Você já observou os diversos recursos que são utilizados para divulgar uma informação?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Você já observou os diversos recursos que são utilizados para divulgar uma informação?"

Transcrição

1 ESTATÍSTICA CONTEÚDOS Gráficos Frequência Média Moda Mediana AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Você já observou os diversos recursos que são utilizados para divulgar uma informação? Dentre esses recursos, podemos citar os gráficos e tabelas. Quando os dados estão organizados em um gráfico, por exemplo, para a pessoa que receberá a informação, a leitura fica mais dinâmica, tornando muitas vezes o foco de estudo mais claro. Mas, para que uma informação possa ser disponibilizada em um gráfico ou em uma tabela, seus dados são primeiramente coletados e organizados, dizemos que as informações disponibilizadas em um gráfico vêm de um estudo estatístico. Em síntese, definimos a estatística como um conjunto de técnicas que permite, de forma sistemática, organizar, descrever, analisar e interpretar dados de estudos ou experimentos. Para compreender melhor o assunto que estamos falando, vamos trabalhar com alguns dados reais. Sabemos que algumas doenças, que podem ser evitadas com simples ações, como é o caso da dengue, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, traz grandes preocupações para a saúde pública. Em certo período, a doença atingiu um elevado número de pessoas e ocorreu um significativo número de óbitos. Veja no gráfico a seguir, os dados dos casos de óbito no Brasil e suas regiões, no período de 2004 a 2014.

2 Óbitos por casos graves* de dengue - Brasil e Regiões ( ) Região Nordeste Região Norte Região Sudeste Região Sul Região Centro-Oeste Brasil * todos os tipos de dengue Fonte: Portal Saúde Veja que a disponibilidade de informação, por meio do gráfico, permite que seja observado de forma clara, quais foram os anos de elevação do número de óbitos e quais são as regiões que registram o maior número de casos. A divulgação dessas informações tornou-se possível porque houve um estudo estatístico que permitiu toda a coleta dos dados, a análise das informações e a organização delas. Grande parte das informações que são divulgadas pelos meios de comunicação têm origem de pesquisas e estudos estáticos. No estudo estatístico, alguns conceitos são muito importantes, entre eles temos: população e amostra. População A população estatística refere-se ao conjunto de indivíduos que apresentam pelo menos uma característica comum. A população estatística pode ser finita ou infinita. A população é finita quando apresenta um número de elementos finito. Por exemplo: o número de alunos de uma escola que passaram no vestibular.

3 A população é infinita quando apresenta um número de elementos infinito. Por exemplo: os resultados obtidos (cara ou coroa) nos sucessivos lançamentos de uma moeda. Amostra - A amostra refere-se a uma fração da população. Em alguns estudos ou pesquisas, questões econômicas ou até mesmo temporal inviabilizam a pesquisa com todos os indivíduos de uma população. Assim, o estudo ou pesquisa é realizado com parte da população que recebe o nome de amostra. Um grande exemplo disso são as campanhas eleitorais. Em uma eleição presidencial, por exemplo, é comum que os meios de comunicação divulguem as intenções de voto de um candidato A ou B, isso não significa que foram consultados todos os brasileiros que tem o direito ao voto, o que ocorre de fato, é uma pesquisa com uma parte da população, ou seja, é feita uma coleta de dados por meio de uma amostra, que representará as informações da população. No período eleitoral isso ocorre porque é inviável realizar uma pesquisa sobre a intenção de voto com todos os indivíduos da população brasileira. Assim que coletados, os dados são organizados em uma tabela que recebe o nome de distribuição estatística. Após essa organização, eles podem ser representados por meio de um gráfico, facilitando a interpretação das informações. Vamos acompanhar uma situação: Os dados que iremos analisar referem-se aos óbitos por casos graves de dengue em Suponha que o foco de estudo nesse momento é conhecer a quantidade de casos por região. Assim, vamos considerar inicialmente as informações que estão apresentadas por unidade federativa. Na tabela a seguir, temos os dados de 2011, por unidade federativa, nosso objetivo é organizá-los por região.

4 Unidade Federativa Unidade Federativa Rondônia 3 Sergipe 5 Acre 2 Bahia 16 Amazonas 16 Minas Gerais 18 Roraima 1 Espírito Santo 19 Pará 20 Rio de Janeiro 134 Amapá 0 São Paulo 56 Tocantis 4 Paraná 12 Maranhão 19 Rio Grande do Sul 0 Pauí 2 Santa Catarina 0 Ceará 62 Mato Grosso do Sul 2 Rio Grande do Norte 17 Mato Grosso 5 Paraíba 8 Goiás 27 Pernambuco 25 Distrito Federal 1 Alagoas 8 Para que o estudo seja feito por região, vamos agrupar as informações seguindo esse critério. Fonte: Portal Saúde Região Norte Rondônia 3 Acre 2 Amazonas 16 Roraima 1 Pará 20 Amapá 0 Tocantis 4 Total 46 Região Nordeste Maranhão 19 Pauí 2 Ceará 62 Rio Grande do Norte 17 Paraíba 8 Pernambuco 25 Alagoas 8 Sergipe 5 Bahia 16 Total 162

5 Região Sudeste Minas Gerais 18 Espírito Santo 19 Rio de Janeiro 134 São Paulo 56 Total 227 Região Sul Paraná 12 Rio Grande do Sul 0 Santa Catarina 0 Total 12 Região Centro-Oeste Mato Grosso do Sul 2 Mato Grosso 5 Goiás 27 Distrito Federal 1 Total 35 Veja que, para organizar os dados por região, observamos o número de ocorrências em cada unidade federativa. Conhecidos os dados, podemos organizar uma nova tabela. Óbitos por casos graves de dengue 2011 Região Nordeste 162 Região Norte 46 Região Sudeste 227 Região Sul 12 Região Centro-Oeste 35 Brasil 482 Essas tabelas por unidade federativa e depois por região, são tabelas de frequência absoluta. A frequência absoluta é o número de vezes que um acontecimento é observado. Em geral, identifica-se a frequência absoluta por f.

6 Nº de óbitos Esses dados também podem ser representados em um gráfico. O gráfico que será utilizado é um gráfico de barras Região Nordeste Óbitos por casos grave de dengue - Regiões do Brasil / Região Norte 227 Região Sudeste 12 Região Sul 35 Região Centro-Oeste Localidade do óbito Observe que no gráfico é indicado em um eixo o número de casos (frequência absoluta) e no outro, a variável que está sendo estudada (localidade do óbito). SAIBA MAIS Em resumo, identificamos a variável estatística como aquilo que está sendo estudado. Além da frequência absoluta, os dados referentes aos óbitos por casos grave de dengue por regiões do Brasil, podem ser observados por meio da frequência relativa. A frequência relativa refere-se a fração de cada região em relação ao total. Por exemplo: A região Nordeste apresentou 162 casos de um total de 482. Assim temos: 162 = 0, Isto significa que no ano de 2011, dos óbitos por casos grave de dengue, aproximadamente 33,61% foram na região Nordeste. A frequência relativa é calculada pela razão entre frequência absoluta e o número de elementos da população. frequência absoluta frequência relativa (fr ) número de elementos da população

