A partir deste sinal de perigo é proibido inverter o sentido de marcha. Certo. Errado.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A partir deste sinal de perigo é proibido inverter o sentido de marcha. Certo. Errado."

Transcrição

1 A partir deste sinal de perigo é proibido inverter o sentido de marcha. Certo. Errado. A que distância vou encontrar o perigo indicado pelo sinal? Entre 150m a 300m do sinal. Entre 25m a 50m do sinal. Entre 50m a 100m do sinal. A sinalização indica que irei encontrar um local sobrevoado a baixa altitude: A 2 km. A uma distância de 200 metros. Durante 200 metros. A sinalização temporária indica o perigo de: Projecção de gravilha. Queda de pedras. Trabalhos na via.

2 A sinalização vertical, indica-me que vou encontrar uma curva perigosa à direita a 80 metros. Certo. Errado. Ao avistar o sinal de perigo sei que me aproximo de: Um local de visibilidade reduzida. Um túnel. Uma passagem estreita. Ao avistar o sinal vertical devo moderar a velocidade porque: A velocidade é controlada pelo sistema de radar. Aproximo-me de um local onde o trânsito é regulado por sinalização luminosa. Aproximo-me de uma curva perigosa. Estou a entrar numa localidade em que o limite de velocidade é 50 km/h. Ao circular neste local devo moderar a velocidade? Não, apenas estou obrigado a moderar a velocidade na curva. Não, o sinal informa a proximidade de uma curva a mais de 350 metros. Sim, o sinal indica-me a proximidade de uma curva perigosa à direita.

3 Ao encontrar este sinal, fico a saber que: A faixa de rodagem tem um estreitamento apenas do lado direito. A via de trânsito em que circulo vai deixar de existir. Existe um estreitamento da via. Após a sinalização devo moderar a velocidade, porque: O limite de velocidade é de 40 km/h. Transito num local frequentado por idosos onde o limite mínimo de velocidade é de 50 km/h. Transito num local frequentado por idosos. As 'bandas sonoras' servem apenas para assinalar a presença de uma escola ou local frequentado por crianças. Certo. Errado. Como devo comportar-me perante este sinal? Circular a velocidade especialmente moderada e estar atento ao posicionamento da cancela. Reduzir a velocidade e acender as luzes de cruzamento se a cancela estiver fechada. Reduzir a velocidade e acender as luzes de presença se a cancela estiver fechada.

4 Como devo proceder face à informação que me é dada pelo sinal vertical? Engrenar a primeira velocidade na depressão. Manter a velocidade e parar antes das lombas. Moderar especialmente a velocidade. Parar antes de cada lomba. Como devo proceder na presença deste sinal de perigo? Aumentar a velocidade e a distância de segurança. Reduzir a velocidade e a distância de segurança. Reduzir a velocidade e aumentar a distância de segurança. Como devo proceder na presença deste sinal de perigo? Aumentar a velocidade por forma a evitar o perigo. Moderar especialmente a velocidade. Parar até que o perigo passe. Como devo proceder na presença deste sinal vertical? Assinalar a presença do meu veículo. Circular junto do eixo da faixa de rodagem. Estar atento e moderar a velocidade.

5 Como devo proceder na presença deste sinal vertical? Buzinar para assinalar a minha presença. Circular à velocidade que me é permitida naquela via, mas assinalar a presença do meu veículo. Circular com especial cuidado e prudência. Como devo proceder na presença deste sinal vertical? Circular com velocidade moderada. Circular junto ao eixo da faixa de rodagem. Fazer uso das luzes de perigo. Como devo proceder na presença deste sinal vertical? Fazer uso dos sinais sonoros para alertar o condutor dos animais da minha presença. Prestar atenção e moderar especialmente a velocidade. Virar na próxima intersecção para evitar a proximidade com os animais. Como devo proceder na presença deste sinal? Aumentar a velocidade para não embaraçar o trânsito. Circular a velocidade especialmente moderada. Passar a circular do lado direito da guia.

6 Como devo proceder perante este sinal que me indica o perigo de ocorrência de queda de pedras? Circular a velocidade especialmente moderada. Circular na via de trânsito da esquerda a velocidade reduzida. Utilizar os sinais sonoros para alertar os outros condutores. Como devo proceder perante este sinal vertical? Conduzir com especial precaução, face à possibilidade de ventos fortes. Conduzir com especial precaução, por estar próxima uma curva perigosa para a direita. Reduzir a velocidade, por estar perante uma descida de inclinação acentuada. Como devo proceder perante este sinal vertical? Moderar especialmente a velocidade devido à proximidade de um troço de via com elevada intensidade de trânsito. Reduzir a velocidade e parar devido à proximidade de um troço de via onde a circulação está obstruída por veículos. Como devo proceder perante este sinal vertical? Circular com precaução porque a circulação passa a ser feita nos dois sentidos. Moderar a velocidade perante a indicação de outros perigos. Passar para a via mais à direita.

7 Como devo proceder perante o sinal de perigo colocado nesta via? Moderar a velocidade devido à aproximação de uma passagem para peões. Reduzir a velocidade devido à proximidade de bandas cromáticas. Reduzir a velocidade devido ao perigo de encontrar peões a atravessar a via. Como devo proceder perante o sinal de perigo que se encontra na via? Moderar a velocidade devido à proximidade de uma curva à direita e contracurva. Não circular a velocidade inferior à que consta no sinal. Reduzir a velocidade devido à proximidade de um troço de via com pavimento escorregadio. Como devo proceder perante o sinal vertical à minha direita? Moderar especialmente a velocidade. O pavimento pode tornarse escorregadio. Não aumentar a velocidade. Aproxima-se uma curva perigosa à direita. Reduzir a velocidade e parar. A via vai terminar num cais ou precipício. De acordo com a sinalização vertical existente neste local, sou aconselhado a circular à velocidade máxima de 40 km/h, porque me aproximo de: Uma passagem estreita. Uma via com dois sentidos de trânsito. Uma via com prioridade. Uma via de trânsito sem saída.

8 Encontro este sinal, porque me aproximo de um local: Com elevado volume de trânsito. Em obras. Onde posso encontrar vários perigos. Este sinal adverte-me de: Descida de acentuada inclinação. Pavimento escorregadio. Subida de acentuada inclinação. Este sinal adverte-me para o perigo de: Aproximação de uma lomba. Depressão. Trabalhos na estrada. Este sinal adverte-me para o perigo de: Pavimento escorregadio. Projecção de gravilha. Queda de pedras.

9 Este sinal adverte-me para o perigo de: Descida perigosa. Pavimento escorregadio. Pavimento irregular. Este sinal de perigo deve estar colocado no local exacto do troço de via em que é frequente a acção do vento lateral. Certo. Errado. Este sinal de perigo deverá estar colocado: Na aproximação da passagem de nível sem guarda. No local exacto da passagem de nível com guarda. No local exacto da passagem de nível sem guarda. Este sinal de perigo indica-me o local exacto onde se encontra uma passagem de nível sem guarda. A afirmação é falsa. A afirmação é verdadeira.

10 Este sinal é colocado: Entre 150m e 300m antes do ponto da via a que se refere. No ponto da via a que se refere. Pelo menos a 500m do ponto da via a que se refere. Este sinal é de carácter temporário. Certo. Errado. Este sinal é de: Informação. Proibição. Sinalização temporária. Este sinal é de: Informação. Sinalização temporária. Trabalhos na estrada.

11 Este sinal está colocado: Na aproximação de um desvio da minha via de trânsito. Na aproximação de uma passagem estreita. No local exacto de um desvio da faixa de rodagem. Este sinal indica a aproximação: De um troço de via em que é frequente a acção de vento lateral. De um troço de via em que há sempre vento lateral. De uma via em que é necessário utilizar as luzes de cruzamento. Este sinal indica aos condutores: Pista obrigatória para cavaleiros. Proximidade de um centro de hipismo. Proximidade de um local frequentado por cavaleiros. Este sinal indica o perigo de: Bermas baixas. Pavimento escorregadio. Projecção de gravilha.

12 Este sinal indica perigo temporário de projecção de gravilha devido a obras na via pública. Certo. Errado. Este sinal indica que a via pode ser atravessada por: Animais domésticos. Animais em rebanho. Animais selvagens. Este sinal indica que existe o risco de: Caírem pedras do precipício. Encontrar irregularidades no pavimento. Projecção de gravilha. Este sinal indica, que esta passagem de nível: É pouco iluminada. Não tem guarda. Tem guarda.

13 Este sinal indica-me a aproximação de: Uma curva. Uma descida. Uma lomba. Uma subida. Este sinal indica-me a proximidade de uma: Curva à direita e contracurva. Curva perigosa à esquerda. Sucessão de curvas perigosas, sendo a primeira à direita. Sucessão de curvas perigosas, sendo a primeira à esquerda. Este sinal indica-me que vou encontrar: Uma passagem de nível com guarda a 300 metros. Uma passagem de nível com três vias. Uma passagem de nível sem guarda a 150 metros. Este sinal indica-me que: A via pode ser atravessada por animais selvagens. Estou próximo de um jardim zoológico. O lugar é reservado à caça de animais selvagens.

14 Este sinal indica-me: Estreitamento de via. Supressão de berma. Supressão de via de trânsito. Este sinal indica: Animais sem condutor. Circulação proibida a animais. Zona de caça. Este sinal indica: Animais sem condutor. Pista obrigatória para animais. Trânsito proibido a animais. Este sinal indica: Aproximação de passagem de nível com guarda. Aproximação de passagem de nível sem guarda. Local exacto de passagem de nível com guarda.

15 Este sinal indica: Passagem de nível com guarda a 300 metros. Passagem de nível de três vias férreas. Passagem de nível sem guarda a 300 metros. Este sinal indica: Curva à direita e contracurva. Curva à esquerda e contracurva. Pavimento escorregadio. Este sinal indica: Curva à direita e contracurva. Subida de acentuada inclinação. Subida íngreme com curvas. Este sinal indica: Aproximação de passagem de nível com guarda. Aproximação de passagem de nível sem guarda. Local exacto de passagem de nível sem guarda.

16 Este sinal indica: Local de passagem de nível com duas ou mais vias. Local de passagem de nível com guarda. Local de passagem de nível sem guarda. Este sinal significa: Animais selvagens. Animais. Trânsito proibido a animais sem condutor. Este sinal significa: Cedência de passagem nos estreitamentos da faixa de rodagem. Passagem estreita. Trabalhos na via. Este sinal significa: Aproximação de uma passagem de nível com guarda. Aproximação de uma passagem de peões. Local exacto de uma passagem de nível sem guarda.

17 Este sinal significa: Aproximação de passagem de nível com guarda. Aproximação de passagem de nível sem guarda. Aproximação de uma passagem de peões. Este sinal temporário indica: Trânsito condicionado devido a obras no pavimento. Troço de via onde vou encontrar trabalhos na faixa de rodagem. Troço de via temporariamente obstruído por veículos. Este sinal vertical dá indicação aos condutores de: Proximidade de pista obrigatória para gado em manada. Trânsito proibido a veículos de tracção animal. Troço de via em que podem ser encontrados animais sem condutor. Este sinal vertical dá indicação aos condutores de: Curva à esquerda e contracurva. Passagem estreita. Trânsito nos dois sentidos.

