Manual de Compilação/Execução da Aplicação SmartHome

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual de Compilação/Execução da Aplicação SmartHome"

Transcrição

1 Manual de Compilação/Execução da Aplicação SmartHome 1. Pré-Requisitos de Instalação 2. Passos para Executar a Aplicação 3. Instruções de Uso das Funcionalidades 4. Observações 1. Pré-Requisitos de Instalação Para executar esta aplicação, é necessário ter instalado: Plataforma Java(TM) SE Runtime Environment, versão 7; Sistema Operacional Linux Ubuntu, a partir da versão 12.4; TinyOS 2.1.2; 2. Passos para Executar a Aplicação 2.1 Compilar Aplicação TinyOS A aplicação SmartHome para TinyOS que executará nos sensores é dividida em cinco componentes: Lâmpada Termostato Televisão Rádio Fogão Cada componente deve ser compilado e, portanto, cada um irá gerar um arquivo executável. Para compilar qualquer um dos componentes, basta abrir uma janela de terminal, entrar no diretório com o código da aplicação (que está em aplicacoes/smarthome/tinyos/nome_do_componente) e então digitar: make telosb blip Será gerado então, no diretório onde o comando foi executado, um diretório build/tinyos/. Dentro deste diretório estará o arquivo main.exe, que é o arquivo executável da aplicação. 2.2 Executar aplicação tinyos no testbed 1) Realizar upload dos executáveis TinyOS; Atualmente, existem apenas 3 motes do tipo TelosB disponíveis no testbed. Portanto, você terá que escolher até dois dispositivos da casa inteligente para realiazar upload do código no testbed. É obrigatório que se instale a aplicação Ppp Router em um n ṍ, pois ele funciona como o roteador de borda da aplicação. Neste tutorial seguem as instruções para os dispositivos Lâmpada e Televisão (as instruções para os demais são similares).

2 Assim, você deverá instalar as seguintes aplicações: Ppp Router (roteador de borda da aplicação); Aplicação da Lâmpada; Aplicação da Televisão; Para cada arquivo siga os seguintes passos: Na tela inicial do portal web do testbed, clique sobre o botão + na parte de Executáveis para realizar upload. Preencha o formulário com o nome (obrigatório) e com a descrição (opcional). Ao clicar sobre o botão Selecionar Arquivo, navegue até a localização do arquivo executável em seu computador e o selecione. Selecione também o tipo de nó Mote TelosB e por fim conclua a operação clicando sobre o botão Salvar.

3 2) Definir a configuração de rede da aplicação A configuração de rede determina quais nós do testbed serão utilizados para executarem as aplicações. Na tela inicial do portal web do testbed, clique sobre o botão + na parte de Configurações de Rede. Será exibida a seguinte tela:

4 Como se trata de uma aplicação que irá executar em uma rede IPv6, um dos nós deverá executar a aplicação Ppp Router (distribuída com o TinyOS) que funcionará como roteador de borda e irá intermediar a comunicação com a rede IPv4 (internet). Assim, os demais motes TelosB podem ser utilizados para executar a aplicação smart home. A imagem acima mostra como a rede deve ser configurada: 1 Preencha o formulário com o nome da configuração de rede (obrigatório). O campo Descrição pode ser preenchido também, mas é opcional. 2 Selecione somente os nós TelosB que serão utilizados no experimento (devem ser selecionados no mínimo dois nós: um para a aplicação Ppp Router e outro para a aplicação smart home). 3 Desmarque a opção Arquivo default de todos os nós com exceção do nó de ID 6, onde será instalado a aplicação Ppp Router. 4 Para os dois últimos nós, clique sobre o menu dropdown e selecione o arquivo binário correspondente ao dispositivo da casa inteligente que deseja instalar. 3) Definir um script Na tela inicial do portal web do testbed, clique em + na parte de Scripts. Coloque um nome para o script e uma descrição, se preferir. Para esse teste, suficiente usar o comando ' A 6,7,8 '. Esse comando irá ativar os nós de ID 6, 7 e 8. Ao final clique sobre o botão 'Salvar'.

5 4) Definir plano de execução O plano de execução irá associar a configuração de rede feita anteriormente a um script de execução. Para isso, clique sobre o botão + na parte de Planos.

6 Coloque um nome para o plano a ser criado e selecione a configuração de rede e o script de execução criados anteriormente. Ao final, clique sobre o botão Salvar. 5) Fazer um agendamento para a execução do teste Agora é necessário realizar uma reserva para utilizar o testbed. Clique sobre o botão + na parte de Agendamentos. Dê um nome para o agendamento e selecione um slot de tempo clicando sobre os retângulos que estão em verde. Ao final clique sobre o botão salvar.

7 6) Iniciar execução do experimento no testbed Clique sobre o botão + na parte de Testes. Dê um nome para o teste. Certifique-se que o endereço IP no campo Endereço IPv4 está igual ao endereço IP exibido logo abaixo em Endereço Atual.

8 No campo agenda, selecione a agenda criada anteriormente e selecione também o plano configurado. Ao final, clique sobre o botão Salvar. Caso o slot de tempo selecionado no agendamento seja o momento atual o teste iniciará logo após o término desta operação. 2.3 Definir Endereços IP dos motes na aplicação Java na máquina do usuário Para a aplicação que executa na máquina do usuário possa se comunicar com os nós do testbed que simulam os dispositivos da casa inteligente, é necessário que a aplicação Java conheça os endereços IP dos nós no testbed. Antes de executar a aplicação na máquina do usuário, deve-se abrir o código da aplicação Java SmartHome e informar os endereços IP para cada dispositivo a ser utilizado durante o experimento. Abra o arquivo da classe ApplianceDAO.java e verifique quais são os endereços IP dos nós a serem utilizados no testbed. Para verificar isso basta conferir os identificadores físicos dos nós na configuração da topologia. Por exemplo, para o nó de ID 7 (com a aplicação da lâmpada), seu endereço IPv6 será fec::7. Na imagem abaixo podemos ver nas linhas 24 e 25 a definição do prefixo 'fec0' e posteriormente nas linhas 27 e 32 a definição do endereço IP de acordo com o ID físico do nó. Para este tutorial, copie o código da linha 23 até a linha 35 do código abaixo para a classe ApplianceDao.java.