7 Localidade do óbito A frequência relativa também pode ser representada por um gráfico. Veja a seguir: Óbitos por casos grave de dengue Regiões do Brasil /2011 Região Centro-Oeste 7,26% Região Sul 2,49% Região Sudeste 47,10% Região Norte 9,54% Região Nordeste 33,61% 0,00% 10,00% 20,00% 30,00% 40,00% 50,00% Neste caso, utilizamos um gráfico de barras horizontal. Esses mesmos dados também podem ser representados em um gráfico de setores. Para representar essas informações em um gráfico de setores, devemos considerar que o círculo representa o total dos dados, ou seja, 100%. Além disso, é preciso lembrar que um círculo representa 360, assim, cada porcentagem será uma fração desses 360. Vejamos alguns exemplos: 100% % %

8 Para saber qual é a relação entre a frequência relativa e os ângulos, vamos usar os dados do total de casos de óbitos (100%), os casos da região Sul e relacioná-los com o círculo da seguinte maneira: x Considerando a proporção, temos: 482.x = x =4.320 x = x = 8,96 Assim, para a porcentagem de 2,49%, isto é, os 12 casos da região Sul, temos como correspondência um ângulo de aproximadamente 8,96. Vamos observar um gráfico de setores que representa os óbitos por casos graves de dengue, considerando as regiões do Brasil. Região Sul - Óbitos por casos grave de dengue Regiões do Brasil /2011 2,49% 7,26% - Região Centro-Oeste 33,61% - Região Nordeste 47,10% Região Sudeste 9,54% - Região Norte Além dos gráficos de barras e setores, os dados de estudos e pesquisas estatísticos podem ser representados em um gráfico de linha ou em um pictograma. Vamos conhecer cada um deles.

9 Quantidades em toneladas Para observar um gráfico de linhas, vamos considerar os dados das vendas de soja, de determinada fazenda, durante um semestre Vendas de soja durante o semestre janeiro fevereiro março abril maio junho julho Meses Esse tipo de gráfico em geral, é utilizado para apontar tendências de diminuição ou aumento de valores numéricos de uma variável. O pictograma é um gráfico que faz o uso de ilustração para quantificar as informações. Para observar um pictograma, vamos utilizar os seguintes dados: Devido à falta de médicos nos hospitais de determinada cidade, a secretaria de saúde fez um levantamento para saber qual é a necessidade dos 2 hospitais que estão espalhados pela cidade. Assim, por meio dos dados coletados, será possível conhecer a quantidade total de médicos que serão contratados e em quais especialidades. Vejamos os dados no pictograma a seguir.

10 Levantamento das contratações que devem ser realizadas Em leitura ao pictograma, vemos por exemplo, que a especialidade que necessita do maior número de contratações é a ginecologia. Medidas de tendência central As medidas de tendência central referem-se a alguns parâmetros que podem caracterizar os dados. Estudaremos aqui a média aritmética, a moda e a mediana. Média aritmética Iniciaremos nossos estudos pela média aritmética. Para tanto, faremos o acompanhamento das notas da disciplina de Matemática obtida por um garoto do 2º ano do Ensino Médio. Notas da disciplina de Matemática 1º bimestre 2º bimestre 3º bimestre 4º bimestre 5, ,5 Dadas as notas dos 4 bimestres, vamos supor que a nota final do garoto, para que ele seja aprovado, deve ser maior ou igual a 5, e ela é obtida pela média aritmética das notas dos 4 bimestres.

11 Assim, vamos ao cálculo da média aritmética. 5, , = 5 4 Portanto, a média do garoto foi igual a 5 e ele pode ser aprovado. A média aritmética é o quociente entre a soma desses valores e seu número total. Podemos ainda, visualizar graficamente o rendimento do aluno. Observe o gráfico a seguir. Rendimento ao longo do ano , ,5 0 1º bimestre 2º bimestre 3º bimestre 4º bimestre Notas dos bimestres Média Neste gráfico, foram colocadas as notas de cada bimestre, que estão representadas pelas barras, e a média dessas notas, representada pela linha poligonal. Quando utilizamos um gráfico como esse que traz 2 informações, é possível, de forma muito visual, realizar comparações. Neste caso, por exemplo, percebe-se que somente 50% das notas do aluno ficaram acima da média. Média Ponderada Para o cálculo da média ponderada, vamos utilizar a situação já discutida no cálculo da média aritmética, porém, agora vamos considerar que para passar de ano, a média final do aluno será calculada com os dados da média das notas do bimestre e da nota de uma prova final. Mas vamos considerar que a média das notas do bimestre terá peso 4 e a prova final terá peso 6.

12 Vejamos o quadro das notas: Média dos bimestres Nota da prova final 5 6 Média = Média = 5,6 10 Portanto, a média final será de 5,6. Vamos trabalhar com mais um exemplo do cálculo da média. O gráfico a seguir, traz as informações das vendas de uma livraria ao longo de 10 dias. Vendas da livraria ao longo de 10 dias 10º 9º 8º 7º 6º 5º 4º 3º 2º 1º Para saber qual foi a quantidade média de produtos vendidos diariamente, faremos o seguinte cálculo: Média = 70 Média = Quantidade de produtos vendidos Portanto, nesses 10, dias a média de vendas diária foi de 7 produtos.

13 Estudaremos agora a moda e a mediana. Para tanto, vamos analisar as informações sobre as idades dos funcionários de um setor de uma empresa. Funcionário Idade Alberto 42 Ana 40 Lúcia 41 Rosângela 38 Carlos 43 Colocando as idades em ordem crescente e decrescente, temos: Rosângela Ana Lúcia Alberto Carlos Mediana Carlos Alberto Lúcia Ana Rosângela Colocando os valores em ordem crescente ou até mesmo decrescente, observa-se que o valor que ocupa a posição central é igual a 41, esse valor é identificado como mediana. Quando um conjunto apresentar um número par de dados, a mediana será a média dos valores centrais. Vejamos um exemplo, utilizando a mesma situação sobre a idade dos funcionários, porém agora desconsiderando Lúcia. Funcionário Idade Alberto 42 Ana 40 Carlos 43 Rosângela 38

14 Colocando as idades em ordem de grandeza, temos: Rosângela Ana Alberto Carlos Mediana = 41 2 A mediana é o valor que divide a distribuição ao meio, ou seja, dada a mediana, sabe-se que em uma distribuição, 50% dos valores estão abaixo da mediana e 50% estão acima da mediana. A mediana não precisa ser necessariamente um elemento do conjunto de dados. Para estudarmos a moda, vamos analisar as informações sobre o salário dos funcionários de uma microempresa. Funcionário Salário André R$ 1.500,00 Ivo R$ 1.800,00 Débora R$ 2.000,00 José R$ 1.500,00 Observando os valores referentes aos salários vemos, que os funcionários André e José ganham o mesmo salário de R$ 1.500,00. Dizemos então, que a moda é igual a R$ 1.500,00. A moda de um conjunto de valores é o valor que aparece o maior número de vezes. Identificamos a moda como o valor de maior frequência absoluta. Sabendo que a moda de um conjunto de valores é o valor de maior frequência absoluta, quando em um conjunto de dados não há um valor de maior frequência, dizemos que não há moda.

15 Por exemplo, ainda falando dos salários dos funcionários, vamos considerar os seguintes valores: Funcionário Salário André R$ 1.500,00 Ivo R$ 1.800,00 Débora R$ 2.000,00 José R$ 1.900,00 Veja que na tabela não há um valor de maior frequência, assim dizemos que nesse conjunto de dados não há moda. ATIVIDADES 1.(ENEM -2010) Os dados do gráfico foram coletados por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios.

