O negócio Grande sorriso do canino de ouro, o velho Abílio propõe às donas que se abastecem de pão e banana: - Como é o negócio?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O negócio Grande sorriso do canino de ouro, o velho Abílio propõe às donas que se abastecem de pão e banana: - Como é o negócio?"

Transcrição

1

2 O negócio Grande sorriso do canino de ouro, o velho Abílio propõe às donas que se abastecem de pão e banana: - Como é o negócio? De cada três dá certo com uma. Ela sorri, não responde ou é uma promessa a recusa: - Deus me livre, não! Hoje não... Abílio interpelou a velha: - Como é o negócio? Ela concordou e, o que foi melhor, a filha também aceitou o trato. Com a dona Julietinha foi assim. Ele se chegou: - Como é o negócio? Ela sorriu, olhinho baixo. Abílio espreitou o corneta partir. Manhã cedinho saltou a cerca. Sinal combinado, duas batidas na porta da cozinha. A dona saiu para o quintal, cuidadosa de não acordar os filhos. Ele trazia a capa de viagem, estendida na grama orvalhada. O vizinho espionou os dois, aprendeu o sinal. Decidiu imitou a proeza. No crepúsculo, pumpum, duas pancadas fortes na porta. O marido em viagem, mas não era dia do Abílio. Desconfiada, a moça surgiu à janela e o vizinho repetiu: - Como é o negócio? Diante da recusa, ele ameaçou: - Então você quer o velho e não quer o moço? Olhe que eu conto! TREVISAN, D. Mistérios de Curitiba. Rio de Janeiro: Record, 1979 (fragmento).

3 Quanto à abordagem do tema e aos recursos expressivos, essa crônica tem um caráter: a) Filosófico, pois reflete sobre as mazelas sofridas pelos vizinhos. b) Lírico, pois relata com nostalgia o relacionamento da vizinhança. c) Irônico, pois apresenta com malícia a convivência entre vizinhos. d) Crítico, pois deprecia o que acontece nas relações de vizinhança. e) Didático, pois expõe uma conduta a ser evitada na relação entre vizinhos.

4 Quanto à abordagem do tema e aos recursos expressivos, essa crônica tem um caráter: a) Filosófico, pois reflete sobre as mazelas sofridas pelos vizinhos. b) Lírico, pois relata com nostalgia o relacionamento da vizinhança. c) Irônico, pois apresenta com malícia a convivência entre vizinhos. d) Crítico, pois deprecia o que acontece nas relações de vizinhança. e) Didático, pois expõe uma conduta a ser evitada na relação entre vizinhos.

5 Mesmo tendo a trajetória do movimento interrompida com a prisão de seus dois líderes, o tropicalismo não deixou de cumprir seu papel de vanguarda na música popular brasileira. A partir da década de 70 do século passado, em lugar do produto musical de exportação de nível internacional prometido pelos baianos com a retomada da linha evolutória, instituiu-se nos meios de comunicação e na indústria do lazer uma nova era musical. TINHORÃO, J. R. Pequena história da música popular: da modinha ao tropicalismo. São Paulo: Art, 1986 (adaptado).

6 A nova era musical mencionada no texto evidencia um gênero que incorporou a cultura de massa e se adequou à realidade brasileira. Esse gênero está representado pela obra cujo trecho da letra é: A) A estrela d alva / No céu desponta / E a lua anda tonta /Com tamanho esplendor. (As pastorinhas, Noel Rosa e João de Barro) B) Hoje / Eu quero a rosa mais linda que houver / Quero a primeira estrela que vier / Para enfeitar a noite do meu bem. (A noite do meu bem, Dolores Duran) C) No rancho fundo / Bem pra lá do fim do mundo / Onde a dor e a saudade / Contam coisas da cidade. (No rancho fundo, Ary Barroso e Lamartine Babo) D) Baby Baby / Não adianta chamar / Quando alguém está perdido / Procurando se encontrar. (Ovelha negra, Rita Lee) E) Pois há menos peixinhos a nadar no mar / Do que os beijinhos que eu darei / Na sua boca. (Chega de saudade, Tom Jobim e Vinicius de Moraes)

7 A nova era musical mencionada no texto evidencia um gênero que incorporou a cultura de massa e se adequou à realidade brasileira. Esse gênero está representado pela obra cujo trecho da letra é: A) A estrela d alva / No céu desponta / E a lua anda tonta /Com tamanho esplendor. (As pastorinhas, Noel Rosa e João de Barro) B) Hoje / Eu quero a rosa mais linda que houver / Quero a primeira estrela que vier / Para enfeitar a noite do meu bem. (A noite do meu bem, Dolores Duran) C) No rancho fundo / Bem pra lá do fim do mundo / Onde a dor e a saudade / Contam coisas da cidade. (No rancho fundo, Ary Barroso e Lamartine Babo) D) Baby Baby / Não adianta chamar / Quando alguém está perdido / Procurando se encontrar. (Ovelha negra, Rita Lee) E) Pois há menos peixinhos a nadar no mar / Do que os beijinhos que eu darei / Na sua boca. (Chega de saudade, Tom Jobim e Vinicius de Moraes)

8 Luz sob a porta - E sabem que que o cara fez? Imaginem só: me deu a maior cantada! Lá, gente, na porta da minha casa! Não é ousadia demais? - E você? - Eu? Dei telogo e bença pra ele; engraçadinho, quem ele pensou que eu era? - Que eu fosse. - Quem ta de copo vazio aí? - Vê se baixa um pouco essa eletrola, quer pôr a gente surdo? (VILELA, Luiz. Tarde da noite. São Paulo: Ática, p. 62.)

9 O padrão de linguagem usado no texto sugere que se trata de um falante: a) escrupuloso em ambiente de trabalho. b) ajustado às situações informais. c) rigoroso na precisão vocabular. d) exato quanto à pronúncia das palavras. e) contrário quanto ao uso de expressões populares.

