Conteúdos e Instrumentos Avaliativos. 6º ano do Ensino Fundamental 3º trimestre. Professor (a) Habilidades Conteúdos Avaliações

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Conteúdos e Instrumentos Avaliativos. 6º ano do Ensino Fundamental 3º trimestre. Professor (a) Habilidades Conteúdos Avaliações"

Transcrição

1 Conteúdos e Instrumentos Avaliativos 6º ano do Ensino Fundamental 3º trimestre Componente Curricular Relações Escolares e Autonomia Educação Religiosa Professor (a) Habilidades Conteúdos Avaliações Ir. Maria do Carmo Ir. Maria do Carmo Memória. Identificação. Comparação. Explicação. Aplicação. Implicação. Avaliação. Elaboração. Memória. Identificação. Comparação. Explicação. Retomada do planejamento escolar/ calendário de provas e trabalhos. Pareceres e considerações. Autoconhecimento/ consciência de potencialidades e fragilidades. Relações Sociais/ sensibilização. Identidade/ valorização ética do ser humano. Respeito às diferentes cultuas e costumes/ escola e sociedade. Asssembleia Escolar/ Retorno da mesma. Lanche coletivo e amigo secreto. Experiências de leitura dos Textos Sagrados. Os Textos Sagrados na formação religiosas das comunidades. Participação em aula, interesse, entrega de atividades com pontualidade (1,0) Atividade em grupo (3,0) Atividades individuais (2,0) Auto-avaliação (4,0) Participação em aula, interesse, entrega de atividades com pontualidade (1,0) Atividades em grupos (2,0)

2 Aplicação. Implicação. Sensibilização. Filosofia Leonardo Descrever situações que envolvem a liberdade ou a falta dela. Identificar as diferentes formas de conceber o mundo na Grécia Antiga. Justificar ações concretas através de argumento História Fernanda Análise e comparação da escrita Cuneiforme com a escrita moderna. Reconhecer a importância da religião na construção da sociedade, da economia e da política no Egito Antigo. Identificar as diferenças entre a Mesopotâmia e o Egito. Justificar a importâncias dos conhecimentos desenvolvidos pelos egípcios. Práticas religiosas. Advento: preparação para o Natal. Liberdade nas etapas da vida humana. Argumento e a defesa de ideias. Filosofia e liberdade na atualidade (projeto cotidiano filosófico). Natureza, cosmos. Egito Antigo e Macedônia: Hebreus Fenícios Atividades individuais, com ou sem consulta (3,0) Avaliação Trimestral com consulta (4,0) Teste (2,0) Prova trimestral (4,0) Trabalho (elaboração de texto) (3,0) Participação (1,0). Código de Hamurabi/ Trabalho em Grupo: (2,0) Prova Trimestral (4,0) Escrita Cuneiforme (2,0) Atividades de aula/temas (2,0)

3 Análise e comparação do Código de Hamurabi com o atual Código Penal. Geografia Paula Conhecimento das diferentes possibilidades e técnicas de representação do espaço. Identificação e comparação das diferentes paisagens geomorfológicas, compreendendo as suas causa e consequências. Ciências Graziela Estabelecimento de relações entre transformações culturais, conhecimento científico e tecnológico. Relação entre alterações na qualidade do solo, da água ou do ar e intervenções humanas no espaço/tempo. Interpretação do comportamento de variáveis, com base na observação e 1. Noções cartográficas (legenda, escala e projeções). 2. Noções de relevo e hidrografia: eras geológicas; camadas da Terra; deriva continental e placas tectônicas; formas e agentes do relevo; conceitos de hidrografia. O impacto do Lixo no solo. Lixão x Aterro Sanitário. Reciclagem e consumo consciente: os 3R s. Explicação teórica com auxílio de vídeos, quando pertinente, uso do livro para leitura e realização de exercícios. A importância da água para a vida. Solvente, soluto, solução. Água Tarefa sobre cartografia (3,0) Tarefa sobre relevo e hidrografia (2,0) Temas (1,0) Trimestral (4,0) Teste (2,0) Prova (4,0) Participação (Tema, postura em aula, realização das atividades propostas) (1,0) Trabalhos (3,0)

4 experimentação de fenômenos naturais. Avaliação diagnóstica de situações do cotidiano que ocorram por mau uso dos recursos naturais, apresentando alternativas sustentáveis. Arte Analice Memória descrição de aspectos essenciais do objeto de estudo: Arte na Grécia Antiga. Identificação reconhecer elementos que compõem o objeto de estudo. Comparação estabelecer relações de semelhança e diferença entre o objeto de estudo e a contemporaneidade. potável, água mineral e água destilada. Comparar estação de tratamento de água (ETA) com estação de tratamento de esgoto (ETE), observando questões relativas à saúde e meio ambiente. Composição do ar, camadas da atmosfera. Destruição da camada de ozônio, efeito estufa, aquecimento global, poluição do ar. Estudo dos períodos da arte grega e suas relações com a atualidade. Pintura, desenho e escultura. Técnicas artísticas de pintura e escultura. Apreciação, descrição e análise de obras gregas e contemporâneas. Produções artísticas individuais (8,0) Produções artísticas coletivas (2,0)

5 Educação Física Luciano Prática de diferentes modalidades esportivas e fundamentos. Futsal. Basquetebol. Execução dos exercícios (2,0) Compromisso (1,0) Sentimento e reflexão sobre os Voleibol. Participação nos jogos de efeitos corporais do exercício. Handebol. quadra (4,0) Diferenciação e reflexão sobre Queimada. Execução dos jogos de tabuleiro situações de competição e cooperação nas atividades desenvolvidas em aula. Conhecimento e elaboração de jogo de tabuleiro. Valorização de atitudes de respeito Alterações corporais. Competição. Cooperação. Jogos de Tabuleiro. Luta ( karatê). (1,0) Trabalho de pesquisa (2,0) coletivo. Língua Estrangeira, Inglês. Eduardo Desenvolver repertório gramatical e lexical. Pesquisar, escrever e relatar Vocabulário e recursos linguísticos sobre viagem. Can I..? & Can you...? Trimestral (4,0) Teste (2,0) Participação e produtividade informações sobre viagens. Love, like, enjoy + -ing (1,0) Descrever rotas e itinerários de viagem. Perguntar e comentar sobre o tempo. Preposições de movimento: along, from... to, through. Object pronouns and Possessive Feitura de temas (1,0) Trabalhos avaliativos (2,0) Relatar experiências no passado pronouns. simples. Should & shouldn t.

