Aqui Tem Qualificação de Verdade!

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aqui Tem Qualificação de Verdade!"

Transcrição

1

2

3 Aqui Tem Qualificação de Verdade!

4 CONSÓRCIOS PÚBLICOS As Regras de Gestão

5 Professora Instrutora Adriana Mildenberger Advogada, professora, com formação em Direito pelas Faculdades Campo Real, com título de Mestre pela UFPR

6 Período Das 09h às 12h

7 Fique a vontade para questionar

8 Por Gentileza Desligue ou Silencie os Celulares

9 Tema do curso Os Consórcios Públicos e as Regras de Gestão Regras da Lei /2005

10 Reflexão face a Lei Criada com intuito de fortalecer o federalismo cooperativo; Maior articulação das esferas de governo; Aspectos históricos dos consórcios; Constituição Federal 1980 artigo 23 cooperação; Emenda Constitucional 19/1998 Reforma Administrativa alterou o artigo 241, dando a seguinte redação A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios disciplinarão por meio de lei os consórcios públicos e os convênios de cooperação entre os entes federados, autorizando a gestão associada dos serviços públicos, bem como a transferência total ou parcial de encargos, serviços, pessoal e bens essenciais à continuidade dos serviços transferidos.

11 A EC 19/98 trouxe as seguintes mudanças a este contexto: Os Consórcios Públicos e os convênios de cooperação entre entes federados devem ser disciplinados por leis promulgadas pelos entes que entre si cooperam; Os Consórcios Públicos são pessoas jurídicas que integram a Administração Pública de todos os entes consorciados; Os Consórcios Públicos podem ser formados por entes federativos de níveis distintos, por exemplo: União, Estados, Distrito Federal e Municípios; Os Consórcios Públicos como os convênios de cooperação podem autorizar a gestão associada de serviços públicos.

12 Os consórcios foram então positivados, e foi promulgada a lei /2005, que traz em seu bojo: Marcos regulatórios de gestão associada; Normas gerais para constituição dos consórcios públicos; Aspectos essenciais do regime administrativo e financeiro; e, As etapas necessárias para constituir os consórcios.

13 A Lei normatizou a figura jurídica do Consórcio Público, nos termos do art. 241 da Constituição: ampliando sua capacidade contratual; determinando o respeito às normas de direito público relacionadas às compras; estabelecendo a gestão do Consórcio Público por órgão colegiado; exigindo lei específica para disciplinar os aspectos fundamentais do consórcio; impondo regras de orçamento público; regras de responsabilidade entre os entes consorciados; regras de prestação de contas aos Tribunais de Contas competentes; criando a possibilidade de repasse direto de recursos pela União; estabelecendo a responsabilização dos agentes públicos que desrespeitarem a determinação de planejamento dos serviços, dentre outros.

14 Regulamentação da Lei Artigo 20 da Lei /2005 Art.20 O Poder Executivo da União regulamentará o disposto nesta Lei, inclusive as normas gerais de contabilidade pública que serão observadas pelos consórcios públicos para que sua gestão financeira e orçamentaria se realize na conformidade dos pressupostos da responsabilidade fiscal. Decreto 6017/2007

15 Personificação do Instituto pessoa jurídica de direito público, quando se constituir numa Associação Pública, espécie de autarquia Inter federativa; pessoa jurídica de direito privado, sendo a mais comum a forma de Associação Civil sem fins econômicos.

16 Vejamos o artigo 6 da Lei /2005

17 Cooperação Instrumento de cooperação técnica e financeira entre os entes consorciados para desenvolvimento de: Projetos; Obras; Serviços; e Outras ações destinadas a promover o desenvolvimento.

18 Fortalecendo relações entre o poder público e organizações da sociedade civil; Articulando parcerias convênios, contratos e outros, facilitando o financiamento e a gestão associada ou compartilhada dos serviços públicos. Estabelecem planejamento regional estratégico, mapeando as demandas, elegem prioridades visando elaborar projetos integrados.

19 Dispositivos legais Na Lei: Art. 4º. [...] III. a indicação da área de atuação do consórcio; 1º. Para os fins do inciso III do caput deste artigo, considera-se como área de atuação do Consórcio Público, independentemente de figurar a União como consorciada, a que corresponde à soma dos territórios: I. dos Municípios, quando o Consórcio Público for constituído somente por Municípios ou por um Estado e Municípios com territórios nele contidos; II. dos Estados ou dos Estados e do Distrito Federal, quando o Consórcio Público for, respectivamente, constituído por mais de 1 (um) Estado ou por 1 (um) ou mais Estados e o Distrito Federal; III. (VETADO) IV. dos Municípios e do Distrito Federal, quando o consórcio for constituído pelo Distrito Federal e os Municípios. No Decreto: Art. 2º. II. área de atuação do Consórcio Público: área correspondente à soma dos seguintes territórios, independentemente de figurar a União como consorciada: a) dos Municípios, quando o Consórcio Público for constituído somente por Municípios ou por um Estado e Municípios com territórios nele contidos; b) dos Estados ou dos Estados e do Distrito Federal, quando o Consórcio Público for, respectivamente, constituído por mais de um Estado ou por um ou mais Estados e o Distrito Federal; e c) dos Municípios e do Distrito Federal, quando o consórcio for constituído pelo Distrito Federal e Municípios

20 Função estratégica Viabiliza ações de cooperação; Potencializa a capacidade de execução de políticas públicas; Fornece infraestrutura para o desenvolvimento social e econômico; e Garante os direitos sociais.

21 Consórcios intermunicipais administrativos Previsão legal 1969; Considerados como acordos celebrados entre entidades da mesma espécie ou nível; A maioria dos consórcios existentes na atualidade foram criados antes do advento da Lei /2005; Dados do Observatório dos Consórcios Públicos temos hoje aproximadamente 700 consórcios no país.

22 Vantagens da constituição de consórcios públicos Estão na natureza da pessoa jurídica, que possibilita a ação cooperada, compartilhada e efetiva entre os entes federados; Promove o desenvolvimento nas diferentes esferas de atuação das políticas públicas.

