apresenta VaiqueuVôo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "apresenta VaiqueuVôo"

Transcrição

1 apresenta VaiqueuVôo Eu Vou, Tu Vais, Nois Avôa!!!

2 Espetáculo Caracterizado por grande impacto visual, cenário e palco especialmente projetados para permitir vários planos de atuação, as acrobacias aéreas fezem o elo de ligação entre personagens, acrobatas e o público.! O tempo presente passa a ser o elemento fundamental para o desenrolar da obra.! Com artistas Brasileiros no elenco, representam as melhores referências nas técnicas e modalidades circenses em questão, atuaram nos melhores circos e casas de espetáculos do mundo.! Sendo assim, VaiqueuVôo proporciona um panorama do circo contemporâneo, em prol do entretenimento, difusão e socialização de experiências e conhecimentos.! Proporcionando trocas, intercâmbios, pluralidades de linguagens e outras preciosas entrelinhas encontradas principalmente em manifestações culturais e artísticas estas recheadas de valores humanos.! Neste formato, os grandes privilegiados serão os espectadores, que terão contato com uma das mais tradicionais e grandiosas formas de expressão e arte, as técnicas das acrobacias aéreas.!

3 ! Justificativa:! O circo no Brasil, vive um momento importante e de acensão, ou seja, após um período de baixa na produtividade, assistimos a uma adaptação do movimento circense às tendências, demandas e necessidades contemporâneas.! Apesar deste movimento crescente e o surgimento de grande número de artistas, grupos e espetáculos do gênero, ainda pode-se notar uma carência e um abismo que certas modalidades tem, no que diz respeito ao conhecimento técnico, repertório de movimentos, prática e funcionalidade.! Neste sentido, temos a oportunidade de criar uma ponte, um canal de comunicação com elementos peculiares, possibilitando um fluxo de trocas pluriculturais. Exercendo sua formação acadêmica e artística com responsabilidade diante do público e da sociedade, os Irmãos Sabatino estão engajados ideologicamente com a arte e a cidadania para o desenvolvimento de um Brasil com raízes legítimas e um mundo invariavelmente democrático. Type to enter text Atuar com o circo, teatro, dança e humor, é o foco da pesquisa da companhia que resulta em espetáculos de cunho artístico e social como o projeto. Comunicativa, a arte circense torna números de alta técnica e virtuosismo em atividades que permitem uma aproximação do público, despertando anseios, fragilidades, medos e sonhos. Sentimentos estes comuns aos seres humanos, que nos levam a concluir que no fundo temos a mesma essência, e buscamos a felicidade mesmo que de forma diferente. Sendo assim, o projeto mostra que é possivel realizar um trabalho de qualidade, com artistas que acima de qualquer coisa amam a arte e, em especial o circo, acreditam no poder transformador e humanizador dessas manifestações, carregadas de valores humanos, gerando um importante ambiente para crianças, jovens e adultos a vivenciarem e evidenciarem questionamentos e inquietações importantes para a compreensão e um repensar de nossos valores e relações. A tolerância, a diferença, o respeito, o amor e a paz.

4 Descrição! Este espetáculo teve como ponto de partida o levantamento de elementos e resgate de imagens, objetos e situações dentro da temática desejada. Estas foram assimiladas e incorporadas dentro do processo de criação em conjunto com as modalidades circenses, direção, dramaturgia, trilha sonora, elenco, equipe técnica e figurinos. A temática escolhida foi o contexto dos aviadores da década de 30, a denominada era de Ouro da Aviação.! E para contar essa história, as dinâmicas e t é c n i c a s c i r c e n s e s a b o r d a d a s f o r a m selecionadas pois permitem características virtuosas, o Quadrante aéreo, a Báscula e a Barra fixa. Contextualizadose dentro da temática dos lendários aviadores.! VaiqueuViôo explora o relacionamento entre os personagens, onde a confiança é o elemento chave e fundamental para o desenrolar desta dramaturgia circense baseada nas acrobacias aéreas.! Os personagens de VaiqueuVôo apresentam uma dinâmica espetacular, desafiando os limites da gravidade, e o desejo mútuo de jogar-se ao ar e lá ficar o máximo de tempo possível. Para alçar vôo, e tematizar o processo de criação, foi feito um resgate dos aviadores da década de 30, que desafiavam as alturas, a gravidade para realizar seus espetáculos aéreos em seus aviões biplanos e monomotores. Estes por sua vez, dentro do espetáculo serão representados pelos aparelhos de circo. Com aproximadamente 50 minutos de duração, VaiqueVôo é um espetáculo acrobático com leve toque de comicidade, apresenta técnicas de teatro, circo, música e dança. Os momentos acrobáticos, recheados de virtuose, ditam o ritmo e a cadência da obra, e os três trapezistas dialogam com o risco, a altura, saltos mortais, balanços, cascatas e muita emoção. As Performances de acrobacias aéreas são conhecidas como uma das maiores atrações da linguagem circense e inspirarão a criação deste projeto. Consideradas modalidades com risco, as acrobacias aéreas realizadas neste espetáculo, contribuem para o apelo visual e intenso do espetáculo, atendendo paralelamente o desejo do espectador de

5 se sentir desafiado e recompensado, com a execução bem sucedida de cada vôo dos acrobatas.! Enquanto outras manifestações artísticas encontram, em sua forma e estrutura, algumas barreiras de exposição, o circo tem como característica um potencial itinerante. Por se adequar aos mais diferentes lugares. VaiqueVôo usufrui dessa característica positiva, o potencial de circular por espaços convencionais e não convencionais. O espetáculo poderá ser montado em praças públicas, quadras, escolas, teatros e picadeiros, ocupando com manifestações artísticas culturais, favorecendo frequentadores desses ambientes onde a característica principal é a diversidade.!

6 Palco e cenário Sinopse: Os Irmãos Sabatino foran Buscar inspiração nos aviadores da decada de 30 para montar o espetáculo Vaiqueuvôo. Totalmente caracterizados com roupas e acessórios desses aviadores - botas, calças, jaquetas, gorros, cachecol e óculos tipicos. Três Trapezistas recriam alguns dos movimentos que acrobatas daquela época realizavam abordo de seus aviões biplanos e monomotores. FICHA TÉCNICA Artistas:

7 Concepção Cênica to Martin Sabatino enter text Caldeyro (volante) André Sabatino Caldeyro (volante) Marcos Porto Typ! Vaiqueuvôo apóia-se na figura dos aviadores da década de 30 e nos sonhos de três pilotos em busca da realização de seus desejos e vontades. Ficar no ar o maior tempo possível. Suas fraquezas e anseios são revelados durante a trama, assim como é estabelecido um vínculo entre estes e apresentadas suas maiores diferenças. A narrativa criada a partir da dinâmica natural que as modalidades circenses escolhidas oferecem o particular relacionamento de confiança entre portô e volante, para a realização dos grandes vôos. Onde um só existe se o outro está. Vai que eu Vou é o nome do espetáculo trazendo a condição existencial da de ser um trapezista voador. A trama se desenrolada sob e sobre os aparelhos aéreos de Quadrante, Báscula e Barra Fixa, com características próprias e repertório de ações e movimentações que ajudarão na composição do espetáculo. Referencias literárias Bibliográficas, nada por acaso do autor Richard Bach, Terra dos Homens do autor Antoine de Saint-Exupér França 1900 // 1944 Escritor/ Aviadorvídeos e filmes como The Great Waldo Peaper, do diretor George Roy Hill, Fotos e imagens com informações sobre a temática dos circos aéreos da década de vinte e trinta, serão utilizados para o ponto de partida, e decorrer do processo de criação. Dentro do processo de criação estarão presentes elementos que ajudarão a tematizar a questão dos circos aéreos, como efeitos especiais, efeitos com fumaça, manipulação e animação de objetos, como mini aviões e mini-paraquedistas. (portô)

