APRESENTAÇÃO DO I VOLUME DA «SABEDORIA ETERNA» DE ARTURO REGHINI SÃO PAULO 8 DE JUNHO DE 2017

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "APRESENTAÇÃO DO I VOLUME DA «SABEDORIA ETERNA» DE ARTURO REGHINI SÃO PAULO 8 DE JUNHO DE 2017"

Transcrição

1 APRESENTAÇÃO DO I VOLUME DA «SABEDORIA ETERNA» DE ARTURO REGHINI SÃO PAULO 8 DE JUNHO DE 2017

2 Boa noite a todos. Eu acho que muitos irmãos desta respeitável loja que esta noite hospeda a minha apresentação e que agradeço, conheçam as obras de René Guénon traduzidas para o português. Agora a editora Devir, publicando o primeiro volume de Reghini traduzido para o português preencheu uma grande lacuna permitindo assim a leitura da obra de um escritor que na Itália foi o intérprete mais fiel e atento da tradição maçônica e da escola pitagórica que já naquela época eram submetidas a um perigoso e terrível processo de involução operado pelos agentes da contra-iniciação. Apesar de tudo Reghini deu a sua importante contribuição ao renascimento dos grandes valores do espírito e da sabedoria tradicional. Mas Arturo Reghini além de ser um bom escritor era também um orador culto e sugestivo, era principalmente um homem gentil, e digo gentil querendo dar a esta palavra o antigo sentido etimológico, porque assim terei a absoluta certeza de prestar a justa homenagem a este extraordinário mestre e autor.

3 A imagem que vemos é a capa do livro de Arturo Reghini sobre o qual eu falarei hoje. E uma obra em três volumes publicada pela Editora Devir de São Paulo: o I volume trata esclusivamente dos escritos de Reghini sobre a Maçonaria, o II de pitagorismo, hermetismo e magia e o III fala sobre a vida e a obra de Enrico Cornelio Agrippa. O percurso de Arturo Reghini na Maçonaria foi dos mais acidentados; desenvolveu-se em um período no qual a Ordem Maçônica na Itália viveu momentos de grande euforia e sofreu a mais terrível das derrotas na sua história: ser classificada como uma sociedade secreta e, consequentemente, declarada ilegal pelo governo fascista, com base nas leis promulgadas em 1925.

4 ARTURO REGHINI NASCEU EM FLORENÇA EM 1878 E FALECEU EM BUDRIO PERTO DE BOLONHA EM 1946 REGHINI FOI UM GRANDE MAÇOM E UM GRANDE PITAGÓRICO QUE MARCOU COM A SUA PRESENÇA E COM A SUA SABEDORIA A VIDA INTELECTUAL E ESOTÉRICA DA ITÁLIA NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX. COLABOROU COM IMPORTANTES JORNAIS, FUNDOU AS REVISTAS ATANOR E IGNIS E FOI CO-FUNDADOR DA REVISTA UR EXPRESSÃO DE UM GRUPO DE ESTUDIOSOS E DE ESOTERISTAS DO MAIS ALTO NÍVEL.

5 O seu discípulo Giulio Parise, que podemos ver nesta fotografia escreveu em 1946 uma biografia de Arturo Reghini inserida no I Volume.

6 Em 1896, Reghini conheceu a senhora Isabel Cooper Oakley, enviada na Itália por Helena Petrovna Blawatsky; com ela e outros Reghini fundou, em 1898, a sede italiana da Sociedade Teosófica, onde participou com inúmeras conferências.

7 Em 1902, em Palermo, foi iniciado na Loja I Rigeneratori, do Rito A. e P. de Memphis e Mizraim. O antigo Rito de Memphis, fundado por Marconis de Nègre, uniu-se ao Rito de Mizraim em Nápoles, em 1890, por obra de Giovan Battista Pessina e sob a proteção do Grão Mestre da Ordem Maçônica, Giuseppe Garibaldi.

8 Em 1903, filiou-se na Loja Michele di Lando, na dependência do Grande Oriente Italiano. A Loja Michele di Lando desfez-se e reconstituiu-se, em 1905, com o nome de Lucifero, e Artuto Reghini foi um dos fundadores.

9 Em 1913 funda juntamente com o seu Mestre Amedeo Armentano e Eduardo Frosini o Rito Filosófico Italiano. O Rito Filosófico, além do conteúdo iniciático, teve como objetivo a fusão, em um único organismo, das várias maçonarias italianas, para realizar, em um primeiro momento, através de um sistema federativo com o Rito Escocês, o Rito Oriental Antigo e Primitivo de Memphis e Mizraim e o Rito Martinista, uma Ordem maçônica universal.

10 Na Foto: Eduardo Frosini, florentino, Grão Mestre do Rito Filosófico Italiano.

11 Amedeo Armentano, Grande Pontífice, Grande Conservador da Ordem; nasceu em Scalea no dia 6 de fevereiro de 1886 e morreu em São Paulo no dia 14 de setembro de 1966.

12 Uma breve apresentação de Amedeo Armentano Mestre de Arturo Reghini escrita na lápide colocada no ingresso da Torre Talao no Município de Scalea para recordar os 30 anos da sua morte: AMEDEO ROCCO ARMENTANO NASCEU EM SCALEA NO DIA 6 DE FEVEREIRO DE 1886 FILHO DE GIUSEPPE ARMENTANO E MARIA ALARIO MORTO EM SÃO PAULO NO DIA 14 DE SETEMBRO DE 1966 DOUTOR EM CIÊNCIAS HERMÉTICAS FILÓSOFO ENTRE OS SEUS ESCRITOS DISTINGUEM-SE AS MÁXIMAS DE CIÊNCIA INICIÁTICA CONTINUADOR INCÓGNITO DA ESCOLA ITÁLICA COM SEDE NA TORRE TALAO UM DOS FUNDADORES DO RITO FILOSÓFICO ITALIANO MUSICISTA ENTRE AS SUAS OBRAS MUSICAIS TINHA PREFERÊNCIA PELO PRELÚDIO KROTON

13 Agora eu gostaria de fazer uma homenagem a esta respeitável Loja que leva o nome de René Guénon, lembrando que entre Reghini e Guénon existia uma amizade fraterna. Reghini também tem o mérito de ter traduzido pela primeira vez na Itália obras muito importantes de Guénon como "Le roi du monde" e L esoterisme de Dante.

14 René Guénon considerava o Rito Filosófico a base do renascimento iniciático e maçônico na Itália e deu notícias sobre ele neste documento manuscrito cujo original está conservado no arquivo histórico do Mestre Armentano. Neste precioso documento (escrito em parte com o alfabeto maçônico) René Guénon comunica a todas as potências maçônicas com as quais mantinha relação, que o Supremo Conselho com sede em Paris reconhece como regular o Rito Filosófico Italiano com sede em Florença. A reprodução deste documento e da circular que o acompanha pode ser lida no livro Storia del RFI e dell O.O.A. e P. de M.M. de minha autoria publicado em Florença.

15 O diploma do Rito Filosófico Italiano rigorosamente preenchido em latim com todos os símbolos da Ordem e com as assinaturas de Ermete Cosentino (nome iniciático de Armentano) e do Princeps Senatus (Reghini). Este pergaminho era entregue no ato da iniciação.