10 O padrão de linguagem usado no texto sugere que se trata de um falante: a) escrupuloso em ambiente de trabalho. b) ajustado às situações informais. c) rigoroso na precisão vocabular. d) exato quanto à pronúncia das palavras. e) contrário quanto ao uso de expressões populares.

11 Considere um trecho do poema O apanhador de desperdícios, de Manoel de Barros. Uso a palavra para compor meus silêncios. Não gosto das palavras fatigadas de informar. Dou mais respeito às que vivem de barriga no chão tipo água pedra sapo. Entendo bem o sotaque das águas dou respeito às coisas desimportantes e aos seres desimportantes. Prezo insetos mais que aviões. Prezo a velocidade Das tartarugas mais que a dos mísseis. (PINTO, Manuel da Costa. Antologia comentada da poesia brasileira do século 21. São Paulo: Publifolha, 2006.)

12 Pela leitura dos versos, pode-se concluir que o poeta a) exalta a velocidade e a rapidez associadas aos avanços tecnológicos próprios do século XXI. b) usa a linguagem para expressar as angústias e frustrações que sente diante da vida. c) prefere o ambiente urbano, embora afirme precisar de momentos de silêncio e de contemplação. d) reflete sobre o papel que as palavras desempenham como veículo para a expressão do eu lírico. e) sente necessidade de educar e de informar os leitores, usando termos arcaicos e incomuns.

13 Pela leitura dos versos, pode-se concluir que o poeta a) exalta a velocidade e a rapidez associadas aos avanços tecnológicos próprios do século XXI. b) usa a linguagem para expressar as angústias e frustrações que sente diante da vida. c) prefere o ambiente urbano, embora afirme precisar de momentos de silêncio e de contemplação. d) reflete sobre o papel que as palavras desempenham como veículo para a expressão do eu lírico. e) sente necessidade de educar e de informar os leitores, usando termos arcaicos e incomuns.

Por. Monitor: Caroline Tostes

Por. Monitor: Caroline Tostes 1 Por. Professor: Fernanda Vicente Monitor: Caroline Tostes 2 Gêneros Textuais 31 out EXERCÍCIOS DE AULA 1. Receita Tome-se um poeta não cansado, Uma nuvem de sonho e uma flor, Três gotas de tristeza,

Leia mais

Revisão de Literatura para o ENEM

Revisão de Literatura para o ENEM Revisão de Literatura para o ENEM Revisão de Literatura para o ENEM 1. Aula de Português "A linguagem na ponta da língua tão fácil de falar e de entender. A linguagem na superfície estrelada de letras,

Leia mais

Correção do 1º simulado presencial de Língua Portuguesa. Professora Carolina Ferreira Leite

Correção do 1º simulado presencial de Língua Portuguesa. Professora Carolina Ferreira Leite Correção do 1º simulado presencial de Língua Portuguesa Professora Carolina Ferreira Leite Questão 01 (ENEM 2006) No romance Vidas Secas, de Graciliano Ramos, o vaqueiro Fabiano encontra-se com o patrão

Leia mais

Unidade II Ciência: O homem na construção do conhecimento.

Unidade II Ciência: O homem na construção do conhecimento. Unidade II Ciência: O homem na construção do conhecimento. 12.1 Conteúdo: Análise de questões do ENEM, inferência de informação implícita e relação de discurso. Habilidades: Reconhecer a estrutura das

Leia mais

Tendências Contemporâneas

Tendências Contemporâneas Tendências Contemporâneas Tendências Contemporâneas 1. Mesmo tendo a trajetória do movimento interrompida com a prisão de seus dois líderes, o tropicalismo não deixou de cumprir seu papel de vanguarda

Leia mais

O trabalho deverá ser todo manuscrito em folha de almaço com exceção da capa disponibilizado modelo no site.

O trabalho deverá ser todo manuscrito em folha de almaço com exceção da capa disponibilizado modelo no site. Colégio Amorim Santa Teresa Fone: 2909-1422 Diretoria de Ensino Região Centro Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Rua Lagoa Panema, 466 Vila Guilherme PROGRAMA DE RETOMADA DE CONTEÚDO

Leia mais

Exercícios: Análises Semânticas, Linguísticas e Gramaticais

Exercícios: Análises Semânticas, Linguísticas e Gramaticais Exercícios: Análises Semânticas, Linguísticas e Gramaticais Exercícios: Análises Semânticas, Linguísticas e Gramaticais 1. Palavras jogadas fora Quando criança, convivia no interior de São Paulo com o

Leia mais

Simulado ENEM Interpretação de Textos Prof. Bruno Luiz QUESTÃO 02

Simulado ENEM Interpretação de Textos Prof. Bruno Luiz QUESTÃO 02 QUESTÃO 01 De ponta a ponta, é tudo praia-palma, muito chã e muito formosa. Pelo sertão nos pareceu, vista do mar, muito grande, porque, a estender olhos, não podíamos ver senão terra com arvoredos, que

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JERÔNIMO RS / EDITAL Nº 08/2016 CONCURSO PÚBLICO

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JERÔNIMO RS / EDITAL Nº 08/2016 CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JERÔNIMO RS / EDITAL Nº 08/2016 CONCURSO PÚBLICO PROVA OBJETIVA MATUTINO 01/05/2016 NÍVEL MÉDIO CARGO: MONITOR Leia atentamente as INSTRUÇÕES: 1. Confira seus dados no cartão-resposta:

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JERÔNIMO RS / EDITAL Nº 08/2016 CONCURSO PÚBLICO

