DESENVOLVIMENTO E CONSTRUÇÃO DE UM APLICATIVO PARA DETERMINAÇÃO DE CÁLCULOS DE PRODUÇÃO DO SETOR DE FIAÇÃO DE ALGODÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DESENVOLVIMENTO E CONSTRUÇÃO DE UM APLICATIVO PARA DETERMINAÇÃO DE CÁLCULOS DE PRODUÇÃO DO SETOR DE FIAÇÃO DE ALGODÃO"

Transcrição

1 DESENVOLVIMENTO E CONSTRUÇÃO DE UM APLICATIVO PARA DETERMINAÇÃO DE CÁLCULOS DE PRODUÇÃO DO SETOR DE FIAÇÃO DE ALGODÃO Arissa S. Miashita (1) ; Flávio A. Souza (2) ; Muriel S. Godoi (3) ; Caroline A. Cionek (4) (1) Estudante;Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Apucarana, PR; arissasumikawam@hotmail.com; (2) Professor;Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Apucarana, PR; fsouza@utfpr.edu.br; (3) Professor;Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Apucarana, PR; muriel@utfpr.edu.br; (4) Professora;Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Apucarana, PR; carolinecionek@utfpr.edu.br Resumo A utilização de aplicativos em dispositivos móveis está presente em pequenas ações cotidianas, desta forma pesquisas e desenvolvimentos são realizadas e fomentadas nas diversas áreas do conhecimento. No setor industrial têxtil há diversas atividades envolvidas, destacando a fiação de algodão, onde a linha de produção possui equipamentos que necessitam de cálculos de produção para o ideal dimensionamento ou planejamento e controle de produção. Neste trabalho desenvolveu-se um aplicativo (APP) Android que consiste em uma calculadora para o cálculo de produção de equipamentos de fiação de algodão, por meio de uma simples substituição numérica em campos específicos, em tempo real. A metodologia utilizada foi por meio de conceitos do desenvolvimento de aplicativos moveis para plataforma Android. Adicionalmente, o aplicativo apresenta ícone específico com a teoria referente a tecnologia da fiação em cada setor e fórmulas para a realização dos cálculos, auxiliando os cálculos de produção nos diversos setores do fluxo de produção de uma fiação de algodão. Palavras-chave: Calculadora Têxtil. Fiação de Algodão. Aplicativo Android. Área Temática: Gestão da Cadeia Têxtil. DEVELOPMENT AND CONSTRUCTION OF AN APP FOR DETERMINATION OF PRODUCTION CALCULATIONS OF THE COTTON SPINNING Abstract The use of applications on mobile devices is present in small daily actions, therefore researches and developments are carried out and fostered in various areas of knowledge. In textile industrial sector there are several activities involved, highlighting cotton spinning, where the production line has equipment that requires production calculations for the ideal sizing or production planning and control. In this work an Android application (APP) was developed, which consists of a calculator to estimate the production of cotton spinning equipment, a simple numerical substitution in specific fields, in real time. The methodology used was through development concepts for mobile application development using Android Platform. In addition, the application presents a specific icon with the theory of spinning technology in each sector and formulas to conduct calculations, helping the production calculations in the various sectors of the production flow of a cotton spinning mill. Key words: Textile Calculator. Cotton Spinning. Android Application.

2 1. Introdução A utilização de aplicativos em dispositivos móveis está presente em pequenas ações cotidianas, desta forma pesquisas e desenvolvimentos são realizadas e fomentadas nas diversas áreas do conhecimento. No setor industrial têxtil há diversas atividades envolvidas, destacando a fiação de algodão, onde a linha de produção possui equipamentos que necessitam de cálculos de produção para o ideal dimensionamento ou planejamento e controle de produção. Neste trabalho desenvolveu-se um aplicativo (APP) Android que consiste em uma calculadora para o cálculo de produção de equipamentos de fiação de algodão (Sala de abertura, carda, passador, reunideira, penteadeira, maçaroqueira, filatório anel, conicaleira, filatório rotor e filatório jato de ar), por meio de uma simples substituição numérica em campos específicos, em tempo real. 2. Problema de Pesquisa e Objetivo 2.1. Problema da Pesquisa Em atividades desenvolvidas no planejamento industrial têxtil já existem relações que facilitam os cálculos de produção, onde as ferramentas de cálculos são planilhas de softwares (Excel), softwares desenvolvidos pela equipe de tecnologia de informação (ERP S), tabelas formuladas e recentemente, a disponibilização de ferramentas online publicadas em determinados web sites, no entanto, todos estes não dispensam o uso de computador ou dispositivo similar, limitando seu uso em espaços específicos. Quando do uso de calculadora tradicional a limitação está na memorização das fórmulas. Visando praticidade necessita-se de um aplicativo que possua um sistema operacional para dispositivos móveis, de forma que possibilite cálculos de produção nos diversos ambientes de uma organização, proporcionando rápido acesso aos cálculos, teorias e fórmulas, com aplicação direta na rotina de produção Objetivo da Pesquisa Produzir aplicativo (APP) Android que consiste em uma calculadora virtual para o cálculo de produção em equipamentos do setor industrial têxtil, por meio de uma simples substituição numérica em campos específicos, em tempo real.

3 3. Revisão Bibliográfica 3.1 Fiação de Algodão Segundo a Rieter (2014) existem 4 tecnologias de sistemas de fiação, sendo eles: RingSpinning (Fiação anel), CompactSpinning (Fiação Compacto), Rotor Spinning (Fiação Rotor) e Air-Jet Spinning (Fiação Jato de Ar). Segue uma breve descrição de cada sistema: Fiação Anel (RingSpinning) Denominado sistema convencional, o mesmo utiliza o princípio básico de estirar e torcer uma massa fibrosa. Possui flexibilidade de produção de fios grossos a fios finos especiais, com aplicação mais universal no vestuário, roupas íntimas e também em uma gama de tecidos de casa. Este sistema pode ser subdividido em processos de preparação convencional cardado e convencional penteado. Fiação Compacto (CompactSpinning) Utiliza o mesmo princípio de estiragem e torção do sistema convencional, no entanto o sistema de compactação promove uma sucção na estrutura do fio retirando o ar existente entre as fibras, possibilitando-as se agregar e aumentar sua coesão fibra a fibra, absorve as pontas de fibras na formação do fio, reduzindo a pilosidade e irregularidades, melhorando o rendimento da fibra e produzindo uma estrutura perfeita, aumentando sua resistência e possibilitando produzir fios extremamente finos, aplicados em produtos de alta qualidade, camisarias e roupas de cama com alta densidade. Fiação Rotor(Rotor Spinning) A formação dos fios se dá pelo entrelaçamento das fibras no interior de uma turbina denominada Rotor. Este sistema tem alta flexibilidade para a produção de fios grossos e finos. É muito utilizado para a produção de fios para a confecção de índigo (denim), workwear robustos, têxteis para o lar, aplicações técnicas e industriais. Fiação Jato de Ar(Air-Jet Spinning) O processo consiste na fita de passador passar por um trem-de-estiragem e entrar na tubeira, onde a parte frontal das fibras formam o núcleo do fio e a parte traseira das fibras envolve o núcleo das fibras subsequentes devido a ação de um turbilhão de ar formado no interior da unidade fiadora. Os fios são aplicados em malha e em roupas de cama em processos de tecidos planos. Os quatro processos tem em comum as primeiras etapas que consistem, primeiramente, na linha de abertura, em seguida carda e passador I. Após o primeiro passador

