecimento do assunto pesquisado e a pesquisa de campo contribuiu para alcançar os objetivos propostos. Constatou-se que a Educação, é um processo amplo, que acontece em vários lugares, formando um novo cenário para a atuação do pedagogo, o qual se apresenta como profissional capaz de intervir e viabilizar o processo educativo nesses diferentes âmbitos, como o que ocorre no TJE/PA. Observou-se ainda que a formação profissional da pedagoga entrevistada foi direcionada para a docência e, possivelmente, não contemplou uma experiência curricular com tendência à atuação em ambiente não escolar como, por exemplo, o jurídico.

5 00071 Concluiu-se que para o profissional da Pedagogia ainda existem muitos campos de atuação a serem conquistados, porém esse trabalho de conquista de espaço e reconhecimento da importância desse profissional em ambiente não escolar, nessa análise o campo jurídico, caminha gradativamente para uma efetivação e construção de uma identidade profissional. O estudo suscitou a necessidade de expandir o conhecimento da pesquisadora e ampliar o debate sobre a temática abordada, a qual tem grande relevância à comunidade acadêmica e à sociedade. REFERÊNCIAS ARAÚJO, Lilian Cristina Santos. CARVALHO, Thalita da Silva. A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO CAMPO JURÍDICO f. Monografia (Graduação em Pedagogia) Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Centro de Ciências Sociais e Educação, Universidade do Estado do Pará, Belém, Pará, BRASIL. Lei Maria da Penha. Lei n Brasília, 07 ag Disponível em: < Acesso em: 30 nov FÁVERO, Eunice Teresinha; MELÃO, Magda Jorge Ribeiro; JORGE, Maria Rachel Tolosa. O Serviço social e a psicologia no judiciário: construindo saberes, conquistando direitos / Eunice Teresinha Fávero;Magda Jorge Ribeiro Melão; Maria Rachel Tolosa Jorge ed. - São Paulo: Cortez, 2008 FREITAS, Riane Conceição Ferreira. O Trabalho do pedagogo no Tribunal de Justiça do Pará: os desafios da inovação no exercício profissional. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Belém, LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? / José Carlos Libâneo. 12. ed. São Paulo, Cortez, LÜDKE, Menga. ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas / Menga Lüdke, Marli E. D. A. André. São Paulo: EPU, MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa social. In: DESLANDES, Suely Ferreira. Pesquisa social: teoria, método e criatividade / Suely Ferreira Deslandes, Romeu Gomes; Maria Cecília de Souza Minayo (organizadora). 30. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, PARÁ, Edital n. 01, de 1º de março de Diário da Justiça do Estado do Pará, Belém, PA. Disponível em: < Acesso em: 07 dez SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico / Antonio Joaquim Severino ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.

A CONSTRUÇÃO DE UM SABER PEDAGÓGICO NA ESFERA DO JUDICIÁRIO PARAENSE:

A CONSTRUÇÃO DE UM SABER PEDAGÓGICO NA ESFERA DO JUDICIÁRIO PARAENSE: A CONSTRUÇÃO DE UM SABER PEDAGÓGICO NA ESFERA DO JUDICIÁRIO PARAENSE: o contexto histórico-social Riane Conceição Ferreira Freitas Universidade Federal do Pará Introdução Compreender a construção social

Leia mais

* QUALIFICAÇÃO EXIGIDA: Graduação em. inscrição nos órgãos competentes.

* QUALIFICAÇÃO EXIGIDA: Graduação em. inscrição nos órgãos competentes. PSICÓLOGO - CLASSE C ESPECIALIDADE: Psicólogo Judicial PROVIMENTO: Concurso Público PROPOSTAS DESTACADAS EM VERMELHO SÃO DE AUTORIA DOS (AS) PSICOLOGOS (AS); PROPOSTAS EM AZUL ACATADAS PELOS (AS) PSICOLOGOS

Leia mais

O SERVIÇO SOCIAL E SUAS CONTRIBUIÇOES NO PROJETO PATRONATO DE PARANAVAÍ: UMA APROXIMAÇÃO COM A TEMÁTICA

O SERVIÇO SOCIAL E SUAS CONTRIBUIÇOES NO PROJETO PATRONATO DE PARANAVAÍ: UMA APROXIMAÇÃO COM A TEMÁTICA ISSN 2359-1277 O SERVIÇO SOCIAL E SUAS CONTRIBUIÇOES NO PROJETO PATRONATO DE PARANAVAÍ: UMA APROXIMAÇÃO COM A TEMÁTICA Simone Xavier Amâncio, mony.amancio@hotmail.com; Erick Dawson de Oliveira, erickdawson@hotmail.com

Leia mais

PEDAGOGIA JURÍDICA: AS PRÁTICAS DO PEDAGOGO NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE GOIÁS. Laylla Nayanne Dias Lopes TJGO.

PEDAGOGIA JURÍDICA: AS PRÁTICAS DO PEDAGOGO NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE GOIÁS. Laylla Nayanne Dias Lopes TJGO. PEDAGOGIA JURÍDICA: AS PRÁTICAS DO PEDAGOGO NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE GOIÁS Laylla Nayanne Dias Lopes TJGO laylla.lopes@hotmail.com RESUMO: Este trabalho realiza uma análise sobre a participação

Leia mais

Questão Social e Serviço Social

Questão Social e Serviço Social RESUMO ISSN 2359-1277 SERVIÇO SOCIAL NO CAMPO SOCIOJURÍDICO Tainara Aparecida de Albuquerque do Nascimento, tainara_ap1@hotmail.com; Keila Pinna Valensuela (Orientadora), keilapinna@hotmail.com; Karima

Leia mais

A PRÁTICA DOS ACADÊMICOS DE SERVIÇO SOCIAL NA VARA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE, PONTA GROSSA - PR

A PRÁTICA DOS ACADÊMICOS DE SERVIÇO SOCIAL NA VARA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE, PONTA GROSSA - PR A PRÁTICA DOS ACADÊMICOS DE SERVIÇO SOCIAL NA VARA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE, PONTA GROSSA - PR ALMEIDA, Mayara Rodrigues (Estágio Supervisionado II) ELACHE, Sônia Maia (Supervisora de Campo) HOLZMANN,

