REDISCUTINDO A PRESENÇA INGLESA NO IMPÉRIO BRASILEIRO: O CASO DA FIRMA INGLESA CARRUTHERS & CO.,

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REDISCUTINDO A PRESENÇA INGLESA NO IMPÉRIO BRASILEIRO: O CASO DA FIRMA INGLESA CARRUTHERS & CO., 1822-1854."

Transcrição

1 Anpuh Rio de Janeiro Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro APERJ Praia de Botafogo, 480 2º andar - Rio de Janeiro RJ CEP Tel.: (21) REDISCUTINDO A PRESENÇA INGLESA NO IMPÉRIO BRASILEIRO: O CASO DA FIRMA INGLESA CARRUTHERS & CO., Eder da Silva Ribeiro 1 - UFF INTRODUÇÃO: O nosso estudo acerca da presença inglesa no Império brasileiro da primeira metade do século XIX, tem se configurado como algo de extrema dificuldade, especialmente em função da escassez de fontes que abordam mais de perto o objeto da nossa análise, ou seja, a organização e a forma de atuação da firma inglesa Carruthers & Co. na cidade do Rio de Janeiro neste período. Organizada pelo negociante inglês de Liverpool Richard Carruthers, esta empresa teve importante atuação no cenário econômico brasileiro, atuando não só no comércio de fazendas por atacado como também no lucrativo tráfico negreiro. No tocante ao envolvimento da Carruthers com o tráfico escravista, é notória a sua associação, num primeiro momento, com o negociante de grosso trato e deputado da Real Junta do Comércio João Rodrigues Pereira de Almeida, futuro Barão de Ubá de Vassouras, um dos maiores contratadores e traficantes de escravos da cidade do Rio de janeiro. Num momento posterior, a partir da década de 1840, os autores têm destacado o comprometimento da firma inglesa com o traficante português Manoel Pinto da Fonseca, um dos maiores traficantes na Costa Ocidental e Oriental africana 2. Cabe mencionar também, que para além de uma simples associação da firma inglesa com João Rodrigues Pereira de Almeida, o que os estudos que tratam deste assunto nos sugerem são laços muito mais profundos e complexos, tendo em vista que com a falência desse grande negociante em 1829, não só grande parte dos seus ativos foram para a firma inglesa, como também os seus caixeiros. Entre estes caixeiros, merece destaque Irineu Evangelista de Souza, futuro Barão de Mauá, que se tornou um dos sócios da companhia após o retorno de Richard Carruthers para Inglaterra em Graduando em História na UFF. Bolsista PIBIC/CNPq. 2 GUIMARÃES. Carlos Gabriel. O Comércio Inglês no Império brasileiro: a atuação da firma inglesa Carruthers & Co, (Artigo inédito) 3 Idem, Ibidem.

2 Usos do Passado XII Encontro Regional de História ANPUH-RJ 2006: 2 Em face disto, procuramos encaminhar nossa argumentação no sentido de realizar uma exposição dos primeiros resultados que conseguimos obter sobre a organização e atuação da firma inglesa Carruthers & Co. no Brasil da primeira metade do século XIX. Nesse sentido, e a partir dessas constatações, esperamos também compreender melhor o próprio comércio anglo-brasileiro, bem como a conjuntura política do período. Para tanto, optamos por realizar, numa primeira parte, uma discussão historiográfica que procurou abarcar as principais concepções a respeito da presença dos negociantes ingleses no Império brasileiro, com destaque, por um lado, para aquelas perspectivas que reforçam a idéia de que houve uma predominância por parte dos modernos comerciantes ingleses em detrimento da arcaica forma do comércio português; e, por outro lado, para aquelas que buscam colocar em evidência o fato de que não se deve tratar a presença inglesa de uma forma generalizada, face às questões institucionais e ao limite imposto pelo mercado para atuação das firmas inglesas 4. Na segunda parte, buscamos apresentar alguns resultados mais concretos da pesquisa, visando com isso contribuir para uma melhor percepção da forma de atuação da Carruthers & Co. no comércio entre Brasil e Inglaterra. I SITUANDO HISTORIOGRAFICAMENTE A PRESENÇA INGLESA NO BRASIL os ingleses estão ligados como nenhum outro povo aos começos de modernização das condições materiais de vida do brasileiro: das condições de produção, habitação, transporte, recreação, comunicação, iluminação, alimentação e repouso entre nós 5. Esta passagem de Gilberto Freyre retrata muito bem o modo como a historiagafia vem considerando a presença inglesa no Brasil do século XIX. Apesar de muito original no tocante à documentação utilizada, esta obra segue a mesma trilha deixada por Alan K. Manchester, para quem a instituição de um intercâmbio político e econômico entre Inglaterra e Brasil, propiciado pela vinda da Corte portuguesa em 1808, proporcionou o estabelecimento de uma preeminência inglesa sobre os interesses brasileiros. Sendo assim, observa Manchester, a trilha da continuidade fora traçada, e os privilégios desfrutados pela Inglaterra em Portugal durante séculos foi transferido para o Brasil 6. Esse mesmo ponto de vista é compartilhado por Olga Pantaleão que, em linhas gerais, procura demonstrar o domínio inglês sobre todos os aspectos da vida brasileira, conseguida, em larga medida, em virtude da sua predominância no mercado. Nesse sentido, ela afirma que os britânicos traziam 4 Idem, Ibidem. 5 FREYRE, Gilberto. Ingleses no Brasil. Aspectos da influência britânica sobre a vida, a paisagem e a cultura do Brasil. 3 a edição. Rio de Janeiro: Topbooks Ed., 2000, p MANCHESTER, Alan K. Preeminência inglesa no Brasil. Tradução de Janaína Amado. São Paulo: Brasiliense, 1973, p. 103.