8 Type to enter text Concepção Figurinos Para criação de figurinos, serão utilizadas referências dos aviadores do iníciodo século 19. Com botas, calças, jaqueta, cachecol, gorro e óculos típicos como mostram figuras Criação: Irmãos Sabatino Direção: Fernando Sampaio (Laminima) Orientação Cênica: Ricardo Rodrigues (Solas de Vento) Trilha Sonora: Mauro Braga Campos Luciana Guimarães Figurino: Responsavel Martin Sabatino Técnico: Cenário:

9 Rodrigo Desenho técnico estrutura cenário e Palco: Espetáculo Vaiqueuvoô - Irmãos Sabatino f f A, B, C e D Pé da estrtura A e B: tubo metálico de 2 polegadas com parede de 3mm, com reforço interno, tubo metálico encaixado internamente com parede de 8mm C e D: tubo metálico de 2 polegadas com parede de 3mm f - barra fixa: Barras de ferro inox maciço de 1 polegada estrutúra própria para ginástica olímpica da Marca Tec Sport Mão Francesa- Tubo de 1,5 polegada parede de 2,5 mm Quadrante - dois tubos metálicos de 1,5 polegadas com parede de 8mm E- Ponto Fixo / Ancoragem: Coluna, parabolt, chumbares, contrapesos ou estacas 1ton

10 c Quem Somos: Checarone A Cia Irmãos Sabatino se caracteriza pela pesquisa na arte das Acrobacias aéres, com um repertório de espetáculos, números e performances, mesclando circo, dança, teatro, humor e virtuose. Em espaços convencionais como teatros e circos e não convencionais como piscinas, praças, fachada de grandes prédios, Balões de ar quente, guindastes, monumentos históricos e uma infinidae de possibilidades. c Os irmãos Sabatino foram ginastas, iniciaram sua pesquisa acrobática no final dos anos 80, sua pesquisa circense vem desde o ano 2000 separados cada qual desenvolveu seu núcleo e pesquisa. Relacionaran-se em vários contextos, integrando importantes grupos do meio circense nacional e internacional, tais como; Acrobático Frateli, Circo Zanni, Flying Mendes, Intrépida Trupe, Grupo ARES, Paraladosanjos, Trupe Trapetit e Espaço Cultural Semente. Em 2009, sentem a necessidade de construir e criar recursos para o desenvolvimento de suas próprias formas de expressão artística, afim de produzir uma identidade. Sendo assim, os irmãos se reencontram e a partir da união e parceria entre os artistas André Sabatino e Martin Sabatino inauguram a marca Irmãos Sabatino. Mestres nas artes das acrobacias, especializaran-se em aparelhos que possibilitem grandes vôos como os Trapézios: em balanço, de vôos e petit volant. Assim como em ações realizadas nas alturas através da utilização de equipamentos de resgate, escalada e alpinismo, Tirolezas, pendulos, ações verticais, coreografias nas paredes, cordas elásticas, ações suspensas por Balão de ar quente, sempre impactando os espectadores com ações inusitadas. Formação do grupo: Formados na Usp e Unicamp, Bacharel em esporte e licenciatura em educação física os irmãos completaram seus estudos com diversos cursos e workshops ministrados no Lume campinas, por mônica Alla, Carlos henrique Silvestre Ique, Luis rodrigo caldas Kiko, André Caldas Sempre buscando a mescla entre circo, teatro, corporeidade e performance. Type to enter text

11 Nacessidades Técnicas c Área: 10 x 10 metros Altura: minimo 6 metros Solo: plano Energia: 220V e 110 V. Iluminação: necessária à noite e em recintos fechados tempo de montagem: 06 horas Espaço para guardar materiais de cena. Som: Quatro PA S com potência apropriada para o espaço de apresentação e público esperado. Mesa de som de 8 Canais, 03 Microfones Head Set, 02 microfones sem fio,tocador de CD, 02 pedestais. Microfones para efeitos sonoros (percursão): 1 mic para captar Bumbo 1 mic captar apitos vóz e efeitos sonoros 1 mic para caixa, prato e gongue. 1 cabo P10, RCA paara amplifica instrumento melódico c Tempo de Duração: 50 minutios dimensões do palco: 8m (larg) x 6m (prof) Altura Mínima: 6m O espetáculo poderá ser montado em praças públicas, quadras, escolas, teatros e picadeiros, ocupando com manifestações artísticas culturais, favorecendo frequentadores desses ambientes onde a característica principal é a diversidade. Classificação: Livre Luz teatro: Classificação: Livre para todos os públicos tipo potencia quantidade Type to enter text PC 1000W 30 Elipso com íris e Faca 1000W 5 Pim Bim -- 4 Platéia -- 3 Gelatina azul 10 Gelatina azul Corretivo 10 Gelatina Ambar 10

12 c Ficha Técnica c Trilha Sonora André Sabatino Figurinos: Rosangella Ribeiro Duração 50 min Classificação: Livre Treinamento técino Acrobático Báscula: Gustavo Arruda (Los Gingers, Espanha) Treinamento Técnico acrobático Quadrante: Duo Polinde Poline Hachet (França) e Linde Hartman (Holanda) Elenco: André Sabatino Marcos Porto Martim Sabatino Direção e Concepção: André Sabatino

13 Contato: c sabatino.andre@gmail.com c

apresenta VaiqueuVôo

apresenta VaiqueuVôo apresenta VaiqueuVôo Eu Vou, Tu Vais, Nois Avôa!!! O Projeto! Este projeto visa proporcionar a criação do espetáculo, trocas e intercâmbios artísticos, pluralidades de linguagem e outras preciosas entrelinhas

Leia mais

apresenta o espetáculo

apresenta o espetáculo apresenta o espetáculo Irmãos Sabatino e o MAIOR Artista da Terra O ESPETÁCULO Irmãos Saba+no e o MAIOR Ar)sta da Terra é um espetáculo bem humorado que mescla técnicas de teatro, ginás)ca olímpica, música

Leia mais

Interação entre o Circo e a Cidade

Interação entre o Circo e a Cidade Interação entre o Circo e a Cidade Ficha Artística e Técnica do Espetáculo De uma pesquisa profunda sobre os trabalhos executados pelo antigo Bobo da Corte, nasceu o espetáculo DESAFIOS URBANOS, onde a