4 cada processo difere-se pelas etapas posteriores, conforme visualizado na figura 1, fluxos de produção. Destaca-se que no processo penteado os filatórios podem ser anéis convencionais ou anéis compactos (AGUIAR NETO, 1996). Figura 1 Fluxos de Produção Conforme figura 1, fluxos de Produção, no processo anel cardado, após o passador I, o processo segue para o passador II, maçaroqueira, filatório anel, conicaleira, vaporizadeira, Embalagem e Expedição. Diferente do processo anel penteado (convencional penteado ou compacto) que segue o processo na reunideira, penteadeira, passador II, maçaroqueira, filatório anel, conicaleira, vaporizadeira, Embalagem e Expedição, resultando em um fio mais homogêneo e de melhor qualidade que o processo anterior. O processo rotor e jato de ar são processos mais curtos, ambos passam pelo passador II e em seguida filatório rotor ou filatório jato de ar, respectivamente, vaporizadeira e segue para Embalagem e Expedição Cálculos de Produção do Setor de Fiação de Algodão Dentro do setor de fiação de algodão há diversos fatores controláveis que influenciam no cálculo de produção. O tipo de processo, título do fio, matéria-prima, grau de torção, porcentagem de perda e outros são alguns destes fatores.

5 Dessa forma, faz-se necessários os cálculos de produção que envolvam todos estes componentes para que o resultado seja o mais próximo da realidade possível. Assim para a realização destes cálculos se faz o uso das denominadas fórmulas de produção do setor de fiação de algodão. Por meio de um conjunto de funções é possível estimar valores de grandezas que determinam a quantidade produzida de fios em unidades de medida em massa por tempo, como por exemplo: quilograma por hora (kg/h), quilograma por dia (kg/dia) e quilograma por mês (kg/mês). Estas, de suma importância para o conhecimento gerencial de uma indústria de fiação. Assim, a Figura 2 a seguir, mostra o fluxo da matéria-prima em um processo produtivo. Figura 2 Fluxo da Matéria-Prima Nessas funções, ao ter o conhecimento de duas das variáveis, pode-se determinar uma terceira variável, tornando possível calcular previsão de produção de fios com dados de peso da matéria-prima e percentual de quebra, assim como calcular previsão de matéria-prima por meio dos dados de quebra e peso do fio, e por fim calcular a quebra com os dados de matériaprima e produção de fios. Devido as linhas de aberturas das fiações possuírem equipamentos com produções prédeterminadas em Kg/hora, definiu-se programar os cálculos relacionados à matéria-prima, quebras e produção de fios. Desta forma, definiu-se como prioridade para cálculo a determinação de previsões de matéria-prima, onde ao se definir as variáveis de necessidade de produção de fios e previsão de quebras o se tem o respectivo cálculo. A Equação 1, descreve a função matemática do cálculo previsão de matéria-prima para o processo. 100% % Q PMP Kg = PF/( ) 100 (1) Onde, PMP Peso da Matéria-Prima (quilogramas)

6 PF Peso do Fio (quilogramas) %Q Percentual de Quebra da Matéria-Prima Destacam-se também as formulas de torção, pois sabe-se que os fios de algodão são torcidos no processo de fiação para que adquiram resistência e não se rompam com facilidade. Logo, segundo Fibracel (2000) a Equação 2 descreve a função matemática do cálculo de torção dos fios. Onde, TPM = 39,37 αe Ne (2) TPM Torção Por Metro e Coeficiente de Torção Ne Título do Fio Segundo FIBRACEL (2000) a Equação 3 a seguir, descreve o cálculo da velocidade do primeiro cilindro em metros por minuto, ou seja, através desta se determina a velocidade de saída do material processado. Onde, V = RPM TPM (3) V Velocidade (metros/minuto) RPM Rotação Por Minuto TPM Torção Por Metro A estiragem consiste no alongamento dos fios, e tem a finalidade de aderir resistência ao material. Sua função matemática está descrita a seguir na Equação 4. Onde, E = Pe (100 %Q) D Ps 100 (4) E Estiragem Pe Peso de entrada Ps Peso de saída D Dublagem de alimentação %Q Percentual de quebra

7 Por fim, a Equação 5, segundo FIBRACEL (2000) descreve a função base utilizada para os cálculos de produção e reúne todas as informações necessárias e conforme a especificação de cada máquina/etapa. P = Onde, (V 0,59 60 min 24 oras N fusos Ef) (Ne 1000) (5) Produção Produção de fios em quilo por dia V - Velocidade de saída (metros/minuto) NºFusos Quantidade de fusos Ef Eficiência (Ex: 92%, deve-se utilizar 0,92) Ne - Título Inglês 3.3. Ambiente Integrado de Desenvolvimento Android Studio O Android Studio é o ambiente de desenvolvimento integrado (IntegratedDevelopmentEnvironment - IDE) oficial para o desenvolvimento de aplicações móveis para a plataforma Android. Esse IDE, que utiliza como base o IntelliJ IDEA, foi lançado em 2013 em substituição ao ambiente Elipse ADT adotado anteriormente como padrão (DEITEL, 2016). Figura 4 Captura de tela do IDE Android Studio

8 O ambiente completo consiste em um editor InteliJ IDE com pluginandroid Studio, um kit de desenvolvimento de software Android (Software Development Kit - SDK) e um emulador da plataforma Android com uma imagem do sistema para a execução de testes durante o desenvolvimento. 4. Metodologia Os métodos utilizados para a realização desta pesquisa foram o indutivo e o estudo de caso. Indutivo, porque o conhecimento é fundamentado por meio de experiência, não levando em conta princípios pré-estabelecidos. Estudo de caso, porque serão utilizados conceitos teóricos correlacionados aos dados do setor têxtil. O desenvolvimento e construção da calculadora virtual de produção do setor de fiação deu-se por meio da ferramenta de desenvolvimento Android Studio e constituído por meio de programação em linguagem Java. A metodologia utilizada foi primeiramente estabelecer os cálculos mais utilizados, para que posteriormente esses fossem inseridos no aplicativo utilizando o SDK Android. Adicionalmente, o aplicativo apresenta ícone específico com a teoria referente a tecnologia da fiação em cada setor e fórmulas para a realização dos cálculos de produção, auxiliando os cálculos têxteis de produção nos diversos setores do fluxo de produção de uma fiação de algodão. 5. Análise dos Resultados O IDE utilizado para o desenvolvimento, Android Studio, permite a utilização de modelos iniciais predefinidos para o layout da interface. Dessa maneira, foi utilizado o modelo NavigationDrawer que pode ser observado na Figura 5. Figura 5 Tela de abertura e menu deslizante lateral

9 Ele fornece uma tela inicial (a) que apresenta o aplicativo e, quando o usuário aciona ícone do menu no canto superior esquerdo, um menu lateral deslizante é exibido para a seleção das diferentes opções de calculadoras (b) (c). Ao selecionar uma das calculadoras possíveis, por exemplo, Filatório Anel, a calculadora é exibida e o menu oculto. A Figura 6 apresenta o funcionamento da calculadora de Filatório Anel (a). Após preencher todos os campos solicitados (b), o usuário deverá pressionar o botão Calcular e o resultado será exibido no campo de resultado localizado na parte inferior da tela (c). Figura 6 Funcionamento da calculadora Filatório Anel

10 (a) (b) (c) Caso o usuário não preencha todos os campos solicitados, como na Figura 7 (a) e selecione o botão Calcular uma mensagem de erro é exibida ao usuário indicando os campos faltantes (b), prevenindo, assim, a ocorrência de erros durante a realizaçãodos cálculos. Adicionalmente, o usuário tem a opção de visualizar a teoria referente ao cálculo realizado selecionando o botão redondo com a figura com de um capelo, no canto inferior direito da tela (c).

