Android OLÁ MUNDO MÓVEL. Prof. Dr. Joaquim assunção.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Android OLÁ MUNDO MÓVEL. Prof. Dr. Joaquim assunção."

Transcrição

1 Android OLÁ MUNDO MÓVEL Prof. Dr. Joaquim assunção.

2 Parte 1/3 SDK e Android Studio

3 Java SE Development Kit Download and Install JDK 6 Não confundir com JRE (Java Runtime Environment)

4 dio/index.html

5 No Android Studio File -> New Project

6 Novo Projeto Application Name Nome visto pelos usuários. Package name Nome completo (Mesmas regras para pacotes em Java). Tem que ser único. Pode ser modificado independentemente do nome da aplicação ou empresa. Project location diretório para os arquivos.

7 Qual Dispositivo?

8 Teamplate

9 Parte 2/3 Estrutura Básica

10 Activities Activities An activity is one of the distinguishing features of the Android framework.. Embora se escolha uma atividade como principal, pode-se ter múltiplas atividades para um mesmo aplicativo. Adicione um nome para a atividade. Ex: MainActivity.

11 Activity Uma atividade representa uma única tela com uma interface de usuário como janela ou o quadro da atividade Java.Android é a subclasse da classe ContextThemeWrapper.

12 Activity Da mesma maneira que Java inicia com a instrução main(), o sistema Android inicia seu programa com o de uma Atividade começando com uma chamada em oncreate () método de retorno. Há uma sequência de métodos de retorno de chamada que iniciam uma actividade e uma sequência de métodos de retorno de chamada que derruba uma atividade.

13

14 Activity A classe Atividade define os seguintes eventos. Não é necessário implementar todos os métodos retornos de chamada. No entanto, é importante entender cada um e implementar aqueles que asseguram que sua aplicação se comporte da maneira como os usuários esperam.

15 Activity oncreate() A primeira chamada da atividade, feita no momento da criação da atividade. onstart() Chamada quando a atividade se torna visível ao usuário. onresume() Chamada quando o usuário começa a interagir com a aplicação. onpause() Pausa a execução. Esta atividade não recebe qualquer entrada e não executa qualquer código. onstop() Chamada quando a atividade não está mais visível. ondestroy() Chamada imediatamente antes da atividade ser eliminada pelo Sistema. onrestart() Chamada imediatamente após uma atividade reiniciar (onstop...).

16 Arquivos do App. MainActivity.java Ele contém a definição de classe para a atividade que você criou anteriormente. Quando você criar e executar o aplicativo, a Atividade começa e carrega o arquivo de layout que diz Hello World!. activity_main.xml (res/layout/) Este arquivo XML define o layout da atividade. Ele contém um elemento TextView com o texto Hello World!. AndroidManifest.xml (manifests/) O arquivo de manifesto descreve as características fundamentais do aplicativo e define cada um dos seus componentes.

17 Arquivos do App. MainActivity.java Ele contém a definição de classe para a atividade que você criou anteriormente. Quando você criar e executar o aplicativo, a Atividade começa e carrega o arquivo de layout que diz Hello World!. activity_main.xml (res/layout/) Este arquivo XML define o layout da atividade. Ele contém um elemento TextView com o texto Hello World!. AndroidManifest.xml (manifests/) O arquivo de manifesto descreve as características fundamentais do aplicativo e define cada um dos seus componentes.

18 Diretórios drawable/ Diretórios de recursos gráficos, exceto ícones lançadores. layout/ Diretório para arquivos que definem a interface do aplicativo, como activity_main.xml, que descreve um layout básico para a classe MainActivity. mipmap/ Ícones ficam no mipmap/<pasta>, em vez de os drawable/<pastas>. Esta pasta contém a imagem ic_launcher.png que aparece quando você executar o aplicativo padrão.

19 Building app/build.gradle O Android Studio usa Gradle para compilar e construir seu aplicativo. Há um arquivo build.gradle para cada módulo de seu projeto, bem como um arquivo build.gradle para o projeto inteiro. Normalmente, você só está interessado no arquivo build.gradle para o módulo, neste caso, o aplicativo ou módulo de aplicação. Este é o lugar onde dependências de compilação do seu aplicativo estiverem definidas, incluindo as configurações DefaultConfig

20 Building

21 Building - gradle compiledsdkversion É a versão da plataforma com a qual você irá compilar seu aplicativo. Por padrão, isso é definido como a última versão do Android disponível no seu SDK. Por padrão, isso é definido como a última versão do Android SDK instalado em sua máquina de desenvolvimento. Você ainda pode construir seu aplicativo para suportar as versões mais antigas, mas essa configuração para a versão mais recente permite ativar novos recursos e otimizar seu aplicativo para uma grande experiência do usuário sobre os mais recentes aparelhos.

22 Building - gradle applicationid É o nome do pacote totalmente qualificado para a sua aplicação (especificado no no assistente Novo projeto). minsdkversion É a versão SDK mínimo especificado durante o assistente New Project. Esta é a versão mais antiga do Android SDK que o aplicativo irá suportar. targetsdkversion Indica a maior versão do Android com o qual você tenha testado sua aplicação. À medida que novas versões do Android se tornam disponíveis, você deve testar seu aplicativo na nova versão e atualizar este valor para corresponder ao nível API mais recente e, assim, tirar proveito dos novos recursos da plataforma.

