Decreto-Lei nº 165/2014 Regime de Regularização

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Decreto-Lei nº 165/2014 Regime de Regularização"

Transcrição

1 Regime de Regularização

2 TEMAS DA APRESENTAÇÃO Objetivos Transição de competências Regularização de estabelecimentos Industriais regimes anteriores e atual Número de pedidos de regularização (área LVT) Âmbito de aplicação Estabelecimentos/Entidades Coordenadoras Objeto do Diploma Requisito para Regularização Apresentação do Pedido Fases do Procedimento Conclusão - O que há de novo?

3 OBJETIVOS ( ) TRANSIÇÃO DE COMPETÊNCIAS A publicação do Decreto-Lei n.º 11/2014, de 22 de janeiro, aprovou a Lei Orgânica do Ministério da Economia, tendo determinado a extinção, por fusão, das Direções Regionais de Economia e a transição das respetivas competências, âmbito Licenciamento Industrial, para o IAPMEI - Agência para a Competitividade einovação. Os serviços de licenciamento industrial mantêm-se disponíveis no Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve.

4 REGULARIZAÇÃO DE ESTABELECIMENTOS INDUSTRIAIS Regimes anteriores e atual Art.º 24.º do REAI (DR nº25/93, de 17 de agosto/dl n.º 282/93, de 17 agosto alteração à legislação do licenciamento industrial de 1991) Carater extraordinário. Última hipótese Art.º 24.ºdo RELAI (DR nº8/2003, de 11 de abril/ DL nº 69/2003, 10 de abril) regime que se prolongou até 2009, de 5 de novembro Art.º 69.º do REAI (Decreto-Lei n.º 209/2008, de 29 de outubro)

5 REGULARIZAÇÃO DE ESTABELECIMENTOS INDUSTRIAIS Regimes anteriores - Incompatibilidade com IGT Art.º 24.ºdo RELAI (DR nº8/2003, de 11 de abril/ DL nº 69/2003, 10de abril) Decisão favorável das entidades CCDR, CM e EC Não permitia ampliações/altera ções futuras Investimento limitado Permitia a obtenção do Titulo válido, para a situação existente Não implicava/condicionava alterações no IGT no momento da decisão final

6 REGULARIZAÇÃO DE ESTABELECIMENTOS INDUSTRIAIS Regimes anteriores - Incompatibilidade com IGT Art.69.º do REAI (Decreto-Lei nº 209/2009, de 29 de outubro) Decisão favorável das entidades CCDR, CM e EC Voto favorável da CM+ Outra entidade Compromisso por parte da CM em iniciar o procedimento relativo à elaboração/revisão/altera ção do IGT da localização doei Permitia a obtenção do Titulo válido, para a situação existente Não permitia ampliações/altera ções EC emite Titulo de Exploração com validade de 7 anos

7 Número de pedidos de regularização (área de Lisboa e Vale do Tejo) 2003/2009 Entrados Finalizados Não finalizados RELAI/art.º24.º REAI/art.º69.º 58 49* 9 *tem Titulo de Exploração válido por 7 anos(a aguardar alteração do IGT)

8 APLICAÇÃO Diploma mais abrangente, aplicando-se a: Estabelecimentos industriais que desenvolvem atividades industriais previstas no SIR (Sistema da Indústria Responsável-DL nº 169/2012); Explorações pecuárias; Estabelecimento que desenvolvem a atividade de gestão de resíduos (OGR- Decreto-Lei nº 178/2006, de 5 de setembro, alterado pelo DL nº 173/2008, de 26 de agosto); Pedreiras (DL nº270/2001, de 6 de outubro, alterado pelo DL nº340/2007, de 12 de outubro domínio privado); Instalações de resíduos da industria extrativa aterros (DL nº 10/2010,de 4 de fevereiro, alterado pelo DL nº 31/2013, de 22 de fevereiro).

9 ESTABELECIMENTOS/ENTIDADES COORDENADORAS Estabelecimentos industriais que desenvolvem atividades industriais previstas no SIR (Sistema da Indústria Responsável- DL nº 169/2012) EC IAPMEI/DRAP Tipos 1 e 2 DGEG Todos os tipos CM Tipo 3 EC Explorações pecuárias DRAP Estabelecimento que desenvolvem a atividade de gestão de resíduos (OGR-Decreto-Lei nº 178/2006, de 5 de setembro, alterado pelo DL nº 173/2008, de 26 de agosto) EC CCDR

10 ESTABELECIMENTOS/ENTIDADES COORDENADORAS Pedreiras(DL nº270/2001, de 6 de outubro, alterado pelo DL nº340/2007, de 12 de outubro domínio privado) EC DGEG Instalações de resíduos da industria extrativa aterro (DL nº 10/2010,de 4 de fevereiro, alterado pelo DL nº 31/2013, de 22 de fevereiro)

11 OBJETO DO DIPLOMA Regularizar estabelecimentos e explorações existentes que não disponham de titulo válido (instalação/exploração) Regularizar estabelecimentos e explorações existentes que não disponham de titulo válido (instalação/exploração) por situações de desconformidade com Alterações e ampliações dos estabelecimentos e explorações, que possuam titulo de exploração válidomas cuja alteração ou ampliação vão ocupar espaços não compatíveis com Alterações e ampliações dos estabelecimentos (para cumprimento de requisitos legais) sem título válido, estejam ou não em situação de desconformidade com os os IGT vinculativos dos particulares ou com servidões administrativas e restrições de utilidade pública

12 REQUISITO PARA REGULARIZAÇÃO Todos os estabelecimentos industriais em atividadepor um período mínimo de dois anos, contados da data de entrada em vigor do DL 2 de janeiro de 2015 Em atividade Atividade suspensa há menos 1 ano Suspensa por um período máximo de 3 anos, autorizado pela EC

13 APRESENTAÇÃO DO PEDIDO Prazos Formas Um ano a contar da data de entrada em vigor do DL = 02/01/2016 (inclusive) Deve ser, preferencialmente, desmaterializada, por via eletrónica, através das plataformas informáticas disponíveis; Caso não estejam operacionais, pode ser utilizado um endereço eletrónico criado para o efeito; Caso não se verifique qualquer uma das condições anteriores, a apresentação do pedido pode ser feita em papel e/ou acompanhado de suporte digital (CD).

14 APRESENTAÇÃO DO PEDIDO Procedimento conjunto Podem ser apresentados conjuntamente, por mais do que um requerente, pedidos de regularização, alteração ou ampliação, para diferentes estabelecimentos, desde que integrados no mesmo setor e localizados no mesmo concelho. O procedimento conjunto mantém, ainda assim, a necessidade de tramitação individual para cada pedido (verificação de requisitos, ponderação e decisão final). Em resultado, haverá então lugar a um único procedimento de alteração/revisão/elaboração do Plano Municipal Aplicável.

15 FASES DO PROCEDIMENTO 1ªFase >Submissãodopedido Submeter o pedido de regularização na respetiva Entidade Coordenadora com: Os elementos instrutórios previstos na Portaria n.º 68/2015, de 09/03; Caso exista desconformidade com os IGT, servidões ou restrições, é obrigatório, entre outros(n.º 4 do art.º 5.º): Obter, a montante e junto da Câmara Municipal, a Deliberação de Reconhecimento de Interesse Público Municipal sobre a regularização do estabelecimento. Juntar informação relevante que habilite a ponderação dos interesses económicos, sociais e ambientais em presença, de que são exemplo: Faturação da empresa N.º de postos de trabalho criados ou a criar Mercado em que se insere Custos económicos e sociais da desativaçãodo estabelecimento

16 FASES DO PROCEDIMENTO 2.ª Fase > Efeitos da apresentação do pedido O recibo comprovativo da apresentação do pedido constitui título legítimo para a exploração provisória do estabelecimento, até à data em que o requerente seja notificado da deliberação final. Este recibo só será emitido após o pagamento das taxas previstas Após a emissão do comprovativo de pagamento de taxa, será iniciada a tramitação do pedido. 3.ª Fase-> Análise pelas Entidades EC disponibiliza o pedido de regularização e os elementos instrutórios às entidades para análise e pronuncia.