18 Este sinal vertical indica o local exacto em que se encontram os sinais luminosos. A afirmação é falsa. A afirmação é verdadeira. Este sinal vertical indica-me: Aproximação de uma via em que devo ceder a passagem. Curva perigosa à direita. Outros perigos. Troço de via com perigo de projecção de gravilha. Este sinal vertical indica: Saída de ciclistas. Saída de condutores de veículos de duas rodas. Saída de motociclistas. Estes sinais de perigo advertem-me da existência de: Perigos temporários de gravilha na faixa de rodagem. Perigos temporários, de passagem estreita e altura reduzida. Perigos temporários, nomeadamente de trabalhos na via.

19 Estes sinais verticais devem encontrar-se colocados na proximidade de uma passagem de nível. A afirmação é falsa. A afirmação é verdadeira. Estou na presença de um sinal de perigo. Devo: Moderar a velocidade e parar se for necessário. Moderar a velocidade, porque estou no local exacto da passagem de peões. Parar, porque o sinal a isso me obriga. Estou perante um sinal de perigo que me indica: Bermas baixas. Outros perigos e bermas baixas. Outros perigos. Estou proibido de realizar a manobra de ultrapassagem neste local? Não, a sinalização não proíbe a realização da manobra. Não, o sinal indica apenas curva à direita e contracurva, não sendo necessária qualquer precaução. Sim, a manobra de ultrapassagem é proibida nas curvas de visibilidade reduzida.

20 Face ao perigo anunciado pelo sinal vertical, no local em que me encontro devo circular: A velocidade especialmente moderada. Junto ao eixo da faixa de rodagem. Utilizando as luzes de perigo. Na presença deste sinal de perigo devo circular o mais afastado possível da berma. A afirmação é falsa. A afirmação é verdadeira. Na presença deste sinal vertical devo ter o cuidado de adaptar a velocidade: À acentuada inclinação da via para a direita. Às condições de aderência do pavimento. Às condições de visibilidade. Na presença deste sinal vertical sei que me aproximo de um local onde: Devo ter especial atenção porque os peões podem não utilizar a passagem desnivelada a eles destinada. Não tenho que ter especial atenção. Vou encontrar uma passagem para peões a 300 metros.

21 Nesta situação devo moderar especialmente a velocidade devido à proximidade de uma: Descida acentuada. Descida perigosa. Subida acentuada. Nesta situação, sou alertado para um perigo que pode ter como consequência: A diminuição da distância de paragem devido à diminuição da aderência ao piso. O aumento da aderência ao piso. O aumento da distância de paragem. Neste local devo circular com velocidade moderada? Não, a sinalização existente na via apenas proíbe a manobra de ultrapassagem. Sim, o sinal vertical indica-me um troço da via com bermas baixas do lado direito. Sim, o sinal vertical indica-me um troço da via com pavimento escorregadio. Neste local devo engrenar uma mudança de força para: Uma descida perigosa. Uma subida acentuada. Uma subida perigosa.

22 Neste local devo estar especialmente atento: À projecção de gravilha. À queda de pedras. Às bermas baixas. Neste local devo moderar a velocidade porque estou na presença de um sinal de perigo que me indica: Descida acentuada durante 200 metros. Descida perigosa a uma distância de 200 metros. Subida acentuada a uma distância de 200 metros. Neste local devo moderar a velocidade porque o pavimento tem: Uma deformação côncava ou uma lomba. Uma deformação côncava. Uma lomba. Neste local devo transitar: A 50 Km/h. A pelo menos 5 metros do veículo da frente. A velocidade especialmente moderada.

23 Neste local devo: Moderar a velocidade e desviar o veículo para a via de trânsito mais à esquerda. Moderar a velocidade e evitar transitar na via de trânsito mais à direita. Moderar a velocidade. Neste local devo: Manter a velocidade até ao precipício e aí inverter o sentido de marcha. Moderar a velocidade porque a via não tem saída. Moderar especialmente a velocidade. Neste local devo: Ceder a passagem. Desviar o veículo para o lado esquerdo. Estar atento ao perigo representado pelo sinal. Neste local devo: Aumentar a distância de segurança. Moderar a velocidade e diminuir a distância de travagem. Parar, se existir menos aderência ao piso.

24 Neste local devo: Moderar a velocidade e parar se necessário, porque me aproximo de uma intersecção. Moderar a velocidade. Parar, porque estou na presença de um sinal de perigo. Neste local devo: Adaptar a velocidade. Evitar as irregularidades do pavimento, desviando o veículo para o lado esquerdo da faixa de rodagem. Parar antes da irregularidade do pavimento. Neste local devo: Moderar a velocidade e estar atento ao vento intenso do lado direito. Moderar a velocidade e estar atento ao vento intenso do lado esquerdo. Parar se estiver vento. Neste local devo: Circular com precaução. Parar na zona regulada pelo sinal.

25 Neste local é frequente: A acção de vento lateral. Encontrar o pavimento escorregadio. Que a aderência ao piso seja menor. Neste local, devo estar atento porque: Existe a possibilidade de vento lateral. Não sei que perigo irei encontrar. Sei que está vento. Neste local, devo estar especialmente atento: À descida perigosa que existe mais à frente. À indicação dada pela sinalização. À velocidade a que transito, porque sou obrigado a inverter o sentido de marcha. Neste local, devo: Reduzir a velocidade, porque me aproximo de uma curva à esquerda. Transitar com precaução e aproximar-me do eixo da faixa de rodagem. Transitar com precaução.

26 Neste local, devo: Transitar com muita precaução. Transitar com precaução e utilizar os sinais sonoros. Utilizar os sinais sonoros, assinalando assim a minha presença. Neste local, perante a sinalização, fico a saber que: A circulação pode ser temporariamente interrompida. A ponte móvel impede que os veículos sigam em frente. O piso tem pouca aderência. No local em que vou transitar: A visibilidade pode ser insuficiente. Sou obrigado a ligar as luzes de presença. Vou encontrar neve. O que devo fazer nesta situação? Aumentar um pouco a velocidade, porque a intensidade de trânsito é bastante reduzida. Parar. Transitar com precaução.

27 O que devo fazer neste local? Estar atento e ceder a passagem apenas aos peões que iniciem a travessia nos locais assinalados na faixa de rodagem. Estar atento porque podem surgir peões. Parar. O que devo fazer neste local? Moderar a velocidade, porque o sinal indica que o local tem pouca visibilidade. Moderar a velocidade. Parar, porque posso encontrar crianças. O que devo fazer perante a sinalização deste local? Adaptar a velocidade, porque posso encontrar uma situação perigosa. Moderar a velocidade e inverter o sentido de marcha, se necessário. Parar, porque não sei que perigo posso encontrar. O que devo fazer perante a sinalização? Adaptar a velocidade às circunstâncias do local. Diminuir a velocidade e parar. Moderar a velocidade e nunca parar.

28 O que devo fazer perante a sinalização? Adaptar a velocidade. Inverter o sentido de marcha. Moderar a velocidade não transitando a uma velocidade superior a 40 km/h. O que devo fazer perante o sinal de perigo? Adaptar a velocidade, porque vou encontrar grande volume de trânsito. Adaptar a velocidade, porque vou encontrar obras na via pública. Parar, porque circulo numa via que vai ter muita intensidade de trânsito. O que devo fazer perante o sinal de perigo? Adequar a velocidade porque me aproximo de uma passagem de peões. Moderar a velocidade, porque o sinal indica a presença de crianças. Parar. O que devo fazer quando encontro este sinal? Estar atento ao perigo que representa. Fazer marcha atrás. Inverter o sentido de marcha.

29 O que devo fazer, perante o sinal de perigo? Estar especialmente atento a eventuais obras que possa encontrar. Moderar a velocidade, porque o sinal indica perigos vários. Parar, porque posso encontrar bermas baixas. O que indica este sinal? Informação. Obrigação. Perigo. O que indica o sinal? Neve ou gelo. Piso escorregadio. Visibilidade insuficiente. O que indica o sinal? Local frequentado por crianças. Passagem de peões. Travessia de peões.

30 O que me indica o sinal de perigo? A presença de idosos e o limite mínimo de velocidade. O limite máximo de velocidade. Um local frequentado por idosos. O que representa o sinal de perigo? Obstrução de uma via de trânsito. Passagem estreita. Via de sentido único. O que significa o sinal de perigo? Bermas altas. Depressão. Lomba. Lombas e depressão. O que significa o sinal de perigo? Neve ou gelo. Pavimento escorregadio. Projecção de gravilha. Visibilidade insuficiente.

31 O que significa o sinal de perigo? Distância de segurança obrigatória. Troço com elevado volume de trânsito. Velocidade máxima permitida de 90 km/h. Via reservada a automóveis ligeiros. O que significa o sinal triangular: Aproximação de passagem de peões. Lugar onde só podem transitar peões. Trânsito proibido a peões. O que significa o sinal vertical superior? Intersecção com via onde circulam veículos sobre carris. Passagem de nível sem guarda. Proximidade de passagem de nível com cancelas ou barreiras. O que significa o sinal vertical? Bermas baixas do lado esquerdo. Cedência de passagem no estreitamento da via. Desvio da faixa de rodagem. Passagem estreita.

32 O que significa o sinal vertical? Acentuada depressão no pavimento. Bermas altas. Descida perigosa. Subida de inclinação acentuada. O que significa o sinal vertical? Pavimento escorregadio. Projecção de gravilha. Queda de pedras. O que significa o sinal vertical? Aproximação de uma via privada de acesso a um aeroporto. Local que pode ser sobrevoado por aviões a baixa altitude. O que significa o sinal vertical? Proximidade de aeroporto. Vento lateral forte incidindo da direita para a esquerda. Vento lateral forte incidindo da esquerda para a direita.

33 O que significa o sinal vertical? Circulação alternada. Fim de obras. Trabalhos na via. O sinal colocado à minha direita é de: Carácter temporário. Mensagem variável. Perigos vários. O sinal de cedência de passagem indica: Aproximação de uma rotunda com trânsito giratório. Obrigação de contornar a rotunda. Proibição de contornar a rotunda. O sinal de perigo alerta-me para a possibilidade de encontrar: Peões a atravessar a faixa de rodagem. Pista obrigatória para peões. Uma escola.

34 O sinal de perigo colocado à minha direita indica: A aproximação de um local onde há o perigo de queda de pedras. O local exacto da queda de pedras. O local exacto de um precipício onde caem pedras. O sinal de perigo dá indicação aos condutores: Da proximidade de sinalização luminosa. Da proximidade de uma passagem de nível. Que a sinalização luminosa não está a funcionar. O sinal de perigo deve estar colocado, na aproximação de: Um local de visibilidade insuficiente. Um túnel. Uma passagem estreita. O sinal de perigo indica que este local: É frequentado por crianças e idosos. É frequentado por crianças. Tem pouca visibilidade.

35 O sinal de perigo indica que todos os condutores devem: Inverter o sentido de marcha. Moderar a velocidade e se necessário parar. Parar. O sinal de perigo indica-me: Curva perigosa à direita. Que devo passar para a via de trânsito mais à direita no próximo entroncamento. O sinal de perigo indica-me: Estreitamento da via com a configuração constante no sinal. Proximidade de curva perigosa à direita. Que o trânsito se faz nos dois sentidos. O sinal de perigo indica: Caminho obrigatório para peões. Trabalhos na via. Travessia de peões.

