A aquaplanagem pode ocorrer: Apenas com pneus lisos. Se eu não adaptar a velocidade às condições do piso.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A aquaplanagem pode ocorrer: Apenas com pneus lisos. Se eu não adaptar a velocidade às condições do piso."

Transcrição

1 A aquaplanagem pode ocorrer: Apenas com pneus lisos. Se eu não adaptar a velocidade às condições do piso. A aquaplanagem, regra geral, é provocada por: Água. Óleo na estrada. Qualquer substância que se encontre entre o pneu e o piso. A condução nestas condições afecta: A distância de reacção. A distância de travagem. O tempo de reacção. A distância de paragem aumenta quando a aderência ao piso é: Maior. Menor.

2 A perda de informação visual que se verifica durante a noite dificulta os processos de percepção e de tomada de decisão ao volante. A afirmação é falsa. A afirmação é verdadeira. A sinalização adverte-me para a possível diminuição de aderência. Devo: Diminuir a distância de paragem e aumentar a velocidade. Diminuir a distância de segurança e aumentar a distância de paragem. Diminuir a velocidade e aumentar a distância de segurança. A velocidade deve ser especialmente moderada quando as condições atmosféricas são desfavoráveis. Certo. Errado. A via de trânsito destina-se à circulação de quantas filas de veículos? Duas. Três ou mais. Uma.

3 A visibilidade é reduzida ou insuficiente sempre que o condutor não possa avistar a faixa de rodagem em toda a sua largura numa extensão de, pelo menos, 50 metros. Não. Sim. Ao circular em auto-estrada estou abrigado a circular: Pela via de trânsito mais à direita. Pela via de trânsito mais à esquerda. Pela via de trânsito mais conveniente ao meu destino. Ao circular fora de uma localidade em marcha lenta, o condutor de um automóvel pesado deve manter em relação ao veículo que circula à sua frente uma distância mínima de 50 metros. A afirmação está correcta. A afirmação está incorrecta. Ao circular nesta via pública, o condutor de um automóvel pesado deve manter uma distância mínima que permita a sua ultrapassagem com segurança. Concorda com esta afirmação? Não, a afirmação está incorrecta. Sim, deve manter uma distância máxima de 50 metros. Sim, deve manter uma distância mínima de 50 metros.

4 Ao circular nesta via, devo moderar especialmente a velocidade? Não, apenas estou obrigado a regular a velocidade em função do limite máximo para esta via. Sim, devo adequar a velocidade atendendo às condições meteorológicas. Ao circular neste local devo: Circular sempre à velocidade máxima de 120 km/h. Circular sempre com as luzes de presença ligadas. Manter sempre uma distância de segurança. Ao circular numa auto-estrada e sempre que a visibilidade seja insuficiente, como devo proceder em caso de avaria da luz de cruzamento do lado direito? A circulação apenas é permitida até à próxima área de serviço ou saída mais próxima. A circulação é permitida até ao local de destino. Devo imobilizar imediatamente o veículo. Ao circular numa auto-estrada e sempre que a visibilidade seja insuficiente, como devo proceder em caso de avaria da luz de cruzamento do lado esquerdo? A circulação apenas é permitida até à próxima área de serviço ou saída mais próxima. A circulação é permitida até ao local de destino. Devo imobilizar o veículo em segurança, o mais rapidamente possível.

5 As condições meteorológicas ou ambientais podem obrigar-me a moderar especialmente a velocidade? Sim, mas apenas quando chove ou está nevoeiro. Sim, mas apenas quando chove, neva, está nevoeiro, há gelo ou é de noite. Sim, sempre que a visibilidade é afectada. Circulo numa auto-estrada. Posso inverter o sentido da marcha? É permitido com baixo volume de trânsito. É permitido junto às portagens. Não, é proibido. Circulo numa via reservada a automóveis e motociclos. Logo na via de trânsito em que me encontro podem circular, para ultrapassar: Todos os automóveis, menos os pesados de mercadorias ou conjunto de veículos cujo comprimento exceda 7 metros. Todos os automóveis, menos os pesados de passageiros. Todos os veículos. Com estas condições atmosféricas posso ultrapassar? Não, porque não tenho visibilidade suficiente. Sim, porque não vêm veículos em sentido contrário.

6 Com o piso escorregadio, devo: Aumentar a distância de segurança. Diminuir a distância de segurança. Manter a distância de segurança. Como devo proceder na situação em que me encontro? Aumentar a distância de segurança. Circular junto ao eixo da faixa de rodagem. Ligar os máximos e reduzir a velocidade. Como devo proceder no local em que circulo? Adaptar a velocidade às condições da via. Fazer uso das luzes de perigo para assinalar a minha presença. Reduzir a distância que me separa do veículo da frente. Reduzir a velocidade e circular com as luzes de estrada. Como devo proceder para circular em segurança no local em que me encontro? Aumentar a distância de paragem do veículo que conduzo. Circular em marcha lenta fazendo uso das luzes de perigo. Guardar distância de segurança em relação ao veículo da frente.

7 Como devo proceder para circular em segurança no local em que me encontro? Adaptar a velocidade às características da via e condições atmosféricas. Aproximar o veículo o mais possível do eixo da faixa de rodagem. Travar a fundo antes de entrar na curva. Como devo proceder quando a via se encontra em mau estado de conservação? Circular pela parte que estiver em melhores condições. Devo circular pela direita da faixa de rodagem. Devo circular pela esquerda da faixa de rodagem, se a via for de sentido único. Como se chama a via de trânsito à minha direita? Berma. Via de abrandamento. Via de aceleração. Via rápida. Como se designa a via de trânsito à minha direita e que permite a entrada na auto-estrada? Via de abrandamento. Via de aceleração. Via reversível.

8 Conduzir com chuva provoca: A diminuição da distância de paragem. A redução da visibilidade. O aumento da aderência ao piso. Conduzo um automóvel ligeiro de mercadorias sem reboque. Qual é a velocidade máxima permitida neste local? 100 km/h. 110 Km/h. 90 Km/h. Devo ligar as luzes de cruzamento, quando: A intensidade do trânsito é maior. A redução de velocidade for súbita. A redução de visibilidade o justificar. É permitido inverter o sentido de marcha neste local? Não. Sim.

9 É possível conduzir de forma segura com condições atmosféricas desfavoráveis? Não, é impossível manter uma condução segura. Sim, desde que adapte a minha condução às condições atmosféricas adversas. Sim, desde que respeite os limites de velocidade. Em auto-estrada devo adaptar a velocidade do meu veículo em função das características e estado da via? Não, desde que não ultrapasse os 120 km/h. Sim, de modo a que consiga fazer parar o veículo no espaço livre e visível à minha frente. Em caso de súbita redução de velocidade, provocada por condições meteorológicas adversas, devo utilizar as luzes avisadoras de perigo? Não. Sim. Em que consiste o fenómeno de encandeamento? Na diminuição do tempo de fixação dos olhos nos objectos. Na perda momentânea da capacidade de visão. No aumento do tempo de fixação dos olhos nos objectos.

10 Encontro-me correctamente posicionado nesta via de trânsito para seguir para Vila Franca? Não, devo circular na via de trânsito da esquerda. Sim, devo circular nesta via de trânsito mais à direita. Sim, embora possa circular noutra via de trânsito independentemente do meu destino. Encontro-me correctamente posicionado nesta via de trânsito se pretender seguir a direcção de Elvas? Não, deveria estar já posicionado na via à minha direita. Não, deveria ocupar a via imediatamente à minha esquerda. Sim, é esta a via que me permite seguir na direcção pretendida. Menor aderência deve implicar sempre: Maior atenção e uma diminuição da distância de travagem. Moderação especial da velocidade. Uma diminuição da visibilidade. Na condução com chuva deve ter-se o seguinte comportamento: Aumentar a distância de segurança. Diminuir a distância de segurança. Diminuir a recolha de informação.