Leia mais

VIII Jornada de Estágio de Serviço Social. NÚCLEO PROMOCIONAL PEQUENO ANJO

VIII Jornada de Estágio de Serviço Social. NÚCLEO PROMOCIONAL PEQUENO ANJO VIII Jornada de Estágio de Serviço Social. NÚCLEO PROMOCIONAL PEQUENO ANJO PAZ, Renata MARAVIESKI, Andressa LAVORATTI, Cleide Resumo O trabalho versa sobre a apresentação do Campo de Estágio Núcleo Promocional

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO: PRIMEIRAS MANIFESTAÇÕES DA LEITURA E ESCRITA NA CRIANÇA

ALFABETIZAÇÃO: PRIMEIRAS MANIFESTAÇÕES DA LEITURA E ESCRITA NA CRIANÇA ALFABETIZAÇÃO: PRIMEIRAS MANIFESTAÇÕES DA LEITURA E ESCRITA NA CRIANÇA Ana Paula Martins de Sousa 1 Adrielle Alves Pereira Vilela 2 Jorge Luiz Tolentino de Almeida 3 Yasmin de Jesus Araújo 4 Irondina de

Leia mais

O CURSO DE PEDAGOGIA COMO LÓCUS DA FORMAÇÃO MUSICAL INICIAL DE PROFESSORES Alexandra Silva dos Santos Furquim UFSM Cláudia Ribeiro Bellochio UFSM

O CURSO DE PEDAGOGIA COMO LÓCUS DA FORMAÇÃO MUSICAL INICIAL DE PROFESSORES Alexandra Silva dos Santos Furquim UFSM Cláudia Ribeiro Bellochio UFSM 1 O CURSO DE PEDAGOGIA COMO LÓCUS DA FORMAÇÃO MUSICAL INICIAL DE PROFESSORES Alexandra Silva dos Santos Furquim UFSM Cláudia Ribeiro Bellochio UFSM INTRODUÇÃO No contexto das pesquisas em educação, a formação

Leia mais

FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: VIVÊNCIAS EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES NO ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA/EAD.

FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: VIVÊNCIAS EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES NO ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA/EAD. Anais Expoulbra 20 22 Outubro 2015 Canoas, RS, Brasil FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: VIVÊNCIAS EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES NO ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA/EAD. Ana J. Acosta (ULBRA) Bianca D. C. Goulart

Leia mais

A ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO PODER JUDÍCIARIO DA COMARCA DE PARANAVAÍ-PR. Eixo: Política Social e Trabalho

A ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO PODER JUDÍCIARIO DA COMARCA DE PARANAVAÍ-PR. Eixo: Política Social e Trabalho ISSN 2359-1277 A ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO PODER JUDÍCIARIO DA COMARCA DE PARANAVAÍ-PR Débora Brasilino dos Santos, e-mail: deboratr_brasilino@hotmail.com Gabriele Santana de Andrade, e-mail: gabi_santanaandrade@hotmail.com.

Leia mais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais Número do 1.0000.19.047585-5/000 Númeração 0475855- Relator: Relator do Acordão: Data do Julgamento: Data da Publicação: Des.(a) Júlio César Lorens Des.(a) Júlio César Lorens 23/07/2019 29/07/2019 EMENTA:

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O PROCESSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICECIATURA EM PEDAGOGIA

CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O PROCESSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICECIATURA EM PEDAGOGIA CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O PROCESSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICECIATURA EM PEDAGOGIA Rita Emanuela dos Santos Gomes Ferreira 1, Rosilene Trabuco de Oliveira 2, Renata Macedo da Silva 3,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.» DE 06 DE OUTUBRO DE 1999

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.» DE 06 DE OUTUBRO DE 1999 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.» 2669 - DE 06 DE OUTUBRO DE 1999 EMENTA: Altera a Resolução N 1234/86 - CONSEP e define o Currículo do Curso de Licenciatura

Leia mais

(a) Metropolitana Garanhuns TOTAIS QUANTITATIVO DE VAGAS FUNÇÃO. Metropolitana Garanhuns TOTAIS

(a) Metropolitana Garanhuns TOTAIS QUANTITATIVO DE VAGAS FUNÇÃO. Metropolitana Garanhuns TOTAIS ANEXO I QUADRO DE VAGAS, REQUISITOS, REMUNERAÇÃO MENSAL, JORNADA DE TRABALHO E ATRIBUIÇÕES. I VAGAS POR LOTAÇÃO, COM RESERVA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. 1.1 Nível Superior Advogado Região 02 01 03 (a)

Leia mais

SUMÁRIO. 1. Por que Maria da Penha? O ciclo da violência... 25

SUMÁRIO. 1. Por que Maria da Penha? O ciclo da violência... 25 SUMÁRIO 1. Por que Maria da Penha?... 21 2. O ciclo da violência... 25 3. Um olhar no tempo... 35 3.1. No passado... 35 3.2. Um novo tempo... 39 3.3. Sem mais tempo... 42 4. Tratados internacionais...

Leia mais

Assistente social fala sobre sua experiência no TJMG

Assistente social fala sobre sua experiência no TJMG Assistente social fala sobre sua experiência no TJMG Na semana em que acontece o Encontro Estadual dos Assistentes Sociais e Psicólogos Judiciais de Minas Gerais, o CRESS-MG entrevistou a coordenadora

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANAÃ DOS CARAJÁS ESTADO DO PARÁ EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2012 ERRATA Nº 001/2012

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANAÃ DOS CARAJÁS ESTADO DO PARÁ EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2012 ERRATA Nº 001/2012 PREFEITURA MUNICIPAL DE CANAÃ DOS CARAJÁS ESTADO DO PARÁ EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2012 ERRATA Nº 001/2012 A PREFEITURA MUNICIPAL DE CANAÃ DOS CARAJÁS, Estado do PARÁ, no uso de suas atribuições,

Leia mais

A FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO PARA ATUAR NO AMBIENTE HOSPITALAR: LIMITES E PERSPECTIVAS

A FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO PARA ATUAR NO AMBIENTE HOSPITALAR: LIMITES E PERSPECTIVAS A FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO PARA ATUAR NO AMBIENTE HOSPITALAR: LIMITES E PERSPECTIVAS Elizabeth Magda Silva Ferreira Universidade Federal de Pernambuco magda_pedagogia@yahoo.com.br Thamyris Mariana

Leia mais

ENUNCIADOS DO FONAVID, atualizados até o FONAVID VIII, realizado em Belo Horizonte/MG, entre 09 e 12 de novembro/2016.

