Instalação do MySQL e da ferramenta MySQL- Front

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Instalação do MySQL e da ferramenta MySQL- Front"

Transcrição

1 Instalação do MySQL e da ferramenta MySQL- Front 1. Introdução Este tutorial irá ensinar passo a passo como instalar o banco de dados totalmente grátis (muito utilizado na web) e também como instalar a ferramenta MySQL-Front (utilizada na administração do MySQL) que facilita muito a vida dos programadores e administradores de banco de dados. Acredito que seja muito importante antes de aprender a instalar o MySQL e a ferramenta MySQL-Front, entender o que são: o MySQL é um sistema de banco de dados relacional, isto é, tabelas se relacionam entre si. A linguagem de programação usada é o SQL (Structured Query Language) utilizada para operações com o banco de dados. A ferramenta MySQL-Front é usada na administração dos Banco de Dados no MySQL e possui uma interface amigável e de fácil entendimento. Com esta ferramenta é possível exportar tabelas, executar comandos em SQL, gerenciar banco de dados e uma infinidade de outras funções úteis para a administração de um banco de dados. 2. Downloads Agora irei citar como você irá obter o MySQL e o MySQL-Front. MySQL 3.23 Entre na URL abaixo e procure por Windows Downloads e clique em Pick Mirror, para que seja listado servidores que disponibilizam o mysql 3.23 para download. Caso exista um servidor do Brasil escolha-o, pois a velocidade de download tende ser maior. Para efetuar o download, clique no link HTTP ou FTP referente ao servidor escolhido. Este arquivo estará em torno dos 13,5 MB: MySQL-Front 2.5 Entre na URL abaixo, no canto superior direito existe um link, escrito Download Page MySQLFront. Entre neste link e veja que será listado downloads de várias versões, logo clique na sua última versão, MySQL-Front_2.5_Setup.exe. Este arquivo estará em torno de 1 MB: 3. Instalações MySQL 3.23 Passo a Passo: 1.º) O Arquivo que você pegou através do download estará no formato.zip certo? então descompacte-o para uma pasta temporária. Aqui iremos utilizar como diretório temporário o C:\TEMP, caso não tenha este diretório, crie-o para a instalação. Agora com todos os arquivos na pasta temporária (FIG. 1), clique em setup.exe para que inicie o programa de instalação.

2 2º) Iniciamos a instalação do MySQL 3.2! (FIG. 2) clique no Botão Next para ir a próxima etapa da instalação. 3º) Aparecerá uma tela com informações sobre esta versão do MySQL 3.2. Vamos para a próxima etapa da instalação, a escolha do diretório que irá ser instalado o MySQL. Escolha um diretório para a instalação. No caso, deixei o diretório padrão C:\MySQL e aconselho que escolha esse também pois é um diretório de fácil localização. Caso você queira trocar o diretório padrão, clique em Browse e logo em seguida abrirá uma janela com os diretórios do seu disco rigído. Escolha o desejado e clique em OK. 4º) Após a escolha do diretório, clique em Next para ir a próxima etapa da instalação. 5º) Esta próxima etapa é a escolha do tipo de instalação que será feita. Existe três tipos de instalação: a Padrão, a Mínima e a Avançada. Conheça-as: Padrão (Typical): Será instalado todos os arquivos necessários para a utilização total do MySQL. Mínima (Compact): Serve para os usuários que tem muita carência de espaço no seu disco rígido. Dificilmente esta instalação é utilizada pois o MySQL instalado ocupa pouco espaço em relação a outros banco de dados existentes. Avançada (Custom): Aqui você poderá escolher os pacotes a serem instalados. Acredito que este tipo de instalação seja pouca utilizada também pois a maioria dos pacotes do MySQL são indispensáveis. Escolha o tipo de instalação Padrão (Typical) e clique no botão Next. (FIG. 2) FIG. 2 6º) Cópia dos arquivos iniciada. Espere até que a cópia seja concluída e apareça a tela de instalação concluída. 7º) Clique no botão Finish e pronto! Instalação do MySQL foi concluída com êxito! 8º) Apague os arquivos utilizados na instalação do seu diretório temporário, C:\TEMP. Obs.: A primeira vez que você acessar o painel de administração do MySQL, é pedido o nome do usuário (administrador) e a senha do mesmo. Então vamos lá! Execute o winmysqladmin.exe que está na pasta <diretório instalado>\mysql\bin\, como neste exemplo o diretório escolhido para a instalação foi o C:\ o arquivo está no C:\mysql\bin. Logo após a execução irá solicitar que você digite o nome de usuário (administrador) e a senha, mas ATENÇÃO! guarde este nome de usuário e a senha em segredo e não esqueça-os pois será com eles que você irá realizar a conexão com o banco de dados para realizar operações. Portanto, guarde bem o usuário e a senha. Este usuário equivale ao administrador do banco de dados, com ele você poderá realizar todas as operações sem qualquer restrição.