11 Na condução com chuva é necessário ter em atenção: A redução da aderência ao piso e a diminuição da visibilidade. A redução de visibilidade e o aumento da aderência ao piso. O aumento da aderência ao piso. Na condução com condições atmosféricas adversas, como é o caso, devo ter especial atenção ao comportamento inesperado dos peões. Certo. Errado. Nas auto-estradas com três ou mais vias de trânsito afectas ao mesmo sentido, que veículos se encontram proibidos de utilizar a via de trânsito mais à esquerda? Os automóveis ligeiros de mercadorias e os mistos. Os automóveis pesados de mercadorias ou conjuntos de veículos cujo comprimento exceda 7 m. Os automóveis pesados de passageiros. Os motociclos. Nas auto-estradas só podem circular veículos cujas características lhes permitam atingir uma velocidade em patamar superior a: 40 km/h. 50 km/h. 60 km/h.

12 Nesta auto-estrada podem circular: Todos os automóveis. Todos os motociclos e automóveis. Todos os veículos, excepto os velocípedes. Nesta situação a velocidade deve ser moderada, porque: As condições ambientais e de circulação são desfavoráveis. Circulo em auto-estrada. Nesta situação de chuva estou a ultrapassar. Devo: Terminar a manobra rapidamente e travar assim que retomar a direita. Terminar a ultrapassagem evitando manobras bruscas. Travar e desistir da manobra. Nesta situação devo acender os médios para: Assinalar a presença do veículo. Assinalar uma ultrapassagem. Estacionar na faixa de rodagem.

13 Nesta situação devo evitar: Fazer travagens bruscas. Utilizar o motor como auxiliar de travagem. Utilizar o travão de serviço. Nesta situação devo transitar com velocidade especialmente moderada, devido: Às condições de aderência e à existência de uma linha contínua. Às condições de aderência e visibilidade. Às condições de visibilidade e à existência de uma linha contínua. Nesta situação devo utilizar as luzes de cruzamento? Não, desde que não circule nenhum veículo à minha frente. Sim, é obrigatório. Nesta situação devo: Buzinar para advertir o condutor que tem as luzes ligadas. Procurar afastar-me dos lençóis de água a fim de evitar uma possível aquaplanagem. Reduzir a velocidade e colocar-me o mais à direita possível.

14 Nesta situação devo: Circular com as luzes avisadoras de perigo. Circular com as luzes de presença ligadas. Circular com velocidade especialmente moderada. Nesta situação devo: Aumentar a velocidade. Diminuir a distância de segurança. Ligar as luzes de cruzamento e adaptar a velocidade. Nesta situação devo: Utilizar apenas o travão de serviço. Utilizar o motor como auxiliar do travão, de maneira a aumentar a velocidade. Utilizar o motor como auxiliar do travão. Nesta situação devo: Parar, porque as condições atmosféricas não são favoráveis a uma condução segura. Utilizar o motor como auxiliar do travão e moderar a velocidade. Utilizar o travão de serviço e nunca o motor como auxiliar, porque a via não é inclinada.

15 Nesta situação devo: Estar especialmente atento às condições do piso. Utilizar a berma ou a faixa de rodagem consoante o estado do piso. Utilizar a berma se na faixa de rodagem, existirem poças de água. Nesta situação em que as condições atmosféricas são adversas, devo: Aumentar a distância de segurança. Moderar a velocidade e diminuir a distância de segurança. Nesta situação o que devo fazer? Acender os máximos. Transitar a velocidade moderada. Travar a fundo imediatamente. Nesta situação posso circular com as luzes de estrada. Certo. Errado.

16 Nesta situação se precisar de travar posso fazê-lo: Bloqueando as rodas. Com o motor. Com o travão de mão. Nesta situação, a acção de vento lateral influencia principalmente: A estabilidade e trajectória do veículo. O aumento de velocidade. O sistema de iluminação. Nesta situação, a minha condução pode ser especialmente condicionada pela: Aderência. Ausência de sinalização vertical. Visibilidade. Nesta situação, a presença de vento lateral pode afectar a minha condução? Não. Sim.

17 Nesta situação, a sinalização indica perigo de vento lateral intenso, que incide: Da direita para a esquerda. Da esquerda para a direita. Nesta situação, devo dar especial atenção: Ao comportamento do peão. Ao veículo que circula atrás do meu veículo. Ao veículo, que já iniciou a marcha. Nesta situação, devo moderar especialmente a minha velocidade tendo em atenção qual dos seguintes factores? A sinalização horizontal. A sinalização vertical. As condições de aderência da via. O veículo que me precede. Nesta situação, em que a visibilidade é reduzida, devo: Transitar com as luzes de cruzamento e utilizar com frequência o travão de serviço para ser visto. Transitar com as luzes de cruzamento, de modo a ver e a ser visto. Transitar com as luzes de nevoeiro apenas se circularem veículos atrás de mim.

18 Nesta situação, porque me encontro a menos de 250 metros da próxima saída estou proibido de ultrapassar. Certo. Errado. Nesta situação, torna-se importante estar atento: Apenas ao número de vias de trânsito. Apenas aos limites de velocidade impostos por sinalização. E adaptar a velocidade. Nesta via não podem transitar: Automóveis ligeiros. Automóveis pesados. Motociclos com cilindrada igual ou inferior a 50 cm3. Nesta via podem circular: Automóveis ligeiros e pesados. Peões, animais, carros de mão e ciclomotores. Peões, animais, velocípedes e veículos de tracção animal.

19 Neste local é proibido: Acender os máximos. Parar e estacionar. Parar e ultrapassar. Neste local é proibido: Circular a mais de 90 km/h. Circular a menos de 60 km/h. Parar. Neste local é proibido: Circular a menos de 60 km/h. Circular com os máximos. Fazer marcha atrás. Neste local posso ultrapassar pela direita. Certo. Errado.

20 Neste local posso utilizar a via de trânsito mais à esquerda: Desde que não circule outro veículo à minha retaguarda. Durante o tempo necessário para efectuar uma ultrapassagem. Sempre que circule a mais de 60 Km/h. Neste momento chove e a intensidade do trânsito aumenta. Devo: Adaptar a minha condução às condições adversas. Ligar as luzes de cruzamento e aumentar a velocidade. Transitar com a máxima prudência, porque a distância de travagem diminui. O condutor do veículo, que me precede, pode circular na via de trânsito mais à esquerda? Não. Sim. O que se entende por via de trânsito? Via de comunicação terrestre do domínio privado aberta ao trânsito público. Via de tráfego resultante do alargamento da faixa de rodagem. Zona longitudinal da faixa de rodagem destinada à circulação de uma única fila de veículos.

21 O símbolo do lado esquerdo da via indica que o vento sopra : Da direita para a esquerda. Da esquerda para a direita. O sinal avisa-me que a minha velocidade deve ser especialmente adaptada: À inclinação da via. Às condições de aderência da faixa de rodagem. Às condições de visibilidade do local. O sinal de fundo azul determina a velocidade: Máxima aconselhável. Máxima obrigatória. Mínima aconselhável. Mínima obrigatória O sinal de fundo azul significa: Velocidade máxima permitida de 50 Km/h. Velocidade mínima aconselhável de 50 km/h. Velocidade mínina obrigatória de 50 km/h.

22 O sinal vertical do lado direito indica-me que me encontro a: 100 metros da próxima saída. 150 metros da próxima saída. 250 metros da próxima saída. Os ciclomotores podem transitar em auto-estrada? Não podem. Podem, dentro dos limites de velocidade. Podem, em qualquer circunstância. Os condutores apenas devem utilizar as luzes de nevoeiro quando as condições meteorológicas ou ambientais o justifiquem. Concorda com a afirmação? Não. Sim. Os condutores de automóveis pesados de mercadorias ou conjuntos de veículos cujo comprimento exceda 7 m apenas podem circular nas duas vias de trânsito mais à direita. A afirmação é falsa. A afirmação é verdadeira.

