Manual de Compilação/Execução da Aplicação SmartHome

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual de Compilação/Execução da Aplicação SmartHome"

Transcrição

1 Manual de Compilação/Execução da Aplicação SmartHome 1. Pré-Requisitos de Instalação 2. Passos para Executar a Aplicação 3. Instruções de Uso das Funcionalidades 4. Observações 1. Pré-Requisitos de Instalação Para executar esta aplicação, é necessário ter instalado: Plataforma Java(TM) SE Runtime Environment, versão 7; Sistema Operacional Linux Ubuntu, a partir da versão 12.4; TinyOS 2.1.2; 2. Passos para Executar a Aplicação 2.1 Compilar Aplicação TinyOS A aplicação SmartHome para TinyOS que executará nos sensores é dividida em cinco componentes: Lâmpada Termostato Televisão Rádio Fogão Cada componente deve ser compilado e, portanto, cada um irá gerar um arquivo executável. Para compilar qualquer um dos componentes, basta abrir uma janela de terminal, entrar no diretório com o código da aplicação (que está em aplicacoes/smarthome/tinyos/nome_do_componente) e então digitar: make telosb blip Será gerado então, no diretório onde o comando foi executado, um diretório build/tinyos/. Dentro deste diretório estará o arquivo main.exe, que é o arquivo executável da aplicação. 2.2 Executar aplicação tinyos no testbed 1) Realizar upload dos executáveis TinyOS; Atualmente, existem apenas 3 motes do tipo TelosB disponíveis no testbed. Portanto, você terá que escolher até dois dispositivos da casa inteligente para realiazar upload do código no testbed. É obrigatório que se instale a aplicação Ppp Router em um n ṍ, pois ele funciona como o roteador de borda da aplicação. Neste tutorial seguem as instruções para os dispositivos Lâmpada e Televisão (as instruções para os demais são similares).

2 Assim, você deverá instalar as seguintes aplicações: Ppp Router (roteador de borda da aplicação); Aplicação da Lâmpada; Aplicação da Televisão; Para cada arquivo siga os seguintes passos: Na tela inicial do portal web do testbed, clique sobre o botão + na parte de Executáveis para realizar upload. Preencha o formulário com o nome (obrigatório) e com a descrição (opcional). Ao clicar sobre o botão Selecionar Arquivo, navegue até a localização do arquivo executável em seu computador e o selecione. Selecione também o tipo de nó Mote TelosB e por fim conclua a operação clicando sobre o botão Salvar.

3 2) Definir a configuração de rede da aplicação A configuração de rede determina quais nós do testbed serão utilizados para executarem as aplicações. Na tela inicial do portal web do testbed, clique sobre o botão + na parte de Configurações de Rede. Será exibida a seguinte tela:

4 Como se trata de uma aplicação que irá executar em uma rede IPv6, um dos nós deverá executar a aplicação Ppp Router (distribuída com o TinyOS) que funcionará como roteador de borda e irá intermediar a comunicação com a rede IPv4 (internet). Assim, os demais motes TelosB podem ser utilizados para executar a aplicação smart home. A imagem acima mostra como a rede deve ser configurada: 1 Preencha o formulário com o nome da configuração de rede (obrigatório). O campo Descrição pode ser preenchido também, mas é opcional. 2 Selecione somente os nós TelosB que serão utilizados no experimento (devem ser selecionados no mínimo dois nós: um para a aplicação Ppp Router e outro para a aplicação smart home). 3 Desmarque a opção Arquivo default de todos os nós com exceção do nó de ID 6, onde será instalado a aplicação Ppp Router. 4 Para os dois últimos nós, clique sobre o menu dropdown e selecione o arquivo binário correspondente ao dispositivo da casa inteligente que deseja instalar. 3) Definir um script Na tela inicial do portal web do testbed, clique em + na parte de Scripts. Coloque um nome para o script e uma descrição, se preferir. Para esse teste, suficiente usar o comando ' A 6,7,8 '. Esse comando irá ativar os nós de ID 6, 7 e 8. Ao final clique sobre o botão 'Salvar'.

5 4) Definir plano de execução O plano de execução irá associar a configuração de rede feita anteriormente a um script de execução. Para isso, clique sobre o botão + na parte de Planos.

6 Coloque um nome para o plano a ser criado e selecione a configuração de rede e o script de execução criados anteriormente. Ao final, clique sobre o botão Salvar. 5) Fazer um agendamento para a execução do teste Agora é necessário realizar uma reserva para utilizar o testbed. Clique sobre o botão + na parte de Agendamentos. Dê um nome para o agendamento e selecione um slot de tempo clicando sobre os retângulos que estão em verde. Ao final clique sobre o botão salvar.

7 6) Iniciar execução do experimento no testbed Clique sobre o botão + na parte de Testes. Dê um nome para o teste. Certifique-se que o endereço IP no campo Endereço IPv4 está igual ao endereço IP exibido logo abaixo em Endereço Atual.

8 No campo agenda, selecione a agenda criada anteriormente e selecione também o plano configurado. Ao final, clique sobre o botão Salvar. Caso o slot de tempo selecionado no agendamento seja o momento atual o teste iniciará logo após o término desta operação. 2.3 Definir Endereços IP dos motes na aplicação Java na máquina do usuário Para a aplicação que executa na máquina do usuário possa se comunicar com os nós do testbed que simulam os dispositivos da casa inteligente, é necessário que a aplicação Java conheça os endereços IP dos nós no testbed. Antes de executar a aplicação na máquina do usuário, deve-se abrir o código da aplicação Java SmartHome e informar os endereços IP para cada dispositivo a ser utilizado durante o experimento. Abra o arquivo da classe ApplianceDAO.java e verifique quais são os endereços IP dos nós a serem utilizados no testbed. Para verificar isso basta conferir os identificadores físicos dos nós na configuração da topologia. Por exemplo, para o nó de ID 7 (com a aplicação da lâmpada), seu endereço IPv6 será fec::7. Na imagem abaixo podemos ver nas linhas 24 e 25 a definição do prefixo 'fec0' e posteriormente nas linhas 27 e 32 a definição do endereço IP de acordo com o ID físico do nó. Para este tutorial, copie o código da linha 23 até a linha 35 do código abaixo para a classe ApplianceDao.java.