23 Parte 3/3 Rodando o aplicativo

24 Android Virtual Device (AVD). Antes de executar o aplicativo em um emulador, você precisa criar uma definição Android Virtual Device (AVD). Uma definição AVD define as características de um telefone Android, tablet Android Wear, ou dispositivo Android TV que deseja simular no emulador Android.

25 Android Virtual Device (AVD). Uma definição de AVD permite que você defina as características de um celular ou tablet Android ou de um dispositivo Android Wear ou Android TV que queira simular no Android Emulator. Com o AVD Manager, você pode criar e gerenciar AVDs com facilidade.

26 Android Virtual Device (AVD). Para testar o aplicativo de forma eficaz, crie um AVD que apresente um modelo de cada tipo de dispositivo que seu aplicativo seja projetado para suportar. Por exemplo, recomenda-se a criação de um AVD para cada nível de API igual e superior ao valor especificado para minsdkversion. Ao testar com níveis de API superiores aos necessários para seu aplicativo, você garante compatibilidade com versões futuras para quando os clientes fizerem o download de atualizações.

27 Sobre o AVD Um AVD contém um perfil de hardware, uma imagem de sistema, uma área de armazenamento, uma aparência e outras propriedades. O perfil de hardware define as características de fábrica de um dispositivo. O AVD Manager é pré-carregado com alguns perfis de hardware, como celulares Nexus, é possível importar outros perfis de hardware conforme a necessidade. É possível substituir algumas dessas configurações no seu AVD, se necessário.

28 Sobre o AVD O AVD Manager ajuda você a escolher uma imagem de sistema para seu AVD oferecendo recomendações. Ele também permite o download de imagens de sistema, algumas com bibliotecas de complementos, como as APIs do Google, que seu aplicativo possa precisar. Observe que imagens de sistema x86 são executadas com mais rapidez no emulador.

29 Sobre o AVD O AVD tem uma área de armazenamento dedicada no seu computador de desenvolvimento. Ele armazena dados de usuários de dispositivos, como aplicativos instalados e configurações, além de um cartão SD emulado. Uma aparência de emulador especifica a aparência de um dispositivo. O AVD Manager fornece algumas aparências predefinidas. Também é possível definir suas próprias aparências ou usar aparências de terceiros.

30 Sobre o AVD Assim como com o dispositivo de verdade, para que os aplicativos usem determinados recursos de um AVD, como a câmera, ele deve ter a configuração <user-feature> correspondente. <uses-feature android:name="android.hardware.bluetooth" /> <uses-feature android:name="android.hardware.camera" />

31 AVD no Android Studio No Android Studio, selecione Tools > Android > AVD Manager.

32 AVD no Android Studio No Android Studio, selecione Tools > Android > AVD Manager

33 Rodando o App. No Android Studio, selecione seu projeto e clique em Executar a partir da barra de ferramentas. Na janela, Selecionar destino de implantação, selecione o emulador e clique em OK.

TUTORIAL ANDROID ACTIVITY - CONSTRUÇÃO DE TELAS

TUTORIAL ANDROID ACTIVITY - CONSTRUÇÃO DE TELAS TUTORIAL ANDROID ACTIVITY - CONSTRUÇÃO DE TELAS Uma activity é um componente do aplicativo que fornece uma tela com o qual os usuários podem interagir. Uma aplicação geralmente consiste de múltiplas activities,

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS Hello World Professor: Danilo Giacobo OBJETIVOS DA AULA Desenvolver o primeiro aplicativo Android Se familiarizar com o ambiente de desenvolvimento Conhecer os principais

Leia mais

Imagem retirada do site:

Imagem retirada do site: DESENVOLVENDO ANDROID CONFIGURAÇÃO DO AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO Android SDK Software utilizado para desenvolver aplicações no Android, possui emulador para testar as aplicações, ferramentas e API completa

Leia mais

Introdução ao Desenvolvimento de Aplicativos Android

Introdução ao Desenvolvimento de Aplicativos Android Introdução ao Desenvolvimento de Aplicativos Android Preparando o ambiente de desenvolvimento Entre as ferramentas que você precisa instalar estão: JDK - como o Android faz uso da tecnologia Java, é necessário

Leia mais

Índice. 1. Introdução Instalação: Eclipse e Android Primeira aplicação em Android... 11

Índice. 1. Introdução Instalação: Eclipse e Android Primeira aplicação em Android... 11 Índice 1. Introdução... 03 2. Instalação: Eclipse e Android... 04 3. Primeira aplicação em Android... 11 1. Introdução Android trata-se de um sistema operacional baseado em Linux. No dia 05 de novembro

Leia mais

Programação para Dispositivos Móveis

Programação para Dispositivos Móveis Programação para Dispositivos Móveis Professor Ariel da Silva Dias Apresentação Android e IDEs Por que estudar programação para dispositivos móveis? Linha histórica da indústria durante os séculos Feudalismo

Leia mais

Android I N T R O D U Ç Ã O À P R O G R A M A Ç Ã O P R O F E S S O R L E O N A R D O C. R. S O A R E S - L A R B A C K

Android I N T R O D U Ç Ã O À P R O G R A M A Ç Ã O P R O F E S S O R L E O N A R D O C. R. S O A R E S - L A R B A C K Android I N T R O D U Ç Ã O À P R O G R A M A Ç Ã O P R O F E S S O R L E O N A R D O C. R. S O A R E S - L A R B A C K Introdução O Android é a resposta da Google ao mercado crescente de dispositivos

Leia mais

Prof: Ricardo Quintão Site:

Prof: Ricardo Quintão   Site: Prof: Ricardo Quintão email: ricardo.quintao@uva.br Site: www.rgquintao.com.br O que é Android? O Android é uma plataforma de software que permite criar aplicativos para dispositivos móveis, como smartphones

Leia mais

TUTORIAL DE INSTALAÇÃO DO AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO ANDROID NO UBUNTU

TUTORIAL DE INSTALAÇÃO DO AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO ANDROID NO UBUNTU TUTORIAL DE INSTALAÇÃO DO AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO ANDROID NO UBUNTU Wellyson Vieira Dias 1. Introdução: 1.1. Componentes do ambiente de desenvolvimento: - IDE Android Studio com SDK. - API Level 19

Leia mais

Introdução ao Android. Programação Orientada a Objetos Prof. Rone Ilídio - UFSJ

Introdução ao Android. Programação Orientada a Objetos Prof. Rone Ilídio - UFSJ Introdução ao Android Programação Orientada a Objetos Prof. Rone Ilídio - UFSJ O que é o Android? Sistema operacional móvel, baseado numa versão modificada do Linux. Código aberto: qualquer pessoa pode

Leia mais

Tutorial de utilização da aplicação no lado servidor com Firebase

Tutorial de utilização da aplicação no lado servidor com Firebase Tutorial de utilização da aplicação no lado servidor com Firebase André Luiz Silveira Marinho 1. Pré-requisitos: Um dispositivo que execute Android 2.3 (Gingerbread) ou mais recente e o Google Play Services

Leia mais

Programação para Dispositivos Móveis

Programação para Dispositivos Móveis Programação para Dispositivos Móveis Professor Ariel da Silva Dias Desenvolvendo para Android Por que estudar programação para dispositivos móveis? Linha histórica da indústria durante os séculos Feudalismo

Leia mais

Prof: Ricardo Quintão Site:

Prof: Ricardo Quintão   Site: Prof: Ricardo Quintão email: rgquintao@gmail.com Site: www.rgquintao.com.br O que é Android? O Android é uma plataforma de software que permite criar aplicativos para dispositivos móveis, como smartphones

Leia mais

UTILIZAÇÃO DA BIBLIOTECA DIMEPSAT PARA ANDROID

UTILIZAÇÃO DA BIBLIOTECA DIMEPSAT PARA ANDROID UTILIZAÇÃO DA BIBLIOTECA DIMEPSAT PARA ANDROID Neste manual você irá aprender como desenvolver com a biblioteca do SAT Dimep para Android, que é distribuída no formato Android Archive Library. Para demonstrar

Leia mais

Instalando o Eclipse e o Android

Instalando o Eclipse e o Android Instalando o Eclipse e o Android Para a elaboração desse material, eu fiz o uso do Eclipse Galileo (Eclipse 3.5.1 para Windows) e o SDK do Android Revisão 5 e o plugin do Android para o Eclipse ADT-0.9.6.

Leia mais

Introdução ao Android. SECAP 2014 Prof. Rone Ilídio - UFSJ

Introdução ao Android. SECAP 2014 Prof. Rone Ilídio - UFSJ Introdução ao Android SECAP 2014 Prof. Rone Ilídio - UFSJ O que é o Android? Sistema operacional móvel, baseado numa versão modificada do Linux. Código aberto: qualquer pessoa pode baixar e modificar Máquina

Leia mais

Introdução ao Desenvolvimento para Dispositivos Móveis

Introdução ao Desenvolvimento para Dispositivos Móveis PARTE II Introdução ao Desenvolvimento para Dispositivos Móveis Victor Adriel de Jesus Oliveira INF - UFRGS Summary PARTE I Introdução a Plataformas Móveis Padrões para o Desenvolvimento de Aplicativos

Leia mais

Computação II Orientação a Objetos

Computação II Orientação a Objetos Computação II Orientação a Objetos Fabio Mascarenhas - 2016.2 http://www.dcc.ufrj.br/~fabiom/java Android Android é um sistema operacional para dispositivos móveis Kernel Linux, drivers e bibliotecas do

Leia mais

Escrito por Maicris Fernandes Qua, 08 de Maio de :00 - Última atualização Qui, 18 de Abril de :17

Escrito por Maicris Fernandes Qua, 08 de Maio de :00 - Última atualização Qui, 18 de Abril de :17 Prezado leitor, Chega de lentidão na hora de rodar seus aplicativos em um dispositivo virtual Android. Dependendo da placa de vídeo do seu computador, o uso da aceleração por hardware HAXM da Intel pode

Leia mais

Universidade Federal do Paraná

Universidade Federal do Paraná Universidade Federal do Paraná Departamento de Informática Ciência da Computação Tópicos em Sistemas Embarcados Android Prof. Eduardo Todt 2016 objetivos Com Android studio criar primeira app Projetar

Leia mais

Projeto GoHome Tutorial Sobre o serviço do Google Maps no Android

Projeto GoHome Tutorial Sobre o serviço do Google Maps no Android Projeto GoHome Tutorial Sobre o serviço do Google Maps no Android Moisés Batista Bispo Teresina-PI 1- Breve Descrição Este tutorial tem como objetivo, adicionar de forma simples e prática, um mapa ao seu

Leia mais

Configurando o Ambiente de Desenvolvimento Android Studio No Windows Antes de qualquer trabalho ser iniciado no desenvolvimento de uma aplicação

Configurando o Ambiente de Desenvolvimento Android Studio No Windows Antes de qualquer trabalho ser iniciado no desenvolvimento de uma aplicação Configurando o Ambiente de Desenvolvimento Android Studio No Windows Antes de qualquer trabalho ser iniciado no desenvolvimento de uma aplicação Android, o primeiro passo é configurar o sistema para receber