23 Os condutores estão obrigados a regular a velocidade atendendo às condições meteorológicas ou ambientais. Concorda com esta afirmação? Não. Sim. Para circular em segurança com vento lateral intenso, devo: Aumentar a velocidade. Manter a velocidade. Reduzir a velocidade. Para transitar em segurança neste local, devo: Diminuir a pressão dos pneus, para que a aderência ao piso seja maior. Estar especialmente atento e adaptar a velocidade. Reduzir a velocidade e transitar no eixo da faixa de rodagem. Perante a manga de vento do lado esquerdo da via, fico a saber que o vento: Afecta o consumo do combustível no veículo. Não afecta o consumo do combustível no veículo.

24 Perante a sinalização, que encontro neste local, devo: Diminuir a distância de paragem. Diminuir a distância de segurança. Moderar a velocidade. Perante o sinal de obrigação devo: Circular à distância mínima de 50 km/h do veículo que segue à frente. Circular à velocidade máxima de 50 km/h. Circular a velocidade não inferior a 50 km/h. Posso fazer marcha atrás nesta via? Não, nunca posso. Posso, se fizer a manobra muito rapidamente. Posso, se houver pouca intensidade de trânsito. Posso transpor as aberturas existentes nos separadores de trânsito? Não, em circunstância alguma. Sim, mas apenas para inverter o sentido de marcha. Sim, mas apenas para mudar de direcção à esquerda.

25 Posso transpor os separadores de trânsito existentes nesta via pública? Não. Sim, excepto nas auto-estradas. Sim. Posso utilizar a via da esquerda: Em qualquer circunstância, porque circulo numa auto-estrada. Para efectuar uma ultrapassagem. Qual das seguintes afirmações está correcta? Em meio urbano a distância de segurança deve ser maior que em meio não urbano. Enquanto que em estrada a condução provoca sono, em meio urbano provoca fadiga. Quando a via se encontra molhada, como devo proceder para evitar a hidroplanagem? Conduzir a velocidade moderada. Fazer uso constante do travão. Fazer uso de pneus de chuva. Utilizar os limpa-pára-brisas.

26 Quando chove, a aderência ao piso: Aumenta, diminuindo no entanto a distância de segurança. Diminui, aumentando a distância de travagem. Diminui, e a distância de travagem também diminui. Quando o piso está escorregadio, a aderência diminui e: A distância de paragem não se altera. A distância de travagem aumenta. A distância percorrida durante o tempo de reacção diminui. Quando o piso está escorregadio: A aderência aumenta e a distância de segurança diminui. A aderência aumenta e a distância de travagem diminui. A aderência diminui e a distância de paragem aumenta. Quando o piso está escorregadio: A distância de travagem aumenta. A distância de travagem diminui. A distância de travagem não se altera.

27 Que veículos podem circular numa auto-estrada? Apenas os automóveis ligeiros e os pesados. Os automóveis, os motociclos e os triciclos de cilindrada superior a 50cm3 e as máquinas industriais com matrícula. Todos, à excepção dos tractores agrícolas. Regra geral, qual dos seguintes factores condiciona mais a condução nocturna? A audição. A ausência de trânsito. As condições de visibilidade. Se a visibilidade é menor a velocidade deve ser moderada, porque: Há mais dificuldade em recolher informação, logo há uma maior capacidade de previsão. Há mais informação a recolher. Há uma maior dificuldade em recolher informação. Se o peão iniciar a travessia, o veículo que se encontra à minha frente deve: Ceder-lhe a passagem. Utilizar os sinais sonoros e prosseguir a marcha.

28 Sempre que a visibilidade diminui e a intensidade de trânsito aumenta: A velocidade deve aumentar. A velocidade deve diminuir. A velocidade não pode diminuir. Sempre que se verifiquem condições meteorológicas ou ambientais que tornem a visibilidade insuficiente, nomeadamente, em caso de queda de neve, os condutores devem utilizar as luzes: De cruzamento. De estrada. De presença. Sempre que se verifiquem condições meteorológicas ou ambientais que tornem a visibilidade insuficiente, os condutores devem utilizar as luzes do seu veículo? Não. Sim, mas apenas durante a noite. Sim. Tendo acabado de ultrapassar o veículo que circulava na via mais à direita, posso continuar a circular nesta via ou estou obrigado a passar para a via da direita? Estou obrigado a passar para a via de trânsito mais à direita, logo que o possa fazer sem perigo. Posso continuar a circular nesta ou na via de trânsito mais à esquerda. Posso continuar a circular nesta via de trânsito.

29 Todas as manobras, que são executadas, com o pavimento molhado ou escorregadio, devem: Implicar uma atenção especial. Ser feitas com as luzes de perigo ligadas. Ser feitas rapidamente. Uma das consequências da condução com chuva é: A diminuição da distância de paragem. A diminuição da distância de travagem. A diminuição da visibilidade. Uma das precauções que deve ser tomada na condução com gelo, será: A utilização das luzes de nevoeiro e o aumento da distância de paragem. A utilização das luzes de nevoeiro. O aumento da distância de segurança. Uma das principais características de uma autoestrada é: Haver cruzamentos de nível e acesso a propriedades marginais. Ser uma via pública destinada a trânsito rápido. Ser uma via pública localizada numa zona com edificações.

Teste n.º 3 Tema V. Vias de trânsito, condições ambientais adversas

Teste n.º 3 Tema V. Vias de trânsito, condições ambientais adversas Teste n.º 3 Tema V Vias de trânsito, condições ambientais adversas 1 O que se entende por via de trânsito? Via de comunicação terrestre do domínio privado aberta ao trânsito público. Via de tráfego resultante

Leia mais

A condução nocturna deve influenciar a velocidade? Não, porque a utilização das luzes é obrigatória. Sim, mas apenas dentro das localidades. Sim.

A condução nocturna deve influenciar a velocidade? Não, porque a utilização das luzes é obrigatória. Sim, mas apenas dentro das localidades. Sim. A condução nocturna deve influenciar a velocidade? Não, porque a utilização das luzes é obrigatória. Sim, mas apenas dentro das localidades. Sim. A diminuição da aderência provoca o aumento da distância

Leia mais

A faixa de rodagem está dividida por uma linha descontínua. Estou correctamente posicionado se estiver a efectuar uma ultrapassagem. Certo. Errado.

A faixa de rodagem está dividida por uma linha descontínua. Estou correctamente posicionado se estiver a efectuar uma ultrapassagem. Certo. Errado. A faixa de rodagem está dividida por uma linha descontínua. Estou correctamente posicionado se estiver a efectuar uma ultrapassagem. Certo. Errado. A faixa de rodagem está dividida por uma linha descontínua.

Leia mais

A condução do meu veículo com estas condições climatéricas: Deve ser feita com especial cuidado. Deve ser feita como normalmente.

A condução do meu veículo com estas condições climatéricas: Deve ser feita com especial cuidado. Deve ser feita como normalmente. A circulação neste tipo de via de características urbanas e com trânsito intenso implica o reconhecimento por parte do condutor que: A condução pode tornar-se monótona. O ambiente rodoviário é mais estável

Leia mais

A partir da sinalização vertical posso inverter o sentido de marcha? Não. Sim.

A partir da sinalização vertical posso inverter o sentido de marcha? Não. Sim. A partir da sinalização vertical posso inverter o sentido de marcha? Não. Sim. A velocidade a que devo circular neste local é: 40 Km/h. 50 Km/h. A que for mais aconselhável perante estas condições. A velocidade

Leia mais

A distância de segurança deve ser sempre a que me permita imobilizar o ciclomotor sem perigo de acidente. Certo. Errado.

A distância de segurança deve ser sempre a que me permita imobilizar o ciclomotor sem perigo de acidente. Certo. Errado. A distância de segurança deve ser sempre a que me permita imobilizar o ciclomotor sem perigo de acidente. A distância que devo guardar do ciclomotor depende: Da idade do veículo. Da potência do meu veículo.