36 O sinal de perigo indica: Aproximação de sinalização luminosa. Aproximação de via de sentido reversível. Perigos vários. O sinal de perigo indica: A localização de uma passagem de peões. Proximidade de bermas baixas na via. Um troço de via com uma lomba no pavimento. O sinal de perigo indica: Curva à direita com contracurva. Curva à direita. Curva à esquerda e contracurva. O sinal de perigo indica: Cedência de passagem no estreitamento da faixa de rodagem. Desvio na faixa de rodagem. Estreitamento da faixa de rodagem.

37 O sinal de perigo indica: Descida perigosa. Via que termina num cais ou precipício. Via sem saída. O sinal de perigo indica: Cais ou precipício. Descida perigosa. Rua sem saída. O sinal de perigo indica: A aproximação de uma intersecção. O local exacto da sinalização luminosa. Sinalização luminosa. O sinal de perigo indica: Congestionamento. Obstáculos ocasionais na via pública. Via obstruída.

38 O sinal de perigo indica: Obras na via pública. Outros perigos. Proibição de ultrapassar. O sinal de perigo indica: Que me aproximo de um troço de via com bermas baixas. Que o local onde me encontro tem bermas baixas. Que saí de um local com bermas baixas. O sinal de perigo indica: Curva à direita e contracurva. Curva à direita. Curva perigosa à esquerda. O sinal de perigo indica: Uma descida acentuada. Uma subida acentuada. Uma subida perigosa.

39 O sinal de perigo pode representar: Congestionamento de trânsito. Obstáculos ocasionais na via pública. Perigos vários. O sinal de perigo que se encontra na via indica: A existência de uma curva perigosa à direita. Nesta situação devo moderar a velocidade. Proximidade de um troço de via em que é frequente a acção de vento lateral com a orientação indicada no sinal. O sinal de perigo significa: Local onde só podem transitar peões. Trânsito proibido a peões. Travessia de peões. O sinal de perigo significa: Local frequentado por crianças. Proibida a passagem de crianças. Travessia de peões.

40 O sinal de perigo significa: Chuva. Neve ou gelo. Visibilidade insuficiente. O sinal de perigo significa: Crianças. Escola. Visibilidade insuficiente. O sinal de perigo, não poderá estar colocado a menos de: 150 metros. 200 metros. 300 metros. O sinal indica a aproximação de: Cavaleiros. Escola de equitação. Hipódromo.

41 O sinal indica a existência de um local: De entrada ou atravessamento de cavaleiros na faixa de rodagem. Destinado à circulação de cavaleiros. Onde os cavaleiros estão proibidos de atravessar a faixa de rodagem. O sinal indica aproximação de: Depressão no pavimento. Lomba no pavimento. Lomba ou depressão no pavimento. O sinal indica que na faixa de rodagem onde transito: Existe uma pista reservada a ciclistas. Existe uma saída para ciclomotores. Podem existir velocípedes a entrar na via. O sinal indica que na via em que transito posso encontrar: Animais com condutor. Animais selvagens. Animais sem condutor.

42 O sinal indica que vou transitar num local frequentado por: Idosos e crianças. Idosos. Pessoas portadoras de deficiência. O sinal indica-me a aproximação de: Um local frequentado por idosos. Uma passadeira destinada à travessia de idosos. Uma via destinada exclusivamente ao trânsito de idosos. O sinal indica-me que a via: Não tem saída. Tem uma ponte móvel. Termina num cais ou precipício. O sinal indica: Pista obrigatória para ciclistas. Saída de ciclistas. Trânsito proibido a ciclistas.

43 O sinal indica: Saída de ciclistas. Trânsito proibido a ciclistas. Via reservada a ciclistas. O sinal indica: Pavimento em mau estado. Piso escorregadio. Ponte móvel. O sinal indica: Curva perigosa à esquerda. Desvio. Estreitamento da faixa de rodagem. O sinal indica: Bermas baixas temporariamente. Obras na via pública que ocasionam um desvio. Trânsito temporariamente congestionado.

44 O sinal indica: Caminho para ciclistas. Pista obrigatória para ciclistas. Saída de ciclistas. O sinal indica: Aproximação de uma sucessão de curvas, sendo a primeira à direita. Aproximação de uma sucessão de curvas, sendo a primeira à esquerda. Curva à direita, no local exacto em que me encontro. O sinal indica: Ponte móvel. Vento lateral. Visibilidade insuficiente. O sinal indica: Pista de aviação. Ponte móvel. Sinalização luminosa.

45 O sinal indica: Que o local onde transito é sobrevoado a baixa altitude. Um local sobrevoado a baixa altitude, a 200 metros. Uma pista de aviação numa extensão de 200 metros. O sinal indica: Aproximação de passagem de peões. Local frequentado por crianças. Local frequentado por idosos. O sinal indica: Depressão. Lomba ou depressão. Lomba. O sinal indica: Bermas baixas. Projecção de gravilha. Queda de pedras.

46 O sinal que se encontra nesta via pública indica a proximidade de: Um troço de via onde podem ser encontrados animais sem condutor. Uma passagem de nível com guarda. Uma passagem de nível sem guarda. O sinal que se encontra nesta via pública indica-me: Curva perigosa à direita. Descida de inclinação acentuada. Subida de inclinação acentuada. O sinal que se encontra nesta via, indica aos condutores: Proximidade de uma ponte móvel. Que a ponte móvel se encontra levantada. Que a via pública não tem saída para veículos. O sinal representa: Animais selvagens. Animais sem condutor. Cavaleiros.

47 O sinal representa: Bermas baixas. Cais ou precipício. Queda de pedras. O sinal representa: Curva à direita e contracurva. Curva à direita. Curva à esquerda e contracurva. O sinal triangular adverte-me para a aproximação de: Um local frequentado por crianças. Uma passagem para peões. Uma via destinada exclusivamente ao trânsito de peões. O sinal triangular indica aos condutores: Curva à esquerda e contracurva. Óleo na via pública. Pavimento escorregadio.

48 O sinal triangular indica-me que: O trânsito passa a efectuar-se nos dois sentidos. O trânsito passa a efectuar-se num só sentido. Tenho prioridade nas passagens estreitas. O sinal triangular indica: Aproximação de uma passagem estreita. Que o trânsito passa a fazer-se nos dois sentidos. Sentidos obrigatórios. O sinal triangular indica: Que me aproximo de um túnel. Que no túnel é obrigatório transitar com as luzes de cruzamento ligadas. Que o trânsito passa a fazer-se nos dois sentidos. O sinal triangular que se encontra na via indica-me: Estreitamento da via com a configuração constante do sinal. Que no estreitamento da via devo ceder a passagem aos veículos que transitem em sentido contrário. Que tenho prioridade nos estreitamentos da faixa de rodagem.

49 O sinal vertical dá indicação aos condutores de: Pavimento com precárias condições de aderência e risco de hidroplanagem. Piso molhado ou enlameado. Troço de via em que existe o risco de projecção de gravilha. O sinal vertical de forma triangular é utilizado para avisar os condutores: Da existência de vários perigos. De elevado volume de trânsito. De piso escorregadio. De que a via está obstruída por veículos acidentados. O sinal vertical indica a proximidade de um troço de via com: Bermas baixas e risco de capotar. Congestionamento. Obstrução da via. O sinal vertical indica aos condutores a proximidade de um troço de via: Com descida perigosa em que existe o risco de despiste. Em que o pavimento pode tornar-se escorregadio. Onde a circulação se encontra obstruída por veículos.

50 O sinal vertical indica aos condutores: Proximidade de um parque natural. Proximidade de uma reserva natural. Que a via pode ser atravessada por animais selvagens. O sinal vertical indica-me a aproximação de: Um cemitério. Um hospital. Uma passagem de nível com guarda. Uma passagem desnivelada para peões. O sinal vertical indica-me a proximidade de um troço de via pública: Em que é frequente o aparecimento de nevoeiro. Em que pode existir o risco de projecção de gravilha ou pequenas pedras. Onde podem existir condições ambientais que tornem a visibilidade insuficiente. O sinal vertical indica-me a proximidade de: Bermas baixas. Lomba. Passagem estreita.

51 O sinal vertical indica-me que, a partir do local em que se encontra colocado, a via passa a ter: Dois sentidos de trânsito. Duas faixas de rodagem. Duas filas de trânsito em cada sentido. Duas filas de trânsito no mesmo sentido. O sinal vertical indica-me que: A circulação deixa de realizar-se com duas vias de trânsito em cada sentido. Me aproximo de uma passagem estreita. O trânsito passa a efectuar-se nos dois sentidos. O sinal vertical indica-me: Que tenho prioridade no próximo estreitamento da via pública. Um alargamento da via pública. Um estreitamento da via pública. O sinal vertical indica-me: Bermas baixas. Curva perigosa à direita. Resíduos no pavimento que podem provocar despiste.

52 O sinal vertical que se encontra na via indica-me: O desenvolvimento de um troço em curva. Pavimento escorregadio. Que posso encontrar veículos a circular em excesso de velocidade em sentido contrário. O sinal vertical que se encontra na via indica: Fim da pista obrigatória para cavaleiros. Proximidade de um local frequentado por cavaleiros. Trânsito proibido a cavaleiros. O sinal vertical que se encontra na via pública indicame: A proximidade de uma passagem de peões. A proximidade de uma pista obrigatória para peões. Que estou a circular num local frequentado por crianças. O sinal vertical que se encontra nesta via indica: Circulação numa via reservada a veículos automóveis. Local onde é autorizado o estacionamento na berma. Proximidade de um troço de via com elevado volume de trânsito.

53 O sinal vertical que se encontra nesta via pública: Apenas interessa aos condutores que circulam em sentido contrário devido à configuração da via onde circulam. Indica proximidade de uma passagem estreita. Indica que o trânsito passa de duas para apenas uma via de trânsito. O sinal vertical triangular de fundo branco indica-me: A existência de baias direccionais. A existência de uma curva perigosa à esquerda. Proibição de efectuar a manobra de inversão do sentido de marcha. O sinal vertical triangular de fundo branco na via de trânsito, indica-me a proximidade de: Uma depressão. Uma lomba ou depressão. Uma passagem superior. O sinal vertical triangular indica: Estreitamento da via com a configuração do sinal. Passagem desnivelada para peões. Proximidade de lomba no pavimento.

54 Os sinais de perigo têm fundo amarelo porque: São de confirmação. São de regulamentação. São sinalização temporária. Perante a sinalização devo moderar a velocidade, e: Parar antes da descida que se encontra a uma distância de 200 metros. Utilizar apenas o travão de serviço porque a descida é perigosa. Utilizar o motor como auxiliar do travão. Perante a sinalização devo: Parar. Reduzir a velocidade e travar antes da lomba. Seguir atentamente e moderar a velocidade. Perante a sinalização devo: Estar especialmente atento. Inverter o sentido de marcha antes do sinal. Parar imediatamente.