9 2.3 Configurar interface de rede virtual e endereço IPv6 Abra uma janela do terminal, entre no diretorio aplicacoes/scripts: Atribua permissão de execução aos scripts ppp.sh e ip.sh sudo chmod +x ppp.sh sudo chmod +x ip.sh Execute o script para configuração da interface de rede virtual./ppp.sh Abra uma outra janela do terminal e execute o script para configuração do endereço IPv6./ip.sh Observação: No script para configuração da interface de rede virtual, ppp.sh, está definido atualmente o endereço IP do testbed ( ) e a porta do sensor no qual executa a aplicação Ppp_router (10007). Caso o testbed seja instalado sob um outro endereço IP, este script deve ser atualizado.

10 2.4 Executar aplicação Para executar a aplicação, abra uma outra janela no terminal e entre no diretório aplicacoes/smarthome/executaveis/java e digite no terminal: java -jar SmartHome.jar 3. Instruções de Uso das Funcionalidades A aplicação smarthome tem como funcionalidade disponibilizar ao usuário a simulação do controle de cinco tipos de dispositivos em uma residência: Lâmpada, Televisão, Rádio, Termostato e Fogão. A seguir as informações recebidas e os comandos que eles oferecem: Lâmpada Informações: status (ligado/desligado). Comandos: ligar/desligar. Termostato Informações: status do sistema de climatização e a temperatura atual configurada. Comandos: ligar/desligar, alterar da temperatura. Rádio Informações: status do rádio, estação sintonizada e volume. Comandos: ligar/desligar, alterar estação, alterar volume. TV Informações: status do TV, canal sintonizado e volume. Comandos: ligar/desligar, alterar canal, alterar volume. Fogão Informações: status de cada boca e do forno, temperatura atual do forno. Após iniciar a execução da aplicação, será exibida na inteface dois painéis: No lado esquerdo, fica o painel para exibição das funcionalidades do dispositivo selecionado; No lado direito, é exibida a planta de uma residência e os dispositivos que podem ser controlados em cada cômodo; Fig 1. : Interface inicial da aplicação

11 Para controlar um determinado dispositivo, basta selecioná-lo clicando sobre ele na planta da residência. Ao selecionar um dispositivo na planta, será exibido ao lado as funcionalidades do mesmo. Fig 2. : Painel direito após a seleção do dispositivo termostato Para ligar/desligar um dispositivo, basta clicar sobre os botões On e Off, respectivamente; Para verificar o status de um dispositivo (capturar todas as informações), basta clicar sobre o botão superior direito Get (ao lado do botão Off ); Fig 3. : Funcionalidades do dispositivo rádio

12 No caso dos dispositivos rádio e televisão, para solicitar ou selecionar a estação e o canal, respectivamente, deve-se digitar um numero através do teclado numérico exibido logo abaixo do volume, como mostrado na figura 3. Para solicitar o canal/estação atual, clique sobre o botão?. Para selecionar um canal/estação, clique sobre o botão!. Para apagar o formulário clique sobre X. O volume pode ser selecionado utilizando a barra de seleção e clicando sobre o botão Set. Para verificar o volume selecionado atualmente clique sobre o botão Get, abaixo da barra de seleção de volume. Para o dispositivo Fogão, existe apenas a funcionalidade de verificar se as chamas e o forno estão acesos ou não. Para isso, clique sobre o botão Get. Fig 4. : Funcionalidades do dispositivo fogão 5. Observações Não é implementada a parte de atuação entre o mote e o equipamento em si (como rádio ou termostato), realizando a simulação dos comandos e mantendo um estado interno para as informações (em vez de recuperá-las dos equipamentos). Ou seja, quando se liga um dispositivo, existe uma variável no mote correspondente que está sendo alterada para representar que o dispositivo está ligado. No entanto, isso não afeta o propósito da aplicação, que é de analisar aplicações IPv6 no testbed. O funcionamento da aplicação depende do conhecimento prévio dos endereços IP dos sensores. Os endereços IP dos sensores são armazenados em variáveis da aplicação Java. Caso seja necessário mudar os endereços, a aplicação deve ser compilada novamente.

Manual da Aplicação Water Monitor

Manual da Aplicação Water Monitor Manual da Aplicação Water Monitor 1. Descrição da Aplicação 2. Pré-Requisitos de Instalação 3. Passos para Execução 4. Instruções de Uso das Funcionalidades 5. Observações 1. Descrição da Aplicação A aplicação

Leia mais

2- Carregar o código executável para o testbed e configurar o experimento

2- Carregar o código executável para o testbed e configurar o experimento Lição 2 Como executar uma aplicação no testbed e receber logs de execução na máquina do usuário? Para mostrar como executar uma aplicação no testbed CéuNaTerra e receber o log da execução na máquina do

Leia mais

Para mostrar como executar uma aplicação básica no testbed CéuNaTerra, usaremos a aplicação Blink disponibilizada junto com o TinyOS.