Leia mais

1 Instituo da Mobilidade e dos Transportes - Questões de Exames de Condutores

1 Instituo da Mobilidade e dos Transportes - Questões de Exames de Condutores Nesta situação, devo parar? a) Sim, para ceder passagem. b) Não, porque não tenho de ceder passagem. Nesta situação, não sou obrigado a assinalar a realização de manobras. Em viagens muito longas a fadiga

Leia mais

A condução do meu veículo com estas condições climatéricas: Deve ser feita com especial cuidado. Deve ser feita como normalmente.

A condução do meu veículo com estas condições climatéricas: Deve ser feita com especial cuidado. Deve ser feita como normalmente. A circulação neste tipo de via de características urbanas e com trânsito intenso implica o reconhecimento por parte do condutor que: A condução pode tornar-se monótona. O ambiente rodoviário é mais estável

Leia mais

Teste n.º 7 Tema III e IV Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões

Teste n.º 7 Tema III e IV Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões Teste n.º 7 Tema III e IV Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões 1 O veículo longo que segue à minha frente é obrigado a circular sempre com as luzes de cruzamento acesas? Não. Só

Leia mais

Ao descrever uma curva devo ter maior cuidado em manobrar o meu veículo? Certo. Errado.

Ao descrever uma curva devo ter maior cuidado em manobrar o meu veículo? Certo. Errado. Ao descrever uma curva devo ter maior cuidado em manobrar o meu veículo? Circulo numa via com prioridade. Devo ceder a passagem aos veículos que se encontram à minha direita? Não. Sim. Circulo numa via

Leia mais

A manobra de inversão do sentido de marcha é permitida neste local?

A manobra de inversão do sentido de marcha é permitida neste local? A manobra de inversão do sentido de marcha é permitida neste local? Não, a sinalização existente na via não me permite efectuar a manobra. Sim, a sinalização existente na via permite-me efectuar a manobra.

Leia mais

Devo fazer uso das luzes avisadoras de perigo sempre que:

Devo fazer uso das luzes avisadoras de perigo sempre que: Teste n.º 3 Tema III e IV Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões 1 Devo fazer uso das luzes avisadoras de perigo sempre que: Exista grande intensidade de trânsito. Me aproxime de uma

Leia mais

Manual do Código da Estrada

Manual do Código da Estrada O condutor de um veículo em marcha deve manter entre o seu veículo e o que o precede a distância suficiente para evitar acidentes em caso de súbita paragem ou diminuição de velocidade deste. O condutor

Leia mais

1 Instituo da Mobilidade e dos Transportes - Questões de Exames de Condutores

1 Instituo da Mobilidade e dos Transportes - Questões de Exames de Condutores Circulo numa via não urbana. Qual a velocidade máxima a que pode circular o veículo à minha frente? a) 70 km/h. b) 80 km/h. c) 90 km/h. d) 100 km/h. Ao circular nesta via pública com um automóvel pesado

Leia mais

A sinalização desta via pública, informa-me que circulo: Na auto-estrada A25. Na estrada nacional A25. Na estrada nacional N16.

A sinalização desta via pública, informa-me que circulo: Na auto-estrada A25. Na estrada nacional A25. Na estrada nacional N16. A referência IC 17, colocada na sinalização indica: Que circulo no itinerário complementar nº 17. Que faltam 17 kms para o início da A1. Que me encontro no km 17, da via em que circulo. A sinalização com

Leia mais

Teste n.º 2 Tema III e IV. Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões

Teste n.º 2 Tema III e IV. Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões Teste n.º 2 Tema III e IV Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões 1 o entrar neste túnel devo utilizar: s luzes de cruzamento porque o sinal obriga e vou entrar num túnel. s luzes de

Leia mais

A sinalização presente indica: Fim da estrada com prioridade. Mudança de direcção da via com prioridade. Proximidade de um cruzamento.

A sinalização presente indica: Fim da estrada com prioridade. Mudança de direcção da via com prioridade. Proximidade de um cruzamento. A referência IC 17, colocada na sinalização indica: Que circulo no itinerário complementar nº 17. Que faltam 17 kms para o início da A1. Que me encontro no km 17, da via em que circulo. A sinalização presente

Leia mais

A partir deste sinal de perigo é proibido inverter o sentido de marcha. Certo. Errado.

A partir deste sinal de perigo é proibido inverter o sentido de marcha. Certo. Errado. A partir deste sinal de perigo é proibido inverter o sentido de marcha. Certo. Errado. A que distância vou encontrar o perigo indicado pelo sinal? Entre 150m a 300m do sinal. Entre 25m a 50m do sinal.

Leia mais

A indicação dada pelo sinal de mensagem variável:

A indicação dada pelo sinal de mensagem variável: Teste n.º 1 Tema I Sinais de proibição 1 indicação dada pelo sinal de mensagem variável: Não tem qualquer valor. Tem carácter facultativo. Tem carácter obrigatório. 2 proibição de transitar, imposta pelo

Leia mais

Teste n.º 8 Tema III e IV Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões

Teste n.º 8 Tema III e IV Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões Teste n.º 8 Tema III e IV Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões 1 Quando, de noite, me aproximo de uma passagem de nível fechada, posso ligar as luzes de estrada? Não. Sim, desde

Leia mais

Este sinal é de: Este sinal é de:

Este sinal é de: Este sinal é de: Teste n.º 2 Tema I Sinais de Indicação 1 Este sinal é de: Indicação. Perigo. Pré-sinalização. 2 Este sinal é de: Indicação. Proibição. Regulamentação. 3 O sinal complementar indica-me a aproximação de

Leia mais

A cor verde do sinal à minha direita indica-me que circulo: Num itinerário principal. Numa auto-estrada. Numa estrada nacional.

A cor verde do sinal à minha direita indica-me que circulo: Num itinerário principal. Numa auto-estrada. Numa estrada nacional. A cor verde do sinal à minha direita indica-me que circulo: Num itinerário principal. Numa auto-estrada. Numa estrada nacional. À distância de 300 metros vou encontrar um posto de abastecimento de combustível

Leia mais

Teste n.º 5 Tema III e IV. Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões

Teste n.º 5 Tema III e IV. Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões Teste n.º 5 Tema III e IV Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões 1 Nesta situação, devo estar especialmente atento: À existência de veículos imobilizados na faixa de rodagem. À presença

Leia mais

Nesta situação posso inverter o sentido de marcha? Nesta situação, devo: A via de trânsito à minha esquerda pode ser utilizada por condutores que:

Nesta situação posso inverter o sentido de marcha? Nesta situação, devo: A via de trânsito à minha esquerda pode ser utilizada por condutores que: Teste n.º 3 Tema I Outras Manobras 1 Nesta situação posso inverter o sentido de marcha? Não posso. Posso, se acender os ' máximos'. Posso, se buzinar ao mesmo tempo. 2 Nesta situação, devo: Mudar de direção.

Leia mais

Este sinal indica: Este sinal indica:

Este sinal indica: Este sinal indica: Teste n.º 2 Tema I Sinais de perigo 1 Este sinal indica: nimais sem condutor. irculação proibida a animais. Zona de caça. 2 Este sinal indica: urva à direita e contracurva. urva à esquerda e contracurva.

Leia mais

A distância mínima permitida para parar ou estacionar para trás da paragem de eléctricos é de: 3 metros 5 metros 6 metros

A distância mínima permitida para parar ou estacionar para trás da paragem de eléctricos é de: 3 metros 5 metros 6 metros A distância mínima permitida para parar ou estacionar para trás da paragem de eléctricos é de: 3 metros 5 metros 6 metros A manobra do veículo à minha frente deve ser realizada: Lentamente e no menor trajecto

Leia mais

Escola De Condução Segura Frente praça de palmarejo Tel: Móvel Teste nº 1

Escola De Condução Segura Frente praça de palmarejo Tel: Móvel Teste nº 1 Teste nº 1 B C A D E Observe os sinais A, B e C. Qual deles é classificado como sendo de perigo? 61- Todos 62- Apenas o sinal B 63- Nenhum 64- O sinal B e o sinal C Como devem proceder os condutores na

Leia mais

A ambulância assinala adequadamente a marcha de urgência. Devo ceder a passagem. Não devo ceder a passagem.