ENUNCIADOS DO FONAVID, atualizados até o FONAVID VIII, realizado em Belo Horizonte/MG, entre 09 e 12 de novembro/2016. ENUNCIADOS DO FONAVID, atualizados até o FONAVID VIII, realizado em Belo Horizonte/MG, entre 09 e 12 de novembro/2016. ENUNCIADO 1: Para incidência da Lei Maria da Penha, não importa o período de relacionamento

Leia mais

Introdução 12. II prestar o atendimento com o técnico especializado; III elaborar relatório técnico.

Introdução 12. II prestar o atendimento com o técnico especializado; III elaborar relatório técnico. 1. Introdução A presente dissertação visa realizar uma reflexão sobre a assessoria do Serviço Social nos Conselhos Tutelares do Município do Rio de Janeiro e se origina a partir da minha experiência profissional

Leia mais

RESOLUÇÃO TJ/OE/RJ Nº11/2016 (TEXTO CONSOLIDADO)

RESOLUÇÃO TJ/OE/RJ Nº11/2016 (TEXTO CONSOLIDADO) RESOLUÇÃO TJ/OE/RJ Nº11/2016 (TEXTO CONSOLIDADO) Dispõe sobre a reorganização e consolidação da Coordenadoria Judiciária de Articulação das Varas da Infância e da Juventude e do Idoso do Tribunal de Justiça

Leia mais

INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015

INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015 INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015 CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA 2018 ATOS REGULATÓRIOS Curso

Leia mais

AÇÕES PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS EM SITUAÇÃO DE DEFICIÊNCIAS SENSORIAS NA ESCOLA ESTADUAL VILHENA ALVES 1

AÇÕES PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS EM SITUAÇÃO DE DEFICIÊNCIAS SENSORIAS NA ESCOLA ESTADUAL VILHENA ALVES 1 AÇÕES PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS EM SITUAÇÃO DE DEFICIÊNCIAS SENSORIAS NA ESCOLA ESTADUAL VILHENA ALVES 1 Carla Andreza Corrêa Reuter Graduanda em Letras Libras e Língua Portuguesa L2 para surdos

Leia mais

GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO DOS INDICADORES DE GESTÃO DEMOCRÁTICA EM UMA CRECHE MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE/PB

GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO DOS INDICADORES DE GESTÃO DEMOCRÁTICA EM UMA CRECHE MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE/PB 1 GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO DOS INDICADORES DE GESTÃO DEMOCRÁTICA EM UMA CRECHE MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE/PB Kilma Wayne Silva de Sousa (PPGEd - UFCG) E-mail: kilmawayne@hotmail.com

Leia mais

DISCUTINDO SOBRE OS ESPAÇOS DE TRABALHO DOS PEDAGOGOS (2010) 1

DISCUTINDO SOBRE OS ESPAÇOS DE TRABALHO DOS PEDAGOGOS (2010) 1 DISCUTINDO SOBRE OS ESPAÇOS DE TRABALHO DOS PEDAGOGOS (2010) 1 ALVES, Bruna Pereira 2 ; RIBEIRO, Eliziane Tainá Lunardi³; SIQUEIRA, Gabriely Muniz 4 ; MANCKEL, Maria Cecília Martins 5 ; FOLLMANN, Natiele

Leia mais

Núcleo de estudos e defesa de direitos da infância e da juventude (NEDDIJ): amparo à proteção integral da criança e do adolescente

Núcleo de estudos e defesa de direitos da infância e da juventude (NEDDIJ): amparo à proteção integral da criança e do adolescente Núcleo de estudos e defesa de direitos da infância e da juventude (NEDDIJ): amparo à proteção integral da criança e do adolescente Área Temática Direitos Humanos e Justiça Prof.ª Ms. Amália Regina Donegá

Leia mais

LEI MARIA DA PENHA. o Processo Penal no caminho da efetividade. Valéria Diez Scarance Fernandes. Abordagem jurídica e multidisciplinar

LEI MARIA DA PENHA. o Processo Penal no caminho da efetividade. Valéria Diez Scarance Fernandes. Abordagem jurídica e multidisciplinar Valéria Diez Scarance Fernandes LEI MARIA DA PENHA o Processo Penal no caminho da efetividade Abordagem jurídica e multidisciplinar (inclui Lei de Feminicídio) SÃO PAULO EDITORA ATLAS S.A. - 2015 2015

Leia mais

O ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: VALORIZANDO SABERES E FAZERES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

O ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: VALORIZANDO SABERES E FAZERES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA O ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: VALORIZANDO SABERES E FAZERES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Ricardo, Vanderlânia Dantas Autor (1); Morais, Jaciária de Medeiros Co-autor (2); Porto Araújo,

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, de 2009 (Do Sr. Mendonça Prado)

PROJETO DE LEI Nº, de 2009 (Do Sr. Mendonça Prado) PROJETO DE LEI Nº, de 2009 (Do Sr. Mendonça Prado) Dispõe sobre a criação de Varas Criminais para julgar e processar Crimes praticados contra a Infância e a Juventude. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA faz saber

Leia mais

Autor (1); Tiago Teixeira de Souza Orientador (3); Maria do Socorro de Castro Hage. Universidade do Estado do Pará- UEPA