55 Perante a sinalização existente neste local devo: Adaptar a velocidade. Aumentar a distância de reacção. Diminuir a distância de paragem. Perante a sinalização, como devo proceder para circular em segurança? Adoptar uma velocidade especialmente moderada. Aumentar a pressão dos pneus para reduzir o efeito das irregularidades do pavimento. Circular em marcha lenta e, se possível, em primeira velocidade. Reduzir a velocidade e circular pelo centro da faixa de rodagem. Perante esta sinalização devo: Estar atento apenas à intersecção que se aproxima. Estar especialmente atento. Moderar a velocidade, porque o sinal luminoso me obriga a parar. Perante este sinal de perigo, devo: Aproximar o meu veículo do eixo da faixa de rodagem. Moderar a velocidade e aproximar o meu veículo do eixo da faixa de rodagem. Moderar a velocidade.

56 Perante este sinal devo: Manter a velocidade. Reduzir a velocidade. Ultrapassar o veículo da frente. Perante este sinal devo: Circular com velocidade adaptada às características da via. Circular o mais próximo possível do eixo da faixa de rodagem. Perante este sinal devo: Adaptar a velocidade e estar atento à aproximação de uma passagem de peões. Parar sempre. Transitar com precaução, porque o sinal me indica um local frequentado por crianças. Perante este sinal estou obrigado a moderar a velocidade do meu veículo. Concorda com esta afirmação? Não. Sim.

57 Perante este sinal sei que: Estou próximo de um local frequentado por ciclistas. Vou encontrar uma passagem para ciclistas. Vou encontrar uma pista reservada a ciclistas. Perante este sinal um condutor deve: Moderar a velocidade devido ao perigo da via poder ser atravessada por animais selvagens. Moderar a velocidade devido ao perigo de encontrar animais sem condutor na via pública. Saber que vai entrar numa zona em que os condutores de gado em manada são obrigados a transitar numa pista reservada. Perante este sinal vertical devo ter a preocupação de adaptar a velocidade de circulação: À inclinação da via. Às condições ambientais adversas. Às condições de aderência do piso. Às condições de visibilidade reduzida. Perante este sinal vertical, devo: Manter o limite máximo de velocidade permitido para esta via. Moderar especialmente a velocidade. Transitar em marcha lenta por estar próximo um troço da via pública obstruída por veículos.

58 Perante este sinal: Devo ceder a passagem no estreitamento da via. Devo circular a velocidade especialmente moderada. Devo passar primeiro no estreitamento da via. Perante o sinal de perigo devo transitar com precaução, porque: A via é estreita. Aproximo-me de um lugar frequentado por idosos. Vou encontrar passagens assinaladas para a travessia de peões. Perante o sinal de perigo devo: Moderar a velocidade e transitar fora da faixa de rodagem. Transitar com especial prudência. Transitar no eixo da faixa de rodagem, para me desviar das pedras. Perante o sinal de perigo devo: Aproximar o veículo do eixo da faixa de rodagem. Transitar com precaução no eixo da faixa de rodagem. Transitar com precaução.

59 Perante o sinal de perigo devo: Adaptar a minha condução ao perigo representado pelo sinal. Aumentar um pouco a velocidade antes da curva. Moderar a velocidade e aproximar o veículo do eixo da faixa de rodagem. Perante o sinal de perigo devo: Moderar a velocidade e desviar o meu veículo para a esquerda. Moderar a velocidade e desviar o veículo para o eixo da faixa de rodagem. Moderar a velocidade. Perante o sinal de perigo, é necessário: Adaptar a condução às condições adversas que possam surgir. Ligar as luzes de nevoeiro, porque a visibilidade pode ser menor. Parar, porque a neve torna o piso escorregadio. Perante o sinal de perigo, fico a saber: Que o trânsito se faz nos dois sentidos e que vou transitar num túnel. Que o trânsito se faz nos dois sentidos. Que vou transitar num túnel.

60 Perante o sinal de perigo: A velocidade deve ser moderada e a utilização das luzes é obrigatória. A velocidade deve ser moderada e a utilização das luzes não é permitida. A velocidade deve ser moderada. Perante o sinal de perigo: Devo inverter o sentido de marcha, não arriscando assim encontrar animais selvagens. Devo inverter o sentido de marcha, não arriscando assim encontrar animais sem condutor. Devo moderar a velocidade. Perante o sinal devo: Aumentar a velocidade, porque circulo numa recta. Buzinar e prosseguir a marcha. Prestar especial atenção e moderar a velocidade. Perante o sinal devo: Avançar, porque o sinal está verde. Moderar a velocidade face à aproximação da sinalização luminosa. Parar, porque o sinal está vermelho.

61 Perante o sinal devo: Parar e aguardar a descida da ponte móvel. Parar e aguardar pelo barco de transporte de automóveis. Tomar as devidas precauções, pois estou à beira do cais. Perante o sinal devo: Ligar as luzes de nevoeiro. Moderar a velocidade e ligar as luzes de cruzamento. Moderar a velocidade. Perante o sinal devo: Ceder a passagem aos ciclistas. Parar, se encontrar ciclistas. Transitar com precaução, porque posso encontrar ciclistas. Perante o sinal devo: Parar antes do sinal, para me certificar que não há animais no local. Transitar com precaução especial. Utilizar os sinais sonoros, para que os animais não ocupem a faixa de rodagem.

62 Perante o sinal devo: Moderar a velocidade e parar antes de cada irregularidade. Moderar a velocidade. Parar antes de cada irregularidade. Perante o sinal devo: Engrenar a mudança adequada à inclinação da via. Parar, antes da descida. Preparar o veículo para a descida. Perante o sinal que se encontra na via devo: Moderar a velocidade porque me aproximo de uma passagem de nível localizada a 300 metros. Reduzir a velocidade devido à proximidade de um entroncamento em que transitam veículos pesados. Perante o sinal vertical que procedimentos devo adoptar? Segurar o volante com firmeza e, se necessário, compensar a força do vento virando o volante para o lado de onde o vento sopra. Segurar o volante com suavidade. Virar o volante para o lado contrário ao da incidência do vento.

63 Perante o sinal vertical que se encontra na via pública devo tomar alguma precaução? Não, o trânsito passa a ser feito apenas num só sentido. Sim, aproxima-se um estreitamento da via com a configuração igual à do sinal. Sim, dado que não tenho prioridade no próximo entroncamento. Perante o sinal vertical que se encontra na via, fico a saber: Que a ponte móvel se encontra levantada e que circulação se encontra temporarimente interrompida. Que a via onde circulo vai terminar num cais ou precipício. Que me aproximo de um local onde existe uma ponte móvel. Perante o sinal vertical que se encontra nesta via pública estou obrigado a moderar a velocidade? Não, apenas estou obrigado a moderar a velocidade nas descidas de inclinação acentuada. Não, apenas estou obrigado a moderar a velocidade sempre que exista grande intensidade de trânsito. Sim, estou obrigado a moderar a velocidade em todos os locais com sinais de perigo. Perante qualquer sinal de perigo estou obrigado a moderar a velocidade do meu veículo? Não. Sim.

64 Posso circular na via pública onde se encontra o sinal vertical? Não, é uma via exclusiva para cavaleiros. Não, o sinal indica-me saída de cavaleiros. Sim, com velocidade moderada. Posso ultrapassar? Não. Sim, desde que sinalize correctamente a manobra. Sim, porque não existe sinalização a proibir a manobra. Pratico infracção ao Código da Estrada caso não modere especialmente a velocidade nesta via pública? Não, o Código da Estrada não prevê qualquer sanção para este comportamento. Não, o sinal indica-me apenas que a via com prioridade muda de direcção à esquerda. Sim, o sinal de perigo indica-me a existência de uma curva perigosa à esquerda. Qual a indicação dada pelo sinal de perigo? Bermas baixas. Obstrução de via. Queda de pedras.

65 Qual a indicação que este sinal dá aos condutores? Obstrução da via. Outros perigos. Trabalhos na via. Qual a indicação que este sinal vertical dá aos condutores? Existência de curva perigosa à direita. Que a via com prioridade muda de direcção à direita. Qual a indicação que este sinal vertical dá aos condutores? Local frequentado por cavaleiros. Pista obrigatória para cavaleiros. Trânsito proibido a cavaleiros. Qual a indicação que o sinal vertical dá aos condutores? Proximidade de um local onde se encontram veículos estacionados na berma. Um estreitamento da via e que devem utilizar parte da berma. Um troço de via com bermas baixas do lado direito.

66 Qual a indicação que o sinal vertical dá aos condutores? Que a via pode ser atravessada por animais selvagens. Sinalização de zona de caça. Troço de via onde podem ser encontrados animais sem condutor. Qual a indicação que o sinal vertical dá aos condutores? Aconselha a circular ao centro da faixa de rodagem. Bermas baixas dos dois lados da faixa de rodagem. Proximidade de uma lomba no pavimento. Qual a indicação que o sinal vertical triangular dá aos condutores? A existência de trabalhos na via e a configuração do desvio de itinerário. A proximidade de uma sucessão de curvas perigosas, sendo a primeira à direita. Curva à esquerda e contracurva. Qual a indicação que o sinal vertical triangular dá aos condutores? Aproximação de uma passagem de peões. Informa os condutores da localização de uma passagem para peões desnivelada. Que podem ser encontrados peões a atravessar a faixa de rodagem.

67 Qual a indicação que o sinal vertical triangular dá aos condutores? Início de uma pista obrigatória para peões. Proximidade de um local frequentado por crianças. Trânsito proibido a peões. Qual o perigo indicado por este sinal? Bermas baixas. Projecção de gravilha. Queda de pedras. Qual o significado deste sinal? Animais selvagens. Gado em manada. Local reservado à caça de animais selvagens. Qual o significado do sinal de perigo? Passagem estreita. Supressão da via da direita. Velocidade máxima recomendada. Velocidade mínima recomendada.

68 Qual o significado do sinal de perigo? Depressão. Lomba ou depressão. Lomba. Qual o significado do sinal vertical? Curva à esquerda e contracurva. Indica o sentido obrigatório possível. Obrigação de seguir no sentido indicado pela seta. Qual o significado do sinal vertical? Aproximação de pista obrigatória para ciclistas. Saída de ciclistas. Trânsito proibido a ciclistas. Via reservada a veículos de duas rodas. Qual o significado do sinal vertical? Descida de inclinação acentuada. Pavimento escorregadio. Pavimento irregular. Subida de inclinação acentuada.

69 Qual o significado do sinal vertical? Condições atmosféricas adversas. Neve ou gelo. Pavimento escorregadio. Visibilidade reduzida. Qual o significado do sinal vertical? Animais sem condutor. Entrada em zona de pastagem. Início de reserva natural. Pista para gado em manada. Qual o significado do sinal vertical? Intersecção com via onde circulam automóveis pesados. Passagem de nível com cancelas ou barreiras. Passagem de nível com guarda. Passagem de nível sem guarda. Que indicação me dá o sinal vertical? Local frequentado por condutores de veículos de duas rodas. Obrigatoriedade de ceder a passagem aos ciclistas. Proximidade de local frequentemente utilizado por ciclistas.

