Cluster de Alta Disponibilidade com Docker Swarm

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Cluster de Alta Disponibilidade com Docker Swarm"

Transcrição

1 III Escola Regional de Informática do Piauí. Livro Anais - Artigos e Minicursos, v. 1, n. 1, p , jun, ISBN: Capítulo 2 Cluster de Alta Disponibilidade com Docker Swarm Luciano de Aguiar Monteiro e Washington Henrique Carvalho Almeida Abstract High availability of services and applications are essential requirements in computing environments, however it is a problem already dealt with several solutions on the market, usually using clusters with commercial solutions. The approach addressed in the chapter uses the concept of Docker, in which the operating system that was previously virtualized starts working as if it were another application of the native Operating System, consuming less hardware resources. This concept will be used in Docker native tool called Docker Swarm to implement Cluster in a fast, scalable and monitorable way. It will also present a web tool called Rancher that enables the management of both Docker and Cluster. Resumo Alta disponibilidade de serviços e aplicações são requisitos essenciais em ambientes computacionais, todavia é um problema, já trabalho com diversas soluções do mercado, comumente utilizando clusters com soluções comerciais. A abordagem tratada no capítulo utiliza o conceito de Docker, no qual o sistema operacional que antes era virtualizado, passa a trabalhar como se fosse outra aplicação do Sistema Operacional nativo, consumindo menos recursos de hardware. Dentro deste conceito será utilizado uma ferramenta nativa do Docker chamada Docker Swarm para implementar Cluster de maneira rápida, escalável e monitorável. Será apresentado ainda uma ferramenta web chamada Rancher que possibilita o gerenciamento tanto do Docker como do Cluster Introdução O aumento de velocidades das redes de computadores bem como do acesso a web proporcionou uma mudança de paradigma em relação as aplicações. Os sistemas passaram a utilizar deste recurso para sair de uma aplicação local passando a trabalhar de maneira compartilhada em rede, onde é disponibilizado um servidor de aplicação para que os clientes possam acessar via ambiente de rede.

2 Diante desta conjuntura serviços que antes eram disponibilizados através de uma estrutura física passaram a utilizar a rede da internet como: Redes de Varejos, Órgãos Federais, Órgãos Estaduais, prestadores de serviços, entre outros. Esta realidade criou a necessidade de alta disponibilidade que segundo Nóbrega (2013) caracteriza-se quando um serviço responde na quase totalidade do tempo de forma precisa e imediata às requisições dos usuários. Para se implantar um ambiente altamente disponível se faz necessário o uso de redundâncias e monitoramento, redundâncias tanto de servidores e switches como de links de acesso. A figura 2.1 apresenta um exemplo de ambiente de um serviço de alta disponibilidade para uma rede local. Figura Cluster de Alta Disponibilidade em Redes Locais Nestes ambientes é necessário o monitoramento constante do servidor de produção onde no caso de sua indisponibilidade um servidor secundário entraria em ação, onde nestas situações para prover alta disponibilidade entra em ação o HeartBeat Nascimento (2010). Partindo deste conceito a função do Heartbeat instalado no servidor secundário é monitorar o servidor de produção e no caso de sua indisponibilidade realizar automaticamente medidas necessárias para prover o serviço de maneira imperceptível para o usuário do sistema. Todavia a solução de alta disponibilidade que será abordada neste capítulo tem como característica principal a redução de custo para prover este ambiente, um sistema totalmente proativo no caso de falhas e escalável, onde serão usados o Sistema Operacional CoreOS, a plataforma Docker em conjunto com Docker Swarm e ainda a ferramenta de administração de container e cluster Rancher Sistema Operacional CoreOS O Sistema Operacional CoreOS é uma distribuição Linux que vem sendo utilizado em larga escala para ambientes de container, Mocevicius (2015), descreve que: CoreOS é 40% mais eficiente no uso de RAM que as demais distribuições Linux, por conta de não ter um gerenciador pacote, caso o usuário necessite de alguma aplicação a mesma deverá

3 ser instaladas em container dentro do CoreOS. Makam (2016) ainda caracteriza esta distribuição como: Sistema Operacional Linux otimizado para uso de Container com o objetivo de implantar aplicações distribuídas em Cluster. Além de oferecer um sistema operacional seguro, o CoreOS fornece serviços como o etcd e a fleet que simplificam a implantação de aplicativos distribuídos pelo Container. Makan (2016) Uma peculiaridade bem interessante no CoreOS é a forma de sua atualização, durante a instalação são criadas duas partições uma do sistema operacional e outra para atualização, conforme figura 2.2 ao ser disponibilizado uma nova versão esta é baixada na partição B que não está em uso e na inicialização seguinte carrega a partir da partição que foi atualizada Figura 2.2 Atualização CoreOS (Mocevicius, 2015) O CoreOS é composto pelos seguintes componentes: Etcd Serviço de descoberta. Systemd Utilitário usado para iniciar, parar ou reiniciar qualquer processo do Sistema Operacional. Fleet Orquestração de container. Rkt/Docker Gerenciamento de container. A figura 2.3 apresenta os componentes citados dentro da estrutura de um cluster com diversos nós. Figura 2.3 Arquitetura CoreOS (Smiles e Agrawal, 2016)

4 Por padrão, o CoreOS foi projetado para funcionar em cluster, mas também funciona muito bem como um único host. É muito fácil controlar e executar aplicações em container através da ferramenta de orquestração fleet e usar o serviço etcd para conectá-los Mocevicius (2015). O etcd é usado para anunciar os serviços que estão rodando em um nó para todos os demais nós de um cluster, ele também tem como função eleger o nó mestre de um cluster. Todos os nós de um cluster publicam seus serviços e informações de configurações no etcd, nó máster, o qual prover as informações coletadas para os outros nós Instalação do CoreOS. O CoreOS pode ser instalado através do VirtualBox para um ambiente de teste, para este procedimento deve ser realizado o download do sistema operacional no link a seguir: Ao iniciar o sistema selecione o menu Try Out, o CoreOS será carregado com as configurações básicas e sem acesso externo, para que se possa ter acesso remoto, senhas configuradas e serviços disponíveis deve ser criado um arquivo chamado cloudconfig.yaml com os parâmetros citados anteriormente. Segue abaixo um exemplo do arquivo cloud-config.yaml: #cloud-config hostname: coreos users: - name: core passwd: $1$oQKvMn3H$Kqzc.9tTxeSfTUa4/cLVe. groups: - sudo - docker ssh_authorized_keys: - ssh-rsa chave pública gerada ssh-keygen coreos: etcd2: discovery: advertise-client-urls: initial-advertise-peer-urls: listen-client-urls: listen-peer-urls: units: - name: etcd2.service command: start - name: static.network content: [Match] name=enp0s3 [Network]

5 Address=$private_ipv4/24 Gateway= Para que possa ter acesso via ssh do CoreOS é necessário gerar um par de chaves com o seguinte comando: ssh-keygen -t rsa b 2043 Copie a chave pública para o arquivo cloud-config.yaml na tag authorized_keys, e a chave privada para o host que será utilizado para acessar remotamente o CoreOS. Concluindo este procedimento o script de instalação deve ser executado, onde será configurado o sistema operacional conforme parâmetros atribuídos no arquivo cloudconfig.yaml, com o seguinte comando: core-os-install -d /dev/sda -C stable -c cloud-config.yaml O disco rígido será particionado e instalado o sistema operacional CoreOS em seguida Docker Segundo Romero (2016) Docker é uma ferramenta desenvolvida para criar e manter containers. Uma característica básica do Docker é isolar recursos utilizando bibliotecas do kernel tendo como backend o Linux Container. Smiles e Agrawal (2016) explica que Linux Container (LXC) é um ambiente de virtualização leve fornecido pelo kernel do Linux para fornecer virtualização ao nível do sistema sem executar um hypervisor. O Linux Container combina três componentes para o isolamento de recurso do sistema operacional: Cgroups É usado pelo sistema operacional para limitar recursos de hardware Namespaces Responsável por criar grupos de processo do Sistema Operacional de maneira que um grupo de processo não seja visualizado por outro. Chroot Operação suportada pelo Sistema Operacional Linux para alterar o diretório raiz de um processo em execução. A figura 2.4 mostra a arquitetura do Linux Container explicada. Figura 2.4 Linux Containers (Smiles e Agrawal, 2016)

