Poder Executivo I. Prof. ª Bruna Vieira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Poder Executivo I. Prof. ª Bruna Vieira"

Transcrição

1 Poder Executivo I Prof. ª Bruna Vieira

2 Poder Executivo - A função típica do Poder Executivo é a de administrar. - No Brasil, como adotamos o sistema presidencialista de governo, o chefe do Executivo cumula as atribuições de chefe de estado e chefe de governo - De forma atípica, o chefe do executivo realiza funções legislativas ao vetar ou sancionar uma lei, ao iniciar um projeto de lei, nas hipóteses de sua competência, e, ainda, ao editar medidas provisórias e leis delegadas. - No âmbito federal, conforme artigo 76 da CF, o executivo é chefiado pelo Presidente da República, que se vale do auxílio dos Ministros de Estado.

3 Requisitos para concorrer ao cargo de Presidente: a) brasileiro nato; b) com mais de 35 anos Requisitos para ser Ministro de Estado: ser brasileiro, maior de 21 anos e estar no exercício dos direitos políticos. Dentre os diversos ministros que auxiliam o Presidente da República, apenas um deles a Constituição exige que seja brasileiro nato, que é o Ministro do Estado da Defesa (art. 12, 3º,VII). Os demais cargos de Ministros podem ser ocupados tanto por brasileiros natos quanto por naturalizados (arts. 87 e 12, 2º, ambos da CF)

4 - No âmbito estadual, o executivo é chefiado pelo Governador do Estado (artigo 28 da CF). Auxiliam o chefe do Executivo estadual o Vice-Governador e os Secretários Estaduais. - Requisitos: ser brasileiro e ter mais de 30 anos. -No Distrito Federal também é o governador quem chefia o Executivo, valendo-se, para tanto, do auxílio dos seus Secretários Distritais (artigo 32, 2º, da CF). -No âmbito municipal, o Executivo é comandado pelo Prefeito. Requisitos: ser brasileiro e possuir, pelo menos, 21 anos (artigo 14, 3º, VI, c, da CF). O Vice-Prefeito e seus Secretários Municipais auxiliam diretamente os Prefeitos.

5 Agora, se antes do 2º turno houver morte, desistência ou impedimento legal de candidato, será convocado, dentre os remanescentes, o de maior votação. Mandato: 4 anos, admitida uma reeleição para um único período subsequente. A eleição do Presidente e do Vice-Presidente ocorre no primeiro domingo de outubro, em 1º turno, e, havendo a necessidade de um 2º turno, ou seja, quando nenhum dos candidatos que participaram do primeiro turno obtiverem a maioria absoluta dos votos, tal votação se dará no último domingo de outubro do ano anterior ao término do mandato presidencial vigente.

6 Além disso, no âmbito dos municípios só haverá segundo turno se o número de eleitores for superior a duzentos mil (art. 29, II, da CF). Conforme o parágrafo 3º do artigo 77 da Constituição, os dois candidatos mais votados no primeiro turno concorrem à vaga. - Sistema majoritário: considera-se eleito o candidato que obtiver a maioria absoluta dos votos válidos, não sendo computados os votos em branco e os nulos (art. 77, 2º, da CF).

7 -Posse: ocorrerá no dia primeiro de janeiro do ano seguinte à sua eleição. O Presidente e o Vice- Presidente tomarão posse em sessão do Congresso Nacional, prestando o compromisso de manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil. -O parágrafo único do artigo 78 dispõe que passados dez dias da data fixada para a posse e o governante, salvo motivo de força maior, não tiver assumido o cargo, este será declarado vago.

8 Sucessão e substituição presidencial a) Sucessão ausência definitiva - Nessas hipóteses, a ausência do Presidente se dá de forma definitiva, ou seja, ele sai do cargo e não volta mais. Os exemplos mais comuns são: morte do Presidente, afastamento em virtude de um processo de impeachment, invalidez permanente etc. b) Substituição ausência temporária - Nessas hipóteses, a ausência do Presidente se dá de forma transitória, passageira, ou seja, ele sai e posteriormente retorna ao cargo. Exemplos: afastamento médico, se houver sido suspensas suas funções em decorrência de um processo judicial etc. Nesses casos o Presidente fica impedido de atuar.

9 - Art. 80 da CF - CASESU O Presidente será substituído, em primeiro lugar, pelo Vice-Presidente, se ele também ficar impedido de assumir o cargo, será chamado ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara, depois o Presidente do Senado e por último o Presidente do Supremo, sucessivamente. - Apenas o Vice-Presidente poderá ocupar o cargo da Presidência de forma definitiva, os demais somente substituirão o Presidente de forma temporária, provisória. Determina o artigo 81 da CF que, vagando os cargos de Presidente e de Vice, deverá ser realizada nova eleição, depois de aberta a última vaga. Tal pleito se dará de duas formas:

10 1º ocorrendo a vacância dos cargos de Presidente e Vice-Presidente da República nos dois primeiros anos do mandato presidencial, novas eleições diretas deverão ser feitas dentro do prazo de 90 dias, depois de aberta a última vaga (art. 81, caput); 2º ocorrendo a vacância dos dois cargos (Presidente e Vice) nos últimos dois anos do mandato presidencial, o Congresso Nacional é que escolherá o novo Presidente e Vice-Presidente da República, por meio de uma eleição que se dará dentro do prazo de 30 dias depois de aberta a última vaga (art. 81, 1º). É importante destacar que é o único caso de eleição indireta previsto na Constituição Federal.

