Frederico Neves Condé - Efeito dos modelos de teste na habilidade 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Frederico Neves Condé - Efeito dos modelos de teste na habilidade 1"

Transcrição

1 Frederico Neves Condé - Efeito dos modelos de teste na habilidade 1 O efeito dos modelos de testes na estimativa da habilidade dos estudantes: comparação entre Prova Brasil e SAEB 2005 Frederico Neves Condé 2007 Orientador: Jacob Arie Laros Laboratório de Pesquisa em Avaliação e Medida LabPAM conde@br.inter.net; (61)

2 Frederico Neves Condé - Efeito dos modelos de teste na habilidade 2 O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) é um programa de avaliação da educação realizado pelo Governo Federal desde 1990 e tem como principal objetivo oferecer subsídios à formulação e monitoramento de políticas públicas e programas de intervenção ajustados às necessidades diagnosticadas nas áreas e etapas de ensino avaliadas (INEP, 2007a, 2007b). O SAEB, em 2005, foi dividido em duas avaliações: A Avaliação Nacional dos Estudantes da Educação Básica, a ANEB, e a Prova Brasil. A ANEB tem como objetivo emitir resultados do desempenho dos estudantes brasileiros por meio de uma pesquisa amostral e para estratos predefinidos (Bussab, Miazaki, e Rabello, 2005; INEP, 2007a). Nesta, não se emite resultados dos estudantes por escolas, mas para agrupamentos de estudantes tais como Região, Unidades da Federação, Rede (Pública e Particular). A Prova Brasil surgiu em 2005 e trata-se de uma avaliação de âmbito mais universal que fornecesse resultados do desempenho dos estudantes por Escola. A ANEB (que passa aqui a ser tratada por SAEB 2005) e a Prova Brasil foram aplicadas no final de 2005, em intervalos de cerca de um mês. Embora apresentem delineamentos diferentes, estas avaliações partilham de alguns aspectos em comum, quando, por exemplo, utilizam um mesmo referencial (matrizes de referência), utilizam itens comuns para colocar os resultados em uma mesma escala de proficiência e avaliam uma população similar. Tanto o SAEB 2005, quanto a Prova Brasil, utilizaram testes de avaliação de desempenho, cujos resultados foram estimados por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI) e apresentados em uma escala comum entre anos e séries de avaliação (INEP, 2007a, 2007b). Essa convergência metodológica permite comparar o desempenho de estudantes que responderam à Prova Brasil com o dos estudantes que responderam ao SAEB em seu modelo tradicional. O SAEB 2005 e a Prova Brasil avaliaram o desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa e em Matemática, sendo que a primeira contemplou a 4a e 8a séries do Ensino Fundamental (E.F.) e a 3a série do Ensino Médio (E.M.), enquanto a segunda contemplou apenas a 4a e 8a séries do E.F. O universo da Prova Brasil é composto por todos os alunos das escolas estaduais, municipais e federais das 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental matriculados em escolas situadas na zona urbana e que tenham pelo menos 30 alunos na série segundo o Censo preliminar de 2005 (INEP, 2007b). Enquanto no SAEB é utilizada uma amostra de alunos, na Prova Brasil todos os alunos do universo (presentes no momento da avaliação) são avaliados.

3 Frederico Neves Condé - Efeito dos modelos de teste na habilidade 3 Os testes do SAEB 2005 e da Prova Brasil apresentaram estruturas diferentes, embora ambos tenham sido planejados de acordo com a amostragem matricial de itens, que utiliza o esquema de montagem e aplicação de testes por Blocos Incompletos Balanceados (BIB). No caso do SAEB 2005, foram compostos 26 cadernos a partir da combinação, três a três, de blocos de 13 itens, por meio da orientação fornecida pela matriz do BIB (INEP, 2007a), apresentada na Tabela 1. Tabela 1 - Delineamento de Blocos Incompletos Balanceados (BIB) do SAEB Caderno Primeiro Segundo Terceiro Primeiro Segundo Terceiro Caderno Bloco Bloco Bloco Bloco Bloco Bloco Esta distribuição de itens por blocos e combinação de blocos por cadernos permitiu que um mesmo conjunto de itens estivesse localizado na primeira posição (primeiro bloco) em dois cadernos de teste, na segunda posição, em outros dois cadernos e na terceira posição, em outros dois. Já os cadernos de teste da Prova Brasil, em cada disciplina, seguiram um planejamento em BIB com sete blocos que compuseram 21 cadernos de dois blocos. Cada bloco apareceu três vezes em cada posição. Cada caderno de teste tinha quatro blocos, dois de Língua Portuguesa e dois de Matemática. Os cadernos de prova de número ímpar começaram com Língua Portuguesa e os de número par com Matemática (INEP, 2007b). O esquema dos cadernos utilizado é apresentado na Tabela 2.