9 2.3 Configurar interface de rede virtual e endereço IPv6 Abra uma janela do terminal, entre no diretorio aplicacoes/scripts: Atribua permissão de execução aos scripts ppp.sh e ip.sh sudo chmod +x ppp.sh sudo chmod +x ip.sh Execute o script para configuração da interface de rede virtual./ppp.sh Abra uma outra janela do terminal e execute o script para configuração do endereço IPv6./ip.sh Observação: No script para configuração da interface de rede virtual, ppp.sh, está definido atualmente o endereço IP do testbed ( ) e a porta do sensor no qual executa a aplicação Ppp_router (10007). Caso o testbed seja instalado sob um outro endereço IP, este script deve ser atualizado.

10 2.4 Executar aplicação Para executar a aplicação, abra uma outra janela no terminal e entre no diretório aplicacoes/smarthome/executaveis/java e digite no terminal: java -jar SmartHome.jar 3. Instruções de Uso das Funcionalidades A aplicação smarthome tem como funcionalidade disponibilizar ao usuário a simulação do controle de cinco tipos de dispositivos em uma residência: Lâmpada, Televisão, Rádio, Termostato e Fogão. A seguir as informações recebidas e os comandos que eles oferecem: Lâmpada Informações: status (ligado/desligado). Comandos: ligar/desligar. Termostato Informações: status do sistema de climatização e a temperatura atual configurada. Comandos: ligar/desligar, alterar da temperatura. Rádio Informações: status do rádio, estação sintonizada e volume. Comandos: ligar/desligar, alterar estação, alterar volume. TV Informações: status do TV, canal sintonizado e volume. Comandos: ligar/desligar, alterar canal, alterar volume. Fogão Informações: status de cada boca e do forno, temperatura atual do forno. Após iniciar a execução da aplicação, será exibida na inteface dois painéis: No lado esquerdo, fica o painel para exibição das funcionalidades do dispositivo selecionado; No lado direito, é exibida a planta de uma residência e os dispositivos que podem ser controlados em cada cômodo; Fig 1. : Interface inicial da aplicação

11 Para controlar um determinado dispositivo, basta selecioná-lo clicando sobre ele na planta da residência. Ao selecionar um dispositivo na planta, será exibido ao lado as funcionalidades do mesmo. Fig 2. : Painel direito após a seleção do dispositivo termostato Para ligar/desligar um dispositivo, basta clicar sobre os botões On e Off, respectivamente; Para verificar o status de um dispositivo (capturar todas as informações), basta clicar sobre o botão superior direito Get (ao lado do botão Off ); Fig 3. : Funcionalidades do dispositivo rádio

12 No caso dos dispositivos rádio e televisão, para solicitar ou selecionar a estação e o canal, respectivamente, deve-se digitar um numero através do teclado numérico exibido logo abaixo do volume, como mostrado na figura 3. Para solicitar o canal/estação atual, clique sobre o botão?. Para selecionar um canal/estação, clique sobre o botão!. Para apagar o formulário clique sobre X. O volume pode ser selecionado utilizando a barra de seleção e clicando sobre o botão Set. Para verificar o volume selecionado atualmente clique sobre o botão Get, abaixo da barra de seleção de volume. Para o dispositivo Fogão, existe apenas a funcionalidade de verificar se as chamas e o forno estão acesos ou não. Para isso, clique sobre o botão Get. Fig 4. : Funcionalidades do dispositivo fogão 5. Observações Não é implementada a parte de atuação entre o mote e o equipamento em si (como rádio ou termostato), realizando a simulação dos comandos e mantendo um estado interno para as informações (em vez de recuperá-las dos equipamentos). Ou seja, quando se liga um dispositivo, existe uma variável no mote correspondente que está sendo alterada para representar que o dispositivo está ligado. No entanto, isso não afeta o propósito da aplicação, que é de analisar aplicações IPv6 no testbed. O funcionamento da aplicação depende do conhecimento prévio dos endereços IP dos sensores. Os endereços IP dos sensores são armazenados em variáveis da aplicação Java. Caso seja necessário mudar os endereços, a aplicação deve ser compilada novamente.

Manual da Aplicação Water Monitor

Manual da Aplicação Water Monitor Manual da Aplicação Water Monitor 1. Descrição da Aplicação 2. Pré-Requisitos de Instalação 3. Passos para Execução 4. Instruções de Uso das Funcionalidades 5. Observações 1. Descrição da Aplicação A aplicação

Leia mais

2- Carregar o código executável para o testbed e configurar o experimento

2- Carregar o código executável para o testbed e configurar o experimento Lição 2 Como executar uma aplicação no testbed e receber logs de execução na máquina do usuário? Para mostrar como executar uma aplicação no testbed CéuNaTerra e receber o log da execução na máquina do

Leia mais

Sankhya Web Connection. Versão: 02 Criado em: 28/03/2017

Sankhya Web Connection. Versão: 02 Criado em: 28/03/2017 0 de 14 Em alguns navegadores de internet, vem se tornando complicado o uso de plugins (um plugin ou módulo de extensão é um programa de computador usado para adicionar funções a outros programas maiores,

Leia mais

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista Introdução Neste laboratório, você fará backup de dados. E também realizará uma restauração dos dados. Equipamentos

Leia mais

Manual de Instalação da Leitora para cartão e-cpf e Instrução para assinatura digital (SGP-e)

Manual de Instalação da Leitora para cartão e-cpf e Instrução para assinatura digital (SGP-e) SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO - SEA Sistema de Gestão de Protocolo Eletrônico Manual de Instalação da Leitora para cartão e-cpf e Instrução para assinatura digital (SGP-e) SUMÁRIO 1- Qual o objetivo

Leia mais

Procedimentos para Atualização Sisloc

Procedimentos para Atualização Sisloc Procedimentos para Atualização Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Atualização de versão no servidor... 3 Passo a passo... 3 3. Atualização de Versão nas Demais Máquinas... 9 Passo a passo...

