PROJETO PARA COBERTURA FOTOVOLTAICA DOS GALPÕES DA FAZENDA CANOA MIRIM/RS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROJETO PARA COBERTURA FOTOVOLTAICA DOS GALPÕES DA FAZENDA CANOA MIRIM/RS"

Transcrição

1 ENERGIA SOLAR web: PROJETO PARA COBERTURA FOTOVOLTAICA DOS GALPÕES DA FAZENDA CANOA MIRIM/RS

2 Energy Team - experiência Vem analisando o mercado brasileiro desde 2006 e em 2008 participou da primeira feira de fonte de energias renováveis em Salvador/BA. Em 2012 implantou sua primeira filial no Brasil com sede em Salvador/BA para fomentar A análise preliminar serve para garantir um projeto econômico e funcional, sendo critérios específicos durante a avaliação do processo de escolha das varias combinações possíveis para atender da melhor forma as solicitações de carga. a utilização das fontes limpas de energias para o mercado brasileiro que tem uma prospecção de crescimento ampla para os próximo 20 anos. Know how de última geração Formada por um grupo de profissionais que operam na Europa desde 1986 com o objetivo de desenvolvimento sustentável na geração de energias limpas e já contribuiu para a realização de mais 250 MW de produção de energia proveniente de fontes renováveis e adquiriu experiência em âmbito mundial. Todo o conjunto de análise é extremamente importante para que o dimensionamento do sistema fotovoltaico seja feito de forma correta e cuidadosa, proporcionando um sistema eficiente, durável, sem causar qualquer tipo de risco a seus usuários e empreendimento.

3

4 Consultoria Energia Renovável um padrão internacional de qualidade no atendimento, a Energy Team Brasil primeiramente efetuará uma visita técnica e/ou comercial para conhecer a real necessidade de implantação de um sistema fotovoltaico do cliente, verificando: localização, área de melhor potencial para instalação do sistema, tipologia dos módulos e estruturas para montagens que serão utilizados, bem como estudo técnico para estabelecer forma de armazenagem da energia produzida ou transferência direta para rede concessionária. Planejamento A Energy Team Brasil efetuará uma análise energética dimensionando a implantação necessária para suprir a demanda de energia para próprio consumo ou para venda Dentro do planejamento será estabelecida a projeção de implantação nas áreas disponíveis mais indicadas, prazo e logística. Para um bom dimensionamento o planejamento levará em conta o valor da radiação solar existente na localidade de implantação do projeto, assim como a temperatura ambiente, pois a energia gerada é dependente das mesmas. cálculo de rendimento da implantação fotovoltaica Avaliação para o planejamento e otimização de sistemas fotovoltaicos usando clima e dados geográficos com resolução temporal e espacial de alta e nova geração de algoritmos de alto desempenho. O método de simulação implementa os mais recentes conhecimentos e práticas na radiação solar e modelagem PV. Características Simulação de rendimento para o planejamento de sistemas fotovoltaicos em um local ou telhado especifico. Instalação O serviço de instalação é completo e segue um rigoroso sistema de qualidade, segurança e normas técnicas, atendendo todas as exigências estabelecidas pelas empresas de distribuição de energia elétrica do Brasil, conforme determina a Resolução 482 da ANELL de 17/04/2012, que estabelece as condições gerais para acessar a micro geração e mini geração distribuída aos sistemas de energia elétrica. As normas que utilizamos estão dentro dos parâmetros da ABNT, tais como: NBR 5410, NBR 14039, NBR IEC 61643, NR10, NR 35 dentre outras. Manutenção & Pós-Venda A manutenção ou assistência técnica está diretamente ligada a garantia da disponibilidade do pleno funcionamento dos equipamentos e/ou instalações, de modo a atender a um processo de produção e a preservação do meio ambiente, com confiabilidade, segurança e custo adequados. O intuito da Energy Team Brasil foca no sentido de fazer com que o bem ou serviço adquirido esteja em condições de gerar os benefícios esperados sem interrupções, não permitindo problemas técnicos.

5 Consultoria Energia Renovável Um padrão internacional de qualidade no atendimento, a Energy Team Brasil primeiramente efetuará uma visita técnica e/ou comercial para conhecer a real necessidade de implantação de um sistema fotovoltaico do cliente, verificando: localização, área de melhor potencial para instalação do sistema, tipologia dos módulos e estruturas para montagens que serão utilizados, bem como estudo técnico para estabelecer forma de armazenagem da energia produzida ou transferência direta para rede concessionária.

6 Fazendas com implantações fotovoltaicas estudo das diferentes soluções técnicas já aplicadas

7 Planejamento A Energy Team Brasil efetuará uma análise energética dimensionando a implantação necessária para suprir a demanda de energia para próprio consumo ou para venda Dentro do planejamento será estabelecida a projeção de implantação nas áreas disponíveis mais indicadas, prazo e logística. Para um bom dimensionamento o planejamento levará em conta o valor da radiação solar existente na localidade de implantação do projeto, assim como a temperatura ambiente, pois a energia gerada é dependente das mesmas. 1. Projeto: Fazendas com implantações fotovoltaicas 1.1 Objetivo Construção dos galpões com as especificações técnicas para produção de leite e para instalação integrada do sistema de geração de energia fotovoltaica. Construção e realização chave na mãos de uma USF de aproximadamente 30 MWn.

8 1. Projeto: Fazendas com implantações fotovoltaicas 1.1 Objetivo Direção e construção dos galpões com as especificações técnicas para produção de leite e para instalação do sistema de geração de energia fotovoltaica. Realização, direção e construção chave na mãos de uma USF de aproximadamente 30 MWn. 1.2 Localização do projeto A instalação encontra-se localizada na Cidade de Santa Rita do Sul, Estado de Rio Grande do Sul, Brasil. A implantação foi concebida com base nas informações: Coordenadas: 31 03' 49.67" S, 51 30' 22.41" W Altitude: metros s n mar (Google Earth) 10 m Área do telhado (por galpão) ,00 m2 Galpões com implantações fotovoltaicas = 30

9 Projeto: Construção dos galpões: DESCRIÇÃO DA ESTRUTURA Cada galpão terá 58 metros de largura, 198 metros de comprimento e 6,4 metros de altura

10 Projeto: Construção dos galpões OBRA : COMPLEXO LEITEIRO LOCAL : Fazenda - Santa Rita do Sul /RS DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA: Desenho e descrição anexo. Área total curral : m 2 Área de 1 Curral : 54,00m x 198,00m = ,00m² Numero Curral : 30 Área total da cobertura : m 2 Área de cobertura de um galpão: 58,00m x 198,00m = ,00m² lista de material para a construção: vigas metálicas de oitão, formadas por perfis tipo I soldado, em 02 águas, com 58 metros de comprimento, apoiadas em pilares metálicos, formando 02 vãos de 20 metros, 01 vão de 14 metros e 02 balanços de 02 metros. vigas metálicas, formadas por perfis tipo I soldado, em 02 águas, com 58 metros de comprimento, apoiadas em pilares metálicos, formando 02 vãos de 20 metros, 01 vão de 14 metros e 02 balanços de 02 metros.

11 Projeto: Construção dos galpões lista de material para a construção: terças metálicas para cobertura, compostas por perfis dobrados a frio tipo Z, formando vãos de 06 metros. pilares metálicos externos, formados por perfis tipo I soldado, sendo todos os pilares com altura de 5,2 metros menos 04 pilares com altura de 6,2 metros. pilares metálicos internos, formados por perfis tipo caixão, com altura de 6,2 metros. calhas autoportantes com espessura de 2,00 mm, corte 1000mm. estrutura metálica para goleiras, formada por perfis tipo I soldado, de 04 metros x 04 metros. Contraventamentos e amarrações.

12 Projeto: Construção dos galpões ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS EXIGIDAS A estrutura metálica deverá ser executada conforme as recomendações prescritas pelas Normas: - NBR 8800/2008 (Projeto e execução de estruturas de aço em edifícios). - NBR 6123 (Forças devidas ao vento em edificações). - AISI - American Iron and Steel Institute. - AWS D1.1 - Structural Welding Code da American Welding Society. - AISC - Specification for the design, fabrication and erection of structural steel for buildings. - NBR 6355 Perfis estruturais de aço formados a frio. - NBR 14762/2010 Dimensionamento de estruturas de aço constituídas por perfis formados a frio.

