UFES CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UFES CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS"

Transcrição

1 UFES CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DISCIPLINA: ECO ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA PROFESSORA: MARIA JOSÉ CASTRO DE OLIVEIRA A crise do modelo agrário exportador e o advento da industrialização. O processo de industrialização por substituição de importações. A crise política e econômica dos anos 60. A retomada do crescimento e o milagre econômico brasileiro. O II PND e o fim de um modelo de desenvolvimento. Crise e Ajustamento nos anos 80. Impasses da década de 90 e perspectivas atuais e futuras da economia brasileira. 2 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. Revisão dos principais conceitos de Política Econômica 2. A industrialização brasileira - O governo Vargas: O governo Dutra: O segundo Vargas: O período J.K.: l Crise e reajuste : Jânio Quadros e João Goulart : Castelo Branco 5. O Milagre econômico: A crise dos anos setenta 7. Década de oitenta - O problema da dívida externa - A inflação 8. Anos noventa - Planos de estabilização - Questões atuais 3 - AVALIAÇÃO - 1a. Prova: Itens 1, 2, 3-2a. Prova: Itens 4, 5, 6, 7, 8 - Prova Final: Matéria Toda Atenção: O aluno que faltar à prova deverá apresentar atestado médico até 48 horas depois de realizada a prova. Nesse caso, a matéria da prova abrangerá até a aula imediatamente anterior à data da prova. Não será permitido o uso de telefone celular em sala de aula. 4 - BIBLIOGRAFIA ABREU, Marcelo P. (org.) A ordem do progresso: cem anos de política econômica republicana: Rio de Janeiro, Campus, FURTADO, Milton Braga. Síntese da economia brasileira. Rio de Janeiro, Livros Técnicos e Científicos Editora, GREMAUD, Amaury P. et al. Economia brasileira contemporânea. São Paulo, Atlas, Cap. 13. SANDRONI, Paulo. Balanço de pagamentos e dívida externa. São Paulo, Ed. Ática, VASCONCELLOS, Marco A. S. e GARCIA, Manuel E. Fundamentos de economia. São Paulo, Saraiva, Jornais, Revistas, Periódicos.

2 UFES CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DISCIPLINA: SSO FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL I PROFESSORA: MARIA EMILIA PASSAMANI Expansão do capitalismo monopolista e o surgimento do serviço social na Europa e nos Estados Unidos. As formas de expressão e enfrentamento da questão social na América Latina, particularmente no Brasil e a institucionalização do serviço social no contexto do capitalismo tardio até a segunda guerra :finalidades, fundamentos teóricos, visão de homem, objeto, direção social e propostas de intervenção construídas pela profissão. As bases teóricas, ideológicas e filosóficas: Positivismo, Funcionalismo e Neotomismo. 2 OBJETIVO - Compreender as condições históricas da institucionalização da assistência na Europa, Estados Unidos e América Latina; - Identificar as forças emergentes na sociedade norte-americana que influenciaram na institucionalização do serviço social como profissão; - Compreender a trajetória de profissionalização do serviço social europeu e americano a partir da influência da Igreja Católica; - Compreender as bases teóricas, ideológicas e filosóficas do serviço social : Positivismo, Funcionalismo e Neotomismo; - Compreender as finalidades, fundamentos teóricos, objeto, direção social e propostas de intervenção construídas pela profissão. 3 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Unidade 1 Contexto e emergência do serviço social na Europa e nos Estados Unidos. - Consolidação do sistema capitalista e avanço do movimento operário. - Acumulação da pobreza e expansão do serviço social; - Serviço social como instrumento de reprodução da sociedade capitalista; - Criação das escolas e profissionalização do serviço social; - Trajetória e profissionalização do serviço social: perspectivas européia e americana; - Influência doutrinária da Igreja Católica. Unidade 2 Surgimento do serviço social na América Latina e Brasil. - Igreja Católica e a formação das primeiras escolas de serviço social na América Latina; - Questão social e o surgimento do serviço social no Brasil; - A influência da Igreja Católica e a fundação das primeiras escolas de serviço social no Brasil; -Institucionalização do serviço social no Brasil. Unidade 3 Bases teóricas, ideológicas e filosóficas do serviço social. Precursores e Pioneiros do Serviço Social. - Positivismo; - Funcionalismo; - Neotomismo; - Juan Luiz Vives; - São Vicente de Paula;

3 - Cânon Samuel E. Barnett; - Jane Addams; - Mary Richmond; - Mary Parker Follett - René Sand. Unidade 4 Propostas de intervenção construídas pela profissão. Modelos Metodológicos do Serviço Social. - Modelo Solução-de-problemas Hellen Harris Perlman; - Modelo Psico-social Florence Hollis; - Modelo Funcional Ruth E. Smalley. 4 METODOLOGIA - Aulas expositivas dialogadas; - Seminário; - Estudos dirigidos; - Trabalhos em grupos; - Debates. 5 RECURSOS - Quadro; - Transparências; - Vídeos; - Fontes bibliográficas. 6 AVALIAÇÃO - Como instrumento de avaliação serão utilizados: - Avaliação individual nas Unidades I e II; - Seminário em grupo na Unidade III; - Trabalhos em grupos na Unidade IV. 7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS AGUIAR, Antonio Geraldo de. Serviço Social e Filosofia: das origens à Araxá.5. ed., São Paulo, Cortez, BASTOS, Maria Durvalina F. Divergências político-ideológicas no processo de profissionalização do serviço social nos Estados Unidos. Serviço Social e Sociedade n. 27. São Paulo, Cortez, ano IX, outubro de 1988, p CASTRO, Manuel Henrique. História do Serviço Social na América Latina. 4. ed., São Paulo, Cortez, IAMAMOTO, Marilda Vilela. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 14. ed., São Paulo, Cortez, Renovação e Conservadorismo no Serviço Social.2. ed., São Paulo, Cortez, MARTINELLI, Maria Lúcia. Serviço Social. Identidade e alienação.cortez Editora, OLIVEIRA, Lourdes M. Moraes. O modelo funcional em Serviço Social de casos. Serviço Social e Sociedade n.9. São Paulo, Cortez, ano II, agosto VIEIRA, Balbina Ottoni. História do Serviço Social:contribuição para a construção de sua teoria.2. ed., Rio de Janeiro, Agir, Serviço Social: precursores e pioneiros. Rio de Janeiro, Agir, 1984.

