Para obter um título de condução é obrigatório saber ler e escrever?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Para obter um título de condução é obrigatório saber ler e escrever?"

Transcrição

1 Teste n.º 3 Tema VI Diversos 1 Para obter um título de condução é obrigatório saber ler e escrever? Não, apenas é necessário saber ler. Não, o candidato pode requerer prova oral. 2 Pela prática de uma infração ao código da estrada, não sendo possível identificar o condutor, a responsabilidade recai sobre: seguradora. O proprietário. Os passageiros. 3 O condutor que circula em sentido contrário incorre numa contraordenação. erto. Errado.

2 4 Pode ser ordenada a cassação do título de condução, perante uma infração grave ou muito grave, quando num período de 5 anos: O condutor pratique duas contraordenações muito graves. O condutor pratique três contraordenações graves. O condutor pratique três contraordenações muito graves. 5 Posso circular na via pública com veículo a motor sem ter efetuado seguro automóvel? Não, o veículo deve ser apreendido pelas autoridades. Sim, embora não seja aconselhável. Sim, mas apenas até ao local da minha residência. 6 Quais dos seguintes veículos pode conduzir um indivíduo habilitado com a carta de condução da categoria +E? Tratores agrícolas com reboque com peso bruto do conjunto de 7500 kg. Tratores agrícolas com reboque com peso bruto do conjunto superior a 6000 kg. Tratores agrícolas com reboque cujo peso bruto do conjunto não exceda 6000 kg.

3 7 Quais dos seguintes veículos pode conduzir um indivíduo habilitado com a carta de condução de automóveis ligeiros? Tratores agrícolas até 6500 Kg de peso máximo. Tratores agrícolas com reboque, de peso bruto do conjunto até 7000 Kg. Tratores agrícolas, desde que o peso máximo não exceda 6000 Kg. 8 Qual a duração da sanção acessória de inibição de conduzir aplicada a quem pratique uma infração ao ódigo da Estrada classificada de grave? 1 mês a 1 ano. 2 meses a 2 anos. 3 meses a 3 anos. 9 O condutor que empreste o seu veículo a quem não esteja habilitado a conduzir é também responsável pelas infrações que este pratique no exercício da condução. oncorda com esta afirmação?

4 10 Qual dos seguintes veículos pode conduzir o titular da carta de condução para automóveis ligeiros? utomóvel cuja lotação não exceda 12 lugares. Todos os motociclos. Trator agrícola com equipamentos desde que o peso máximo não exceda 6000 Kg. 11 Qual dos três agentes abaixo indicados, é obrigado a fazer o seguro do automóvel? O condutor. O proprietário do veículo. Quem vendeu o veículo. 12 Qual o prazo para o pagamento voluntário da coima, sem acréscimo de custas, pela prática de contraordenação? 10 dias. 15 dias úteis. 8 dias.

5 13 Quando for determinada a cassação do título de condução ao condutor não pode ser concedido novo título, por período mínimo de: Dois anos. Seis meses. Três meses. 14 Que veículos pode conduzir o titular da carta de condução da categoria? utomóveis ligeiros com reboque cuja soma dos pesos brutos seja superior a 3,5T Máquinas agrícolas ligeiras. Todos os motociclos. 15 Que veículos pode conduzir o titular da carta de condução para automóveis ligeiros? utomóveis com lotação até 9 lugares e peso bruto não superior a 3500 kg. Todos os automóveis de passageiros. Todos os automóveis de tara inferior a 5000 kg.

6 16 Que veículos pode conduzir o titular de carta de condução de automóveis ligeiros? utomóveis cuja lotação não exceda 12 lugares. utomóveis ligeiros com reboque de peso bruto até 750 Kg. Motociclos até 75cc. 17 Que veículos pode conduzir o titular de uma carta de condução de automóveis pesados de mercadorias? utomóveis ligeiros, automóveis pesados de mercadorias e tratores. Só automóveis ligeiros. Só automóveis pesados de mercadorias. 18 Quem for titular de carta de condução da categoria está autorizado a conduzir tratocarros e máquinas industriais ligeiras? penas tratocarros.

7 19 O desrespeito das regras relativas à inversão do sentido de marcha e marcha atrás é sancionado com inibição de conduzir. oncorda com a afirmação? 20 O titular da carta de condução de automóveis ligeiros pode conduzir automóveis com: Lotação de 6 lugares e peso bruto de kg. Lotação de 6 lugares e peso bruto de kg. 21 Se ficar inibido(a) de conduzir por dois anos, posso conduzir um motociclo durante o período da inibição? Não, a inibição de conduzir aplica-se a todos os veículos a motor. Sim, a inibição de conduzir não se aplica a todos os veículos a motor. Sim, a inibição de conduzir não se aplica aos motociclos de cilindrada não superior a 50 cm3.

8 22 Se já for titular de carta de condução válida apenas para a categoria 1 e pretender obter habilitação para a categoria fico sujeito ao período provisório do título de condução? Não, porque já me encontro habilitado com a ategoria 1. Sim, por três anos. Sim, por um ano. 23 Se o agente no momento da fiscalização considerar ilegível o título de condução, pode apreendê-lo? Sim, mas apenas se o condutor for interveniente em acidente. 24 Se um condutor não parar perante a luz vermelha de regulação do trânsito fica sempre inibido de conduzir? Não, o condutor pode não ficar inibido de conduzir se for a sua primeira infração ao ódigo Estrada. Sim, mas a sanção acessória de inibição de conduzir pode ser reduzida para metade em certas circunstâncias.

9 25 Sempre que um veículo a motor transite na via pública, o seu condutor deve ser portador: De documento legal de identificação pessoal, título de condução e certificado de seguro. Sempre de ficha de Inspeção periódica do veículo. Unicamente do documento de identificação pessoal. 26 Um automóvel deverá ser apreendido pelas autoridades fiscalizadoras do trânsito quando: ircule com lotação superior à permitida. O registo de propriedade não está atualizado. O seu condutor incorra numa contraordenação muito grave. 27 Um automóvel sem matrícula pode transitar na via pública? Não, mesmo os veículos sem motor são obrigados a ter matrícula. Não, pois os veículos a motor e seus reboques são obrigados a ter matrícula. Sim, desde que a uma velocidade reduzida.