3 Usos do Passado XII Encontro Regional de História ANPUH-RJ 2006: 3 mercadorias e levavam matérias-primas, além de investirem grandes capitais, como, por exemplo, em títulos de empréstimos do governo, em companhias mineiras, em estradas de ferro e em inúmeras outras empresas 7. E o argumento da autora se completa e ganha mais evidência quando ela analisa o tratado de comércio decretado por Dom João em fevereiro de De acordo com a sua concepção, apesar do tratado de comércio falar em relações recíprocas, o acordo não oferecia tal reciprocidade. De qualquer forma, sentencia ela, mesmo que fossem mútuas todas as concessões, na prática os ingleses seriam favorecidos, tendo em vista sua organização econômica superior. Ou ainda, como ela nos informa em outro ponto da sua narrativa, seus métodos de negociar, suas possibilidades, sua superioridade econômica davam-lhes vantagens 8. Sob essa ótica, a atuação dos comerciantes ingleses foi muito importante para o estabelecimento da predominância comercial inglesa no Brasil, além de terem sido responsáveis por certa revolução nos hábitos comerciais. Analisando os interesses europeus nos países da América Latina, Eugene Ridings vocifera que a presença dos comerciantes estrangeiros no comércio importador-exportador significou não só a exclusão dos negociantes nacionais, como também afetou o desenvolvimento econômico da região, em virtude da pouca identificação do negociante estrangeiro com a Nação em que ele operava 9. Mais uma vez, portanto, fica patente a ênfase dada a um viés historiográfico que tende a ver a atuação do moderno capitalismo europeu no século XIX em oposição à arcaica forma dos comerciantes nacionais e portugueses. No entanto, o debate ganhou novos contornos com a introdução de novas percepções que passaram a questionar essas visões generalistas, atentando para o fato de que a dominação estrangeira, especialmente a britânica, deve ser relativizada. E é justamente sob os auspícios dessa nova perspectiva que Robert Greenhill chama nossa atenção para as limitações dos mercados da América Latina na primeira metade do século XIX, visto que a população dessa época era pequena e dispersa, cujo poder de compra era baixo e seu crescimento econômico muito restrito, vivendo num nível de subsistência, suprindo em grande parte suas próprias necessidades 10. Em consonância com essa nova abordagem, outros estudiosos também tomaram partido nessa polêmica envolvendo os negócios ingleses no século XIX e passaram a problematizar o enfoque 7 PANTALEÃO, Olga. A presença inglesa: In HOLANDA, Sérgio Buarque de (org.). História Geral da Civilização Brasileira. Tomo II, 1 o vol., 4 a ed., São Paulo: DIFEL, Idem, p Para uma discussão mais aprofundada envolvendo a atuação dos comerciantes estrangeiros nos países latino-americanos, cf. GUIMARÃES, op. cit. 10 GREENHILL, Robert. E. Johnston: 150 anos em café: In: BACHA, Edmar e GREENHILL, Robert (orgs.). 150 Anos de Café. 2 a edição, 1992.

4 Usos do Passado XII Encontro Regional de História ANPUH-RJ 2006: 4 dispensado a uma suposta predominância do moderno capitalismo inglês. Gostaríamos de destacar aqui, os estudos desenvolvidos pela Business History, com especial atenção para os trabalhos de Charles Jones e J. P. Cain. Estes autores, analisando a organização e a forma de atuação das firmas inglesas até meados do século XIX, denominaram essas firmas de empresas comerciais, ou seja, uma empresa comercial descentralizada e não subordinada administrativa e financeiramente a City inglesa (Londres) 11. Ainda no que diz respeito à forma de organização e atuação das companhias inglesas, é importante mencionar os trabalhos de Giovanni Arrigh, Keneth Barr e Shuji Hisaeda. Tais autores, segundo nos informa o professor Carlos Gabriel, atrelam a atuação e a organização das firmas inglesas ao modelo organizacional do capitalismo inglês do período, ou seja, do capitalismo mercantil, denominando-as de sistema de empresas comerciais familiares 12. Visão semelhante à destes últimos autores nos apresenta Robert Greenhill em seu livro já mencionado por nós em outro ponto deste trabalho. Para ele, a história da E. Johnston & Co. empresa que é o objeto de sua análise realça temas relativos a empresas familiares e ao espírito de iniciativa dos seus administradores. Além disso, a Johnston também é importante por exemplificar, em larga medida, o relacionamento comercial entre a Grã-Bretanha e a América Latina, em particular o Brasil. Se no começo essa conexão desenvolveu-se principalmente através das trocas, posteriormente, houve igualmente o fortalecimento dessas relações por meio dos investimentos 13. Procuramos demonstrar com esse breve balanço historiagráfico, que nem de longe tem a pretensão de esgotar o assunto, que a discussão envolvendo a presença inglesa na América Latina e, particularmente, no Brasil das primeiras décadas do século XIX, é um campo aberto de embates. Nesse sentido, nossa intenção a partir de agora residirá na busca pela inserção um pouco mais aprofundada nesse debate. Em busca de alcançar esse objetivo, vamos expor os resultados iniciais da pesquisa acerca da organização e das atividades desenvolvidas pela Carruthers & Co. entre 1824 e 1854, na tentativa de elucidar a própria conjuntura política e econômica do período. 11 GUIMARÃES, op. cit. 12 Idem, Ibidem. 13 GREENHILL, op. cit., p. 138.

5 Usos do Passado XII Encontro Regional de História ANPUH-RJ 2006: 5 II PRIMEIROS RESULTADOS: A CARRUTHERS & CO. E SUA ATUAÇÃO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO A chegada de Richard Carruthers ao Rio de Janeiro ocorreu, segundo consta nos Fundos da Polícia da Corte do Arquivo Nacional, em 22 de março de No entanto, nossos esforços em localizar a atuação e as atividades empreendidas pelo inglês desde a data da sua chegada até a efetiva organização da Carruthers em 1829, conforme indica o Almanak Imperial do Commercio e das Corporações Civis e Militares do Imperio do Brasil 15, têm se mostrado em parte como uma tarefa de difícil consecução. Sustentamos que é em parte porque um documento envolvendo Richard Carruthers, no qual constava o seu nome como um dos procuradores do inglês Robert Maiden, permitiu que nós confirmássemos a sua presença no Brasil, bem como perceber um dos ramos da sua atividade. Carruthers, Richard, e Joseph Tully (Procuradores) Rio de Janr o 27 de novbr o de 1826 [Recebido] de Thomaz Rupsell dous contos trezentos e dez mil r s de D a (...) corresp e a r s 23100#000; imp o p a que (...) comprou a Roberto Maiden, (...) procuradores bast s Richard Carruthers, e Joseph Tully, oito moradas de casas e terrenos, sitos no morro da Glória 16. Apesar dos Almanaques Mercantis apontarem o surgimento da Carruthers & Irmãos em 1829, não encontramos até o momento documentação alguma que nos informe a respeito da composição da sua sociedade e dos negócios e atividades mais específicas que a empresa desenvolveu. O que podemos assegurar, é que desde a sua a criação, em 1829, até a sua liquidação, em 1854, a empresa teve dois nomes. Primeiramente, até 1840, a companhia desenvolveu suas atividades com o nome de Carruthers & Irmãos, localizada na Rua da Direita, 84. A partir dessa data, já localizada na Rua da Direita n o 63, a firma passou a atuar sob o nome de Carruthers & Co Col. 416, Vol. 1, fl. 19. Fundo Polícia da Corte Registros relacionados a entrada e movimentação de estrangeiros ( ). Rio de Janeiro: Arquivo Nacional. 15 Almanak Imperial do Commercio e das Corporações Civis e Militares do Imperio do Brasil (por Pedro Plancher-Seignor para 1829 Segundo Anno). Biblioteca Nacional, seção de Obras Raras. 16 Arquivo Nacional. Recebedoria do Rio de Janeiro Livro 20 Sisa 27/11/1826 N o 51 P Almanak Imperial do Commercio e das Corporações Civis e Militares do Imperio do Brasil (por Pedro Plancher-Seignor para 1829 Segundo Anno); Almanak Nacional do Commercio do Império do Brasil, publicado por Emilio Seignot-Plancher, para Terceiro Anno. Rio de Janeiro, na Typ. Imperial de Seignot-Plancher, rua do Olvidor, N. 96.; Almanak Geral do Imperio do Brasil (por Sebastião Fabregas Surigue) no anno de 1836 (com apêndice para 1838) e Typ. Commercial Fluminense de S. F. Surigue.; Pequeno Almanak do Rio de Janeiro 1842/1843. Typ. dos Editores Viuva Ogier e Filho.: Biblioteca Nacional, seção de Obras Raras. Almanaque Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro (Almanaque Laemmert). Rio de Janeiro, Typographia Universal de Laemmert