6 A biblioteca C lbvirt fornece um conjunto de ferramentas usadas para interagir com os recursos de virtualização fornecidos pelo kernel do Linux. O conceito de Container lembra muito sistemas operacionais virtualizados, todavia a virtualização exige um hypervisor responsável por fornecer um ambiente de hardware ao sistema operacional convidado, bem como controlar o acesso deste, já o docker utiliza somente um kernel compartilhado com diversos containers, proporcionando uma economia de recursos de hardware, conforme podemos observar na figura Definições Figura 2.5 Container versus Máquina Virtual ( Imagens são um template de um Sistema Operacional criado a partir de um snapshot de um container docker. Uma imagem pode conter uma distribuição Linux sem configurações, ou aplicações já instaladas e configuradas. As imagens são geradas a partir de uma distribuição Linux sem configurações ou a partir de imagens baixadas no docker hub. Docker Hub é um repositório público de containers Docker onde os usuários podem fazer downloads e também uploads de seus containers, podendo compartilhar em repositório público ou criando um privado, conforme podemos observar na figura 2.6. Figura 2.6 Repositório Docker Hub (hub.docker.com)

7 As imagens disponibilizadas no Docker Hub possuem um único identificador, por padrão os nomes das imagens oficiais contem somente o primeiro nome e as disponibilizadas a partir de containers docker personalizadas pelos usuários contem nome_do_usuario/nome_da_imagem, como por exemplo bitnami/apache. Containers são sistemas operacionais criados a partir de uma imagem docker. O container possui todos os pré-requisitos necessários para executar uma aplicação como arquivos dos usuários, shell válido e metadatos. Para expor uma aplicação o administrador do sistema operacional deve mapear uma porta do sistema operacional hospedeiro para o container Instalação Docker Um aspecto importante durante a instalação é que existem duas versões do docker para instalação o Docker CE e o Docker EE, todos eles são multiplataformas podendo ser instalados em Windows, Linux e MacOS. O site oficial do desenvolvedor explica que o Docker Community Edition é ideal para desenvolvedores e pequenas equipes que procuram começar a usar o Docker e experimentar aplicativos baseados em contêiner já o Docker Enterprise Edition é projetado para desenvolvimento de sistemas em produção e grandes equipes de TI que constroem, enviam e executam aplicações críticas. A figura 2.7 apresenta os tipos de licença. Figura 2.7 Assinaturas Docker ( A versão utilizada neste capítulo é a Community Edition, os aspectos de instalação não serão abordados, no Sistema Operacional CoreOS o docker já vem instalado, caso

8 deseje instalar em outra distribuição as informações referentes a este processo são encontradas no site oficial Comandos Básicos A criação e administração de um container docker pode ser realizada através de sua CLI, ou através de algumas ferramentas gráficas por exemplo o Kitematic, ou ferramentas web como a Racher que será tratada mais a frente. Ao longo deste tópico abordaremos os comandos via CLI Docker Search Conforme mencionado anteriormente as imagens do container docker ficam hospedadas no docker hub e para realizar uma pesquisa no repositório utilizamos o comando docker search. A figura 2.8 exibe parte do resultado do comando docker search ubuntu, onde é feito uma consulta ao docker hub de todas as imagens que tenham o nome ubuntu. É importante destacar que este comando só consulta o repositório não baixa a imagem Docker Pull Figura 2.8 Comando Docker Search O comando docker pull tem como objetivo baixar uma imagem do repositório, este comando não cria o container somente baixa a imagem, conforme podemos observar na figura Docker Run Figura 2.9 Comando Docker Pull Para criar um container é usado o comando docker run em conjunto com alguns parâmetros, caso a imagem repassada não exista será realizado o download dela no docker hub e em seguida criado o container, a figura 2.10 apresenta um exemplo deste comando. Figura 2.10 Comando Docker Run Segue abaixo uma descrição sobre todos os parâmetros utilizados no comando docker run da figura 2.10:

9 Parâmetro i ou --interactive é utilizado para deixar a entrada de dados ao container aberta, caso você não esteja conectado no container. Parâmetro -t é utilizado para alocar um pseudo-tty para o container. Desta forma é possível interagir com o interpretador de comando passando comandos para o /bin/bash. Parâmetro -d é utilizado não ficar conectado no container no momento de sua criação, posteriormente caso haja necessidade o administrador do sistema deverá usar o comando docker attach nome_do_container. Parâmetro --name é especificado o nome da imagem, ao executar o comando docker ps será exibido o nome repassado neste parâmetro para identificar o container. Parâmetro --hostname especifica o nome do container no ambiente de rede. A sequencia de números exibidos após a criação do container é o seu número de identificação Docker Attach Ao ser criado um container utilizado o parâmetro docker run dit, o container é criado inicializado, contudo o terminal continua no sistema operacional hospedeiro, caso o administrador do sistema necessite acessar o container deve ser executado o comando docker attach passando como parâmetro o nome do container que necessite acessar, conforme observado na figura Figura 2.11 Comando Docker Run Convém destacar que para sair do terminal do container sem finaliza-lo deve ser usada a combinação de teclas CTRL^P + CTRL^Q, caso utilize CTRL^D ou exit, será finalizado a execução do container Docker Start ou Docker Stop Os comandos docker start ou docker stop são utilizado para iniciar ou parar a execução do container, devendo passar por parâmetros o nome do mesmo Docker images Caso o administrador do sistema necessite consultar as imagens que já foram baixadas no computador hospedeiro é necessário executar o comando docker images, conforme observado na figura Figura 2.12 Comando Docker images Podemos observar que na máquina local existem 3 (três) imagens já disponíveis para criar container, a ubuntu, debian e nginx Docker rm

10 Quando não existe mais necessidade de um container criado o administrador do sistema finaliza o mesmo com o docker stop, todavia os arquivos ainda ficam residindo no sistema, para apagar este container deve ser usado o comando docker rm nome_do_container, o mesmo só será aceito se o container já estiver desligado Docker rmi O docker rmi é utilizado quando o administrador do container deseja remover as imagens baixadas no repositório local, na figura 2.13 apresenta o comando de remoção da imagem nginx Docker ps Figura 2.13 Comando Docker rmi Ao longo da administração de sistemas com docker se faz necessário visualizar os containers que estão em execução no momento, com este objetivo pode-se utilizar o comando docker ps, a figura 2.14 apresenta um ambiente em que estão executando dois containers com o nome debian e ubuntu Docker exec Figura 2.14 Comando Docker Run Em algumas situações particulares é necessário que o administrador de sistema execute comandos em diversos containers a partir do host hospedeiro, nesta situação é apropriado o docker exec, a sintaxe do comando é: docker exec nome_container comando_desejado, a figura 2.15 apresenta o resultado da consulta ao conteúdo do arquivo resolv.conf no diretório /etc do container ubuntu Docker cp Figura 2.15 Comando Docker exec Quando o administrador do sistema necessita realizar a cópia de arquivos entre a máquina hospedeira e o container, o comando docker cp é capaz de realizar este procedimento, usando docker cp origem destino, considerando na cópia que referencia o container o seguinte parâmetro: nome_container:/diretorio/arquivo Como exemplo temos o comando descrito abaixo: core@coreos ~ $ docker cp readme ubuntu:/root Especificamente no exemplo está sendo realizado uma cópia do arquivo readme localizado no diretório atual para o container chamado ubuntu no diretório /root Docker commit