11 - Nas duas hipóteses os eleitos cumprirão tão somente o período que falta para terminar o mandato de seus antecessores (art. 81, 2º, da CF). É a hipótese do chamado mandato-tampão. - As novas eleições, diretas ou indiretas, ocorrerão somente nos casos de vacância, ou seja, nos casos em que o Presidente e o Vice se afastam do cargo de forma definitiva. - O Presidente e o Vice não poderão ausentar-se do país por período superior a 15 dias, salvo se tiverem autorização do Congresso Nacional, sob pena de perderem o cargo (art. 83 da CF)

12 Atribuições do PR (art. 84 da CF ): são, em regra, delegáveis e o rol é exemplificativo. a) Regulamentar normas: é de competência do Presidente, mediante decreto, sempre focado na fiel execução da lei, a regulamentação de normas; b) Relacionar-se com Estados estrangeiros: cabe ao Presidente manter relações com os Estados estrangeiros; acreditar seus representantes diplomáticos; celebrar tratados, convenções e atos internacionais, sujeitos a referendo do Congresso Nacional; permitir, nos casos previstos em lei complementar, que forças estrangeiras transitem pelo território nacional ou nele permaneçam temporariamente;

13 c) Nomear autoridades para ocuparem cargos: nomear e exonerar os Ministros de Estado (art. 84, I, CF); nomear, após aprovação pelo Senado Federal, os Ministros do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores, os Governadores de Territórios, o Procurador-Geral da República, o presidente e os diretores do banco central e outros servidores, quando determinado em lei (art. 84, XIV, CF); d) Nomear os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, promover seus oficiaisgenerais e nomeá-los para os cargos que lhes são privativos (art. 84, XIII, CF); nomear os Ministros do Tribunal de Contas da União (art. 84, XV, CF); nomear os magistrados e o AGU (art. 84, XVI, CF); e nomear membros do Conselho da República

14 e) Atuações no processo de formação das leis (processo legislativo): o Presidente da República inicia projetos de lei e de emendas constitucionais, nos casos determinados pela Constituição. Também participa, quando da edição de leis, da fase deliberativa, vetando ou sancionando projetos de lei. Além dessas atuações, ao promulgar e mandar publicar as leis e emendas, o Presidente atua no processo legislativo na fase complementar. E, por último, ao editar medidas provisórias (art. 84, XXVI, CF) e leis delegadas (art. 68 da CF), o Presidente está exercendo uma função atípica, nesse caso, a legislativa.

15 f) Atuações nos estados de exceção : ao chefe do Executivo é dada a atribuição de decretar o estado de defesa e o estado de sítio (art. 84, IX, da CF); decretar e executar a intervenção federal (art. 84, X, da CF); declarar guerra, no caso de agressão estrangeira, autorizada pelo Congresso Nacional ou referendado por ele, quando ocorrida no intervalo das sessões legislativas, e, nas mesmas condições, decretar, total ou parcialmente, a mobilização nacional (art. 84, XXII, da CF); g) Direção superior da administração federal: cabe ao Presidente da República exercer tal função, auxiliado pelos Ministros de Estado.

16 h) Disciplinar, por meio de decreto, sobre: i) organização e funcionamento da administração federal quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos; e ii) extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos; i) Conceder indulto e comutar penas: é da competência do Chefe do Executivo conceder tais benefícios por meio da expedição de decreto. O indulto é concedido usualmente nos finais de ano, quando da comemoração do natal.

17 j) Comandar as forças armadas: o Presidente da República comanda as forças armadas. Elas têm por finalidade a proteção militar do país e a defesa da ordem interna, além de protegerem a lei e atuarem de acordo com o que ela determina. l) Convocar e presidir Conselhos: o Chefe do Executivo é quem convoca e preside o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional. m) Celebrar a paz: o Congresso Nacional pode autorizar o Presidente a celebrar a paz ou referendar uma determinação já formulada por ele.

18 n) Demais atribuições: cabe ainda ao Chefe do Executivo enviar ao Congresso Nacional o plano plurianual, o projeto de lei de diretrizes orçamentárias e as propostas de orçamento previstos nesta Constituição; prestar, anualmente, ao Congresso Nacional, dentro de 60 (sessenta) dias após a abertura da sessão legislativa, as contas referentes ao exercício anterior; prover e extinguir os cargos públicos federais, na forma da lei; além de outras atribuições dispostas na Constituição.

19 (OAB/Exame Unificado) Assinale a opção correta acerca do Poder Executivo. (A) O presidente e o vice-presidente da República não podem ausentar-se do país, por qualquer período de tempo, sem licença do Senado Federal, sob pena de perda do cargo. (B) Será considerado eleito presidente da República o candidato que, registrado por partido político, obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os votos em branco e os nulos.

20 (C) Em casos de vacância ou de impedimento do presidente e do vice-presidente da República, serão chamados ao exercício da Presidência da República, sucessivamente, o presidente do Senado Federal, o presidente da Câmara dos Deputados e o presidente do STF. (D) O presidente da República somente poderá ser processado e julgado, nas infrações penais comuns, perante o STF, com a prévia anuência do Senado Federal.

21 Explicações: A: errada. A regra existe e está expressa no art. 83 da CF, mas a ausência não é por qualquer tempo e sim por período superior a quinze dias; B: correta. Trata-se da redação do art. 77, 2º, da CF; C: errada. Em primeiro lugar chama-se o Presidente da Câmara, que é o representante do povo (detentor do poder), depois o Presidente do Senado, representante dos Estados e, por fim, o Presidente do STF, conforme art. 80 da CF; D: errada. De fato é o STF quem julga o Presidente na hipótese de crime comum, mas a anuência ou juízo de admissibilidade para o processo e julgamento quem faz é a Câmara de Deputados, por dois terços dos votos (art. 86 da CF). Gabarito B

Sessão da tarde CONSTITUCIONAL PODER EXECUTIVO PROFª. BRUNA VIEIRA

Sessão da tarde CONSTITUCIONAL PODER EXECUTIVO PROFª. BRUNA VIEIRA Sessão da tarde CONSTITUCIONAL PODER EXECUTIVO PROFª. BRUNA VIEIRA Poder Executivo I Prof. ª Bruna Vieira Poder Executivo -Funções Art. 76 da CF - O Poder Executivo é exercido pelo Presidente da República,

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL SEFAZ DIREITO CONSTITUCIONAL Das Atribuições do Presidente da República Prof. Ubirajara Martell www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DAS ATRIBUIÇÕES DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA Seção II

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Executivo Presidente da República, Vice-Presidente da República e Ministros de Estado Parte 3. Profª. Liz Rodrigues - Atribuições do Presidente da República: previstas no art.

