Direito Constitucional -Poder Legislativo- Profº. Cleiton Coutinho

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Direito Constitucional -Poder Legislativo- Profº. Cleiton Coutinho"

Transcrição

1 Direito Constitucional -Poder Legislativo- Profº. Cleiton Coutinho

2 01. Quanto ao Congresso Nacional, considere: I. O número total de Deputados, bem como a representação por Estado e pelo Distrito Federal, será estabelecido por lei complementar, proporcionalmente à população, procedendo-se aos ajustes necessários, no ano anterior às eleições, para que nenhuma daquelas unidades da Federação tenha menos de oito ou mais de setenta Deputados. II. O Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário.

3 III. Cada Estado e o Distrito Federal elegerão quatro Senadores, com mandato de oito anos. IV. Cada Senador será eleito com três suplentes. É correto o que consta APENAS em (A) I, II e III. (B) II e III. (C) I e II. (D) I, III e IV. (E) III e IV.

4 02. Na composição do Congresso Nacional, a representação é do povo, pelo a) princípio majoritário, na Câmara dos Deputados; no Senado Federal, a representação é dos Estados e do Distrito Federal, pelo sistema proporcional. b) sistema proporcional, na Câmara dos Deputados; no Senado Federal, a representação é dos Estados e do Distrito Federal, pelo sistema majoritário. c) sistema proporcional, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, por ser o Brasil uma República Federativa.

5 d) princípio majoritário, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, por ser o Brasil uma República Federativa. e) sistema proporcional, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, porque o princípio majoritário só é usado na escolha dos membros das Assembléias Legislativas Estaduais.

6 03. É correto afirmar que a) o Poder Legislativo nacional é exercido pelos Deputados e pelos Senadores. b) o Congresso Nacional se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. c) o Senado compõe-se de representantes do povo, com mandato de oito anos. d) a Câmara dos Deputados compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, com mandato de quatro anos. e) o Congresso Nacional se compõe dos Deputados e dos Senadores.

7 04. Compete privativamente ao Senado Federal: (A) Aprovar, previamente, a alienação ou concessão de terras públicas com área superior a dois mil e quinhentos hectares. (B) Proceder a tomada de contas do Presidente da República, quando não apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa. (C) Autorizar o Presidente e o Vice-Presidente da República a se ausentarem do País, quando a ausência exceder a quinze dias.

8 (D) Apreciar os atos de concessão e renovação de concessão de emissoras de rádio e televisão. (E) Aprovar previamente, por voto secreto, após argüição em sessão secreta, a escolha dos chefes de missão diplomática de caráter permanente.

9 05. Cabe ao Congresso Nacional, de regra, com a sanção do Presidente da República, dispor sobre todas as matérias de competência da União e dentre outras, especialmente sobre (A) montante da dívida mobiliária dos Estados e do Distrito Federal. (B)) operações de crédito, dívida pública e emissões de cunho forçado.

10 (C) criação e extinção de órgãos públicos superiores federais e estaduais. (D) bens do domínio da União, Estados e Distrito Federal. (E) incorporação de área de Municípios, ouvidas as Câmaras Municipais.

11 06. Dentre as atribuições do Congresso Nacional, é também de sua competência exclusiva (A) sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegação legislativa. (B) eleger os membros do Conselho da República quanto à escolha de seis cidadãos brasileiros natos.

12 (C) autorizar operações externas de natureza financeira, de interesse da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e Municípios. (D) dispor sobre limites e condições para a concessão de garantia da União em operações de crédito externo e interno. (E) suspender a execução, no todo ou em parte, de lei declarada inconstitucional por decisão definitiva do Supremo Tribunal Federal.

13 07. Analise: I. Autorizar, por dois terços de seus membros, a instauração de processo contra o Presidente e o Vice- Presidente da República e os Ministros de Estado. II. Dispor sobre limites e condições para a concessão de garantia da União em operações de crédito externo e interno. III. Apreciar os atos de concessão e renovação de concessão de emissoras de rádio e televisão. IV. Aprovar previamente, por voto secreto, após argüição pública, a escolha do Presidente e Diretores do Banco Central.

14 Tais assertivas estão respectivamente relacionadas às competências privativas (A) da Câmara dos Deputados, da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do Congresso Nacional. (B) do Senado Federal, do Congresso Nacional, do Congresso Nacional e da Câmara dos Deputados. (C) do Congresso Nacional, da Câmara dos Deputados, da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

15 (D) do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e da Câmara dos Deputados. (E) da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, do Congresso Nacional e do Senado Federal.

16 08. Compete privativamente à Câmara dos Deputados (A) proceder à tomada de contas do Presidente da República, quando não apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa. (B) aprovar previamente, por voto secreto, após argüição pública, a escolha de Ministros do Tribunal de Contas da União indicados pelo Presidente da República. (C) aprovar previamente, por voto secreto, após argüição em sessão secreta, a escolha dos chefes de missão diplomática de caráter permanente.