3 MySQL-Front 2.5 Passo a Passo: 1º) Depois de ter feito o download do arquivo MySQL-Front_2.5_Setup.exe através do link dado na introdução deste tutorial, execute-o para iniciar a instalação. 2º) Após a execução do arquivo, aparecerá uma tela perguntando se você quer iniciar a instalação (This Will Install MySQL-Front, Do You Wish Continue?), então clique no botão Sim para continuar com a instalação. 3º) Nesta etapa contém recomendações para que a instalação seja bem sucedida: é altamente recomendável que você feche todas as outras aplicações em funcionamento antes de continuar com a instalação. Fazendo isto, evitará qualquer erro durante a instalação. Após fechar todas as aplicações, clique em Next para continuar com a instalação. 4º) Etapa de apresentação dos termos de licença do MySQL-Front 2.5, clique em Next para ir para a próxima etapa. 5º) Agora escolha o diretório em que o MySQL-Front 2.5 será instalado. O programa de instalação sugere um local, C:\Arquivos de Programas\MySQL-Front, escolha esse pois é de fácil localização (este programa ocupa 1,0MB depois de instalado). Vamos para a próxima etapa, clique em Next. 6º) Escolha qual o nome do atalho para o MySQL-Front que irá aparecer no seu Menu Iniciar>Programas. A instalação já sugere um nome portanto, não é necessário mudar, clique em Next para continuar a instalação. 7º) Etapa de escolha de tipos de atalhos (Quick Launch, Desktop Icon) para a inicialização do MySQL-Front e também escolha de associação do MySQL-Front ao tipo de arquivos.sql. Em relação aos tipos de atalhos escolha o mais conveniente: Quick Launch: o atalho será criado no seu menu de inicialização rápido, aquele que fica logo à direita do menu iniciar. Desktop Icon: o atalho será criado na sua área de trabalho. Os arquivos.sql são fontes da linguagem SQL, citada na introdução, que ao se associarem ao MySQL-Front poderão ser editados e executados pelo MySQL-Front, portanto, é de extrema importância que você deixe marcado esta opção pois ela já vem marcada como padrão nesta etapa da instalação. Clique no botão Next para ir a próxima etapa da instalação 8º) Nesta etapa o programa de instalação apresenta o diretório escolhido para que seja instalado o MySQL-Front, o nome do atalho que será criado no Menu Iniciar>Programas, o(s) tipo(s) de atalho e a associação do programa ao os arquivos.sql.

4 Clique no botão Install para iniciar a cópia dos arquivos. 9º) Cópia dos arquivos, espere até aparecer uma tela mostrando uma descrição do MySQL-Front. Após a apresentação desta tela, a cópia de arquivos será finalizada, clique em Next para ir para a última etapa da instalação do MySQL- Front. 10º) Esta é a última tela de instalação. Aparecerá uma opção já marcada para após finalizar a instalação executar o MySQL-Front, deixe-a marcada pois, no próximo tópico irei ensinar como você irá se conectar ao banco de dados MySQL através do MySQL-Front, para teste de funcionamento dos mesmos. Clique em Finish para finalizar a instalação do MySQL-Front. Instalação do MySQL-Front concluída com êxito! 4. Conexão ao banco de dados Neste último, iremos efetuar uma conexão com o banco de dados MySQL para nos certificar se foi corretamente instalado. Primeiramente devemos executar o winmysqladmin.exe (/mysql/bin/winmysqladmin.exe) para iniciar a execução do banco de dados: toda vez que você for utilizar o banco de dados, deverá se certificar se o programa está rodando para que as tarefas realizadas no banco de dados MySQL funcionem com êxito. Após a execução do winmysqladmin.exe, um ícone deverá aparecer no canto direito inferior da sua área de trabalho, conforme mostra a figura abaixo. Agora que o seu banco de dados MySQL já está em execução, podemos efetuar a conexão através do MySQL-Front para testar o seu funcionamento. Execute o MySQL-Front ( Menu Iniciar -> Programas -> MySQL-Front -> MySQL- Front), logo após a sua execução abrirá uma tela para efetuar a conexão com o banco de dados MySQL. A figura abaixo mostra esta janela de conexão com o banco de dados detalhadamente.

5 Para você efetuar a conexão com o banco de dados, você deverá digitar o seu Hostname / IP, User e Password. Hostname / IP: endereço da máquina que está rodando o banco de dados MySQL. No nosso caso o MySQL está rodando na mesma máquina que o MySQL-Front, portanto, deve-se digitar localhost. User: usuário do MySQL que você escolheu quando executou pela primeira vez o winmysqladmin.exe. Não perca este usuário, pois é com ele que você irá efetuar tarefas com o banco de dados MySQL. Password: senha equivalente ao usuário digitado anteriormente. Depois de ter digitado todos esses dados, clique em Connect! para efetuar a conexão com o banco de dados MySQL. Caso apareça uma tela parecida com a figura abaixo, sua conexão obteve êxito, seu banco de dados MySQL está funcionando corretamente e agora você poderá manipular databases e tabelas no MySQL através da ferramenta de administração MySQL-Front. Agora, caso apareça uma janela parecida com essa figura abaixo, verifique seu usuário e senha e tente a conexão novamente.

6 Espero que este tutorial tenha sido útil para você e esclarecido dúvidas quanto a este assunto, agora você já pode utilizar o seu banco de dados MySQL e administrá-lo com a ferramenta MySQL-Front :)...

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão 2017.10 Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Etapa 1: Instalação do Sisloc... 4 Passo a passo...4 3. Etapa 2: Configurando acesso

Leia mais

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho)

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 1. Informações Gerais Os procedimentos deste manual mostram

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME)

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 30 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf)

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO SAMI HOTELEIRO. REV B

MANUAL DE INSTALAÇÃO SAMI HOTELEIRO.   REV B MANUAL DE INSTALAÇÃO SAMI HOTELEIRO www.samisistemas.com.br REV B INSTALAÇÃO DO SAMI HOTELEIRO Os instaladores do Sami Hoteleiro estão disponíveis nos seguintes endereços: Processador de 32 bits: http://www.samisistemas.com.br/ftp/download/sh/setup/sh-mysql32.exe

Leia mais

Título: Como instalar e configurar o acesso ao sistema em um computador utilizado como estação?

