A carta de condução de automóveis pesados habilita a conduzir: Automóveis ligeiros. Motociclos. Qualquer tipo de veículos com motor.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A carta de condução de automóveis pesados habilita a conduzir: Automóveis ligeiros. Motociclos. Qualquer tipo de veículos com motor."

Transcrição

1 A carta de condução caduca quando, sendo provisória, o seu titular tenha sido condenado pela prática de: Uma contra-ordenação grave e três contra-ordenações leves. Uma contra-ordenação grave. Uma contra-ordenação muito grave. A carta de condução de automóveis pesados habilita a conduzir: Automóveis ligeiros. Motociclos. Qualquer tipo de veículos com motor. A carta de condução para automóveis da categoria B habilita à condução de: Automóveis ligeiros a que pode ser atrelado um reboque de peso bruto até 750 Kg. Automóveis ligeiros atrelando um reboque de peso bruto superior à sua tara. Ciclomotores e motociclos de cilindrada até 50 cm3. A condução de veículo na via pública com uma taxa de álcool no sangue igual a 1,2 g/l é sancionada com pena de prisão. Concorda com esta afirmação? Não, a condução com álcool não é crime. Sim, mas apenas para quem conduzir veículos a motor. Sim, o condutor pode ser punido com pena de prisão até um ano.

2 A condução de veículo sob a influência de substâncias psicotrópicas pode ser sancionada com pena de prisão. Concorda com esta afirmação? Não, o condutor fica apenas inibido de conduzir. Sim, mas apenas se perturbarem a aptidão física do condutor. Sim, o condutor pode ser sancionado com pena de prisão até um ano. A não utilização do cinto de segurança por passageiros menores, é uma infracção da responsabilidade: Do condutor, só no caso de ser progenitor dos passageiros. Do condutor. Do proprietário do veículo. A não utilização do triângulo de pré-sinalização, fora das localidades, quando obrigatória, é considerada: Uma contra-ordenação grave. Uma contra-ordenação leve. Uma contra-ordenação muito grave. A não utilização do triângulo de pré-sinalização, quando obrigatória, na auto-estrada, é considerada: Uma contra-ordenação grave. Uma contra-ordenação leve. Uma contra-ordenação muito grave.

3 A responsabilidade pela correcta utilização dos equipamentos de retenção para menores é: Do condutor. Dos pais. Dos tutores. A sanção acessória de inibição de conduzir deve ser cumprida em dias seguidos? Não, pode ser cumprida apenas durante os dias úteis. Não. Sim. A sanção acessória de inibição de conduzir pode ser substituída por apreensão do veículo? Não. Sim, se a infracção for praticada durante o período provisório do título de condução. Sim, se quem praticar a infracção não for titular de carta de condução. A sanção de inibição de conduzir pode não ser aplicada, se o condutor não tiver praticado qualquer contra-ordenação grave ou muito grave, nos últimos: Cinco anos. Dois anos. Três anos.

4 A sanção de inibição de conduzir, pela prática de uma contra-ordenação grave, tem a duração máxima de: Dois meses. Um ano. Um mês. A sanção de inibição de conduzir, pela prática de uma contra-ordenação muito grave, tem a duração mínima de: Dois meses. Três meses. Um mês. A sanção de inibição de conduzir, prevista pela prática de contra-ordenação muito grave, tem a duração mínima de: Dois meses. Um ano. Um mês. A transposição da linha contínua à minha esquerda é contra-ordenação grave e pode implicar a sanção acessória de inibição de conduzir. A afirmação está correcta. A afirmação está incorrecta.

5 A utilização dos máximos de modo a provocar encandeamento é considerada uma: Contra-ordenação leve. Uma contra-ordenação grave. Uma contra-ordenação muito grave. Ao circular numa auto-estrada, devo saber que: A manobra de marcha atrás é proibida e é uma contraordenação leve sancionada com coima. Se efectuar a manobra de marcha atrás posso ficar inibido de conduzir pelo período de dois meses a dois anos. Se efectuar a manobra de marcha atrás posso ficar inibido de conduzir pelo período de um mês a um ano. Ao entrar na área abrangida pelas raias oblíquas, o condutor do automóvel branco incorre numa contraordenação? Não. Sim. Apenas as infracções ao Código da Estrada classificadas de muito graves são punidas com inibição de conduzir. Concorda com esta afirmação? Não. Sim, de 2 meses a 120 dias. Sim, de um 1 mês a 60 dias.

6 As contra-ordenações graves e muito graves são sancionadas: Com coima e inibição de conduzir. Com inibição de conduzir, mas apenas as muito graves. Unicamente com coima se forem graves. As crianças com menos de 12 anos de idade e menos de 150 cm de altura podem ser transportadas em automóvel apenas com o cinto de segurança? Não, devem ser seguras por sistema de retenção homologado e adaptado ao seu tamanho e peso. Sim, podem. As entidades fiscalizadoras do trânsito devem apreender o documento de identificação do veículo por circular: Sem luzes de estrada. Sem oferecer condições de segurança. Sem pneumático de reserva. As infracções ao código da estrada classificam-se em função da sua gravidade, em: Contra-ordenações leves e graves, unicamente. Contra-ordenações leves, graves, muito graves e crime. Crimes graves ou muito graves.

7 Circulo a 60Km/h. Incorro numa contra-ordenação grave. Incorro numa contra-ordenação leve. Não incorro em qualquer contra-ordenação. Considera-se que um veículo está estacionado abusivamente, num parque, quando não são pagas as taxas de utilização durante: 10 dias. 48 horas. 5 dias. Devo saber que se conduzir um veículo a motor na via pública sem estar habilitado pratico um crime punido com pena de prisão. A afirmação é falsa. A afirmação é verdadeira. Devo saber que se desrespeitar a obrigação de parar imposta pela luz vermelha de regulação do trânsito: A sanção de inibição de conduzir tem a duração mínima de dois meses e máxima de dois anos. A sanção de inibição de conduzir tem a duração mínima de dois meses e máxima de um ano. A sanção de inibição de conduzir tem a duração mínima de um mês e máxima de um ano.

8 Durante o ensino da condução a responsabilidade pelas infracções praticadas, é do: Instruendo quando desobedeça a ordem prévia do instrutor. Instrutor, sempre. Proprietário da escola de condução. Durante o exame de condução a responsabilidade pelas infracções praticadas, é do: Examinador. Examinando. Instrutor. É obrigatório o seguro de responsabilidade civil de veículos a motor e seus reboques? Não, não é. Sim, é obrigatório o seguro de ocupantes do veículo. Sim, é obrigatório o seguro de responsabilidade civil pelos danos causados a terceiros. Em qual destas situações o veículo pode ser apreendido? Quando a chapa de matrícula não tenha a respectiva iluminação. Quando não tenha sido efectuado seguro de responsabilidade civil. Quando o seu condutor pratique qualquer infracção.

9 Em que circunstância um agente de autoridade deve proceder à apreensão do veículo? Em caso algum. Se estiver estacionado indevidamente. Se transitar sem chapa de matrícula. Na condução à noite devo saber que: A utilização dos máximos de modo a provocar encandeamento é uma infracção classificada de contra-ordenação leve, sancionada com coima. A utilização dos máximos de modo a provocar encandeamento é uma infracção sancionada com coima e inibição de conduzir com a duração mínima de dois meses e máxima de dois anos. A utilização dos máximos de modo a provocar encandeamento é uma infracção sancionada com coima e inibição de conduzir com a duração mínima de um mês e máxima de um ano. Nesta situação como tenho as mãos livres não cometo qualquer infracção. Certo. Errado. Nesta situação o condutor da frente incorre numa contra-ordenação? Não. Sim.

10 Nesta situação posso aumentar a velocidade e passar pelo veículo que circula na via da esquerda? Não, porque se o fizer pratico uma contra-ordenação muito grave. Sim, porque circulo numa auto estrada. Sim, porque existem duas vias de trânsito no mesmo sentido. Nesta situação posso iniciar a ultrapassagem? Não. Sim. Nesta situação se utilizar as luzes de estrada de modo a provocar encandeamento, incorro numa contraordenação: Grave. Leve. Muito grave. Nesta situação, face à sinalização luminosa e ao sinal do agente de autoridade, a qual devo obedecer? Avançar em obediência à sinalização luminosa. Parar em obediência ao sinal do agente de autoridade. Utilizar os sinais sonoros.

11 Nesta situação, se mudar de direcção à direita no próximo entroncamento, incorro numa: Contra-ordenação grave. Contra-ordenação leve. Contra-ordenação muito grave. Neste local se circular à velocidade de 80km/h, incorro numa: Contra ordenação grave Contra ordenação leve Contra ordenação muito grave O agente que fiscaliza o trânsito tem competência para verificar o estado de conservação do veículo? Não, porque apenas deve verificar a documentação. Não. Sim. O condutor com o qual me vou cruzar faz uso das luzes de estrada. Comete uma contra-ordenação? Sim, grave. Sim, leve. Sim, muito grave.