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS 1. Passo Conecte a impressora à fonte de alimentação elétrica e em seguida acione o botão de ligar a impressora. A seguir conecte um cabo de rede entre a impressora e a placa de rede de um computador qualquer.

Leia mais

ATUALIZAÇÃO FIRMWARE ROTEADOR PIRELLI - P.DG E4001N

ATUALIZAÇÃO FIRMWARE ROTEADOR PIRELLI - P.DG E4001N 1- CONFIGURAÇÕES INICIAIS Antes de iniciar o procedimento para atualização, verifique/configure os seguintes itens no computador a ser utilizado: 1) Se o cabo de rede está conectado ao computador e à porta

Leia mais

GUIA RÁPIDO PARA INSTALAÇÃO DO CURUMIM

GUIA RÁPIDO PARA INSTALAÇÃO DO CURUMIM GUIA RÁPIDO PARA INSTALAÇÃO DO CURUMIM Para poder utilizar o Curumim pela primeira vez, é necessário ter instalado no computador os seguintes arquivos: 1. Java JRE - máquina virtual java 2. Driver do Rádio

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO MANUAL DE INSTALAÇÃO CADPREV ENTE-LOCAL MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL Regimes de Previdência no Serviço Público ÍNDICE Para a PRIMEIRA INSTALAÇÃO do CADPREV ENTE-LOCAL é necessário seguir as seguintes

Leia mais

Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão GUICHÊ

Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão GUICHÊ Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão 22.2.0 GUICHÊ Índice I INTRODUÇÃO... 3 II INSTALAÇÃO DO SOFTWARE... 4 III UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE... 6 ANEXO 1 GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA... 9 ANEXO 2 SOLUÇÕES

Leia mais

POO Documentation. Release 1.0. Felipe Dau e Francisco Pereira Junior

POO Documentation. Release 1.0. Felipe Dau e Francisco Pereira Junior POO Documentation Release 1.0 Felipe Dau e Francisco Pereira Junior August 13, 2015 Contents 1 Instalação do Java 1 1.1 Download................................................. 1 1.2 Instalação.................................................

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO EM REDE ADMINISTRADOR E GERENCIAL G4

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO EM REDE ADMINISTRADOR E GERENCIAL G4 MANUAL DE CONFIGURAÇÃO EM REDE ADMINISTRADOR E GERENCIAL G4 Digisat Tecnologia Ltda Rua Marechal Deodoro, 772 Edifício Mirage 1º Andar Sala 5 e 6 Centro Concórdia/SC CEP: 89700-000 Fone/Fax: (49) 3441-1600

Leia mais

TOTVS Utilização dos Aplicativos. Arquitetura e Instalação

TOTVS Utilização dos Aplicativos. Arquitetura e Instalação Arquitetura e Instalação Sumário 1 Conceitos Básicos... 3 1.1 Objetivos do Treinamento... 3 1.2 TOTVS Application Server... 3 1.3 TOTVS SmartClient... 4 1.4 TOTVS DbAccess Monitor... 5 2 TOTVS SmartClient

Leia mais

Instruções para instalação do software ESI[Tronic] + KTS. Figura 2

Instruções para instalação do software ESI[Tronic] + KTS. Figura 2 Instruções para instalação do software ESI[Tronic] + KTS Passo 1 É importante que o KTS esteja conectado ao computador (via porta USB ou serial) e na energia, vide figura 1. Observar também se o LED verde

Leia mais

Manual de acesso ao Portal do Contribuinte - SIGET

Manual de acesso ao Portal do Contribuinte - SIGET Manual de acesso ao Portal do Contribuinte - SIGET Versão 1.0 (Atualizado em 04/05/2016) - 2011 - Governo do Estado do Ceará - Todos os direitos reservados. Conteúdo Requisitos de Instalação... 3 Área

Leia mais

Manual de Instalação Sisbr 2.0

Manual de Instalação Sisbr 2.0 Manual de Instalação Sisbr 2.0 Manual do Usuário Versão 1.1 Histórico Data Versão Descrição Autor 27/05/2011 1.0 Criação do Procedimento Documentado Carina Souza 04/07/2011 1.1 Atualização Carina Souza

Leia mais

Meios de Comunicação de Dados.

Meios de Comunicação de Dados. Meios de Comunicação de Dados www.profjvidal.com Instalação do ELASTIX Configurando a Máquina Virtual Abra o VirtualBox e clique em novo no canto superior esquerdo. Depois selecione conforme na imagem

Leia mais

MANUAL. ecosistemas.net.br

MANUAL. ecosistemas.net.br MANUAL A Eco.Suite possui uma interface simples e de fácil utilização Com a Eco.Suite você trabalha de forma colaborativa, simples e objetiva, em uma única tela. Acesso ao Eco.Suite Tela Principal Após

Leia mais

ProdCert Módulo Certificador. Manual de Instalação e configuração

ProdCert Módulo Certificador. Manual de Instalação e configuração Módulo Certificador 29/11/2016 Página 2/9 1. Avisos importantes 1. 32 ou 64 bits? O ProdCert foi desenvolvido para sistemas operacionais Windows 32-bits, mas pode ser instalado e executado em Windows 64-bits

Leia mais

Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML

Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML 1 Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML 1. Conceitos e termos importantes XML Empresarial: é um sistema web (roda

Leia mais

Procedimento Instalação Impressora Servidor de impressão/quota

Procedimento Instalação Impressora Servidor de impressão/quota Objetivo: Procedimento Instalação Impressora Servidor de impressão/quota Este procedimento tem como funcionalidade descrever os passos para instalação de impressora do Servidor de impressão/quota. Descrição:

Leia mais

GUIA DO PLANO DE AULA PORTAL EDUCACIONAL TOTVS

GUIA DO PLANO DE AULA PORTAL EDUCACIONAL TOTVS GUIA DO PLANO DE AULA PORTAL EDUCACIONAL TOTVS SUMÁRIO Dúvidas e Apoio... 2 1 ACESSANDO ATIVIDADES ACADÊMICAS pelo Minha Unisinos... 2 2 ACESSANDO O PORTAL EDUCACIONAL (TOTVS) PELO DIÁRIO DE CLASSE...