Autor (1); Tiago Teixeira de Souza Orientador (3); Maria do Socorro de Castro Hage. Universidade do Estado do Pará- UEPA GESTÃO ESCOLAR, POLÍTICAS EDUCACIONAIS E MOVIMENTOS SOCIAIS: DEAFIOS E CONTRIBUIÇÕES À IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS PUBLICAS DO PARÁ. Autor (1); Tiago Teixeira de Souza Orientador (3);

Leia mais

PIERRE BOURDIEU E O CONCEITO DE PODER SIMBÓLICO NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO ¹

PIERRE BOURDIEU E O CONCEITO DE PODER SIMBÓLICO NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO ¹ PIERRE BOURDIEU E O CONCEITO DE PODER SIMBÓLICO NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO ¹ Kríscia Karina Borges (1); Leila Pereira dos Santos (2); Jefferson Fagundes Ataíde (3) 1 - Faculdade Sul-Americana (FASAM),

Leia mais

A ATUAÇÃO E O PERFIL DO PEDAGOGO NO ESPAÇO NÃO ESCOLAR: FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A ATUAÇÃO E O PERFIL DO PEDAGOGO NO ESPAÇO NÃO ESCOLAR: FORMAÇÃO DE PROFESSORES A ATUAÇÃO E O PERFIL DO PEDAGOGO NO ESPAÇO NÃO ESCOLAR: FORMAÇÃO DE PROFESSORES Filycia Azevedo da silva filyciaa@gmail.com Ismênia Tácita De Menezes, ismeniatacita@hotmail.com Maria Tatiana Da Silva,

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICA DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO ESTADO DO PARÁ. 1

PROJETO PEDAGÓGICO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICA DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO ESTADO DO PARÁ. 1 PROJETO PEDAGÓGICO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICA DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO ESTADO DO PARÁ. 1 Jhonata Eduard Farias de Oliveira (Autor) Graduando em Biologia jhonataeduard@gmail.com

Leia mais

AVALIAÇÃO E VOZ DOCENTE - COMPREENSÕES DOS PROFESSORES SOBRE A REPROVAÇÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO EM CICLOS

AVALIAÇÃO E VOZ DOCENTE - COMPREENSÕES DOS PROFESSORES SOBRE A REPROVAÇÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO EM CICLOS AVALIAÇÃO E VOZ DOCENTE - COMPREENSÕES DOS PROFESSORES SOBRE A REPROVAÇÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO EM CICLOS INTRODUÇÃO Andressa Farias Vidal UNIRIO e RME Niterói Esta pesquisa é fruto

Leia mais

TÍTULO: CENTRO DE REFERÊNCIA EM DIREITOS HUMANOS

TÍTULO: CENTRO DE REFERÊNCIA EM DIREITOS HUMANOS TÍTULO: CENTRO DE REFERÊNCIA EM DIREITOS HUMANOS CATEGORIA: CONCURSO DE PRÁTICAS EXITOSAS Endereço: Rua Caldas Júnior, nº 352, bairro Centro Histórico. Cidade: Porto Alegre Estado: Rio Grande do Sul Autoras:

Leia mais

Promoção da Saúde na Educação Básica

Promoção da Saúde na Educação Básica UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO Promoção da Saúde na Educação Básica Projeto de Extensão submetido ao Programa Unificado de Bolsas de Estudo para Estudantes de Graduação,

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR 4 anos INÍCIO EM

MATRIZ CURRICULAR 4 anos INÍCIO EM MATRIZ CURRICULAR 4 anos INÍCIO EM 2012.1 EIXO1 Formação docente: Profissionalização, Ética e Cidadania 1º Período Disciplina C.H.R. C.H.S. Informática Aplicada 20 20 01 01 Políticas Públicas e Organizações

Leia mais

DESMISTIFICANDO A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO JURÍDICO: PARA ALÉM DO FÓRUM

DESMISTIFICANDO A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO JURÍDICO: PARA ALÉM DO FÓRUM DESMISTIFICANDO A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO JURÍDICO: PARA ALÉM DO FÓRUM Natany Sarah Fonseca da Silva 1, Elisa de Dutra Paula 2, Érica Arruda Pelúzio 3, Larissa de Oliveira Pena 4, Letícia Maria Álvares 5

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO MUNÍCIPIO DE CASCAVEL/PR NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO MUNÍCIPIO DE CASCAVEL/PR NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO MUNÍCIPIO DE CASCAVEL/PR NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES Danielle Passos Silva Moratelli 1 Inês de Paula 2 Patricia Luciana Bilibio 3 Rosmeri

Leia mais

INSTITUTO DE PESQUISA ENSINO E ESTUDOS DAS CULTURAS AMAZÔNICAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO ACRIANA EUCLIDES DA CUNHA

INSTITUTO DE PESQUISA ENSINO E ESTUDOS DAS CULTURAS AMAZÔNICAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO ACRIANA EUCLIDES DA CUNHA SOBRE O CURSO A formação do docente para atuar na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Curso Normal preconiza o respeito à pluralidade e diversidade da sociedade brasileira, em

Leia mais

Identificando entraves na articulação dos Serviços de Atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar em cinco capitais*

Identificando entraves na articulação dos Serviços de Atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar em cinco capitais* Identificando entraves na articulação dos Serviços de Atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar em cinco capitais* * Este material foi produzido para uso exclusivo do Estudo de

Leia mais

O CAMINHO DA PESQUISA

O CAMINHO DA PESQUISA NECESSIDADES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EJA Aproximação com a temática Aluna do curso de formação do ensino médio (teologia da libertação, Escritos de Paulo Freire). Aluna do curso de Pedagogia

Leia mais

Palavras-chave: estágio, política assistencial, apreensão de conhecimentos

Palavras-chave: estágio, política assistencial, apreensão de conhecimentos A PRÁTICA DO SERVIÇO SOCIAL NA UNIDADE INSTITUCIONAL DO CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTENCIA SOCIAL DO BAIRRO SANTA LUZIA, NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA. SCHULTZ, Denise Stroberg (Estágio I), BELLO, Tatyana