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JERÔNIMO RS / EDITAL Nº 08/2016 CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JERÔNIMO RS / EDITAL Nº 08/2016 CONCURSO PÚBLICO PROVA OBJETIVA MATUTINO 01/05/2016 NÍVEL MÉDIO CARGO: FISCAL TRIBUTÁRIO Leia atentamente as INSTRUÇÕES: 1. Confira seus dados

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2ª PROVA PARCIAL DE PORTUGUÊS

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2ª PROVA PARCIAL DE PORTUGUÊS COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2016 2ª PROVA PARCIAL DE PORTUGUÊS Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 14/06/2016 Nota: Professor(a): Paula Querino Valor da Prova: 30 Pontos Orientações

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2ª PROVA PARCIAL DE PORTUGUÊS

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2ª PROVA PARCIAL DE PORTUGUÊS COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2016 2ª PROVA PARCIAL DE PORTUGUÊS Aluno (a): Nº Ano: 2º Turma: Data: 14 / 06 /16 Nota: Professor(a): Letícia Silva Valor da Prova: 30 Pontos Orientações

Leia mais

Falando de amor e ilusão.

Falando de amor e ilusão. Falando de amor e ilusão. Sérgio Batista 2 Falando de amor e ilusão Primeira Edição Editora do Livre Pensador Recife, Pernambuco 2013 3 Titulo Original Falando de amor e ilusão Primeira Edição Copyright

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO educação do jeito que deve ser PROVA PARCIAL DE LITERATURA

COLÉGIO XIX DE MARÇO educação do jeito que deve ser PROVA PARCIAL DE LITERATURA COLÉGIO XIX DE MARÇO educação do jeito que deve ser 2016 PROVA PARCIAL DE LITERATURA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: 14/06/2016 Nota: Professor(a): Renato Gorgulho Valor da Prova: 30 pontos Orientações

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO educação do jeito que deve ser 2ª PROVA PARCIAL DE LITERATURA

COLÉGIO XIX DE MARÇO educação do jeito que deve ser 2ª PROVA PARCIAL DE LITERATURA COLÉGIO XIX DE MARÇO educação do jeito que deve ser 2016 2ª PROVA PARCIAL DE LITERATURA Aluno(a): Nº Ano: 2º Turma: Data: 14/06/2016 Nota: Professor(a): Renato Gorgulho Valor da Prova: 30 pontos Orientações

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3º BIMESTRE AUTORIA MARGARETE TEREZA MOURA ESSER Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I ALPHONSUS DE GUIMARAENS Hão de chorar por ela

Leia mais

Flávia Lêda. Redação Crônica PAZ NA ESCOLA

Flávia Lêda. Redação Crônica PAZ NA ESCOLA Flávia Lêda Redação Crônica PAZ NA ESCOLA 19.03.2019 TEMPO DE AULA: 50 min ACOLHIMENTO CONTEÚDO: Crônica GÊNEROS TEXTUAIS: Crônica, repente, poesia, canção EXPLANAÇÃO DO CONTEÚDO: Compreensão da função

Leia mais

O Pequeno Mundo de Maria Lúcia

O Pequeno Mundo de Maria Lúcia Eric Ponty O Pequeno Mundo de Maria Lúcia Pinturas de Fernando Campos [2005] Virtual Book s Numa noite de outubro a pequena Maria Lúcia viu o azul do céu escuro da tarde um homem andando de bicicleta.

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Filosofia e Ciências Humanas Faculdade de Educação Pós-Graduação Lato Sensu

Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Filosofia e Ciências Humanas Faculdade de Educação Pós-Graduação Lato Sensu Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Filosofia e Ciências Humanas Faculdade de Educação Pós-Graduação Lato Sensu CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NATASHA PITANGUY DE

Leia mais

DOURADINHO, O DISTRAÍDO

DOURADINHO, O DISTRAÍDO SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 25 / / 207 UNIDADE: III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

Referências bibliográficas

Referências bibliográficas Referências bibliográficas ANDRADE, Mário de. Dicionário Musical Brasileiro. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 1989. AUGUSTO, Sérgio. Cancioneiro Jobim: Biografia. Rio de Janeiro: Jobim Music, 2002. BOSCO,

Leia mais

Troca do livro Lições de Língua Portuguesa, História e 5º A 5º B e C Vivência Religiosa 5º ano terça-feira quinta-feira

Troca do livro Lições de Língua Portuguesa, História e 5º A 5º B e C Vivência Religiosa 5º ano terça-feira quinta-feira Troca do livro Lições de Língua Portuguesa, História e 5º A 5º B e C Vivência Religiosa 5º ano terça-feira quinta-feira Semana de 13 a 17 de março Leia o texto para fazer as lições de Língua Portuguesa.

Leia mais

Ela colhia margaridas quando eu passei. As margaridas eram os corações de seus namorados. (Carlos Drummond de Andrade)

Ela colhia margaridas quando eu passei. As margaridas eram os corações de seus namorados. (Carlos Drummond de Andrade) As figuras de linguagem ou de estilo são empregadas para valorizar o texto, tornando a linguagem mais expressiva. É um recurso linguístico para expressar experiências comuns de formas diferentes, conferindo

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA EDINALDA CARLA FERREIRA PINTO LIMA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR 1 O soneto Ao Cair da Tarde, é de Emiliano

Leia mais

MEU JARDIM DE TROVAS

MEU JARDIM DE TROVAS ANGÉLICA DA SILVA ARANTES MEU JARDIM DE TROVAS PRIMEIRA EDIÇÃO / 2011-1 - SINOPSE: Com intensidade tem se falado sobre o tema trova, acontece que nem todas as pessoas sabem o que é tecnicamente uma trova.