17 FASES DO PROCEDIMENTO 4ª Fase > Conferência Decisória Ponderação e Deliberação A representação das entidades, à semelhança do GT art.º 24.º/art.º69.º, pressupõe a designação de representante. Como novidade neste DL, as entidades convocadas remetem documento comprovativo da delegação ou subdelegação de poderes adequados para efeitos de vinculação. 5ª Fase -> Deliberação final Notificação da deliberação aos interessados que pode assumir a forma de deliberação favorável, favorável condicionada ou desfavorável. 6ª Fase -> Consequências da deliberação final Adequação/suspensão dos IGT e/ou SRUP pelas entidades competentes Nos casos de deliberação favorável ou favorável condicionada e que tenha por pressuposto a desconformidade com os IGT e/ou SRUP a entidade competente deve promover a alteração, revisão ou elaboração do IGT e/ou SRUP de modo a contemplar a regularização do estabelecimento.

18 FASES DO PROCEDIMENTO Adequação/suspensão dos IGT e/ou SRUP pelas entidades competentes (cont.) Na situação que esta alteração, revisão ou elaboração não seja aprovada até à emissão do titulo definitivo pode ser determinada: a suspensão do IGT e decretadas medidas preventivas a deliberação favorável ou favorável condicionada decidida na Conferência Decisória constitui fundamento bastante para o reconhecimento de relevante interesse público 7.ª Fase -> Legalização urbanística Concluídos os processos de adequação dos IGT/SRUP o operador deve requerer a legalização do edifício nos termos do RJUE. 8.ª Fase -> Título de Exploração Requerente inicia o procedimento para título definitivo, ao abrigo do SIR.

19 O QUE HÁ DE NOVO? Existindo desconformidade da localização, a CM terá de, a montante,emitir uma deliberação de reconhecimento de interesse público municipal sobre a regularização do estabelecimento(critério de seleção). A ponderação dos interesses económicos, sociais e ambientais em presença fator determinante na decisão final; Os processos de contraordenação instaurados e relacionados com a falta de título de exploração, com a violação de normas ambientais ou de ordenamento do território, pendentes à data da apresentação do pedido, são suspensos desde que não tenham transitado em julgado. A entidade coordenadora deve notificar as entidades instrutoras daqueles processos da entrada do pedido de regularização, desde que o requerente a informe devidamente.

20 O QUE HÁ DE NOVO? As entidades convocadas para a Conferência Decisória, remetem documento comprovativo da delegação ou subdelegação de poderes adequados para efeitos de vinculação. Procedimento conjunto Podem ser apresentados conjuntamente, por mais do que um requerente, pedidos de regularização, alteração ou ampliação, para diferentes estabelecimentos, desde que integrados no mesmo setor e localizados no mesmo concelho. O procedimento conjunto mantém, ainda assim, a necessidade de tramitação individual para cada pedido (verificação de requisitos, ponderação e decisão final). Em resultado, haverá então lugar a um único procedimento de alteração/revisão/elaboração do Plano Municipal Aplicável.

21 Direção de Proximidade Regional Departamento de Planeamento e Licenciamento Industrial do Sul industria@iapmei.pt Dr.ª Paula Tavares da Silva Engª Paula Lança Obrigado!

2. RERAE REGIME EXCECIONAL DE REGULARIZAÇÃO DAS ATIVIDADES ECONÓMICAS Aplicado à atividade pecuária. Regime excecional e transitório que estabelece

2. RERAE REGIME EXCECIONAL DE REGULARIZAÇÃO DAS ATIVIDADES ECONÓMICAS Aplicado à atividade pecuária. Regime excecional e transitório que estabelece junho 2015 2. RERAE REGIME EXCECIONAL DE REGULARIZAÇÃO DAS ATIVIDADES ECONÓMICAS Aplicado à atividade pecuária O QUE É? Regime excecional e transitório que estabelece procedimentos de regularização/alteração/ampliação

Leia mais

1. RERAE Regime Excecional de Regularização da Atividades Económicas aplicado à atividade pecuária 2. Portaria n.º 68/2015 de 9 de março

1. RERAE Regime Excecional de Regularização da Atividades Económicas aplicado à atividade pecuária 2. Portaria n.º 68/2015 de 9 de março Santarém - 9 junho 2015 ÍNDICE 1. RERAE Regime Excecional de Regularização da Atividades Económicas aplicado à atividade pecuária 2. Portaria n.º 68/2015 de 9 de março Objetivos Dar a conhecer o RERAE

Leia mais

ÍNDICE. 1. Competências da DGADR. 2. RERAE Regime Excecional de Regularização das Atividades Económicas aplicado ao setor pecuário

ÍNDICE. 1. Competências da DGADR. 2. RERAE Regime Excecional de Regularização das Atividades Económicas aplicado ao setor pecuário junho 2015 ÍNDICE 1. Competências da DGADR 2. RERAE Regime Excecional de Regularização das Atividades Económicas aplicado ao setor pecuário 3. Portaria n.º 68/2015 de 9 de março Objetivos Dar a conhecer

Leia mais

REGIME EXTRAORDINÁRIO DE REGULARIZAÇÃO DAS ATIVIDADES ECONÓMICAS

REGIME EXTRAORDINÁRIO DE REGULARIZAÇÃO DAS ATIVIDADES ECONÓMICAS REGIME EXTRAORDINÁRIO DE REGULARIZAÇÃO DAS ATIVIDADES ECONÓMICAS Decreto-lei nº 165/2014 de 5 de novembro Portaria nº 68/2015 de 9 de março DSA/DPCA DSOT Gilda Carvalho Neves julho 2015 José Freire Considerações

Leia mais

ÍNDICE. 1. Competências da DGADR. 2. RERAE Regime Excecional de Regularização da Atividades Económicas aplicado à atividade pecuária

ÍNDICE. 1. Competências da DGADR. 2. RERAE Regime Excecional de Regularização da Atividades Económicas aplicado à atividade pecuária Braga - 3 junho 2015 ÍNDICE 1. Competências da DGADR 2. RERAE Regime Excecional de Regularização da Atividades Económicas aplicado à atividade pecuária 3. Portaria n.º 68/2015 de 9 de março Objetivos Dar

Leia mais

Novo diploma de regularização de unidades produtivas DECRETO LEI 165/2014 de 5 de novembro

Novo diploma de regularização de unidades produtivas DECRETO LEI 165/2014 de 5 de novembro Paulo Vieira, CCDR Algarve Seminário Recuperação Ambiental de Pedreiras CCDR Algarve, 11e 12 de dezembro de 2014 OBJETO 1. Estabelecimentos e explorações sem título válido de instalação ou exploração ou

Leia mais

O regime extraordinário de regularização de indústrias e de outras atividades económicas

O regime extraordinário de regularização de indústrias e de outras atividades económicas O regime extraordinário de regularização de indústrias e de outras atividades económicas Curso de Pós-Graduação em Direito do Urbanismo e da Construção (Faro) Instituto de Ciências Jurídico-Políticas/Faculdade

Leia mais

Parecer de Localização sobre Regularização de Estabelecimentos Industriais

Parecer de Localização sobre Regularização de Estabelecimentos Industriais NORMA DE PROCEDIMENTOS Janeiro de 2012 11 / OT Tramitação dos processos de Parecer de Localização sobre Regularização de Estabelecimentos Industriais 1. Apresentação 2. Legislação de enquadramento 3. Tramitação

Leia mais

- Em que a laboração se encontre suspensa por decisão da entidade licenciadora, por período máximo de 3 anos.