17 (D) autorizar operações externas de natureza financeira, de interesse da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios. (E) fixar, por proposta do Presidente da República, limites globais para o montante da dívida consolidada da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

18 09. Considere as afirmações abaixo. I - A imunidade dos deputados federais e senadores somente se aplica em matéria penal. II - Os vereadores não gozam de imunidade processual. III - A imunidade dos deputados federais e senadores somente se aplica às opiniões e palavras proferidas no recinto do Congresso Nacional.

19 IV - Após a diplomação, os deputados federais e senadores serão processados penalmente pelo Supremo Tribunal Federal, após prévia autorização da respectiva casa legislativa. Estão corretas a) I, II, III e IV. b) apenas II, III e IV. c) apenas III e IV. d) apenas III. e) apenas II.

20 10. As imunidades parlamentares material e formal constituem garantia significativa para o exercício do mandato concedido pelo povo aos integrantes do Poder Legislativo. a) As imunidades podem ser objeto de renúncia. b) A imunidade parlamentar material obsta a propositura de ação penal ou indenizatória contra o membro do Poder Legislativo pelas opiniões, palavras e votos que proferir e exige relação de pertinência com o exercício da função.

21 c) A imunidade parlamentar formal somente garante ao integrante do Poder Legislativo a impossibilidade de ser ou de permanecer preso. d) A imunidade parlamentar material será aplicável somente nos casos em que a manifestação do pensamento ocorrer dentro do recinto legislativo.

22 11. Os Deputados e os Senadores NÃO poderão, desde a expedição do diploma: (A) ser diretores de empresa que goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurídica de direito público. (B) ser proprietários de empresa que goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurídica de direito público, ou nela exercer função remunerada.

23 (C) firmar ou manter contrato com pessoa jurídica de direito público, salvo quando o contrato obedecer a cláusulas uniformes. (D) patrocinar causa em que seja interessada pessoa jurídica de direito público. (E) ser titulares de mais de um cargo ou mandato público eletivo.

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Poder Legislativo: Funções Típicas e Atípicas / Congresso Nacional Professora Kerolinne Barboza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional PODER LEGISLATIVO: FUNÇÕES TÍPICAS

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Prof. Alexandre Demidoff Art. 46. O compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário. 1º - Cada Estado e o

Leia mais

NÚCLEO PREPARATÓRIO PARA EXAME DE ORDEM PODER LEGISLATIVO

NÚCLEO PREPARATÓRIO PARA EXAME DE ORDEM PODER LEGISLATIVO PODER LEGISLATIVO CÂMARA CONGRESSO NACIONAL SENADO LEGISLATURA 4 ANOS REPRESENTANTES POVO CÂMARA SISTEMA PROPORCIONAL Nº DEPUTADOS MÍN. 8 / MAX. 70 TERRITÓRIOS 4 DEPUTADOS SISTEMA MAJORITÁRIO SENADO 3

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Das Atribuições do Congresso Nacional (Art. 048 a 050) Professor André Vieira Direito Constitucional Aula XX Seção II DAS ATRIBUIÇÕES DO CONGRESSO NACIONAL Art. 48. Cabe ao Congresso

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL SEFAZ DIREITO CONSTITUCIONAL Das Atribuições do Congresso Nacional Prof. Ubirajara Martell www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DAS ATRIBUIÇÕES DO CONGRESSO NACIONAL Seção II DAS ATRIBUIÇÕES

Leia mais

Direito Constitucional Questões Aula 6 Prof. André Vieira

Direito Constitucional Questões Aula 6 Prof. André Vieira Escrivão de Polícia Direito Constitucional Questões Aula 6 Prof. André Vieira Direito Constitucional 1. O número de deputados a serem eleitos em cada estado ou território e no DF é estabelecido, proporcionalmente

Leia mais

PODER LEGISLATIVO.

PODER LEGISLATIVO. PODER LEGISLATIVO www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. ESTRUTURA DO PODER LEGISLATIVO... 4 2. CONGRESSO NACIONAL...7 3. CÂMARA DOS DEPUTADOS...11 Eleições para Deputado Federal... 11 Mandato...12 Requisitos

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL II

DIREITO CONSTITUCIONAL II DIREITO CONSTITUCIONAL II Separação dos Poderes Poder legislativo ORGANIZAÇÃO DO ESTADO Estado - elementos: Povo Território Poder 2 Forma de Estado: unitário (estado simples) e federal federação (estado

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Profª. Liz Rodrigues - : composto por representantes dos Estados (26) e do Distrito Federal, eleitos pelo sistema majoritário. Cada ente elege três senadores. -

Leia mais

Direito Constitucional TJ/RJ Prof. Carlos Andrade

Direito Constitucional TJ/RJ Prof. Carlos Andrade Direito Constitucional TJ/RJ Prof. Carlos Andrade 19. Segundo a Constituição Federal, os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional,

