CICLO DE CONFERÊNCIAS SISTEMA DA INDÚSTRIA RESPONSÁVEL(SIR)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CICLO DE CONFERÊNCIAS SISTEMA DA INDÚSTRIA RESPONSÁVEL(SIR)"

Transcrição

1 CICLO DE CONFERÊNCIAS SISTEMA DA INDÚSTRIA RESPONSÁVEL(SIR) Lisboa, 10 dezembro 2015

2 PROGRAMA 1. Atribuições e competências do IAPMEI - Âmbito Sistema da Indústria Responsável (SIR) 2. Licenciamento Industrial Notas de enquadramento 3. O novo quadro legal para o setor da indústria 4. Ferramentas Tecnológicas de suporte ao SIR 5. Espaço de debate Painel de Entidades

3 1. ATRIBUIÇÕES E COMPETÊNCIAS DO IAPMEI NO ÂMBITO DO SIR A TRANSIÇÃO DE COMPETÊNCIAS O Decreto-Lei n.º 11/2014, de 22 de janeiro, aprovou a Lei Orgânica do Ministério da Economia, e determinou a extinção, por fusão, das Direções Regionais de Economia; O Decreto-Lei n.º 82/2014, de 20 de maio, transferiu para o IAPMEI, entre outras, as competências das Direções Regionais da Economia (DRE) nos domínios da indústria, comércio e serviços; Portaria n.º 51/2015, de 26/02 aprova os estatutos do IAPMEI, criando a Direção de Proximidade Regional e Licenciamento (DPRL) onde se inserem as competências do Licenciamento Industrial.

4 1. ATRIBUIÇÕES E COMPETÊNCIAS DO IAPMEI NO ÂMBITO DO SIR 1.2 CRIAÇÃO DE ESTRUTURAS ORGÂNICAS DPRL Departamento Licenciamento e Planeamento Industrial Sul (DpLS) Departamento Licenciamento e Planeamento Industrial Sul (DpLNC) Centros de Apoio Empresarial (CAE) * Lisboa (Lumiar) * Alentejo (Évora) *Algarve (Faro) * Norte (Porto) *Centro (Coimbra) * Norte * Centro * Sul

5 1. ATRIBUIÇÕES E COMPETÊNCIAS DO IAPMEI NO ÂMBITO DO SIR A PUBLICAÇÃO DO DL N.º 73/2015, DE 11/05 2. Informar * Prestar informação aos agentes económicos, no que refere às regras técnicas nacionais e regulamentação europeia aplicável à indústria; 1. Coordenar procedi. licenciamento * Instalação/exploração/alteração dos estabelecimentos industriais, bem como das Zonas Empresariais Responsáveis (ZER). 3. Monitorizar * Desenvolver um sistema de monitorização do SIR; * Propor ajustamentos legislativos e operacionais; * Produzir elementos informativos de suporte à definição/execução de políticas públicas no setor da indústria.

6 1. ATRIBUIÇÕES E COMPETÊNCIAS DO IAPMEI NO ÂMBITO DO SIR A PUBLICAÇÃO DO DL N.º 73/2015, DE 11/05 5. Harmonizar (n.º 1 do art.º 9º) * Promover ações para a aplicação correta e harmonizada do SIR, definindo diretrizes e parâmetros comuns a seguir por todas as entidades. 4. Informação de apoio (n.º 1 do art.º 9.º) 6. Fiscalização (n.º 3 do art.º 71.º) * Elaborar e atualizar, em colaboração com as entidades intervenientes no SIR, toda a informação de apoio à utilização do «Balcão do empreendedor». * Em articulação com as entidades fiscalizadoras, elaborar linhas orientadoras, não vinculativas, para o exercício das ações de fiscalização.

7 1. ATRIBUIÇÕES E COMPETÊNCIAS DO IAPMEI NO ÂMBITO DO SIR Em suma IAPMEI tem um duplo papel Intervir enquanto Entidade Coordenadora dos procedimentos de licenciamento dos estabelecimentos industriais de tipos 1 e 2 (de acordo com tabela do Anexo III) Assegurar a implementação e a monitorização do SIR, harmonizando práticas (iniciativas Portal SIR e Guias)

8 1. ATRIBUIÇÕES E COMPETÊNCIAS DO IAPMEI NO ÂMBITO DO SIR Hoje, e com esta transição de competências, a Carteira de Produtos e Serviços do IAPMEI, criada para as empresas, disponibiliza também o serviço de Licenciamento Industrial Informação e transferência de conhecimento Aconselhamento e assistência técnica Avaliação e Certificação Ações formativas Licenciamento industrial Financiamento e incentivos Intermediação e dinamização empresarial

9 2. LICENCIAMENTO INDUSTRIAL - NOTAS DE ENQUADRAMENTO RELAI O Decreto-Lei n.º 183/2007, de 09/05 republicou o Decreto-lei n.º 69/2003, de 10 de abril, visando, entre outros propósitos, dar cumprimento às orientações do Programa de Simplificação Legislativa e Administrativa Simplex REAI 2008 O Programa SIMPLEX de 2008 vem prever medidas capazes de concorrer para a efetiva desmaterialização do licenciamento industrial, incorporando orientações nacionais em matéria de administração eletrónica e procurando contribuir para um relacionamento mais transparente e responsável entre empresas e administração pública. Em paralelo, é publicado o Decreto-lei n.º 209/2008, de 29 de outubro (REAI) que prevê regimes de licenciamento mais simplificados para os estabelecimentos de tipo 3 (procedimento de Registo), bem como a tramitação de procedimentos por via eletrónica através da plataforma de interoperabilidade da Administração Pública concretização da desmaterialização.

10 2. LICENCIAMENTO INDUSTRIAL - NOTAS DE ENQUADRAMENTO SIR O SISTEMA DA INDÚSTRIA RESPONSÁVEL(SIR) foi aprovado em anexo ao Decreto-Lei nº 169/2012, de 1/08 e pretendeu efetivar uma mudança em matéria de licenciamento da atividade industrial: Reduzindo as situações de controlo prévio Reforçando os mecanismos de controlo à posteriori Apostando numa maior responsabilização dos industriais e das Entidades intervenientes no procedimento, seja em matéria de reforço da fiscalização, seja no domínio do regime sancionatório Junta, num único diploma, 3 matérias distintas: Licenciamento da atividade industrial, licenciamento das instalações e explorações das ZER e processo de acreditação de entidades no âmbito do SIR. NOVO SIR

11 PROGRAMA 4. Ferramentas Tecnológicas de suporte ao SIR 5. Espaço de debate Painel de Entidades

12 4. AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DE SUPORTE 4.1 Portal SIR Enquadramento, Guias de Apoio e Serviços Iniciativa das anteriores Direções Regionais da Economia, disponibilizada em 2013 e complementar ao BdE. Criado como um espaço de divulgação, especialmente dirigido a empresários e agentes da envolvente empresarial, que agrega um conjunto de informação útil associada ao exercício da atividade industrial. Transposto para o site do IAPMEI em Valorizado com um conjunto de novos conteúdos (Guias e Serviços Online a partir da Consola de Cliente do IAPMEI).