23 Experiências de gestão consorciada Fortalece a autonomia dos ente, descentralizando as ações de governo; Aumenta a transparência e o controle das decisões públicas; Fortalece os princípios da subsidiariedade e solidariedade que sustentam a federação brasileira; Melhora o relacionamento das prefeituras com outras esferas de governo; Diminui as distâncias existentes entre as esferas locais e os Estados e a União; Aumenta o poder de diálogo, pressão e negociação dos municípios; Dá peso político regional para as demandas locais; Cria mecanismos eficientes e gestão pública menos suscetível a disputas político-partidárias; Cria formas concretas de intermediação entre as ações dos níveis centrais (Estado e União) com as realidades das Administrações Municipais; Resolve problemas regionais sem se limitar às fronteiras administrativa; Assegura agilidade na elaboração de diagnósticos e ações de governo, necessárias para enfrentamento dos problemas e prioridades regionais;

24 Desloca o centro das decisões sobre políticas públicas para esferas mais próximas das populações assistidas; Leva aos governos centrais elementos de realidade, o que ajuda a adequar as políticas públicas; Cria canais por onde podem fluir as experiencias criativas das localidades; Viabiliza as políticas sociais por meio da democratização dos recursos e do poder de decisão sobre elas; Dá agilidade à administração municipal, aumentando sua capacidade de realização; Permite intercâmbio de ideias, projetos e experiências; Permite que o planejamento das políticas públicas se faça de forma conjunta, com a participação de todos os membros do consórcio; Ajuda na economia de recursos; Valoriza os poucos recursos de que dispõe para cada município; Ajuda à prefeitura menor, que assim podem receber apoio das prefeituras que dispõe de melhor infraestrutura; Possibilita a diminuição as desigualdades regionais e a baixa capacidade de arrecadação tributária do município; Cria novos fluxos de recursos para o município, diminuindo sua dependência das transferências do FPM; Ajuda o município a superar a incapacidade de investimento público; permite a realização de ações inacessíveis a um único município; Viabiliza obras de grande porte e serviços de alto custo, que não são acessíveis à maioria das localidades; Promove a constituição de aparatos institucionais competentes, com capacidade técnica e de recursos, para elaboração e financiamento de projetos;

25 Aspectos políticos de formação Definição clara dos objetivos e interesse dos entes; Cooperação e consenso; Atividade política típica, exige processo de negociação, articulação e pactuação; Envolvimento entre os representantes do executivo e gestores das políticas públicas.

26 O decreto 6017/2007 e sua aplicação Ele regulamenta a Lei /2015; Detalha os conteúdos do protocolo de intenções; Trata da ratificação do contrato de constituição; Da personalidade jurídica; Dos estatutos; Da gestão; Do regime contábil e financeiro; Contrato de rateio; Contrato de programa e demais instrumentos de contratação.

27 Peculiaridades de constituição Levantamento de objetivos comuns, criando uma pessoa jurídica de natureza regional, sendo uma necessidade para fortalecimento das áreas de atendimento.

28 Objetivos e interesses comuns Sistematização das informações colhidas; Deve ser precedido de debates, fóruns sobre os problemas comuns; Podem ser feito por meio de dois grupos um faz o levantamento dos pontos fracos (quantificação dos problemas) existentes e outro dos considerados ativos.

29 Viabilidade técnica Responder as questões apontadas com o estudo; Todos os questionamentos devem ser dissipados e esclarecidos; A viabilidade pode também ser feita por grupo de trabalho com a participação de técnicos; A intenção é de valorizar e fortalecer a capacidade local e regional na solução dos problemas comuns.

30

31 Análises práticas Consórcios para Gestão de lixo políticas no campo da gestão ambiental e desenvolvimento urbano; Infraestrutura sistema de transporte, drenagem urbana, recurso hídricos; Desenvolvimento econômico politica de incentivo as micro e pequenas empresas, fortalecimento de parques tecnológicos e industriais; Desenvolvimento que abrangem várias áreas de atendimento de serviços públicos ex: máquinas

32 Saúde pública serviços de média e alta complexidade, organização de redes de atendimento, especialidades médicas, etc; Educação pública - merenda escolar, formação, educação continuidade, aquisição de equipamentos de uso comum, transporte regionalizado; Assistência social pobreza, exclusão social, marginalidade, fortalecimento da proteção a família, da capacidade de financiamento; Segurança Pública atividades regionais de segurança, reduzindo níveis de violência e criminalidade, requalificação profissional, etc.

33 Alguma Indagação?

34 Parabéns, continue estudando!

35

36 Aqui tem qualificação de verdade

Consórcios Públicos Intermunicipais. Oficina Municipal

Consórcios Públicos Intermunicipais. Oficina Municipal Consórcios Públicos Intermunicipais Oficina Municipal CONTEXTO FEDERATIVO BRASILEIRO PÓS CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 Celebração de um novo pacto federativo (federalismo cooperativo); Município dotado

Leia mais

Consórcios Públicos. Características da Federação brasileira: município como ente federativo;

Consórcios Públicos. Características da Federação brasileira: município como ente federativo; Consórcios Públicos Consórcios Públicos Características da Federação brasileira: município como ente federativo; Consórcios Públicos: conceito, objetivos e características da nova legislação; Breve panorama

Leia mais

CONSÓRCIOS PÚBLICOS PARA A GESTÃO URBANA. Brasília, 25 de outubro de 2011

CONSÓRCIOS PÚBLICOS PARA A GESTÃO URBANA. Brasília, 25 de outubro de 2011 CONSÓRCIOS PÚBLICOS PARA A GESTÃO URBANA Brasília, 25 de outubro de 2011 CONSÓRCIOS PÚBLICOS PARA A GESTÃO URBANA 1) Conceitos fundamentais 2) Desafios 3) Histórico 4) Consórcios Públicos Federação trina

Leia mais

Associação Brasileira de Municípios APRIMORANDO O PACTO FEDERATIVO

Associação Brasileira de Municípios APRIMORANDO O PACTO FEDERATIVO Associação Brasileira de Municípios APRIMORANDO O PACTO FEDERATIVO Brasília, 2 de julho 2015 Consórcios Públicos Características da Federação brasileira: município como ente federativo; Consórcios Públicos:

Leia mais

CONSÓRCIOS PÚBLICOS, CONVÊNIOS DE COOPERAÇÃO E OUTROS CONVÊNIOS MARCOS AUGUSTO PEREZ DES0417

CONSÓRCIOS PÚBLICOS, CONVÊNIOS DE COOPERAÇÃO E OUTROS CONVÊNIOS MARCOS AUGUSTO PEREZ DES0417 CONSÓRCIOS PÚBLICOS, CONVÊNIOS DE COOPERAÇÃO E OUTROS CONVÊNIOS MARCOS AUGUSTO PEREZ DES0417 Interfederativas Parcerias públicopúblico Consórcios Convênios de cooperação Contrato de programa Regiões metropolitanas

