FÉ EM JESUS CRISTO SEGUNDO BENTO XVI CELEBRADA ANUNCIADA NOVA EVANGELIZAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FÉ EM JESUS CRISTO SEGUNDO BENTO XVI CELEBRADA ANUNCIADA NOVA EVANGELIZAÇÃO"

Transcrição

1

2 FÉ EM JESUS CRISTO FÉ SEGUNDO BENTO XVI FÉ ANUNCIADA FÉ CELEBRADA NOVA EVANGELIZAÇÃO

3 RELEMBRANDO A FÉ EM JESUS CRISTO 1. Creio em Jesus Cristo, seu Único Filho, nosso Senhor. 2. Que foi concebido pelo poder do Espírito Santo.

4 O QUE ESTUDAREMOS? A FÉ ANUNCIADA MISSIONARIEDADE SEGUNDO O DECRETO AD GENTES

5 VOCAÇÃO MISSIONÁRIA DA IGREJA A IGREJA, ENVIADA DE CRISTO A TRINDADE É MISSIONÁRIA MISSÃO DO ESPÍRITO SANTO O DESÍGNIO DO PAI MISSÃO DO FILHO

6 VOCAÇÃO MISSIONÁRIA DA IGREJA A IGREJA, ENVIADA DE CRISTO A TRINDADE É MISSIONÁRIA MISSÃO DO ESPÍRITO SANTO O DESÍGNIO DO PAI MISSÃO DO FILHO

7 1. VOCAÇÃO MISSIONÁRIA DA IGREJA

8 1. VOCAÇÃO MISSIONÁRIA DA IGREJA FUNDAMENTOS DA MISSÃO OBJETIVO DA MISSÃO

9 1. VOCAÇÃO MISSIONÁRIA DA IGREJA FUNDAMENTOS DA MISSÃO OBJETIVO DA MISSÃO

10 FUNDAMENTOS DA MISSÃO A Igreja, enviada por Deus a todas as gentes para ser sacramento universal de salvação, por íntima exigência da própria catolicidade, obedecendo a um mandato do seu fundador, procura incansavelmente anunciar o Evangelho a todos os homens. (AG, 01)

11 FUNDAMENTOS DA MISSÃO A Igreja, enviada por Deus... A origem da missão da Igreja está em Deus.

12 FUNDAMENTOS DA MISSÃO A Igreja, enviada por Deus a todas as gentes... Seu envio é universal.

13 FUNDAMENTOS DA MISSÃO... para ser sacramento universal de salvação... Sua função: ser sacramento universal de salvação.

14 FUNDAMENTOS DA MISSÃO... por íntima exigência da própria catolicidade, obedecendo a um mandato do seu fundador, procura incansavelmente anunciar o Evangelho a todos os homens. A Igreja é missionária porque é católica; é enviada pelo Fundador.

15 FUNDAMENTOS DA MISSÃO Resumo 1. A origem da missão da Igreja está em Deus. 2. Seu envio é universal. 3. Sua função: ser sacramento universal de salvação. 4. A Igreja é missionária porque é católica, é enviada pelo Fundador.

16 1. VOCAÇÃO MISSIONÁRIA DA IGREJA FUNDAMENTOS DA MISSÃO OBJETIVO DA MISSÃO

17 OBJETIVO DA MISSÃO Já os próprios Apóstolos, em que a Igreja se alicerça, seguindo o exemplo de Cristo, pregaram a palavra da verdade e geraram as Igrejas. Aos seus sucessores compete perpetuar esta obra, para que a Palavra de Deus se propague rapidamente e seja glorificada (2Ts 3,1) e o Reino de Deus seja pregado e estabelecido em toda a terra. (AG, 01)

18 OBJETIVO DA MISSÃO Já os próprios Apóstolos, em que a Igreja se alicerça, seguindo o exemplo de Cristo, pregaram a Palavra da verdade... Pregar a Palavra

19 OBJETIVO DA MISSÃO... pregaram a Palavra da verdade e geraram as Igrejas Gerar a Igreja

20 OBJETIVO DA MISSÃO Aos seus sucessores compete perpetuar esta obra, para que a palavra de Deus se propague rapidamente e seja glorificada (2Ts 3,1)... Glorificação de Deus

21 OBJETIVO DA MISSÃO... e o reino de Deus seja pregado e estabelecido em toda a terra. Estabelecer o Reino de Deus

22 OBJETIVO DA MISSÃO Resumo 1. Pregar a Palavra 2. Gerar a Igreja 3. Glorificação de Deus 4. Estabelecer o Reino de Deus

23 VOCAÇÃO MISSIONÁRIA DA IGREJA A IGREJA, ENVIADA DE CRISTO A TRINDADE É MISSIONÁRIA MISSÃO DO ESPÍRITO SANTO O DESÍGNIO DO PAI MISSÃO DO FILHO

24 2. A TRINDADE É MISSIONÁRIA

25 A TRINDADE É MISSIONÁRIA TRINDADE: META DA FÉ TRINDADE MISSIONÁRIA O PAI O FILHO O ESPÍRITO SANTO PROCESSÕES DIVINAS TRINDADE DINÂMICA

26 A TRINDADE É MISSIONÁRIA TRINDADE: META DA FÉ TRINDADE MISSIONÁRIA O PAI O FILHO O ESPÍRITO SANTO PROCESSÕES DIVINAS TRINDADE DINÂMICA

27 TRINDADE: META DA FÉ Chegar à descoberta da fé na Trindade equivale a crer num só Deus que é Amor. O Deus dos cristãos é a Trindade (Santo Agostinho)

28

29 TRINDADE: META DA FÉ Afirmar nossa fé na Trindade é afirmarmos que Deus é Único, mas não sozinho; Deus é comunhão plena.

30

31 TRINDADE: META DA FÉ Crer na Trindade é crer no Pai que, na plenitude dos tempos, envia seu Filho para a nossa salvação.

32 TRINDADE: META DA FÉ Crer na Trindade é crer em Jesus que redime o mundo no mistério de sua morte e ressureição.

33 TRINDADE: META DA FÉ Crer na Trindade é crer no Espírito Santo que guia a Igreja através da história enquanto aguardamos o regresso glorioso do Senhor.

34 TRINDADE: META DA FÉ O nome cristão é um nome trinitário: o Pai nos unge com seu próprio Espírito e nos tornamos cristos (ungidos).

35 TRINDADE: META DA FÉ Sermos trinitários O Pai sorri para o Filho, o Filho sorri para o Pai, e o sorriso faz nascer o prazer, o prazer faz nascer a alegria e a alegria faz nascer o amor. (Mestre Eckhart)

36 A TRINDADE É MISSIONÁRIA TRINDADE: META DA FÉ TRINDADE MISSIONÁRIA O PAI O FILHO O ESPÍRITO SANTO PROCESSÕES DIVINAS TRINDADE DINÂMICA

37 TRINDADE MISSIONÁRIA O que sabemos da Trindade se constrói a partir de sua manifestação ao mundo e, por isso, podemos, por questões pedagógicas, afirmar que a Trindade pode ser visualizada em dois níveis:

38 TRINDADE MISSIONÁRIA Trindade Transcendente

39 TRINDADE MISSIONÁRIA Trindade Imanente/Econômica

40 A TRINDADE É MISSIONÁRIA TRINDADE: META DA FÉ TRINDADE MISSIONÁRIA O PAI O FILHO O ESPÍRITO SANTO PROCESSÕES DIVINAS TRINDADE DINÂMICA

41 O PAI Ao designar a Deus com o nome de Pai, a linguagem de fé indica principalmente dois aspectos: que Deus é origem primeira de tudo e autoridade transcendente, e que ao mesmo tempo é bondade e solicitude de amor para todo os seus filhos. Esta ternura paterna de Deus pode também ser expressa pela imagem da maternidade, que indica mais a imanência de Deus, a intimidade entre Deus e sua criatura.

42 O PAI A linguagem da fé inspira-se, assim, na experiência humana dos pais (genitores), que são de certo modo os primeiros representantes de Deus para o homem. Mas esta experiência humana ensina também que os pais humanos são falíveis e que podem desfigurar o rosto da paternidade e da maternidade. Convém então lembrar que Deus transcende a distinção humana dos sexos. Ele não é homem e nem mulher, é Deus. Transcende também a paternidade e maternidade humanas, embora seja a sua origem e a medida; ninguém é pai como Deus o é. (CIC, n. 239)

43 O PAI "Pai" é o nome próprio da Primeira Pessoa, é o nome que a distingue das outras duas.

44 O PAI O nome "Pai" compete mais à Primeira Pessoa enquanto princípio do Filho e não como causa das criaturas, portanto, mais como Pessoa que como Deus.

45 A TRINDADE É MISSIONÁRIA TRINDADE: META DA FÉ TRINDADE MISSIONÁRIA O PAI O FILHO O ESPÍRITO SANTO PROCESSÕES DIVINAS TRINDADE DINÂMICA

46 O FILHO O que ouvimos, o que vimos com nossos olhos, o que contemplamos e o que nossas mãos apalparam do Verbo da vida - porque a Vida manifestou-se: nós vimos e lhe damos testemunho e vos anunciamos a Vida Eterna, que estava voltada para o Pai e que nos apareceu -, o que vimos e ouvimos, vo-lo anunciamos para que estejais também em comunhão conosco. E nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo. E isto vos escrevemos para que nossa alegria seja completa. (1Jo 1,1-4)

47 O FILHO O nome próprio e pessoal da Segunda Pessoa da Trindade é Filho.

48 O FILHO O evangelista João o chama de Logos, Verbo, Palavra.

49 O FILHO O Filho procede do Pai, sua geração eterna do Pai é, segundo Agostinho, intelectual, isto é, pode-se dizer que é o pensamento hipostático de Deus Pai.