- Em que a laboração se encontre suspensa por decisão da entidade licenciadora, por período máximo de 3 anos. 1 15 ASSUNTO: DECRETO-LEI N.º 165/2014, DE 5 DE NOVEMBRO NOTA INFORMATIVA O Decreto-Lei n.º 165/2014, de 5 de novembro, estabelece o Regime de Regularização Extraordinário de Estabelecimentos Industriais,

Leia mais

CICLO DE CONFERÊNCIAS SISTEMA DA INDÚSTRIA RESPONSÁVEL(SIR)

CICLO DE CONFERÊNCIAS SISTEMA DA INDÚSTRIA RESPONSÁVEL(SIR) CICLO DE CONFERÊNCIAS SISTEMA DA INDÚSTRIA RESPONSÁVEL(SIR) Lisboa, 10 dezembro 2015 PROGRAMA 1. Atribuições e competências do IAPMEI - Âmbito Sistema da Indústria Responsável (SIR) 2. Licenciamento Industrial

Leia mais

Recintos de Diversões Aquáticas. Licença de Funcionamento

Recintos de Diversões Aquáticas. Licença de Funcionamento Recintos de Diversões Aquáticas Licença de Funcionamento 1. FINALIDADE O início e a realização das atividades em recintos com diversões aquáticas (Parques Aquáticos) depende da posse de licença de funcionamento

Leia mais

NORMA DE PROCEDIMENTO DE LICENCIAMENTO OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS

NORMA DE PROCEDIMENTO DE LICENCIAMENTO OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS NORMA DE PROCEDIMENTO DE LICENCIAMENTO OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS julho de 2016 Licenciamento da atividade de tratamento de resíduos Nota introdutória A elaboração deste documento tem como finalidade

Leia mais

CONSULTAS EM RAZÃO DA LOCALIZAÇÃO, AO ABRIGO DO ARTIGO 13.º-A DO REGIME JURÍDICO DA URBANIZAÇÃO E DA EDIFICAÇÃO (RJUE) DECRETO- LEI N

CONSULTAS EM RAZÃO DA LOCALIZAÇÃO, AO ABRIGO DO ARTIGO 13.º-A DO REGIME JURÍDICO DA URBANIZAÇÃO E DA EDIFICAÇÃO (RJUE) DECRETO- LEI N CONSULTAS EM RAZÃO DA LOCALIZAÇÃO, AO ABRIGO DO ARTIGO 13.º-A DO REGIME JURÍDICO DA URBANIZAÇÃO E DA EDIFICAÇÃO (RJUE) DECRETO- LEI N.º 555/99, DE 16 DE DEZEMBRO, NA REDAÇÃO DADA PELO DECRETO-LEI N.º 136/2014,

Leia mais

Instalação de Estabelecimento Industrial do Tipo 2. Procedimento sem Vistoria Prévia (PSVP)

Instalação de Estabelecimento Industrial do Tipo 2. Procedimento sem Vistoria Prévia (PSVP) Instalação de Estabelecimento Industrial do Tipo 2 Procedimento sem Vistoria Prévia (PSVP) IAPMEI 2 Estabelecimentos Enquadrados no Tipo 1 1 Estabelecimentos Enquadrados no Tipo 2 São do Tipo 2 os estabelecimentos

Leia mais

Documento anexo à informação técnica RM.015/2018/05/24

Documento anexo à informação técnica RM.015/2018/05/24 Documento anexo à informação técnica RM.015/2018/05/24 Projeto de alteração ao Plano Diretor Municipal por adequação nos termos do Regime Excecional de Regularização das Atividades Económicas Nota justificativa

Leia mais

SISTEMA DA INDÚSTRIA RESPONSÁVEL (SIR) O LICENCIAMENTO DA ATIVIDADE INDUSTRIAL

SISTEMA DA INDÚSTRIA RESPONSÁVEL (SIR) O LICENCIAMENTO DA ATIVIDADE INDUSTRIAL SISTEMA DA INDÚSTRIA RESPONSÁVEL (SIR) O LICENCIAMENTO DA ATIVIDADE INDUSTRIAL 1. LICENCIAMENTO INDUSTRIAL 1.1. ENQUADRAMENTO LEGAL NOVO SIR Sistema da Indústria Responsável (SIR) Decreto-Lei n.º 73/2015,

Leia mais

ALTERAÇÃO DO PLANO DE URBANIZAÇÃO DE FÁTIMA REGIME EXTRAORDINÁRIO DA REGULARIZAÇÃO DE ATIVIDADES ECONÓMICAS (RERAE)

ALTERAÇÃO DO PLANO DE URBANIZAÇÃO DE FÁTIMA REGIME EXTRAORDINÁRIO DA REGULARIZAÇÃO DE ATIVIDADES ECONÓMICAS (RERAE) DIVISÃO DE ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO ALTERAÇÃO DO PLANO DE URBANIZAÇÃO DE FÁTIMA REGIME EXTRAORDINÁRIO DA REGULARIZAÇÃO DE ATIVIDADES ECONÓMICAS (RERAE) SETEMBRO DE 2018 RELATÓRIO DE FUNDAMENTAÇÃO (1ª

Leia mais

NORMA DE PROCEDIMENTOS

NORMA DE PROCEDIMENTOS NORMA DE PROCEDIMENTOS NºNº/MÊS/08 AM/11 ABRIL/2013 TRAMITAÇÃO DOS PROCESSOS DE LICENCIAMENTO E ACOMPANHAMENTO DE ATERROS ÍNDICE: 1. APRESENTAÇÃO 2. LEGISLAÇÃO DE ENQUADRAMENTO 3. TRAMITAÇÃO DOS PROCESSOS

Leia mais

Licenciamento Simplificado de Operações de Gestão de Resíduos

Licenciamento Simplificado de Operações de Gestão de Resíduos NORMA DE PROCEDIMENTOS Outubro de 2012 11 / AM Tramitação dos processos de Licenciamento Simplificado de Operações de Gestão de Resíduos 1. Apresentação 2. Legislação de enquadramento 3. Tramitação dos

Leia mais

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS MINISTÉRIO DO AMBIENTE, ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO E ENERGIA

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS MINISTÉRIO DO AMBIENTE, ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO E ENERGIA 5652 Diário da República, 1.ª série N.º 214 5 de novembro de 2014 ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA Declaração n.º 13/2014 Substituição de vogal no Conselho Superior do Ministério Público Nos termos do disposto

Leia mais

Título: Regime extraordinário de regularização e de alteração e ou ampliação de diversos estabelecimentos e explorações

Título: Regime extraordinário de regularização e de alteração e ou ampliação de diversos estabelecimentos e explorações Título: Regime extraordinário de regularização e de alteração e ou ampliação de diversos estabelecimentos Autor: Eurico Santos, Advogado Correio eletrónico do Autor: euricosantos@sapo.pt N.º de Páginas:

Leia mais

Instalação de Estabelecimento Industrial do Tipo 1. Procedimento com Vistoria Prévia (PCVP)

Instalação de Estabelecimento Industrial do Tipo 1. Procedimento com Vistoria Prévia (PCVP) Instalação de Estabelecimento Industrial do Tipo 1 Procedimento com Vistoria Prévia (PCVP) IAPMEI 2 Estabelecimentos Enquadrados no Tipo 1 1 Estabelecimentos Enquadrados no Tipo 1 Todos os estabelecimentos

Leia mais

Parecer de Localização sobre Operações de Depósito de Resíduos em Aterro

Parecer de Localização sobre Operações de Depósito de Resíduos em Aterro NORMA DE PROCEDIMENTOS Janeiro de 2012 09 / OT Tramitação dos processos de Parecer de Localização sobre Operações de Depósito de Resíduos em Aterro 1. Apresentação 2. Legislação de enquadramento 3. Tramitação