13 Projeto: Construção dos galpões ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS EXIGIDAS TELHAS, ARREMATES E ACESSÓRIOS DE FIXAÇÃO COBERTURA DO CURRAL telha de cobertura trapezoidal simples TP 100, esp. 0,50mm, zincalume natural, com largura útil de 950mm. Com Rufos e acessórios de fixação.

14 Projeto: Realização, direção e construção chave na mãos de uma USF de aproximadamente 30 MWn. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DO PROJETO, CONSTRUÇÃO E GERENCIAMENTO DA OBRA PARA INSTALAÇÃO FOTOVOLTAICA NA COBERTURA DOS GALPÕES 1.1 Energy Team Brasil oferece os serviços de engenharia e de construção necessários para a realização da instalação solar fotovoltaica conectada na rede elétrica de distribuição. Esta oferta deve ser considerada como uma proposta, baseada nas informações fornecidas e em suposições podendo estar sujeita a mudanças com base nas informações necessárias ainda pendentes. No entanto, esta proposta fornece um melhor entendimento dos serviços que Energy Team Brasil pode oferecer e uma orientação dos preços. Esta oferta é adaptada às expectativas e exigências do cliente.

15 Projeto: Realização, direção e construção chave na mãos de uma USF de aproximadamente 30 MWn. 1.2 Localização do projeto A instalação encontra-se localizada na Cidade de Santa Rita do Sul, Estado de Rio Grande do Sul, Brasil. A implantação tem sido planejada com as informações disponíveis: Pais Brasil Estado Rio Grande do Sul Município Santa Rita do Sul Longitude Latitude 31 03' 49.67" S, 51 30' 22.41" W Altitude: metros sobre o nível do mar (Google Earth) = 10 m Área do telhado ( por galpão) = ,00 m2 Número de galpões com implantações fotovoltaicas = 30

16 Projeto: Realização, direção e construção chave na mãos de uma USF de aproximadamente 30 MWn. Imagem do desenho do projeto preliminar para 6 MWn

17 Projeto: Realização, direção e construção chave na mãos de uma USF de aproximadamente 30 MWn. Considerações: Esta documentação está baseada na informação disponível até o momento. Ponto de Conexão: Em definição Condições da cobertura: Consideramos para este estudo uma cobertura a duas águas com orientação: do galpão para o norte uma agua para leste e a outra para oeste. supondo uma inclinação da cobertura de 6

18 Dimensões e produções estimadas: Estudo preliminar da capacidade de potência instalada. Desenho da instalação

19 cálculo de rendimento da implantação fotovoltaica Avaliação para o planejamento e otimização de sistemas fotovoltaicos usando clima e dados geográficos com resolução temporal e espacial de alta e nova geração de algoritmos de alto desempenho. O método de simulação implementa os mais recentes conhecimentos e práticas na radiação solar e modelagem PV. Características Simulação de rendimento para o planejamento de sistemas fotovoltaicos em um local ou telhado especifico.

20 AVALIAÇÃO DE RENDIMENTO DA CENTRAL FOTOVOLTAICA Relatório numero: PV Emitido em: 05 de Agosto de :19 CET (GMT +0100) 1. Informação do local Nome do local: Rio Grande do Sul Brasil Coordenadas: 31 03' 49.67" S, 51 30' 22.41" W Altitude: 2 m Inclinação do local: 1 Orientação azimute: 90 oeste Irradiação global horizontal anual: 1709 kwh/m2 Temperatura ambiente anual a 2 m: 19.4 C 2. Descrição do sistema fotovoltaico Potência instalada: kwp Tipo de módulos: silício cristalino (c-si) Estrutura: estrutura fixa, fixa independente Azimute/Inclinação: 270 (OESTE) / 6 Efic. (Euro) Inversor: 97.5% Perdas CC/CA: 5.5% / 1.5% Disponibilidade: 99.0% Energia Anual Media Produzida: GWh Performance Ratio médio: 78.5%

21 3. Localização Geográfica Google Maps c 2013 Google 4. Horizonte topográfico e altitude solar Esquerda: Caminho solar anual. O horizonte topográfico (a cinza) e o horizonte do modulo (a azul) pode dar lugar a sombreamento. Os pontos pretos mostram o fuso horário solar verdadeiro. As etiquetas vermelhas e azuis mostram o fuso horário local no verão e no inverno, respectivamente. Direita: Duração do dia e angulo zenital ao longo do ano. Se a duração do dia local (nº de horas em que o sol esta acima do horizonte) e inferior a duração do dia astronômico.

22 5. Irradiação global horizontal e temperatura ambiente - referência climática Medias anuais a longo prazo: Ghm Irradiação global mensal [kwh/m2] Ghd Irradiação global diária [kwh/m2] Dhd Irradiação difusa diária [kwh/m2] T24 Temperatura ambiente diária (diurna) [ C] 6. Irradiação global no plano inclinado Superfície fixa, azimute 270 (OESTE) / 6 Medias mensais a longo prazo: Gim Irradiação global mensal [kwh/m2], Gid Irradiação global diária [kwh/m2] Did Irradiação difusa diária [kwh/m2], Rid Irradiação refletida diária [kwh/m2], Shloss Perdas de irradiação global por sombreamento topográfico (de terreno) [%] Irradiação global anual media para diferentes tipos de superfície: kwh/m2 relativo a inclinação ótima Horizontal % Inclinação ótima (3 ) % Seguimento a 2 eixos % Sua opção %

23 7. Energia Produzida FV inicial Medias mensais a longo prazo: Esm Produção de energia especifica mensal total [kwh/kwp] Esd Produção especifica de energia diária total [kwh/kwp] Etm Produção especifica de energia mensal total [GWh] Eshare Percentagem mensal de energia total produzida [%] PR Performance Ratio [%] 8. Perdas e Performance Ratio Etapas de conversão de energia e perdas: 1. Produção inicial assumida em condições standard de teste (STC), 2. Redução de irradiação global no plano devido a sombreamento da linha de horizonte e dos módulos. 3. Proporção de irradiação global afetada pela superfície dos módulos (vidro), 4. Perdas dos módulos FV devido a conversão de irradiação solar em eletricidade CC; Desvio de eficiência do modulo das condições STC, 5. Perdas CC: este ponto integra o efeito de incompatibilidade entre módulos, o efeito de joule nos cabos, por sujidade, neve e poeira, e sombreamento entre fileiras de módulos, 6. Este ponto considera a eficiência europeia do inversor para obter um valor aproximado das perdas, 7. Perdas em CA do transformador e cablagem (quando aplicável) dependem da arquitetura do sistema, 8. Disponibilidade inclui as perdas de indisponibilidade de equipamentos devido a manutenção ou falhas. As perdas nos pontos 2, 3 e 4 são numéricas e modeladas pelo pvcalculator. As perdas nos pontos 5, 6, 7 e 8 são dimensionadas pelo utilizador. O modelo de simulação tem incertezas inerentes que não podem ser discutidas neste relatório.