50 A TRINDADE É MISSIONÁRIA TRINDADE: META DA FÉ TRINDADE MISSIONÁRIA O PAI O FILHO O ESPÍRITO SANTO PROCESSÕES DIVINAS TRINDADE DINÂMICA

51 O ESPÍRITO SANTO Ninguém conhece o que há em Deus senão o Espírito de Deus (1 Cor 2, 11). Ora, o seu Espírito, que o revela, faz-nos conhecer Cristo, seu Verbo, sua Palavra viva; mas não se diz a Si próprio. Aquele que falou pelos profetas faz-nos ouvir a Palavra do Pai. Mas a Ele, nós não o ouvimos. Não o conhecemos senão no movimento em que Ele nos revela o Verbo e nos dispõe a acolhê-lo na fé. O Espírito de verdade, que nos revela Cristo, não fala de Si próprio. Tal apagamento, propriamente divino, explica porque é que o mundo não o pode receber, porque não o vê nem o conhece, enquanto aqueles que creem em Cristo o conhecem, porque habita com eles e está neles (Jo 14, 17). (CIC, n. 687)

52 O ESPÍRITO SANTO Procedendo do Pai e do Filho, o Espírito unifica os povos e os santifica, é ele a Terceira Pessoa da Trindade.

53 O ESPÍRITO SANTO A existência de uma Terceira Pessoa no mistério de Deus, além do Pai e do Filho, é claramente atestada pelo Novo Testamento.

54 O ESPÍRITO SANTO O Pai, o Filho e o Espírito Santo são nomeados claramente como Pessoas, a Primeira distinta da Segunda e da Terceira e também distintas entre si.

55 A TRINDADE É MISSIONÁRIA TRINDADE: META DA FÉ TRINDADE MISSIONÁRIA O PAI O FILHO O ESPÍRITO SANTO PROCESSÕES DIVINAS TRINDADE DINÂMICA

56 PROCESSÕES DIVINAS O Pai É o Amante que ama com amor de iniciativa, amor desde sempre, amor silencioso, gratuito e pleno. O que diz o Pai no Batismo de Jesus, o diz desde toda a eternidade: "Eis o meu Filho Amado, no qual eu ponho todo o meu amor" (Mc 1,11).

57 PROCESSÕES DIVINAS O Filho É o Amado que acolhe o amor do Pai. Ele retribui o amor do Pai com um amor de correspondência total (Cf. Mt 11,27).

58 PROCESSÕES DIVINAS O Espírito Santo Ele é o Amor-em-pessoa do Pai e do Filho. É vínculo de comunhão e reciprocidade viva de ambos, é o abraço e o ósculo eterno do Pai e do Filho.

59 A TRINDADE É MISSIONÁRIA TRINDADE: META DA FÉ TRINDADE MISSIONÁRIA O PAI O FILHO O ESPÍRITO SANTO PROCESSÕES DIVINAS TRINDADE DINÂMICA

60 TRINDADE DINÂMICA Os Santos Padres, ao se referirem à comunhão da Trindade, usaram o termo grego Pericorese

61 TRINDADE DINÂMICA Deus é verdadeiramente fecundo.

62 TRINDADE DINÂMICA As missões divinas, visíveis na história da salvação, levam até as processões, na invisibilidade de Deus.

63 TRINDADE DINÂMICA Dizer que em Deus há processões equivale a atribuir a Deus a categoria da ação.

64 TRINDADE DINÂMICA A ação própria de Deus é ação espiritual e imanente que se realiza conforme o entender e o amar. Este entender e amar dão lugar às divinas processões do Filho e do Espírito Santo.

65 VOCAÇÃO MISSIONÁRIA DA IGREJA A IGREJA, ENVIADA DE CRISTO A TRINDADE É MISSIONÁRIA MISSÃO DO ESPÍRITO SANTO O DESÍGNIO DO PAI MISSÃO DO FILHO

66 DESÍGNIO DO PAI A FONTE DA MISSÃO CONVITE À COMUNHÃO PESSOAL E COMUNITÁRIA COM O PAI

67 DESÍGNIO DO PAI A FONTE DA MISSÃO CONVITE À COMUNHÃO PESSOAL E COMUNITÁRIA COM O PAI

68 A FONTE DA MISSÃO A Igreja peregrina é, por sua natureza, missionária, visto que tem a sua origem, segundo o desígnio de Deus Pai, na missão do Filho e do Espírito Santo. (AG, 02)

69 A FONTE DA MISSÃO A Igreja peregrina é, por sua natureza, missionária, visto que tem a sua origem, segundo o desígnio de Deus Pai... O Pai envia

70 A FONTE DA MISSÃO... tem a sua origem [...] na missão do Filho... O Filho realiza a missão.

71 A FONTE DA MISSÃO... tem a sua origem [...] na missão do Espírito Santo... O Espírito realiza a missão.

72 A FONTE DA MISSÃO A Igreja peregrina é, por sua natureza, missionária, visto que tem a sua origem, segundo o desígnio de Deus Pai, na missão do Filho e do Espírito Santo (AG, 02) A Igreja, que possui sua fonte no coração da Trindade, é missionária por natureza.

73 A FONTE DA MISSÃO Resumo 1. O Pai envia. 2. O Filho realiza a missão. 3. O Espírito realiza a missão. 4. A Igreja, que possui sua fonte no coração da Trindade, é missionária por natureza.

74 DESÍGNIO DO PAI A FONTE DA MISSÃO CONVITE À COMUNHÃO PESSOAL E COMUNITÁRIA COM O PAI

75 CONVITE À COMUNHÃO PESSOAL E COMUNITÁRIA COM O PAI Aprouve, porém, a Deus chamar os homens a esta participação na sua vida, não só de modo individual e sem qualquer solidariedade mútua, mas constituindo-os num Povo em que os seus filhos, que estavam dispersos, se congregassem em unidade. (AG, 02)

76 CONVITE À COMUNHÃO PESSOAL E COMUNITÁRIA COM O PAI Aprouve, porém, a Deus chamar os homens a esta participação na sua vida... Deus sempre chama.

77 CONVITE À COMUNHÃO PESSOAL E COMUNITÁRIA COM O PAI... não só de modo individual e sem qualquer solidariedade mútua... Chama-nos individualmente.

78 CONVITE À COMUNHÃO PESSOAL E COMUNITÁRIA COM O PAI... constituindo-os num Povo em que os seus filhos, que estavam dispersos, se congregassem em unidade. Chama-nos comunitariamente.

79 CONVITE À COMUNHÃO PESSOAL E COMUNITÁRIA COM O PAI Resumo 1. Deus sempre chama. 2. Chama-nos individualmente. 3. Chama-nos comunitariamente.

80 VOCAÇÃO MISSIONÁRIA DA IGREJA A IGREJA, ENVIADA DE CRISTO A TRINDADE É MISSIONÁRIA MISSÃO DO ESPÍRITO SANTO O DESÍGNIO DO PAI MISSÃO DO FILHO

81 4. A MISSÃO DO FILHO

82 A MISSÃO DO FILHO COMO A TRINDADE ACONTECE EM NÓS? QUAL A MISSÃO DO FILHO?

83 A MISSÃO DO FILHO COMO A TRINDADE ACONTECE EM NÓS? QUAL A MISSÃO DO FILHO?

84 COMO A TRINDADE ACONTECE EM NÓS? Este desígnio universal de Deus para a salvação do gênero humano realiza-se não somente dum modo quase secreto na mente humana, ou por esforços, ainda que religiosos, pelos quais os homens de mil maneiras buscam a Deus a ver se conseguem chegar até Ele ou encontrá-lo, embora Ele não esteja longe de cada um de nós (cf. At 17, 27); com efeito, estes esforços precisam ser iluminados e purificados, embora, por benigna determinação da providência de Deus, possam algumas vezes ser considerados como pedagogia ou preparação evangélica para o Deus verdadeiro. (AG, 03)

85 COMO A TRINDADE ACONTECE EM NÓS? Este desígnio universal de Deus para a salvação do gênero humano realiza-se não somente dum modo quase secreto na mente humana... De um modo quase secreto na mente humana.

86 COMO A TRINDADE ACONTECE EM NÓS?... ou por esforços, ainda que religiosos... Por esforços, religiosos ou não.

87 COMO A TRINDADE ACONTECE EM NÓS?... pelos quais os homens de mil maneiras buscam a Deus a ver se conseguem chegar até Ele ou encontrá-lo, embora Ele não esteja longe de cada um de nós (cf. At 17, 27)... Mediante os nossos desejos.

88 COMO A TRINDADE ACONTECE EM NÓS? Resumo 1. De um modo quase secreto na mente humana. 2. Por esforços, religiosos ou não. 3. Mediante os nossos desejos.

89 A MISSÃO DO FILHO COMO A TRINDADE ACONTECE EM NÓS? QUAL A MISSÃO DO FILHO?

90 QUAL A MISSÃO DO FILHO? Para estabelecer a paz ou a comunhão com Ele e uma sociedade fraterna entre os homens, apesar de pecadores, Deus determinou entrar de modo novo e definitivo na história dos homens, enviando o seu Filho na nossa carne para, por Ele, arrancar os homens ao poder das trevas e de satanás e n'ele reconciliar o mundo consigo. Constituiu, portanto, herdeiro de todas as coisas Aquele por quem fizera tudo, para n'ele tudo restaurar. Cristo Jesus, de fato, foi enviado ao mundo como verdadeiro mediador entre Deus e os homens.

91 QUAL A MISSÃO DO FILHO? Como é Deus, n'ele habita corporalmente toda a plenitude da divindade (Col. 2,9); e sendo o novo Adão pela sua natureza humana, é constituído cabeça da humanidade renovada, cheio de graça e de verdade (Jo. l,14). Assim, o Filho de Deus, pelo caminho duma verdadeira Encarnação, veio para fazer os homens participantes da sua natureza divina e, sendo rico, fez-se por nós necessitado para que nos tornássemos ricos da sua pobreza. O Filho do Homem não veio para que o servissem, mas para ser ele a servir e para dar até a sua vida em redenção por muitos, isto é, por todos.