10 28 Um candidato a condutor deve saber que a carta de condução obtida para conduzir automóveis ligeiros tem um carácter provisório por um período de: 1 ano. 2 anos. 3 anos. 29 Um cidadão que resida no Estrangeiro pode obter título de condução da categoria em Portugal? Sim, mas apenas se souber ler e escrever em Português. 30 Um condutor a quem tenha sido cassada a carta de condução por praticar infrações ao ódigo da Estrada pode ficar impedido de obter novo título? Não, exceto quando pratica um crime rodoviário. Sim, pelo período de dois anos.

11 SOLUÇÕES Perguntas retiradas do site

A carta de condução caduca quando, sendo provisória, o seu titular tenha sido condenado pela prática de:

A carta de condução caduca quando, sendo provisória, o seu titular tenha sido condenado pela prática de: Teste n.º 1 Tema VI Diversos 1 carta de condução caduca quando, sendo provisória, o seu titular tenha sido condenado pela prática de: Uma contraordenação grave e três contraordenações leves. Uma contraordenação

Leia mais

A indicação dada pelo sinal de mensagem variável:

A indicação dada pelo sinal de mensagem variável: Teste n.º 1 Tema I Sinais de proibição 1 indicação dada pelo sinal de mensagem variável: Não tem qualquer valor. Tem carácter facultativo. Tem carácter obrigatório. 2 proibição de transitar, imposta pelo

Leia mais

Teste n.º 3 Tema III. O condutor e o veículo. Em caso de avaria ou acidente, salvo se o veículo se encontrar imobilizado na faixa de rodagem.

Teste n.º 3 Tema III. O condutor e o veículo. Em caso de avaria ou acidente, salvo se o veículo se encontrar imobilizado na faixa de rodagem. Teste n.º 3 Tema III O condutor e o veículo 1 O uso pelo condutor do colete retrorrefletor é obrigatório: Depois do condutor colocar o sinal de pré-sinalização de perigo. Em caso de avaria ou acidente,

Leia mais

A comprovação da realização de inspecção periódica obrigatória a veículos, é efectuada através de:

A comprovação da realização de inspecção periódica obrigatória a veículos, é efectuada através de: A comprovação da realização de inspecção periódica obrigatória a veículos, é efectuada através de: Declaração emitida pelo centro de inspecções. Ficha de inspecção periódica válida e respectiva vinheta;

Leia mais

A carta de condução de automóveis pesados habilita a conduzir: Automóveis ligeiros. Motociclos. Qualquer tipo de veículos com motor.

A carta de condução de automóveis pesados habilita a conduzir: Automóveis ligeiros. Motociclos. Qualquer tipo de veículos com motor. A carta de condução de automóveis ligeiros habilita a conduzir: Automóveis de passageiros com lotação até 12 lugares. Motociclos até 125cc. Tractores agrícolas com equipamentos cujo peso máximo não exceda

Leia mais

Devo fazer uso das luzes avisadoras de perigo sempre que:

Devo fazer uso das luzes avisadoras de perigo sempre que: Teste n.º 3 Tema III e IV Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões 1 Devo fazer uso das luzes avisadoras de perigo sempre que: Exista grande intensidade de trânsito. Me aproxime de uma

Leia mais

Teste n.º 8 Tema III e IV Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões

Teste n.º 8 Tema III e IV Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões Teste n.º 8 Tema III e IV Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões 1 Quando, de noite, me aproximo de uma passagem de nível fechada, posso ligar as luzes de estrada? Não. Sim, desde

Leia mais

Teste n.º 7 Tema III e IV Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões

Teste n.º 7 Tema III e IV Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões Teste n.º 7 Tema III e IV Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões 1 O veículo longo que segue à minha frente é obrigado a circular sempre com as luzes de cruzamento acesas? Não. Só

Leia mais

Teste n.º 3 Tema V. Vias de trânsito, condições ambientais adversas

Teste n.º 3 Tema V. Vias de trânsito, condições ambientais adversas Teste n.º 3 Tema V Vias de trânsito, condições ambientais adversas 1 O que se entende por via de trânsito? Via de comunicação terrestre do domínio privado aberta ao trânsito público. Via de tráfego resultante

Leia mais

Lei nº 7/2009, de 12 de Fevereiro [1] Código da Estrada ª Edição. Atualização nº 1

Lei nº 7/2009, de 12 de Fevereiro [1] Código da Estrada ª Edição. Atualização nº 1 Lei nº 7/2009, de 12 de Fevereiro [1] Código da Estrada 2015 8ª Edição Atualização nº 1 1 [1] Código do Trabalho CÓDIGO DA ESTRADA Atualização nº 1 ORGANIZAÇÃO BDJUR BASE DE DADOS JURÍDICA EDITOR EDIÇÕES

Leia mais

A Carta de Condução por Pontos vai funcionar assim...