11 Figura 7 Tratamento de erros e exibição da teoria (a) (b) (c) O aplicativo obtido como resultado desse projeto apresenta dez calculadoras. Todas elas funcionam de maneira análoga à calculadora Filatório Anel, apresentada em detalhes.são elas: sala de abertura, carda, passador, reunideira, penteadeira, maçaroqueira, filatório anel, conicaleira, filatório rotor e filatório jato de ar (Figura 8). Figura 8 Calculadoras disponibilizadas pelo aplicativo

12 6. Conclusão Conclui-se que o objetivo principal deste projeto de pesquisa foi atingido, pois conforme resultados apresentados elaborou-se um aplicativo (APP) Android que consiste em uma calculadora virtual para o cálculo de produção em equipamentos do setor industrial têxtil, por meio de uma simples substituição numérica em campos específicos, em tempo real. Salienta-se que este trabalho é conteúdo intermediário de um plano de trabalho que visa o desenvolvimento de cálculos de produção de outros setores da indústria têxtil, tais como malharia, tecelagem e beneficiamento, assim como, outras aplicações relacionada a própria fiação, como exemplo a determinação de composição em mistura de fibras. A calculadora será disponibilizada para smartphones com sistema operacional Android, de forma que alunos e profissionais poderão realizar download do aplicativo e utiliza-los durantes as aulas ou em seu meio profissional, consolidando conceitos de tecnologia da fiação, onde alunos poderão compreender a influência de cada variável utilizada em cálculos de produção e os profissionais poderão realizar cálculos instantâneos no interior de unidades de produção objetivando o desenvolvimento de projetos, planejamento ou controle de produção. 7. Referências AGUIAR NETO, Pedro Pita. Fibras têxteis. Rio de Janeiro, RJ: SENAI, v. 1, DEITEL, P.; DEITEL, H.; WALD, A. Android 6 para programadores: uma abordagem baseada em aplicativos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, FIBRACEL 2000, Fibra Cortada de Viscose Manual Técnico para Fiações. Disponível em:< Viscose.pdf>. Acesso em: 12 jan RIETER 2014.RieterProducts. Disponível em: < Acesso em: 04 dez Agradecimentos Este projeto teve apoio do Edital 015/2015 PROGRAD - Programa de Bolsas para o Desenvolvimento de Recursos Educacionais Abertos do Programa de Bolsas de Fomento às Ações de Graduação da PROGRAD, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

CONTROLE DA QUALIDADE NO FIO

CONTROLE DA QUALIDADE NO FIO CONTROLE DA QUALIDADE NO FIO Principais controles no fio: Título, Torção, Regularidade, Resistência e alongamento, Defeitos pouco freqüentes, Aparência, Atrito. Título do fio tex peso em gramas para 1000

Leia mais

O PROBLEMA CAUSADO PELO CAULE DO ALGODÃO PARA A INDÚSTRIA. José Antônio Sestren 1 ; Carlos Alfredo Krutzsch 2

O PROBLEMA CAUSADO PELO CAULE DO ALGODÃO PARA A INDÚSTRIA. José Antônio Sestren 1 ; Carlos Alfredo Krutzsch 2 Página 1890 O PROBLEMA CAUSADO PELO CAULE DO ALGODÃO PARA A INDÚSTRIA José Antônio Sestren 1 ; Carlos Alfredo Krutzsch 2 1. (FBET - Fundação Blumenauense de Estudos Têxteis / e-mail: sestren@fbet.com.br;

Leia mais

ZINSER 351 2IMPACT FX. NO LOSS OF COMPACT POWER.

ZINSER 351 2IMPACT FX. NO LOSS OF COMPACT POWER. ZINSER 351 2IMPACT FX. NO LOSS OF COMPACT POWER. PT No loss of compact power A tecnologia de fiação compacta mais econômica entra na geração seguinte: a nova 2Impact FX com aerodinâmica otimizada e novo

Leia mais

Sumário 1. Apresentação Sistema Etapa Instalando o aplicativo Sistema Etapa Acessando o aplicativo Sistema Etapa pela primeira

Sumário 1. Apresentação Sistema Etapa Instalando o aplicativo Sistema Etapa Acessando o aplicativo Sistema Etapa pela primeira MANUAL DE USO Sumário 1. Apresentação Sistema Etapa... 3 1.1. Instalando o aplicativo Sistema Etapa... 3 1.2. Acessando o aplicativo Sistema Etapa pela primeira vez... 4 1.3. Ativando o Etapa Digital...

Leia mais

F 20/F 40. Maçaroqueira totalmente automatizada F 40 Maçaroqueira semiautomatizada F 20. Alto rendimento com baixos custos de produção

F 20/F 40. Maçaroqueira totalmente automatizada F 40 Maçaroqueira semiautomatizada F 20. Alto rendimento com baixos custos de produção Preparação da fiação Maçaroqueira F 20/F 40 F 20/F 40 Maçaroqueira totalmente automatizada F 40 Maçaroqueira semiautomatizada F 20 Alto rendimento com baixos custos de produção VANTAGENS EXCEPCIONAIS Doffing

Leia mais

Curso online de Fundamentos em Android. Plano de Estudo

Curso online de Fundamentos em Android. Plano de Estudo Curso online de Fundamentos em Android Plano de Estudo Descrição do programa A Certificação Android ensina como usar as ferramentas necessárias para projetar e implantar aplicativos Android para dispositivos

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO PARA SMARTPHONE DESTINADO AO PROJETO GEOMÉTRICO DE ESTRADAS

DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO PARA SMARTPHONE DESTINADO AO PROJETO GEOMÉTRICO DE ESTRADAS DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO PARA SMARTPHONE DESTINADO AO PROJETO GEOMÉTRICO DE ESTRADAS Douglas Pinto de Oliveira 1, Leandro da Rocha Vaz 2 1,2 Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO) / Escola de Ciência

Leia mais

TUTORIAL PAIS/RESPONSÁVEIS PARA USO DO PORTAL EDUCA MOBILE

TUTORIAL PAIS/RESPONSÁVEIS PARA USO DO PORTAL EDUCA MOBILE TUTORIAL PAIS/RESPONSÁVEIS PARA USO DO PORTAL EDUCA MOBILE Este tutorial orientará os processos de acesso e utilização dos recursos oferecidos pelo Portal Educa Mobile da Totvs para os pais/responsáveis,