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ COLEGIADO DE PEDAGOGIA PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ COLEGIADO DE PEDAGOGIA PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ COLEGIADO DE PEDAGOGIA PLANO DE ENSINO Professora: Dra. Elda Gomes Araújo e-mail: eldaaraujo@unifap.br Colegiado de origem: Pedagogia Disciplina: Pesquisa em Educação II Carga

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA ESCOLAR NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ATENDIMENTO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL

A PRÁTICA PEDAGÓGICA ESCOLAR NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ATENDIMENTO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL 00717 A PRÁTICA PEDAGÓGICA ESCOLAR NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ATENDIMENTO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL Resumo Maria Goreth da Silva Vasconcelos- UFAM Christiane

Leia mais

CURSO DE PEDAGOGIA NO ESTADO DE SÃO PAULO: REFLEXÃO SOBRE O ESTÁGIO E PRÁTICAS DE ENSINO i

CURSO DE PEDAGOGIA NO ESTADO DE SÃO PAULO: REFLEXÃO SOBRE O ESTÁGIO E PRÁTICAS DE ENSINO i 1 CURSO DE PEDAGOGIA NO ESTADO DE SÃO PAULO: REFLEXÃO SOBRE O ESTÁGIO E PRÁTICAS DE ENSINO i LIMA, Vanda Moreira Machado Faculdade de Ciências e Tecnologia/UNESP- Presidente Prudente, SP Este artigo apresenta

Leia mais

NOTA TÉCNICA SOBRE A ESCUTA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS OU TESTEMUNHAS DE VIOLÊNCIA

NOTA TÉCNICA SOBRE A ESCUTA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS OU TESTEMUNHAS DE VIOLÊNCIA NOTA TÉCNICA SOBRE A ESCUTA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS OU TESTEMUNHAS DE VIOLÊNCIA O Conselho Regional de Psicologia 8ª Região, diante de sua atribuição de orientar o exercício profissional de

Leia mais

RECIPROCIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: PROPOSTA EM DISCUSSÃO

RECIPROCIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: PROPOSTA EM DISCUSSÃO RECIPROCIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: PROPOSTA EM DISCUSSÃO Denise Puglia Zanon, Kelly Cristina Ducatti-Silva Resumo: O ato de educar na contemporaneidade enfatiza a urgência de

Leia mais

Palavras Chave: Interdisciplinaridade. Formação em área de conhecimento. Prática Educativa

Palavras Chave: Interdisciplinaridade. Formação em área de conhecimento. Prática Educativa FORMAÇÃO EM ÁREA DE CONHECIMENTO NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO PROCAMPO/CAMPUS DE CASTANHAL/IFPA. Márcia Cristina Lopes e Silva 1 Resumo: O texto aqui apresentado é resultado da proposta inicial

Leia mais

Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade

Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade RESENHA/REVIEW FERNANDES, Edicléa Mascarenhas; ORRICO, Hélio Ferreira; ISSA, Renata Marques (Orgs.). Pedagogia Hospitalar: Princípios, políticas e práticas de uma educação para todos. Curitiba: CRV, 2014.

Leia mais

A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: as orientações dos discursos oficiais

A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: as orientações dos discursos oficiais A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: as orientações dos discursos oficiais VIEIRA, Patrícia Santiago* FURTADO, Roberto Pereira** Palavras- chave: política de educação em saúde; educação

Leia mais

UMA CULTURA INTOLERÁVEL UM RETRATO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UMA CULTURA INTOLERÁVEL UM RETRATO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro Boletim CAO nº 01/2016 Quinta-feira, 14.04.2016 UMA CULTURA INTOLERÁVEL UM RETRATO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Desde a edição

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MERIDIANO

PREFEITURA MUNICIPAL DE MERIDIANO EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº. 001/2012 - ANEXO I QUADRO DE CARGOS Cargos, Número de Vagas, Requisitos, Remuneração e Carga Horária Semanal Cargos Vagas Requisitos Remuneração Carga Horária Semanal 01-Assistente

Leia mais

A TEORIA E A PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA NO PIBID

A TEORIA E A PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA NO PIBID A TEORIA E A PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA NO PIBID Mônica da Silva Carmo 1 - UNEB Elenice de Brito Teixeira Silva 2 - UNEB Resumo Este trabalho surge da indagação

Leia mais

A DOCENCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM OFÍCIO PRODUTOR DE MESTRES NO ENSINO E NAS PROFISSÕES

A DOCENCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM OFÍCIO PRODUTOR DE MESTRES NO ENSINO E NAS PROFISSÕES A DOCENCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM OFÍCIO PRODUTOR DE MESTRES NO ENSINO E NAS PROFISSÕES Dra. Lina Márcia C. Silva Pinto IFMT Campus Octayde Jorge da Silva Lina.pinto@cba.ifmt.edu.br Mirella Maria

Leia mais

O TEATRO DO OPRIMIDO PARA A EMANCIPAÇÃO DOS SUJEITOS NA DISCIPLINA PROJETO DE VIDA NOS GINÁSIOS CARIOCAS

O TEATRO DO OPRIMIDO PARA A EMANCIPAÇÃO DOS SUJEITOS NA DISCIPLINA PROJETO DE VIDA NOS GINÁSIOS CARIOCAS O TEATRO DO OPRIMIDO PARA A EMANCIPAÇÃO DOS SUJEITOS NA DISCIPLINA PROJETO DE VIDA NOS GINÁSIOS CARIOCAS Lindomar da Silva Araujo Lindomar da Silva Araujo Mestrado Profissional Linha de Pesquisa PCE/PPGEAC

Leia mais

Universidade Pública na Formação de Professores: ensino, pesquisa e extensão. São Carlos, 23 e 24 de outubro de ISBN:

Universidade Pública na Formação de Professores: ensino, pesquisa e extensão. São Carlos, 23 e 24 de outubro de ISBN: O QUE FAZ O ENFERMEIRO LICENCIADO? Nilton César Granvile (Nº USP 5652111) Gabriela Maria Prebill Ruana Franco Sorrini Adriana Katia Corrêa (Orientadora) Maria Conceição B. M. e Souza Ronildo Alves dos