24 9. pvcalculator - descrição da base de dados Os dados principais incluem a irradiação solar, dados de temperatura e de terreno (elevação, Horizonte) do ar. Temperatura ambiente a 2 m: desenvolvido por CFSR (c NOAA NCEP); anos: ; valores a cada 15 minutos. Os dados foram tratados espacialmente (a resolução de 1 km) para incluir a informação topográfica do terreno. Irradiação solar: obtida a partir dos dados de satélite Meteosat; anos: ; valores a cada 15 minutos / 30 minutos a 90 m de resolução espacial - irradiação global horizontal e normal direta; a incerteza da irradiação global anual horizontal geralmente varia entre 3% e } 5%; os dados cobrem 99% do período analisado. Esta estimativa pressupõe termos 365 dias no ano. Desvios ocasionais nos cálculos podem ocorrer como resultado de matemática. 10. Modo de usar Este relatório mostra a estimativa de energia solar na fase de start-up de um sistema fotovoltaico. As estimativas são suficientemente precisos para sistemas de pequeno e médio porte PV. Para grandes projetos de planejamento e financiamento, mais informações podem ser necessários: 1. Distribuição estatística e incerteza da irradiação solar. 2. Especificação detalhada do sistema FV 3. Variabilidade interanual e incerteza P90 de produção FV 4. Produção de energia tendo em conta a degradação dos componentes que compõem o sistema FV. 11. Isenção de responsabilidade e informações legais Dada a variabilidade do clima, inter anual e a longo prazo, bem como a incerteza associada a este tipo de medições e estimativas, a ENERGY TEAM BRASIL LTDA. não poderá garantir a precisão das estimativas. Foi feita a melhor avaliação possível na analise das condições climáticas tendo como base os melhores dados disponíveis, software e conhecimento. Energy Team Brasil Ltda. não poderá ser responsabilizada diretamente ou indiretamente, por danos acidentais, consequências ou punitivos que possam vir a surgir devido a utilização deste relatório. Este relatório tem direitos reservados a c 2013 Energy Team Brasil Ltda. todos os direitos reservados. 12. Informação de contato Este relatório foi criado pelo Sr. Claudio Righetti General Manager Energy Team Brasil Ltda.

25 Dimensões e produções estimadas: Estudo preliminar da capacidade de potência instalada. A seguinte tabela mostra uma breve descrição da USF: Marca dos Módulos Vigest Solar Potência dos módulos 245 Wp Inclinação Coplanar na cobertura estimada em 6º Azimut -90 / 90 Este Oeste Número de módulos por galpão Módulos totais Potência Nominal da USF por galpão kwn Potência pico da USF por galpão kwp Potência nominal total kwn Potência pico total kwp Marca dos Inversores (ou similares) Power Electronics Potência do Inversor kw Número de Inversores 20

26 A seguinte tabela mostra o resumo dos dados da radiação mensal, produção da USF e performance ratio estimada do projeto.

27 2.2 Layout y Estrutura do Suporte Este layout é um desenho preliminar sobre a instalação dos módulos na estrutura tendo em conta o estudo de ventos e sua posterior manutenção. Para seu desenho temos considerado uma inclinação de 6 em una cobertura a duas águas, uma leste e outra oeste. O desenho final da estrutura será combinado com o cliente. Desenho preliminar

28 2.3 Desenho preliminar da montagem da estrutura Os módulos serão colocados sobre guias de estrutura em alumínio ou aço galvanizado quente dependendo do material construído da cobertura. A estrutura será coplanar ao estado natural do teto. Desenho preliminar

29 2.4 Módulos fotovoltaicos Os paneis solares cumprem todos os requisitos e regulamentos tanto Internacionais como Nacionais certificados por laboratórios reconhecidos pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Os seguintes quadros mostram as características técnicas dos módulos propostos baixo as condições standards (STC): irradiância de 1,000 W/m², espectro solar AM 1.5 e temperatura do módulo de 25 C.

30 MÓDULOS FOTOVOLTAICOS: MÓDULOS POLICRISTALINOS VG P245W - 60 Vidro temperado com alta transmitância óptica Células de alta eficiência com layer anti-reflexo Conectores rápidos, cabo flexível duplo isolamento CARACTERÍSTICAS ELÉTRICAS Máxima Potência Pmpp Watts 245 Tolerância % 0 ~ + 3 Voltagem de Máxima Potência Vmpp Volts Corrente de Máxima Potência Impp Amps 8.17 Voltagem de Circuito Aberto Voc Volts Corrente de Curto-Circuito Isc Amps 8.63 Voltagem Máxima do Sistema Vsyst Volts 600 (UL) 1000 (IEC) Diodos By-pass Quantidade 6 Fusível máximo em séries Amps 15 Eficiência do Mόdulo ηm % Form Factor % >_ 73 Proteção Grade IP - 65 CARACTERÍSTICAS MECÂNICAS Dimensões do painel mm 1655x992x40* (*outras alturas disponíveis) Peso Net 20 kg Estrutura Material Alumínio anodizado AL6063-T5, mínimo 15 µm Tipo Policristalino Células: tipo, disposição e tamanho Quantidade 6 x 10 = 60 Tamanho 156 x 156 mm. Encapsulamento Material 3,2mm Vidro/EVA/Células/EVA/TPT Caixa de junção Tipo IP-65 TÜV-IEC/EN Isolamento Contra umidade e intempéries Tipo de cabo, diâmetro e comprimento Tipo Polarizado e simétrico 900 mm em comprimento/seção 4 mm 2 Conectores Tipo Compatível Tipo III e Tipo IV

31 MÓDULOS FOTOVOLTAICOS: COEFICIENTES DE TEMPERATURA Coeficiente de temperatura Isc % / ºC Coeficiente de temperatura Voc % / ºC Coeficiente de temperatura Pmpp % / ºC Coeficiente de temperatura Impp % / ºC Coeficiente de temperatura Vmpp % / ºC NOCT (Nominal Operating Cell Temperature) + 47 ± 2 ºC TOLERÂNCIA Temperatura de trabalho Tensão de isolamento dielétrico Resistência ao vento Capacidade de carga mecânica Resistência ao fogo - 40 ~ + 85 º C 3000 V 60 m/s 551 kg./m 2 (5400Pa) IEC Class C CARACTERÍSTICAS DO TRABALHO O poder de células solares varia na saída do processo de produção. As especificações diferentes de energia destes módulos refletem essa dispersão. As células durante os primeiros meses de exposição à luz, podem ter uma degradação fotônica e diminuir o valor da potência máxima do módulo de até 3%. As células, em condições normais de funcionamento, alcançam uma temperatura acima das condições de medição padrão do laboratório e o NOCT é uma medida quantitativa do aumento. A medição NOCT é realizada sob as seguintes condições: radiação de 0,8 kw/m2, temperatura de 20 º C e a velocidade do vento de 1 m/s. Os dados eléctricos refletem valores típicos dos módulos e laminados medidos nos terminais de saída no final do processo de fabricação. GARANTIAS 12 anos por defeitos de fabricação 12 anos 90% da potência nominal / 25 anos 80% da potência nominal.

32 2.5 Inversores e Sistema de Monitoramento A intensidade gerada pelos módulos em corrente contínua (DC) é convertida a corrente alternada (AC) através destes inversores. Os inversores serão conectados a um sistema de comunicações para ter o monitoramento instantâneo dos dados de irradiação, temperatura. e a um sistema de controle com um portal na Internet que lê e proporciona em tempo real os parâmetros elétricos principais de cada stringa e de cada inversor. 2.6 Conexão a rede de distribuição: A distância entre a USF e o ponto de conexão está em definição

33

34 3.4 Exclusões Os seguintes serviços e custos ficam excluídos: Sistema de segurança e vigilância. Cerca perimetral de segurança. Troca/Reparo ou limpeza da cobertura. Qualquer tipo de reforço estrutural no caso ser necessário. Serviços opcionais. Todos os materiais e serviços não incluídos nesta oferta.

35 4. Termos e Condições. 4.1 Alcance Legal Esta Oferta de EPC está baseada na a informação prévia fornecida a Energy Team Brasil e a Watio Solar por seu knowhow com mais de 8 anos de experiência e perto de 200 MW realizados. Energy Team Brasil reserve-se o direito de mudar o desenho técnico e as condições da oferta atual, se possível, com base em nova informação e/ou requisitos que modificam ou mudam o projeto original: - Requisitos do cliente, - Requisito estrutural, - Mudanças na lei da regulação elétrica, - Mudanças por parte do governo local ou de qualquer ente público, - resultados do relatório sobre o estado da cobertura, etc.

36 4.2 Garantias Garantia da instalação: Watio Solar proporciona (2) anos de garantia na USF. Garantia do transformador: 2 anos com garantia do fabricante. Garantias da estrutura: 10 anos com garantia do fabricante. Garantia dos módulos: 12 anos contra defeitos de fabricação. Garantia dos inversores: 10 anos com garantia do fabricante.

37 4.3 Fases de trabalho: - A primeira fase é a construção dos galpões. - Após construção de 6 galpões começa a instalação dos módulos fotovoltaicos. -Garantia do transformador: 2 anos com garantia do fabricante. Garantias da estrutura: 10 anos com garantia do fabricante. Garantia dos módulos: 12 anos contra defeitos de fabricação. Garantia dos inversores: 10 anos com garantia do fabricante.