16 Supondo-se que, no Sudeste, estudantes foram entrevistados nessa pesquisa, quantos deles possuíam telefone móvel celular? a) b) c) d) e) (ENEM 2010) Os dados do gráfico seguinte foram gerados a partir de dados colhidos no conjunto de seis regiões metropolitanas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Supondo que o total de pessoas pesquisadas na região metropolitana de Porto Alegre equivale a , o número de desempregados em março de 2010, nessa região foi de a) b) c) d) e)

17 3. (ENEM 2010) O gráfico apresenta a quantidade de gols marcados pelos artilheiros das Copas do Mundo desde a Copa de 1930 até a de A partir dos dados apresentados, qual a mediana das quantidades de gols marcados pelos artilheiros das Copas do Mundo? a) 6 gols b) 6,5 gols c) 7 gols d) 7,3 gols e) 8,5 gols

18 4. (ENEM ) Para conseguir chegar a um número recorde de produção de ovos de Páscoa, as empresas brasileiras começam a se planejar para esse período com um ano de antecedência. O gráfico a seguir, mostra o número de ovos de Páscoa produzidos no Brasil no período de 2005 a De acordo com o gráfico, o biênio que apresentou maior produção acumulada foi a) b) c) d) e)

19 5. (ENEM 2013) Foi realizado um levantamento nos 200 hotéis de uma cidade, no qual foram anotados os valores, em reais, das diárias para um quarto padrão de casal e quantidade de hotéis para cada valor da diária. Os valores das diárias foram: A = R$ 200,00; B = R$ 300,00; C = R$ 400,00 e D = R$ 600,00. No gráfico, as áreas representam as quantidades de hotéis pesquisados, em porcentagem, para cada valor da diária. O valor mediano da diária, em reais, para o quarto padrão de casal nessa cidade, é a) 300,00. b) 345,00. c) 350,00. d) 375,00. e) 400,00

20 6. (ENEM 2013) As notas de um professor que participou de um processo seletivo, em que a banca avaliadora era composta por cinco membros, são apresentadas no gráfico a seguir. Sabe-se que cada membro da banca atribuiu duas notas ao professor, uma relativa aos conhecimentos específicos da área de atuação e outra, aos conhecimentos pedagógicos, e que a média final do professor foi dada pela média aritmética de todas as notas atribuídas pela banca avaliadora. Utilizando um novo critério, essa banca avaliadora resolveu descartar a maior e a menor notas atribuídas ao professor. A nova média, em relação à média anterior, é a) 0,25 ponto maior. b) 1,00 ponto maior. c) 1,00 ponto menor. d) 1,25 ponto maior. e) 2,00 pontos menor.

21 7.(ENEM 2014) Uma empresa de alimentos oferece três valores diferentes de remuneração a seus funcionários, de acordo com o grau de instrução necessário para cada cargo. No ano de 2013, a empresa teve uma receita de 10 milhões de reais e um gasto mensal com a folha salarial de R$ ,00, distribuídos de acordo com o gráfico 1. No ano seguinte, a empresa ampliará o número de funcionários, mantendo o mesmo valor salarial para cada categoria. Os demais custos da empresa permanecerão constantes de 2013 para O número de funcionários em 2013 e 2014, por grau de instrução, está no gráfico 2.

22 Qual deve ser o aumento na receita da empresa para que o lucro mensal em 2014 seja o mesmo de 2013? a) R$ ,00 b) R$ ,00 c) R$ ,00 d) R$ ,00 e) R$ ,00 8. (ENEM 2016) Ao iniciar suas atividades, um ascensorista registra tanto o número de pessoas que entram quanto o número de pessoas que saem do elevador em cada um dos andares do edifício onde ele trabalha. O quadro apresenta os registros do ascensorista durante a primeira subida do térreo, onde partem ele e mais três pessoas, ao quinto andar do edifício. Com base no quadro, qual é a moda do número de pessoas no elevador durante a subida do térreo ao quinto andar? a) 2 b) 3 c) 4 d) 5 e) 6 LEITURA COMPLEMENTAR No estudo da Estatística, dispomos de algumas estratégias para verificar se os valores apresentados em um conjunto de dados estão dispersos ou não e o quão distantes um do outro eles podem estar. As ferramentas empregadas para que isso seja possível são classificadas como medidas de dispersão e denominadas de variância e desvio padrão. Vejamos o que representa cada uma delas: Variância:

23 Dado um conjunto de dados, a variância é uma medida de dispersão que mostra o quão distante cada valor desse conjunto está do valor central (médio). Quanto menor é a variância, mais próximos os valores estão da média; mas quanto maior ela é, mais os valores estão distantes da média. Considere que x1, x2,, xn são os n elementos de uma amostra e que x é a média aritmética desses elementos. O cálculo da variância amostral é dado por: Se, em contrapartida, quisermos calcular a variância populacional, consideraremos todos os elementos da população, e não apenas de uma amostra. Nesse caso, o cálculo possui uma pequena diferença. Observe: Desvio Padrão: O desvio padrão é capaz de identificar o erro em um conjunto de dados, caso quiséssemos substituir um dos valores coletados pela média aritmética. O desvio padrão aparece junto à média aritmética, informando o quão confiável é esse valor. Ele é apresentado da seguinte forma: Vamos agora aplicar o cálculo da variância e do desvio padrão em um exemplo: Em uma escola, a direção decidiu observar a quantidade de alunos que apresentam todas as notas acima da média em todas as disciplinas. Para analisar melhor, a diretora Ana resolveu montar uma tabela com a quantidade de notas azuis em uma amostra de quatro turmas ao longo de um ano. Observe a seguir a tabela organizada pela diretora:

24 Antes de calcular a variância, é necessário verificar a média aritmética ( x ) da quantidade de alunos acima da média em cada turma: Para calcular a variância da quantidade de alunos acima da média em cada turma, utilizamos uma amostra, por isso empregamos a fórmula da variância amostral:

25

26 Conhecida a variância de cada turma, vamos calcular agora o desvio padrão: Para concluir sua análise, a diretora pode apresentar os seguintes valores que indicam a quantidade média de alunos acima da média por turma pesquisada: Disponível em: < Acesso em: 22 nov h.

27 INDICAÇÕES Para estudar um pouco mais sobre a estatística, consulte os materiais indicados nos links a seguir. Estatística descritiva Disponível em: b5a48a3fa eb Introdução a estatística Disponível em: REFERÊNCIAS GIOVANNI, José Ruy. GIOVANNI, José Ruy Júnior. BENEDICTO, Castrucci. A conquista da Matemática. 9º ano. São Paulo: FTD, p SMOLE, Kátia Stocco. DINIZ, Maria Ignez. Matemática Ensino Médio. V 1. 6ª ed. São Paulo: Saraiva, p INEP.ENEM Prova Amarela. Disponível em:< 2_05_AMARELO.pdf>. Acesso em: 21 nov h. INEP.ENEM Prova Amarela. Disponível em:< >. Acesso em: 21 nov h. INEP.ENEM Prova amarela. Disponível em:< m_amarelo.pdf >. Acesso em: 22 nov h. PORTAL SAÚDE. Óbitos por casos grave de dengue. Disponível em:< Acesso em:18 nov h.