Leia mais

A revisão do RJUE. algumas considerações. Gonçalo Reino Pires

A revisão do RJUE. algumas considerações. Gonçalo Reino Pires A revisão do RJUE algumas considerações Gonçalo Reino Pires Mestre em Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa Advogado - Serra Lopes, Cortes Martins & Associados

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS

MANUAL DE PROCEDIMENTOS Regularização - Alteração e/ou Ampliação de estabelecimentos e explorações de atividades Industriais, Pecuárias, de Operações de Gestão de Resíduos e de Explorações de Pedreiras MANUAL DE PROCEDIMENTOS

Leia mais

, ,18 Existência de produtos certificados

, ,18 Existência de produtos certificados Cópia de parte da ata da Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Pombal nº0027/cmp/15, celebrada em 9 de Dezembro de 2015 e aprovada em minuta para efeitos de imediata execução. Ponto 12.13. Reconhecimento

Leia mais

TÍTULO DIGITAL DE ALTERAÇÃO N.º 1121/2012 /

TÍTULO DIGITAL DE ALTERAÇÃO N.º 1121/2012 / TÍTULO DIGITAL DE ALTERAÇÃO N.º 1121/2012 / 2017-1 Nos termos do n.º 6 do art.º 39.º do Sistema de Indústria Responsável (SIR), aprovado em anexo ao Decreto-Lei n.º 169/2012, de 1 de agosto, na redação

Leia mais

NORMA DE PROCEDIMENTOS

NORMA DE PROCEDIMENTOS NORMA DE PROCEDIMENTOS NºNº/MÊS/08 OT/05 OUTUBRO/2015 TRAMITAÇÃO DOS PROCESSOS DE ESTABELECIMENTO DE MEDIDAS PREVENTIVAS E NORMAS PROVISÓRIAS ÍNDICE: 1. APRESENTAÇÃO 2. LEGISLAÇÃO DE ENQUADRAMENTO 3. TRAMITAÇÃO

Leia mais

Licenciamento Normal de Operações de Gestão de Resíduos

Licenciamento Normal de Operações de Gestão de Resíduos NORMA DE PROCEDIMENTOS Outubro de 2012 12 / AM 12 / AM Tramitação dos processos de Licenciamento Normal de Operações de Gestão de Resíduos 1. Apresentação 2. Legislação de enquadramento 3. Tramitação dos

Leia mais

Licenciamento Simplificado de Operações de Gestão de Resíduos

Licenciamento Simplificado de Operações de Gestão de Resíduos NORMA DE PROCEDIMENTOS Março de 2008 11 / AM Tramitação dos processos de Licenciamento Simplificado de Operações de Gestão de Resíduos 1. Apresentação 2. Legislação de enquadramento 3. Tramitação dos processos

Leia mais

Recintos de Diversões Aquáticas. Licença de Funcionamento

Recintos de Diversões Aquáticas. Licença de Funcionamento Recintos de Diversões Aquáticas Licença de Funcionamento 1. FINALIDADE A realização das atividades em recintos com diversões aquáticas (Parques Aquáticos) depende da posse de licença de funcionamento,

Leia mais

NORMA DE PROCEDIMENTOS

NORMA DE PROCEDIMENTOS NORMA DE PROCEDIMENTOS NºNº/MÊS/08 OT/04 OUTUBRO/2015 TRAMITAÇÃO DOS PROCESSOS DE SUSPENSÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO ÍNDICE: 1. APRESENTAÇÃO 2. LEGISLAÇÃO DE ENQUADRAMENTO 3.

Leia mais

MUNICÍPIO DE POMBAL 444m 2 (edifício 1-272m 2 e edifício 2 172m 2 ), e área de implantação de 385,6m 2. O pedido de Reconhecimento de Interesse

MUNICÍPIO DE POMBAL 444m 2 (edifício 1-272m 2 e edifício 2 172m 2 ), e área de implantação de 385,6m 2. O pedido de Reconhecimento de Interesse Cópia de parte da ata da Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Pombal nº0027/cmp/15, celebrada em 9 de Dezembro de 2015 e aprovada em minuta para efeitos de imediata execução. Ponto 12.11. Reconhecimento

Leia mais

Não possui alternativa de localização. Despedimento dos colaboradores Custos inerentes à desativação Quebra de receita de atividades locais conexas

Não possui alternativa de localização. Despedimento dos colaboradores Custos inerentes à desativação Quebra de receita de atividades locais conexas Cópia de parte da ata da Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Pombal nº0027/cmp/15, celebrada em 9 de Dezembro de 2015 e aprovada em minuta para efeitos de imediata execução. Ponto 12.10. Reconhecimento

Leia mais

Parecer de Localização sobre novas explorações de Pedreiras

Parecer de Localização sobre novas explorações de Pedreiras NORMA DE PROCEDIMENTOS Janeiro de 2012 07 / OT Tramitação dos processos de Parecer de Localização sobre novas explorações de Pedreiras 1. Apresentação 2. Legislação de enquadramento 3. Tramitação dos processos

Leia mais

PLANO DIRETOR MUNICIPAL DE ALENQUER 3ª ALTERAÇÃO DO PROPOSTA TÉCNICA MUNICÍPIO DE ALENQUER

PLANO DIRETOR MUNICIPAL DE ALENQUER 3ª ALTERAÇÃO DO PROPOSTA TÉCNICA MUNICÍPIO DE ALENQUER 3ª ALTERAÇÃO DO PLANO DIRETOR MUNICIPAL DE ALENQUER REGIME EXTRAORDINÁRIO DE REGULARIZAÇAO DAS ATIVIDADES ECONÓMICAS (RERAE) MUNICÍPIO DE ALENQUER DIVISÃO DE URBANISMO PROPOSTA TÉCNICA MAIO 2018 ÍNDICE

Leia mais

REGIME DE REGULARIZAÇÃO E DE ALTERAÇÃO OU DE AMPLIAÇÃO DE ESTABELECIMENTOS

REGIME DE REGULARIZAÇÃO E DE ALTERAÇÃO OU DE AMPLIAÇÃO DE ESTABELECIMENTOS MUNICIPIO DA MARINHA GRANDE REGIME DE REGULARIZAÇÃO E DE ALTERAÇÃO OU DE AMPLIAÇÃO DE ESTABELECIMENTOS NOS TERMOS DO DL 165/2014 DE 05.11 E PORTARIA N.º 68/2015 DE 09.03 DIVISÃO DE ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO

Leia mais

NORMA DE PROCEDIMENTOS NºNº/MÊS/08

NORMA DE PROCEDIMENTOS NºNº/MÊS/08 NORMA DE PROCEDIMENTOS NºNº/MÊS/08 OT/07-A ABRIL/2018 TRAMITAÇÃO DOS PROCESSOS DE ALTERAÇÕES SIMPLIFICADAS DA DELIMITAÇÃO DA RESERVA ECOLÓGICA NACIONAL A NÍVEL MUNICIPAL ÍNDICE: 1. APRESENTAÇÃO 2. LEGISLAÇÃO

Leia mais

DECRETO N.º 51/XIII. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea d) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Artigo 1.