92 QUAL A MISSÃO DO FILHO? Os santos Padres constantemente proclamam nada estar remido que não tivesse sido primeiro assumido por Cristo. Ora, ele assumiu por inteiro a natureza humana tal qual ela existe em nós, pobres e miseráveis, rejeitando dela apenas o pecado. De si mesmo disse Cristo, a quem o Pai santificou e enviou ao mundo (cf. Jo 10,36): O Espírito do Senhor está sobre mim; por isso me ungiu e me enviou a anunciar a boa nova aos pobres, a sarar os contritos de coração, a proclamar a libertação dos cativos e a restituir a vista aos cegos (Lc. 4,18).

93 QUAL A MISSÃO DO FILHO? E outra vez: Veio o Filho do Homem para buscar e salvar o que estava perdido (Lc 19,10). Aquilo que uma vez foi pregado pelo Senhor ou aquilo que n'ele se operou para salvação do género humano, deve ser proclamado e espalhado até aos confins da terra, começando por Jerusalém, de modo que tudo quanto foi feito uma vez por todas, pela salvação dos homens, alcance o seu efeito em todos, no decurso dos tempos. (AG, 03)

94 QUAL A MISSÃO DO FILHO? Para estabelecer a paz ou a comunhão com Ele e uma sociedade fraterna entre os homens, apesar de pecadores, Deus determinou entrar de modo novo e definitivo na história dos homens... Estabelecer a paz.

95 QUAL A MISSÃO DO FILHO? Para estabelecer a paz ou a comunhão com Ele... Criar comunhão com Ele.

96 QUAL A MISSÃO DO FILHO? Para estabelecer a paz ou a comunhão com Ele e uma sociedade fraterna entre os homens... Proporcionar fraternidade entre os homens.

97 QUAL A MISSÃO DO FILHO?... Deus determinou entrar de modo novo e definitivo na história dos homens, enviando o seu Filho na nossa carne para, por Ele, arrancar os homens ao poder das trevas e de satanás e n'ele reconciliar o mundo consigo. Arrancar os homens do poder das trevas.

98 QUAL A MISSÃO DO FILHO?... e n'ele reconciliar o mundo consigo. Reconciliar o mundo.

99 QUAL A MISSÃO DO FILHO? Cristo Jesus, de fato, foi enviado ao mundo como verdadeiro mediador entre Deus e os homens. Ser mediador entre Deus e os homens.

100 QUAL A MISSÃO DO FILHO?... e sendo o novo Adão pela sua natureza humana, é constituído cabeça da humanidade renovada, cheio de graça e de verdade... Constituir-se como cabeça da nova humanidade, pois é o Novo Adão.

101 QUAL A MISSÃO DO FILHO? Assim, o Filho de Deus, pelo caminho duma verdadeira Encarnação, veio para fazer os homens participantes da sua natureza divina... Fazer os homens participarem da natureza divina.

102 QUAL A MISSÃO DO FILHO? O Filho do Homem não veio para que o servissem, mas para ser ele a servir e para dar até a sua vida em redenção por muitos, isto é, por todos. Servir a humanidade e indicar-nos o caminho do serviço.

103 QUAL A MISSÃO DO FILHO? Resumo 1. Estabelecer a paz. 2. Criar comunhão com Ele. 3. Proporcionar fraternidade entre os homens. 4. Arrancar os homens do poder das trevas. 5. Reconciliar o mundo. 6. Ser mediador entre Deus e os homens. 7. Constituir-se como cabeça da nova humanidade. 8. Fazer os homens participarem da natureza divina. 9. Servir a humanidade e indicar-nos o caminho do serviço.

104 VOCAÇÃO MISSIONÁRIA DA IGREJA A IGREJA, ENVIADA DE CRISTO A TRINDADE É MISSIONÁRIA MISSÃO DO ESPÍRITO SANTO O DESÍGNIO DO PAI MISSÃO DO FILHO

105 5. A MISSÃO DO ESPÍRITO SANTO.

106 A MISSÃO DO ESPÍRITO SANTO QUAL A MISSÃO DO ESPÍRITO SANTO? DESDE QUANDO O ESPÍRITO ATUA NO MUNDO? QUAL A RELAÇÃO DA IGREJA COM O PENTECOSTES? QUAL A RELAÇÃO DO PENTECOSTES COM A ENCARNAÇÃO? QUAL A MISSÃO DO ESPÍRITO NA IGREJA?

107 A MISSÃO DO ESPÍRITO SANTO QUAL A MISSÃO DO ESPÍRITO SANTO? DESDE QUANDO O ESPÍRITO ATUA NO MUNDO? QUAL A RELAÇÃO DA IGREJA COM O PENTECOSTES? QUAL A RELAÇÃO DO PENTECOSTES COM A ENCARNAÇÃO? QUAL A MISSÃO DO ESPÍRITO NA IGREJA?

108 QUAL A MISSÃO DO ESPÍRITO SANTO? Para isso, precisamente, enviou Cristo o Espírito Santo da parte do Pai: para realizar no interior das almas a sua obra salvadora e impelir a Igreja à sua própria dilatação. (AG, 04)

109 QUAL A MISSÃO DO ESPÍRITO SANTO? Para isso, precisamente, enviou Cristo o Espírito Santo da parte do Pai, para realizar no interior das almas a sua obra salvadora... Realizar no interior das almas a obra salvadora.

110 QUAL A MISSÃO DO ESPÍRITO SANTO? Para isso, precisamente, enviou Cristo o Espírito Santo da parte do Pai: [...] impelir a Igreja à sua própria dilatação. Dilatar a Igreja.

111 QUAL A MISSÃO DO ESPÍRITO SANTO? Resumo 1. Realizar no interior das almas a obra salvadora. 2. Dilatar a Igreja.

112 A MISSÃO DO ESPÍRITO SANTO QUAL A MISSÃO DO ESPÍRITO SANTO? DESDE QUANDO O ESPÍRITO ATUA NO MUNDO? QUAL A RELAÇÃO DA IGREJA COM O PENTECOSTES? QUAL A RELAÇÃO DO PENTECOSTES COM A ENCARNAÇÃO? QUAL A MISSÃO DO ESPÍRITO NA IGREJA?

113 DESDE QUANDO O ESPÍRITO ATUA NO MUNDO? Não há dúvida de que o Espírito Santo já atuava no mundo antes de Cristo ser glorificado. Contudo, foi no dia de Pentecostes, em que desceu sobre os discípulos para ficar para sempre com eles. (AG, 04)

114 DESDE QUANDO O ESPÍRITO ATUA NO MUNDO? Não há dúvida de que o Espírito Santo já atuava no mundo antes de Cristo ser glorificado. Desde a criação.

115 DESDE QUANDO O ESPÍRITO ATUA NO MUNDO? Contudo, foi no dia de Pentecostes, em que desceu sobre os discípulos para ficar para sempre com eles. A plenitude do Espírito se expressa no dia de Pentecostes.

116 DESDE QUANDO O ESPÍRITO ATUA NO MUNDO? Resumo 1. Desde a criação. 2. Plenitude do Espírito se expressa no dia de Pentecostes.

117 A MISSÃO DO ESPÍRITO SANTO QUAL A MISSÃO DO ESPÍRITO SANTO? DESDE QUANDO O ESPÍRITO ATUA NO MUNDO? QUAL A RELAÇÃO DA IGREJA COM O PENTECOSTES? QUAL A RELAÇÃO DO PENTECOSTES COM A ENCARNAÇÃO? QUAL A MISSÃO DO ESPÍRITO NA IGREJA?

118 QUAL A RELAÇÃO DA IGREJA COM O PENTECOSTES? Contudo, foi no dia de Pentecostes, em que desceu sobre os discípulos para ficar para sempre com eles que a Igreja foi publicamente manifestada diante duma grande multidão, que a difusão do Evangelho entre os gentios por meio da pregação teve o seu início, e que, finalmente, a união dos povos numa catolicidade de fé foi esboçada de antemão na Igreja da nova Aliança, a qual fala em todas as línguas e entende e abraça todas as línguas na sua caridade, superando assim a dispersão de Babel. (AG, 04)

119 QUAL A RELAÇÃO DA IGREJA COM O PENTECOSTES? Contudo, foi no dia de Pentecostes, em que desceu sobre os discípulos para ficar para sempre com eles que a Igreja foi publicamente manifestada diante duma grande multidão... Relação de geração: O Espírito gera a Igreja e a torna fecunda.

120 QUAL A RELAÇÃO DA IGREJA COM O PENTECOSTES?... foi no dia de Pentecostes... que a Igreja foi publicamente manifestada... Relação de manifestação: O Espírito faz a Igreja ser pública.

121 QUAL A RELAÇÃO DA IGREJA COM O PENTECOSTES?... foi no dia de Pentecostes... que a difusão do Evangelho entre os gentios por meio da pregação teve o seu início... Relação de Universalidade: O Evangelho é pregado aos gentios.

122 QUAL A RELAÇÃO DA IGREJA COM O PENTECOSTES?... foi no dia de Pentecostes que... a união dos povos numa catolicidade de fé foi esboçada de antemão na Igreja da nova Aliança... Relação de Catolicidade: A Igreja fala em todas as línguas e abraça todas as línguas na caridade (Anti-Babel).

123 QUAL A RELAÇÃO DA IGREJA COM O PENTECOSTES? Resumo 1. Relação de geração: o Espírito gera a Igreja e a torna fecunda. 2. Relação de manifestação: o Espírito faz a Igreja ser pública. 3. Relação de Universalidade: o Evangelho é pregado aos gentios. 4. Relação de Catolicidade: a Igreja fala em todas as línguas e abraça todas as línguas na caridade (Anti-Babel).