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA TAREFÃO - 1 1º BIMESTRE / º Ano do ENSINO MÉDIO. (Professor: Leandro Cocicov)

LÍNGUA PORTUGUESA TAREFÃO - 1 1º BIMESTRE / º Ano do ENSINO MÉDIO. (Professor: Leandro Cocicov) LÍNGUA PORTUGUESA TAREFÃO - 1 1º BIMESTRE / 2018 1º Ano do ENSINO MÉDIO (Professor: Leandro Cocicov) Critérios do Tarefão : a) O Tarefão é composto de 20 questões que podem ser retiradas do material de

Leia mais

POEMA. Professora: Ana Gabriela M. Disciplina: Redação

POEMA. Professora: Ana Gabriela M. Disciplina: Redação POEMA Professora: Ana Gabriela M. Disciplina: Redação Conhecendo o gênero No dia-a-dia, quando pretendemos transmitir nossas ideias, desejos, opiniões e emoções, normalmente combinamos palavras pela sua

Leia mais

O mês, yyyyyyyyyy. O ano, xxxxxxxxxx. Episódios da vida de Nick, o DETONA HALLS....

O mês, yyyyyyyyyy. O ano, xxxxxxxxxx. Episódios da vida de Nick, o DETONA HALLS.... O DETONA HALLS O mês, yyyyyyyyyy. O ano, xxxxxxxxxx. Episódios da vida de Nick, o DETONA HALLS. Nota importante Quaisquer semelhanças com pessoas vivas ou mortas não são meras coincidências...... FOGOS

Leia mais

PÉTALAS E SANGUE. De: Batista Mendes

PÉTALAS E SANGUE. De: Batista Mendes PÉTALAS E SANGUE De: Batista Mendes 1 Editoração e capa: Batista Mendes Revisão: Batista Mendes Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste livro pode ser reproduzida ou armazenada, sob qualquer

Leia mais

REDAÇÃO. Professora Rosane Reis MÓDULO 16 EXERCITANDO O TEXTO

REDAÇÃO. Professora Rosane Reis MÓDULO 16 EXERCITANDO O TEXTO REDAÇÃO Professora Rosane Reis MÓDULO 16 EXERCITANDO O TEXTO PRIMEIRA BATERIA DE EXERCÍCIOS Texto I Era uma vez, em um país muito distante, uma linda princesa, muito meiga. Certo dia estava ela a sonhar

Leia mais

Figuras de Linguagem e Exercícios de Coesão

Figuras de Linguagem e Exercícios de Coesão Figuras de Linguagem e Exercícios de Coesão Figuras de Linguagem e Exercícios de Coesão 1. imóvel. Comente o uso que nela se faz do pronome demonstrativo isso. 2. Auto Retrato Falado Venho de um Cuiabá

Leia mais

"ESPELHO, ESPELHO MEU" Roteiro de. Deborah Zaniolli

ESPELHO, ESPELHO MEU Roteiro de. Deborah Zaniolli "ESPELHO, ESPELHO MEU" Roteiro de Deborah Zaniolli Copyright 2016 by Deborah Zaniolli Deborah Zaniolli Todos os direitos reservados contato@deborahzaniolli.com BN: 710355 Roteiro 2011 Piedade- SP 1. "ESPELHO,

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA ANA GABRIELA ALVES DA SILVA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I. POESIA NO SIMBOLISMO / CANÇÃO O Assinalado. Tu

Leia mais

Análise de textos poéticos. Texto 1. Infância

Análise de textos poéticos. Texto 1. Infância GOIÂNIA, / / 2017. PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Português SÉRIE: 9 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem P1-3 BIMESTRE Análise de textos poéticos Texto 1 Infância Meu pai montava a cavalo, ia para

Leia mais

Canções de Natal. Índice. Conteúdo. Arquivo de música de língua portuguesa 21 de Dezembro de canção de Natal, 2 11.

Canções de Natal. Índice. Conteúdo. Arquivo de música de língua portuguesa 21 de Dezembro de canção de Natal, 2 11. Índice canção de Natal, 2 11 janeiras, 2, 6 popular, 3 5, 8, 10, 11 Trás-os-Montes, 2, 9 Canções de Natal Arquivo de música de língua portuguesa 21 de Dezembro de 2002 reis, 2, 6 Zeca Afonso, 6 Conteúdo

Leia mais

Natal e Reis. Conteúdo. Arquivo de letras de música 14 de Novembro de 2001

Natal e Reis. Conteúdo. Arquivo de letras de música 14 de Novembro de 2001 Natal e Reis Arquivo de letras de música 14 de Novembro de 2001 Conteúdo Neve......................... 2 Entrai pastores.................... 3 Foi na noite de Natal................ 4.............. 5 Oh

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA. Os jovens de hoje em dia

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA. Os jovens de hoje em dia LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA Leia o texto a seguir e responda às questões 13 e 14. Os jovens de hoje em dia Ser jovem hoje em dia é muito diferente do que era ser jovem na época dos nossos

Leia mais

Questão 1 Assinale e explique, no poema, elementos em que se percebe a construção de uma identidade nacional.

Questão 1 Assinale e explique, no poema, elementos em que se percebe a construção de uma identidade nacional. Leia o poema abaixo, de Castro Alves, para responder à questão. Maria Onde vais à tardezinha, Mucama tão bonitinha, Morena flor do sertão? A grama um beijo te furta Por baixo da saia curta, Que a perna

Leia mais

ÁREA LÍNGUA PORTUGUESA. Só abra este caderno quando for autorizado pelo fiscal. Leia atentamente as instruções abaixo.