Leia mais

MEDIDA PROVISÓRIA. Prof. ª Bruna Vieira

MEDIDA PROVISÓRIA. Prof. ª Bruna Vieira MEDIDA PROVISÓRIA Prof. ª Bruna Vieira Medida provisória (art. 62 da CF) -Requisitos -Quem edita? -Votação da MP - Prazo de vigência -Prazo para ser votada - Recesso -Regime de urgência ou trancamento

Leia mais

PODER EXECUTIVO (arts. 76 a 91 da CF) Profa. Me. Érica Rios

PODER EXECUTIVO (arts. 76 a 91 da CF) Profa. Me. Érica Rios PODER EXECUTIVO (arts. 76 a 91 da CF) Profa. Me. Érica Rios erica.carvalho@ucsal.br O QUE É? Função e atribuição de poder: Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo,

Leia mais

CURSO SOMAR CONCURSO INSS/PC DIREITO CONSTITUCIONAL AULA 6. Seção III DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

CURSO SOMAR CONCURSO INSS/PC DIREITO CONSTITUCIONAL AULA 6. Seção III DA CÂMARA DOS DEPUTADOS CURSO SOMAR CONCURSO INSS/PC DIREITO CONSTITUCIONAL AULA 6 Seção III DA CÂMARA DOS DEPUTADOS Art. 51. Compete privativamente à Câmara dos Deputados: I - autorizar, por dois terços de seus membros, a instauração

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Barbara Rosa Direito Constitucional Poder Executivo ATRIBUIÇÕES DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA - Nomear e exonerar os Ministros de Estado; - Exercer, com o auxílio dos Ministros de Estado, a direção superior

Leia mais

Direito. Constitucional. Poder Executivo

Direito. Constitucional. Poder Executivo Direito Constitucional Poder Executivo Art. 84, CF: Compete privativamente ao Presidente da República: I - nomear e exonerar os Ministros de Estado; II - exercer, com o auxílio dos Ministros de Estado,

Leia mais

PODER EXECUTIVO 1. PRINCÍPIOS

PODER EXECUTIVO 1. PRINCÍPIOS 1. PRINCÍPIOS Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Do Presidente e Vice-Presidente da República (Art. 076 a 083) Professor André Vieira Direito Constitucional Aula XX FORO POR PRERROGATIVA DE FUNÇÃO Autoridade Comum Responsabilidade

Leia mais

Aula 30. I - nomear e exonerar os Ministros de Estado; V - vetar projetos de lei, total ou parcialmente;

Aula 30. I - nomear e exonerar os Ministros de Estado; V - vetar projetos de lei, total ou parcialmente; Curso/Disciplina: Constitucional Aula: Constitucional - 30 Professor (a): Luis Alberto Monitor (a): Mônica Berçot El-Jaick Aula 30 PODER EXECUTIVO Competência privativa do Presidente da República. Art.

Leia mais

Dia do Profissional de T.I Regulamentação da profissão

Dia do Profissional de T.I Regulamentação da profissão Dia do Profissional de T.I Regulamentação da profissão Dia 19/10 é o dia do profissional de T.I e um dos assuntos que mais geram assunto nesse meio de trabalho é quanto à regulamentação da profissão. Muitas

Leia mais

DO PODER EXECUTIVO Seção I DO PRESIDENTE E DO VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA

DO PODER EXECUTIVO Seção I DO PRESIDENTE E DO VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA DO PODER EXECUTIVO Seção I DO PRESIDENTE E DO VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA Art. 76. O Poder Executivo é exercido pelo Presidente da República, auxiliado pelos Ministros de Estado. REQUISITOS PARA SER PRESIDENTE

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Executivo Presidente da República, Vice-Presidente da República e Ministros de Profª. Fabiana Coutinho - Poder Executivo Presidente da República, auxiliado por Ministros de

Leia mais

Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 49

Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 49 Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 49 Divisão de Poderes Poder Executivo O Poder Executivo é exercido pelo Chefe de Governo que, no Brasil, é o Presidente da República, sua

Leia mais

PODER LEGISLATIVO PODER LEGISLATIVO PODER LEGISLATIVO DIVISÃO DE FUNÇÕES ESTATAIS ORGANIZAÇÃO DOS PODERES ESTUDO DOS PODERES SEPARAÇÃO DE PODERES

PODER LEGISLATIVO PODER LEGISLATIVO PODER LEGISLATIVO DIVISÃO DE FUNÇÕES ESTATAIS ORGANIZAÇÃO DOS PODERES ESTUDO DOS PODERES SEPARAÇÃO DE PODERES ORGANIZAÇÃO DOS PODERES SEPARAÇÃO DE PODERES ART. 2.º,, DA CF/88: São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo,, o Executivo e o Judiciário rio. FUNÇÕES LEGISLATIVA EXECUTIVA

Leia mais

Legislação Específica

Legislação Específica Legislação Específica Constituição Estadual SP Do Poder Executivo Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Legislação Específica CONSTITUIÇÃO ESTADUAL SP DO PODER EXECUTIVO CAPÍTULO III

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 101, DE 2015

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 101, DE 2015 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 101, DE 2015 Modifica o art. 144 da Constituição Federal, para determinar que o Diretor-Geral da Polícia Federal tenha a designação de Delegado-Geral de Polícia Federal,

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Executivo Presidente da República, Vice-Presidente da República e Ministros de Estado Parte 1. Profª. Liz Rodrigues - Poder Executivo: responsável por administrar e implementar

Leia mais

Direito Constitucional II Profª Marianne Rios Martins

Direito Constitucional II Profª Marianne Rios Martins Direito Constitucional II Profª Marianne Rios Martins PRESIDENCIALISMO: - Adotado, geralmente, nas Repúblicas; - Presidente da República exerce as funções de chefe de Estado, chefe de Governo e Chefe da

Leia mais

Aula 03. Art. 76. O Poder Executivo é exercido pelo Presidente da República, auxiliado pelos Ministros de Estado.