Título: Como instalar e configurar o acesso ao sistema em um computador utilizado como estação? Título: Como instalar e configurar o acesso ao sistema em um computador utilizado como estação? 1 DOWNLOAD DO ARQUIVO DE INSTALAÇÃO: 1.1 - Para realizar o download do arquivo de instalação acesse o link

Leia mais

Guia de Instalação e Inicialização. Para DataPage+ 2012

Guia de Instalação e Inicialização. Para DataPage+ 2012 Para DataPage+ 2012 Última revisão: 29 de agosto de 2012 Índice Instalando componentes de pré-requisito... 1 Visão geral... 1 Passo 1: Execute o setup.exe e inicie o assistente... 1 Passo 2: Aceite os

Leia mais

TUTORIAL PARA INSTALAÇÃO DO MYSQL SERVER

TUTORIAL PARA INSTALAÇÃO DO MYSQL SERVER TUTORIAL PARA INSTALAÇÃO DO MYSQL SERVER O MySQL é um sistema gerenciador de banco de dados relacional de código aberto usado na maioria das aplicações gratuitas para gerir suas bases de dados. O serviço

Leia mais

Procedimentos Lumisoftware Manual de Instalação e Funcionalidades do Sistema Sac Mobile

Procedimentos Lumisoftware Manual de Instalação e Funcionalidades do Sistema Sac Mobile Manual de Instalação e Funcionalidades do Sistema Sac Mobile Manual de Instalação e Funcionalidades do Sac Mobile LumiSoft@copyright2011 Página 1 Definição: Este documento tem finalidade ensinar o passo

Leia mais

2. Execute o instalador do V-Ray 2.0. Você chegará à tela de bem-vindo, como na imagem abaixo. Clique no botão Next para prosseguir.

2. Execute o instalador do V-Ray 2.0. Você chegará à tela de bem-vindo, como na imagem abaixo. Clique no botão Next para prosseguir. Tutorial de Instalação do V-Ray 2.0 for Max Tutorial de Instalação V-Ray 2.0 for Max Para instalar o V-Ray é necessário ter privilégios de administrador no computador. Se você estiver utilizando o Windows

Leia mais

Instalação Wiser Discovery Sistema Operacional Windows

Instalação Wiser Discovery Sistema Operacional Windows Instalação Wiser Discovery Sistema Operacional Windows Maio 2016 1 Pré-Requisitos Software Java JRE 1.6 Servidor de Aplicação: Tomcat8+ Banco de dados (Mysql, Postgres, SqlServer e Oracle) Release da Aplicação

Leia mais

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA DOWNLOAD, INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DA IMPRESSORA FREEPDF XP. A impressora FreePDF XP é um sistema com licença de uso GLP (Software Livre) e que está disponível para Download no site

Leia mais

Segue abaixo um manual prático de como se instalar o SQL Server 2008 para rodá-lo com os sistemas da Secullum.

Segue abaixo um manual prático de como se instalar o SQL Server 2008 para rodá-lo com os sistemas da Secullum. Instalação de SQL Server 2008 Segue abaixo um manual prático de como se instalar o SQL Server 2008 para rodá-lo com os sistemas da Secullum. Antes de instalar este software o mesmo requer alguns programas

Leia mais

Instalação do Papercut MF

Instalação do Papercut MF Instalação do Papercut MF O software Papercut está disponível sem restrições pelo período de 40 dias. Esse tempo lhe permite avaliar diversos recursos e funções que o software tem a oferecer. Caso adquira

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 4. Instalação... 5 4.1. Instalação no servidor... 5 4.1.1. Instalação da base de dados MSDE

Leia mais

Instalação oast.exe executar procurar C:\Arquivos de Programas C:\Program Files Instalar

Instalação oast.exe executar procurar C:\Arquivos de Programas C:\Program Files Instalar Instalação Baixar o arquivo oast.exe De um duplo clique com o mouse no arquivo oast.exe para instalar. Dependendo da versão do Windows utilizada, será feita a pergunta se você deseja executar o programa?

Leia mais

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais

PHILAE - SISTEMA DE RELACIONAMENTO - MANUAL DE INSTALAÇÃO

PHILAE - SISTEMA DE RELACIONAMENTO - MANUAL DE INSTALAÇÃO Manual Instalação - 00 Próxima página 1. Selecione "Instalar", e aguarde o início do Programa de Instalação; o Sistema perguntará se você deseja "Run" (Executar ou Abrir), ou "Save" (Salvar), selecione

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SISTEMA SIA (SERVIDOR)

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SISTEMA SIA (SERVIDOR) Revisado em: 05/10/2010 - Página 1 de 22 MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SISTEMA SIA (SERVIDOR) 1. No Servidor executar o arquivo Instalar.exe, clique no botão Avançar. Revisado em: 05/10/2010 - Página 2 de 22

Leia mais

INSTALAÇÃO DO CLIENTE LOTUS NOTES ROTEIRO DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

INSTALAÇÃO DO CLIENTE LOTUS NOTES ROTEIRO DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO INSTALAÇÃO DO CLIENTE LOTUS NOTES 9.0.1 ROTEIRO DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO Agosto de 2018 2 Sumário Obtendo o Software Cliente Notes... 3 Requisitos para instalação... 4 Instalando o Cliente Notes versão

Leia mais

Manual de Instalação Versão 2.0

Manual de Instalação Versão 2.0 Manual de Instalação Versão 2.0 Web File Professional Versão 1 ÍNDICE Capitulo 1 - Sobre o Web File Professional O que é Web File Professional...04 Suporte ao usuário...05 Capitulo 2 - Instalando o Web

Leia mais

Pimenta Advocacia Sistema Online Departamento de Informática. Spark MANUAL DO USUÁRIO

Pimenta Advocacia Sistema Online Departamento de Informática. Spark MANUAL DO USUÁRIO Pimenta Advocacia Sistema Online Departamento de Informática Spark MANUAL DO USUÁRIO Este manual tem por finalidade esclarecer o funcionamento do Spark ao servidor interessado na utilização do mensageiro.