ÁREA LÍNGUA PORTUGUESA. Só abra este caderno quando for autorizado pelo fiscal. Leia atentamente as instruções abaixo. CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS DO CARGO DE PROFESSOR DE NÍVEL III ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO ÁREA LÍNGUA PORTUGUESA PROVA DISCURSIVA CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Só abra este caderno quando

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA KARLA MEDEIROS COSTA MOURA Rio de Janeiro 2012 POESIA NO SIMBOLISMO TEXTO GERADOR I ANTÍFONA CRUZ E SOUZA fragmento

Leia mais

Poema Lírico. 1º Prémio. António José Barradas Barroso Tangerina Menino sem rosto. 2º Prémio Ex-aequo

Poema Lírico. 1º Prémio. António José Barradas Barroso Tangerina Menino sem rosto. 2º Prémio Ex-aequo XXI Jogos Florais do Outono 2013 1 Poema Lírico António José Barradas Barroso Tangerina Menino sem rosto 2º Prémio Ex-aequo Gabriel de Sousa Velhote Lágrima Renato Manuel Bravo Valadeiro Poeta teu Sou

Leia mais

Legenda para nada. Senhora Dona Lua. No céu de focos esventrado se apagou... Murcha, caiu à rua. A pálida camélia; E a vasa das valetas a levou.

Legenda para nada. Senhora Dona Lua. No céu de focos esventrado se apagou... Murcha, caiu à rua. A pálida camélia; E a vasa das valetas a levou. Legenda para nada Senhora Dona Lua No céu de focos esventrado se apagou... Murcha, caiu à rua A pálida camélia; E a vasa das valetas a levou. Que fantasma de Ofélia No lago escoado de água se afogou? José

Leia mais

A Arte de Construir Resultados com Felicidade!

A Arte de Construir Resultados com Felicidade! A Arte de Construir Resultados com Felicidade! CRERH 15/09/2015 Quem não vive para SERVIR não SERVE para viver! Mahatma Gandhi Como uma Onda Nada do que foi será De novo do jeito que já foi um dia Tudo

Leia mais

UNIDADE: DATA: 28 / 11 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA:

UNIDADE: DATA: 28 / 11 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 28 / / 205 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

No elevador penso na roça, na roça penso no elevador. (Carlos Drummond)

No elevador penso na roça, na roça penso no elevador. (Carlos Drummond) FIGURAS DE LINGUAGEM No elevador penso na roça, na roça penso no elevador. A roda anda e desanda, e não pode parar. Jazem no fundo, as culpas: morrem os justos, no ar. (Cecília Meireles) Ganhei (perdi)

Leia mais

Material Educativo: Disse o Dicionário

Material Educativo: Disse o Dicionário Material Educativo: Disse o Dicionário Atividade que permite pensar sobre os sentidos denotativos e conotativos de palavras existentes em dicionários e presentes em poemas escolhidos, com o objetivo de

Leia mais

LINGUAGEM FORMAL E INFORMAL

LINGUAGEM FORMAL E INFORMAL Aula 14 Presencial LINGUAGEM FORMAL E INFORMAL A linguagem é a forma que usamos para nos comunicar uns com os outros. Temos a linguagem oral, escrita e visual, por exemplo, mas todas estas seguem padrões

Leia mais

Título: Poemas da verdade e da mentira. Autor: Luísa Ducla Soares. Ilustação: Ana Cristina Inácio. Edição original: Livros Horizonte, 2005

Título: Poemas da verdade e da mentira. Autor: Luísa Ducla Soares. Ilustação: Ana Cristina Inácio. Edição original: Livros Horizonte, 2005 Título: Poemas da verdade e da mentira Autor: Luísa Ducla Soares Ilustação: Ana Cristina Inácio Edição original: Livros Horizonte, 2005 Edição: Serviço das Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Finisterra-

Leia mais

Atividades Avaliativas

Atividades Avaliativas Atividades Avaliativas Língua Portuguesa 3 o ano 2 o bimestre Nome: data: A lebre e a tartaruga Era uma vez uma lebre muito veloz e convencida. Vivia rodeada de fãs, sempre se gabando. Sou a melhor corredora

Leia mais

Arte e Poesia. Uma flor. Uma flor perde cheiro e beleza Foi amor com certeza!

Arte e Poesia. Uma flor. Uma flor perde cheiro e beleza Foi amor com certeza! Uma flor Uma flor perde cheiro e beleza Foi amor com certeza! Nisto uma paisagem Aparece e desaparece Torna-se miragem Ou realidade para quem merece. Rogam-se as pragas da fadista Em forma de nota de viola

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA ARISA BERNADETE S DE S PORTUGAL Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I POESIA SIMBOLISTA O Simbolismo é um movimento

Leia mais

EXERCÍCIO DE GRAMÁTICA VERSUS EXERCÍCIOS DE COMPREENSÃO: A PRESENÇ DICOTOMIA NO ENEM E NO LIVRO DIDÁTICO

EXERCÍCIO DE GRAMÁTICA VERSUS EXERCÍCIOS DE COMPREENSÃO: A PRESENÇ DICOTOMIA NO ENEM E NO LIVRO DIDÁTICO EXERCÍCIO DE GRAMÁTICA VERSUS EXERCÍCIOS DE COMPREENSÃO: A PRESENÇ DICOTOMIA NO ENEM E NO LIVRO DIDÁTICO FABÍOLA DOS SANTOS LIMA HELEN BRÜSEKE DENISE PORTO CARDOSO EIXO: 15. ESTUDOS DA LINGUAGEM RESUMO

Leia mais

GABRIEL E AS VISITAS ESPECIAIS

GABRIEL E AS VISITAS ESPECIAIS SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 30 / / 206 UNIDADE: III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

Texto para as questões 1 a 3:

Texto para as questões 1 a 3: 2º EM. Gramática Renata Av. Trimestral 01/11/12 Texto para as questões 1 a 3: Nós todos usamos a linguagem a maior parte do tempo, para pedir ou transmitir informações. Esse uso, mesmo quando é utilitário,

Leia mais

79 Dias. por. Ton Freitas

79 Dias. por. Ton Freitas 79 Dias por Ton Freitas Registro F.B.N.: 684988 Contato: ton.freitas@hotmail.com INT. HOSPITAL/QUARTO - DIA Letreiro: 3 de março de 1987. HELENA, branca, 28 anos, está grávida e deitada em uma cama em