4 UFES CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DISCIPLINA: SSO SERVIÇO SOCIAL E SUBJETIVIDADE PROFESSORA: MARIA EMILIA PASSAMANI A constituição da subjetividade na perspectiva psicanalítica e seus críticos. As interfaces do sujeito: a família, o gênero, a raça, a etnia, o trabalho, a comunidade. As implicações do processo de exclusão social na subjetividade. Formas contemporâneas de expressão da subjetividade. Subjetividade e Cidadania no Brasil. 2 OBJETIVO - Estudar a constituição da subjetividade na perspectiva da Psicanálise tal como proposto por Freud e retomado por Lacan; - Estudar os complexos organizadores do psiquismo humano, isto é, constituintes da subjetividade humana, quais sejam: o complexo do ser humano semelhante, o complexo de desmame, o complexo de intrusão e o estádio do espelho e a complexo de Édipo e castração; - Distinguir sujeito do inconsciente de indivíduo ou cidadão; - Fornecer elementos teóricos para o aluno compreender que a subjetividade só se constitui na relação com o semelhante e que, portanto, o ser humano é um ser coletivo cuja subjetividade se constitui referida aos diferentes grupos com os quais ele convive; - Interrogar se a exclusão social interfere na construção da subjetividade; - Mencionar diferentes modos de expressão da subjetividade. 3 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - Demarcar o campo psicanalítico tal como fundado por Freud e retomado por Lacan; - Definir inconsciente e distinguir realidade psíquica (fantasia) de realidade social; - Estudar a importância da família na constituição subjetiva; - Estudar os complexos familiares que são os complexos organizadores do psiquismo humano quais sejam: complexo de desmame, de intrusão e estádio do espelho, complexo de Édipo e castração; - Estudar o dom presente na relação mãe-criança; - Definir ambivalência emocional; - Discutir como a ideologia e o preconceito interferem na constituição subjetiva. 4 METODOLOGIA - Aulas expositivas com a participação dos alunos; - Participação em atividades extra classes (palestra) 5 AVALIAÇÃO - A ser realizada através de prova escrita. 6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BUENO, Ângela. Traços de Família a identificação na teoria freudiana. Tese de mestrado defendida no Instituto de Psicologia da UERJ/Rio de janeiro, setembro de 2002, páginas 9 a 74 (mimeo).

5 MEZAN, Renato. Subjetividades Contemporâneas. In: Revistas Subjetividades Contemporâneas. Revista do instituto Sedes Sapientia, São Paulo, ano I, nº 1, 1997, p. 12 a 17. CHAUÍ, Marilena. Comentários. In; op.cit. p. 18 a 25. FREUD, Sigmund. Carta 71. In: Coleção Standard das Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro. Imago Editora Ltda, ol. I, 1955., Algumas Considerações Psíquicas da Diferença Anatômica entre os Sexos. In; op. Cit. vol. XIX., A Sexualidade Feminina. In: op. Cit., vol. XXI., Psicologia de grupo e Análise do Ego. In: op. Cit. vol. XVIII., Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade. In: op. Cit. vol. VII., Romances Familiares. In: op. cit. vol. IX. UFES CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DISCIPLINA: CSO SOCIOLOGIA II PROFESSORA: GABRIEL GONÇALVES DE FREITAS Abordagens sociológicas clássicas E.Durkheim, K. Marx e Max Weber. Estrutural funcionalismo. 2 - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: A formação do pensamento social moderno: antecedentes históricos e epistemológicos O advento da sociedade moderna: as transformações econômicas, sociais e políticas A construção do objeto da Sociologia A diversidade teórico-metodológica da Sociologia Clássica e o Estrutural- Funcionalismo A Sociologia de Émile Durkheim: fato social, anomia e controle social O materialismo histórico de Karl Marx: modo de produção e transformação social A Sociologia Compreensiva de Max Weber: ação social, racionalidade e dominação O Estrutural-Funcionalismo. As Ciências Sociais e a Sociedade Contemporânea A crise da modernidade A crise das explicações globalizadoras: as dimensões macro e microssocial no debate sociológico contemporâneo As mudanças no mundo do trabalho e os impactos na organização social

6 3 - BIBLIOGRAFIA GERAL: ALVES, Rubem. Filosofia da Ciência, São Paulo: Ars Poetica Editora Ltda, BERGER, Peter. A construção social da realidade, Petrópolis, Vozes. BERGER, Peter. Perspectivas Sociológicas: uma visão humanista. Petrópolis, Vozes, ª edição. BOUDON, R. e BOURRICAUD, F. Dicionário Crítico de Sociologia, São Paulo: Editora Ática, CASTRO, Ana M. e DIAS, Edmundo F.(org) Introdução ao Pensamento Sociológico. 9.a Ed. São Paulo: Editora Moraes, CHALMERS, Alan. A Fabricação da Ciência, São Paulo, UNESP, 1994 CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia, 8ª Ed., São Paulo: Ática, COMISSÃO GULBENKIAN para reestruturação das Ciências Sociais. Para Abrir as Ciências Sociais. CUIN, Charles-Henry & GRESLE, François. História da Sociologia. Editora Ensaio, ELIAS, Norbert. O Processo Civilizador: uma história dos costumes, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, FOUREZ, Gérard. A Construção das Ciências: Introdução à Filosofia e à Ética das Ciências. São Paulo: UNESP, HORKHEIMER, Max & ADORNO, T. Temas Básicos de Sociologia. São Paulo: Cultrix, LAPLANTINE, Francois. Aprender Antropologia. Ed. Brasiliense, MARCELINO, Nelson (org). Introdução às Ciências Sociais, Campinas, Papirus, MARTINS, Carlos Benedito. O que é Sociologia, São Paulo, Brasiliense, OUTHWAITE, William e outros (editores) Dicionário do Pensamento Social do Século XX, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editores, UFES CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DISCIPLINA: SSO TEORIA POLÍTICA PROFESSORA: VANDA DE AGUIAR VALADÃO Análise das estruturas sociais e suas relações com o Sistema político; a emergência do Estado moderno. O advento da democracia, as teorias da democracia: elitista, racional, participativa e pluralista. A representação de interesses e ação política: pluralismo, corporativismo e