11 Ao criar um container o administrador do sistema pode instalar aplicações neste, e caso haja necessita salvar a imagens para reutilizar este container já preparado, para isso pode realizar o commit com o comando docker commit imagem_alterada nova_imagem, a figura 2.16 apresenta um exemplo, onde é criado uma nova imagem debian-eripi a partir do container debian, logo em seguida é exibido a lista de imagens do repositório local já com a nova criada Mapeamento de Portas Figura 2.16 Comando Docker commit Um container docker quando é criado, na maioria das situações, tem como objetivo disponibilização de serviços, como por exemplo um servidor web nginx que trabalha na porta 80, contudo para que este serviço seja acessado externamente ao container deve existir um mapeamento de portas no qual se atribui uma porta do host hospedeiro para o container, na figura 2.17 é criado um container a partir de uma imagem nginx e feito o mapeamento da porta 9200 para a porta 80, portanto um usuário que queira acessar externamente o servidor web deverá digitar no navegador o endereço do host hospedeiro e a porta 9200 ( o serviço também deve ser iniciado no container Docker Swarm Figura 2.17 Mapeamento de Portas Smith (2017) explica que Docker Swarm é uma ferramenta de orquestraç ão de container nativa do Docker. Proporciona de maneira fácil e organizada a criação de cluster e disponibilização de serviços neste ambiente, o Docker Swarm foi disponibilizado de maneira integrada com o Docker a partir da Versão Segundo o site oficial da ferramenta o Docker Swarm tem como características principais: Gerenciamento de cluster integrado com Docker Engine: Através do Docker CLI pode-se criar e administrar cluster onde são disponibilizados serviços, não necessitando de software adicional para orquestração de container. Adaptação de estado desejado para o Cluster: O Docker Swarm monitora constantemente o Cluster, mantendo o estado conforme configurado inicialmente pelo administrador. Se for criado um serviço para executar 10 (dez) réplicas e uma delas parar, o Docker Swarm automaticamente cria uma nova. Segurança: Utiliza o protocolo TLS para comunicação segura entre os nós Arquitetura Docker Swarm

12 A arquitetura de um ambiente de Cluster utilizando Docker Swarm é composto por nós que são caracterizados por um host executando o Docker e serviços que é definido como uma tarefa ou conjunto de tarefas executando em um nó, esta tarefa pode ser exemplificada como um serviço web (Apache), servidor de aplicação (Tomcat) ou um banco de dados (MySql). Na figura 2.18 podemos observar um cluster com 3 (três) nós, um master e 2 (dois) nós réplicas do master executando em cada um 5 (cinco) containers. Figura 2.18 Arquitetura Docker Swarm (Smith, 2017) Configuração do Docker Swarm A configuração de um cluster é iniciada a partir do host que será o nó master, onde o administrador do sistema executará o comando docker swarm init, conforme observado na figura Figura 2.19 Iniciando Nó Master O resultado da inicialização do nó master apresenta um token com uma chave que deve ser anotada para adicionar um novo nó no cluster Adicionando um Nó Em qualquer momento uma outra máquina com o docker instalado pode fazer parte do cluster, esta seria um novo nó, bastando para isso executar o comando docker swarm join

13 passando por parâmetro o token gerado na inicialização do nó master, a figura 2.20 é apresentado o host coreos-no1 ingressando no cluster: Figura 2.20 Ingressando um Nó no Cluster Promovendo e Despromovendo um Nó Em ambiente de cluster com Docker Swarm pode existir necessidade de mudança do nó master, onde conforme Smith (2017) nós secundários podem ser promovidos a master, este procedimento pode ser útil para substituir rapidamente o nó master com falha. O comando a seguir promove o nó denominado coreos-no1, o mesmo deve ser executo em um nó que seja o master: $ docker node promote coreos-no1 O nó administrador também pode ser despromovido, tornando-se um nó secundário, este procedimento deve ser feito antes de um nó master ser desativado. O comando a seguir despromove o nó denominado coreos-master, transformando em um nó slave, sem gerenciamento: $ docker node demote coreos-master Administrando Serviços Conforme mencionado anteriormente serviços são tarefas executadas pelos containers de um cluster, podendo, por exemplo, ser a disponibilização de um serviço de (Postfix). Um cluster implementado com Docker Swarm apresenta uma série de vantagens conforme destacados abaixo: Os serviços podem ser dimensionados de forma rápida e fácil; O Docker Swarm pode executar atualização dos serviços do cluster; Cria facilmente redes para conectar contêiner em execução. Disponibilizar serviço com Docker Swarm é um pouco diferente de criar container com Docker com um único serviço, o comando para criar serviços é docker service create, a seguir são apresentados alguns comandos de criação de serviços. $ docker service create --name web nginx O comando especificado a cima disponibiliza o servidor nginx com o nome web. $ docker service create --name web p 80 p 443 nginx O comando anterior teve uma variação de parâmetros, foi acrescido o p que fará um mapeamento de portas do container para a rede externa. Um serviço pode ser inicializado com múltiplos containers usando a opção -- replicas, o valor repassado será o número de containers desejados, conforme podemos ver a seguir, onde o administrador disponibiliza o servidor web nginx com 2 (duas) réplicas:

14 $ docker service create --replicas 2 --name web p 8000:80 nginx Caso o administrador do sistema deseje aumentar o número de replicas no mesmo cluster ele deve utilizar a opção update, conforme apresentado a seguir: $ docker service update --replicas 3 web Para visualizar um resumo dos serviços e o número de réplicas que estão sendo executadas no cluster podemos usar o comando docker service ls, conforme observado na figura Figura 2.21 Serviços em Execução Caso seja necessário visualizar os detalhes de um serviço, incluindo todas as tarefas que estão em execução, é necessário usar o comando docker service ps, conforme podemos observar na figura 2.22 a consulta do serviço web criado. Figura 2.22 Serviços em Execução Detalhado Quando não existe mais a necessidade de um serviço o mesmo pode ser removido com o comando docker service rm, de maneira que todas as tarefas associadas ao serviço são paradas e os conteiners removidos, o comando a seguir remove o serviço web: $ docker service rm web Caso seja necessário parar um serviço por um determinado período e continuar sua execução posteriormente, o mesmo não deve ser interrompido, visto que o container será excluído tornando a operação irreversível, uma solução para isso seria atualizar o serviço atribuindo o zero para o número de réplicas conforme comando a seguir: $ docker service update --replicas 0 web 2.5. Ferramenta Web Rancher Racher é uma ferramenta web open source desenvolvida pela Racher Labs para criar e administrar container, tem suporte tanto para Docker Swarm como para Kubernetes, esta última é a ferramenta de orquestração de container desenvolvida pela Google. O presente capítulo não abordará assuntos referentes a instalação podendo ser encontrados todas as informações desta implementação no endereço descrito abaixo: Durante a instalação do Rancher é feito o mapeamento da porta 8080 do host para a porta 8080 do container, o acesso a ferramenta via browser é realizado através do endereço: ip_do_rancher:8080. A tela inicial do sistema figura 2.23 apresenta uma notificação sobre coleta de informações de maneira anônima, onde o usuário pode recusar.

15 Figura 2.23 Tela Inicial Rancher Uma configuração importante que deve ser realizada no Racher é escolher do método de autenticação figura 2.24, a ferramenta possui algumas opções no qual a mais simples é a autenticação local onde o administrador pode cadastrar os usuários diretamente na interface web. Figura 2.24 Controle de Acesso Todas as configurações realizadas através de linhas de comando no Docker CLI, podem facilmente ser realizada através da interface web do Rancher como a criação de container figura 2.25.