12 O condutor detectado com uma taxa de alcoolémia igual a 0,5 g/l incorre em contra-ordenação? Não. Sim, grave. Sim, leve. O condutor do veículo que me precede incorre numa contra-ordenação: Grave. Leve. Muito grave. O condutor habilitado a conduzir automóveis ligeiros há menos de três anos poderá ser submetido a novo exame de condução, sempre que: Lhe seja aplicada sanção de inibição de conduzir Sofra qualquer acidente. Transgrida qualquer regra de trânsito. O condutor interveniente em acidente, deve fornecer aos restantes intervenientes a identificação da sua seguradora e o número da apólice. Certo. Errado.

13 O condutor que circula à minha retaguarda,na mesma via de trânsito, incorre numa contra-ordenação? Não. Sim. O condutor que circula em sentido contrário, incorre numa contra-ordenação. Certo. Errado. O condutor que empreste o seu veículo a quem não esteja habilitado a conduzir é também responsável pelas infracções que este pratique no exercício da condução. Concorda com esta afirmação? Não. Sim. O desrespeito das regras relativas à inversão do sentido de marcha e marcha atrás é sancionado com inibição de conduzir. Concorda com a afirmação? Não. Sim.

14 O documento de identificação do veículo pode ser apreendido pelas autoridades de fiscalização? Não. Sim, se estiver em mau estado de conservação, tornando ilegível qualquer informação. Sim, se o condutor não for o proprietário. O documento que habilita a condução de automóveis designa-se por: Carta de condução. Licença de condução. Licença especial de condução. O documento que habilita a condução de um triciclo de cilindrada superior a 50 cm3 designa-se carta de condução. Concorda com esta afirmação? Não, chama-se licença de condução. Não. Sim. O estacionamento do meu veículo em local reservado, mediante sinalização, a determinados veículos é considerado: Estacionamento abusivo. Estacionamento proibido.

15 O proprietário de um veículo, que não conduza pode ser responsável por infracções? Não, nunca. Sim, se forem infracções que condicionem a circulação do veículo na via pública Sim, sempre desde que circule no seu veículo como passageiro. O proprietário que empresta o seu automóvel a um condutor embriagado : É o único responsável pelas infracções que possam ser cometidas. É também responsável pelas infracções que possam ser cometidas. Não é responsável pelas infracções cometidas. O seguro de responsabilidade é obrigatório? Sim, desde que o veículo transite na via pública, seja motorizado ou não. Sim, mas unicamente para automóveis. Sim, para veículos a motor e seus reboques que transitem na via pública. O titular da carta de condução de automóveis ligeiros pode conduzir automóveis com: Lotação de 6 lugares e peso bruto de kg. Lotação de 6 lugares e peso bruto de kg.

16 O titular da carta de condução para automóveis ligeiros pode conduzir um automóvel cuja lotação seja de 12 lugares? Não. Pode. Só pode se a velocidade do veículo nunca for superior a 60 Km/h. O titular da carta de condução para automóveis ligeiros pode conduzir um automóvel, cuja lotação seja de 12 lugares? Não pode. Pode, se tiver carta há mais de 2 anos. Pode. O titular de carta de condução da categoria C (automóveis pesados de mercadorias), está habilitado a conduzir: Automóveis ligeiros e pesados de mercadorias. Só automóveis pesados de mercadorias. Todos os automóveis. O titular de carta de condução de automóveis ligeiros pode conduzir, também: Automóveis pesados. Máquinas industriais ligeiras. Motociclos até 120cc.

17 O titular de carta de condução de automóveis pesados de mercadorias está habilitado a conduzir: Automóveis ligeiros e automóveis pesados de mercadorias. Só os automóveis pesados. Todos os automóveis. O titular de carta de condução de automóveis pesados de mercadorias está habilitado a conduzir: Automóveis ligeiros e pesados de mercadorias. Motociclos e automóveis pesados de mercadorias. Só automóveis pesados. O titular de carta de condução de automóveis pesados de mercadorias está, para além destes, habilitado a conduzir: Automóveis e ciclomotores. Automóveis ligeiros. Automóveis pesados de passageiros. O titular de carta de condução válida para a categoria B, pode conduzir: tractores agrícolas com equipamentos montados, desde que o peso máximo não exceda 6000 kg. tractores agrícolas com reboque desde que o peso bruto do conjunto exceda 6000 kg.

18 O título de condução pode ser apreendido pelo agente de fiscalização? Não, nunca pode ser apreendido. Sim, caso esteja caducado. Sim, se o seu titular tiver no seu registo individual a prática de duas contra-ordenações muito graves. O título de condução tem carácter provisório: Nos primeiros dois anos. Nos primeiros quatro anos. Nos primeiros três anos Os agentes de fiscalização devem apreender preventivamente o título de condução? Não. Sim, desde que o condutor pratique qualquer infracção. Sim, se tiver expirado o seu prazo de validade. Os condutores habilitados a conduzir automóveis ligeiros há menos de três anos poderão ser submetidos a novo exame de condução: Quando excedam um limite de 3 multas por estacionamento proibido. Sempre que infrinjam qualquer regra de trânsito. Sempre que pratiquem infracções que impliquem inibição de conduzir

19 Para a revalidação do título de condução tenho de realizar exame médico? Não, apenas se me encontrar doente. Sim, mas apenas se tiver mais de 65 anos. Sim. Para conduzir o conjunto de veículos que segue à minha frente devo possuir carta de condução da categoria: C+E. C. D. Para conduzir um veículo a motor na via pública, o condutor tem de estar devidamente habilitado para tal. Certo. Errado. Para obtenção de título de condução que habilite à categoria B, é necessário ter no mínimo: 16 anos. 17 anos. 18 anos.

20 Para obter um título de condução é obrigatório saber ler e escrever? Não, apenas é necessário saber ler. Não, o candidato pode requerer prova oral. Sim. Pela prática de uma infracção ao código da estrada, não sendo possível identificar o condutor, a responsabilidade recai sobre: A seguradora. O proprietário. Os passageiros. Pode ser ordenada a cassação do título de condução, perante uma infracção grave ou muito grave, quando num periodo de 5 anos: O condutor pratique duas contra-ordenações muito graves. O condutor pratique três contra-ordenações graves. O condutor pratique três contra-ordenações muito graves. Posso circular na via pública com veículo a motor sem ter efectuado seguro automóvel? Não, o veículo deve ser apreendido pelas autoridades. Sim, embora não seja aconselhável. Sim, mas apenas até ao local da minha residência.

21 Quais as sanções previstas no Código da Estrada se eu não parar o meu veículo perante a luz vermelha de regulação do trânsito? Pagamento de uma coima e inibição de conduzir com a duração mínima de dois meses e máxima de dois anos. Pagamento de uma coima e inibição de conduzir com a duração mínima de um mês e máxima de dois anos. Pagamento de uma coima e inibição de conduzir com a duração mínima de um mês e máxima de um ano. Quais dos seguintes veículos pode conduzir um indivíduo habilitado com a carta de condução da categoria B+E? Tractores agrícolas com reboque com peso bruto do conjunto de 7500 kg. Tractores agrícolas com reboque com peso bruto do conjunto, superior a 6000 kg. Tractores agrícolas, com reboque cujo peso bruto do conjunto não exceda 6000 kg. Quais dos seguintes veículos pode conduzir um indivíduo habilitado com a carta de condução de automóveis ligeiros? Tractores agrícolas até 6500 Kg de peso máximo. Tractores agrícolas com reboque, de peso bruto do conjunto até 7000 Kg. Tractores agrícolas, desde que o peso máximo não exceda 6000 Kg. Qual a duração da sanção acessória de inibição de conduzir aplicada a quem pratique uma infracção ao Código da Estrada classificada de grave? 1 mês a 1 ano. 2 meses a 2 anos. 3 meses a 3 anos.

22 Qual dos seguintes veículos pode conduzir o titular da carta de condução para automóveis ligeiros? Automóvel cuja lotação não exceda 12 lugares. Todos os motociclos. Tractor agrícola com equipamentos desde que o peso máximo não exceda 6000 Kg. Qual dos três agentes abaixo indicados, é obrigado a fazer o seguro do automóvel? O condutor. O proprietário do veículo. Quem vendeu o veículo. Qual o prazo para o pagamento voluntário da coima, sem acréscimo de custas, pela prática de contraordenação? 10 dias 15 dias úteis. 8 dias. Quando for determinada a cassação do título de condução ao condutor não pode ser concedido novo título, por período mínimo de: Dois anos. Seis meses. Três meses.