70 Que indicação me dá o sinal vertical? Indica-me um troço de via com bermas baixas. Que a circulação passa a fazer-se apenas num só sentido. Que vou entrar numa via reservada a veículos automóveis. Que manobra(s) estou proibido de realizar até encontrar este sinal? Inversão do sentido de marcha. Mudança de direcção. Paragem e estacionamento. Ultrapassagem. Que significado tem o sinal de perigo? Estreitamento da faixa de rodagem. Túnel. Visibilidade reduzida. Que significado tem o sinal vertical? Indicação de um local frequentado por trabalhadores agrícolas. Proximidade de via sem saída devido a obras no local. Trabalhos na via.

71 Regra geral, a situação de perigo para a qual este sinal me adverte, encontra-se: Entre 100 a 250 metros do sinal. Entre 150 a 300 metros do sinal. Entre 25 a 50 metros do sinal. Sempre que vejo este sinal, sei que vou encontrar: Um local frequentado por crianças. Uma escola. Uma passagem de peões. Sou advertido(a) para a situação de perigo que: Irá manter-se numa extensão de 1,3 km. Se encontra a 1,45 km. Tem início dentro de 1,3 km. Um destes sinais verticais indica que existem obras no local? Não. Estes sinais apenas me indicam que existem algumas alterações no trânsito. Sim, ambos os sinais. Sim.

72 Uma descida perigosa com 8% de inclinação significa que: Em cada 100 metros percorridos descemos 8 metros. Em cada 100 metros percorridos descemos 80 metros. Em cada quilómetro percorrido descemos 8 metros.

Este sinal indica: Este sinal indica:

Este sinal indica: Este sinal indica: Teste n.º 2 Tema I Sinais de perigo 1 Este sinal indica: nimais sem condutor. irculação proibida a animais. Zona de caça. 2 Este sinal indica: urva à direita e contracurva. urva à esquerda e contracurva.

Leia mais

Sinais de Perigo. Assim quando encontrar algum destes sinais, o condutor deverá circular com velocidade especialmente moderada. A1a - Curva à direita

Sinais de Perigo. Assim quando encontrar algum destes sinais, o condutor deverá circular com velocidade especialmente moderada. A1a - Curva à direita Sinais de Perigo Os sinais de perigo indicam a existência ou a possibilidade de aparecimento de condições particularmente perigosas para o trânsito que imponham especial atenção e prudência ao condutor.

Leia mais

A sinalização desta via pública, informa-me que circulo: Na auto-estrada A25. Na estrada nacional A25. Na estrada nacional N16.

A sinalização desta via pública, informa-me que circulo: Na auto-estrada A25. Na estrada nacional A25. Na estrada nacional N16. A referência IC 17, colocada na sinalização indica: Que circulo no itinerário complementar nº 17. Que faltam 17 kms para o início da A1. Que me encontro no km 17, da via em que circulo. A sinalização com

Leia mais

Escola De Condução Segura Frente praça de palmarejo Tel: Móvel Teste nº 1

Escola De Condução Segura Frente praça de palmarejo Tel: Móvel Teste nº 1 Teste nº 1 B C A D E Observe os sinais A, B e C. Qual deles é classificado como sendo de perigo? 61- Todos 62- Apenas o sinal B 63- Nenhum 64- O sinal B e o sinal C Como devem proceder os condutores na

Leia mais

A cor verde do sinal à minha direita indica-me que circulo: Num itinerário principal. Numa auto-estrada. Numa estrada nacional.

A cor verde do sinal à minha direita indica-me que circulo: Num itinerário principal. Numa auto-estrada. Numa estrada nacional. A cor verde do sinal à minha direita indica-me que circulo: Num itinerário principal. Numa auto-estrada. Numa estrada nacional. À distância de 300 metros vou encontrar um posto de abastecimento de combustível

Leia mais

A partir da sinalização vertical posso inverter o sentido de marcha? Não. Sim.

A partir da sinalização vertical posso inverter o sentido de marcha? Não. Sim. A partir da sinalização vertical posso inverter o sentido de marcha? Não. Sim. A velocidade a que devo circular neste local é: 40 Km/h. 50 Km/h. A que for mais aconselhável perante estas condições. A velocidade

Leia mais

A faixa de rodagem está dividida por uma linha descontínua. Estou correctamente posicionado se estiver a efectuar uma ultrapassagem. Certo. Errado.

A faixa de rodagem está dividida por uma linha descontínua. Estou correctamente posicionado se estiver a efectuar uma ultrapassagem. Certo. Errado. A faixa de rodagem está dividida por uma linha descontínua. Estou correctamente posicionado se estiver a efectuar uma ultrapassagem. Certo. Errado. A faixa de rodagem está dividida por uma linha descontínua.

Leia mais

A condução nocturna deve influenciar a velocidade? Não, porque a utilização das luzes é obrigatória. Sim, mas apenas dentro das localidades. Sim.

A condução nocturna deve influenciar a velocidade? Não, porque a utilização das luzes é obrigatória. Sim, mas apenas dentro das localidades. Sim. A condução nocturna deve influenciar a velocidade? Não, porque a utilização das luzes é obrigatória. Sim, mas apenas dentro das localidades. Sim. A diminuição da aderência provoca o aumento da distância

Leia mais

A sinalização presente indica: Fim da estrada com prioridade. Mudança de direcção da via com prioridade. Proximidade de um cruzamento.

A sinalização presente indica: Fim da estrada com prioridade. Mudança de direcção da via com prioridade. Proximidade de um cruzamento. A referência IC 17, colocada na sinalização indica: Que circulo no itinerário complementar nº 17. Que faltam 17 kms para o início da A1. Que me encontro no km 17, da via em que circulo. A sinalização presente

Leia mais

Ao descrever uma curva devo ter maior cuidado em manobrar o meu veículo? Certo. Errado.

Ao descrever uma curva devo ter maior cuidado em manobrar o meu veículo? Certo. Errado. Ao descrever uma curva devo ter maior cuidado em manobrar o meu veículo? Circulo numa via com prioridade. Devo ceder a passagem aos veículos que se encontram à minha direita? Não. Sim. Circulo numa via

Leia mais

Este sinal é de: Este sinal é de:

Este sinal é de: Este sinal é de: Teste n.º 2 Tema I Sinais de Indicação 1 Este sinal é de: Indicação. Perigo. Pré-sinalização. 2 Este sinal é de: Indicação. Proibição. Regulamentação. 3 O sinal complementar indica-me a aproximação de

Leia mais

A aquaplanagem pode ocorrer: Apenas com pneus lisos. Se eu não adaptar a velocidade às condições do piso.

A aquaplanagem pode ocorrer: Apenas com pneus lisos. Se eu não adaptar a velocidade às condições do piso. A aquaplanagem pode ocorrer: Apenas com pneus lisos. Se eu não adaptar a velocidade às condições do piso. A aquaplanagem, regra geral, é provocada por: Água. Óleo na estrada. Qualquer substância que se

Leia mais

SINALIZAÇÃO RODOVIÁRIA

SINALIZAÇÃO RODOVIÁRIA SINALIZAÇÃO RODOVIÁRIA Regulamentação e Cedência de Passagem Sinalização Vertical - Sinalização Temporária - Painéis Desvio Sinalização Temporária - Outros Painéis Temporários Sinais de Indicação e Informação

Leia mais

Teste n.º 3 Tema V. Vias de trânsito, condições ambientais adversas

Teste n.º 3 Tema V. Vias de trânsito, condições ambientais adversas Teste n.º 3 Tema V Vias de trânsito, condições ambientais adversas 1 O que se entende por via de trânsito? Via de comunicação terrestre do domínio privado aberta ao trânsito público. Via de tráfego resultante

Leia mais

A manobra de inversão do sentido de marcha é permitida neste local?

A manobra de inversão do sentido de marcha é permitida neste local? A manobra de inversão do sentido de marcha é permitida neste local? Não, a sinalização existente na via não me permite efectuar a manobra. Sim, a sinalização existente na via permite-me efectuar a manobra.

Leia mais

A condução do meu veículo com estas condições climatéricas: Deve ser feita com especial cuidado. Deve ser feita como normalmente.

A condução do meu veículo com estas condições climatéricas: Deve ser feita com especial cuidado. Deve ser feita como normalmente. A circulação neste tipo de via de características urbanas e com trânsito intenso implica o reconhecimento por parte do condutor que: A condução pode tornar-se monótona. O ambiente rodoviário é mais estável

Leia mais

A distância de segurança deve ser sempre a que me permita imobilizar o ciclomotor sem perigo de acidente. Certo. Errado.

A distância de segurança deve ser sempre a que me permita imobilizar o ciclomotor sem perigo de acidente. Certo. Errado. A distância de segurança deve ser sempre a que me permita imobilizar o ciclomotor sem perigo de acidente. A distância que devo guardar do ciclomotor depende: Da idade do veículo. Da potência do meu veículo.

Leia mais

1 Instituo da Mobilidade e dos Transportes - Questões de Exames de Condutores

1 Instituo da Mobilidade e dos Transportes - Questões de Exames de Condutores Circulo numa via não urbana. Qual a velocidade máxima a que pode circular o veículo à minha frente? a) 70 km/h. b) 80 km/h. c) 90 km/h. d) 100 km/h. Ao circular nesta via pública com um automóvel pesado

Leia mais

Teste n.º 5 Tema III e IV. Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões

Teste n.º 5 Tema III e IV. Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões Teste n.º 5 Tema III e IV Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões 1 Nesta situação, devo estar especialmente atento: À existência de veículos imobilizados na faixa de rodagem. À presença

Leia mais

A condução do meu veículo com estas condições climatéricas: Deve ser feita com especial cuidado. Deve ser feita como normalmente.

A condução do meu veículo com estas condições climatéricas: Deve ser feita com especial cuidado. Deve ser feita como normalmente. A circulação neste tipo de via de características urbanas e com trânsito intenso implica o reconhecimento por parte do condutor que: A condução pode tornar-se monótona. O ambiente rodoviário é mais estável

Leia mais

A linha descontínua marcada no pavimento permiteme pisá-la ou transpô-la, apenas para efectuar manobras. Certo. Errado.

A linha descontínua marcada no pavimento permiteme pisá-la ou transpô-la, apenas para efectuar manobras. Certo. Errado. A linha descontínua marcada no pavimento permiteme pisá-la ou transpô-la, apenas para efectuar manobras. Certo. Errado. A luz amarela intermitente obriga-me a avançar: Com especial precaução Rapidamente.

Leia mais

A indicação dada pelo sinal de mensagem variável:

A indicação dada pelo sinal de mensagem variável: Teste n.º 1 Tema I Sinais de proibição 1 indicação dada pelo sinal de mensagem variável: Não tem qualquer valor. Tem carácter facultativo. Tem carácter obrigatório. 2 proibição de transitar, imposta pelo

Leia mais

Teste n.º 7 Tema III e IV Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões

Teste n.º 7 Tema III e IV Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões Teste n.º 7 Tema III e IV Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões 1 O veículo longo que segue à minha frente é obrigado a circular sempre com as luzes de cruzamento acesas? Não. Só

Leia mais

A cor verde do sinal à minha direita indica-me que circulo: A distância indicada no sinal de aproximação de saída é relativa:

A cor verde do sinal à minha direita indica-me que circulo: A distância indicada no sinal de aproximação de saída é relativa: Teste n.º 1 Tema I Sinais de Indicação 1 cor verde do sinal à minha direita indica-me que circulo: Num itinerário principal. Numa autoestrada. Numa estrada nacional. 2 distância indicada no sinal de aproximação

Leia mais

A distância mínima permitida para parar ou estacionar para trás da paragem de eléctricos é de: 3 metros 5 metros 6 metros

A distância mínima permitida para parar ou estacionar para trás da paragem de eléctricos é de: 3 metros 5 metros 6 metros A distância mínima permitida para parar ou estacionar para trás da paragem de eléctricos é de: 3 metros 5 metros 6 metros A manobra do veículo à minha frente deve ser realizada: Lentamente e no menor trajecto

Leia mais

A ambulância deve: A ambulância deve:

A ambulância deve: A ambulância deve: Teste n.º 1 Tema I edências de Passagem 1 ambulância deve: vançar, mas apenas se assinalar a marcha de urgência. vançar. eder-me a passagem. 2 ambulância deve: vançar. eder a passagem apenas ao meu veículo.