16 Figura 2.25 Criando Container Os containers criados ficam todos listados em um dashboard figura 2.26, onde o administrado do sistema pode ver seus estados, informações básicas e ainda realizar operações de administração dos containers. Figura 2.26 Lista de Containers Uma funcionalidade importante que também pode ser realizada no Rancher é a criação de serviços onde o administrador informa somente o nome da imagem, quantidade de réplicas e o nome do serviço, no qual podemos observar na figura Figura 2.27 Criando Serviços

17 3.6. Conclusões No presente capítulo foi elencado um conjunto de conceitos e funcionalidades que proporcionam um ambiente altamente estável para serviços de redes, no qual um administrador de sistemas poderá disponibilizar serviços como servidores web, de aplicação e banco de dados através de um cluster com redundância e monitoramento proativo. Para criar este ambiente foi apresentado uma solução de alta disponibilidade de serviços utilizando o Sistema Operacional CoreOS com suporte a cluster com Docker, e ainda uma ferramenta de orquestração de container, Docker Swarm, que possui como uma de suas principais vantagens o monitoramento da saúde do Cluster, viabilizando uma solução escalável, estável e segura. Agregando ainda mais valor a este ambiente, a ferramenta Racher proporciona um sistema via web para o gerenciamento, administração e monitoramento do ambiente. Referências Nascimento, Fracisco Abud (2010) Alta Disponibilidade em Virtualização de Servidores, SEGET. Nóbrega, Paulo B. M. (2013) Proposta de um Ambiente de Alta Disponibilidade para Sistemas Java Web Usando Computação em Nuvem. IFCE. Smiles, Kingston; Agrawal, Shantanu (2016) Learning CoreOS, Birmingham, Packt Publishing. Movicius, Rimantas (2015) CoreOS Essentials, Birmingham, Packt Publishing. Makam, Sreenivas (2016) Mastering CoreOS, Birmingham, Packt Publishing. Silva, Wellington F. (2016) Aprendendo Docker, São Paulo, Novatec. Romero, Daniel (2016) Containers com Docker, Casa do Código. Mckendrick, Russ (2016) Extending Docker, Birmingham, Packt Publishing. Smith, Randall, (2017) Docker Orchestration, Birmingham, Packt Publishing. Soppelsa, Fabrizio; Kaewkasi, Chanwit (2016) Native Docker Clustering with Swarm, Birmingham, Packt Publishing.

Esse é um post para mostrar os comandos básicos para administrar containers em docker.

Esse é um post para mostrar os comandos básicos para administrar containers em docker. Docker Básico Opa! Esse é um post para mostrar os comandos básicos para administrar containers em docker. O Docker é uma ferramenta criada para gerenciar containers, os desenvolvedores pegaram o LXC e

Leia mais

Sistema Operacionais II. Aula: Virtualização

Sistema Operacionais II. Aula: Virtualização Sistema Operacionais II Aula: Virtualização Objetivos Entender o que é uma máquina virtual. Instalar várias máquinas virtuais em um mesmo computador usando o VirtualBox. Aprender os modos de rede suportados

Leia mais

Fundamentos de Sistemas Operacionais de Arquitetura Aberta. CST em Redes de Computadores

Fundamentos de Sistemas Operacionais de Arquitetura Aberta. CST em Redes de Computadores Fundamentos de Sistemas Operacionais de Arquitetura Aberta CST em Redes de Computadores Introdução Computadores Computadores são compostos, basicamente, de CPU, memória e dispositivos de entrada e saída

Leia mais

Administração de sistemas Linux. Gerenciamento de serviços

Administração de sistemas Linux. Gerenciamento de serviços Administração de sistemas Linux Gerenciamento de serviços Daemons: Alguns programas não são projetados de forma a utilizar informações contínuas do usuário, e assim ele se desconecta do terminal em sua

Leia mais

Estas etapas preliminares devem ser executadas para todas as impressoras:

Estas etapas preliminares devem ser executadas para todas as impressoras: Windows NT 4.x Este tópico inclui: "Etapas preliminares" na página 3-26 "Etapas de instalação rápida em CD-ROM" na página 3-26 "Solução de problemas do Windows NT 4.x (TCP/IP)" na página 3-30 Etapas preliminares

Leia mais

Como Instalar Nagios 4 E Monitorar Seus Servidores no Ubuntu 14 Introdução

Como Instalar Nagios 4 E Monitorar Seus Servidores no Ubuntu 14 Introdução Nagios e NRPE Como Instalar Nagios 4 E Monitorar Seus Servidores no Ubuntu 14 Introdução Neste tutorial, cobriremos a instalação do Nagios 4, um sistema de monitoramento de código livre muito popular,

Leia mais

Sankhya Web Connection. Versão: 02 Criado em: 28/03/2017

Sankhya Web Connection. Versão: 02 Criado em: 28/03/2017 0 de 14 Em alguns navegadores de internet, vem se tornando complicado o uso de plugins (um plugin ou módulo de extensão é um programa de computador usado para adicionar funções a outros programas maiores,

Leia mais

TOTVS Utilização dos Aplicativos. Arquitetura e Instalação

TOTVS Utilização dos Aplicativos. Arquitetura e Instalação Arquitetura e Instalação Sumário 1 Conceitos Básicos... 3 1.1 Objetivos do Treinamento... 3 1.2 TOTVS Application Server... 3 1.3 TOTVS SmartClient... 4 1.4 TOTVS DbAccess Monitor... 5 2 TOTVS SmartClient

Leia mais

PROJEDATA INFORMÁTICA LTDA. IRINEU TEZA NUNES. INSTALAÇÃO DO ORACLE ENTERPRISE LINUX 6.3

PROJEDATA INFORMÁTICA LTDA. IRINEU TEZA NUNES. INSTALAÇÃO DO ORACLE ENTERPRISE LINUX 6.3 PROJEDATA INFORMÁTICA LTDA. IRINEU TEZA NUNES. INSTALAÇÃO DO ORACLE ENTERPRISE LINUX 6.3 TUBARÃO 2012 PROJEDATA INFORMÁTICA LTDA. IRINEU TEZA NUNES. INSTALAÇÃO DO ORACLE ENTERPRISE LINUX 6.3 Manual técnico

Leia mais

# Início Instalação e Configuração Servidor Antivírus Symantec Endpoint #

# Início Instalação e Configuração Servidor Antivírus Symantec Endpoint # ------------------------------ # Início Instalação e Configuração Servidor Antivírus Symantec Endpoint # ------------------------------ O Symantec Endpoint Protection 11.0 combina o Symantec AntiVirus

Leia mais

Guia de instalação do REIS

Guia de instalação do REIS Guia de instalação do REIS Este guia foi desenvolvido para explicar o processo de instalação e configuração do REIS em ambiente de produção. Organização do projeto: O projeto REIS é configurado em dois

Leia mais

Instalação do MySQL e da ferramenta MySQL- Front

Instalação do MySQL e da ferramenta MySQL- Front Instalação do MySQL e da ferramenta MySQL- Front 1. Introdução Este tutorial irá ensinar passo a passo como instalar o banco de dados totalmente grátis (muito utilizado na web) e também como instalar a

Leia mais

Introdução à Ciência da Computação ICC0001 Prof. Diego Buchinger

Introdução à Ciência da Computação ICC0001 Prof. Diego Buchinger Sistemas Operacionais Introdução à Ciência da Computação ICC0001 Prof. Diego Buchinger Inicializando o Sistema BIOS verifica os componentes instalados (RAM, teclado etc.) e verifica se dispositivos estão

Leia mais

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho)

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 1. Informações Gerais Os procedimentos deste manual mostram