A Carta de Condução por Pontos vai funcionar assim... A Carta de Condução por Pontos vai funcionar assim... Date : 25 de Maio de 2016 É já de hoje a uma semana que entrará em vigor a Carta de Condução por Pontos. Todos os condutores, até mesmo os que possuem

Leia mais

Legislação e Segurança Rodoviária. Documentos

Legislação e Segurança Rodoviária. Documentos Legislação e Segurança Rodoviária Documentos 09-07-2015 1 OBJETIVOS Documentos que o condutor de um veículo com/sem motor deve ser portador Documento de Identificação de Veículo/Certificado de matrícula

Leia mais

DECRETO N.º 458/XII. Décima quarta alteração ao Código da Estrada, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 114/94, de 3 de maio

DECRETO N.º 458/XII. Décima quarta alteração ao Código da Estrada, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 114/94, de 3 de maio DECRETO N.º 458/XII Décima quarta alteração ao Código da Estrada, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 114/94, de 3 de maio A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição,

Leia mais

A cor verde do sinal à minha direita indica-me que circulo: A distância indicada no sinal de aproximação de saída é relativa:

A cor verde do sinal à minha direita indica-me que circulo: A distância indicada no sinal de aproximação de saída é relativa: Teste n.º 1 Tema I Sinais de Indicação 1 cor verde do sinal à minha direita indica-me que circulo: Num itinerário principal. Numa autoestrada. Numa estrada nacional. 2 distância indicada no sinal de aproximação

Leia mais

Alterações ao Cód. Estrada 2013

Alterações ao Cód. Estrada 2013 Alterações Consequências / Observações Pág. Livro Ed. Seg. Rod. Os veículos de segurança prisional passam a ser classificados como veículos em serviço de urgência Velocípedes passam a poder transportar

Leia mais

Teste n.º 5 Tema III e IV. Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões

Teste n.º 5 Tema III e IV. Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões Teste n.º 5 Tema III e IV Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões 1 Nesta situação, devo estar especialmente atento: À existência de veículos imobilizados na faixa de rodagem. À presença

Leia mais

Teste n.º 6 Tema III e IV. Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões

Teste n.º 6 Tema III e IV. Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões Teste n.º 6 Tema III e IV Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões 1 O comportamento do condutor do veículo de duas rodas: É correto, desde que transite lentamente. É correto, porque

Leia mais

Objetivos gerais. Objetivos específicos

Objetivos gerais. Objetivos específicos Apresentação 21/03/2014 Objetivos gerais Comunicar as alterações sobre Regulamento Habilitação Legal Condução (D.L. 37/2014 que altera o RHLC publicado em 2012 D.L. 138/2012); Objetivos específicos Atualização

Leia mais

LeasePlan. Alterações ao Código da Estrada e Regime de Carta por Pontos

LeasePlan. Alterações ao Código da Estrada e Regime de Carta por Pontos LeasePlan Alterações ao Código da Estrada e Regime de Carta por Pontos LeasePlan Alterações ao código da estrada e regime de carta por pontos Introdução 3 PARTE I Regime de Carta por Pontos 5 Funcionamento

Leia mais

A ambulância deve: A ambulância deve:

A ambulância deve: A ambulância deve: Teste n.º 1 Tema I edências de Passagem 1 ambulância deve: vançar, mas apenas se assinalar a marcha de urgência. vançar. eder-me a passagem. 2 ambulância deve: vançar. eder a passagem apenas ao meu veículo.

Leia mais

A carta de condução de automóveis pesados habilita a conduzir: Automóveis ligeiros. Motociclos. Qualquer tipo de veículos com motor.

A carta de condução de automóveis pesados habilita a conduzir: Automóveis ligeiros. Motociclos. Qualquer tipo de veículos com motor. A carta de condução caduca quando, sendo provisória, o seu titular tenha sido condenado pela prática de: Uma contra-ordenação grave e três contra-ordenações leves. Uma contra-ordenação grave. Uma contra-ordenação

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 336/XII. Exposição de Motivos

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 336/XII. Exposição de Motivos Proposta de Lei n.º 336/XII Exposição de Motivos A presente proposta de lei destina-se a alterar o Código da Estrada, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 114/94, de 3 de maio, implementando o regime da carta

Leia mais

Alterações ao Código da Estrada

Alterações ao Código da Estrada Alterações ao Código da Estrada Decreto-Lei nº 116/2015, de 28 de Agosto, publicada no Diário da República nº 168, Iª Série A Décima quarta alteração ao Código da Estrada aprovado pelo Decreto-Lei n.º

Leia mais

Alterações legislativas na área da habilitação de condutores

Alterações legislativas na área da habilitação de condutores Legislação alterada Alterações legislativas na área da habilitação de condutores Algumas disposições do Código da Estrada Decreto-lei 313/2009, de 27 de outubro Portaria 536/2005 - Regulamento das Provas

Leia mais

Nesta situação posso inverter o sentido de marcha? Nesta situação, devo: A via de trânsito à minha esquerda pode ser utilizada por condutores que:

Nesta situação posso inverter o sentido de marcha? Nesta situação, devo: A via de trânsito à minha esquerda pode ser utilizada por condutores que: Teste n.º 3 Tema I Outras Manobras 1 Nesta situação posso inverter o sentido de marcha? Não posso. Posso, se acender os ' máximos'. Posso, se buzinar ao mesmo tempo. 2 Nesta situação, devo: Mudar de direção.

Leia mais

A partir da sinalização vertical posso inverter o sentido de marcha? Não. Sim.

A partir da sinalização vertical posso inverter o sentido de marcha? Não. Sim. A partir da sinalização vertical posso inverter o sentido de marcha? Não. Sim. A velocidade a que devo circular neste local é: 40 Km/h. 50 Km/h. A que for mais aconselhável perante estas condições. A velocidade

Leia mais

Teste n.º 2 Tema III e IV. Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões

Teste n.º 2 Tema III e IV. Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões Teste n.º 2 Tema III e IV Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões 1 o entrar neste túnel devo utilizar: s luzes de cruzamento porque o sinal obriga e vou entrar num túnel. s luzes de

Leia mais

Carta Por Pontos: como reagir?