6 Passado Simples. Língua Estrangeira, Espanhol. Letícia Utilização e reconhecimento dos sons. Apropriação de vocabulário em uso Cores Dias da semana Verbos regulares no presente do Exercícios do livro (2,0) Teste de revisão (2,0) Trabalhos auditivo em aula frasal simples. indicativo (2,0) Números Prova trimestral (4,0) Meses Estaciones Português Renata Desenvolvimento da habilidade de ler, interpretar e expressar as ideias de forma crítica e apropriada. Análise dos procedimentos argumentativos utilizados em um texto, a partir da inferência sobre os objetivos de seu produtor e quem é seu público-alvo. Aprimoramento da leitura oral, orientando quanto à entonação, pontuação e ênfase. Reconhecimento das diferentes linguagens e seus recursos Ortografia de acordo com a necessidade da turma. Língua oral e escrita. Revisão das classes gramaticais: substantivo, adjetivo, artigos, interjeições e numerais. Pronomes: pessoais (reto e oblíquo), tratamento, interrogativo, indefinidos, relativos, possessivos e demonstrativos. Verbos: identificação das conjugações e tempos fundamentais do modo indicativo. 1ª redação (1,0) Avaliação da 1ª leitura (Falando Sozinha) (1,0) Teste trimestral (com consulta ao caderno) (1,0) 2ª redação (1,0) Avaliação da 2ª leitura (Robinson Crusoé) (1,0) Avaliação trimestral (sem consulta) (4,0) Trabalho (0,5) Temas, caderno completo e

7 expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação. Identificação dos elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos. Reconhecimento do uso da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação. Associação, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos. Revisão sobre a organização espacial do parágrafo e encadeamento de ideias. Estrutura do diálogo. Identificar o ponto de vista do autor a partir de pistas linguísticas. Tipos de Frases: declarativa, interrogativa, exclamativa e imperativa. Produção textual apresentando organização das ideias em parágrafos (introdução, desenvolvimento e conclusão), sequência de fatos, pontuação adequada. Sinais de pontuação essenciais: vírgula (casos simples), reticências, travessão e dois-pontos. Elementos da narrativa: enredo, personagens, tempo, lugar, ação e narrador. participação em aula (0,5)

8 Linguagem Audiovisual Carlos Augusto Identificar as diferenças e semelhanças que estão contidas nos Linguagens fotográficas. Fotomontagem. Projeto de fotografia autoral (3,5) signos visuais produzidos na contemporaneidade. Capacidade de articular relações entre Narrativas visuais. Teatro de sombras. Produção de narrativa visual (3,5) Resumo reflexivo de leitura imaginação e memória para a dirigida (2,5) construção do imaginário. Participação em aula (0,5) Desenvolver as capacidades criativas, expressivas e reflexivas, justificando suas tomadas de decisão. Comunicar-se através da linguagem visual respeitando a diversidade cultural. Matemática Lisiane Reconhecimento, a partir da leitura de textos apropriados, de diferentes registros do conhecimento matemático ao longo do tempo. Resolução de situações problema envolvendo porcentagem. Comparação das características de figuras planas e espaciais, Fração Decimal e Centesimal (Porcentagem). Resolução de problemas envolvendo porcentagem. Medida de comprimento, massa e capacidade. Ângulos reto, agudo e obtuso. Geometria- Ângulos Avaliação trimestral (4,0) Teste individual com consulta (2,0) Teste em duplas (2,0) Atividades práticas envolvendo sólidos geométricos (1,0) Tarefas de casa e participação

9 observando-as no contexto. Classificação e construção de ângulos no plano. Interpretação de gráficos e tabelas para compreender a realidade. Determinação da medida de um ângulo. Ângulos Transformação de unidades (grau, minuto e segundo). Construção Geométrica de ângulos (Uso do transferidor). Retas paralelas e concorrentes. Sólidos geométricos (poliedros e corpos redondos) características, planificação. Polígonos: Elementos; Triângulos e quadriláteros (classificação, soma dos ângulos internos); Uso do tangram para construção de formas geométricas usando composição de figuras planas ; Perímetro de figuras planas. Interpretação e construção de (1,0)

10 gráficos e tabelas envolvendo números decimais resolução de problemas envolvendo porcentagem. Construção de Gráficos de Setores aplicação do estudo de ângulos. Educação Financeira Gisella Compreensão do funcionamento de um cartão de crédito. Taxas (porcentagem). Crédito e Débito. Trabalho individual (3,0) (entrega e apresentação) Resolução de situações problema Produção e responsabilidade com o Trabalho em dupla ou trio (2,0) envolvendo taxas. meio ambiente. (em aula) Compreensão da produção e Plano de negócios (Introdução). Trabalho trimestral individual responsabilidade ao meio ambiente. (4,0) Identificação alternativas de Qualitativa (1,0) prevenção coerentes com o próprio (temas, participação, caderno contexto. completo, Organização um passeio utilizando pontualidade e postura) um plano de negócios. Robótica Filipe Usar linguagem técnica. Raciocinar. Realizar Investigações. Programar. Resolver problemas. Software de Programação EV3. Sistemas de automação para mobilidade urbana. Unidades de medida. Tecnologia em prol da humanidade. Montagem Robô que não cai da mesa (1,0) Trabalho sobre Tecnologias na Prevenção de Desastres Naturais e Montagem do

11 Planejar. Translação e Rotação de corpos celestes. Aparelhos de medição meteorológica. Pluviômetro (3,0) Montagem e Análise do Sistema Planetário (2,0) Avaliação Individual (3,0) Participação (1,0)

Conteúdos e Instrumentos Avaliativos. 7º ano do Ensino Fundamental 1º trimestre. Habilidades Conteúdos Avaliações

Conteúdos e Instrumentos Avaliativos. 7º ano do Ensino Fundamental 1º trimestre. Habilidades Conteúdos Avaliações Conteúdos e Instrumentos Avaliativos 7º ano do Ensino Fundamental 1º trimestre Componente Curricular Relações Escolares e Autonomia Educação Religiosa Professor (a) Simone Lisiane Habilidades Conteúdos

Leia mais

Conteúdos e Instrumentos Avaliativos. 7º ano do Ensino Fundamental 2º trimestre. Habilidades Conteúdos Avaliações

Conteúdos e Instrumentos Avaliativos. 7º ano do Ensino Fundamental 2º trimestre. Habilidades Conteúdos Avaliações Conteúdos e Instrumentos Avaliativos 7º ano do Ensino Fundamental 2º trimestre Componente Curricular Relações Escolares e Autonomia Professor (a) Habilidades Conteúdos Avaliações Simone Compreensão dos

Leia mais

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 2º trimestre Professor (a): Airton José Müller Ano /Série: 6º Componente Curricular: Filosofia

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 2º trimestre Professor (a): Airton José Müller Ano /Série: 6º Componente Curricular: Filosofia Professor (a): Airton José Müller Ano /Série: 6º Componente Curricular: Filosofia : Pensamento Mítico Mitologia grega. Entendendo o mito. Raciocínio lógico O que é lógica Racionalidade. Raciocínio como

