Manual de Compilação/Execução da Aplicação SmartHome

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual de Compilação/Execução da Aplicação SmartHome"

Transcrição

1 Manual de Compilação/Execução da Aplicação SmartHome 1. Pré-Requisitos de Instalação 2. Passos para Executar a Aplicação 3. Instruções de Uso das Funcionalidades 4. Observações 1. Pré-Requisitos de Instalação Para executar esta aplicação, é necessário ter instalado: Plataforma Java(TM) SE Runtime Environment, versão 7; Sistema Operacional Linux Ubuntu, a partir da versão 12.4; TinyOS 2.1.2; 2. Passos para Executar a Aplicação 2.1 Compilar Aplicação TinyOS A aplicação SmartHome para TinyOS que executará nos sensores é dividida em cinco componentes: Lâmpada Termostato Televisão Rádio Fogão Cada componente deve ser compilado e, portanto, cada um irá gerar um arquivo executável. Para compilar qualquer um dos componentes, basta abrir uma janela de terminal, entrar no diretório com o código da aplicação (que está em aplicacoes/smarthome/tinyos/nome_do_componente) e então digitar: make telosb blip Será gerado então, no diretório onde o comando foi executado, um diretório build/tinyos/. Dentro deste diretório estará o arquivo main.exe, que é o arquivo executável da aplicação. 2.2 Executar aplicação tinyos no testbed 1) Realizar upload dos executáveis TinyOS; Atualmente, existem apenas 3 motes do tipo TelosB disponíveis no testbed. Portanto, você terá que escolher até dois dispositivos da casa inteligente para realiazar upload do código no testbed. É obrigatório que se instale a aplicação Ppp Router em um n ṍ, pois ele funciona como o roteador de borda da aplicação. Neste tutorial seguem as instruções para os dispositivos Lâmpada e Televisão (as instruções para os demais são similares).

2 Assim, você deverá instalar as seguintes aplicações: Ppp Router (roteador de borda da aplicação); Aplicação da Lâmpada; Aplicação da Televisão; Para cada arquivo siga os seguintes passos: Na tela inicial do portal web do testbed, clique sobre o botão + na parte de Executáveis para realizar upload. Preencha o formulário com o nome (obrigatório) e com a descrição (opcional). Ao clicar sobre o botão Selecionar Arquivo, navegue até a localização do arquivo executável em seu computador e o selecione. Selecione também o tipo de nó Mote TelosB e por fim conclua a operação clicando sobre o botão Salvar.

3 2) Definir a configuração de rede da aplicação A configuração de rede determina quais nós do testbed serão utilizados para executarem as aplicações. Na tela inicial do portal web do testbed, clique sobre o botão + na parte de Configurações de Rede. Será exibida a seguinte tela:

4 Como se trata de uma aplicação que irá executar em uma rede IPv6, um dos nós deverá executar a aplicação Ppp Router (distribuída com o TinyOS) que funcionará como roteador de borda e irá intermediar a comunicação com a rede IPv4 (internet). Assim, os demais motes TelosB podem ser utilizados para executar a aplicação smart home. A imagem acima mostra como a rede deve ser configurada: 1 Preencha o formulário com o nome da configuração de rede (obrigatório). O campo Descrição pode ser preenchido também, mas é opcional. 2 Selecione somente os nós TelosB que serão utilizados no experimento (devem ser selecionados no mínimo dois nós: um para a aplicação Ppp Router e outro para a aplicação smart home). 3 Desmarque a opção Arquivo default de todos os nós com exceção do nó de ID 6, onde será instalado a aplicação Ppp Router. 4 Para os dois últimos nós, clique sobre o menu dropdown e selecione o arquivo binário correspondente ao dispositivo da casa inteligente que deseja instalar. 3) Definir um script Na tela inicial do portal web do testbed, clique em + na parte de Scripts. Coloque um nome para o script e uma descrição, se preferir. Para esse teste, suficiente usar o comando ' A 6,7,8 '. Esse comando irá ativar os nós de ID 6, 7 e 8. Ao final clique sobre o botão 'Salvar'.

5 4) Definir plano de execução O plano de execução irá associar a configuração de rede feita anteriormente a um script de execução. Para isso, clique sobre o botão + na parte de Planos.

6 Coloque um nome para o plano a ser criado e selecione a configuração de rede e o script de execução criados anteriormente. Ao final, clique sobre o botão Salvar. 5) Fazer um agendamento para a execução do teste Agora é necessário realizar uma reserva para utilizar o testbed. Clique sobre o botão + na parte de Agendamentos. Dê um nome para o agendamento e selecione um slot de tempo clicando sobre os retângulos que estão em verde. Ao final clique sobre o botão salvar.

7 6) Iniciar execução do experimento no testbed Clique sobre o botão + na parte de Testes. Dê um nome para o teste. Certifique-se que o endereço IP no campo Endereço IPv4 está igual ao endereço IP exibido logo abaixo em Endereço Atual.

8 No campo agenda, selecione a agenda criada anteriormente e selecione também o plano configurado. Ao final, clique sobre o botão Salvar. Caso o slot de tempo selecionado no agendamento seja o momento atual o teste iniciará logo após o término desta operação. 2.3 Definir Endereços IP dos motes na aplicação Java na máquina do usuário Para a aplicação que executa na máquina do usuário possa se comunicar com os nós do testbed que simulam os dispositivos da casa inteligente, é necessário que a aplicação Java conheça os endereços IP dos nós no testbed. Antes de executar a aplicação na máquina do usuário, deve-se abrir o código da aplicação Java SmartHome e informar os endereços IP para cada dispositivo a ser utilizado durante o experimento. Abra o arquivo da classe ApplianceDAO.java e verifique quais são os endereços IP dos nós a serem utilizados no testbed. Para verificar isso basta conferir os identificadores físicos dos nós na configuração da topologia. Por exemplo, para o nó de ID 7 (com a aplicação da lâmpada), seu endereço IPv6 será fec::7. Na imagem abaixo podemos ver nas linhas 24 e 25 a definição do prefixo 'fec0' e posteriormente nas linhas 27 e 32 a definição do endereço IP de acordo com o ID físico do nó. Para este tutorial, copie o código da linha 23 até a linha 35 do código abaixo para a classe ApplianceDao.java.