Para mostrar como executar uma aplicação básica no testbed CéuNaTerra, usaremos a aplicação Blink disponibilizada junto com o TinyOS. Lição 1 Como executar uma aplicação Hello Word no testbed? Para mostrar como executar uma aplicação básica no testbed CéuNaTerra, usaremos a aplicação Blink disponibilizada junto com o TinyOS. Passos básicos

Leia mais

Sankhya Web Connection. Versão: 02 Criado em: 28/03/2017

Sankhya Web Connection. Versão: 02 Criado em: 28/03/2017 0 de 14 Em alguns navegadores de internet, vem se tornando complicado o uso de plugins (um plugin ou módulo de extensão é um programa de computador usado para adicionar funções a outros programas maiores,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS 1. Passo Conecte a impressora à fonte de alimentação elétrica e em seguida acione o botão de ligar a impressora. A seguir conecte um cabo de rede entre a impressora e a placa de rede de um computador qualquer.

Leia mais

Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão GUICHÊ

Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão GUICHÊ Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão 22.2.0 GUICHÊ Índice I INTRODUÇÃO... 3 II INSTALAÇÃO DO SOFTWARE... 4 III UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE... 6 ANEXO 1 GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA... 9 ANEXO 2 SOLUÇÕES

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão 2017.10 Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Etapa 1: Instalação do Sisloc... 4 Passo a passo...4 3. Etapa 2: Configurando acesso

Leia mais

Tutorial de Instalação do Sistema GED. Gestão Eletrônica de Documentos

Tutorial de Instalação do Sistema GED. Gestão Eletrônica de Documentos Tutorial de Instalação do Sistema GED Gestão Eletrônica de Documentos Segue passo a passo para a correta instalação e configuração do Sistema GED. Pedimos atenção na parte de configuração do SGBD MySQL.

Leia mais

Configurações do Servidor Escola

Configurações do Servidor Escola Configurações do Servidor Escola Assim que for feita a instalação do Servidor Gestor Escola na sua máquina, será criando um ícone na área de trabalho com o nome de Servidor Gestor Escola. Clique duas vezes

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão Junho

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão Junho Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão 2018.2 Junho Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Etapa 1: Instalação do Sisloc... 4 Passo a passo...4 3. Etapa 2: Configurando acesso

Leia mais

Instalação Serviço de Acompanhamento de Projeto (PCSIS007) Sistema de Gestão da Qualidade

Instalação Serviço de Acompanhamento de Projeto (PCSIS007) Sistema de Gestão da Qualidade Página 1 de 37 Instalação Serviço de Acompanhamento de Projeto Página 2 de 37 ÍNDICE Atividades...3 1. Instalação...3 1.1. Instalação do framework4...3 1.2. Instalação do serviço de acompanhamento de projetos

Leia mais

POO Documentation. Release 1.0. Felipe Dau e Francisco Pereira Junior

POO Documentation. Release 1.0. Felipe Dau e Francisco Pereira Junior POO Documentation Release 1.0 Felipe Dau e Francisco Pereira Junior August 13, 2015 Contents 1 Instalação do Java 1 1.1 Download................................................. 1 1.2 Instalação.................................................

Leia mais

STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM

STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM Select Soluções Manual de Instalação Windows SBackup STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM Sumário 1. REQUERIMENTOS DE HARDWARE E SOFTWARE... 3 1.1. SOFTWARE... 3 2. PRIMEIROS PASSOS... 4 3. DOWNLOAD E INSTALAÇÃO

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO EM REDE ADMINISTRADOR E GERENCIAL G4

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO EM REDE ADMINISTRADOR E GERENCIAL G4 MANUAL DE CONFIGURAÇÃO EM REDE ADMINISTRADOR E GERENCIAL G4 Digisat Tecnologia Ltda Rua Marechal Deodoro, 772 Edifício Mirage 1º Andar Sala 5 e 6 Centro Concórdia/SC CEP: 89700-000 Fone/Fax: (49) 3441-1600

Leia mais

Painel Gráfico No-Break Conception Multi Ativo Innovation

Painel Gráfico No-Break Conception Multi Ativo Innovation No-Break Conception Multi Ativo Innovation Rev. 01 CM COMANDOS LINEARES - 1/16 - Índice - Status e comandos. 3 Medições 9 Configurações do Painel 10 Alarme Remoto Mensagens por email 12 Interfaces de Comunicação

Leia mais

Procedimentos para Atualização Sisloc

Procedimentos para Atualização Sisloc Procedimentos para Atualização Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Atualização de versão no servidor... 3 Passo a passo... 3 3. Atualização de Versão nas Demais Máquinas... 9 Passo a passo...

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO GUICHÊ

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO GUICHÊ MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO 22.2.0 GUICHÊ SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 3 2. INSTALAÇÃO DO SOFTWARE 4 3. UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE 6 ANEXO 1 GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA 9 ANEXO 2 SOLUÇÕES

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO MANUAL DE INSTALAÇÃO CADPREV ENTE-LOCAL MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL Regimes de Previdência no Serviço Público ÍNDICE Para a PRIMEIRA INSTALAÇÃO do CADPREV ENTE-LOCAL é necessário seguir as seguintes

Leia mais

Guia de instalação Impressora Térmica EPSON TM-88IV (Linux)

Guia de instalação Impressora Térmica EPSON TM-88IV (Linux) 1. Passo Conecte a impressora à fonte de alimentação elétrica e em seguida acione o botão de ligar a impressora. Conecte um cabo de rede entre a impressora e a placa de rede de um computador qualquer.

Leia mais

GUIA DO PLANO DE AULA PORTAL EDUCACIONAL TOTVS

GUIA DO PLANO DE AULA PORTAL EDUCACIONAL TOTVS GUIA DO PLANO DE AULA PORTAL EDUCACIONAL TOTVS SUMÁRIO Dúvidas e Apoio... 2 1 ACESSANDO ATIVIDADES ACADÊMICAS pelo Minha Unisinos... 2 2 ACESSANDO O PORTAL EDUCACIONAL (TOTVS) PELO DIÁRIO DE CLASSE...