Aula 03. Art. 76. O Poder Executivo é exercido pelo Presidente da República, auxiliado pelos Ministros de Estado. Turma e Ano: Separação dos Poderes / 2016 Matéria / Aula: Poder Executivo na Constituição / Aula 03 Professor: Marcelo Tavares Monitora: Kelly Silva Aula 03 Revisão sobre Presidencialismo e Parlamentarismo:

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Constitucional. Poder Executivo

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Constitucional. Poder Executivo CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER 1) ESAF Técnico Administrativo ANAC () Na atual Constituição Federal, em relação ao, julgue os itens abaixo classificando-os como certos ou errados. A seguir escolha a

Leia mais

COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A PROFERIR PARECER À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 77-A, DE 2003

COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A PROFERIR PARECER À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 77-A, DE 2003 COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A PROFERIR PARECER À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 77-A, DE 2003 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N o 77, DE 2014 Suprime o 5º do art. 14 e dá nova redação ao 1º do

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2015.

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2015. PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2015. (Do Sr. e outros) Institui o Sistema Semi-Presidencialista de Governo e dá outras providências. As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, nos

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Executivo Presidente da República, Vice-Presidente da República e Ministros de Estado Parte 2. Profª. Liz Rodrigues Art. 80, CF/88: Em caso de impedimento do Presidente e do

Leia mais

Aula 05. COMENTÁRIOS SOBRE AS QUESTÕES: OBS: as questões se encontram no material disponibilizado pelo Professor.

Aula 05. COMENTÁRIOS SOBRE AS QUESTÕES: OBS: as questões se encontram no material disponibilizado pelo Professor. Turma e Ano: Separação dos Poderes / 2016 Matéria / Aula: Poder Executivo Exercícios / Aula 05 Professor: Marcelo Tavares Monitora: Kelly Silva Aula 05 COMENTÁRIOS SOBRE AS QUESTÕES: OBS: as questões se

Leia mais

Espécies de Direitos e Garantias Fundamentais. Da nacionalidade (art. 12 ao 13)

Espécies de Direitos e Garantias Fundamentais. Da nacionalidade (art. 12 ao 13) DIREITO CONSTITUCIONAL Professor: Mateus Silveira e Fabrício Aita 1. DIREITOS FUNDAMENTAIS Na Constituição Federal os Direitos e Garantias fundamentais são de 5 espécies e estão organizados e distribuídos

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL PODER EXECUTIVO

DIREITO CONSTITUCIONAL PODER EXECUTIVO DIREITO CONSTITUCIONAL PODER EXECUTIVO Atualizado em 09/11/2015 PODER EXECUTIVO Forma de governo de que modo o poder é instituído e como se dá a relação entre governantes e governados: República; Monarquia

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL PROFESSOR FLAVIO RAMON

DIREITO CONSTITUCIONAL PROFESSOR FLAVIO RAMON CAPÍTULO II DO PODER EXECUTIVO Seção I Do Presidente e do Vice-Presidente da República Art. 76. O Poder Executivo é exercido pelo Presidente da República, auxiliado pelos Ministros de Estado. Art. 77.

Leia mais

PL 5067/2013 Projeto de Lei

PL 5067/2013 Projeto de Lei 12/04/13 www.camara.gov.br/proposicoesweb/prop_imp;jsessionid=f66e02bac3417967e5e41feadaa60664.node2?idproposicao=565874&ord=1&tp=reduzida PL 5067/2013 Projeto de Lei Identificação da Proposição Autor

Leia mais

Direito Constitucional TCM/RJ 4ª fase

Direito Constitucional TCM/RJ 4ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Constitucional TCM/RJ 4ª fase Período 2015-2016 1) FCC Técnico Administrativo CNMP (2015) Com relação à organização do Poder Legislativo a Constituição Federal

Leia mais

Aula 04. Turma e Ano: Separação dos Poderes / 2016 Matéria / Aula: Poder Executivo Parte II / Aula 04 Professor: Marcelo Tavares Monitora: Kelly Silva

Aula 04. Turma e Ano: Separação dos Poderes / 2016 Matéria / Aula: Poder Executivo Parte II / Aula 04 Professor: Marcelo Tavares Monitora: Kelly Silva Turma e Ano: Separação dos Poderes / 2016 Matéria / Aula: Poder Executivo Parte II / Aula 04 Professor: Marcelo Tavares Monitora: Kelly Silva Aula 04 Características do Presidencialismo: O Presidente acumula

Leia mais

SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA COMISSÃO ESPECIAL À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 20-A, DE 1995.

SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA COMISSÃO ESPECIAL À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 20-A, DE 1995. COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A PROFERIR PARECER À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 20-A, DE 1995, QUE ESTABELECE O PARLAMENTARISMO (PARLAMENTARISMO). SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA COMISSÃO ESPECIAL À PROPOSTA

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Sistemas Eleitorais Sistema Majoritário e Sistema Proporcional. Prof. Roberto Moreira de Almeida

DIREITO ELEITORAL. Sistemas Eleitorais Sistema Majoritário e Sistema Proporcional. Prof. Roberto Moreira de Almeida DIREITO ELEITORAL Sistemas Eleitorais Sistema Majoritário e Sistema Proporcional Prof. Roberto Moreira de Almeida SISTEMAS ELEITORAIS Conceito Sistema Majoritário e Sistema Proporcional O conjunto de técnicas

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Prof. Alexandre Demidoff Art. 46. O compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário. 1º - Cada Estado e o

Leia mais

Porém, no caso de afastamento do Presidente, seriam convocadas eleições indiretas (apenas os parlamentares votariam).