9 2.3 Configurar interface de rede virtual e endereço IPv6 Abra uma janela do terminal, entre no diretorio aplicacoes/scripts: Atribua permissão de execução aos scripts ppp.sh e ip.sh sudo chmod +x ppp.sh sudo chmod +x ip.sh Execute o script para configuração da interface de rede virtual./ppp.sh Abra uma outra janela do terminal e execute o script para configuração do endereço IPv6./ip.sh Observação: No script para configuração da interface de rede virtual, ppp.sh, está definido atualmente o endereço IP do testbed ( ) e a porta do sensor no qual executa a aplicação Ppp_router (10007). Caso o testbed seja instalado sob um outro endereço IP, este script deve ser atualizado.

10 2.4 Executar aplicação Para executar a aplicação, abra uma outra janela no terminal e entre no diretório aplicacoes/smarthome/executaveis/java e digite no terminal: java -jar SmartHome.jar 3. Instruções de Uso das Funcionalidades A aplicação smarthome tem como funcionalidade disponibilizar ao usuário a simulação do controle de cinco tipos de dispositivos em uma residência: Lâmpada, Televisão, Rádio, Termostato e Fogão. A seguir as informações recebidas e os comandos que eles oferecem: Lâmpada Informações: status (ligado/desligado). Comandos: ligar/desligar. Termostato Informações: status do sistema de climatização e a temperatura atual configurada. Comandos: ligar/desligar, alterar da temperatura. Rádio Informações: status do rádio, estação sintonizada e volume. Comandos: ligar/desligar, alterar estação, alterar volume. TV Informações: status do TV, canal sintonizado e volume. Comandos: ligar/desligar, alterar canal, alterar volume. Fogão Informações: status de cada boca e do forno, temperatura atual do forno. Após iniciar a execução da aplicação, será exibida na inteface dois painéis: No lado esquerdo, fica o painel para exibição das funcionalidades do dispositivo selecionado; No lado direito, é exibida a planta de uma residência e os dispositivos que podem ser controlados em cada cômodo; Fig 1. : Interface inicial da aplicação

11 Para controlar um determinado dispositivo, basta selecioná-lo clicando sobre ele na planta da residência. Ao selecionar um dispositivo na planta, será exibido ao lado as funcionalidades do mesmo. Fig 2. : Painel direito após a seleção do dispositivo termostato Para ligar/desligar um dispositivo, basta clicar sobre os botões On e Off, respectivamente; Para verificar o status de um dispositivo (capturar todas as informações), basta clicar sobre o botão superior direito Get (ao lado do botão Off ); Fig 3. : Funcionalidades do dispositivo rádio

12 No caso dos dispositivos rádio e televisão, para solicitar ou selecionar a estação e o canal, respectivamente, deve-se digitar um numero através do teclado numérico exibido logo abaixo do volume, como mostrado na figura 3. Para solicitar o canal/estação atual, clique sobre o botão?. Para selecionar um canal/estação, clique sobre o botão!. Para apagar o formulário clique sobre X. O volume pode ser selecionado utilizando a barra de seleção e clicando sobre o botão Set. Para verificar o volume selecionado atualmente clique sobre o botão Get, abaixo da barra de seleção de volume. Para o dispositivo Fogão, existe apenas a funcionalidade de verificar se as chamas e o forno estão acesos ou não. Para isso, clique sobre o botão Get. Fig 4. : Funcionalidades do dispositivo fogão 5. Observações Não é implementada a parte de atuação entre o mote e o equipamento em si (como rádio ou termostato), realizando a simulação dos comandos e mantendo um estado interno para as informações (em vez de recuperá-las dos equipamentos). Ou seja, quando se liga um dispositivo, existe uma variável no mote correspondente que está sendo alterada para representar que o dispositivo está ligado. No entanto, isso não afeta o propósito da aplicação, que é de analisar aplicações IPv6 no testbed. O funcionamento da aplicação depende do conhecimento prévio dos endereços IP dos sensores. Os endereços IP dos sensores são armazenados em variáveis da aplicação Java. Caso seja necessário mudar os endereços, a aplicação deve ser compilada novamente.

Manual da Aplicação Water Monitor

Manual da Aplicação Water Monitor Manual da Aplicação Water Monitor 1. Descrição da Aplicação 2. Pré-Requisitos de Instalação 3. Passos para Execução 4. Instruções de Uso das Funcionalidades 5. Observações 1. Descrição da Aplicação A aplicação

Leia mais

2- Carregar o código executável para o testbed e configurar o experimento

2- Carregar o código executável para o testbed e configurar o experimento Lição 2 Como executar uma aplicação no testbed e receber logs de execução na máquina do usuário? Para mostrar como executar uma aplicação no testbed CéuNaTerra e receber o log da execução na máquina do

Leia mais

Sankhya Web Connection. Versão: 02 Criado em: 28/03/2017

Sankhya Web Connection. Versão: 02 Criado em: 28/03/2017 0 de 14 Em alguns navegadores de internet, vem se tornando complicado o uso de plugins (um plugin ou módulo de extensão é um programa de computador usado para adicionar funções a outros programas maiores,

Leia mais

Manual de Instalação da Leitora para cartão e-cpf e Instrução para assinatura digital (SGP-e)

Manual de Instalação da Leitora para cartão e-cpf e Instrução para assinatura digital (SGP-e) SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO - SEA Sistema de Gestão de Protocolo Eletrônico Manual de Instalação da Leitora para cartão e-cpf e Instrução para assinatura digital (SGP-e) SUMÁRIO 1- Qual o objetivo