Leia mais

Aula pratica 2 Configurações de Rede Ethernet com Protocolo TCP/IP

Aula pratica 2 Configurações de Rede Ethernet com Protocolo TCP/IP 1 Aula pratica 2 Configurações de Rede Ethernet com Protocolo TCP/IP Objetivo: Esta aula tem como objetivo apresentar aos alunos como configurar equipamentos em redes Ethernet com os protocolos TCP/IP.

Leia mais

MTA Monitor. Manual de Usuário. Transferência de Arquivos. Versão: Última modificação: 11/11/2014

MTA Monitor. Manual de Usuário. Transferência de Arquivos. Versão: Última modificação: 11/11/2014 7/4/2010 MTA 3.0.3 Monitor Transferência de Arquivos Manual de Usuário Versão: 3.0.3 Última modificação: 11/11/2014 Contato Área responsável pelo fornecimento do material: Suporte à Pós-Negociação Telefone:

Leia mais

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho)

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 1. Informações Gerais Os procedimentos deste manual mostram

Leia mais

Tutorial Eduroam - Windows 7 Passo a passo. 14/10/2016 Ver. 1

Tutorial Eduroam - Windows 7 Passo a passo. 14/10/2016 Ver. 1 Tutorial Eduroam - Windows 7 Passo a passo 14/10/2016 Ver. 1 ATENÇÃO Este tutorial foi elaborado com a versão 7 do sistema operacional Windows. A interface e passo-a-passo da configuração de conexão wifi

Leia mais

Manual do Usuário Brother Meter Read Tool

Manual do Usuário Brother Meter Read Tool Manual do Usuário Brother Meter Read Tool BRA-POR Versão 0 Direitos autorais Copyright 2017 Brother Industries, Ltd. Todos os direitos reservados. As informações incluídas neste documento estão sujeitas

Leia mais

Manual do Usuário Assinador Prodist e-financeira

Manual do Usuário Assinador Prodist e-financeira Assinador Prodist e-financeira Agosto de 2016 Versão 1.1 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 SOBRE o e-financeira... 3 3 COMPONENTES DA APLICAÇÃO... 3 4 REQUISITOS MÍNIMOS... 4 5 INSTALAÇÃO DO ASSINADOR PRODIST

Leia mais

Guia de Instalação II. Instalação e Administração do Fluig. Título do documento

Guia de Instalação II. Instalação e Administração do Fluig. Título do documento Guia de Instalação II Instalação e Administração do Fluig Título do documento fluig.com 0800 882 9191 Av. Braz Leme 1717, Casa Verde 02511-000 São Paulo - Brasil 1 Sumário 1. Introdução... 3 1.1. Objetivo

Leia mais

Fixo (41) Vivo (41) Tim (41) Claro (41) OI (41) Sistema Descomplicado CNPJ

Fixo (41) Vivo (41) Tim (41) Claro (41) OI (41) Sistema Descomplicado CNPJ INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

Utilização do Sistema Foundation Saúde

Utilização do Sistema Foundation Saúde Utilização do Sistema Foundation Saúde Versão 1 - ABR/2015 1 SUMÁRIO 1. Site...3 2. Trocar a senha...4 3. Menu Foundation...5 4.Envio de arquivos...6 5. Impressão do Protocolo...8 6. Erros...9 7. Consultar

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO SISTEMA DE GERÊNCIA CONSCIUS

MANUAL DE INSTALAÇÃO SISTEMA DE GERÊNCIA CONSCIUS MANUAL DE INSTALAÇÃO SISTEMA DE GERÊNCIA CONSCIUS 1 ÍNDICE ÍNDICE... 2 1. INTRODUÇÃO... 3 2. REQUISITOS... 3 2.1 Requisitos mínimos para utilização do instalador... 3 2.2 Requisitos mínimos para instalação

Leia mais

Assina Web S_Line Manual de Uso

Assina Web S_Line Manual de Uso 1. Introdução O Assina Web S_Line permite assinar digitalmente Resultados de Exames em XML que estão disponíveis na internet. É feito o download dos documentos no computador, convertidos para o formato

Leia mais

Instalando o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL para Windows

Instalando o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL para Windows Instalando o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL para Windows Este arquivo Leiame contém instruções para instalar o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL em sistemas Windows. Os Drivers

Leia mais

É um canal de atendimento pela Internet para os Clientes do Banrisul.

É um canal de atendimento pela Internet para os Clientes do Banrisul. 1. O que é o Home Banking É um canal de atendimento pela Internet para os Clientes do Banrisul. Com o Home Banking, você pode consultar extratos de conta corrente, fazer pagamentos e transferências de

Leia mais

Se a tela de instalação não for exibida após um minuto, inicie o CD manualmente:

Se a tela de instalação não for exibida após um minuto, inicie o CD manualmente: Página 1 de 5 Guia de conexão Instalando uma impressora conectada localmente (Windows) Nota: se o sistema operacional não for suportado pelo CD Software e documentação, será necessário usar o Assistente

Leia mais

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. A3 em token

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. A3 em token BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL A3 em token Sumário Orientações Iniciais... 3 1. Instalação do driver do Token... 4 2. Mozilla Firefox... 9 3. Acessando o sistema... 12 4. Baixando e Instalando

Leia mais

Inclusão de NOTAS FISCAIS. Guia Rápido Audatex Web Perfil Oficina

Inclusão de NOTAS FISCAIS. Guia Rápido Audatex Web Perfil Oficina Inclusão de NOTAS FISCAIS Guia Rápido Audatex Web Perfil Oficina 1 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Acesso... 3 3. Home Tela Inicial... 4 4. Sinistros... 5 5. Dados Gerais... 6 6. Notas Fiscais... 6 7. Ações...