Leia mais

Tutorial de instalação Quick 3.95

Tutorial de instalação Quick 3.95 Tutorial de instalação Quick 3.95 1- Baixar Instalador do quick 3.95. (caso seja necessário segue link clicando aqui) 2- Assim que baixado executar instalador do arquivo zipado. 3- Autorize a execução

Leia mais

Ferramenta 1 -NetBeans 8.0

Ferramenta 1 -NetBeans 8.0 Nome do laboratório: Laboratório de Programação Ferramenta 1 -NetBeans 8.0 Elaborado por: Osmar de Oliveira Braz Junior Descrição NetBeans é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE Integrated Development

Leia mais

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista Introdução Neste laboratório, você fará backup de dados. E também realizará uma restauração dos dados. Equipamentos

Leia mais

Manual de Instalação da Leitora para cartão e-cpf e Instrução para assinatura digital (SGP-e)

Manual de Instalação da Leitora para cartão e-cpf e Instrução para assinatura digital (SGP-e) SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO - SEA Sistema de Gestão de Protocolo Eletrônico Manual de Instalação da Leitora para cartão e-cpf e Instrução para assinatura digital (SGP-e) SUMÁRIO 1- Qual o objetivo

Leia mais

TOTVS Utilização dos Aplicativos. Arquitetura e Instalação

TOTVS Utilização dos Aplicativos. Arquitetura e Instalação Arquitetura e Instalação Sumário 1 Conceitos Básicos... 3 1.1 Objetivos do Treinamento... 3 1.2 TOTVS Application Server... 3 1.3 TOTVS SmartClient... 4 1.4 TOTVS DbAccess Monitor... 5 2 TOTVS SmartClient

Leia mais

Instruções para instalação do software ESI[Tronic] + KTS. Figura 2

Instruções para instalação do software ESI[Tronic] + KTS. Figura 2 Instruções para instalação do software ESI[Tronic] + KTS Passo 1 É importante que o KTS esteja conectado ao computador (via porta USB ou serial) e na energia, vide figura 1. Observar também se o LED verde

Leia mais

Instrução de Trabalho: Instalar Client

Instrução de Trabalho: Instalar Client Instrução de Trabalho Instrução de Trabalho: Instalar Client 1. Objetivos Estabelecer procedimento para a atividade Instalar client. 2. Definições 3. Aplicação Aplicável á todos os envolvidos na Implantação

Leia mais

Manual de Instalação do Programa Conexão Digital Fiscal CDF. Versão 2.0.0

Manual de Instalação do Programa Conexão Digital Fiscal CDF. Versão 2.0.0 Manual de Instalação do Programa Conexão Digital Fiscal CDF Versão 2.0.0 1 Índice DESCRIÇÃO:... 3 REQUISITOS:... 3 1. INSTALAÇÃO PARA WINDOWS... 3 1.1. INSTALAÇÃO... 3 2. INSTALAÇÃO PARA LINUX... 11 2.1.

Leia mais

ATUALIZAÇÃO FIRMWARE ROTEADOR PIRELLI - P.DG E4001N

ATUALIZAÇÃO FIRMWARE ROTEADOR PIRELLI - P.DG E4001N 1- CONFIGURAÇÕES INICIAIS Antes de iniciar o procedimento para atualização, verifique/configure os seguintes itens no computador a ser utilizado: 1) Se o cabo de rede está conectado ao computador e à porta

Leia mais

Responsáveis: Bruno Silva, André Coelho, Wellington Silva, Marcelo Hirano. Atualizado em: 08/09/2017 CONFIGURAÇÃO DE BACKUP DE ORIGEM LINUX

Responsáveis: Bruno Silva, André Coelho, Wellington Silva, Marcelo Hirano. Atualizado em: 08/09/2017 CONFIGURAÇÃO DE BACKUP DE ORIGEM LINUX VIRTOS S.O.S BACKUP MATERIAL DE APOIO AO USUÁRIO Responsáveis: Bruno Silva, André Coelho, Wellington Silva, Marcelo Hirano. Atualizado em: 08/09/2017 CONFIGURAÇÃO DE BACKUP DE ORIGEM LINUX O S.O.S Backup

Leia mais

Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML

Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML 1 Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML 1. Conceitos e termos importantes XML Empresarial: é um sistema web (roda

Leia mais

Manual Coleta de Dados Hyperterminal

Manual Coleta de Dados Hyperterminal Manual Coleta de Dados Hyperterminal Objeto: DATABOOK Maio 2016 Coleta_de_Dados_Hyperterminal Pág. 1 De 14 Página em Branco Sumário 1. Conectando o equipamento no Computador:...4 2. Utilizando o Software

Leia mais

Instale e configurar a gerente de rede de FindIT e a ponta de prova da rede de FindIT no gerente VM VirtualBox do Oracle

Instale e configurar a gerente de rede de FindIT e a ponta de prova da rede de FindIT no gerente VM VirtualBox do Oracle Instale e configurar a gerente de rede de FindIT e a ponta de prova da rede de FindIT no gerente VM VirtualBox do Oracle Objetivo O Gerenciamento de redes de Cisco FindIT fornece as ferramentas que o ajudam

Leia mais

GUIA RÁPIDO PARA INSTALAÇÃO DO CURUMIM

GUIA RÁPIDO PARA INSTALAÇÃO DO CURUMIM GUIA RÁPIDO PARA INSTALAÇÃO DO CURUMIM Para poder utilizar o Curumim pela primeira vez, é necessário ter instalado no computador os seguintes arquivos: 1. Java JRE - máquina virtual java 2. Driver do Rádio