Leia mais

Ziraldo O SEGREDO DE. (com desenhos especiais de Célio César)

Ziraldo O SEGREDO DE. (com desenhos especiais de Célio César) Ziraldo O SEGREDO DE (com desenhos especiais de Célio César) http://groups.google.com/group/digitalsource Era uma vez uma letra que era muito interessante e que se chamava Úrsula. Parece nome de estrela

Leia mais

MÔNICA - CENTRO DE ESTUDOS - Seleção de livros. 4º ano. Deu Queimada no Cerrado

MÔNICA - CENTRO DE ESTUDOS - Seleção de livros. 4º ano. Deu Queimada no Cerrado MÔNICA - CENTRO DE ESTUDOS - Seleção de livros 4º ano Título Frederico Godofredo O Menino da Lua Deu Queimada no Cerrado Estranhas histórias A rainha da Cocada Preta Editora Elementar Cânone Argumentum

Leia mais

NOÇÃO DE TEXTO E ELEMENTOS TEXTUAIS. Professor Marlos Pires Gonçalves

NOÇÃO DE TEXTO E ELEMENTOS TEXTUAIS. Professor Marlos Pires Gonçalves NOÇÃO DE TEXTO E ELEMENTOS TEXTUAIS Professor Marlos Pires Gonçalves 1 TEORIA DA COMUNICAÇÃO Toda mensagem tem uma finalidade: ela pode servir para transmitir um conteúdo intelectual, exprimir (ou ocultar)

Leia mais

Período: Vespertino. 1º semestre/2013. Professora: Raquel Lima Paiva. Coordenadora Pedagógica: Júlia Souto Guimarães Araújo

Período: Vespertino. 1º semestre/2013. Professora: Raquel Lima Paiva. Coordenadora Pedagógica: Júlia Souto Guimarães Araújo Memórias de um Grupo 5 Período: Vespertino 1º semestre/2013 Professora: Raquel Lima Paiva Coordenadora Pedagógica: Júlia Souto Guimarães Araújo Uso a palavra para compor meus silêncios Não gosto das palavras

Leia mais

Ventinho PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS. Quando Ventinho chegou Levantou folha do chão E fez um redemoinho (1) Que veio na contramão.

Ventinho PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS. Quando Ventinho chegou Levantou folha do chão E fez um redemoinho (1) Que veio na contramão. PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 2 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ================================================================= Ventinho Quando Ventinho chegou Levantou

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF 2018

ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF 2018 ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF 2018 Caro(a) aluno(a), É tempo de rever os conteúdos estudados na III Etapa Letiva e esclarecer suas dúvidas. Com o estudo diário e a realização

Leia mais

Eu sou feita de madeira Madeira, matéria morta Mas não há coisa no mundo Mais viva do que uma porta.

Eu sou feita de madeira Madeira, matéria morta Mas não há coisa no mundo Mais viva do que uma porta. PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA 2 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ================================================================= Texto 1 A Porta Eu sou feita de madeira

Leia mais

MARIA PADILHA - 01 NA FAMÍLIA DA MARIA SÓ NÃO ENTRA QUEM NÃO QUER ELA É MARIA PADILHA, MARIA MULAMBO, MARIA MULHER BIS MARIA PADILHA 02

MARIA PADILHA - 01 NA FAMÍLIA DA MARIA SÓ NÃO ENTRA QUEM NÃO QUER ELA É MARIA PADILHA, MARIA MULAMBO, MARIA MULHER BIS MARIA PADILHA 02 MARIA PADILHA - 01 NA FAMÍLIA DA MARIA SÓ NÃO ENTRA QUEM NÃO QUER ELA É MARIA PADILHA, MARIA MULAMBO, MARIA MULHER BIS BIS MARIA PADILHA 02 MARIA PADILHA É MULHER DE SETE MARIDO...BIS TOMA CUIDADO GENTE

Leia mais

O Sorriso de Clarice

O Sorriso de Clarice O Sorriso de Clarice Clarice era uma mulher meio menina sabem,doce,meiga,amiga,e apaixonada,aqueles seres que contagiam com seu sorriso, ela tinha algo único conquistava todos com seu sorriso,ninguém sabia

Leia mais

COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PARALELA. 3ª Etapa 2010

COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PARALELA. 3ª Etapa 2010 COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PARALELA 3ª Etapa 2010 Disciplina: Língua Portuguesa. Educadora: Luise. Ano: 6º. Turmas: manhã e tarde. Caro educando, você está recebendo o conteúdo

Leia mais

O ENEM E AS FIGURAS DE LINGUAGEM (ENEM 2006)

O ENEM E AS FIGURAS DE LINGUAGEM (ENEM 2006) O ENEM E AS FIGURAS DE LINGUAGEM (ENEM 2006) Aula de Português A linguagem na ponta da língua tão fácil de falar e de entender. A linguagem na superfície estrelada de letras, sabe lá o que quer dizer?

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 5 o - Ensino Fundamental Data: 13 / 8 / 2018 TEXTO 1 Você já participou de um amigo secreto? É muita curiosidade! É muita alegria!

Leia mais

Tendências Contemporâneas

Tendências Contemporâneas Tendências Contemporâneas Tendências Contemporâneas TEXTO I Receita Ingredientes 2 conflitos de gerações 4 esperanças perdidas 3 litros de sangue fervido 5 sonhos eróticos 2 canções dos beatles Modo de

Leia mais

Barueri, de de Nome: nº 3ºAno Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA 1ª POSTAGEM

Barueri, de de Nome: nº 3ºAno Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA 1ª POSTAGEM Barueri, de de 2009. Nome: nº 3ºAno Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA 1ª POSTAGEM ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA - 3º S ANOS A e B Querido aluno, Neste momento de expectativa de volta as aulas pedimos a você,

Leia mais

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS - POEMAS

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS - POEMAS 2002 ATIVIDADES COMPLEMENTARES AP4 Profa.: Marta Geraldini Disciplina: REDAÇÃO Turma: 9 o ano Conteúdos: Interpretação de poemas. INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS - POEMAS TEXTO 1: COLÉGIO ALMIRANTE TAMANDARÉ Credenc.