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais DIREITO AMBIENTAL Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais Diretrizes Nacionais de Saneamento Básico Lei nº 11.445/2007- Parte 3 Prof. Rodrigo Mesquita Art. 241. A União, os Estados, o

Leia mais

PNRS A IMPORTÂNCIA DOS CONSÓRCIOS

PNRS A IMPORTÂNCIA DOS CONSÓRCIOS PNRS A IMPORTÂNCIA DOS CONSÓRCIOS CONSÓRCIOS PÚBLICOS CONSÓRCIOS PÚBLICOS Consórcio público é uma pessoa jurídica criada por lei com a finalidade de executar a gestão associada de serviços públicos, onde

Leia mais

REGRAS DA LEI /05 E DECRETO 6.017/07 (PARTE 1)

REGRAS DA LEI /05 E DECRETO 6.017/07 (PARTE 1) REGRAS DA LEI 11.107/05 E DECRETO 6.017/07 (PARTE 1) Adriana Mildenberger Introdução ao Estudo O presente material tem como subsídio nortear os alunos a respeito dos tópicos do presente curso, afim de

Leia mais

Consórcio público: Ferramenta para soluções em resíduos sólidos

Consórcio público: Ferramenta para soluções em resíduos sólidos Consórcio público: Ferramenta para soluções em resíduos sólidos Desafios na gestão de resíduos sólidos Necessidade: pessoal técnico qualificado e recursos financeiros 1) MUNICÍPIOS EMANCIPADOS SEM VIABILIDADE

Leia mais

Aula nº. 36. Art. 3o O consórcio público será constituído por contrato cuja celebração dependerá da prévia subscrição de protocolo de intenções.

Aula nº. 36. Art. 3o O consórcio público será constituído por contrato cuja celebração dependerá da prévia subscrição de protocolo de intenções. Curso/Disciplina: Noções de Direito Administrativo Aula: Consórcio 36 Professor(a): Leandro Velloso Monitor(a): Nairim Machado Palma Aula nº. 36 CONSÓRCIOS PÚBLICOS LEI 11.107/05 Conceito: o consórcio

Leia mais

CONSÓRCIO PÚBLICO EM SAÚDE Estratégia de Gestão

CONSÓRCIO PÚBLICO EM SAÚDE Estratégia de Gestão CONSÓRCIO PÚBLICO EM SAÚDE Estratégia de Gestão CONSTITUIÇÃO FEDERAL 1988 Constituição Cidadã O art.18 eleva o município a ente da federação Art. 18. A organização político-administrativa da República

Leia mais

O Papel dos Consórcios Públicos Intermunicipais na Implantação de Políticas Públicas de Desenvolvimento

O Papel dos Consórcios Públicos Intermunicipais na Implantação de Políticas Públicas de Desenvolvimento O Papel dos Consórcios Públicos Intermunicipais na Implantação de Políticas Públicas de Desenvolvimento Luís Eduardo Píres de Oliveira Vieira Auditor de Controle Externo do TCMGO Secretaria de Contas Mensais

Leia mais

José Geraldo Correa de Faria Prefeito Municipal de Santa Bárbara do Leste

José Geraldo Correa de Faria Prefeito Municipal de Santa Bárbara do Leste OFÍCIO Nº. 125/2015 DE: GABINETE DO PREFEITO PARA: CÂMARA MUNICIPAL ASSUNTO: ENCAMINHAMENTO/FAZ PROJETO DE LEI DATA: 24/11/2015 Excelentíssimo Senhor Josias Marçal Júnior Presidente da Câmara Municipal

Leia mais

CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE DO NORDESTE DE SANTA CATARINA

CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE DO NORDESTE DE SANTA CATARINA CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE Consórcio público é uma pessoa jurídica criada por lei com a finalidade de executar a gestão associada de serviços públicos, onde os entes consorciados, pode ser a União,

Leia mais

Transferências de Recursos da União Transferências Voluntárias

Transferências de Recursos da União Transferências Voluntárias Transferências Constitucionais Transferências Legais da União Transferências Voluntárias da União Transferências Constitucionais Correspondem a parcelas de recursos arrecadados e repassados de um ente

Leia mais

Participação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde de MG no processo de credenciamento/contratação de serviços no SUS/MG

Participação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde de MG no processo de credenciamento/contratação de serviços no SUS/MG Participação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde de MG no processo de credenciamento/contratação de serviços no SUS/MG Jacqueline D. B. Lobo Leite Autoridade Sanitária / Auditoria Assistencial GAA/SR

Leia mais

Noções sobre o financiamento e alocação de recursos em saúde

Noções sobre o financiamento e alocação de recursos em saúde Noções sobre o financiamento e alocação de recursos em saúde Demandas e custos em saúde são crescentes tendência mundial Mudanças no perfil demográfico (envelhecimento da população e diminuição das taxas

Leia mais

Dispõe sobre normas gerais de contratação de consórcios públicos e dá outras providências.

Dispõe sobre normas gerais de contratação de consórcios públicos e dá outras providências. LEI Nº 11.107, DE 6 DE ABRIL DE 2005. Dispõe sobre normas gerais de contratação de consórcios públicos e dá outras providências. PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 2013

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 2013 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 2013, DE Altera a Constituição Federal para disciplinar a instituição de consórcio público destinado à atuação exclusiva no âmbito do sistema único de saúde e na atenção

Leia mais

Os Consórcios Públicos mostram-se como institutos que podem trazer uma nova perspectiva no gerir da coisa pública e apresentam, inclusive,

Os Consórcios Públicos mostram-se como institutos que podem trazer uma nova perspectiva no gerir da coisa pública e apresentam, inclusive, Consórcios Públicos Os Consórcios Públicos mostram-se como institutos que podem trazer uma nova perspectiva no gerir da coisa pública e apresentam, inclusive, instrumentos inovadores na área da gestão

Leia mais

II Encontro Nacional de Municípios

II Encontro Nacional de Municípios II Encontro Nacional de Municípios Associação II Encontro Brasileira Nacional de Municípios de Municípios (ABM) Brasília, Brasília, 02 de 02 março de março de de 2016 A Importância da Assistência Técnica