Porém, no caso de afastamento do Presidente, seriam convocadas eleições indiretas (apenas os parlamentares votariam). Indiretas Já! Como assim? Indiretas Já? O texto está errado? Não, infelizmente não. Com as recentes descobertas da operação Lava Jato que apontam a realização de crime comum pelo Presidente da República,

Leia mais

PODER EXECUTIVO (art. 76 a 91, CRFB/88)

PODER EXECUTIVO (art. 76 a 91, CRFB/88) PODER EXECUTIVO PODER EXECUTIVO (art. 76 a 91, CRFB/88) Sistema de Governo Presidencialista Junção das funções de Chefe de Estado e Chefe de Governo É exercido, no âmbito federal, desde 1891, pelo Presidente

Leia mais

Direito Constitucional II

Direito Constitucional II UNAMA Universidade da Amazônia CESA Centro de Estudos Sociais Aplicados Apostila Curso de Direito Direito Constitucional II Un. III Poder Executivo Prof. Paulo Mauricio Sales Cardoso Belém - 2006 DIREITO

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Poder Legislativo: Funções Típicas e Atípicas / Congresso Nacional Professora Kerolinne Barboza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional PODER LEGISLATIVO: FUNÇÕES TÍPICAS

Leia mais

Uma Emenda Constitucional é promulgada pela mesa da Câmara e pela mesa do Senado pelo respectivo número de ordem.

Uma Emenda Constitucional é promulgada pela mesa da Câmara e pela mesa do Senado pelo respectivo número de ordem. OAB MODULAR I - REPETIÇÃO Disciplina: Direito Constitucional Prof. Erival Oliveira Data: 20/08/2009 Aula nº 05 e 06 TEMAS TRATADOS EM AULA AULA 05 PECULIARIDADES DO PODER LEGISLATIVO: 1. MESAS: As mesas

Leia mais

CONSTITUIÇÃO ESTADUAL DO RS DA ORGANIZAÇÃO DOS PODERES (Executivo, Legislativo e Judiciário) PROFESSOR MATEUS SILVEIRA

CONSTITUIÇÃO ESTADUAL DO RS DA ORGANIZAÇÃO DOS PODERES (Executivo, Legislativo e Judiciário) PROFESSOR MATEUS SILVEIRA CONSTITUIÇÃO ESTADUAL DO RS DA ORGANIZAÇÃO DOS PODERES (Executivo, Legislativo e Judiciário) PROFESSOR MATEUS SILVEIRA Professor Mateus Silveira Fanpage Facebook: @professormateussilveira Instagram: @professormateussilveira

Leia mais

FRANCION SANTOS DA SILVA DIREITO CONSTITUCIONAL

FRANCION SANTOS DA SILVA DIREITO CONSTITUCIONAL FRANCION SANTOS DA SILVA DIREITO CONSTITUCIONAL 1. (CONSULPLAN 2017 TJ/MG - Titular de Serviços de Notas e de Registros - Remoção) Sobre a competência legislativa, assinale a alternativa correta: a) À

Leia mais

Aula 16 Blocos 1 e 2 Poder Executivo Parte 1

Aula 16 Blocos 1 e 2 Poder Executivo Parte 1 Resolução de 1.000 Questões Direito Constitucional Aula 16 Blocos 1 e 2 Poder Executivo Parte 1 Estrutura do Curso 20 aulas com 50 questões cada; Questões de 2012 a 2018; Aulas em vídeo e questões trabalhadas

Leia mais

COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A DAR PARECER ÀS PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO RELACIONADAS À REFORMA POLÍTICA (PEC 182, DE 2007, E APENSADAS)

COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A DAR PARECER ÀS PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO RELACIONADAS À REFORMA POLÍTICA (PEC 182, DE 2007, E APENSADAS) COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A DAR PARECER ÀS PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO RELACIONADAS À REFORMA POLÍTICA (PEC 182, DE 2007, E APENSADAS) SUBSTITUTIVO À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N o 14,

Leia mais

Aula 28 PODER EXECUTIVO

Aula 28 PODER EXECUTIVO Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Aula: Poder Executivo 28 Professor (a): Marcelo Tavares Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 28 PODER EXECUTIVO 1. Introdução. O Poder

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Profª. Liz Rodrigues - : composto por representantes dos Estados (26) e do Distrito Federal, eleitos pelo sistema majoritário. Cada ente elege três senadores. -

Leia mais

Papéis dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. O art. 224 do Código Eleitoral dispõe:

Papéis dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. O art. 224 do Código Eleitoral dispõe: Sistemas Eleitorais Voto e Eleições A expressão "sistema eleitoral" designa o modo, os instrumentos e os mecanismos empregados nos países de organização política democrática para constituir seus Poderes

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Diplomação dos Eleitos. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Diplomação dos Eleitos. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Serão eleitos os candidatos a Presidente da República e a Governador de Estado e do Distrito Federal, aqueles que obtiverem a maioria de votos, não

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional ... Questão 65 - Simulado nº 2 Gabarito: D. A questão pede a alternativa errada. d) no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular,