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL SEFAZ DIREITO CONSTITUCIONAL Dos Deputados e dos Senadores Prof. Ubirajara Martell www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DOS DEPUTADOS E DOS SENADORES Seção V DOS DEPUTADOS E DOS SENADORES

Leia mais

Art. 44. O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se. eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território e no

Art. 44. O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se. eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território e no Art. 44. O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Parágrafo único. Cada legislatura terá a duração de quatro anos. Art. 45. A Câmara

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL AULA DEMONSTRATIVA TJPE

DIREITO CONSTITUCIONAL AULA DEMONSTRATIVA TJPE DIREITO CONSTITUCIONAL AULA DEMONSTRATIVA TJPE Prof. Jean Pitter BANCA: IBFC INFORMAÇÕES GERAIS DO CONCURSO CARGOS: Técnico (60 vagas) e Analista (49 vagas) INSCRIÇÕES: 24 de julho a 24 de agosto. Valores:

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL 01. (TRF da 2ª Região/Técnico Judiciário/2007) Mirian exerce o cargo efetivo de professora de ensino médio da rede pública estadual de ensino, atividade esta que sempre desempenhou

Leia mais

PODER LEGISLATIVO ESTATUTO DO CONGRESSISTA. Direito Constitucional II Profª Marianne Rios Martins

PODER LEGISLATIVO ESTATUTO DO CONGRESSISTA. Direito Constitucional II Profª Marianne Rios Martins ESTATUTO DO CONGRESSISTA Direito Constitucional II Profª Marianne Rios Martins Imunidades materiais consiste na subtração da responsabilidade penal, civil (não implica em qualquer responsabilização por

Leia mais

ARGUMENTO º ANO E.M. A B C D E ATUALIDADES

ARGUMENTO º ANO E.M. A B C D E ATUALIDADES ARGUMENTO 2017 1º ANO E.M. A B C D E ATUALIDADES República Federativa do Brasil ASPECTOS DA ESTRUTURA POLÍTICO- CONSTITUCIONAL DO ESTADO BRASILEIRO. REPÚBLICA - forma de governo em que o Chefe de Estado

Leia mais

Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 49

Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 49 Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 49 Divisão de Poderes Poder Executivo O Poder Executivo é exercido pelo Chefe de Governo que, no Brasil, é o Presidente da República, sua

Leia mais

Direito Constitucional TCM/RJ 4ª fase

Direito Constitucional TCM/RJ 4ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Constitucional TCM/RJ 4ª fase Período 2015-2016 1) FCC Técnico Administrativo CNMP (2015) Com relação à organização do Poder Legislativo a Constituição Federal

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Parte 5 Prof. Alexandre Demidoff Imunidade formal relativa a sustação do processo Art. 53. 4º O pedido de sustação será apreciado pela Casa respectiva no prazo

Leia mais

PODER LEGISLATIVO ( Art. 44 a 57 da CF)

PODER LEGISLATIVO ( Art. 44 a 57 da CF) PODER LEGISLATIVO ( Art. 44 a 57 da CF) PODER LEGISLATIVO Estrutura e organização Sistema bicameral: sistema federalista Congresso Nacional: Câmara dos Deputados: representação do povo (art. 45) Senado

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. 3ª Fase

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. 3ª Fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER 3ª Fase Sumário Direito Constitucional... 2 Da União (arts. 20 a 24 da CF/1988)... 2 Dos Municípios (arts. 29 a 31 da CF/1988)... 3 Do Distrito Federal e dos Territórios

Leia mais

Poder Legislativo. Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI

Poder Legislativo. Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI Poder Legislativo Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI (art. 58, 3º, da CF) Requisitos: - Fato determinado - Prazo certo -Instalação: as CPIs são formadas ou

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Estatuto dos Congressistas: conjunto de normas que estabelecem direitos, imunidades, incompatibilidades e prerrogativas. O objetivo

Leia mais

CARLOS MENDONÇA DIREITO CONSTITUCIONAL

CARLOS MENDONÇA DIREITO CONSTITUCIONAL CARLOS MENDONÇA DIREITO CONSTITUCIONAL PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS EXERCÍCIOS GABARITO 1. (CONSULPLAN 2017 TJ-MG Oficial de Apoio) Na elaboração do processo legislativo, os poderes nele envolvidos podem se

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Estatuto dos Congressistas: conjunto de normas que estabelecem direitos, imunidades, incompatibilidades e prerrogativas. O objetivo

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Constitucional. Poder Legislativo

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Constitucional. Poder Legislativo CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER 1) CESPE Analista Judiciário TRE PI () A respeito do e da fiscalização contábil, financeira e orçamentária, assinale a opção correta. a) Se determinada comissão parlamentar

Leia mais

Poder Legislativo I. Prof. ª Bruna Vieira

Poder Legislativo I. Prof. ª Bruna Vieira Poder Legislativo I Prof. ª Bruna Vieira Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. Legislativo - funções: a)legislativa, ou seja, legislar,