Leia mais

SAÚDE E CIDADANIA: RECRIANDO A REALIDADE SOCIAL - UM OLHAR A PARTIR DA EXTENSÃO

SAÚDE E CIDADANIA: RECRIANDO A REALIDADE SOCIAL - UM OLHAR A PARTIR DA EXTENSÃO 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE

Leia mais

Normas de Estágio Curricular Não Obrigatório Remunerado. Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes - ICHLA. - Curso de Psicologia -

Normas de Estágio Curricular Não Obrigatório Remunerado. Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes - ICHLA. - Curso de Psicologia - Normas de Estágio Curricular Não Obrigatório Remunerado Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes - ICHLA - Curso de Psicologia - Descrição do Curso: O Curso de Psicologia oferece formação no perfil

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 14 /2012 Reformula o Curso de Pedagogia para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na Modalidade a Distância, sob a responsabilidade da Faculdade de Educação/UERJ. O CONSELHO SUPERIOR

Leia mais

Art. 3º Não constituirá motivo para substituição o atendimento cumulativo de outra vara judicial, de forma ampla ou restrita.

Art. 3º Não constituirá motivo para substituição o atendimento cumulativo de outra vara judicial, de forma ampla ou restrita. DECRETO JUDICIÁRIO Nº2176/2012. Reorganiza a tabela de substituição automática na Comarca de Goiânia e dá outras providências. O DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE GOIÁS, GOIÁS,

Leia mais

A Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições;

A Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições; SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº 11/2009 Altera a estrutura curricular do Curso de Graduação em Pedagogia Licenciatura,

Leia mais

DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: formação social e política. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes/ Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos e

DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: formação social e política. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes/ Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos e DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: formação social e política MOURA, Amanda da Rocha 1 SILVA, Andréa Benício da 2 SANTOS, Carolina Medeiros Lima dos 3 GUERRA, Suelyna Khivia Torres 4 AMORIM, Ana Luisa

Leia mais

Proposta de Criação da Qualificação do Técnico/a de Apoio Psicossocial

Proposta de Criação da Qualificação do Técnico/a de Apoio Psicossocial PARECER OPP Proposta de Criação da Qualificação do Técnico/a de Apoio Psicossocial # Categoria # Autoria # Documento Pareceres Gabinete de Estudos OPP Abril 2019 Lisboa Parecer OPP Proposta de Criação

Leia mais

EXCELENTÍSSIMA SENHORA MORGANA RICHA DD. CONSELHEIRA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA BRASÍLIA

EXCELENTÍSSIMA SENHORA MORGANA RICHA DD. CONSELHEIRA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA BRASÍLIA EXCELENTÍSSIMA SENHORA MORGANA RICHA DD. CONSELHEIRA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA BRASÍLIA DF. Ref. DEPOIMENTO SEM DANO Expediente 000606067201002000000 ASSOCIAÇÃO DOS ASSISTENTES SOCIAIS E PSICÓLOGOS

Leia mais

CURSO DE MESTRADO CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PESQUISA EM EDUCAÇÃO

CURSO DE MESTRADO CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PESQUISA EM EDUCAÇÃO CURSO DE MESTRADO CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO MESTRADO 2017 PESQUISA EM EDUCAÇÃO Profa. Me. Kátia de Aguiar Barbosa Sábado 2 de dezembro de 2017 1 OBJETIVO DA DISCIPLINA. Analisar a atualidade da pesquisa em

Leia mais

OFICINAS PEDAGÓGICAS SOBRE OS DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA

OFICINAS PEDAGÓGICAS SOBRE OS DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA OFICINAS PEDAGÓGICAS SOBRE OS DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA Autores: FIGUEIREDO 1, Maria do Amparo Caetano de PEREIRA 2, Douglas Willian Quirino Centro de Educação/ Departamento

Leia mais

PRÁTICA DOCENTE INCLUSIVA: contribuições da consultoria colaborativa

PRÁTICA DOCENTE INCLUSIVA: contribuições da consultoria colaborativa PRÁTICA DOCENTE INCLUSIVA: contribuições da consultoria colaborativa Eliane Cristina Moraes de Lima 1 ; Maria Quitéria da Silva 2 ; Soraya Dayanna Guimarães Santos 3 ; Neiza de Lourdes Frederico Fumes

Leia mais

Palavras-chave: Formação e Profissionalização docente; Estado da arte; ANPEd

Palavras-chave: Formação e Profissionalização docente; Estado da arte; ANPEd A FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: UM ESTUDO NO GRUPO DE TRABALHO 4 DIDÁTICA DA ANPED ENTRE 2002 E 2013 Belarmina Vilela Cruvinel Camila Alberto Vicente de Oliveira Universidade Federal de Goiás

Leia mais

LIBRAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CURRÍCULO, APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO DE SURDOS

LIBRAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CURRÍCULO, APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO DE SURDOS LIBRAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CURRÍCULO, APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO DE SURDOS Área Temática: Formação de Professores HOVERDIANO CÉSAR PEREIRA CAETANO (UFPB) hoverdiano@gmail.com LUCAS ROMÁRIO DA SILVA

Leia mais

VIII Jornada de Estágio de Serviço Social NÚCLEO DE ESTUDOS DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER NA CIDADE DE PONTA GROSSA

VIII Jornada de Estágio de Serviço Social NÚCLEO DE ESTUDOS DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER NA CIDADE DE PONTA GROSSA VIII Jornada de Estágio de Serviço Social NÚCLEO DE ESTUDOS DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER NA CIDADE DE PONTA GROSSA 1 CANTERI, Larissa Caroline 2 OLIVEIRA, Maria Iolanda de 3 SOUZA,

Leia mais

PRÁTICA PROFISSIONAL E DASAFIOS DO COTIDIANO NO CREAS CRIANÇA E ADOLESCENTES (SENTINELA) NO MUNICIPIO DE PONTA GROSSA

PRÁTICA PROFISSIONAL E DASAFIOS DO COTIDIANO NO CREAS CRIANÇA E ADOLESCENTES (SENTINELA) NO MUNICIPIO DE PONTA GROSSA PRÁTICA PROFISSIONAL E DASAFIOS DO COTIDIANO NO CREAS CRIANÇA E ADOLESCENTES (SENTINELA) NO MUNICIPIO DE PONTA GROSSA BARTMEYER, Tania (estagio I), e-mail: taniabartmeyer@hotmail.com VALIGURA, Maristela

Leia mais

UMA REFLEXÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE ESTÁGIO CURRICULAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O FUTURO LICENCIADO EM CIÊNCIAS AGRÍCOLAS.