23 Quando o agente de autoridade não puder identificar o autor de contra-ordenação, a responsabilidade recai, sobre: O proprietário. Os passageiros e proprietário. Os passageiros. Quando pela prática de uma infracção, é aplicada ao condutor uma coima, de quanto tempo dispõe para efectuar o seu pagamento voluntário? 15 dias úteis 30 dias. No máximo 10 dias úteis. Quando seja ordenada a cassação do título de condução, não pode ser concedido ao condutor novo título, pelo periodo de: Dois anos. Três anos. Um ano. Que tractores agrícolas pode conduzir o titular da carta de condução da categoria B+E? Somente tractores agrícolas sem reboque. Todos os tractores agrícolas. Tractores agrícolas com reboque, se o peso bruto do conjunto não exceder 6000 kg.

24 Que veículos pode conduzir o titular da carta de condução da categoria B? Automóveis ligeiros com reboque cuja soma dos pesos brutos seja superior a 3,5T. Máquinas agrícolas ligeiras. Todos os motociclos. Que veículos pode conduzir o titular da carta de condução para automóveis ligeiros? Automóveis com lotação até 9 lugares e peso bruto não superior a 3500 kg. Todos os automóveis de passageiros. Todos os automóveis de tara inferior a 5000 kg. Que veículos pode conduzir o titular de carta de condução de automóveis ligeiros? Automóveis cuja lotação não exceda 12 lugares. Automóveis ligeiros, com reboque de peso bruto até 750 Kg. Motociclos até 75cc. Que veículos pode conduzir o titular de uma carta de condução de automóveis pesados de mercadorias? Automóveis ligeiros, automóveis pesados de mercadorias e tractores. Só automóveis ligeiros. Só automóveis pesados de mercadorias.

25 Que veículos pode conduzir um condutor habilitado com a carta de condução para automóveis ligeiros? Automóveis cujo peso bruto não exceda 6000 kg. Qualquer motociclo. Tractores agrícolas com equipamentos, se o peso máximo não exceder 6000 kg. Quem é responsável quando um menor não utiliza equipamento de retenção? O condutor. O menor, desde que tenha tido formação rodoviária na escola. Os pais, ainda que não sejam os condutores do veículo. Quem for condenado pela prática de uma contraordenação muito grave durante o período em que o seu título de condução é provisório: Fica com o título caducado. Mantém o título. Quem for titular de carta de condução da categoria B está autorizado a conduzir tractocarros e máquinas industriais ligeiras? Apenas tractocarros. Não. Sim.

26 Quem permitir a utilização do seu veículo por pessoa que esteja sob o efeito do álcool também é responsável pelas infracções que forem praticadas. A afirmação é falsa. A afirmação é verdadeira. Regra geral, o estacionamento abusivo implica: A apreensão dos documentos. A remoção do veículo. Uma contra-ordenação grave. Se circular na via pública com veículo a motor sem ter efectuado seguro de responsabilidade civil posso ficar inibido de conduzir? Não. Sim. Se circular na via pública sem o certificado de seguro automóvel, o que devo fazer? Apresentar no prazo de 20 dias o documento à autoridade indicada pelo agente de fiscalização. Apresentar no prazo de 8 dias o documento à autoridade indicada pelo agente de fiscalização e pagar coima.

27 Se ficar inibido(a) de conduzir por dois anos, posso conduzir um motociclo durante o período da inibição? Não, a inibição de conduzir aplica-se a todos os veículos a motor. Sim, a inibição de conduzir não se aplica a todos os veículos a motor. Sim, a inibição de conduzir não se aplica aos motociclos de cilindrada não superior a 50 cm3. Se já for titular de carta de condução válida apenas para a categoria B1 e pretender obter habilitação para a categoria B fico sujeito ao período provisório do título de condução? Não, porque já me encontro habilitado com a Categoria B1. Sim, por três anos. Sim, por um ano. Se já for titular de carta de condução válida para a categoria A1 e pretender obter habilitação para a categoria B fico sujeito ao período provisório do título de condução? Não, porque já me encontro habilitado a conduzir. Sim, pelo período de três anos. Sim, salvo se já for titular de carta de condução há mais de três anos. Se o agente no momento da fiscalização, considerar ilegível o título de condução, pode apreendê-lo? Não. Sim, mas apenas se o condutor for interveniente em acidente. Sim.

28 Se um condutor não parar perante a luz vermelha de regulação do trânsito fica sempre inibido de conduzir? Não, o condutor pode não ficar inibido de conduzir se for a sua primeira infracção ao Código da Estrada. Não. Sim, mas a sanção acessória de inibição de conduzir pode ser reduzida para metade em certas circunstâncias. Sempre que um veículo a motor transite na via pública, o seu condutor deve ser portador: De documento legal de identificação pessoal, título de condução e certificado de seguro. Sempre de ficha de Inspecção periódica do veículo. Unicamente do documento de identificação pessoal. Um automóvel deverá ser apreendido pelas autoridades fiscalizadoras do trânsito quando: Circule com lotação superior à permitida. O registo de propriedade não está actualizado. O seu condutor incorra numa contra-ordenação muito grave. Um automóvel sem matrícula pode transitar na via pública? Não, mesmo os veículos sem motor são obrigados a ter matrícula. Não, pois os veículos a motor e seus reboques são obrigados a ter matrícula. Sim, desde que a uma velocidade reduzida.

29 Um candidato a condutor deve saber que a carta de condução obtida para conduzir automóveis ligeiros tem um carácter provisório por um período de: 1 ano. 2 anos. 3 anos. Um cidadão que resida no Estrangeiro pode obter título de condução da categoria B em Portugal? Não. Sim, mas apenas se souber ler e escrever em Português. Sim. Um condutor a quem tenha sido cassada a carta de condução por praticar infracções ao Código da Estrada pode ficar impedido de obter novo título? Não, excepto quando pratica um crime rodoviário. Não. Sim, pelo período de dois anos. Um condutor com a carta de condução da categoria B pode conduzir: Automóveis com peso bruto até kgs. Todos os motociclos. Tractores agrícolas com equipamentos se o peso máximo não exceder kgs.

30 Um condutor com a carta de condução da categoria C pode conduzir: Automóveis ligeiros e todos os automóveis pesados. Automóveis ligeiros, tractores agrícolas e automóveis pesados de mercadorias. Motociclos de duas rodas, automóveis ligeiros e pesados. Um condutor deve saber que a cassação da carta de condução origina que: Não pode ser concedido novo título de condução pelo período de dois anos. O condutor fica inibido de conduzir qualquer veículo a motor pelo período de um mês. O condutor fica inibido de conduzir veículos ligeiros pelo período de um mês. Um condutor deve saber que as licenças de condução são documentos que permitem conduzir: Automóveis. Motociclos de cilindrada não superior a 50 cm3 e ciclomotores. Motociclos de cilindrada superior a 50 cm3. Um condutor deve saber que o carácter provisório da carta de condução obriga sempre a: Realizar novo exame para obter a carta de condução definitiva. Ter que aguardar o fim do período probatório para obter o título definitivo independentemente das infracções que pratique. Um regime contra-ordenacional mais penalizante.

31 Um condutor habilitado com a carta de condução da categoria B+E, pode conduzir: Tractores agrícolas, com reboque até 6000 kg. de peso bruto do conjunto. Tractores agrícolas, com reboque, com peso bruto do conjunto superior a 6000 kg. Tractores agrícolas, sem reboque, de peso máximo superior a 6000 kg. Um condutor habilitado com a carta de condução de automóveis ligeiros pode conduzir uma máquina industrial? Não pode. Pode conduzir qualquer máquina. Pode, se a máquina for ligeira. Um condutor habilitado com a carta de condução para automóveis ligeiros pode conduzir um tractor agrícola? Não pode. Pode, desde que o peso máximo não exceda 6000 kg. Sim, pode conduzir todos os tractores. Um condutor habilitado com a categoria B, da carta de condução pode conduzir: Máquinas agrícolas sem restrição de peso. Máquinas florestais ligeiras. Tractores com peso bruto de kgs.

32 Um condutor habilitado com carta de condução da categoria B pode conduzir um tractor agrícola sem reboque? Não pode. Pode, independentemente do seu peso máximo. Pode, se o peso máximo com equipamentos não exceder 6000 Kg. Um condutor que circule com uma taxa de álcool no sangue superior a 0,8 g/l e inferior a 1,2 g/l comete uma contra-ordenação muito grave. Concorda com esta afirmação? Não. Sim, salvo se apresentar defesa. Sim. Um condutor que tenha sido condenado por conduzir sob a influência de substâncias psicotrópicas pode conduzir algum veículo a motor durante o período da inibição? Não. Sim, desde que não seja um automóvel pesado. Sim, mas apenas ciclomotores ou motociclos. Um condutor titular de carta de condução da categoria B pode conduzir triciclos e quadriciclos? Não. Sim, mas apenas triciclos e quadriciclos ligeiros. Sim.