Leia mais

AULA 2. Minicurso PET-EE UFRN

AULA 2. Minicurso PET-EE UFRN AULA 2 Minicurso PET-EE UFRN Agora iremos mostrar o passo-a-passo de como criar um projeto no Android Studio. 1. No Android Studio, crie um New Project. 2. Em Configure your new project, você deve preencher

Leia mais

Criando o primeiro projeto para entender a estrutura do app

Criando o primeiro projeto para entender a estrutura do app File > New > New Project Criando o primeiro projeto para entender a estrutura do app Escolha o tipo de projeto. Tenha sempre atenção a versão mínima da API a ser utilizada no projeto. Normalmente, quando

Leia mais

Módulo I - Introdução. Faculdade Christus Sistemas de Informação 24/09/2010. Carlos Eugênio Torres Engenheiro de Informática

Módulo I - Introdução. Faculdade Christus Sistemas de Informação 24/09/2010. Carlos Eugênio Torres Engenheiro de Informática Módulo I - Introdução Aula 3 Carlos Eugênio Torres Engenheiro de Informática http://cetorres.com Faculdade Christus Sistemas de Informação 24/09/2010 Graduado em Ciência da Computação pela UFC, Brasil

Leia mais

Tutorial sobre Activity: Como carregar um fragmento do mapa para a tela do celular

Tutorial sobre Activity: Como carregar um fragmento do mapa para a tela do celular Tutorial sobre Activity: Como carregar um fragmento do mapa para a tela do celular Esse tutorial tem por objetivo mostrar como criar uma activity que carrega um fragmento do mapa do google maps para a

Leia mais

Desenvolvimento de um aplicativo básico usando o Google Android

Desenvolvimento de um aplicativo básico usando o Google Android Desenvolvimento de um aplicativo básico usando o Google Android (Activity e o seu Ciclo de Vida) Programação de Dispositivos Móveis Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática

Leia mais

How to setup environment Projeto F

How to setup environment Projeto F 1 1. Download de Ferramentas: 1.1. Android Developer Tools [ADT]: How to setup environment Projeto F O Android Developer Tools (ADT) é um plugin para Eclipse que oferece um ambiente de desenvolvimento

Leia mais

Primeira Aplicação Android Olá Mundo. Prof. Fellipe Aleixo

Primeira Aplicação Android Olá Mundo. Prof. Fellipe Aleixo Primeira Aplicação Android Olá Mundo Prof. Fellipe Aleixo (fellipe.aleixo@ifrn.edu.br) Conteúdo Passo- a- passo de um Projeto Android Conceitos Básicos de uma Aplicação Principais Arquivos Execução da

Leia mais

POO Documentation. Release 1.0. Felipe Dau e Francisco Pereira Junior

POO Documentation. Release 1.0. Felipe Dau e Francisco Pereira Junior POO Documentation Release 1.0 Felipe Dau e Francisco Pereira Junior August 13, 2015 Contents 1 Instalação do Java 1 1.1 Download................................................. 1 1.2 Instalação.................................................

Leia mais

Laboratório 01 NetBeans

Laboratório 01 NetBeans Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação GGI030 Programação Orientada a Objetos 2o. Semestre de 2017 Prof. Renato Pimentel Atividade individual. Laboratório 01 NetBeans 1 Introdução Os

Leia mais

Google Android. Uma abordagem prática e didática. Rafael Guimarães Sakurai. Esse livro está à venda em

Google Android. Uma abordagem prática e didática. Rafael Guimarães Sakurai. Esse livro está à venda em Google Android Uma abordagem prática e didática Rafael Guimarães Sakurai Esse livro está à venda em http://leanpub.com/google-android Essa versão foi publicada em 2018-03-02 Esse é um livro Leanpub. A

Leia mais

Um ambiente unificado onde você pode desenvolver para todos os dispositivos Android

Um ambiente unificado onde você pode desenvolver para todos os dispositivos Android O Android Studio é o ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) oficial para o desenvolvimento de aplicativos Android e é baseado no IntelliJ IDEA. Abaixo segue uma lista de recursos disponiveis: Um sistema

Leia mais

Apresentação Introdução Ambiente de desenvolvimento Aplicativos. Minicurso Android. Dia 1. Adão Henrique R. Justo Filho UFC - DETI 16/10/2012

Apresentação Introdução Ambiente de desenvolvimento Aplicativos. Minicurso Android. Dia 1. Adão Henrique R. Justo Filho UFC - DETI 16/10/2012 Dia 1 UFC - DETI 16/10/2012 Conteúdo 1 Apresentação Objetivos Requisitos Metodologia Referências 2 Introdução O que é? Quem usa? Por que usar? 3 Ambiente de desenvolvimento Ferramentas Hello World! 4 Aplicativos

Leia mais

(Visualizar versões remotas do NodeJs) $ nvm ls-remote Obs.: várias versões escolher/copiar a última versão LTS para instalação

(Visualizar versões remotas do NodeJs) $ nvm ls-remote Obs.: várias versões escolher/copiar a última versão LTS para instalação GRADUAÇÃO EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO: REACT NATIVE Aula 03: React Native Conceitos e Instalação (https://facebook.github.io/react-native/docs/getting-started.html) INTRODUÇÃO

Leia mais

Linguagem de Programação II Programação Orientada a Objetos. Ambientes de Programação

Linguagem de Programação II Programação Orientada a Objetos. Ambientes de Programação Linguagem de Programação II Programação Orientada a Objetos Ambientes de Programação Prof. Alessandro Borges 2 Tópicos Prompt de comando JDK IDE NetBeans Eclipse Jbuilder Visual Café Visual J++ NetBeans

Leia mais

Android Básico Hello World!