Leia mais

Secure Client. Manual do Usuário. IPNv2. Secure Client IPNv2

Secure Client. Manual do Usuário. IPNv2. Secure Client IPNv2 Secure Client Manual do Usuário IPNv2 Índice 2 de 24 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. OBJETIVO, APLICAÇÃO E DEFINIÇÕES... 4 a. Objetivos... 4 b. Aplicação... 4 c. Responsabilidades... 4 d. Configuração de hardware

Leia mais

Guia de Instalação I. Instalação e Administração do Fluig. Título do documento

Guia de Instalação I. Instalação e Administração do Fluig. Título do documento Guia de Instalação I Instalação e Administração do Fluig Título do documento fluig.com 0800 882 9191 Av. Braz Leme 1717, Casa Verde 02511-000 São Paulo - Brasil 1 Sumário 1. Introdução... 3 1.1. Objetivos

Leia mais

Administração Central Cetec Capacitações Capacitação Sistema Operacional Linux Semana III

Administração Central Cetec Capacitações Capacitação Sistema Operacional Linux Semana III Capacitação Sistema Operacional Linux Semana III A estrutura dos diretórios do sistema GNU/Linux Gerenciador de diretórios e arquivos Para quem está acostumado a operar o Windows, vai notar que existe

Leia mais

Tutorial para Instalação do dotproject

Tutorial para Instalação do dotproject Tutorial para Instalação do dotproject O objetivo deste tutorial é apresentar o processo de instalação do dotproject. Também serão abordadas informações sobre a instalação do pacote de tradução e possíveis

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Jonas Willian R Aureliano Resumo prático Professor: Jonas Willian ROTEIRO Arquivo sources.list; Comando apt-get; Arquivo hostname; Arquivo interfaces; ARQUIVO SOURCES.LIST Este é

Leia mais

Ashampoo Rescue Disc

Ashampoo Rescue Disc 1 Ashampoo Rescue Disc Este programa permite você criar um CD, DVD ou Pendrive de recuperação. O Sistema de recuperação é destinado a dois tipos de situações: 1. Restaurar um backup para o seu disco principal.

Leia mais

Atualizações de Software Guia do Usuário

Atualizações de Software Guia do Usuário Atualizações de Software Guia do Usuário Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste

Leia mais

Domínio Personalizado 1 Não aplicável. Largura de Banda

Domínio Personalizado 1 Não aplicável. Largura de Banda Serviço Cloud SAP Fiori Serviço Cloud SAP Fiori, edição premium Termos e Condições Suplementares Estes termos e condições suplementares ("Suplemento") fazem parte de um contrato de aquisição de certos

Leia mais

Configuração do Samba no Metasys (Modo Gráfico)

Configuração do Samba no Metasys (Modo Gráfico) Configuração do Samba no Metasys (Modo Gráfico) Este documento é baseado no Guia Foca Linux, que pode ser encontrado em: http://focalinux.cipsga.org.br/. Introdução O SAMBA é um servidor e conjunto de

Leia mais

Nota de Aplicação: Cliente ios com BluePlant. Sumário

Nota de Aplicação: Cliente ios com BluePlant. Sumário Nota de Aplicação NAP161 Cliente ios com BluePlant Sumário 1. Introdução... 2 2. Descrição... 2 3. Definição da Arquitetura de Referência... 2 3.1 Material Utilizado no Exemplo... 3 4. Criando um Projeto

Leia mais

Guia de Instalação II. Instalação e Administração do Fluig. Título do documento

Guia de Instalação II. Instalação e Administração do Fluig. Título do documento Guia de Instalação II Instalação e Administração do Fluig Título do documento fluig.com 0800 882 9191 Av. Braz Leme 1717, Casa Verde 02511-000 São Paulo - Brasil 1 Sumário 1. Introdução... 3 1.1. Objetivo

Leia mais

Docker - From zero to hero

Docker - From zero to hero Docker - From zero to hero Ismael Apolinário Devops - CI&T O que é o Docker? O que é o Docker? De forma bem resumida podemos dizer que o Docker e uma plataforma aberta criada com objetivo de facilitar

Leia mais

Fiery Command WorkStation 5.8 com Fiery Extended Applications 4.4

Fiery Command WorkStation 5.8 com Fiery Extended Applications 4.4 Fiery Command WorkStation 5.8 com Fiery Extended Applications 4.4 O Fiery Extended Applications (FEA) v4.4 contém o Fiery software para executar tarefas usando o Fiery Server. Este documento descreve como

Leia mais

IDES E PROGRAMAÇÃO. Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias

IDES E PROGRAMAÇÃO. Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias 1 IDES E PROGRAMAÇÃO Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias {claudio,macdias}@icmc.usp.br 2 Agenda Conceitos Instalação e Configuração Compilação e Execução de Código IDEs Exemplo

Leia mais

Gerenciamento da impressora

Gerenciamento da impressora Impressora a laser Phaser 4400 Gerenciamento da impressora Visão geral Siga os procedimentos abaixo para iniciar o programa de instalação Xerox no seu sistema operacional. As seguintes seções também contêm

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO MANUAL DE INSTALAÇÃO 1 SUMÁRIO REQUISITOS MÍNIMOS... 3 INSTALAÇÃO A PARTIR DO ARQUIVO RPM...4 Download do Arquivo...4 Instalação pela linha de comando...4 Regras de Firewall...4 Acessando o Monsta...5

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DA APPLIANCE VIRTUAL GRAVITYZONE

MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DA APPLIANCE VIRTUAL GRAVITYZONE MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DA APPLIANCE VIRTUAL GRAVITYZONE Para instalar e configurar a Appliance Virtual: 1. Importe a imagem da Appliance Virtual GravityZone em seu ambiente virtualizado. 2.

Leia mais

Manual de Compilação/Execução da Aplicação SmartHome

Manual de Compilação/Execução da Aplicação SmartHome Manual de Compilação/Execução da Aplicação SmartHome 1. Pré-Requisitos de Instalação 2. Passos para Executar a Aplicação 3. Instruções de Uso das Funcionalidades 4. Observações 1. Pré-Requisitos de Instalação

Leia mais

Windows 2000, Windows XP e Windows Server 2003

Windows 2000, Windows XP e Windows Server 2003 Windows 2000, Windows XP e Windows Server 2003 Este tópico inclui: "Etapas preliminares" na página 3-16 "Etapas de instalação rápida em CD-ROM" na página 3-16 "Outros métodos de instalação" na página 3-17

Leia mais

Novidades da Plataforma de suporte remoto 3.0

Novidades da Plataforma de suporte remoto 3.0 Novidades Plataforma de suporte remoto do SAP Business One Versão do documento: 1.0 08.10.2012 PÚBLICO Novidades da Plataforma de suporte remoto 3.0 Todos os países Convenções tipográficas Estilo de letra

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SOFTWARE

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SOFTWARE 1 WSAuto MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SOFTWARE CFC-B 2 INTRODUÇÃO O WSauto é o mais novo sistema de gerenciamento de CFC-B, foi criado pela empresa S MARQUES INFORMÁTICA LTDA ME, e lançado o seu primeiro modulo

Leia mais

GUIA DE CONFIGURAÇÃO. Conexões VPN SSL (Rede a Rede)

GUIA DE CONFIGURAÇÃO. Conexões VPN SSL (Rede a Rede) GUIA DE CONFIGURAÇÃO Conexões VPN SSL (Rede a Rede) 1 Conexões VPN SSL (Rede a Rede) 1- Introdução Uma VPN (Virtual Private Network, ou rede virtual privada) é, como o nome sugere, uma rede virtual, criada

Leia mais

Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Kali Linux

Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Kali Linux Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Kali Linux O Kali Linux é um sistema operacional de código aberto baseado em Debian, voltada para hacking. É uma distribuição destinada a análise de vulnerabilidades,