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Dos Deputados e dos Senadores (Art. 053 a 056) Professor André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional Seção V DOS DEPUTADOS E DOS SENADORES Art. 53. Os Deputados

Leia mais

Aula 30. I - nomear e exonerar os Ministros de Estado; V - vetar projetos de lei, total ou parcialmente;

Aula 30. I - nomear e exonerar os Ministros de Estado; V - vetar projetos de lei, total ou parcialmente; Curso/Disciplina: Constitucional Aula: Constitucional - 30 Professor (a): Luis Alberto Monitor (a): Mônica Berçot El-Jaick Aula 30 PODER EXECUTIVO Competência privativa do Presidente da República. Art.

Leia mais

TRE/RN CICLO DE PALESTRAS

TRE/RN CICLO DE PALESTRAS 01 Vereador: Papel Constitucional e Sistema de Eleição Juiz JAILSOM LEANDRO DE SOUSA 02 Quem é o vereador? O Vereador é o Membro do Poder Legislativo Municipal. 03 Qual é o papel do Vereador? O papel do

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES Aula 10- Poder Legislativo. Aula 10

DIREITO CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES Aula 10- Poder Legislativo. Aula 10 Aula 10 Fala Pessoal, tudo certo? Hoje adentraremos na estrutura dos Poderes do Estado. Para começar, veremos o nosso Poder Legislativo. Vamos nessa... ESTRUTURA DO PODER LEGISLATIVO: A Constituição diz

Leia mais

ww.concursovirtual.com.b

ww.concursovirtual.com.b Poder Legislativo Questões Fábio Ramos FGV - 2011 - TRE-PA - Técnico Judiciário - Segurança Judiciária 1-Assinale a alternativa que apresente competência exclusiva do Congresso Nacional. a) Autorizar o

Leia mais

E mail: face: wwwfacebook.com/prof.fabioramos 1

E mail: face: wwwfacebook.com/prof.fabioramos 1 Art. 48. Cabe ao Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República, não exigida esta para o especificado nos arts. 49, 51 e 52, dispor sobre todas as matérias de competência da União, especialmente

Leia mais

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VÍTOR CRUZ Aula 10 - Poder Legislativo:

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VÍTOR CRUZ Aula 10 - Poder Legislativo: Aula 10 - Poder Legislativo: Fala Pessoal, tudo certo? Hoje adentraremos na estrutura dos Poderes do Estado. Para começar, veremos o nosso Poder Legislativo. Vamos nessa... ESTRUTURA DO PODER LEGISLATIVO:

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Constitucional TRF CERT 1ª FASE. Período:

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Constitucional TRF CERT 1ª FASE. Período: CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Poder Executivo e Poder Legislativo TRF CERT 1ª FASE Período: 2010 2016 Sumário Princípios Fundamentais da Constituição... 3 Congresso Nacional... 3 Atribuições do Congresso

Leia mais

CURSO SOMAR CONCURSO INSS/PC DIREITO CONSTITUCIONAL AULA 6. Seção III DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

CURSO SOMAR CONCURSO INSS/PC DIREITO CONSTITUCIONAL AULA 6. Seção III DA CÂMARA DOS DEPUTADOS CURSO SOMAR CONCURSO INSS/PC DIREITO CONSTITUCIONAL AULA 6 Seção III DA CÂMARA DOS DEPUTADOS Art. 51. Compete privativamente à Câmara dos Deputados: I - autorizar, por dois terços de seus membros, a instauração

Leia mais

Nº da aula 01. A Resolução nº 810/97 não está expressamente citada na matéria do edital, mas o conteúdo

Nº da aula 01. A Resolução nº 810/97 não está expressamente citada na matéria do edital, mas o conteúdo Página1 Curso/Disciplina: Regimento Interno da ALERJ Aula: Introdução. Professor (a): Luiz Jungstedt Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Nº da aula 01 No programa do concurso há menção a uma Resolução, a

Leia mais

FRANCION SANTOS DA SILVA DIREITO CONSTITUCIONAL

FRANCION SANTOS DA SILVA DIREITO CONSTITUCIONAL FRANCION SANTOS DA SILVA DIREITO CONSTITUCIONAL 1. (CONSULPLAN 2017 TJ/MG - Titular de Serviços de Notas e de Registros - Remoção) Sobre a competência legislativa, assinale a alternativa correta: a) À

Leia mais

decisões definitivas de mérito Supremo Tribunal Federal

decisões definitivas de mérito Supremo Tribunal Federal Art.102... 2º As decisões definitivas de mérito, proferidas pelo Supremo Tribunal Federal, nas ações diretas de inconstitucionalidade e nas ações declaratórias de constitucionalidade produzirão eficácia

Leia mais

(TRT-RJ / TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA / CESPE / 2008) DIREITO CONSTITUCIONAL