Android Básico Hello World! Android Básico Hello World! Instrutor Programador desde 2000 Aluno de doutorado Mestre em informática pelo ICOMP/UFAM Especialista em aplicações WEB FUCAPI marcio.palheta@gmail.com sites.google.com/site/marcio

Leia mais

INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS. ADS 6º Período

INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS. ADS 6º Período ADS 6º Período Conceitos básicos do Android - Parte 2 Abra o Android Studio INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO PARA Abra o Android Studio INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO PARA Abra o Android Studio app build.grade

Leia mais

Desenvolvimento para Android Prá9ca 1. Prof. Markus Endler

Desenvolvimento para Android Prá9ca 1. Prof. Markus Endler Desenvolvimento para Android Prá9ca 1 Prof. Markus Endler Pré- requisitos Para desenvolver para plataforma Android, é necessário fazer o download e instalar: Android SDK Tools: necessário para gerenciamento

Leia mais

Android. Interfaces: widgets

Android. Interfaces: widgets Android Interfaces: widgets Relembrando... Após a criação do projeto, será criada uma estrutura de diretórios necessária para um projeto Android. A pasta src contém os fontes das classe que representam

Leia mais

Introdução ao IDE Netbeans (Programação Java)

Introdução ao IDE Netbeans (Programação Java) Universidade Federal do ABC Disciplina: Processamento da Informação (BC-05045) Assunto: Introdução ao IDE Netbeans Introdução ao IDE Netbeans (Programação Java) Conteúdo 1. Introdução... 1 1.1. Programas

Leia mais

Expectativa de respostas

Expectativa de respostas Expectativa de respostas Prova Objetiva Questão Resposta 1 A 2 A 3 C 4 B 5 B 6 ANULADA 7 A 8 D 9 A 10 C 11 B 12 ANULADA 13 C 14 D 15 B 16 B 17 ANULADA 18 C 19 C 20 C Prova Discursiva 1. Explique cada um

Leia mais

Introdução ao desenvolvimento de Aplicativos para Android (Parte 1) Prof. Joylan N. Maciel

Introdução ao desenvolvimento de Aplicativos para Android (Parte 1) Prof. Joylan N. Maciel Introdução ao desenvolvimento de Aplicativos para Android (Parte 1) Prof. Joylan N. Maciel Pré-requisitos Conhecer o paradigma orientado a objeto Conhecer a Linguagem Java Ter instalada a plataforma Android

Leia mais

Projeto GoHome. Tutorial de Instalação Android Studio e SDK

Projeto GoHome. Tutorial de Instalação Android Studio e SDK Projeto GoHome Tutorial de Instalação Android Studio e SDK Antonio Fabricio Almeida e Silva Novembro 2016 Teresina-PI Sumário 1. Descrição da Ferramenta... 3 2. Requisitos de Sistema... 4 3. Download...

Leia mais

Retrofit. Criar um novo projeto. Selecionar a API. Retrofit para consumir Web Service Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos

Retrofit. Criar um novo projeto. Selecionar a API. Retrofit para consumir Web Service Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos Retrofit Criar um novo projeto Selecionar a API Empty Activity MainActivity Finish. Adicionar Novas Dependências Menu File > Project Structure Modulo app > Aba Dependencies Clique em adicionar (+) no canto

Leia mais

Programação para Android

Programação para Android Programação para Android Aula 01: Visão geral do android, instalação e configuração do ambiente de desenvolvimento, estrutura básica de uma aplicação para Android Objetivos Configurar o ambiente de trabalho

Leia mais

Introdução ao Android

Introdução ao Android Introdução ao Android André Gustavo Duarte de Almeida docente.ifrn.edu.br/andrealmeida Parte 1 Conhecendo o Sistema e Primeiro Programa Roteiro Pré-requisitos Conceitos Básicos Configurando o Ambiente

Leia mais

Configuração do Apache Cordova Lab. 13. Prof. Bruno C. Vani

Configuração do Apache Cordova Lab. 13. Prof. Bruno C. Vani Configuração do Apache Cordova Lab. 13 Prof. Bruno C. Vani brunovani@ifsp.edu.br Apache Cordova Visão Geral [1/2] Permite acessar funcionalidades nativas dos dispositivos móveis (como câmera, GPS, etc.)

Leia mais

DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS. PROFª. M.Sc. JULIANA H Q BENACCHIO

DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS. PROFª. M.Sc. JULIANA H Q BENACCHIO DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS PROFª. M.Sc. JULIANA H Q BENACCHIO API de Compatibilidade API de Compatibilidade ou API de Suporte permite acesso em versões mais antigas do android a recursos

Leia mais

Curso online de Fundamentos em Android. Plano de Estudo

Curso online de Fundamentos em Android. Plano de Estudo Curso online de Fundamentos em Android Plano de Estudo Descrição do programa A Certificação Android ensina como usar as ferramentas necessárias para projetar e implantar aplicativos Android para dispositivos

Leia mais

Introdução ao Android SDK. Prof. Me. Hélio Esperidião

Introdução ao Android SDK. Prof. Me. Hélio Esperidião Introdução ao Android SDK Prof. Me. Hélio Esperidião Android SDK O Android SDK permite que os desenvolvedores elaborem as aplicações a partir de um dispositivo virtual para os aparelhos de celular e tablet,