DECRETO N.º 51/XIII. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea d) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Artigo 1. DECRETO N.º 51/XIII Autoriza o Governo a aprovar o regime jurídico relativo à instalação e exploração dos estabelecimentos de culturas em águas marinhas, incluindo as águas de transição, e em águas interiores

Leia mais

NORMA DE PROCEDIMENTOS N.ºN.º/MÊS/08

NORMA DE PROCEDIMENTOS N.ºN.º/MÊS/08 NORMA DE PROCEDIMENTOS N.ºN.º/MÊS/08 GT/01 outubro/2016 TRAMITAÇÃO DOS PROCESSOS DE PARECER PRÉVIO DE LOCALIZAÇÃO DE PESQUISA OU EXPLORAÇÃO DE MASSAS MINERAIS - PEDREIRAS ÍNDICE: 1. APRESENTAÇÃO 2. LEGISLAÇÃO

Leia mais

MUNICÍPIO DE POMBAL. Fatores Económicos Indicação do volume de investimento realizado >

MUNICÍPIO DE POMBAL. Fatores Económicos Indicação do volume de investimento realizado > Cópia de parte da ata da Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Pombal nº0027/cmp/15, celebrada em 9 de Dezembro de 2015 e aprovada em minuta para efeitos de imediata execução. Ponto 12.19. Reconhecimento

Leia mais

NORMA DE PROCEDIMENTO DE LICENCIAMENTO DEPOSIÇÃO DE RESÍDUOS EM ATERRO

NORMA DE PROCEDIMENTO DE LICENCIAMENTO DEPOSIÇÃO DE RESÍDUOS EM ATERRO NORMA DE PROCEDIMENTO DE LICENCIAMENTO DEPOSIÇÃO DE RESÍDUOS EM ATERRO agosto de 2016 NOTA INTRODUTÓRIA A elaboração deste documento tem como finalidade apresentar de uma forma mais sistematizada a tramitação

Leia mais

ALTERAÇÃO DO PLANO DIRETOR MUNICIPAL TERMOS DE REFERÊNCIA

ALTERAÇÃO DO PLANO DIRETOR MUNICIPAL TERMOS DE REFERÊNCIA ALTERAÇÃO DO PLANO DIRETOR MUNICIPAL TERMOS DE REFERÊNCIA DIVISÃO DE PLANEAMENTO E GESTÃO URBANÍSTICA NOVEMBRO DE 2016 ÍNDICE 1. ENQUADRAMENTO TERRITORIAL DA ÁREA DE INTERVENÇÃO... 2 2. ENQUADRAMENTO LEGAL

Leia mais

Fatores Económicos Indicação do volume de investimento a realizar % mercado Demonstração de procura de mercado

Fatores Económicos Indicação do volume de investimento a realizar % mercado Demonstração de procura de mercado Cópia de parte da ata da Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Pombal nº0027/cmp/15, celebrada em 9 de Dezembro de 2015 e aprovada em minuta para efeitos de imediata execução. Ponto 12.14. Reconhecimento

Leia mais

MUNICÍPIO DE POMBAL 828m2, localizada no PIMM, numa parcela com área total de 8137m 2 e área bruta de construção existente de 1517m 2.

MUNICÍPIO DE POMBAL 828m2, localizada no PIMM, numa parcela com área total de 8137m 2 e área bruta de construção existente de 1517m 2. Cópia de parte da ata da Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Pombal nº0027/cmp/15, celebrada em 9 de Dezembro de 2015 e aprovada em minuta para efeitos de imediata execução. Ponto 12.20. Reconhecimento

Leia mais

ÍNDICE: 1. APRESENTAÇÃO 2. LEGISLAÇÃO DE ENQUADRAMENTO 3. TRAMITAÇÃO DOS PROCESSOS 4. FLUXOGRAMA DA TRAMITAÇÃO

ÍNDICE: 1. APRESENTAÇÃO 2. LEGISLAÇÃO DE ENQUADRAMENTO 3. TRAMITAÇÃO DOS PROCESSOS 4. FLUXOGRAMA DA TRAMITAÇÃO AM/12 FEVEREIRO/2009 TRAMITAÇÃO DOS PROCESSOS DE LICENCIAMENTO INDUSTRIAL ÍNDICE: 1. APRESENTAÇÃO 2. LEGISLAÇÃO DE ENQUADRAMENTO 3. TRAMITAÇÃO DOS PROCESSOS 4. FLUXOGRAMA DA TRAMITAÇÃO 1. Apresentação

Leia mais

Pareceres de Localização quanto à Afectação de Recursos Hídricos

Pareceres de Localização quanto à Afectação de Recursos Hídricos NORMA DE PROCEDIMENTOS Junho de 2005 14 / AM Tramitação dos pedidos de Pareceres de Localização quanto à Afectação de Recursos Hídricos 1. Apresentação 2. Legislação de enquadramento 3. Tramitação dos

Leia mais

Regime Jurídico dos Empreendimentos Turísticos

Regime Jurídico dos Empreendimentos Turísticos Regime Jurídico dos Empreendimentos Turísticos Que novidades? Decreto-Lei nº 80/2017, de 30 de junho 5ª alteração do Decreto-Lei nº 39/2008, de 7 de março Ana Blanco Faro, 7 de fevereiro 2018 OBJETIVOS

Leia mais

INDÚSTRIA EXTRATIVA E O ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO NO CONCELHO DE ALBUFEIRA

INDÚSTRIA EXTRATIVA E O ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO NO CONCELHO DE ALBUFEIRA SESSÃO PÚBLICA RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DE PEDREIRAS COMISSÃO DE COORDENAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO ALGARVE INDÚSTRIA EXTRATIVA E O ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO NO CONCELHO DE ALBUFEIRA Eduardo Viegas

Leia mais

TÍTULO DIGITAL DE ALTERAÇÃO N.º 6055/2017-1

TÍTULO DIGITAL DE ALTERAÇÃO N.º 6055/2017-1 TÍTULO DIGITAL DE ALTERAÇÃO N.º 6055/2017-1 Nos termos do n.º 6 do art.º 39.º do Sistema de Indústria Responsável (SIR), aprovado em anexo ao Decreto-Lei n.º 169/2012, de 1 de agosto, na redação conferida

Leia mais

O Regime de Exercício da Actividade Industrial (REAI), 1. Os procedimentos em causa 4/13/2008. Instalação e exploração de estabelecimentos industriais

O Regime de Exercício da Actividade Industrial (REAI), 1. Os procedimentos em causa 4/13/2008. Instalação e exploração de estabelecimentos industriais O Regime de Exercício da Actividade Industrial (REAI), A R T I C U L A Ç Ã O C O M O R E G I M E J U R Í D I C O D E U R B A N I Z A Ç Ã O E E D I F I C A Ç Ã O 1. Os procedimentos em causa Instalação

Leia mais

PDM. Alteração. Plano Diretor Municipal de Loures. Proposta de plano. Relatório. Departamento de Planeamento e Gestão Urbanística

PDM. Alteração. Plano Diretor Municipal de Loures. Proposta de plano. Relatório. Departamento de Planeamento e Gestão Urbanística Departamento de Planeamento e Gestão Urbanística Divisão de Planeamento e Reabilitação Urbana Alteração PDM Plano Diretor Municipal de Loures Proposta de plano Relatório Agosto de 2017 FICHA TÉCNICA RESPONSÁVEL

Leia mais

função da estimativa do respetivo custo e apresentação de estudo económico

função da estimativa do respetivo custo e apresentação de estudo económico Cópia de parte da ata da Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Pombal nº0027/cmp/15, celebrada em 9 de Dezembro de 2015 e aprovada em minuta para efeitos de imediata execução. Ponto 12.12. Reconhecimento

Leia mais

PDM. Alteração. Plano Diretor Municipal de Loures. Proposta de plano. Anexo I Atas das conferências decisórias

PDM. Alteração. Plano Diretor Municipal de Loures. Proposta de plano. Anexo I Atas das conferências decisórias Departamento de Planeamento e Gestão Urbanística Divisão de Planeamento e Reabilitação Urbana Alteração PDM Plano Diretor Municipal de Loures Proposta de plano Anexo I Atas das conferências decisórias

Leia mais

A. Identificação do Requerente. B. Pretensão

A. Identificação do Requerente. B. Pretensão Registo de Entrada: Ex.mo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez Pedido de Licenciamento de Obras de Urbanização (Nº 2 e nº 3 do artigo 4º do D.L. 555/99, de 16 de Dezembro, com as