13 4. AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DE SUPORTE 4.1 Portal SIR Enquadramento, Guias de Apoio e Serviços Guias disponibilizados Guia do Licenciamento Industrial Guia do Licenciamento das ZER Guias a disponibilizar Guia da Fiscalização Serviços Online (acesso)

14 4. AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DE SUPORTE 4.1 Portal SIR Enquadramento, Guias de Apoio e Serviços Serviços Online Utilização pressupõe autenticação na Consola de Cliente Complementares ao Balcão do Empreendedor Disponíveis apenas para estabelecimentos em que o IAPMEI se constitui como EC A desativar quando os serviços forem incorporados no Balcão do Empreendedor (visando a ótica de serviços integrados e acedidos num ponto único)

15 4. AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DE SUPORTE 4.2 Balcão do empreendedor - Enquadramento Plataforma de suporte aos procedimentos de licenciamento industrial visando transparência, simplificação e desmaterialização. Disponibilizada em janeiro de 2009, a par do início de vigência do REAI (DL n.º 209/2008, de 29 outubro). Previu, inicialmente, os serviços de instalação, alteração e regularização (à data não disponibiliza a regularização). É utilizada pelos operadores/empresas a partir do Portal do Cidadão (ambiente de FrontOffice e Área Reservada). Pressupõe, para os operadores/empresas um processo de autenticação com Certificado Digital de Advogado ou de Solicitador, Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital.

16 4. AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DE SUPORTE 4.2 Balcão do empreendedor - Enquadramento É utilizada por todas as entidades (AC+AL) com intervenção no licenciamento industrial (a partir de um ambiente de BackOffice). Reúne um acervo significativo de informação sobre o licenciamento da atividade industrial. À exceção das alterações que resultam da revisão do quadro legal, não tem sofrido mudanças significativas no respetivo funcionamento, quer para os operadores, quer para as entidades.

17 4. AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DE SUPORTE 4.2 Balcão do empreendedor - Enquadramento VERSÃO Principais alterações Conformada ao novo quadro legal do licenciamento industrial, bem como dos diversos regimes ambientais (para a instrução e submissão de pedidos); Interoperabilidade SIR / SILIAMB para enquadramento dos pedidos nos diversos regimes ambientais (válido para qualquer tipologia). Pedido de licenciamento é agora composto por: Formulário de Enquadramento (perguntas SIR + Perguntas SILIAMB); Formulário de Detalhe

18 4. AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DE SUPORTE 4.2 Balcão do empreendedor Componentes do pedido de licenciamento Portal do Cidadão Formulário de Enquadramento Permite identificar tipologia do estabelecimento e regimes conexos Indica a entidade coordenadora; Incida procedimento aplicável Indica prazos legais máximos para a conclusão das diferentes etapas do processo. Indica valores de taxa (canal online e presencial) Fornece informação sobre a tramitação previsível para o pedido através de um fluxo de processo; Alternativa ao acesso online - Atendimento Presencial Área Reservada Formulário de Detalhe É resultado do Formulário de Enquadramento; É composto por dimensões temáticas (secções) Indica os documentos a anexar ao pedido (elementos instrutórios).

19 4. AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DE SUPORTE 4.2 Balcão do empreendedor Resultado Formulário Enquadramento

20 Endereços Úteis Portal do Cidadão (iniciar serviços de instalação e alteração) Portal do Cidadão - Área Reservada Apoio AMA (cidadão/operador) info.portaldaempresa@ama.pt Apoio IAPMEI industria@iapmei.pt Portal SIR (disponibilizado a partir do site do IAPMEI)

21 Obrigado! Paula Tavares Silva DPRL/DpLS

Instalação de Estabelecimento Industrial do Tipo 2. Procedimento sem Vistoria Prévia (PSVP)

Instalação de Estabelecimento Industrial do Tipo 2. Procedimento sem Vistoria Prévia (PSVP) Instalação de Estabelecimento Industrial do Tipo 2 Procedimento sem Vistoria Prévia (PSVP) IAPMEI 2 Estabelecimentos Enquadrados no Tipo 1 1 Estabelecimentos Enquadrados no Tipo 2 São do Tipo 2 os estabelecimentos

Leia mais

SISTEMA DA INDÚSTRIA RESPONSÁVEL (SIR) O LICENCIAMENTO DA ATIVIDADE INDUSTRIAL

SISTEMA DA INDÚSTRIA RESPONSÁVEL (SIR) O LICENCIAMENTO DA ATIVIDADE INDUSTRIAL SISTEMA DA INDÚSTRIA RESPONSÁVEL (SIR) O LICENCIAMENTO DA ATIVIDADE INDUSTRIAL 1. LICENCIAMENTO INDUSTRIAL 1.1. ENQUADRAMENTO LEGAL NOVO SIR Sistema da Indústria Responsável (SIR) Decreto-Lei n.º 73/2015,

Leia mais

Instalação de Estabelecimento Industrial do Tipo 1. Procedimento com Vistoria Prévia (PCVP)

Instalação de Estabelecimento Industrial do Tipo 1. Procedimento com Vistoria Prévia (PCVP) Instalação de Estabelecimento Industrial do Tipo 1 Procedimento com Vistoria Prévia (PCVP) IAPMEI 2 Estabelecimentos Enquadrados no Tipo 1 1 Estabelecimentos Enquadrados no Tipo 1 Todos os estabelecimentos

Leia mais

Decreto-Lei nº 165/2014 Regime de Regularização

Decreto-Lei nº 165/2014 Regime de Regularização Regime de Regularização TEMAS DA APRESENTAÇÃO Objetivos Transição de competências Regularização de estabelecimentos Industriais regimes anteriores e atual Número de pedidos de regularização (área LVT)

Leia mais

O Papel da Sociedade da Informação na Reforma do Estado

O Papel da Sociedade da Informação na Reforma do Estado O Papel da Sociedade da Informação na Reforma do Estado 4 de Abril de 2013 Auditório B, Reitoria UNL Patrocínio Prata Patrocínio Almoço Apoios Parceiros Media Partner Patrocinadores Globais APDSI Licenciamentos

Leia mais

Administração Pública Eletrónica O Que Falta Fazer?