Carta Por Pontos: como reagir? Carta Por Pontos: como reagir? Por Gonçalo Vaz Osório gvo@ace.pt PALAVRAS-CHAVE: carta de condução; carta de condução por pontos; condutor; contra-ordenação grave; contra-ordenação muito grave; subtracção

Leia mais

Ministério d DL 230/

Ministério d DL 230/ DL 230/2012 2012.04.27 O presente -Lei procede a diversas alterações ao Código da Estrada e aprova o novo Regulamento da Habilitação Legal para Conduzir, transpondo para a ordem jurídica interna a Diretiva

Leia mais

Manual do Código da Estrada

Manual do Código da Estrada O condutor de um veículo em marcha deve manter entre o seu veículo e o que o precede a distância suficiente para evitar acidentes em caso de súbita paragem ou diminuição de velocidade deste. O condutor

Leia mais

Aplicação do código de estrada

Aplicação do código de estrada Vias Públicas? Aplicação do código de estrada VIA PÚBLICA Via pública - via de comunicação terrestre afeta ao trânsito público O Código da estrada é aplicável ao trânsito nas vias do domínio público do

Leia mais

Segurança na Condução

Segurança na Condução Polícia de Segurança Pública Comando Metropolitano do Porto Divisão de trânsito Segurança na Condução Consumos de Álcool e Substâncias Psicotrópicas 30NOV2015 Código da Estrada Artºs 81º, 145º, 146º e

Leia mais

Decreto-Lei n.º 2/98 de 3 de Janeiro

Decreto-Lei n.º 2/98 de 3 de Janeiro Decreto-Lei n.º 2/98 de 3 de Janeiro (Corrigido de acordo com a Declaração de Rectificação n.º1-a/98, publicada no DR n.º 26, I série A suplemento, de 31 de Janeiro) Artigo 2º O Código da Estrada, aprovado

Leia mais

Sinais de Proibição. Os sinais de proibição transmitem aos utentes a interdição de determinados comportamentos.

Sinais de Proibição. Os sinais de proibição transmitem aos utentes a interdição de determinados comportamentos. Sinais de Proibição Os sinais de proibição transmitem aos utentes a interdição de determinados comportamentos. Os sinais de proibição devem ser colocados na proximidade imediata do local onde a proibição

Leia mais

1/89. Link para o texto original no Jornal Oficial. JusNet 1158/2012

1/89. Link para o texto original no Jornal Oficial. JusNet 1158/2012 1/89 Decreto-Lei n.º 138/2012, de 5 de julho, Altera o Código da Estrada e aprova o Regulamento da Habilitação Legal para Conduzir, transpondo parcialmente a Diretiva n.º 2006/126/CE, do Parlamento Europeu

Leia mais

REGIÃO ADMINISTRATIVA ESPECIAL DE MACAU

REGIÃO ADMINISTRATIVA ESPECIAL DE MACAU N.º 41 11-10-2016 BOLETIM OFICIAL DA REGIÃO ADMINISTRATIVA ESPECIAL DE MACAU I SÉRIE 2105 澳門特別行政區 REGIÃO ADMINISTRATIVA ESPECIAL DE MACAU 澳門特別行政區第 24/2016 號行政法規 修改 道路交通規章 REGIÃO ADMINISTRATIVA ESPECIAL

Leia mais

1 Instituo da Mobilidade e dos Transportes - Questões de Exames de Condutores

1 Instituo da Mobilidade e dos Transportes - Questões de Exames de Condutores Nesta situação, devo parar? a) Sim, para ceder passagem. b) Não, porque não tenho de ceder passagem. Nesta situação, não sou obrigado a assinalar a realização de manobras. Em viagens muito longas a fadiga

Leia mais

Contraordenações Rodoviárias Advogados

Contraordenações Rodoviárias Advogados Francisco Marques Vieira Santa Maria da Feira 18 de setembro de 2015 Contraordenações Rodoviárias Advogados Defesa do Arguido Impugnação Judicial Recurso 2 Dinâmica do Processo Fiscalização Auto de notícia

Leia mais

Devo ceder a passagem ao outro condutor? Devo ceder a passagem? Devo ceder a passagem: Teste n.º 2 Tema I Cedências de Passagem

Devo ceder a passagem ao outro condutor? Devo ceder a passagem? Devo ceder a passagem: Teste n.º 2 Tema I Cedências de Passagem Teste n.º 2 Tema I edências de Passagem 1 Devo ceder a passagem ao outro condutor? Não, porque pretende mudar de direção. Sim, mas apenas porque não posso transpor a marca rodoviária. Sim. 2 Devo ceder

Leia mais

Circular n. 0 5/SCTT/2012

Circular n. 0 5/SCTT/2012 Circular n. 0 5/SCTT/2012 Inspeções técnicas periódicas, inspeções para atribuição de matrícula e inspeções extraordinárias de veículos a motor e seus reboques - Aplicação do Decreto-Lei n. 0 144/2012,

Leia mais

MINISTÉRIO DA ECONOMIA E DO EMPREGO

MINISTÉRIO DA ECONOMIA E DO EMPREGO 3426 Diário da República, 1.ª série N.º 129 5 de julho de 2012 e) Assegurar a gestão financeira e patrimonial; f) Assegurar a gestão dos recursos informáticos, em articulação com a Secretaria -Geral do

Leia mais

MINISTÉRIOS DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA E DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Portaria n.º 1068/2006 de 29 de Setembro

MINISTÉRIOS DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA E DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Portaria n.º 1068/2006 de 29 de Setembro MINISTÉRIOS DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA E DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Portaria n.º 1068/2006 de 29 de Setembro As taxas devidas pelos serviços prestados pela Direcção-Geral de Viação não são actualizadas

Leia mais

Jornadas Técnicas cmc 2017 Inspeções em Veículos. cmc clube minho clássico Inspeções e Ensaios Domingos Bastos

Jornadas Técnicas cmc 2017 Inspeções em Veículos. cmc clube minho clássico Inspeções e Ensaios Domingos Bastos Jornadas Técnicas cmc 2017 Inspeções em Veículos CONTEÚDO Resultado de mais de 20 anos de inspeções periódicas em Portugal; Inspeções em estrada efetuadas pela entidade reguladora; Inspeções efetuadas

Leia mais

A SEGURANÇA RODOVIÁRIA EM 2017

A SEGURANÇA RODOVIÁRIA EM 2017 COMISSÃO DE ECONOMIA, INOVAÇÃO E OBRAS PÚBLICAS 2º FÓRUM PARLAMENTAR DE SEGURANÇA RODOVIÁRIA A SEGURANÇA RODOVIÁRIA EM 217 Prioridades no combate à sinistralidade rodoviária Lisboa, 8 de maio de 218 José

Leia mais

A faixa de rodagem está dividida por uma linha descontínua. Estou correctamente posicionado se estiver a efectuar uma ultrapassagem. Certo. Errado.