Leia mais

Ementário do Curso Técnico em Artes Circenses

Ementário do Curso Técnico em Artes Circenses Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ Pró-Reitoria de Ensino Médio e Técnico Direção de Ensino Campus Nilópolis Ementário do

Leia mais

Circo do Asfalto é uma companhia circense paulista, criada em 2008, formada pelo casal Douglas e Fran Marinho, que pesquisa a arte de rua através da

Circo do Asfalto é uma companhia circense paulista, criada em 2008, formada pelo casal Douglas e Fran Marinho, que pesquisa a arte de rua através da A Cia. Apresenta: Show da Percha Circo do Asfalto é uma companhia circense paulista, criada em 2008, formada pelo casal Douglas e Fran Marinho, que pesquisa a arte de rua através da linguagem do circo,

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE PELOTAS SECRETARIA DE CULTURA EDITAL 010/2017 PROGRAMA MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA PROCULTURA ANEXO I

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE PELOTAS SECRETARIA DE CULTURA EDITAL 010/2017 PROGRAMA MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA PROCULTURA ANEXO I EDITAL 010/2017 PROGRAMA MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA PROCULTURA ANEXO I DOCUMENTOS DE ACORDO COM A ÁREA EM QUE SE ENQUADRA SEU PROJETO SÃO ACEITAS AS EXTENSÕES DE ARQUIVO: AVI, MP3, MP4, PDF, JPG

Leia mais

Ementa Geral Oficinas Unicirco Marcos Frota Núcleo Quinta da Boa Vista

Ementa Geral Oficinas Unicirco Marcos Frota Núcleo Quinta da Boa Vista Circo técnico/artístico Informações Gerais Ementa Geral Oficinas Unicirco Marcos Frota Núcleo Quinta da Boa Vista As oficinas de Circo Técnico/Artístico serão realizadas em 3 módulos, com duração de 2

Leia mais

Contatos: (31)

Contatos: (31) Contatos: (31) 3075-6965 Rua Junquilhos, 1220 Jardim América - Belo Horizonte/MG www.ciacircunstancia.com.br PALHAÇOS À VISTA Sinopse Palhaços à Vista é um espetáculo de repertório, números de picadeiro

Leia mais

Contratación:

Contratación: Contratación: 981 582 836 info@culturactiva.org A Traço Cia. de Teatro foi criada no ano de 2001, na cidade de Florianópolis/SC, Brasil, e desde o início de sua trajetória, desenvolve pesquisas teóricas

Leia mais

Ementa Geral Oficinas Unicirco Marcos Frota Núcleo Quinta da Boa Vista

Ementa Geral Oficinas Unicirco Marcos Frota Núcleo Quinta da Boa Vista Ementa Geral Oficinas Unicirco Marcos Frota Núcleo Quinta da Boa Vista Circo Social Informações Gerais Serão 2 Turmas com 30 alunos cada, totalizando 60 alunos, com faixa etária de 06 a 29 anos. Serão

Leia mais

SOLO PARA VÁRIAS VOZES Conrado Falbo (Coletivo Lugar Comum - PE)

SOLO PARA VÁRIAS VOZES Conrado Falbo (Coletivo Lugar Comum - PE) SOLO PARA VÁRIAS VOZES Conrado Falbo (Coletivo Lugar Comum - PE) performance duração: aprox. 45 min Sinopse Uma voz em rascunho, buscando suas possibilidades além da fala e do canto. Neste solo, a voz

Leia mais

CURRÍCULO DO ESPETÁCULO: DURAÇÃO: minutos

CURRÍCULO DO ESPETÁCULO: DURAÇÃO: minutos CONCEPÇÃO: Espaço Arcabouço é um espetáculo de malabarismo inspirado na performance. A configuração dessa proposta se dá através da execução de procedimentos definidos pelo malabarista-performer, o público

Leia mais

Critérios Específicos de Avaliação do 1º ano Educação Artística Artes Visuais Domínios Descritores Instrumentos de Avaliação

Critérios Específicos de Avaliação do 1º ano Educação Artística Artes Visuais Domínios Descritores Instrumentos de Avaliação Critérios Específicos de do 1º ano Educação Artística Artes Visuais - Observar os diferentes universos visuais utilizando um vocabulário específico e adequado. -Mobilizar a linguagem elementar das artes

Leia mais

Duração do espetáculo: 50 minutos Classificação indicativa: Livre

Duração do espetáculo: 50 minutos Classificação indicativa: Livre PORUMTRIZ é o espetáculo solo da artista Beatrice Martins, que foi ginasta da seleção brasileira na sua adolescência, em tom documental, autobiográfico e espetacular. O espetáculo faz a transição da ginasta

Leia mais

SELEÇÃO PÚBLICA PARA RESIDÊNCIA POLO CARIOCA DE CIRCO CIA. UP LEON. Inscrições Abertas!

SELEÇÃO PÚBLICA PARA RESIDÊNCIA POLO CARIOCA DE CIRCO CIA. UP LEON. Inscrições Abertas! Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura apresentam SELEÇÃO PÚBLICA PARA RESIDÊNCIA POLO CARIOCA DE CIRCO CIA. UP LEON Inscrições Abertas! De 03 de Dezembro a 14 de Janeiro

Leia mais

Ementa Geral Oficinas Unicirco Marcos Frota Núcleo Quinta da Boa Vista

Ementa Geral Oficinas Unicirco Marcos Frota Núcleo Quinta da Boa Vista Circo técnico/artístico Informações Gerais Ementa Geral Oficinas Unicirco Marcos Frota Núcleo Quinta da Boa Vista As oficinas livres de Circo Técnico/Artístico serão realizadas em 3 módulos, com duração

Leia mais

A Dama e os Vagabundos

A Dama e os Vagabundos Sinopse A Dama e os Vagabundos é uma incursão bem humorada ao universo da relação homens x mulheres. A peça remete aos encontros e desencontros amorosos, evocando alguns dos truques e sortilégios que compõem

Leia mais

Cia. Mundu Rodá de Teatro Físico e Dança

Cia. Mundu Rodá de Teatro Físico e Dança Cia. Mundu Rodá de Teatro Físico e Dança Ao longo de seus 13 anos a Cia. Mundu Rodá de Teatro Físico e Dança (SP), fundada pelos artistas Juliana Pardo e Alício Amaral, vem construindo uma linguagem cênica

Leia mais

Sonho de Uma Noite de Verão

Sonho de Uma Noite de Verão Sonho de Uma Noite de Verão Espetáculo que conta as aventuras entre seres elementais, vindos de um mundo fantástico, com seres reais, texto original de William Shakespeare. Sinopse: Sonho de Uma Noite

Leia mais

1.1. Identificar os elementos de composição de obras de artes visuais Usar vocabulário apropriado para a análise de obras de artes visuais.

1.1. Identificar os elementos de composição de obras de artes visuais Usar vocabulário apropriado para a análise de obras de artes visuais. Conteúdo Básico Comum (CBC) em Arte do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Os tópicos obrigatórios são numerados em algarismos arábicos Os tópicos complementares são numerados em algarismos romanos Eixo

Leia mais

Cia. Os Kaco. Contatos: (63) TO (63) TO (62) GO.