7 neocorporativismo. A questão da participação política e democracia nas micro relações sociais. A relação público e privado. 2 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO UNIDADE I INTRODUÇÃO O debate político sobre a natureza do Estado 1.1 A teoria do direito natural (jus naturale) 1.2 O Estado de natureza 1.3 A origem do poder político 1.4 Pacto social, contratualismo e Constitucionalismo UNIDADE II O ESTADO MODERNO 2.1 A emergência do Estado Moderno 2.2 Direito e coerção 2.3 Sociedade e poder 2.4 A questão da liberdade 2.5 O Conceito de lei 2.6 Os três poderes UNIDADE III ESTRATÉGIA POLÍTICA E SOCIEDADE DEMOCRÁTICA 3.1 O Realismo político 3.2 A questão da Ética e da Política 3.3 Estado e Sociedade civil 3.4 Filosofia e Cultura em Gramsci 3.5 A política e o intelectual orgânico UNIDADE IV ESTADO E SOCIEDADE Esta unidade será desenvolvida sobre a forma de palestras e seminários versando sobre temas contemporâneos que implicam a relação do cidadão com a estrutura estatal. 3 - METODOLOGIA Aulas expositivas; trabalho em grupo, leitura e fichamento de textos, estudo dirigido, seminário, palestra com convidados. 4 - AVALIAÇÃO DO ALUNO O aluno será avaliado ao final da segunda e da terceira unidades através de prova escrita sobre o conteúdo ministrado. A assiduidade e participação do aluno às aulas poderá representar um acréscimo de até um ponto à sua média final. 5 - BIBLIOGRAFIA ARENDT, Hannah. A dignidade da política: ensaios e conferências. Rio de Janeiro: Relume- Dumará, BOBBIO, Norberto. O Conceito de Sociedade Civil. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1982 CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. 6º ed. São Paulo: Editora Ática, CHÂTELET, François et alli. História das Idéias Políticas. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, GRUPPI, Luciano. O Conceito de Hegemonia em Gramsci.

8 . Tudo começou com Maquiavel. LEBRUN, Gérard. O que é Poder. São Paulo, Abril Cultural-Brasiliense, 1984, Col. Primeiros Passos. MANENT, Pierre. História Intelectual do Liberalismo: dez lições. Rio de Janeiro, Imago, MACPHERSON, C.B. A Democracia Liberal. Rio de Janeiro, Zahar Editores, MÉNDEZ, Juan E. O DONNELL, Guilermo e PINHEIRO, Paulo Sérgio. Democracia, Violência e Injustiça: o não-estado de Direito na América Latina. São Paulo: Paz e Terra, SCHILLING, Kurt. História das Idéias Sociais: Indivíduo, Comunidade, Sociedade. 2 ª ed., Rio de Janeiro, Zahar Editores, SCHWARTZMAN, Simon. Bases do Autoritarismo brasileiro. 3º edição. Rio de Janeiro: Campus, WEBER, Max. Ensaios de Sociologia. 5º ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, WEFFORT, Francisco C (org). Os Clássicos da Política.2º edição. São Paulo: Ática, 1991, v. 1 e 2.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL ANEXO I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL ANEXO I. Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Serviço Social Departamento Responsável: Serviço Social Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Fabiola Xavier

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL ANEXO I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL ANEXO I. Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Serviço Social Departamento Responsável: Serviço Social Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Fabiola Xavier

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL ANEXO I

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL ANEXO I Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Serviço Social Departamento Responsável: Serviço Social Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Ana Targina

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL ANEXO I

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL ANEXO I Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Serviço Social Departamento Responsável: Serviço Social Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Adriana Ilha

Leia mais

UFES CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS

UFES CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS UFES CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS FEDER AL D O DISCIPLINA: CSO 1844 - INTRODUÇÃO À CIÊNCIA POLÍTICA CARGA HORÁRIA: 60h PROFESSOR: LOURDES MARIA DE ARAUJO 2º PERÍODOº - 2002 PROGRAMA I. EMENTA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo º. 1. Identificação Código

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo º. 1. Identificação Código MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2015 1º 1. Identificação Código 1.1. Disciplina: SOCIOLOGIA I 0560055 1.2. Unidade:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA (DAE) PLANO DE CURSO Tópicos Especiais II - PAP 521

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA (DAE) PLANO DE CURSO Tópicos Especiais II - PAP 521 PLANO DE CURSO Tópicos Especiais II - PAP 521 2 Semestre/2017 Mestrado Profissional em Administração Pública Professora: Profa. Dra. Júlia Moretto Amâncio E-mail: julia.moretto@dae.ufla.br Objetivos Apresentar

Leia mais

DEPTO. CIÊNCIAS SOCIAIS

DEPTO. CIÊNCIAS SOCIAIS UNIDADE 1 - DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO E CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS 1.1 - Surgimento, evolução e classificação das Ciências Sociais no decurso histórico. 1.2 - "Ciências Sociais" versus

Leia mais

DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA

DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA CÓDIGO: CHF217 DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA I CARGA HORÁRIA: 60H EMENTA:

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Centro: CCSA - Centro de Ciências Sociais Aplicadas Campus: CASCAVEL. Disciplina Código Denominação Carga horária

PLANO DE ENSINO. Centro: CCSA - Centro de Ciências Sociais Aplicadas Campus: CASCAVEL. Disciplina Código Denominação Carga horária PLANO DE ENSINO PERÍODO LETIVO/ANO: 2009 ANO DO CURSO: 4 Ano Curso: CIÊNCIAS ECONÔMICAS Modalidade: BACHARELADO Turno: Noturno Centro: CCSA - Centro de Ciências Sociais Aplicadas Campus: CASCAVEL Disciplina

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. PLANO DE ENSINO Semestre letivo º. 1. Identificação Código

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. PLANO DE ENSINO Semestre letivo º. 1. Identificação Código MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2015 1º 1. Identificação Código 1.1. Disciplina: FUNDAMENTOS DE SOCIOLOGIA 0560076 1.2.