Leia mais

Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão GUICHÊ

Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão GUICHÊ Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão 22.2.0 GUICHÊ Índice I INTRODUÇÃO... 3 II INSTALAÇÃO DO SOFTWARE... 4 III UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE... 6 ANEXO 1 GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA... 9 ANEXO 2 SOLUÇÕES

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER)

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER) MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER) VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 21 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf)

Leia mais

Instalando o software de gerencia (ANM2000)

Instalando o software de gerencia (ANM2000) Instalando o software de gerencia (ANM2000) Descrição: Para ter a gerencia das OLTs e ONUs da rede FTTx, precisa ser instalado o software de gerencia da Fiberhome, chamado ANM2000. Requisitos: - Servidor

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Token USB PKI

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Token USB PKI MANUAL DE INSTRUÇÕES Token USB PKI Manual de instalação SafeNet Authentication Client Selecione o modelo do seu Token e, em seguida, clique em DRIVER. Obs.: O driver é único, pode ser instalado em sistemas

Leia mais

TUTORIAL INSTALAÇÃO DO AUTOCAD 2015

TUTORIAL INSTALAÇÃO DO AUTOCAD 2015 TUTORIAL INSTALAÇÃO DO AUTOCAD 2015 Este tutorial tem por finalidade auxiliar o aluno na instalação do software Autocad 2015, versão educacional para estudantes. Passo 1: acessar o endereço descrito na

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO Safenet Authentication client 10.3

MANUAL DE INSTALAÇÃO Safenet Authentication client 10.3 MANUAL DE INSTALAÇÃO Safenet Authentication client 10.3 CERTISIGN São Paulo, 2017 1 PRÉ-REQUISITOS Antes de iniciar o processo de instalação, favor fechar todas as aplicações e realizar o download do arquivo

Leia mais

POO Documentation. Release 1.0. Felipe Dau e Francisco Pereira Junior

POO Documentation. Release 1.0. Felipe Dau e Francisco Pereira Junior POO Documentation Release 1.0 Felipe Dau e Francisco Pereira Junior August 13, 2015 Contents 1 Instalação do Java 1 1.1 Download................................................. 1 1.2 Instalação.................................................

Leia mais

MANUAL DE SISTEMA SPEED CASH. Manual de Download e Instalação do Aplicativo Speed Cash. Technology Brazil. Data de Elaboração: maio/2010

MANUAL DE SISTEMA SPEED CASH. Manual de Download e Instalação do Aplicativo Speed Cash. Technology Brazil. Data de Elaboração: maio/2010 MANUAL DE SISTEMA SPEED CASH Technology Brazil Data de Elaboração: maio/2010 Versão do Documento: 1.0 1 ÍNDICE 1. OBJETIVO DO SISTEMA...3 2. OBJETIVO DO MANUAL...3 3. INSTRUÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DO SPEED

Leia mais

Guia de Instalação do Lotus Notes 7

Guia de Instalação do Lotus Notes 7 Guia de Instalação do Lotus Notes 7 Itens necessários antes da instalação: - Nome do usuário, senha e informações sobre o servidor. - Arquivo do ID do usuário - Instalador do Lotus Notes - Privilégio de

Leia mais

Manual de Instalação Recuperação Fiscal

Manual de Instalação Recuperação Fiscal Manual de Instalação Recuperação Fiscal Versão 1.4 Junho de 2014 1 Controle de Alterações Nome Data Versão Descrição Thaís Oliveira 10/12/2013 1.0 Criação do Documento Fábio Franzoni 19/12/2013 1.1 Revisão

Leia mais

Como acessar as imagens via Navegador Mozilla Firefox

Como acessar as imagens via Navegador Mozilla Firefox Como acessar as imagens via Navegador Mozilla Firefox Antes de iniciar o procedimento de como realizar o(s) Acesso(s) Remoto(s) (Endereço IP em Rede Local, ou via Nuvem, ou via DDNS) através do Navegador

Leia mais

Baixando o Arquivo de Instalação do Bentley topograph

Baixando o Arquivo de Instalação do Bentley topograph Todos os direitos reservados Bentley Systems - 2016 Introdução Após efetuar a compra do Bentley topograph, você receberá um email com um arquivo PDF anexado. Guarde esse arquivo, pois ele contém as informações

Leia mais

Acesso através do Navegador Mozilla Firefox

Acesso através do Navegador Mozilla Firefox Acesso através do Navegador Mozilla Firefox Execute o Navegador Mozilla Firefox. OBS: Para evitar problemas com a instalação do plug-in ActiveX e permissões impostas pelo Windows, execute o navegador Mozilla

Leia mais

Manual de Instalação Flex

Manual de Instalação Flex Manual de Instalação Flex Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 3.1. Estação... 4 3.2. Servidor... 4 4. Instalação... 5 4.1. Instalação do Group Cobrança

Leia mais

Manual do usuário Instalação do sistema: WebVip. Presserv Informática LTDA - ME Manual do usuário (Instalação do sistema WebVip)

Manual do usuário Instalação do sistema: WebVip. Presserv Informática LTDA - ME Manual do usuário (Instalação do sistema WebVip) Presserv Informática Manual do usuário Instalação do sistema: WebVip 2006 Pagina 1 de 10 Para instalar o programa WebVip em seu computador, primeiramente você deve instalar o programa Apache2Triad que