Cia. Os Kaco. Contatos: (63) TO (63) TO (62) GO. Cia. Os Kaco Contatos: (63) 81019719 TO (63) 81019711 TO (62) 8208-6292 GO oskaco@gmail.com www.oskaco.blogspot.com.br Depois que tudo acaba, resta só Os Kaco! A Cia Os Kaco é uma companhia que tem em

Leia mais

Conteúdo Básico Comum (CBC) de Artes do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Exames Supletivos / 2013

Conteúdo Básico Comum (CBC) de Artes do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Exames Supletivos / 2013 SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO MÉDIO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Conteúdo

Leia mais

II ENCONTRO NACIONAL DE ARTE ESPÍRITA

II ENCONTRO NACIONAL DE ARTE ESPÍRITA II ENCONTRO NACIONAL DE ARTE ESPÍRITA REGULAMENTO DAS APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS DO ENARTE E SEUS OBJETIVOS O II ENCONTRO NACIONAL DE ARTE ESPÍRITA é um evento promovido pela Associação Brasileira de Artistas

Leia mais

Texto e direção LUCIANA EZARANI

Texto e direção LUCIANA EZARANI Texto e direção LUCIANA EZARANI Com: Angel Beatriz Roberta Bahia/Luciana Giacomazze ELENCO Angel Beatriz Roberta Bahia/Luciana Giacomazze SONOPLASTIA Alexandre Longo TEXTO E DIREÇÃO FIGURINOS E CARACTERIZAÇÃO

Leia mais

UNIVERSO CASUO VAI COLORIR O CHEVROLET HALL, EM ÚNICA APRESENTAÇÃO

UNIVERSO CASUO VAI COLORIR O CHEVROLET HALL, EM ÚNICA APRESENTAÇÃO UNIVERSO CASUO VAI COLORIR O CHEVROLET HALL, EM ÚNICA APRESENTAÇÃO Enviado por VIANELLO ASSESSORIA DE IMPRENSA 16-Nov-2015 PQN - O Portal da Comunicação VIANELLO ASSESSORIA DE IMPRENSA - 16/11/15 Dos palcos

Leia mais

Parques das Artes. Pronac

Parques das Artes. Pronac Pronac 186244 O Projeto Parque das Artes: uma praça com aproximadamente 1.000 m 2 formada por uma mescla de materiais (placas de madeiras, infláveis, etc), de montagem rápida (máximo de 2 horas) com um

Leia mais

V í d e o d e Í n t e g r a : h t t p s : / / v i m e o. c o m /

V í d e o d e Í n t e g r a : h t t p s : / / v i m e o. c o m / Pequeno e minimal, mas com camadas de recursos O Teatro de Caixa é de grandes intenções. Mistura as linguagens do teatro lambe-lambe com o toy-theatre, conduz a plateia pelos espaços do Teatro, põe cinco

Leia mais

Circo Washington. Mario Fernando Bolognesi

Circo Washington. Mario Fernando Bolognesi Circo Washington Mario Fernando Bolognesi SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros BOLOGNESI, MF. Circos e palhaços brasileiros [online]. São Paulo: Cultura Acadêmica; São Paulo: Editora UNESP, 2009.

Leia mais

Mostra de Artes do Bolso à Praça

Mostra de Artes do Bolso à Praça EDITAL DE CHAMAMENTO A Mostra A Trupé de Teatro, por meio do projeto Trupé em Território de Pesquisa contemplado pelo edital ProAC 38/2016 Concurso de Apoio a projetos de Território das Artes (Espaços

Leia mais

Critérios de Avaliação de Educação Artística - 1º ano Ano letivo: 2018/2019

Critérios de Avaliação de Educação Artística - 1º ano Ano letivo: 2018/2019 Critérios de Avaliação de Educação Artística - 1º ano Ano letivo: 2018/2019 APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO PERFIL DO ALUNO DOMÍNIOS Níveis de Avaliação DRAMÁTICA/ TEATRO Identifica,

Leia mais

Ministério da Cultura. apresentam: o Circo Chegou. A cidade oficial do Circo no Brasil

Ministério da Cultura. apresentam: o Circo Chegou. A cidade oficial do Circo no Brasil Ministério da Cultura apresentam: o Circo Chegou 18 a 23 nov. Caxambu A cidade oficial do Circo no Brasil O Festival Mundial de Circo arma o picadeiro pela segunda vez em Caxambu, Minas Gerais. O objetivo

Leia mais

Apresentação. Grupo Ares. O impacto visual da dança espetáculos, performances. aérea deslumbra pelo desafio e intervenções.

Apresentação. Grupo Ares. O impacto visual da dança espetáculos, performances. aérea deslumbra pelo desafio e intervenções. Grupo Ares Apresentação A tradição da dança e o encanto do circo se unem de maneira criativa e inovadora nos Ares. Criado em janeiro de 2007, o Grupo ARES é um núcleo artístico de pesquisa e criação que

Leia mais

Intervenção urbana de dança. Direção Holly Cavrell

Intervenção urbana de dança. Direção Holly Cavrell Intervenção urbana de dança Direção Holly Cavrell SINOPSE Na paisagem dos centros urbanos, repleta de informação, andamos como passageiros de nosso próprio corpo. O que deixamos de nós e o que levamos

Leia mais

Cursos de circo nas férias de julho: inscrições abertas

Cursos de circo nas férias de julho: inscrições abertas Cursos de circo nas férias de julho: inscrições abertas Galpão do Circo promove em julho cursos para iniciantes e iniciados nas artes circenses, de crianças a adultos, aliando brincadeira e atividade física

Leia mais

ARTES CÊNICAS Cenografia: Segunda-feira 16h55 às 18h30 14 vagas Dramaturgia I: Segunda-feira 18h35 às 20h10 15 vagas Dramaturgia II:

ARTES CÊNICAS Cenografia: Segunda-feira 16h55 às 18h30 14 vagas Dramaturgia I: Segunda-feira 18h35 às 20h10 15 vagas Dramaturgia II: ARTES CÊNICAS Cenografia: A disciplina trabalhará a criação da cenografia para um espetáculo teatral. Desenvolverá os processos de análise dramatúrgica, pesquisa sobre as especificidades do texto teatral,

Leia mais

Cultura nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Sala Sidney Miller

Cultura nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Sala Sidney Miller Cultura nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Sala Sidney Miller Cultura nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos > Objetivo: valorizar a diversidade cultural brasileira > Diversas linguagens artísticas gratuitas:

Leia mais

EDITAL Nº 660, DE 05 DE SETEMEBRO DE 2018

EDITAL Nº 660, DE 05 DE SETEMEBRO DE 2018 EDITAL Nº 660, DE 05 DE SETEMEBRO DE 2018 ANEXO I REGULAMENTO DA V MOSTRA DE ARTE E CULTURA DO IFSP 1. Do objeto 1.1 São objetos deste regulamento as normas para a submissão de trabalhos a serem apresentados

Leia mais

ANEXO I DOS CARGOS ITEGO BASILEU FRANÇA. partitura Finale/Encore e Sibelius

ANEXO I DOS CARGOS ITEGO BASILEU FRANÇA. partitura Finale/Encore e Sibelius ANEXO I DOS CARGOS ITEGO BASILEU FRANÇA CÓD. Cargo Área Formação Exigida CH Cad. Reserva Remuneração Ensino Médio e ou Habilitação técnica em Música 200 Arquivista Música com experiência nos programas

Leia mais

Em 2018, decorrem 7 anos desde o seu início como comediante e Joel Ricardo Santos decide lançar o seu espetáculo a solo em salas por todo o país.