4 Frederico Neves Condé - Efeito dos modelos de teste na habilidade 4 Tabela 2 - Delineamento de Blocos Incompletos Balanceados (BIB) da Prova Brasil. Caderno Disc 1 Blocos Disc 2 Blocos Posicão 1 Posicão 2 Posicão 1 Posicão 2 1 P 1 2 M M 2 3 P P 3 4 M M 4 5 P P 5 6 M M 6 7 P P 7 1 M M 1 3 P P 2 4 M M 3 5 P P 4 6 M M 5 7 P P 6 1 M M 7 2 P P 1 4 M M 2 5 P P 3 6 M M 4 7 P P 5 1 M M 6 2 P P 7 3 M 7 3 Os aspectos anteriormente apresentados caracterizaram ambas as avaliações e podem ser resumidos na tabela 3. Tabela 3 - Esquema comparativo entre SAEB 2005 e Prova Brasil. SAEB 2005 Prova Brasil Língua Portuguesa e Matemática Língua Portuguesa e Matemática 4a e 8a do E.F e 3a do E.M. 4a e 8a do E.F. Resultados por estratos amostrais. Resultados por escola Cada caderno contém testes de apenas uma das disciplinas. Cada caderno contém testes de Língua Portuguesa e de Matemática. Bib de 26 cadernos. Bib de 21 cadernos. 13 blocos de 13 itens para todas as séries. 7 blocos de itens de 10 itens (4ª) e de 12 (8ª). Cadernos com 3 blocos de uma mesma disciplina. Cadernos com 2 blocos de cada disciplina. 39 itens por caderno. 40 itens para a 4a e 48 para a 8a por caderno. Cada aluno responde a um teste de uma única disciplina. Cada aluno responde a testes de ambas as disciplinas. Resultados estimados pela TRI, escala do SAEB Resultados estimados pela TRI, escala do SAEB O presente relatório de projeto de estudo documenta uma análise comparativa inicial entre os resultados do SAEB 2005 e da Prova Brasil Esta comparação busca fornecer informações sobre o impacto da diferença dos modelos de testes nas estimativas de

5 Frederico Neves Condé - Efeito dos modelos de teste na habilidade 5 proficiências dos estudantes. Busca verificar se, mesmo com modelos de testes diferentes, chegam-se a resultados semelhantes. No caso da obtenção de resultados divergentes, que aspectos geraram essas diferenças? O modelo de prova, a estrutura logística de controle de aplicação? Que outros fatores poderiam influenciar os resultados? Os resultados poderão ter impactos práticos na tomada de decisão de manutenção da estrutura sugerida para as próximas avaliações. Fornece subsídio para discussão acerca do delineamento das avaliações do SAEB e da Prova Brasil, dado que diversas possibilidades foram aventadas para o futuro, tais como a união das logísticas de aplicações e/ou unificação de instrumentos. Metodologia Compararam-se os resultados médios dos desempenhos dos estudantes entre o SAEB 2005 e a Prova Brasil, considerando para a primeira avaliação apenas os resultados dos estudantes de escolas públicas (com escolas Federais) e urbanas. Os quantitativos de estudantes envolvidos estão apresentados na tabela 4. Entre parênteses, na mesma tabela, é apresentado o tamanho da população para qual se irá realizar a inferência. Tabela 4 Amostra avaliada no SAEB 2005 e na Prova Brasil. Disciplina Série SAEB 2005 Língua Portuguesa Sem Pesos Com Pesos Prova Brasil 4a a Matemática 4a a A comparação entre os resultados foi realizada primeiramente por meio da comparação entre os valores médios pontuais, ressaltando que deve ser incorporada a comparação utilizando o intervalo de confiança das médias do SAEB. As pesquisas por amostragem geram estimativas pontuais e por intervalo, esta última incorporando a precisão que se atingiu para cada estimativa.

6 Frederico Neves Condé - Efeito dos modelos de teste na habilidade 6 Primeiros resultados As tabelas 5 e 6 trazem as médias de proficiência do SAEB 2005 das escolas Urbanas, Públicas, com Federais e os respectivos erros padrão e intervalos de confiança (com 95% de confiança.). A partir desta tabela pode-se verificar se o intervalo de confiança em cada caso contém o valor da média na Prova Brasil (outro enfoque para a realização da comparação). De maneira geral, observou-se uma proximidade entre as médias de proficiências estimadas para o SAEB e para a Prova Brasil. Observou-se, no entanto, que, para algumas séries e disciplinas e para certos grupos de comparação, um conjunto de médias da Prova Brasil se distanciavam do limite inferior ou superior do intervalo de confiança calculado para as médias do SAEB. Assim, cabe aqui uma análise mais pormenorizada. Como pode ser verificado na tabela 5, em nível Brasil, as médias de Língua Portuguesa, 8ª série, e de Matemática, 4ª série, da Prova Brasil não apresentaram diferenças significativas às médias do SAEB Já as médias de Língua Portuguesa, 4ª série, e de Matemática, 8ª série, da Prova Brasil extrapolaram o intervalo de confiança calculado para o SAEB Para Língua Portuguesa, 4ª série, a diferença não é expressiva. Por sua vez, para Matemática, 8a série, observou-se uma diferença do intervalo limite superior a cinco pontos da escala. Tabela 5 Desempenho dos estudantes no SAEB 2005 e na Prova Brasil Brasil Língua Portuguesa e Matemática, 4a e 8a séries do E.F - Escolas Públicas Urbanas com Federais. Para Língua Portuguesa, 8ª série, todas as regiões apresentaram médias na Prova Brasil semelhantes às médias do SAEB 2005, já que apresentavam intersecção com o intervalo de confiança calculado para o SAEB (Tabela 6). Tabela 6 Desempenho dos estudantes no SAEB 2005 e na Prova Brasil Regiões Língua Portuguesa e Matemática, 4a e 8a séries do E.F - Escolas Públicas Urbanas com Federais.