Leia mais

Objetivos: Apresentar e debater a contribuição das obras de Marx, Durkheim e Weber para a sociologia moderna e contemporânea.

Objetivos: Apresentar e debater a contribuição das obras de Marx, Durkheim e Weber para a sociologia moderna e contemporânea. UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS Teoria Sociológica I Programa de Pós-Graduação em Sociologia Mestrado e Doutorado Professor: Cleito Pereira dos Santos endereço eletrônico: cleitops@ufg.br

Leia mais

2. PROCEDIMENTOS E AVALIAÇÃO

2. PROCEDIMENTOS E AVALIAÇÃO 1 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA DISCIPLINA: TEORIA SOCIOLÓGICA I CÓDIGO: 134473 2º SEMESTRE/ 2016 TURMA A PROFESSORA: MARIA FRANCISCA PINHEIRO COELHO coelhofrancisca@gmail.com PROGRAMA

Leia mais

SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE 11-SOCIOLOGIA

SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE 11-SOCIOLOGIA SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE 11-SOCIOLOGIA Série 1ª SÉRIE Área de Conhecimento Ciências humanas e tecnologias Carga Horária Anual DIURNO: 37h OBJETIVO: Compreender o homem como sujeito social político e religioso.

Leia mais

Programa. 1) Origens da disciplina com seus precursores e análise do contexto histórico.

Programa. 1) Origens da disciplina com seus precursores e análise do contexto histórico. Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais Departamento de Sociologia Introdução à Sociologia Profa. Christiane Machado Coêlho Horário: Terças e Quintas das 08h00 as 09h50 Local: PJCBT061 Turma:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo º. 1. Identificação Código

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo º. 1. Identificação Código MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2016 1º 1. Identificação Código 1.1. Disciplina: FUNDAMENTOS DE SOCIOLOGIA 0560076 1.2.

Leia mais

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR Nome: FILOSOFIA/SOCIOLOGIA II INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA -CAMPUS CATOLÉ DO ROCHA Curso: Técnico Integrado em Edificações Série: 2ª Carga Horária: 67 h.r Docente Responsável:

Leia mais

2018 CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DISCIPLINA: TEORIA SOCIOLÓGICA-PRODUÇÃO HISTÓRICA CÓDIGO: 64939

2018 CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DISCIPLINA: TEORIA SOCIOLÓGICA-PRODUÇÃO HISTÓRICA CÓDIGO: 64939 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA 2018 CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DISCIPLINA: TEORIA SOCIOLÓGICA-PRODUÇÃO HISTÓRICA

Leia mais

Programas das Disciplinas Pedagógicas

Programas das Disciplinas Pedagógicas Programas das Disciplinas Pedagógicas MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS NOME DA DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 1 PROFESSOR RESPONSÁVEL: Gabriela Monteiro Rabelo

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Departamento de Sociologia Disciplina: SOL 134465 - Introdução à Sociologia Turma B Período Letivo: 2018.1 Segunda e quarta-feira, das 19h00 às 20h40

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Departamento de Sociologia Disciplina: SOL 134465 - Introdução à Sociologia Turma B Período Letivo: 2017.2 Segunda e quarta-feira, das 19h00 às 20h40

Leia mais

INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA Turma I - 3as e 5as feiras, às 8 h

INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA Turma I - 3as e 5as feiras, às 8 h UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA Disciplina: INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA Turma I - 3as e 5as feiras, às 8 h Professor: Prof. Dr. Sergio B. F. Tavolaro sergiotavolaro@unb.br

Leia mais

Curso Preparatório para o Exame Nacional da ANPEC

Curso Preparatório para o Exame Nacional da ANPEC Curso Preparatório para o Exame Nacional da ANPEC ECONOMIA BRASILEIRA Programa, Cronograma e Bibliografia Recomendada Prof. Dr. Amaury Patrick Gremaud Programa Aula Conteúdo 1 Apresentação e aspectos gerais

Leia mais

PROGRAMA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA

PROGRAMA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA Disciplina : Introdução à Sociologia (turma J) Professora : Morgane Laure Reina Contato : morgane.reina@gmail.com Turma

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2401N - Relações Públicas. Ênfase. Disciplina RP00007A - Filosofia e Comunicação.

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2401N - Relações Públicas. Ênfase. Disciplina RP00007A - Filosofia e Comunicação. Curso 2401N - Relações Públicas Ênfase Identificação Disciplina RP00007A - Filosofia e Comunicação Docente(s) Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Departamento Departamento de Ciências

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS 1. EMENTA O conceito de ciência. Ciência e outras formas de saber. A constituição histórica das ciências humanas. Teoria do conhecimento. O objeto do conhecimento. A linguagem científica. Ciência, ética

Leia mais

Nome da disciplina: Formação de grupos sociais diálogos entre sociologia e psicanálise Créditos (T-P-I): (2-0-2) Carga horária: 24 horas

Nome da disciplina: Formação de grupos sociais diálogos entre sociologia e psicanálise Créditos (T-P-I): (2-0-2) Carga horária: 24 horas Caracterização da disciplina Código da disciplina: BC- 0011 Nome da disciplina: Formação de grupos sociais diálogos entre sociologia e psicanálise Créditos (T-P-I): (2-0-2) Carga horária: 24 horas Aula

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Sociologia Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 33 h (40 aulas) Docente Responsável: Thais de Freitas Morais EMENTA

Leia mais

Plano de Ensino-Aprendizagem do Componente Curricular

Plano de Ensino-Aprendizagem do Componente Curricular Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica Diretoria de Ensino e Aprendizagem Plano de Ensino-Aprendizagem do Componente Curricular Instância de aprovação: Colegiado do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades

Leia mais

PLANO DE CURSO. 1. Apresentar a emergência da teoria social de Marx e da tradição sociológica, discutindo os traços pertinentes destas duas vertentes.