33 Um veículo que apresente sinais exteriores evidentes de abandono está em estacionamento abusivo, se: Permanecer no mesmo local por mais de 24 horas. Permanecer no mesmo local por mais de 36 horas. Permanecer no mesmo local por mais de 48 horas.

A carta de condução caduca quando, sendo provisória, o seu titular tenha sido condenado pela prática de:

A carta de condução caduca quando, sendo provisória, o seu titular tenha sido condenado pela prática de: Teste n.º 1 Tema VI Diversos 1 carta de condução caduca quando, sendo provisória, o seu titular tenha sido condenado pela prática de: Uma contraordenação grave e três contraordenações leves. Uma contraordenação

Leia mais

Para obter um título de condução é obrigatório saber ler e escrever?

Para obter um título de condução é obrigatório saber ler e escrever? Teste n.º 3 Tema VI Diversos 1 Para obter um título de condução é obrigatório saber ler e escrever? Não, apenas é necessário saber ler. Não, o candidato pode requerer prova oral. 2 Pela prática de uma

Leia mais

Antes do sinal vertical, posso ultrapassar? Não. Sim.

Antes do sinal vertical, posso ultrapassar? Não. Sim. Antes do sinal vertical, posso ultrapassar? Não. Sim. Ao efectuar a ultrapassagem, devo estar especialmente atento: À sinalização existente. Às características do meu veículo e à largura da faixa de rodagem.

Leia mais

Circulação. Automóveis ligeiros, motociclos. Contra-Ordenação. Até 20 km/h 60 a 300 euros Leve. 20 a 40 km/h 120 a 600 euros Grave

Circulação. Automóveis ligeiros, motociclos. Contra-Ordenação. Até 20 km/h 60 a 300 euros Leve. 20 a 40 km/h 120 a 600 euros Grave Circulação VELOCIDADE - A velocidade mínima nas auto-estradas passa de 40 para 50 km/h. - Sanções em caso de excesso de velocidade: (ver quadro) Automóveis ligeiros, motociclos Excesso de velocidade Coima

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL PARA O PARQUE DE ESTACIONAMENTO JUNTO AO TRIBUNAL DE CAMINHA

REGULAMENTO MUNICIPAL PARA O PARQUE DE ESTACIONAMENTO JUNTO AO TRIBUNAL DE CAMINHA REGULAMENTO MUNICIPAL PARA O PARQUE DE ESTACIONAMENTO JUNTO AO TRIBUNAL DE CAMINHA Regulamento Municipal do Parque de Estacionamento Junto ao Tribunal de Caminha Considerando a necessidade da Câmara Municipal

Leia mais

VÍTIMAS A 30 DIAS ANO 2014. Relatório - Anual 19-08-2015 1

VÍTIMAS A 30 DIAS ANO 2014. Relatório - Anual 19-08-2015 1 VÍTIMAS A 30 DIAS ANO 1 ÍNDICE DEFINIÇÕES... 4 EVOLUÇÃO GLOBAL... 5 1. Acidentes com : 2010/... 5 ACIDENTES E VÍTIMAS... 7 1. Acidentes e segundo o mês... 7 2. Acidentes e segundo o dia da semana... 8

Leia mais

ANO de 2014. Sinistralidade Rodoviária. Observatório de Segurança Rodoviária. Relatório - Anual 30-07-2015 1

ANO de 2014. Sinistralidade Rodoviária. Observatório de Segurança Rodoviária. Relatório - Anual 30-07-2015 1 ANO de Sinistralidade Rodoviária Observatório de Segurança Rodoviária 1 ÍNDICE DEFINIÇÕES... 4 EVOLUÇÃO GLOBAL... 5 1. Acidentes com : 2005/... 5 ACIDENTES E VÍTIMAS... 7 1. Acidentes e por mês... 7 2.

Leia mais

A carta de condução de automóveis pesados habilita a conduzir: Automóveis ligeiros. Motociclos. Qualquer tipo de veículos com motor.

A carta de condução de automóveis pesados habilita a conduzir: Automóveis ligeiros. Motociclos. Qualquer tipo de veículos com motor. A carta de condução de automóveis ligeiros habilita a conduzir: Automóveis de passageiros com lotação até 12 lugares. Motociclos até 125cc. Tractores agrícolas com equipamentos cujo peso máximo não exceda

Leia mais

Associação de Profissionais do Ensino da Condução

Associação de Profissionais do Ensino da Condução Linda-a-Velha, 6 de Julho de 2012 Estimados Colegas O Decreto-Lei n.º 138/2012 introduz diversas alterações ao Código da Estrada e aprova o novo Regulamento da Habilitação Legal para Conduzir, com vista

Leia mais

Campanha de Segurança e Saúde no Trabalho da Condução Automóvel Profissional

Campanha de Segurança e Saúde no Trabalho da Condução Automóvel Profissional Campanha de Segurança e Saúde no Trabalho da Condução Automóvel Profissional A formação dos condutores profissionais 5 de maio de 2016 1 Campanha de Segurança e Saúde no Trabalho da Condução Automóvel

Leia mais

CARTA DE CAÇADOR CARTA DE CAÇADOR

CARTA DE CAÇADOR CARTA DE CAÇADOR CARTA DE CAÇADOR CARTA DE CAÇADOR INDÍCE Requisitos para obter carta de caçador Especificações Validade Concessão, renovação, 2.ºs vias e alteração de dados Quando requerer Renovação de cartas de caçador

Leia mais

MUNICÍPIO DA FIGUEIRA DA FOZ

MUNICÍPIO DA FIGUEIRA DA FOZ MUNICÍPIO DA FIGUEIRA DA FOZ REGULAMENTO DAS ZONAS DE ESTACIONAMENTO DE DURAÇÃO LIMITADA A Câmara Municipal da Figueira da Foz, de acordo com o disposto no n.º 2 do artigo 67 do Código da Estrada, aprovado

Leia mais

Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS

Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS CÓDIGO DOS REGIMES CONTRIBUTIVOS DE SEGURANÇA SOCIAL Módulo I V Regime Contra-ordenacional 17-01-2011 Fernando Silva 1 Definição de contra ordenação Constitui contra-ordenaçãotodo o facto ilícito e censurável,

Leia mais

WORKSHOP Novas regras para examinadores de Condução

WORKSHOP Novas regras para examinadores de Condução WORKSHOP Novas regras para examinadores de Condução Principais alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º138/2012, de 5 de julho Fátima Abreu Alterações legislativas na área da habilitação de condutores

Leia mais

A faixa de rodagem está dividida por uma linha descontínua. Estou correctamente posicionado se estiver a efectuar uma ultrapassagem. Certo. Errado.

A faixa de rodagem está dividida por uma linha descontínua. Estou correctamente posicionado se estiver a efectuar uma ultrapassagem. Certo. Errado. A faixa de rodagem está dividida por uma linha descontínua. Estou correctamente posicionado se estiver a efectuar uma ultrapassagem. Certo. Errado. A faixa de rodagem está dividida por uma linha descontínua.

Leia mais

1554 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-A N. o 38 23 de Fevereiro de 2005 MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA

1554 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-A N. o 38 23 de Fevereiro de 2005 MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA 1554 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-A N. o 38 23 de Fevereiro de 2005 MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA Decreto-Lei n. o 44/2005 de 23 de Fevereiro A segurança rodoviária é hoje uma preocupação não só em

Leia mais

A partir da sinalização vertical posso inverter o sentido de marcha? Não. Sim.

A partir da sinalização vertical posso inverter o sentido de marcha? Não. Sim. A partir da sinalização vertical posso inverter o sentido de marcha? Não. Sim. A velocidade a que devo circular neste local é: 40 Km/h. 50 Km/h. A que for mais aconselhável perante estas condições. A velocidade

Leia mais

A indicação dada pelo sinal de mensagem variável:

A indicação dada pelo sinal de mensagem variável: Teste n.º 1 Tema I Sinais de proibição 1 indicação dada pelo sinal de mensagem variável: Não tem qualquer valor. Tem carácter facultativo. Tem carácter obrigatório. 2 proibição de transitar, imposta pelo

Leia mais

ÍNDICE INTRODUÇÃO... 2 APRESENTAÇÕES... 3 FICHAS TEMÁTICAS... 15 O JOGO DO SEMÁFORO... 16 A SOPA DE LETRAS... 17 O JOGO DAS DIFERENÇAS...