Leia mais

FINANCIAMNETO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS. Salvador - Fevereiro 2017

FINANCIAMNETO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS. Salvador - Fevereiro 2017 FINANCIAMNETO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS Salvador - Fevereiro 2017 Moldura Jurídica do Sistema Público de Saúde Brasileiro Constituição Federal de 1988: criação do SUS Lei 8.080/1990: regulamentação do

Leia mais

Consórcios Públicos em Saúde. Ceará, 2008

Consórcios Públicos em Saúde. Ceará, 2008 Consórcios Públicos em Saúde Ceará, 2008 Principais Inovações Lei dos Consórcios (Lei n.º 11.107 de 06 de abril de 2005) Protocolo de Intenções Pessoa jurídica para representar o Consórcio Contratos de

Leia mais

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 11.107, DE 6 DE ABRIL DE 2005. Mensagem de veto Regulamento Dispõe sobre normas gerais de contratação de consórcios públicos e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o

Leia mais

Aspectos de direito público da lei de inovação. Mariana Tápias Denis Borges Barbosa Advogados

Aspectos de direito público da lei de inovação. Mariana Tápias Denis Borges Barbosa Advogados Aspectos de direito público da lei de inovação Mariana Tápias Denis Borges Barbosa Advogados FUNDAMENTO CONSTITUCIONAL DA LEI DE INOVAÇÃO - ARTS. 218 e 219 DA CR/88 O ESTADO promoverá e incentivará o desenvolvimento

Leia mais

CARTILHA DE ORÇAMENTO FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE

CARTILHA DE ORÇAMENTO FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE CARTILHA DE ORÇAMENTO FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE 2018 1 Cartilha sobre Orçamento 1 - Entendendo o orçamento público A lei do orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a

Leia mais

Congresso das Secretarias Municipais de Saúde 2016 COSEMS/RS. SUS: a conjuntura atual e a gestão que queremos

Congresso das Secretarias Municipais de Saúde 2016 COSEMS/RS. SUS: a conjuntura atual e a gestão que queremos Congresso das Secretarias Municipais de Saúde 2016 COSEMS/RS SUS: a conjuntura atual e a gestão que queremos 13 de julho de 2016 Gestão e Financiamento 1 - Melhorar a gestão e o financiamento da saúde,

Leia mais

SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E NORMAS DE COOPERAÇÃO

SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E NORMAS DE COOPERAÇÃO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E NORMAS DE COOPERAÇÃO Audiência Pública em 14/6/16 Na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados Adão Francisco de Oliveira Secretário de Estado da Educação do Tocantins

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Organização da Administração Pública Prof. Denis França Características: Regidos pela Lei 11.107/05: Art. 1º Esta Lei dispõe sobre normas gerais para a União, os Estados, o Distrito

Leia mais

Novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação EC Nº 85/15 e LEI Nº /16

Novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação EC Nº 85/15 e LEI Nº /16 XI FORTEC Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia Novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação EC Nº 85/15 e LEI Nº 13.243/16 Fortaleza/CE, 18 de maio de 2017 Leopoldo

Leia mais

Lei n , de 12 de janeiro de 2015.

Lei n , de 12 de janeiro de 2015. Lei n 13.089, de 12 de janeiro de 2015. Institui o Estatuto da Metrópole, altera a Lei no 10.257, de 10 de julho de 2001, e dá outras providências. A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO INDIRETA E CONSÓRCIOS PÚBLICOS MAURINO BURINI ASSESSOR JURÍDICO E ADVOGADO

ADMINISTRAÇÃO INDIRETA E CONSÓRCIOS PÚBLICOS MAURINO BURINI ASSESSOR JURÍDICO E ADVOGADO ADMINISTRAÇÃO INDIRETA E CONSÓRCIOS PÚBLICOS MAURINO BURINI ASSESSOR JURÍDICO E ADVOGADO Administração Indireta Autarquia Empresa Pública Sociedade de Economia Mista Fundação Pública Características -

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Consórcios Públicos Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo CONSÓRCIOS PÚBLICOS LEI Nº 11.107, DE 6 DE ABRIL DE 2005. Dispõe sobre normas

Leia mais

O Banco que Acredita nas Pessoas Guia de Consórcios Públicos

O Banco que Acredita nas Pessoas  Guia de Consórcios Públicos O Banco que Acredita nas Pessoas www.caixa.gov.br Guia de Consórcios Públicos Com a promulgação da Lei 11.107/05, regulamentada pelo Decreto 6.017/07, os Municípios passaram a ter um instrumento importante

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº 30/2016. Como fechar as contas de final de mandato dos Consórcios Públicos.

NOTA TÉCNICA Nº 30/2016. Como fechar as contas de final de mandato dos Consórcios Públicos. NOTA TÉCNICA Nº 30/2016 Brasília, 21 de outubro de 2016. ÁREA: TÍTULO: Jurídico Como fechar as contas de final de mandato dos Consórcios Públicos. REFERÊNCIAS: Portaria STN nº 274, de 13 de maio de 2016

Leia mais

CURSO: Desafios da Implantação dos Dispositivos do Decreto 7.508

CURSO: Desafios da Implantação dos Dispositivos do Decreto 7.508 XXVIII Congresso de Secretários Municipais de do Estado de São Paulo CURSO: Desafios da Implantação dos Dispositivos do Decreto 7.508 CRS Coordenadoria de Regiões de da Secretaria de Estado da de São Paulo

Leia mais

JAPIRA IBAITI JABOTI PINHALÃO TOMAZINA JUNDIAÍ DO SUL CONSELHEIRO MAIRINCK MUNICÍPIOS INTEGRANTES:

JAPIRA IBAITI JABOTI PINHALÃO TOMAZINA JUNDIAÍ DO SUL CONSELHEIRO MAIRINCK MUNICÍPIOS INTEGRANTES: MUNICÍPIOS INTEGRANTES: JAPIRA IBAITI JABOTI PINHALÃO TOMAZINA JUNDIAÍ DO SUL CONSELHEIRO MAIRINCK -A ausência de políticas de desenvolvimento regional acentuou as desigualdades locais e regionais observadas