Leia mais

Fixo (41) Vivo (41) Tim (41) Claro (41) OI (41) Sistema Descomplicado CNPJ

Fixo (41) Vivo (41) Tim (41) Claro (41) OI (41) Sistema Descomplicado CNPJ INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

TOTVS Utilização dos Aplicativos. Arquitetura e Instalação

TOTVS Utilização dos Aplicativos. Arquitetura e Instalação Arquitetura e Instalação Sumário 1 Conceitos Básicos... 3 1.1 Objetivos do Treinamento... 3 1.2 TOTVS Application Server... 3 1.3 TOTVS SmartClient... 4 1.4 TOTVS DbAccess Monitor... 5 2 TOTVS SmartClient

Leia mais

GUIA RÁPIDO PARA INSTALAÇÃO DO CURUMIM

GUIA RÁPIDO PARA INSTALAÇÃO DO CURUMIM GUIA RÁPIDO PARA INSTALAÇÃO DO CURUMIM Para poder utilizar o Curumim pela primeira vez, é necessário ter instalado no computador os seguintes arquivos: 1. Java JRE - máquina virtual java 2. Driver do Rádio

Leia mais

Manual de Instalação Sisbr 2.0

Manual de Instalação Sisbr 2.0 Manual de Instalação Sisbr 2.0 Manual do Usuário Versão 1.1 Histórico Data Versão Descrição Autor 27/05/2011 1.0 Criação do Procedimento Documentado Carina Souza 04/07/2011 1.1 Atualização Carina Souza

Leia mais

ProdCert Módulo Certificador. Manual de Instalação e configuração

ProdCert Módulo Certificador. Manual de Instalação e configuração Módulo Certificador 29/11/2016 Página 2/9 1. Avisos importantes 1. 32 ou 64 bits? O ProdCert foi desenvolvido para sistemas operacionais Windows 32-bits, mas pode ser instalado e executado em Windows 64-bits

Leia mais

MTA Monitor. Manual de Usuário. Transferência de Arquivos. Versão: Última modificação: 11/11/2014

MTA Monitor. Manual de Usuário. Transferência de Arquivos. Versão: Última modificação: 11/11/2014 7/4/2010 MTA 3.0.3 Monitor Transferência de Arquivos Manual de Usuário Versão: 3.0.3 Última modificação: 11/11/2014 Contato Área responsável pelo fornecimento do material: Suporte à Pós-Negociação Telefone:

Leia mais

Manual de acesso ao Portal do Contribuinte - SIGET

Manual de acesso ao Portal do Contribuinte - SIGET Manual de acesso ao Portal do Contribuinte - SIGET Versão 1.0 (Atualizado em 04/05/2016) - 2011 - Governo do Estado do Ceará - Todos os direitos reservados. Conteúdo Requisitos de Instalação... 3 Área

Leia mais

Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML

Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML 1 Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML 1. Conceitos e termos importantes XML Empresarial: é um sistema web (roda

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO MANUAL DE INSTALAÇÃO CADPREV ENTE-LOCAL MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL Regimes de Previdência no Serviço Público ÍNDICE Para a PRIMEIRA INSTALAÇÃO do CADPREV ENTE-LOCAL é necessário seguir as seguintes

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO - APP MONIVOX ROIP

MANUAL DO USUÁRIO - APP MONIVOX ROIP 1. INFORMAÇÕES DO PRODUTO 1.1 INTRODUÇÃO Bem vindo ao manual do usuário do app RoIP. Neste você encontrará instruções de como configurar e colocar em operação o MoniVox app RoIP. 1.2 DIREITOS AUTORAIS

Leia mais

Manual do Usuário Assinador Prodist e-financeira

Manual do Usuário Assinador Prodist e-financeira Assinador Prodist e-financeira Agosto de 2016 Versão 1.1 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 SOBRE o e-financeira... 3 3 COMPONENTES DA APLICAÇÃO... 3 4 REQUISITOS MÍNIMOS... 4 5 INSTALAÇÃO DO ASSINADOR PRODIST

Leia mais

Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão GUICHÊ

Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão GUICHÊ Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão 22.2.0 GUICHÊ Índice I INTRODUÇÃO... 3 II INSTALAÇÃO DO SOFTWARE... 4 III UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE... 6 ANEXO 1 GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA... 9 ANEXO 2 SOLUÇÕES

Leia mais

Instruções para instalação do software ESI[Tronic] + KTS. Figura 2

Instruções para instalação do software ESI[Tronic] + KTS. Figura 2 Instruções para instalação do software ESI[Tronic] + KTS Passo 1 É importante que o KTS esteja conectado ao computador (via porta USB ou serial) e na energia, vide figura 1. Observar também se o LED verde

Leia mais

Meios de Comunicação de Dados.

Meios de Comunicação de Dados. Meios de Comunicação de Dados www.profjvidal.com Instalação do ELASTIX Configurando a Máquina Virtual Abra o VirtualBox e clique em novo no canto superior esquerdo. Depois selecione conforme na imagem

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS 1. Passo Conecte a impressora à fonte de alimentação elétrica e em seguida acione o botão de ligar a impressora. A seguir conecte um cabo de rede entre a impressora e a placa de rede de um computador qualquer.

Leia mais

Aula pratica 2 Configurações de Rede Ethernet com Protocolo TCP/IP

Aula pratica 2 Configurações de Rede Ethernet com Protocolo TCP/IP 1 Aula pratica 2 Configurações de Rede Ethernet com Protocolo TCP/IP Objetivo: Esta aula tem como objetivo apresentar aos alunos como configurar equipamentos em redes Ethernet com os protocolos TCP/IP.