Leia mais

Nesta situação posso inverter o sentido de marcha? Nesta situação, devo: A via de trânsito à minha esquerda pode ser utilizada por condutores que:

Nesta situação posso inverter o sentido de marcha? Nesta situação, devo: A via de trânsito à minha esquerda pode ser utilizada por condutores que: Teste n.º 3 Tema I Outras Manobras 1 Nesta situação posso inverter o sentido de marcha? Não posso. Posso, se acender os ' máximos'. Posso, se buzinar ao mesmo tempo. 2 Nesta situação, devo: Mudar de direção.

Leia mais

ALGUNS INDICADORES PARA CARACTERIZAÇÃO DA ENVOLVENTE RODOVIÁRIA JUNTO DE ESCOLAS

ALGUNS INDICADORES PARA CARACTERIZAÇÃO DA ENVOLVENTE RODOVIÁRIA JUNTO DE ESCOLAS ALGUNS INDICADORES PARA CARACTERIZAÇÃO DA ENVOLVENTE RODOVIÁRIA JUNTO DE ESCOLAS INTRODUÇÃO A segurança rodoviária diária das crianças e dos jovens depende de todos nós. Por isso, está também nas suas

Leia mais

Teste n.º 2 Tema III e IV. Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões

Teste n.º 2 Tema III e IV. Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões Teste n.º 2 Tema III e IV Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões 1 o entrar neste túnel devo utilizar: s luzes de cruzamento porque o sinal obriga e vou entrar num túnel. s luzes de

Leia mais

Neste entroncamento, devo: Neste entroncamento, o condutor do velocípede deve ceder a passagem, porque:

Neste entroncamento, devo: Neste entroncamento, o condutor do velocípede deve ceder a passagem, porque: Teste n.º 4 Tema I edências de Passagem 1 Neste entroncamento, devo: vançar em primeiro lugar. eder a passagem ao veículo branco. Parar obrigatoriamente. 2 Neste entroncamento, o condutor do velocípede

Leia mais

CIRCULAÇÃO. O transporte de carga numa bicicleta só pode fazer-se em reboque ou caixa de carga.

CIRCULAÇÃO. O transporte de carga numa bicicleta só pode fazer-se em reboque ou caixa de carga. BREVE GUIA CIRCULAÇÃO As bicicletas podem transportar passageiros, desde que estejam equipadas com um reboque ou uma cadeira devidamente homologados para esse efeito. O transporte de carga numa bicicleta

Leia mais

Teste n.º 8 Tema III e IV Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões

Teste n.º 8 Tema III e IV Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões Teste n.º 8 Tema III e IV Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões 1 Quando, de noite, me aproximo de uma passagem de nível fechada, posso ligar as luzes de estrada? Não. Sim, desde

Leia mais

Perceção do Risco Pretende-se com este módulo melhorar as seguintes capacidades dos candidatos a condutor: - Identificar com antecedência situações de

Perceção do Risco Pretende-se com este módulo melhorar as seguintes capacidades dos candidatos a condutor: - Identificar com antecedência situações de Perceção do Risco Pretende-se com este módulo melhorar as seguintes capacidades dos candidatos a condutor: - Identificar com antecedência situações de trânsito potencialmente perigosas - Implementar a

Leia mais

1 Instituo da Mobilidade e dos Transportes - Questões de Exames de Condutores

1 Instituo da Mobilidade e dos Transportes - Questões de Exames de Condutores Nesta situação, devo parar? a) Sim, para ceder passagem. b) Não, porque não tenho de ceder passagem. Nesta situação, não sou obrigado a assinalar a realização de manobras. Em viagens muito longas a fadiga

Leia mais

Teste n.º 6 Tema III e IV. Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões

Teste n.º 6 Tema III e IV. Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões Teste n.º 6 Tema III e IV Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões 1 O comportamento do condutor do veículo de duas rodas: É correto, desde que transite lentamente. É correto, porque

Leia mais

Os sinais com círculos vermelhos são na maior parte sinais de proibição. As placas abaixo dos sinais qualificam a sua mensagem.

Os sinais com círculos vermelhos são na maior parte sinais de proibição. As placas abaixo dos sinais qualificam a sua mensagem. Sinais de trânsito Sinais de obrigatoriedade Os sinais com círculos vermelhos são na maior parte sinais de proibição. As placas abaixo dos sinais qualificam a sua mensagem. Entrada numa zona de 20 mph

Leia mais

Princípio geral. Regra geral de cedência de passagem nos cruzamentos e entroncamentos

Princípio geral. Regra geral de cedência de passagem nos cruzamentos e entroncamentos CEDÊNCIA DE PASSAGEM Princípio geral O condutor sobre o qual recai o dever de ceder a passagem deve abrandar a marcha e parar, se necessário ou, no caso de impossibilidade de cruzamento de veículos em

Leia mais

Devo fazer uso das luzes avisadoras de perigo sempre que:

Devo fazer uso das luzes avisadoras de perigo sempre que: Teste n.º 3 Tema III e IV Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões 1 Devo fazer uso das luzes avisadoras de perigo sempre que: Exista grande intensidade de trânsito. Me aproxime de uma

Leia mais

Decreto Regulamentar n.º 22-A/98 de 1 de Outubro

Decreto Regulamentar n.º 22-A/98 de 1 de Outubro Decreto Regulamentar n.º 22-A/98 de 1 de Outubro A revisão do Código da Estrada, feita através do Decreto- Lei n.o 2/98, de 3 de Janeiro, introduziu alterações relevantes no significado dos sinais de trânsito.

Leia mais

Escola De Condução Segura Frente praça de palmarejo Tel: Móvel Teste nº 1

Escola De Condução Segura Frente praça de palmarejo Tel: Móvel Teste nº 1 Escola De Condução Segura Frente praça de palmarejo Tel:2628748 Móvel 9922331 9381708 9997086 Teste nº 1 Um veículo automóvel ligeiro é: 1. Um veículo que transporta só passageiros; 2. Um veículo que não

Leia mais

Sinais de Proibição. Os sinais de proibição transmitem aos utentes a interdição de determinados comportamentos.

Sinais de Proibição. Os sinais de proibição transmitem aos utentes a interdição de determinados comportamentos. Sinais de Proibição Os sinais de proibição transmitem aos utentes a interdição de determinados comportamentos. Os sinais de proibição devem ser colocados na proximidade imediata do local onde a proibição

Leia mais

A ambulância assinala adequadamente a marcha de urgência. Devo ceder a passagem. Não devo ceder a passagem.

A ambulância assinala adequadamente a marcha de urgência. Devo ceder a passagem. Não devo ceder a passagem. A ambulância assinala adequadamente a marcha de urgência. Devo ceder a passagem. Não devo ceder a passagem. A ambulância cujo ano de matrícula é 2002, teve a primeira inspecção periódica obrigatória em:

Leia mais

Manual do Código da Estrada

Manual do Código da Estrada O condutor de um veículo em marcha deve manter entre o seu veículo e o que o precede a distância suficiente para evitar acidentes em caso de súbita paragem ou diminuição de velocidade deste. O condutor

Leia mais

Marcas Rodoviárias. As marcas rodoviárias têm sempre cor branca, com excepção das marcas M12, M12a, M13, M13a, M14, M14a, M17b, M18 e M21.

Marcas Rodoviárias. As marcas rodoviárias têm sempre cor branca, com excepção das marcas M12, M12a, M13, M13a, M14, M14a, M17b, M18 e M21. Marcas Rodoviárias As marcas rodoviárias destinam-se a regular a circulação e a advertir e orientar os utentes das vias públicas, podendo ser completadas com outros meios de sinalização. A materialização

Leia mais

Devo ceder a passagem ao outro condutor? Devo ceder a passagem? Devo ceder a passagem: Teste n.º 2 Tema I Cedências de Passagem

Devo ceder a passagem ao outro condutor? Devo ceder a passagem? Devo ceder a passagem: Teste n.º 2 Tema I Cedências de Passagem Teste n.º 2 Tema I edências de Passagem 1 Devo ceder a passagem ao outro condutor? Não, porque pretende mudar de direção. Sim, mas apenas porque não posso transpor a marca rodoviária. Sim. 2 Devo ceder

Leia mais

A capacidade do condutor prever e antecipar, aumenta: Com a categoria do veículo. Com a experiência. Com o número de ocupantes do veículo.

A capacidade do condutor prever e antecipar, aumenta: Com a categoria do veículo. Com a experiência. Com o número de ocupantes do veículo. 'TRAVE COM MOTOR' significa: Desligar o motor, mantendo uma mudança engrenada. Engrenar uma mudança de força em andamento. Utilizar o motor de arranque como auxiliar de travagem. Devemos estar atentos

Leia mais

QUESTIONÁRIO (escrito)

QUESTIONÁRIO (escrito) 008 As passadeiras indicam o caminho que devemos seguir para atravessar a rua. A - Sinal verde para peões Eu atravesso B Sinal vermelho para peões Eu atravesso A forma e a cor de um sinal dão-nos indicações

Leia mais

Nesta faixa de rodagem existem:

Nesta faixa de rodagem existem: Um reboque com 24 toneladas de peso bruto, deve possuir, pelo menos: a) Dois eixos; b) Um eixo; c) Três eixos. A sanção de inibição de conduzir, pela prática de uma contra-ordenação muito grave, tem a

Leia mais

DOCUMENTO BASE. SINALIZAÇÃO VERTICAL Critérios de Utilização DISPOSIÇÕES NORMATIVAS

DOCUMENTO BASE. SINALIZAÇÃO VERTICAL Critérios de Utilização DISPOSIÇÕES NORMATIVAS DISPOSIÇÕES NORMATIVAS SINALIZAÇÃO VERTICAL Critérios de Utilização DOCUMENTO BASE Trabalho realizado para o InIR pelo Eng. Carlos de Almeida Roque da empresa ACLIVE projectos de engenharia civil, lda

Leia mais

ÍNDICE INTRODUÇÃO... 2 APRESENTAÇÃO... 3 FICHAS TEMÁTICAS O JOGO DO SEMÁFORO A SOPA DE LETRAS O JOGO DAS DIFERENÇAS...