7 Frederico Neves Condé - Efeito dos modelos de teste na habilidade 7 Para as duas disciplinas em 4ª série, as diferenças das médias da Prova Brasil em relação ao limite mais próximo não foram sistemáticas entre as Regiões. Destaque para a Região Nordeste que apresentou uma distância do limite superior a 4 pontos. Ressalta-se que as estimativas para Matemática, 8a série, para todas as Regiões, não houve intersecção com o intervalo de confiança calculado para o SAEB. Os resultados são coerentes com os encontrados para a mesma série e disciplina em nível Brasil. Cabe notar que, entre as Regiões, todas as diferenças entre médias consideradas significativas apontavam para uma maior média para a Prova Brasil (Diferença entre médias negativa).

8 Frederico Neves Condé - Efeito dos modelos de teste na habilidade 8 Discussão As maiores diferenças notadas para Matemática, 8a série, por hipótese, não devem ter sido causada em termos de erros de logística de aplicação, já que os resultados de Língua Portuguesa, 8a série, foram os que apresentaram a menor diferença entre as duas avaliações e as provas dessas disciplinas foram aplicadas em conjunto. Uma das hipóteses é a de que essa discrepância tenha sido causada pela diferença entre os modelos de prova SAEB e Prova Brasil e seu impacto na estimação da proficiência. Tal aspecto deve ser investigado com mais profundidade. Observou-se para Brasil e Regiões uma grande incidência de médias significativamente superiores da Prova Brasil, em comparação ao SAEB. Poucos foram os casos em que se verificaram médias significativamente superiores do SAEB em relação à outra avaliação. Para a continuidade do estudo, é importante comparar as estimativas dos erros padrão dos parâmetros da TRI de itens comuns e não comuns às duas avaliações, para de certa forma, investigar se o delineamento das provas gera diferença significativas na estimação das proficiências. Sugere-se, também, a comparação de resultados para outros subgrupos populacionais (agrupamento por quartis de proficiência, redes, etc.). Uma análise bastante informativa será retirar determinado quantitativo de dados de respostas aos itens do SAEB, de forma que sua base de dados apresente o mesmo número de itens respondido pelos estudantes na Prova Brasil. Após, reestimar as proficiências e refazer as comparações. Caso as diferenças entre os resultados se mantenham, reforça a hipótese que as diferenças são causadas pela estrutura da prova. Uma última ressalva diz respeito à versão da base de dados utilizada para a comparação. Foi informado pelo INEP que uma base com algumas alterações/acertos ainda será disponibilizada e, portanto, o estudo deverá ser replicado e adaptado à nova base quando esta estiver disponível. Sugere-se ainda uma análise mais detalhada do relatório de campo para verificação da existência de especificidades que pudessem gerar uma possível superestimação das médias da Prova Brasil.

9 Frederico Neves Condé - Efeito dos modelos de teste na habilidade 9 Referências Bussab, W.O., Miazaki, E.S. e Rabello, M.C.R. (2005a). Plano amostral do SAEB-2005: Definição do Plano Amostral. Brasília-DF: Inep. Bussab, W.O., Miazaki, E.S. e Rabello, M.C.R. (2005b). Plano amostral do SAEB-2005: Definição do Universo da Pesquisa. Brasília-DF: Inep. Bussab, W.O., Miazaki, E.S. e Rabello, M.C.R. (2005c). Plano amostral do SAEB Sistema de Ponderação. Brasília-DF: Inep Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (2007a). ANEB 2005: relatório da teoria clássica dos testes. Brasília: MEC/INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (2007b). Relatório técnico: análise da Teoria Clássica dos Testes e da Teoria de Resposta ao Item da Prova Brasil Brasília: MEC/INEP.