ÍNDICE INTRODUÇÃO... 2 APRESENTAÇÕES... 3 FICHAS TEMÁTICAS... 15 O JOGO DO SEMÁFORO... 16 A SOPA DE LETRAS... 17 O JOGO DAS DIFERENÇAS... ÍNDICE INTRODUÇÃO... 2 APRESENTAÇÕES... 3 FICHAS TEMÁTICAS... 15 O JOGO DO SEMÁFORO... 16 A SOPA DE LETRAS... 17 O JOGO DAS DIFERENÇAS... 18 O JOGO DOS SINAIS... 19 AS PALAVRAS EM FALTA... 23 SITUAÇÕES

Leia mais

A chapa de matrícula dos ciclomotores deve encontrar-se sempre em bom estado de conservação. Certo. Errado.

A chapa de matrícula dos ciclomotores deve encontrar-se sempre em bom estado de conservação. Certo. Errado. A chapa de matrícula dos ciclomotores deve encontrar-se sempre em bom estado de conservação. À frente os ciclomotores devem ter luzes: De nevoeiro e de estrada. De presença, cruzamento e estrada. Indicadoras

Leia mais

REFERENCIAL DE FORMAÇÃO

REFERENCIAL DE FORMAÇÃO REFERENCIAL DE FORMAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO EM OPERAÇÃO, REGULAÇÃO E MANUTENÇÃO DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS Especial para alunos da Universidade de Évora e Instituto Superior de Agronomia METODOLOGIA Formação

Leia mais

A condução nocturna deve influenciar a velocidade? Não, porque a utilização das luzes é obrigatória. Sim, mas apenas dentro das localidades. Sim.

A condução nocturna deve influenciar a velocidade? Não, porque a utilização das luzes é obrigatória. Sim, mas apenas dentro das localidades. Sim. A condução nocturna deve influenciar a velocidade? Não, porque a utilização das luzes é obrigatória. Sim, mas apenas dentro das localidades. Sim. A diminuição da aderência provoca o aumento da distância

Leia mais

CÓDIGO DA ESTRADA EDIÇÃO DE BOLSO. Actualização N.º 4

CÓDIGO DA ESTRADA EDIÇÃO DE BOLSO. Actualização N.º 4 CÓDIGO DA ESTRADA EDIÇÃO DE BOLSO Actualização N.º 4 Código da Estrada Edição de Bolso 2 TÍTULO: AUTORES: CÓDIGO DA ESTRADA EDIÇÃO DE BOLSO Actualização N.º 4 Texto da Lei EDITOR: EDIÇÕES ALMEDINA, SA

Leia mais

PROVA DE NÍVEL MÉDIO

PROVA DE NÍVEL MÉDIO CARGO: Motorista Júnior II - MOTORISTA PROVA DE NÍVEL MÉDIO 1. Todo condutor de veículo deve seguir as normas estabelecidas para transitar nas vias públicas. Qual entre as alternativas abaixo, constitui

Leia mais

1 Instituo da Mobilidade e dos Transportes - Questões de Exames de Condutores

1 Instituo da Mobilidade e dos Transportes - Questões de Exames de Condutores Nesta situação, devo parar? a) Sim, para ceder passagem. b) Não, porque não tenho de ceder passagem. Nesta situação, não sou obrigado a assinalar a realização de manobras. Em viagens muito longas a fadiga

Leia mais

A distância de segurança deve ser sempre a que me permita imobilizar o ciclomotor sem perigo de acidente. Certo. Errado.

A distância de segurança deve ser sempre a que me permita imobilizar o ciclomotor sem perigo de acidente. Certo. Errado. A distância de segurança deve ser sempre a que me permita imobilizar o ciclomotor sem perigo de acidente. A distância que devo guardar do ciclomotor depende: Da idade do veículo. Da potência do meu veículo.

Leia mais

A sinalização desta via pública, informa-me que circulo: Na auto-estrada A25. Na estrada nacional A25. Na estrada nacional N16.

A sinalização desta via pública, informa-me que circulo: Na auto-estrada A25. Na estrada nacional A25. Na estrada nacional N16. A referência IC 17, colocada na sinalização indica: Que circulo no itinerário complementar nº 17. Que faltam 17 kms para o início da A1. Que me encontro no km 17, da via em que circulo. A sinalização com

Leia mais

A distância mínima permitida para parar ou estacionar para trás da paragem de eléctricos é de: 3 metros 5 metros 6 metros

A distância mínima permitida para parar ou estacionar para trás da paragem de eléctricos é de: 3 metros 5 metros 6 metros A distância mínima permitida para parar ou estacionar para trás da paragem de eléctricos é de: 3 metros 5 metros 6 metros A manobra do veículo à minha frente deve ser realizada: Lentamente e no menor trajecto

Leia mais

A sinalização presente indica: Fim da estrada com prioridade. Mudança de direcção da via com prioridade. Proximidade de um cruzamento.

A sinalização presente indica: Fim da estrada com prioridade. Mudança de direcção da via com prioridade. Proximidade de um cruzamento. A referência IC 17, colocada na sinalização indica: Que circulo no itinerário complementar nº 17. Que faltam 17 kms para o início da A1. Que me encontro no km 17, da via em que circulo. A sinalização presente

Leia mais

Manual do Código da Estrada

Manual do Código da Estrada O condutor de um veículo em marcha deve manter entre o seu veículo e o que o precede a distância suficiente para evitar acidentes em caso de súbita paragem ou diminuição de velocidade deste. O condutor

Leia mais

DSATAR. Divisão de Formação e Associativismo Formação Profissional. Norma orientadora nº06/2009

DSATAR. Divisão de Formação e Associativismo Formação Profissional. Norma orientadora nº06/2009 DSATAR Divisão de Formação e Associativismo Formação Profissional Norma orientadora nº06/2009 Assunto: Reconhecimento de formadores para apoio às sessões de formação prática do Curso de Operador de Máquinas

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL DE REALIZAÇÃO DE ACAMPAMENTOS OCASIONAIS

REGULAMENTO MUNICIPAL DE REALIZAÇÃO DE ACAMPAMENTOS OCASIONAIS REGULAMENTO MUNICIPAL DE REALIZAÇÃO DE ACAMPAMENTOS OCASIONAIS (Aprovado na 24ª Reunião Ordinária de Câmara Municipal realizada em 16 de Dezembro de 2003, na 2ª Reunião da 5ª Sessão Ordinária de Assembleia

Leia mais

A aquaplanagem pode ocorrer: Apenas com pneus lisos. Se eu não adaptar a velocidade às condições do piso.

A aquaplanagem pode ocorrer: Apenas com pneus lisos. Se eu não adaptar a velocidade às condições do piso. A aquaplanagem pode ocorrer: Apenas com pneus lisos. Se eu não adaptar a velocidade às condições do piso. A aquaplanagem, regra geral, é provocada por: Água. Óleo na estrada. Qualquer substância que se

Leia mais

AC. EM CÂMARA. (16) REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE CIRCUITOS TURÍSTICOS NO MUNICÍPIO DE VIANA DO CASTELO:- Pelo Vereador Luís Nobre foi apresentada a

AC. EM CÂMARA. (16) REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE CIRCUITOS TURÍSTICOS NO MUNICÍPIO DE VIANA DO CASTELO:- Pelo Vereador Luís Nobre foi apresentada a 1 AC. EM CÂMARA (16) REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE CIRCUITOS TURÍSTICOS NO MUNICÍPIO DE VIANA DO CASTELO:- Pelo Vereador Luís Nobre foi apresentada a proposta que seguidamente se transcreve:- REGULAMENTO

Leia mais

Parada Obrigatória. Dê a Preferência. Velocidade Máxima Permitida. Sentido Obrigatório. Passagem Obrigatória. Siga em Frente

Parada Obrigatória. Dê a Preferência. Velocidade Máxima Permitida. Sentido Obrigatório. Passagem Obrigatória. Siga em Frente Compõe-se de luzes acionadas alternada ou intermitentemente através de sistema elétrico/eletrônico, cuja função é controlar os deslocamentos em trânsito. Sinalização semafórica de regulamentação Tem a

Leia mais

S.R. DA HABITAÇÃO E EQUIPAMENTOS. Portaria n.º 42/2007 de 5 de Julho de 2007

S.R. DA HABITAÇÃO E EQUIPAMENTOS. Portaria n.º 42/2007 de 5 de Julho de 2007 S.R. DA HABITAÇÃO E EQUIPAMENTOS Portaria n.º 42/2007 de 5 de Julho de 2007 O Decreto Legislativo Regional n.º 23/2006/A, de 12 de Junho, que estabelece o regime jurídico do transporte colectivo de crianças,

Leia mais

Constituem ainda elementos indicadores da qualificação, em termos substanciais, de uma locação como financeira,

Constituem ainda elementos indicadores da qualificação, em termos substanciais, de uma locação como financeira, ÍNDICE 1. NCRF 9 2. Regime Contabilístico 3. Regime Fiscal 4. IVA 5. Quadro Resumo 6. Exemplos 1. NORMA CONTABILÍSTICA E DE RELATO FINANCEIRO ( NCRF ) 9 Na sequência da publicação do Decreto-Lei n.º 158/2009,

Leia mais

Ao descrever uma curva devo ter maior cuidado em manobrar o meu veículo? Certo. Errado.