16 As Constituições do Rito Filosófico Italiano redigidas por Arturo Reghini

17 A árvore genealógica do Rito Filosófico que vocês podem ver aqui mostra algumas coisas muito importantes: 1. A regularidade iniciática do Rito e da Antiga Ordem de Memphis e Mizraim; 2. A regular sucessão do Rito até hoje por obra do Mestre Armentano que possuía todos os poderes; 3. A importância de tudo isso porque nos permite suspeitar que os vários ritos de Memphis e Mizraim em circulação são como mínimo irregulares se não pior.

18 Em 1921 ARTURO REGHINI transferiu-se para Roma e, após ter sido iniciado no Supremo Conselho do Rito Escocês com o grau de 33, assume a direção da Rassegna Massonica prestigiosa revista inspirada pelo Supremo Conselho que exercia uma grande influência no mundo maçônico na Itália e nos países estrangeiros com forte presença italiana. Algumas cópias desta revista foram encontradas em casas de maçons italianos que moravam no Brasil.

19 Em 1922 durante um longo período na Torre Talao, residência do Mestre Armentano na Calábria, (sobre esta Torre e sobre a sua importância falaremos quando apresentaremos o IIº Volume da presente obra, expondo a iniciação pitagórica de Reghini) escreve Le parole sacre e de passo e il massimo mistero massonico uma obra fundamental para o conhecimento da tradição iniciática maçônica que deve ser procurado na tradição egípcia e itálico-pitagórica..

20 O volume que etou apresentando é constituído por 9 capítulos, todos importantes, mas eu falarei brevemente somente sobre alguns deles com o objetivo de ilustrar a ùvisão esotérico-maçônica do Autor. Capítulo I -A maçonaria como fator intelectual Capítulo II - A tragédia do Templo Capítulo III - As bases espirituais da Maçonaria Capítulo IV - Sobre a origem do simbolismo maçônico Capitulo V - Maçonaria e cristianismo Capítulo VI - Primeiros contatos entre Hermetismo e Maçonaria Capítulo VII - O Santo Império Capítulo VIII - Considerações sobre o ritual do aprendiz pedreiro-livre Capítulo IX Conhecimento do símbolo.

21 Na imagem podemos ver Jacques de Molay, último Grão Mestre dos Templários. Escreve Reghini na Tragédia do Templo : A Maçonaria e as numerosas ordens templárias hoje existentes são os herdeiros históricos, exteriores da Ordem do Templo. Mas a continuação interior, espiritual, não parece enfim associada a esta exterior derivação. Todavia, a herança templária não pode ter sido perdida. Aqueles que conhecem a imaterial indestrutível natureza dos seres veem, na perpetuidade puramente espiritual das individualidades, a base e a prova de uma herança real; e quando esta existe, não é senão um problema de tempo e de contingências ver-se a sua inexorável manifestação no mundo dos homens.

22 Escreve Reghini no capítulo: SOBRE A ORIGEM DO SIMBOLISMO MAÇÔNICO: O simbolismo maçônico, além de elementos pitagóricos e bíblicos, é rico de elementos e derivações variadas e complexas, cristãs, cabalísticas, herméticas, eleusinas, alquímicas etc. Queremos aqui limitar-nos ao simbolismo que usa os instrumentos, os materiais e os atos da edificação material como símbolos da espiritual. Reghini dava particular importância ao simbolismo pitagórico, hermético, cabalístico, maçônico e portanto para ser um bom maçom ocorreria conhecer bem estes símbolos, as suas origens e os seus significados.

23 D.M.S. significa em latim Dis Manibus Sacrum e quer dizer O querido pelos deuses familiares da Roma Sagrada. N.H. Nobil Homo em latim: significa Homem Nobre. Pithagoricus em latim, significa Pitagórico. Latomusque insignis: se traduz literalmente do latim quebrador de pedras, pedreiro, mas na linguagem esotérica e simbolica significa maçom ilustre. Natus Florentiae; nascido em Florença no ano de Obiit Butrii: sepelido em Budrio nelle Kalende (que significa no primeiro dia) de julho de Logo depois podem ser vistos os seguinte símbolos: Símbolos geométricos porque a Geometria era uma das artes sublimes dos Mestres Maçons. A Tetractis pitagórica símbolo da Escola Itálica fundada por Pitágoras na Magna Grécia e refundada por Reghini em 1923 depois de ter sido iniciado nesta Escola por Amedeo Armentano. O Tripé délfico símbolo dos Mistérios Antigos. A régua, o esquadro e o compasso, instrumentos conhecidos pela arte maçônica, símbolos dos antigos maçons. E enfim a frase em latim: Sodalis curaverunt que significa: Os companheiros ocuparam-se desta lápide.

24

Rito Antigo e Primitivo de Memphis-Misraim

Rito Antigo e Primitivo de Memphis-Misraim Grande Ordem Egípcia do Grande Oriente de França Rito Antigo e Primitivo de Memphis-Misraim No espírito "Regresso do Egipto" dos primeiros anos do século XIX, os Ritos de Misraim e posteriormente de Memphis

Leia mais

Índice dos artigos publicados

Índice dos artigos publicados Índice dos artigos publicados SCHOLA PHILOSOFICA HERMÉTICA CLÁSSICA ITÁLICA Uma breve Biografia de Kremmerz Manlio Magnani Ivan dalla Rosa: OBSERVAÇÕES SOBRE O TRABALHO DE MANLIO MAGNANI Indicador bibliográfico

Leia mais

Como definir a Maçonaria?

Como definir a Maçonaria? 1 Como definir a Maçonaria? A Maçonaria define-se a si própria como uma «sociedade iniciática» e uma «organização filantrópica e de procura filosófica» cujos membros são recrutados por cooptação. Afirma-se

Leia mais

A G D G A D U ARGBLS ESTRELA DO RIO CLARO N O 496 A ESTRELA FLAMÍGERA

A G D G A D U ARGBLS ESTRELA DO RIO CLARO N O 496 A ESTRELA FLAMÍGERA A G D G A D U ARGBLS ESTRELA DO RIO CLARO N O 496 A ESTRELA FLAMÍGERA Introdução A estrela foi e é um dos símbolos mais utilizados nas diversas culturas e sociedades do mundo. Brilhando na noite, ela sempre

Leia mais

DVD TEMPO DE ESTUDOS DO MEIO-DA À MEIA-NOITE CONTEÚDO GERAL

DVD TEMPO DE ESTUDOS DO MEIO-DA À MEIA-NOITE CONTEÚDO GERAL CONTEÚDO GERAL Iniciar à palmilhar a simbologia da Arte Real, é seguir uma trilha iluminada aos recônditos do macro e microcosmos, reinantes na vida profana externa, e na transcendência interna do ser.

Leia mais

O Legado Templário nas Lojas Maçónicas

O Legado Templário nas Lojas Maçónicas O Legado Templário nas Lojas Maçónicas O relacionamento havido entre a Ordem do Templo e a cultura dos povos árabes, judeus e cristãos ortodoxos Orientais do Império Bizantino, proporcionou aos Cavaleiros

Leia mais

A Secretaria Estadual de Cultura e Educação Maçônica realizou aproximadamente 100 atividades, entre palestras, cursos e apresentações.