Leia mais

Procedimento de instalação do Oracle EBS da Mundial

Procedimento de instalação do Oracle EBS da Mundial Procedimento de instalação do Oracle EBS da Mundial Caso você tenha algum problema no decorrer deste manual, por favor entre em contato conosco através do atendimento ao cliente. 1. Baixar o arquivo do

Leia mais

Aula pratica 2 Configurações de Rede Ethernet com Protocolo TCP/IP

Aula pratica 2 Configurações de Rede Ethernet com Protocolo TCP/IP 1 Aula pratica 2 Configurações de Rede Ethernet com Protocolo TCP/IP Objetivo: Esta aula tem como objetivo apresentar aos alunos como configurar equipamentos em redes Ethernet com os protocolos TCP/IP.

Leia mais

Tutorial Instalador de configuração - Eduroam. 14/10/2016 Ver. 1.1

Tutorial Instalador de configuração - Eduroam. 14/10/2016 Ver. 1.1 Tutorial Instalador de configuração - Eduroam 14/10/2016 Ver. 1.1 ATENÇÃO Para fins demonstrativos, o tutorial de configuração de rede eduroam via instalador de configuração foi elaborado com o sistema

Leia mais

Manual de acesso ao Portal do Contribuinte - SIGET

Manual de acesso ao Portal do Contribuinte - SIGET Manual de acesso ao Portal do Contribuinte - SIGET Versão 1.0 (Atualizado em 04/05/2016) - 2011 - Governo do Estado do Ceará - Todos os direitos reservados. Conteúdo Requisitos de Instalação... 3 Área

Leia mais

Linha de Sistemas Folhamatic

Linha de Sistemas Folhamatic Manual de instalação Linha de Sistemas Folhamatic Procedimento Manual Americana 2014 1 ÍNDICE DOWNLOAD DO INSTALADOR/MIGRADOR CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES REQUISITOS MÍNIMOS REQUISITOS ESSENCIAIS ARQUIVOS

Leia mais

Manual de Uso Recuperação Fiscal

Manual de Uso Recuperação Fiscal Manual de Uso Recuperação Fiscal Versão 1.3 Junho de 2014 1 Controle de Alterações Nome Data Versão Observação Thaís Oliveira 10/12/2013 1.0 Criação do Documento Thaís Oliveira 03/01/2014 1.1 Padronização

Leia mais

Procedimento Instalação Impressora Servidor de impressão/quota

Procedimento Instalação Impressora Servidor de impressão/quota Objetivo: Procedimento Instalação Impressora Servidor de impressão/quota Este procedimento tem como funcionalidade descrever os passos para instalação de impressora do Servidor de impressão/quota. Descrição:

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO

INSTRUÇÃO DE TRABALHO 1 Sumário 1. Objetivo... 2 2. Importante:... 2 3. Instalação:... 2 4. Configuração do Endereço de TCP/IP (IPv4) via Painel do Equipamento:... 3 5. Configuração de Sistema:... 3 6. Configuração de Digitalização

Leia mais

Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula

Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula Célula é uma Ferramenta de Autoria para o padrão Ginga. Auxilia no processo de criação da interatividade na TV Digital e é

Leia mais

Guia de Instalação. Driver Gráfico de Impressão for LINUX

Guia de Instalação. Driver Gráfico de Impressão for LINUX Guia de Instalação Driver Gráfico de Impressão for LINUX Índice Apresentação...5 Documento...5 Modelos de Driver...5 Compatibilidade...5 Instalação...6 Requisitos Mínimos...6 Instalando o Driver...6 Gerenciamento...12

Leia mais

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho)

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 1. Informações Gerais Os procedimentos deste manual mostram

Leia mais

CLARO BACKUP ONLINE Guia Prático

CLARO BACKUP ONLINE Guia Prático CLARO BACKUP ONLINE Guia Prático Bem vindo ao Backup Online GUIA RÁPIDO DE CONFIGURAÇÃO DO BACK UP ONLINE Você está adquirindo uma das melhores plataformas de Backup na Nuvem disponíveis no mercado. Preparamos

Leia mais

Tutorial Eduroam - Windows 7 Passo a passo. 14/10/2016 Ver. 1

Tutorial Eduroam - Windows 7 Passo a passo. 14/10/2016 Ver. 1 Tutorial Eduroam - Windows 7 Passo a passo 14/10/2016 Ver. 1 ATENÇÃO Este tutorial foi elaborado com a versão 7 do sistema operacional Windows. A interface e passo-a-passo da configuração de conexão wifi

Leia mais

Manual de Instalação Recuperação Fiscal

Manual de Instalação Recuperação Fiscal Manual de Instalação Recuperação Fiscal Versão 1.4 Junho de 2014 1 Controle de Alterações Nome Data Versão Descrição Thaís Oliveira 10/12/2013 1.0 Criação do Documento Fábio Franzoni 19/12/2013 1.1 Revisão

Leia mais

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE CNCGRAF PRO 7 WINDOWS 7 / 8 / 8.1 / 10

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE CNCGRAF PRO 7 WINDOWS 7 / 8 / 8.1 / 10 INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE CNCGRAF PRO 7 WINDOWS 7 / 8 / 8.1 / 10 PASSO 1: Certifique-se que sua Máquina de Corte Router esteja LIGADA e o CABO USB da mesma conectado ao seu computador/notebook