38 PARCEIROS Rua José Jorge Pereira, Condomínio Empresarial Módulos, Galpão 14, Buraquinho Cep: Lauro de Freitas/BA CNPJ: / T. +55 (71) C. +55 (71) web: info@energyteambrasil.com.br

ENERGIA SOLAR. Energia limpa, nosso compromisso com o meio ambiente.

ENERGIA SOLAR. Energia limpa, nosso compromisso com o meio ambiente. ENERGIA SOLAR Energia limpa, nosso compromisso com o meio ambiente. Energy Team - experiência Vem analisando o mercado brasileiro desde 2006 e em 2008 participou da primeira feira de fonte de energias

Leia mais

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA MÓDULOS MONOCRISTALINOS SEM MOLDURA - SI-ESF-M-M125-36

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA MÓDULOS MONOCRISTALINOS SEM MOLDURA - SI-ESF-M-M125-36 Solar Innova usa os últimos materiais para a fabricação de seus módulos solar. Nossos módulos são ideais para qualquer aplicativo que usa o efeito fotoelétrico como uma fonte de energia limpa por causa

Leia mais

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA MÓDULOS POLICRISTALINOS - SI-ESF-M-P156-60

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA MÓDULOS POLICRISTALINOS - SI-ESF-M-P156-60 Solar Innova usa os últimos materiais para a fabricação de seus módulos solar. Nossos módulos são ideais para qualquer aplicativo que usa o efeito fotoelétrico como uma fonte de energia limpa por causa

Leia mais

COMPANHIA DE ELETRICIDADE DO ESTADO DA BAHIA COELBA SISTEMA FOTOVOLTAICO DO ESTÁDIO PITUAÇU - SALVADOR SOLICITAÇÃO DE PROPOSTA ANEXO IX

COMPANHIA DE ELETRICIDADE DO ESTADO DA BAHIA COELBA SISTEMA FOTOVOLTAICO DO ESTÁDIO PITUAÇU - SALVADOR SOLICITAÇÃO DE PROPOSTA ANEXO IX COMPANHIA DE ELETRICIDADE DO ESTADO DA BAHIA COELBA SISTEMA FOTOVOLTAICO DO ESTÁDIO PITUAÇU - SALVADOR SOLICITAÇÃO DE PROPOSTA ANEXO IX AVALIAÇÃO DOS COMPONENTES DO SISTEMA GERADOR FOTOVOLTAICO 1. Módulos

Leia mais

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA CATÁLOGO ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA Módulo Monocristalino de 60 Células BSM230M-60 Características Qualidade e dos módulos Todos os módulos solares são montados em Portugal pela Plurigás Solar Energias

Leia mais

Proposta de Minigeração para as instalações da EDP Distribuição em Setúbal. Lisboa, 22 de Março de 2013

Proposta de Minigeração para as instalações da EDP Distribuição em Setúbal. Lisboa, 22 de Março de 2013 Proposta de Minigeração para as instalações da EDP Distribuição em Setúbal Lisboa, 22 de Março de 2013 A EDP Distribuição apresenta potencial para a aposta na Minigeração solar fotovoltaica Oportunidade

Leia mais

Laboratório de Sistemas de Energia. Ensaio de Colectores Solares Térmicos e Módulos Fotovoltaicos

Laboratório de Sistemas de Energia. Ensaio de Colectores Solares Térmicos e Módulos Fotovoltaicos Laboratório de Sistemas de Energia Ensaio de Colectores Solares Térmicos e Módulos Fotovoltaicos LSE 05-2013 1 Laboratório de Sistemas de Energia Ensaio de Colectores Solares Térmicos segundo as Normas:

Leia mais

Módulos Fotovoltaicos

Módulos Fotovoltaicos Módulos Fotovoltaicos Os módulos são o principal componente das instalações fotovoltaicas. Estes para além de terem que produzir energia por mais de 25 anos, têm que resistir às mais rigorosas variações

Leia mais

AUTOCONSUMO FOTOVOLTAICO. Crie a sua Energia!

AUTOCONSUMO FOTOVOLTAICO. Crie a sua Energia! AUTOCONSUMO FOTOVOLTAICO Crie a sua Energia! 2015 Energia para todas as necessidades! Habitação Piscina Jardim Produção Agrícola Campismo/Caravanismo Embarcações INTRODUÇÃO Energia Solar é a designação

Leia mais

CONCEITOS INICIAIS PARA DIMENSIONAMENTO SISTEMA FOTOVOLTAICO EM RESIDÊNCIAS

CONCEITOS INICIAIS PARA DIMENSIONAMENTO SISTEMA FOTOVOLTAICO EM RESIDÊNCIAS CONCEITOS INICIAIS PARA DIMENSIONAMENTO SISTEMA FOTOVOLTAICO EM RESIDÊNCIAS Introdução a Engenharia Professores: Márcio Zamboti Fortes e Vitor Hugo Ferreira (UFF) Bruno Henriques Dias e Flávio Gomes (UFJF)

Leia mais

Performance Ratio. Conteúdo. Factor de qualidade para o sistema fotovoltaico

Performance Ratio. Conteúdo. Factor de qualidade para o sistema fotovoltaico Performance Ratio Factor de qualidade para o sistema fotovoltaico Conteúdo A Performance Ratio é uma das unidades de medida mais importantes para a avaliação da eficiência de um sistema fotovoltaico. Mais

Leia mais

www.wattsun-solar.com WATTSUN

www.wattsun-solar.com WATTSUN SISTEMAS SOLARES www.wattsun-solar.com WATTSUN SISTEMAS S O L A R E S FIX&POWER SISTEMAS S O L A R E S Autoconsumo FIX&POWER Contador SISTEMAS S O L A R E S 3 kw + 2 kw 3 kw Autoconsumo parcial SISTEMAS

Leia mais

Fundamentos de Engenharia Solar. Racine T. A. Prado

Fundamentos de Engenharia Solar. Racine T. A. Prado Fundamentos de Engenharia Solar Racine T. A. Prado Coletores Solares Um coletor solar é um tipo específico de trocador de calor que transforma energia solar radiante em calor. Duffie; Beckman Equação básica

Leia mais

O PAPEL DA GERAÇÃO DISTRIBUÍDA NO BRASIL E NA CIDADE DE SÃO PAULO (Energia solar fotovoltaica)

O PAPEL DA GERAÇÃO DISTRIBUÍDA NO BRASIL E NA CIDADE DE SÃO PAULO (Energia solar fotovoltaica) UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE ENERGIA E AMBIENTE LABORATÓRIO DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS Crise do setor, perspectivas de crescimento da demanda: O PAPEL DA GERAÇÃO DISTRIBUÍDA NO BRASIL E NA CIDADE

Leia mais

Protótipos: Conversão Fotovoltaica de Energia Solar

Protótipos: Conversão Fotovoltaica de Energia Solar Protótipos: Conversão Fotovoltaica de Energia Solar Susana Viana LNEG Laboratório Nacional de Energia e Geologia Estrada do Paço do Lumiar, 1649-038 Lisboa, PORTUGAL susana.viana@lneg.pt 1 O Recurso Solar

Leia mais

Seja dono. da sua ENERGIA

Seja dono. da sua ENERGIA Seja dono AV Afonso Vaz De melo 677 Sala 301 CEP: 30.640-070 Belo Horizonte (MG) Tel. +55 31 3689-7452 info@solarfast.it www.solarfast.it da sua ENERGIA Energia solar Fontes renováveis, economia de energia,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UFRPE UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS UAG CURSO DE GRADUAÇÃO DE AGRONOMIA

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UFRPE UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS UAG CURSO DE GRADUAÇÃO DE AGRONOMIA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UFRPE UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS UAG CURSO DE GRADUAÇÃO DE AGRONOMIA ENERGIA NA AGRICULTURA GARANHUNS, JUNHO DE 2009. 1 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

Leia mais

Manual do Usuário. Antena Painel Outdoor 65-806 a 960MHz - 17 dbi Downtilt Ajustável ANT040009