6 Usos do Passado XII Encontro Regional de História ANPUH-RJ 2006: 6 No distrate 18 da empresa, encontrado na documentação da Junta Comercial e datado de 1886, nos deparamos com os nomes que compunham a sociedade àquele momento. Todavia, não podemos afirmar com certeza que todos os componentes faziam parte da reorganização da companhia ocorrida em 1840, conforme informado pelo documento. Entre os sócios, salta aos nossos olhos os nomes de João Ignácio Tavares, um dos maiores negociantes e traficantes de escravos citados por João Fragoso 19, além é claro de Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá. Embora não tenhamos obtido sucesso na nossa tentativa de rastrear a rede de negócios da Carruthers & Co., podemos auferir que a companhia inglesa teve intensa participação no tráfico escravista. Fato esse que, segundo o historiador Carlos Gabriel Guimarães, contribui para derrubar o mito do Mauá abolicionista 20, tendo em vista que o nome do referido Barão aparece recorrentemente na historiografia como o principal diretor da empresa após a partida de Richard Carruthers para a Inglaterra em Também a presença de um grande traficante de escravos na composição da sociedade da firma, como a de João Ignácio Tavares, é outro elemento indicativo da participação da companhia no comércio proibido de escravos. Essa indicação se comprova e se torna evidente com o envolvimento, descrito e analisado por Robert Edgar Conrad e por Luís Henrique Tavares 22, da Carruthers com o grande traficante de escravos Manoel Pinto da Fonseca, para quem a empresa fornecia produtos manufaturados para a realização de transações negreiras na África. Além de estar envolvida intensamente no contrabando de escravos da África para o Brasil, a Carruthers & Co. desempenhou também importante papel no comércio de fazendas por atacado. No entanto, apesar de seu reconhecido destaque nessas duas atividades, sua influência foi diminuindo, até a sua liquidação em CONSIDERAÇÕES FINAIS Ao realizarmos esta análise, visando contribuir para uma melhor compreensão da organização e da forma de atuação da firma inglesa Carruthers & Co., buscamos ao mesmo tempo apreender os aspectos mais abrangentes da sociedade brasileira das primeiras décadas do século XIX, ou seja, o 18 Junta Comercial - Carruthers E Cia. Livro 188 Reg P. 03. Código do Fundo 46 Codes. 19 FRAGOSO, João Luis R. Homens de grossa aventura: acumulação e hierarquia na praça mercantil do Rio de Janeiro ( ). Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1992, A respeito do envolvimento do Barão de Mauá com a escravidão cf. GUIMARÂES, Carlos Guimarães. Mauá por Trás do Mito. Revista da Biblioteca Nacional, ano 1, n o 4, outubro de 2005, pp AN. Fundo Polícia da Corte Registros relacionados a entrada e movimentação de estrangeiros ( ). Col. 423, Vol. 10, fl. 06. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional. 22 CONRAD, Robert E. Tumbeiros: o tráfico de escravos para o Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1983; TAVARES. Luís Henrique Dias. O Comércio Proibido de Escravos. São Paulo: Ática, 1988.

7 Usos do Passado XII Encontro Regional de História ANPUH-RJ 2006: 7 modo como o capital mercantil inglês atuava nessa sociedade. Aliás, no que diz respeito ao estudo da História de Empresas, Maria Bárbara Levy certa vez afirmou que é preciso, levar em conta as articulações recíprocas entre relações sociais e práticas empresariais. A empresa é parte de um sistema de instituições interatuantes na qual lhe cabe a produção de bens. Como parte interorgânica da sociedade, sua atuação repercute sobre a estrutura social na qual se desenvolve e é, por sua vez, influenciada por ela 23. Em vista disso, acreditamos que a Carruthers, incluindo também o período em que Richard negociava de forma individual, se configurou como um exemplo da forma de atuação de uma típica casa mercantil britânica nas primeiras décadas do Brasil Oitocentista. Em outras palavras, seguindo a sugestão de Robert Greenhill, o desenvolvimento das suas atividades pode ser apresentado como uma atuação nos característicos moldes de uma empresa familiar. Neste quadro, fica impossível concordarmos com aqueles autores que perceberam a ação dos negociantes ingleses no Brasil da primeira metade do século XIX, como sendo a expressão mais nítida da modernidade do capitalismo inglês. De fato, o controle exercido pelos ingleses sobre o comércio de importação e exportação obrigou os negociantes portugueses e nacionais a reforçarem suas posições em outras atividades, como, por exemplo, no tráfico de escravos. Mas isso, em nossa opinião, não nos autoriza a afirmar que houve uma total predominância do moderno e poderoso mercador britânico em detrimento do arcaico e frágil comerciante português. Muito pelo contrário, o que nos esforçamos por mostrar foi que houve uma série de jogos de interesses e de negociações, sem os quais, muito provavelmente, os britânicos não teriam conseguido se firmar no mercado brasileiro. Tal fato pode ser ilustrado com as associações feitas entre negociantes ingleses e os mais diversos traficantes de escravos do período. Alguns deles, inclusive, com enorme influência nos rumos da política do Estado Imperial brasileiro, como é o caso de João Rodrigues Pereira de Almeida. Portanto, seja por meio de associações dos ingleses com comerciantes locais, seja através de casamentos com mulheres de famílias ricas da terra 24, uma prática muito antiga por sinal, as evidências têm nos conduzido para um entendimento de que a penetração inglesa no Brasil do século XIX foi fruto de duras negociações e árduos conflitos, cujo resultado pode ser descrito em função das exigências e especificidades da própria sociedade da época. 23 LEVY, Maria B. A Industria do Rio de Janeiro através de suas sociedades anônimas. Esboço de História Empresarial. Rio de Janeiro, UFRJ, 1994, p Para uma relação dos nomes de alguns ingleses que constituíram família aqui no Brasil cf. FREYRE, op. cit.