Administração Pública Eletrónica O Que Falta Fazer? Administração Pública Eletrónica 2014 - O Que Falta Fazer? 4 de junho de 2014 Auditório Adriano Moreira ISCSP PATRCINADORES PRATA Com a Colaboração Científica Patrocinadores Globais APDSI Conferência Administração

Leia mais

AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS N.º 01/SAMA2020/2018

AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS N.º 01/SAMA2020/2018 AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS N.º 01/SAMA2020/2018 SISTEMA DE APOIO À TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (SATDAP) PRIORIDADES E PARÂMETROS ESTRUTURANTES A RESPEITAR PELOS BENEFICIÁRIOS,

Leia mais

SEMINÁRIO NOVAS TENDÊNCIAS NA AGRICULTURA

SEMINÁRIO NOVAS TENDÊNCIAS NA AGRICULTURA SEMINÁRIO NOVAS TENDÊNCIAS NA AGRICULTURA COMO CRIAR O SEU NEGÓCIO LICENCIAMENTO DA ATIVIDADE ENQUADRAMENTO PROCEDIMENTOS Decreto-Lei n.º 169/2012, de 1 de agosto SIR Sistema de Industria Responsável Decreto-Lei

Leia mais

MAPA DE PESSOAL DO TURISMO DE PORTUGAL - MINISTÉRIO DA ECONOMIA

MAPA DE PESSOAL DO TURISMO DE PORTUGAL - MINISTÉRIO DA ECONOMIA APROVO / / MAPA DE PESSOAL DO TURISMO DE PORTUGAL - MINISTÉRIO DA ECONOMIA - 2019 Nº de Postos de Unidade orgânica Atividades/Procedimentos AREA FUNCIONAL Carreira/categoria trabalho Funções Dirigente

Leia mais

Coleção Cadernos Práticos - 1. licenciamento de estabelecimentos INDÚSTRIA Dec. Lei nº 169/2012 de 01 de agosto

Coleção Cadernos Práticos - 1. licenciamento de estabelecimentos INDÚSTRIA Dec. Lei nº 169/2012 de 01 de agosto Coleção Cadernos Práticos - 1 licenciamento de estabelecimentos INDÚSTRIA Dec. Lei nº 169/2012 de 01 de agosto Tudo o que Precisa Saber 1 Definição Enquadramento Requisitos 4 Legislação 5 Fiscalização

Leia mais

SISTEMA DA INDÚSTRIA RESPONSÁVEL (SIR) Decreto-Lei n.º 73/ Alterações 16.º ENCONTRO DE VERIFICADORES AMBIENTAIS - EMAS

SISTEMA DA INDÚSTRIA RESPONSÁVEL (SIR) Decreto-Lei n.º 73/ Alterações 16.º ENCONTRO DE VERIFICADORES AMBIENTAIS - EMAS SISTEMA DA INDÚSTRIA RESPONSÁVEL (SIR) Decreto-Lei n.º 73/2015 - Alterações 16.º ENCONTRO DE VERIFICADORES AMBIENTAIS - EMAS AGENDA 1. LICENCIAMENTO INDUSTRIAL 1.1. QUADRO LEGAL APLICÁVEL 1.2. ENQUADRAMENTO

Leia mais

Direção de Serviços do Comércio, Serviços e Restauração (DSCSR) Missão

Direção de Serviços do Comércio, Serviços e Restauração (DSCSR) Missão Direção de Serviços do Comércio, Serviços e Restauração (DSCSR) Missão A DSCSR, integrada na Direção-Geral das Atividades Económicas, do Ministério da Economia, assume o apoio à formulação, implementação

Leia mais

9024 Diário da República, 1.ª série N.º de outubro de 2015

9024 Diário da República, 1.ª série N.º de outubro de 2015 9024 Diário da República, 1.ª série N.º 203 16 de outubro de 2015 Portaria n.º 365/2015 de 16 de outubro O Decreto -Lei n.º 92/2010, de 26 de julho, que transpôs para a ordem jurídica nacional a Diretiva

Leia mais

QUADRO DE AVALIAÇÃO E RESPONSABILIZAÇÃO

QUADRO DE AVALIAÇÃO E RESPONSABILIZAÇÃO Ministério da Economia IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, I.P. MISSÃO: Promover a inovação e executar políticas de estímulo ao desenvolvimento empresarial, visando o reforço da competitividade

Leia mais

AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS N.º 01/SAMA2020/2018

AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS N.º 01/SAMA2020/2018 AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS N.º 01/SAMA2020/2018 SISTEMA DE APOIO À TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (SATDAP) PRIORIDADES E PARÂMETROS ESTRUTURANTES A RESPEITAR PELOS BENEFICIÁRIOS,

Leia mais

Políticas Públicas de Simplificação Normativa. 12 de abril de 2012

Políticas Públicas de Simplificação Normativa. 12 de abril de 2012 Políticas Públicas de Simplificação Normativa 12 de abril de 2012 Noções básicas Redução de custos de contexto Eliminação de obstáculos desproprocionado às atividades económicas impostos pela atividade

Leia mais

META 2017 Tolerância Valor crítico PESO Mês RESULTADO TAXA REALIZAÇÃO CLASSIFICAÇÃO 80% 80% 80% 10% 100% 20% 90% 90% 90% 0% 100% 50%

META 2017 Tolerância Valor crítico PESO Mês RESULTADO TAXA REALIZAÇÃO CLASSIFICAÇÃO 80% 80% 80% 10% 100% 20% 90% 90% 90% 0% 100% 50% ANO: 2017 Ministério da Justiça Direção-Geral da Política de Justiça MISSÃO: A DGPJ tem por missão prestar apoio técnico, acompanhar e monitorizar políticas, organizar e fomentar o recurso aos tribunais

Leia mais

Apresentação do projecto Vale do Minho Digital

Apresentação do projecto Vale do Minho Digital Apresentação do projecto Vale do Minho Digital Secretária de Estado da Modernização Administrativa Maria Manuel Leitão Marques Melgaço, 30 de Setembro 2008 Agenda O Simplex para a Administração central

Leia mais

ÂMBITO: Postos de Enfermagem Unidades ou Estabelecimentos de saúde privados, abertos ao público, onde se exerça a prática de enfermagem.

ÂMBITO: Postos de Enfermagem Unidades ou Estabelecimentos de saúde privados, abertos ao público, onde se exerça a prática de enfermagem. O conteúdo informativo disponibilizado pela presente ficha não substitui a consulta dos diplomas legais referenciados e da entidade licenciadora. FUNCHAL CAE 86903 e 86906 CENTROS DE ENFERMAGEM ÂMBITO:

Leia mais

IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, IP

IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, IP Conselho Diretivo Decreto-Lei n.º 266/202, de 28 de dezembro, republicado pelo Decreto-Lei n.º 82/204, de 20 de maio. Direção Dirigente Superior de.º grau Dirigente Superior de 2 Departamento de Comunicação

Leia mais

LICENCIAMENTO ÚNICO AMBIENTAL Decreto-Lei nº 75/2015

LICENCIAMENTO ÚNICO AMBIENTAL Decreto-Lei nº 75/2015 LICENCIAMENTO ÚNICO AMBIENTAL Decreto-Lei nº 75/2015 Natália Santos Divisão do Licenciamento Único de Ambiente Departamento de Gestão e Licenciamento Ambiental LUA Plataforma SILiAmb Módulo LUA Existindo