Leia mais

Como instalar um gerador de PDF

Como instalar um gerador de PDF Como instalar um gerador de PDF Entre no site www.tinypdf.com/plug-ins.html, conforme imagem abaixo: Clique em FREE DOWNLOAD e a imagem ficará conforme abaixo: Clique em Download Now (586KB) aguarde o

Leia mais

Guia de Instalação. Driver Gráfico de Impressão for LINUX

Guia de Instalação. Driver Gráfico de Impressão for LINUX Guia de Instalação Driver Gráfico de Impressão for LINUX Índice Apresentação...5 Documento...5 Modelos de Driver...5 Compatibilidade...5 Instalação...6 Requisitos Mínimos...6 Instalando o Driver...6 Gerenciamento...12

Leia mais

Sidicom S4. Tutorial: instalação do sistema em servidor

Sidicom S4. Tutorial: instalação do sistema em servidor Sidicom S4 Tutorial: instalação do sistema em servidor Instalando o Sidicom S4 em um servidor O objetivo deste tutorial é para aqueles clientes que desejam instalar o Sidicom S4 em servidor. Ou seja, não

Leia mais

Usando VNC para instalar o CallManager da Cisco em um servidor remoto

Usando VNC para instalar o CallManager da Cisco em um servidor remoto Usando VNC 3.3.7 para instalar o CallManager da Cisco em um servidor remoto Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Use o VNC com CallManager da Cisco Preparação do

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO - APP MONIVOX ROIP

MANUAL DO USUÁRIO - APP MONIVOX ROIP 1. INFORMAÇÕES DO PRODUTO 1.1 INTRODUÇÃO Bem vindo ao manual do usuário do app RoIP. Neste você encontrará instruções de como configurar e colocar em operação o MoniVox app RoIP. 1.2 DIREITOS AUTORAIS

Leia mais

Tutorial Instalador de configuração - Eduroam. 14/10/2016 Ver. 1.1

Tutorial Instalador de configuração - Eduroam. 14/10/2016 Ver. 1.1 Tutorial Instalador de configuração - Eduroam 14/10/2016 Ver. 1.1 ATENÇÃO Para fins demonstrativos, o tutorial de configuração de rede eduroam via instalador de configuração foi elaborado com o sistema

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO SERVIDOR

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO SERVIDOR MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO 22.4.0 SERVIDOR SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 3 2. INSTALAÇÃO DO SOFTWARE 4 3. UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE 6 ANEXO 1 GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA 17 ANEXO 2 SOLUÇÕES

Leia mais

Antes de instalar qualquer programa do ifox PDV, verificar e instalar os programas do Windows necessários:

Antes de instalar qualquer programa do ifox PDV, verificar e instalar os programas do Windows necessários: Antes de instalar qualquer programa do ifox PDV, verificar e instalar os programas do Windows necessários: 1. No Computador onde vai instalar o software do GERENCIADOR, verifique se o Microsoft.Net Framework

Leia mais

Guia de Instalação do Lotus Notes 7

Guia de Instalação do Lotus Notes 7 Guia de Instalação do Lotus Notes 7 Itens necessários antes da instalação: - Nome do usuário, senha e informações sobre o servidor. - Arquivo do ID do usuário - Instalador do Lotus Notes - Privilégio de

Leia mais

Laboratório Exibição de informações da placa de rede com e sem fio

Laboratório Exibição de informações da placa de rede com e sem fio Laboratório Exibição de informações da placa de rede com e sem fio Objetivos Parte 1: Identificar e trabalhar com placas de rede do PC Parte 2: Identificar e usar os ícones rede da bandeja do sistema Histórico/cenário

Leia mais

Portal Educacional Professor On line

Portal Educacional Professor On line 1. ACESSO AO SISTEMA O acesso ao sistema pode ser realizado pelos seguintes sites: http://www.iplc.g12.br/ http://www.franciscanasalcantarinas.org.br/ INFORME NOME DO USUÁRIO. INFORME A SUA SENHA DE ACESSO.

Leia mais

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais

Notas sobre a Versão do Controlador de arquivos para HP 3PAR StoreServ

Notas sobre a Versão do Controlador de arquivos para HP 3PAR StoreServ Notas sobre a Versão do Controlador de arquivos para HP 3PAR StoreServ 3.03.0a Número de peça HP C8S69-96029 Publicado: Junho de 2013 Edição 1 Copyright 2013 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft

Leia mais

INSTALAÇÃO PRINTERTUX. Tutorial

INSTALAÇÃO PRINTERTUX. Tutorial INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial 2 1. Download 1 Efetue o download acessando o endereço: https://www.hesolucoes.com.br/iso/printertux-2.1.iso MD5SUM: 844d318e9672fdbffec0ad354b642d5b 2. Pré-Requisitos (Hardware)

Leia mais

Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0

Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0 Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0 1 Sumário Download do software... 3 Passos para a instalação e utilização... 3 Instalação... 3 Instalando dependências necessárias... 7 Sistema de

Leia mais

Como configurar portas CTI no CallManager

Como configurar portas CTI no CallManager Como configurar portas CTI no CallManager Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Inicie a sessão e abra Cisco CallManager Administration Selecione e adicione um novo

Leia mais

Guia do usuário Módulo Boleto Fácil

Guia do usuário Módulo Boleto Fácil Guia do usuário Módulo Boleto Fácil Quais os pré requisitos? Para poder utilizar o módulo, é necessário que o logista possua uma conta cadastrada e validada pelo Boleto Fácil. Algumas informações da conta