124 A MISSÃO DO ESPÍRITO SANTO QUAL A MISSÃO DO ESPÍRITO SANTO? DESDE QUANDO O ESPÍRITO ATUA NO MUNDO? QUAL A RELAÇÃO DA IGREJA COM O PENTECOSTES? QUAL A RELAÇÃO DO PENTECOSTES COM A ENCARNAÇÃO? QUAL A MISSÃO DO ESPÍRITO NA IGREJA?

125 QUAL A RELAÇÃO DO PENTECOSTES COM A ENCARNAÇÃO? Pelo Pentecostes começaram os Atos dos Apóstolos assim como pela descida do Espírito Santo sobre Maria fora concebido Cristo. (AG, 04)

126 QUAL A RELAÇÃO DO PENTECOSTES COM A ENCARNAÇÃO? Pelo Pentecostes começaram os Atos dos Apóstolos... O Pentecostes é a fecundação da Igreja.

127 QUAL A RELAÇÃO DO PENTECOSTES COM A ENCARNAÇÃO?... assim como pela descida do Espírito Santo sobre Maria fora concebido Cristo. A Igreja é como uma encarnação do Filho de Deus.

128 QUAL A RELAÇÃO DO PENTECOSTES COM A ENCARNAÇÃO? Resumo 1. O Pentecostes é a fecundação da Igreja. 2. A Igreja é como uma encarnação do Filho de Deus.

129 A MISSÃO DO ESPÍRITO SANTO QUAL A MISSÃO DO ESPÍRITO SANTO? DESDE QUANDO O ESPÍRITO ATUA NO MUNDO? QUAL A RELAÇÃO DA IGREJA COM O PENTECOSTES? QUAL A RELAÇÃO DO PENTECOSTES COM A ENCARNAÇÃO? QUAL A MISSÃO DO ESPÍRITO NA IGREJA?

130 QUAL A MISSÃO DO ESPÍRITO SANTO NA IGREJA? O Espírito Santo é quem unifica na comunhão e no ministério e enriquece com diversos dons hierárquicos e carismáticos toda a Igreja através dos tempos, dando vida às instituições eclesiásticas, sendo como que a alma delas, e instilando nos corações dos fiéis aquele mesmo espírito de missão que animava o próprio Cristo. (AG, 04)

131 QUAL A MISSÃO DO ESPÍRITO SANTO NA IGREJA? O Espírito Santo é quem unifica na comunhão e no ministério... Unificar.

132 QUAL A MISSÃO DO ESPÍRITO SANTO NA IGREJA? O Espírito Santo... enriquece com diversos dons hierárquicos e carismáticos toda a Igreja... Enriquecer.

133 QUAL A MISSÃO DO ESPÍRITO SANTO NA IGREJA?... dando vida às instituições eclesiásticas... Dar vida às instituições eclesiástica.

134 QUAL A MISSÃO DO ESPÍRITO SANTO NA IGREJA?... sendo como que a alma delas, e instilando nos corações dos fiéis aquele mesmo espírito de missão que animava o próprio Cristo. Ser a alma da Igreja.

135 QUAL A MISSÃO DO ESPÍRITO SANTO NA IGREJA? Resumo 1. Unificar. 2. Enriquecer. 3. Dar vida às instituições eclesiástica. 4. Ser a alma da Igreja.

136 VOCAÇÃO MISSIONÁRIA DA IGREJA A IGREJA, ENVIADA DE CRISTO A TRINDADE É MISSIONÁRIA MISSÃO DO ESPÍRITO SANTO O DESÍGNIO DO PAI MISSÃO DO FILHO

137 6. A IGREJA, ENVIADA DE CRISTO

138 A IGREJA, ENVIADA DE CRISTO QUAL A MISSÃO DA IGREJA? COMO A IGREJA CUMPRE O MANDATO DIVINO?

139 A IGREJA, ENVIADA DE CRISTO QUAL A MISSÃO DA IGREJA? COMO A IGREJA CUMPRE O MANDATO DIVINO?

140 QUAL A MISSÃO DA IGREJA? O Senhor, com todo o poder que adquiriu no céu e na terra, antes de subir ao Céu fundou a sua Igreja como sacramento de salvação e enviou os seus Apóstolos a todo o mundo tal qual Ele também tinha sido enviado pelo Pai, dando-lhes este mandato: Ide, pois, fazei discípulos de todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-as a cumprir tudo quanto vos prescrevi (Mt 28, 19-20) (AG, 05).

141 QUAL A MISSÃO DA IGREJA? O Senhor, com todo o poder que adquiriu no céu e na terra, antes de subir ao Céu fundou a sua Igreja como sacramento de salvação... Ser Sacramento de Salvação.

142 QUAL A MISSÃO DA IGREJA?... enviou os seus Apóstolos a todo o mundo tal qual Ele também tinha sido enviado pelo Pai... Obedecer ao mandato do Salvador.

143 QUAL A MISSÃO DA IGREJA?... dando-lhes este mandato: Ide, pois, fazei discípulos de todas as nações... Fazer discípulos de todas as nações.

144 QUAL A MISSÃO DA IGREJA?... batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo... Batizar.

145 QUAL A MISSÃO DA IGREJA?... ensinando-as... Ensinar.

146 QUAL A MISSÃO DA IGREJA?... cumprir tudo quanto vos prescrevi... Cumprir o que foi ensinado pelo Filho.

147 QUAL A MISSÃO DA IGREJA? Resumo 1. Ser Sacramento de Salvação. 2. Obedecer ao mandato do Salvador. 3. Fazer discípulos de todas as nações. 4. Batizar. 5. Ensinar. 6. Cumprir o que foi ensinado pelo Filho.

148 A IGREJA, ENVIADA DE CRISTO QUAL A MISSÃO DA IGREJA? COMO A IGREJA CUMPRE O MANDATO DIVINO?

149 COMO A IGREJA CUMPRE O MANDATO DIVINO? Creio na Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica. Vivendo as notas/propriedades da Igreja.

150 COMO A IGREJA CUMPRE O MANDATO DIVINO? Una = unidade

151 COMO A IGREJA CUMPRE O MANDATO DIVINO? Santa = santidade

152 COMO A IGREJA CUMPRE O MANDATO DIVINO? Católica = universalidade

153 COMO A IGREJA CUMPRE O MANDATO DIVINO? Apostólica = missionariedade

154 TAREFA DE CASA Ler as páginas 21-25

155

O CAMINHO SE FAZ CAMINHANDO...

O CAMINHO SE FAZ CAMINHANDO... O QUE ESTUDAREMOS? O CAMINHO SE FAZ CAMINHANDO... 1. A Fé em Jesus Cristo: Cristologia a partir do CIC 2. A Fé Anunciada: Missiologia a partir do Decreto Ad Gentes 3. A Nova Evangelização: Conceito e compreensão

Leia mais

SEMANA DE FORMAÇÃO TEOLÓGICA PARÓQUIA SANTO ANTONIO Itapira SP

SEMANA DE FORMAÇÃO TEOLÓGICA PARÓQUIA SANTO ANTONIO Itapira SP SEMANA DE FORMAÇÃO TEOLÓGICA PARÓQUIA SANTO ANTONIO Itapira SP CREIO (N)A SANTA IGREJA CATÓLICA I CRER DE MODO ECLESIAL NO CONTEÚDO DA FÉ CRISTÃ. A PROFISSÃO DE FÉ DA IGREJA A FÉ BATISMAL A PROFISSÃO DE

Leia mais

A grande refeição é aquela que fazemos em torno da Mesa da Eucaristia.

A grande refeição é aquela que fazemos em torno da Mesa da Eucaristia. EUCARISTIA GESTO DO AMOR DE DEUS Fazer memória é recordar fatos passados que animam o tempo presente em rumo a um futuro melhor. O povo de Deus sempre procurou recordar os grandes fatos do passado para

Leia mais

Classificação de hinos do HPD e cânones por assuntos

Classificação de hinos do HPD e cânones por assuntos Classificação de hinos do HPD e cânones por assuntos 1 Advento e Natal 2 Ano Novo 3 Epifania 4 Entrada Triunfal 5 Paixão 6 Páscoa 7 Ascensão 8 Pentecostes 9 Trindade 10 Morte e Vida Eterna, Juízo Final

Leia mais

3. FALAR SOBRE A VOCAÇÃO

3. FALAR SOBRE A VOCAÇÃO 1 CATEQUESE VOCACIONAL 1. ACOLHIMENTO 2. ORAÇÃO INICIAL: A catequese deve iniciar sempre com uma oração conjunta: Todos de pé rezamos pedindo ao Senhor que continue a chamar jovens para a vida sacerdotal

Leia mais

O Dom do Espírito Santo

O Dom do Espírito Santo Apostila Fundamentos O Dom do Espírito Santo... e recebereis o dom do Espírito Santo. At 2:38 D o n s d o E s p í r i t o S a n t o P á g i n a 2 O Dom do Espírito Santo Este é outro ensino fundamental

Leia mais

Os Sacramentos estão presentes em cada fase da vida do Cristão

Os Sacramentos estão presentes em cada fase da vida do Cristão Os Sacramentos estão presentes em cada fase da vida do Cristão A vida litúrgica começa muito cedo. Os Sacramentos são conhecidos como encontros pessoais com Cristo. Também são vistos como sinais da salvação.

Leia mais

Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim

Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim 5º DOMINGO DA PÁSCOA 18 de maio de 2014 Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim Leituras: Atos 6, 1-7; Salmo 32 (33), 1-2,4-5.18-19; Primeira Carta de Pedro 2, 4-9; João

Leia mais

PARA O MATRIMÓNIO. R. Ouvi-nos, Senhor. Ou: Abençoai, Senhor, o vosso povo.