Leia mais

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre Professor (a): Aline Tonin Componente Curricular: Ciências Ano /Série: 6º ano Turma: 16C e 16D Lista dos conteúdos Ecologia o Níveis de organização da vida; o Componentes do ecossistema; o Conceitos em

Leia mais

HORÁRIO DE RECUPERAÇÃO 6 o ANO. Componente Curricular DATA. 1 a SEMANA CIÊNCIAS LÍNGUA PORTUGUESA (TEXTO E REDAÇÃO) GEOGRAFIA

HORÁRIO DE RECUPERAÇÃO 6 o ANO. Componente Curricular DATA. 1 a SEMANA CIÊNCIAS LÍNGUA PORTUGUESA (TEXTO E REDAÇÃO) GEOGRAFIA 12 COLÉGIO AGOSTINIANO MENDEL HORÁRIO DE RECUPERAÇÃO 6 o ANO DATA Componente Curricular 1 a SEMANA 03/12 (sábado) 05/12 (2ª feira) 06/12 (3 a feira) 07/12 (4 a feira) 08/12 (5 a feira) 09/12 (6 a feira)

Leia mais

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 2º trimestre Professor (a): Airton José Müller Ano /Série: 6º Componente Curricular: Filosofia

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 2º trimestre Professor (a): Airton José Müller Ano /Série: 6º Componente Curricular: Filosofia Professor (a): Airton José Müller Ano /Série: 6º Componente Curricular: Filosofia Turma: 16 A Lista dos conteúdos: Pensamento Mítico Mitologia grega. Entendendo o mito. Raciocínio lógico O que é lógica

Leia mais

6 o ANO Horário: das 7h15 às 12h10

6 o ANO Horário: das 7h15 às 12h10 02 C A M RECUPERAÇÃO DE CIÊNCIAS 1 a PROVA CIÊNCIAS DATA: 07/12/2017 Solo Capítulo 15 O solo Capítulo 16 Degradação e recuperação do solo Capítulo 17 O manuseio e a destinação do lixo Capítulo 18 Solo

Leia mais

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 3º trimestre Componente Curricular: Língua Portuguesa

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 3º trimestre Componente Curricular: Língua Portuguesa Professor (a): Renato Fogaça e Silva Componente Curricular: Língua Portuguesa Ano /Série: 6º ano Turmas: 16C s de texto: Verbete Enciclopédico; Instruções (regras); Conto Popular. Variações do adjetivo.

Leia mais

2º Trimestre / Critérios de Avaliação 6 Ano

2º Trimestre / Critérios de Avaliação 6 Ano Caro educando, Segue a agenda do 2 trimestre. Nela, você encontra informações importantes a respeito dos conteúdos programáticos que serão desenvolvidos e as datas das avaliações. Leia com atenção e recorra

Leia mais

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre Componente Curricular: Arte

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre Componente Curricular: Arte Professor (a): Rafaela da Silva Componente Curricular: Arte Ano /Série:6º Turma:16D Arte pré-histórica e as marcas do ser humano no tempo. Relação da arte antiga (Egípcia, Grega e Romana) com outros momentos

Leia mais

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre Professor (a): Rafaela da Silva Ano: 6º Componente Curricular: Arte Turmas: 16 C Lista dos conteúdos Cores primárias e secundárias; Formas básicas geométricas; Composição, equilíbrio, ritmo, luz e sombra

Leia mais

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre Professor (a): Aline Bithencourt Componente Curricular: Língua Portuguesa Turmas: 16D e 16E.

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre Professor (a): Aline Bithencourt Componente Curricular: Língua Portuguesa Turmas: 16D e 16E. Professor (a): Aline Bithencourt Ano: 6º ano Componente Curricular: Língua Portuguesa Turmas: 16D e 16E. - Tipos de texto: contos, narrativas, histórias em quadrinhos. - A origem e a formação da Língua

Leia mais

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre Professor (a): Rafaela da Silva Ano: 6º Componente Curricular: Arte Turmas: 16 A, 16 B Lista dos conteúdos Cores primárias e secundárias; Formas básicas geométricas; Composição, equilíbrio, ritmo, luz

Leia mais

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 3º trimestre Componente Curricular: Língua Portuguesa

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 3º trimestre Componente Curricular: Língua Portuguesa Professor (a): Aline Bithencourt Componente Curricular: Língua Portuguesa Ano /Série: 6º ano Turmas: 16B s de texto: Verbete Enciclopédico; Instruções (regras); Conto Popular. Artigo e numeral. Verbos.

Leia mais

Conteúdos e Instrumentos Avaliativos. 8º ano do Ensino Fundamental - 1º Trimestre - Professor (a) Habilidades Conteúdos Avaliações

Conteúdos e Instrumentos Avaliativos. 8º ano do Ensino Fundamental - 1º Trimestre - Professor (a) Habilidades Conteúdos Avaliações Conteúdos e Instrumentos Avaliativos 8º ano do Ensino Fundamental - 1º Trimestre - Componente Curricular Relações Escolares e Autonomia Professor (a) Habilidades Conteúdos Avaliações Fernanda Organização

Leia mais

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 2º trimestre

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 2º trimestre Professor: André dos Santos Ano: 6º Componente Curricular: Língua Inglesa Turma: 16A There is/are Can for ability and permission Object Pronouns How much / How Many Some / Any / Vocabulary Present Continuous

Leia mais

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 2º trimestre

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 2º trimestre Professora: Aline Bithencourt Ano: 6º Componente Curricular: Língua Portuguesa Turma: 16C Leitura e compreensão de diversos gêneros textuais e intertextualidade; Linguagem coloquial; Fonema e letra / Dígrafo

Leia mais

Conteúdos e Instrumentos Avaliativos. 8º ano do Ensino Fundamental - 3º Trimestre - Professor (a) Habilidades Conteúdos Avaliações

Conteúdos e Instrumentos Avaliativos. 8º ano do Ensino Fundamental - 3º Trimestre - Professor (a) Habilidades Conteúdos Avaliações Conteúdos e Instrumentos Avaliativos 8º ano do Ensino Fundamental - 3º Trimestre - Componente Curricular Relações Escolares e Autonomia Professor (a) Habilidades Conteúdos Avaliações Identificação de mecanismos

Leia mais

Processo Extraordinário de Seleção e Admissão de Alunos Novatos 2016

Processo Extraordinário de Seleção e Admissão de Alunos Novatos 2016 Tradição em Excelência Processo Extraordinário de Seleção e Admissão de Alunos Novatos 2016 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL CIÊNCIAS 1. PLANETA TERRA 1.1. Noções sobre gravidade e outras

Leia mais

6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDOS CONCEITUAIS PARA PROVA FINAL