Leia mais

PPA. Processo de Elaboração

PPA. Processo de Elaboração PREFEITURA DA ESTÂNCIA DE ATIBAIA SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E FINANÇAS AUDIÊNCIA PÚBLICA PPA 2018 A 2021 Processo de Elaboração PPA Plano Plurianual Definições Legais Finalidade e abrangência do Plano

Leia mais

Federação desigual. Assimetrias regionais. Região PIB População Território Região Sudeste 55,41% 42% 10,60% Região Norte 5,40% 8% 45,20%

Federação desigual. Assimetrias regionais. Região PIB População Território Região Sudeste 55,41% 42% 10,60% Região Norte 5,40% 8% 45,20% Federação desigual Assimetrias regionais Região PIB População Território Região Sudeste 55,41% 42% 10,60% Região Norte 5,40% 8% 45,20% Região Centro-oeste 9,57% 7% 18,90% Região Nordeste 13,40% 28% 18,20%

Leia mais

Fundos Municipais de Saúde e a Lei Complementar Considerações. Curitiba, 03 de abril de 2013.

Fundos Municipais de Saúde e a Lei Complementar Considerações. Curitiba, 03 de abril de 2013. Fundos Municipais de Saúde e a Lei Complementar 141 - Considerações Curitiba, 03 de abril de 2013. Fundos Especiais Base legal: Arts. 71 a 74 Lei 4.320/64 Art. 71: Constitui fundo especial o produto de

Leia mais

POLÍTICAS TERRITORIAIS URBANAS NO PROCESSO DE GOVERNANÇA LOCAL

POLÍTICAS TERRITORIAIS URBANAS NO PROCESSO DE GOVERNANÇA LOCAL Título do Trabalho POLÍTICAS TERRITORIAIS URBANAS NO PROCESSO DE GOVERNANÇA LOCAL Nome do Autor (a) Principal Gabriela Ribeiro da Silva Campos Nome (s) do Coautor (a) (s) Adriana Fortunato de Almeida;

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 09. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 09. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 09 Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua Instrumentos associado aos fundos são as TRANSFERÊNCIAS INTERGOVERNAMENTAIS de recursos, que remetem à discussão do federalismo, das relações

Leia mais

Desafios da Federação Brasileira Fortalecimento dos Municípios

Desafios da Federação Brasileira Fortalecimento dos Municípios Desafios da Federação Brasileira Fortalecimento dos Municípios 2015 PACTO CONSTITUINTE DE 1988: UMA FEDERAÇÃO EM CONSTRUÇÃO DITADURA ESTADO CENTRAL X DEMOCRATIZAÇÃO DESCENTRALIZAÇÃO CONTROLE PÚBLICO FEDERAÇÃO

Leia mais

*2FF6B6EB* PROJETO DE LEI. Dispõe sobre o Sistema Nacional de Emprego, criado pelo Decreto n o , de 8 de outubro de 1975.

*2FF6B6EB* PROJETO DE LEI. Dispõe sobre o Sistema Nacional de Emprego, criado pelo Decreto n o , de 8 de outubro de 1975. ** PROJETO DE LEI Dispõe sobre o Sistema Nacional de Emprego, criado pelo Decreto n o 76.403, de 8 de outubro de 1975. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1º Esta Lei, tendo em vista o disposto no inciso

Leia mais

O PNE & o Pacto Federativo. Thiago Peixoto Secretário da Educação de Goiás

O PNE & o Pacto Federativo. Thiago Peixoto Secretário da Educação de Goiás O PNE & o Pacto Federativo Thiago Peixoto Secretário da Educação de Goiás O PNE Tem em vista o cumprimento do disposto no art. 214 da Constituição Federal: Art. 214. A lei estabelecerá o plano nacional

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. CERT Regular 5ª Fase. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. CERT Regular 5ª Fase. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER CERT Regular 5ª Fase Princípios da LRF Período 2006 2016 Princípios da LRF 1) FCC - AUDITOR FISCAL DO TESOURO MUNICIPAL - PREFEITURA DE SÃO PAULO (2007) Analise as afirmações

Leia mais

CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988

CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 Art. 207. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre

Leia mais

PORTARIA Nº 1.535, DE 29 DE MAIO DE 2018

PORTARIA Nº 1.535, DE 29 DE MAIO DE 2018 PORTARIA Nº 1.535, DE 29 DE MAIO DE 2018 Habilita o Estado, Município ou Distrito Federal a receber recursos destinados à aquisição de equipamentos e materiais permanentes para estabelecimentos de saúde.

Leia mais

TERRITÓRIO CONSORCIAL: O ENFRENTAMENTO DAS DESIGUALDADES REGIONAIS E A FOMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS POR MEIO DE CONSÓRCIO DE MUNICÍPIO

TERRITÓRIO CONSORCIAL: O ENFRENTAMENTO DAS DESIGUALDADES REGIONAIS E A FOMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS POR MEIO DE CONSÓRCIO DE MUNICÍPIO TERRITÓRIO CONSORCIAL: O ENFRENTAMENTO DAS DESIGUALDADES REGIONAIS E A FOMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS POR MEIO DE CONSÓRCIO DE MUNICÍPIO José Luiz de Oliveira Júnior 2 Painel 36/001 Cooperação Interfederativa

Leia mais

Finalidades distintas do modelo institucional-legal das OS e do fomento do MROSC Aldino Graef

Finalidades distintas do modelo institucional-legal das OS e do fomento do MROSC Aldino Graef Finalidades distintas do modelo institucional-legal das OS e do fomento do MROSC Aldino Graef Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental Exclusão mútua nas legislações do Marco Regulatório

Leia mais

SEMINÁRIO DE CONSÓRCIOS E PERMISSÕES: INSTRUMENTOS DE GESTÃO COMPARTILHADA 23 e 24 de novembro de 2017

SEMINÁRIO DE CONSÓRCIOS E PERMISSÕES: INSTRUMENTOS DE GESTÃO COMPARTILHADA 23 e 24 de novembro de 2017 SEMINÁRIO DE CONSÓRCIOS E PERMISSÕES: INSTRUMENTOS DE GESTÃO COMPARTILHADA 23 e 24 de novembro de 2017 Joanni Aparecida Henrichs, advogada e consultora da CNM www.consorcios.cnm.org.br consórcios@cnm.org.br