SAEB / Prova Brasil Metodologia, Estratégias e Resultados Matrizes, Itens, Escala e Materiais

SAEB / Prova Brasil Metodologia, Estratégias e Resultados Matrizes, Itens, Escala e Materiais Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira SAEB / Prova Brasil Metodologia, Estratégias e Resultados Matrizes, Itens, Escala e Materiais SAEB - Metodologia

Leia mais

MICRODADOS PROVA BRASIL 2011

MICRODADOS PROVA BRASIL 2011 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MICRODADOS PROVA BRASIL 2011 MANUAL DO USUÁRIO Novembro de 2012 DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Coordenação

Leia mais

Resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica Ideb 2015 na cidade de Campinas-SP

Resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica Ideb 2015 na cidade de Campinas-SP Resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica 2015 na cidade de Campinas-SP sumário sumário sumário sumário Maria Inês Fini Presidente do Inep Brasília 12 de setembro 2016 Um pouco sobre Campinas

Leia mais

AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (ANA) Profa. Ivana de Oliveira Carvalho FaE/UEMG

AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (ANA) Profa. Ivana de Oliveira Carvalho FaE/UEMG AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (ANA) Profa. Ivana de Oliveira Carvalho FaE/UEMG PAUTA Apresentação geral. Concepções de alfabetização e letramento. Detalhamento dos procedimentos avaliativos. Análise

Leia mais

AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (ANA) Profa. Ivana de Oliveira Carvalho FaE/UEMG

AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (ANA) Profa. Ivana de Oliveira Carvalho FaE/UEMG AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (ANA) Profa. Ivana de Oliveira Carvalho FaE/UEMG Estrutura da Apresentação Cenário das Avaliações em larga escala, no Brasil, implementadas pela União, no contexto da

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Avaliação Educacional AVALIAÇÃO SISTÊMICA: SAEB, PROVA BRASIL, PROVINHA BRASIL Prof. Stephanie Gurgel As avaliações da aprendizagem são coordenadas pelo Instituto Nacional de

Leia mais

OFÍCIO MEC /INEP/GAB Nº /2008 Brasília, 11 de julho de 2008.

OFÍCIO MEC /INEP/GAB Nº /2008 Brasília, 11 de julho de 2008. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA INEP PRESIDÊNCIA Esplanada dos Ministérios Bloco L Anexos I e II 4º andar, CEP: 70047-900 Brasília-DF Tel:

Leia mais

CONVERSANDO SOBRE AVALIAÇÃO...

CONVERSANDO SOBRE AVALIAÇÃO... CONVERSANDO SOBRE AVALIAÇÃO... Sandra Zákia Sousa UNICID\set.\2010 ESTRUTURA DA EXPOSIÇÃO Definição de avaliação Campo da avaliação educacional Iniciativas do governo federal de avaliação da educação básica

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA SAEB PRIMEIROS RESULTADOS:

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA SAEB PRIMEIROS RESULTADOS: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA SAEB - PRIMEIROS RESULTADOS: Médias de desempenho do SAEB/ em perspectiva comparada Fevereiro de 2007 Presidente

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MICRODADOS SAEB 2011 MANUAL DO USUÁRIO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MICRODADOS SAEB 2011 MANUAL DO USUÁRIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MICRODADOS SAEB 2011 MANUAL DO USUÁRIO Janeiro de 2013 1 DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Coordenação

Leia mais

Prova Brasil e SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) - Parte 2

Prova Brasil e SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) - Parte 2 Prova Brasil e SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) - Parte 2 INEP Ana Djéssika Silva Cruz Vidal UFJF Abril 2012 MSI Tech Support (Institute) ECONS - Laboratório de Economia 23/04 1 / 12 Realização

Leia mais

RICALDES, Daltron Maurício UFMT DARSIE, Marta Maria Pontin UFMT

RICALDES, Daltron Maurício UFMT DARSIE, Marta Maria Pontin UFMT ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: ENCONTROS E DESENCONTROS NAS AVALIAÇÕES DE MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA DA PROVA BRASIL Resumo RICALDES, Daltron Maurício UFMT

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - PORTO VELHO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - PORTO VELHO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - PORTO VELHO Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Leia mais

Sistemas de Avaliação. Bonificação por Desempenho. Maria Helena Guimarães de Castro

Sistemas de Avaliação. Bonificação por Desempenho. Maria Helena Guimarães de Castro Sistemas de Avaliação Bonificação por Desempenho Maria Helena Guimarães de Castro Sistema Estadual de Educação de São Paulo Número de alunos Ensino Fundamental (1ª a 8ª séries) 2.900.000 Ensino Médio (1ª

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - CUIABÁ

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - CUIABÁ UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - CUIABÁ Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - BRASÍLIA

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - BRASÍLIA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - BRASÍLIA Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e visa

Leia mais

Prova Brasil e SAEB (Sistema de Avaliação do Ensino Básico) - Parte 1

Prova Brasil e SAEB (Sistema de Avaliação do Ensino Básico) - Parte 1 Prova Brasil e SAEB (Sistema de Avaliação do Ensino Básico) - Parte 1 INEP Ana Djéssika Silva Cruz Vidal Abril 2012 UFJF (Institute) ECONS - Laboratório de Economia 23/04 1 / 10 Introdução Sistema de Avaliação

Leia mais

O CAEd está organizado em cinco unidades:

O CAEd está organizado em cinco unidades: O Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora, é uma instituição que operacionaliza (elabora e desenvolve) programas estaduais e municipais destinados

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE - IRATI

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE - IRATI UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE - IRATI Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)

Leia mais

OBJETIVOS E REALIZAÇÕES DO GT AVALIAÇÃO DO CONSED FRED AMANCIO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE PERNAMBUCO COORDENADOR DO GT DE AVALIAÇÃO

OBJETIVOS E REALIZAÇÕES DO GT AVALIAÇÃO DO CONSED FRED AMANCIO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE PERNAMBUCO COORDENADOR DO GT DE AVALIAÇÃO OBJETIVOS E REALIZAÇÕES DO GT AVALIAÇÃO DO CONSED FRED AMANCIO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE PERNAMBUCO COORDENADOR DO GT DE AVALIAÇÃO CONTEXTO O sistema de avaliação brasileiro foi se ampliando

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - BRASILIA

ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - BRASILIA ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - BRASILIA Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - DOURADOS

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - DOURADOS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - DOURADOS Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - SALVADOR

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - SALVADOR UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - SALVADOR Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)

Leia mais

Avaliação Educacional Externa. Conceito e utilidade da avaliação em larga escala. Palestrante: Túlio Silva de Paula Analista de Avaliação Educacional

Avaliação Educacional Externa. Conceito e utilidade da avaliação em larga escala. Palestrante: Túlio Silva de Paula Analista de Avaliação Educacional Avaliação Educacional Externa Conceito e utilidade da avaliação em larga escala. Palestrante: Túlio Silva de Paula Analista de Avaliação Educacional O que é avaliar? É refletir sobre uma determinada realidade

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE - IRATI

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE - IRATI UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE - IRATI Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - FLORIANÓPOLIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - FLORIANÓPOLIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - FLORIANÓPOLIS Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - OURO PRETO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - OURO PRETO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - OURO PRETO Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - CATALÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - CATALÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - CATALÃO Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)

Leia mais

FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - DOURADOS

FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - DOURADOS FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - DOURADOS Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - OURO PRETO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - OURO PRETO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - OURO PRETO Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - PORTO ALEGRE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - PORTO ALEGRE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - PORTO ALEGRE Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - LAGES

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - LAGES FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - LAGES Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - SALVADOR

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - SALVADOR UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - SALVADOR Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE - PRUDENTÓPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE - PRUDENTÓPOLIS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE - PRUDENTÓPOLIS Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA - BRASILIA

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA - BRASILIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA - BRASILIA Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE - CHOPINZINHO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE - CHOPINZINHO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE - CHOPINZINHO Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE PETROLINA - PETROLINA

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE PETROLINA - PETROLINA CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE PETROLINA - PETROLINA Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - CASCAVEL

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - CASCAVEL UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - CASCAVEL Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Leia mais

ENADE Relatório da IES. Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

ENADE Relatório da IES. Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Relatório da IES Faculdade de Nova Serrana no município: NOVA SERRANA SUMÁRIO Apresentação...

Leia mais

Amostragem de estudantes para estudos de avaliação educacional no Brasil. Pedro Silva ENCE Escola Nacional de Ciências Estatísticas

Amostragem de estudantes para estudos de avaliação educacional no Brasil. Pedro Silva ENCE Escola Nacional de Ciências Estatísticas Amostragem de estudantes para estudos de avaliação educacional no Brasil Pedro Silva ENCE Escola Nacional de Ciências Estatísticas Avaliação Educacional (Externa, Padronizada) Área de forte crescimento

Leia mais

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Relatório da IES Universidade Tecnológica Federal do Paraná no município: APUCARANA SUMÁRIO

Leia mais

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Relatório da IES Fundação Universidade Federal da Grande Dourados no município: DOURADOS

Leia mais

Sistemas de Avaliação. Bonificação por Desempenho. Maria Helena Guimarães de Castro

Sistemas de Avaliação. Bonificação por Desempenho. Maria Helena Guimarães de Castro Sistemas de Avaliação Bonificação por Desempenho Maria Helena Guimarães de Castro Sistema Estadual de Educação de São Paulo Número de alunos Ensino Fundamental 2.900.000 Ensino Médio 1.500.000 EJA 600.000

Leia mais

MATEMÁTICA. Universidade Estadual do Centro Oeste. Município: Irati

MATEMÁTICA. Universidade Estadual do Centro Oeste. Município: Irati MATEMÁTICA Universidade Estadual do Centro Oeste Município: Irati Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso com os resultados

Leia mais

Avaliação educacional

Avaliação educacional Avaliação educacional Anos 90 tentativa de solucionar os problemas educacionais Determinaria a elevação dos padrões de desempenho Avaliações apenas apontam problemas Avaliações de natureza amostral e supostamente

Leia mais

INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA - RIO DE JANEIRO

INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA - RIO DE JANEIRO INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA - RIO DE JANEIRO Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Leia mais

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Relatório da IES Universidade Federal de Goiás no município: JATAI SUMÁRIO Apresentação...