PLANO DE CURSO. 1. Apresentar a emergência da teoria social de Marx e da tradição sociológica, discutindo os traços pertinentes destas duas vertentes. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL CURSO DE MESTRADO EM SERVIÇO SOCIAL Disciplina: Teorias Sociais

Leia mais

PROGRAMA DA CIÊNCIA POLÍTICA II

PROGRAMA DA CIÊNCIA POLÍTICA II UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DA CIÊNCIA POLÍTICA II DISCIPLINA: CSOB173 / CSOL158 CARGA HORÁRIA: 60H STATUS: OBRIGATÓRIA HORÁRIO: SEGUNDA-FEIRA:

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo. Ênfase. Disciplina A - Psicologia

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo. Ênfase. Disciplina A - Psicologia Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo Ênfase Identificação Disciplina 0003048A - Psicologia Docente(s) Érico Bruno Viana Campos Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento de Psicologia

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina CIS211 Sociologia Contemporânea II

Programa Analítico de Disciplina CIS211 Sociologia Contemporânea II 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Ciências Sociais - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES PROGRAMA DE MESTRADO EM CIÊNCIA POLÍTICA Disciplina PROGRAMA DE DISCIPLINA Código: HC-780 Nome: Teoria

Leia mais

UFES CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS

UFES CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS UFES CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS COLEGIADO DE SERVIÇO SOCIAL UNIVERSIDADE FE DERAL DO ESPÍRITO SANTO Av. Fernando Ferrari, S/N - Campus Universitário Bairro Goiabeiras - Vitória ES CEP: 29060-900

Leia mais

$30 *' 6#. #*> >( &/ -!#&' <!" <#"%# -#7#-! 85"##!6 +B-! #6 #0#= :1:13::: "#( ;:3"#2 3::<: :1:$3=:1

$30 *' 6#. #*> >( &/ -!#&' <! <#%# -#7#-! 85##!6 +B-! #6 #0#= :1:13::: #( ;:3#2 3::<: :1:$3=:1 !"#!$%&' ()*+,(-!"# $ % # # "!&' ()*+,* ** )( (( ##&' -!."# &/ 0 1 #" 2! 3%!#! 4 # " 5 "#6 " #6 #!"&/ 5# % 7#8 1# 4!5#- 9: 9 1#"&/- " ##"#. /01 12 $34564! -#7#"5# ; #

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO CÓDIGO UNIDADE 042 CÓD. CURSO CURSO 42501 COMUNICAÇÃO SOCIAL HAB: JORNALISMO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO 041.3101.0 SOCIOLOGIA MODERNA 1ª 02 34 1º/2009 PROFESSOR (A) OBJETIVOS ANDRÉ

Leia mais

EMENTA OBJETIVOS DE ENSINO

EMENTA OBJETIVOS DE ENSINO Sociologia I PLANO DE DISCIPLINA COMPONENTE CURRICULAR: Sociologia I CURSO: Técnico em Segurança do Trabalho (Integrado) SÉRIE: 1ª CARGA HORÁRIA: 67 h (80 aulas) DOCENTE: EMENTA A introdução ao pensamento

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Currículo iniciado em 2015)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Currículo iniciado em 2015) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Currículo iniciado em 2015) ANTROPOLOGIA 68 h/a 3210 A relação dialética entre o material e o simbólico na construção das identidades sociais e da

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE REGISTROS ACADÊMICOS PLANO DE ENSINO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE REGISTROS ACADÊMICOS PLANO DE ENSINO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE REGISTROS ACADÊMICOS PLANO DE ENSINO Dados de Identificação Componente Curricular: SL4052-TEORIA

Leia mais

INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA Turma I - 3as e 5as feiras - 8 h

INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA Turma I - 3as e 5as feiras - 8 h UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA Disciplina: INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA Turma I - 3as e 5as feiras - 8 h Professor: Prof. Dr. Sergio B. F. Tavolaro sergiotavolaro@unb.br

Leia mais

PLANO DE ENSINO III OBJETIVOS. Proporcionar aos alunos os instrumentos teóricos necessários para a compreensão da relação da Sociologia com o Direito.

PLANO DE ENSINO III OBJETIVOS. Proporcionar aos alunos os instrumentos teóricos necessários para a compreensão da relação da Sociologia com o Direito. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DEPARTAMENTO DE DIREITO Campus Universitário - Trindade - Caixa Postal 476 88040-900 - Florianópolis - Santa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL PROGRAMA DA DISCIPLINA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL PROFESSORA: MARIA MAGDELA VASCONCELOS

Leia mais

CADERNO DE PROGRAMAS. 2º Período

CADERNO DE PROGRAMAS. 2º Período UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIA JURÍDICA E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL CADERNO DE PROGRAMAS 2º Período Vitória, Setembro de 2000 2 Prezado(a) aluno(a) Aqui

Leia mais

Unesp PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ENSINO DE CIÊNCIAS. Plano de Ensino

Unesp PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ENSINO DE CIÊNCIAS. Plano de Ensino Unesp PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ENSINO DE CIÊNCIAS Plano de Ensino Designação da Disciplina: Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência Domínio Específico ( X )

Leia mais

Plano de Ensino. Seriação ideal 1

Plano de Ensino. Seriação ideal 1 Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas Ênfase Identificação Disciplina 0003208 - Filosofia Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Departamento Departamento de Ciências Humanas

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura Plena em Educação Artística. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura Plena em Educação Artística. Ênfase Curso 1404 - Licenciatura Plena em Educação Artística Ênfase Identificação Disciplina 0003301A - Introdução às Ciências Sociais Docente(s) Otavio Barduzzi Rodrigues da Costa Unidade Faculdade de Arquitetura,

Leia mais

Metodologia de Ensino/Integração

Metodologia de Ensino/Integração PLANO DE ENSINO ETIM DADOS DA DISCIPLINA Nome da Disciplina: Filosofia-Sociologia Identidade, Subjetividade e Cultura Curso: Técnico Integrado em Controle Ambiental Período: 1º ano do Ensino Técnico Integrado