A Secretaria Estadual de Cultura e Educação Maçônica realizou aproximadamente 100 atividades, entre palestras, cursos e apresentações. Revista Luzes Ed. 13 Especial 2 anos Secretaria Estadual de Cultura e Educação Maçônica Conhecimento em primeiro lugar A Secretaria Estadual de Cultura e Educação Maçônica realizou aproximadamente 100

Leia mais

Estrutura do Rito York

Estrutura do Rito York Estrutura do Rito York Loja (Maçonaria Simbólica) Capítulo (Maçonaria Capitular) Conselho (Maçonaria Críptica) Comandaria (Maçonaria Templária) As Lojas são as base do Rito York As lojas também denominadas

Leia mais

A R L S General MacArthur nº 2724

A R L S General MacArthur nº 2724 A R L S General MacArthur nº 2724 Ir.. Darcizo da Fontoura Hamester Simbolismo Maçônico Curitiba PR 2018 2 Sumário Introdução... 3 Símbolos e a Maçonaria... 4 Símbolo... 5 Esquadro... 7 Compasso... 7 Alegoria...

Leia mais

AS TRÊS LUZES DA MAÇONARIA

AS TRÊS LUZES DA MAÇONARIA AS TRÊS LUZES DA MAÇONARIA À Glória do G A D U! Ninguém acende a Luz de um candeeiro e a coloca debaixo da mesa, mas sim lugar mais alto da casa, para que ilumine tudo e a todos. Jesus de Nazaré, inicio

Leia mais

À GLORIA DO SUPREMO ARQUITETO DO UNIVERSO. Peça de Arquitetura. A participação da Maçonaria e dos Maçons no Movimento Republicano. Antônio Carlos Rios

À GLORIA DO SUPREMO ARQUITETO DO UNIVERSO. Peça de Arquitetura. A participação da Maçonaria e dos Maçons no Movimento Republicano. Antônio Carlos Rios À GLORIA DO SUPREMO ARQUITETO DO UNIVERSO Peça de Arquitetura A participação da Maçonaria e dos Maçons no Movimento Republicano Antônio Carlos Rios Marechal Deodoro da Fonseca Iniciado na Maçonaria em

Leia mais

Ano VII nº 86 - Edição Especial. Edição Especial. Irmão Lemgruber Nossas Sinceras. Condolências

Ano VII nº 86 - Edição Especial. Edição Especial. Irmão Lemgruber Nossas Sinceras. Condolências ABIM - 008JV Ano VII nº 86 - Edição Especial Edição Especial Irmão Lemgruber Nossas Sinceras Condolências Vista do teto do Templo do Grau 33, na sede do Supremo Conselho - Vesica Piscis Foto - Ricardo

Leia mais

OS 33 GRAUS.. DA CARBONÁRIA FILOSÓFICA

OS 33 GRAUS.. DA CARBONÁRIA FILOSÓFICA OS 33 GRAUS.. DA CARBONÁRIA FILOSÓFICA O aprendizado Carbonário está dividido por etapas. Cada etapa é desenvolvida numa Câmara própria, com seus respectivos graus. São elas: Vendas Simbólicas (do 1º ao

Leia mais

O Discurso de Ramsay, seus desdobramentos

O Discurso de Ramsay, seus desdobramentos O Discurso de Ramsay, seus desdobramentos . Valdemar José dos Santos Filho A O Discurso de Ramsay, seus desdobramentos São Paulo 2017 2017. Valdemar José dos Santos Filho Todos os direitos reservados.

Leia mais

As páginas seguintes são extraídas do Livro

As páginas seguintes são extraídas do Livro PREFÁCIO As páginas seguintes são extraídas do Livro dos Preceitos de Ouro, uma das obras lidas pelos estudiosos do misticismo no Oriente. O seu conhecimento é obrigatório naquela escola cujos ensinamentos

Leia mais

OFICINA: HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. Resumo

OFICINA: HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. Resumo OFICINA: HISTÓRIA DA MATEMÁTICA Resumo Os grandes matemáticos surgiram antes e depois de Cristo, inventando novas fórmulas, soluções e cálculos. A inteligência do homem era algo tão magnífico, que a matemática

Leia mais

GRANDE LOJA MAÇÔNICA DO AMAPÁ LOJA SIMBÓLICA RENASCENÇA AMAPAENSE N.6 RITO DE YORK AUGUSTA E RESPEITÁVEL LOJA SIMBÓLICA RENASCENÇA AMAPAENSE N.

GRANDE LOJA MAÇÔNICA DO AMAPÁ LOJA SIMBÓLICA RENASCENÇA AMAPAENSE N.6 RITO DE YORK AUGUSTA E RESPEITÁVEL LOJA SIMBÓLICA RENASCENÇA AMAPAENSE N. AUGUSTA E RESPEITÁVEL LOJA SIMBÓLICA RENASCENÇA AMAPAENSE N.6 I- BREVE HISTÓRIA Tudo começou no Estado do Maranhão, quando um adolescente previa a fundação de uma loja maçônica com o nome de RENASCENÇA.

Leia mais

4.1 IDENTIFICAÇÃO DA ORIGEM DOS SACRAMENTOS Autoria de Luiz Tadeu Dias de Medeiros

4.1 IDENTIFICAÇÃO DA ORIGEM DOS SACRAMENTOS Autoria de Luiz Tadeu Dias de Medeiros 4.1 IDENTIFICAÇÃO DA ORIGEM DOS SACRAMENTOS Autoria de Luiz Tadeu Dias de Medeiros Ser CRISTÃO -> significa acreditar no Deus de Jesus Cristo; mas não é só acreditar -> é esforçar-se para vivenciar: a)

Leia mais

Cartas de Paulo continuação

Cartas de Paulo continuação Cartas de Paulo continuação Carta aos Colossences Os cristãos da comunidade de Colossas estavam ameaçados por uma heresia que misturava elementos pagãos, judaicos e cristãos. Essas ideias faziam com que

Leia mais

A:. G:. D:. G:. A:. D:. U:. A:. R:. L:. S:. Fraternidade Sergipense n 11. Jurisdicionada a Grande Loja do Estado de Sergipe

A:. G:. D:. G:. A:. D:. U:. A:. R:. L:. S:. Fraternidade Sergipense n 11. Jurisdicionada a Grande Loja do Estado de Sergipe A:. G:. D:. G:. A:. D:. U:. A:. R:. L:. S:. Fraternidade Sergipense n 11 Jurisdicionada a Grande Loja do Estado de Sergipe Fundada em 29 de Abril de 1992 Trabalho referente a candidatura à elevação intitulado:

Leia mais

Restava, entretanto, a fundação da Loja para que o programa se completasse e que os Irmãos pudessem adotar o sistema do novo Rito Brasileiro.