Leia mais

P. P. G. em Agricultura de Precisão DPADP0803: Geoestatística (Prof. Dr. Elódio Sebem)

P. P. G. em Agricultura de Precisão DPADP0803: Geoestatística (Prof. Dr. Elódio Sebem) Amostragem: Em pesquisas científicas, quando se deseja conhecer características de uma população, é comum se observar apenas uma amostra de seus elementos e, a partir dos resultados dessa amostra, obter

Leia mais

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Relatório da IES Universidade do Extremo Sul Catarinense no município: CRICIUMA SUMÁRIO

Leia mais

IV CONBRATRI, 4º Congresso Brasileiro de Teoria da Resposta ao Item, Brasília, DF, 2-4 de Dezembro de 2015

IV CONBRATRI, 4º Congresso Brasileiro de Teoria da Resposta ao Item, Brasília, DF, 2-4 de Dezembro de 2015 Ciências da Natureza e o Enem: estudos sobre as questões de 2009-2012 1 LIMC/UFRJ e PEMAT/UFRJ 2 IF/UFRJ Gustavo Rubini 1, Marta F. Barroso 2 Resumo O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) possui grande

Leia mais

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Relatório da IES Universidade Federal do Rio Grande do Sul no município: PORTO ALEGRE SUMÁRIO

Leia mais

CAPÍTULO 3 POPULAÇÃO E AMOSTRA

CAPÍTULO 3 POPULAÇÃO E AMOSTRA DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS GCN 7901 ANÁLISE ESTATÍSTICA EM GEOCIÊNCIAS PROFESSOR: Dr. ALBERTO FRANKE CONTATO: alberto.franke@ufsc.br F: 3721 8595 CAPÍTULO 3 POPULAÇÃO E AMOSTRA As pesquisas de opinião

Leia mais

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Relatório da IES Universidade Federal de Goiás no município: GOIANIA SUMÁRIO Apresentação...

Leia mais

SAEPE 2018 DISSEMINAÇÃO DOS RESULTADOS DOS RESULTADOS DO SAEPE 2018

SAEPE 2018 DISSEMINAÇÃO DOS RESULTADOS DOS RESULTADOS DO SAEPE 2018 SAEPE 2018 DISSEMINAÇÃO DOS RESULTADOS DOS RESULTADOS DO SAEPE 2018 (...) Que a gente precisa ver para crer Diz o dito popular. Uma vez que existe só para ser visto Se a gente não vê, não há. (...) O luar,

Leia mais

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Relatório da IES Universidade Federal da Bahia no município: SALVADOR SUMÁRIO Apresentação...

Leia mais

Linha do TEMPO DO SAEB

Linha do TEMPO DO SAEB 1 SITE DA OFICINA: https://oficinaexata.wordpress.com SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO - SEDUC CENTRO DE FORMAÇÃO E APER. DOS PROF. DA EDUCAÇÃO ANTONINO FREIRE GERENCIA DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES -GEFAPE

Leia mais

IDEB Pacto pela Educação do Pará: Metas Intermediárias

IDEB Pacto pela Educação do Pará: Metas Intermediárias IDEB Pacto pela Educação do Pará: Metas Intermediárias Metodologia de Cálculo Rosane Santiago Joice Garcia Maio 2014 Proposta Necessidade de estabelecer as metas intermediárias para a trajetória do IDEB

Leia mais

TECNOLOGIA EM ALIMENTOS

TECNOLOGIA EM ALIMENTOS TECNOLOGIA EM ALIMENTOS Centro Federal de Educação Tecnológica de Petrolina Município: Petrolina Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o

Leia mais

Nesta seção são apresentadas estatísticas descritivas das provas das quatro áreas avaliadas no ENEM em relação aos inscritos em cada localidade.

Nesta seção são apresentadas estatísticas descritivas das provas das quatro áreas avaliadas no ENEM em relação aos inscritos em cada localidade. 0 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 2 ANÁLISE ESTATÍSTICA DAS PROFICIÊNCIAS DOS INSCRITOS 2.1 Ciências da Natureza 2.2 Ciências Humanas 2.3 Linguagens e códigos 2.4 Matemática 3 ANÁLISE ESTATÍSTICA DAS PROFICIÊNCIAS

Leia mais

CIÊNCIAS SOCIAIS. Fundação Universidade Federal de Rondônia. Município: Porto Velho

CIÊNCIAS SOCIAIS. Fundação Universidade Federal de Rondônia. Município: Porto Velho CIÊNCIAS SOCIAIS Fundação Universidade Federal de Rondônia Município: Porto Velho Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso

Leia mais

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Relatório da IES Universidade Federal de Santa Catarina no município: FLORIANOPOLIS SUMÁRIO

Leia mais

ENGENHARIA (GRUPO VI)

ENGENHARIA (GRUPO VI) ENGENHARIA (GRUPO VI) Universidade Federal de Goiás Município: Catalão Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso com os