6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDOS CONCEITUAIS PARA PROVA FINAL 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDOS CONCEITUAIS PARA PROVA FINAL LÍNGUA PORTUGUESA LEITURA E INTERPRETAÇÃO o Textos narrativos PRODUÇÃO ESCRITA o Narrativas ASPECTOS DA LINGUAGEM o Substantivo Classificação

Leia mais

RECUPERAÇÃO FINAL 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II

RECUPERAÇÃO FINAL 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II ( ÁREA DO CONHECIMENTO COMPONENTE CURRICULAR CONTEÚDO PROGRAMÁTICO RECUPERAÇÃO FINAL 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II GRAMÁTICA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO LÍNGUA PORTUGUESA Variações Linguísticas; Substantivo

Leia mais

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL 2. Metas de Realização - Prova Final / Prova de Recuperação 6º Ano

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL 2. Metas de Realização - Prova Final / Prova de Recuperação 6º Ano Língua Portuguesa Classes gramaticais: - substantivo (plurais do substantivo); - adjetivo (e suas locuções); - artigo (definido e indefinido); - verbo (conjugação, locução verbal e formas nominais do verbo);

Leia mais

6º ANO EF2 ROTEIRO DE ESTUDOS 2º TRIMESTRE 2013 LÍNGUA PORTUGUESA REDAÇÃO LITERATURA MATEMÁTICA A

6º ANO EF2 ROTEIRO DE ESTUDOS 2º TRIMESTRE 2013 LÍNGUA PORTUGUESA REDAÇÃO LITERATURA MATEMÁTICA A 6º ANO EF2 ROTEIRO DE ESTUDOS 2º TRIMESTRE 2013 LÍNGUA PORTUGUESA Substantivo Adjetivo e locução adjetiva Artigo Numeral Ortografia: g e j Emprego dos porquês REDAÇÃO Conto maravilhoso Fábula LITERATURA

Leia mais

Disciplina: Educação Física Professor: Sabrina e Fábio. 6º Ano do Ensino Fundamental II CONTEÚDOS:

Disciplina: Educação Física Professor: Sabrina e Fábio. 6º Ano do Ensino Fundamental II CONTEÚDOS: Disciplina: Educação Física Professor: Sabrina e Fábio Basquete Futsal Handebol Voleibol Festa junina Jogos Olímpicos Nutrição e exercício Aulas práticas, trabalhos em grupo, aulas expositivas e interativas

Leia mais

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES PARA O 4º ANO 2º TRIMESTRE/PROVAS FINAIS. Expressões numéricas, múltiplos e divisores de um número natural (valor 3,0)...

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES PARA O 4º ANO 2º TRIMESTRE/PROVAS FINAIS. Expressões numéricas, múltiplos e divisores de um número natural (valor 3,0)... CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES PARA O 4º ANO 2º TRIMESTRE/PROVAS FINAIS COMPONENTE CURRICULAR Matemática Ciências Português Profª Fernanda História Geografia CONTEÚDOS Expressões numéricas, múltiplos e divisores

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN. 6º ano. Ciências

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN. 6º ano. Ciências 6º ano Ciências Terra e Universo Universo e Sistema Solar A Origem do Universo e a formação do Sistema solar; O Sol; Planetas e satélites naturais; Asteroides e estrelas cadentes; Cometas; Os planetas

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL 2 ª FASE

ENSINO FUNDAMENTAL 2 ª FASE ENSINO FUNDAMENTAL 2 ª FASE CONTEÚDO 6 º ANO Língua Portuguesa 1) Produção de texto: Narração. Foco narrativo: narrador-observador. Estrutura do texto narrativo. Elementos narrativos. Uso do diálogo. Paragrafação.

Leia mais

Avaliação de Exame Final e Avaliação Especial 6ª Ano EF II

Avaliação de Exame Final e Avaliação Especial 6ª Ano EF II e 6ª Ano EF II Caro educando, Segue a agenda da Avaliação de exame final e. Nela, você encontra informações importantes a respeito dos conteúdos programáticos que serão desenvolvidos nas avaliações. Leia

Leia mais

Conteúdos e distribuição de pontos 3 a etapa /2016

Conteúdos e distribuição de pontos 3 a etapa /2016 Conteúdos e distribuição de pontos 3 a etapa /2016 5º Ano Ensino Fundamental I Valor da etapa: 35 pontos Aluno(a): Professora: Turma: Data: / / LÍNGUA PORTUGUESA Professora: Cláudia Maria Carvalho I PRÁTICAS

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio DISCIPLINA: Língua Portuguesa PROFESSOR(A): Ana Paula Elias Pereira Grimello História em quadrinhos, substantivos (próprio, comum, primitivo, derivado, concreto, abstrato e coletivo) e adjetivos e locuções

Leia mais

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 2º trimestre

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 2º trimestre Professora: Pollyanna Guimarães Ano: 6º Componente Curricular: Língua Portuguesa Turma: 16G Leitura e compreensão de diversos gêneros textuais e intertextualidade; Linguagem coloquial; Fonema e letra /

Leia mais

Excelência acadêmica para a vivência dos valores humanos e cristãos. Admissão de Alunos CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 8⁰ ANO ENSINO FUNDAMENTAL II

Excelência acadêmica para a vivência dos valores humanos e cristãos. Admissão de Alunos CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 8⁰ ANO ENSINO FUNDAMENTAL II Excelência acadêmica para a vivência dos valores humanos e cristãos. Admissão de Alunos 2018 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 8⁰ ANO ENSINO FUNDAMENTAL II CIÊNCIAS 1. A vida nos ambientes Diversidade e evolução

Leia mais

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 2º trimestre

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 2º trimestre Professora: Aline Bithencourt Ano: 6º Componente Curricular: Língua Portuguesa Turma: 16E Leitura e compreensão de diversos gêneros textuais e intertextualidade; Linguagem coloquial; Fonema e letra / Dígrafo

Leia mais

CONTEÚDOS CONCEITUAIS PROVA FINAL 6º ano / Substantivo (conceito, classificação, plural dos substantivos simples e compostos).