(TRT-RJ / TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA / CESPE / 2008) DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL 31. Acerca de competência legislativa, assinale a opção correta. (a) Compete aos estados legislar sobre direito agrário. (b) Segundo a teoria dos poderes remanescentes, hoje aplicada

Leia mais

PODER LEGISLATIVO PODER LEGISLATIVO PODER LEGISLATIVO DIVISÃO DE FUNÇÕES ESTATAIS ORGANIZAÇÃO DOS PODERES ESTUDO DOS PODERES SEPARAÇÃO DE PODERES

PODER LEGISLATIVO PODER LEGISLATIVO PODER LEGISLATIVO DIVISÃO DE FUNÇÕES ESTATAIS ORGANIZAÇÃO DOS PODERES ESTUDO DOS PODERES SEPARAÇÃO DE PODERES ORGANIZAÇÃO DOS PODERES SEPARAÇÃO DE PODERES ART. 2.º,, DA CF/88: São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo,, o Executivo e o Judiciário rio. FUNÇÕES LEGISLATIVA EXECUTIVA

Leia mais

COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A DAR PARECER ÀS PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO RELACIONADAS À REFORMA POLÍTICA (PEC 182, DE 2007, E APENSADAS)

COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A DAR PARECER ÀS PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO RELACIONADAS À REFORMA POLÍTICA (PEC 182, DE 2007, E APENSADAS) COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A DAR PARECER ÀS PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO RELACIONADAS À REFORMA POLÍTICA (PEC 182, DE 2007, E APENSADAS) SUBSTITUTIVO À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N o 14,

Leia mais

O ESTADO E A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

O ESTADO E A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA O ESTADO E A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA ESTADO Conjunto de regras, pessoas e organizações que se separam da sociedade para organizá-la. - Só passa a existir quando o comando da comunidade

Leia mais

Aula 06 PODER LEGISLATIVO DA UNIÃO

Aula 06 PODER LEGISLATIVO DA UNIÃO Turma e Ano: Separação dos Poderes / 2016 Matéria / Aula: Poder Legislativo I (Parte I) / Aula 06 Professor: Marcelo Tavares Monitora: Kelly Silva Aula 06 PODER LEGISLATIVO DA UNIÃO O Congresso é o órgão

Leia mais

SEPARAÇÃO DOS PODERES

SEPARAÇÃO DOS PODERES Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Aula: Separação dos Poderes: Organização do Poder Legislativo. Professor (a): Marcelo Tavares Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 25 SEPARAÇÃO DOS PODERES

Leia mais

Direito Constitucional SESSÃO DA TARDE ESPECIAL COM A PROFESSORA BRUNA VIEIRA

Direito Constitucional SESSÃO DA TARDE ESPECIAL COM A PROFESSORA BRUNA VIEIRA Direito Constitucional SESSÃO DA TARDE ESPECIAL COM A PROFESSORA BRUNA VIEIRA 1 DICAS DE CONSTITUCIONAL PARA O EXAME DE ORDEM Prof. ª Bruna Vieira ATENÇÃO!! * A doutrina constitucional majoritária e a

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 2015

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 2015 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 2015, DE Dá nova redação aos arts. 45 e 46 da Constituição Federal para reduzir o número de membros da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. As Mesas da Câmara

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 08 QUESTÕES DE PROVAS DA FAPEC-MS 80 QUESTÕES ELABORADAS PELO EMMENTAL Edição Setembro 2017 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução total ou parcial deste material,

Leia mais

PROVA DE NOÇÕES DE DIREITO

PROVA DE NOÇÕES DE DIREITO 7 PROVA DE NOÇÕES DE DIREITO AS QUESTÕES DE NÚMEROS 21 a 26 SÃO BASEADAS NA LEI COMPLEMENTAR N.º 34, DE 12-9-94, COM A REDAÇÃO RESULTANTE DE ALTERAÇÕES POSTERIORES. QUESTÃO 21: NÃO se inclui entre os órgãos

Leia mais

Democracia e Sistema Eleitoral Brasileiro

Democracia e Sistema Eleitoral Brasileiro Democracia e Sistema Eleitoral Brasileiro A democracia que conhecemos atualmente é um sistema político e governamental em que os cargos políticos são definidos através do voto. O seu oposto é a ditadura,

Leia mais

CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Professor Alessandro Dantas Coutinho CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CONTROLE REALIZADO PELO PODER LEGISLATIVO Legislativo! Representa a vontade da coletividade. Em âmbito Federal é composto pelo Senado

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Vedações, Garantias e Imunidades Parlamentares Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Perda do mandato: Vedações, Garantias e Imunidades Parlamentares Art. 55, CF/88: Perderá

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 41/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 41/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 41/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL ESTÁCIO-CERS DIREITO CONSTITUCIONAL Prof. Edem Nápoli @edemnapoli www.edemnapoli.com.vc A República e a Responsabilidade dos Agentes Políticos # PRINCÍPIOS