Leia mais

TUTORIAL GIT Victor Breder Comp-19 Março de 2017

TUTORIAL GIT Victor Breder Comp-19 Março de 2017 TUTORIAL GIT Victor Breder Comp-19 Março de 2017 1. INTRODUÇÃO Este tutorial tem como objetivo apresentar o necessário para um uso proficiente do git. Git é uma ferramenta de controle de versões VCS, ou

Leia mais

Instalando o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL para Windows

Instalando o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL para Windows Instalando o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL para Windows Este arquivo Leiame contém instruções para instalar o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL em sistemas Windows. Os Drivers

Leia mais

Instalando Apache Solr no Mac OSX

Instalando Apache Solr no Mac OSX Instalando Apache Solr no Mac OSX Apache Solr é um plataforma de busca(search engine) de código livre construída sobre o Lucene. Solr é considerada a plataforma de busca para web sites mais popular que

Leia mais

Manual de acesso ao Portal do Contribuinte - SIGET

Manual de acesso ao Portal do Contribuinte - SIGET Manual de acesso ao Portal do Contribuinte - SIGET Versão 1.0 (Atualizado em 04/05/2016) - 2011 - Governo do Estado do Ceará - Todos os direitos reservados. Conteúdo Requisitos de Instalação... 3 Área

Leia mais

1.1-Digitar o comando abaixo para entrar no manual on-line do sistema para buscar informações sobre o comando pwd. man pwd

1.1-Digitar o comando abaixo para entrar no manual on-line do sistema para buscar informações sobre o comando pwd. man pwd Universidade Federal do ABC Disciplina: Software LIvre Prática: Ambiente Linux Laboratório Conteúdo Objetivo...1 1. Comandos de Ajuda...1 2. Comandos de Navegação...2 3. Comandos de Localização de Arquivo...2

Leia mais

JOOMLA! 3.6. Extrato de atualizações Guia de Consulta Joomla! 3.6 Página 1

JOOMLA! 3.6. Extrato de atualizações Guia de Consulta Joomla! 3.6  Página 1 JOOMLA! 3.6 Extrato de atualizações Guia de Consulta Joomla! 3.6 http://livrodejoomla.com.br Página 1 Novidades do Joomla! 3.6 1. O processo de atualização do Joomla foi melhorado e agora pode ser feita

Leia mais

Administração de sistemas Linux. Manipulação do sistemas de arquivos

Administração de sistemas Linux. Manipulação do sistemas de arquivos Administração de sistemas Linux Manipulação do sistemas de arquivos Antes de instalar qualquer sistema operacional, é necessário particionar o HD, criando as partições de instalação. Devido a uma limitação

Leia mais

INSTALAÇÃO PRINTERTUX. Tutorial

INSTALAÇÃO PRINTERTUX. Tutorial INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial 2 1. Download 1 Efetue o download acessando o endereço: https://www.hesolucoes.com.br/iso/printertux-2.1.iso MD5SUM: 844d318e9672fdbffec0ad354b642d5b 2. Pré-Requisitos (Hardware)

Leia mais

ROTEIRO: DUAL BOOT. Conhecer as funcionalidades do software VMware Player implantando dois sistemas operacionais em uma mesma máquina virtual.

ROTEIRO: DUAL BOOT. Conhecer as funcionalidades do software VMware Player implantando dois sistemas operacionais em uma mesma máquina virtual. ROTEIRO: DUAL BOOT IMPLANTANDO OS SISTEMAS OPERACIONAIS LINUX E WINDOWS. OBJETIVO Conhecer as funcionalidades do software VMware Player implantando dois sistemas operacionais em uma mesma máquina virtual.

Leia mais

Manual de Instalação do TelEduc 4.4

Manual de Instalação do TelEduc 4.4 Manual de Instalação do TelEduc 4.4 Introdução A partir da versão 4.4 do TelEduc, o ambiente contará com um Repositório Dual DEB/RPM para instalações em Sistemas Operacionais baseados em Linux. O processo

Leia mais

Suporte do Nero 7 para o Windows Vista TM

Suporte do Nero 7 para o Windows Vista TM Suporte do Nero 7 para o Windows Vista TM Nero AG Informações sobre direitos autorais e marcas registradas Este breve guia e todo o seu conteúdo estão protegidos por direitos autorais e são de propriedade

Leia mais

Tutorial de Instalação Integratto Contábil SQL. Integratto Contábil SQL

Tutorial de Instalação Integratto Contábil SQL. Integratto Contábil SQL Tutorial de Instalação 1 Sumário Sumário... 2 Apresentação... 3 Configurações Iniciais... 4 Atenção... 4 Verifique o tamanho da base de dados... 4 Desabilite o Antivírus... 4 Crie uma pasta destinada ao

Leia mais

Administração de Sistemas Operacionais. Prof.: Marlon Marcon

Administração de Sistemas Operacionais. Prof.: Marlon Marcon Administração de Sistemas Operacionais Prof.: Marlon Marcon Iniciando de Encerrando o Sistema Aula 10 Visao Geral Durante a inicialização, um computador carrega inicialmente uma pequena porção de código

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS PHONE

SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS PHONE Manual do Usuário SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS PHONE Copyright GVT 2015 1 Versão 1.4.2 www.gvtcloud.com.br 1 Cloud... 3 2 Instalação do Cloud... 4 3 Configuração e uso dos componentes Cloud... 7 3.1 Tela

Leia mais

Dtec - Ubuntu Desktop 9.04 para Thin Clients Versão 1 APRESENTAÇÃO

Dtec - Ubuntu Desktop 9.04 para Thin Clients Versão 1 APRESENTAÇÃO 1 APRESENTAÇÃO Este tutorial tem como objetivo principal divulgar de maneira rápida, prática e didática a instalação de uma pequena rede de computadores do tipo Thin Clients ligadas a um Servidor Ubuntu

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO CMA DESKTOP

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO CMA DESKTOP MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO CMA DESKTOP Versão 1.0 Sumário INTRODUÇÃO... 3 INSTALAÇÃO... 3 CONFIGURAÇÃO DO SERVIDOR DE VIDEOCONFERÊNCIA... 6 UTILIZAÇÃO DO CMA DESKTOP... 7 INTRODUÇÃO Este manual tem por objetivo

Leia mais

monsta Manual de Instalação

monsta Manual de Instalação monsta Manual de Instalação 1 Índice Requisitos Mínimos...3 Instalação a partir do arquivo RPM...4 Instalação do Monsta...4 Regras de Firewall...4 E-mails de alerta...4 Instalação a partir do download

Leia mais

Meios de Comunicação de Dados.

Meios de Comunicação de Dados. Meios de Comunicação de Dados www.profjvidal.com Instalação do ELASTIX Configurando a Máquina Virtual Abra o VirtualBox e clique em novo no canto superior esquerdo. Depois selecione conforme na imagem

Leia mais

Título da Apresentação

Título da Apresentação Título da Apresentação Gerenciamento de infraestrutura escalável para websites Fabiano Castro Pereira fabiano.pereira@serpro.gov.br 00/00/0000 Gerenciamento de infraestrutura escalável para websites 1

Leia mais

O Terminal Server nos fornece a possibilidade de vários usuários utilizarem o mesmo sistema ao mesmo tempo.

O Terminal Server nos fornece a possibilidade de vários usuários utilizarem o mesmo sistema ao mesmo tempo. Manual para instalação e configuração do Terminal Server no Windows Server 2003. Terminal Server. O Terminal Server nos fornece a possibilidade de vários usuários utilizarem o mesmo sistema ao mesmo tempo.