Leia mais

Formação de grupos sociais diálogos entre Sociologia e Psicanálise

Formação de grupos sociais diálogos entre Sociologia e Psicanálise Formação de grupos sociais diálogos entre Sociologia e Psicanálise Tópicos Especiais em Planejamento e Gestão do Território Prof. Arilson Favareto Aula 1 21/Setembro/2015 Introdução à temática, antecedentes

Leia mais

Professora: Maria de Fátima Costa de Paula Dia e Hora: 5ª. feira, de 17:00 às 20:00h

Professora: Maria de Fátima Costa de Paula Dia e Hora: 5ª. feira, de 17:00 às 20:00h EPISTEMOLOGIA E EDUCAÇÃO Professora: Maria de Fátima Costa de Paula Dia e Hora: 5ª. feira, de 17:00 às 20:00h Disciplina obrigatória TURMA Sala: Código: Créditos: 04 Carga horária: 60 h/a EMENTA: Estudo

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas DISCIPLINA... : FSL0117 Introdução à Sociologia DEPARTAMENTO... : Sociologia/FFLCH TURMAS... : 12, 13, 21 e 24 PROFESSOR... : Alexandre Abdal (aleabdal@usp.br) OBJETIVOS DA DISCIPLINA PROGRAMA A disciplina

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍRICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍRICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO I. Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Administração Departamento Responsável: Departamento de Administração Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável:

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA CAMPUS SANTO AMARO. CURSO: Licenciatura em Computação MATRIZ REFERENCIAL EMENTA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA CAMPUS SANTO AMARO. CURSO: Licenciatura em Computação MATRIZ REFERENCIAL EMENTA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA CAMPUS SANTO AMARO DISCIPLINA: Sociologia da Educação SEMESTRE: 4º Pré-requisitos: CARGA HORÁRIA DA DISCIPLINA: 60h/aula Carga horária Semanal:

Leia mais

PLANO DE DISCIPLINA NOME DO COMPONENTE CURRICULAR: Sociologia III CURSO: Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio ANO: 3º ANO

PLANO DE DISCIPLINA NOME DO COMPONENTE CURRICULAR: Sociologia III CURSO: Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio ANO: 3º ANO PLANO DE DISCIPLINA NOME DO COMPONENTE CURRICULAR: Sociologia III CURSO: Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio ANO: 3º ANO CARGA HORÁRIA: 67 hs CRÉDITOS: 02 h/a semanais EMENTA A introdução

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E CIÊNCIA POLÍTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E CIÊNCIA POLÍTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E CIÊNCIA POLÍTICA Curso: Ciências Economicas Disciplina: Ciência Política - SP0 5234 Carga horária

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO. Código Nome Carga horária

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO. Código Nome Carga horária UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO PERÍODO LETIVO/ANO 2008 Programa: Pós-Graduação stricto sensu em Educação/PPGE Área de Concentração: Sociedade,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS. PROFESSOR RESPONSÁVEL: Simone Alexandre Martins Corbiniano

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS. PROFESSOR RESPONSÁVEL: Simone Alexandre Martins Corbiniano Disciplinas Pedagógicas 1 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS NOME DA DISCIPLINA: POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL PROFESSOR RESPONSÁVEL: Simone Alexandre Martins

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Direito Político e Econômico PLANO DE ENSINO

Programa de Pós-Graduação em Direito Político e Econômico PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: FACULDADE DE DIREITO Programa de Pós-Graduação: Direito Político e Econômico Curso: Mestrado Acadêmico Mestrado Profissional Doutorado Disciplina Pensamento Industrial

Leia mais

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A SOCIOLOGIA PROFESSORA MARIZA VELOSO 2º SEMESTRE DE 2017

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A SOCIOLOGIA PROFESSORA MARIZA VELOSO 2º SEMESTRE DE 2017 INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A SOCIOLOGIA PROFESSORA MARIZA VELOSO 2º SEMESTRE DE 2017 I - Ementa da Disciplina: O curso procura abordar as condições

Leia mais

Bases Epistemológicas do Movimento Humano, Cultura e Educação

Bases Epistemológicas do Movimento Humano, Cultura e Educação Bases Epistemológicas do Movimento Humano, Cultura e Educação Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Profa. Dra. Cinthia Lopes da Silva Ementa: Epistemologia e crise científica. Educação Física e epistemologia

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA CÓDIGO DISCIPLINA REQUISITOS CHF 907 PSICOLOGIA APLICADA À SAÚDE --

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA CÓDIGO DISCIPLINA REQUISITOS CHF 907 PSICOLOGIA APLICADA À SAÚDE -- UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA U.E.F.S DEPARTAMENTO DE SAÚDE PROGRAMA DE DISCIPLINA CÓDIGO DISCIPLINA REQUISITOS CHF 907 PSICOLOGIA APLICADA À SAÚDE -- CARGA HORÁRIA CRÉDITOS PROFESSOR(A) T

Leia mais

Plano de Ensino. EMENTA (parte permanente) PROGRAMA (parte variável)

Plano de Ensino. EMENTA (parte permanente) PROGRAMA (parte variável) Plano de Ensino DISCIPLINA: Tópicos Especiais em Teoria das Ciências Humanas II PRÉ-REQUISITOS: HF300 ou HF305 ou HF362 ou HF397 PROFESSOR: Luiz Repa CÓDIGO: HF396 SEMESTRE: 1 / 2013 C.H. TOTAL: 60 C.H.

Leia mais

CARGA HORÁRIA GERAL: 60 h CH TEÓRICA: 80 h CH PRÁTICA: CRÉDITOS: 04 PERÍODO: I ANO/SEMESTRE: 2019/1 PROFESSORA: Marilsa Miranda de Souza 1.