Leia mais

Sidicom S4. Tutorial Backup Automático + Backup na nuvem

Sidicom S4. Tutorial Backup Automático + Backup na nuvem Sidicom S4 Tutorial Backup Automático + Backup na nuvem A importância do Backup Proteger os dados de sua empresa é crucial. Falhas técnicas podem ocorrer e, para evitar imprevistos e perda de informações,

Leia mais

Versão 4.0. Ecoscard Serviços de Suporte em Cartões Inteligentes Ltda Confidencial 1

Versão 4.0. Ecoscard Serviços de Suporte em Cartões Inteligentes Ltda Confidencial 1 Modelo de Instalação e configuração do token 5100 e 5110. Este manual é uma forma resumida e um pouco menos detalhada das informações fornecidas pelo fabricante dos token(gemalto), a Ecoscard não se responsabiliza

Leia mais

Manual de instalação e configuração

Manual de instalação e configuração Manual de instalação e configuração Introdução Este manual tem por objetivo auxiliar o Administrador do Strigoi no processo de instalação e configuração do programa. A instalação será dividida em 3 fases:

Leia mais

X-RiteColor Master Web Edition

X-RiteColor Master Web Edition X-RiteColor Master Web Edition O presente documento contém instruções de instalação do X-RiteColor Master Web Edition. Favor seguir todas as instruções cuidadosamente na ordem fornecida. Antes de prosseguir,

Leia mais

Manual de Instalação Corporate

Manual de Instalação Corporate Manual de Instalação Corporate Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 3 3.1. Estação... Erro! Indicador não definido. 3.2. Servidor... Erro! Indicador

Leia mais

BAIXA E INSTALAÇÃO DE CERTIFICADO A1. Versão 1.0r0 de 19 de Janeiro Classificação: Ostensivo

BAIXA E INSTALAÇÃO DE CERTIFICADO A1. Versão 1.0r0 de 19 de Janeiro Classificação: Ostensivo Versão 1.0r0 de 19 de Janeiro 2016 Classificação: Página 2 de 17 Catalogação do Documento Título Classificação Manual de baixa e instalação certificado A1 Versão 1.0r0-19 de Janeiro de 2016 Autor Revisor

Leia mais

Manual de instalação Condomínio21 Operacional Standard

Manual de instalação Condomínio21 Operacional Standard Manual de instalação Condomínio21 Operacional Standard Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 3.1. Estação... 4 3.2. Servidor... 4 4. Instalação no

Leia mais

Securithor - Instalação

Securithor - Instalação Securithor - Instalação Esse texto é um passo a passo da instalação do programa SECURITHOR de Monitoramento de alarmes da MCDI. Se você pretende atualizar um programa Securithor já instalado, por favor

Leia mais

Manual de Instalação de base de dados TOTVS Série 1 Saúde (Personal Med)

Manual de Instalação de base de dados TOTVS Série 1 Saúde (Personal Med) Manual de Instalação de base de dados TOTVS Série 1 Saúde (Personal Med) 1 Sumário Introdução... 3 Instalação do Totvs Série 1 Saúde (Personal Med)... 4 Instalação da base de dados... 15 2 Introdução Este

Leia mais

Tutorial SQL Server 2014 Express

Tutorial SQL Server 2014 Express Tutorial SQL Server 2014 Express Tutorial para o download: Passo 1: Faça o download do SQL Server 2014 Express acessando o link : https://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=42299. Passo 2:

Leia mais

Modelo de Instalação e configuração do token 5100 e 5110.

Modelo de Instalação e configuração do token 5100 e 5110. Modelo de Instalação e configuração do token 5100 e 5110. Versão 4.3 As informações contidas neste documento sobre produtos e serviços são de propriedade da Ecoscard sendo sua duplicação permitida apenas

Leia mais

Localizador de Defeitos

Localizador de Defeitos Manual de Instalação Rev. 4 Índice Índice...2 1 - Software...3 1.1 - Instalação...3 2 - Driver de comunicação...5 2.1 - Windows XP...5 2.2 - Windows Vista...7 2.3 - Windows 7...10 2.4 - Windows 8...13

Leia mais

Requisitos do Sistema

Requisitos do Sistema PJ8D - 017 ProJuris 8 Office Requisitos do Sistema PJ8D - 017 P á g i n a 1 Sumario Sumario... 1 Capítulo I Manual de instalação... 2 1.2 Instalação do ProJuris 8... 3 1.3 Conexão com o banco de dados...

Leia mais

Manual de Instalação do Servidor Orion Phoenix Versão 1.0 - Novembro/2010

Manual de Instalação do Servidor Orion Phoenix Versão 1.0 - Novembro/2010 Manual de Instalação do Servidor Orion Phoenix Versão 1.0 - Novembro/2010 Manual de Instalação do Sistema Orion Phoenix 1.0 - Novembro/2010 Página 1 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO...3 2. VISÃO GERAL...3 3. PROCEDIMENTOS

Leia mais

b) Ainda não me cadastrei no website VIPTEC:

b) Ainda não me cadastrei no website VIPTEC: a) Observações preliminares: 1) Verifique se o AutoCAD de 2010 ao 2017 esteja instalado e funcionando, executando-o pelo menos uma vez; 2) A senha de conexão ao website é diferente da senha de instalação

Leia mais

WampServer. Instalação do WampServer. Nota: Essas instruções são baseadas em uma instalação para o sistema operacional Windows.

WampServer. Instalação do WampServer. Nota: Essas instruções são baseadas em uma instalação para o sistema operacional Windows. WampServer Para configurar o WordPress e o Joomla!, você precisa ter um servidor Web e um banco de dados instalado. A maneira mais fácil de configurar um servidor web e um banco de dados no seu computador

Leia mais

Manual de instalação

Manual de instalação Manual de instalação Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 3 4. Instalação no servidor... 4 4.1.1. Instalação do sistema... 6 4.1.2. Instalação do mdac_typ...