Restava, entretanto, a fundação da Loja para que o programa se completasse e que os Irmãos pudessem adotar o sistema do novo Rito Brasileiro. Entre as datas festivas do Rito Brasileiro, está o dia 25 de abril, data em que se comemora a fundação da primeira Loja Simbólica do Rito Brasileiro e nesta data também comemoramos o Dia Nacional do Rito

Leia mais

CALENDÁRIOS DE ATIVIDADES LOJAS E ENTIDADES VISITADAS

CALENDÁRIOS DE ATIVIDADES LOJAS E ENTIDADES VISITADAS Termina o ano de 2015 e com ele as atividades da Escola Maçônica Mestre Antonio Augusto Alves D Almeida. Em nós a alegria de ter podido contribuir e a satisfação em cumprir a programação traçada para o

Leia mais

Após breves recessos. Informativo Virtual Astréa News nº 18 - Ano II - Fev/13 - Pg 02

Após breves recessos. Informativo Virtual Astréa News nº 18 - Ano II - Fev/13 - Pg 02 Após breves recessos das Festas Natalinas e do Carnaval retomamos nossas atividades, certos de que o ano de 2013 será mais um ano de grandes realizações e atividades. No próximo dia 12 de março nosso Supremo

Leia mais

Palavra do Sereníssimo: Solstício de Inverno (Hemisfério Sul)

Palavra do Sereníssimo: Solstício de Inverno (Hemisfério Sul) Palavra do Sereníssimo: Solstício de Inverno (Hemisfério Sul) 21 de junho Neste ano, decidi substituir a tradicional Palavra do Sereníssimo sobre o evento Solstício de Inverno, por um estudo, ainda que

Leia mais

Grande Oriente do Brasil

Grande Oriente do Brasil Grande Oriente do Brasil PODER CENTRAL BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL Fundado em 17/06/1822 Avenida W5 Sul Quadra 913 Conjunto H CEP 70390-130 Fone: 61-3345-9800 Fax: 61-3345-9830 E-mail: gsggs@gob.org.br Formulário

Leia mais

ESTRELA DO RIO CLARO No. 496

ESTRELA DO RIO CLARO No. 496 A G D G A D U A R G B L S ESTRELA DO RIO CLARO No. 496 **Fundada em 07 de Dezembro de 1895** Federada ao GOB e Jurisdicionada ao GOSP Detentora da Cruz da Perfeição Maçônica Rua 4, 708 Bairro Centro CEP

Leia mais

CULTURA E MAÇONARIA COLETÂNEA DE TRABALHOS DOS ANAIS DE 10 ANOS DA LOJA FRANCISCO XAVIER FERREIRA DE PESQUISAS MAÇÔNICAS - JUNHO/2007 -

CULTURA E MAÇONARIA COLETÂNEA DE TRABALHOS DOS ANAIS DE 10 ANOS DA LOJA FRANCISCO XAVIER FERREIRA DE PESQUISAS MAÇÔNICAS - JUNHO/2007 - CULTURA E MAÇONARIA COLETÂNEA DE TRABALHOS DOS ANAIS DE 10 ANOS DA LOJA FRANCISCO XAVIER FERREIRA DE PESQUISAS MAÇÔNICAS - JUNHO/2007 - DIFERENÇAS ENTRE O RITO INGLÊS E O ESCOCÊS Renato Gabriel MI / MRA

Leia mais

GRANDE ORIENTE DO PARANÁ

GRANDE ORIENTE DO PARANÁ $(function() { $("#gallery").slidedown('slow',function(){ $('a.lightbox').lightbox({ imageloading: 'images/loading.gif', imagebtnclose: 'images/closelabel_pt.gif', imagebtnprev: 'images/prevlabel_pt.gif',

Leia mais

GM reinaugura sede da GLEMT

GM reinaugura sede da GLEMT JORNAL DA GRANDE LOJA MAÇÔNICA DO ESTADO DE MATO GROSSO - REG. ABIM 071-J - ANO XV - Nº 81 - JUN-JUL/2017 - CUIABÁ-MT GM reinaugura sede da GLEMT Sereníssimo Grão-Mestre, Geraldo Macedo, presidiu a Sessão

Leia mais

Guia de Aplicação Grau de Aprendiz Maçom

Guia de Aplicação Grau de Aprendiz Maçom Guia de Aplicação Grau de Aprendiz Maçom "Que mistério é esse? É o conhecimento da natureza, o discernimento do poder que ela encerra e de suas obras múltiplas, o conhecimento dos números, pesos, medidas

Leia mais

Ad Universi Terrarum Orbis Summi Architecti Gloriam **********************************************

Ad Universi Terrarum Orbis Summi Architecti Gloriam ********************************************** Vigilantibus, Non dormientibus, Jura subveniunt jus! Atendimentos & Serviços Especializados > Escola de Socorro Ilyanovsk > Consultoria & Pedagogia Maçônica > Orientação Psico-analítica & Espiritual para

Leia mais

Breve Estudo Sobre os Landmarks

Breve Estudo Sobre os Landmarks Breve Estudo Sobre os Landmarks Um dos temas mais difícil e controvertido de toda doutrina maçônica, podemos afirmar, é o Instituto dos Landmarks, onde sabemos apenas, com certeza, que seus preceitos são

Leia mais

SIGLAS. Jacques Viévile, 1650 Jean Noblet, 1650 Nicolas Convert, 1760

SIGLAS. Jacques Viévile, 1650 Jean Noblet, 1650 Nicolas Convert, 1760 O Carro Simbolismo: Dois cavalos: lei da polaridade 7 Leis herméticas O governante está em acordo com essa lei e alcança o equilíbrio, mostrando grande capacidade interna. O Governante não usa rédeas para

Leia mais

I DA DENOMINAÇÃO E INFORMAÇÕES DOS CURSOS II DAS INSCRIÇÕES

I DA DENOMINAÇÃO E INFORMAÇÕES DOS CURSOS II DAS INSCRIÇÕES EDITAL 029/2017 DE 03 DE JANEIRO DE 2018 PROCESSO DE INSCRIÇÃO PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU - 2018.1 Especialização em Fundamentos e Filosofia da Maçonaria A Faculdade Maria Milza FAMAM torna público o Edital

Leia mais

O MEU PASSO. Márcio Adão Pereira. Comp. RELATOR: Márcio Adão Pereira. Comp. Rito Escocês Antigo e Aceito

O MEU PASSO. Márcio Adão Pereira. Comp. RELATOR: Márcio Adão Pereira. Comp. Rito Escocês Antigo e Aceito A G D G A D U A R G B L S ESTRELA DO RIO CLARO n 496 Federada ao GOB e Jurisdicionada ao GOSP Detentora da Cruz da Perfeição Maçônica Rua 4 n 708 - Fone (19)3524-2348 CX. POSTAL 153 CEP 13500-030 - Rio

Leia mais

SESSÃO MAGNA DE INICIAÇÃO NA A.'. R.'. L.'. S.'. SÃO JOÃO Nº 4373 AO OR.'. MACAPÁ - AP

SESSÃO MAGNA DE INICIAÇÃO NA A.'. R.'. L.'. S.'. SÃO JOÃO Nº 4373 AO OR.'. MACAPÁ - AP Meus Irmãos na noite de sábado, dia 11 de fevereiro de 2017, a A.'. R.'. L.'. S.'. SÃO JOÃO Nº 4373, ao Or.'. de Macapá (AP), presidida pelo Il.'. Ir.'. M.'. I.'. ADJAN FONSECA POMPEU, em substituição

Leia mais

GRANDE ORIENTE DO PARANÁ CONFEDERAÇÃO MAÇÔNICA DO BRASIL - COMAB Filiado a Confederação Maçônica Interamericana - CMI