PARA O MATRIMÓNIO. R. Ouvi-nos, Senhor. Ou: Abençoai, Senhor, o vosso povo. MATRMÓNO 321 rmãos e irmãs: Celebrando o especial dom da graça e da caridade, com que Deus Se dignou consagrar o amor dos nossos irmãos N. e N., confiemo-los ao Senhor, dizendo (ou: cantando): Ou: Abençoai,

Leia mais

JESUS CRISTO FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, E NASCEU DA VIRGEM MARIA (CONT)

JESUS CRISTO FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, E NASCEU DA VIRGEM MARIA (CONT) JESUS CRISTO FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, E NASCEU DA VIRGEM MARIA (CONT) 11-02-2012 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze Em que sentido toda a vida de Cristo é Mistério? Toda a vida

Leia mais

Magistério profético na construção da Igreja do Porto

Magistério profético na construção da Igreja do Porto Magistério profético na construção da Igreja do Porto Excertos do pensamento de D. António Ferreira Gomes entre 1969-1982 A liberdade é sem dúvida um bem e um direito, inerente à pessoa humana, mas é antes

Leia mais

PROVÍNCIA MARISTA DO BRASIL NORTE

PROVÍNCIA MARISTA DO BRASIL NORTE PROVÍNCIA MARISTA DO BRASIL NORTE Espiritualidade Apostólica Marista Ir. José Milson de Mélo Souza Ano de Deus Pai LADAINHA DE SÃO MARCELINO CHAMPAGNAT (Ir. José Milson) V. Senhor, tende piedade de nós.

Leia mais

IV FÓRMULAS DE BÊNÇÃO PARA LAUDES E VÉSPERAS

IV FÓRMULAS DE BÊNÇÃO PARA LAUDES E VÉSPERAS IV FÓRMULAS DE BÊNÇÃO PARA LAUDES E VÉSPERAS I. Nas celebrações do Tempo Advento Deus omnipotente e misericordioso, que vos dá a graça de comemorar na fé a primeira vinda do seu Filho Unigénito e de esperar

Leia mais

PRESENTES DO CÉU O ESPÍRITO SANTO E OS DONS ESPIRITUAIS

PRESENTES DO CÉU O ESPÍRITO SANTO E OS DONS ESPIRITUAIS PRESENTES DO CÉU O ESPÍRITO SANTO E OS DONS ESPIRITUAIS ATROFIA SINTOMAS DE ATROFIA CAUSAS DE ATROFIA 1. ATROFIA POR IGNORÂNCIA Irmãos, quanto aos dons espirituais, não quero que vocês sejam ignorantes.

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ 27/06/15 PLANO DE SALVAÇÃO

DECLARAÇÃO DE FÉ 27/06/15 PLANO DE SALVAÇÃO DECLARAÇÃO DE FÉ Pr Josemeire Ribeiro CRM PR 2015 O que é credo? É o que eu creio. PLANO DE SALVAÇÃO QUEDA REDENÇÃO RESTAURAÇÃO Declaração de Fé da IEQ foi compilada por sua fundadora Aimeé Semple McPherson,

Leia mais

APRENDENDO COM AS TRADIÇÕES RELIGIOSAS

APRENDENDO COM AS TRADIÇÕES RELIGIOSAS SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: / / 0 UNIDADE: III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 6.º ANO/EF PROFESSOR(A): VALOR: 0,0 MÉDIA: 6,0 RESULTADO:

Leia mais

Adoração Eucarística. André Batista. texto ser distribuído pela assembleia). Bendiz, ó minha alma, o SENHOR, e todo o meu ser louve o seu nome santo.

Adoração Eucarística. André Batista. texto ser distribuído pela assembleia). Bendiz, ó minha alma, o SENHOR, e todo o meu ser louve o seu nome santo. Adoração Eucarística Subsídios Pastorais www.fatima.pt/documentacao André Batista BATISTA, André Adoração Eucarística. Em VAZ, Carla Abreu, coord. Envolvidos no amor de Deus pelo mundo: Itinerário Temático

Leia mais

Juventude Mariana Vicentina Recitação do Terço

Juventude Mariana Vicentina Recitação do Terço Juventude Mariana Vicentina Recitação do Terço S Maria, a Senhora Missionária... Outubro de 2010 Introdução: Ritos Iniciais: C/. Deus, vinde em nosso auxílio. A/. Senhor, socorrei-nos e salvai-nos. C/.,

Leia mais

ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO NA ABERTURA DO ANO SACERDOTAL 19 de junho de 2009. Fidelidade de Cristo, fidelidade do Sacerdote

ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO NA ABERTURA DO ANO SACERDOTAL 19 de junho de 2009. Fidelidade de Cristo, fidelidade do Sacerdote ARQUIDIOCESE DE FLORIANÓPOLIS ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO NA ABERTURA DO ANO SACERDOTAL 19 de junho de 2009 Fidelidade de Cristo, fidelidade do Sacerdote 1 - MOTIVAÇÃO INICIAL: Dir.: Em comunhão

Leia mais

Festa Sagrada Família

Festa Sagrada Família Festa Sagrada Família Homilia para a Família Salesiana (P. J. Rocha Monteiro) Sagrada Família de Jesus, Maria e José 1. No Domingo, dentro da oitava do Natal, celebra-se sempre a festa da Sagrada Família.

Leia mais

BASES DA CONVERSÃO CRISTÃ E DO DISCIPULADO

BASES DA CONVERSÃO CRISTÃ E DO DISCIPULADO BASES DA CONVERSÃO CRISTÃ E DO DISCIPULADO O que é uma pessoa cristã? É a pessoa que acredita que o Deus vivo é revelado em e por meio de Jesus Cristo, que aceita Jesus Cristo como Senhor e Salvador, que

Leia mais

DIRECTÓRIO GERAL DA CATEQUESE - SDCIA/ISCRA -2 Oração inicial Cântico - O Espírito do Senhor está sobre mim; Ele me enviou para anunciar aos pobres o Evangelho do Reino! Textos - Mc.16,15; Mt.28,19-20;

Leia mais

A lei de IHVH, dado por ele desde a criação e mediada por anjos para todos os profetas, é a palavra hebraica Torah, que significa ensino ou instrução.

A lei de IHVH, dado por ele desde a criação e mediada por anjos para todos os profetas, é a palavra hebraica Torah, que significa ensino ou instrução. A Brit Hadasha fala sobre a Torah A lei de IHVH, dado por ele desde a criação e mediada por anjos para todos os profetas, é a palavra hebraica Torah, que significa ensino ou instrução. A Brit Hadasha /

Leia mais

Terceira Aula Robert Rautmann A SANTÍSSIMA TRINDADE

Terceira Aula Robert Rautmann A SANTÍSSIMA TRINDADE Terceira Aula Robert Rautmann A SANTÍSSIMA TRINDADE Ícone da Santíssima Trindade Autor: Andrej Rublëv (aprox. 1441) A FÉ CATÓLICA É TRINITÁRIA O Mistério da Fé Trinitária é central na fé e na vida cristã;

Leia mais

OS DONS DO ESPÍRITO SANTO Alexandre Bastos

OS DONS DO ESPÍRITO SANTO Alexandre Bastos OS DONS DO ESPÍRITO SANTO Alexandre Bastos Recebereis poder do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da

Leia mais

YEHOSHUA E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos (Atos

YEHOSHUA E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos (Atos YEHOSHUA E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos (Atos 4.12) Quando você se arrepende dos seus pecados e crê

Leia mais

ESCOLA DE MISSÕES FORMAÇAO MINISTERIAL TENDA (FMT)

ESCOLA DE MISSÕES FORMAÇAO MINISTERIAL TENDA (FMT) ESCOLA DE MISSÕES FORMAÇAO MINISTERIAL TENDA (FMT) A FMT-Escola oferece este Curso para aqueles que tem um chamado para a obra de missões, mas que também queiram servir na igreja local. O CURSO A) CURSO

Leia mais

A Apostolicidade da Fé

A Apostolicidade da Fé EMBARGO ATÉ ÀS 18H30M DO DIA 10 DE MARÇO DE 2013 A Apostolicidade da Fé Catequese do 4º Domingo da Quaresma Sé Patriarcal, 10 de Março de 2013 1. A fé da Igreja recebemo-la dos Apóstolos de Jesus. A eles

Leia mais

CAPÍTULO 2. O Propósito Eterno de Deus

CAPÍTULO 2. O Propósito Eterno de Deus CAPÍTULO 2 O Propósito Eterno de Deus Já falamos em novo nascimento e uma vida com Cristo. Mas, a menos que vejamos o objetivo que Deus tem em vista, nunca entenderemos claramente o porque de tudo isso.

Leia mais

O texto nomeia os 11, mais algumas mulheres, das quais só menciona Maria, com os irmãos de Jesus. Aqui aparece um fato curioso e edificante.

O texto nomeia os 11, mais algumas mulheres, das quais só menciona Maria, com os irmãos de Jesus. Aqui aparece um fato curioso e edificante. Aula 25 Creio na Igreja Católica.1 Frei Hipólito Martendal, OFM. 1. Leitura de At 2, 1-15. Ler e explicar... Dia de Pentecostes (=Quinquagésima) é o 50º dia depois da Páscoa. Os judeus celebravam a Aliança

Leia mais

DISCÍPULOS E SERVIDORES DA PALAVRA DE DEUS NA MISSÃO DA IGREJA

DISCÍPULOS E SERVIDORES DA PALAVRA DE DEUS NA MISSÃO DA IGREJA DISCÍPULOS E SERVIDORES DA PALAVRA DE DEUS NA MISSÃO DA IGREJA DEUS SE REVELA Revelação é o diálogo entre Deus e seus filhos, cuja iniciativa vem de Deus (8). A Palavra de Deus não se revela somente para

Leia mais

Catolicismo: origem e notas essenciais!

Catolicismo: origem e notas essenciais! Catolicismo: origem e notas essenciais! por Paulo Faitanin UFF Qual é a origem, o conceito, o fundamento, o apostolado, o ministério e as primeiras dificuldades do Catolicismo? Ao longo deste texto pretendemos

Leia mais

O que há por trás do véu?