Leia mais

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 PASSO-A-PASSO Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 JS SoftCom Documentação Automação Dropbox Pasta 07 Manuais e Procedimentos Instalações SQL Server Informações CÓDIGO:

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO GUICHÊ

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO GUICHÊ MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO 22.2.0 GUICHÊ SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 3 2. INSTALAÇÃO DO SOFTWARE 4 3. UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE 6 ANEXO 1 GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA 9 ANEXO 2 SOLUÇÕES

Leia mais

TOTVS Utilização dos Aplicativos. Arquitetura e Instalação

TOTVS Utilização dos Aplicativos. Arquitetura e Instalação Arquitetura e Instalação Sumário 1 Conceitos Básicos... 3 1.1 Objetivos do Treinamento... 3 1.2 TOTVS Application Server... 3 1.3 TOTVS SmartClient... 4 1.4 TOTVS DbAccess Monitor... 5 2 TOTVS SmartClient

Leia mais

Manual de Instalação (Versão 1.0)

Manual de Instalação (Versão 1.0) (Versão 1.0) Informação Pública: este documento foi classificado pela área de Certificação Digital e o acesso está autorizado aos clientes, visando auxiliá-los na instalação de Informação Interna: este

Leia mais

Particionamento, formatação de discos rígidos, testes de desempenho e estresse do sistema no Windows 7

Particionamento, formatação de discos rígidos, testes de desempenho e estresse do sistema no Windows 7 Particionamento, formatação de discos rígidos, testes de desempenho e estresse do sistema no Windows 7 1 Introdução Para a realização de todos os testes foi usado uma máquina virtual com as seguintes configurações:

Leia mais

Procedimento Instalação Impressora Servidor de impressão/quota

Procedimento Instalação Impressora Servidor de impressão/quota Objetivo: Procedimento Instalação Impressora Servidor de impressão/quota Este procedimento tem como funcionalidade descrever os passos para instalação de impressora do Servidor de impressão/quota. Descrição:

Leia mais

Tutorial Windows Server 2016

Tutorial Windows Server 2016 Tutorial Windows Server 2016 1 2 Introdução O Windows Server 2016 apresenta melhorias em segurança que irão reduzir os riscos nos negócios; maior flexibilidade em software para reduzir custos; e uma plataforma

Leia mais

Tutorial de Instalação Integratto Contábil SQL. Integratto Contábil SQL

Tutorial de Instalação Integratto Contábil SQL. Integratto Contábil SQL Tutorial de Instalação 1 Sumário Sumário... 2 Apresentação... 3 Configurações Iniciais... 4 Atenção... 4 Verifique o tamanho da base de dados... 4 Desabilite o Antivírus... 4 Crie uma pasta destinada ao

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc Versão

Procedimentos para Instalação do Sisloc Versão Procedimentos para Instalação do Sisloc Versão 2017.10 Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Etapa 1: Instalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 3. Etapa 2: Instalação da base de dados Sisloc... 24

Leia mais

Abaixo seguem todas as informações necessárias para a emissão das boletas (mensalidades icais), para EMPRESAS ou FILIADOS através do Filiados2000:

Abaixo seguem todas as informações necessárias para a emissão das boletas (mensalidades icais), para EMPRESAS ou FILIADOS através do Filiados2000: BOLETAS Abaixo seguem todas as informações necessárias para a emissão das boletas (mensalidades icais), para EMPRESAS ou FILIADOS através do Filiados2000: 1 - Essa funcionalidade foi implementada com o

Leia mais

Como acessar as imagens via Navegador Google Chrome

Como acessar as imagens via Navegador Google Chrome Como acessar as imagens via Navegador Google Chrome Antes de iniciar o procedimento de como realizar o(s) Acesso(s) Remoto(s) (Endereço IP em Rede Local, ou via Nuvem, ou via DDNS) através do Navegador

Leia mais

INSTALAÇÃO DO INTEGRATTO SQL

INSTALAÇÃO DO INTEGRATTO SQL INSTALAÇÃO DO INTEGRATTO SQL Você receberá o link de instalação para executar o nsjinstalador. Execute o arquivo e dê início a sua instalação. Fique atento às instruções da tela inicial. Lembre-se que

Leia mais

Requisitos do Sistema

Requisitos do Sistema PJ8D - 017 ProJuris 8 Office Requisitos do Sistema PJ8D - 017 P á g i n a 1 Sumario Sumario... 1 Capítulo I Manual de instalação... 2 1.2 Instalação do ProJuris 8... 3 1.3 Conexão com o banco de dados...

Leia mais

Como instalar o FIREBIRD

Como instalar o FIREBIRD Como instalar o FIREBIRD Feito o download de 2 cliques em cima do instalador do FIREBIRD-2.5.3.26778_0_Win32.exe Clique em EXECUTAR, caso apareça uma janela pedindo SIM ou NÃO (clique em SIM) Selecione

Leia mais

Aprenda. Formatação de Notebooks e Computadores Luiz Varginha-MG

Aprenda. Formatação de Notebooks e Computadores Luiz Varginha-MG Aprenda Alcohol 52% Introdução O Alcohol 52% é um programa que emula imagens de CD e DVD, vou ser mais claro, é um programa que você pode passar todo conteúdo de um CD ou DVD para o computador, de forma

Leia mais

Manual de configuração do Central Tiss, com base de dados MySQL e utilização em rede.