Em 2018, decorrem 7 anos desde o seu início como comediante e Joel Ricardo Santos decide lançar o seu espetáculo a solo em salas por todo o país. 1 Ideia Em 2018, decorrem 7 anos desde o seu início como comediante e Joel Ricardo Santos decide lançar o seu espetáculo a solo em salas por todo o país. Depois de mais de 700 espetáculos, que significam

Leia mais

Direção HOLLY CAVRELL

Direção HOLLY CAVRELL Um duo de dança que nasce da intimidade para falar sobre ela. Direção HOLLY CAVRELL SINOPSE Suportar é um duo de dança que nasce da intimidade para falar sobre ela. Busca o que pode haver de mais essencial

Leia mais

Confraria do Verso. Recital de Música e Poesia

Confraria do Verso. Recital de Música e Poesia VUVUVU Confraria do Verso Recital de Música e Poesia VUVUVU V Apresentação U A Confraria do Verso é uma intervenção de música e poesia realizada por artistas da palavra, atores e músicos para diversos

Leia mais

PROART Prêmios: MELHOR ESPETÁCULO INFANTO-JUVENIL PELO PRÊMIO COOPERATIVA PAULISTA DE TEATRO 2010.

PROART Prêmios: MELHOR ESPETÁCULO INFANTO-JUVENIL PELO PRÊMIO COOPERATIVA PAULISTA DE TEATRO 2010. PROART - 2968 Prêmios: MELHOR ESPETÁCULO INFANTO-JUVENIL PELO PRÊMIO COOPERATIVA PAULISTA DE TEATRO 2010. Também recebeu 07 indicações no PREMIO FEMSA de teatro infanto-juvenil de 2010. As indicações foram

Leia mais

DISCIPLINAS OPTATIVAS DO BACHARELADO EM ATUAÇÃO CÊNICA Carga horária mínima 300 horas

DISCIPLINAS OPTATIVAS DO BACHARELADO EM ATUAÇÃO CÊNICA Carga horária mínima 300 horas 1 DISCIPLINAS OPTATIVAS DO BACHARELADO EM ATUAÇÃO CÊNICA Carga mínima 300 horas O aluno deverá cursar a carga mínima de 300 horas em disciplinas optativas. Estas disciplinas serão oferecidas pelos diversos

Leia mais

Introdução à ginástica artística

Introdução à ginástica artística Introdução à ginástica artística A GA foi a primeira modalidade de competição da FIG e a primeira dos Jogos Olímpicos. Presente desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, realizada em

Leia mais

Conteúdo Básico Comum (CBC) de ARTE do Ensino Médio Exames Supletivos/2017

Conteúdo Básico Comum (CBC) de ARTE do Ensino Médio Exames Supletivos/2017 SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO MÉDIO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Conteúdo

Leia mais

Técnicas. Acrobacia aérea. Acrobacia solo. Malabarismo

Técnicas. Acrobacia aérea. Acrobacia solo. Malabarismo Acrobacia aérea Como o próprio nome diz, o artista desenvolve movimentos levando ao limite o seu corpo em aparelhos suspensos no ar, tais como: tecido, trapézio, lira, mastro chinês, dentre outros. Acrobacia

Leia mais

Uma mini epopeia, repleta de segredos e mistérios.

Uma mini epopeia, repleta de segredos e mistérios. Pequeno e minimal, mas com camadas de recursos O Teatro de Caixa é de grandes intenções. Mistura as linguagens do teatro lambe-lambe com o toy-theatre, conduz a plateia pelos espaços do Teatro, põe cinco

Leia mais

Cia Os Buriti Cantos de Encontro

Cia Os Buriti Cantos de Encontro Cia Os Buriti Cantos de Encontro CANTOS DE ENCONTRO é um espetáculo composto por canções autorais para crianças de todas as idades. É o espaço de encontro e apresentação de quatro atores/instrumentistas

Leia mais

MOSTRA CÊNICA. ResistênciaS. Edital nº 001/2016 Seleção de Propostas Artísticas Espetáculos Teatrais, Performances e Cenas Curtas

MOSTRA CÊNICA. ResistênciaS. Edital nº 001/2016 Seleção de Propostas Artísticas Espetáculos Teatrais, Performances e Cenas Curtas MOSTRA CÊNICA ResistênciaS Edital nº 001/2016 Seleção de Propostas Artísticas Espetáculos Teatrais, Performances e Cenas Curtas I DO OBJETO 1.1. A MOSTRA CÊNICA é uma mostra teatral não-competitiva de

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA CULTURA

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA CULTURA ATENÇÃO ARTISTAS, GRUPOS, PRODUTORES CULTURAIS E DEMAIS REALIZADORES! FORAM LANÇADOS OS EDITAIS PROAC 2014. ACOMPANHE AS NOVIDADES DESTA EDIÇÃO! Ficha de inscrição online: disponível no site da Secretaria

Leia mais

Metas de aprendizagem Conteúdos Período

Metas de aprendizagem Conteúdos Período Domínio: Atividades Físicas Subdomínio: Ginástica (Meta 1) Subdomínio: Jogos (Meta 2) Subdomínio: Patinagem, Atividades Rítmicas e Expressivas, Percursos na Natureza, Natação. (Meta 3) Perícia e manipulação.

Leia mais

Ser Tão De Origem. Espetáculo teatral sobre a fundação de uma cidade. André Farias l Caroline Ungaro l Marcelo Peroni

Ser Tão De Origem. Espetáculo teatral sobre a fundação de uma cidade. André Farias l Caroline Ungaro l Marcelo Peroni Ser Tão De Origem Espetáculo teatral sobre a fundação de uma cidade André Farias l Caroline Ungaro l Marcelo Peroni Tábata Makowski l Victória Camargo Direção: Alice Possani Direção musical: Cristiano

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO- BRASILEIRA - UNILAB

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO- BRASILEIRA - UNILAB Chamada Pública de Propostas de Atividades Artísticas e Culturais para II Festival das Culturas da Unilab, Movimenta 2017 e outras atividades da Coordenação de Arte e Cultura - PROEX A Universidade da

Leia mais

AGAPORNIS Teatro de Marionetas do Porto 1/10

AGAPORNIS Teatro de Marionetas do Porto 1/10 1/10 SINOPSE A partir do universo erotico-literário de Anaïs Nin, nasce esta obra teatral, exclusiva para maiores de 18 anos, num cruzamento entre marionetas, objetos e dispositivos cénicos, que convergem