GRANDE ORIENTE DO PARANÁ CONFEDERAÇÃO MAÇÔNICA DO BRASIL - COMAB Filiado a Confederação Maçônica Interamericana - CMI $(function() { $("#gallery").slidedown('slow',function(){ $('a.lightbox').lightbox({ imageloading: 'images/loading.gif', imagebtnclose: 'images/closelabel_pt.gif', imagebtnprev: 'images/prevlabel_pt.gif',

Leia mais

Pelo Irm Ildeu Ferreira (Ydu/Ilya)

Pelo Irm Ildeu Ferreira (Ydu/Ilya) Universologia Sistêmica : : Da Maçonaria e Outras Ordens Iniciáticas ou Templárias : : Dos Graus A REAL IMPORTÂNCIA E AS CONSEQUÊNCIAS OU ASPECTOS DE CADA GRAU OBTIDO AO LONGO DE NOSSA JORNADA TERRENA

Leia mais

Breves Considerações Acerca do Grau 29 (Missionário da Religião) no Rito Brasileiro de Maçons Antigos, Livres e Aceitos

Breves Considerações Acerca do Grau 29 (Missionário da Religião) no Rito Brasileiro de Maçons Antigos, Livres e Aceitos Breves Considerações Acerca do Grau 29 (Missionário da Religião) no Rito Brasileiro de Maçons Antigos, Livres e Aceitos Ivan Lopes Magalhães Missionário da Filosofia O despretensioso objetivo destas linhas

Leia mais

Estudo Bíblico Escola Dominical

Estudo Bíblico Escola Dominical Estudo Bíblico Escola Dominical Assunto: A FÉ, COMO O GRÃO DE MOSTARDA Texto Fundamental MATEUS 13.31-32 EM MATEUS 13.31-32, O SENHOR JESUS FALA DE DUAS ESTRUTURAS DE FÉ: UMA NA FIGURA DE UMA SEMENTE E

Leia mais

TEMA: A ESTRELA FLAMÍGERA

TEMA: A ESTRELA FLAMÍGERA A G D G A D U ARGBLS ESTRELA DO RIO CLARO N O 496 TEMA: A ESTRELA FLAMÍGERA COMP Gilmar Antonio dos Santos Loja Estrela do Rio Claro Ano 2004 Mês Novembro dia 05 Trabalho para aumento de salário A ESTRELA

Leia mais

No dia 17 de outubro de 2009, no horário aprazado, foi "cortada" a fita inaugural do Templo situado na Rua

No dia 17 de outubro de 2009, no horário aprazado, foi cortada a fita inaugural do Templo situado na Rua No dia 17 de outubro de 2009, no horário aprazado, foi "cortada" a fita inaugural do Templo situado na Rua da Conquista, onde funcionará a Loja União e Verdade nº 2.622: A Loja União e Vitória nº 2.622,

Leia mais

Ad Universi Terrarum Orbis Summi Architecti Gloriam **********************************************

Ad Universi Terrarum Orbis Summi Architecti Gloriam ********************************************** Atendimentos & Serviços Especializados > Escola de Socorro Ilyanovsk > Consultoria & Pedagogia Maçônica > Orientação Psico-analítica & Espiritual para Maçons com mediunidade aflorada > Cursos & Treinamentos

Leia mais

ANTIGO E PRIMITIVO RITO ORIENTAL DE MISRAIM E MEMPHIS

ANTIGO E PRIMITIVO RITO ORIENTAL DE MISRAIM E MEMPHIS ANTIGO E PRIMITIVO RITO ORIENTAL DE MISRAIM E MEMPHIS Antigo e Primitivo Rito Oriental de Misraim e Memphis é um antigo, tradicional, regular e respeitável rito maçônico que preservando a sua origem e

Leia mais

Escriba. Escriba. A Regularidade, o Reconhecimento, o Ritual, a Vaidade e a Verdade A VOZ DO A VOZ DO.

Escriba. Escriba. A Regularidade, o Reconhecimento, o Ritual, a Vaidade e a Verdade A VOZ DO A VOZ DO. 1 A Voz do - Edição MAIO de 2010 - Jornalista Responsável Ir. Jarice Edição Especial Desabafo do Gráo- Mestre Geral Marcos José da Silva. Ediçao via Internet A Regularidade, o Reconhecimento, o Ritual,

Leia mais

LUZ ARLS VI EMAC DO ORIENTE UNIVERSITÁRIA O SACO DE PROPOSTAS E INFORMAÇÕES & O TRONCO DE SOLIDARIEDADE de Agosto de

LUZ ARLS VI EMAC DO ORIENTE UNIVERSITÁRIA O SACO DE PROPOSTAS E INFORMAÇÕES & O TRONCO DE SOLIDARIEDADE de Agosto de VI EMAC O SACO DE PROPOSTAS E INFORMAÇÕES & O TRONCO DE SOLIDARIEDADE - 19 de Agosto de 2006 - O SACO DE PROPOSTAS E INFORMAÇÕES Sacola em que são depositadas as sugestões e as propostas que um maçom faz

Leia mais

A INTERPRETAÇÃO E ENTENDIMENTO DOS SÍMBOLOS

A INTERPRETAÇÃO E ENTENDIMENTO DOS SÍMBOLOS A INTERPRETAÇÃO E ENTENDIMENTO DOS SÍMBOLOS I INTRODUÇÃO João Batista Cabral de Oliveira M.. M.. A.. R.. L.. S.. Cavaleiros Templários nº 3997 GOB MG Or. Belo Horizonte MG 19/03/2013 Baseado na análise

Leia mais

EMENTAS Departamento de Letras Estrangeiras UNIDADE CURRICULAR DE LÍNGUA E LITERATURA ITALIANA

EMENTAS Departamento de Letras Estrangeiras UNIDADE CURRICULAR DE LÍNGUA E LITERATURA ITALIANA EMENTAS Departamento de Letras Estrangeiras UNIDADE CURRICULAR DE LÍNGUA E LITERATURA ITALIANA Italiano I: Língua e Cultura - Introdução às situações prático-discursivas da língua italiana mediante o uso

Leia mais

Dia20 de agosto em todo mundo se comemora o dia do maçom. A Loja Maçônica Força e União de Itororó

Dia20 de agosto em todo mundo se comemora o dia do maçom. A Loja Maçônica Força e União de Itororó Dia20 de agosto em todo mundo se comemora o dia do maçom. A Loja Maçônica Força e União de Itororó iniciará a programação especial para este dia, às 8;00 horas da manhã, na sede da entidade na Avenida

Leia mais

PROJETO FILME MADRE TEREZA

PROJETO FILME MADRE TEREZA Madre Teresa de Calcutá. Tesouro da humanidade: mística, sábia e santa. Turmas dos 9ºs anos - Capítulo 8 - Livro didático(2015). PROJETO FILME MADRE TEREZA TEMA : OS FENÔMENOS RELIGIOSOS: O SER HUMANO

Leia mais

A principal forma de organização da sociedade grega durante a Antiguidade é a Polis, cidade-estado que produzia todos os bens necessários à

A principal forma de organização da sociedade grega durante a Antiguidade é a Polis, cidade-estado que produzia todos os bens necessários à A principal forma de organização da sociedade grega durante a Antiguidade é a Polis, cidade-estado que produzia todos os bens necessários à subsistência do ser humano à época. Tinha autonomia política