Leia mais

XXVIII Colóquio Nacional da ATAM. Maria Manuel Leitão Marque

XXVIII Colóquio Nacional da ATAM. Maria Manuel Leitão Marque XXVIII Colóquio Nacional da ATAM Secretária de Estado da Modernização Administrativ Secretária de Estado da Modernização Administrativ Maria Manuel Leitão Marque UMA POLÍTICA COMUM A política de simplificação

Leia mais

5.º AVISO/ PLATAFORMA ELETRÓNICA DE ENCONTRO DA OFERTA E DA PROCURA DE TÁXI, EM TEMPO REAL (Aviso Convite)

5.º AVISO/ PLATAFORMA ELETRÓNICA DE ENCONTRO DA OFERTA E DA PROCURA DE TÁXI, EM TEMPO REAL (Aviso Convite) 5.º AVISO/2019 - PLATAFORMA ELETRÓNICA DE ENCONTRO DA OFERTA E DA PROCURA DE TÁXI, EM TEMPO REAL (Aviso Convite) CANDIDATURA A SUBMETER ATÉ ÀS 18:00 HORAS DO DIA 15 DE JUNHO DE 2019 No presente formulário

Leia mais

Projeto de Regulamento de Procedimentos Regulatórios - síntese das principais propostas. Consulta pública n.º 3/2016

Projeto de Regulamento de Procedimentos Regulatórios - síntese das principais propostas. Consulta pública n.º 3/2016 Projeto de Regulamento de Procedimentos Regulatórios - síntese das principais propostas Consulta pública n.º 3/2016 Enquadramento legal e estatutário Lei Quadro das Entidades Reguladoras Por forma a prosseguirem

Leia mais

JORNAL OFICIAL. Suplemento. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Quarta-feira, 28 de outubro de Série. Número 166

JORNAL OFICIAL. Suplemento. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Quarta-feira, 28 de outubro de Série. Número 166 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Quarta-feira, 28 de outubro de 2015 Série Suplemento Sumário PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL Decreto Regulamentar Regional n.º 19/2015/M Aprova a Orgânica da Direção

Leia mais

QUADRO DE AVALIAÇÃO E RESPONSABILIZAÇÃO

QUADRO DE AVALIAÇÃO E RESPONSABILIZAÇÃO Ministério da Economia IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, I.P. MISSÃO: Promover a inovação e executar políticas de estímulo ao desenvolvimento empresarial, visando o reforço da competitividade

Leia mais

CARTA DE MISSÃO Direção-Geral das Atividades Económicas

CARTA DE MISSÃO Direção-Geral das Atividades Económicas CARTA DE MISSÃO Direção-Geral das Atividades Económicas CARACTERIZAÇÃO GERAL Ministério: Economia Serviço/Organismo: Direção-Geral das Atividades Económicas Cargo: Diretor-Geral Período de comissão de

Leia mais

MISSÃO VISÃO VALORES 1/5

MISSÃO VISÃO VALORES 1/5 A Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. (ACSS, IP) é um Instituto Público, criado em 2007, integrado na administração indireta do Estado, dotado de autonomia administrativa, financeira e patrimonial

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 273/XII. Exposição de Motivos

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 273/XII. Exposição de Motivos Proposta de Lei n.º 273/XII Exposição de Motivos 1. A Lei de Organização da Investigação Criminal, aprovada pela Lei n.º 49/2008, de 27 de agosto, alterada pela Lei n.º 34/2013, de 16 de maio, estabelece

Leia mais

REGIME DE EXERCÍCIO DA ACTIVIDADE INDUSTRIAL - REAI

REGIME DE EXERCÍCIO DA ACTIVIDADE INDUSTRIAL - REAI REGIME DE EXERCÍCIO DA ACTIVIDADE INDUSTRIAL - REAI Nota importante A consulta deste documento não substitui nem dispensa a consulta da legislação em vigor, tratando-se apenas de um documento de enquadramento

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS 9024 Diário da República, 1.ª série N.º 203 16 de outubro de 2015 PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS Secretaria-Geral Declaração de Retificação n.º 46/2015 Nos termos das disposições da alínea h) do

Leia mais

PORTUGAL AGÊNCIA PARA A MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

PORTUGAL AGÊNCIA PARA A MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA VI REUNIÃO DE PONTOS FOCAIS DA GOVERNAÇÃO ELETRÓNICA DA CPLP PORTUGAL AGÊNCIA PARA A MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DEZEMBRO 2016 AGÊNCIA PARA A MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA 1 2 A AMA ATENDIMENTO SIMPLIFICAÇÃO

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR

MANUAL DO UTILIZADOR MANUAL DO UTILIZADOR LICENCIAMENTO ZERO Versão 5.0 Conteúdo 1. Enquadramento... 3 2. Como aceder ao serviço?... 3 3. Como obter informação?... 9 4. Como realizar o serviço?... 11 4.1. Caso o requerente

Leia mais

Conferência Nacional. Qualidade ao Serviço da Educação de Adultos. Revisão por Pares": uma proposta inovadora?

Conferência Nacional. Qualidade ao Serviço da Educação de Adultos. Revisão por Pares: uma proposta inovadora? Conferência Nacional Qualidade ao Serviço da Educação de Adultos Revisão por Pares": uma proposta inovadora? Maria João Alves CECOA 4 de maio 2017 Programa Qualifica Enquadramento Valorização da educação

Leia mais

E-GAR: Guias eletrónicas de resíduos

E-GAR: Guias eletrónicas de resíduos E-GAR: Guias eletrónicas de resíduos Projeto de desmaterialização das Guias de Acompanhamento de Resíduos Auditório APA, 12-07-2016 ÍNDICE DA APRESENTAÇÃO 1. Enquadramento 2. Sistema de Informação 3. Características

Leia mais

PARECER N.º 267 / 2010

PARECER N.º 267 / 2010 PARECER N.º 267 / 2010 ASSUNTO: ATRIBUIÇÃO DO TÍTULO DE ENFERMEIRO ESPECIALISTA, NO MOMENTO ACTUAL A atribuição do título enfermeiro especialista certifica um profissional com um conhecimento aprofundado

Leia mais

SIR - SISTEMA DA INDÚSTRIA RESPONSÁVEL GUIA DE APOIO

SIR - SISTEMA DA INDÚSTRIA RESPONSÁVEL GUIA DE APOIO SIR - SISTEMA DA INDÚSTRIA RESPONSÁVEL GUIA DE APOIO Índice Nota Importante:... 4 Introdução... 5 Legislação... 6 Legislação Específica... 6 Legislação Complementar... 6 Definições mais relevantes:...