A ambulância assinala adequadamente a marcha de urgência. Devo ceder a passagem. Não devo ceder a passagem. A ambulância assinala adequadamente a marcha de urgência. Devo ceder a passagem. Não devo ceder a passagem. A ambulância cujo ano de matrícula é 2002, teve a primeira inspecção periódica obrigatória em:

Leia mais

A linha descontínua marcada no pavimento permiteme pisá-la ou transpô-la, apenas para efectuar manobras. Certo. Errado.

A linha descontínua marcada no pavimento permiteme pisá-la ou transpô-la, apenas para efectuar manobras. Certo. Errado. A linha descontínua marcada no pavimento permiteme pisá-la ou transpô-la, apenas para efectuar manobras. Certo. Errado. A luz amarela intermitente obriga-me a avançar: Com especial precaução Rapidamente.

Leia mais

CIRCULAÇÃO. O transporte de carga numa bicicleta só pode fazer-se em reboque ou caixa de carga.

CIRCULAÇÃO. O transporte de carga numa bicicleta só pode fazer-se em reboque ou caixa de carga. BREVE GUIA CIRCULAÇÃO As bicicletas podem transportar passageiros, desde que estejam equipadas com um reboque ou uma cadeira devidamente homologados para esse efeito. O transporte de carga numa bicicleta

Leia mais

Contra-Ordenação Responsabilidade Leve Grave Muito-Grave. Condutor

Contra-Ordenação Responsabilidade Leve Grave Muito-Grave. Condutor Contra-Ordenação Responsabilidade Leve Grave Muito-Grave A utilização durante a marcha do veículo de auscultadores sonoros e de aparelhos radiotelefónicos Condutor x 6.14 - Velocidade Designa-se por velocidade

Leia mais

Antes do sinal vertical, posso ultrapassar? Não. Sim.

Antes do sinal vertical, posso ultrapassar? Não. Sim. Antes do sinal vertical, posso ultrapassar? Não. Sim. Ao efectuar a ultrapassagem, devo estar especialmente atento: À sinalização existente. Às características do meu veículo e à largura da faixa de rodagem.

Leia mais

A chapa de matrícula dos ciclomotores deve encontrar-se sempre em bom estado de conservação. Certo. Errado.

A chapa de matrícula dos ciclomotores deve encontrar-se sempre em bom estado de conservação. Certo. Errado. A chapa de matrícula dos ciclomotores deve encontrar-se sempre em bom estado de conservação. À frente os ciclomotores devem ter luzes: De nevoeiro e de estrada. De presença, cruzamento e estrada. Indicadoras

Leia mais

A condução em auto-estrada implica: A manutenção da distância de segurança. A redução da distância de segurança. O aumento da distância de segurança.

A condução em auto-estrada implica: A manutenção da distância de segurança. A redução da distância de segurança. O aumento da distância de segurança. A chapa de matrícula colocada à retaguarda dos motociclos deve ser iluminada? Não, a iluminação da chapa de matrícula nos motociclos não é obrigatória. Sim, a chapa de matrícula deve ser iluminada por

Leia mais

Teste n.º 6 Tema III e IV. Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões

Teste n.º 6 Tema III e IV. Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões Teste n.º 6 Tema III e IV Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões 1 O comportamento do condutor do veículo de duas rodas: É correto, desde que transite lentamente. É correto, porque

Leia mais

Sinais de Proibição. Os sinais de proibição transmitem aos utentes a interdição de determinados comportamentos.

Sinais de Proibição. Os sinais de proibição transmitem aos utentes a interdição de determinados comportamentos. Sinais de Proibição Os sinais de proibição transmitem aos utentes a interdição de determinados comportamentos. Os sinais de proibição devem ser colocados na proximidade imediata do local onde a proibição

Leia mais

A pouca luminosidade existente diminui o campo de visão dos condutores. Certo. Errado.

A pouca luminosidade existente diminui o campo de visão dos condutores. Certo. Errado. A posição das mãos no guiador do motociclo deve permitir o accionamento de todos os comandos e interruptores: Com recurso a ligeiras deslocações do corpo. Retirando se necessário só uma das mãos do guiador.

Leia mais

ESCOLA DE CONDUÇÃO INVICTA (A Condução e as condições meteorológicas adversas)

ESCOLA DE CONDUÇÃO INVICTA (A Condução e as condições meteorológicas adversas) As condições meteorológicas que caracterizam o Outono e o Inverno são factor de risco acrescido na condução. Chuva, nevoeiro, gelo e neve alteram substancialmente as condições da circulação rodoviária,

Leia mais

Os principais factores que concorrem para uma maior perigosidade da condução sob condições meteorológicas adversas são: Perda de aderência

Os principais factores que concorrem para uma maior perigosidade da condução sob condições meteorológicas adversas são: Perda de aderência As condições meteorológicas que caracterizam o Outono e o Inverno são factor de risco acrescido na condução. A chuva, nevoeiro, gelo e neve alteram substancialmente as condições da circulação rodoviária,

Leia mais

O que devo fazer nesta situação?

O que devo fazer nesta situação? Num tractor agrícola a luz rotativa amarela serve para assinalar: a) Veículo com carga. b) Veículo em marcha lenta. c) Veículo com reboque. O que devo fazer nesta situação? a) Contornar o peão, porque

Leia mais

A capacidade do condutor prever e antecipar, aumenta: Com a categoria do veículo. Com a experiência. Com o número de ocupantes do veículo.

A capacidade do condutor prever e antecipar, aumenta: Com a categoria do veículo. Com a experiência. Com o número de ocupantes do veículo. 'TRAVE COM MOTOR' significa: Desligar o motor, mantendo uma mudança engrenada. Engrenar uma mudança de força em andamento. Utilizar o motor de arranque como auxiliar de travagem. Devemos estar atentos

Leia mais

1 Instituo da Mobilidade e dos Transportes - Questões de Exames de Condutores

1 Instituo da Mobilidade e dos Transportes - Questões de Exames de Condutores Se o meu motociclo emitir ruídos superiores aos limites máximos fixados, fico sujeito ao pagamento de uma coima? Regra geral, devo reduzir a velocidade na aproximação de uma curva, mas é de evitar a redução

Leia mais

DR3-Usar conhecimentos científicos que suportam normas reguladoras de segurança no Código Rodoviário. Distância mínimas entre veículos

DR3-Usar conhecimentos científicos que suportam normas reguladoras de segurança no Código Rodoviário. Distância mínimas entre veículos DR3-Usar conhecimentos científicos que suportam normas reguladoras de segurança no Código Rodoviário Distância mínimas entre veículos ... Há cada vez mais veículos nas nossas estradas.... os veículos

Leia mais

Escola De Condução Segura Frente praça de palmarejo Tel: Móvel Teste nº 1

Escola De Condução Segura Frente praça de palmarejo Tel: Móvel Teste nº 1 Escola De Condução Segura Frente praça de palmarejo Tel:2628748 Móvel 9922331 9381708 9997086 Teste nº 1 Um veículo automóvel ligeiro é: 1. Um veículo que transporta só passageiros; 2. Um veículo que não

Leia mais

Perceção do Risco Pretende-se com este módulo melhorar as seguintes capacidades dos candidatos a condutor: - Identificar com antecedência situações de

Perceção do Risco Pretende-se com este módulo melhorar as seguintes capacidades dos candidatos a condutor: - Identificar com antecedência situações de Perceção do Risco Pretende-se com este módulo melhorar as seguintes capacidades dos candidatos a condutor: - Identificar com antecedência situações de trânsito potencialmente perigosas - Implementar a

Leia mais

A capacidade do condutor prever e antecipar, aumenta: Com a categoria do veículo. Com a experiência. Com o número de ocupantes do veículo.