Leia mais

Sumário. 1. Introdução Desenvolvimento Considerações Finais Bibliografia Internet... 7

Sumário. 1. Introdução Desenvolvimento Considerações Finais Bibliografia Internet... 7 O ALTAR DOS PERFUMES NO REAA Sumário 1. Introdução... 3 2. Desenvolvimento... 4 3. Considerações Finais... 6 4. Bibliografia... 7 5. Internet... 7 2 À G D G A D U 1. Introdução Surgiu-me uma dúvida sobre

Leia mais

Processo de Sindicância Unificado

Processo de Sindicância Unificado 1 Fundado outubro Filiado ao Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil em 23 de de 2004 Processo de Sindicância Unificado Candidato: 1 PETIÇÃO DE INICIAÇÃO 1. NÃO AMASSE,

Leia mais

Gnosticismo O que os Cristãos na época de Paulo estavam enfrentando. Compilação Pr. Eduardo Marambio Albornoz

Gnosticismo O que os Cristãos na época de Paulo estavam enfrentando. Compilação Pr. Eduardo Marambio Albornoz O que os Cristãos na época de Paulo estavam enfrentando Compilação Pr. Eduardo Marambio Albornoz Características: - Foi um movimento que ofereceu um conhecimento especial reservado apenas para alguns...

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ - ESALQ/USP

ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ - ESALQ/USP ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ - ESALQ/USP CAIO HENRIQUE AMPARO ROSATELI JOÃO PEDRO BACCHIN MILANEZ PEDRO INNOCENTE COLLARES VINÍCIUS HORSTMANN FERNANDES SÃO TOMÁS DE AQUINO Piracicaba

Leia mais

Trabalho sobre: René Descartes Apresentado dia 03/03/2015, na A;R;B;L;S : Pitágoras nº 28 Or:.Londrina PR., para Aumento de Sal:.

Trabalho sobre: René Descartes Apresentado dia 03/03/2015, na A;R;B;L;S : Pitágoras nº 28 Or:.Londrina PR., para Aumento de Sal:. ARBLS PITAGORAS Nº 28 Fundação : 21 de Abril de 1965 Rua Júlio Cesar Ribeiro, 490 CEP 86001-970 LONDRINA PR JOSE MARIO TOMAL TRABALHO PARA O PERÍODO DE INSTRUÇÃO RENE DESCARTES LONDRINA 2015 JOSE MARIO

Leia mais

FILOSOFIA MEDIEVAL: ESCOLÁSTICA 3ªSÉRIE DO ENSINO MÉDIO DRUMMOND 2017 PROF. DOUGLAS PHILIP

FILOSOFIA MEDIEVAL: ESCOLÁSTICA 3ªSÉRIE DO ENSINO MÉDIO DRUMMOND 2017 PROF. DOUGLAS PHILIP 3ªSÉRIE DO ENSINO MÉDIO DRUMMOND 2017 PROF. DOUGLAS PHILIP Por Filosofia Escolástica entende-se a filosofia dominante no período compreendido entre os séculos IX e XIV XV, ensinada comumente nas escolas,

Leia mais

Pré Socráticos aos Medievais 1

Pré Socráticos aos Medievais 1 Pré Socráticos aos Medievais 1 Períodos da História dafilosofia Patrística Filosofia Medieval Escolástica Renascimento Período: queda do Império Romano (sec. V) ao sec. XV. Guerras, a fome e as grandes

Leia mais

A vida é como uma viagem de trem, cheia de embarques e desembarques, de pequenos acidentes pelo caminho, de surpresas agradáveis com alguns embarques

A vida é como uma viagem de trem, cheia de embarques e desembarques, de pequenos acidentes pelo caminho, de surpresas agradáveis com alguns embarques VIAGEM DE TREM A vida é como uma viagem de trem, cheia de embarques e desembarques, de pequenos acidentes pelo caminho, de surpresas agradáveis com alguns embarques e de tristezas com os desembarques.

Leia mais

O Secretário da Loja SEMINÁRIO 2017

O Secretário da Loja SEMINÁRIO 2017 O Secretário da Loja SEMINÁRIO 2017 Objetivo: Auxiliar o Secretário nas suas tarefas cotidianas, especialmente na relação com a Grande Loja. INTRODUÇÃO Responsável direto pelo expediente da Loja Registra

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa da disciplina e Projeto Educativo ENSINO SECUNDÁRIO HISTÓRIA DA CULTURA E DAS ARTES

Leia mais

LIÇÃO 01 O que a Bíblia ensina sobre a Trindade? LIÇÃO 02 O que a Bíblia ensina sobre Deus? Missão: Missão Cumprida: 20 pontos.

LIÇÃO 01 O que a Bíblia ensina sobre a Trindade? LIÇÃO 02 O que a Bíblia ensina sobre Deus? Missão: Missão Cumprida: 20 pontos. LIÇÃO 01 O que a Bíblia ensina sobre a Trindade? Leia os textos de referência abaixo e relacionados à referida pessoa descrita: ( ) João 1.1-4,14 ( A ) Deus o Pai ( ) João 14.16, 17,27 ( B ) Jesus o Filho

Leia mais

DE BENTO XVI. Pelo Ing. Franco Adessa

DE BENTO XVI. Pelo Ing. Franco Adessa OUTRA MITRA SATÂNICA DE BENTO XVI Pelo Ing. Franco Adessa Mais uma Mitra sem um símbolo cristão, mas com símbolos ocultos, glorificando o Homem-Deus e a satânica Tríplice Trindade maçónica. Chiesa viva

Leia mais

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO. A Geografia Levada a Sério

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO.  A Geografia Levada a Sério FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO 1 O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete Aristóteles 2 O Mito da Caverna - Platão 3 Entendes??? 4 A Filosofia É um estudo relacionado

Leia mais

O Cristianismo É uma religião abraâmica monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus, tais como são apresentados no Novo Testamento; A Fé

O Cristianismo É uma religião abraâmica monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus, tais como são apresentados no Novo Testamento; A Fé O Cristianismo É uma religião abraâmica monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus, tais como são apresentados no Novo Testamento; A Fé cristã crer em Jesus como o Cristo, Filho de Deus, Salvador

Leia mais

Sublime Capitulo Conselho de Cavaleiros Kadosch

Sublime Capitulo Conselho de Cavaleiros Kadosch Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria para a República Federativa do Brasil 1ª Inspetoria Litúrgica do Rio de Janeiro Oriente da Tijuca - Mariz e Barros Sistema de Controle

Leia mais

OFICINA: CATEQUESE E LITURGIA. DOM PEDRO BRITO GUIMARÃES ARCEBISPO DE PALMAS DIA: 27/04/2019 HORÁRIO: 15h00 às 18h00

OFICINA: CATEQUESE E LITURGIA. DOM PEDRO BRITO GUIMARÃES ARCEBISPO DE PALMAS DIA: 27/04/2019 HORÁRIO: 15h00 às 18h00 OFICINA: CATEQUESE E LITURGIA DOM PEDRO BRITO GUIMARÃES ARCEBISPO DE PALMAS DIA: 27/04/2019 HORÁRIO: 15h00 às 18h00 MINHA EXPERIÊNCIA COMO CATEQUISTA Oração da Iniciação Cristã Leitura, encenação, história

Leia mais

António Ventura. Silêncio e Virtude. Uma História da Maçonaria Feminina em Portugal ( )

António Ventura. Silêncio e Virtude. Uma História da Maçonaria Feminina em Portugal ( ) Silêncio e Virtude António Ventura Silêncio e Virtude Uma História da Maçonaria Feminina em Portugal (1814-1996) Introdução O presente livro não pretende estudar o movimento feminista português, as suas

Leia mais

GRAU 22 AO CLIMA DE CAMPO GRANDE - MS. Escrito por Ir:. Cesar Daniel Dourado Ter, 19 de Setembro de :17

GRAU 22 AO CLIMA DE CAMPO GRANDE - MS. Escrito por Ir:. Cesar Daniel Dourado Ter, 19 de Setembro de :17 Em Sessão Magna realizada pelo Pod.'. Gr.'. Cons.'. de Kadosch Filosófico OBREIROS DO UNIVERSO Nº 121, no dia 13 de setembro de 2017, ao Clima de Campo Grande (MS), sob a presidência do Grande Prior Em.'.