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Congresso Nacional Parte 4 Prof. Alexandre Demidoff Estatuto dos Congressistas - Artigos da constituição que regulam: -> imunidades -> incompatibilidades -> perda

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Diplomação dos Eleitos. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Diplomação dos Eleitos. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Serão eleitos os candidatos a Presidente da República e a Governador de Estado e do Distrito Federal, aqueles que obtiverem a maioria de votos, não

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Sistemas Eleitorais Sistema Majoritário e Sistema Proporcional. Prof. Roberto Moreira de Almeida

DIREITO ELEITORAL. Sistemas Eleitorais Sistema Majoritário e Sistema Proporcional. Prof. Roberto Moreira de Almeida DIREITO ELEITORAL Sistemas Eleitorais Sistema Majoritário e Sistema Proporcional Prof. Roberto Moreira de Almeida SISTEMAS ELEITORAIS Conceito Sistema Majoritário e Sistema Proporcional O conjunto de técnicas

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Congresso Nacional Parte 3 Profª. Liz Rodrigues - Perda do mandato: Art. 55, CF/88: Perderá o mandato o Deputado ou Senador: I - que infringir qualquer das proibições

Leia mais

Direito Constitucional TCM/RJ 4ª fase

Direito Constitucional TCM/RJ 4ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Constitucional TCM/RJ 4ª fase Período 2012-2016 1) FCC Técnico Judiciário TRF 5ª Região (2013) Considere as situações hipotéticas: I. Proposta de um terço dos membros

Leia mais

(Técnico Judiciário/Área administrativa e segurança e transporte/ TRF/5ª Região/2012)

(Técnico Judiciário/Área administrativa e segurança e transporte/ TRF/5ª Região/2012) Olá amigo(a), tudo bem? Irei começar nossa comunicação pelo site da Editora Ferreira com um importante toque para testar seus conhecimentos de Direito Constitucional nesta provinha para Técnico Judiciário

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Executivo Responsabilidade do Presidente da República e Lei nº 1.079 de 1950 (Crimes de Responsabilidade) Parte 2. Profª. Liz Rodrigues - Além do PR, podem ser processados

Leia mais

Aula 07. Como as Casas Legislativas são integradas?

Aula 07. Como as Casas Legislativas são integradas? Turma e Ano: Separação dos Poderes / 2016 Matéria / Aula: Poder Legislativo I (Parte II) / Aula 07 Professor: Marcelo Tavares Monitora: Kelly Silva Aula 07 Como as Casas Legislativas são integradas? Art.

Leia mais

PODER EXECUTIVO 1. PRINCÍPIOS

PODER EXECUTIVO 1. PRINCÍPIOS 1. PRINCÍPIOS Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

Leia mais

COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A PROFERIR PARECER À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 77-A, DE 2003

COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A PROFERIR PARECER À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 77-A, DE 2003 COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A PROFERIR PARECER À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 77-A, DE 2003 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N o 77, DE 2014 Suprime o 5º do art. 14 e dá nova redação ao 1º do

Leia mais

Aula 05. COMENTÁRIOS SOBRE AS QUESTÕES: OBS: as questões se encontram no material disponibilizado pelo Professor.

Aula 05. COMENTÁRIOS SOBRE AS QUESTÕES: OBS: as questões se encontram no material disponibilizado pelo Professor. Turma e Ano: Separação dos Poderes / 2016 Matéria / Aula: Poder Executivo Exercícios / Aula 05 Professor: Marcelo Tavares Monitora: Kelly Silva Aula 05 COMENTÁRIOS SOBRE AS QUESTÕES: OBS: as questões se

Leia mais

PROFESSORA RAQUEL TINOCO ORGÃOS DO PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Tribunal Pleno Câmaras Órgão Especial Seções Especializadas 1 ÓRGÃOS DO PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO TRIBUNAL

Leia mais

Poder Legislativo FCC

Poder Legislativo FCC CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Constitucional Poder Legislativo FCC 1) FCC Consultor Legislativo - Câmara Municipal SP (2014) Sobre o que versa a Constituição Federal acerca do mandato parlamentar,

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. Atividade Financeira do Estado e Sistema Financeiro Nacional - SFN. Competências. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. Atividade Financeira do Estado e Sistema Financeiro Nacional - SFN. Competências. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO Atividade Financeira do Estado e Sistema Financeiro Nacional - SFN Competências Prof. Thamiris Felizardo -Competência para legislar sobre o direito financeiro Competências Art. 24. Compete

Leia mais

Prof. Cristiano Lopes

Prof. Cristiano Lopes Prof. Cristiano Lopes Poder Legislativo Federal ü No Brasil vigora o bicameralismo federativo, no âmbito federal. Ou seja, o Poder Legislativo no Brasil, em âmbito federal, é bicameral, isto é, composto