Leia mais

Como instalar um gerador de PDF

Como instalar um gerador de PDF Como instalar um gerador de PDF Entre no site www.tinypdf.com/plug-ins.html, conforme imagem abaixo: Clique em FREE DOWNLOAD e a imagem ficará conforme abaixo: Clique em Download Now (586KB) aguarde o

Leia mais

Manual do usuário. Protrader Web Desktop

Manual do usuário. Protrader Web Desktop Manual do usuário Protrader Web Desktop Introdução A plataforma Protrader Desktop é uma ferramenta de negociação com interface totalmente personalizável. A Protrader tem uma funcionalidade de alto nível,

Leia mais

Manual do Usuário Assinador Prodist e-financeira

Manual do Usuário Assinador Prodist e-financeira Assinador Prodist e-financeira Agosto de 2016 Versão 1.1 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 SOBRE o e-financeira... 3 3 COMPONENTES DA APLICAÇÃO... 3 4 REQUISITOS MÍNIMOS... 4 5 INSTALAÇÃO DO ASSINADOR PRODIST

Leia mais

MANUAL. ecosistemas.net.br

MANUAL. ecosistemas.net.br MANUAL A Eco.Suite possui uma interface simples e de fácil utilização Com a Eco.Suite você trabalha de forma colaborativa, simples e objetiva, em uma única tela. Acesso ao Eco.Suite Tela Principal Após

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO SERVIDOR

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO SERVIDOR MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO 22.4.0 SERVIDOR SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 3 2. INSTALAÇÃO DO SOFTWARE 4 3. UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE 6 ANEXO 1 GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA 17 ANEXO 2 SOLUÇÕES

Leia mais

Guia de Instalação II. Instalação e Administração do Fluig. Título do documento

Guia de Instalação II. Instalação e Administração do Fluig. Título do documento Guia de Instalação II Instalação e Administração do Fluig Título do documento fluig.com 0800 882 9191 Av. Braz Leme 1717, Casa Verde 02511-000 São Paulo - Brasil 1 Sumário 1. Introdução... 3 1.1. Objetivo

Leia mais

Virtualizando Sistema Operacional

Virtualizando Sistema Operacional INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARAÍBA CAMPUS CAMPINA GRANDE PROFESSOR: RHAVY MAIA GUEDES DATA: 11/05/2011 DISCIPLINA: INFORMÁTICA BÁSICA EXERCÍCIO PRÁTICO Leia com atenção todo o

Leia mais

Meios de Comunicação de Dados.

Meios de Comunicação de Dados. Meios de Comunicação de Dados www.profjvidal.com Instalação do ELASTIX Configurando a Máquina Virtual Abra o VirtualBox e clique em novo no canto superior esquerdo. Depois selecione conforme na imagem

Leia mais

É um canal de atendimento pela Internet para os Clientes do Banrisul.

É um canal de atendimento pela Internet para os Clientes do Banrisul. 1. O que é o Home Banking É um canal de atendimento pela Internet para os Clientes do Banrisul. Com o Home Banking, você pode consultar extratos de conta corrente, fazer pagamentos e transferências de

Leia mais

Se a tela de instalação não for exibida após um minuto, inicie o CD manualmente:

Se a tela de instalação não for exibida após um minuto, inicie o CD manualmente: Página 1 de 5 Guia de conexão Instalando uma impressora conectada localmente (Windows) Nota: se o sistema operacional não for suportado pelo CD Software e documentação, será necessário usar o Assistente

Leia mais

Para quem não quiser testar estes procedimentos, e não se importa em manter uma versão antiga do Java, informo que testamos com alguns clientes a tran

Para quem não quiser testar estes procedimentos, e não se importa em manter uma versão antiga do Java, informo que testamos com alguns clientes a tran Erro inesperado netscape javascript Coleta Web ao transmitir DBE. Resolvido O Coleta Online - Programa Gerador de Documentos do CNPJ versão Web, continua na versão 4.7 atualizada em Setembro de 2016. Quando

Leia mais

GUIA RÁPIDO. Gerenciador L42DT. Versão 1.0 Out/2018 Rev.1

GUIA RÁPIDO. Gerenciador L42DT. Versão 1.0 Out/2018 Rev.1 GUIA RÁPIDO Gerenciador L42DT Versão 1.0 Out/2018 Rev.1 1 Sumário COLOCANDO A IMPRESSORA EM REDE... 3 Baixando o software GerenciadorL42DT no site da Elgin... 3 Instalando o software GerenciadorL42DT...

Leia mais

Tutorial para Acesso Portal dos Conselheiros

Tutorial para Acesso Portal dos Conselheiros Tutorial para Acesso Portal dos Conselheiros Acesso ao Portal dos Conselheiros Para obter acesso ao sistema, siga corretamente os passos logo abaixo: Acesse o endereço no navegador, http://sistemas.docasdoceara.com.br/sispcon/.

Leia mais

Prefácio. Objetivo. Público alvo. Convenções utilizadas neste manual. Tabela 1. Convenções do manual

Prefácio. Objetivo. Público alvo. Convenções utilizadas neste manual. Tabela 1. Convenções do manual Manual Container Manual Container Índice Prefácio... v Objetivo... v Público alvo... v Convenções utilizadas neste manual... v 1. Login... 1 Para acessar o Container... 1 2. Conhecendo as instâncias...