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO MÓVEL E WEB PARA GERENCIAMENTO DE PEDIDOS DE DELIVERY, ENTREGAS E PAGAMENTOS

DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO MÓVEL E WEB PARA GERENCIAMENTO DE PEDIDOS DE DELIVERY, ENTREGAS E PAGAMENTOS DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO MÓVEL E WEB PARA GERENCIAMENTO DE PEDIDOS DE DELIVERY, ENTREGAS E PAGAMENTOS Jorge Ferreira Neto 1 Kaique Luan Ocanha 1 Patrick de Camargo da Silva 1 Valério Brusamolin

Leia mais

ESTUDO DE PLATAFORMAS PARA A CONSTRUÇÃO DE APLICAÇÕES MÓVEIS. Gabriel de Biasi¹; Nilton Cézar de Paula²

ESTUDO DE PLATAFORMAS PARA A CONSTRUÇÃO DE APLICAÇÕES MÓVEIS. Gabriel de Biasi¹; Nilton Cézar de Paula² ESTUDO DE PLATAFORMAS PARA A CONSTRUÇÃO DE APLICAÇÕES MÓVEIS Gabriel de Biasi¹; Nilton Cézar de Paula² ¹ Acadêmico de Ciência da Computação e bolsista de Iniciação Científica, e-mail: biasi131@gmail.com

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina INF311 Programação para dispositivos móveis

Programa Analítico de Disciplina INF311 Programação para dispositivos móveis 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Informática - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 3 1 Períodos

Leia mais

ESTUDO COMPARATIVO DA RESISTÊNCIA DO FIO DE ALGODÃO OBTIDO EM FIAÇÃO PILOTO E EM FIAÇÃO INDUSTRIAL ( 1 )

ESTUDO COMPARATIVO DA RESISTÊNCIA DO FIO DE ALGODÃO OBTIDO EM FIAÇÃO PILOTO E EM FIAÇÃO INDUSTRIAL ( 1 ) ESTUDO COMPARATIVO DA RESISTÊNCIA DO FIO DE ALGODÃO OBTIDO EM FIAÇÃO PILOTO E EM FIAÇÃO INDUSTRIAL ( 1 ) JOSÉ FERNANDO LAZZARINI e NELSON PAULIERI SABINO ( 2 ), en genheiros-agrônomos, Seção de Tecnologia

Leia mais

XIV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ. Necessidades Energéticas e Consequências Ambientais

XIV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ. Necessidades Energéticas e Consequências Ambientais XIV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ Necessidades Energéticas e Consequências Ambientais Aline Rute de Andrade Pereira Aluna do Curso de Engenharia Civil alinerute.aa@gmail.com

Leia mais

Manual de Uso. Aplicativo da Escola Canarinho. Agenda Digital

Manual de Uso. Aplicativo da Escola Canarinho. Agenda Digital Manual de Uso Aplicativo da Escola Canarinho Agenda Digital MANUAL DE USO DO APLICATIVO DA ESCOLA CANARINHO AGENDA DIGITAL SUMÁRIO FEED DE NOTÍCIAS... 3 DOWNLOAD DE IMAGENS... 4 RELATÓRIO DIÁRIO... 5 PENDÊNCIA:...

Leia mais

Desenvolvimento de um aplicativo na plataforma Android para realização de fichamento bibliográfico em dispositivos móveis: resultados iniciais

Desenvolvimento de um aplicativo na plataforma Android para realização de fichamento bibliográfico em dispositivos móveis: resultados iniciais Desenvolvimento de um aplicativo na plataforma Android para realização de fichamento bibliográfico em dispositivos móveis: resultados iniciais Diogo Sebastião Silva de Lima 1 ; Mauro Daniel Castro e Silva

Leia mais

Portal do Aluno EDUCAÇÃO BÁSICA

Portal do Aluno EDUCAÇÃO BÁSICA Portal do Aluno EDUCAÇÃO BÁSICA Escritório de Projetos e Coordenadoria de Tecnologia da Informação e da Comunicação AÇÃO EDUCACIONAL CLARETIANA Fazemos parte do Claretiano Rede de Educação Sumário 1. Portal

Leia mais

MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO

MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO MANUAL PASSO A PASSO DO MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO SETEMBRO/2017 1 ACESSE O SISTEMA MOODLE Para acessar o Moodle você deverá ter um computador ou dispositivo com acesso à internet. E deverá

Leia mais

LANÇAMENTO TECNOSOL IND MAX 9000

LANÇAMENTO TECNOSOL IND MAX 9000 LANÇAMENTO Produto de engomagem de alta performance. Criado a partir da mais alta Tecnologia de engomagem de fios Têxteis e parceria internacional a CLISOL trás ao Mercado o TECNOSOL IND MAX 9000. Acreditamos

Leia mais

Introdução ao Desenvolvimento de Aplicativos Android

Introdução ao Desenvolvimento de Aplicativos Android Introdução ao Desenvolvimento de Aplicativos Android Preparando o ambiente de desenvolvimento Entre as ferramentas que você precisa instalar estão: JDK - como o Android faz uso da tecnologia Java, é necessário

Leia mais

Android OLÁ MUNDO MÓVEL. Prof. Dr. Joaquim assunção.

Android OLÁ MUNDO MÓVEL. Prof. Dr. Joaquim assunção. Android OLÁ MUNDO MÓVEL Prof. Dr. Joaquim assunção. Parte 1/3 SDK e Android Studio Java SE Development Kit Download and Install JDK 6 http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index.html

Leia mais

1. Acesso ao portal acadêmico

1. Acesso ao portal acadêmico Sumário 1. Acesso ao portal acadêmico... 3 2. Acadêmico... 4 2.1. Dados pessoais... 4 2.2. Histórico... 4 2.3. Notas/faltas etapas... 5 2.4. Notas de avaliação... 6 2.5. Outras opções do Acadêmico... 6

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DAS ESTRUTURAS DE TECIDOS PLANOS ATRAVÉS DA CÂMERA DE SMARTPHONE

IDENTIFICAÇÃO DAS ESTRUTURAS DE TECIDOS PLANOS ATRAVÉS DA CÂMERA DE SMARTPHONE IDENTIFICAÇÃO DAS ESTRUTURAS DE TECIDOS PLANOS ATRAVÉS DA CÂMERA DE SMARTPHONE Identificação das estruturas de tecidos planos através da câmera de smartphone Pimentel, Juliana Rangel de Morais; Me; Instituto

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO COMPUTACIONAL PARA CÁLCULO DE ENGRENAGENS DE DENTES CILÍNDRICOS E HELICOIDAIS

DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO COMPUTACIONAL PARA CÁLCULO DE ENGRENAGENS DE DENTES CILÍNDRICOS E HELICOIDAIS DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO COMPUTACIONAL PARA CÁLCULO DE ENGRENAGENS DE DENTES CILÍNDRICOS E HELICOIDAIS CONEM2012-0627 Resumo: O estudo e conhecimento das forças e movimentos rotatórios são extremamente

Leia mais

IF Sudeste MG Notícias IF Sudeste MG News

IF Sudeste MG Notícias IF Sudeste MG News IF Sudeste MG Notícias IF Sudeste MG News Gustavo Ciampi Costa Faulhaber 1, Felipe Barra Knop 2 e Sandro Roberto Fernandes 3 Resumo: O uso de dispositivos móveis está consolidado em nosso cotidiano. A