Manual do Usuário. Antena Painel Outdoor 65-806 a 960MHz - 17 dbi Downtilt Ajustável ANT040009 Manual do Usuário Antena Painel Outdoor 65-806 a 960MHz - 17 i Downtilt Ajustável ANT040009 Este Manual Aplica- se Somente ao Produto que o Acompanha Índice Pag. 1 - Informações Gerais...2 1.1 - Apresentação...2

Leia mais

Professora: Engª Civil Silvia Romfim

Professora: Engª Civil Silvia Romfim Professora: Engª Civil Silvia Romfim PARTES CONSTITUINTES DE UMA COBERTURA Pode-se dizer que a cobertura é subdividida em cinco principais partes: 1. Pelo telhado, composto por vários tipos de telhas;

Leia mais

INSTALAÇÕES FOTOVOLTAICAS

INSTALAÇÕES FOTOVOLTAICAS INSTALAÇÕES FOTOVOLTAICAS Instalações fotovoltaicas CERTIEL 2012 P 2 Objetivos: a abordagem de conceitos considerados necessários para o projeto e execução das instalações em regime de MP e MN; acrescentar

Leia mais

CPFL ENERGIAS RENOVÁVEIS S.A. CONTRIBUIÇÃO AO PROCESSO DE. CONSULTA PÚBLICA n o 007/2013

CPFL ENERGIAS RENOVÁVEIS S.A. CONTRIBUIÇÃO AO PROCESSO DE. CONSULTA PÚBLICA n o 007/2013 CPFL ENERGIAS RENOVÁVEIS S.A. CONTRIBUIÇÃO AO PROCESSO DE CONSULTA PÚBLICA n o 007/2013 OBTER SUBSÍDIOS PARA ESTABELECER CONDIÇÕES E PROCEDIMENTOS PARA EMISSÃO DE OUTORGAS DE AUTORIZAÇÃO PARA IMPLANTAÇÃO

Leia mais

Fotovoltaico de Qualidade

Fotovoltaico de Qualidade Análise de Problemas ao Longo da Vida Útil de um Sistema Solar Rodolfo Henrique Engº de Aplicações SICES BRASIL Conteúdo da Palestra o o o o Inversor Solar Introdução Topologias de Conversão Problemas

Leia mais

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas IW10 Rev.: 02 Especificações Técnicas Sumário 1. INTRODUÇÃO... 1 2. COMPOSIÇÃO DO IW10... 2 2.1 Placa Principal... 2 2.2 Módulos de Sensores... 5 3. APLICAÇÕES... 6 3.1 Monitoramento Local... 7 3.2 Monitoramento

Leia mais

Energia Solar, Qualidade Suíça no Brasil

Energia Solar, Qualidade Suíça no Brasil Energia Solar, Qualidade Suíça no Brasil Eficiência da menor a maior Geradora de Energia Solar A TRITEC chegou ao Brasil. Há mais de 27 anos prestando serviços de auto - sustentabilidade usando energia

Leia mais

Energia Solar Fotovoltaica: Oportunidades e Desafios

Energia Solar Fotovoltaica: Oportunidades e Desafios Energia Solar Fotovoltaica: Oportunidades e Desafios Prof. Dr. Luciano Schuch Schuch.prof@gmail.com Sumário Potencial energético Previsões Sistemas fotovoltaicos Cenário Nacional Legislação ANEEL Projeto

Leia mais

Manual de Instalação de Sistemas Fotovoltaicos em Telhados - PHB

Manual de Instalação de Sistemas Fotovoltaicos em Telhados - PHB Manual de Instalação de Sistemas Fotovoltaicos em Telhados - PHB Índice Capítulo Título Página 1 Informações Gerais 3 2 Segurança 4 3 Especificações Técnicas 5 4 Ferramentas, Instrumentos e Materiais 6

Leia mais

Regulamento do projeto "50 Telhados"

Regulamento do projeto 50 Telhados Regulamento do projeto "50 Telhados" Iniciativa Fevereiro de 2014 Sumário 1. Contextualização... 3 2. Missão do projeto 50 Telhados... 3 3. Objetivo... 3 3.1. Pequenas cidades... 3 4. Benefícios para empresas/clientes/cidades

Leia mais

Simples, resistente e fácil de montar.

Simples, resistente e fácil de montar. Simples, resistente e fácil de montar. Economia e resistência são as principais qualidades da telha Vogatex. Possui peso reduzido e simplicidade estrutural, exigindo o mínimo de mão-de-obra e madeiramento

Leia mais

Os procedimentos para determinar a resistência do condutor são:

Os procedimentos para determinar a resistência do condutor são: 1 Data realização da Laboratório: / / Data da entrega do Relatório: / / Objetivos RELATÓRIO: N o 5 ENSAIO DE FIOS CONDUTORES Verificar o estado da isolação do condutor. 1. Introdução: Esta aula tem como

Leia mais

1 INSPEÇÃO DA INSTALAÇÃO ELÉTRICA CONFORME A NBR 5410

1 INSPEÇÃO DA INSTALAÇÃO ELÉTRICA CONFORME A NBR 5410 1 INSPEÇÃO DA INSTALAÇÃO ELÉTRICA CONFORME A NBR 5410 A segurança sempre está em pauta em nossas vidas e com a eletricidade não deve ser diferente. Durante a utilização normal das instalações elétricas

Leia mais

Exactidão da medição

Exactidão da medição Exactidão da medição Valores energéticos e grau de rendimento dos inversores fotovoltaicos do tipo Sunny Boy e Sunny Mini Central Conteúdo Qualquer operador de um sistema fotovoltaico deseja estar o mais

Leia mais

TORRE ESTAIADA ESPECIFICAÇÃO DOS MATERIAIS CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS ACESSÓRIOS

TORRE ESTAIADA ESPECIFICAÇÃO DOS MATERIAIS CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS ACESSÓRIOS TORRE ESTAIADA A torre estaiada é a solução mais econômica por atingir grandes alturas e com elevada capacidade de carga, porém exige-se disponibilidade de terreno para sua instalação. Possui seção transversal

Leia mais

Regulamento do projeto "50 Telhados"

Regulamento do projeto 50 Telhados Regulamento do projeto "50 Telhados" Iniciativa Novembro de 2013 Sumário 1. Contextualização... 3 2. Missão do projeto 50 Telhados... 3 3. Objetivo... 3 4. Benefícios para empresas/clientes/cidades participantes...

Leia mais

FICHA TÉCNICA Energia Solar Painéis Fotovoltaicos

FICHA TÉCNICA Energia Solar Painéis Fotovoltaicos FICHA TÉCNICA Energia Solar Painéis Fotovoltaicos Nº Pág.s: 6 nº 04 20. Novembro. 2006 Painéis Fotovoltaicos 01 Uma das tecnologias renováveis mais promissoras e recentes de geração de energia eléctrica

Leia mais

Os termômetros de resistência podem ser isolados de altas tensões. Todavia, na prática, o espaço de instalação disponível é frequentemente pequeno

Os termômetros de resistência podem ser isolados de altas tensões. Todavia, na prática, o espaço de instalação disponível é frequentemente pequeno ProLine P 44000 Medições Precisas de Temperatura em Altas Tensões, até 6,6 kv Quando as temperaturas precisam ser medidas com termômetros de resistência Pt100 em ambientes sob altas tensões, os transmissores

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

MEMORIAL DESCRITIVO INSTALAÇÕES ELÉTRICAS SITE: www.amm.org.br- E-mail: engenharia@amm.org.br AV. RUBENS DE MENDONÇA, N 3.920 CEP 78000-070 CUIABÁ MT FONE: (65) 2123-1200 FAX: (65) 2123-1251 MEMORIAL DESCRITIVO ELÉTRICO MEMORIAL DESCRITIVO INSTALAÇÕES

Leia mais

Relé de Proteção do Motor RPM ANSI 37/49/50/77/86/94 CATÁLOGO. ELECTRON TECNOLOGIA DIGITAL LTDA Página 1/5