Leia mais

Índice Geral. Índice Sistemático

Índice Geral. Índice Sistemático Índice Geral CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL... 17 LEI COMPLEMENTAR Nº 64, DE 18 DE MAIO DE 1990... 167 CÓDIGO ELEITORAL LEI Nº 4.737, DE 15 DE JULHO DE 1965... 307 LEI Nº 9.504, DE 30 DE

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Executivo Presidente da República, Vice-Presidente da República e Ministros de Profª. Fabiana Coutinho - Poder Executivo Presidente da República, auxiliado por Ministros de

Leia mais

Fontes do Direitos: Constituição, lei, costumes, jurisprudência, doutrina e contrato. A Constituição Federal e os tópicos da Economia

Fontes do Direitos: Constituição, lei, costumes, jurisprudência, doutrina e contrato. A Constituição Federal e os tópicos da Economia Fontes do Direitos: Constituição, lei, costumes, jurisprudência, doutrina e contrato. A Constituição Federal e os tópicos da Economia No Brasil, vigora o princípio da Supremacia da Constituição, segundo

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 11/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 11/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 11/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Competências. Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional: Da Câmara do Deputados

Competências. Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional: Da Câmara do Deputados Poder Legislativo Regras Gerais Art. 44. O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Parágrafo único. Cada legislatura terá a duração

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional ... Questão 65 - Simulado nº 2 Gabarito: D. A questão pede a alternativa errada. d) no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular,

Leia mais

PAS DIREITOS POLÍTICOS

PAS DIREITOS POLÍTICOS Aluno(a): Educador(a): VALDIRENE Componente Curricular: DIREITO Ano/Turma: 3º Ano ( ) A ( ) B ( ) C Turno: ( X ) Matutino ( ) Vespertino Data: / /18 PAS DIREITOS POLÍTICOS Direitos políticos ou de cidadania

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Do Presidente e Vice-Presidente da República (Art. 076 a 083) Professor André Vieira Direito Constitucional Aula XX FORO POR PRERROGATIVA DE FUNÇÃO Autoridade Comum Responsabilidade

Leia mais

DA ORGANIZAÇÃO DOS PODERES PODER EXECUTIVO & PODER LEGISLATIVO

DA ORGANIZAÇÃO DOS PODERES PODER EXECUTIVO & PODER LEGISLATIVO DA ORGANIZAÇÃO DOS PODERES PODER EXECUTIVO & PODER LEGISLATIVO 1 PODER EXECUTIVO É a função estatal que envolve a prática de atos chefia do Estado, atos de Governo, além da condução da Administração Pública

Leia mais

Aula 04 EXERCÍCIOS. Nos termos do artigo 89 do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965): Art. 89. Serão registrados:

Aula 04 EXERCÍCIOS. Nos termos do artigo 89 do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965): Art. 89. Serão registrados: Curso/Disciplina: Direito Eleitoral Aula: Direito Eleitoral - Exercícios 04 Professor : André Marinho Monitor : Virgilio Aula 04 EXERCÍCIOS 1. Questões. Comentários Questão 8 (correta - E) Nos termos do

Leia mais

Técnico Judiciário Área Administrativa

Técnico Judiciário Área Administrativa Técnico Judiciário Área Administrativa Dicas Para a Prova Direito Constitucional Prof. Daniel Sena Direito Constitucional PRÉ-PROVA TRT-RN Meus queridos, vocês estão prestes a enfrentar mais um desafio.

Leia mais

(e) As Administrações Regionais integram a estrutura político-administrativa do DF.

(e) As Administrações Regionais integram a estrutura político-administrativa do DF. 1. (CESPE - 2014 - TC-DF - Técnico de Administração Pública) Com base nos dispositivos da LODF, julgue os itens subsequentes. A edição, pelo governador do DF, de ato normativo com o fim de melhorar as

Leia mais

Constitucional. Aspectos Gerais do Direito. Direito. Constitucional

Constitucional. Aspectos Gerais do Direito. Direito. Constitucional Direito Constitucional Aspectos Gerais do Direito Constitucional Preâmbulo Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 20143

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 20143 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 20143 Cria o Conselho Nacional da Defensoria Pùblica e dá outras providências. As MESAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS e do SENADO FEDERAL, nos termos do 3º do art. 60

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Executivo Presidente da República, Vice-Presidente da República e Ministros de Estado Parte 2. Profª. Liz Rodrigues Art. 80, CF/88: Em caso de impedimento do Presidente e do

Leia mais

Simulado D. Constitucional - Câmara dos Deputados

Simulado D. Constitucional - Câmara dos Deputados Simulado D. Constitucional - Câmara dos Deputados - 2012 Fala pessoal, tudo bem com vocês?! Prontos para gabaritar a prova da Câmara dos Deputados? Espero que sim... Tenham confiança! A vitória se aproxima.