A capacidade do condutor prever e antecipar, aumenta: Com a categoria do veículo. Com a experiência. Com o número de ocupantes do veículo. 'TRAVE COM MOTOR' significa: Desligar o motor, mantendo uma mudança engrenada. Engrenar uma mudança de força em andamento. Utilizar o motor de arranque como auxiliar de travagem. Devemos estar atentos

Leia mais

A agressividade é um estado emocional que afecta negativamente o desempenho da condução. Certo. Errado.

A agressividade é um estado emocional que afecta negativamente o desempenho da condução. Certo. Errado. A agressividade é um estado emocional que afecta negativamente o desempenho da condução. Certo. Errado. A alteração do campo visual de um condutor devido à ingestão de bebidas alcoólicas, manifesta-se

Leia mais

Teste n.º 3 Tema III. O condutor e o veículo. Em caso de avaria ou acidente, salvo se o veículo se encontrar imobilizado na faixa de rodagem.

Teste n.º 3 Tema III. O condutor e o veículo. Em caso de avaria ou acidente, salvo se o veículo se encontrar imobilizado na faixa de rodagem. Teste n.º 3 Tema III O condutor e o veículo 1 O uso pelo condutor do colete retrorrefletor é obrigatório: Depois do condutor colocar o sinal de pré-sinalização de perigo. Em caso de avaria ou acidente,

Leia mais

A ambulância deve: A ambulância deve:

A ambulância deve: A ambulância deve: Teste n.º 1 Tema I edências de Passagem 1 ambulância deve: vançar, mas apenas se assinalar a marcha de urgência. vançar. eder-me a passagem. 2 ambulância deve: vançar. eder a passagem apenas ao meu veículo.

Leia mais

A cor verde do sinal à minha direita indica-me que circulo: A distância indicada no sinal de aproximação de saída é relativa:

A cor verde do sinal à minha direita indica-me que circulo: A distância indicada no sinal de aproximação de saída é relativa: Teste n.º 1 Tema I Sinais de Indicação 1 cor verde do sinal à minha direita indica-me que circulo: Num itinerário principal. Numa autoestrada. Numa estrada nacional. 2 distância indicada no sinal de aproximação

Leia mais

A almofada de ar (airbag) é obrigatória em todos os automóveis ligeiros. Certo. Errado.

A almofada de ar (airbag) é obrigatória em todos os automóveis ligeiros. Certo. Errado. A almofada de ar (airbag) é obrigatória em todos os automóveis ligeiros. Certo. Errado. A almofada de ar frontal (airbag) é um elemento de segurança? Não. Sim, segurança activa. Sim, segurança passiva.

Leia mais

Neste entroncamento, devo: Neste entroncamento, o condutor do velocípede deve ceder a passagem, porque:

Neste entroncamento, devo: Neste entroncamento, o condutor do velocípede deve ceder a passagem, porque: Teste n.º 4 Tema I edências de Passagem 1 Neste entroncamento, devo: vançar em primeiro lugar. eder a passagem ao veículo branco. Parar obrigatoriamente. 2 Neste entroncamento, o condutor do velocípede

Leia mais

Módulo de Segurança Rodoviária (7 horas) Lição n.º Conteúdos programáticos Duração

Módulo de Segurança Rodoviária (7 horas) Lição n.º Conteúdos programáticos Duração B1, B Módulo de Segurança Rodoviária (7 horas) Lição n.º Conteúdos programáticos Duração AB1 AB2 AB3 AB4 AB5 AB6 AB7 A Perfil do condutor 1. Personalidade, estilos de vida, influências sociais e normas

Leia mais

Módulo de Segurança Rodoviária (7 horas) Lição n.º Conteúdos programáticos Duração

Módulo de Segurança Rodoviária (7 horas) Lição n.º Conteúdos programáticos Duração B1, B Módulo de Segurança Rodoviária (7 horas) Lição n.º Conteúdos programáticos Duração AB1 AB2 AB3 AB4 AB5 AB6 AB7 A Perfil do condutor 1. Personalidade, estilos de vida, influências sociais e normas

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE CICLOTURISMO E UTILIZADORES DE BICICLETA PROPOSTA DE ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DA ESTRADA PORTUGUÊS

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE CICLOTURISMO E UTILIZADORES DE BICICLETA PROPOSTA DE ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DA ESTRADA PORTUGUÊS FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE CICLOTURISMO E UTILIZADORES DE BICICLETA PROPOSTA DE ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DA ESTRADA PORTUGUÊS A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) tem como

Leia mais

Sinais de Perigo. Assim quando encontrar algum destes sinais, o condutor deverá circular com velocidade especialmente moderada. A1a - Curva à direita

Sinais de Perigo. Assim quando encontrar algum destes sinais, o condutor deverá circular com velocidade especialmente moderada. A1a - Curva à direita Sinais de Perigo Os sinais de perigo indicam a existência ou a possibilidade de aparecimento de condições particularmente perigosas para o trânsito que imponham especial atenção e prudência ao condutor.

Leia mais

Circulação. Automóveis ligeiros, motociclos. Contra-Ordenação. Até 20 km/h 60 a 300 euros Leve. 20 a 40 km/h 120 a 600 euros Grave

Circulação. Automóveis ligeiros, motociclos. Contra-Ordenação. Até 20 km/h 60 a 300 euros Leve. 20 a 40 km/h 120 a 600 euros Grave Circulação VELOCIDADE - A velocidade mínima nas auto-estradas passa de 40 para 50 km/h. - Sanções em caso de excesso de velocidade: (ver quadro) Automóveis ligeiros, motociclos Excesso de velocidade Coima

Leia mais

VÍTIMAS A 30 DIAS ANO Relatório - Anual

VÍTIMAS A 30 DIAS ANO Relatório - Anual VÍTIMAS A 30 DIAS ANO 1 ÍNDICE DEFINIÇÕES... 4 EVOLUÇÃO GLOBAL... 5 1. Acidentes com : 2010/... 5 ACIDENTES E VÍTIMAS... 7 1. Acidentes e segundo o mês... 7 2. Acidentes e segundo o dia da semana... 8

Leia mais

Princípio geral. Regra geral de cedência de passagem nos cruzamentos e entroncamentos

Princípio geral. Regra geral de cedência de passagem nos cruzamentos e entroncamentos CEDÊNCIA DE PASSAGEM Princípio geral O condutor sobre o qual recai o dever de ceder a passagem deve abrandar a marcha e parar, se necessário ou, no caso de impossibilidade de cruzamento de veículos em

Leia mais

CÓDIGO DA ESTRADA. Disposições gerais. WHO Region: EURO / Portugal Helmet Legislation Submitted to GSRRS Last Updated: February 2010

CÓDIGO DA ESTRADA. Disposições gerais. WHO Region: EURO / Portugal Helmet Legislation Submitted to GSRRS Last Updated: February 2010 CÓDIGO DA ESTRADA Disposições gerais TÍTULO I - Disposições gerais CAPÍTULO I Princípios gerais Artigo 1.º Definições legais Para os efeitos do disposto no presente Código e legislação complementar, os

Leia mais

Código da Estrada Manobras Proibidas

Código da Estrada Manobras Proibidas Código da Estrada Manobras Proibidas Ultrapassagem Lombas Proximidades das passagens de nível Cruzamentos e entroncamentos Passagens para Peões Nas curvas de visibilidade reduzida Via de largura insuficiente

Leia mais

Trabalho elaborado por: Sandra Jacinto 1

Trabalho elaborado por: Sandra Jacinto 1 RADARES DE CONTROLO DE VELOCIDADE Foram instalados nas cidades e periferias, isto contribuiu para a diminuição da sinistralidade. Trabalho elaborado por : Sandra Jacinto 1 Trabalho elaborado por : Sandra

Leia mais

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR LEST GOVERNO. Decreto lei nº 6/2003 de 3 de Abril CÓDIGO DA ESTRADA