Leia mais

Compartilhando dados anônimos com a Lenovo. Conteúdo. Harmony

Compartilhando dados anônimos com a Lenovo. Conteúdo. Harmony Compartilhando dados anônimos com a Lenovo Conteúdo Compartilhando dados anônimos com a Lenovo... 1 Harmony... 1 Lenovo Companion 3.0... 2 Lenovo Customer Engagement Service... 3 Lenovo Experience Improvement

Leia mais

Fixo (41) Vivo (41) Tim (41) Claro (41) OI (41) Sistema Descomplicado CNPJ

Fixo (41) Vivo (41) Tim (41) Claro (41) OI (41) Sistema Descomplicado CNPJ INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

Ferramenta: Spider-UCP. Manual do Usuário. Versão da Ferramenta: 1.0.

Ferramenta: Spider-UCP. Manual do Usuário. Versão da Ferramenta: 1.0. Ferramenta: Spider-UCP Manual do Usuário Versão da Ferramenta: 1.0 www.ufpa.br/spider Histórico de Revisões Data Versão Descrição Autor 30/08/2010 0.1 Elaboração do Documento. Sivaldinho Oliveira 30/08/2010

Leia mais

Guia Primeiros Passos da Bomgar B400

Guia Primeiros Passos da Bomgar B400 Guia Primeiros Passos da Bomgar B400 Documento: 043010.15 Publicado: maio 2010 Guia Primeiros Passos da Bomgar B400 Documento: 043010.15 Publicado: maio 2010 Obrigado por usar a Bomgar. Na Bomgar, o atendimento

Leia mais

Título: Como instalar e configurar o acesso ao sistema em um computador utilizado como estação?

Título: Como instalar e configurar o acesso ao sistema em um computador utilizado como estação? Título: Como instalar e configurar o acesso ao sistema em um computador utilizado como estação? 1 DOWNLOAD DO ARQUIVO DE INSTALAÇÃO: 1.1 - Para realizar o download do arquivo de instalação acesse o link

Leia mais

Um Mecanismo de Auto Elasticidade com base no Tempo de Resposta para Ambientes de Computação em Nuvem baseados em Containers

Um Mecanismo de Auto Elasticidade com base no Tempo de Resposta para Ambientes de Computação em Nuvem baseados em Containers Um Mecanismo de Auto Elasticidade com base no Tempo de Resposta para Ambientes de Computação em Nuvem baseados em Containers Marcelo Cerqueira de Abranches (CGU/UnB) Priscila Solis (UnB) Introdução Objetivos

Leia mais

Instalação Wiser Discovery Sistema Operacional Windows

Instalação Wiser Discovery Sistema Operacional Windows Instalação Wiser Discovery Sistema Operacional Windows Maio 2016 1 Pré-Requisitos Software Java JRE 1.6 Servidor de Aplicação: Tomcat8+ Banco de dados (Mysql, Postgres, SqlServer e Oracle) Release da Aplicação

Leia mais

Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML

Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML 1 Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML 1. Conceitos e termos importantes XML Empresarial: é um sistema web (roda

Leia mais

Manual do Usuário Assinador Prodist e-financeira

Manual do Usuário Assinador Prodist e-financeira Assinador Prodist e-financeira Agosto de 2016 Versão 1.1 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 SOBRE o e-financeira... 3 3 COMPONENTES DA APLICAÇÃO... 3 4 REQUISITOS MÍNIMOS... 4 5 INSTALAÇÃO DO ASSINADOR PRODIST

Leia mais

Administração de Sistemas GNU/Linux

Administração de Sistemas GNU/Linux Administração de Sistemas GNU/Linux Configurações de Hardware e Instalação do Sistema GRACO - Gestores da Rede Acadêmica de Computação Instrutor: Ibirisol Fontes Ferreira Monitor:

Leia mais

Sumário REGISTRADOR ELETRÔNICO DE PONTO - REP-1000 REGISTRADOR ELETRÔNICO DE PONTO - REP-1000

Sumário REGISTRADOR ELETRÔNICO DE PONTO - REP-1000 REGISTRADOR ELETRÔNICO DE PONTO - REP-1000 Versão 1.04 Março de 2010. Sumário As informações contidas neste manual estão sujeitas a alterações sem prévio aviso e não representam compromisso por parte do fabricante. As imagens aqui reproduzidas

Leia mais

Rede VPN UFBA Procedimento para configuração

Rede VPN UFBA Procedimento para configuração UFBA Universidade Federal da Bahia STI Superintendência de Tecnologia da Informação Rede VPN UFBA Procedimento para configuração 2016 Índice Sumário Rede VPN UFBA... 1 2016... 1 Introdução... 2 Windows

Leia mais

Gerência de Redes de Computadores Zabbix Instalação. Prof. Alex Furtunato

Gerência de Redes de Computadores Zabbix Instalação. Prof. Alex Furtunato Gerência de Redes de Computadores Zabbix Instalação Prof. Alex Furtunato alex.furtunato@ifrn.edu.br Introdução Sistema de monitoramento de rede enterprise open source, com solução de monitoramento distribuído

Leia mais

Este é o segundo modulo, nele abordaremos os métodos de gerenciamento do Windows Server 2008.

Este é o segundo modulo, nele abordaremos os métodos de gerenciamento do Windows Server 2008. Gerenciando o Windows Server 2008 Bem vindo(a), Este é o segundo modulo, nele abordaremos os métodos de gerenciamento do Windows Server 2008. Após essa aula você será capaz de: Definir quais são as formas

Leia mais

Adrian Mouat. Novatec

Adrian Mouat. Novatec Adrian Mouat Novatec Authorized Portuguese translation of the English edition of Using Docker, ISBN 9781491915769 2015 Adrian Mouat. This translation is published and sold by permission of O'Reilly Media,

Leia mais

Introdução ao Windows Server 2008

Introdução ao Windows Server 2008 Introdução ao Windows Server 2008 Bem vindo(a), Nesta primeira aula apresentaremos as características do Windows Server 2008, seus papeis e para que servem. Após essa aula você será capaz de: Identificar

Leia mais

Administração de Sistemas Operacionais. Prof. Marlon Marcon

Administração de Sistemas Operacionais. Prof. Marlon Marcon Administração de Sistemas Operacionais Prof. Marlon Marcon SGBD SGBD: Sistema de gerenciamento de banco de dados. é o conjunto de programas de computador (softwares) responsáveis pelo gerenciamento de

Leia mais

Criar uma máquina virtual para o Red Hat Enterprise Linux 6 no VirtualBox

Criar uma máquina virtual para o Red Hat Enterprise Linux 6 no VirtualBox Criar uma máquina virtual para o Red Hat Enterprise Linux 6 no VirtualBox Na tela inicial, clique em Novo : Escolha um nome para a máquina virtual, selecione o tipo Linux e a versão Red Hat (64 bit) :

Leia mais

Informática. Cloud Computing e Storage. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Cloud Computing e Storage. Professor Márcio Hunecke. Informática Cloud Computing e Storage Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPUTAÇÃO EM NUVEM Cloud Computing ou Computação em Nuvem pode ser definido como um modelo no

Leia mais

Informática Sistemas Operacionais Aula 5. Cleverton Hentz

Informática Sistemas Operacionais Aula 5. Cleverton Hentz Informática Sistemas Operacionais Aula 5 Cleverton Hentz Sumário Introdução Fundamentos sobre Sistemas Operacionais Gerenciamento de Recursos Interface Com Usuário Principais Sistemas Operacionais 2 Introdução

Leia mais

Instalando o driver personalizado de impressora PostScript ou PCL para Windows

Instalando o driver personalizado de impressora PostScript ou PCL para Windows Instalando o driver personalizado de impressora PostScript ou PCL para Windows Este arquivo Leiame contém instruções para instalar o driver personalizado de impressora PostScript ou PCL em sistemas Windows.