A faixa de rodagem está dividida por uma linha descontínua. Estou correctamente posicionado se estiver a efectuar uma ultrapassagem. Certo. Errado. A faixa de rodagem está dividida por uma linha descontínua. Estou correctamente posicionado se estiver a efectuar uma ultrapassagem. Certo. Errado. A faixa de rodagem está dividida por uma linha descontínua.

Leia mais

Este sinal é de: Este sinal é de:

Este sinal é de: Este sinal é de: Teste n.º 2 Tema I Sinais de Indicação 1 Este sinal é de: Indicação. Perigo. Pré-sinalização. 2 Este sinal é de: Indicação. Proibição. Regulamentação. 3 O sinal complementar indica-me a aproximação de

Leia mais

Circulação. Automóveis ligeiros, motociclos. Contra-Ordenação. Até 20 km/h 60 a 300 euros Leve. 20 a 40 km/h 120 a 600 euros Grave

Circulação. Automóveis ligeiros, motociclos. Contra-Ordenação. Até 20 km/h 60 a 300 euros Leve. 20 a 40 km/h 120 a 600 euros Grave Circulação VELOCIDADE - A velocidade mínima nas auto-estradas passa de 40 para 50 km/h. - Sanções em caso de excesso de velocidade: (ver quadro) Automóveis ligeiros, motociclos Excesso de velocidade Coima

Leia mais

A sinalização presente indica: Fim da estrada com prioridade. Mudança de direcção da via com prioridade. Proximidade de um cruzamento.

A sinalização presente indica: Fim da estrada com prioridade. Mudança de direcção da via com prioridade. Proximidade de um cruzamento. A referência IC 17, colocada na sinalização indica: Que circulo no itinerário complementar nº 17. Que faltam 17 kms para o início da A1. Que me encontro no km 17, da via em que circulo. A sinalização presente

Leia mais

NOVO SIMULADO DE LEGISLAÇÃO/CONDUTA E CIRCULAÇÃO 2012

NOVO SIMULADO DE LEGISLAÇÃO/CONDUTA E CIRCULAÇÃO 2012 1 Órgão executivo responsável em julgar os recursos das infrações de trânsito: a) DNIT b) CONTRAN c) JARI d) DETRAN 2 São pré-requisitos para o início do processo de habilitação, exceto: a) Ser penalmente

Leia mais

A chapa de matrícula dos ciclomotores deve encontrar-se sempre em bom estado de conservação. Certo. Errado.

A chapa de matrícula dos ciclomotores deve encontrar-se sempre em bom estado de conservação. Certo. Errado. A chapa de matrícula dos ciclomotores deve encontrar-se sempre em bom estado de conservação. À frente os ciclomotores devem ter luzes: De nevoeiro e de estrada. De presença, cruzamento e estrada. Indicadoras

Leia mais

A aquaplanagem pode ocorrer: Apenas com pneus lisos. Se eu não adaptar a velocidade às condições do piso.

A aquaplanagem pode ocorrer: Apenas com pneus lisos. Se eu não adaptar a velocidade às condições do piso. A aquaplanagem pode ocorrer: Apenas com pneus lisos. Se eu não adaptar a velocidade às condições do piso. A aquaplanagem, regra geral, é provocada por: Água. Óleo na estrada. Qualquer substância que se

Leia mais

A condução nocturna deve influenciar a velocidade? Não, porque a utilização das luzes é obrigatória. Sim, mas apenas dentro das localidades. Sim.

A condução nocturna deve influenciar a velocidade? Não, porque a utilização das luzes é obrigatória. Sim, mas apenas dentro das localidades. Sim. A condução nocturna deve influenciar a velocidade? Não, porque a utilização das luzes é obrigatória. Sim, mas apenas dentro das localidades. Sim. A diminuição da aderência provoca o aumento da distância

Leia mais

Inspecções Periódicas Obrigatórias

Inspecções Periódicas Obrigatórias Inspecções Periódicas Obrigatórias 1 IPO - CITV Inicialmente conhecidas como IPO Inspecções Periódicas Obrigatórias foram entretanto rebaptizadas como CITV Centro Inspecções Técnicas a Veículos. Pretendeu-se

Leia mais

PORTARIA N.º 528/2000 de 28 de Julho

PORTARIA N.º 528/2000 de 28 de Julho PORTARIA N.º 528/2000 de 28 de Julho Os aperfeiçoamentos introduzidos nos exames de condução, com a generalização do recurso a testes de aplicação interactiva multimedia, a par da experiência colhida com

Leia mais

Habilitação de motoristas VEÍCULOS DE RECREAÇÃO

Habilitação de motoristas VEÍCULOS DE RECREAÇÃO Habilitação de motoristas VEÍCULOS DE RECREAÇÃO Veículos de Recreação Trailer Motorhome Van Camper CATEGORIAS DE HABILITAÇÃO B Veículos até 3500 kg e até 8 passageiros Reboques até 6000 kg (exceto trailers

Leia mais

SESSÃO DE ESCLARECIMENTO Conduzir e operar com tratores em segurança Nova legislação

SESSÃO DE ESCLARECIMENTO Conduzir e operar com tratores em segurança Nova legislação SESSÃO DE ESCLARECIMENTO Conduzir e operar com tratores em segurança Nova legislação ASSIM, SIM ASSIM, NÃO Acidentes com tratores causam ± 80 mortos todos os anos Portugal tem uma elevada taxa de mortalidade

Leia mais

A almofada de ar (airbag) é obrigatória em todos os automóveis ligeiros. Certo. Errado.