MOTIVAÇÕES PARA A INTERNACIONALlZAÇÃO

MOTIVAÇÕES PARA A INTERNACIONALlZAÇÃO Internacionalização de empresas brasileiras: em busca da competitividade Luis Afonso Lima Pedro Augusto Godeguez da Silva Revista Brasileira do Comércio Exterior Outubro/Dezembro 2011 MOTIVAÇÕES PARA A

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL INTRODUÇÃO O conceito de ação social está presente em diversas fontes, porém, no que se refere aos materiais desta disciplina o mesmo será esclarecido com base nas idéias

Leia mais

5 Conclusão e Considerações Finais

5 Conclusão e Considerações Finais 5 Conclusão e Considerações Finais Neste capítulo são apresentadas a conclusão e as considerações finais do estudo, bem como, um breve resumo do que foi apresentado e discutido nos capítulos anteriores,

Leia mais

Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras

Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras 2012 2 Sumário Apresentação... 3 A Pesquisa Perfil dos Empreendedores Sul Mineiros Sexo. 4 Estado Civil.. 5 Faixa Etária.. 6 Perfil

Leia mais

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. "Uma arma verdadeiramente competitiva"

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. Uma arma verdadeiramente competitiva Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos "Uma arma verdadeiramente competitiva" Pequeno Histórico No período do pós-guerra até a década de 70, num mercado em franca expansão, as empresas se voltaram

Leia mais

Unidade III Produção, trabalho e as instituições I. Aula 5.2 Conteúdo:

Unidade III Produção, trabalho e as instituições I. Aula 5.2 Conteúdo: Unidade III Produção, trabalho e as instituições I. Aula 5.2 Conteúdo: A família patriarcal no Brasil e seus desdobramentos. 2 Habilidade: Reconhecer que a ideologia patriarcal influenciou a configuração

Leia mais

Marketing Turístico e Hoteleiro

Marketing Turístico e Hoteleiro 1 CAPÍTULO I Introdução ao Marketing Introdução ao Estudo do Marketing Capítulo I 1) INTRODUÇÃO AO MARKETING Sumário Conceito e Importância do marketing A evolução do conceito de marketing Ética e Responsabilidade

Leia mais

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é:

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: a capacidade individual ou social para manter uma orientação constante, imutável, qualquer que seja a complexidade de uma situação

Leia mais

Pesquisa Semesp. A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho

Pesquisa Semesp. A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho Pesquisa Semesp A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho 2008 Ensino superior é um forte alavancador da carreira profissional A terceira Pesquisa Semesp sobre a formação acadêmica dos profissionais

Leia mais

OITAVO ANO ESINO FUNDAMENTAL II PROFESSORA: ROSE LIMA

OITAVO ANO ESINO FUNDAMENTAL II PROFESSORA: ROSE LIMA OITAVO ANO ESINO FUNDAMENTAL II PROFESSORA: ROSE LIMA http://plataformabrioli.xpg.uol.com.br/historiaresumo/2ano/epopeialusitana.pdf http://blog.msmacom.com.br/familia-real-portuguesa-quem-e-quem-na-monarquia/

Leia mais

SEDUC SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS BRIANTE TÂNIA REGINA CAMPOS DA CONCEIÇÃO

SEDUC SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS BRIANTE TÂNIA REGINA CAMPOS DA CONCEIÇÃO SEDUC SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS BRIANTE TÂNIA REGINA CAMPOS DA CONCEIÇÃO A VINDA DA FAMÍLIA REAL PORTUGUESA AO BRASIL Projeto apresentado e desenvolvido na

Leia mais

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas.

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SANTOS, Silvana Salviano silvanasalviano@hotmail.com UNEMAT Campus de Juara JESUS, Lori Hack de lorihj@hotmail.com UNEMAT

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

Network and Economic Life

Network and Economic Life Network and Economic Life Powell and Smith Doerr, 1994 Antonio Gilberto Marchesini Doutorado DEP INTRODUÇÃO Antropólogos e sociólogos desde bem antes já buscavam compreender como os indivíduos são ligados

Leia mais

Eixo Anhanguera-Bandeirantes virou polo lean, diz especialista

Eixo Anhanguera-Bandeirantes virou polo lean, diz especialista Eixo Anhanguera-Bandeirantes virou polo lean, diz especialista Robson Gouveia, gerente de projetos do Lean Institute Brasil, detalha como vem evoluindo a gestão em empresas da região O eixo Anhanguera

Leia mais

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA IMPACTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO PRODUTO INTERNO BRUTO BRASILEIRO

Leia mais

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano Empresa como Sistema e seus Subsistemas Professora Cintia Caetano A empresa como um Sistema Aberto As organizações empresariais interagem com o ambiente e a sociedade de maneira completa. Uma empresa é

Leia mais

SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PAS 99:2006. Especificação de requisitos comuns de sistemas de gestão como estrutura para a integração

SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PAS 99:2006. Especificação de requisitos comuns de sistemas de gestão como estrutura para a integração Coleção Risk Tecnologia SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PAS 99:2006 Especificação de requisitos comuns de sistemas de gestão como estrutura para a integração RESUMO/VISÃO GERAL (visando à fusão ISO 31000

Leia mais

CONTEXTO HISTORICO E GEOPOLITICO ATUAL. Ciências Humanas e suas tecnologias R O C H A

CONTEXTO HISTORICO E GEOPOLITICO ATUAL. Ciências Humanas e suas tecnologias R O C H A CONTEXTO HISTORICO E GEOPOLITICO ATUAL Ciências Humanas e suas tecnologias R O C H A O capitalismo teve origem na Europa, nos séculos XV e XVI, e se expandiu para outros lugares do mundo ( Ásia, África,

Leia mais

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Regina Luzia Corio de Buriasco * UEL reginaburiasco@sercomtel.com.br Magna Natália Marin Pires* UEL magna@onda.com.br Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino*

Leia mais

Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil ǀ Minas Gerais. Há mais de 16 anos estreitando laços entre Minas Gerais e Portugal

Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil ǀ Minas Gerais. Há mais de 16 anos estreitando laços entre Minas Gerais e Portugal Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil ǀ Minas Gerais Há mais de 16 anos estreitando laços entre Minas Gerais e Portugal A História e o papel da Câmara A Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil - Minas

Leia mais

IX Colóquio Os Direitos Humanos na Ordem do Dia: Jovens e Desenvolvimento - Desafio Global. Grupo Parlamentar Português sobre População e

IX Colóquio Os Direitos Humanos na Ordem do Dia: Jovens e Desenvolvimento - Desafio Global. Grupo Parlamentar Português sobre População e IX Colóquio Os Direitos Humanos na Ordem do Dia: Jovens e Desenvolvimento - Desafio Global Grupo Parlamentar Português sobre População e Cumprimentos: Desenvolvimento Assembleia da República 18 de Novembro

Leia mais

difusão de idéias AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM

difusão de idéias AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM Celso João Ferretti: o processo de desintegração da educação atingiu em menor escala as escolas técnicas.