Leia mais

INDUSTRIA EXTRATIVA O ACESSO ao TERRITÓRIO

INDUSTRIA EXTRATIVA O ACESSO ao TERRITÓRIO INDUSTRIA EXTRATIVA O ACESSO ao TERRITÓRIO Carlos A.A. Caxaria Colégio de Minas da Ordem dos Engenheiros 2 INDUSTRIA EXTRATIVA - O ACESSO ao TERRITÓRIO CONSTITUÇÃO PORTUGUESA Artigo 84.º (Domínio público)

Leia mais

Coleção Cadernos Práticos - 1. licenciamento de estabelecimentos INDÚSTRIA Dec. Lei nº 169/2012 de 01 de agosto

Coleção Cadernos Práticos - 1. licenciamento de estabelecimentos INDÚSTRIA Dec. Lei nº 169/2012 de 01 de agosto Coleção Cadernos Práticos - 1 licenciamento de estabelecimentos INDÚSTRIA Dec. Lei nº 169/2012 de 01 de agosto Tudo o que Precisa Saber 1 Definição Enquadramento Requisitos 4 Legislação 5 Fiscalização

Leia mais

RESERVA ECOLÓGICA NACIONAL

RESERVA ECOLÓGICA NACIONAL C Â M A R A M U N I C I P A L D E V I L A FRANCA D E X I R A RESERVA ECOLÓGICA NACIONAL 2 ª P R O P O S T A D E A L T E R A Ç Ã O D I V I S Ã O D E P L A N E A M E N T O E R E Q U A L I F I C A Ç Ã O U

Leia mais

TÍTULO DIGITAL DE INSTALAÇÃO N.º NAVIGATOR TISSUE CACIA, SA

TÍTULO DIGITAL DE INSTALAÇÃO N.º NAVIGATOR TISSUE CACIA, SA TÍTULO DIGITAL DE INSTALAÇÃO N.º 18038-1 Nos termos do n.º 1 do art.º 24.º do Sistema de Indústria Responsável (SIR), aprovado em anexo ao Decreto-Lei n.º 169/2012, de 1 de agosto, na redação conferida

Leia mais

Proposta de alteração do PDM da Figueira da Foz QUINTA DA CHARNECA

Proposta de alteração do PDM da Figueira da Foz QUINTA DA CHARNECA Proposta de alteração do PDM da Figueira da Foz QUINTA DA CHARNECA Outubro de 2012 1 I. INCIDÊNCIA TERRITORIAL A área objeto de alteração no Plano Diretor Municipal da Figueira da Foz, publicado no Diário

Leia mais

REGULAMENTO PARA EMISSÃO DE PARECERES TÉCNICOS. (Enquadramento)

REGULAMENTO PARA EMISSÃO DE PARECERES TÉCNICOS. (Enquadramento) REGULAMENTO PARA EMISSÃO DE PARECERES TÉCNICOS (Enquadramento) Conforme definido no preâmbulo do Decreto-Lei 115/2006, de 14 de Junho, os pareceres da Rede Social passaram a ter carácter obrigatório. A

Leia mais

Enquadramento do Projecto no Regime Jurídico de AIA

Enquadramento do Projecto no Regime Jurídico de AIA NORMA DE PROCEDIMENTOS Julho de 2008 01 / AM Tramitação dos processos de Enquadramento do Projecto no Regime Jurídico de AIA 1. Apresentação 2. Legislação de enquadramento 3. Tramitação dos processos 4.

Leia mais

TRAMITAÇÃO DOS PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO PRÉVIA DE AÇÕES INTEGRADAS EM ÁREAS DE REN

TRAMITAÇÃO DOS PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO PRÉVIA DE AÇÕES INTEGRADAS EM ÁREAS DE REN GT/02 outubro/2016 TRAMITAÇÃO DOS PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO PRÉVIA DE AÇÕES INTEGRADAS EM ÁREAS DE REN ÍNDICE: 1. APRESENTAÇÃO 2. LEGISLAÇÃO DE ENQUADRAMENTO 3. TRAMITAÇÃO DOS PROCESSOS 4. FLUXOGRAMA DA

Leia mais

Principais alterações Lei n.º 60/2007 REGIME JURÍDICO DA URBANIZAÇÃO E EDIFICAÇÃO

Principais alterações Lei n.º 60/2007 REGIME JURÍDICO DA URBANIZAÇÃO E EDIFICAÇÃO REGIME JURÍDICO DA URBANIZAÇÃO E EDIFICAÇÃO FISCALIZAÇÃO MUNICIPAL ISABEL GARCIA CCDR-LVT 28-29 NOVEMBRO DE 2011 D.L. n.º 555/99, de 16 de Dezembro, na redacção que lhe foi dada pela Lei n.º 60/2007, de

Leia mais

Definição de Âmbito do Estudo de Impacte Ambiental (PDA)

Definição de Âmbito do Estudo de Impacte Ambiental (PDA) NORMA DE PROCEDIMENTOS Julho de 2008 03 / AM Tramitação dos processos de Definição de Âmbito do Estudo de Impacte Ambiental (PDA) 1. Apresentação 2. Legislação de enquadramento 3. Tramitação dos processos

Leia mais

Licenciamento de Exploração de Massas Minerais (Pedreiras)

Licenciamento de Exploração de Massas Minerais (Pedreiras) NORMA DE PROCEDIMENTOS Março de 2008 13 / AM Tramitação dos processos de Licenciamento de Exploração de Massas Minerais (Pedreiras) 1. Apresentação 2. Legislação de enquadramento 3. Tramitação dos processos

Leia mais

SISTEMA DA INDÚSTRIA RESPONSÁVEL (SIR) Decreto-Lei n.º 73/ Alterações 16.º ENCONTRO DE VERIFICADORES AMBIENTAIS - EMAS

SISTEMA DA INDÚSTRIA RESPONSÁVEL (SIR) Decreto-Lei n.º 73/ Alterações 16.º ENCONTRO DE VERIFICADORES AMBIENTAIS - EMAS SISTEMA DA INDÚSTRIA RESPONSÁVEL (SIR) Decreto-Lei n.º 73/2015 - Alterações 16.º ENCONTRO DE VERIFICADORES AMBIENTAIS - EMAS AGENDA 1. LICENCIAMENTO INDUSTRIAL 1.1. QUADRO LEGAL APLICÁVEL 1.2. ENQUADRAMENTO

Leia mais

Dispensa do Procedimento de AIA

Dispensa do Procedimento de AIA NORMA DE PROCEDIMENTOS Julho de 2008 02 / AM Tramitação dos processos de Dispensa do Procedimento de AIA 1. Apresentação 2. Legislação de enquadramento 3. Tramitação dos processos 4. Fluxograma da tramitação

Leia mais

Fernanda Oliveira As principais diferenças entre os. (Princípio, objeto, âmbito, tipologias e procedimentos de licenciamento)

Fernanda Oliveira As principais diferenças entre os. (Princípio, objeto, âmbito, tipologias e procedimentos de licenciamento) 19-11-2012 As principais diferenças entre os regimes REAI e SIR (Princípio, objeto, âmbito, tipologias e procedimentos de licenciamento) PRINCÍPIO E OBJETO REAI D.L. 209/2008, de 29/10 Princípio: Prevenção

Leia mais

Divisão de Obras, Planeamento, Ambiente e Urbanismo

Divisão de Obras, Planeamento, Ambiente e Urbanismo Divisão de Obras, Planeamento, Ambiente e Urbanismo Elementos instrutórios do pedido Elementos comuns aos procedimentos de controlo prévio (Informação Prévia), nos termos da Portaria n.º 113/2015, de 22/04

Leia mais

Ex.mo(a) Sr.(a) Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

Ex.mo(a) Sr.(a) Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira Requerimento n.º Processo de Obras n.º (quadro a preencher pelos serviços) (n.º 4 do artigo 4º do D.L.555/99 de 16 de Dezembro) Ex.mo(a) Sr.(a) Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira Identificação