Leia mais

Poema Sujo. Ferreira Gullar

Poema Sujo. Ferreira Gullar Poema Sujo Ferreira Gullar O AUTOR Toda sociedade é, por definição, conservadora, uma vez que, sem princípios e valores estabelecidos, seria impossível o convívio social. Ferreira Gullar, pseudônimo de

Leia mais

Projeto Educacional Poetinha Centenário Versinhos Imaginários

Projeto Educacional Poetinha Centenário Versinhos Imaginários 4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Projeto Educacional Poetinha Centenário Versinhos Imaginários Para você, o que é poema? VERSOS E ESTROFES Poema é um texto organizado em versos e estrofes. Cada linha

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2ª PROVA PARCIAL DE PORTUGUÊS

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2ª PROVA PARCIAL DE PORTUGUÊS COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2016 2ª PROVA PARCIAL DE PORTUGUÊS Aluno (a): Nº Ano: 1º Turma: Data: 14 / 06 /16 Nota: Professor(a): Letícia Silva Valor da Prova: 30 Pontos Orientações

Leia mais

SIMULADO DE LINGUAGENS E CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

SIMULADO DE LINGUAGENS E CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS 01. O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem. ROSA, J. G. Grande sertão: veredas. Rio de

Leia mais

Venda é Similar a Lucro, e muitas pessoas tem raiva de lucro. No dicionário, vender é: trocar bens e serviços por dinheiro (valor) Vender é

Venda é Similar a Lucro, e muitas pessoas tem raiva de lucro. No dicionário, vender é: trocar bens e serviços por dinheiro (valor) Vender é Dir Joana Azevedo Venda é Similar a Lucro, e muitas pessoas tem raiva de lucro. No dicionário, vender é: trocar bens e serviços por dinheiro (valor) Vender é persuadir, influenciar Pra que você vende?

Leia mais

BRUNA RAFAELA. EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados. Creative Commons

BRUNA RAFAELA. EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados. Creative Commons BRUNA RAFAELA EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados Creative Commons Texto e Pesquisa de imagens de Bruna Rafaela A DESCOBERTA DE ISABELA Livros são para ler e guardar. Filhos são para ter e amar..

Leia mais

Obra "Natal" (1969) de Di Cavalcanti; óleo sobre tela; 127,5x107,5x3,5. Natal à Beira-Rio

Obra Natal (1969) de Di Cavalcanti; óleo sobre tela; 127,5x107,5x3,5. Natal à Beira-Rio Obra "Natal" (1969) de Di Cavalcanti; óleo sobre tela; 127,5x107,5x3,5. Natal à Beira-Rio É o braço do abeto a bater na vidraça? E o ponteiro pequeno a caminho da meta! Cala-te, vento velho! É o Natal

Leia mais

Língua Portuguesa. Funções da Linguagem. Prof. Luquinha

Língua Portuguesa. Funções da Linguagem. Prof. Luquinha Língua Portuguesa Funções da Linguagem Prof. Luquinha Qual o objetivo de um texto? Por meio da linguagem, realizamos diferentes ações: transmitimos informações tentamos convencer o outro a fazer (ou dizer)

Leia mais

Lucinda Persona 2 Fragm_Alma_MT.indd 2 22/04/13 09:47

Lucinda Persona 2 Fragm_Alma_MT.indd 2 22/04/13 09:47 Lucinda Persona 2 Fragm_Alma_MT.indd 2 22/04/13 09:47 Fragmentos da Alma Mato-grossense Maria Teresa Carrión Carracedo (Org.) Fragmentos da alma mato-grossense MANOEL DE BARROS SILVA FREIRE WLADEMIR DIAS-PINO

Leia mais

Professoras: Aline Costa Disciplina: Redação Turmas: 7º A e 7º B. POESIAS, POEMAS... Sarau! Paradidático: Adolescente Poesia de Sylvia Orthof

Professoras: Aline Costa Disciplina: Redação Turmas: 7º A e 7º B. POESIAS, POEMAS... Sarau! Paradidático: Adolescente Poesia de Sylvia Orthof Professoras: Aline Costa Disciplina: Redação Turmas: 7º A e 7º B POESIAS, POEMAS... Sarau! Paradidático: Adolescente Poesia de Sylvia Orthof POEMA Vamos entender primeiro o que é POEMA. É um texto que

Leia mais

COLÉGIO PEDRO II MEC Exame de Seleção e Classificação 1ª Série do Ensino Médio Integrado Técnico em Instrumento Musical 2014

COLÉGIO PEDRO II MEC Exame de Seleção e Classificação 1ª Série do Ensino Médio Integrado Técnico em Instrumento Musical 2014 COLÉGIO PEDRO II MEC Exame de Seleção e Classificação 1ª Série do Ensino Médio Integrado Técnico em Instrumento Musical 2014 Texto I MÚSICA E POESIA Luciano Cavalcanti 10 1 A relação entre música e poesia

Leia mais

Regência Nominal e Verbal

Regência Nominal e Verbal UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CURSO PRÉ-VESTIBULAR UECEVEST LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO PROFESSOR MANOEL IVANY Regência Nominal e Verbal 1. (TCU) Com relação à Regência verbal, assinale a opção correta: A.