Leia mais

Descobrindo endereço de IP da sua impressora térmica epson

Descobrindo endereço de IP da sua impressora térmica epson Descobrindo endereço de IP da sua impressora térmica epson Como faço para verificar endereço de IP em impressoras térmicas da epson? Antes de seguir este tutorial, você precisa efetuar o download do software

Leia mais

Ferramenta: Spider-CoCoMo

Ferramenta: Spider-CoCoMo Ferramenta: Spider-CoCoMo Manual do Usuário Versão da Ferramenta: 1.0 www.spider.ufpa.br Histórico de Revisões Data Versão Descrição Autor 05/11/2010 0.1 Elaboração do Kleverton Oliveira documento 05/02/2011

Leia mais

Assistente de Configuração de URA

Assistente de Configuração de URA Assistente de Configuração de URA DGConfigURA Del Grande Informática www.delgrande.com.br Copyright 2015 Del Grande Informática e Telecomunicações, Indústria e Comércio Ltda. DGConfigURA é marca registrada

Leia mais

Manual de Instalação Sisbr 2.0

Manual de Instalação Sisbr 2.0 Manual de Instalação Sisbr 2.0 Manual do Usuário Versão 1.1 Histórico Data Versão Descrição Autor 27/05/2011 1.0 Criação do Procedimento Documentado Carina Souza 04/07/2011 1.1 Atualização Carina Souza

Leia mais

Guia de instalação do REIS

Guia de instalação do REIS Guia de instalação do REIS Este guia foi desenvolvido para explicar o processo de instalação e configuração do REIS em ambiente de produção. Organização do projeto: O projeto REIS é configurado em dois

Leia mais

Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows Vista

Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows Vista 5.0 5.3.7.5 Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows Vista Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você usará o Windows para executar o utilitário de linha de comando

Leia mais

Assina Web S_Line Manual de Uso

Assina Web S_Line Manual de Uso 1. Introdução O Assina Web S_Line permite assinar digitalmente Resultados de Exames em XML que estão disponíveis na internet. É feito o download dos documentos no computador, convertidos para o formato

Leia mais

Guia de Instalação do Lotus Notes 7

Guia de Instalação do Lotus Notes 7 Guia de Instalação do Lotus Notes 7 Itens necessários antes da instalação: - Nome do usuário, senha e informações sobre o servidor. - Arquivo do ID do usuário - Instalador do Lotus Notes - Privilégio de

Leia mais

ProdCert Módulo Certificador. Manual de Instalação e configuração

ProdCert Módulo Certificador. Manual de Instalação e configuração Módulo Certificador 29/11/2016 Página 2/9 1. Avisos importantes 1. 32 ou 64 bits? O ProdCert foi desenvolvido para sistemas operacionais Windows 32-bits, mas pode ser instalado e executado em Windows 64-bits

Leia mais

Sidicom S4. Tutorial: instalação do sistema em servidor

Sidicom S4. Tutorial: instalação do sistema em servidor Sidicom S4 Tutorial: instalação do sistema em servidor Instalando o Sidicom S4 em um servidor O objetivo deste tutorial é para aqueles clientes que desejam instalar o Sidicom S4 em servidor. Ou seja, não

Leia mais

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Coordenador

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Coordenador Assistência ao Estudante SIGAA Manual do Coordenador SIGAA Módulo Assistência ao Estudante 1 Sumário PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS...3 RECOMENDAÇÕES...3 ACESSANDO O SISTEMA...3 Acesse o SIGAA...3 Acesse o

Leia mais

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. A3 em token

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. A3 em token BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL A3 em token Sumário Orientações Iniciais... 3 1. Instalação do driver do Token... 4 2. Mozilla Firefox... 9 3. Acessando o sistema... 12 4. Baixando e Instalando

Leia mais

Forneça dados ao Smart Net Total Care por meio do coletor Netformx

Forneça dados ao Smart Net Total Care por meio do coletor Netformx Forneça dados ao Smart Net Total Care por meio do coletor Netformx Este documento descreve como descobrir, coletar e carregar seu inventário e dados do dispositivo no portal Cisco Smart Net Total Care

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME)

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 30 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf)

Leia mais

Manual do Usuário Brother Meter Read Tool

Manual do Usuário Brother Meter Read Tool Manual do Usuário Brother Meter Read Tool BRA-POR Versão 0 Direitos autorais Copyright 2017 Brother Industries, Ltd. Todos os direitos reservados. As informações incluídas neste documento estão sujeitas

Leia mais

Lojamundi Tecnologia Sem Limites br

Lojamundi Tecnologia Sem Limites  br Como Configurar Unifi-AcessPoint Unifi é um adaptador / Acess Point (AP)de rede sem fio ideal para redes WiFi de alto desempenho. Por meio desse dispositivo é possível estender sua rede WiFi em mais 180

Leia mais

Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão SERVIDOR

Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão SERVIDOR Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão 22.4.0 SERVIDOR Índice I INTRODUÇÃO... 3 II INSTALAÇÃO DO SOFTWARE... 4 III UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE... 6 ANEXO 1 GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA... 16 ANEXO 2 SOLUÇÕES

Leia mais

Na tela inicial do seu celular ou tablet,vá até o ícone App Store. Em seguida clique no botão de busca para procurar o aplicativo desejado.

Na tela inicial do seu celular ou tablet,vá até o ícone App Store. Em seguida clique no botão de busca para procurar o aplicativo desejado. Na tela inicial do seu celular ou tablet,vá até o ícone App Store. Em seguida clique no botão de busca para procurar o aplicativo desejado. Digite Luxvision Mobile, no campo de busca, aparecerá o nome

Leia mais

IDES E PROGRAMAÇÃO. Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias

IDES E PROGRAMAÇÃO. Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias 1 IDES E PROGRAMAÇÃO Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias {claudio,macdias}@icmc.usp.br 2 Agenda Conceitos Instalação e Configuração Compilação e Execução de Código IDEs Exemplo

Leia mais

TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF

TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF Tutorial 1. ACESSANDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM... 3 2. ACESSANDO O TREINAMENTO PRESENCIAL PARA RESPONDER A AVALIAÇÃO DE REAÇÃO 3 3. ACESSANDO O CERTIFICADO

Leia mais

Procedimentos. de Acesso ao Sistema. Integrado TOTVS

Procedimentos. de Acesso ao Sistema. Integrado TOTVS Procedimentos de Acesso ao Sistema Integrado TOTVS Versão 4.0 Outubro / 2016 PROCEDIMENTOS DE ACESSO AO SISTEMA INTEGRADO TOTVS 1 Sumário 1. ACESSANDO O SISTEMA... 3 2. PARAMETRIZANDO O CONTEXTO ACADÊMICO...