Ao descrever uma curva devo ter maior cuidado em manobrar o meu veículo? Certo. Errado. Ao descrever uma curva devo ter maior cuidado em manobrar o meu veículo? Circulo numa via com prioridade. Devo ceder a passagem aos veículos que se encontram à minha direita? Não. Sim. Circulo numa via

Leia mais

A manobra de inversão do sentido de marcha é permitida neste local?

A manobra de inversão do sentido de marcha é permitida neste local? A manobra de inversão do sentido de marcha é permitida neste local? Não, a sinalização existente na via não me permite efectuar a manobra. Sim, a sinalização existente na via permite-me efectuar a manobra.

Leia mais

A linha descontínua marcada no pavimento permiteme pisá-la ou transpô-la, apenas para efectuar manobras. Certo. Errado.

A linha descontínua marcada no pavimento permiteme pisá-la ou transpô-la, apenas para efectuar manobras. Certo. Errado. A linha descontínua marcada no pavimento permiteme pisá-la ou transpô-la, apenas para efectuar manobras. Certo. Errado. A luz amarela intermitente obriga-me a avançar: Com especial precaução Rapidamente.

Leia mais

Escolas de Condução - CAE 85530

Escolas de Condução - CAE 85530 O conteúdo informativo disponibilizado pela presente ficha não substitui a consulta dos diplomas legais referenciados e da entidade licenciadora. FUNCHAL Escolas de Condução CAE 85530 ÂMBITO Ensino da

Leia mais

A Fiscalização do Estacionamento

A Fiscalização do Estacionamento 2010 A Fiscalização do Estacionamento Miguel Marques dos Santos Índice Enquadramento Legal Âmbito Regras Gerais Resumo Conclusões 2 Enquadramento Legal Decreto-Lei n.º 203/2006, de 27 de Outubro, que aprova

Leia mais

Distrito - VIANA DO CASTELO. SINISTRALIDADE Dez de 2014. Observatório de Segurança Rodoviária 18-08-2015. Relatório - Distrito 1

Distrito - VIANA DO CASTELO. SINISTRALIDADE Dez de 2014. Observatório de Segurança Rodoviária 18-08-2015. Relatório - Distrito 1 Distrito - VIANA DO CASTELO SINISTRALIDADE Dez de 2014 Observatório de Segurança Rodoviária 1 ÍNDICE DEFINIÇÕES... 3 EVOLUÇÃO 2005-2014... 4 1. com... 4 2.... 5 ACIDENTES E VÍTIMAS... 6 1. e 2005/2014...

Leia mais

Devo fazer uso das luzes avisadoras de perigo sempre que:

Devo fazer uso das luzes avisadoras de perigo sempre que: Teste n.º 3 Tema III e IV Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões 1 Devo fazer uso das luzes avisadoras de perigo sempre que: Exista grande intensidade de trânsito. Me aproxime de uma

Leia mais

TAX alert 15 NOVEMBRO / 2013

TAX alert 15 NOVEMBRO / 2013 15 NOVEMBRO / 2013 REGIME EXCEPCIONAL DE REGULARIZAÇÃO DE DÍVIDAS FISCAIS E À SEGURANÇA SOCIAL (RERD) Foi recentemente aprovado o Decreto-Lei n.º 151-A/2013, de 31 de Outubro, mencionado na nossa última

Leia mais

Teste n.º 5 Tema III e IV. Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões

Teste n.º 5 Tema III e IV. Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões Teste n.º 5 Tema III e IV Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões 1 Nesta situação, devo estar especialmente atento: À existência de veículos imobilizados na faixa de rodagem. À presença

Leia mais

Teste n.º 7 Tema III e IV Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões

Teste n.º 7 Tema III e IV Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões Teste n.º 7 Tema III e IV Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões 1 O veículo longo que segue à minha frente é obrigado a circular sempre com as luzes de cruzamento acesas? Não. Só

Leia mais

Manual do Condutor DOCUMENTAÇÃO QUE DEVERÁ ACOMPANHAR A VIATURA PARA UMA CONDUÇÃO MAIS CÓMODA E SEGURA

Manual do Condutor DOCUMENTAÇÃO QUE DEVERÁ ACOMPANHAR A VIATURA PARA UMA CONDUÇÃO MAIS CÓMODA E SEGURA > Página principal > Apoio ao Cliente > Manual do Condutor > Manual do Condutor Quando a Locarent entrega as viaturas aos seus Clientes, disponibiliza uma pasta contendo as informações básicas de suporte

Leia mais

Deliberação n.º 2/AM/99

Deliberação n.º 2/AM/99 Deliberação n.º 2/AM/99 Considerando o actual Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada, publicado no Boletim Municipal de 1995/10/10, na base do qual, aliás se tem vindo a aprovar

Leia mais

Objetivos gerais. Objetivos específicos

Objetivos gerais. Objetivos específicos Apresentação 21/03/2014 Objetivos gerais Comunicar as alterações sobre Regulamento Habilitação Legal Condução (D.L. 37/2014 que altera o RHLC publicado em 2012 D.L. 138/2012); Objetivos específicos Atualização

Leia mais

Ministério d DL 612/2008

Ministério d DL 612/2008 DL 612/2008 O Livro Branco sobre a Política Europeia de Transportes contém objectivos claros em matéria de segurança e fluidez do tráfego rodoviário, o que conjugado com a crescente mobilidade de pessoas

Leia mais

REGULAMENTO DE REMOÇÃO DE VIATURAS

REGULAMENTO DE REMOÇÃO DE VIATURAS MUNICÍPIO DE AZAMBUJA REGULAMENTO DE REMOÇÃO DE VIATURAS DA VIA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE AZAMBUJA Aprovado por deliberação da Assembleia Municipal de Azambuja de 7 de Outubro de 2010, publicada pelo Edital

Leia mais

Regulamento específico das zonas de estacionamento controlado da Praia da Rocha

Regulamento específico das zonas de estacionamento controlado da Praia da Rocha Regulamento específico das zonas de estacionamento controlado da Praia da Rocha Artigo 1.º Lei Habilitante O presente regulamento é elaborado e aprovado ao abrigo da competência prevista no artigo 241

Leia mais

Teste n.º 3 Tema V. Vias de trânsito, condições ambientais adversas

Teste n.º 3 Tema V. Vias de trânsito, condições ambientais adversas Teste n.º 3 Tema V Vias de trânsito, condições ambientais adversas 1 O que se entende por via de trânsito? Via de comunicação terrestre do domínio privado aberta ao trânsito público. Via de tráfego resultante

Leia mais

Lista 4 Introdução à Programação Entregar até 07/05/2012

Lista 4 Introdução à Programação Entregar até 07/05/2012 Lista 4 Introdução à Programação Entregar até 07/05/2012 1. Um vendedor necessita de um algoritmo que calcule o preço total devido por um cliente. O algoritmo deve receber o código de um produto e a quantidade

Leia mais

Sinais de Proibição. Os sinais de proibição transmitem aos utentes a interdição de determinados comportamentos.