Relé de Proteção do Motor RPM ANSI 37/49/50/77/86/94 CATÁLOGO. ELECTRON TECNOLOGIA DIGITAL LTDA Página 1/5 CATÁLOGO ELECTRON TECNOLOGIA DIGITAL LTDA Página 1/5 INTRODUÇÃO O Relé de Proteção de Motores RPM foi desenvolvido para supervisionar até 2 (dois) grupos ventiladores/motores simultaneamente, é utilizado

Leia mais

A solução certa para qualquer situação. Totally Integrated Power

A solução certa para qualquer situação. Totally Integrated Power Totally Integrated Power A solução certa para qualquer situação Painéis de distribuição isolados a gás 8DJH e 8DJH Compact para sistemas de distribuição secundários até 24 kv www.siemens.com/8djh Totally

Leia mais

Bastidores para fibra óptica

Bastidores para fibra óptica Apresentação A gama de armários para fibra óptica Olirack foi concebida para a instalação, protecção e isolamento de terminadores e repartidores ópticos. A fibra óptica é um filamento feito de vidro ou

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Painel Solar Compacto FCC-2S. www.vulcano.pt. Janeiro 2013

FICHA TÉCNICA. Painel Solar Compacto FCC-2S. www.vulcano.pt. Janeiro 2013 Departamento Comercial e Assistência Técnica: Av. Infante D. Henrique, lotes 2E-3E - 1800-220 LISBOA * Tel.: +351. 218 500 300 Janeiro 2013 FICHA TÉCNICA Painel Solar Compacto FCC-2S www.vulcano.pt FICHA

Leia mais

Megôhmetro Digital de 12kV

Megôhmetro Digital de 12kV Megôhmetro Digital de 12kV Funções: Maior flexibilidade para testar máquinas de alta tensão, se comparado aos instrumentos comuns com tensão de medição de 5/10kV. A alta corrente de curto aumenta a velocidade

Leia mais

Estado da técnica dos Sistemas de Geração Solar. Manoel de Andrade

Estado da técnica dos Sistemas de Geração Solar. Manoel de Andrade Estado da técnica dos Sistemas de Geração Solar Manoel de Andrade Funcionamento de uma Planta Fotovoltaica http://www.sunedison.com.br/grandes-usinas/projetos.html P. 2 SunEdison Confidential Funcionamento

Leia mais

Catálogo de Produtos. Energia solar

Catálogo de Produtos. Energia solar Catálogo de Produtos Energia solar 01/2016 CM TUV NORD CERT GmbH Módulos fotovoltaicos Os módulos fotovoltaicos ReneSola VirtusII são reconhecidos globalmente por sua alta efi ciência, durabilidade e qualidade

Leia mais

Solutions with flexibility

Solutions with flexibility Solutions with flexibility Solutions with flexibility Nossa História Missão Visão e Valores Fundada em 2010 A Mega Cabling, tem como objetivo principal fornecer consultoria, materiais e serviços na elaboração

Leia mais

PS200 PS600 PS1200 ETAPUMP Altura manométrica 0-50 0-180 0-240

PS200 PS600 PS1200 ETAPUMP Altura manométrica 0-50 0-180 0-240 SISTEMAS DE BOMBAS SOLARES Existe uma relação natural entre a disponibilidade de energia solar e as necessidades de água. A necessidade de água cresce em dias de radiação elevada de sol, por outro lado

Leia mais

PORTEIRO ELETRÔNICO. Modelo: EG-PRL002. Manual do Usuário

PORTEIRO ELETRÔNICO. Modelo: EG-PRL002. Manual do Usuário PORTEIRO ELETRÔNICO Modelo: EG-PRL002 Manual do Usuário 1 Introdução Parabéns por adquirir o Porteiro Eletrônico modelo EG-PRL002 da EcoGold! Para conhecer toda a linha de produtos EcoGold, visite o site:

Leia mais

SOLUÇÕES EM METROLOGIA SCANNER CMM 3D PARA APLICAÇÕES INDUSTRIAIS

SOLUÇÕES EM METROLOGIA SCANNER CMM 3D PARA APLICAÇÕES INDUSTRIAIS SOLUÇÕES EM METROLOGIA SCANNER CMM 3D PARA APLICAÇÕES INDUSTRIAIS TRUsimplicity TM MEDIÇÃO MAIS FÁCIL E RÁPIDA PORTÁTIL E SEM SUPORTE. MOVIMENTAÇÃO LIVRE AO REDOR DA PEÇA USO FACILITADO. INSTALAÇÃO EM

Leia mais

Sistema de montagem Leste-Oeste. Dossier de informação

Sistema de montagem Leste-Oeste. Dossier de informação Sistema de montagem Leste-Oeste Dossier de informação Sistema de montagem Leste-Oeste Conteúdo O sistema de montagem 100/10...3 Dados técnicos...4 Breve introdução...5 As 3 etapas para seu sistema de montagem...6

Leia mais

Critérios Construtivos do Padrão de Entrada

Critérios Construtivos do Padrão de Entrada Notas: Critérios Construtivos do Padrão de Entrada A fiação do ramal de saída deve ser a mesma fiação do ramal de entrada. O padrão de entrada na zona rural deverá ficar no mínimo de 10 metros e no máximo

Leia mais

6. EXECUÇÃO DO PROJETO ELÉTRICO EM MÉDIA TENSÃO 6.1 DIMENSIONAMENTO DO TRANSFORMADOR

6. EXECUÇÃO DO PROJETO ELÉTRICO EM MÉDIA TENSÃO 6.1 DIMENSIONAMENTO DO TRANSFORMADOR 6. EXECUÇÃO DO PROJETO ELÉTRICO EM MÉDIA TENSÃO 6.1 DIMENSIONAMENTO DO TRANSFORMADOR Basicamente o transformador da subestação é dimensionado pela demanda da empresa no qual será instalado, porém este

Leia mais

Relés de Proteção Térmica Simotemp

Relés de Proteção Térmica Simotemp Relés de Proteção Térmica Simotemp Confiabilidade e precisão para controle e proteção de transformadores Answers for energy. A temperatura é o principal fator de envelhecimento do transformador Os relés

Leia mais

Autor. O que você vai encontrar no manual

Autor. O que você vai encontrar no manual O que você vai encontrar no manual 1. Conceitos Fundamentais 2. Como identificar o recurso solar local 3. Como fazer o levantamento do consumo 4. Como escolher o módulo fotovoltaico 5. Produção de energia

Leia mais

Há clareza no futuro da micro e minigeração fotovoltaica? Bruno Moreno, FGV Energia Rafael Nogueira, FGV Energia

Há clareza no futuro da micro e minigeração fotovoltaica? Bruno Moreno, FGV Energia Rafael Nogueira, FGV Energia Há clareza no futuro da micro e minigeração fotovoltaica? Bruno Moreno, FGV Energia Rafael Nogueira, FGV Energia 1 MOTIVAÇÃO Geração Descentralizada é uma realidade em muitos países; É apontada como o

Leia mais

Otimização técnico-econômica de sistemas fotovoltaicos com baterias para armazenamento

Otimização técnico-econômica de sistemas fotovoltaicos com baterias para armazenamento Otimização técnico-econômica de sistemas fotovoltaicos com baterias para armazenamento Aluno: Maria Samara Nascimento Amorim Orientador: Álvaro de Lima Veiga Filho 1. Introdução Geral Energia fotovoltaica

Leia mais

GREENLOAD CARGA ELETRÔNICA REGENERATIVA TRIFÁSICA

GREENLOAD CARGA ELETRÔNICA REGENERATIVA TRIFÁSICA Informações Técnicas GREENLOAD CARGA ELETRÔNICA REGENERATIVA TRIFÁSICA Informações Gerais A Carga Eletrônica Regenerativa Trifásica da Schneider permite a injeção de energia na rede elétrica proveniente

Leia mais

PARECER TÉCNICO. O referido parecer técnico toma como base o laudo técnico contiguo e reforça:

PARECER TÉCNICO. O referido parecer técnico toma como base o laudo técnico contiguo e reforça: PARECER TÉCNICO O referido parecer técnico toma como base o laudo técnico contiguo e reforça: Conforme o resultado apresentado pela simulação no software AutoMETAL 4.1, a atual configuração presente nas

Leia mais

Programa de Incentivos aos Leilões de Energia e à Geração Distribuída do Governo de Pernambuco João Bosco de Almeida