O que há por trás do véu? O que há por trás do véu? Ex 34:29-35 Ao lermos esses versículos, a primeira coisa que observamos é que Moisés era um homem, um líder muito próximo, muito íntimo de Deus! A ponto de ficar com o seu rosto

Leia mais

Rita de Sá Freire. Maria: a Mãe do Eterno e Sumo Sacerdote - Homenagem ao Dia do Padre 4 de agosto

Rita de Sá Freire. Maria: a Mãe do Eterno e Sumo Sacerdote - Homenagem ao Dia do Padre 4 de agosto Rita de Sá Freire Maria: a Mãe do Eterno e Sumo Sacerdote - Homenagem ao Dia do Padre 4 de agosto No dia 4 de agosto, a Igreja comemora São João Maria Vianney, Padroeiro dos Padres. Gostaria de prestar

Leia mais

Lembrança da Primeira Comunhão

Lembrança da Primeira Comunhão Lembrança da Primeira Comunhão Jesus, dai-nos sempre deste pão Meu nome:... Catequista:... Recebi a Primeira Comunhão em:... de... de... Local:... Pelas mãos do padre... 1 Lembrança da Primeira Comunhão

Leia mais

DOMINGO XXVIII. «Naamã foi ter novamente com o homem de Deus» e confessou a sua fé no Senhor

DOMINGO XXVIII. «Naamã foi ter novamente com o homem de Deus» e confessou a sua fé no Senhor DOMINGO XXVIII LEITURA I 2 Reis 5, 14-17 «Naamã foi ter novamente com o homem de Deus» e confessou a sua fé no Senhor Leitura do Segundo Livro dos Reis Naqueles dias, o general sírio Naamã desceu ao Jordão

Leia mais

NOVENA PRIMEIRO DIA. Glória a ti Deus Pai, tu que chamaste a Rafqa à santa vida monástica e foste para ela Pai e Mãe.

NOVENA PRIMEIRO DIA. Glória a ti Deus Pai, tu que chamaste a Rafqa à santa vida monástica e foste para ela Pai e Mãe. NOVENA O verdadeiro crente deve conscientizar-se da importância da oração em sua vida. O senhor Jesus disse : Rogai sem cessar ; quando fazemos uma novena que é uma de oração, estamos seguindo um ensinamento

Leia mais

Como você descreveria uma pessoa piedosa, um santo, um homem de Deus?

Como você descreveria uma pessoa piedosa, um santo, um homem de Deus? Como você descreveria uma pessoa piedosa, um santo, um homem de Deus? C.S. Lewis Peso de Glória Se você perguntasse a vinte homens íntegros dos nossos dias qual acreditam ser a maior das virtudes, dezenove

Leia mais

TEMA: O MANUAL DO MISSIONÁRIO. Formadora: Helena Gaia

TEMA: O MANUAL DO MISSIONÁRIO. Formadora: Helena Gaia TEMA: O MANUAL DO MISSIONÁRIO Formadora: Helena Gaia A VISITA MISSIONÁRIA O QUE É VISITAR? É sair de si e ir ao encontro do outro, reconhecendo que ele existe; É ser mensageiro de Deus, portadores da Boa

Leia mais

FORMAÇÃO LITÚRGICA: LITURGIA: O QUE É?

FORMAÇÃO LITÚRGICA: LITURGIA: O QUE É? Escola de Maria: Escola da Fé FORMAÇÃO LITÚRGICA: LITURGIA: O QUE É? Formação Litúrgica: Liturgia: conceito O que é Liturgia? Termo de origem grega. ERGON (OBRA, AÇÃO, EMPREENDIMEN TO) (PÚBLICO) LEITON

Leia mais

COPYRIGHT 2016 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ

COPYRIGHT 2016 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ Aviso importante! Esta disciplina é uma propriedade intelectual de uso exclusivo e particular do aluno da Saber e Fé, sendo proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, exceto em breves citações

Leia mais

Jesus Missionário JESUS MISSIONÁRIO EM MARCOS A PRÁTICA DE JESUS DE NAZARÉ

Jesus Missionário JESUS MISSIONÁRIO EM MARCOS A PRÁTICA DE JESUS DE NAZARÉ Jesus Missionário JESUS MISSIONÁRIO EM MARCOS A PRÁTICA DE JESUS DE NAZARÉ Como foi a missão de Jesus de Nazaré? Viveu o anúncio Anunciou o que viveu Para entender a missão de Jesus Entender o contexto

Leia mais

CARTA DE PRINCÍPIOS, CRENÇAS E VALORES 1 ALIANÇA CRISTÃ EVANGÉLICA BRASILEIRA Aliança Evangélica. A unidade na fé a caminho da missão

CARTA DE PRINCÍPIOS, CRENÇAS E VALORES 1 ALIANÇA CRISTÃ EVANGÉLICA BRASILEIRA Aliança Evangélica. A unidade na fé a caminho da missão CARTA DE PRINCÍPIOS, CRENÇAS E VALORES 1 ALIANÇA CRISTÃ EVANGÉLICA BRASILEIRA Aliança Evangélica A unidade na fé a caminho da missão Nossa Visão Manifestar a unidade da igreja por meio do testemunho visível

Leia mais

Centro Pastoral - Paróquia Imaculada Conceição de Nossa Senhora. Pastoral dos Acólitos

Centro Pastoral - Paróquia Imaculada Conceição de Nossa Senhora. Pastoral dos Acólitos 1 Centro Pastoral - Paróquia Imaculada Conceição de Nossa Senhora Pastoral dos Acólitos Seminarista Thiago Medeiros 1. Encontro de Formação: Ministérios: o que são e para que servem. Nome do Candidato:

Leia mais

CRISTOLOGIA: DOUTRINA DE CRISTO

CRISTOLOGIA: DOUTRINA DE CRISTO CRISTOLOGIA: DOUTRINA DE CRISTO ETERNIDADE DEUS PAI LOGUS ESPIRITO SANTO A TRINDADE 1Jo.5.7 LOGUS QUER DIZER PALAVRA OU VERBO SE REFERE AO FILHO NA ETERNIDADE I - SUA PRÉ-EXISTÊNCIA 1 - SUA EXISTÊNCIA

Leia mais

O Catequista. re-visitar o caminho pessoal de encontro com Jesus Cristo

O Catequista. re-visitar o caminho pessoal de encontro com Jesus Cristo O Catequista É chamado, no Ano da Fé, a: re-visitar o itinerário de fé «Atravessar a porta da fé implica embrenhar-se num caminho que dura a vida inteira. Este caminho tem início no Batismo (cf. Rm 6,

Leia mais

Ungidos Para Servir. Continua sendo um déficit entre o povo de Deus, o discernimento de seus ministérios e o entendimento do propósito da unção.

Ungidos Para Servir. Continua sendo um déficit entre o povo de Deus, o discernimento de seus ministérios e o entendimento do propósito da unção. Ungidos Para Servir Apesar dos esforços teológicos, a história cristã avançou dois mil anos e não conseguiu, em sua trajetória, evitar a má interpretação sobre o chamado ministerial dos santos e sobre

Leia mais

01. Paz na Terra, Glória a Deus nas Aturas - Glória a Deus nas alturas/ E paz na terra aos homens por Ele amados! (bis)

01. Paz na Terra, Glória a Deus nas Aturas - Glória a Deus nas alturas/ E paz na terra aos homens por Ele amados! (bis) 01. Paz na Terra, Glória a Deus nas Aturas - Comunidade Católica Shalom Glória a Deus nas alturas/ E paz na terra aos homens por Ele amados! (bis) Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai Todo-poderoso Nós

Leia mais

Apresentação relativa ao Novo Testamento Evangelhos, Atos, Cartas e Apocalipse. A Bíblia é

Apresentação relativa ao Novo Testamento Evangelhos, Atos, Cartas e Apocalipse. A Bíblia é Apresentação relativa ao Novo Testamento Evangelhos, Atos, Cartas e Apocalipse A Bíblia é Pois é, após um longo percurso de descoberta do Antigo Testamento, chegou a vez de descobrir um pouco mais acerca

Leia mais

Aula 33 Creio na Igreja Católica - 9

Aula 33 Creio na Igreja Católica - 9 Aula 33 Creio na Igreja Católica - 9 1 - A Igreja é Apostólica (CIC 857-865). 1.1 - Como entender? A Igreja, desde o seu nascimento, nunca duvidou que Jesus a fundou sobre os Apóstolos. Eles são, por assim

Leia mais

n.1 Linhas fundamentais para

n.1 Linhas fundamentais para n.1 Linhas fundamentais para uma redescoberta, na vida da Igreja, da Palavra Divina, Fonte de constante renovação, Com a esperança de que a mesma se torne cada vez mais O coração de toda a atividade eclesial.

Leia mais

ABRO A PORTA À BONDADE DE DEUS. Caminhada do Advento e Natal 2015 DIOCESE DE AVEIRO

ABRO A PORTA À BONDADE DE DEUS. Caminhada do Advento e Natal 2015 DIOCESE DE AVEIRO ABRO A PORTA À BONDADE DE DEUS Caminhada do Advento e Natal 2015 DIOCESE DE AVEIRO INTRODUÇÃO «ABRO A PORTA À BONDADE DE DEUS» ANO DA MISERICÓRDIA PORTA SANTA INTRODUÇÃO «ABRO A PORTA À BONDADE DE DEUS»

Leia mais

Santificação e Práticas Cristãs

Santificação e Práticas Cristãs Santificação e Práticas Cristãs EBA IBCU Jul 15 Wagner Fonseca 3ª Aula 1ª Aula Santidade Perfeita Crescimento em Santidade Vida Cristã Morte Física Escravo do Pecado Não Cristão SALVAÇÃO 2ª Aula Palavra

Leia mais

CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA

CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos B. Scalabrinianas Centro de Estudos Migratórios Cristo Rei-CEMCREI Rua Castro Alves, 344 90430-130 Porto Alegre-RS cemcrei@cpovo.net www.cemcrei.org.br

Leia mais

Igreja sempre missionária

Igreja sempre missionária Igreja sempre missionária O mês de outubro é dedicado às missões. Jesus disse ao enviar os apóstolos para anunciar o ano da graça: Eis que vos envio como cordeiros em meio a lobos vorazes (Mt. 10,16).