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº 23/2017

NOTA TÉCNICA Nº 23/2017 NOTA TÉCNICA Nº 23/2017 Brasília, 13 de junho de 2017. ÁREA: TÍTULO: AUTORA: Consórcios Públicos As aquisições de bens e serviços no âmbito dos consórcios públicos Joanni Aparecida Henrichs REFERÊNCIAS:

Leia mais

O SUS LEGAL A partir das leis que ainda não foram cumpridas e que determinam a estrutura e funcionamento do SUS: Propostas do ministério da saúde

O SUS LEGAL A partir das leis que ainda não foram cumpridas e que determinam a estrutura e funcionamento do SUS: Propostas do ministério da saúde O SUS LEGAL A partir das leis que ainda não foram cumpridas e que determinam a estrutura e funcionamento do SUS: Propostas do ministério da saúde Brasília, 25/01/2017 Lei 141 Art. 30. Os planos plurianuais,

Leia mais

MANIFESTO EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS CATARINENSES SOBRE A CRISE FINANCEIRA

MANIFESTO EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS CATARINENSES SOBRE A CRISE FINANCEIRA MANIFESTO EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS CATARINENSES SOBRE A CRISE FINANCEIRA Considerações Iniciais O Conselho Político da Federação Catarinense de Municípios - FECAM, integrado pelos prefeitos municipais

Leia mais

FINANCIAMENTO FEDERAL

FINANCIAMENTO FEDERAL FINANCIAMENTO FEDERAL SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE O art. 198 da CF preconiza que as ações e serviços públicos de saúde - asps integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único organizado

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 141/2012

LEI COMPLEMENTAR Nº 141/2012 LEI COMPLEMENTAR Nº 141/2012 Regulamenta o 3 o do art. 198 da Constituição Federal para dispor sobre os valores mínimos a serem aplicados anualmente pela União, estados, Distrito Federal e municípios em

Leia mais

PORTARIA Nº 3.378, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2017

PORTARIA Nº 3.378, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2017 PORTARIA Nº 3.378, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2017 Habilita o Estado, Município ou Distrito Federal a receber recursos referentes ao incremento temporário do Limite Financeiro da Assistência de Média e Alta

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA, IVA NACIONAL E FEDERAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA, IVA NACIONAL E FEDERAÇÃO ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA, IVA NACIONAL E FEDERAÇÃO Cássio Vieira Auditor-Fiscal Tributário do Município de São Paulo Coordenador da FENAFIM para a reforma tributária Necessidade de uma Administração Tributária

Leia mais

Diretrizes Aprovadas nos Grupos de Trabalho ou na Plenária Final. Por Ordem de Votação nos Eixos Temáticos

Diretrizes Aprovadas nos Grupos de Trabalho ou na Plenária Final. Por Ordem de Votação nos Eixos Temáticos Diretrizes Aprovadas nos Grupos de Trabalho ou na Plenária Final Por Ordem de nos Eixos Temáticos Brasília (DF), 1 a 4/12/2015 Eixo 1 - Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade Diretriz

Leia mais

XXVI CONGRESSO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DE SÃO PAULO REDES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO SUS

XXVI CONGRESSO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DE SÃO PAULO REDES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO SUS XXVI CONGRESSO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DE SÃO PAULO REDES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO SUS MARÍLIA Março/2012 1 REGIONALIZAÇÃO NO SUS ALGUNS CONCEITOS IMPORTANTES 1988: CONSTITUIÇÃO FEDERAL 1990:

Leia mais

EIXO V GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL DOCUMENTO REFERÊNCIA

EIXO V GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL DOCUMENTO REFERÊNCIA EIXO V GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL DOCUMENTO REFERÊNCIA A articulação e mobilização da sociedade civil e de setores do Estado assumiram grande importância, especialmente

Leia mais

PORTARIA Nº 1.087, DE 20 DE ABRIL DE 2018

PORTARIA Nº 1.087, DE 20 DE ABRIL DE 2018 PORTARIA Nº 1.087, DE 20 DE ABRIL DE 2018 Habilita o Estado, Município ou Distrito Federal a receber recursos destinados à aquisição de equipamentos e materiais permanentes para estabelecimentos de saúde.

Leia mais

CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO BÁSICO

CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO BÁSICO NOTA TÉCNICA Nº 001/2011 Brasília, 16 de março de 2011. ÁREA: Saneamento Área de Desenvolvimento Urbano TÍTULO: Contratação dos serviços de saneamento básico REFERÊNCIA(S): Lei nº 11.445/2010, Decreto

Leia mais

I 7% (sete por cento) para Municípios com população de até ( cem mil ) habitantes;

I 7% (sete por cento) para Municípios com população de até ( cem mil ) habitantes; PARECER Nº 001/2010/JURÍDICO/CNM INTERESSADO: PREFEITOS DE DIVERSOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS ASSUNTO: ORÇAMENTOS DAS CÂMARAS MUNICIPAIS NO EXERCÍCIO DE 2010. DA CONSULTA: Trata-se de consulta formulada por

Leia mais

Consórcios Públicos em Saúde Importância para Gestão Pública e a Melhoria do Acesso aos Serviços de Saúde

Consórcios Públicos em Saúde Importância para Gestão Pública e a Melhoria do Acesso aos Serviços de Saúde Consórcios Públicos em Saúde Importância para Gestão Pública e a Melhoria do Acesso aos Serviços de Saúde Public Health Consortiums - Importance for public administration in improvement of the access to

Leia mais

Apresentação da Proposta de Projeto de Lei de Iniciativa Popular

Apresentação da Proposta de Projeto de Lei de Iniciativa Popular Apresentação da Proposta de Projeto de Lei de Iniciativa Popular Projeto de Lei de Iniciativa Popular LC 141/2012 em vigor Art. 5 o A União aplicará, anualmente, em ações e serviços públicos de saúde,

Leia mais

SANEAMENTO BÁSICO - LEI /07 - ÁGUA

SANEAMENTO BÁSICO - LEI /07 - ÁGUA - LEI 11.445/07 - ÁGUA 1 ESGOTO LIXO 2 CHUVA Lei nº 11.445/07, de 5/1/07 Água potável Esgoto sanitário Tratamento do lixo Drenagem da chuva 3 Lei 8.080/90 (promoção, proteção e recuperação da saúde) Art.