Leia mais

DA ORGANIZAÇÃO DOS PODERES PODER EXECUTIVO & PODER LEGISLATIVO

DA ORGANIZAÇÃO DOS PODERES PODER EXECUTIVO & PODER LEGISLATIVO DA ORGANIZAÇÃO DOS PODERES PODER EXECUTIVO & PODER LEGISLATIVO 1 PODER EXECUTIVO É a função estatal que envolve a prática de atos chefia do Estado, atos de Governo, além da condução da Administração Pública

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL SEFAZ DIREITO CONSTITUCIONAL Das Atribuições do Congresso Nacional Prof. Ubirajara Martell www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DAS ATRIBUIÇÕES DO CONGRESSO NACIONAL Seção II DAS ATRIBUIÇÕES

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Executivo Responsabilidade do Presidente da República e Lei nº 1.079 de 1950 (Crimes de Responsabilidade) Parte 2. Profª. Liz Rodrigues - Além do PR, podem ser processados

Leia mais

300 Questões Comentadas do Poder Executivo

300 Questões Comentadas do Poder Executivo Questões Comentadas do Poder Executivo 1 APOSTILA AMOSTRA Para adquirir a apostila de Questões Comentadas acesse o site: www.odiferencialconcursos.com.br S U M Á R I O Apresentação...3 Questões...4 Respostas...82

Leia mais

Apresentação. Freire Neto

Apresentação. Freire Neto Bem vindos!!! Apresentação Freire Neto freire.rapaduracultural@gmail.com 984151051 Não precisa ser fácil, basta ser possível. Quem é você? Quem é você? X Parceria... Questão 3 Fortaleza - Ce Regional

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL 01. (TRF da 2ª Região/Técnico Judiciário/2007) Mirian exerce o cargo efetivo de professora de ensino médio da rede pública estadual de ensino, atividade esta que sempre desempenhou

Leia mais

Poder Legislativo (continuação) Prof. ª Bruna Vieira

Poder Legislativo (continuação) Prof. ª Bruna Vieira Poder Legislativo (continuação) Prof. ª Bruna Vieira Competências exclusivas do Congresso Nacional (art. 49 da CF): I - resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem

Leia mais

ARGUMENTO º ANO E.M. A B C D E ATUALIDADES

ARGUMENTO º ANO E.M. A B C D E ATUALIDADES ARGUMENTO 2017 1º ANO E.M. A B C D E ATUALIDADES República Federativa do Brasil ASPECTOS DA ESTRUTURA POLÍTICO- CONSTITUCIONAL DO ESTADO BRASILEIRO. REPÚBLICA - forma de governo em que o Chefe de Estado

Leia mais

c) não comporta, em hipótese alguma, delegação interna corporis.

c) não comporta, em hipótese alguma, delegação interna corporis. 80 QUESTÕES 1.(FCC TCM-BA PROCUADOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO ESPECIAL DE CONTAS) O exercício de atribuições normativas pelo chefe do Poder Executivo, nos termos da Constituição da República, a) compreende,

Leia mais

300 Questões Comentadas do Poder Executivo

300 Questões Comentadas do Poder Executivo 1 APOSTILA AMOSTRA Para adquirir a apostila de 300 Questões Comentadas acesse o site: www.odiferencialconcursos.com.br S U M Á R I O Apresentação...3 Questões...4 Respostas...82 Bibliografia...132 2 APRESENTAÇÃO

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Das Atribuições do Congresso Nacional (Art. 048 a 050) Professor André Vieira Direito Constitucional Aula XX Seção II DAS ATRIBUIÇÕES DO CONGRESSO NACIONAL Art. 48. Cabe ao Congresso

Leia mais

Direito Constitucional Questões Aula 6 Prof. André Vieira

Direito Constitucional Questões Aula 6 Prof. André Vieira Escrivão de Polícia Direito Constitucional Questões Aula 6 Prof. André Vieira Direito Constitucional 1. O número de deputados a serem eleitos em cada estado ou território e no DF é estabelecido, proporcionalmente

Leia mais

Aula 04 EXERCÍCIOS. Nos termos do artigo 89 do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965): Art. 89. Serão registrados:

Aula 04 EXERCÍCIOS. Nos termos do artigo 89 do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965): Art. 89. Serão registrados: Curso/Disciplina: Direito Eleitoral Aula: Direito Eleitoral - Exercícios 04 Professor : André Marinho Monitor : Virgilio Aula 04 EXERCÍCIOS 1. Questões. Comentários Questão 8 (correta - E) Nos termos do

Leia mais

PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES

PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES ELEIÇÕES 2018 PRESIDENTE (04 anos) 1 reeleição GOVERNADOR (04 anos) 1 reeleição SENADOR (08 anos) sem limite DEPUTADO FEDERAL (04 anos) sem limite DEPUTADO ESTADUAL/DISTRITAL (04 anos) sem limite PRINCIPAIS

Leia mais

Aula 07 Direito Constitucional p/ IBAMA (Analista Ambiental) - Com videoaulas

Aula 07 Direito Constitucional p/ IBAMA (Analista Ambiental) - Com videoaulas Aula 07 (Analista Ambiental) - Com videoaulas Professores: Nádia Carolina, Ricardo Vale AULA 07: DIREITO CONSTITUCIONAL 0 Sumário Poder Executivo... 1 1- Funções do Poder Executivo:... 1 2- Presidencialismo

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N.º, DE 2016

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N.º, DE 2016 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N.º, DE 2016 (Do Sr. BETO ROSADO e outros) Institui o sistema de governo parlamentarista e dá outras providências. As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal,

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL SEFAZ DIREITO CONSTITUCIONAL Dos Deputados e dos Senadores Prof. Ubirajara Martell www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DOS DEPUTADOS E DOS SENADORES Seção V DOS DEPUTADOS E DOS SENADORES

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Câmara dos Deputados CEFOR/DRH Eleições de Deputados Federais e Senadores Pressupostos de Elegibilidade Requisitos para a candidatura dos Deputados Federais: Brasileiro nato ou naturalizado