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM SÁBADO DA 4ª SEMANA DA PÁSCOA - 1) Oração Deus eterno e todo-poderoso, fazei-nos viver sempre mais o

Leia mais

VIA SACRA MEDITADA PELAS FAMÍLIAS REFUGIADAS DA SÍRIA. D. Samir Nassar, Arcebispo de Damasco, Síria COMISSÃO EPISCOPAL PARA A FAMÍLIA NA SÍRIA

VIA SACRA MEDITADA PELAS FAMÍLIAS REFUGIADAS DA SÍRIA. D. Samir Nassar, Arcebispo de Damasco, Síria COMISSÃO EPISCOPAL PARA A FAMÍLIA NA SÍRIA VIA SACRA MEDITADA PELAS FAMÍLIAS REFUGIADAS DA SÍRIA COMISSÃO EPISCOPAL PARA A FAMÍLIA NA SÍRIA D. Samir Nassar, Arcebispo de Damasco, Síria Felizes os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque

Leia mais

Louvar a Deus. Dar a Deus o que é de Deus, e a César o que é de César. Nº 35A 29º Domingo do Tempo Comum - 19.10.2014

Louvar a Deus. Dar a Deus o que é de Deus, e a César o que é de César. Nº 35A 29º Domingo do Tempo Comum - 19.10.2014 Nº 35A 29º Domingo do Tempo Comum - 19.10.2014 Louvar a Deus 1. Dar a Deus o que é de Deus, e a César o que é de César Tu és Amor. Tu és Trindade. Tu és Sabedoria. Tu és segurança. Tu és alegria e paz.

Leia mais

Jesus viu e se encheu de compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor!

Jesus viu e se encheu de compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor! 16º DOMINGO DO TEMPO COMUM - 19 de julho de 2015 Jesus viu e se encheu de compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor! Leituras: Jeremias 23, 1-6; Salmo 22 (23), 1-3a.3b-4.5.6 (R/1.6a); Efésios 2, 13-18;

Leia mais

OS SACRAMENTOS. O que é um Sacramento?

OS SACRAMENTOS. O que é um Sacramento? OS SACRAMENTOS Os sacramentos da nova lei foram instituídos por Cristo e são sete, a saber: o Batismo, a Crisma ou Confirmação, a Eucaristia, a Penitência, a Unção dos Enfermos, a Ordem e o Matrimônio.

Leia mais

SE SOUBERMOS PERDOAR Ó CARA IRMÃ CLARA, SE SOUBERMOS PERDOAR

SE SOUBERMOS PERDOAR Ó CARA IRMÃ CLARA, SE SOUBERMOS PERDOAR CANTO 1 - LOUVOR DA CRIAÇÃO D Bm G Em A7 D Bm G Em A7 Aleluia! Aleluia! Aleluia! Aleluia! D F#m G Em A7 1. Javé o nosso Deus é poderoso, seu nome é grande em todas as nações D F#m G Em A7 Na boca das crianças

Leia mais

HOMILIA DO PAPA BENTO XVI. Aeroporto Cuatro Vientos de Madrid Sábado, 20 de Agosto de 2011. Queridos amigos!

HOMILIA DO PAPA BENTO XVI. Aeroporto Cuatro Vientos de Madrid Sábado, 20 de Agosto de 2011. Queridos amigos! HOMILIA DO PAPA BENTO XVI Aeroporto Cuatro Vientos de Madrid Sábado, 20 de Agosto de 2011 Queridos amigos! Saúdo-vos a todos, e de modo particular aos jovens que me formularam as perguntas, agradecendo-lhes

Leia mais

DIA DE ORAÇÃO PELA JMJ RIO2013

DIA DE ORAÇÃO PELA JMJ RIO2013 ROTEIRO PARA O DIA DE ORAÇÃO PELA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE RIO2013 Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude - CNBB CANTO DE ENTRADA (Canto a escolha) (Este momento de oração pode ser associado

Leia mais

Conhecendo Deus pessoalmente

Conhecendo Deus pessoalmente Conhecendo Deus pessoalmente O que é preciso para se iniciar um relacionamento com Deus? Esperar que um raio caia? Devotar-se a obras de caridades em diferentes religiões? Tornar-se uma pessoa melhor para

Leia mais

O ministério na Igreja

O ministério na Igreja Igreja Nova Apostólica Internacional O ministério na Igreja Desde os seus primórdios que a Igreja Nova Apostólica se define como uma Igreja do ministério. O artigo que se segue contém informações acerca

Leia mais

Batismo do Senhor. Homilia comentada para a Família Salesiana. Mc 1,7-11

Batismo do Senhor. Homilia comentada para a Família Salesiana. Mc 1,7-11 Batismo do Senhor Homilia comentada para a Família Salesiana P. J. Rocha Monteiro, sdb Mc 1,7-11 1. Introdução. Cenário. O tema do Batismo do Senhor poderia ser definido como construir uma igreja para

Leia mais

SACRAMENTO É SINAL SENSÍVEL E EFICAZ DA GRAÇA. ELES SÃO SINAIS SENSÍVEIS EMITIDOS POR DEUS, PARA NOSSA SALVAÇÃO E SANTIFICAÇÃO.

SACRAMENTO É SINAL SENSÍVEL E EFICAZ DA GRAÇA. ELES SÃO SINAIS SENSÍVEIS EMITIDOS POR DEUS, PARA NOSSA SALVAÇÃO E SANTIFICAÇÃO. INTRODUÇÃO AOS SACRAMENTOS E SACRAMENTO DO BATISMO (PARÓQUIA DE SANTA SUZANA - ESCOLA SANTO AGOSTINHO) O QUE É SACRAMENTO? 1 IDÉIA BÁSICA DEUS NÃO QUER VIVER LONGE DO HOMEM; AO CONTRÁRIO, QUER FICAR UNIDO

Leia mais

O significado de um viver santo

O significado de um viver santo O significado de um viver santo TEXTO BÍBLICO BÁSICO Efésios 4.4-3 4 - E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. 5 - Por isso deixai a mentira, e falai

Leia mais

Solenidade da Ascenção do Senhor

Solenidade da Ascenção do Senhor Solenidade da Ascenção do Senhor Homilias Meditadas Lectio Divina para a Família Salesiana P. J. Rocha Monteiro, sdb Solenidade da Ascensão do Senhor Mc 16,15-20 1. Breve síntese A Solenidade da Ascensão

Leia mais

Tema 03 - Dimensão da Mística (Processo Teológico-espiritual. Qual é o sentido da minha vida? ). Introdução à Teologia da Espiritualidade Cristã.

Tema 03 - Dimensão da Mística (Processo Teológico-espiritual. Qual é o sentido da minha vida? ). Introdução à Teologia da Espiritualidade Cristã. Tema 03 - Dimensão da Mística (Processo Teológico-espiritual. Qual é o sentido da minha vida? ). Titulo 01 - Introdução à Teologia da Espiritualidade Cristã. NEI DE SÁ (Ms. Teologia Pastoral PUC-SP) Introdução

Leia mais

Diocese de Amparo - SP

Diocese de Amparo - SP Formação sobre o documento da V Conferência do Episcopado da América Latina e do Caribe Diocese de Amparo - SP INTRODUÇÃO De 13 a 31 de maio de 2007, celebrou-se em Aparecida, Brasil, a V Conferência Geral

Leia mais

PAROQUIA NOSSA SENHORA DA CANDELARIA ANO DA FÉ ENCONTRO DE ESTUDOS - 17/04/2013 EM QUE CREMOS?

PAROQUIA NOSSA SENHORA DA CANDELARIA ANO DA FÉ ENCONTRO DE ESTUDOS - 17/04/2013 EM QUE CREMOS? PAROQUIA NOSSA SENHORA DA CANDELARIA ANO DA FÉ ENCONTRO DE ESTUDOS - 17/04/2013 EM QUE CREMOS? Introdução: Após o Concílio Vaticano II (1962-1965), a Igreja e toda a sociedade mundial sofreram grandes

Leia mais

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA. MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula XV AS CARTAS DE TIAGO E GÁLATAS

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA. MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula XV AS CARTAS DE TIAGO E GÁLATAS IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula XV AS CARTAS DE TIAGO E GÁLATAS A LITERATURA DE PROTESTO A controvérsia a respeito da circuncisão obrigatória

Leia mais

Aspetos inclusivos e exclusivos na fé nova-apostólica

Aspetos inclusivos e exclusivos na fé nova-apostólica Igreja Nova Apostólica Internacional Aspetos inclusivos e exclusivos na fé nova-apostólica Depois de, na última edição, termos abordado os aspetos inclusivos e exclusivos no Antigo e no Novo Testamento,

Leia mais

EBD ADU 2011. Aulas sobre o Espírito Santo e você. Prefácio

EBD ADU 2011. Aulas sobre o Espírito Santo e você. Prefácio Aulas sobre o Espírito Santo e você. EBD ADU 2011 Prefácio 1. Quem é o Espírito Santo? 2. Os símbolos do Espírito Santo 3. O Espírito Santo e as Escrituras 4. Da criação até o nascimento de Jesus 5. Do

Leia mais

Evangelizadora, antes de mais, em razão do seu nome. A Universidade Católica não é

Evangelizadora, antes de mais, em razão do seu nome. A Universidade Católica não é A UNIVERSIDADE CATÓLICA E A SUA PROJECÇÃO EVANGELIZADORA A Universidade Católica, pela sua identidade e missão, tem um indeclinável projecto de evangelização. A Universidade Católica é, por definição,

Leia mais

O nosso cântico de júbilo: eu Te bendigo, ó Pai...