Leia mais

Salvar Relatórios em Arquivo

Salvar Relatórios em Arquivo Salvar Relatórios em Arquivo Av. José Souza Campos 1815 Cj 1204 Caro Cliente, Nas versões mais recentes de nossos softwares, alguns relatórios adquiriram o recurso de poderem ser salvos em arquivos PDF

Leia mais

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Como postar o Plano de Ensino e o Plano de Aula no BLACKBOARD Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva 1 1. Acessando ao BLACKBOARD 2. Como

Leia mais

IDES E PROGRAMAÇÃO. Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias

IDES E PROGRAMAÇÃO. Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias 1 IDES E PROGRAMAÇÃO Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias {claudio,macdias}@icmc.usp.br 2 Agenda Conceitos Instalação e Configuração Compilação e Execução de Código IDEs Exemplo

Leia mais

Paulo Afonso Professor: Nataniel Vieira T2

Paulo Afonso Professor: Nataniel Vieira T2 Paulo Afonso Professor: Nataniel Vieira T2 Para chegar até as diretivas de grupo vá até o botão iniciar e click em executar e digite gpedit.msc. Logo após ele abrirá o seguinte diretório: Serão apresentadas

Leia mais

Título: Como configurar o Agente de Backup em Nuvem?

Título: Como configurar o Agente de Backup em Nuvem? Título: Como configurar o Agente de Backup em Nuvem? 1- ACESSANDO O AGENTE DE BACKUP 1.1- Acesse o menu INICIAR do Windows, opção TODOS OS PROGRAMAS, na pasta DOMÍNIO CONTÁBIL, na pasta AGENTE DE BACKUP

Leia mais

Instalando o Ubuntu Maverick Meerkat

Instalando o Ubuntu Maverick Meerkat Instalando o Ubuntu 10.10 - Maverick Meerkat Este tutorial é indicado a pessoas que acabaram de ouvir sobre o Ubuntu, aqueles que nunca instalaram o Ubuntu antes e querem testá-lo, mas não sabem como.

Leia mais

Instalação e utilização do Software Pináculo SMS

Instalação e utilização do Software Pináculo SMS Instalação e utilização do Software Pináculo SMS Características do produto Pináculo SMS: Sem limite de quantidade de envios de SMS; Limite de 140 caracteres por mensagem; Histórico de mensagens enviadas

Leia mais

MANUAL INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO SOFTWARE GUARDIÃO. Sistemas de Alarme de Incêndio Wireless DF0023-G2-23/DF0023-G3-23 SISTEMAS DE SEGURANÇA

MANUAL INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO SOFTWARE GUARDIÃO. Sistemas de Alarme de Incêndio Wireless DF0023-G2-23/DF0023-G3-23 SISTEMAS DE SEGURANÇA MANUAL INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO SOFTWARE GUARDIÃO Sistemas de Alarme de Incêndio Wireless DF0023-G2-23/DF0023-G3-23 SISTEMAS DE SEGURANÇA Identificação Software Guardião Software Terminal Armazenamento Funções

Leia mais

Monitor de temperatura e umidade para Data Center. Manual do Software

Monitor de temperatura e umidade para Data Center. Manual do Software Monitor de temperatura e umidade para Data Center Manual do Software ÍNDICE Itens pág. 1. Apresentação...3 2. Instalação do software...4 3. Configurações do software...5 4. Ajustes na aba "Sensores"...6

Leia mais

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. A3 em cartão + leitora

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. A3 em cartão + leitora BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL A3 em cartão + leitora Sumário Orientações Iniciais... 3 1. Instalação do driver do Cartão e Leitora... 4 2. Mozilla Firefox... 6 3. Acessando o sistema... 9 4.

Leia mais

Guia de instalação do REIS

Guia de instalação do REIS Guia de instalação do REIS Este guia foi desenvolvido para explicar o processo de instalação e configuração do REIS em ambiente de produção. Organização do projeto: O projeto REIS é configurado em dois

Leia mais

Guia de instalação. 1. Instalar o equipamento. 2. Instalar o software. Painel de controle

Guia de instalação. 1. Instalar o equipamento. 2. Instalar o software. Painel de controle Guia de instalação. Instalar o equipamento. Instalar o software Painel de controle . Instalar o equipamento 0 cm (4.0 inches) 33 cm (3 inches) 0 cm (7.9 inches) 0 cm (7.9 inches) 3 89,6 0 50 5 80 Fonte

Leia mais

CRIANDO E CONFIGURANDO O DDNS SE104, SE108, SE116, SE204, SE208, SE216, SE404, SE408, SE416, SE432, SE504, SE508, SE516, SE604, SE608, SE708, SE724

CRIANDO E CONFIGURANDO O DDNS SE104, SE108, SE116, SE204, SE208, SE216, SE404, SE408, SE416, SE432, SE504, SE508, SE516, SE604, SE608, SE708, SE724 CRIANDO E CONFIGURANDO O DDNS SE104, SE108, SE116, SE204, SE208, SE216, SE404, SE408, SE416, SE432, SE504, SE508, SE516, SE604, SE608, SE708, SE724 Criando o DDNS no site através de um computador Acesse

Leia mais

X-RiteColor Master Web Edition

X-RiteColor Master Web Edition X-RiteColor Master Web Edition O presente documento contém instruções de instalação do X-RiteColor Master Web Edition. Favor seguir todas as instruções cuidadosamente na ordem fornecida. Antes de prosseguir,

Leia mais

Para efetuar a configuração de s no painel, acesse o cpanel a partir do link abaixo:

Para efetuar a configuração de  s no painel, acesse o cpanel a partir do link abaixo: Configuração de Painel Servidor Virtual. e-mail da Loja Para efetuar a configuração de e-mails no painel, acesse o cpanel a partir do link abaixo: https://cpanel.(domínio da sua loja).com.br:2083/ Exemplo:

Leia mais

Conteúdo Como gerar os arquivos pelo WinMFD da Bematech?... 3 Como saber a data do arquivo?... 9 Como copiar os arquivos gerados para o PENDRIVE:...