Leia mais

O Sindicato de trabalhadores rurais de Ubatã e sua contribuição para a defesa dos interesses da classe trabalhadora rural

O Sindicato de trabalhadores rurais de Ubatã e sua contribuição para a defesa dos interesses da classe trabalhadora rural O Sindicato de trabalhadores rurais de Ubatã e sua contribuição para a defesa dos interesses da classe trabalhadora rural Marcos Santos Figueiredo* Introdução A presença dos sindicatos de trabalhadores

Leia mais

INTRODUÇÃO. Fui o organizador desse livro, que contém 9 capítulos além de uma introdução que foi escrita por mim.

INTRODUÇÃO. Fui o organizador desse livro, que contém 9 capítulos além de uma introdução que foi escrita por mim. INTRODUÇÃO LIVRO: ECONOMIA E SOCIEDADE DIEGO FIGUEIREDO DIAS Olá, meu caro acadêmico! Bem- vindo ao livro de Economia e Sociedade. Esse livro foi organizado especialmente para você e é por isso que eu

Leia mais

ED 2180/14. 15 maio 2014 Original: espanhol. Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café

ED 2180/14. 15 maio 2014 Original: espanhol. Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café ED 2180/14 15 maio 2014 Original: espanhol P Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café 1. O Diretor Executivo apresenta seus cumprimentos e, em nome da Colômbia, encaminha aos Membros

Leia mais

HISTÓRIA-2009 2ª FASE 2009

HISTÓRIA-2009 2ª FASE 2009 Questão 01 UFBA - -2009 2ª FASE 2009 Na Época Medieval, tanto no Oriente Médio, quanto no norte da África e na Península Ibérica, muçulmanos e judeus conviviam em relativa paz, fazendo comércio e expressando,

Leia mais

ZENUN, Katsue Hamada e; MARKUNAS, Mônica. Tudo que é sólido se desmancha no ar. In:. Cadernos de Sociologia 1: trabalho. Brasília: Cisbrasil-CIB,

ZENUN, Katsue Hamada e; MARKUNAS, Mônica. Tudo que é sólido se desmancha no ar. In:. Cadernos de Sociologia 1: trabalho. Brasília: Cisbrasil-CIB, ZENUN, Katsue Hamada e; MARKUNAS, Mônica. Tudo que é sólido se desmancha no ar. In:. Cadernos de Sociologia 1: trabalho. Brasília: Cisbrasil-CIB, 2009. p. 24-29. CAPITALISMO Sistema econômico e social

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

PARA ONDE VAMOS? Uma reflexão sobre o destino das Ongs na Região Sul do Brasil

PARA ONDE VAMOS? Uma reflexão sobre o destino das Ongs na Região Sul do Brasil PARA ONDE VAMOS? Uma reflexão sobre o destino das Ongs na Região Sul do Brasil Introdução Mauri J.V. Cruz O objetivo deste texto é contribuir num processo de reflexão sobre o papel das ONGs na região sul

Leia mais

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA 1 ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA SUMÁRIO Introdução... 01 1. Diferenciação das Atividades de Linha e Assessoria... 02 2. Autoridade de Linha... 03 3. Autoridade de Assessoria... 04 4. A Atuação da

Leia mais

VOLUNTARIADO E CIDADANIA

VOLUNTARIADO E CIDADANIA VOLUNTARIADO E CIDADANIA Voluntariado e cidadania Por Maria José Ritta Presidente da Comissão Nacional do Ano Internacional do Voluntário (2001) Existe em Portugal um número crescente de mulheres e de

Leia mais

A GLOBALIZAÇÃO UM MUNDO EM MUDANÇA

A GLOBALIZAÇÃO UM MUNDO EM MUDANÇA A GLOBALIZAÇÃO UM MUNDO EM MUDANÇA Que dimensões sociológicas existem numa passeio ao supermercado? A variedade de produtos importados que costumamos ver nos supermercados depende de laços econômicos

Leia mais

Blogs corporativos: uma inovação na Comunicação Organizacional 1

Blogs corporativos: uma inovação na Comunicação Organizacional 1 Blogs corporativos: uma inovação na Comunicação Organizacional 1 Ediane Barbosa Oliveira 2 ECOS/UCPel Resumo: O trabalho busca um estudo sobre uma ferramenta estratégica do ciberespaço no meio da comunicação

Leia mais

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRABALHO REALIZADO PELO SERVIÇO SOCIAL NO CENTRO PONTAGROSSENSE DE REABILITAÇÃO AUDITIVA E DA FALA (CEPRAF) TRENTINI, Fabiana Vosgerau 1

Leia mais

Carta Pedagógica do Amazonas

Carta Pedagógica do Amazonas Carta Pedagógica do Amazonas Estimados educadores e educadoras do Brasil. Se o ser humano não se descobre cidadão sujeito histórico, até mesmo suas aspirações mais elementares como alimentação, saúde,

Leia mais

CRISE DO ESCRAVISMO. O Brasil foi o último país da América Latina a abolir a escravidão.

CRISE DO ESCRAVISMO. O Brasil foi o último país da América Latina a abolir a escravidão. CRISE DO ESCRAVISMO A Dinamarca foi o primeiro país Europeu a abolir o tráfico de escravos em 1792. A Grã-Bretanha veio a seguir, abolindo em 1807 e os Estados Unidos em 1808. O Brasil foi o último país

Leia mais

Prof. Esp. Lucas Cruz. www.proflucas.com

Prof. Esp. Lucas Cruz. www.proflucas.com Prof. Esp. Lucas Cruz www.proflucas.com O principal discípulo de Smith, David Ricardo, sofisticou um pouco mais essa teoria. Segundo ele, ainda que uma economia fosse mais eficiente em todos os produtos,

Leia mais

1. INTRODUÇÃO CONCEITUAL SOBRE O DESENVOLVIMENTO E O CRESCIMENTO ECONÔMICO

1. INTRODUÇÃO CONCEITUAL SOBRE O DESENVOLVIMENTO E O CRESCIMENTO ECONÔMICO 1. INTRODUÇÃO CONCEITUAL SOBRE O DESENVOLVIMENTO E O CRESCIMENTO ECONÔMICO A análise da evolução temporal (ou dinâmica) da economia constitui o objeto de atenção fundamental do desenvolvimento econômico,