Leia mais

AULA 1 INTRODUÇÃO AO JAVA

AULA 1 INTRODUÇÃO AO JAVA AULA 1 INTRODUÇÃO AO JAVA Ao término dessa aula você terá aprendido: História e características do Java Ambientes e plataformas Java O Java é a base para praticamente todos os tipos de aplicações em rede

Leia mais

Programação para Dispositivos Móveis

Programação para Dispositivos Móveis Prof. MSc. Flávio Barros flavioifma@gmail.com www.flaviobarros.com.br Programação para Dispositivos Móveis Aula - Service Caxias - MA Roteiro Service Service Fundamentos Componente responsável por rodar

Leia mais

IDES E PROGRAMAÇÃO. Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias

IDES E PROGRAMAÇÃO. Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias 1 IDES E PROGRAMAÇÃO Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias {claudio,macdias}@icmc.usp.br 2 Agenda Conceitos Instalação e Configuração Compilação e Execução de Código IDEs Exemplo

Leia mais

Firebase. Acesse o site https://firebase.google.com/?hl=pt-br Acesse o menu Go to Console. Acesse com uma conta Google ou crie uma conta.

Firebase. Acesse o site https://firebase.google.com/?hl=pt-br Acesse o menu Go to Console. Acesse com uma conta Google ou crie uma conta. Firebase Acesse o site https://firebase.google.com/?hl=pt-br Acesse o menu Go to Console. Acesse com uma conta Google ou crie uma conta. Adicione um projeto. Crie um projeto Para usar o Firebase num projeto

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicações Móveis com HTML5

Desenvolvimento de Aplicações Móveis com HTML5 Desenvolvimento de Aplicações Móveis com HTML5 Date : 9 de Março de 2013 Por Nuno Nunes para o Pplware Workshop realizado no âmbito do Mestrado em Computação Móvel do Instituto Politécnico da Guarda na

Leia mais

CashDriver Android Instalação

CashDriver Android Instalação CashDriver Android Instalação Descreve os processos de instalação e carga inicial Baseado na Release 13.11.015 BD:3 Versão 1 13/11/2013 Resumo da apresentação Pré- condições Atualização e configuração

Leia mais

Desenvolvimento de um aplicativo básico usando o Google Android

Desenvolvimento de um aplicativo básico usando o Google Android Desenvolvimento de um aplicativo básico usando o Google Android (Activity e Intent) Programação de Dispositivos Móveis Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte

Leia mais

Programação para Dispositivos Móveis. Activity e Intent

Programação para Dispositivos Móveis. Activity e Intent Programação para Dispositivos Móveis Activity e Intent Activity É um módulo único e independente do aplicativo que fornece uma tela com a qual os usuários podem interagir O gerenciamento na memória, o

Leia mais

Conceitos Básicos e Práticos do Android

Conceitos Básicos e Práticos do Android Pílula de Conhecimento Android Página: 1 Pílula 1 Conceitos Básicos e Práticos do Android I OBJETIVOS! Conhecer o Sistema Operacional Móvel Android.! Entender a composição do Android diferenciando suas

Leia mais

TUTORIAL DE INSTALAÇÃO E USO DO OWL-S COMPOSER utilizando o Eclipse Galileo Modelling Tools

TUTORIAL DE INSTALAÇÃO E USO DO OWL-S COMPOSER utilizando o Eclipse Galileo Modelling Tools TUTORIAL DE INSTALAÇÃO E USO DO OWL-S COMPOSER utilizando o Eclipse Galileo Modelling Tools Desenvolvido por: Manuele Ferreira e Daniela Claro Requisitos do ambiente Seguem abaixo os requisitos do ambiente.

Leia mais

Ricardo R. Lecheta. Novatec

Ricardo R. Lecheta. Novatec Ricardo R. Lecheta Novatec Copyright 2016 da Novatec Editora Ltda. Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/1998. É proibida a reprodução desta obra, mesmo parcial, por qualquer

Leia mais

Guia de Instalação II. Instalação e Administração do Fluig. Título do documento

Guia de Instalação II. Instalação e Administração do Fluig. Título do documento Guia de Instalação II Instalação e Administração do Fluig Título do documento fluig.com 0800 882 9191 Av. Braz Leme 1717, Casa Verde 02511-000 São Paulo - Brasil 1 Sumário 1. Introdução... 3 1.1. Objetivo

Leia mais

Instalação JDK 10/03/2017

Instalação JDK 10/03/2017 1 Instalação JDK 10/03/2017 Máquina Virtual Java utiliza-se do conceito de máquina virtual, onde existe uma camada extra entre o sistema operacional e a aplicação, responsável por traduzir o que sua aplicação

Leia mais

Descrição geral do Android

Descrição geral do Android Descrição geral do Android (PDM) Centro de Cálculo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Pedro Alexandre Pereira (palex@cc.isel.ipl.pt) Utilização Home screen: Área de notificações Múltiplas páginas

Leia mais

Computação II Orientação a Objetos

Computação II Orientação a Objetos Computação II Orientação a Objetos Fabio Mascarenhas - 2014.1 http://www.dcc.ufrj.br/~fabiom/java Android Android é um sistema operacional para dispositivos móveis Kernel Linux, drivers e bibliotecas do

Leia mais

Tutorial 1.0. Instalação

Tutorial 1.0. Instalação Tutorial 1.0 Instalação Índice Requisitos Instalando Android SDK Instalando Eclipse Instalando Plugin ADT no Eclipse Requisitos Para a instalação do SDK é necessário ter no minímo versão Java 6 (Standard