Leia mais

IDES E PROGRAMAÇÃO. Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias

IDES E PROGRAMAÇÃO. Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias 1 IDES E PROGRAMAÇÃO Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias {claudio,macdias}@icmc.usp.br 2 Agenda Conceitos Instalação e Configuração Compilação e Execução de Código IDEs Exemplo

Leia mais

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho)

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 1. Informações Gerais Os procedimentos deste manual mostram

Leia mais

Instalando o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL para Windows

Instalando o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL para Windows Instalando o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL para Windows Este arquivo Leiame contém instruções para instalar o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL em sistemas Windows. Os Drivers

Leia mais

Sidicom S4. Tutorial: instalação do sistema em servidor

Sidicom S4. Tutorial: instalação do sistema em servidor Sidicom S4 Tutorial: instalação do sistema em servidor Instalando o Sidicom S4 em um servidor O objetivo deste tutorial é para aqueles clientes que desejam instalar o Sidicom S4 em servidor. Ou seja, não

Leia mais

Antes de instalar qualquer programa do ifox PDV, verificar e instalar os programas do Windows necessários:

Antes de instalar qualquer programa do ifox PDV, verificar e instalar os programas do Windows necessários: Antes de instalar qualquer programa do ifox PDV, verificar e instalar os programas do Windows necessários: 1. No Computador onde vai instalar o software do GERENCIADOR, verifique se o Microsoft.Net Framework

Leia mais

1. Após o boot se completar, será exibida a tela de inicial do Redo exibida abaixo, onde o usuário deverá escolher a opção Start Redo Backup.

1. Após o boot se completar, será exibida a tela de inicial do Redo exibida abaixo, onde o usuário deverá escolher a opção Start Redo Backup. RESTAURAÇÃO DE COMPUTADORES PREGÃO 83/2008 UTILIZANDO REDO BACKUP 1) RESTAURAÇÃO ATRAVÉS DE DISPOSITIVO USB COM IMAGEM DO SISTEMA O processo de restauração de imagem nos multiterminais deve ser feito utilizando-se

Leia mais

Utilização do Sistema Foundation Saúde

Utilização do Sistema Foundation Saúde Utilização do Sistema Foundation Saúde Versão 1 - ABR/2015 1 SUMÁRIO 1. Site...3 2. Trocar a senha...4 3. Menu Foundation...5 4.Envio de arquivos...6 5. Impressão do Protocolo...8 6. Erros...9 7. Consultar

Leia mais

Guia de Instalação II. Instalação e Administração do Fluig. Título do documento

Guia de Instalação II. Instalação e Administração do Fluig. Título do documento Guia de Instalação II Instalação e Administração do Fluig Título do documento fluig.com 0800 882 9191 Av. Braz Leme 1717, Casa Verde 02511-000 São Paulo - Brasil 1 Sumário 1. Introdução... 3 1.1. Objetivo

Leia mais

MTA Monitor. Manual de Instalação. Transferência de Arquivos. Versão: Última modificação: 15/4/2016

MTA Monitor. Manual de Instalação. Transferência de Arquivos. Versão: Última modificação: 15/4/2016 7/4/2010 MTA 3.0.3 Monitor Transferência de Arquivos Manual de Instalação Versão: 1.0.3 Última modificação: 15/4/2016 Contato Área responsável pelo fornecimento do material: SSP - Suporte Pós-Negociação:

Leia mais

É um canal de atendimento pela Internet para os Clientes do Banrisul.

É um canal de atendimento pela Internet para os Clientes do Banrisul. 1. O que é o Home Banking É um canal de atendimento pela Internet para os Clientes do Banrisul. Com o Home Banking, você pode consultar extratos de conta corrente, fazer pagamentos e transferências de

Leia mais

Guia do Wi-Fi Direct. Configuração fácil usando Wi-Fi Direct. Solução de problemas

Guia do Wi-Fi Direct. Configuração fácil usando Wi-Fi Direct. Solução de problemas Guia do Wi-Fi Direct Configuração fácil usando Wi-Fi Direct Solução de problemas Conteúdo Como ler os manuais... 2 Símbolos usados nos manuais... 2 Isenção de responsabilidade... 2 1. Configuração fácil

Leia mais

Catálogo em Rede. Sumário

Catálogo em Rede. Sumário Sumário Introdução...2 Configurando o Servidor...2 Tipo de firebird utilizado...2 Efetuando a troca do Firebird...4 Verificar se existe Firebird Server instalado...4 Instalando o gerenciador Firebird Server...6

Leia mais

SPED EFD DAS CONTRIBUIÇÕES. Geração e transmissão do SPED fiscal- EFD PIS/COFINS no pva. Walison de Paula Silva

SPED EFD DAS CONTRIBUIÇÕES. Geração e transmissão do SPED fiscal- EFD PIS/COFINS no pva. Walison de Paula Silva Geração e transmissão do SPED fiscal- EFD PIS/COFINS no pva Walison de Paula Silva Agenda Instalação do Programa Navegação Exemplo Prático Requisitos mínimos para instalação (Hardware) Microcomputador

Leia mais

INSTALAÇÃO PRINTERTUX. Tutorial

INSTALAÇÃO PRINTERTUX. Tutorial INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial 2 1. Download 1 Efetue o download acessando o endereço: https://www.hesolucoes.com.br/iso/printertux-2.1.iso MD5SUM: 844d318e9672fdbffec0ad354b642d5b 2. Pré-Requisitos (Hardware)

Leia mais

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. A3 em token

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. A3 em token BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL A3 em token Sumário Orientações Iniciais... 3 1. Instalação do driver do Token... 4 2. Mozilla Firefox... 9 3. Acessando o sistema... 12 4. Baixando e Instalando

Leia mais

1 Instalar navegador Google Chrome através deste link https://www.google.com/chrome?hl=pt-br (clique)

1 Instalar navegador Google Chrome através deste link https://www.google.com/chrome?hl=pt-br (clique) DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE SÃO VICENTE Núcleo Pedagógico Formação continuada de professores coordenadores TUTORIAL PARA USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS APRENDIDOS NOS DOIS PRIMEIROS ENCONTROS PARA BAIXAR

Leia mais

Guia de instalação do REIS

Guia de instalação do REIS Guia de instalação do REIS Este guia foi desenvolvido para explicar o processo de instalação e configuração do REIS em ambiente de produção. Organização do projeto: O projeto REIS é configurado em dois

Leia mais

Inclusão de NOTAS FISCAIS. Guia Rápido Audatex Web Perfil Oficina

Inclusão de NOTAS FISCAIS. Guia Rápido Audatex Web Perfil Oficina Inclusão de NOTAS FISCAIS Guia Rápido Audatex Web Perfil Oficina 1 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Acesso... 3 3. Home Tela Inicial... 4 4. Sinistros... 5 5. Dados Gerais... 6 6. Notas Fiscais... 6 7. Ações...