Leia mais

Direito Constitucional SESSÃO DA TARDE ESPECIAL COM A PROFESSORA BRUNA VIEIRA

Direito Constitucional SESSÃO DA TARDE ESPECIAL COM A PROFESSORA BRUNA VIEIRA Direito Constitucional SESSÃO DA TARDE ESPECIAL COM A PROFESSORA BRUNA VIEIRA 1 DICAS DE CONSTITUCIONAL PARA O EXAME DE ORDEM Prof. ª Bruna Vieira ATENÇÃO!! * A doutrina constitucional majoritária e a

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Constitucional TRF CERT 1ª FASE. Período:

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Constitucional TRF CERT 1ª FASE. Período: CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Poder Executivo e Poder Legislativo TRF CERT 1ª FASE Período: 2010 2016 Sumário Princípios Fundamentais da Constituição... 3 Congresso Nacional... 3 Atribuições do Congresso

Leia mais

Democracia e Sistema Eleitoral Brasileiro

Democracia e Sistema Eleitoral Brasileiro Democracia e Sistema Eleitoral Brasileiro A democracia que conhecemos atualmente é um sistema político e governamental em que os cargos políticos são definidos através do voto. O seu oposto é a ditadura,

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO nº, DE (Do Sr. RODRIGO GARCIA E OUTROS)

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO nº, DE (Do Sr. RODRIGO GARCIA E OUTROS) PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO nº, DE 2018. (Do Sr. RODRIGO GARCIA E OUTROS) Acrescenta parágrafo único ao art. 80 da Constituição Federal para dispor que, dentro dos 06 (seis) meses anteriores ao pleito,

Leia mais

Direito Constitucional -Poder Legislativo- Profº. Cleiton Coutinho

Direito Constitucional -Poder Legislativo- Profº. Cleiton Coutinho Direito Constitucional -Poder Legislativo- Profº. Cleiton Coutinho 01. Quanto ao Congresso Nacional, considere: I. O número total de Deputados, bem como a representação por Estado e pelo Distrito Federal,

Leia mais

Quadro Sinótico Competência por Prerrogativa de Função

Quadro Sinótico Competência por Prerrogativa de Função 2016 Quadro Sinótico Competência por Prerrogativa de Função Lucas Rodrigues de Ávila Prova da Ordem 2016 O que é competência por prerrogativa de função? "Um dos critérios determinadores da competência

Leia mais

Concurseiros Unidos MAIOR RATEIO de MATERIAIS. Aula 06. Noções de Direito Constitucional p/ INSS - Técnico do Seguro Social - Com videoaulas

Concurseiros Unidos MAIOR RATEIO de MATERIAIS. Aula 06. Noções de Direito Constitucional p/ INSS - Técnico do Seguro Social - Com videoaulas Aula 06 Noções de - Técnico do Seguro Social - Com videoaulas - 2016 Professores: Nádia Carolina, Ricardo Vale AULA 06: DIREITO CONSTITUCIONAL 0 Sumário: Poder Executivo... 1 1- Funções do Poder Executivo:...

Leia mais

INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS DIREITO CONSTITUCIONAL PROF. LEO VAN HOLTHE Aula 19

INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS DIREITO CONSTITUCIONAL PROF. LEO VAN HOLTHE Aula 19 INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS DIREITO CONSTITUCIONAL PROF. LEO VAN HOLTHE Aula 19 Pontos do edital enfrentados neste material: Poder Executivo (arts. 76 a 91) e Poder Judiciário (Disposições

Leia mais

INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS DIREITO CONSTITUCIONAL PROF. LEO VAN HOLTHE Aula 19

INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS DIREITO CONSTITUCIONAL PROF. LEO VAN HOLTHE Aula 19 INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS DIREITO CONSTITUCIONAL PROF. LEO VAN HOLTHE Aula 19 Pontos do edital enfrentados neste material: Poder Executivo (arts. 76 a 91) e Poder Judiciário (arts.

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL AULA DEMONSTRATIVA TJPE

DIREITO CONSTITUCIONAL AULA DEMONSTRATIVA TJPE DIREITO CONSTITUCIONAL AULA DEMONSTRATIVA TJPE Prof. Jean Pitter BANCA: IBFC INFORMAÇÕES GERAIS DO CONCURSO CARGOS: Técnico (60 vagas) e Analista (49 vagas) INSCRIÇÕES: 24 de julho a 24 de agosto. Valores:

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Executivo Presidente da República, Vice-Presidente da República e Ministros de Estado Parte 4. Profª. Liz Rodrigues - Atribuições do Presidente da República: todas são privativas

Leia mais

Direito Constitucional TJ/RJ Prof. Carlos Andrade

Direito Constitucional TJ/RJ Prof. Carlos Andrade Direito Constitucional TJ/RJ Prof. Carlos Andrade 19. Segundo a Constituição Federal, os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional,

Leia mais

Direito Constitucional Questões Aula 8 Prof. André Vieira

Direito Constitucional Questões Aula 8 Prof. André Vieira Técnico Legislativo Direito Constitucional Questões Aula 8 Prof. André Vieira Direito Constitucional 1. Por iniciativa de deputado federal, tramitou e foi aprovado, no CN, projeto de lei que trata de

Leia mais

Noções de Estado. Organização da Federação e Poderes do Estado

Noções de Estado. Organização da Federação e Poderes do Estado Noções de Estado Noções de Estado Organização da Federação e Poderes do Estado Estado É a sociedade política e juridicamente organizada, dotada de soberania, dentro de um território, sob um governo, para

Leia mais

FRANCION SANTOS DIREITO CONSTITUCIONAL

FRANCION SANTOS DIREITO CONSTITUCIONAL FRANCION SANTOS DIREITO CONSTITUCIONAL 1. (CESPE 2017 TCE/PE - Analista de Gestão - Julgamento) Acerca dos princípios fundamentais e dos direitos e deveres individuais e coletivos, julgue o item a seguir.