Leia mais

Manual de instalação e configuração

Manual de instalação e configuração Manual de instalação e configuração Introdução Este manual tem por objetivo auxiliar o Administrador do Strigoi no processo de instalação e configuração do programa. A instalação será dividida em 3 fases:

Leia mais

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Como postar o Plano de Ensino e o Plano de Aula no BLACKBOARD Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva 1 1. Acessando ao BLACKBOARD 2. Como

Leia mais

ROTEIRO: DUAL BOOT. Conhecer as funcionalidades do software VMware Player implantando dois sistemas operacionais em uma mesma máquina virtual.

ROTEIRO: DUAL BOOT. Conhecer as funcionalidades do software VMware Player implantando dois sistemas operacionais em uma mesma máquina virtual. ROTEIRO: DUAL BOOT IMPLANTANDO OS SISTEMAS OPERACIONAIS LINUX E WINDOWS. OBJETIVO Conhecer as funcionalidades do software VMware Player implantando dois sistemas operacionais em uma mesma máquina virtual.

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO - APP MONIVOX ROIP

MANUAL DO USUÁRIO - APP MONIVOX ROIP 1. INFORMAÇÕES DO PRODUTO 1.1 INTRODUÇÃO Bem vindo ao manual do usuário do app RoIP. Neste você encontrará instruções de como configurar e colocar em operação o MoniVox app RoIP. 1.2 DIREITOS AUTORAIS

Leia mais

Aula Prática de Redes Industriais Wireshark

Aula Prática de Redes Industriais Wireshark Aula Prática de Redes Industriais Wireshark O entendimento de protocolos de redes pode ser bastante aprofundado através da observação de protocolos funcionando e da manipulação de protocolos - observando

Leia mais

Para maiores informações a respeito do esocial acesse

Para maiores informações a respeito do esocial acesse 1 / 14 San esocial O esocial (Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) é uma base de dados do governo federal que reunirá as informações trabalhistas, previdenciárias,

Leia mais

Manual do usuário. Tradezone Desktop

Manual do usuário. Tradezone Desktop Manual do usuário Tradezone Desktop 1 Introdução A plataforma TradeZone Desktop, é uma ferramenta operacional completa que possibilita a análise de ativos e a realização de operações utilizando o método

Leia mais

Instale e configurar a gerente de rede de FindIT e a ponta de prova da rede de FindIT no gerente hyper-v de Microsoft

Instale e configurar a gerente de rede de FindIT e a ponta de prova da rede de FindIT no gerente hyper-v de Microsoft Instale e configurar a gerente de rede de FindIT e a ponta de prova da rede de FindIT no gerente hyper-v de Microsoft Objetivo O Gerenciamento de redes de Cisco FindIT fornece as ferramentas que o ajudam

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. AssetView FDT HART. ABR / 17 AssetView FDT HART VERSÃO 2.0 AVFDTPETMP

MANUAL DO USUÁRIO. AssetView FDT HART. ABR / 17 AssetView FDT HART VERSÃO 2.0 AVFDTPETMP MANUAL DO USUÁRIO AssetView FDT HART ABR / 17 AssetView FDT HART VERSÃO 2.0 AVFDTPETMP smar www.smar.com.br Especificações e informações estão sujeitas a modificações sem prévia consulta. Informações atualizadas

Leia mais

Guia de Uso do BigBlueButton

Guia de Uso do BigBlueButton Guia de Uso do BigBlueButton Itabuna, 2018 Sumário 1. Visão geral... 3 2. Ativando e configurando o microfone... 6 2.1. Silenciar o microfone... 9 2.2. Desativando o microfone... 10 3. Ativando e configurando

Leia mais

4 passos Upload do vídeo na plataforma Simpósio. Atenção Muito Importante

4 passos Upload do vídeo na plataforma Simpósio. Atenção Muito Importante 4 passos Upload do vídeo na plataforma Simpósio Muito importante O vídeo deve estar no formato MP4, outros formatos não serão aceitos pela plataforma ou, se aceitos, correm o risco de não "rodar" corretamente

Leia mais

Guia Rápido. Elgin L42-DT Impressora de etiquetas.

Guia Rápido. Elgin L42-DT Impressora de etiquetas. Guia Rápido Elgin L42-DT Impressora de etiquetas. A Impressora térmica de Etiquetas Elgin L42-DT foi desenvolvida para reduzir custos, aumentar a eficiência e oferecer um design compacto. www.bztech.com.br

Leia mais

Instalando o Eclipse e o Android

Instalando o Eclipse e o Android Instalando o Eclipse e o Android Para a elaboração desse material, eu fiz o uso do Eclipse Galileo (Eclipse 3.5.1 para Windows) e o SDK do Android Revisão 5 e o plugin do Android para o Eclipse ADT-0.9.6.

Leia mais

Guia de Uso do BigBlueButton

Guia de Uso do BigBlueButton Guia de Uso do BigBlueButton Itabuna, 2018 Sumário 1. Visão geral... 3 2. Ativando e configurando o microfone... 6 2.1. Silenciar o microfone... 9 2.2. Desativando o microfone... 10 3. Ativando e configurando

Leia mais