CONTEÚDOS CONCEITUAIS PROVA FINAL 6º ano / Substantivo (conceito, classificação, plural dos substantivos simples e compostos). LÍNGUA PORTUGUESA Vocabulário Compreensão e Produção Textual Elementos Narrativos e Estrutura da Narrativa Letra e Fonema. Estrutura de Palavras Encontros Consonantais, Vocálicos e Dígrafos Substantivo

Leia mais

MATRÍCULAS2018 MATEMÁTICA. 6.º ANO Ensino Fundamental. 7.º ANO Ensino Fundamental

MATRÍCULAS2018 MATEMÁTICA. 6.º ANO Ensino Fundamental. 7.º ANO Ensino Fundamental MATEMÁTICA 6.º ANO Ensino Fundamental - Sistema de numeração decimal: representação e leitura de números naturais; ordens e classes. - Números naturais: adição, subtração, multiplicação, divisão (incluindo

Leia mais

FICHA DE ORIENTAÇÃO AOS ALUNOS. 6º Ano - Ciências Físicas e Biológicas Prof.: JÚLIO - 2º Ten Data da Prova: 09/12/ PRF - Duração: 120 min

FICHA DE ORIENTAÇÃO AOS ALUNOS. 6º Ano - Ciências Físicas e Biológicas Prof.: JÚLIO - 2º Ten Data da Prova: 09/12/ PRF - Duração: 120 min MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA FICHA DE ORIENTAÇÃO AOS ALUNOS 6º Ano - Ciências Físicas e Biológicas Prof.: JÚLIO - 2º Ten Data da Prova: 09/12/2016 - PRF - Duração:

Leia mais

Componente Curricular: Língua Portuguesa

Componente Curricular: Língua Portuguesa Professor (a): Aline Bithencourt Componente Curricular: Língua Portuguesa Ano /Série: 6º ano Turmas: 16C Leitura e compreensão de tipologias textuais variadas Fonema e letra / Dígrafo e encontro consonantal.

Leia mais

TURMA: 16 A CALENDÁRIO ESCOLAR JUNHO / 2013

TURMA: 16 A CALENDÁRIO ESCOLAR JUNHO / 2013 TURMA: 16 A CALENDÁRIO ESCOLAR JUNHO / 2013 Segunda Terça Quarta Quinta Sexta 3 Semana do Meio Ambiente Fórum de Debates e palestras Salão de Atos 4 Semana do Meio Ambiente Fórum de Debates e palestras

Leia mais

CRONOGRAMA DE TRABALHO ENSINO FUNDAMENTAL II

CRONOGRAMA DE TRABALHO ENSINO FUNDAMENTAL II Ano Letivo: 2017 Trimestre: 2º Componente Curricular: Linguagem Educador: Carlos Augusto Maahs Audiovisual Nível de Ensino: 7º ano Turmas: 71 e 72 Parar para ver, apropriar, experimentar, interpretar,

Leia mais

DICAS DE ESTUDO CONTEÚDOS PROVÁVEIS DA 1ª ETAPA/2012 DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: JULIANA PEREIRA

DICAS DE ESTUDO CONTEÚDOS PROVÁVEIS DA 1ª ETAPA/2012 DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: JULIANA PEREIRA DICAS DE ESTUDO DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: JULIANA PEREIRA 1) Faça seu dever de casa com qualidade e em sala de aula, participe da correção, aproveitando para tirar dúvidas. 2) Mantenha

Leia mais

Conteúdos para Reorientação - 6º ano A e B

Conteúdos para Reorientação - 6º ano A e B Conteúdos para Reorientação - 6º ano A e B Língua Portuguesa Camila 05/12/2016 O QUE ESTUDAR? 1. Pronomes (possesivos,demostrativos, indefinidos e interrogativos.) 2.formas nominais 3. verbo 1. Livro págs.

Leia mais

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES 2º TRIMESTRE (MATUTINO) 1ª AVALIAÇÃO AVS

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES 2º TRIMESTRE (MATUTINO) 1ª AVALIAÇÃO AVS 6º ANO EF2 CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES 2º TRIMESTRE - 201 (MATUTINO) 1ª AVALIAÇÃO AVS 27/05 Segunda-feira Ciências 0/06 Segunda-feira Geografia 06/06 Quinta-feira História 10/06 Segunda-feira Gramática 1/06

Leia mais

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre Professor (a): Aline Bithencourt Componente Curricular: Língua Portuguesa Ano: 6º ano Turmas: 16C - Tipos de texto: contos, narrativas, histórias em quadrinhos. - A origem e a formação da Língua Portuguesa.

Leia mais

CONTEÚDOS DOS EXAMES FINAIS E AVALIAÇÕES ESPECIAIS 6 ao 8 ano

CONTEÚDOS DOS EXAMES FINAIS E AVALIAÇÕES ESPECIAIS 6 ao 8 ano CONTEÚDOS DOS EXAMES FINAIS E AVALIAÇÕES ESPECIAIS 6 ao 8 ano Conteúdos 6º - ARTES - Figurativo e Abstrato(geométrico/formal e informal); - Cores Primárias, secundárias e Terceárias; - Cores Quentes e

Leia mais

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre Professor (a): Aline Bithencourt Componente Curricular: Língua Portuguesa Ano: 6º ano Turmas: 16B - Tipos de texto: contos, narrativas, histórias em quadrinhos. - A origem e a formação da Língua Portuguesa.

Leia mais

3º ANO Ensino Fundamental

3º ANO Ensino Fundamental 3º ANO Ensino Fundamental Gênero textual: Texto narrativo; Interpretação e análise de estrutura textual; Produção de texto. Disciplina; Matemática Adição e subtração com reserva e com recurso; Noções de

Leia mais

CONTEÚDOS APS 3º BIMESTRE/ /202/203

CONTEÚDOS APS 3º BIMESTRE/ /202/203 Língua Portuguesa: Interpretação de texto. Gramática: Sinônimos/Antônimos 138 a 145; Substantivos comum e próprio 146 a 153; Masculino e feminino 154 a 161. Linguagens: Unidade 3 Em busca de tesouros 186

Leia mais

CONTEÚDOS 1ª ETAPA FUNDAMENTAL 2

CONTEÚDOS 1ª ETAPA FUNDAMENTAL 2 CONTEÚDOS 1ª ETAPA FUNDAMENTAL 2 6º ANO ARTE A pintura nas paredes: na pré-história e nos muros da cidade, com a articulação de: - Técnicas - Suportes - Materiais - Temas - Significados A produção da arte

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL º ANO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL º ANO DISCIPLINA: MATEMÁTICA PROFESSOR: JOSEMIR DE JESUS PINTO 1. SISTEMA DE NUMERAÇÃO Uma história muito antiga Nosso sistema de numeração 2. CÁLCULOS COM NÚMEROS NATURAIS Ideias associadas à adição Ideias

Leia mais

São Paulo, 04 de julho de Comunicado nº 71. Assunto: CALENDÁRIO DAS PROVAS TRIMESTRAIS - 2º TRIMESTRE DE 2012

São Paulo, 04 de julho de Comunicado nº 71. Assunto: CALENDÁRIO DAS PROVAS TRIMESTRAIS - 2º TRIMESTRE DE 2012 São Paulo, 04 de julho de 2012 Comunicado nº 71 Assunto: CALENDÁRIO DAS PROVAS TRIMESTRAIS - 2º TRIMESTRE DE 2012 Prezados Senhores Pais e Caros Alunos do 6º ano do EF II, Para que possam planejar com

Leia mais

número racional. apresentados na forma decimal. comparar ou ordenar números números racionais

número racional. apresentados na forma decimal. comparar ou ordenar números números racionais PLANO DE TRABALHO ANUAL -2017 ESCOLA: Escola Estadual Prof. Calixto de Souza Aranha ANO: 5º PROFESSORAS: Francisca, Marluce, Milena, Neide, Roseli DICIPLINA: Matemática CONTEÚDO EXPECTATIVA HABILIDADE

Leia mais

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre Professor (a): Aline Bithencourt Componente Curricular: Língua Portuguesa Ano: 6º ano Turmas: 16A - Tipos de texto: contos, narrativas, histórias em quadrinhos. - A origem e a formação da Língua Portuguesa.