Conteúdo Como gerar os arquivos pelo WinMFD da Bematech?... 3 Como saber a data do arquivo?... 9 Como copiar os arquivos gerados para o PENDRIVE:... 1 Conteúdo Como gerar os arquivos pelo WinMFD da Bematech?... 3 Como saber a data do arquivo?... 9 Como copiar os arquivos gerados para o PENDRIVE:... 10 Como enviar os arquivos de cupom fiscal?... 11

Leia mais

Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows LG MG320C

Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows LG MG320C Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows MANUAL DE INSTRUÇÃO INSTALAÇÃO DA LISTA TELEFÔNICA - AGECEL LG MG320C VIA CABO DE DADOS Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows 2/8 Introdução A

Leia mais

Unimed de Araraquara Coop. De Trabalho Médico Manual XML TISS Unimedara

Unimed de Araraquara Coop. De Trabalho Médico Manual XML TISS Unimedara 1. Acesso ao Sistema Em seu navegador web digite: http://www.unimedara.com.br e clique no ícone do portal TISS como segue a imagem abaixo ou acesse http://tiss.unimedara.com.br:28081/htz/pages/welcome/welcome.jsf.

Leia mais

1. Após o boot se completar, será exibida a tela de inicial do Redo exibida abaixo, onde o usuário deverá escolher a opção Start Redo Backup.

1. Após o boot se completar, será exibida a tela de inicial do Redo exibida abaixo, onde o usuário deverá escolher a opção Start Redo Backup. RESTAURAÇÃO DE COMPUTADORES PREGÃO 83/2008 UTILIZANDO REDO BACKUP 1) RESTAURAÇÃO ATRAVÉS DE DISPOSITIVO USB COM IMAGEM DO SISTEMA O processo de restauração de imagem nos multiterminais deve ser feito utilizando-se

Leia mais

Escrito por Jéssica França Sex, 04 de Dezembro de :48 - Última revisão Sex, 04 de Dezembro de 2015

Escrito por Jéssica França Sex, 04 de Dezembro de :48 - Última revisão Sex, 04 de Dezembro de 2015 Controlador de Versões do Edifício - TQS CVE Na V19 foi lançado o controlador de versões do edifício (CVE). O CVE é uma ferramenta que faz uso do GIT ( https://git-scm.com/ ) para gerenciar pontos de restaurações

Leia mais

ROTEIRO: DUAL BOOT. Conhecer as funcionalidades do software VMware Player implantando dois sistemas operacionais em uma mesma máquina virtual.

ROTEIRO: DUAL BOOT. Conhecer as funcionalidades do software VMware Player implantando dois sistemas operacionais em uma mesma máquina virtual. ROTEIRO: DUAL BOOT IMPLANTANDO OS SISTEMAS OPERACIONAIS LINUX E WINDOWS. OBJETIVO Conhecer as funcionalidades do software VMware Player implantando dois sistemas operacionais em uma mesma máquina virtual.

Leia mais

PROCEDIMENTO DE CONFIGURAÇÃO DE BIOMETRIAS VIA IP UTILIZANDO O SOFTWARE DA LINEAR

PROCEDIMENTO DE CONFIGURAÇÃO DE BIOMETRIAS VIA IP UTILIZANDO O SOFTWARE DA LINEAR Antes de iniciar o procedimento, recomendamos que o administrador da rede seja consultado. No site www.linear-hcs.com.br, vá na aba Softwares HCS e selecione a opção Software Guarita IP : Clique em baixar:

Leia mais

SISTEMA DE GERAÇÃO DE CARTEIRINHAS DOS ALUNOS

SISTEMA DE GERAÇÃO DE CARTEIRINHAS DOS ALUNOS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DTI SISTEMA DE GERAÇÃO DE CARTEIRINHAS DOS ALUNOS MANUAL

Leia mais

Lojamundi Tecnologia Sem Limites br

Lojamundi Tecnologia Sem Limites  br Como Configurar Unifi-AcessPoint Unifi é um adaptador / Acess Point (AP)de rede sem fio ideal para redes WiFi de alto desempenho. Por meio desse dispositivo é possível estender sua rede WiFi em mais 180

Leia mais

Título: Como configurar e realizar o backup por dentro do sistema?

Título: Como configurar e realizar o backup por dentro do sistema? Título: Como configurar e realizar o backup por dentro do sistema? Através desta opção, você poderá configurar a execução da cópia de segurança do seu banco de dados. É importante que você realize o Backup

Leia mais

Busca XML - Cliente. *Observação* Se o certificado do cliente não for armazenado nessa tela a pesquisa da NFE para a empresa não será realizada.

Busca XML - Cliente. *Observação* Se o certificado do cliente não for armazenado nessa tela a pesquisa da NFE para a empresa não será realizada. BUSCA XML - CLIENTE Busca XML - Cliente Download Automático de NFE Para que o Download da Nfe seja automático é necessário efetuar as configurações abaixo: Acesse o Menu Preferências, clique sobre a Aba

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentaão de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo de Restaurante Universitário Versão 1.13.5 Última revisão: 02/10/2017 2017 Versão: 1.13.5 Documentação: André L.M. Camargo

Leia mais

Catálogo em Rede. Sumário

Catálogo em Rede. Sumário Sumário Introdução...2 Configurando o Servidor...2 Tipo de firebird utilizado...2 Efetuando a troca do Firebird...4 Verificar se existe Firebird Server instalado...4 Instalando o gerenciador Firebird Server...6

Leia mais

Título: Ao acessar o sistema em uma Estação ocorre a mensagem Erro 100 (O servidor do banco de dados não está sendo executado).