ÍNDICE INTRODUÇÃO... 2 APRESENTAÇÃO... 3 FICHAS TEMÁTICAS O JOGO DO SEMÁFORO A SOPA DE LETRAS O JOGO DAS DIFERENÇAS... ÍNDICE INTRODUÇÃO... 2 APRESENTAÇÃO... 3 FICHAS TEMÁTICAS... 21 O JOGO DO SEMÁFORO... 22 A SOPA DE LETRAS... 23 O JOGO DAS DIFERENÇAS... 24 O JOGO DOS SINAIS... 25 O CAMINHO CERTO... 29 AS PALAVRAS EM

Leia mais

A condução em auto-estrada implica: A manutenção da distância de segurança. A redução da distância de segurança. O aumento da distância de segurança.

A condução em auto-estrada implica: A manutenção da distância de segurança. A redução da distância de segurança. O aumento da distância de segurança. A chapa de matrícula colocada à retaguarda dos motociclos deve ser iluminada? Não, a iluminação da chapa de matrícula nos motociclos não é obrigatória. Sim, a chapa de matrícula deve ser iluminada por

Leia mais

A pouca luminosidade existente diminui o campo de visão dos condutores. Certo. Errado.

A pouca luminosidade existente diminui o campo de visão dos condutores. Certo. Errado. A posição das mãos no guiador do motociclo deve permitir o accionamento de todos os comandos e interruptores: Com recurso a ligeiras deslocações do corpo. Retirando se necessário só uma das mãos do guiador.

Leia mais

Contra-Ordenação Responsabilidade Leve Grave Muito-Grave. Condutor

Contra-Ordenação Responsabilidade Leve Grave Muito-Grave. Condutor Contra-Ordenação Responsabilidade Leve Grave Muito-Grave A utilização durante a marcha do veículo de auscultadores sonoros e de aparelhos radiotelefónicos Condutor x 6.14 - Velocidade Designa-se por velocidade

Leia mais

Antes do sinal vertical, posso ultrapassar? Não. Sim.

Antes do sinal vertical, posso ultrapassar? Não. Sim. Antes do sinal vertical, posso ultrapassar? Não. Sim. Ao efectuar a ultrapassagem, devo estar especialmente atento: À sinalização existente. Às características do meu veículo e à largura da faixa de rodagem.

Leia mais

A capacidade do condutor prever e antecipar, aumenta: Com a categoria do veículo. Com a experiência. Com o número de ocupantes do veículo.

A capacidade do condutor prever e antecipar, aumenta: Com a categoria do veículo. Com a experiência. Com o número de ocupantes do veículo. 'TRAVE COM MOTOR' significa: Desligar o motor, mantendo uma mudança engrenada. Engrenar uma mudança de força em andamento. Utilizar o motor de arranque como auxiliar de travagem. Devemos estar atentos

Leia mais

Sinais de Obrigação. Os sinais de obrigação transmitem aos utentes a imposição de determinados comportamentos.

Sinais de Obrigação. Os sinais de obrigação transmitem aos utentes a imposição de determinados comportamentos. Sinais de Obrigação Os sinais de obrigação transmitem aos utentes a imposição de determinados comportamentos. Os sinais de obrigação devem ser colocados na proximidade imediata do local onde a obrigação

Leia mais

Módulo de Segurança Rodoviária (7 horas) Lição n.º Conteúdos programáticos Duração

Módulo de Segurança Rodoviária (7 horas) Lição n.º Conteúdos programáticos Duração B1, B Módulo de Segurança Rodoviária (7 horas) Lição n.º Conteúdos programáticos Duração AB1 AB2 AB3 AB4 AB5 AB6 AB7 A Perfil do condutor 1. Personalidade, estilos de vida, influências sociais e normas

Leia mais

Decreto-Regulamentar n.º 22-A/98 de 01OUT

Decreto-Regulamentar n.º 22-A/98 de 01OUT Regulamento de Sinalização de Trânsito Decreto-Regulamentar n.º 22-A/98 de 01OUT (Alterado pelo Decreto-Regulamentar n.º 41/2002, de 20AGO; Decreto-Lei n.º 39/2010, de 26ABR e Decreto-Regulamentar n.º

Leia mais

O que devo fazer nesta situação?

O que devo fazer nesta situação? Num tractor agrícola a luz rotativa amarela serve para assinalar: a) Veículo com carga. b) Veículo em marcha lenta. c) Veículo com reboque. O que devo fazer nesta situação? a) Contornar o peão, porque

Leia mais

Módulo de Segurança Rodoviária (7 horas) Lição n.º Conteúdos programáticos Duração

Módulo de Segurança Rodoviária (7 horas) Lição n.º Conteúdos programáticos Duração B1, B Módulo de Segurança Rodoviária (7 horas) Lição n.º Conteúdos programáticos Duração AB1 AB2 AB3 AB4 AB5 AB6 AB7 A Perfil do condutor 1. Personalidade, estilos de vida, influências sociais e normas

Leia mais

1. Objectivo Âmbito Definições Legislação e Procedimentos/Normas Aplicáveis Caracterização dos Trabalhos...

1. Objectivo Âmbito Definições Legislação e Procedimentos/Normas Aplicáveis Caracterização dos Trabalhos... Índice 1. Objectivo... 3 2. Âmbito... 3 3. Definições... 4 4. Legislação e Procedimentos/Normas Aplicáveis... 4 5. Caracterização dos Trabalhos... 4 6. Princípios Gerais... 4 6.1. Domínio de Implantação...

Leia mais

SINALIZAÇÃO DE ROTUNDAS

SINALIZAÇÃO DE ROTUNDAS SINALIZAÇÃO DE ROTUNDAS Introdução O recurso cada vez mais frequente à construção de rotundas e a recente definição de novas regras de circulação nestas intersecções, que impõem o dever de ceder passagem

Leia mais

COLECÇÃO DE HABILIDADES PARA A VIDA REGRAS DE TRANSITO .Â. Telésfero Nhapulo

COLECÇÃO DE HABILIDADES PARA A VIDA REGRAS DE TRANSITO .Â. Telésfero Nhapulo COLECÇÃO DE HABILIDADES PARA A VIDA REGRAS DE.Â. TRANSITO Telésfero Nhapulo Telésfero Nhapulo Colecção de Habilidades para a Vida REGRAS DE TRÂNSITO Livro adoptado pelo Ministério da Educação e Cultura

Leia mais

1 Instituo da Mobilidade e dos Transportes - Questões de Exames de Condutores

1 Instituo da Mobilidade e dos Transportes - Questões de Exames de Condutores Se o meu motociclo emitir ruídos superiores aos limites máximos fixados, fico sujeito ao pagamento de uma coima? Regra geral, devo reduzir a velocidade na aproximação de uma curva, mas é de evitar a redução

Leia mais

A agressividade é um estado emocional que afecta negativamente o desempenho da condução. Certo. Errado.

A agressividade é um estado emocional que afecta negativamente o desempenho da condução. Certo. Errado. A agressividade é um estado emocional que afecta negativamente o desempenho da condução. Certo. Errado. A alteração do campo visual de um condutor devido à ingestão de bebidas alcoólicas, manifesta-se

Leia mais

Decreto Regulamentar n.º 41/2002 de 20 de Agosto

Decreto Regulamentar n.º 41/2002 de 20 de Agosto Decreto Regulamentar n.º 41/2002 de 20 de Agosto Altera o Regulamento de Sinalização do Trânsito, aprovado pelo Decreto Regulamentar n.º 22-A/98, de 1 de Outubro O Regulamento de Sinalização do Trânsito,

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE CICLOTURISMO E UTILIZADORES DE BICICLETA PROPOSTA DE ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DA ESTRADA PORTUGUÊS

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE CICLOTURISMO E UTILIZADORES DE BICICLETA PROPOSTA DE ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DA ESTRADA PORTUGUÊS FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE CICLOTURISMO E UTILIZADORES DE BICICLETA PROPOSTA DE ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DA ESTRADA PORTUGUÊS A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) tem como

Leia mais

Código da Estrada Manobras Proibidas

Código da Estrada Manobras Proibidas Código da Estrada Manobras Proibidas Ultrapassagem Lombas Proximidades das passagens de nível Cruzamentos e entroncamentos Passagens para Peões Nas curvas de visibilidade reduzida Via de largura insuficiente

Leia mais

Guia de Sinalização Rodoviária

Guia de Sinalização Rodoviária Guia de Sinalização Rodoviária Ministério da Administração Interna www.dgv.pt Julho 2003 Índice Símbolos I Apoio ao utente 1 Emergência 3 2 Outras indicações 4 II Indicações turísticas 6 III Indicações

Leia mais

ESCOLA DE CONDUÇÃO INVICTA (A Condução e as condições meteorológicas adversas)

ESCOLA DE CONDUÇÃO INVICTA (A Condução e as condições meteorológicas adversas) As condições meteorológicas que caracterizam o Outono e o Inverno são factor de risco acrescido na condução. Chuva, nevoeiro, gelo e neve alteram substancialmente as condições da circulação rodoviária,

Leia mais

Os principais factores que concorrem para uma maior perigosidade da condução sob condições meteorológicas adversas são: Perda de aderência

Os principais factores que concorrem para uma maior perigosidade da condução sob condições meteorológicas adversas são: Perda de aderência As condições meteorológicas que caracterizam o Outono e o Inverno são factor de risco acrescido na condução. A chuva, nevoeiro, gelo e neve alteram substancialmente as condições da circulação rodoviária,

Leia mais

ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DA ESTRADA. Respostas para as suas dúvidas sobre as novas regras do Código da Estrada

ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DA ESTRADA. Respostas para as suas dúvidas sobre as novas regras do Código da Estrada 01 ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DA ESTRADA Respostas para as suas dúvidas sobre as novas regras do Código da Estrada Índice Introdução 4 Bicicletas 5/6 Transporte de Crianças 7 Documentos 8 Pagamentos de Coimas

Leia mais

Categoria A1, A2, A (inicial)

Categoria A1, A2, A (inicial) Categoria A1, A2, A (inicial) Conteúdos programáticos Módulo comum de segurança rodoviária (7 horas) A Perfil do condutor 2 horas 1. Personalidade, estilos de vida, influências sociais e normas entre pares;

Leia mais

CÓDIGO DA ESTRADA. Disposições gerais. WHO Region: EURO / Portugal Helmet Legislation Submitted to GSRRS Last Updated: February 2010

CÓDIGO DA ESTRADA. Disposições gerais. WHO Region: EURO / Portugal Helmet Legislation Submitted to GSRRS Last Updated: February 2010 CÓDIGO DA ESTRADA Disposições gerais TÍTULO I - Disposições gerais CAPÍTULO I Princípios gerais Artigo 1.º Definições legais Para os efeitos do disposto no presente Código e legislação complementar, os

Leia mais

Sinalização Temporária

Sinalização Temporária Sinalização Temporária A sinalização temporária compreende a sinalização de aproximação, a sinalização de posição e a sinalização final. Sempre que existam obras e obstáculos ocasionais na via pública,

Leia mais

As regras de trânsito e o Código da Estrada. Se for a pé...

As regras de trânsito e o Código da Estrada. Se for a pé... GUIA DO PROFESSOR O Guia do Professor tem como objetivo auxiliá-lo no ensino da temática da segurança rodoviária. Composto por cinco temas, este guia apresenta o conteúdo essencial de cada um e algumas

Leia mais

A chapa de matrícula dos ciclomotores deve encontrar-se sempre em bom estado de conservação. Certo. Errado.