28 GABARITO 1. Alternativa D. De acordo com os dados do gráfico, 56% dos estudantes da região Sudeste mencionaram possuir telefone móvel celular. Para saber quantos estudantes esse valor percentual representa, podemos fazer o seguinte cálculo: ,56 = Portanto, estudantes da região Sudeste possuem telefone móvel celular. 2. Alternativa A. De acordo com os dados do gráfico, na região de Porto Alegre, a taxa de desempregados era de 9,8%. Assim, temos: ,098 = Alternativa B. Em análise ao gráfico, temos as seguintes quantidades: Dispondo os valores em ordem de grandeza, temos: 4; 5; 5; 6; 6; 6; 6; 6; 6; 7; 7; 8; 8; 9; 9; 10; 11; 13 Mediana = Mediana = , Alternativa E. Em leitura aos dados do gráfico, pode-se fazer as seguintes observações: Biênio Produção acumulada = = = = 220 Portanto, o biênio que apresentou a maior produção acumulada foi o biênio Alternativa C. Para saber qual é valor mediano da diária é necessário calcular a quantidade de hotéis para cada percentual, considerando que na cidade há 200 hotéis. 10% ,1 = 20

29 25% ,25 = 50 40% ,20 = 80 Assim, temos: 50 hotéis com a diária de R$ 200,00; 50 hotéis com a diária de R$ 300,00; 80 hotéis com a diária de R$ 400,00 e 20 hotéis com a diária de R$ 600,00. R$ 200,00 R$ 300,00 R$ 400,00 R$ 600, Sendo 200 hotéis, a mediana será calculada entre os valores que ocupam a posições 100 e 101. E, considerando os dados disponibilizados em ordem de grandeza, essas posições serão ocupadas por hotéis em que as diárias são respectivamente iguais a R$ 300,00 e R$ 400, Assim temos: Alternativa B. Para saber a diferença, é necessário calcular a média das notas dadas pelos avaliadores e depois calcular uma nova média desconsiderando a maior e a menor notas Média = Vamos agora desconsiderar a menor e maior nota, que são respectivamente 1 e Média = Alternativa B. De acordo com os dados dos gráficos, temos em 2013: 50 funcionários que apresentam como grau de instrução o Ensino Fundamental. Esses 50 funcionários representam 12,5% da folha salarial. Para conhecer o salário desses funcionários, podemos fazer o seguinte cálculo: 12,5% , , Portanto, o salário de cada um desses funcionários é igual a R$ 1.000,00.

30 150 funcionários que apresentam como grau de instrução o Ensino Médio. Esses 150 funcionários representam 75% da folha salarial. Para conhecer o salário desses funcionários, podemos fazer o seguinte cálculo: 75% , , Portanto, o salário de cada um desses funcionários é igual a R$ 2.000, funcionários que apresentam como grau de instrução o Ensino Superior. Esses 10 funcionários representam 12,5% da folha salarial. Para conhecer o salário desses funcionários, podemos fazer o seguinte cálculo: 12,5% , , Portanto, o salário de cada um desses funcionários é igual a R$ 5.000,00. Para saber qual será o aumento na receita, vamos calcular o custo dos funcionários, considerando a quantidade de funcionários em 2014 e o valor salarial. Assim temos: 70 funcionários que terão o salário de R$ 1.000,00 eles vão gerar um custo de R$ , funcionários que terão o salário de R$ 2.000,00 eles vão gerar um custo de R$ , funcionários que terão o salário de R$ 5.000,00 eles vão gerar um custo de R$ ,00. Assim, em 2014, somente com funcionários, o gasto será de R$ ,00. R$ ,00 + R$ ,00 + R$ ,00 = R$ ,00 Portanto, para manter o lucro, a receita deve aumentar R$ ,00, já que os custos com funcionários terão esse aumento.

31 R$ ,00 R$ ,00 = R$ ,00 8. Alternativa D. Para saber qual foi é a moda do número de pessoas no elevador durante a subida, vamos organizar, em uma tabela, o número de pessoas em cada andar. Número de pessoas Térreo 1º andar 2º andar 3º andar 4º andar 5º andar que entraram no elevador que saem do elevador que estão no elevador = = = = = = 3 Portanto, a moda do número de pessoas no elevador durante a subida é igual a 5.

Quantidade de Acessos / Plano de Serviço / Unidade da Federação - Novembro/2007

Quantidade de Acessos / Plano de Serviço / Unidade da Federação - Novembro/2007 Quantidade de Acessos / Plano de Serviço / Unidade da Federação - Novembro/2007 REGIÃO NORTE 5.951.408 87,35 861.892 12,65 6.813.300 RONDÔNIA 760.521 88,11 102.631 11,89 863.152 ACRE 298.081 85,86 49.094

Leia mais

Acre Previsão por Coeficiente no Estado

Acre Previsão por Coeficiente no Estado Acre 0,6 121.073,55 262.729,59 0,8 161.431,39 350.306,12 1,0 201.789,24 437.882,66 1,2 242.147,09 525.459,19 1,4 - - 1,6 322.862,79 700.612,25 1,8 363.220,64 788.188,78 2,0 - - 2,2 - - 2,4 - - 2,6 524.652,03

Leia mais

COLÉGIO EQUIPE DE JUIZ DE FORA MARQUINHOS - MATEMÁTICA 3º ANO EM. Estatística

COLÉGIO EQUIPE DE JUIZ DE FORA MARQUINHOS - MATEMÁTICA 3º ANO EM. Estatística Estatística 1. (ENEM 2016) Em uma cidade, o número de casos de dengue confirmados aumentou consideravelmente nos últimos dias. A prefeitura resolveu desenvolver uma ação contratando funcionários para ajudar

Leia mais

- 1 - EDITAL ANTERIOR PRF 2013 Matemática Noções de estatística. MÉDIA ARITMÉTICA (x )

- 1 - EDITAL ANTERIOR PRF 2013 Matemática Noções de estatística. MÉDIA ARITMÉTICA (x ) EDITAL ANTERIOR PRF 013 Matemática Noções de estatística. MÉDIA ARITMÉTICA (x ) Sejam x1, x,..., xn, portanto n valores da variável X. A média aritmética simples, ou simplesmente média de X, representada

Leia mais

9, R$ , , R$ ,

9, R$ , , R$ , Rondônia 2005 R$ 601.575,17 2005 10.154 2004 1.027.983 2004 108.139 2004 10,52 2006 R$ 609.834,21 2006 10.757 2005 1.025.249 2005 101.539 2005 9,90 2007 R$ 1.229.490,00 2007 9.100 2006 1.047.004 2006 111.068

Leia mais

Contabilizando para o Cidadão

Contabilizando para o Cidadão Gasto Médio por Deputado Estadual - Assembleias Legistativas Estaduais - Ano 2017 R$17,5 R$16,9 R$15,9 Gasto Médio Anual por Deputado Estadual (em Milhões de R$) Média Nacional - Gasto Anual por Deputado

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 609, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2014

RESOLUÇÃO Nº 609, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2014 RESOLUÇÃO Nº 609, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2014 Ementa: Aprova o Orçamento Programa do Exercício de 2015 dos Conselhos Federal e Regionais de Farmácia. O CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA, no uso das atribuições

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 1 Introdução SAEB/Prova Brasil 2011 - primeiros resultados O Sistema