Leia mais

CONTEÚDOS PARA EXAME FINAL 6º ANO

CONTEÚDOS PARA EXAME FINAL 6º ANO CONTEÚDOS PARA EXAME FINAL 6º ANO DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA Denotação e conotação livro 1 Fonemas e letras livro 2 Encontros consonantais livro 3 Hiato e ditongo livro 3 Definição do verbo e suas flexões

Leia mais

Conteúdo Programático para Exame

Conteúdo Programático para Exame Conteúdo Programático para Exame DISCIPLINA: CIÊNCIAS SÉRIE: 6º ANO Cap 1 Ap. 1 Cap. 2 Ap. 1 Cap 3 Ap.1 Cap. 4 Ap.1 Cap. 1 Ap. 2 Cap. 2 Ap. 2 Cap. 3 Ap. 2 Cap. 4 Ap. 2 Cap 1 Ap. 3 Cap. 2 Ap. 3 Cap.3 Ap.

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS - 5 ANO DANIELA E CAROL

REUNIÃO DE PAIS - 5 ANO DANIELA E CAROL REUNIÃO DE PAIS - 5 ANO DANIELA E CAROL LÍNGUA PORTUGUESA PRODUÇÃO DE TEXTOS Projeto jornal eletrônico (blog) http://www.escolasanti.com.br/santinews Reescrevendo sob um novo olhar Narrativas de enigma

Leia mais

MATEMÁTICA Capítulo 4 - Transformações geométricas. Capítulo 5 - Paralelismo e perpendicularidade.

MATEMÁTICA Capítulo 4 - Transformações geométricas. Capítulo 5 - Paralelismo e perpendicularidade. -18 PROGRAMAÇÃO DE CONTEÚDOS 2ª AVALIAÇÃO 8º ANO CIÊNCIAS Capítulo 4 - Consumo de energia elétrica Capítulo 5 - Uso consciente de energia elétrica REDAÇÃO Entrevista Jornalística Texto instrucional Texto

Leia mais

Matriz de referência para avaliação diagnóstica 2018 Série: 2º ano do Ensino Fundamental

Matriz de referência para avaliação diagnóstica 2018 Série: 2º ano do Ensino Fundamental Matriz de referência para avaliação diagnóstica 2018 Série: 2º ano do Ensino Fundamental Quanto ao sistema de numeração decimal: a) Escrever os números naturais até 99, reconhecendo o que é unidade e dezena.

Leia mais

OBJETOS DE CONHECIMENTO PARA ESTUDO / Conteúdos: Avaliação Entre Períodos e Exame Final 6º ANO

OBJETOS DE CONHECIMENTO PARA ESTUDO / Conteúdos: Avaliação Entre Períodos e Exame Final 6º ANO OBJETOS DE CONHECIMENTO PARA ESTUDO / 2017 Conteúdos: Avaliação Entre Períodos e Exame Final 6º ANO DISCIPLINA: ARTE PROFESSORA: GIGLIOLA CINQUETTI As cores primárias, secundárias e terciárias. Arte egípcia.

Leia mais

PROPOSTA CURRICULAR PARA O 1º SEGMENTO Aprimoramento da Leitura e da Escrita (3ª Fase)

PROPOSTA CURRICULAR PARA O 1º SEGMENTO Aprimoramento da Leitura e da Escrita (3ª Fase) PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/SEÇÃO DE ENSINO NÃO FORMAL CENFOP Centro de Formação Pedagógica PROPOSTA CURRICULAR PARA

Leia mais

Conteúdos para as Provas de Seleção 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio

Conteúdos para as Provas de Seleção 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio Conteúdos para as Provas de Seleção 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio Português Ao final do 6 ano: Leitura, interpretação e compreensão dos diversos textos que circulam na sociedade: - inferir

Leia mais

HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE os ANOS

HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE os ANOS HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE 2015 6 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA 1 Analisar a norma padrão em funcionamento no texto. 2 Distinguir os diferentes recursos da linguagem, utilizados em variados sistemas de

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA INSTITUTO LAURA VICUÑA - PLANO DE ESTUDOS - 1º TRIMESTRE /2018 6º ANO A / B DATA CONTEÚDO INSTRUMENTAIS EDEBE.

LÍNGUA PORTUGUESA INSTITUTO LAURA VICUÑA - PLANO DE ESTUDOS - 1º TRIMESTRE /2018 6º ANO A / B DATA CONTEÚDO INSTRUMENTAIS EDEBE. LÍNGUA PORTUGUESA DISCIPLINA PORTAL EDEBE INSTITUTO LAURA VICUÑA - PLANO DE ESTUDOS - 1º TRIMESTRE /2018 / B DATA CONTEÚDO INSTRUMENTAIS Ludi na Tv 06/03 Autor: Luciana Sandroni Estudo Dirigido Editora:

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DISCIPLINAS Departamento de 1.º Ciclo CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1º ANO ANO LETIVO 2014/ 15 PORTUGUÊS MATEMÁTICA ESTUDO DO MEIO COMPREENSAO DO ORAL: Escutar para aprender e construir

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO / BOLSÃO CMS 2017 ENSINO FUNDAMENTAL 3º ANO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO / BOLSÃO CMS 2017 ENSINO FUNDAMENTAL 3º ANO 3º ANO Leitura e interpretação de Texto Escrita de frase de acordo com a figura Escrita dos nomes das figuras Separação de sílabas Sinais de pontuação Ortografia c / ç / l / u / s / ss / s com som de z

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL I

ENSINO FUNDAMENTAL I ENSINO FUNDAMENTAL I CONTEÚDO 3 º ANO Língua Portuguesa 1) Produção de texto. Sequência e coerência de ideias. Criatividade. 2) Texto: Leitura e interpretação. 3) Gramática: Masculino e feminino. Singular