A almofada de ar (airbag) é obrigatória em todos os automóveis ligeiros. Certo. Errado. A almofada de ar (airbag) é obrigatória em todos os automóveis ligeiros. Certo. Errado. A almofada de ar frontal (airbag) é um elemento de segurança? Não. Sim, segurança activa. Sim, segurança passiva.

Leia mais

Automóvel - É o veículo com motor de propulsão, dotado de pelo menos quatro rodas, com:

Automóvel - É o veículo com motor de propulsão, dotado de pelo menos quatro rodas, com: CLASSIFICAÇÃO DOS VEÍCULOS Automóvel - É o veículo com motor de propulsão, dotado de pelo menos quatro rodas, com: tara superior a 550 kg, velocidade máxima é, por construção, superior a 25 km/h, destina-se,

Leia mais

Neste entroncamento, devo: Neste entroncamento, o condutor do velocípede deve ceder a passagem, porque:

Neste entroncamento, devo: Neste entroncamento, o condutor do velocípede deve ceder a passagem, porque: Teste n.º 4 Tema I edências de Passagem 1 Neste entroncamento, devo: vançar em primeiro lugar. eder a passagem ao veículo branco. Parar obrigatoriamente. 2 Neste entroncamento, o condutor do velocípede

Leia mais

A sinalização desta via pública, informa-me que circulo: Na auto-estrada A25. Na estrada nacional A25. Na estrada nacional N16.

A sinalização desta via pública, informa-me que circulo: Na auto-estrada A25. Na estrada nacional A25. Na estrada nacional N16. A referência IC 17, colocada na sinalização indica: Que circulo no itinerário complementar nº 17. Que faltam 17 kms para o início da A1. Que me encontro no km 17, da via em que circulo. A sinalização com

Leia mais

Contra-Ordenação Responsabilidade Leve Grave Muito-Grave. Condutor

Contra-Ordenação Responsabilidade Leve Grave Muito-Grave. Condutor Contra-Ordenação Responsabilidade Leve Grave Muito-Grave A utilização durante a marcha do veículo de auscultadores sonoros e de aparelhos radiotelefónicos Condutor x 6.14 - Velocidade Designa-se por velocidade

Leia mais

Decreto-Lei n.º 116/2015, de 28 de Agosto Décima quarta alteração ao Código da Estrada (CE)

Decreto-Lei n.º 116/2015, de 28 de Agosto Décima quarta alteração ao Código da Estrada (CE) Editorial Foi publicada no Diário da República, a 28 de Agosto, a Lei n.º 116/2015, de 28 de agosto, que procedeu à 14.ª alteração ao Código da Estrada, e cuja entrada em vigor ocorreu no dia 1 de Junho

Leia mais

A SEGURANÇA RODOVIÁRIA EM 2017

A SEGURANÇA RODOVIÁRIA EM 2017 COMISSÃO DE ECONOMIA, INOVAÇÃO E OBRAS PÚBLICAS 2º FÓRUM PARLAMENTAR DE SEGURANÇA RODOVIÁRIA A SEGURANÇA RODOVIÁRIA EM 217 Prioridades no combate à sinistralidade rodoviária Lisboa, 8 de maio de 218 José

Leia mais

A linha descontínua marcada no pavimento permiteme pisá-la ou transpô-la, apenas para efectuar manobras. Certo. Errado.

A linha descontínua marcada no pavimento permiteme pisá-la ou transpô-la, apenas para efectuar manobras. Certo. Errado. A linha descontínua marcada no pavimento permiteme pisá-la ou transpô-la, apenas para efectuar manobras. Certo. Errado. A luz amarela intermitente obriga-me a avançar: Com especial precaução Rapidamente.

Leia mais

A CARTA DE CONDUÇÃO POR PONTOS

A CARTA DE CONDUÇÃO POR PONTOS 10 A CARTA DE CONDUÇÃO POR PONTOS Como funciona a carta de condução por pontos? R Como recuperar o seu saldo de pontos? R Fevereiro 01 BIZART A carta de condução por pontos Como funciona a carta de condução

Leia mais

Coleção MONTICUCO Fascículo Nº 58 Engenharia de Segurança e Meio Ambiente do Trabalho ASPECTOS ADMINISTRATIVOS E JURÍDICOS.

Coleção MONTICUCO Fascículo Nº 58 Engenharia de Segurança e Meio Ambiente do Trabalho ASPECTOS ADMINISTRATIVOS E JURÍDICOS. ASPECTOS ADMINISTRATIVOS E JURÍDICOS Parte 5 1 Autor HÉLIO MARCOS DA SILVA HÉLIO MARCOS DA SILVA Iniciou sua carreira em 1987 como auxiliar de escritório em um Tabelionato; 1994 Formou-se em Técnico em

Leia mais

Princípio geral. Regra geral de cedência de passagem nos cruzamentos e entroncamentos

Princípio geral. Regra geral de cedência de passagem nos cruzamentos e entroncamentos CEDÊNCIA DE PASSAGEM Princípio geral O condutor sobre o qual recai o dever de ceder a passagem deve abrandar a marcha e parar, se necessário ou, no caso de impossibilidade de cruzamento de veículos em

Leia mais

Porto 15/05/2014. Jorge Jacob Presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária

Porto 15/05/2014. Jorge Jacob Presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária Porto 15/05/2014 Jorge Jacob Presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária SUMÁRIO: Código da Estrada Revisto principais alterações em vigor desde 1 de janeiro de 2014 Panorâmica da sinistralidade

Leia mais

As principais alterações que vigoram a partir de 2 de novembro são as seguintes:

As principais alterações que vigoram a partir de 2 de novembro são as seguintes: 09-07-12 - Carta de Condução com novas regras As alterações ao Código da Estrada e a publicação do novo Regulamento da Habilitação Legal para Conduzir alteram as regras até agora aplicáveis à carta de

Leia mais

I SÉRIE ÍNDICE. Assembleia da República. Presidência do Conselho de Ministros. Terça-feira, 3 de setembro de 2013 Número 169

I SÉRIE ÍNDICE. Assembleia da República. Presidência do Conselho de Ministros. Terça-feira, 3 de setembro de 2013 Número 169 I SÉRIE Terça-feira, 3 de setembro de 2013 Número 169 ÍNDICE Assembleia da República Lei n.º 72/2013: Décima terceira alteração ao Código da Estrada, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 114/94, de 3 de maio,

Leia mais

O que exige o Código de Trânsito Brasileiro para a condução de Escolar e outros!