Manual de configuração do Central Tiss, com base de dados MySQL e utilização em rede. Centralx Manual de configuração do Central Tiss, com base de dados MySQL e utilização em rede. Observação:: Para realizar a configuração abaixo é necessário que o Central Tiss já esteja instalado em todas

Leia mais

Instalação do Oracle VM Virtual Box

Instalação do Oracle VM Virtual Box 1 de 14 09/08/2012 12:56 Instalação do Oracle VM Virtual Box Após fazer download do Oracle VM VirtualBox o próximo passo é a instalação. Seguindo este tutorial passo-a-passo não haverá qualquer dificuldade

Leia mais

Pacote de instalação dos componentes Selo Digital /SP

Pacote de instalação dos componentes Selo Digital /SP Pacote de instalação dos componentes Selo Digital /SP Objetivo do Documento Nesse documento está especificado o procedimento que deve ser adotado para realizar a instalação e configuração dos Componentes

Leia mais

Solicitação e utilização da VPN (Utilizando Token físico ou Token no celular corporativo)

Solicitação e utilização da VPN (Utilizando Token físico ou Token no celular corporativo) Manual do Usuário Solicitação e utilização da VPN (Utilizando Token físico ou Token no celular corporativo) Página 1 de 30 Índice 1. Solicitação de VPN com Token por celular corporativo... 3 2. Instalação

Leia mais

Sumário. 1

Sumário. 1 Sumário Configurações... 2 Instalação para Windows Vista...2 Instalação para Windows 7...4 Instalação... 7 Instalação Automática...7 Instalação Manual...19 1 www.dzyon.com Configurações Instalação para

Leia mais

Projeto TrollSD Sumário

Projeto TrollSD Sumário Projeto TrollSD Sumário 1. Introdução... 2 2. Componentes... 2 3. Requisitos... 2 4. Instalação... 3 4.1. Instalação do Servidor... 3 4.2. Configuração do servidor... 3 4.3. Instalação do Aplicativo...

Leia mais

Manual de Instalação Condomínio21 Operacional Corporate

Manual de Instalação Condomínio21 Operacional Corporate Manual de Instalação Condomínio21 Operacional Corporate Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 3.1. Estação... 4 3.2. Servidor... 4 4. Instalação no

Leia mais

1. Requisitos de Instalação Procedimentos Iniciais Instalação do WinThor Anywhere (Padrão)... 3

1. Requisitos de Instalação Procedimentos Iniciais Instalação do WinThor Anywhere (Padrão)... 3 Sumário Apresentação... 1 1. Requisitos de Instalação... 2 2. Procedimentos Iniciais... 2 3. Instalação do WinThor Anywhere (Padrão)... 3 4. Instalação do WinThor Anywhere (Avançada)... 7 5. Execução da

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL A1

MANUAL DE EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL A1 MANUAL DE EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL A1 1. BAIXANDO O ASSISTENTE DE EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL Para iniciar o processo de emissão do Certificado Digital Soluti, será necessário acessar o endereço

Leia mais

Catálogo em Rede. Sumário

Catálogo em Rede. Sumário Sumário Introdução...2 Configurando o Servidor...2 Tipo de firebird utilizado...2 Efetuando a troca do Firebird...4 Verificar se existe Firebird Server instalado...4 Instalando o gerenciador Firebird Server...6

Leia mais

Sophos SafeGuard Enterprise 8.0.1

Sophos SafeGuard Enterprise 8.0.1 Sophos SafeGuard Enterprise 8.0.1 Guia: Manual de instalação do Sophos SafeGuard Enterprise 8.0.1 Data do Documento: Novembro de 2016 Conteúdo 1. Sobre este manual... 3 2. Requisitos de Instalação... 4

Leia mais

Para verificar se o Servidor e/ou o Cliente acessa o SisMÉDICO

Para verificar se o Servidor e/ou o Cliente acessa o SisMÉDICO Para verificar se o Servidor e/ou o Cliente acessa o SisMÉDICO 1) No Servidor: Os serviços abaixo estão no automático e Iniciados: a. - SQL Server b. - SQL Server Browser 2) No Servidor: Protocolo para

Leia mais

Clicando nesse botão aparecerá um menu no qual deve ser selecionada a porta serial em que o Rasther está ligada. Depois clique em OK.

Clicando nesse botão aparecerá um menu no qual deve ser selecionada a porta serial em que o Rasther está ligada. Depois clique em OK. Requisitos básicos do sistema - Windows 98 ou milenium. - Pentium II 300 MHz (no mínimo). - 64 MB RAM. - Porta serial disponível. - 15 MB de espaço livre no HD. - Resolução de vídeo de 800X600 mode 16

Leia mais

Como acessar as imagens via Navegador Safari

Como acessar as imagens via Navegador Safari Como acessar as imagens via Navegador Safari Antes de iniciar o procedimento de como realizar o(s) Acesso(s) Remoto(s) (Endereço IP em Rede Local, ou via Nuvem, ou via DDNS) através do Navegador Safari,

Leia mais

Como acessar as imagens via Navegador Internet Explorer

Como acessar as imagens via Navegador Internet Explorer Como acessar as imagens via Navegador Internet Explorer Antes de iniciar o procedimento de como realizar o(s) Acesso(s) Remoto(s) (Endereço IP em Rede Local, ou via Nuvem, ou via DDNS) através do Navegador

Leia mais

Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Instalando e Utilizando o VirtualBox

Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Instalando e Utilizando o VirtualBox Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Instalando e Utilizando o VirtualBox No vídeo anterior, apresentei as vantagens de se utilizar uma máquina virtual, e mostrei como utilizar o VMware, virtualizador