Leia mais

Á G..D..G..A..D..U.. O PAINEL DO GRAU DE APRENDIZ MAÇOM

Á G..D..G..A..D..U.. O PAINEL DO GRAU DE APRENDIZ MAÇOM Á G..D..G..A..D..U.. A.:R.:L.:S.: Fraternidade Universitária Luz do Oriente Nº3559 G.:O.:B.: / G.:O.:S.:P.: O PAINEL DO GRAU DE APRENDIZ MAÇOM Nilton Davi Modolo / A..M.. Walter Augusto Alcântara Vieira

Leia mais

2 - É verdade que existe ligação com a maçonaria? 3 - Por que existem tantos símbolos egípcios na literatura rosacruz?

2 - É verdade que existe ligação com a maçonaria? 3 - Por que existem tantos símbolos egípcios na literatura rosacruz? Diversidade Religiosa entrevistou José Carlos de Abreu Amorim, graduando em Ciências das Religiões e palestrante da Rosacruz AMORC, pedindo uma sinopse do conteúdo que apresentou em Natal e João Pessoa

Leia mais

Ir Antonio Augusto Salles Paschoal

Ir Antonio Augusto Salles Paschoal Ir Antonio Augusto Salles Paschoal Joseph Paul Oswald Wirth nasceu a 5 /8/1860, em Brienz, um pequeno burgo suíço Iniciado em 1892, ele reagiu corajosamente, desde a sua juventude, contra o abandono

Leia mais

ARTE CRISTÂ PRIMITIVA ARTE BIZANTINA

ARTE CRISTÂ PRIMITIVA ARTE BIZANTINA 3º ano - ENSINO MÉDIO Aula dia 13/03/15 ARTE CRISTÂ PRIMITIVA ARTE BIZANTINA Professora Alba ARTE CRISTÂ PRIMITIVA Após a morte de Jesus Cristo, seus discípulos divulgaram seus ensinamentos, e a comunidade

Leia mais

ÍNDICE. Nota Editorial...11 Prefácio Congeminações de um Neopitagórico

ÍNDICE. Nota Editorial...11 Prefácio Congeminações de um Neopitagórico ÍNDICE Nota Editorial...11 Prefácio...13 Congeminações de um Neopitagórico Introdução...67 Carta ao Pedro Sinde Um dos Doze...69 Diálogos de Thomé e Nathan...83 Novos Diálogos de Hylas e Philonous...115

Leia mais

PSICOLOGIA E TANTRISMO DO TIBET

PSICOLOGIA E TANTRISMO DO TIBET ASSOCIAÇÃO GNÓSTICA DE BRASÍLIA BUDISMO GNÓSTICO PSICOLOGIA E TANTRISMO DO TIBET A Verdadeira Felicidade com Autoconhecimento, Ética e Iniciação BUDISMO GNÓSTICO A sabedoria budista sempre atrai os corações

Leia mais

São João, Padroeiro da Maçonaria

São João, Padroeiro da Maçonaria São João, Padroeiro da Maçonaria Dentre os assuntos mais controvertidos da maçonaria brasileira, encontra-se a questão do seu padroeiro ou patrono identificado na figura de São João. Todavia, dentre os

Leia mais

1Co 14:2 Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.

1Co 14:2 Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios. 1 Capítulo 14 O dom de profecia é superior ao de limguas 1Co 14:1 Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar. 1Co 14:2 Porque o que fala em língua desconhecida

Leia mais

Câmara Municipal de Fortaleza Gabinete Vereador Renan Colares EXMO. SR. PRESIDENTE DA CAMARÁ MUNICIPAL DE FORTALEZA

Câmara Municipal de Fortaleza Gabinete Vereador Renan Colares EXMO. SR. PRESIDENTE DA CAMARÁ MUNICIPAL DE FORTALEZA M 00 tifo. 20Í7 REQUERIMENTO N. 1 Q Q 5 / * w ** APROVADO Requer a outorga da medalha Boticário Ferreira ao Senhor Roberto Rocha Araújo, Grão-Mestre da instituição Grande Oriente do Brasil-Ceará. EXMO.

Leia mais

evangelho de Jesus Cristo revelado na carta aos Romanos

evangelho de Jesus Cristo revelado na carta aos Romanos O Tema do trimestre: Maravilhosa graça O evangelho de Jesus Cristo revelado na carta aos Romanos O Estudo da epístola de Paulo aos Romanos, um dos livros mais analisados na história da Igreja (Agostinho,

Leia mais

A Igreja Idealizada Por Deus. Pr. Roberto Martins de Sa

A Igreja Idealizada Por Deus. Pr. Roberto Martins de Sa A Igreja Idealizada Por Deus Pr. Roberto Martins de Sa Identidade corporal 1. Muito ensino sobre identidade pessoal a. Quem somos em Cristo b. O poder que encontramos nesta identidade 2. Nossa ênfase:

Leia mais

TRABALHO SOBRE O PAINEL DO APRENDIZ MAÇOM

TRABALHO SOBRE O PAINEL DO APRENDIZ MAÇOM TRABALHO SOBRE O PAINEL DO APRENDIZ MAÇOM RITO BRASILEIRO AGRADECIMENTOS: Ao Deus do meu coração. A todos os Irmãos que, direita ou indiretamente, colaboraram para a consecução do presente trabalho. Aos

Leia mais

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO. A Geografia Levada a Sério

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO.  A Geografia Levada a Sério FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO 1 O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete Aristóteles 2 O Mito da Caverna - Platão 3 Entendes??? 4 A Filosofia É um estudo relacionado à existência

Leia mais

1 de 5 19/12/ :14

1 de 5 19/12/ :14 1 de 5 19/12/2017 18:14 2 de 5 19/12/2017 18:14 Outrora tendo sido uma grande potência no Mundo, o país mais avançado em questões náuticas ou de navegação, possuidor dum vasto Império além-mar na época

Leia mais

Resenhas/Recensões. Eduardo José Neves Santos 1

Resenhas/Recensões. Eduardo José Neves Santos 1 Resenhas/Recensões Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported RODRIGUES, Marcel Henrique. Maçonaria e Simbologia: uma análise do preconceito através da História e da Rio de

Leia mais

Sentados no Altar do Ven.'. M.'., à partir da esquerda o Em.'. Ir.'. Eduardo Gomes dos Santos, o