O que exige o Código de Trânsito Brasileiro para a condução de Escolar e outros! O que exige o Código de Trânsito Brasileiro para a condução de Escolar e outros! Não é suficiente o veículo possuir faixa amarela com o dístico escolar, ter encosto de cabeça, cinto de segurança, tacógrafo

Leia mais

Atestado Médico para a Carta de Condução. Medida SIMPLEX 2016

Atestado Médico para a Carta de Condução. Medida SIMPLEX 2016 Atestado Médico para a Carta de Condução Medida SIMPLEX 2016 Direção-Geral da Saúde Unidade de Apoio à Autoridade de Saúde Nacional e à Gestão de Emergências em Saúde Pública (UESP) Dra. Dora Vaz Março

Leia mais

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Decreto Legislativo Regional n.º 1/2012/A de 11 de Janeiro de 2012

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Decreto Legislativo Regional n.º 1/2012/A de 11 de Janeiro de 2012 ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Decreto Legislativo Regional n.º 1/2012/A de 11 de Janeiro de 2012 Define condições excecionais para o transporte particular de trabalhadores em veículos

Leia mais

As Inspeções Técnicas de Veículos. a Segurança Rodoviária

As Inspeções Técnicas de Veículos. a Segurança Rodoviária As Inspeções Técnicas de Veículos e a Segurança Rodoviária As Inspeções técnicas de veículos Medida de segurança rodoviária: As inspeções técnicas a veículos constituem uma das medidas de segurança rodoviária

Leia mais

Decreto Regulamentar n.º 7/98 de 6 de Maio

Decreto Regulamentar n.º 7/98 de 6 de Maio Decreto Regulamentar n.º 7/98 de 6 de Maio Estabelece normas relativas a dispositivos limitadores de velocidade e define o relevo dos desenhos dos pisos dos pneus A revisão do Código da Estrada, operada

Leia mais

Sinistralidade com Tratores Agrícolas em Portugal

Sinistralidade com Tratores Agrícolas em Portugal Segurança com equipamentos agrícolas Viseu, 14 de março de 2018 Ação de divulgação da DRAP Centro Sinistralidade com Tratores Agrícolas em Portugal Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Leia mais

ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DA ESTRADA. Respostas para as suas dúvidas sobre as novas regras do Código da Estrada

ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DA ESTRADA. Respostas para as suas dúvidas sobre as novas regras do Código da Estrada 01 ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DA ESTRADA Respostas para as suas dúvidas sobre as novas regras do Código da Estrada Índice Introdução 4 Bicicletas 5/6 Transporte de Crianças 7 Documentos 8 Pagamentos de Coimas

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 58/XIII. Exposição de Motivos

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 58/XIII. Exposição de Motivos Proposta de Lei n.º 58/XIII PL 460/2016 2016.12.22 Exposição de Motivos A política de transportes da União Europeia tem como objetivo fulcral melhorar a segurança rodoviária, tendo em vista a redução do

Leia mais

ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DA ESTRADA. Respostas para as suas dúvidas sobre as novas regras do Código da Estrada

ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DA ESTRADA. Respostas para as suas dúvidas sobre as novas regras do Código da Estrada // 1 ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DA ESTRADA Respostas para as suas dúvidas sobre as novas regras do Código da Estrada ÍNDICE INTRODUÇÃO 4 PARTE I REGIME DA CARTA DE CONDUÇÃO POR PONTOS Como funciona o sistema

Leia mais

Guia de Participação de Sinistro Automóvel

Guia de Participação de Sinistro Automóvel Guia de Participação de Sinistro Automóvel Guia de Participação de Sinistro Automóvel Saiba como cuidar do Seu Automóvel em caso de Acidente www.fortalezaseguros.co.ao O que fazer em caso de acidente?

Leia mais

[Programas de Formação Rodoviária]

[Programas de Formação Rodoviária] [Francisco Marques Vieira] [Programas de Formação Rodoviária] [Porto - 2013] Índice Índice... 2 Apresentação... 3 Programa de Formação Integral: Contraordenações Rodoviárias... 4 Programa de Formação Intermédia:

Leia mais

DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO

DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO FORMAÇÃO CONTÍNUA PARA MOTORISTA DE TÁXI PROGRAMA Duração e calendário do curso O Curso de Formação Contínua de Motorista de Táxi ministrado pela Protaxisó é constituído pela Componente Teórica e Componente

Leia mais

1 Instituo da Mobilidade e dos Transportes - Questões de Exames de Condutores

1 Instituo da Mobilidade e dos Transportes - Questões de Exames de Condutores Se o meu motociclo emitir ruídos superiores aos limites máximos fixados, fico sujeito ao pagamento de uma coima? Regra geral, devo reduzir a velocidade na aproximação de uma curva, mas é de evitar a redução

Leia mais

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projeto de Lei n.º /XIII-1ª Procede à sexta alteração ao Decreto-Lei n.º 251/98, de 11 de agosto, reforçando as medidas dissuasoras da atividade ilegal no

Leia mais

Portaria n.º 502/96 de 25 de Setembro

Portaria n.º 502/96 de 25 de Setembro Portaria n.º 502/96 de 25 de Setembro O Código da Estrada, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 114/94, de 3 de Maio, dispõe, no n.º 4 do seu artigo 128.º, que as cartas de condução devem indicar todas as adaptações

Leia mais

Decreto-Lei n.º 263/95 de 10 de Outubro. Aprova o Regime Jurídico do Ensino da Condução