Leia mais

ESPECIAL CIDADE EM CENA CONVOCATÓRIA

ESPECIAL CIDADE EM CENA CONVOCATÓRIA ESPECIAL CIDADE EM CENA CONVOCATÓRIA 1) Apresentação O Sesc São José dos Campos realizará, no período de 04 a 16 de dezembro de 2018, o projeto Especial Cidade em Cena, que tem como objetivo apresentar

Leia mais

DISCIPLINAS OPTATIVAS DO BACHARELADO EM ATUAÇÃO CÊNICA Carga horária mínima 300 horas

DISCIPLINAS OPTATIVAS DO BACHARELADO EM ATUAÇÃO CÊNICA Carga horária mínima 300 horas 1 DISCIPLINAS OPTATIVAS DO BACHARELADO EM ATUAÇÃO CÊNICA Carga horária mínima 300 horas Serão oferecidas aos alunos do Bacharelado em Atuação Cênica 101 disciplinas optativas, dentre as quais o aluno deverá

Leia mais

REGULAMENTO CONCURSO DE DANÇA COLEGIO REGINA MUNDI

REGULAMENTO CONCURSO DE DANÇA COLEGIO REGINA MUNDI REGULAMENTO CONCURSO DE DANÇA COLEGIO REGINA MUNDI O CONCURSO DE DANÇA DO COLÉGIO REGINA MUNDI TÊM COMO OBJETIVO DIVULGAR, DIFUNDIR E MOTIVAR OS ALUNOS NA PRATICA DA DANÇA, ATRAVÉS DAS APRESENTAÇÕES E

Leia mais

O Espetáculo: Leonel Pé de Vento

O Espetáculo: Leonel Pé de Vento 1 O Espetáculo: O espetáculo Leonel Pé de Vento é uma peça de teatro infanto-juvenil de caráter artístico, educativo e inclusivo, com direção de João Batista, direção de produção de Lara Pozzobon, da Lavoro

Leia mais

REGULAMENTO 3ª MOSTRA SÃO PAULO TEATRO DE BONECOS 2014

REGULAMENTO 3ª MOSTRA SÃO PAULO TEATRO DE BONECOS 2014 REGULAMENTO 3ª MOSTRA SÃO PAULO TEATRO DE BONECOS 2014 A 3ª Mostra São Paulo Teatro de Bonecos2014premiada pelo ProAC Programa de Ação Cultural Edital Nº 01/2013 Concurso de Apoio a Projetos de Festivais

Leia mais

Ramon Ortiz de Souza - CNPJ: / Contato:

Ramon Ortiz de Souza - CNPJ: / Contato: NECITRA (Núcleo de Experimentações Cênicas e Transversalidades), é um grupo de artistas situado em Porto Alegre, que usa da diversidade a sua indentidade. Dentro do Núcleo é trabalhado o Conceito da Transversalidade,

Leia mais

Entreter, divertir, alegrar e ensinar, estas são as missões da parceria Casa 2 e Cia de Bonecos Urbanos. Trazemos o melhor em teatro de bonecos e

Entreter, divertir, alegrar e ensinar, estas são as missões da parceria Casa 2 e Cia de Bonecos Urbanos. Trazemos o melhor em teatro de bonecos e Apresentam: Entreter, divertir, alegrar e ensinar, estas são as missões da parceria Casa 2 e Cia de Bonecos Urbanos. Trazemos o melhor em teatro de bonecos e musicais, com peças atuais e divertidas, apresentando

Leia mais

Sociedade, Participação e Protagonismo

Sociedade, Participação e Protagonismo Copa América 2019 1 2 Sociedade, Participação e Protagonismo Professores mediadores: Alex Rodrigues Jonathan Monteiro Karina Fragoso Rodrigo Carteado Participação: Eliana Souza Ensino Fundamental II e

Leia mais

aixinhos Um grande resgate da infância de ontem, cada vez mais distante das crianças da geração atual.

aixinhos Um grande resgate da infância de ontem, cada vez mais distante das crianças da geração atual. Um grande resgate da infância de ontem, cada vez mais distante das crianças da geração atual. O PROJETO Movido pela vontade de apresentar a infância do passado - suas músicas e brincadeiras - e fazer

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS E FÍSICO MOTORAS (1.º ano/1.ºciclo)

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS E FÍSICO MOTORAS (1.º ano/1.ºciclo) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS E FÍSICO MOTORAS (1.º ano/1.ºciclo) 2018-2019 DOMÍNIOS PONDERAÇÃO COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO ÁREAS DE COMPETÊNCIAS DO PERFIL DOS

Leia mais

SINOPSE LIÇÕES DE VOO

SINOPSE LIÇÕES DE VOO LIÇÕES ARCANO Teatro DE de VOO Marionetas (m/3) do Porto Teatro de Marionetas do Porto 1/10 SINOPSE Lições de voo é o nome de uma série de ilustrações de João Vaz de Carvalho, as quais serão usadas para

Leia mais

Em busca da Felicidade E.E. Profª Irene Ribeiro

Em busca da Felicidade E.E. Profª Irene Ribeiro Em busca da Felicidade E.E. Profª Irene Ribeiro Professor(es) Apresentador(es): Tatiana Yukie Nakamoto Elenice Fernandes Realização: Foco do Projeto A cultura circense foi trazida para o contexto escolar

Leia mais

Professoras: Nilceli e Maria do Carmo

Professoras: Nilceli e Maria do Carmo Caros alunos das 3 séries A, B, C e D, aqui vocês encontrarão algumas atividades de revisão de conteúdo do primeiro semestre da matéria de Língua Portuguesa. Essas atividades deverão ser entregues no primeiro

Leia mais

EDITAL PLATEIAS HOSPITALARES DOUTORES DA ALEGRIA - RIO DE JANEIRO SELEÇÃO DE PROJETOS ARTÍSTICOS 2011

EDITAL PLATEIAS HOSPITALARES DOUTORES DA ALEGRIA - RIO DE JANEIRO SELEÇÃO DE PROJETOS ARTÍSTICOS 2011 EDITAL PLATEIAS HOSPITALARES DOUTORES DA ALEGRIA - RIO DE JANEIRO SELEÇÃO DE PROJETOS ARTÍSTICOS 2011 1. Apresentação Doutores da Alegria Arte, Formação e Desenvolvimento informa aos interessados os procedimentos

Leia mais

ARTE EDUCAÇÃO E ARTETERAPIA NO AMBIENTE ESCOLAR MÓDULO I: OFICINA DE TEATRO

ARTE EDUCAÇÃO E ARTETERAPIA NO AMBIENTE ESCOLAR MÓDULO I: OFICINA DE TEATRO ARTE EDUCAÇÃO E ARTETERAPIA NO AMBIENTE ESCOLAR MÓDULO I: OFICINA DE TEATRO Profa. Ms. Ana Cláudia Ramos OFICINA DE TEATRO NO CONTEXTO ESCOLAR Como o teatro vem sendo concebido na escola? Qual a importância