Leia mais

Programação para Dispositivos Móveis

Programação para Dispositivos Móveis Programação para Dispositivos Móveis Fatec Ipiranga Análise e Desenvolvimento de Sistemas Aula 03 Introdução ao ambiente de desenvolvimento: Eclipse e Android SDK Dalton Martins dmartins@gmail.com São

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO PARA A PLATAFORMA ANDROID App Balsas: Catálogo de Hotéis e Restaurantes

DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO PARA A PLATAFORMA ANDROID App Balsas: Catálogo de Hotéis e Restaurantes DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO PARA A PLATAFORMA ANDROID App Balsas: Catálogo de Hotéis e Restaurantes Uilton Teixeira dos Reis Vargas 1 Bruno Ramon de Alemida e Silva 2 Junior Marcos Bandeira 3 Resumo:

Leia mais

Instalação JDK. Joyce França. Professora de Ciência da Computação - IFNMG

Instalação JDK. Joyce França. Professora de Ciência da Computação - IFNMG Instalação JDK Joyce França Professora de Ciência da Computação - IFNMG Máquina Virtual Java utiliza-se do conceito de máquina virtual, onde existe uma camada extra entre o sistema operacional e a aplicação,

Leia mais

Desenvolvimento de Software I

Desenvolvimento de Software I Desenvolvimento de Software I Prof. Arnaldo Martins Hidalgo Junior arnaldo@flash.tv.br http://aulashidalgo.wordpress.com 5 h/a (2 aulas semanais) http://aulashidalgo.wordpress.com 1 Competências Avaliar

Leia mais

TOTVS Utilização dos Aplicativos. Arquitetura e Instalação

TOTVS Utilização dos Aplicativos. Arquitetura e Instalação Arquitetura e Instalação Sumário 1 Conceitos Básicos... 3 1.1 Objetivos do Treinamento... 3 1.2 TOTVS Application Server... 3 1.3 TOTVS SmartClient... 4 1.4 TOTVS DbAccess Monitor... 5 2 TOTVS SmartClient

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

Leia mais

STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM

STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM Select Soluções Manual de Instalação Windows SBackup STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM Sumário 1. REQUERIMENTOS DE HARDWARE E SOFTWARE... 3 1.1. SOFTWARE... 3 2. PRIMEIROS PASSOS... 4 3. DOWNLOAD E INSTALAÇÃO

Leia mais

Desenvolvimento de um aplicativo básico usando o Google Android

Desenvolvimento de um aplicativo básico usando o Google Android Desenvolvimento de um aplicativo básico usando o Google Android (Organização do Ambiente) Programação de Dispositivos Móveis Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS Algoritmos e Programação

Leia mais

GfK Digital Trends App para Android. GfK Digital Trends App Versão 1.15

GfK Digital Trends App para Android. GfK Digital Trends App Versão 1.15 GfK Digital Trends App para Android GfK Digital Trends App Versão 1.15 Atualizado em: 31 st July 2014 Índice 1 Requisitos de sistema... 3 2 Download e instalação... 4 2.1 Realizando o download pela Google

Leia mais

O AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO

O AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO Módulo 9 O AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO P S I 1 1 - C P T G P S I SUMÁRIO Instalação do Java JDK - Kit de Desenvolvimento Java Download do JDK Instalação do JDK Configuração da Variável de ambiente (Path)

Leia mais

Linguagem Técnica I. Prof. Jonatas Bastos

Linguagem Técnica I. Prof. Jonatas Bastos Linguagem Técnica I Prof. Jonatas Bastos Email: jonatasfbastos@gmail.com 1 Objetivo da Disciplina p Entender os conceitos da programação orientada a objetos; p Aplicar conceitos básicos relativos a objetos

Leia mais

Milestone Systems. Aba Consulta rápida: Ativar licenças para os produtos XProtect VMS 2018 R3. XProtect Professional e XProtect Express

Milestone Systems. Aba Consulta rápida: Ativar licenças para os produtos XProtect VMS 2018 R3. XProtect Professional e XProtect Express Milestone Systems Aba Consulta rápida: Ativar licenças para os produtos XProtect VMS 2018 R3 XProtect Professional e XProtect Express Antes de iniciar Este guia descreve as etapas básicas para parceiros

Leia mais

Transferência, instalação e matriz compatível JRE com o CTC para o ONS15454 e os 15327

Transferência, instalação e matriz compatível JRE com o CTC para o ONS15454 e os 15327 Transferência, instalação e matriz JRE com o CTC para o ONS15454 e os 15327 Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Compatibilidade de JRE com ONS15454 e 15327 Transferência

Leia mais

Manual de instalação e configuração da Ferramenta Android SDK

Manual de instalação e configuração da Ferramenta Android SDK Trabalho de Programação para Dispositivos Móveis Turma: 1011 Camila Botelho camilacunhabotelho@gmail.com Manual de instalação e configuração da Ferramenta Android SDK Introdução O Android é uma ferramenta

Leia mais

TUTORIAL DE INSTALAÇÃO E USO DO OWL-S COMPOSER 3.0 utilizando o Eclipse Galileo Modelling Tools

TUTORIAL DE INSTALAÇÃO E USO DO OWL-S COMPOSER 3.0 utilizando o Eclipse Galileo Modelling Tools TUTORIAL DE INSTALAÇÃO E USO DO OWL-S COMPOSER 3.0 utilizando o Eclipse Galileo Modelling Tools Desenvolvido por: Manuele Ferreira, Fabrício Alves e Daniela Claro Requisitos do ambiente Seguem abaixo os