Leia mais

Regulamento para submissão de pedidos de parecer prévio

Regulamento para submissão de pedidos de parecer prévio Definição e Implementação de Metodologia, Modelo e Ferramentas para Avaliação de Projectos e Despesas TIC Regulamento para submissão de Folha de Controlo Nome do Documento: Regulamento para submissão de

Leia mais

Área Temática INSDÚSTRIA. A) Constituição Formal da Empresa. 1.Empresário em Nome Individual. Procedimentos:

Área Temática INSDÚSTRIA. A) Constituição Formal da Empresa. 1.Empresário em Nome Individual. Procedimentos: Área Temática INSDÚSTRIA A) Constituição Formal da Empresa 1.Empresário em Nome Individual Procedimentos: 1.º Passo Pedido de Certificado de Admissibilidade de Firma ou Denominação O Empresário em Nome

Leia mais

Relatório. Falta de Medicamentos nas farmácias: Medidas e Resultados dos últimos seis meses Data: 17/03/2014

Relatório. Falta de Medicamentos nas farmácias: Medidas e Resultados dos últimos seis meses Data: 17/03/2014 Relatório Falta de Medicamentos nas farmácias: Medidas e Resultados dos últimos seis meses Data: 17/03/2014 Direção de Inspeção e Licenciamento - Unidade de Inspeção INFARMED Autoridade Nacional do Medicamento

Leia mais

ORIENTAÇÃO TÉCNICA N.º 19/2019

ORIENTAÇÃO TÉCNICA N.º 19/2019 PO Competitividade e Internacionalização PO Regional Norte PO Regional Centro PO Regional Lisboa PO Regional Alentejo PO Regional Algarve ORIENTAÇÃO TÉCNICA N.º 19/2019 CUMPRIMENTO DAS REGRAS ASSOCIADAS

Leia mais

PROGRAMA SIMPLEX 2016 CAMÕES, I.P.

PROGRAMA SIMPLEX 2016 CAMÕES, I.P. PROGRAMA SIMPLEX 2016 CAMÕES, I.P. Acelerador da Inovação dos Serviços 1 ESTRATÉGIA Modernização administrativa transversal às áreas de atuação do Camões, I.P. 2 PROJETO DE REESTRUTURAÇÃO E MODERNIZAÇÃO

Leia mais

Apresentação da Medida COMÉRCIO INVESTE Projetos Conjuntos

Apresentação da Medida COMÉRCIO INVESTE Projetos Conjuntos Apresentação da Medida COMÉRCIO INVESTE Projetos Conjuntos Salão Nobre da Câmara Municipal de Vale de Cambra 24/03/2015 Agenda 1 - Projeto Conjunto Entidades beneficiárias Condições de elegibilidade do

Leia mais

Base de Dados da Publicidade Institucional das Entidades Públicas

Base de Dados da Publicidade Institucional das Entidades Públicas Base de Dados da Publicidade Institucional das Entidades Públicas ENQUADRAMENTO NORMATIVO Margarida Lamy Pimenta 1 Programa do XVIII Governo Constitucional (2009-2013) Comunicação social O Governo dará

Leia mais

Fernanda Oliveira As principais diferenças entre os. (Princípio, objeto, âmbito, tipologias e procedimentos de licenciamento)

Fernanda Oliveira As principais diferenças entre os. (Princípio, objeto, âmbito, tipologias e procedimentos de licenciamento) 19-11-2012 As principais diferenças entre os regimes REAI e SIR (Princípio, objeto, âmbito, tipologias e procedimentos de licenciamento) PRINCÍPIO E OBJETO REAI D.L. 209/2008, de 29/10 Princípio: Prevenção

Leia mais

REGIME DE EXERCÍCIO DA ACTIVIDADE INDUSTRIAL REAI

REGIME DE EXERCÍCIO DA ACTIVIDADE INDUSTRIAL REAI REGIME DE EXERCÍCIO DA ACTIVIDADE INDUSTRIAL REAI 3 REGIME DE EXERCÍCIO DA ACTIVIDADE INDUSTRIAL REAI DL nº 209/2008 de 29 de Outubro todas as adegas estão obrigadas ao licenciamento obras necessárias

Leia mais

UNO Unidade Nacional de Operações DEPO Divisão de Estudos e planeamento operacional

UNO Unidade Nacional de Operações DEPO Divisão de Estudos e planeamento operacional UNO Unidade Nacional de Operações DEPO Divisão de Estudos e planeamento operacional Autoridade de Segurança Alimentar e Económica Unidade Nacional de Operações Área do planeamento e estudos operacionais,

Leia mais

AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS N.º 01/SAMA2020/2018

AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS N.º 01/SAMA2020/2018 AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS N.º 01/SAMA2020/2018 SISTEMA DE APOIO À TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (SATDAP) PRIORIDADES E PARÂMETROS ESTRUTURANTES A RESPEITAR PELOS BENEFICIÁRIOS,

Leia mais

LICENCIAMENTO ZERO. Desafios para um novo paradigma nos serviços públicos. Patrocinador Principal Apoio Patrocinadores Globais APDSI

LICENCIAMENTO ZERO. Desafios para um novo paradigma nos serviços públicos. Patrocinador Principal Apoio Patrocinadores Globais APDSI LICENCIAMENTO ZERO Desafios para um novo paradigma nos serviços públicos 23 de abril de 2014 Auditório Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro Patrocinador Principal Apoio Patrocinadores Globais APDSI Sistemas

Leia mais

Instrumentos, tramitação de procedimentos e disposições transitórias

Instrumentos, tramitação de procedimentos e disposições transitórias Sessão de divulgação do Decreto-Lei n.º 150/2015, de 5 de agosto Instrumentos, tramitação de procedimentos e disposições transitórias Maria João Santos APA, 8 de outubro de 2015 Agenda Instrumentos PAG

Leia mais

ÍNDICE: 1. APRESENTAÇÃO 2. LEGISLAÇÃO DE ENQUADRAMENTO 3. TRAMITAÇÃO DOS PROCESSOS 4. FLUXOGRAMA DA TRAMITAÇÃO

ÍNDICE: 1. APRESENTAÇÃO 2. LEGISLAÇÃO DE ENQUADRAMENTO 3. TRAMITAÇÃO DOS PROCESSOS 4. FLUXOGRAMA DA TRAMITAÇÃO AM/12 FEVEREIRO/2009 TRAMITAÇÃO DOS PROCESSOS DE LICENCIAMENTO INDUSTRIAL ÍNDICE: 1. APRESENTAÇÃO 2. LEGISLAÇÃO DE ENQUADRAMENTO 3. TRAMITAÇÃO DOS PROCESSOS 4. FLUXOGRAMA DA TRAMITAÇÃO 1. Apresentação

Leia mais

Novo regime de controlo das instalações de serviço particular

Novo regime de controlo das instalações de serviço particular Sessão Informativa Instalações Elétricas - o novo regime Auditório da Ordem dos Engenheiros, Lisboa Novo regime de controlo das instalações de serviço particular (Decreto-Lei n.º 96/2017) Rogério Dias

Leia mais

CARTA DE MISSÃO. Ministério: Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

CARTA DE MISSÃO. Ministério: Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social CARTA DE MISSÃO Ministério: Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social Organismo: Instituto da Segurança Social, Instituto Público (Instituto da Segurança Social, I.P.) Cargo: Diretor de