Leia mais

Ginástica Artística. Prof. Dra. Bruna Oneda. Aula 1

Ginástica Artística. Prof. Dra. Bruna Oneda. Aula 1 Ginástica Artística Prof. Dra. Bruna Oneda Aula 1 2017 Denominação Ginástica Artística A Ginástica Artística também é conhecida no Brasil por: Ginástica Olímpica, Ginástica de Aparelhos, Ginástica de Solo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA - UNILAB - PROEX

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA - UNILAB - PROEX Chamada Pública ARTISTA NA UNILAB Propostas de Atividades Artísticas e Culturais para IV Festival das Culturas da Unilab - África Sertaneja: ancestralidade africana e indígena na cultura nordestina, Unilab

Leia mais

As pessoas são convidadas a assistir a narração do

As pessoas são convidadas a assistir a narração do O menino era ligado em despropósitos. Quis montar os alicerces de uma casa sobre orvalhos. (Manoel de Barros). A Casa do Poeta é uma intervenção lúdica, itinerante baseada no Teatro Lambe-Lambe. Possui

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DE VERÃO DO ESPAÇO XISTO BAHIA JANEIRO E FEVEREIRO

PROGRAMAÇÃO DE VERÃO DO ESPAÇO XISTO BAHIA JANEIRO E FEVEREIRO PROGRAMAÇÃO DE VERÃO DO ESPAÇO XISTO BAHIA JANEIRO E FEVEREIRO Última atualização: 30 de janeiro. O quê? Espetáculo Nú Buzú Sucesso com o personagem Neuzão no filme e na minissérie Ó Paí, Ó e com participações

Leia mais

SALTIMBUM (PULA CORDA PARA CRIANÇAS)

SALTIMBUM (PULA CORDA PARA CRIANÇAS) OFICINA Nº: 03 SALTIMBUM (PULA CORDA PARA CRIANÇAS) ÁREA: Circo FAIXA ETÁRIA: 08 a 12 anos. CARGA HORÁRIA: 03 horas. OBJETIVOS: Conhecer o universo do circo e suas vertentes. Realização de oficina de pular

Leia mais

Todo tipo de atividade física sistematizada, cujos conteúdos variam desde as atividades como os jogos, o atletismo, as lutas e à preparação de

Todo tipo de atividade física sistematizada, cujos conteúdos variam desde as atividades como os jogos, o atletismo, as lutas e à preparação de Ginástica Todo tipo de atividade física sistematizada, cujos conteúdos variam desde as atividades como os jogos, o atletismo, as lutas e à preparação de soldados. A ginástica deve a sua história ao militarismo.

Leia mais

MONOCICLO. MALABARISMO. MODELAGEM DE BALÕES. MAGIA. ACROBACIA. ANDAS. TEATRO. ESPECTÁCULOS. E OUTRAS ARTES

MONOCICLO. MALABARISMO. MODELAGEM DE BALÕES. MAGIA. ACROBACIA. ANDAS. TEATRO. ESPECTÁCULOS. E OUTRAS ARTES MONOCICLO. MALABARISMO. MODELAGEM DE BALÕES. MAGIA. ACROBACIA. ANDAS. TEATRO. ESPECTÁCULOS. E OUTRAS ARTES http://www.youtube.com/watch?v=7fwryv3doke http://www.youtube.com/watch?v=kqycmszui4i Em parceria

Leia mais

A montagen é inspirada no livro Cansaço A Longa Estação de Luíz Bernardo Pericás. A caatinga do sertão brasileiro é o pano de fundo para contar as

A montagen é inspirada no livro Cansaço A Longa Estação de Luíz Bernardo Pericás. A caatinga do sertão brasileiro é o pano de fundo para contar as PUNARÉ & BARAÚNA RELEASE A montagen é inspirada no livro Cansaço A Longa Estação de Luíz Bernardo Pericás. A caatinga do sertão brasileiro é o pano de fundo para contar as histórias de Punaré e Baraúna,

Leia mais

- A Trupe Arlequin é destaque na imprensa nacional com a reportagem "Profissão de jovens artistas circenses", gravada para o Canal Futura (RJ).

- A Trupe Arlequin é destaque na imprensa nacional com a reportagem Profissão de jovens artistas circenses, gravada para o Canal Futura (RJ). A Trupe Arlequin, fundada em 2008 em João Pessoa, Paraíba pelo artista e arte-educador formado pela Universidade Federal da Paraíba Diocélio Barbosa, nasceu com o intuito de dar continuidade a uma pesquisa

Leia mais

Somente 2 apresentações em Salvador! Dias 8 e 9 de fevereiro no Teatro Módulo!

Somente 2 apresentações em Salvador! Dias 8 e 9 de fevereiro no Teatro Módulo! Ministério da Cultura e Petrobras e apresentam: Turnê Nacional de MISTERO BUFFO. Com o Grupo La Mínima de Circo e Teatro de São Paulo, autor Dario Fo e direção de Neyde Veneziano Domingos Montagner, Fernando

Leia mais

TUMBLIGANDO 1 (ACROBACIA DE SOLO PARA ADOLESCENTES)

TUMBLIGANDO 1 (ACROBACIA DE SOLO PARA ADOLESCENTES) OFICINA Nº: 01 TUMBLIGANDO 1 (ACROBACIA DE SOLO PARA ADOLESCENTES) ÁREA: Circo FAIXA ETÁRIA: 13 a 16 anos. CARGA HORÁRIA: 03 horas. OBJETIVOS: Conhecer o universo do circo e suas vertentes. Realizar uma

Leia mais

GRINGA ERRANTE - um espetáculo para todas as idades

GRINGA ERRANTE - um espetáculo para todas as idades GRINGA ERRANTE - um espetáculo para todas as idades Gringa Errante Palitolina é assim, magrela. Tem pernas compridas e finas. Fiiiiiinas! O espetáculo solo de rua traz a andarilha palhaça Palitolina interagindo

Leia mais

ACESSO DO PÚBLICO. Entrada pela Rua Júlio do Carmo, s/n

ACESSO DO PÚBLICO. Entrada pela Rua Júlio do Carmo, s/n RIDER TÉCNICO APRESENTAÇÃO O CIRCO CRESCER E VIVER está pronto para receber e apresentar espetáculos de circo, teatro, dança, música e conta com dependências adaptáveis para a realização de feiras, mostras,

Leia mais

Metas de aprendizagem Conteúdos Período

Metas de aprendizagem Conteúdos Período Domínio: Atividades Físicas Subdomínio: Ginástica (Meta 1) Perícia e manipulação. Deslocamentos e equilíbrios. Subdomínio: Jogos (Meta 2) Jogos ajustando a iniciativa própria e as qualidades motoras na

Leia mais

JANEIRO Workshop Duração de 4h 9H30 às 11h30 14h30 às 16h30. Caravana lúdica (8 a 21 anos) Brincadeiras (8 a 21 anos)

JANEIRO Workshop Duração de 4h 9H30 às 11h30 14h30 às 16h30. Caravana lúdica (8 a 21 anos) Brincadeiras (8 a 21 anos) Governo do Estado de São Paulo Secretaria da Cultura Poiesis PROGRAMAÇÃO JANEIRO 2017 CAPÃO REDONDO Workshop Duração de 4h 9H30 às 11h30 03/01 04/01 05/01 06/01 10/01 11/01 12/01 13/01 17/01 18/01 19/01

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS (1.º ano)

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS (1.º ano) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS (1.º ano) 2018-2019 DOMÍNIOS PONDERAÇÃO COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS DRAMÁTICA / TEATRO. INTERPRETAÇÃO E Identifica, em manifestações performativas, personagens,

Leia mais

ÍNDICE. Descrição. Objetivo e Justificativa. Ficha Técnica. Currículo da Produtora e Plano de Divulgação. Cronograma e Investimento. Contato.