Sinais de Proibição. Os sinais de proibição transmitem aos utentes a interdição de determinados comportamentos. Sinais de Proibição Os sinais de proibição transmitem aos utentes a interdição de determinados comportamentos. Os sinais de proibição devem ser colocados na proximidade imediata do local onde a proibição

Leia mais

3/2014 Lei n.º 3/2014 Regime do Cartão de Segurança Ocupacional na Construção Civil

3/2014 Lei n.º 3/2014 Regime do Cartão de Segurança Ocupacional na Construção Civil 3/2014 Lei n.º 3/2014 Regime do Cartão de Segurança Ocupacional na Construção Civil Assembleia Legislativa da Região Administrativa Especial de Macau REGIÃO ADMINISTRATIVA ESPECIAL DE MACAU Lei n.º 3/2014

Leia mais

CÓDIGO DA ESTRADA. Disposições gerais. TÍTULO I - Disposições gerais. Disposições gerais. CAPÍTULO I Princípios gerais

CÓDIGO DA ESTRADA. Disposições gerais. TÍTULO I - Disposições gerais. Disposições gerais. CAPÍTULO I Princípios gerais CÓDIGO DA ESTRADA Disposições gerais TÍTULO I - Disposições gerais CAPÍTULO I Princípios gerais Artigo 1.º Definições legais Para os efeitos do disposto no presente Código e legislação complementar, os

Leia mais

Jornal da República. Quarta-Feira, 06 de Agosto de 2003. Artigo 2.º com acessos condicionados e sinalizada como tal;

Jornal da República. Quarta-Feira, 06 de Agosto de 2003. Artigo 2.º com acessos condicionados e sinalizada como tal; 0.50 cents PUBLICAÇÃO OFICIAL DA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR - LESTE Suplemento Decreto-Lei nº 6/2003 de 3 de Abril CÓDIGO DA ESTRADA A prevenção da sinistralidade constitui uma das prioridades do Governo

Leia mais

DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DE ALAGOAS - DETRAN/AL QUESTÕES SOBRE REGRAS DE CIRCULAÇÃO

DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DE ALAGOAS - DETRAN/AL QUESTÕES SOBRE REGRAS DE CIRCULAÇÃO As faixas da esquerda deverão ser usadas, em uma pista de rolamento com várias faixas de trânsito no mesmo sentido, para: 1 veículos lentos e pesados circularem. 2 circulação dos veículos de passageiro.

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 520, 29 de JANEIRO de 2015.

RESOLUÇÃO Nº 520, 29 de JANEIRO de 2015. RESOLUÇÃO Nº 520, 29 de JANEIRO de 2015. Dispõe sobre os requisitos mínimos para a circulação de veículos com dimensões excedentes aos limites estabelecidos pelo CONTRAN. O Conselho Nacional de Trânsito

Leia mais

Regulamento Municipal de Remoção e Recolha de Veículos

Regulamento Municipal de Remoção e Recolha de Veículos CAPÍTULO I Âmbito de aplicação Artº 1º Âmbito de aplicação O presente Regulamento pretende dotar o Município de um instrumento que estabeleça regras referentes à acção de fiscalização assim como à remoção

Leia mais

Veículos de matrícula nacional, com todos os documentos e entregues pelo proprietário (pessoa cujo nome consta nos documentos do veículo)

Veículos de matrícula nacional, com todos os documentos e entregues pelo proprietário (pessoa cujo nome consta nos documentos do veículo) www.valorcar.pt ÍNDICE 1. 1.1 1.2 1.2.1 1.2.2 2. 2.1..1.2.2.1.2.2.2. 4. 4.1 4.2 4.2.1 4.2.2 4.2. 4.2.4 4.2. Veículos de matrícula nacional, com todos os documentos e entregues pelo proprietário (pessoa

Leia mais

GUIA POLICIAL PARA ESTRANGEIROS A VISITAR VARSÓVIA

GUIA POLICIAL PARA ESTRANGEIROS A VISITAR VARSÓVIA KOMENDA STOŁECZNA POLICJI Źródło: http://www.policja.waw.pl/pl/informator-dla-turystow/19533,guia-policial-para-estrangeiros-a-visitar-varsovia.html Wygenerowano: Piątek, 30 września 2016, 19:27 GUIA POLICIAL

Leia mais

A ambulância deve: A ambulância deve:

A ambulância deve: A ambulância deve: Teste n.º 1 Tema I edências de Passagem 1 ambulância deve: vançar, mas apenas se assinalar a marcha de urgência. vançar. eder-me a passagem. 2 ambulância deve: vançar. eder a passagem apenas ao meu veículo.

Leia mais

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO AUTOCARRO

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO AUTOCARRO REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO AUTOCARRO A Junta de Freguesia do Lumiar dispõe de um autocarro com capacidade para 55 passageiros que coloca ao serviço das Escolas, Centros de Dia, Colectividades e outras

Leia mais

Alterações ao Cód. Estrada 2013

Alterações ao Cód. Estrada 2013 Alterações Consequências / Observações Pág. Livro Ed. Seg. Rod. Os veículos de segurança prisional passam a ser classificados como veículos em serviço de urgência Velocípedes passam a poder transportar

Leia mais

CONDUÇÃO DEFENSIVA. Nível 1 Nível Atitudinal; Nível 3 Nível Táctico; Nível 4 Nível Operacional

CONDUÇÃO DEFENSIVA. Nível 1 Nível Atitudinal; Nível 3 Nível Táctico; Nível 4 Nível Operacional FICHA TÉCNICA CONDUÇÃO DEFENSIVA Níveis GDE Temas Transversais Síntese informativa Nível 1 Nível Atitudinal; Nível 3 Nível Táctico; Nível 4 Nível Operacional Tema 5 - Conhecimento das Regras de Trânsito;

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL PARA A REALIZAÇÃO DE ESPECTÁCULOS DE NATUREZA DESPORTIVA NAS VIAS, JARDINS E DEMAIS LUGARES PÚBLICOS AO AR LIVRE

REGULAMENTO MUNICIPAL PARA A REALIZAÇÃO DE ESPECTÁCULOS DE NATUREZA DESPORTIVA NAS VIAS, JARDINS E DEMAIS LUGARES PÚBLICOS AO AR LIVRE REGULAMENTO MUNICIPAL PARA A REALIZAÇÃO DE ESPECTÁCULOS DE NATUREZA DESPORTIVA NAS VIAS, JARDINS E DEMAIS LUGARES PÚBLICOS AO AR LIVRE (Aprovado na 24ª Reunião Ordinária de Câmara Municipal realizada em

Leia mais

Direito Processual Civil II

Direito Processual Civil II Direito Processual Civil II»Aula 2 Procedimento Sumário: parte 1 Procedimento Sumário: Hipóteses legais II Procedimento Sumário 1 Rito sumário e Juizados Especiais - O procedimento comum é aplicável as

Leia mais

ALTERAÇÃO N.º 01/2016 AO CÓDIGO REGULAMENTAR DO MUNICÍPIO DO PORTO. Preâmbulo

ALTERAÇÃO N.º 01/2016 AO CÓDIGO REGULAMENTAR DO MUNICÍPIO DO PORTO. Preâmbulo ALTERAÇÃO N.º 01/2016 AO CÓDIGO REGULAMENTAR DO MUNICÍPIO DO PORTO Preâmbulo O Decreto-Lei n.º 146/2014, de 09 de outubro, veio estabelecer as condições em que as empresas privadas concessionárias de estacionamento

Leia mais

Contra-Ordenação Responsabilidade Leve Grave Muito-Grave. Condutor

Contra-Ordenação Responsabilidade Leve Grave Muito-Grave. Condutor Contra-Ordenação Responsabilidade Leve Grave Muito-Grave A utilização durante a marcha do veículo de auscultadores sonoros e de aparelhos radiotelefónicos Condutor x 6.14 - Velocidade Designa-se por velocidade

Leia mais

REGULAMENTO ADVENTURE IN SERRA 2011. 1.1 - Evento automobilístico fora de estrada, exclusivo, aberto somente a participantes inscritos.

REGULAMENTO ADVENTURE IN SERRA 2011. 1.1 - Evento automobilístico fora de estrada, exclusivo, aberto somente a participantes inscritos. REGULAMENTO ADVENTURE IN SERRA 2011 Art. 1º - Definição 1.1 - Evento automobilístico fora de estrada, exclusivo, aberto somente a participantes inscritos. 1.2 O percurso será em estradas pavimentadas,

Leia mais

Operação de Empilhadeira

Operação de Empilhadeira Operação de Empilhadeira PROFESSOR AZEVEDO REVELA EXATAMENTE TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O ASSUNTO Treinamento Básico de Segurança para Operadores de Empilhadeira Neste ebook você vai saber os

Leia mais

Atualização da Legislação de Trânsito

Atualização da Legislação de Trânsito Atualização da Legislação de Trânsito Alexandre Basileis No dia 1º de novembro de 2014, entra em vigor a Lei 12.971, de 9 de maio de 2014, que altera os artigos. 173, 174, 175, 191, 202, 203, 292, 302,

Leia mais

RESOLUÇÃO N. 349 DE 17 DE MAIO DE 2010

RESOLUÇÃO N. 349 DE 17 DE MAIO DE 2010 RESOLUÇÃO N. 349 DE 17 DE MAIO DE 2010 Dispõe sobre o transporte eventual de cargas ou de bicicletas nos veículos classificados nas espécies automóvel, caminhonete, camioneta e utilitário. O CONSELHO NACIONAL

Leia mais

Sede Praça 5 de Outubro,2754-501 Cascais

Sede Praça 5 de Outubro,2754-501 Cascais 20-09-2013 Diretor: Carlos Carreiras Sede Praça 5 de Outubro,2754-501 Cascais SUMÁRIO: Alteração ao Regulamento Geral de Zonas de Estacionamento Controlado do Concelho de Cascais e ao Regulamento específico