Leia mais

Segurança Contra Incêndios em Edifícios - Medidas de Autoproteção

Segurança Contra Incêndios em Edifícios - Medidas de Autoproteção WEBINAR Segurança Contra Incêndios em Edifícios - Medidas de Autoproteção Virgínia Linhares Data: 18 Jan. 2019 Agenda Enquadramento SCIE Quadro Legal e Aplicabilidade Caraterização de Edifícios e Recintos

Leia mais

Combate ao branqueamento de capitais: na área da promoção imobiliária: perspetivas atual e futura

Combate ao branqueamento de capitais: na área da promoção imobiliária: perspetivas atual e futura Combate ao branqueamento de capitais: na área da promoção imobiliária: perspetivas atual e futura Direção de Inspeção Lisboa -sede 7 de junho de 2017 Agenda 1. 1. Breve referência aos dados do CBCFT no

Leia mais

NORMA DE PROCEDIMENTOS NºNº/MÊS/08

NORMA DE PROCEDIMENTOS NºNº/MÊS/08 NORMA DE PROCEDIMENTOS NºNº/MÊS/08 OT/07-A ABRIL/2018 TRAMITAÇÃO DOS PROCESSOS DE ALTERAÇÕES SIMPLIFICADAS DA DELIMITAÇÃO DA RESERVA ECOLÓGICA NACIONAL A NÍVEL MUNICIPAL ÍNDICE: 1. APRESENTAÇÃO 2. LEGISLAÇÃO

Leia mais

LICENCIAMENTO INDUSTRIAL - Regime de Exercício da Actividade Industrial (REAI)

LICENCIAMENTO INDUSTRIAL - Regime de Exercício da Actividade Industrial (REAI) LICENCIAMENTO INDUSTRIAL - Regime de Exercício da Actividade Industrial (REAI) O Regime para o Exercício da Actividade Industrial, foi aprovado a 29 de Outubro de 2008 pelo Decreto-Lei n.º 209/2008 e alterado

Leia mais

Sustentabilidade através do uso do Cartão de Cidadão e de painéis de informação em tempo real (dashboards)

Sustentabilidade através do uso do Cartão de Cidadão e de painéis de informação em tempo real (dashboards) Sustentabilidade através do uso do Cartão de Cidadão e de painéis de informação em tempo real (dashboards) Hugo Sousa Director de Tecnologias http://pt.linkedin.com/in/hugocsousa Twitter: @hugocsousa Turismo

Leia mais

O Registo Central de Beneficiário Efetivo

O Registo Central de Beneficiário Efetivo QA#019 / abril 2019 Mónica Veloso * Área Jurídica da Unidade Empreendedorismo ANJE O Registo Central de Beneficiário Efetivo RCBE Esta edição da QuickAid Notas Informativas Jurídicas da Unidade de Empreendedorismo

Leia mais

Guião. Candidaturas FSUE

Guião. Candidaturas FSUE Guião Candidaturas FSUE - v1.0 Índice 1. Introdução... 3 2. Entidades Beneficiárias... 3 a. Registo de Entidades... 3 b. Registo Candidatura/Operação Apresentação no Balcão 2020... 4 c. Registo Candidatura/Operação

Leia mais

FLASH 11 de Setembro, 2018 REGISTO CENTRAL DO BENEFICIÁRIO EFETIVO

FLASH 11 de Setembro, 2018 REGISTO CENTRAL DO BENEFICIÁRIO EFETIVO FLASH 11 de Setembro, 2018 REGISTO CENTRAL DO BENEFICIÁRIO EFETIVO Concretização e Regulamentação do Regime Jurídico do Registo do Beneficiário Efetivo implementado pela Lei 89/2017 de 21 de agosto no

Leia mais

COMARCA DO ALENTEJO LITORAL COMARCA DA GRANDE LISBOA NOROESTE COMARCA DO BAIXO VOUGA

COMARCA DO ALENTEJO LITORAL COMARCA DA GRANDE LISBOA NOROESTE COMARCA DO BAIXO VOUGA COMARCA DO ALENTEJO LITORAL COMARCA DA GRANDE LISBOA NOROESTE COMARCA DO BAIXO VOUGA LINHAS ORIENTADORAS DA REFORMA Eficiência da Organização Adequação à Realidade às Pessoas Regime Legal A lei é aplicável,

Leia mais

Autoridade de Segurança Alimentar e Económica UNO Unidade Nacional de Operações DEPO Divisão de Estudos e planeamento operacional

Autoridade de Segurança Alimentar e Económica UNO Unidade Nacional de Operações DEPO Divisão de Estudos e planeamento operacional Autoridade de Segurança Alimentar e Económica UNO Unidade Nacional de Operações DEPO Divisão de Estudos e planeamento operacional SEMINÁRIO DO USO SUSTENTÁVEL DOS PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS Unidade Nacional

Leia mais

PROTOCOLO N.º 136/18-AMA

PROTOCOLO N.º 136/18-AMA PROTOCOLO ENTRE A, I.P. E SERVIÇOS PARTILHADOS Entre a Agência para a Modernização Administrativa, I.P., de ora em diante designada por AMA ou Primeira Outorgante, com sede na Rua Abranches Ferrão, n.º

Leia mais

PREÂMBULO. ARTIGO 1.º Âmbito. ARTIGO 2.º Objeto

PREÂMBULO. ARTIGO 1.º Âmbito. ARTIGO 2.º Objeto 1 2017 PREÂMBULO I Através da presente iniciativa, inserida na Componente 5. Apoio ao Empreendedorismo, do projeto Inovar e Empreender no Litoral Alentejano, desenvolvido em parceria pela ADRAL- Agência

Leia mais

ESPAÇOS DO CIDADÃO Decreto-Lei n.º 74/2014, de 13 de maio

ESPAÇOS DO CIDADÃO Decreto-Lei n.º 74/2014, de 13 de maio ESPAÇOS DO CIDADÃO Decreto-Lei n.º 74/2014, de 13 de maio De forma a garantir que a prestação digital de serviços públicos não implica a exclusão de quem não saiba ou não possa utilizar os serviços públicos

Leia mais

Sistema de incentivos às empresas

Sistema de incentivos às empresas Informação 3/2015 Página 1 de 5 Objeto e âmbito - Artigo 1.º REGULAMENTO ESPECÍFICO COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO (Portaria 57-A/2015 de 27 de fevereiro) Estabelece as regras aplicáveis ao cofinanciamento,

Leia mais

As características principais das entidades sociais são:

As características principais das entidades sociais são: 1. INTRODUÇÃO O BPI, o Instituto de Emprego e Formação Profissional, I.P. e a Fundação Bancária la Caixa querem contribuir para a inserção sociolaboral de pessoas em situação ou risco de exclusão social