Leia mais

Salvar Relatórios em Arquivo

Salvar Relatórios em Arquivo Salvar Relatórios em Arquivo Av. José Souza Campos 1815 Cj 1204 Caro Cliente, Nas versões mais recentes de nossos softwares, alguns relatórios adquiriram o recurso de poderem ser salvos em arquivos PDF

Leia mais

GUIA RÁPIDO. MDIForms. Sintel Informática Ltda. Rua Vergueiro, nº º andar Vila Mariana, São Paulo - SP CEP:

GUIA RÁPIDO. MDIForms. Sintel Informática Ltda. Rua Vergueiro, nº º andar Vila Mariana, São Paulo - SP CEP: GUIA RÁPIDO MDIForms Sintel Informática Ltda. Rua Vergueiro, nº 2016-4º andar Vila Mariana, São Paulo - SP CEP: 04102-000 www.sintel.com.br Índice 1. Objetivo...3 2. Exibição dos dados...3 2.1. Seleção

Leia mais

Instalação e utilização do Software Pináculo SMS

Instalação e utilização do Software Pináculo SMS Instalação e utilização do Software Pináculo SMS Características do produto Pináculo SMS: Sem limite de quantidade de envios de SMS; Limite de 140 caracteres por mensagem; Histórico de mensagens enviadas

Leia mais

Lojamundi Tecnologia Sem Limites br

Lojamundi Tecnologia Sem Limites  br Como Configurar Unifi-AcessPoint Unifi é um adaptador / Acess Point (AP)de rede sem fio ideal para redes WiFi de alto desempenho. Por meio desse dispositivo é possível estender sua rede WiFi em mais 180

Leia mais

Portal Educacional Professor On line

Portal Educacional Professor On line 1. ACESSO AO SISTEMA O acesso ao sistema pode ser realizado pelos seguintes sites: http://www.iplc.g12.br/ http://www.franciscanasalcantarinas.org.br/ INFORME NOME DO USUÁRIO. INFORME A SUA SENHA DE ACESSO.

Leia mais

Guia de Uso - Mobile ID

Guia de Uso - Mobile ID Guia de Uso - Mobile ID Sumário 1. Introdução 3 2. Objetivo 3 3. Requisitos 3 4. Instalação e Configuração do Aplicativo MobileID no ios 3 4.1. Instalação do Aplicativo MobileID 3 4.2. Configurando o Aplicativo

Leia mais

Ferramenta: Spider-UCP. Manual do Usuário. Versão da Ferramenta: 1.0.

Ferramenta: Spider-UCP. Manual do Usuário. Versão da Ferramenta: 1.0. Ferramenta: Spider-UCP Manual do Usuário Versão da Ferramenta: 1.0 www.ufpa.br/spider Histórico de Revisões Data Versão Descrição Autor 30/08/2010 0.1 Elaboração do Documento. Sivaldinho Oliveira 30/08/2010

Leia mais

Software. I-210T Tools. Manual de usuário MAN-PT-DE-I210T Tools-01.00_16

Software. I-210T Tools. Manual de usuário MAN-PT-DE-I210T Tools-01.00_16 Software Manual de usuário MAN-PT-DE-I210T Tools-01.00_16 Introdução Obrigado por ter escolhido nosso software. Para garantir o uso correto e eficiente, é imprescindível a leitura completa deste manual

Leia mais

Guia Rápido Aplicativo TecViewer. Compatível com toda linha T1/THK. Obrigado pela preferência!

Guia Rápido Aplicativo TecViewer. Compatível com toda linha T1/THK. Obrigado pela preferência! Guia Rápido Aplicativo TecViewer Versão 1.0 Compatível com toda linha T1/THK Obrigado pela preferência! Tenha certeza de que estamos sempre trabalhando com empenho para entregar a você equipamentos e serviços

Leia mais

Guia de Instalação de Software

Guia de Instalação de Software Guia de Instalação de Software Este manual explica como instalar o software por meio de uma conexão USB ou de rede. A conexão de rede não está disponível para os modelos SP 200/200S/203S/203SF/204SF. Para

Leia mais

1º No módulo de Gestão Contábil é possível acessar o relatório através do menu Relatórios Diário.

1º No módulo de Gestão Contábil é possível acessar o relatório através do menu Relatórios Diário. Relatório Diário Produto : TOTVS Gestão Contábil 12.1.1 Processo : Relatórios Subprocesso : Diário Data publicação da : 05/02/2014 Migração do relatório Diário para.net com base no relatório já existente

Leia mais

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Como postar o Plano de Ensino e o Plano de Aula no BLACKBOARD Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva 1 1. Acessando ao BLACKBOARD 2. Como

Leia mais

4. Configuração da interface no software megadmx

4. Configuração da interface no software megadmx Manual interface megadmx USB INPUT Autor: Luís Augusto Spranger (www.megadmx.com) data: 17.03.2008 / revisão: 12.01.2010 2006 2009 megadmx Índice 1. Introdução...1 2. LEDS indicadores...1 3. Drivers USB...1

Leia mais

Tutorial de instalação e configuração do Software Giga VMS

Tutorial de instalação e configuração do Software Giga VMS Tutorial de instalação e configuração do Software Giga VMS Passo 1 Execute o instalador do Software Giga VMS. Passo 2 Marque a opção Português (br). Passo 3 Clique em Próximo. Passo 4 Aguarde a instalação