Leia mais

Avaliações Educacionais e o Ensino de Ciências e Matemática: o Enem: avaliação do desempenho dos estudantes em Ciências da Natureza

Avaliações Educacionais e o Ensino de Ciências e Matemática: o Enem: avaliação do desempenho dos estudantes em Ciências da Natureza Avaliações Educacionais e o Ensino de Ciências e Matemática: o Enem: avaliação do desempenho dos estudantes em Ciências da Natureza Marta F. Barroso 1, Marcelo S.O. Massunaga 2, Gustavo Rubini 3 1 UFRJ

Leia mais

FILOSOFIA. Universidade Federal de Goiás. Município: Goiânia

FILOSOFIA. Universidade Federal de Goiás. Município: Goiânia FILOSOFIA Universidade Federal de Goiás Município: Goiânia Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso com os resultados

Leia mais

Avaliaçõe s em Larga Escala O que elas nos ensinam sobre o Ensino de Física

Avaliaçõe s em Larga Escala O que elas nos ensinam sobre o Ensino de Física Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física Avaliaçõe s em Larga Escala O que elas nos ensinam sobre o Ensino de Física Orientado: Wanderley Junior

Leia mais

PEDAGOGIA. Universidade Federal de Goiás. Município: Goiânia

PEDAGOGIA. Universidade Federal de Goiás. Município: Goiânia PEDAGOGIA Universidade Federal de Goiás Município: Goiânia Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso com os resultados

Leia mais

FILOSOFIA. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Município: Porto Alegre

FILOSOFIA. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Município: Porto Alegre FILOSOFIA Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Município: Porto Alegre Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório

Leia mais

PEDAGOGIA. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Município: Porto Alegre

PEDAGOGIA. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Município: Porto Alegre PEDAGOGIA Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Município: Porto Alegre Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório

Leia mais

GEOGRAFIA. Faculdade Maria Milza. Município: Cruz das Almas

GEOGRAFIA. Faculdade Maria Milza. Município: Cruz das Almas GEOGRAFIA Faculdade Maria Milza Município: Cruz das Almas Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso com os resultados do

Leia mais

PEDAGOGIA. Faculdade Maria Milza. Município: Cruz das Almas

PEDAGOGIA. Faculdade Maria Milza. Município: Cruz das Almas PEDAGOGIA Faculdade Maria Milza Município: Cruz das Almas Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso com os resultados do

Leia mais

ENGENHARIA AMBIENTAL. Universidade Federal de Ouro Preto. Município: Ouro Preto

ENGENHARIA AMBIENTAL. Universidade Federal de Ouro Preto. Município: Ouro Preto ENGENHARIA AMBIENTAL Universidade Federal de Ouro Preto Município: Ouro Preto Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso

Leia mais

Universidade Estadual do Centro Oeste Município: Laranjeiras do Sul

Universidade Estadual do Centro Oeste Município: Laranjeiras do Sul LETRAS Universidade Estadual do Centro Oeste Município: Laranjeiras do Sul Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso com

Leia mais

ENGENHARIA CIVIL. Universidade Federal de Juiz de Fora. Município: Juiz de Fora

ENGENHARIA CIVIL. Universidade Federal de Juiz de Fora. Município: Juiz de Fora ENGENHARIA CIVIL Universidade Federal de Juiz de Fora Município: Juiz de Fora Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso

Leia mais

ARQUITETURA E URBANISMO

ARQUITETURA E URBANISMO ARQUITETURA E URBANISMO Universidade Federal da Bahia Município: Salvador Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso com

Leia mais

ENGENHARIA CIVIL. Universidade Estadual de Ponta Grossa. Município: Ponta Grossa

ENGENHARIA CIVIL. Universidade Estadual de Ponta Grossa. Município: Ponta Grossa ENGENHARIA CIVIL Universidade Estadual de Ponta Grossa Município: Ponta Grossa Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso

Leia mais

ENGENHARIA (GRUPO III)

ENGENHARIA (GRUPO III) ENGENHARIA (GRUPO III) Universidade Federal do Rio Grande do Sul Município: Porto Alegre Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório

Leia mais

ENGENHARIA DE ALIMENTOS

ENGENHARIA DE ALIMENTOS ENGENHARIA DE ALIMENTOS Universidade Federal do Rio Grande do Sul Município: Porto Alegre Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório

Leia mais

ENGENHARIA (GRUPO V) Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Município: Porto Alegre

ENGENHARIA (GRUPO V) Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Município: Porto Alegre ENGENHARIA (GRUPO V) Universidade Federal do Rio Grande do Sul Município: Porto Alegre Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório

Leia mais

ENGENHARIA QUÍMICA E ENGENHARIA INDUSTRIAL QUÍMICA

ENGENHARIA QUÍMICA E ENGENHARIA INDUSTRIAL QUÍMICA ENGENHARIA QUÍMICA E ENGENHARIA INDUSTRIAL QUÍMICA Universidade Federal do Rio Grande do Sul Município: Porto Alegre Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Leia mais