Leia mais

REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA NO INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR. Artigo 1.º Objecto e âmbito

REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA NO INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR. Artigo 1.º Objecto e âmbito REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA NO INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR Artigo 1.º Objecto e âmbito 1 - O presente Regulamento tem por objecto regular o procedimento de atribuição do título

Leia mais

CÓDIGOS REGIME JURÍDICO DA INSTALAÇÃO E O FUNCIONAMENTO DOS RECINTOS COM DIVERSÕES AQUÁTICAS TERMOS DE DISPONIBILIZAÇÃO E DE UTILIZAÇÃO

CÓDIGOS REGIME JURÍDICO DA INSTALAÇÃO E O FUNCIONAMENTO DOS RECINTOS COM DIVERSÕES AQUÁTICAS TERMOS DE DISPONIBILIZAÇÃO E DE UTILIZAÇÃO CÓDIGOS REGIME JURÍDICO DA INSTALAÇÃO E O FUNCIONAMENTO DOS RECINTOS COM DIVERSÕES AQUÁTICAS TERMOS DE DISPONIBILIZAÇÃO E DE UTILIZAÇÃO A seleção dos textos legislativos disponibilizados no sitio Home

Leia mais

A utilidade turística princípios e requisitos necessários à sua concessão. Évora 8 de março de 2018 Joaquim Carrapiço

A utilidade turística princípios e requisitos necessários à sua concessão. Évora 8 de março de 2018 Joaquim Carrapiço princípios e requisitos necessários à sua concessão Évora 8 de março de 2018 Joaquim Carrapiço O que é a utilidade turística? O que a UT não é: Não é uma licença Não é uma autorização Não é um registo

Leia mais

REGIME DE EXERCÍCIO DA ACTIVIDADE INDUSTRIAL - REAI

REGIME DE EXERCÍCIO DA ACTIVIDADE INDUSTRIAL - REAI REGIME DE EXERCÍCIO DA ACTIVIDADE INDUSTRIAL - REAI Nota importante A consulta deste documento não substitui nem dispensa a consulta da legislação em vigor, tratando-se apenas de um documento de enquadramento

Leia mais

Indicação da faturação da empresa ou estabelecimento nos últimos dois anos. Existência de produtos certificados

Indicação da faturação da empresa ou estabelecimento nos últimos dois anos. Existência de produtos certificados Cópia de parte da ata da Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Pombal nº0027/cmp/15, celebrada em 9 de Dezembro de 2015 e aprovada em minuta para efeitos de imediata execução. Ponto 17.1. Reconhecimento

Leia mais

Grupo Parlamentar. Projecto de Lei nº 210/XI

Grupo Parlamentar. Projecto de Lei nº 210/XI Grupo Parlamentar Projecto de Lei nº 210/XI SEGUNDA ALTERAÇÃO AO DECRETO-LEI Nº. 214/2008, DE 10 DE NOVEMBRO, DE MODO A PRORROGAR OS PRAZOS DE CLASSIFICAÇÃO E REGULARIZAÇÃO DAS EXPLORAÇÕES PECUÁRIAS NO

Leia mais

Grupo Parlamentar do BE

Grupo Parlamentar do BE Relatório da Discussão e Votação na Especialidade da Proposta de Lei n.º 28/III/2 Autoriza o Governo a aprovar o novo regime jurídico relativo à instalação e exploração dos estabelecimentos de culturas

Leia mais

MANUAL DE Data: 30/09/2009 PROCEDIMENTOS Página 1 de 10 LICENCIAMENTO

MANUAL DE Data: 30/09/2009 PROCEDIMENTOS Página 1 de 10 LICENCIAMENTO OBJECTIVO: DEPARTAMENTO DE URBANISMO Capítulo: II Secção: 3 PROCEDIMENTOS Página 1 de 10 Definir o modo de tratar o pedido de autorização de operação urbanística, ao abrigo do artigo 4.º e dos artigos

Leia mais

ESTRATÉGIA DE REGULARIZAÇÃO DAS INDUSTRIAS DE EXTRAÇÃO MINERAL NA REGIÃO DO ALGARVE. Maria José Nunes Diretora de Serviços de Ambiente da CCDR Algarve

ESTRATÉGIA DE REGULARIZAÇÃO DAS INDUSTRIAS DE EXTRAÇÃO MINERAL NA REGIÃO DO ALGARVE. Maria José Nunes Diretora de Serviços de Ambiente da CCDR Algarve ESTRATÉGIA DE REGULARIZAÇÃO DAS INDUSTRIAS DE EXTRAÇÃO MINERAL NA REGIÃO DO ALGARVE SINTESE DA SITUAÇÃO E CONSTRANGIMENTOS DOS PROCESSOS DE RECUPERAÇÃO DE PEDREIRAS NO TERRITÓRIO DO ALGARVE Maria José

Leia mais

TRAMITAÇÃO DOS PROCESSOS DE VERIFICAÇÃO DA APLICABILIDADE DO REGIME JURÍDICO DE AIA

TRAMITAÇÃO DOS PROCESSOS DE VERIFICAÇÃO DA APLICABILIDADE DO REGIME JURÍDICO DE AIA TRAMITAÇÃO DOS PROCESSOS DE VERIFICAÇÃO DA APLICABILIDADE DO REGIME JURÍDICO DE AIA Norma de Procedimento Janeiro de 2012 1. Enquadramento 2. Quadro legal aplicável 3. Tramitação dos processos 1. ENQUADRAMENTO

Leia mais

LICENCIAMENTO ÚNICO AMBIENTAL Decreto-Lei nº 75/2015

LICENCIAMENTO ÚNICO AMBIENTAL Decreto-Lei nº 75/2015 LICENCIAMENTO ÚNICO AMBIENTAL Decreto-Lei nº 75/2015 Natália Santos Divisão do Licenciamento Único de Ambiente Departamento de Gestão e Licenciamento Ambiental LUA Plataforma SILiAmb Módulo LUA Existindo

Leia mais

PLANO DE PORMENOR DO PENELI PARQUE EMPRESARIAL PARA NOVAS ESTRATÉGIAS DE LOCALIZAÇÃO DO INVESTIMENTO RELATÓRIO DE PONDERAÇÃO DA DISCUSSÃO PÚBLICA

PLANO DE PORMENOR DO PENELI PARQUE EMPRESARIAL PARA NOVAS ESTRATÉGIAS DE LOCALIZAÇÃO DO INVESTIMENTO RELATÓRIO DE PONDERAÇÃO DA DISCUSSÃO PÚBLICA PLANO DE PORMENOR DO PENELI PARQUE EMPRESARIAL PARA NOVAS ESTRATÉGIAS DE LOCALIZAÇÃO DO INVESTIMENTO RELATÓRIO DE PONDERAÇÃO DA DISCUSSÃO PÚBLICA MAIO 2018 GPUP_Pl_01.01 / MAIO de 2018 ÍNDICE 1. ENQUADRAMENTO

Leia mais

Prevenção e Controlo Integrado da Poluição. Prevenção e Controlo Integrado da Poluição

Prevenção e Controlo Integrado da Poluição. Prevenção e Controlo Integrado da Poluição Enquadramento Legal Decreto-Lei n.º 173/2008, de 26 de Agosto (Diploma PCIP) Regime de prevenção e controlo integrados da poluição (PCIP) proveniente de certas atividades Licença ambiental - decisão escrita

Leia mais

Suspensão dos Planos Municipais de Ordenamento do Território

Suspensão dos Planos Municipais de Ordenamento do Território NORMA DE PROCEDIMENTOS Julho de 2008 04 / OT Tramitação dos processos de Suspensão dos Planos Municipais de Ordenamento do Território 1. Apresentação 2. Legislação de enquadramento 3. Tramitação dos processos