Leia mais

Lista de Fornecimento

Lista de Fornecimento MT-611-00021-3 Última Atualização 23/07/2015 Lista de Fornecimento Consulta lista de fornecimento Para realizar a busca por famílias de bens e serviços, o usuário deve acessar o Portal da Petronect, clicar

Leia mais

Manual Telemetria - Horímetro

Manual Telemetria - Horímetro Sumário Apresentação... 2 Home... 2 Definição do Idioma... 3 Telemetria Horímetro... 4 Sensores... 5 Faixas Horímetro... 5 Configura Faixa Sensor... 14 Detalhado Período... 21 Consolidado Dia... 26 Consolidado

Leia mais

Como instalar um gerador de PDF

Como instalar um gerador de PDF Como instalar um gerador de PDF Entre no site www.tinypdf.com/plug-ins.html, conforme imagem abaixo: Clique em FREE DOWNLOAD e a imagem ficará conforme abaixo: Clique em Download Now (586KB) aguarde o

Leia mais

MANUAL DE FUNCIONAMENTO DO SISMOURA PARA MICROTERMINAIS SHELLBY 915

MANUAL DE FUNCIONAMENTO DO SISMOURA PARA MICROTERMINAIS SHELLBY 915 MANUAL DE FUNCIONAMENTO DO SISMOURA PARA MICROTERMINAIS SHELLBY 915 1. Base do Microterminal O Microterminal Shellby faz sua comunicação através de rádio frequência, ou seja, uma base é conectada no servidor

Leia mais

Laboratório de Ciências Computação

Laboratório de Ciências Computação Laboratório de Ciências Computação APP Inventor https://goo.gl/bx1ezt 1 Dispositivos Móveis e Plataformas Os dispositivos móveis fazem parte de nosso dia a dia e nos permitem aplicar a computação de forma

Leia mais

Manual do Usuário Identifiq 5.0 Abril/2010

Manual do Usuário Identifiq 5.0 Abril/2010 Manual do Usuário Identifiq 5.0 Abril/2010 Este documento consiste em 14 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Abril de 2010. Impresso no Brasil. Sujeito a alterações técnicas.

Leia mais

Caros Usuários Siga Brasil,

Caros Usuários Siga Brasil, Caros Usuários Siga Brasil, Fizemos a migração do sistema para a versão mais nova do SAP Business Objects, ferramenta que suporta esses importantes produtos do Senado Federal. Tentaremos mostrar de forma

Leia mais

Sumário REGISTRADOR ELETRÔNICO DE PONTO - REP-1000 REGISTRADOR ELETRÔNICO DE PONTO - REP-1000

Sumário REGISTRADOR ELETRÔNICO DE PONTO - REP-1000 REGISTRADOR ELETRÔNICO DE PONTO - REP-1000 Versão 1.04 Março de 2010. Sumário As informações contidas neste manual estão sujeitas a alterações sem prévio aviso e não representam compromisso por parte do fabricante. As imagens aqui reproduzidas

Leia mais

Assinador de Documentos Vara de Execuções Penais

Assinador de Documentos Vara de Execuções Penais Manual do Usuário Assinador de Documentos Vara de Execuções Penais PROJUDI Template Versão 1.1 SUMÁRIO 1. Requisitos Básicos... 3 2. Atualizar Versão do Java... 3 Verificar e Atualizar a Versão do Java...

Leia mais

WINDOWS. Professor: Leandro Crescencio Colégio Politécnico 1

WINDOWS. Professor: Leandro Crescencio    Colégio Politécnico 1 WINDOWS Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 Meu Computador É a porta de entrada para o usuário navegar pelas unidades de

Leia mais

Manual de Configuração dos Clientes de .

Manual de Configuração dos Clientes de  . Universidade Federal da Paraíba Superintendência de Tecnologia da Informação Campus Universitário I, João Pessoa Paraíba CEP.: 58051-900 +55 83 3209-8650 Manual de Configuração dos Clientes de e-mail.

Leia mais

Configuração de Conta de no Outlook 2003 / 2007 e Backup de Segurança dos s

Configuração de Conta de  no Outlook 2003 / 2007 e Backup de Segurança dos  s Configuração de Conta de E-mail no Outlook 2003 / 2007 e Backup de Segurança dos E-mails 1. Após abrir o Microsoft Office Outlook, clicar no menu de Ferramentas e seguir os passos para a configuração da

Leia mais

Sistema PCMalotes Developed by: Bruno Lacerda All copyrights reserveds for Prado Chaves

Sistema PCMalotes Developed by: Bruno Lacerda All copyrights reserveds for Prado Chaves Sistema PCMalotes Developed by: Bruno Lacerda All copyrights reserveds for Prado Chaves Índice Manual PCMalote...1 Índice...2 Acesso ao Sistema...3 Cadastros...4 Empresa...4 Assessoria...5 Malotes...7

Leia mais

Instalando Servidor de Arquivos

Instalando Servidor de Arquivos Este tuto é referente a instalação e configuração do Servidor de Arquivos do Windows Server 2008 R2. ================================================== ===== Instalando Servidor de Arquivos 1. Abra o Gerenciador

Leia mais

Fiery Command WorkStation 5.8 com Fiery Extended Applications 4.4

Fiery Command WorkStation 5.8 com Fiery Extended Applications 4.4 Fiery Command WorkStation 5.8 com Fiery Extended Applications 4.4 O Fiery Extended Applications (FEA) v4.4 contém o Fiery software para executar tarefas usando o Fiery Server. Este documento descreve como

Leia mais

TCI 7300-U. Cabo de programação MPI-PC p/ interface USB. Manual de Instalação

TCI 7300-U. Cabo de programação MPI-PC p/ interface USB. Manual de Instalação TCI 7300-U Cabo de programação MPI-PC p/ interface USB Manual de Instalação O cabo de programação TCI 7300-U atende as famílias de PLC s Siemens S7-300 e S7-400 utilizando o protocolo MPI, suporta as taxas

Leia mais

Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis.

Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. COMO PARTICIPAR DO CURSO Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. Na parte superior da tela há uma barra de navegação que indica sua

Leia mais

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria Inserindo Imagem No writer, para inserir uma imagem é muito simples. Para isso, basta clicar no menu Inserir Figura (De um arquivo, Digitalizar, Galeria do Fontwork). É possível modificar os atributos

Leia mais

Na tela inicial do seu celular ou tablet,vá até o ícone App Store. Em seguida clique no botão de busca para procurar o aplicativo desejado.

Na tela inicial do seu celular ou tablet,vá até o ícone App Store. Em seguida clique no botão de busca para procurar o aplicativo desejado. Na tela inicial do seu celular ou tablet,vá até o ícone App Store. Em seguida clique no botão de busca para procurar o aplicativo desejado. Digite Luxvision Mobile, no campo de busca, aparecerá o nome

Leia mais

Linux Para esta configuração foi utilizado o Linux Ubuntu 12.04 mas o comando é o mesmo para todas as distribuições de Linux. Descompacte o arquivo patch_panel_evolution.gz na pasta home.informação. Digitar

Leia mais

1. REQUISITOS PARA INSTALAÇÃO DO SISTEMA WMC MOBILE

1. REQUISITOS PARA INSTALAÇÃO DO SISTEMA WMC MOBILE Instalação Android WMC Mobile no 1. REQUISITOS PARA INSTALAÇÃO DO SISTEMA WMC MOBILE O Sistema operacional Android do aparelho deve ser superior a versão 2. 2. x FROYO version O Android deve estar configurado

Leia mais

AMBRA CD UPLOADER. Carregador de estudos da Ambra. Suporte Ambra Saúde

AMBRA CD UPLOADER. Carregador de estudos da Ambra. Suporte Ambra Saúde AMBRA CD UPLOADER Carregador de estudos da Ambra Resumo Este manual visa instruir o usuário a instalar, configurar e utilizar o Carregador de estudos da Ambra no ambiente de produção (plataforma em operação).

Leia mais

Tutorial de Instalação LINUX EDUCACIONAL versão 4.0 Este tutorial foi elaborado a partir do material de autoria de Rafael Nink.

Tutorial de Instalação LINUX EDUCACIONAL versão 4.0 Este tutorial foi elaborado a partir do material de autoria de Rafael Nink. Tutorial de Instalação LINUX EDUCACIONAL versão 4.0 Este tutorial foi elaborado a partir do material de autoria de Rafael Nink. 12 de maio de 2011 Tutorial de Instalação Linux Educacional Este tutorial

Leia mais

Manual de Migração do Banco de Dados Paradox para Firebird

Manual de Migração do Banco de Dados Paradox para Firebird Pagina 1 Titulo do Manual [Parâmetros Gerais] Elaboração [Ricardo Francisco Mizael] Versão 1.0 Data Elaboração 27/10/2011 Paginas 21 Data Revisão 22/11/2011 Pagina 2 Conteúdo do Manual Apresentação...3

Leia mais

PASSO A PASSO - UTILIZAÇÃO DO ASSINADOR DIGITAL LOCAL - ARISP. Adicionando Arquivos no Projeto de Assinatura

PASSO A PASSO - UTILIZAÇÃO DO ASSINADOR DIGITAL LOCAL - ARISP. Adicionando Arquivos no Projeto de Assinatura PASSO A PASSO - UTILIZAÇÃO DO ASSINADOR DIGITAL LOCAL - ARISP Adicionando Arquivos no Projeto de Assinatura Para iniciar o processo de assinatura digital em arquivos é necessário que adicione arquivo(s)

Leia mais

Noções básicas do SAP Business One Tópico: Guia de introdução

Noções básicas do SAP Business One Tópico: Guia de introdução -Soluções Unidade: Noções básicas do SAP Business One Tópico: Guia de introdução Ao concluir este exercício, você estará apto a: Efetuar logon no SAP Business One Definir parâmetros de exibição Configurar

Leia mais

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Conteúdo Colacril Office... 3 Instalação do Colacril... 3 Inicialização do Colacril Office...

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS

BROFFICE.ORG IMPRESS BROFFICE.ORG IMPRESS O Impress é um dos aplicativos do pacote openoffice.org que permite a criação e exibição de apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, serviço ou produto, possibilitando

Leia mais

Como acessar as imagens via Navegador Internet Explorer

Como acessar as imagens via Navegador Internet Explorer Como acessar as imagens via Navegador Internet Explorer Antes de iniciar o procedimento de como realizar o(s) Acesso(s) Remoto(s) (Endereço IP em Rede Local, ou via Nuvem, ou via DDNS) através do Navegador

Leia mais

Instalação do Oracle VM Virtual Box

Instalação do Oracle VM Virtual Box 1 de 14 09/08/2012 12:56 Instalação do Oracle VM Virtual Box Após fazer download do Oracle VM VirtualBox o próximo passo é a instalação. Seguindo este tutorial passo-a-passo não haverá qualquer dificuldade

Leia mais

Download Bentley topograph Products from

Download Bentley topograph Products from Download Bentley topograph Products from WWW.BENTLEY.COM Applies To Product(s): Bentley topograph, Version(s): V8i Environment: N/A Area: Instalação, Download Subarea: Original Author: Bentley Technical

Leia mais

Como acessar as imagens via Navegador Safari

Como acessar as imagens via Navegador Safari Como acessar as imagens via Navegador Safari Antes de iniciar o procedimento de como realizar o(s) Acesso(s) Remoto(s) (Endereço IP em Rede Local, ou via Nuvem, ou via DDNS) através do Navegador Safari,

Leia mais

Aplicativo de proteção de senha para as unidades de memória flash USB da Verbatim

Aplicativo de proteção de senha para as unidades de memória flash USB da Verbatim Manual do usuário EasyLock da Verbatim Aplicativo de proteção de senha para as unidades de memória flash USB da Verbatim Versão 1.00 Direitos reservados 2010 Verbatim Americas, LLC. Todos os direitos reservados.