Leia mais

RESOLUÇÃO SMTR Nº 2434 DE 13 DE JANEIRO DE 2014. O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE TRANSPORTES no uso de suas atribuições legais:

RESOLUÇÃO SMTR Nº 2434 DE 13 DE JANEIRO DE 2014. O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE TRANSPORTES no uso de suas atribuições legais: RESOLUÇÃO SMTR Nº 2434 DE 13 DE JANEIRO DE 2014 Estabelece normas relativas a vistoria de todos os veículos de propriedade dos autorizatários autônomos cooperativados e de propriedade das empresas de transporte

Leia mais

CODIGO DA ESTRADA DE CABO VERDE

CODIGO DA ESTRADA DE CABO VERDE CODIGO DA ESTRADA DE CABO VERDE ANEXO I Decreto-Legislativo nº 1/2007 Considerando que desde a Independência Nacional até 1997, vigorou em Cabo-Verde o Código da Estrada de 1954, submetido variadíssimas

Leia mais

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS PREVENÇÃO DE RISCOS PP. 1/5 FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS 1 TAREFA TRABALHOS JUNTO OU NA VIA PÚBLICA 2 DESCRIÇÃO Os trabalhos junto à via pública ou na via pública, bem como o depósito de

Leia mais

Este sinal é de: Este sinal é de:

Este sinal é de: Este sinal é de: Teste n.º 2 Tema I Sinais de Indicação 1 Este sinal é de: Indicação. Perigo. Pré-sinalização. 2 Este sinal é de: Indicação. Proibição. Regulamentação. 3 O sinal complementar indica-me a aproximação de

Leia mais

DOSSIER DE ACREDITAÇÃO PARA FORMAÇÃO EM SIV

DOSSIER DE ACREDITAÇÃO PARA FORMAÇÃO EM SIV Instituto Nacional de Emergência Médica, I.P. DOSSIER DE ACREDITAÇÃO PARA FORMAÇÃO EM SIV Maio de 2012 Departamento de Formação em Emergência Médica Rua Almirante Barroso, n.º 36, 4º Piso 1000-013 Lisboa

Leia mais

Teste n.º 2 Tema III e IV. Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões

Teste n.º 2 Tema III e IV. Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões Teste n.º 2 Tema III e IV Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões 1 o entrar neste túnel devo utilizar: s luzes de cruzamento porque o sinal obriga e vou entrar num túnel. s luzes de

Leia mais

Diário Oficial Poder Executivo Estado de São Paulo

Diário Oficial Poder Executivo Estado de São Paulo Diário Oficial Poder Executivo Estado de São Paulo Seção I GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN Palácio dos Bandeirantes Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - CEP 05698-900 - Fone: 3745-3344 Volume 113 - Número 170 - São

Leia mais

GUIA PRÁTICO ATENDIMENTO AÇÃO SOCIAL

GUIA PRÁTICO ATENDIMENTO AÇÃO SOCIAL Manual de GUIA PRÁTICO ATENDIMENTO AÇÃO SOCIAL INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/7 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Atendimento Ação Social (31 A V4.07) PROPRIEDADE

Leia mais

LDGDM- LIGA DESPORTIVA DE GONDOMAR

LDGDM- LIGA DESPORTIVA DE GONDOMAR CAMPEONATO DE GONDOMAR Pré-escolas Futebol de 5 Futebol de 3 1. Condições de participação a) Podem participar neste Campeonato as colectividades sediadas em Gondomar, e inscritas no Cadastro Municipal

Leia mais

A Carta de Condução por Pontos vai funcionar assim...

A Carta de Condução por Pontos vai funcionar assim... A Carta de Condução por Pontos vai funcionar assim... Date : 25 de Maio de 2016 É já de hoje a uma semana que entrará em vigor a Carta de Condução por Pontos. Todos os condutores, até mesmo os que possuem

Leia mais

COMO CONSTRUIR SUA CALÇADA

COMO CONSTRUIR SUA CALÇADA PREFEITURA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA HIDROMINERAL DE AMPARO COMO CONSTRUIR SUA CALÇADA Guia Prático para deixar nossa cidade ainda mais bonita e acessível ÍNDICE A Prefeitura Municipal de Amparo, vem, através

Leia mais

CÓDIGO DA ESTRADA TÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS. ARTIGO 1 (Definições)

CÓDIGO DA ESTRADA TÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS. ARTIGO 1 (Definições) CÓDIGO DA ESTRADA TÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS ARTIGO 1 (Definições) Os termos utilizados no presente Código da Estrada e legislação complementar têm o significado que consta do glossário que constitui

Leia mais

1. Em todos os locais acima enumerados é admitido fumar nas áreas ao ar livre.

1. Em todos os locais acima enumerados é admitido fumar nas áreas ao ar livre. LEI ANTI-TABACO Lei n.º 37/2007, de 14 de Agosto I Locais onde será proibido fumar 1. Nos locais de trabalho (ou seja, todo o lugar onde o trabalhador se encontra e em que esteja, directa ou indirectamente,

Leia mais

LICENÇA PARENTAL INICIAL

LICENÇA PARENTAL INICIAL Direitos e Deveres da Parentalidade Lei n.º 59/2008, de 11 de Setembro Regime de Contrato de Trabalho em Funções Públicas (art.º 33º do Código do Trabalho (vs. Da Lei n.º 7/2009, de 12/02) e art. 40º do

Leia mais

Registo de Representantes Autorizados e Pessoas Responsáveis

Registo de Representantes Autorizados e Pessoas Responsáveis Instrução da Euronext 2-01 Alterado em 4 de Agosto de 2014 Data de Entrada em vigor: 11 de Agosto de 2014 Assunto: Registo de Representantes Autorizados e Pessoas Responsáveis Departamento: Regulation

Leia mais

DECRETO N 001/2014 10 DEJANEIRO DE 2014

DECRETO N 001/2014 10 DEJANEIRO DE 2014 DECRETO N 001/2014 10 DEJANEIRO DE 2014 "REGULAMENTA LEI MUNICIPAL 2.592/2007, CRIA MODELOS DE DOCUMENTOS DE PORTE OBRIGATÓRIO PARA USO DOS PROFISSIONAIS AUTORIZADOS A PRESTAR SERVIÇO DE TRANSPORTE ESCOLAR

Leia mais

CÓDIGO DA ESTRADA. Alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 44/2005, de 23 de Fevereiro. Diário da República nº 38, Série I-A, Págs.

CÓDIGO DA ESTRADA. Alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 44/2005, de 23 de Fevereiro. Diário da República nº 38, Série I-A, Págs. CÓDIGO DA ESTRADA Alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 44/2005, de 23 de Fevereiro Diário da República nº 38, Série I-A, Págs. 1585 a 1625 Não dispensa a consulta do Diário da República. www.legix.pt

Leia mais

Câmara Municipal de Mortágua

Câmara Municipal de Mortágua Câmara Municipal de Mortágua Regulamento de Ordenamento de Trânsito do Concelho de Mortágua A postura de trânsito em vigor no concelho de Mortágua, datada de 1 de Abril de 1962, no tempo da sua entrada

Leia mais

1) Qual a resolução que dispõe sobre a notificação da autuação e defesa da autuação?

1) Qual a resolução que dispõe sobre a notificação da autuação e defesa da autuação? Diante da veiculação e circulação de e-mails falsos, o DER/MG esclarece que não faz uso de correio eletrônico para notificar sobre a existência de multas. 1) Qual a resolução que dispõe sobre a notificação

Leia mais

PORTARIA N.º 528/2000 de 28 de Julho

PORTARIA N.º 528/2000 de 28 de Julho PORTARIA N.º 528/2000 de 28 de Julho Os aperfeiçoamentos introduzidos nos exames de condução, com a generalização do recurso a testes de aplicação interactiva multimedia, a par da experiência colhida com

Leia mais

REGIME JURÍDICO DA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

REGIME JURÍDICO DA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO REGIME JURÍDICO DA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO Pela Lei nº 3/2014* de 28 de Janeiro (em vigor desde 27 de Fevereiro), foi alterado o regime jurídico da promoção e prevenção da segurança e da saúde no

Leia mais

A comprovação da realização de inspecção periódica obrigatória a veículos, é efectuada através de:

A comprovação da realização de inspecção periódica obrigatória a veículos, é efectuada através de: A comprovação da realização de inspecção periódica obrigatória a veículos, é efectuada através de: Declaração emitida pelo centro de inspecções. Ficha de inspecção periódica válida e respectiva vinheta;

Leia mais