Leia mais

Divisão de Poderes. Poder Executivo

Divisão de Poderes. Poder Executivo Divisão de Poderes Poder Executivo O Poder Executivo é exercido pelo Chefe de Governo que, no Brasil, é o Presidente da República, sua função é governar e administrar o Estado, mas em âmbito federal pode

Leia mais

ISMAEL NORONHA REGIMENTO INTERNO STM

ISMAEL NORONHA REGIMENTO INTERNO STM ISMAEL NORONHA REGIMENTO INTERNO STM DA COMPOSIÇÃO E COMPETÊNCIA DA COMPOSIÇÃO DO TRIBUNAL Art. 2º O Tribunal, com sede na Capital Federal e jurisdição em todo o território nacional, compõe-se de 15 Ministros

Leia mais

Processo Legislativo I. Prof. ª Bruna Vieira

Processo Legislativo I. Prof. ª Bruna Vieira Processo Legislativo I Prof. ª Bruna Vieira 1. Processo legislativo (art. 59 ao 69 da CF) É o procedimento formal que deve ser seguido pelos órgãos e pessoas que têm a função de elaborar as normas jurídicas,

Leia mais

Lei complementar nº 35,

Lei complementar nº 35, Lei complementar nº 35, de 14 de março de 1979 Dispõe sobre a Lei Orgânica da Magistratura Nacional O PRESIDENTE DA REPÚBLICA: Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei Complementar:

Leia mais

Processo Legislativo II. Prof. ª Bruna Vieira

Processo Legislativo II. Prof. ª Bruna Vieira Processo Legislativo II Prof. ª Bruna Vieira 1.4. Espécies normativas (art. 59 da CF) a) emendas à Constituição b) leis complementares c) leis ordinárias d) leis delegadas e) medidas provisórias f) decretos

Leia mais

NÚCLEO PREPARATÓRIO PARA EXAME DE ORDEM PODER LEGISLATIVO

NÚCLEO PREPARATÓRIO PARA EXAME DE ORDEM PODER LEGISLATIVO PODER LEGISLATIVO CÂMARA CONGRESSO NACIONAL SENADO LEGISLATURA 4 ANOS REPRESENTANTES POVO CÂMARA SISTEMA PROPORCIONAL Nº DEPUTADOS MÍN. 8 / MAX. 70 TERRITÓRIOS 4 DEPUTADOS SISTEMA MAJORITÁRIO SENADO 3

Leia mais

Legislação da Justiça Militar

Legislação da Justiça Militar Legislação da Justiça Militar Regimento Interno do STM Professora Karina Jaques Art. 1º Este Regimento estabelece a composição e a competência dos órgãos do Superior Tribunal Militar, regula o processo

Leia mais

1. Acerca dos direitos fundamentais e do conceito e da classificação das constituições, julgue os itens a seguir.

1. Acerca dos direitos fundamentais e do conceito e da classificação das constituições, julgue os itens a seguir. Direito Constitucional- prof. Priscila Pivatto 1. Acerca dos direitos fundamentais e do conceito e da classificação das constituições, julgue os itens a seguir. Os direitos fundamentais têm o condão de

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Congresso Nacional Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Congresso Nacional: composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, desenvolve suas atividades ao longo

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Constitucional. Poder Legislativo

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Constitucional. Poder Legislativo CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER 1) CESPE Analista Judiciário TRE PI () A respeito do e da fiscalização contábil, financeira e orçamentária, assinale a opção correta. a) Se determinada comissão parlamentar

Leia mais

Simulado D. Constitucional - Câmara dos Deputados

Simulado D. Constitucional - Câmara dos Deputados Simulado D. Constitucional - Câmara dos Deputados - 2012 Fala pessoal, tudo bem com vocês?! Prontos para gabaritar a prova da Câmara dos Deputados? Espero que sim... Tenham confiança! A vitória se aproxima.

Leia mais

Nacionalidade. Prof. ª Bruna Vieira

Nacionalidade. Prof. ª Bruna Vieira Nacionalidade Prof. ª Bruna Vieira 1. Nacionalidade (art. 12 da CF) É o vínculo de natureza jurídica e política que integra o indivíduo a um determinado Estado. Após isso, o sujeito passa a fazer parte

Leia mais

Aula 06 PODER LEGISLATIVO DA UNIÃO

Aula 06 PODER LEGISLATIVO DA UNIÃO Turma e Ano: Separação dos Poderes / 2016 Matéria / Aula: Poder Legislativo I (Parte I) / Aula 06 Professor: Marcelo Tavares Monitora: Kelly Silva Aula 06 PODER LEGISLATIVO DA UNIÃO O Congresso é o órgão

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL PROF. DRA. VÂNIA HACK DE ALMEIDA

DIREITO CONSTITUCIONAL PROF. DRA. VÂNIA HACK DE ALMEIDA 1 DIREITO CONSTITUCIONAL PONTO 1: PODER EXECUTIVO E AÇÕES CONSTITUCIONAIS PONTO 2: a) ATRIBUIÇÕES E PRERROGATIVAS DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA b) REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS (MS, HD, AÇÃO POPULAR) PODER EXECUTIVO:

Leia mais

PODER LEGISLATIVO ESTATUTO DO CONGRESSISTA. Direito Constitucional II Profª Marianne Rios Martins

PODER LEGISLATIVO ESTATUTO DO CONGRESSISTA. Direito Constitucional II Profª Marianne Rios Martins ESTATUTO DO CONGRESSISTA Direito Constitucional II Profª Marianne Rios Martins Imunidades materiais consiste na subtração da responsabilidade penal, civil (não implica em qualquer responsabilização por

Leia mais