Leia mais

Guia do usuário do Dell EMC SupportAssist Enterprise versão 1.0

Guia do usuário do Dell EMC SupportAssist Enterprise versão 1.0 Guia do usuário do Dell EMC SupportAssist Enterprise versão 1.0 Notas, avisos e advertências NOTA: Uma NOTA indica informações importantes que ajudam você a usar melhor o seu produto. CUIDADO: Um AVISO

Leia mais

T.I. para o DealerSuite: Servidores Versão: 1.1

T.I. para o DealerSuite: Servidores Versão: 1.1 T.I. para o DealerSuite: Servidores Versão: 1.1 Lista de Figuras T.I. para o Dealer Suite: Servidores Figura 1 Tela Principal do ESXi...4 Figura 2 Tela VMware Player...5 Figura 3 Arquivo /etc/exports do

Leia mais

Sistemas Operacionais de Redes Windows. Ricardo Kléber

Sistemas Operacionais de Redes Windows. Ricardo Kléber Sistemas Operacionais de Redes Windows Ricardo Kléber ricardo.galvao@ifrn.edu.br Objetivos Instalar e configurar e manter o Sistema Operacional Windows Server; Montar na prática uma rede cliente-servidor

Leia mais

Guia de instalação. McAfee Web Gateway Cloud Service

Guia de instalação. McAfee Web Gateway Cloud Service Guia de instalação McAfee Web Gateway Cloud Service COPYRIGHT Copyright 2017 McAfee LLC ATRIBUIÇÕES DE MARCA McAfee e o logotipo da McAfee, McAfee Active Protection, epolicy Orchestrator, McAfee epo, Foundstone,

Leia mais

Informações Complementares

Informações Complementares O treinamento de Zabbix Avançado é realizado na modalidade à distância (EAD), e tem como objetivo abordar tópicos práticos do uso da ferramenta Zabbix em ambientes corporativos para coleta de dados, geração

Leia mais

ADMINISTRANDO O WINDOWS SERVER 2012

ADMINISTRANDO O WINDOWS SERVER 2012 20411 - ADMINISTRANDO O WINDOWS SERVER 2012 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Módulo 1: Configurando e Solucionando problemas de sistema de nome de domínio Este módulo explica como configurar e solucionar problemas

Leia mais

Obrigado por adquirir o Mobile Broadband modem USB. Com o seu modem USB, você tem acesso à rede sem fio em alta velocidade.

Obrigado por adquirir o Mobile Broadband modem USB. Com o seu modem USB, você tem acesso à rede sem fio em alta velocidade. Obrigado por adquirir o Mobile Broadband modem USB. Com o seu modem USB, você tem acesso à rede sem fio em alta velocidade. Observação: Este manual fornece os atributos físicos do modem USB, além dos procedimentos

Leia mais

Instruções de operação. Site de aplicativos

Instruções de operação. Site de aplicativos Instruções de operação Site de aplicativos CONTEÚDO Como ler este manual... 2 Símbolos usados nos manuais... 2 Isenção de responsabilidade... 3 Notas...3 O que você pode fazer no Site de aplicativos...

Leia mais

GERSON PORCIÚNCULA SIQUEIRA COMANDOS LINUX

GERSON PORCIÚNCULA SIQUEIRA COMANDOS LINUX Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores GERSON PORCIÚNCULA SIQUEIRA COMANDOS LINUX Pelotas 2014 RESUMO O presente

Leia mais

Neste manual você terá o exemplo de acesso 3G pelo programa ASEE, existem 02 tipos, o segundo é o MEYE. No cd existe o manual do MEYE.

Neste manual você terá o exemplo de acesso 3G pelo programa ASEE, existem 02 tipos, o segundo é o MEYE. No cd existe o manual do MEYE. Neste manual você terá o exemplo de acesso 3G pelo programa ASEE, existem 02 tipos, o segundo é o MEYE. No cd existe o manual do MEYE. Introdução Os modelos de DVR Stand Alone H.264 da Luxseg são todos

Leia mais

Netbeans 8.1 (Ubuntu / Mint / Debian)

Netbeans 8.1 (Ubuntu / Mint / Debian) NetBeans IDE é uma aplicação de código aberto feita para auxiliar os desenvolvedores na criação de aplicativos em diferentes plataformas, utilizando tecnologia Java para isto. Nela você encontra todas

Leia mais

Ponto de Presença da RNP na Bahia - PoP-Ba. Pacote RedeComep

Ponto de Presença da RNP na Bahia - PoP-Ba. Pacote RedeComep Ponto de Presença da RNP na Bahia - PoP-Ba Pacote RedeComep Última atualização: 14/02/2013 1. Sistema de Gestão do PoP-Ba. A Rede Metropolitana de Salvador - Remessa - é fruto do sucesso do projeto RedeComep

Leia mais

Philips Phone Manager

Philips Phone Manager 1 Philips Phone Manager a Philips se esforça continuamente para oferecer a você o que há de melhor ao usar os nossos produtos. Para gerenciar sua agenda telefônica, os toques e os papéis de parede no seu

Leia mais

Rede EtherTalk Macintosh (MacOS 8.x/9.x/X, versão 10.1)

Rede EtherTalk Macintosh (MacOS 8.x/9.x/X, versão 10.1) Impressora a laser em cores Phaser 6200 Rede EtherTalk Macintosh (MacOS 8.x/9.x/X, versão 10.1) Esta seção fornece as etapas de instalação e solução de problemas para Macintosh (MacOS 8 até X, versão 10.1):

Leia mais

Fazendo cópia de segurança

Fazendo cópia de segurança Fazendo cópia de segurança Transcrição do artigo de Fábio Berbert de Paula publicado por Viva o Linux Fonte: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/transferindo-arquivos-com-o-rsync Transferindo arquivos

Leia mais

Explorando as vulnerabilidades do APT (Advanced Packaging Tools)

Explorando as vulnerabilidades do APT (Advanced Packaging Tools) 1 Explorando as vulnerabilidades do APT (Advanced Packaging Tools) Ligia de Cássia Leone; ligialeone@gmail.com Marcos Augusto de Castro Araújo; marcosnhl@gmail.com Resumo A maioria das distribuições Linux

Leia mais

MÓDULO 01 INTRODUÇÃO AO LINUX

MÓDULO 01 INTRODUÇÃO AO LINUX MÓDULO 01 INTRODUÇÃO AO LINUX TÓPICO 21 TÓPICO 22 TÓPICO 23 COMANDOS GERAIS ARQUIVOS E DIRETÓRIOS USUÁRIOS TÓPICO 21 COMANDOS GERAIS man date df -h arch clear logout echo login sudo TEORIA O comando man

Leia mais

IBM SPSS Collaboration and Deployment Services (C&DS) versão 7

IBM SPSS Collaboration and Deployment Services (C&DS) versão 7 A audiência desejada para esse guia são os Administradores de Sistema que estão configurando o IBM SPSS Modeler Entity Analytics (EA) para ser executado em um mundo da moda implementado com um dos seguintes:

Leia mais

Estrutura dos Sistemas Operacionais. Adão de Melo Neto

Estrutura dos Sistemas Operacionais. Adão de Melo Neto Estrutura dos Sistemas Operacionais Adão de Melo Neto 1 Sistema Operacional -São partes do SO -São ferramentas de apoio ao usuário -São formas de acessar as rotinas do kernel O Sistema Operacional é formado

Leia mais

Perguntas e respostas

Perguntas e respostas Autodesk Revit Autodesk Revit LT Perguntas e respostas Este documento fornece perguntas e respostas sobre como usar o software Autodesk Revit ou Autodesk Revit LT com o Boot Camp, parte do Mac OS X que

Leia mais