Leia mais

Com a OABRJ Digital você trabalha de forma colaborativa, simples e objetiva, em uma única tela.

Com a OABRJ Digital você trabalha de forma colaborativa, simples e objetiva, em uma única tela. MANUAL A OABRJ Digital possui uma interface simples e de fácil utilização Com a OABRJ Digital você trabalha de forma colaborativa, simples e objetiva, em uma única tela. Acesso ao OAB Digital Tela Principal

Leia mais

Título: Ao acessar o sistema em uma Estação ocorre a mensagem Erro 100 (O servidor do banco de dados não está sendo executado).

Título: Ao acessar o sistema em uma Estação ocorre a mensagem Erro 100 (O servidor do banco de dados não está sendo executado). Título: Ao acessar o sistema em uma Estação ocorre a mensagem Erro 100 (O servidor do banco de dados não está sendo executado). Este problema geralmente ocorre em um computador Estação, quando há problemas

Leia mais

Tutoriais Able Business JUNIOR

Tutoriais Able Business JUNIOR Tutoriais Able Business JUNIOR Como enviar XML/DANFE por email? Parâmetros para Transmissão NF-e... 2 Cadastrando uma conta de email no Able Business JUNIOR... 3 Instalação do software PDFCreator... 3

Leia mais

A1 Manual Certificado Digital A1 no Windows

A1 Manual Certificado Digital A1 no Windows A1 Manual Certificado Digital A1 no Windows Sumário Introdução 3 Requisitos para emissão do certificado digital A1 ICP-Brasil 4 Acessando o Certificado Digital pelo Internet Explorer 5 Acessando o Certificado

Leia mais

Crie um novo projeto conforme abaixo, encerrando com o botão Finalizar :

Crie um novo projeto conforme abaixo, encerrando com o botão Finalizar : Professor: Luiz Claudio Ferreira de Souza Calculadora Refinada feita em Java Crie um novo projeto conforme abaixo, encerrando com o botão Finalizar : Crie um novo arquivo para o projeto conforme abaixo,

Leia mais

Preparação do ambiente para desenvolvimento em Java

Preparação do ambiente para desenvolvimento em Java Buscar comentários post favorito (1) Preparação do ambiente para desenvolvimento em Java Veja neste artigo a preparação do ambiente para desenvolvimento de aplicações com a linguagem Java, vendo desde

Leia mais

MANUAL DO KIT ON-LINE

MANUAL DO KIT ON-LINE MANUAL DO KIT ON-LINE Criado em: Novembro/2006 Alteração realizada: 15/12/2006 Versão do Manual: 1.0 Alteração realizada: 08/07/2009 Versão do Manual: 2.0 Alteração realizada: 27/01/2010 Versão do Manual:

Leia mais

MANUAL DA FISIOTERAPIA E-AUTORIZADOR CASSEMS. CASSEMS Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul.

MANUAL DA FISIOTERAPIA E-AUTORIZADOR CASSEMS. CASSEMS Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul. E-AUTORIZADOR MANUAL DA FISIOTERAPIA CASSEMS CASSEMS Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul. 2 Sumário 1.0 Como instalar o sistema e-autorizador... 3 2.0 Tela inicial... 5

Leia mais

BUSINESS V10 MANUAL INTRODUTÓRIO NOTA FISCAL ELETRÔNICA DE SERVIÇOS (NFS-E BH) Nota Fiscal Eletônica de Serviços

BUSINESS V10 MANUAL INTRODUTÓRIO NOTA FISCAL ELETRÔNICA DE SERVIÇOS (NFS-E BH) Nota Fiscal Eletônica de Serviços BUSINESS V10 MANUAL INTRODUTÓRIO NOTA FISCAL ELETRÔNICA DE SERVIÇOS (NFS-E BH) Nota Fiscal Eletônica de Serviços Sumário 1. Introdução... 3 2. Requisitos Básicos... 4 3. Instalação... 5 4. Configurações

Leia mais

Escrito por Jéssica França Sex, 04 de Dezembro de :48 - Última revisão Sex, 04 de Dezembro de 2015

Escrito por Jéssica França Sex, 04 de Dezembro de :48 - Última revisão Sex, 04 de Dezembro de 2015 Controlador de Versões do Edifício - TQS CVE Na V19 foi lançado o controlador de versões do edifício (CVE). O CVE é uma ferramenta que faz uso do GIT ( https://git-scm.com/ ) para gerenciar pontos de restaurações

Leia mais

Manual de configuração do servidor

Manual de configuração do servidor Manual de configuração do servidor Leitura dos cursos novos - formato Scorm GrupoPrepara www.grupoprepara.com.br Conteúdo I. Atenção... 2 II. Habilitando o IIS... 3 III. Criando a pasta de arquivos...

Leia mais

Tutorial de Instalação Integratto Contábil SQL. Integratto Contábil SQL

Tutorial de Instalação Integratto Contábil SQL. Integratto Contábil SQL Tutorial de Instalação 1 Sumário Sumário... 2 Apresentação... 3 Configurações Iniciais... 4 Atenção... 4 Verifique o tamanho da base de dados... 4 Desabilite o Antivírus... 4 Crie uma pasta destinada ao

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor / 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM...

Leia mais

Samsung Auto Backup Guia do Usuário da Ferramenta de Atualização

Samsung Auto Backup Guia do Usuário da Ferramenta de Atualização Samsung Auto Backup Guia do Usuário da Ferramenta de Atualização Informações Preliminares As versões posteriores ao Samsung Auto Backup v4.2.7140.404 não já suportam o backup compactado/criptografado.

Leia mais

Sistema Operacionais II. Aula: Virtualização

Sistema Operacionais II. Aula: Virtualização Sistema Operacionais II Aula: Virtualização Objetivos Entender o que é uma máquina virtual. Instalar várias máquinas virtuais em um mesmo computador usando o VirtualBox. Aprender os modos de rede suportados

Leia mais