Leia mais

3ª Jornada Científica e Tecnológica da FATEC de Botucatu 22 a 24 de Outubro de 2014, Botucatu São Paulo, Brasil

3ª Jornada Científica e Tecnológica da FATEC de Botucatu 22 a 24 de Outubro de 2014, Botucatu São Paulo, Brasil 1 PROTÓTIPO DE APLICATIVO DE CARDÁPIO ELETRÔNICO PARA PLATAFORMA ANDROID Felipe Ravagio Garcia¹; Jhonata Gabriel Guimarães Mendes Sobrinho²; Aparecida Maria Zem Lopes 34 ¹ Tecnólogo em Gestão da Tecnologia

Leia mais

FORÇA DE VENDAS App. Versão

FORÇA DE VENDAS App. Versão FORÇA DE VENDAS App. Versão 1.0.0.0 Login Para acessar o aplicativo de captura de pedidos, deve-se empregar o mesmo usuário e senha já utilizado na "plataforma web". Menu Na primeira opção temos o catálogo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TÊXTIL MÉTODOS E PROCESSOS DE MANUFATURA DE FIO III

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TÊXTIL MÉTODOS E PROCESSOS DE MANUFATURA DE FIO III UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TÊXTIL MÉTODOS E PROCESSOS DE MANUFATURA DE FIO III Emanuel Augusto F. e Paiva Marcelo Bonifácio de Morais Magno

Leia mais

Módulo I - Introdução. Faculdade Christus Sistemas de Informação 24/09/2010. Carlos Eugênio Torres Engenheiro de Informática

Módulo I - Introdução. Faculdade Christus Sistemas de Informação 24/09/2010. Carlos Eugênio Torres Engenheiro de Informática Módulo I - Introdução Aula 3 Carlos Eugênio Torres Engenheiro de Informática http://cetorres.com Faculdade Christus Sistemas de Informação 24/09/2010 Graduado em Ciência da Computação pela UFC, Brasil

Leia mais

ScholarApp: um catálogo de aplicativos educacionais

ScholarApp: um catálogo de aplicativos educacionais ScholarApp: um catálogo de aplicativos educacionais Daniel Victor Nunes dos Santos 1 Wellington Gonçalves Ferreira Brito 2 Cleiane Gonçalves Oliveira 3 1 Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Leia mais

WEB VIEWER - Versão 3.3.1

WEB VIEWER - Versão 3.3.1 WEB VIEWER - Versão 3.3.1 MANUAL DO USUÁRIO Elaborado por: Gustavo B. Teló em 13/08/12. 1. WEB VIEW O web view é um software que permite que o clientes da Unimed Grande Florianópolis possam visualizar

Leia mais

ZINSER 451 IMPACT FX. THE NEW FLEXIBILITY IN WORSTED COMPACT SPINNING.

ZINSER 451 IMPACT FX. THE NEW FLEXIBILITY IN WORSTED COMPACT SPINNING. ZINSER 451 IMPACT FX. THE NEW FLEXIBILITY IN WORSTED COMPACT SPINNING. PT The new flexibility in worsted compact spinning. Como se pode tornar a fiação compacta de fios penteados mais flexível ainda? Mais

Leia mais

Introdução aos computadores, à Internet e à World Wide Web. Prof. Marcelo Roberto Zorzan

Introdução aos computadores, à Internet e à World Wide Web. Prof. Marcelo Roberto Zorzan Introdução aos computadores, à Internet e à World Wide Web Prof. Marcelo Roberto Zorzan História do Java Origem Linguagem desenvolvida pela Sun Microsystems Sintaxe similar ao C++ Inicialmente chamada

Leia mais

Maliber. Maliber. Rieter Rotor System no Brasil

Maliber. Maliber. Rieter Rotor System no Brasil Maliber Maliber Rieter Rotor System no Brasil 2 Rieter. Maliber RESUMO DADOS DO PAÍS Brasil no top ten dos produtores de algodão BRASIL A INDÚSTRIAL TÊXTIL VIRADA PARA O MERCADO INTERNO O Brasil é o quinto

Leia mais

VISEDU: JOGO DE REALIDADADE AUMENTADA DE LETRAS COM CONTEÚDO DINÂMICO

VISEDU: JOGO DE REALIDADADE AUMENTADA DE LETRAS COM CONTEÚDO DINÂMICO VISEDU: JOGO DE REALIDADADE AUMENTADA DE LETRAS COM CONTEÚDO DINÂMICO Aluna: Vivian de Lima Panzenhagen Orientador: Prof. Dalton Solano dos Reis, M. Sc Roteiro Introdução Objetivos Fundamentação Teórica

Leia mais

EFEITO DAS VARIAÇÕES DO TITULO E DA IRREGULARI DADE NA RESISTÊNCIA DO FIO DE ALGODÃO ( 1 )

EFEITO DAS VARIAÇÕES DO TITULO E DA IRREGULARI DADE NA RESISTÊNCIA DO FIO DE ALGODÃO ( 1 ) EFEITO DAS VARIAÇÕES DO TITULO E DA IRREGULARI DADE NA RESISTÊNCIA DO FIO DE ALGODÃO ( 1 ) JOSÉ FERNANDO LAZZARINI, engenheiro-agrônomo, Seção de Tecno Agronômico logia de Fibras, Instituto SINOPSE As

Leia mais

Introdução aos computadores, à Internet e à World Wide Web. Prof. Marcelo Roberto Zorzan

Introdução aos computadores, à Internet e à World Wide Web. Prof. Marcelo Roberto Zorzan Introdução aos computadores, à Internet e à World Wide Web Prof. Marcelo Roberto Zorzan História do Java Origem Linguagem desenvolvida pela Sun Microsystems Sintaxe similar ao C++ Inicialmente chamada

Leia mais

INFORMÁTICA (PC-SP / ESCRIVÃO / VUNESP / 2014)

INFORMÁTICA (PC-SP / ESCRIVÃO / VUNESP / 2014) INFORMÁTICA (PC-SP / ESCRIVÃO / VUNESP / 2014) 81. No sistema operacional Windows 7, em sua configuração padrão, deseja-se organizar os arquivos de maior interesse, de modo que eles possam ser vistos a

Leia mais

Descubra o Chromebook. Configure o seu Chromebook. Trabalhe com seu Chromebook

Descubra o Chromebook. Configure o seu Chromebook. Trabalhe com seu Chromebook 01 02 03 04 Descubra o Chromebook Perguntas frequentes Configure o seu Chromebook Primeiro uso Personalize o seu Chromebook Instalação de aplicativos Trabalhe com seu Chromebook Utilização de funções 01

Leia mais

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA ETEC ABDIAS DO NASCIMENTO

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA ETEC ABDIAS DO NASCIMENTO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA ETEC ABDIAS DO NASCIMENTO Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em Informática Lucas Ferrari da Silva Pedro Henrique de Lima Tcheu

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DO PARANÁ FISCALIZAÇÃO DE INDÚSTRIAS TÊXTEIS

CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DO PARANÁ FISCALIZAÇÃO DE INDÚSTRIAS TÊXTEIS CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DO PARANÁ FISCALIZAÇÃO DE INDÚSTRIAS TÊXTEIS OUTUBRO DE 2010 CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DO PARANÁ FISCALIZAÇÃO DE

Leia mais

Portal Moderna.Compartilha Guia de Funcionalidades para Alunos

Portal Moderna.Compartilha Guia de Funcionalidades para Alunos Portal Moderna.Compartilha Guia de Funcionalidades para Alunos 1 1. Acesso ao Portal Moderna.Compartilha... 3 2. LMS - Sistema de Gestão de Aprendizagem... 5 3. Rede Compartilha... 6 3.1 Xmile Learning...