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR LEST GOVERNO. Decreto lei nº 6/2003 de 3 de Abril CÓDIGO DA ESTRADA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR LEST GOVERNO Decreto lei nº 6/2003 de 3 de Abril CÓDIGO DA ESTRADA A prevenção da sinistralidade constitui uma das prioridades do Governo de Timor Leste no domínio da segurança

Leia mais

Categoria A1, A2, A (inicial)

Categoria A1, A2, A (inicial) Categoria A1, A2, A (inicial) Conteúdos programáticos Módulo comum de segurança rodoviária (7 horas) A Perfil do condutor 2 horas 1. Personalidade, estilos de vida, influências sociais e normas entre pares;

Leia mais

CÓDIGO DA ESTRADA. TÍTULO I - Disposições gerais. CAPÍTULO I Princípios gerais

CÓDIGO DA ESTRADA. TÍTULO I - Disposições gerais. CAPÍTULO I Princípios gerais CÓDIGO DA ESTRADA TÍTULO I - Disposições gerais CAPÍTULO I Princípios gerais Artigo 1.º Definições legais Para os efeitos do disposto no presente Código e legislação complementar, os termos seguintes têm

Leia mais

Nesta faixa de rodagem existem:

Nesta faixa de rodagem existem: Um reboque com 24 toneladas de peso bruto, deve possuir, pelo menos: a) Dois eixos; b) Um eixo; c) Três eixos. A sanção de inibição de conduzir, pela prática de uma contra-ordenação muito grave, tem a

Leia mais

Devo ceder a passagem ao outro condutor? Devo ceder a passagem? Devo ceder a passagem: Teste n.º 2 Tema I Cedências de Passagem

Devo ceder a passagem ao outro condutor? Devo ceder a passagem? Devo ceder a passagem: Teste n.º 2 Tema I Cedências de Passagem Teste n.º 2 Tema I edências de Passagem 1 Devo ceder a passagem ao outro condutor? Não, porque pretende mudar de direção. Sim, mas apenas porque não posso transpor a marca rodoviária. Sim. 2 Devo ceder

Leia mais

ANO de Sinistralidade Rodoviária. Observatório de Segurança Rodoviária Relatório - Anual

ANO de Sinistralidade Rodoviária. Observatório de Segurança Rodoviária Relatório - Anual ANO de Sinistralidade Rodoviária Observatório de Segurança Rodoviária 1 ÍNDICE DEFINIÇÕES... 4 EVOLUÇÃO GLOBAL... 5 1. Acidentes com : 2002/... 5 ACIDENTES E VÍTIMAS... 7 1. Acidentes e por mês... 7 2.

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DOS VEÍCULOS

CLASSIFICAÇÃO DOS VEÍCULOS 3.1 - LIMITES DE PESO Do Decreto-Lei n.º 133/2010 de 22 de Dezembro Regulamento que fixa os pesos e as dimensões máximos autorizados para os veículos em circulação Artigo 8.º - Peso bruto máximo dos veículos

Leia mais

A Carta de Condução por Pontos vai funcionar assim...

A Carta de Condução por Pontos vai funcionar assim... A Carta de Condução por Pontos vai funcionar assim... Date : 25 de Maio de 2016 É já de hoje a uma semana que entrará em vigor a Carta de Condução por Pontos. Todos os condutores, até mesmo os que possuem

Leia mais

Marcas Rodoviárias. As marcas rodoviárias têm sempre cor branca, com excepção das marcas M12, M12a, M13, M13a, M14, M14a, M17b, M18 e M21.

Marcas Rodoviárias. As marcas rodoviárias têm sempre cor branca, com excepção das marcas M12, M12a, M13, M13a, M14, M14a, M17b, M18 e M21. Marcas Rodoviárias As marcas rodoviárias destinam-se a regular a circulação e a advertir e orientar os utentes das vias públicas, podendo ser completadas com outros meios de sinalização. A materialização

Leia mais

QUESTIONÁRIO (escrito)

QUESTIONÁRIO (escrito) 008 As passadeiras indicam o caminho que devemos seguir para atravessar a rua. A - Sinal verde para peões Eu atravesso B Sinal vermelho para peões Eu atravesso A forma e a cor de um sinal dão-nos indicações

Leia mais

Distância de Reação de Travagem e de Segurança Rodoviária

Distância de Reação de Travagem e de Segurança Rodoviária Distância de Reação de Travagem e de Segurança Rodoviária 1 Noção de Distância de Reação, Travagem e Segurança Rodoviária Distância de Reação distância percorrida pelo condutor desde o momento que vê o

Leia mais

PROVA 2 Direção Defensiva

PROVA 2 Direção Defensiva PROVA 2 Direção Defensiva 01 São deveres do motorista defensivo, exceto: a) Usar sempre o cinto de segurança. b) Manter o veículo sempre em boas condições de funcionamento. c) Ser capaz de raciocinar com

Leia mais

CÓDIGO DA ESTRADA. Aprovado pelo Decreto-Lei n.º 114/94, de 3 de Maio,

CÓDIGO DA ESTRADA. Aprovado pelo Decreto-Lei n.º 114/94, de 3 de Maio, CÓDIGO DA ESTRADA 2010 Aprovado pelo Decreto-Lei n.º 114/94, de 3 de Maio, Revisto pelos Decretos-Leis nºs. 2/98, de 3 de Janeiro, Dec.-Lei n.º 265-A/2001, de 28 de Setembro, Alterado pela Lei n.º 20/2002,

Leia mais

CÓDIGO DA ESTRADA. AMN A Z E V E D O, M A R Q U E S & N OVERSA Sociedade de Advogados, R.I.

CÓDIGO DA ESTRADA. AMN A Z E V E D O, M A R Q U E S & N OVERSA Sociedade de Advogados, R.I. CÓDIGO DA ESTRADA (Aprovado pelo Decreto-Lei n.º 114/94, de 3 de Maio) e REGULAMENTO DA HABILITAÇÃO LEGAL PARA CONDUZIR (Aprovado pelo Decreto-Lei n.º 138/2012, de 5 de Julho) INDICE Título I Disposições

Leia mais

Lei n.º 3/2007. Lei do Trânsito Rodoviário

Lei n.º 3/2007. Lei do Trânsito Rodoviário Lei n.º 3/2007 Lei do Trânsito Rodoviário A Assembleia Legislativa decreta, nos termos da alínea 1) do artigo 71.º da Lei Básica da Região Administrativa Especial de Macau, para valer como lei, o seguinte:

Leia mais

SINALIZAÇÃO RODOVIÁRIA

SINALIZAÇÃO RODOVIÁRIA SINALIZAÇÃO RODOVIÁRIA Regulamentação e Cedência de Passagem Sinalização Vertical - Sinalização Temporária - Painéis Desvio Sinalização Temporária - Outros Painéis Temporários Sinais de Indicação e Informação

Leia mais

Administração, Segurança e Território

Administração, Segurança e Território Administração, Segurança e Território trabalho elaborado por:ana Martins 1 Actuação/regulação da Autarquia As autarquias tem o dever de : Manter os pavimentos em bom estado (Tapar os buracos, alcatroar

Leia mais

Para obter um título de condução é obrigatório saber ler e escrever?

Para obter um título de condução é obrigatório saber ler e escrever? Teste n.º 3 Tema VI Diversos 1 Para obter um título de condução é obrigatório saber ler e escrever? Não, apenas é necessário saber ler. Não, o candidato pode requerer prova oral. 2 Pela prática de uma

Leia mais

VÍTIMAS A 30 DIAS ANO

VÍTIMAS A 30 DIAS ANO VÍTIMAS A 30 DIAS ANO 1 ÍNDICE DEFINIÇÕES... 4 EVOLUÇÃO GLOBAL... 5 1. Acidentes com : 010/... 5 ACIDENTES E VÍTIMAS... 6 1. Acidentes e segundo o mês... 6. Acidentes e segundo o dia da semana... 7 3.