Leia mais

Apesar de colocar-se no campo das Engenharias, profissional destaca-se, também, pelo aprimoramento das relações pessoais

Apesar de colocar-se no campo das Engenharias, profissional destaca-se, também, pelo aprimoramento das relações pessoais Lustre sem graxa Engenharia de Produção Apesar de colocar-se no campo das Engenharias, profissional destaca-se, também, pelo aprimoramento das relações pessoais Falo sempre com a minha família que não

Leia mais

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL Prof. Dr. José Alberto Carvalho dos Santos Claro Mestrado em Gestão de Negócios Universidade

Leia mais

História. baseado nos Padrões Curriculares do Estado de São Paulo

História. baseado nos Padrões Curriculares do Estado de São Paulo História baseado nos Padrões Curriculares do Estado de São Paulo 1 PROPOSTA CURRICULAR DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA Middle e High School 2 6 th Grade A vida na Grécia antiga: sociedade, vida cotidiana, mitos,

Leia mais

Colégio Senhora de Fátima

Colégio Senhora de Fátima Colégio Senhora de Fátima A formação do território brasileiro 7 ano Professora: Jenifer Geografia A formação do território brasileiro As imagens a seguir tem como principal objetivo levar a refletir sobre

Leia mais

ESTUDO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA. Palavras-Chave: Custos, Formação de Preço, Economia Solidária

ESTUDO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA. Palavras-Chave: Custos, Formação de Preço, Economia Solidária ESTUDO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA Autores: Fábio Bruno da Silva Marcos Paulo de Sá Mello Palavras-Chave: Custos, Formação de Preço, Economia Solidária INTRODUÇÃO

Leia mais

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que Supply Chain Management SUMÁRIO Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM) SCM X Logística Dinâmica Sugestões Definição Cadeia de Suprimentos É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA AD NOS PROGRAMAS DE PÓS- GRADUAÇÃO DA PUC/RS E DA UFRGS

A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA AD NOS PROGRAMAS DE PÓS- GRADUAÇÃO DA PUC/RS E DA UFRGS A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA AD NOS PROGRAMAS DE PÓS- GRADUAÇÃO DA PUC/RS E DA UFRGS Taís da Silva MARTINS Universidade Federal de Santa Maria taissmartins@superig.com.br Em nossa pesquisa, buscamos entender

Leia mais

Século XVIII e XIX / Europa

Século XVIII e XIX / Europa 1 I REVOLUÇÃO AGRÍCOLA Século XVIII e XIX / Europa! O crescimento populacional e a queda da fertilidade dos solos utilizados após anos de sucessivas culturas no continente europeu, causaram, entre outros

Leia mais

INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA. Prof. Eric Duarte Campos

INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA. Prof. Eric Duarte Campos INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Prof. Eric Duarte Campos Objetivos da aula: O objetivo dessa aula é apresentar Noções de tipos básicos de tomadas de decisões; Objetivos da Administração Financeira.

Leia mais

A MODELAGEM MATEMÁTICA E A INTERNET MÓVEL. Palavras Chave: Modelagem Matemática; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Internet Móvel.

A MODELAGEM MATEMÁTICA E A INTERNET MÓVEL. Palavras Chave: Modelagem Matemática; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Internet Móvel. A MODELAGEM MATEMÁTICA E A INTERNET MÓVEL Márcia Santos Melo Almeida Universidade Federal de Mato Grosso do Sul marciameloprofa@hotmail.com Marcos Henrique Silva Lopes Universidade Federal de Mato Grosso

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Marketing jurídico: desafios e oportunidades no Brasil Marco Antônio P. Gonçalves * Em março de 1999, o The New York Law Journal publicou o artigo How to Get Past Basic Promotion

Leia mais

3 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de História e Geografia Nome: n o

3 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de História e Geografia Nome: n o 3 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de História e Geografia Nome: n o 1) Leia esta tirinha de Mauricio de Sousa e divirta-se com ela. Em seguida, resolva a questão proposta. NÃO, CHICO! VOCÊ NÃO

Leia mais

IMPORTANTES ÁREAS PARA SUCESSO DE UMA EMPRESA

IMPORTANTES ÁREAS PARA SUCESSO DE UMA EMPRESA IMPORTANTES ÁREAS PARA SUCESSO DE UMA EMPRESA SILVA, Paulo Henrique Rodrigues da Discente da Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerencias E-mail: ph.rs@hotmail.com SILVA, Thiago Ferreira da Docente da Faculdade

Leia mais

Aula 5 Ferramentas Estratégicas em RI. Geraldo Soares

Aula 5 Ferramentas Estratégicas em RI. Geraldo Soares Aula 5 Ferramentas Estratégicas em RI Gestão de Base Acionária Targeting Formador de Mercado Acompanhamento de Mercado com Analistas Estudos de Percepção Geraldo Soares Boas Vindas Geraldo Soares Ferramentas

Leia mais

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo*

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* Como deve ser estruturada a política social de um país? A resposta a essa pergunta independe do grau de desenvolvimento do país, da porcentagem

Leia mais

FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO É claro que o Brasil não brotou do chão como uma planta. O Solo que o Brasil hoje ocupa já existia, o que não existia era o seu território, a porção do espaço sob domínio,

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

BRASÍLIA: UMA CIDADE, DOIS OLHARES

BRASÍLIA: UMA CIDADE, DOIS OLHARES PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA NACIONAL BRASÍLIA: UMA CIDADE, DOIS OLHARES Abril/2010 2 Brasília: uma cidade, dois olhares O DataSenado, por ocasião das comemorações dos 50 anos da fundação de Brasília, realizou

Leia mais

1 Introdução. 1.1. A motivação e o problema da pesquisa

1 Introdução. 1.1. A motivação e o problema da pesquisa 1 Introdução O objetivo desse capítulo é propiciar uma visão abrangente do estudo aqui desenvolvido. Dessa forma, ele foi estruturado com as seguintes seções: A motivação e o problema da pesquisa: baseada

Leia mais

Disciplina: GEOGRAFIA Professor: FERNANDO PARENTE Ano: 8º Turmas: 8.1 e 8.2

Disciplina: GEOGRAFIA Professor: FERNANDO PARENTE Ano: 8º Turmas: 8.1 e 8.2 Rede de Educação Missionárias Servas do Espírito Santo Colégio Nossa Senhora da Piedade Av. Amaro Cavalcanti, 2591 Encantado Rio de Janeiro / RJ CEP: 20735042 Tel: 2594-5043 Fax: 2269-3409 E-mail: cnsp@terra.com.br