Leia mais

Coletor Android Instalação

Coletor Android Instalação Coletor Android Instalação Descreve os processos de instalação e carga inicial Baseado na Release 13.07.032 Versão 1.5 25/07/2013 Notas da versão 1.4 Exclusão da opção de sincronismo utilizando L-Sync

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS Ciclo de Vida de uma Aplicação Android Professor: Danilo Giacobo OBJETIVOS DA AULA Entender o ciclo de vida de uma aplicação Android. Conhecer algumas dicas para tirar

Leia mais

Desenvolvimento com Android Studio Aula 01 Instalação e Configuração do Ambiente de Desenvolvimento, Estrutura de um projeto Android

Desenvolvimento com Android Studio Aula 01 Instalação e Configuração do Ambiente de Desenvolvimento, Estrutura de um projeto Android Desenvolvimento com Android Studio Aula 01 Instalação e Configuração do Ambiente de Desenvolvimento, Estrutura de um projeto Android Instalação e Configuração do Ambiente de Desenvolvimento Instalação

Leia mais

API's e Aplicações para Android

API's e Aplicações para Android API's e Aplicações para Android Computação Móvel Prof. Me. Eng. Adauto Mendes adauto.inatel@gmail.com Introdução As API s estabelecidas para Android permitem total modificação por meio de programação do

Leia mais

Desenvolvimento Android. Pontapé inicial...

Desenvolvimento Android. Pontapé inicial... Desenvolvimento Android Pontapé inicial... Toshi Kurauchi andrew.kurauchi@gmail.com @toshikurauchi Por que desenvolver para Android? Por que desenvolver para Android? Por que desenvolver para Android?

Leia mais

Usando e Gerenciando Activities

Usando e Gerenciando Activities Usando e Gerenciando Activities Ciclo de vida Activity 2 Especificando a execução Especifica a Activity que é ponto principal de entrada de sua aplicação Se a ação MAIN action ou a categoria LAUNCHER não

Leia mais

INSTALAÇÃO DO WORKMOTOR FREE

INSTALAÇÃO DO WORKMOTOR FREE INSTALAÇÃO DO WORKMOTOR FREE ATENÇÃO: 1. Sempre utilize a última versão do NET Framework (*) no computador. 2. Desabilite o Antivírus - ANEXO I 3. Desabilite o Firewall - ANEXO II Segue no final deste

Leia mais

Sistema de Importação de Avaliações PAINT (Integrador)

Sistema de Importação de Avaliações PAINT (Integrador) Sistema de Importação de Avaliações PAINT (Integrador) Download JAVA 7 32 bits Para a utilização do sistema, antes é necessário que você tenha instalado a versão 7.8 do Java Runtime Environment em seu

Leia mais

Laboratório de Ciências Computação

Laboratório de Ciências Computação Laboratório de Ciências Computação APP Inventor https://goo.gl/bx1ezt 1 Dispositivos Móveis e Plataformas Os dispositivos móveis fazem parte de nosso dia a dia e nos permitem aplicar a computação de forma

Leia mais

Atualizar o firmware da câmera SLR digital

Atualizar o firmware da câmera SLR digital Atualizar o firmware da câmera SLR digital Obrigado por escolher um produto Nikon. Este guia descreve como executar esta atualização do fi r m w a re.se você não tiver certeza de que possa executar a atualização

Leia mais

Java Standard Edition (JSE)

Java Standard Edition (JSE) Java Standard Edition (JSE) Capítulo 01. Introdução à tecnologia JAVA Esp. Márcio Palheta MSN: marcio.palheta@hotmail.com 1 Agenda Apresentação: Formação, graduação, certificação, área de atuação; Apresentação

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS Uso de Imagens no Android Professor: Danilo Giacobo OBJETIVOS DA AULA Aprender a utilizar imagens em aplicações Android. Conhecer e utilizar o componente Gallery. Conhecer

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicativos Android

Desenvolvimento de Aplicativos Android Desenvolvimento de Aplicativos Android Criando uma Interface Simples A partir do diretório res/layout/ abra o activity_main.xml. Este arquivo XML define o layout da sua activity. Ele contém o texto padrão

Leia mais

Aplicações que executam, em geral, processos longos em background desprovidos de interface. Usado para executar tarefas em segundo plano

Aplicações que executam, em geral, processos longos em background desprovidos de interface. Usado para executar tarefas em segundo plano Serviços Serviços Aplicações que executam, em geral, processos longos em background desprovidos de interface. Usado para executar tarefas em segundo plano Estas tarefas não possuem um tempo definido de

Leia mais

EA998/MC933 Guido Araujo e Sandro Rigo

EA998/MC933 Guido Araujo e Sandro Rigo EA998/MC933 Guido Araujo e Sandro Rigo 1 Introdução Livros adotados (e-books) Learning Android, Marco Gargenta, O Reilly Media (livro texto) Professional Android Application, Reto Meier, Wrox Abordagem

Leia mais

Tutorial de Instalação Plataforma de Mídia Digital Interativa

Tutorial de Instalação Plataforma de Mídia Digital Interativa Plataforma de Mídia Digital Interativa versão 2.02 TUTORIAL DE INSTALAÇÃO DA PLATAFORMA XIS Esta documentação descreve detalhadamente como deve ser realizado o processo de instalação e configuração de

Leia mais