Leia mais

FNPETI FÓRUM NACIONAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL. Cenário do Trabalho Infantil Dados PNAD 2014

FNPETI FÓRUM NACIONAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL. Cenário do Trabalho Infantil Dados PNAD 2014 Cenário do Trabalho Infantil Dados PNAD 2014 Fonte: IBGE/Pnad. Elaboração própria. Nota: a PNAD até o ano de 2003 não abrangia a área rural da região Norte (exceto o Tocantins). Nos anos de 1994, 2000

Leia mais

Síntese de indicadores. nº 1 setembro 2012 CAGED

Síntese de indicadores. nº 1 setembro 2012 CAGED Síntese de indicadores nº 1 setembro 2012 CAGED Síntese de indicadores CAGED Apresentação A partir deste mês, os Observatórios do Trabalho do DIEESE passam a divulgar a Síntese de Indicadores, com resultados

Leia mais

Déficit Habitacional 2009

Déficit Habitacional 2009 Déficit Habitacional 2009 Eduardo May Zaidan 28 de outubro de 2010 Déficit habitacional: conceito O déficit habitacional é a medida das carências de moradia de uma determinada sociedade. Essas carências

Leia mais

Atualização do custo total dos acidentes de trânsito no Brasil Histórico da Revisão

Atualização do custo total dos acidentes de trânsito no Brasil Histórico da Revisão Atualização do custo total dos acidentes de trânsito no Brasil Histórico da Revisão Data Versão Descrição Autor Atualização do custo total dos acidentes de trânsito no Brasil O presente documento tem por

Leia mais

Mat.Semana. PC Sampaio Alex Amaral Rafael Jesus Gabriel Ritter. (Rodrigo Molinari) (Gabriella Teles) Este conteúdo pertence ao Descomplica.

Mat.Semana. PC Sampaio Alex Amaral Rafael Jesus Gabriel Ritter. (Rodrigo Molinari) (Gabriella Teles) Este conteúdo pertence ao Descomplica. 17 PC Sampaio Alex Amaral Rafael Jesus Gabriel Ritter Semana (Rodrigo Molinari) (Gabriella Teles) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia Estatística 16 jun Medidas de centralidade e

Leia mais

Estatística. O que é: Conceitos: Divisão da estatística: 2. Estatística indutiva

Estatística. O que é: Conceitos: Divisão da estatística: 2. Estatística indutiva Estatística O que é: É a ciência que coleta, organiza e interpreta dados colhidos entre um grupo aleatório de pessoas. Divisão da estatística: Estatística geral Visa elaborar métodos gerais aplicáveis

Leia mais

Ranking de salário dos Tribunais de Justiça nos Estados e DF - Junho 2018 SS JUSTIÇA MG

Ranking de salário dos Tribunais de Justiça nos Estados e DF - Junho 2018 SS JUSTIÇA MG Ranking de salário dos Tribunais de Justiça nos Estados e DF - Junho 2018 SS JUSTIÇA MG SS Justiça MG Junho 2018 Tabela 1 Tribunais de Justiça Estaduais posicionados conforme Vencimento Básico Vencimentos

Leia mais

Estatística. Exercícios Objetivos

Estatística. Exercícios Objetivos Exercícios Objetivos 1. (2009) O Indicador do CadÚnico (ICadÚnico), que compõe o cálculo do Índice de Gestão Descentralizada do Programa Bolsa Família (IGD), é obtido por meio da média aritmética entre

Leia mais

Autor: Nicholas Davies, prof. da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

Autor: Nicholas Davies, prof. da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ REDE ESTADUAL DE ENSINO DO RJ É A QUE MAIS DIMINUIU NO BRASIL (-34,7%) NA EDUCAÇÃO BÁSICA ENTRE 2006 E 2012, COM PERDA DE 516.471 MATRÍCULAS, PORÉM A REDE PRIVADA DO RJ FOI A QUARTA QUE MAIS CRESCEU (193.73

Leia mais

DEFINIÇÃO DO NÚMERO DE ATERROS REGIONAIS BRASIL. Obras

DEFINIÇÃO DO NÚMERO DE ATERROS REGIONAIS BRASIL. Obras DEFINIÇÃO DO NÚMERO DE REGIONAIS BRASIL Aplicada a metodologia descrita nos itens. a. para todos os Estados dos Brasil e para o Distrito Federal, se obteve os números totais de aterros regionais para cada

Leia mais

MATEMÁTICA - 3 o ANO MÓDULO 16 ESTATÍSTICA

MATEMÁTICA - 3 o ANO MÓDULO 16 ESTATÍSTICA MATEMÁTICA - 3 o ANO MÓDULO 16 ESTATÍSTICA 13% 7% 25% 55% Como pode cair no enem (ENEM) Um sistema de radar é programado para registrar automaticamente a velocidade de todos os veículos trafegando por

Leia mais

GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS

GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS no Estado do Rio de Janeiro em 2013 FEVEREIRO DE 2014 RESUMO O país criou 730.687 novos postos de trabalho em 2013, desempenho este 16% menor do que o apresentado em 2012. No

Leia mais

Exercícios de Revisão: Estatística

Exercícios de Revisão: Estatística Exercícios de Revisão: Estatística Exercícios de Revisão: Estatística 1. (Enem) O gráfico apresenta as taxas de desemprego durante o ano de 2011 e o primeiro semestre de 2012 na região metropolitana de

Leia mais

Escola de Civismo e Cidadania ATIVIDADE REFERENTE À ESTATÍSTICA: GABARITO LISTA 04

Escola de Civismo e Cidadania ATIVIDADE REFERENTE À ESTATÍSTICA: GABARITO LISTA 04 COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS HUGO DE CARVALHO RAMOS ANO LETIVO 2019 2º BIMESTRE ATIVIDADE COMPLEMENTAR Série Turma (s) Turno 3ª do Ensino Médio H I MATUTINO Professor: JUNIO CESAR MENDES

Leia mais

Boletim Epidemiológico

Boletim Epidemiológico Boletim Epidemiológico Análise Epidemiológica dos casos de Dengue, Febre de Chikungunya e Febre pelo vírus Zika, Semana Epidemiológica 1 a 15, do ano de Introdução A dengue, Zika vírus e febre Chikungunya

Leia mais

ESTATÍSTICA. Prof.º Mário Castro

ESTATÍSTICA. Prof.º Mário Castro ESTATÍSTICA Prof.º Mário Castro Estatística O que é: É a ciência que coleta, organiza e interpreta dados colhidos entre um grupo aleatório de pessoas. Divisão da estatística: Estatística geral Visa elaborar

Leia mais

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua PNAD Contínua. Rio de Janeiro, 23 de fevereiro de 2017

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua PNAD Contínua. Rio de Janeiro, 23 de fevereiro de 2017 Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua PNAD Contínua Rio de Janeiro, 23 de fevereiro de 2017 P R I N C I P A L O PNAD Contínua B J E T I Produzir informações contínuas Sobre a inserção da

Leia mais

Contabilizando para o Cidadão

Contabilizando para o Cidadão 14,6% 14,5% 14,0% 14,0% 13,2% 13,1% 12,1% Contabilizando para o Cidadão Nº de Famílias Beneficiadas pelo Bolsa Família em Relação ao Total de Famílias do Estado - Ano 2017 50,00% 48,6% Nº de Famílias Beneficiadas