Leia mais

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO ROSINALDO PANTOJA DE FREITAS rpfpantoja@hotmail.com DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO RESUMO: Este artigo aborda o Projeto político pedagógico e também

Leia mais

LURDINALVA PEDROSA MONTEIRO E DRª. KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO. Propor uma abordagem transversal para o ensino de Ciências requer um

LURDINALVA PEDROSA MONTEIRO E DRª. KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO. Propor uma abordagem transversal para o ensino de Ciências requer um 1 TURISMO E OS IMPACTOS AMBIENTAIS DERIVADOS DA I FESTA DA BANAUVA DE SÃO VICENTE FÉRRER COMO TEMA TRANSVERSAL PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS NO PROJETO TRAVESSIA DA ESCOLA CREUSA DE FREITAS CAVALCANTI LURDINALVA

Leia mais

ILANA FINKIELSZTEJN EILBERG

ILANA FINKIELSZTEJN EILBERG ILANA FINKIELSZTEJN EILBERG O DIREITO FUNDAMENTAL À EDUCAÇÃO E AS RELAÇÕES DE CONSUMO Dissertação de Mestrado apresentada como requisito final para obtenção do título de Mestre em Direito, no Programa

Leia mais

O QUE É ATIVO INTANGÍVEL?

O QUE É ATIVO INTANGÍVEL? O QUE É ATIVO INTANGÍVEL?! Quais as características do Ativo Intangível?! O problema da mensuração dos Ativos Intangíveis.! O problema da duração dos Ativos Intangíveis. Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br)

Leia mais

A Área de Marketing no Brasil

A Área de Marketing no Brasil A Área de Marketing no Brasil Relatório consolidado das etapas qualitativa e quantitativa Job 701/08 Fevereiro/ 2009 Background e Objetivos A ABMN Associação Brasileira de Marketing & Negócios deseja

Leia mais

Projeto: Náutica, Portos, Infraestrutura e Logísticas. Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina

Projeto: Náutica, Portos, Infraestrutura e Logísticas. Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina Projeto: Náutica, Portos, Infraestrutura e Logísticas Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina www.brasileitalia.com.br O Projeto Tem como principais objetivos: Atrair empresas e investimentos

Leia mais

O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino

O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino Wérica Pricylla de Oliveira VALERIANO 1 Mestrado em Educação em Ciências e Matemática wericapricylla@gmail.com

Leia mais

Como organizar um processo de planejamento estratégico

Como organizar um processo de planejamento estratégico Como organizar um processo de planejamento estratégico Introdução Planejamento estratégico é o processo que fixa as grandes orientações que permitem às empresas modificar, melhorar ou fortalecer a sua

Leia mais

COMÉRCIO EXTERIOR. Causas da dívida Empréstimos internacionais para projetar e manter grandes obras. Aquisição de tecnologia e maquinário moderno.

COMÉRCIO EXTERIOR. Causas da dívida Empréstimos internacionais para projetar e manter grandes obras. Aquisição de tecnologia e maquinário moderno. 1. ASPECTOS GERAIS Comércio é um conceito que possui como significado prático, trocas, venda e compra de determinado produto. No início do desenvolvimento econômico, o comércio era efetuado através da

Leia mais

A solução do BANCO i para aprovação de crédito

A solução do BANCO i para aprovação de crédito A solução do BANCO i para aprovação de crédito Autoria: Profª Sheila Madrid Saad Mestre em Administração de Empresas Universidade Presbiteriana Mackenzie Gislaine Stangalin Avelar Graduando em Administração

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 350-GR/UNICENTRO, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2013. Aprova, ad referendum do CEPE, o Curso de Especialização em MBA em Gestão Estratégica de Organizações, modalidade regular, a ser ministrado no

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS. Política de Responsabilidade Social das Empresas Eletrobras

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS. Política de Responsabilidade Social das Empresas Eletrobras Política de Responsabilidade Social das Empresas Eletrobras Versão 1.0 18/08/2014 1 Sumário 1. Objetivo... 3 2. Conceitos... 3 3. Diretrizes... 3 3.1. Diretrizes Gerais... 3 3.2. Diretrizes Específicas...

Leia mais

Communication On Progress (COP) 2012/2013 da Via Gutenberg

Communication On Progress (COP) 2012/2013 da Via Gutenberg Communication On Progress (COP) 2012/2013 da Via Gutenberg Introdução Este documento registra ações realizadas no período de setembro de 2012 a setembro de 2013 pela Via Gutenberg Consultoria em Entretenimento

Leia mais

Call centres, regiões e ensino superior

Call centres, regiões e ensino superior Call centres, regiões e ensino superior Call centres, regiões e ensino superior Frank Peck Center for Regional Economic Development University of Central Lancashire (UK) A UCLAN (Universidade de Central

Leia mais

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Autor: Dominique Turpin Presidente do IMD - International Institute for Management Development www.imd.org Lausanne, Suíça Tradução:

Leia mais

IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DA PROTECÇÃO DOS PRODUTOS TRADICIONAIS PORTUGUESES

IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DA PROTECÇÃO DOS PRODUTOS TRADICIONAIS PORTUGUESES IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DA PROTECÇÃO DOS PRODUTOS TRADICIONAIS PORTUGUESES A valorização comercial dos produtos agrícolas e dos géneros alimentícios que, ou pela sua origem ou pelos seus modos particulares

Leia mais

CIRCULAR. Atualização das Sanções Comerciais Internacionais e Remessas / Exportações para Países Sancionados ou Países com Partes com Restrições

CIRCULAR. Atualização das Sanções Comerciais Internacionais e Remessas / Exportações para Países Sancionados ou Países com Partes com Restrições Folha 1 de 6 Rio de Janeiro, 17 de abril de 2015. Para Assunto Todos os colaboradores da Jacobs Guimar Atualização das Sanções Comerciais Internacionais e Remessas / Exportações para Países Sancionados

Leia mais

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMBINADAS

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMBINADAS 24 DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMBINADAS Os mercados de capitais na Europa e no mundo exigem informações financeiras significativas, confiáveis, relevantes e comparáveis sobre os emitentes de valores mobiliários.