Universidade Estadual de Ponta Grossa Município: Ponta Grossa

Universidade Estadual de Ponta Grossa Município: Ponta Grossa LETRAS Universidade Estadual de Ponta Grossa Município: Ponta Grossa Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso com os resultados

Leia mais

QUÍMICA. Centro Federal de Educação Tecnológica de Petrolina. Município: Petrolina

QUÍMICA. Centro Federal de Educação Tecnológica de Petrolina. Município: Petrolina QUÍMICA Centro Federal de Educação Tecnológica de Petrolina Município: Petrolina Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso

Leia mais

ARQUITETURA E URBANISMO

ARQUITETURA E URBANISMO ARQUITETURA E URBANISMO Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Município: Porto Alegre Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta

Leia mais

Universidade Estadual do Centro Oeste Município: Guarapuava

Universidade Estadual do Centro Oeste Município: Guarapuava QUÍMICA Universidade Estadual do Centro Oeste Município: Guarapuava Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso com os resultados

Leia mais

ENGENHARIA DE MINAS. Universidade Federal de Goiás. Município: Catalão

ENGENHARIA DE MINAS. Universidade Federal de Goiás. Município: Catalão ENGENHARIA DE MINAS Universidade Federal de Goiás Município: Catalão Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso com os resultados

Leia mais

ENGENHARIA (GRUPO III)

ENGENHARIA (GRUPO III) ENGENHARIA (GRUPO III) Universidade Federal da Bahia Município: Salvador Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso com

Leia mais

Universidade Federal de Santa Catarina Município: Florianópolis

Universidade Federal de Santa Catarina Município: Florianópolis CIÊNCIAS SOCIAIS Universidade Federal de Santa Catarina Município: Florianópolis Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso

Leia mais

Universidade Federal de Santa Catarina Município: Florianópolis

Universidade Federal de Santa Catarina Município: Florianópolis LETRAS Universidade Federal de Santa Catarina Município: Florianópolis Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso com os

Leia mais

ENGENHARIA (GRUPO VI)

ENGENHARIA (GRUPO VI) ENGENHARIA (GRUPO VI) Universidade do Estado do Pará Município: Belém Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso com os

Leia mais

ENGENHARIA (GRUPO VI)

ENGENHARIA (GRUPO VI) ENGENHARIA (GRUPO VI) Universidade do Estado do Pará Município: Redenção Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso com

Leia mais

PEDAGOGIA. Universidade Estadual do Centro Oeste. Município: Prudentópolis

PEDAGOGIA. Universidade Estadual do Centro Oeste. Município: Prudentópolis PEDAGOGIA Universidade Estadual do Centro Oeste Município: Prudentópolis Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso com

Leia mais

PEDAGOGIA. Universidade Estadual do Centro Oeste. Município: Chopinzinho

PEDAGOGIA. Universidade Estadual do Centro Oeste. Município: Chopinzinho PEDAGOGIA Universidade Estadual do Centro Oeste Município: Chopinzinho Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso com os

Leia mais

Universidade Estadual de Ponta Grossa Município: Ponta Grossa

Universidade Estadual de Ponta Grossa Município: Ponta Grossa PEDAGOGIA Universidade Estadual de Ponta Grossa Município: Ponta Grossa Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso com os

Leia mais

ENGENHARIA (GRUPO VI)

ENGENHARIA (GRUPO VI) ENGENHARIA (GRUPO VI) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Município: Porto Alegre Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta

Leia mais

ENGENHARIA (GRUPO III)

ENGENHARIA (GRUPO III) ENGENHARIA (GRUPO III) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Município: Porto Alegre Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Município: Porto Alegre

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Município: Porto Alegre ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO Universidade Federal do Rio Grande do Sul Município: Porto Alegre Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório

Leia mais

QUÍMICA. Universidade Federal de Goiás. Município: Goiânia

QUÍMICA. Universidade Federal de Goiás. Município: Goiânia QUÍMICA Universidade Federal de Goiás Município: Goiânia Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso com os resultados do

Leia mais

PEDAGOGIA. Universidade Estadual do Centro Oeste. Município: Guarapuava

PEDAGOGIA. Universidade Estadual do Centro Oeste. Município: Guarapuava PEDAGOGIA Universidade Estadual do Centro Oeste Município: Guarapuava Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso com os

Leia mais

PEDAGOGIA. Universidade Estadual do Centro Oeste. Município: Pitanga

PEDAGOGIA. Universidade Estadual do Centro Oeste. Município: Pitanga PEDAGOGIA Universidade Estadual do Centro Oeste Município: Pitanga Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso com os resultados

Leia mais

BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Universidade Estadual de Ponta Grossa Município: Ponta Grossa Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta

Leia mais

PEDAGOGIA. Universidade Estadual do Centro Oeste. Município: Irati

PEDAGOGIA. Universidade Estadual do Centro Oeste. Município: Irati PEDAGOGIA Universidade Estadual do Centro Oeste Município: Irati Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso com os resultados

Leia mais