Leia mais

ACOMPANHE A PROGRAMAÇÃODE FÉRIAS DO PLANETÁRIO! 18 à 22 de julho de 2016

ACOMPANHE A PROGRAMAÇÃODE FÉRIAS DO PLANETÁRIO! 18 à 22 de julho de 2016 ACOMPANHE A PROGRAMAÇÃODE FÉRIAS DO PLANETÁRIO! 18 à 22 de julho de 2016 Data Horário Sessão/vivência 18/07 (2ª feira) Sessão: Universo na mente das crianças Por meio de imagens reais e animadas podemos

Leia mais

ARARUAMA 3. Falante 1 (Consuelo) Idade: 37 anos Nível de escolaridade: Superior Sexo: feminino

ARARUAMA 3. Falante 1 (Consuelo) Idade: 37 anos Nível de escolaridade: Superior Sexo: feminino ARARUAMA 3 Falante 1 () Idade: 37 anos Nível de escolaridade: Superior Sexo: feminino Falante 2 () Idade: anos Nível de escolaridade: Médio Sexo: feminino Eu comprei isso... pra- gravá a minha a minha

Leia mais

FIGURAS DE LINGUAGEM

FIGURAS DE LINGUAGEM FIGURAS DE LINGUAGEM Figuras de linguagem figura do latim aspecto, forma, aparência. Exercem papel preponderante na construção do sentido do texto literário. QUAIS AS FIGURAS DE LINGUAGEM MAIS COMUNS?

Leia mais

1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Nome: 14 DE MARÇO: DIA DA POESIA

1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Nome: 14 DE MARÇO: DIA DA POESIA 1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Nome: 14 DE MARÇO: DIA DA POESIA Poesia é a arte de escrever obras em verso. Como arte, ela recria a realidade, ou seja, o artista cria um outro mundo. A poesia ganhou

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA VANDERLEIA DA SILVA SANTOS Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos nasceu no

Leia mais

...PRA ME AMANSAR DO AMOR

...PRA ME AMANSAR DO AMOR 1 2 ...PRA ME AMANSAR DO AMOR 3 Copyright Alufá-Licutã Oxorongá Direitos desta edição reservados à Alufá-Licutã Oxorongá alufalicuta@hotmail.com Recife Pernambuco - Brasil 4 Alufá-Licutã Oxorongá...PRA

Leia mais

Centro Educacional Souza Amorim Jardim Escola Gente Sabida Sistema de Ensino PH Vila da Penha. Ensino Fundamental

Centro Educacional Souza Amorim Jardim Escola Gente Sabida Sistema de Ensino PH Vila da Penha. Ensino Fundamental Centro Educacional Souza Amorim Jardim Escola Gente Sabida Sistema de Ensino PH Vila da Penha Ensino Fundamental Turma: 6 PROJETO INTERPRETA AÇÂO (INTERPRETAÇÂO) Nome do (a) Aluno (a): Professor (a): DISCIPLINA:

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA ANA CARLA PERIS GONCALVES Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR 1 ACROBATA DA DOR (Cruz e Sousa) Gargalha, ri, num

Leia mais

Flávia Lêda. Redação Crônica PAZ NA ESCOLA

Flávia Lêda. Redação Crônica PAZ NA ESCOLA Flávia Lêda Redação Crônica PAZ NA ESCOLA 28.02.2019 TEMPO DE AULA: 50 min ACOLHIMENTO CONTEÚDO: Crônica GÊNEROS TEXTUAIS: Crônica, repente, poesia, canção EXPLANAÇÃO DO CONTEÚDO: Compreensão da função

Leia mais

Eis que chega meu grande amigo, Augusto dos Anjos, ele com seu jeitão calado e sempre triste, me fala que não irá existir palavra alguma para

Eis que chega meu grande amigo, Augusto dos Anjos, ele com seu jeitão calado e sempre triste, me fala que não irá existir palavra alguma para Oceano em Chamas Querida, Tentei em vão, fazer um poema a você, não consegui. Me faltavam palavras para descrever-te, então pedi aos poetas do universo para me ajudarem. O primeiro com quem conversei,

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA ALINE NUNES DE MORAES Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I Ansiedade Esta ansiedade que nos enche o peito Enche

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA ALINE AYRES DE ALMEIDA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR 1 Leia o poema A Catedral de Alphonsus de Guimaraens;

Leia mais

2 Em que data começou o Trovadorismo em Portugal, e que fato marcou essa data?

2 Em que data começou o Trovadorismo em Portugal, e que fato marcou essa data? Escola de Educação Básica Hemes Fontes Petrolândia - SC Professor: Ricardo Luís Mees Data: 07/06/2019 Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura 1ª SÉRIE I Aluno (a): LITERATURA - TROVADORISMO Responda

Leia mais

É Preciso Saber Viver

É Preciso Saber Viver É Preciso Saber Viver Quem espera que a vida Seja feita de ilusão Pode até ficar maluco Ou morrer na solidão É preciso ter cuidado Pra mais tarde não sofrer É preciso saber viver Toda pedra no caminho

Leia mais

Olhando o Aluno Deficiente na EJA

Olhando o Aluno Deficiente na EJA Olhando o Aluno Deficiente na EJA ConhecendoJoice e Paula Lúcia Maria Santos Tinós ltinos@ffclrp.usp.br Apresentando Joice e Paula Prazer... Eu sou a Joice Eu sou a (...), tenho 18 anos, gosto bastante

Leia mais

O Futuro está no Passado?

O Futuro está no Passado? O Futuro está no Passado? Estou bastante receoso em escrever este texto. Pode ser curto ou longo. Bom seria se fosse uma manchete de jornal é atingisse aos brasileiros. Velhos e moços. Eu particularmente

Leia mais

Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO XII 4 o BIMESTRE

Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO XII 4 o BIMESTRE Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2010. Nome: 3 o ano (2 a série) AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO XII 4 o BIMESTRE Disciplina/Valor Pontos obtidos Português 3,0 Eixo temático Fantasia e realidade Matemática

Leia mais