Leia mais

São Paulo, 04 de Maio de 2015 Ofício SINOG 022/2015

São Paulo, 04 de Maio de 2015 Ofício SINOG 022/2015 São Paulo, 04 de Maio de 2015 Ofício SINOG 022/2015 À Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS Diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos - DIPRO Gerente-Geral de Estrutura e Operação dos Produtos

Leia mais

LANXESS AG. Rainier van Roessel Membro da Diretoria. Sustentabilidade em Borrachas: Hoje e Amanhã. Painel 1 Discurso de Abertura

LANXESS AG. Rainier van Roessel Membro da Diretoria. Sustentabilidade em Borrachas: Hoje e Amanhã. Painel 1 Discurso de Abertura LANXESS AG Rainier van Roessel Membro da Diretoria Sustentabilidade em Borrachas: Hoje e Amanhã Painel 1 Discurso de Abertura LANXESS Rubber Day São Paulo (Favor verificar em relação à apresentação) 23

Leia mais

A proteção previdenciária do brasileiro no exterior

A proteção previdenciária do brasileiro no exterior A proteção previdenciária do brasileiro no exterior Hilário Bocchi Junior Especialista em Previdência Social 1 A Seguridade Social está prevista no capítulo II do título VIII (Da Ordem Social) da Constituição

Leia mais

PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO

PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

CIRCULAR. Publicação de Relatório sobre emprego e competências no sector do Comércio a nível Europeu (2014)

CIRCULAR. Publicação de Relatório sobre emprego e competências no sector do Comércio a nível Europeu (2014) CIRCULAR N/REFª: 04/2015 DATA: 05 de Janeiro de 2015 Assunto: Publicação de Relatório sobre emprego e competências no sector do Comércio a nível Europeu (2014) Exmos. Senhores, Pelo eventual interesse,

Leia mais

CONTROLE SOCIAL DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO Marcos Ferreira* TEXTO DE APOIO PARA DEBATE Não há assunto na sociedade brasileira que receba mais epítetos sobre sua importância, urgência e centralidade na vida

Leia mais

Especificidades das mortes violentas no Brasil e suas lições. Maria Cecília de Souza Minayo

Especificidades das mortes violentas no Brasil e suas lições. Maria Cecília de Souza Minayo Especificidades das mortes violentas no Brasil e suas lições Maria Cecília de Souza Minayo 1ª. característica: elevadas e crescentes taxas de homicídios nos últimos 25 anos Persistência das causas externas

Leia mais

O dispositivo em questão dispõe que a incorporação imobiliária poderá ser submetida ao regime de afetação, a critério do incorporador, nestes termos:

O dispositivo em questão dispõe que a incorporação imobiliária poderá ser submetida ao regime de afetação, a critério do incorporador, nestes termos: Exmo. Sr. Presidente do Instituto dos Advogados do Brasil PARECER INDICAÇÃO Nº 022/2015 Projeto de Lei nº 5092/2013: Altera a redação do art. 31-A da Lei nº 4.591/1964, para qualificar como patrimônio

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Aplicações da FPA em Insourcing e Fábrica de Software

Aplicações da FPA em Insourcing e Fábrica de Software Aplicações da FPA em Insourcing e Fábrica de Software Copyright 2002 por FATTO CONSULTORIA E SISTEMA LTDA. Esta publicação não poderá ser reproduzida ou transmitida por qualquer modo ou meio, no todo ou

Leia mais

ICC 114 8. 10 março 2015 Original: inglês. Conselho Internacional do Café 114. a sessão 2 6 março 2015 Londres, Reino Unido

ICC 114 8. 10 março 2015 Original: inglês. Conselho Internacional do Café 114. a sessão 2 6 março 2015 Londres, Reino Unido ICC 114 8 10 março 2015 Original: inglês P Conselho Internacional do Café 114. a sessão 2 6 março 2015 Londres, Reino Unido Memorando de Entendimento entre a Organização Internacional do Café, a Associação

Leia mais

24 O uso dos manuais de Matemática pelos alunos de 9.º ano

24 O uso dos manuais de Matemática pelos alunos de 9.º ano 24 O uso dos manuais de Matemática pelos alunos de 9.º ano Mariana Tavares Colégio Camões, Rio Tinto João Pedro da Ponte Departamento de Educação e Centro de Investigação em Educação Faculdade de Ciências

Leia mais

Com base nesse artigo e nos conhecimentos sobre a História da América, RESPONDA:

Com base nesse artigo e nos conhecimentos sobre a História da América, RESPONDA: PROCESSO SELETIVO/2006 3 O DIA CADERNO 8 1 HISTÓRIA QUESTÕES DE 01 A 05 01. A base naval norte-americana de Guantanamo tem estado em evidência nos últimos anos. Trata-se de uma área de 117,6 quilômetros

Leia mais

OBJETIVOS DA CONTABILIDADE

OBJETIVOS DA CONTABILIDADE OBJETIVOS DA CONTABILIDADE Segundo a CVM» Comissão de Valores Mobiliários, a estrutura conceitual da contabilidade tem os seus objetivos nos cenários descritos através dos elementos primitivos, modificados

Leia mais

SIMULAÇÃO DE GESTÃO EMPRESARIAL

SIMULAÇÃO DE GESTÃO EMPRESARIAL SIMULAÇÃO DE GESTÃO EMPRESARIAL I INTRODUÇÃO O JOGO DE GESTÃO EMPRESARIAL é uma competição que simula a concorrência entre empresas dentro de um mercado. O jogo se baseia num modelo que abrange ao mesmo

Leia mais

VESTIBULAR: Uma escolha profissional que interliga a família e a escola

VESTIBULAR: Uma escolha profissional que interliga a família e a escola VESTIBULAR: Uma escolha profissional que interliga a família e a escola Caroline Pilar 1 Simone Medianeira Franzin 2 Resumo: A escolha profissional dos alunos no final do Ensino Médio tem sido pensada

Leia mais

República dominicana A DOMINICANA É A REPÚBLICA DAS CORES, UM PAÍS DE INESGOTÁVEIS ATRAÇÕES!

República dominicana A DOMINICANA É A REPÚBLICA DAS CORES, UM PAÍS DE INESGOTÁVEIS ATRAÇÕES! INVESTIR NA REPÚBLICA DOMINICANA MISSÃO EMPRESARIAL SETEMBRO 2014 República dominicana A DOMINICANA É A REPÚBLICA DAS CORES, UM PAÍS DE INESGOTÁVEIS ATRAÇÕES! A República Dominicana é conhecida pelas praias,

Leia mais

A MULHER E OS TRATADOS INTERNACIONAIS DE DIREITOS HUMANOS

A MULHER E OS TRATADOS INTERNACIONAIS DE DIREITOS HUMANOS A MULHER E OS TRATADOS INTERNACIONAIS DE DIREITOS HUMANOS Os Direitos Humanos surgiram na Revolução Francesa? Olympe de Gouges (1748-1793) foi uma revolucionária e escritora francesa. Abraçou com destemor

Leia mais

Feiras livres e mercados no espaço lusófono: aspectos metodológicos

Feiras livres e mercados no espaço lusófono: aspectos metodológicos Iolanda Évora Feiras livres e mercados no espaço lusófono: aspectos metodológicos Apresentado no âmbito do Projecto Pró-África, CNPq - Visita Exploratória Feiras livres e mercados no espaço lusófono: trabalho,

Leia mais