CARGA HORÁRIA GERAL: 60 h CH TEÓRICA: 80 h CH PRÁTICA: CRÉDITOS: 04 PERÍODO: I ANO/SEMESTRE: 2019/1 PROFESSORA: Marilsa Miranda de Souza 1. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PLANO DE DISCIPLINA CURSO: PEDAGOGIA DISCIPLINA:

Leia mais

DISCIPLINA: SSO DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA CARGA HORÁRIA: 60H OPTATIVA /1 PROGRAMA

DISCIPLINA: SSO DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA CARGA HORÁRIA: 60H OPTATIVA /1 PROGRAMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURIDÍCAS E ECONÔMICAS COLEGIADO DE CURSO DE SERVIÇO SOCIAL Av. Fernando Ferrari s/n - Campus Universitário Goiabeiras 29060-900 Vitória - ES -

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande FURG Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis ICEAC

Universidade Federal do Rio Grande FURG Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis ICEAC Universidade Federal do Rio Grande FURG Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis ICEAC Edital 010/2011 Concurso Público Professor 40h DE Disciplinas: Formação Econômica do Brasil,

Leia mais

Disciplina: Tendências Teórico-Metodológicas do Serviço Social na Contemporaneidade

Disciplina: Tendências Teórico-Metodológicas do Serviço Social na Contemporaneidade Disciplina: Tendências Teórico-Metodológicas do Serviço Social na Contemporaneidade Código: SSO- Semestre: 2013.1 Créditos: 04 - Carga Horária: 60 hs Horário 6ª feira 08:20 11:50hs. Professores: Hélder

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SÓCIO ECONÔMICO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SÓCIO ECONÔMICO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SÓCIO ECONÔMICO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL 1. Identificação Disciplina: Fundamentos da pesquisa e produção de conhecimentos em Serviço Social

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Sociologia da Educação. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 2º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Sociologia da Educação. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 2º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Sociologia da Educação Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 2º 1 - Ementa (sumário, resumo) Contribuições e interpretações da Sociologia para

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ UENP PLANO DE ENSINO DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ UENP PLANO DE ENSINO DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ UENP PLANO DE ENSINO DE DISCIPLINA Campus: Cornélio Procópio Centro: CCHE Curso: PEDAGOGIA Modalidade: presencial Disciplina: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO Código: Série:

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Filosofia Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 33 h (40 aulas) Docente Responsável: Marcos Antonio de Santana Ordonho

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria nº 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 Componente Curricular: SOCIOLOGIA GERAL PLANO DE CURSO

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria nº 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 Componente Curricular: SOCIOLOGIA GERAL PLANO DE CURSO COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria nº 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 Componente Curricular: SOCIOLOGIA GERAL Código: DIR-110 Pré-requisito: ----- Período Letivo: 2016.2 Professor:

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas. Ênfase Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas Ênfase Identificação Disciplina 0003232A - Teoria Política Contemporânea Docente(s) Jefferson Oliveira Goulart Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes

Leia mais

Conteúdo programático: 1-Discutindo conceitos de cultura e de práticas culturais. 2-Sociedade, civilização e costumes: entre a História Cultural e a S

Conteúdo programático: 1-Discutindo conceitos de cultura e de práticas culturais. 2-Sociedade, civilização e costumes: entre a História Cultural e a S COORDENADORIA DO PROGRAMA DE MESTRADO EM LETRAS: TEORIA LITERÁRIA E CRÍTICA DA CULTURA Disciplina: Plano de Ensino Ano: 2017 Semestre - 2 Teorias Críticas da Cultura Professores responsáveis: Nádia Dolores

Leia mais

NOME DA DISCIPLINA: FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SÓCIO-HISTÓRICOS

NOME DA DISCIPLINA: FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SÓCIO-HISTÓRICOS MINISTÉRIO GOIÁS FACULDADE DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE DE LETRAS NOME DA DISCIPLINA: FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SÓCIO-HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO PROFESSOR RESPONSÁVEL: Leila Borges Dias Santos CARGA

Leia mais

CURSO: : TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA MODALIDADE INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

CURSO: : TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA MODALIDADE INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO CURSO: : TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA MODALIDADE INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO FORMA/GRAU:( +)integrado ( )subsequente

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Disciplina: ECO 02209 Economia Brasileira Período:

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS PLANO DE DISCIPLINAS

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS PLANO DE DISCIPLINAS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS PLANO DE DISCIPLINAS ANO 2019 CENTRO: CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS FACULDADE: Ciências Sociais DISCIPLINA: Introdução à Sociologia CÓDIGO:

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Economia Brasileira Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3 1 - Ementa (sumário, resumo) Ação do estado na economia nas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL ANEXO 1 DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS IDENTIFICAÇÃO: Disciplina (nome): Teoria Política Característica: [X] Obrigatória Período: 1º [ ] Optativa CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: _6_

Leia mais

SEMESTRE/ANO: 1º semestre de 2010

SEMESTRE/ANO: 1º semestre de 2010 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS NOME DA DISCIPLINA: POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL PROFESSORA RESPONSÁVEL: Ms. Jaqueline Veloso Portela de Araújo CARGA HORÁRIA

Leia mais

SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO 1/2018

SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO 1/2018 Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais Departamento de Sociologia Disciplina: Sociologia da religião 1/2018 Prof. Dr. Eurico Antônio Gonzalez Cursino dos Santos SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO 1/2018

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina PSICOLOGIA E SOCIEDADE Professor(es) e DRTs 113349-4 Pablo de Carvalho Godoy Castanho 114223-0 Bruna Suruagy

Leia mais

II. Metodologia: 2.1. Desenvolvimento das seções. a) Explanação inicial do conteúdo pelo professor

II. Metodologia: 2.1. Desenvolvimento das seções. a) Explanação inicial do conteúdo pelo professor UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro de Filosofia e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política Disciplina: SPO 7007 Sociologia do Racionalismo - 04 créditos Semestre: 2008.2

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PLANO DE CURSO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PLANO DE CURSO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Componente Curricular: Sociologia Código: ADM 110 Pré-requisito: --- Período Letivo: 2013.1 Professor: Josselito dos santos Titulação: Doutor CH Total: 60 horas Turma: 1º Semestre

Leia mais

Ementa: Conteúdo programático: Estratégias de ação didático-pedagógica: Metodologia de ensino: Bibliografia:

Ementa: Conteúdo programático: Estratégias de ação didático-pedagógica: Metodologia de ensino: Bibliografia: Geografia 2000 33 Carga Horária: 60 SOCIOLOGIA Ementa: Créditos: Construção da objeto; Sociologia e Geografia; Teoria e metodologia: memória social, história oral, história de vida, entrevista, pesquisa

Leia mais

Curso Graduação. Eixo de Formação Eixo de Formação Fundamental. Docente: Prof. Dr. Edson Vieira da Silva Filho

Curso Graduação. Eixo de Formação Eixo de Formação Fundamental. Docente: Prof. Dr. Edson Vieira da Silva Filho Página 1 de 6 Disciplina Curso Graduação DE GRADUACÃO Curso Semestral Código 70 SOCIOLOGIA GERAL E ANTROPOLOGIA Período Turma (s) 2º Período A, B e D Eixo de Formação Eixo de Formação Fundamental Carga

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: SOCIOLOGIA GERAL E JURÍDICA Código da Disciplina: Curso: DIREITO Semestre de oferta da disciplina: 2º Faculdade responsável: DIREITO Programa em vigência a partir de:

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS Ano Lectivo 2018/2019

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS Ano Lectivo 2018/2019 Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS Ano Lectivo 2018/2019 1. Unidade Orgânica Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Economia 3. Ciclo de Estudos 1º

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA NOME COLEGIADO CÓDIGO SEMESTRE FILOSOFIA DA CIÊNCIA CCINAT/SBF CIEN0044 2016.1 CARGA HORÁRIA TEÓRICA: 60 h/a = 72 encontros PRÁT: 0 HORÁRIOS: segunda-feira: de 18:00 às 19:40 horas

Leia mais

1º PERÍODO. FERRAZ JR, Tércio Sampaio. Introdução ao Estudo do Direito técnica, decisão, dominação. São Paulo: Atlas, 2003.

1º PERÍODO. FERRAZ JR, Tércio Sampaio. Introdução ao Estudo do Direito técnica, decisão, dominação. São Paulo: Atlas, 2003. 1º PERÍODO INTRODUÇÃO AO DIREITO O conceito de direito: pluralidade de pontos de vista. O direito como objeto do conhecimento. O direito e as demais ordens normativas. Teoria da norma. Estrutura lógica

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO TEORIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS I 1º Semestre de 2015 Disciplina Obrigatória Destinada: alunos do departamento de Filosofia Código: FLF0278 Pré-requisito: FLF0113 e FLF0114 Prof. Luiz Repa Carga horária: 120h

Leia mais

FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ PLANO DE ENSINO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ PLANO DE ENSINO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ PLANO DE ENSINO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 1. IDENTIFICAÇÃO Disciplina: Filosofia Professor: Dr. Rodrigo Santiago E-mail: rodrigosantiago_18@hotmail.com Período letivo:

Leia mais

% #0$ >&"'/ &%C$99%& - $> F%&(99$> (/('9 #8# D,+ $= %E=C-$ 5"#7$ "" 9$8 #0$ 0 $8 "B & 7$6, 8# D=+)! $ 9$8 B & 7$6 8# D=, $=

% #0$ >&'/ &%C$99%& - $> F%&(99$> (/('9 #8# D,+ $= %E=C-$ 5#7$  9$8 #0$ 0 $8 B & 7$6, 8# D=+)! $ 9$8 B & 7$6 8# D=, $= !"!"#$ % & $ $ #"'( )* + ++,*)) $$'( -".#$'/ 0 1 $# 2" 3 & "$" 4 $ # $"#'/5$ 6 & 7$6 5 #$8 # $8 + 1$ 4"5$-9: 9 1$#'/ -# $$#$#$%&'(%)*+',(- %.$&/(0$#/+&%.123%4 '5/,'( %)*+',(0 4" -$7$ #5$ ;$

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Disciplina: Seminário de Introdução ao Curso de Pedagogia Carga Horária: 15 h Créditos:1.0.0 Currículo do Curso de Pedagogia. Questões da profissão de Pedagogo. Instâncias da UFPI e suas competências,

Leia mais

PEDAGOGIA. CAMPUS / POLO DE REALIZAÇÃO: MINISTRO REIS VELLOSO (CMRV) TIPO DE CURSO: 1ª Licenciatura BLOCO: I

PEDAGOGIA. CAMPUS / POLO DE REALIZAÇÃO: MINISTRO REIS VELLOSO (CMRV) TIPO DE CURSO: 1ª Licenciatura BLOCO: I PEDAGOGIA DISCIPLINA: SEMINÁRIO DE INTRODUÇÃO AO CURSO DE PEDAGOGIA CARGA HORÁRIA: 15h CRÉDITOS: 1.0.0 Currículo do Curso de Pedagogia. Questões da profissão de Pedagogo. Instâncias da UFPI e suas competências,

Leia mais

Dados da Componente Curricular COMPONENTE CURRICULAR: SOCIOLOGIA CURSO: TÉCNICO INTEGRADO EM EDIFICAÇÕES SÉRIE: 4ª SÉRIE CARGA HORÁRIA: 67h DOCENTE

Dados da Componente Curricular COMPONENTE CURRICULAR: SOCIOLOGIA CURSO: TÉCNICO INTEGRADO EM EDIFICAÇÕES SÉRIE: 4ª SÉRIE CARGA HORÁRIA: 67h DOCENTE Dados da Componente Curricular COMPONENTE CURRICULAR: SOCIOLOGIA CURSO: TÉCNICO INTEGRADO EM EDIFICAÇÕES SÉRIE: 4ª SÉRIE CARGA HORÁRIA: 67h DOCENTE RESPONSÁVEL: EMENTA As aulas de Sociologia para o 4º

Leia mais

6 Referências bibliográficas

6 Referências bibliográficas 78 6 Referências bibliográficas ALMEIDA PRADO, M. C. Uma Introdução aos Qüiproquós Conjugais. In: FÉRES CARNEIRO T. (org.). Relação Amorosa, Casamento, Separação e Terapia de Casal. Rio de Janeiro: Associação

Leia mais