Leia mais

[MANUAL SIGU MOBILE] [MÓDULO DO ALUNO]

[MANUAL SIGU MOBILE] [MÓDULO DO ALUNO] 2014 Universidade Candido Mendes [MANUAL SIGU MOBILE] [MÓDULO DO ALUNO] Manual do módulo do aluno versão mobile do sistema acadêmico de gestão universitária da Candido Mendes Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3

Leia mais

62 Circular. Técnica. Desempenho Industrial da Fibra, do Fio e da Malha do Algodão BRS 200 Marrom, em Filatório Open-End

62 Circular. Técnica. Desempenho Industrial da Fibra, do Fio e da Malha do Algodão BRS 200 Marrom, em Filatório Open-End 1 ISSN 0100-6460 62 Circular Técnica Campina Grande, PB Dezembro, 2002 Autores João Cecílio Farias de Santana, Eng. Agrôn. M.Sc. Pesquisador da Embrapa Algodão. Rua Osvaldo Cruz, 1143, Centenário. CP.

Leia mais

Cadastro de Produtos/Serviços. Índice. 1. Cadastrar Produtos/Serviços

Cadastro de Produtos/Serviços. Índice. 1. Cadastrar Produtos/Serviços Cadastro de Produtos/Serviços Faça a gestão de seu cadastro de produtos em apenas um lugar e conte com uma Estrutura de Produtos (Kits), Estoque, Impostos Parametrizados, Fotos e Etiquetas. Índice 1. Cadastrar

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS Hello World Professor: Danilo Giacobo OBJETIVOS DA AULA Desenvolver o primeiro aplicativo Android Se familiarizar com o ambiente de desenvolvimento Conhecer os principais

Leia mais

Usando o aplicativo. em dispositivos móveis

Usando o aplicativo. em dispositivos móveis Tutorial Usando o aplicativo em dispositivos móveis help.ebsco.com Leve o DynaMed Plus com você em seu tablet ou smartphone para onde você for. É rápido e fácil acessar as informações clínicas que os usuários

Leia mais

Programação para Dispositivos Móveis

Programação para Dispositivos Móveis Programação para Dispositivos Móveis Professor Ariel da Silva Dias Apresentação Android e IDEs Por que estudar programação para dispositivos móveis? Linha histórica da indústria durante os séculos Feudalismo

Leia mais

LINUX X SOFTWARE LIVRE

LINUX X SOFTWARE LIVRE LINUX X SOFTWARE LIVRE O COMPUTADOR E SEUS COMPONENTES Hardware Hardware são todos os componentes físicos do computador (aquilo que se pode tocar). Exemplos: monitor, teclado, mouse, gabinete, componentes

Leia mais

MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO

MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO MANUAL PASSO A PASSO DO MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO SETEMBRO/2017 APRESENTAÇÃO O Moodle é um Ambiente Virtual de Aprendizagem gratuito na modalidade de Educação a Distância. As inúmeras opções

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2016 MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR Neste manual você encontrará tutoriais para as ferramentas

Leia mais

MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL

MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL ACESSO AOS LIVROS DIDÁTICOS DIGITAIS Pelo Computador (online) ACESSE O SITE EDU.EDEBE.COM.BR Entrar com Usuário e Senha Caso não tenha, solicitar no e-mail ti@auxiliadora.g12.br,

Leia mais

APLICATIVO DE CONTROLE DE PEDIDOS EM AMBIENTE WEB Roni Rohling Orientando Prof. Ricardo de Alencar de Azambuja Orientador

APLICATIVO DE CONTROLE DE PEDIDOS EM AMBIENTE WEB Roni Rohling Orientando Prof. Ricardo de Alencar de Azambuja Orientador APLICATIVO DE CONTROLE DE PEDIDOS EM AMBIENTE WEB Roni Rohling Orientando Prof. Ricardo de Alencar de Azambuja Orientador Roteiro Introdução Objetivos Fundamentação Teórica Especificação Implementação

Leia mais

ConnectSteel: Um aplicativo móvel para verificação e dimensionamento de emendas parafusadas

ConnectSteel: Um aplicativo móvel para verificação e dimensionamento de emendas parafusadas ConnectSteel: Um aplicativo móvel para verificação e dimensionamento de emendas parafusadas João Victor Abas Matos 1 André Sarkis Muller 1, Victor Henrique Bezerra de Lemos 2 1 Instituro Federal do Maranhão

Leia mais

Algo+: um app para o auxílio na aprendizagem de programação

Algo+: um app para o auxílio na aprendizagem de programação Algo+: um app para o auxílio na aprendizagem de programação Antônio Márcio Divino 1, Eduardo Júnior da Silva Resende 1, Renan Resende Gusmão Xavier 1, Luciano Vilas Boas Espiridião 1 1 Licenciatura em

Leia mais

Tutorial para Cadastro de Projeto de Pesquisa no sistema em pesquisa.ifes.edu.br R00

Tutorial para Cadastro de Projeto de Pesquisa no sistema em pesquisa.ifes.edu.br R00 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO Autarquia criada pela Lei n o. 11.892, de 29 de dezembro de 2008 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DIRETORIA

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS Aula 1 Vidal. Ronnison Reges 1 1 Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Parangaba Centro Universitário Estácio do Ceará 2018 Vidal. Ronnison Reges (Centro Universitário

Leia mais

MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO

MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO MANUAL PASSO A PASSO DO MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO SETEMBRO/2017 1 ACESSE O SISTEMA MOODLE Para acessar o Moodle você deverá ter um computador ou dispositivo com acesso à internet. E deverá

Leia mais

Professora Orientadora do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias. 4

Professora Orientadora do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias.   4 DESENVOLVIMENTO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA VOLTADO PARA ESCOLAS DA REDE PÚBLICA UTILIZANDO SOFTWARE ADOBE FLASH PROFESSIONAL CC: UM OBJETO PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA 1 Diogo Rafael Silva

Leia mais

MANUAL DE 1º ACESSO PACOTE MICROSOFT OFFICE 365

MANUAL DE 1º ACESSO PACOTE MICROSOFT OFFICE 365 MANUAL DE 1º ACESSO PACOTE MICROSOFT OFFICE 365 Sumário 1. Introdução... 3 2. Cuidados com o uso... 3 3. Primeiro acesso... 4 4. Selecionando as ferramentas... 9 5. Sobre as ferramentas... 11 5.1. E-mail

Leia mais

Como enviar dados para o MMM19

Como enviar dados para o MMM19 Como enviar dados para o MMM19 Existem 3 maneiras de enviar dados para Maio, Mês de Medição de 2019. 1) Usando o aplicativo (em um computador ou um dispositivo móvel/tablet) 2) Usando o formulário on-line