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO GERENCIADOR DO CARTÃO CRIPTOGRÁFICO E TOKEN SAFRAN SAFESIGN

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO GERENCIADOR DO CARTÃO CRIPTOGRÁFICO E TOKEN SAFRAN SAFESIGN MANUAL DE INSTALAÇÃO DO GERENCIADOR DO CARTÃO CRIPTOGRÁFICO E TOKEN SAFRAN SAFESIGN VERSÃO 5 Atualizado em 23/05/2016 Página 1 de 16 Verificando versão do Windows (32 ou 64 Bits) MENU INICIAR > CLIQUE

Leia mais

Manual de acesso. a rede cabeada UFPR. UFPR aspec

Manual de acesso. a rede cabeada UFPR. UFPR aspec Manual de acesso - a rede cabeada UFPR UFPR aspec Autenticação REDE CABEADA UFPR WINDOWS XP, VISTA, 7 e 10 Forma OPÇÃO 1 Para ser possível aos usuários da rede cabeada continuarem a ter acesso a rede da

Leia mais

Instalação do SayerDispenser

Instalação do SayerDispenser Instalação do SayerDispenser 1 - Para baixar o setup do SayerDispenser, favor acessar o link abaixo: http://matriz.sayerlack.com.br/sayerdispenser - Clicar no link Instalação do SayerDispenser - Realizar

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Token USB PKI

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Token USB PKI MANUAL DE INSTRUÇÕES Token USB PKI Manual de instalação SafeNet Authentication Client Após concluir o download, configure o sistema para instalar o SAC9.0. 3 Na pasta Applications, clique em SYSTEM PREFERENCES.

Leia mais

Manual de Instalação Emissor NF-e Advanced SAIB 3.10 Versão e posteriores

Manual de Instalação Emissor NF-e Advanced SAIB 3.10 Versão e posteriores Manual de Instalação Emissor NF-e Advanced SAIB 3.10 Versão 3.1.0.2 e posteriores Orientações Iniciais Crie o diretório NFE-ADV na pasta?:\sof. O pacote de instalação do emissor NF-e Advanced SAIB, está

Leia mais

ASPSOFT TECNOLOGIA (SIAE- SISTEMA INTEGRADO DE AUTOMAÇÃO ESCOLAR ) Site: -

ASPSOFT TECNOLOGIA (SIAE- SISTEMA INTEGRADO DE AUTOMAÇÃO ESCOLAR ) Site:  - Guia de Instalação do SIAE Site: http://www.aspsoft.com.br - Email: suporte@aspsoft.com.br Pág: 1 Requisitos para Instalação do SIAE CONFIGURAÇÃO HARDWARE Processador: A partir de 1 Ghz Memória RAM: 4

Leia mais

Fiery Command WorkStation 5.8 com Fiery Extended Applications 4.4

Fiery Command WorkStation 5.8 com Fiery Extended Applications 4.4 Fiery Command WorkStation 5.8 com Fiery Extended Applications 4.4 O Fiery Extended Applications (FEA) v4.4 contém o Fiery software para executar tarefas usando o Fiery Server. Este documento descreve como

Leia mais

Manual de Atualização

Manual de Atualização Manual de Atualização Sumário Informações gerais... 3 Introdução / Suporte técnico... 4 Instruções gerais... 5 Atualização automática... 6 Atualização manual... 8 Condomínio21 Manual de Atualização...

Leia mais

Tutorial de Instalação do Sistema GED. Gestão Eletrônica de Documentos

Tutorial de Instalação do Sistema GED. Gestão Eletrônica de Documentos Tutorial de Instalação do Sistema GED Gestão Eletrônica de Documentos Segue passo a passo para a correta instalação e configuração do Sistema GED. Pedimos atenção na parte de configuração do SGBD MySQL.

Leia mais

Manual de Instalação do Módulo de Segurança MMA SISGEN

Manual de Instalação do Módulo de Segurança MMA SISGEN Manual de Instalação do Módulo de Segurança MMA SISGEN 1. DESCRIÇÃO Este documento descreve os requisitos mínimos necessários e os procedimentos de download e instalação do Módulo de Segurança, utilizados

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA TUTORIAL OPENWATCOM: CRIANDO O PRIMEIRO PROGRAMA

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA TUTORIAL OPENWATCOM: CRIANDO O PRIMEIRO PROGRAMA LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA TUTORIAL OPENWATCOM: CRIANDO O PRIMEIRO PROGRAMA Prof. Dr. Daniel Caetano 2011-2 Visão Geral 1 Instalando o OpenWatcom 2 Criando um Projeto 3 Continuando um Projeto

Leia mais

TUTORIAL DE INSTALAÇÃO APACHE PHP POSTGRESQL

TUTORIAL DE INSTALAÇÃO APACHE PHP POSTGRESQL TUTORIAL DE INSTALAÇÃO APACHE 2.2.4 + PHP 5.2.1 + POSTGRESQL 8.2 (a instalação das demais versões não muda quase nada) Para instalação baixaremos todos os arquivos do site http://www.simonsen.br/aulasonline/servidor.html

Leia mais

Mensagens com soluções. v. 1.1

Mensagens com soluções. v. 1.1 Mensagens com soluções v. 1.1 INTRODUÇÃO Este manual visa facilitar o dia a dia das Franquias para solução das possíveis mensagens a serem apresentadas no Prepara Update. ATENÇÃO Os processos disponíveis

Leia mais

Linguagem de Programação II Programação Orientada a Objetos. Ambientes de Programação

Linguagem de Programação II Programação Orientada a Objetos. Ambientes de Programação Linguagem de Programação II Programação Orientada a Objetos Ambientes de Programação Prof. Alessandro Borges 2 Tópicos Prompt de comando JDK IDE NetBeans Eclipse Jbuilder Visual Café Visual J++ NetBeans

Leia mais