Leia mais

CRONOGRAMA DE TRABALHO - ENSINO FUNDAMENTAL II

CRONOGRAMA DE TRABALHO - ENSINO FUNDAMENTAL II CRONOGRAMA DE TRABALHO - ENSINO FUNDAMENTAL II Ano Letivo:2017 Trimestre: 2º Componente Curricular: Educação Financeira Educador: Fernando Augusto Braun Peixoto Nível de Ensino: 6º ano Séries: 61 e 62

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II

ENSINO FUNDAMENTAL II CONTEÚDO 6 º ANO 1) Produção de texto: Narração. Foco narrativo: narrador-observador. Estrutura do texto narrativo. Uso do diálogo. Paragrafação. 2) Texto: Leitura e interpretação. 3) Gramática: Letra

Leia mais

CONTEÚDOS PARA A PROVA DE ADMISSÃO

CONTEÚDOS PARA A PROVA DE ADMISSÃO 6º ANO Ensino Fundamental 1. Gêneros textuais e conceitos (leitura, análise e produção de textos narrativos) 1.1. Procedimentos de leitura: Inferir uma informação implícita em um texto. Identificar elementos

Leia mais

Português Oralidade Escutar para aprender e construir conhecimentos.

Português Oralidade Escutar para aprender e construir conhecimentos. METAS CURRICULARES 3º Ano Português Oralidade Escutar para aprender e construir conhecimentos. Produzir um discurso oral com correção. Produzir discursos com diferentes finalidades, tendo em conta a situação

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL CRITÉRIOS AVALIATIVOS 6 ANO A

ENSINO FUNDAMENTAL CRITÉRIOS AVALIATIVOS 6 ANO A ENSINO FUNDAMENTAL Cruzeiro 3213-3838 Octogonal 3213-3737 www.ciman.com.br CRITÉRIOS AVALIATIVOS 6 ANO A Brasília, 05 de maio de 2015. Caro aluno, Segue a agenda do 2º bimestre. Nela, você encontra informações

Leia mais

3º Trimestre / Critérios de Avaliação 6 Ano

3º Trimestre / Critérios de Avaliação 6 Ano Segue a agenda do 3 trimestre. Nela, você encontra informações importantes a respeito dos conteúdos programáticos que serão desenvolvidos e as datas das avaliações. Leia com atenção e recorra a esta agenda

Leia mais

Leitura e interpretação textual; Modos verbais: indicativo, subjuntivo e imperativo;conotação e denotação;advérbios; Pronomes.

Leitura e interpretação textual; Modos verbais: indicativo, subjuntivo e imperativo;conotação e denotação;advérbios; Pronomes. DISCIPLINA PORTAL EDEBE INSTITUTO LAURA VICUÑA PLANO DE ESTUDOS - 2º TRIMESTRE /2018 6º ANO A / B DATA CONTEÚDO INSTRUMENTAIS 26/06 Leitura e interpretação textual; Modos verbais: indicativo, subjuntivo

Leia mais

Documento curricular. 2º Trimestre

Documento curricular. 2º Trimestre Documento curricular 6º ano 2º Trimestre - 2017 Matemática Caros pais, Relacionamos nos quadros abaixo os conteúdos que serão trabalhados com os alunos neste 2º trimestre. Entenda-se por conteúdos o que

Leia mais

Conteúdos e distribuição de pontos 3 a etapa /2017

Conteúdos e distribuição de pontos 3 a etapa /2017 Conteúdos e distribuição de pontos 3 a etapa /2017 5º Ano Ensino Fundamental I Valor da etapa: 35 pontos Aluno(a): Professora: Turma: Data: / / LÍNGUA PORTUGUESA I PRÁTICAS DE LEITURA e ORALIDADE E EXPRESSÃO

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II

ENSINO FUNDAMENTAL II ENSINO FUNDAMENTAL II CONTEÚDO 6 º ANO 1) Produção de texto: Narração. Foco narrativo: narrador-observador. Estrutura do texto narrativo. Elementos narrativos. Uso do diálogo. Paragrafação. 2) Texto: Leitura

Leia mais

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 3º TRIMESTRE NOVEMBRO/2015 TURMA 311. Professora Ana Paula

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 3º TRIMESTRE NOVEMBRO/2015 TURMA 311. Professora Ana Paula TURMA 311 Professora Ana Paula 4 5 6 7 8 9 10 11 12 12 14 Dias da semana/ meses/ datas festivas 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 TURMA 312 Professora Bruna 4 5 6 7 8 9 10 11 12 12 14 Dias da semana/meses/datas

Leia mais

UNIDADES DE ESTUDO 2019

UNIDADES DE ESTUDO 2019 UNIDADES DE ESTUDO 2019 1ª etapa: 04/02 A 10/05 3º Ano A/B - Ensino Fundamental l Educadoras: Regina e Renata CIÊNCIAS HUMANAS E DA NATUREZA TEMAS NOÇÕES/CONCEITOS HABILIDADES RECONHECER AS CARACTERÍSTICAS

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 6º ANO CONTEÚDOS:

LÍNGUA PORTUGUESA 6º ANO CONTEÚDOS: Belém - PA 1 LÍNGUA PORTUGUESA 6º ANO UNIDADES 1, 2 e 3 Língua e linguagem Linguagem verbal e não verbal Texto e contexto foco na escrita Fonema e letra Dígrafo e encontro consonantal Uso do G e do J S

Leia mais

Processo de seleção para alunos novos. 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Unidade Golfe Olímpico

Processo de seleção para alunos novos. 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Unidade Golfe Olímpico Processo de seleção para alunos novos 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental 2015 Unidade Golfe Olímpico I ORIENTAÇÕE GERAIS a) As famílias que desejarem conhecer nossa proposta e inscrever seus filhos para

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (2.º Ano) Atitudes e Valores (saber ser/saber estar) 20%

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (2.º Ano) Atitudes e Valores (saber ser/saber estar) 20% CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (2.º Ano) A deve atender aos domínios do: Saber Ser / Saber Estar ( 20% ) Saber / Saber fazer ( 80% ) À dinâmica educativa, estará sempre subjacente o respeito pelo

Leia mais

Admissão de alunos 2016

Admissão de alunos 2016 Tradição em Excelência Admissão de alunos 2016 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 9⁰ ANO ENSINO FUNDAMENTAL II CIÊNCIAS 1. OS MINERAIS E A VIDA 1.1. Obtenção e função dos minerais em animais e vegetais. 1.2. O que

Leia mais

O que estudar? Onde estudar? Estudar com o objetivo de: Págs: Apontamentos e atividades complementares.