A chapa de matrícula dos ciclomotores deve encontrar-se sempre em bom estado de conservação. Certo. Errado. A chapa de matrícula dos ciclomotores deve encontrar-se sempre em bom estado de conservação. À frente os ciclomotores devem ter luzes: De nevoeiro e de estrada. De presença, cruzamento e estrada. Indicadoras

Leia mais

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR LEST GOVERNO. Decreto lei nº 6/2003 de 3 de Abril CÓDIGO DA ESTRADA

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR LEST GOVERNO. Decreto lei nº 6/2003 de 3 de Abril CÓDIGO DA ESTRADA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR LEST GOVERNO Decreto lei nº 6/2003 de 3 de Abril CÓDIGO DA ESTRADA A prevenção da sinistralidade constitui uma das prioridades do Governo de Timor Leste no domínio da segurança

Leia mais

2) O condutor que levar pessoas, animais ou cargas nas partes externas do veículo, terá como punição:

2) O condutor que levar pessoas, animais ou cargas nas partes externas do veículo, terá como punição: 1) A figura abaixo ilustra as manobras efetuadas pelos veículos A e B, em um cruzamento. O veículo A realiza as manobras 1 e 2 e o veículo B realiza as manobras 3 e 4, sendo assim, podemos considerar infrações

Leia mais

CÓDIGO DA ESTRADA. AMN A Z E V E D O, M A R Q U E S & N OVERSA Sociedade de Advogados, R.I.

CÓDIGO DA ESTRADA. AMN A Z E V E D O, M A R Q U E S & N OVERSA Sociedade de Advogados, R.I. CÓDIGO DA ESTRADA (Aprovado pelo Decreto-Lei n.º 114/94, de 3 de Maio) e REGULAMENTO DA HABILITAÇÃO LEGAL PARA CONDUZIR (Aprovado pelo Decreto-Lei n.º 138/2012, de 5 de Julho) INDICE Título I Disposições

Leia mais

ALTERAÇÃO NA SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO PARA A FREGUESIA DA VILA DE SANTA CATARINA

ALTERAÇÃO NA SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO PARA A FREGUESIA DA VILA DE SANTA CATARINA ALTERAÇÃO NA SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO PARA A FREGUESIA DA VILA DE SANTA CATARINA SANTA CATARINA 1. Rua do Século XXI, junto á rotunda que liga Estrada Nacional 360 e Av. da Igreja. a) Colocação de um sinal

Leia mais

CÓDIGO DA ESTRADA. Aprovado pelo Decreto-Lei n.º 114/94, de 3 de Maio,

CÓDIGO DA ESTRADA. Aprovado pelo Decreto-Lei n.º 114/94, de 3 de Maio, CÓDIGO DA ESTRADA 2010 Aprovado pelo Decreto-Lei n.º 114/94, de 3 de Maio, Revisto pelos Decretos-Leis nºs. 2/98, de 3 de Janeiro, Dec.-Lei n.º 265-A/2001, de 28 de Setembro, Alterado pela Lei n.º 20/2002,

Leia mais

CÓDIGO DA ESTRADA. TÍTULO I - Disposições gerais. CAPÍTULO I Princípios gerais

CÓDIGO DA ESTRADA. TÍTULO I - Disposições gerais. CAPÍTULO I Princípios gerais CÓDIGO DA ESTRADA TÍTULO I - Disposições gerais CAPÍTULO I Princípios gerais Artigo 1.º Definições legais Para os efeitos do disposto no presente Código e legislação complementar, os termos seguintes têm

Leia mais

Circulação. Automóveis ligeiros, motociclos. Contra-Ordenação. Até 20 km/h 60 a 300 euros Leve. 20 a 40 km/h 120 a 600 euros Grave

Circulação. Automóveis ligeiros, motociclos. Contra-Ordenação. Até 20 km/h 60 a 300 euros Leve. 20 a 40 km/h 120 a 600 euros Grave Circulação VELOCIDADE - A velocidade mínima nas auto-estradas passa de 40 para 50 km/h. - Sanções em caso de excesso de velocidade: (ver quadro) Automóveis ligeiros, motociclos Excesso de velocidade Coima

Leia mais

especialmente concebida para utilização partilhada por peões e veículos, onde vigoram regras especiais de trânsito e sinalizada como tal.

especialmente concebida para utilização partilhada por peões e veículos, onde vigoram regras especiais de trânsito e sinalizada como tal. Miguel Barroso «Zona de coexistência» - zona da via pública especialmente concebida para utilização partilhada por peões e veículos, onde vigoram regras especiais de trânsito e sinalizada como tal. Conceito

Leia mais

O PEÃO Pessoa que anda a pé na faixa de rodagem e pelo passeio ou berma. Ver e ser visto é andar em segurança. Circular sempre nos passeios. Circular

O PEÃO Pessoa que anda a pé na faixa de rodagem e pelo passeio ou berma. Ver e ser visto é andar em segurança. Circular sempre nos passeios. Circular Prevenção Rodoviária CRUZ VERMELHA PORTUGUESA Faça férias em segurança O PEÃO Pessoa que anda a pé na faixa de rodagem e pelo passeio ou berma. Ver e ser visto é andar em segurança. Circular sempre nos

Leia mais

UMA MAIOR SEGURANÇA PARA PEÕES

UMA MAIOR SEGURANÇA PARA PEÕES UMA MAIOR SEGURANÇA PARA PEÕES INTRODUÇÃO Nas Grandes Opções do Plano para 2005 2009 o Governo consagrou uma política orientada na redução, para metade, da sinistralidade, bem como na melhoria da segurança

Leia mais

A Carta de Condução por Pontos vai funcionar assim...

A Carta de Condução por Pontos vai funcionar assim... A Carta de Condução por Pontos vai funcionar assim... Date : 25 de Maio de 2016 É já de hoje a uma semana que entrará em vigor a Carta de Condução por Pontos. Todos os condutores, até mesmo os que possuem

Leia mais

Sou obrigado a parar e a ceder a passagem ao veículo de tracção animal. a) Certo. b) Errado. c) d)

Sou obrigado a parar e a ceder a passagem ao veículo de tracção animal. a) Certo. b) Errado. c) d) 39 BA 82.60.9 Sou obrigado a parar e a ceder a passagem ao veículo de tracção animal. 38 BA 82.60.10 Nesta situação, sou obrigado a parar e a ceder a passagem ao velocípede. 40 BA 82.60.11_a Ao saír do

Leia mais

Lei n.º 3/2007. Lei do Trânsito Rodoviário

Lei n.º 3/2007. Lei do Trânsito Rodoviário Lei n.º 3/2007 Lei do Trânsito Rodoviário A Assembleia Legislativa decreta, nos termos da alínea 1) do artigo 71.º da Lei Básica da Região Administrativa Especial de Macau, para valer como lei, o seguinte:

Leia mais

Educação e Prevenção Rodoviária

Educação e Prevenção Rodoviária Educação e Prevenção Rodoviária Na rua, sou um peão seguro e cumpro as regras de segurança. Os teus pais ensinam-te a caminhar em segurança. Sempre de mão dada, escuta bem o que eles dizem. Caminha sempre

Leia mais

Legislação e Segurança Rodoviária. Princípios Gerais do Código da Estrada

Legislação e Segurança Rodoviária. Princípios Gerais do Código da Estrada Legislação e Segurança Rodoviária Princípios Gerais do Código da Estrada 1 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS: Âmbito de aplicação do CE Liberdade de trânsito Realização de obras e utilização das vias públicas para

Leia mais

VÍTIMAS A 30 DIAS ANO Relatório - Anual

VÍTIMAS A 30 DIAS ANO Relatório - Anual VÍTIMAS A 30 DIAS ANO 1 ÍNDICE DEFINIÇÕES... 4 EVOLUÇÃO GLOBAL... 5 1. Acidentes com : 2010/... 5 ACIDENTES E VÍTIMAS... 7 1. Acidentes e segundo o mês... 7 2. Acidentes e segundo o dia da semana... 8

Leia mais

ANO de Sinistralidade Rodoviária. Observatório de Segurança Rodoviária Relatório - Anual

ANO de Sinistralidade Rodoviária. Observatório de Segurança Rodoviária Relatório - Anual ANO de Sinistralidade Rodoviária Observatório de Segurança Rodoviária 1 ÍNDICE DEFINIÇÕES... 4 EVOLUÇÃO GLOBAL... 5 1. Acidentes com : 2002/... 5 ACIDENTES E VÍTIMAS... 7 1. Acidentes e por mês... 7 2.

Leia mais

X - em local e horário proibidos especificamente pela sinalização (placa - Proibido Parar): Infração - média; Penalidade - multa.

X - em local e horário proibidos especificamente pela sinalização (placa - Proibido Parar): Infração - média; Penalidade - multa. IX - na contramão de direção: Penalidade - multa; X - em local e horário proibidos especificamente pela sinalização (placa - Proibido Parar): Art. 183. Parar o veículo sobre a faixa de pedestres na mudança

Leia mais

PLANO DE SINALIZAÇÃO PROVISÓRIA 3º Troço (Santo Amaro Cx123 a Cx124) (Comprimento total de 15,17 ml)

PLANO DE SINALIZAÇÃO PROVISÓRIA 3º Troço (Santo Amaro Cx123 a Cx124) (Comprimento total de 15,17 ml) Empreitada de: Saneamento Básico de Santo Amaro, Covão e Espinheiro: Redes Públicas de Drenagem de Águas Residuais (Fase 2) Dono de Obra: Município de Penela Início previsível dos trabalhos: 29/05/2017

Leia mais

ANEXO. (a que se refere o artigo 11.º da lei) CÓDIGO DA ESTRADA TÍTULO I. Disposições gerais CAPÍTULO I. Princípios gerais. Artigo 1.

ANEXO. (a que se refere o artigo 11.º da lei) CÓDIGO DA ESTRADA TÍTULO I. Disposições gerais CAPÍTULO I. Princípios gerais. Artigo 1. ANEXO (a que se refere o artigo 11.º da lei) CÓDIGO DA ESTRADA TÍTULO I Disposições gerais CAPÍTULO I Princípios gerais Artigo 1.º Definições legais Para os efeitos do disposto no presente Código e legislação

Leia mais

Sinais de Pré-Sinalização

Sinais de Pré-Sinalização Sinais de Pré-Sinalização Os sinais de pré-sinalização indicam os destinos de saída de um intersecção, completados ou não com indicações sobre o itinerário. A indicação do destino deve estar sempre associada

Leia mais

Novo Código da Estrada

Novo Código da Estrada As profundas alterações verificadas no País, quer ao nível político, social e económico, em geral, quer também, em particular, ao nível do trânsito e em reflexo da evolução da própria indústria automóvel,

Leia mais

Mais informações e atualizações desta obra em PUBLICAÇÃO GRATUITA NÃO PODE SER VENDIDA

Mais informações e atualizações desta obra em  PUBLICAÇÃO GRATUITA NÃO PODE SER VENDIDA Título: Código da Estrada - Da Lei aos Pontos Autor: Eurico Santos, Advogado Correio eletrónico do Autor: euricosantos@sapo.pt Editor: CoLLex: Coletâneas e Legislação (www.collex.pt) N.º de Páginas: 173

Leia mais