Leia mais

Boletim Epidemiológico

Boletim Epidemiológico Boletim Epidemiológico Análise Epidemiológica dos casos de dengue, febre de chikungunya e febre pelo vírus Zika, Semana Epidemiológica 1 a 5, do ano de 2018. Introdução A dengue, zika vírus e febre chikungunya

Leia mais

Pressão sobre os salários continua em queda, apesar da taxa de desemprego estável

Pressão sobre os salários continua em queda, apesar da taxa de desemprego estável Pressão sobre os salários continua em queda, apesar da taxa de desemprego estável Estimativa da Fipe e da Catho para a taxa de desemprego do décimo mês do ano é de 5,0%, 0,1 ponto percentual maior do que

Leia mais

Estatística. Prof Carlos

Estatística. Prof Carlos Estatística Prof Carlos Estatística O que é: É a ciência que coleta, organiza e interpreta dados colhidos entre um grupo aleatório de pessoas. Divisão da estatística: Estatística geral Visa elaborar métodos

Leia mais

OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DE DIADEMA

OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DE DIADEMA OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DE DIADEMA Relatório Mensal: A Movimentação do Mercado de Trabalho Formal no Município de Diadema Março de 2008 Termo de Contrato Nº. 226/2007 MAIO de 2008 SUMÁRIO Apresentação

Leia mais

QUESTÃO 1 (ENEM 2009)

QUESTÃO 1 (ENEM 2009) QUESTÃO 1 (ENEM 2009) Na tabela, são apresentados dados da cotação mensal do ovo extra branco vendido no atacado, em Brasília, em reais, por caixa de 30 dúzias de ovos, em alguns meses dos anos 2007 e

Leia mais

De acordo com esses dados, o valor da mediana das cotações mensais do ovo extra branco nesse período era igual a

De acordo com esses dados, o valor da mediana das cotações mensais do ovo extra branco nesse período era igual a Estatística Material de Apoio para Monitoria 1. (ENEM) Em sete de abril de 2004, um jornal publicou o ranking de desmatamento, conforme gráfico, da chamada Amazônia Legal, integrada por nove estados. Considerando-se

Leia mais

COMPILAÇÃO DE INDICADORES SOCIAIS

COMPILAÇÃO DE INDICADORES SOCIAIS COMPILAÇÃO DE INDICADORES SOCIAIS PNAD Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio última atualização da pesquisa: 2011 1 2 CARACTERÍSTICAS DOS DOMICÍLIOS 3 ACESSO A SERVIÇOS PÚBLICOS EVOLUÇÃO DO PERCENTUAL

Leia mais

Análise Epidemiológica dos casos de Dengue, Febre de Chikungunya e Febre pelo vírus Zika, Semana Epidemiológica 1 a 30, do ano de 2018.

Análise Epidemiológica dos casos de Dengue, Febre de Chikungunya e Febre pelo vírus Zika, Semana Epidemiológica 1 a 30, do ano de 2018. Boletim Epidemiológico Volume2 Nº 7 Análise Epidemiológica dos casos de Dengue, Febre de Chikungunya e Febre pelo vírus Zika, Semana Epidemiológica 1 a 30, do ano de 2018. Introdução dengue no Brasil 6,39%

Leia mais

FUNÇÃO POLINOMIAL DO 1º GRAU CONTEÚDOS

FUNÇÃO POLINOMIAL DO 1º GRAU CONTEÚDOS FUNÇÃO POLINOMIAL DO 1º GRAU CONTEÚDOS Função polinomial do 1º grau Gráfico de função Função do 1º grau Gráfico de função do 1º grau Zero da função Coeficientes da função Função crescente e decrescente

Leia mais

INFORME CONJUNTURAL. Comportamento do Emprego Jan-Dez Brasil. Subseção Dieese Força Sindical. Elaboração: 26/01/18

INFORME CONJUNTURAL. Comportamento do Emprego Jan-Dez Brasil. Subseção Dieese Força Sindical. Elaboração: 26/01/18 INFORME CONJUNTURAL Comportamento do Emprego Jan-Dez 2017 - Brasil Subseção Dieese Força Sindical Elaboração: 26/01/18 Brasil: Número de Empregos Formais, Variação Absoluta e Relativa (1990/2016) Ano Nº

Leia mais

ANUÁRIO DO TRABALHO. e 2 O O 7

ANUÁRIO DO TRABALHO. e 2 O O 7 ANUÁRIO DO TRABALHO namicro e Pequena Empresa 2 O O 7 SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Presidente do Conselho Deliberativo Nacional Adelmir Santana Diretor-Presidente Paulo

Leia mais

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua PNAD Contínua. Mercado de Trabalho Brasileiro 1º trimestre de de maio de 2018

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua PNAD Contínua. Mercado de Trabalho Brasileiro 1º trimestre de de maio de 2018 Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua PNAD Contínua Mercado de Trabalho Brasileiro 1º trimestre de 2018 17 de maio de 2018 P R I N C I P A L O B J E T I V O Produzir informações contínuas

Leia mais

Contabilizando para o Cidadão Entendendo as Finanças Públicas

Contabilizando para o Cidadão Entendendo as Finanças Públicas - ano 2015 Pernambuco 5,20% Ceará 5,44% Maranhão 5,14% Pará 4,89% Paraná 4,43% Rio Grande do Sul 4,37% Santa Catarina 2,54% Rio Grande do Norte 2,48% Espírito Santo 2,14% Amazonas 2,06% Sergipe 1,87% Alagoas

Leia mais

G1 -Preço da cesta básica em São Paulo cai 4,22% em agosto, diz Pr...

G1 -Preço da cesta básica em São Paulo cai 4,22% em agosto, diz Pr... G1 -Preço da cesta básica em São Paulo cai 4,22% em agosto, diz Pr... Página 1 de 7 MENU G1 Economia MENU G1 Economia g1 ge gshow famosos vídeos ENTRE Seu Dinheiro Notícias da sua região Centro Oeste distrito

Leia mais

O MAPA DA EXTREMA INDIGÊNCIA NO CEARÁ E O CUSTO FINANCEIRO DE SUA EXTINÇÃO

O MAPA DA EXTREMA INDIGÊNCIA NO CEARÁ E O CUSTO FINANCEIRO DE SUA EXTINÇÃO CAEN-UFC RELATÓRIO DE PESQUISA Nº5 O MAPA DA EXTREMA INDIGÊNCIA NO CEARÁ E O CUSTO FINANCEIRO DE SUA EXTINÇÃO (Apresenta um Comparativo com os Estados Brasileiros) Autores da Pesquisa Flávio Ataliba Barreto

Leia mais

Estrada em obras PROGRESSÃO GEOMÉTRICA CONTEÚDOS

Estrada em obras PROGRESSÃO GEOMÉTRICA CONTEÚDOS PROGRESSÃO GEOMÉTRICA CONTEÚDOS Progressão geométrica (PG) Razão de uma PG Progressão geométrica crescente Progressão geométrica decrescente Progressão geométrica oscilante Progressão geométrica constante

Leia mais

Trabalho Infantil e Trabalho Infantil Doméstico no Brasil

Trabalho Infantil e Trabalho Infantil Doméstico no Brasil Trabalho Infantil e Trabalho Infantil Doméstico no Brasil Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil FNPETI E Realização Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil

Leia mais

Tabela Área plantada, área colhida e produção, por ano da safra e produto das lavouras. Total Cana-de-açúcar

Tabela Área plantada, área colhida e produção, por ano da safra e produto das lavouras. Total Cana-de-açúcar Variável - Área plantada (Hectares) Brasil, Grande Região e Unidade da FederProduto das lavouras Brasil Norte Nordeste Sudeste Sul Centro-Oeste Rondônia Acre Amazonas Roraima Pará Amapá Tocantins Total

Leia mais

Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos - Março de Inadimplência com cheques atinge 2,32% em março, aponta Serasa Experian

Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos - Março de Inadimplência com cheques atinge 2,32% em março, aponta Serasa Experian Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos - Março de 2015 Inadimplência com cheques atinge 2,32% em março, aponta Serasa Experian É o 4º pior março de toda a série histórica, iniciada em 1991 São

Leia mais

Geografia. Demografia do Brasil. Professor Thomás Teixeira.