Leia mais

Parecer de Localização sobre Regularização de Estabelecimentos Industriais

Parecer de Localização sobre Regularização de Estabelecimentos Industriais NORMA DE PROCEDIMENTOS Janeiro de 2012 11 / OT Tramitação dos processos de Parecer de Localização sobre Regularização de Estabelecimentos Industriais 1. Apresentação 2. Legislação de enquadramento 3. Tramitação

Leia mais

GESTÃO AMBIENTAL NAS EMPRESAS: DESAFIOS E TENDÊNCIAS NO HORIZONTE 2020

GESTÃO AMBIENTAL NAS EMPRESAS: DESAFIOS E TENDÊNCIAS NO HORIZONTE 2020 Seminário Energia e Ambiente GESTÃO AMBIENTAL NAS EMPRESAS: DESAFIOS E TENDÊNCIAS NO HORIZONTE 2020 Uma Rede de Tecnologia e Qualidade Taguspark, 19 de Maio 2015 Conteúdo: DESAFIOS COLOCADOS ÀS EMPRESAS

Leia mais

Capítulos IV e VI da Diretiva 2010/75/EU (Emissões Industriais) Incineração e coincineração de resíduos Produção de dióxido de titânio

Capítulos IV e VI da Diretiva 2010/75/EU (Emissões Industriais) Incineração e coincineração de resíduos Produção de dióxido de titânio Capítulos IV e VI da Diretiva 2010/75/EU (Emissões Industriais) Incineração e coincineração de resíduos Produção de dióxido de titânio Rita Santos Pinto 19 de abril de 2013 Objetivos COM Prevenção e tanto

Leia mais

Portugal 2020 Inovar na Administração Pública

Portugal 2020 Inovar na Administração Pública Portugal 2020 Inovar na Administração Pública Jaime S. Andrez Vogal da Comissão Diretiva Lisboa 29 de abril de 2015 1 Driver da Competitividade Ambiente favorável aos negócios Emprego e Valor económico

Leia mais

O TRANSPORTE FERROVIÁRIO EM ANGOLA - SITUAÇÃO ACTUAL E PERSPECTIVAS DE DESENVOLVIMENTO

O TRANSPORTE FERROVIÁRIO EM ANGOLA - SITUAÇÃO ACTUAL E PERSPECTIVAS DE DESENVOLVIMENTO A MISSÃO DO REGULADOR FERROVIÁRIO HOJE E NUM CONTEXTO DE UMA REDE ONDE PODERÃO CIRCULAR MÚLTIPLOS OPERADORES FERROVIÁRIOS DECRETO PRESIDENCIAL 195/10 SEMINÁRIO O TRANSPORTE FERROVIÁRIO EM ANGOLA - SITUAÇÃO

Leia mais

Bandeira da Ética. Regulamento. Artigo 1º Objeto

Bandeira da Ética. Regulamento. Artigo 1º Objeto Bandeira da Ética Regulamento Artigo 1º Objeto A Bandeira da Ética é um processo de certificação dos valores éticos no desporto. A sua razão de ser baseia-se na vontade de melhorar as instituições desportivas

Leia mais

O Sistema Nacional de Compras Públicas

O Sistema Nacional de Compras Públicas O Sistema Nacional de Compras Públicas Decreto-Lei n.º 37/2007 de 19 de Fevereiro ( ) As acções a desenvolver enquadram-se em três linhas de actuação: facilitar a vida aos cidadãos e às empresas, melhorar

Leia mais

GUIA DO LICENCIAMENTO INDUSTRIAL

GUIA DO LICENCIAMENTO INDUSTRIAL GUIA DO LICENCIAMENTO INDUSTRIAL OUTUBRO 2015 No quadro do novo Sstema da Indústria Responsável, previsto no Decreto-Lei n.º 73/2015, de 11 de maio, é atribuído ao IAPMEI um conjunto de novas competências

Leia mais

Enquadramento Legal da Formação. Alguns diplomas sobre a FORMAÇÃO

Enquadramento Legal da Formação. Alguns diplomas sobre a FORMAÇÃO Enquadramento Legal da Formação Alguns diplomas sobre a FORMAÇÃO Código do Trabalho A Lei nº 7/2009 de 12 de Fevereiro, no seu Artigo 130.º, define objectivos da Formação Profissional. As Subsecções II

Leia mais

REGULAMENTA O REGISTO NACIONAL DE TURISMO E DEFINE O ÂMBITO E AS SUAS CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO

REGULAMENTA O REGISTO NACIONAL DE TURISMO E DEFINE O ÂMBITO E AS SUAS CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO REGULAMENTA O REGISTO NACIONAL DE TURISMO E DEFINE O ÂMBITO E AS SUAS CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO Aprovado pela Portaria n.º 1087/2010, de 22 de outubro Entrada em vigor: 23-10-2010. Não dispensa a consulta

Leia mais

Tech Visa. Perguntas Frequentes

Tech Visa. Perguntas Frequentes Tech Visa Perguntas Frequentes P.01. O que é o Tech Visa? R.01. O Tech Visa é um programa que tem como propósito tornar mais eficaz e eficiente o processo de concessão de visto de residência/atribuição

Leia mais

História da Direção-Geral da Segurança Social Atualizado em:

História da Direção-Geral da Segurança Social Atualizado em: SEGURANÇA SOCIAL História da Direção-Geral da Segurança Social Atualizado em: 18-12-2015 Génese - década de setenta A Direção Geral da Segurança Social (DGSS) criada pelo Decreto-Lei n.º 549/77, de 31

Leia mais

Esse controlo sobre a Entidade pode ser exercido pela propriedade ou por outros direitos que sobre ela detenham, de forma direta ou indireta.

Esse controlo sobre a Entidade pode ser exercido pela propriedade ou por outros direitos que sobre ela detenham, de forma direta ou indireta. I. INTRODUÇÃO O REGISTO CENTRAL DO BENEFICIÁRIO EFETIVO (RCBE) foi criado pela Lei 89/2017, de 21 de Agosto e está regulamentado pela Portaria N.º 233/2018, de 21 de Agosto. O Registo Central do Beneficiário

Leia mais

Bandeira da Ética. Regulamento. Artigo 1º Objeto

Bandeira da Ética. Regulamento. Artigo 1º Objeto Bandeira da Ética Regulamento Artigo 1º Objeto A Bandeira da Ética é um processo de certificação dos valores éticos no desporto. A sua razão de ser baseia-se na vontade de melhorar as instituições desportivas

Leia mais

NOVA Versão da APP POUPA NA RECEITA

NOVA Versão da APP POUPA NA RECEITA NOVA Versão da APP POUPA NA RECEITA Pretende-se melhorar as funcionalidades na aplicação "Poupe na Receita", nomeadamente o acesso ao custo dos medicamentos, à localização das farmácias, ao folheto informativo

Leia mais

GUIÃO SISTEMA DE FORMAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS TIC. Página 1 de 21

GUIÃO SISTEMA DE FORMAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS TIC. Página 1 de 21 GUIÃO SISTEMA DE FORMAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS TIC Página 1 de 21 ÍNDICE 1 Introdução... 3 1.1 Estrutura do documento... 3 2 Sistema de formação e de certificação de Competências TIC... 4 3 Processo