Leia mais

Soluções e Parcerias para o Desenvolvimento dos Municípios. Helio Luiz Duranti Diretor Regional de Negócios

Soluções e Parcerias para o Desenvolvimento dos Municípios. Helio Luiz Duranti Diretor Regional de Negócios Soluções e Parcerias para o Desenvolvimento dos Municípios Helio Luiz Duranti Diretor Regional de Negócios Missão da CAIXA Atuar na promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável do País, como

Leia mais

Lei nº , de 5 de janeiro de 2007

Lei nº , de 5 de janeiro de 2007 Legislação relevante Lei nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007 Estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico e para a política federal de saneamento básico. Competência para prestação de serviços

Leia mais

do Litoral Sul, CDS-LS

do Litoral Sul, CDS-LS Planejamento Estratégico Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Litoral Sul, CDS-LS Histórico Criado por meio da Assembleia de Instalação da Autarquia Interfederativa, com aprovação do Estatuto e

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAPUÃ

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAPUÃ LEI Nº. 595/2017 SÚMULA: AUTORIZA A PARTICIPAÇÃO, COM RESERVAS, DO MUNICÍPIO DE ARAPUÃ NO CONSÓRCIO PÚBLICO INTERMUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO DA REGIÃO DE ASTORGA - CINDAST E DÁ

Leia mais

PARCERIAS: CONCEITOS ESTRUTURANTES E A CONTRATUALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

PARCERIAS: CONCEITOS ESTRUTURANTES E A CONTRATUALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA PARCERIAS: CONCEITOS ESTRUTURANTES E A CONTRATUALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA Roteiro de aula Curso: Parcerias na Pública DES0417 Noturno 2014 Prof. Dr. Marcos A. Perez As múltiplas atividades ou a missão da

Leia mais

CONSÓRCIOS PÚBLICOS REGULAMENTAÇÃO CONTÁBIL. Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação CCONF

CONSÓRCIOS PÚBLICOS REGULAMENTAÇÃO CONTÁBIL. Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação CCONF CONSÓRCIOS PÚBLICOS REGULAMENTAÇÃO CONTÁBIL Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação CCONF 1 Consórcios Públicos Legislação Aplicável Lei 11.107/05 Regras de direito financeiro

Leia mais

Plano Decenal da Assistência Social: Desafios para os Entes Federados

Plano Decenal da Assistência Social: Desafios para os Entes Federados Plano Decenal da Assistência Social: Desafios para os Entes Federados Proteção Social para todos/as os/as brasileiros/as II Plano Decenal - 2016/2026 CARACTERÍSTICAS DOS PLANOS São técnicos e políticos;

Leia mais

PORTARIA Nº 1.055, DE 20 DE ABRIL DE 2018

PORTARIA Nº 1.055, DE 20 DE ABRIL DE 2018 PORTARIA Nº 1.055, DE 20 DE ABRIL DE 2018 Habilita o Estado, Município ou Distrito Federal a receber recursos referentes ao incremento temporário do Limite Financeiro da Assistência de Média e Alta Complexidade

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. A Receita Pública. Fundos Públicos Financeiros (de participação e de destinação) Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. A Receita Pública. Fundos Públicos Financeiros (de participação e de destinação) Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO A Receita Pública Prof. Thamiris Felizardo -FUNDOS PÚBLICOS Fundos: consistem na individualização dos recursos e na sua vinculação a uma área especifica. -CONCEITO: Dentre as suas diversas

Leia mais

Desafios do Federalismo Brasileiro. Paula Ravanelli Losada Subchefia de Assuntos Federativos Secretaria de Relações Institucionais

Desafios do Federalismo Brasileiro. Paula Ravanelli Losada Subchefia de Assuntos Federativos Secretaria de Relações Institucionais Desafios do Federalismo Brasileiro Paula Ravanelli Losada Subchefia de Assuntos Federativos Secretaria de Relações Institucionais Federação desigual Arranjo Federativo Brasileiro As desigualdades regionais

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA LC nº 101/2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal Professor Sergio Barata Art. 25. Para efeito desta Lei Complementar, entende-se por transferência voluntária a entrega

Leia mais

Elaboração do Plano Plurianual

Elaboração do Plano Plurianual Elaboração do Plano Plurianual 2016-2019 Fórum Dialoga Brasil Interconselhos Brasília-DF, 14 a 16 de abril de 2015 1 O que é o PPA É o instrumento constitucional de planejamento governamental que espelha

Leia mais

DIVERGÊNCIAS NACIONAIS RELATIVAS AO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO - SNE. Maria Beatriz Mandelert Padovani

DIVERGÊNCIAS NACIONAIS RELATIVAS AO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO - SNE. Maria Beatriz Mandelert Padovani DIVERGÊNCIAS NACIONAIS RELATIVAS AO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO - SNE Maria Beatriz Mandelert Padovani FONTES DE DEBATES: 1. Texto MEC - Instituir um Sistema Nacional de Educação: agenda obrigatória para

Leia mais

P L O Í L TI T CA C A NA N C A I C ON O A N L A L D E D E R E R S E Í S DU D O U S O S SÓ S L Ó I L DO D S O S

P L O Í L TI T CA C A NA N C A I C ON O A N L A L D E D E R E R S E Í S DU D O U S O S SÓ S L Ó I L DO D S O S MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MMA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS PNRS RESÍDUOS SÓLIDOS RESÍDUOS SÓLIDOS: UM PROBLEMA DE CARÁTER SOCIAL, AMBIENTAL E ECONÔMICO AÇÃO ADOTADA: TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS

Leia mais

Consórcios públicos para aquisição de medicamentos Alternativa para reduzir a judicialização da saúde

Consórcios públicos para aquisição de medicamentos Alternativa para reduzir a judicialização da saúde Consórcios públicos para aquisição de medicamentos Alternativa para reduzir a judicialização da saúde Consórcios públicos de aquisição de medicamentos Pessoas jurídicas constituídas como associações públicas

Leia mais

- CONSTITUIÇÃO FEDERAL (Art NR Emenda nº 19/98)

- CONSTITUIÇÃO FEDERAL (Art NR Emenda nº 19/98) ARES-PCJ HISTÓRICO, COMPOSIÇÃO E ESTRUTURA DA AGÊNCIA DALTO FAVERO BROCHI MARÇO - 2013 MARCO LEGAL - CONSTITUIÇÃO FEDERAL (Art. 241 - NR Emenda nº 19/98) - LEI FEDERAL Nº 11.107/2005 (Lei dos Consórcios

Leia mais

VII CONGRESSO BRASILEIRO E VIII CONGRESSO PAULISTA DE POLITICA MEDICA FINANCIAMENTO DO SUS. São Paulo, 21 de março de 2014.