Leia mais

FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO DESENVOLVIMENTO ÓSSEO UTILIZANDO TÉCNICAS DE REALIDADE VIRTUAL

FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO DESENVOLVIMENTO ÓSSEO UTILIZANDO TÉCNICAS DE REALIDADE VIRTUAL FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO DESENVOLVIMENTO ÓSSEO UTILIZANDO TÉCNICAS DE REALIDADE VIRTUAL LIMA, Izabela HERMOSILLA, Lígia Docente da Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais FAEG - Rua das

Leia mais

Sistema de gerenciamento de informações de cardiologia. Sentinel

Sistema de gerenciamento de informações de cardiologia. Sentinel Sistema de gerenciamento de informações de cardiologia 11 98201 Informações críticas na palma de suas mãos A arquitetura baseada na web do e o suporte à plataforma móvel fornece acesso imediato a todas

Leia mais

Dispositivos Externos Guia do Usuário

Dispositivos Externos Guia do Usuário Dispositivos Externos Guia do Usuário Copyright 2010 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso. As únicas garantias para produtos

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS Aula 0 Vidal. Ronnison Reges 1 1 Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Parangaba Centro Universitário Estácio do Ceará 2018 Vidal. Ronnison Reges (Centro Universitário

Leia mais

Laboratório Bluetooth

Laboratório Bluetooth Laboratório Bluetooth Cenário Analog In Bluetooth Digital Out LAB: Bluetooth Material: Módulo Bluetooth Jumpers x10 Arduino Mega LDR Resistor 10k Resistor 1k Resistor 2,2k LAB: Bluetooth Software Terminal

Leia mais

Módulo Web na Nuvem. Módulo Mobile UPsecure. O futuro chegou para você! Apresentação

Módulo Web na Nuvem. Módulo Mobile UPsecure. O futuro chegou para você! Apresentação Módulo Web na Nuvem Apresentação Módulo Mobile UPsecure O futuro chegou para você! Utilizando pelo navegador O Módulo Web na Nuvem pode ser acessado através do seu computador (navegador) ou smartphone.

Leia mais

Enviar imagens de uma câmera para um iphone (PowerShot SX60 HS)

Enviar imagens de uma câmera para um iphone (PowerShot SX60 HS) Enviar imagens de uma câmera para um iphone (PowerShot SX60 HS) IMPORTANTE Na explicação a seguir, os procedimentos de configuração de iphone são indicados pelo ícone e os procedimentos de configuração

Leia mais

Fiação: redução a finura final (título) com resistência pela aplicação de torção.

Fiação: redução a finura final (título) com resistência pela aplicação de torção. História Uma das primeiras atividades industriais Egito deusa Isis inventora das artes têxteis Grego e Romanos Minerva América Incas Mamacolla China Si-Ling-Shi seda Pré História fiação da lã, depois o

Leia mais

INFORMÁTICA PARA CONCURSO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARÁ Cargo: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO.

INFORMÁTICA PARA CONCURSO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARÁ Cargo: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO. INFORMÁTICA PARA CONCURSO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARÁ 2019. Cargo: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO. CONCEITOS BÁSICOS E UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS PARA EDIÇÃO DE TEXTOS, PLANILHAS ELETRÔNICAS E APRESENTAÇÕES:

Leia mais

Manual do Usuário. Versão 1.8

Manual do Usuário. Versão 1.8 Manual do Usuário Versão 1.8 Sumário Introdução... 2 Capítulo 1 Login... 2 Capítulo 2 Dashboard... 3 Visão Geral... 3 Menu de Funcionalidades... 4 Alteração de Idioma... 5 Download do Agente Desktop...

Leia mais

_GESTÃO DE VIAGENS CORPORATIVAS. Manual Acesso Mobile- Novo v.s 2.0

_GESTÃO DE VIAGENS CORPORATIVAS. Manual Acesso Mobile- Novo v.s 2.0 _GESTÃO DE VIAGENS CORPORATIVAS Manual Acesso Mobile- Novo v.s 2.0 Sumário 1.Introdução... 3 2. Cadastro de Dispositivo... 3 3.Criação de reservas e solicitações... 5 4.Aprovação Mobile... 11 5.Acompanhamento

Leia mais

[MANUAL SIGU - MOBILE]

[MANUAL SIGU - MOBILE] 2018 Universidade Candido Mendes [MANUAL SIGU - MOBILE] Manual sobre o sistema mobile da Universidade Candido Mendes Sumário INTRODUÇÃO... 3 COMO ACESSAR O SISTEMA... 3 CARTEIRINHA DIGITAL... 4 VISÃO GERAL...

Leia mais

De Olho na Pista. Documento de Arquitetura. De Olho na Pista Documento de Arquitetura Data: 23/03/2013. AJA Software

De Olho na Pista. Documento de Arquitetura. De Olho na Pista Documento de Arquitetura Data: 23/03/2013. AJA Software AJA Software www.ajasoftware.wordpress.com De Olho na Pista Documento de Arquitetura Confidencial De Olho na Pista, 2013 1 Sumário 1. Introdução 3 2. Metas e Restrições da Arquitetura 3 3. Padrão da Arquitetura

Leia mais

Aplicativo Mobile Férias - Manual de Treinamento. Fabio Mac Cormick Dezembro/2016

Aplicativo Mobile Férias - Manual de Treinamento. Fabio Mac Cormick Dezembro/2016 - Manual de Treinamento Fabio Mac Cormick Dezembro/2016 Sumário 1. Gestor e Empregado - Download e Instalação 2. Empregado - Solicitação de férias via dispositivos móveis 3. Empregado - Consulta e Cancelamento

Leia mais

O Grupo ÓRION surgiu em 1993 com o propósito de se tornar referência em aplicação e desenvolvimento de tecnologias de automação, controle e

O Grupo ÓRION surgiu em 1993 com o propósito de se tornar referência em aplicação e desenvolvimento de tecnologias de automação, controle e O Grupo ÓRION surgiu em 1993 com o propósito de se tornar referência em aplicação e desenvolvimento de tecnologias de automação, controle e informação. Agregando tecnologia, soluções diferenciadas e conhecimento

Leia mais

Especificação dos Requisitos do Software UNI MAPS

Especificação dos Requisitos do Software UNI MAPS Equipe B Especificação dos Requisitos do Software UNI MAPS Componentes: Joselito Junior Francisco Neto Luís Guilherme Francisco Carlos Hugo Santos Teresina PI, Junho de 2014 1 Especificação dos Requisitos

Leia mais

Sistema Ring Core Yarn. Sistema Ring Core Yarn. Produção de fio à medida

Sistema Ring Core Yarn. Sistema Ring Core Yarn. Produção de fio à medida Sistema Ring Core Yarn Sistema Ring Core Yarn Produção de fio à medida Rieter. Sistema Ring Core Yarn Rieter. Sistema Ring Core Yarn Tecnologia Com a mais recente tecnologia equipado para o futuro A tecnologia

Leia mais

COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL ONLINE PARA ALUNOS E RESPONSÁVEIS

COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL ONLINE PARA ALUNOS E RESPONSÁVEIS COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL ONLINE PARA ALUNOS E RESPONSÁVEIS Manual do Sistema de Gestão Educacional Sumário 1. Portal do Aluno / Responsável... 1 1.1. Informações Gerais...