Leia mais

O QUE É O PASSAPORTE PARA O EMPREENDEDORISMO

O QUE É O PASSAPORTE PARA O EMPREENDEDORISMO O QUE É O PASSAPORTE PARA O EMPREENDEDORISMO Promover o desenvolvimento de projetos de empreendedorismo inovador: com potencial de elevado crescimento; para jovens com qualificações superiores; APOIOS

Leia mais

Alteração do Regime Jurídico do Licenciamento das. Instalações de Gás. Decreto-Lei n.º 97/2017, de 10 de agosto

Alteração do Regime Jurídico do Licenciamento das. Instalações de Gás. Decreto-Lei n.º 97/2017, de 10 de agosto Alteração do Regime Jurídico do Licenciamento das Instalações de Gás Decreto-Lei n.º 97/2017, de 10 de agosto 1 Enquadramento O SIMPLEX foi lançado em 2006 como uma estratégia de modernização administrativa

Leia mais

PORTUGAL. Guia de procedimentos nº 4 IDEIAS / REQUISITOS. Tipologia de negócio: Exploração agrícola

PORTUGAL. Guia de procedimentos nº 4 IDEIAS / REQUISITOS. Tipologia de negócio: Exploração agrícola PORTUGAL Guia de procedimentos nº 4 IDEIAS / REQUISITOS Tipologia de negócio: Exploração agrícola Introdução O Município de Faro, prosseguindo uma política de apoio ao empreendedorismo e à criação de emprego,

Leia mais

XXVIII Colóquio Nacional da ATAM Torres Vedras. 1 a 4 de Outubro de Vortal Todos os direitos reservados

XXVIII Colóquio Nacional da ATAM Torres Vedras. 1 a 4 de Outubro de Vortal Todos os direitos reservados XXVIII Colóquio Nacional da ATAM Torres Vedras 1 a 4 de Outubro de 2008 Enquadramento Legal Código dos Contratos Públicos (CCP) + DL 18/2008 de 28 de Janeiro + Declaração de Rectificação n.º18-a/2008 de

Leia mais

REGISTO DE FORMADORES/AS. Guia de Procedimentos

REGISTO DE FORMADORES/AS. Guia de Procedimentos REGISTO DE FORMADORES/AS Guia de Procedimentos Índice I. Enquadramento... 2 1. Objetivos... 2 2. Acesso e formulário... 3 3. Preenchimento do formulário... 3 4. Registo... 4 5. Procedimentos dos CAVI...

Leia mais

- Sistema da Indústria Responsável (SIR) - Licenciamento Industrial - Serviço de Instalação

- Sistema da Indústria Responsável (SIR) - Licenciamento Industrial - Serviço de Instalação AGÊNCIA PARA A COMPETITIVIDADE E INOVAÇÃO, IP. (IAPMEI, IP) - Sistema da Indústria Responsável (SIR) - Licenciamento Industrial - Serviço de Instalação - Sistema da Indústria Responsável (SIR) - Licenciamento

Leia mais

Estratégia do Subsistema de Normalização Seminário Normas e partilha de Informação

Estratégia do Subsistema de Normalização Seminário Normas e partilha de Informação Estratégia do Subsistema de Normalização Seminário Normas e partilha de Informação Gonçalo Ferreira Biblioteca Nacional de Portugal, 2010-10-14 Normalização Enquadramento legislativo IPQ é o responsável

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DO SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO (SPO) Ano letivo 2014/2015. Destinatários

PLANO DE AÇÃO DO SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO (SPO) Ano letivo 2014/2015. Destinatários PLANO DE AÇÃO DO SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO () Ano letivo 2014/ O plano de ação do que se segue foi elaborado tendo por base o Plano Estratégico do Agrupamento, emanando dos seus quatro objetivos

Leia mais

ÍNDICE. 1. Competências da DGADR. 2. RERAE Regime Excecional de Regularização das Atividades Económicas aplicado ao setor pecuário

ÍNDICE. 1. Competências da DGADR. 2. RERAE Regime Excecional de Regularização das Atividades Económicas aplicado ao setor pecuário junho 2015 ÍNDICE 1. Competências da DGADR 2. RERAE Regime Excecional de Regularização das Atividades Económicas aplicado ao setor pecuário 3. Portaria n.º 68/2015 de 9 de março Objetivos Dar a conhecer

Leia mais

A Transformação da Administração Pública

A Transformação da Administração Pública A Transformação da Administração Pública Lisboa, 3 e 4 Novembro 2008 www.ama.pt Transformar o Sector Público Definição A mudança de funcionamento do sector público, de um modelo estático, focado na organização,

Leia mais

2. RERAE REGIME EXCECIONAL DE REGULARIZAÇÃO DAS ATIVIDADES ECONÓMICAS Aplicado à atividade pecuária. Regime excecional e transitório que estabelece

2. RERAE REGIME EXCECIONAL DE REGULARIZAÇÃO DAS ATIVIDADES ECONÓMICAS Aplicado à atividade pecuária. Regime excecional e transitório que estabelece junho 2015 2. RERAE REGIME EXCECIONAL DE REGULARIZAÇÃO DAS ATIVIDADES ECONÓMICAS Aplicado à atividade pecuária O QUE É? Regime excecional e transitório que estabelece procedimentos de regularização/alteração/ampliação

Leia mais

MUNICÍPIO DE CASTRO VERDE CÂMARA MUNICIPAL. EDITAL (nº. 94/2013))

MUNICÍPIO DE CASTRO VERDE CÂMARA MUNICIPAL. EDITAL (nº. 94/2013)) MUNICÍPIO DE CASTRO VERDE CÂMARA MUNICIPAL EDITAL (nº. 94/2013)) PROPOSTA DE REGULAMENTO SISTEMA DA INDUSTRIA RESPONSÁVEL (SIR) Francisco José Caldeira Duarte, Presidente da Câmara Municipal de Castro

Leia mais

REQUISITOS: 1. REGISTO DE PROMOTOR DE ESPECTÁCULOS DE NATUREZA ARTÍSTICA;

REQUISITOS: 1. REGISTO DE PROMOTOR DE ESPECTÁCULOS DE NATUREZA ARTÍSTICA; O conteúdo informativo disponibilizado pela presente ficha não substitui a consulta dos diplomas legais referenciados e da entidade licenciadora. FUNCHAL ATIVIDADE VIDEOGRÁFICA CAE: 77220 Aluguer de videocassetes

Leia mais

Enquadramento. A App Iapmei+ O Futuro: Iapmei+ incentivos mais simples

Enquadramento. A App Iapmei+ O Futuro: Iapmei+ incentivos mais simples App Junho 2019 O presente conteúdo é válido no contexto do presente evento como complemento à intervenção do representante do IAPMEI. Não é permitida a reprodução total ou parcial dos conteúdos, sem o

Leia mais