VII CONGRESSO BRASILEIRO E VIII CONGRESSO PAULISTA DE POLITICA MEDICA FINANCIAMENTO DO SUS. São Paulo, 21 de março de 2014. VII CONGRESSO BRASILEIRO E VIII CONGRESSO PAULISTA DE POLITICA MEDICA FINANCIAMENTO DO SUS São Paulo, 21 de março de 2014. BASE LEGAL Constituição Federal Lei 8080 / 8142 Lei Complementar n. 141 (Regulamentação

Leia mais

PRINCIPAIS ARTIGOS DA LEGISLAÇÃO RELACIONADA À EDUCAÇÃO SUPERIOR

PRINCIPAIS ARTIGOS DA LEGISLAÇÃO RELACIONADA À EDUCAÇÃO SUPERIOR PRINCIPAIS ARTIGOS DA LEGISLAÇÃO RELACIONADA À EDUCAÇÃO SUPERIOR CONSTITUIÇÃO FEDERAL Art. 212 A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte

Leia mais

1. Legislação federal referente à cultura no Brasil

1. Legislação federal referente à cultura no Brasil 1. Legislação federal referente à cultura no Brasil Emenda Constitucional 48/2005: cria o Plano Nacional de Cultura LEI Nº 12.343/2010- Aprova o Plano Nacional de Cultura e estabelece o Sistema Nacional

Leia mais

NOTA CONASEMS PORTARIA n. 748 de 27/03/2018 DOU 28/03/2018

NOTA CONASEMS PORTARIA n. 748 de 27/03/2018 DOU 28/03/2018 NOTA CONASEMS PORTARIA n. 748 de 27/03/2018 DOU 28/03/2018 O Financiamento da Saúde, de acordo com a Constituição Federal de 1988, é responsabilidade das três esferas de Governo, com recursos oriundos

Leia mais

NOTA TÉCNICA nº 04/2019

NOTA TÉCNICA nº 04/2019 NOTA TÉCNICA nº 04/2019 Brasília, 16 de janeiro de 2019. ÁREA: TÍTULO: AUTORA: Consórcios Públicos As aquisições de bens e serviços no âmbito dos consórcios públicos Joanni Aparecida Henrichs REFERÊNCIAS:

Leia mais

QUAIS SÃO E COMO FAZER A GESTÃO DOS RECURSOS FINANCEIROS DO SUS? FINANCIAMENTO ESTADUAL

QUAIS SÃO E COMO FAZER A GESTÃO DOS RECURSOS FINANCEIROS DO SUS? FINANCIAMENTO ESTADUAL QUAIS SÃO E COMO FAZER A GESTÃO DOS RECURSOS FINANCEIROS DO SUS? FINANCIAMENTO ESTADUAL Financiamento Estadual Constituição de 1988: Garantia de direito à saúde; Obrigou ao Estado realizar políticas sociais

Leia mais

A PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO MÉTODO DE GOVERNO

A PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO MÉTODO DE GOVERNO A PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO MÉTODO DE GOVERNO O Processo 2007: Debates e elaborações acerca de um Sistema Nacional de Participação Social; 2011 a 2013: cerca de 45 debates com organizações da sociedade

Leia mais

Unidade 5 Prognóstico

Unidade 5 Prognóstico Unidade 5 Prognóstico Unidade 5 - Prognóstico 5.1 Introdução Esta unidade tratará da etapa de prognóstico da cultura e de seus produtos, que farão parte do Plano. Para tanto, abordaremos os seguintes tópicos:

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA NACIONAL DE ARTICULAÇÃO SOCIAL

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA NACIONAL DE ARTICULAÇÃO SOCIAL PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA NACIONAL DE ARTICULAÇÃO SOCIAL TERMO DE ADESÃO AO COMPROMISSO NACIONAL PELA PARTICIPAÇÃO SOCIAL O Município (NOME), representado

Leia mais

Agência de Água: Base legal, alternativas jurídicas e forma de escolha Rosana Evangelista

Agência de Água: Base legal, alternativas jurídicas e forma de escolha Rosana Evangelista Agência de Água: Base legal, alternativas jurídicas e forma de escolha Rosana Evangelista 3ª Oficina do Grupo de Trabalho Agência e Cobrança GTAC do CBH-Paranaíba Uberlândia-MG, 21/03/2014 SUBPROGRAMA

Leia mais

Estatuto da Metrópole e a Região Metropolitana de Belo Horizonte

Estatuto da Metrópole e a Região Metropolitana de Belo Horizonte Estatuto da Metrópole e a Região Metropolitana de Belo Horizonte Agência RMBH 10 de agosto de 2016 Região Metropolitana de Belo Horizonte - RMBH RMBH 34 municípios 4,8 milhões habitantes Colar Metropolitano

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 11.107, DE 6 DE ABRIL DE 2005. Mensagem de veto Dispõe sobre normas gerais de contratação de consórcios públicos e dá outras

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 11. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 11. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 11 Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua O Financiamento do SUS: CF-88 art. 198: O SUS é financiado por recursos do Orçamento da Seguridade Social da União, dos estados, do Distrito

Leia mais

Regulação dos Serviços de Limpeza Urbana e de Manejo de Resíduos Sólidos

Regulação dos Serviços de Limpeza Urbana e de Manejo de Resíduos Sólidos ABES-MG Belo Horizonte Junho de 2013 Regulação dos Serviços de Limpeza Urbana e de Manejo de Resíduos Sólidos Eng. Marcos Helano Fernandes Montenegro Legislação relevante Lei nº 8.666, de de 21 de junho

Leia mais

Qualificação da Gestão

Qualificação da Gestão Qualificação da Gestão O que é o SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços de saúde sob gestão pública Com direção única em cada

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº 0013/2009

NOTA TÉCNICA Nº 0013/2009 NOTA TÉCNICA Nº 0013/2009 Brasília, 25 de novembro de 2009. ÁREA: Área de Saúde TÍTULO: Inscrição do Fundo Municipal de Saúde no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica CNPJ. REFERÊNCIA(S): Emenda Constitucional

Leia mais