Sentados no Altar do Ven.'. M.'., à partir da esquerda o Em.'. Ir.'. Eduardo Gomes dos Santos, o Na noite de 09 de maio de 2017, a A.'. R.'. L.'. S.'. COMENDADOR MACEDO SOARES Nº 2046, presidida pelo Ven.'. M.'. GIL DE MACEDO SOARES, que trabalha no Rito Brasileiro, e se reune no Palácio Maçônico

Leia mais

A IGREJA BÍBLICA LIÇÃO 5 TERMOS PARA DESIGNAR A IGREJA INTRODUÇÃO

A IGREJA BÍBLICA LIÇÃO 5 TERMOS PARA DESIGNAR A IGREJA INTRODUÇÃO LIÇÃO 5 TERMOS PARA DESIGNAR A IGREJA INTRODUÇÃO Por causa dos muitos erros religiosos que surgiram durante os séculos passados e a grande confusão que existe hoje entre as denominações e doutrinas, é

Leia mais

ALGUNS ASPECTOS HISTÓRICOS DA MAÇONARIA

ALGUNS ASPECTOS HISTÓRICOS DA MAÇONARIA ALGUNS ASPECTOS HISTÓRICOS DA MAÇONARIA Por Fernando Ariel Barbosa dos Reis, M:.M:. 1. Introdução 1.1 A Maçonaria No Mundo 1.1.1 A Maçonaria a partir do Século XVIII 1.1.2 O Ingresso de Pessoas que não

Leia mais

LIÇÃO 5 OS PRIMEIROS DISCÍPULOS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 5 OS PRIMEIROS DISCÍPULOS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 5 OS PRIMEIROS DISCÍPULOS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A NATUREZA DIVINA DO DISCÍPULO DE CRISTO O discípulo de Cristo deve ter em mente a condição de consolidar em seu ser a natureza

Leia mais

A Maçonaria e a Palavra Divina da Fraternidade

A Maçonaria e a Palavra Divina da Fraternidade GAZETA DO MAÇOM Órgão Oficial da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio de Janeiro Rua Professor Gabizo, 129 - Tijuca - RJ Administração Sereníssimo Grão-Mestre Waldemar Zveiter Jornalista Responsável:

Leia mais

COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO. ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 7ºs ANOS

COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO. ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 7ºs ANOS COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO. ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 7ºs ANOS Tema: Deus se mostra as pessoas: o simbolismo nas religiões. CAPÍTULOS 9 AO 12 DO LIVRO DIDÁTICO (RSE). Professor: Roberto

Leia mais

O QUE FAZ DE UM TEMPLO MAÇÔNICO UMA CONSTRUÇÃO ESPECIAL? QUAL A DIFERENÇA ENTRE LOJA E OFICINA?

O QUE FAZ DE UM TEMPLO MAÇÔNICO UMA CONSTRUÇÃO ESPECIAL? QUAL A DIFERENÇA ENTRE LOJA E OFICINA? A G D G A D U A R G B L S ESTRELA DO RIO CLARO n 496 Federada ao GOB e Jurisdicionada ao GOSP Detentora da Cruz da Perfeição Maçônica Rua 4 n 708 - Fone (19)3524-2348 CX. POSTAL 153 CEP 13500-030 - Rio

Leia mais

Resumo sobre a concepção de ensino em Agostinho de Hipona (do livro De Magistro )*

Resumo sobre a concepção de ensino em Agostinho de Hipona (do livro De Magistro )* Resumo sobre a concepção de ensino em Agostinho de Hipona (do livro De Magistro )* Afresco entre 1464 e 1465 intitulado St Augustine Teaching in Rome ( Santo Agostinho ensinando em Roma ), de Benozzo Gozzoli

Leia mais

Índice. 1. O Alfabetizador Ao Desenhar, A Criança Escreve?...5

Índice. 1. O Alfabetizador Ao Desenhar, A Criança Escreve?...5 GRUPO 5.4 MÓDULO 2 Índice 1. O Alfabetizador...3 1.1. Contribuições ao Educador-Alfabetizador... 4 1.2. Ações do professor alfabetizador... 4 2. Ao Desenhar, A Criança Escreve?...5 2 1. O ALFABETIZADOR

Leia mais

Período compreendido desde o inicio da era cristã (300 d.c) até os fins do séc XV, por volta de 1499.

Período compreendido desde o inicio da era cristã (300 d.c) até os fins do séc XV, por volta de 1499. QA 216 História e Filosofia da Química ALQUIMIA Período compreendido desde o inicio da era cristã (300 d.c) até os fins do séc XV, por volta de 1499. Obs.: Porém, aluns defendem que o período da Alquimia

Leia mais

Apresentção:Eduardo Cacere Comissão Nacional de Ritual e Liturgia SUPREMO CONSELHO DA ORDEM DEMOLAY PARA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

Apresentção:Eduardo Cacere Comissão Nacional de Ritual e Liturgia SUPREMO CONSELHO DA ORDEM DEMOLAY PARA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Apresentção:Eduardo Cacere Comissão Nacional de Ritual e Liturgia SUPREMO CONSELHO DA ORDEM DEMOLAY PARA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Nosso Ritual Seu Simbolismo e Significado Porque fazemos o que fazemos,

Leia mais

1ª Edição 2014 Leandro Nascimento Ortiz

1ª Edição 2014 Leandro Nascimento Ortiz 1ª Edição 2014 Leandro Nascimento Ortiz www.jesusnabiblia.org Sumário Capítulo 1 Introdução... 3 Capítulo 2 Os argumentos mais comuns... 5 Capítulo 3 A questão inegociável do evangelho... 7 Capítulo 4

Leia mais

MÚSICA SACRA Tesouro da igreja e da humanidade

MÚSICA SACRA Tesouro da igreja e da humanidade 2011 MÚSICA SACRA Tesouro da igreja e da humanidade Cardeal Farina Meloteca Edit. 014/06/2011 ROMA, segunda-feira, 13 de junho de 2011 Para comemorar os 100 anos da criação do Pontifício Instituto de Música

Leia mais

7º ANO EQUAÇÕES. Noção de equação. Nuno Marreiros

7º ANO EQUAÇÕES. Noção de equação. Nuno Marreiros Nuno Marreiros EQUAÇÕES 7º ANO Noção de equação Antes de começar Como o Diogo tinha 10 e já só tem 4 é porque gastou 6. Se andou três vezes no Kanguru foi porque cada bilhete custou 2. Representando por

Leia mais

LIÇÃO 12 UM CHAMADO PARA SER DISCÍPULO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 12 UM CHAMADO PARA SER DISCÍPULO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 12 UM CHAMADO PARA SER DISCÍPULO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A NATUREZA DIVINA DO DISCÍPULO DE CRISTO O discípulo de Cristo deve ter em mente a condição de consolidar em seu ser

Leia mais

P L A N I F I CA ÇÃ O ANUAL

P L A N I F I CA ÇÃ O ANUAL P L A N I F I CA ÇÃ O ANUAL DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS ÁREA DISCIPLINAR: 290 - EMRC DISCIPLINA: EMRC NÍVEL DE ENSINO: Secundário CURSO: - - - - - - - - - - - - - - - - - ANO: 12º - ANO LETIVO:

Leia mais