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ON LINE DE CONTROLE ACADÊMICO GRADUAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ON LINE DE CONTROLE ACADÊMICO GRADUAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ON LINE DE CONTROLE ACADÊMICO GRADUAÇÃO 2013/1 1 SUMÁRIO 1. ACESSANDO O SISTEMA ON LINE... 3 2. TELA INCIAL... 4 3. MENUS... 4 3.1 Calendário Acadêmico... 5 3.2 Arquivos

Leia mais

Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação

Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação Universidade de São Paulo/Faculdade de Saúde Pública Curso de Saúde Pública Disciplina: HEP 147 Informática I Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação 1 Introdução ao Microsoft PowerPoint

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO GERÊNCIA DE APLICATIVOS

MANUAL DO USUÁRIO GERÊNCIA DE APLICATIVOS MANUAL DO USUÁRIO GERÊNCIA DE APLICATIVOS ÍNDICE Introdução Acessando a plataforma Monitorando dispositivos Gerenciando aplicativos Opções de segurança Recursos avançados desenvolvedor Contato 03 04 05

Leia mais

Guia Rápido Aplicativo TW Viewer. Compatível com toda linha TW. Obrigado pela preferência!

Guia Rápido Aplicativo TW Viewer. Compatível com toda linha TW. Obrigado pela preferência! Guia Rápido Aplicativo TW Viewer Versão 1.0 Compatível com toda linha TW Obrigado pela preferência! Tenha certeza de que estamos sempre trabalhando com empenho para entregar a você equipamentos e serviços

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO. Terceira geração Para Android e ios

GUIA DO USUÁRIO. Terceira geração Para Android e ios GUIA DO USUÁRIO Terceira geração Para Android e ios GUIA DO USUÁRIO DA FLIR ONE A FLIR ONE permite ver o mundo de uma forma completamente nova, com a combinação única de imagens térmicas e de luz visível.

Leia mais

Computação II Orientação a Objetos

Computação II Orientação a Objetos Computação II Orientação a Objetos Fabio Mascarenhas - 2016.2 http://www.dcc.ufrj.br/~fabiom/java Android Android é um sistema operacional para dispositivos móveis Kernel Linux, drivers e bibliotecas do

Leia mais

Moodle FAMUR MANUAL DO ACADÊMICO

Moodle FAMUR MANUAL DO ACADÊMICO Moodle FAMUR Versão 2.14 MANUAL DO ACADÊMICO Acesse: www.faculdademurialdo.com.br ou moodle.faculdademurialdo.com.br/moodle/ Versão do Manual: 012015 Sumário Moodle, o que é? Como acessar o Moodle Interface

Leia mais

SEGNUM: APLICATIVO DE SEGURANÇA SOCIAL

SEGNUM: APLICATIVO DE SEGURANÇA SOCIAL André Victor; Anderson Camargo; Felipe Cesar; Felipe Junges; Fabio Bettio SEGNUM: APLICATIVO DE SEGURANÇA SOCIAL André Victor Graduando do Curso de Sistemas de Informação Faculdade da Industria - IEL avsvalvassori@gmail.com

Leia mais

CARACTERÍSTICAS. é a mais recente versão do sistema operacional da Microsoft.

CARACTERÍSTICAS. é a mais recente versão do sistema operacional da Microsoft. WINDOWS 10 CARACTERÍSTICAS WINDOWS 10 é a mais recente versão do sistema operacional da Microsoft. É Multiplataforma! Vários tipos de dispositivos! O Download pode ser instalado em PCs e dispositivos móveis

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE DIDÁTICO PARA O ENSINO E PROJETO DO COMPORTAMENTO DINÂMICO DE ESTRUTURAS

DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE DIDÁTICO PARA O ENSINO E PROJETO DO COMPORTAMENTO DINÂMICO DE ESTRUTURAS DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE DIDÁTICO PARA O ENSINO E PROJETO DO COMPORTAMENTO DINÂMICO DE ESTRUTURAS José G. S. da Silva - jgss@uerj.br Depto. Engenharia Mecânica, Faculdade de Engenharia, FEN/UERJ

Leia mais

TUTORIAL CANVA: Criando infográficos. Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos

TUTORIAL CANVA: Criando infográficos. Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos TUTORIAL CANVA: Criando infográficos Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos 2019 SUMÁRIO 1. Introdução 2 2. Criando uma conta 2 3. Criando um infográfico

Leia mais

O PASSADOR NO PROCESSO DA FIAÇÃO NO SISTEMA OPEN END, COMO FATOR DE INFLUÊNCIA NA QUALIDADE.

O PASSADOR NO PROCESSO DA FIAÇÃO NO SISTEMA OPEN END, COMO FATOR DE INFLUÊNCIA NA QUALIDADE. O PASSADOR NO PROCESSO DA FIAÇÃO NO SISTEMA OPEN END, COMO FATOR DE INFLUÊNCIA NA QUALIDADE. Autor 1: Wallace Nóbrega Lopo (SOCIESC): w.lopo@uol.com.br Autor 2: Edgar Augusto Lanzer (SOCIESC): ealanzer@gmail.com

Leia mais

UM SISTEMA PARA CONTROLE DE ATIVIDADES DE EQUIPES DE TI PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS SCHOLANT, R. P. ¹, BASTOS, R. R. ²

UM SISTEMA PARA CONTROLE DE ATIVIDADES DE EQUIPES DE TI PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS SCHOLANT, R. P. ¹, BASTOS, R. R. ² UM SISTEMA PARA CONTROLE DE ATIVIDADES DE EQUIPES DE TI PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS SCHOLANT, R. P. ¹, BASTOS, R. R. ² ¹ Instituto de Desenvolvimento do Alto Uruguai (IDEAU) Bagé RS Brasil ² Instituto de

Leia mais

Imagem retirada do site:

Imagem retirada do site: DESENVOLVENDO ANDROID CONFIGURAÇÃO DO AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO Android SDK Software utilizado para desenvolver aplicações no Android, possui emulador para testar as aplicações, ferramentas e API completa

Leia mais

SFA Android. Apresentação inicial do produto e principais características. Projeto Android. Baseado na Release Versão 3.

SFA Android. Apresentação inicial do produto e principais características. Projeto Android. Baseado na Release Versão 3. SFA Android Apresentação inicial do produto e principais características Baseado na Release 13.09.039 Versão 3.0 24/09/2013 Linha do Tempo - Android Histórico de Desenvolvimento Principais Funcionalidades

Leia mais

Para: Professores. App. Manual

Para: Professores. App.   Manual Para: Professores www.aplicativoescolar.com App Manual Do Aplicativo Escolar. Download Disponível para: Download gratuito! Versão Web Caso você não possua um smartphone ou tablet poderá usar a versão web

Leia mais

MOINHOS DE MARTELOS 1. DESCRIÇÃO:

MOINHOS DE MARTELOS 1. DESCRIÇÃO: 1. DESCRIÇÃO: Moinhos de Martelos são equipamentos empregados em moagem de minérios de média dureza; Para minérios de alta dureza, a porcentagem de sílica associada á sua composição química é o fator limitante

Leia mais