O nosso cântico de júbilo: eu Te bendigo, ó Pai... Homilia nos aniversários jubilares de ordenação sacerdotal O nosso cântico de júbilo: eu Te bendigo, ó Pai... António Marto Santuário de Fátima 25 de Setembro de 2008 É grande a alegria dos nossos corações

Leia mais

DONS DE PODER DONS ESPIRITUAIS DE SERVIÇO. Dom da Fé Dom de Cura Dom de Milagres

DONS DE PODER DONS ESPIRITUAIS DE SERVIÇO. Dom da Fé Dom de Cura Dom de Milagres DONS DE PODER DONS ESPIRITUAIS DE SERVIÇO Dom da Fé Dom de Cura Dom de Milagres Quando somos batizados recebemos graças, dons do Espírito Santo. Na Crisma há um novo derramamento do Espírito Santo sobre

Leia mais

Celebrar e viver o Concílio Vaticano II

Celebrar e viver o Concílio Vaticano II Celebrar e viver o Concílio Vaticano II Nota Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa Celebrar os 50 anos da abertura do Concílio no Ano da Fé 1. Na Carta apostólica A Porta da Fé, assim se exprime

Leia mais

SDCIA - ISCRA Secretariado Diocesano da Catequese de Infância e Adolescência Instituto Superior de Ciências Religiosas de Aveiro

SDCIA - ISCRA Secretariado Diocesano da Catequese de Infância e Adolescência Instituto Superior de Ciências Religiosas de Aveiro SDCIA - ISCRA Secretariado Diocesano da Catequese de Infância e Adolescência Instituto Superior de Ciências Religiosas de Aveiro Formação para Catequistas Directório Geral da Catequese Janeiro - Março

Leia mais

Por isso, redescobrir a Eucaristia na plenitude é redescobrir o CRISTO. Hoje queremos agradecer este grande dom, que Cristo nos deu.

Por isso, redescobrir a Eucaristia na plenitude é redescobrir o CRISTO. Hoje queremos agradecer este grande dom, que Cristo nos deu. O Pão da Vida Na solenidade de Corpus Christi, queremos recordar que os atos redentores de Cristo, que culminam na sua morte e ressurreição, atualizam-se na Eucaristia, celebrada pelo Povo de Deus e presidida

Leia mais

TOMADA DE POSSE DO NOVO PÁROCO - CELEBRAÇÃO (cf. Cerimonial dos Bispos, nn. 1185-1198) DIOCESE DE CRUZEIRO DO SUL AC/AM

TOMADA DE POSSE DO NOVO PÁROCO - CELEBRAÇÃO (cf. Cerimonial dos Bispos, nn. 1185-1198) DIOCESE DE CRUZEIRO DO SUL AC/AM Página 1 TOMADA DE POSSE DO NOVO PÁROCO - CELEBRAÇÃO (cf. Cerimonial dos Bispos, nn. 1185-1198) DIOCESE DE CRUZEIRO DO SUL AC/AM 01. Canto de Entrada 02. Saudação inicial do celebrante presidente 03. Leitura

Leia mais

Lausperene. Senhor Jesus, Eu creio que estais presente no pão da Eucaristia. Senhor, eu creio em Vós.

Lausperene. Senhor Jesus, Eu creio que estais presente no pão da Eucaristia. Senhor, eu creio em Vós. Lausperene Cântico: Dá-nos um coração Refrão: Dá-nos um coração, grande para amar, Dá-nos um coração, forte para lutar. 1. Homens novos, criadores da história, construtores da nova humanidade; homens novos

Leia mais

24. Creio no Filho único de Deus. O Senhor 441-455. Texto 441-455 PRIMEIRA PARTE SEGUNDA SEÇÃO CAPÍTULO II: CREIO EM JESUS CRISTO, FILHO ÚNICO DE DEUS

24. Creio no Filho único de Deus. O Senhor 441-455. Texto 441-455 PRIMEIRA PARTE SEGUNDA SEÇÃO CAPÍTULO II: CREIO EM JESUS CRISTO, FILHO ÚNICO DE DEUS 24. Creio no Filho único de Deus. O Senhor 441-455 INTRODUÇÃO O comportamento, a mensagem, a pessoa de Jesus e toda a sua história, especialmente a o mistério pascal não podem ser explicados nem corretamente

Leia mais

www.autoresespiritasclassicos.com

www.autoresespiritasclassicos.com www.autoresespiritasclassicos.com A Importância da Bíblia para a Doutrina Espírita Astrid Sayegh Filósofa, é Diretora de Cursos Básicos da Federação Espírita do Estado de São Paulo A Humanidade já foi

Leia mais

SUGESTÃO DE LITURGIA PARA O DOMINGO DE RAMOS E O DIA DO/A PASTOR/A 2014.

SUGESTÃO DE LITURGIA PARA O DOMINGO DE RAMOS E O DIA DO/A PASTOR/A 2014. SUGESTÃO DE LITURGIA PARA O DOMINGO DE RAMOS E O DIA DO/A PASTOR/A 2014. Adoração Acolhida Leitura Bíblica: Zacarias 9.9; 16-17. Sugestões de Cânticos: - HE 105 - Louvemos ao Senhor [Ademar de Campos]-

Leia mais

CATEDRAL DIOCESANA DE CAMPINA GRANDE PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

CATEDRAL DIOCESANA DE CAMPINA GRANDE PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO CATEDRAL DIOCESANA DE CAMPINA GRANDE PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO SOBRE NÓS FAZEI BRILHAR O ESPLENDOR DE VOSSA FACE! 3 º DOMINGO DA PÁSCOA- ANO B 22 DE ABRIL DE 2012 ANIM: (Saudações espontâneas)

Leia mais

Mantendo uma Posição Firme

Mantendo uma Posição Firme Livro 1 página 65 Lição Nove Mantendo uma Posição Firme (O Batismo e a Membresia na Igreja) Introdução: O batismo e a membresia na igreja säo coisas inteiramente diferentes. Eles estão juntos nesta lição

Leia mais

SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA APARECIDA

SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA APARECIDA SOLENIAE E NOSSA SENHORA APARECIA CANTO E ENTRAA: Caminhando Com Maria G E7 Am7 Santa Mãe Maria, nesta travessia, cubra-nos teu manto cor de anil C/ G Guarda nossa vida, mãe Aparecida, Santa padroeira

Leia mais

O Jesus da Bíblia Ele não está mais na cruz 2014 de Jair Alves 1 Edição/ 2014 Todos os direitos reservados por: Jair Alves de Sousa

O Jesus da Bíblia Ele não está mais na cruz 2014 de Jair Alves 1 Edição/ 2014 Todos os direitos reservados por: Jair Alves de Sousa O Jesus da Bíblia Ele não está mais na cruz 2014 de Jair Alves 1 Edição/ 2014 Todos os direitos reservados por: Jair Alves de Sousa Nenhuma parte desta publicação poderá ser utilizada ou reproduzida -

Leia mais

Tema 8: Vocação - um novo relacionamento Deus se revela através dos outros

Tema 8: Vocação - um novo relacionamento Deus se revela através dos outros Tema 8: Vocação - um novo relacionamento Deus se revela através dos outros DEUS SE REVELA ATRAVÉS DOS OUTROS Ser Marista com os outros: Experimentar caminhos de vida marista comunitariamente INTRODUÇÃO

Leia mais

MARIA, ESTRELA E MÃE DA NOVA EVANGELIZAÇÃO

MARIA, ESTRELA E MÃE DA NOVA EVANGELIZAÇÃO MARIA, ESTRELA E MÃE DA NOVA EVANGELIZAÇÃO anuncie a Boa Nova não só com palavras, mas, sobretudo, com uma vida transfigurada pela presença de Deus (EG 259). O tema da nova evangelização aparece com freqüência

Leia mais

Salmo 23:! Viva uma vida com tranquilidade

Salmo 23:! Viva uma vida com tranquilidade Anésio Rodrigues Salmo 23 Salmo 23:! Viva uma vida com tranquilidade Salmo 23 O SENHOR é o meu pastor; e nada me faltará. Salmo 23 Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.

Leia mais

Celebração Comunitária do SACRAMENTO DO BAPTISMO

Celebração Comunitária do SACRAMENTO DO BAPTISMO Celebração Comunitária do SACRAMENTO DO BAPTISMO O Baptismo, porta da vida e do reino, é o primeiro sacramento da nova lei, que Cristo propôs a todos para terem a vida eterna, e, em seguida, confiou à

Leia mais

PLANO DE DEUS E VONTADE DO PAI

PLANO DE DEUS E VONTADE DO PAI 22º ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO PARÓQUIA SÃO PELEGRINO PLANO DE DEUS E VONTADE DO PAI Pai como aquele que manda e tem poder Em Roma, o pai possuía um poder ilimitado e vitalício sobre todos os seus familiares

Leia mais

Cântico: Dá-nos um coração

Cântico: Dá-nos um coração Cântico: Dá-nos um coração Refrão: Dá-nos um coração, grande para amar, Dá-nos um coração, forte para lutar. 1. Homens novos, criadores da história, construtores da nova humanidade; homens novos que vivem

Leia mais

STOTT, John R. W. Batismo e plenitude do Espírito Santo. São Paulo: Vida Nova, 1966.

STOTT, John R. W. Batismo e plenitude do Espírito Santo. São Paulo: Vida Nova, 1966. Azusa Revista de Estudos Pentecostais 1 STOTT, John R. W. Batismo e plenitude do Espírito Santo. São Paulo: Vida Nova, 1966. Josias Novak 1 1 A promessa do Espírito Em sua exposição Stott afirma que a

Leia mais