ÍNDICE. Descrição. Objetivo e Justificativa. Ficha Técnica. Currículo da Produtora e Plano de Divulgação. Cronograma e Investimento. Contato. ÍNDICE Descrição................................... 3 Objetivo e Justificativa. Ficha Técnica...........................4................................ 5 Currículo da Produtora e Plano de Divulgação

Leia mais

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS F U T U R O T E N D Ê N C I A S I N O V A Ç Ã O Uma instituição do grupo CURSO 2 CURSO OBJETIVOS Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das

Leia mais

REGULAMENTO. O Festival tem a ED produções Eventos como produção, organização e responsável pelo evento.

REGULAMENTO. O Festival tem a ED produções Eventos como produção, organização e responsável pelo evento. REGULAMENTO O Festival de Dança de Manaus, objetiva a dança, o desempenho e a interpretação coreográfica oferecendo a real oportunidade de crescimento das modalidades Jazz, Contemporâneo, Danças Urbanas,

Leia mais

PLANO DE AÇÃO- EXTENSÃO E CULTURA. Período do Projeto: data inicial: _1 /_3 / 2017 data final: _31 / 12_/ 2017_

PLANO DE AÇÃO- EXTENSÃO E CULTURA. Período do Projeto: data inicial: _1 /_3 / 2017 data final: _31 / 12_/ 2017_ PLANO DE AÇÃO- EXTENSÃO E CULTURA Classificação principal: 3- Extensão Período do Projeto: data inicial: _1 /_3 / 2017 data final: _31 / 12_/ 2017_ Título:_ O leitor como protagonista: literatura, existência

Leia mais

Ginástica Artística. Prof. Dra. Bruna Oneda. Aula 1

Ginástica Artística. Prof. Dra. Bruna Oneda. Aula 1 Ginástica Artística Prof. Dra. Bruna Oneda Aula 1 2017 Denominação Ginástica Artística A Ginástica Artística também é conhecida no Brasil por: Ginástica Olímpica, Ginástica de Aparelhos, Ginástica de Solo

Leia mais

Professora Adriana Teles e Professor Felipe Quadra

Professora Adriana Teles e Professor Felipe Quadra Professora Adriana Teles e Professor Felipe Quadra 2017 REGULAMENTO 1. DA ORGANIZAÇÃO, DA PROMOÇÃO E DA REALIZAÇÃO A II Mostra de Teatro Guido Viaro e o I ENCONTRO DE LINGUAGENS DA CENA TEATRO TEATRALIDADE

Leia mais

O Espetáculo GRAN CIRCO. OPARa

O Espetáculo GRAN CIRCO. OPARa A Cia Apresenta O Espetáculo GRAN CIRCO OPARa Circo do Asfalto é uma companhia circense paulista, criada em 2008, formada pelo casal Douglas e Fran Marinho, que pesquisa a arte de rua através da linguagem

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA FUNDAMENTAL PROF.ª FRANCISCA AGUIAR 7 ANO PROF.ª JUCIMARA BRITO

EDUCAÇÃO FÍSICA FUNDAMENTAL PROF.ª FRANCISCA AGUIAR 7 ANO PROF.ª JUCIMARA BRITO EDUCAÇÃO FÍSICA 7 ANO PROF.ª JUCIMARA BRITO FUNDAMENTAL PROF.ª FRANCISCA AGUIAR CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade II Cultura: A pluralidade na expressão humana. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 6.1 Conteúdo

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS (2.º ano/1.ºciclo)

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS (2.º ano/1.ºciclo) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS (2.º ano/1.ºciclo) 2018-2019 DOMÍNIOS PONDERAÇÃO COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO ÁREAS DE COMPETÊNCIAS DO PERFIL DOS ALUNOS DRAMÁTICA

Leia mais

Disciplina: Teatro - Iniciantes

Disciplina: Teatro - Iniciantes Teatro - Iniciantes Disciplina: Teatro - Iniciantes Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação PLANEJAMENTO ANUAL 2017 Disciplina: Teatro - Iniciantes Ano: 4º, 5º e 6º EF Dia da aula: Segunda-feira

Leia mais

PROGRAMA CINEMA E TEATRO À SERVIÇO DA CIDADANIA E DO COMPORTAMENTO SUSTENTÁVEL

PROGRAMA CINEMA E TEATRO À SERVIÇO DA CIDADANIA E DO COMPORTAMENTO SUSTENTÁVEL PROGRAMA CINEMA E TEATRO À SERVIÇO DA CIDADANIA E DO COMPORTAMENTO SUSTENTÁVEL Oficinas de Cine Clube O projeto pretende oferecer aos jovens a oportunidade de atuarem como agentes culturais da comunidade

Leia mais

SOLAMENTE APRESENTAÇÃO partilha/compartilha - desabafo existencial - contemporaneidade.

SOLAMENTE APRESENTAÇÃO partilha/compartilha - desabafo existencial - contemporaneidade. SOLAMENTE É preciso ter coragem para ser livre; É preciso ser livre para ser forte; É preciso ser forte para sustentar a liberdade; Ser livre é ser responsável pelos seus atos As respostas vão além das

Leia mais

A Companhia: Companhia Boca de Cão Teatro de Rua e Formas Animadas

A Companhia: Companhia Boca de Cão Teatro de Rua e Formas Animadas Dossier 2017 A Companhia: A Boca de Cão surge do amor às artes plásticas e ao teatro de rua, tomando forma no espetáculo de marionetas Agostinho e Felicidade em 2013. Da vontade de continuar a apresentar

Leia mais

ANEXO III DA ENTREVISTA ITEGO BASILEU FRANÇA

ANEXO III DA ENTREVISTA ITEGO BASILEU FRANÇA ANEXO III DA ENTREVISTA ITEGO BASILEU FRANÇA CÓD. Cargo Modalidade/Tema 200 Arquivista Avaliação prática: Digitalizar um trecho de uma obra sinfônica no programa Finale. 201 Assistente de comunicação Entrevista

Leia mais

Currículo Referência em Dança Ensino Médio

Currículo Referência em Dança Ensino Médio Currículo Referência em Dança Ensino Médio 1º ANO - ENSINO MÉDIO Objetivos Conteúdos Expectativas Sugestão de Atividades - Conhecer a área de abrangência profissional da arte/dança e suas características;

Leia mais