Título: Ao acessar o sistema em uma Estação ocorre a mensagem Erro 100 (O servidor do banco de dados não está sendo executado). Título: Ao acessar o sistema em uma Estação ocorre a mensagem Erro 100 (O servidor do banco de dados não está sendo executado). Este problema geralmente ocorre em um computador Estação, quando há problemas

Leia mais

APOSTILA LOUSA INTERATIVA SMARTBOARD

APOSTILA LOUSA INTERATIVA SMARTBOARD APOSTILA LOUSA INTERATIVA SMARTBOARD Apresentação As novas tecnologias são uma realidade na vida das pessoas. O mercado de trabalho, antenado com essa nova configuração social, tem exigido profissionais

Leia mais

Este documento consiste em 21 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Março de 2010.

Este documento consiste em 21 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Março de 2010. Manual de Configuração Este documento consiste em 21 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Março de 2010. Impresso no Brasil. Sujeito a alterações técnicas. A reprodução deste

Leia mais

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS PORTÁTIL v.1.0

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS PORTÁTIL v.1.0 ÍNDICE 1. Instalador de Cursos Portátil... 2 2. Executando o Instalador de Cursos Portátil... 2 3. Realizando o login... 4 4. Tela Principal... 6 4.1. Menu Atualizações... 6 4.1.1. Internas... 7 4.1.2.

Leia mais

GUIA RAPIDO DE INSTALAÇÃO D-SAT VINCULAÇÃO D-SAT AO CNPJ DO CONTRIBUINTE

GUIA RAPIDO DE INSTALAÇÃO D-SAT VINCULAÇÃO D-SAT AO CNPJ DO CONTRIBUINTE GUIA RAPIDO DE INSTALAÇÃO D-SAT Este manual ensinará como você deve realizar o procedimento de instalação da USB do D-SAT, Vinculação do número de série, Ativação e Associação de Assinatura do Aplicativo

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO CMA DESKTOP

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO CMA DESKTOP MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO CMA DESKTOP Versão 1.0 Sumário INTRODUÇÃO... 3 INSTALAÇÃO... 3 CONFIGURAÇÃO DO SERVIDOR DE VIDEOCONFERÊNCIA... 6 UTILIZAÇÃO DO CMA DESKTOP... 7 INTRODUÇÃO Este manual tem por objetivo

Leia mais

WINTHOR UPGRADE VERSÃO 2

WINTHOR UPGRADE VERSÃO 2 PROCEDIMENTOS PARA MANTER ROTINAS ATUALIZADAS WINTHOR UPGRADE VERSÃO 2 ATUALIZADOR DE VERSÃO MODELO FECHADO A PC Sistemas orienta neste documento que a atualização das rotinas deve ser realizada em AMBIENTE

Leia mais

Fiery Command WorkStation 5.8 com Fiery Extended Applications 4.4

Fiery Command WorkStation 5.8 com Fiery Extended Applications 4.4 Fiery Command WorkStation 5.8 com Fiery Extended Applications 4.4 O Fiery Extended Applications (FEA) v4.4 contém o Fiery software para executar tarefas usando o Fiery Server. Este documento descreve como

Leia mais

Com a OABRJ Digital você trabalha de forma colaborativa, simples e objetiva, em uma única tela.

Com a OABRJ Digital você trabalha de forma colaborativa, simples e objetiva, em uma única tela. MANUAL A OABRJ Digital possui uma interface simples e de fácil utilização Com a OABRJ Digital você trabalha de forma colaborativa, simples e objetiva, em uma única tela. Acesso ao OAB Digital Tela Principal

Leia mais

Lista de Fornecimento

Lista de Fornecimento MT-611-00021-3 Última Atualização 23/07/2015 Lista de Fornecimento Consulta lista de fornecimento Para realizar a busca por famílias de bens e serviços, o usuário deve acessar o Portal da Petronect, clicar

Leia mais

Tutorial de instalação e configuração do Software Giga VMS

Tutorial de instalação e configuração do Software Giga VMS Tutorial de instalação e configuração do Software Giga VMS Passo 1 Execute o instalador do Software Giga VMS. Passo 2 Marque a opção Português (br). Passo 3 Clique em Próximo. Passo 4 Aguarde a instalação

Leia mais

Instalação JDK. Joyce França. Professora de Ciência da Computação - IFNMG

Instalação JDK. Joyce França. Professora de Ciência da Computação - IFNMG Instalação JDK Joyce França Professora de Ciência da Computação - IFNMG Máquina Virtual Java utiliza-se do conceito de máquina virtual, onde existe uma camada extra entre o sistema operacional e a aplicação,

Leia mais

MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB

MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB MANUAL DO USUÁRIO NOTAS FISCAIS Sumário INTRODUÇÃO... 2 FUNDAMENTOS... 3 ACESSANDO O AUDATEX WEB... 3 NOTAS FISCAIS... 4 CADASTRANDO NOTAS FISCAIS... 5 VISUALIZANDO AS NOTAS

Leia mais

Linux Para esta configuração foi utilizado o Linux Ubuntu 12.04 mas o comando é o mesmo para todas as distribuições de Linux. Descompacte o arquivo patch_panel_evolution.gz na pasta home.informação. Digitar

Leia mais

Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis.

Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. COMO PARTICIPAR DO CURSO Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. Na parte superior da tela há uma barra de navegação que indica sua

Leia mais

Na tela inicial do seu celular ou tablet,vá até o ícone App Store. Em seguida clique no botão de busca para procurar o aplicativo desejado.

Na tela inicial do seu celular ou tablet,vá até o ícone App Store. Em seguida clique no botão de busca para procurar o aplicativo desejado. Na tela inicial do seu celular ou tablet,vá até o ícone App Store. Em seguida clique no botão de busca para procurar o aplicativo desejado. Digite Luxvision Mobile, no campo de busca, aparecerá o nome

Leia mais