Geografia. Demografia do Brasil. Professor Thomás Teixeira. Geografia Demografia do Brasil Professor Thomás Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia Aula XX DEMOGRAFIA BRASILEIRA DEMOGRAFIA BRASILEIRA População estimada [2018] 208.494.900 pessoas Homem

Leia mais

GEOMETRIA ANALÍTICA CONTEÚDOS. Distância entre pontos Equação da reta Distância ponto reta Coeficientes Equação da circunferência.

GEOMETRIA ANALÍTICA CONTEÚDOS. Distância entre pontos Equação da reta Distância ponto reta Coeficientes Equação da circunferência. GEOMETRIA ANALÍTICA CONTEÚDOS Distância entre pontos Equação da reta Distância ponto reta Coeficientes Equação da circunferência. AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Neste capítulo, estudaremos a Geometria Analítica.

Leia mais

Obs.: As atividades desta bateria contemplam o conteúdo do trimestre. EQUAÇÕES

Obs.: As atividades desta bateria contemplam o conteúdo do trimestre. EQUAÇÕES Obs.: As atividades desta bateria contemplam o conteúdo do trimestre. 1. EQUAÇÕES 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. Um motorista, após ter enchido o tanque de seu veículo, gastou 1/5

Leia mais

O quadro apresenta o lucro (em milhões de reais) acumulado ao longo do tempo (em anos) de existência de cada empresa.

O quadro apresenta o lucro (em milhões de reais) acumulado ao longo do tempo (em anos) de existência de cada empresa. Estatística Básica 1. (Enem) Uma falsa relação O cruzamento da quantidade de horas estudadas com o desempenho no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) mostra que mais tempo na escola

Leia mais

Alfabetização. Censo Demográfico 2010 Características da população e dos domicílios Resultados do universo

Alfabetização. Censo Demográfico 2010 Características da população e dos domicílios Resultados do universo Alfabetização A alfabetização é o primeiro passo para o acesso à informação escrita e a níveis de educação mais elevados. Assegurar que as crianças frequentem o ensino fundamental nas idades apropriadas

Leia mais

ENCARGOS SOCIAIS SOBRE A MÃO DE OBRA HORISTA % GRUPO A

ENCARGOS SOCIAIS SOBRE A MÃO DE OBRA HORISTA % GRUPO A ACRE B1 Repouso Semanal Remunerado 18,06 0,00 18,06 0,00 B2 Feriados 4,77 0,00 4,77 0,00 B3 Auxílio - Enfermidade 0,91 0,69 0,91 0,69 B4 13º Salário 10,97 8,33 10,97 8,33 B7 Dias de Chuvas 1,68 0,00 1,68

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL (ICPN) Fevereiro/2014 (dados até Janeiro)

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL (ICPN) Fevereiro/2014 (dados até Janeiro) ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL (ICPN) Fevereiro/2014 (dados até Janeiro) Sumário Executivo Os dados desse relatório são apresentados da ordem geral para específico, ou seja, apresenta

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL (ICPN) Março/2013 (dados até Fevereiro)

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL (ICPN) Março/2013 (dados até Fevereiro) ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL (ICPN) Março/2013 (dados até Fevereiro) Sumário Executivo (entrevistas realizadas em fev/13) Este relatório resulta das entrevistas realizadas no mês

Leia mais

OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DE DIADEMA

OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DE DIADEMA OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DE DIADEMA Relatório Mensal: A Movimentação do Mercado de Trabalho Formal no Município de Diadema Maio de 2008 Termo de Contrato Nº. 226/2007 JUNHO de 2008 SUMÁRIO Apresentação

Leia mais

Formação Continuada em Matemática. Matemática - 9º Ano - 4º Bimestre/2014. Plano de Trabalho 1. Análise de Gráficos e Tabelas

Formação Continuada em Matemática. Matemática - 9º Ano - 4º Bimestre/2014. Plano de Trabalho 1. Análise de Gráficos e Tabelas Formação Continuada em Matemática Fundação CECIERJ Matemática - 9º Ano - 4º Bimestre/2014 Plano de Trabalho 1 Análise de Gráficos e Tabelas Tarefa 1: Cursista: Paula Leite Pinto Tutora: Bianca Coloneze

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS NOVEMBRO/ DEZEMBRO DE 2013 JOB2726-13 OBJETIVO LOCAL ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA Trata-se de uma pesquisa de acompanhamento

Leia mais

Estatísticas do Registro Civil Data 17 / 12 / 2012

Estatísticas do Registro Civil Data 17 / 12 / 2012 Estatísticas do Registro Civil 2011 Data 17 / 12 / 2012 Em 2011, o total de registros foi 2,0% maior que em 2010, indicando a melhoria da cobertura do registro civil de nascimento no País. Houve acréscimo

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL (ICPN) Maio / 2014 (dados até Abril)

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL (ICPN) Maio / 2014 (dados até Abril) ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL (ICPN) Maio / 2014 (dados até Abril) Sumário Executivo Os dados desse relatório são apresentados da ordem geral para específico, ou seja, apresenta primeiro

Leia mais

1. 2. 3. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. 31. 32. 33. 34. 35. 36. 37. 38. 39. 40. 41. 42. 43. 44. 45. 46. 47. 48. 49. 50. 51. 52.

Leia mais

Contratação de empresas para limpar o nome. Março de 2017

Contratação de empresas para limpar o nome. Março de 2017 Contratação de empresas para limpar o nome Março de 2017 OBJETIVOS DO ESTUDO Conhecer o negócio de contratação de empresas para limpar o nome: abordagem, promessas e resultados sobre a vida dos endividados;

Leia mais

jan/16 fev/16 mar/16 abr/16 mai/16 jun/16 jul/16 ago/16 set/16 out/16 nov/16 dez/16

jan/16 fev/16 mar/16 abr/16 mai/16 jun/16 jul/16 ago/16 set/16 out/16 nov/16 dez/16 Brasil Preço de Realização do Produtor 13,09 13,08 13,07 13,08 13,07 13,09 13,09 13,08 13,08 13,09 13,23 13,23 Preço do Produtor s/ ICMS c/ CIDE/PIS/COFINS 15,28 15,26 15,26 15,27 15,26 15,27 15,28 15,26