UMA REFLEXÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE ESTÁGIO CURRICULAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O FUTURO LICENCIADO EM CIÊNCIAS AGRÍCOLAS. UMA REFLEXÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE ESTÁGIO CURRICULAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O FUTURO LICENCIADO EM CIÊNCIAS AGRÍCOLAS. Modalidade: Ensino, Pesquisa, Extensão; Nível: Superior; Área: Ciências Agrárias,

Leia mais

IV JORNADA DE ESTUDOS EM SERVIÇO SOCIAL

IV JORNADA DE ESTUDOS EM SERVIÇO SOCIAL ISSN 2359-1277 O SERVIÇO SOCIAL E O CAMPO SÓCIO JURÍDICO: UMA DISCUSSÃO SOBRE A ATUAÇÃO PROFISSIONAL NO CENSE Camila Silvestre, email: camilamonteirosilva@hotmail.com.br Drielly Claro, email: driellyclaro@hotmail.com

Leia mais

PORTARIA N.15, DE 8 DE MARÇO DE 2017

PORTARIA N.15, DE 8 DE MARÇO DE 2017 PORTARIA N.15, DE 8 DE MARÇO DE 2017 Institui a Política Judiciária Nacional de enfrentamento á violência contra as Mulheres no e dá outras providências. de suas atribuições A PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL

Leia mais

COMUNICADO 04/2018 Edital 118/2018

COMUNICADO 04/2018 Edital 118/2018 COMUNICADO 04/2018 Edital 118/2018 O presidente da Comissão Organizadora do Concurso Público do IFSP Edital 118/2018, instituído pela Portaria IFSP Nº 127, de 16/01/2018, resolve: RETIFICAR informações

Leia mais

DIALOGANDO SOBRE O ESTÁGIO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL E EXPRESSÃO DO SOFRIMENTO PSÍQUICO

DIALOGANDO SOBRE O ESTÁGIO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL E EXPRESSÃO DO SOFRIMENTO PSÍQUICO DIALOGANDO SOBRE O ESTÁGIO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL E EXPRESSÃO DO SOFRIMENTO PSÍQUICO Niamey Granhen Brandão da Costa (IFCH/UFPA-CCBS/UNAMA) INTRODUÇÃO A escola é uma das instituições

Leia mais

PRÁTICAS DE APOIO EM INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE COM PESSOAS SURDAS NA UNIFESSPA

PRÁTICAS DE APOIO EM INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE COM PESSOAS SURDAS NA UNIFESSPA PRÁTICAS DE APOIO EM INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE COM PESSOAS SURDAS NA UNIFESSPA Agência de Fomento: NAIA/PNAES/PROEX Categoria: Relato de Experiência Daniel Lima da Silva 1 Carla Andreza Corrêa Reuter 2

Leia mais

A PROFISSIONALIDADE DO BACHAREL DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

A PROFISSIONALIDADE DO BACHAREL DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 1 A PROFISSIONALIDADE DO BACHAREL DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL Joselene Elias de Oliveira UnB Fernanda Bartoly Gonçalves de Lima IFB RESUMO Este trabalho se propõe a realizar uma revisão bibliográfica

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR: POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO GRUPAL DE SABERES DOCENTES EM INSTITUIÇÃO PARTICULAR DE ENSINO

FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR: POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO GRUPAL DE SABERES DOCENTES EM INSTITUIÇÃO PARTICULAR DE ENSINO FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR: POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO GRUPAL DE SABERES DOCENTES EM INSTITUIÇÃO PARTICULAR DE ENSINO 09/2011 Formação de Educadores Pontifícia Universidade Católica

Leia mais

Palavras-chave: formação de professores; profissão docente; profissionalização docente.

Palavras-chave: formação de professores; profissão docente; profissionalização docente. A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NA REGIÃO CENTRO-OESTE RELATOS DE UM ANO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA (PIBIC) Jackeline Império Soares 1 Resumo Este trabalho tem como objetivo relatar

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Gestão do conhecimento. Extensão universitária. Capacitação. Equipe do Programa Patronato.

PALAVRAS-CHAVE Gestão do conhecimento. Extensão universitária. Capacitação. Equipe do Programa Patronato. 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO

Leia mais

Sumário. Parte I Violência e Vitimização de Crianças e Adolescentes Vítimas de Abuso Sexual Intrafamiliar

Sumário. Parte I Violência e Vitimização de Crianças e Adolescentes Vítimas de Abuso Sexual Intrafamiliar Sumário Introdução... 29 Parte I Violência e Vitimização de Crianças e Adolescentes Vítimas de Abuso Sexual Intrafamiliar Capítulo 1 A Tutela Legal Contra a Violência Familiar e Suas Diversas Formas...