O que estudar? Onde estudar? Estudar com o objetivo de: Págs: Apontamentos e atividades complementares. 1- Números Fracionários - Ideias de fração; - Frações próprias e impróprias; - Frações equivalentes; - Comparação de fração; - Adição e subtração de fração; - Multiplicação de fração; - Divisão de fração;

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS - 6º ANO FUNDAMENTAL

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS - 6º ANO FUNDAMENTAL Estão disponíveis a seguir os conteúdos programáticos para as provas do Concurso de Bolsas 2019 do Colégio Sólido. Atenção: O candidato deverá estudar os conteúdos programáticos descritos na série que

Leia mais

6º ano - Ensino Fundamental

6º ano - Ensino Fundamental PLANOS DE ESTUDOS 2º TRIMESTRE 6º ano - Ensino Fundamental Componente curricular: Matemática Professor: Carla Bruno Figuras geométricas ( sólidos geométricos e regiões planas) Classificação dos sólidos

Leia mais

Planificação Anual 4º Ano

Planificação Anual 4º Ano Planificação Anual 4º Ano Ano Letivo 2014 / 2015 Educaç ão literári a Leitura e escrita Geometria e medida Oralidade Números e Operações 1º Período Português Matemática Estudo do Meio Revisões O meu corpo

Leia mais

6º ANO ARGENTINA 6º ANO CANADÁ. 1º Horário: Ciências Sociais Conteúdo: Jeitos de melhorar o mundo. Atividade: Estudo dirigido.

6º ANO ARGENTINA 6º ANO CANADÁ. 1º Horário: Ciências Sociais Conteúdo: Jeitos de melhorar o mundo. Atividade: Estudo dirigido. 6º ANO ARGENTINA 6º ANO CANADÁ 1º Horário: Ciências Sociais 2º Horário: Geografia 1º Horário: Matemática Conteúdo: Os números decimais na reta. 265 a 267. 2º Horário: Matemática Conteúdo: Problemas com

Leia mais

HORÁRIO DE PROVA COMPLEMENTAR Ensino fundamental I (2º ao 5º ano)

HORÁRIO DE PROVA COMPLEMENTAR Ensino fundamental I (2º ao 5º ano) HORÁRIO DE PROVA COMPLEMENTAR Ensino fundamental I (2º ao 5º ano) MATUTINO: DIA 29/11/16 3ª feira 7:10 / 8:10 Português 8:10 / 9:10 Geografia DIA 30/11/16 4ª feira 7:10 / 8:10 Inglês 8:10 / 9:10 História

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro 1.º Ciclo PLANIFICAÇÃO ANUAL Ano letivo 2015/2016 PORTUGUÊS 4.º Ano Disciplina Domínios Conteúdos

Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro 1.º Ciclo PLANIFICAÇÃO ANUAL Ano letivo 2015/2016 PORTUGUÊS 4.º Ano Disciplina Domínios Conteúdos PORTUGUÊS Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro 1.º Ciclo Ano letivo 2015/2016 PORTUGUÊS 4.º Ano Disciplina Domínios Conteúdos Oralidade Grelhas de registo Narrativa oral Compreensão do oral Questionário

Leia mais

Aprendizagens essenciais: Conhecimentos/ Capacidades e atitudes O aluno deve ficar capaz de:

Aprendizagens essenciais: Conhecimentos/ Capacidades e atitudes O aluno deve ficar capaz de: AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Planificação Anual de Matemática 5.º ano Ano Letivo 2018/2019

Leia mais

CONTEÚDOS PARA O 3º. TESTE DE INGRESSO Dezembro 2018 MATEMÁTICA (ingresso em 2019) INGRESSO NO 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL

CONTEÚDOS PARA O 3º. TESTE DE INGRESSO Dezembro 2018 MATEMÁTICA (ingresso em 2019) INGRESSO NO 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDOS PARA O 3º. TESTE DE INGRESSO Dezembro 2018 MATEMÁTICA (ingresso em 2019) INGRESSO NO 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL Frações decimais e números decimais; Operações com frações; Operações com

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA 2º TRIMESTRE DE º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA 2º TRIMESTRE DE º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II ÁREA DE CONHECIMENTO CADERNO 1 14/08 Quarta-feira COMPONENTE CURRICULAR Substantivo; Artigo. CONTEÚDO LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LITERATURA E GRAMÁTICA Livro de Linguagens, livro de gramática,

Leia mais

Calendário Data Disciplina Horário Professor Sala 26/04 6ª. feira. 14h40 às 16h /04 2ª feira. 16h30 às 18h Simone Prado

Calendário Data Disciplina Horário Professor Sala 26/04 6ª. feira. 14h40 às 16h /04 2ª feira. 16h30 às 18h Simone Prado São Paulo, 23 de abril de 201. Recuperação Paralela - 1º. Trimestre - 6º. ano - E. Fundamental II - Manhã Prezados Pais e Alunos, Chegamos ao final do primeiro trimestre letivo de 201. Após o fechamento

Leia mais

Planejamento. 2º trimestre º ano Profª Karine Peters

Planejamento. 2º trimestre º ano Profª Karine Peters Planejamento 2º trimestre 2014 4º ano Profª Karine Peters Disciplina: Língua Portuguesa *Construção do jogo imaginário a partir da leitura do mini conto; *Reconhecer elementos estruturantes do mini conto;

Leia mais

Roteiro de estudos III Unidade Ano letivo 2017 Ano: 5º ano Língua Portuguesa

Roteiro de estudos III Unidade Ano letivo 2017 Ano: 5º ano Língua Portuguesa Língua Portuguesa Gênero: Notícia e Crônica; Livro Literário: De cara com o espelho; Concordância Nominal: Gênero e número; Ortografia: Por que, Por quê, Porque, Porquê. Uso do Mas e Mais; Uso do dicionário;

Leia mais

6ºB Conteúdos das Avaliações de 21 a 25 de setembro de ºbimestre

6ºB Conteúdos das Avaliações de 21 a 25 de setembro de ºbimestre 6ºA Conteúdos das Avaliações de 21 a 25 de setembro de 2015 3ºbimestre Geografia 21/09 Capítulos 6 e 7 pág. 84 a 115. Ciências 22/09 SOLO cap. 16 e revisar resumos e exercícios no caderno. Religião 22/09

Leia mais

Conteúdos para Avaliação Diagnóstica. 2 º Ano

Conteúdos para Avaliação Diagnóstica. 2 º Ano 2 º Ano MATEMÁTICA Sistema de numeração decimal Reconhecer a utilidade dos números em nossa vida; Associar os números às suas quantidades; Identificar, ler, escrever e ordenar os números de 0 a 50; Identificar

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS - 5 ANO A DANIELA

REUNIÃO DE PAIS - 5 ANO A DANIELA REUNIÃO DE PAIS - 5 ANO A DANIELA LÍNGUA PORTUGUESA PRODUÇÃO DE TEXTOS Jornal eletrônico (blog) Reescrevendo sob um novo olhar Narrativas de enigma Produção de textos informativos Seminário GRAMÁTICA Verbos

Leia mais