Leia mais

SEMINÁRIO NOVAS TENDÊNCIAS NA AGRICULTURA

SEMINÁRIO NOVAS TENDÊNCIAS NA AGRICULTURA SEMINÁRIO NOVAS TENDÊNCIAS NA AGRICULTURA COMO CRIAR O SEU NEGÓCIO LICENCIAMENTO DA ATIVIDADE ENQUADRAMENTO PROCEDIMENTOS Decreto-Lei n.º 169/2012, de 1 de agosto SIR Sistema de Industria Responsável Decreto-Lei

Leia mais

RECONHECIMENTO DO RELEVANTE INTERESSE PÚBLICO DE AÇÕES INTEGRADAS EM ÁREAS DE REN

RECONHECIMENTO DO RELEVANTE INTERESSE PÚBLICO DE AÇÕES INTEGRADAS EM ÁREAS DE REN GT/04 outubro/2016 TRAMITAÇÃO DOS PROCESSOS DE RECONHECIMENTO DO RELEVANTE INTERESSE PÚBLICO DE AÇÕES INTEGRADAS EM ÁREAS DE REN ÍNDICE: 1. APRESENTAÇÃO 2. LEGISLAÇÃO DE ENQUADRAMENTO 3. TRAMITAÇÃO DOS

Leia mais

PLANO DIRETOR MUNICIPAL - 3ª

PLANO DIRETOR MUNICIPAL - 3ª PLANO DIRETOR MUNICIPAL - 3ª Alteração - (art.º 115º, 118º e 119º do Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão do Território DL nº 80/2015, de 14 de maio, conjugado com o artº 12º do DL nº 165/2014, de

Leia mais

Reunião Extraordinária da Câmara Municipal de Benavente

Reunião Extraordinária da Câmara Municipal de Benavente ATA N.º 36/2016 Reunião Extraordinária da Câmara Municipal de Benavente Início: 20 horas e 30 minutos Encerramento: 20 horas e 50 minutos No dia vinte e seis do mês de agosto de dois mil e dezasseis, em

Leia mais

Área Temática INSDÚSTRIA. A) Constituição Formal da Empresa. 1.Empresário em Nome Individual. Procedimentos:

Área Temática INSDÚSTRIA. A) Constituição Formal da Empresa. 1.Empresário em Nome Individual. Procedimentos: Área Temática INSDÚSTRIA A) Constituição Formal da Empresa 1.Empresário em Nome Individual Procedimentos: 1.º Passo Pedido de Certificado de Admissibilidade de Firma ou Denominação O Empresário em Nome

Leia mais

Verificação do Relatório de Conformidade do Projecto de Execução com a DIA (RECAPE)

Verificação do Relatório de Conformidade do Projecto de Execução com a DIA (RECAPE) NORMA DE PROCEDIMENTOS Julho de 2008 06 / AM Tramitação dos processos de Verificação do Relatório de Conformidade do Projecto de Execução com a DIA (RECAPE) 1. Apresentação 2. Legislação de enquadramento

Leia mais

Divisão de Obras, Planeamento, Ambiente e Urbanismo

Divisão de Obras, Planeamento, Ambiente e Urbanismo Divisão de Obras, Planeamento, Ambiente e Urbanismo Elementos instrutórios do pedido Projetos de especialidades, nos termos do n.º 16, Portaria n.º 113/2015, de 22/04 16-a) 16-b) 16-c) 16-d) 16-e) 16-f)

Leia mais

PEDIDO DE CONCESSÃO DE AUTORIZAÇÃO DE UTILIZAÇÃO OU DE AUTORIZAÇÃO DE ALTERAÇÃO DE UTILIZAÇÃO (ESTABELECIMENTO DE RESTAURAÇÃO OU DE BEBIDAS)

PEDIDO DE CONCESSÃO DE AUTORIZAÇÃO DE UTILIZAÇÃO OU DE AUTORIZAÇÃO DE ALTERAÇÃO DE UTILIZAÇÃO (ESTABELECIMENTO DE RESTAURAÇÃO OU DE BEBIDAS) Registo de entrada RESERVADO AOS SERVIÇOS PEDIDO DE CONCESSÃO DE AUTORIZAÇÃO DE UTILIZAÇÃO OU DE AUTORIZAÇÃO DE ALTERAÇÃO DE UTILIZAÇÃO (ESTABELECIMENTO DE RESTAURAÇÃO OU DE BEBIDAS) (RJUE e D.L. 234/2007

Leia mais

LICENCIAMENTO INDUSTRIAL - Regime de Exercício da Actividade Industrial (REAI)

LICENCIAMENTO INDUSTRIAL - Regime de Exercício da Actividade Industrial (REAI) LICENCIAMENTO INDUSTRIAL - Regime de Exercício da Actividade Industrial (REAI) O Regime para o Exercício da Actividade Industrial, foi aprovado a 29 de Outubro de 2008 pelo Decreto-Lei n.º 209/2008 e alterado

Leia mais

Fatores Económicos Indicação do volume de investimento realizado/ a realizar > Exportação para 12 Demonstração de procura de mercado

Fatores Económicos Indicação do volume de investimento realizado/ a realizar > Exportação para 12 Demonstração de procura de mercado Cópia de parte da ata da Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Pombal nº0027/cmp/15, celebrada em 9 de Dezembro de 2015 e aprovada em minuta para efeitos de imediata execução. Ponto 12.17. Reconhecimento

Leia mais

Título da Apresentação Instrução de Processos NREAP, RERAE. Substítulo. Santarém - 22.Novembro.2016fg

Título da Apresentação Instrução de Processos NREAP, RERAE. Substítulo. Santarém - 22.Novembro.2016fg Título da Apresentação Instrução de Processos NREAP, RERAE Substítulo fg NREAP Novo Regime de Exercício da Atividade Pecuária Decreto-Lei n.º 81/2013, de 14 de junho RERAE REGIME EXCECIONAL DE REGULARIZAÇÃO

Leia mais

PEDIDO DE OBRAS DE DEMOLIÇÃO. Exmº Sr. Presidente da Câmara Municipal de Praia da Vitória

PEDIDO DE OBRAS DE DEMOLIÇÃO. Exmº Sr. Presidente da Câmara Municipal de Praia da Vitória REQUERIMENTO: CMPV 203/2 PEDIDO DE OBRAS DE DEMOLIÇÃO Número de Processo / / Data de Entrada / / Exmº Sr. Presidente da Câmara Municipal de Praia da Vitória (nome do requerente ), Contribuinte (pessoa

Leia mais

NORMAS PARA INSTRUÇÃO DE PEDIDO DE PARECER NO ÂMBITO DO SDFCI

NORMAS PARA INSTRUÇÃO DE PEDIDO DE PARECER NO ÂMBITO DO SDFCI NORMAS PARA INSTRUÇÃO DE PEDIDO DE PARECER NO ÂMBITO DO SDFCI Os elementos instrutórios a apresentar no âmbito do Decreto-lei 124/2006, de 28 de junho, que estrutura o Sistema de Defesa da Floresta contra

Leia mais

NORMA TÉCNICA ELEMENTOS PARA A INSTRUÇÃO DO PEDIDO DE LICENCIAMENTO DE ALTERAÇÃO À LICENÇA DE LOTEAMENTO

NORMA TÉCNICA ELEMENTOS PARA A INSTRUÇÃO DO PEDIDO DE LICENCIAMENTO DE ALTERAÇÃO À LICENÇA DE LOTEAMENTO NORMA TÉCNICA ELEMENTOS PARA A INSTRUÇÃO DO PEDIDO DE LICENCIAMENTO DE ALTERAÇÃO À LICENÇA DE LOTEAMENTO Já conhece as regras de instrução de processos em formato digital? Consulte toda a informação em

Leia mais