Decreto-Lei n.º 263/95 de 10 de Outubro. Aprova o Regime Jurídico do Ensino da Condução Decreto-Lei n.º 263/95 de 10 de Outubro Aprova o Regime Jurídico do Ensino da Condução Com a entrada em vigor do novo Código da Estrada, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 114/94, de 3 de Maio, o regime jurídico

Leia mais

840 Serviços de Transporte

840 Serviços de Transporte 840 Serviços de Transporte CAM para Formação Inicial Acelerada de Passageiros Destinatários Motoristas com mais de 23 anos nas categorias D e D+E que tiverem obtido a sua carta de condução após 9 de Setembro

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO MERCOSUL SOBRE CLASSIFICAÇÃO DE VEICULOS AUTOMOTORES E REBOQUES

REGULAMENTO TÉCNICO MERCOSUL SOBRE CLASSIFICAÇÃO DE VEICULOS AUTOMOTORES E REBOQUES MERCOSUR/LXVI SGT N 3/ P. RES. N 00/18 REGULAMENTO TÉCNICO MERCOSUL SOBRE CLASSIFICAÇÃO DE VEICULOS AUTOMOTORES E REBOQUES TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto e asresoluções

Leia mais

Módulo de Segurança Rodoviária (7 horas) Lição n.º Conteúdos programáticos Duração

Módulo de Segurança Rodoviária (7 horas) Lição n.º Conteúdos programáticos Duração B1, B Módulo de Segurança Rodoviária (7 horas) Lição n.º Conteúdos programáticos Duração AB1 AB2 AB3 AB4 AB5 AB6 AB7 A Perfil do condutor 1. Personalidade, estilos de vida, influências sociais e normas

Leia mais

6176-(2) DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-A N. o de Setembro de 2001 MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA

6176-(2) DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-A N. o de Setembro de 2001 MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA 6176-(2) DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-A N. o 226 28 de Setembro de 2001 MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA Decreto-Lei n. o 265-A/2001 de 28 de Setembro A prevenção da sinistralidade constitui uma das

Leia mais

Legislação Transportes

Legislação Transportes Legislação Transportes Benefícios Fiscais Decreto-Lei n.º 38/2016 - Diário da República n.º 135/2016, Série I de 2016-07-15 O artigo 172.º da Lei do Orçamento do Estado para 2016 prevê uma majoração da

Leia mais

Regulamento 561/2006 No transporte de Betão Pronto

Regulamento 561/2006 No transporte de Betão Pronto Regulamento 561/2006 No transporte de Betão Pronto Objectivos: Valorizar o controlo dos tempos de condução e repouso como forma de prevenção de acidentes. Reconhecer o tacógrafo como mecanismo de favorecimento

Leia mais

Decreto-Lei n.º 249/2000 de 13 de Outubro. Regime de aprovação e de circulação na via pública dos comboios turísticos

Decreto-Lei n.º 249/2000 de 13 de Outubro. Regime de aprovação e de circulação na via pública dos comboios turísticos Decreto-Lei n.º 249/2000 de 13 de Outubro Regime de aprovação e de circulação na via pública dos comboios turísticos A circulação de comboios turísticos, compostos por um veículo tractor e um ou mais reboques

Leia mais

ANO de Sinistralidade Rodoviária. Observatório de Segurança Rodoviária Relatório - Anual

ANO de Sinistralidade Rodoviária. Observatório de Segurança Rodoviária Relatório - Anual ANO de Sinistralidade Rodoviária Observatório de Segurança Rodoviária 1 ÍNDICE DEFINIÇÕES... 4 EVOLUÇÃO GLOBAL... 5 1. Acidentes com : 2002/... 5 ACIDENTES E VÍTIMAS... 7 1. Acidentes e por mês... 7 2.

Leia mais

O que devo fazer nesta situação?

O que devo fazer nesta situação? Num tractor agrícola a luz rotativa amarela serve para assinalar: a) Veículo com carga. b) Veículo em marcha lenta. c) Veículo com reboque. O que devo fazer nesta situação? a) Contornar o peão, porque

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2016

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2016 1. DADOS DE SINISTRALIDADE 1.1. ACIDENTES PARTICIPADOS AO FGA Foram registados 3 903 novos processos, número que representa um crescimento homólogo de 2%. Esta tendência, já verificada no período homólogo,

Leia mais

CONDIÇÕES ESPECIAIS DE ASSISTÊNCIA EM VIAGEM AMBULÂNCIAS SEGURO AUTOMÓVEL

CONDIÇÕES ESPECIAIS DE ASSISTÊNCIA EM VIAGEM AMBULÂNCIAS SEGURO AUTOMÓVEL ÍNDICE ARTIGO 1º ARTIGO 2º ARTIGO 3º ARTIGO 4º ARTIGO 5º ARTIGO 6º ARTIGO 7º ARTIGO 8º CONDIÇÕES PARTICULARES Definições Direito às prestações Âmbito territorial Garantias relativas ao veículo seguro e

Leia mais

PROPOSTA DE LEI N.º 69/VIII ALTERA OS ARTIGOS 69.º, 101.º, 291.º, 292.º E 294.º DO CÓDIGO PENAL. Exposição de motivos

PROPOSTA DE LEI N.º 69/VIII ALTERA OS ARTIGOS 69.º, 101.º, 291.º, 292.º E 294.º DO CÓDIGO PENAL. Exposição de motivos PROPOSTA DE LEI N.º 69/VIII ALTERA OS ARTIGOS 69.º, 101.º, 291.º, 292.º E 294.º DO CÓDIGO PENAL Exposição de motivos A redução dos índices de sinistralidade constitui uma das prioridades do XIV Governo

Leia mais

63e0881b6ff7449cae1c8ffe9daa5e44

63e0881b6ff7449cae1c8ffe9daa5e44 DL 290/2016 2016.08.24 As alterações ao Código da Estrada, aprovado pelo -Lei 114/94, de 3 de maio, introduzidas pela Lei 116/2015, de 28 de agosto, que aprova o regime da carta por pontos, impõe a necessidade

Leia mais