Programa de Incentivos aos Leilões de Energia e à Geração Distribuída do Governo de Pernambuco João Bosco de Almeida Programa de Incentivos aos Leilões de Energia e à Geração Distribuída do Governo de Pernambuco João Bosco de Almeida Secretário de Infraestrutura Energia Renovável em Pernambuco Desenvolvimento Técnico,

Leia mais

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA MÓDULOS MONOCRISTALINOS - SI-ESF-M-M125-48

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA MÓDULOS MONOCRISTALINOS - SI-ESF-M-M125-48 Solar Innova usa os últimos materiais para a fabricação de seus módulos solar. Nossos módulos são ideais para qualquer aplicativo que usa o efeito fotoelétrico como uma fonte de energia limpa por causa

Leia mais

Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas. Soluções em Energia Solar

Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas. Soluções em Energia Solar Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas www.weg.net Tecnologia para minimizar o consumo das indústrias. Sustentabilidade para maximizar a qualidade de vida das pessoas. O sol é uma

Leia mais

Quem somos nós. Uma Empresa, Assistência total, Soluções completas

Quem somos nós. Uma Empresa, Assistência total, Soluções completas Produtos e Serviços Quem somos nós Uma Empresa, Assistência total, Soluções completas Durante muitos anos, a Hydratight tem fornecido soluções na forma de juntas aparafusadas de categoria internacional

Leia mais

R volucionário. Um passo além do módulo de célula solar. Um passo além da produção de calor com matriz solar. Alta performance. Prático.

R volucionário. Um passo além do módulo de célula solar. Um passo além da produção de calor com matriz solar. Alta performance. Prático. inside ideas R volucionário. Um passo além do módulo de célula solar. Um passo além da produção de calor com matriz solar. Revo é um sistema solar já concebido e desenvolvido em uma forma híbrida de modo

Leia mais

Nobreak. 160 e 300 kva. senoidal on-line trifásico PERFIL PROTEÇÕES

Nobreak. 160 e 300 kva. senoidal on-line trifásico PERFIL PROTEÇÕES Nobreak senoidal on-line trifásico dupla convers o 60 a 300 kva 60 kva de 80 a 120 kva 160 e 300 kva PERFIL Os nobreaks on-line de dupla conversão da linha Gran Triphases foram desenvolvidos com o que

Leia mais

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA MÓDULOS POLICRISTALINOS - SI-ESF-M-BIPV-SM-P125-88

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA MÓDULOS POLICRISTALINOS - SI-ESF-M-BIPV-SM-P125-88 Solar Innova usa os últimos materiais para a fabricação de seus módulos solar. Nossos módulos são ideais para qualquer aplicativo que usa o efeito fotoelétrico como uma fonte de energia limpa por causa

Leia mais

Hastes de Bombeio com Conexão Premium

Hastes de Bombeio com Conexão Premium Hastes de Bombeio com Conexão Premium hastes de Bombeio com Conexão Premium Bem vindos ao futuro. A Tenaris apresenta seu mais recente desenvolvimento, a haste de bombeio premium com uma conexão de alta

Leia mais

Empresas incubadas: casos de pesquisa para inovação em energia solar fotovoltaica 3º InovaFV 05/03/2013 Campinas - SP

Empresas incubadas: casos de pesquisa para inovação em energia solar fotovoltaica 3º InovaFV 05/03/2013 Campinas - SP Empresas incubadas: casos de pesquisa para inovação em energia solar fotovoltaica 3º InovaFV 05/03/2013 Campinas - SP Bruno Wilmer Fontes Lima Comercial e Projetos bruno.lima@solsticioenergia.com +55 19

Leia mais

Energia solar Fotovoltaica e as iniciativas para uma nova indústria nacional

Energia solar Fotovoltaica e as iniciativas para uma nova indústria nacional Workshop Embaixada Verde - Uma contribuição original ao debate sobre energias renováveis no Brasil Brasília 09/02/2011 Energia solar Fotovoltaica e as iniciativas para uma nova indústria nacional Prof.

Leia mais

Nós somos a Hydro... Guiando a energia do sol

Nós somos a Hydro... Guiando a energia do sol Nós somos a Hydro... Guiando a energia do sol Componentes extrudados para estruturas de apoio, placas e sistemas de montagem A Hydro Soluções Solares é líder no fornecimento de componentes estruturais

Leia mais

Grupo Geradores Residenciais. O que mantém sua família unida é a energia que compartilham.

Grupo Geradores Residenciais. O que mantém sua família unida é a energia que compartilham. Grupo Geradores Residenciais O que mantém sua família unida é a energia que compartilham. Gerando os melhores momentos para viver. Você precisa de eletricidade para iluminar os ambientes de sua casa, operar

Leia mais

LINHA VOLT/X-POWER. Catalogo Produto 600 700 1200 1400VA. Engetron Engenharia Eletrônica Ind. e Com. Ltda

LINHA VOLT/X-POWER. Catalogo Produto 600 700 1200 1400VA. Engetron Engenharia Eletrônica Ind. e Com. Ltda Catalogo Produto LINHA VOLT/X-POWER 600 700 1200 1400VA Engetron Engenharia Eletrônica Ind. e Com. Ltda Atendimento ao consumidor: (31) 3359-5800 Web: www.engetron.com.br As informações contidas neste

Leia mais

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA MÓDULOS POLICRISTALINOS - SI-ESF-M-BIPV-SM-P156-48

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA MÓDULOS POLICRISTALINOS - SI-ESF-M-BIPV-SM-P156-48 Solar Innova usa os últimos materiais para a fabricação de seus módulos solar. Nossos módulos são ideais para qualquer aplicativo que usa o efeito fotoelétrico como uma fonte de energia limpa por causa

Leia mais

plataforma elevatória até 4m modelos ac08 ac11 acionamento hidráulico

plataforma elevatória até 4m modelos ac08 ac11 acionamento hidráulico plataforma elevatória até 4m modelos ac08 ac11 acionamento hidráulico JUL/2011 Acionamento Hidráulico Atende às normas NBR 9050 e NBR15655-1 Movimentação por botão de pressionamento constante ou joystick

Leia mais

SOLUÇÕES FOTOVOLTAICO ISONUFER INVISTA NO FUTURO E USUFRUA DE TODAS AS VANTAGENS. ISONUFER ENERGIAS RENOVÁVEIS + INFORMAÇÕES. www.isonufer.com.

SOLUÇÕES FOTOVOLTAICO ISONUFER INVISTA NO FUTURO E USUFRUA DE TODAS AS VANTAGENS. ISONUFER ENERGIAS RENOVÁVEIS + INFORMAÇÕES. www.isonufer.com. SOLUÇÕES FOTOVOLTAICO ISONUFER INVISTA NO FUTURO E USUFRUA DE TODAS AS VANTAGENS. ISONUFER ENERGIAS RENOVÁVEIS + INFORMAÇÕES www.isonufer.com.pt SOLUÇÕES FOTOVOLTAICO ISONUFER INVISTA NO FUTURO E USUFRUA

Leia mais

Melhorias da Infraestrutura

Melhorias da Infraestrutura Melhorias da Infraestrutura Refino Papel e Celulose Energia Fóssil Processos Químicos Processos Industriais Conversão De Resíduos Em Energia www.azz.com/wsi Fornecedora de soluções e serviços completos

Leia mais

limark caraterísticas - projetores vantagens

limark caraterísticas - projetores vantagens limark limark caraterísticas - projetores Estanquicidade: IP 67 (*) Resistência ao choque (PC): IK 09 (**) Resistência a uma carga estática: < 500 kg Tensão nominal (alimentador exterior): 24V DC Classe

Leia mais

Se eu tenho o serviço de Voz sobre Internet, para quem posso ligar?