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Organização dos Poderes CESGRANRIO

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Organização dos Poderes CESGRANRIO CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Organização dos Poderes CESGRANRIO 1) CESGRANRIO PETROBRAS Advogado Júnior - 2015 Sr. X é Deputado Federal e, como uma das primeiras informações que recebe do Congresso,

Leia mais

Aula 16 Blocos 1 e 2 Poder Executivo Parte 1

Aula 16 Blocos 1 e 2 Poder Executivo Parte 1 Resolução de 1.000 Questões Direito Constitucional Aula 16 Blocos 1 e 2 Poder Executivo Parte 1 Estrutura do Curso 20 aulas com 50 questões cada; Questões de 2012 a 2018; Aulas em vídeo e questões trabalhadas

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Banca FCC 1) FCC Técnico Judiciário - TRE SP (2012) Em 9 de janeiro de 2012, foi promulgada, no Estado de São Paulo, a Lei complementar no 1.166, criando a Região Metropolitana

Leia mais

Do Conselho Nacional de Justiça e Dos Tribunais e Juízes dos Estados

Do Conselho Nacional de Justiça e Dos Tribunais e Juízes dos Estados Direito Constitucional Do Conselho Nacional de Justiça e Dos Tribunais e Juízes dos Estados Art. 103-B: O Conselho Nacional de Justiça compõe-se de 15 (quinze) membros com mandato de 2 (dois) anos, admitida

Leia mais

PONTO 1: Decretos Legislativos e Resolução PONTO 2: Membros do Congresso Nacional PONTO 3: Poder Executivo. 1. Decretos Legislativos e Resolução:

PONTO 1: Decretos Legislativos e Resolução PONTO 2: Membros do Congresso Nacional PONTO 3: Poder Executivo. 1. Decretos Legislativos e Resolução: 1 DIREITO CONSTITUCIONAL PONTO 1: Decretos Legislativos e Resolução PONTO 2: Membros do Congresso Nacional PONTO 3: Poder Executivo 1. Decretos Legislativos e Resolução: Os Decretos legislativos e as resoluções

Leia mais

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE Competência De acordo com o art. 102, I, a, CR(Constituição da República Federativa do Brasil), compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar, originariamente,

Leia mais

INFORME ESPECIAL ASSESSORIA PARLAMENTAR Nº 01

INFORME ESPECIAL ASSESSORIA PARLAMENTAR Nº 01 INFORME ESPECIAL ASSESSORIA PARLAMENTAR Nº 01 Elaborado em 09 de julho de 2013 REFORMA POLÍTICA DEPUTADOS DESCARTAM REFORMA POLÍTICA VÁLIDA PARA 2014 O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, afirmou

Leia mais

b) A garantia do desenvolvimento nacional, a erradicação da pobreza e da marginalização e a redução das desigualdades sociais e regionais.

b) A garantia do desenvolvimento nacional, a erradicação da pobreza e da marginalização e a redução das desigualdades sociais e regionais. Os candidatos que já anteciparam a preparação para o concurso da Polícia Civil de Minas (PC-MG) contam com um teste de Direito Constitucional. As questões foram elaboradas, pelo professor Saulo Viana que

Leia mais

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO CONSTITUCIONAL

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO CONSTITUCIONAL P á g i n a 1 PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO CONSTITUCIONAL 1. Na Federação Brasileira, os Estados-Membros: I organizam-se e regem-se pelas respectivas Constituições, ainda que contrariem alguns

Leia mais

PAS DIREITOS POLÍTICOS

PAS DIREITOS POLÍTICOS Aluno: Educador(a): VALDIRENE Componente Curricular: DIREITO Ano/Turma: 3º Ano Turno: ( X ) Matutino ( ) Vespertino Data: / /17 NOTA: PAS DIREITOS POLÍTICOS Direitos políticos ou de cidadania formam um

Leia mais

SUBSTITUTIVO ADOTADO

SUBSTITUTIVO ADOTADO Comissão Especial destinada a proferir parecer à Proposta de Emenda à Constituição nº 282-A, de 2016, do Senado Federal, que "altera a Constituição Federal para vedar as coligações nas eleições proporcionais,

Leia mais

DARIO CÉSAR BARBOSA

DARIO CÉSAR BARBOSA DARIO CÉSAR BARBOSA dariobarbosa@bol.com.br RESPONSABILIDADE NA GESTÃO FISCAL? O ADMINISTRADOR PÚBLICO QUE ATUA DE ACORDO COM O MODELO DE RESPONSABILIDADE NA GESTÃO FISCAL É AQUELE QUE SE EMPENHA NA PRESERVAÇÃO

Leia mais

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 64

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 64 CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 64 DATA 04/11/15 DISCIPLINA DIREITO CONSTITUCIONAL (NOITE) PROFESSOR PAULO NASSER MONITORA JAMILA SALOMÃO AULA 07/12 Ementa: Na aula de hoje serão abordados os seguintes

Leia mais