Leia mais

CAPÍTULO 10 RELAÇÕES EXTERNAS 10.1 RELAÇÕES E PARCERIAS COM A COMUNIDADE, INSTITUIÇÕES E EMPRESAS

CAPÍTULO 10 RELAÇÕES EXTERNAS 10.1 RELAÇÕES E PARCERIAS COM A COMUNIDADE, INSTITUIÇÕES E EMPRESAS CAPÍTULO 10 RELAÇÕES EXTERNAS 10.1 RELAÇÕES E PARCERIAS COM A COMUNIDADE, INSTITUIÇÕES E EMPRESAS Para o cumprimento da missão institucional, o IFSC empreende esforços para fortalecer e ampliar suas relações

Leia mais

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO A palavra inclusão vem sendo amplamente discutida, em diferentes áreas das Ciências Humanas, principalmente nos meios educacionais, sendo

Leia mais

Seleção para OFICINEIROS/2017 ESPAÇO CRIANÇA ESPERANÇA DE JABOATÃO

Seleção para OFICINEIROS/2017 ESPAÇO CRIANÇA ESPERANÇA DE JABOATÃO Seleção para OFICINEIROS/2017 ESPAÇO CRIANÇA ESPERANÇA DE JABOATÃO O Espaço Criança Esperança de Jaboatão (ECEJ) abre a seleção 2017 para Oficineiros habilitados a desenvolverem atividades de: Pedagogia

Leia mais

ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL CRAS

ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL CRAS 1 ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL CRAS Cristina Ionácy Rodrigues e Souza 1 INTRODUÇÃO Ao fomentar que a assistência social é uma política que junto com as políticas setoriais,

Leia mais

VIVENCIANDO PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

VIVENCIANDO PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL VIVENCIANDO PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL Andréa Zeferino da Silva (autora) Kátia Patrício Benevides Campos (Orientadora) Universidade Federal de Campina (UFCG) andrea_zsilva@hotmail.com

Leia mais

MATRIZ 4: ESTRATÉGIA NACIONAL DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL

MATRIZ 4: ESTRATÉGIA NACIONAL DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS SECRETARIA NACIONAL DE PROMOÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE MATRIZ 4: ESTRATÉGIA NACIONAL DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL CARTA

Leia mais

A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA DEFESA DOS DIREITOS DA INFÂNCIA E JUVENTUDE ATRAVÉS DO NEDDIJ/UEPG

A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA DEFESA DOS DIREITOS DA INFÂNCIA E JUVENTUDE ATRAVÉS DO NEDDIJ/UEPG ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA (X ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA DEFESA DOS DIREITOS

Leia mais

5 Referências Bibliográficas

5 Referências Bibliográficas 82 5 Referências Bibliográficas ALMENDRA, Carlos et. A Dinâmica Perversa do Medo e da Violência Urbana. In: Revista Serviço Social& Sociedade, n. 70, ano XXIII, 2002. ARAÚJO, Maria de Fátima; CECILIATO,

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE DE PROFESSORES QUE ATUAM COM ESCOLARES EM TRATAMENTO DE SAÚDE Jacques de Lima Ferreira PUC-PR Agência Financiadora: CNPq

FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE DE PROFESSORES QUE ATUAM COM ESCOLARES EM TRATAMENTO DE SAÚDE Jacques de Lima Ferreira PUC-PR Agência Financiadora: CNPq FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE DE PROFESSORES QUE ATUAM COM ESCOLARES EM TRATAMENTO DE SAÚDE Jacques de Lima Ferreira PUC-PR Agência Financiadora: CNPq INTRODUÇÃO Este texto apresenta a pesquisa em andamento

Leia mais

Retificação do Edital de Seleção 2018

Retificação do Edital de Seleção 2018 Retificação do Edital de Seleção 2018 Graduação em Segurança Pública (PPGSP), torna público a retificação do Edital para a seleção de candidatos à turma de 2018 do Programa de Pós- Graduação em Segurança

Leia mais

ANÁLISE DAS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS DO PROGRAMA PATRONATO DE 2013 A 2016

ANÁLISE DAS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS DO PROGRAMA PATRONATO DE 2013 A 2016 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( X ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO

Leia mais

FORMAÇÃO E SABERES DOCENTES NA INTERFACE DA MATEMATICA

FORMAÇÃO E SABERES DOCENTES NA INTERFACE DA MATEMATICA FORMAÇÃO E SABERES DOCENTES NA INTERFACE DA MATEMATICA Conceição de Maria Ribeiro dos Santos conceicaoribeiro.jf@hotmail.com Secretaria Municipal de Educação SEMEC RESUMO No contexto das discussões sobre

Leia mais

EMENTA DOS CURSOS DE 2ª LICENCIATURA/COMPLEMENTAÇÃO PEDAGOGICA PEDAGOGIA

EMENTA DOS CURSOS DE 2ª LICENCIATURA/COMPLEMENTAÇÃO PEDAGOGICA PEDAGOGIA 1 _ EMENTA DOS CURSOS DE 2ª LICENCIATURA/COMPLEMENTAÇÃO PEDAGOGICA PEDAGOGIA Criar condições para que o aluno possibilite refletir criticamente sobre as convivências e as obras humanas, os conflitos, as

Leia mais

IV Jornada de Didática III Seminário de Pesquisa do CEMAD A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE PLANEJAMENTO E A AÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR

IV Jornada de Didática III Seminário de Pesquisa do CEMAD A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE PLANEJAMENTO E A AÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR IV Jornada de Didática III Seminário de Pesquisa do CEMAD 31 de janeiro, 01 e 02 de fevereiro de 2017 ISBN:978-85-7846-384-7 A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE PLANEJAMENTO E A AÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR

Leia mais

REFLEXÃO DOCENTE SOBRE A FORMAÇÃO OFERECIDA NO MUNICIPIO DE FORTALEZA

REFLEXÃO DOCENTE SOBRE A FORMAÇÃO OFERECIDA NO MUNICIPIO DE FORTALEZA REFLEXÃO DOCENTE SOBRE A FORMAÇÃO OFERECIDA NO MUNICIPIO DE FORTALEZA Petrônio Cavalcante (1); José Narcélio Barbosa da Silva Júnior (2); Andréa da Costa Silva (3) (Universidade Estadual do Ceará, petronionet1@hotmail.com;

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Metodologia Científica Código da Disciplina: NDC 137 Curso: Pedagogia Período de oferta da disciplina: 1º semestre de 2015 Faculdade responsável: Núcleo de Disciplinas

Leia mais