Se eu tenho o serviço de Voz sobre Internet, para quem posso ligar? 1 Conheça o sistema de Voz sobre IP (ou VOIP) O que é Voz sobre IP / Voz sobre Internet Protocolo? R. Voz sobre IP permite que você faça ligações telefônicas utilizando uma rede de computadores, como a

Leia mais

WWW.RENOVAVEIS.TECNOPT.COM

WWW.RENOVAVEIS.TECNOPT.COM Como funciona um aerogerador Componentes de um aerogerador Gôndola:contém os componentes chaves do aerogerador. Pás do rotor:captura o vento e transmite sua potência até o cubo que está acoplado ao eixo

Leia mais

0932 INF 01/12. Pág. 1 de 8

0932 INF 01/12. Pág. 1 de 8 Pág. 1 de 8 LABORÓRIO Laboratóro de ensaios da TÜV RHEINLAND DO BRASIL Técnico responsável Gerente Técnico do Laboratório Laboratório...: TÜV Rheinland do Brasil Ltda. Endereço...: Rua dos Comerciários,

Leia mais

EVAPORADOR ELIMINADOR DE GOTEJAMENTO

EVAPORADOR ELIMINADOR DE GOTEJAMENTO EVAPORADOR ELIMINADOR DE GOTEJAMENTO Aparelho Bivolt 110v 220v ATENÇÃO: INSTALAR EXTERNAMENTE * Capacidade total em 220v. Em 110v, redução de 50% a 60% na capacidade de evaporação. *Não testar com água

Leia mais

WEG Depto Negócios em Energia Solar. Eng. Casiano Rodrigo Lehmert (47) 3276 4707 casianorl@weg.net

WEG Depto Negócios em Energia Solar. Eng. Casiano Rodrigo Lehmert (47) 3276 4707 casianorl@weg.net WEG Depto Negócios em Energia Solar Eng. Casiano Rodrigo Lehmert (47) 3276 4707 casianorl@weg.net Autoprodução Solar: Vale a pena? Visão mundial Visão Brasil Evolução Mercado Energia Solar Europa Potencial

Leia mais

Laboratório de Energia Solar UFRGS

Laboratório de Energia Solar UFRGS RELATÓRIO TÉCNICO LABSOL-UFRGS Nº 073/15 PROGRAMA BRASILEIRO DE ETIQUETAGEM ENSAIO DE MÓDULO FOTOVOLTAICO ZNSHINE ZXP6-36-70/P Solicitante: CTC COMÉRCIO, IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO LTDA. (Nome Fantasia CTC

Leia mais

CATÁLOGO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA. Valorizamos a sua energia

CATÁLOGO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA. Valorizamos a sua energia CATÁLOGO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Valorizamos a sua energia ÍNDICE AUTOCONSUMO FOTOVOLTAICO AR COMPRIMIDO CORREÇÃO FATOR DE POTÊNCIA DIAGNÓSTICO E AUDITORIA ENERGÉTICA ILUMINAÇÃO MONITORIZAÇÃO DE ENERGIA

Leia mais

www.keelautomacao.com.br Linha KSDX Solução em processamento CNC

www.keelautomacao.com.br Linha KSDX Solução em processamento CNC Linha KSDX Solução em processamento CNC Automatize a produção de sua empresa Instalada em Tubarão, SC, a KEEL atua na fabricação de equipamentos para Corte, Solda e Sistemas (CNC). Fundada em 2002, a empresa

Leia mais

Relatório de Vistoria Técnica com Cadastramento do Imóvel

Relatório de Vistoria Técnica com Cadastramento do Imóvel Relatório de Vistoria Técnica com Cadastramento do Imóvel REFORMA DA SEDE DA SUBSEÇÃO DA OAB/BA NO MUNICÍPIO DE GUANAMBI/BA Avenida Presidente Castelo Branco, nº 271, Aeroporto Velho Guanambi/BA Foto:

Leia mais

REALIZAÇÃO APOIO ORGANIZAÇÃO VISITA TÉCNICA A PORTUGAL E ESPANHA

REALIZAÇÃO APOIO ORGANIZAÇÃO VISITA TÉCNICA A PORTUGAL E ESPANHA VISITA TÉCNICA A PORTUGAL E ESPANHA OBJETIVOS DA VISITA Complementar a capacitação dos profissionais que frequentam os nosso cursos de sistema solares fotovoltaicos, promovendo o contacto com profissionais

Leia mais

Projeto Megawatt Solar Usina Solar Fotovoltaica no Edifício Sede da ELETROSUL

Projeto Megawatt Solar Usina Solar Fotovoltaica no Edifício Sede da ELETROSUL Projeto Megawatt Solar Usina Solar Fotovoltaica no Edifício Sede da ELETROSUL Luis Felipe Pozzatti Chefe do Setor de Estudos de Novos Potenciais luis.pozzatti@eletrosul.gov.br Eletrosul Segmentos: transmissão

Leia mais

Torres Luminosas Compactas e Modulares

Torres Luminosas Compactas e Modulares Torres Luminosas Compactas e Modulares Safe solutions for your industry Índice TLC-60 Torre Luminosa Compacta Página 4 TLM-70 Torre Luminosa Modular Página 10 3 TLC-60 Torre Luminosa Compacta Desenvolvida

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES

MANUAL DE INSTRUÇÕES MANUAL DE INSTRUÇÕES FONTE DE ALIMENTAÇÃO AUTOMOTIVA USINA MODELO: SUV-14460BV Fonte Chaveada Usina 60A-14,4V Antes de Efetuar qualquer ligação em sua fonte, leia atentamente o manual de instruções. Apresentação

Leia mais

Global Energy Meter - G.E.M.

Global Energy Meter - G.E.M. Global Energy Meter - G.E.M. Solução de Monitorização de Consumos de Energia Elétrica Reduzir o consumo de energia é visto hoje em dia como algo positivo e necessário não só para o ambiente mas também

Leia mais

Informações do sistema

Informações do sistema RELAÇÃO ENTRE RESERVATÓRIOS E COLETOR SOLAR Informações do sistema Volume do Reservatório (l) RR AP 400 500 600 Região I 4,00 5,01 6,01 Região II 4,37 5,45 6,55 Região III 4,81 6,01 7,21 Região IV 6,86

Leia mais

INFORMATIVO DE PRODUTO

INFORMATIVO DE PRODUTO Sensor / Detector de Fumaça Óptico Endereçável 04 Níveis de Detecção Com Módulo Isolador - Código: AFS130IS. (Uso Conjunto às Centrais de Alarme da Série IRIS). O detector de fumaça código AFS130IS é um

Leia mais

- Projeto & Concepção - Solicitação de Acesso - Venda de Equipamentos - Instalação - Conexão com Distribuidora. Campinas

- Projeto & Concepção - Solicitação de Acesso - Venda de Equipamentos - Instalação - Conexão com Distribuidora. Campinas A Blue Sol Energia Solar visa disseminar a tecnologia fotovoltaica e o conhecimento sobre os temas no Brasil promovendo, portanto, uma fonte limpa, renovável e inesgotável de energia, alinhada com a crescente

Leia mais

Manual do Integrador. Programa de Formação

Manual do Integrador. Programa de Formação Manual do Integrador Programa de Formação Introdução As oportunidades de iniciação de frentes de negócios na indústria fotovoltaica brasileira são diversas e estão abertas a todos aqueles que desejam começar

Leia mais

Medidores de nível de combustível LLS 20160 е LLS-AF 20310

Medidores de nível de combustível LLS 20160 е LLS-AF 20310 Medidores de nível de combustível LLS 20160 е LLS-AF 20310 Conteúdo 1 INTRODUÇÃO... 3 2 DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO... 4 2.1 USO DO PRODUTO... 4 2.2 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS... 4 2.2.1 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Leia mais

SPS ZOOM 300. 3D Laser Scanner

SPS ZOOM 300. 3D Laser Scanner 3D Laser Scanner 3D Laser Scanner O 3D laser scanner é um equipamento que faz coletas de dados espaciais precisos de objetos ou ambientes. As nuvens de pontos coletadas podem ser utilizadas para construção

Leia mais

Sua obra coberta de qualidade TELHAS DE AÇO. www.comercialgerdau.com.br

Sua obra coberta de qualidade TELHAS DE AÇO. www.comercialgerdau.com.br Sua obra coberta de qualidade TELHAS DE AÇO www.comercialgerdau.com.br Tipos de revestimentos Galvanizado por imersão a quente: apresenta grande resistência à corrosão atmosférica e atende a obras mais

Leia mais