Leia mais

A carta de condução caduca quando, sendo provisória, o seu titular tenha sido condenado pela prática de:

A carta de condução caduca quando, sendo provisória, o seu titular tenha sido condenado pela prática de: Teste n.º 1 Tema VI Diversos 1 carta de condução caduca quando, sendo provisória, o seu titular tenha sido condenado pela prática de: Uma contraordenação grave e três contraordenações leves. Uma contraordenação

Leia mais

Carta Por Pontos: como reagir?

Carta Por Pontos: como reagir? Carta Por Pontos: como reagir? Por Gonçalo Vaz Osório gvo@ace.pt PALAVRAS-CHAVE: carta de condução; carta de condução por pontos; condutor; contra-ordenação grave; contra-ordenação muito grave; subtracção

Leia mais

VÍTIMAS A 30 DIAS ANO

VÍTIMAS A 30 DIAS ANO VÍTIMAS A 30 DIAS ANO 017 1 ÍNDICE DEFINIÇÕES... 4 EVOLUÇÃO GLOBAL... 5 1. Acidentes com : 010/017... 5 ACIDENTES E VÍTIMAS... 6 1. Acidentes e segundo o mês... 6. Acidentes e segundo o dia da semana...

Leia mais

CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº

CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº 350529 Código da Estrada Todos os direitos reservados à DATAJURIS, Direito e Informática, Lda. É expressamente proibido qualquer

Leia mais

Decreto-Regulamentar n.º 22-A/98 de 01OUT

Decreto-Regulamentar n.º 22-A/98 de 01OUT Regulamento de Sinalização de Trânsito Decreto-Regulamentar n.º 22-A/98 de 01OUT (Alterado pelo Decreto-Regulamentar n.º 41/2002, de 20AGO; Decreto-Lei n.º 39/2010, de 26ABR e Decreto-Regulamentar n.º

Leia mais

ALGUNS INDICADORES PARA CARACTERIZAÇÃO DA ENVOLVENTE RODOVIÁRIA JUNTO DE ESCOLAS

ALGUNS INDICADORES PARA CARACTERIZAÇÃO DA ENVOLVENTE RODOVIÁRIA JUNTO DE ESCOLAS ALGUNS INDICADORES PARA CARACTERIZAÇÃO DA ENVOLVENTE RODOVIÁRIA JUNTO DE ESCOLAS INTRODUÇÃO A segurança rodoviária diária das crianças e dos jovens depende de todos nós. Por isso, está também nas suas

Leia mais

ANEXO. (a que se refere o artigo 11.º da lei) CÓDIGO DA ESTRADA TÍTULO I. Disposições gerais CAPÍTULO I. Princípios gerais. Artigo 1.

ANEXO. (a que se refere o artigo 11.º da lei) CÓDIGO DA ESTRADA TÍTULO I. Disposições gerais CAPÍTULO I. Princípios gerais. Artigo 1. ANEXO (a que se refere o artigo 11.º da lei) CÓDIGO DA ESTRADA TÍTULO I Disposições gerais CAPÍTULO I Princípios gerais Artigo 1.º Definições legais Para os efeitos do disposto no presente Código e legislação

Leia mais

ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DA ESTRADA. Respostas para as suas dúvidas sobre as novas regras do Código da Estrada

ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DA ESTRADA. Respostas para as suas dúvidas sobre as novas regras do Código da Estrada 01 ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DA ESTRADA Respostas para as suas dúvidas sobre as novas regras do Código da Estrada Índice Introdução 4 Bicicletas 5/6 Transporte de Crianças 7 Documentos 8 Pagamentos de Coimas

Leia mais

A VELOCIDADE ADEQUADA

A VELOCIDADE ADEQUADA 6 A VELOCIDADE ADEQUADA A distância de paragem R A chuva R A neve e o gelo R O nevoeiro R O vento R Fevereiro 2012 BIZART A distância de paragem Manter uma distância adequada em relação ao veículo da frente

Leia mais

Sinais de Obrigação. Os sinais de obrigação transmitem aos utentes a imposição de determinados comportamentos.

Sinais de Obrigação. Os sinais de obrigação transmitem aos utentes a imposição de determinados comportamentos. Sinais de Obrigação Os sinais de obrigação transmitem aos utentes a imposição de determinados comportamentos. Os sinais de obrigação devem ser colocados na proximidade imediata do local onde a obrigação

Leia mais

Mais informações e atualizações desta obra em PUBLICAÇÃO GRATUITA NÃO PODE SER VENDIDA

Mais informações e atualizações desta obra em  PUBLICAÇÃO GRATUITA NÃO PODE SER VENDIDA Título: Código da Estrada - Da Lei aos Pontos Autor: Eurico Santos, Advogado Correio eletrónico do Autor: euricosantos@sapo.pt Editor: CoLLex: Coletâneas e Legislação (www.collex.pt) N.º de Páginas: 173

Leia mais

ANO de Sinistralidade Rodoviária: VÍTIMAS no local

ANO de Sinistralidade Rodoviária: VÍTIMAS no local ANO de Sinistralidade Rodoviária: VÍTIMAS no local 1 ÍNDICE DEFINIÇÕES... 4 EVOLUÇÃO GLOBAL... 5 1. Acidentes com : 2007/... 5 ACIDENTES E VÍTIMAS... 6 1. Acidentes e segundo o mês... 6 2. Acidentes e

Leia mais

Decreto-Lei n.º 114/94, de 3 de Maio, Aprova o Código da Estrada

Decreto-Lei n.º 114/94, de 3 de Maio, Aprova o Código da Estrada 1/95 JusNet 264/1994 Decreto-Lei n.º 114/94, de 3 de Maio, Aprova o Código da Estrada Link para o texto original no Jornal Oficial O Código da Estrada de 1954 (JusNet 1/1954) e o seu regulamento geral

Leia mais

INDICE... 2 DEFINIÇÕES... 4 ACIDENTES E VÍTIMAS... 5

INDICE... 2 DEFINIÇÕES... 4 ACIDENTES E VÍTIMAS... 5 N DICE INDICE INDICE... 2 DEFINIÇÕES... 4 ACIDENTES E VÍTIMAS... 5 1. Acidentes e vítimas por mês... 5 2. Acidentes e vítimas segundo o dia da semana... 6 3. Acidentes e vítimas segundo as condições de

Leia mais

Controlo da velocidade de cruzeiro adaptável (ACC)

Controlo da velocidade de cruzeiro adaptável (ACC) Controlo da velocidade PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO E94163 O sistema de controlo de cruzeiro adaptável (ACC) foi concebido para ajudar o condutor a manter uma distância do veículo da frente ou uma velocidade

Leia mais

O PEÃO Pessoa que anda a pé na faixa de rodagem e pelo passeio ou berma. Ver e ser visto é andar em segurança. Circular sempre nos passeios. Circular

O PEÃO Pessoa que anda a pé na faixa de rodagem e pelo passeio ou berma. Ver e ser visto é andar em segurança. Circular sempre nos passeios. Circular Prevenção Rodoviária CRUZ VERMELHA PORTUGUESA Faça férias em segurança O PEÃO Pessoa que anda a pé na faixa de rodagem e pelo passeio ou berma. Ver e ser visto é andar em segurança. Circular sempre nos

Leia mais

Culpado ou Inocente? Adérito Araújo

Culpado ou Inocente? Adérito Araújo Culpado ou Inocente? Adérito Araújo Centro de Matemática da Universidade de Coimbra Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade de Coimbra Portugal Ou uma história (verdadeira) de polícias, advogados,

Leia mais

PORTARIA N.º 528/2000 de 28 de Julho

PORTARIA N.º 528/2000 de 28 de Julho PORTARIA N.º 528/2000 de 28 de Julho Os aperfeiçoamentos introduzidos nos exames de condução, com a generalização do recurso a testes de aplicação interactiva multimedia, a par da experiência colhida com

Leia mais