Leia mais

jan/16 fev/16 mar/16 abr/16 mai/16 jun/16 jul/16 ago/16 set/16 out/16 nov/16 dez/16

jan/16 fev/16 mar/16 abr/16 mai/16 jun/16 jul/16 ago/16 set/16 out/16 nov/16 dez/16 Brasil Preço de Realização do Produtor 13,09 13,08 13,07 13,08 13,07 13,09 13,09 13,08 13,08 13,09 13,23 13,23 Preço do Produtor s/ ICMS c/ CIDE/PIS/COFINS 15,28 15,26 15,26 15,27 15,26 15,27 15,28 15,26

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL. Dezembro/2012 (dados até novembro)

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL. Dezembro/2012 (dados até novembro) ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL (ICPN) Dezembro/2012 (dados até novembro) Características da pesquisa Objetivo: - medir o impacto da conjuntura econômica nos Pequenos Negócios e suas

Leia mais

INFORME CONJUNTURAL. Comportamento do Emprego Janeiro Brasil. Subseção Dieese Força Sindical. Elaboração:05/03/18

INFORME CONJUNTURAL. Comportamento do Emprego Janeiro Brasil. Subseção Dieese Força Sindical. Elaboração:05/03/18 INFORME CONJUNTURAL Comportamento do Emprego Janeiro 2018 - Brasil Subseção Dieese Força Sindical Elaboração:05/03/18 Estoque de Empregos RAIS Brasil 2 3 4 Jan 2018 Segundo dados divulgados pelo Cadastro

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL. Fevereiro/2013 (dados até Janeiro)

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL. Fevereiro/2013 (dados até Janeiro) ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL (ICPN) Fevereiro/2013 (dados até Janeiro) Características da pesquisa Objetivo: - medir o impacto da conjuntura econômica nos Pequenos Negócios e suas

Leia mais

Boletim Epidemiológico

Boletim Epidemiológico Boletim Epidemiológico Análise Epidemiológica dos casos de dengue, febre de chikungunya e febre pelo vírus Zika, Semana Epidemiológica 1 a 52, 2017. Introdução A dengue, zika vírus e febre chikungunya

Leia mais

Boletim Epidemiológico

Boletim Epidemiológico 03 Boletim Epidemiológico Análise Epidemiológica dos casos de dengue, febre de chikungunya e febre pelo vírus Zika. Semana Epidemiológica 1 a 49, Volume 1 Nº 3 Introdução A dengue, zika vírus e febre chikungunya

Leia mais

Boletim Epidemiológico

Boletim Epidemiológico Boletim Epidemiológico Análise Epidemiológica dos casos de dengue, febre de chikungunya e febre pelo vírus Zika. Semana Epidemiológica 1 a 46,. Volume 1 Nº 2 Introdução A Dengue, febre chikungunya e zika

Leia mais

TRABALHO 1 o TRIMESTRE

TRABALHO 1 o TRIMESTRE TRABALHO 1 o TRIMESTRE Disciplina: Matemática 1 Série: 3 o Turma: Azul Data: 06.04.17 Professor: Sérgio Tambellini Ensino: Médio Trimestre: 1 o Valor: 1,5 pto. Nome: n o : Nome: n o : Nota: Nome: n o :

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL. ICPN Junho de 2016

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL. ICPN Junho de 2016 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Junho de 2016 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Junho de 2016 Sumário Executivo Indicadores de confiança são indicadores

Leia mais

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SAEB. Evidências da Edição Agosto de 2018

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SAEB. Evidências da Edição Agosto de 2018 SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SAEB Evidências da Edição 2017 Agosto de 2018 IDEB = Resultados de aprendizagem dos estudantes de acordo com o SAEB + Taxas de aprovação, reprovação e abandono,

Leia mais

Observe na imagem a seguir, a trajetória realizada por uma bola no momento em que um jogador a chutou em direção ao gol.

Observe na imagem a seguir, a trajetória realizada por uma bola no momento em que um jogador a chutou em direção ao gol. FUNÇÃO QUADRÁTICA CONTEÚDOS Função quadrática Raízes da função quadrática Gráfico de função Ponto de máximo e de mínimo de uma função AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Observe na imagem a seguir, a trajetória

Leia mais

PROCESSO SELETIVO UFAL SiSU GERAL (5.168 vagas ofertadas)

PROCESSO SELETIVO UFAL SiSU GERAL (5.168 vagas ofertadas) PROCESSO SELETIVO UFAL 2014 - SiSU 2014.1 - GERAL (5.168 vagas ofertadas) ALAGOAS AL 2.918 56,46% BAHIA BA 306 5,92% SERGIPE SE 96 1,86% PERNAMBUCO PE 627 12,13% PARAÍBA PB 24 0,46% RIO GRANDE DO NORTE

Leia mais

4ª Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos 2012

4ª Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos 2012 4ª Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos 2012 Fonte: Notícias da imprensa, SSP e sindicatos Apoio: Sindicato dos Vigilantes de Curitiba e Região Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região Fetec-CUT(PR)

Leia mais

Produção Brasileira de Melão por Estado 2007 Estados Área (ha) Volume (Ton) Valor (Mil R$) Rio Grande do Norte Ceará 6.

Produção Brasileira de Melão por Estado 2007 Estados Área (ha) Volume (Ton) Valor (Mil R$) Rio Grande do Norte Ceará 6. Produção Brasileira de Abacaxi por Estado 2007 Pará 15.462 701.948 125.596 Paraíba 11.600 625.527 150.054 Minas Gerais 7.593 596.668 127.597 Bahia 6.430 282.634 63.185 São Paulo 3.620 271.380 76.161 Rio

Leia mais

GRÁFICO 1 Saldo do Emprego Bancário Brasil janeiro/2015 a junho/2016

GRÁFICO 1 Saldo do Emprego Bancário Brasil janeiro/2015 a junho/2016 Saldo de Empregos no Setor Bancário Janeiro a junho de 2016 Analise do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego No primeiro semestre de 2016 foram fechados 6.785

Leia mais

Observatório da Indústria Mato-Grossense

Observatório da Indústria Mato-Grossense CAGED 2018: Análise do fluxo de empregos em Mato Grosso O estoque de empregos do setor industrial de Mato Grosso (148.488 funcionários com carteira assinada) representou 22% do total do estado (683.772

Leia mais

Indicadores IBGE. Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil SINAPI. Janeiro de 2017

Indicadores IBGE. Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil SINAPI. Janeiro de 2017 Indicadores IBGE Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil SINAPI Janeiro de 2017 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE Presidente da República Michel Miguel

Leia mais

Boletim Epidemiológico

Boletim Epidemiológico Boletim Epidemiológico Análise Epidemiológica dos casos de dengue, febre de chikungunya e febre pelo vírus Zika. Semana Epidemiológica 1 a 35,. Volume 1 Nº 1 Introdução A dengue, zika vírus e febre chikungunya

Leia mais

Capacitação de profissionais da odontologia brasileira vinculados ao SUS para a atenção e cuidado da pessoa com deficiência

Capacitação de profissionais da odontologia brasileira vinculados ao SUS para a atenção e cuidado da pessoa com deficiência Capacitação de profissionais da odontologia brasileira vinculados ao SUS para a atenção e cuidado da pessoa com deficiência Público-alvo: Cirurgiões-dentistas (CDs) e Auxiliares de Saúde Bucal (ASBs) vinculados

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL. ICPN Maio de 2016

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL. ICPN Maio de 2016 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Maio de 2016 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Maio de 2016 Sumário Executivo Indicadores de confiança são indicadores antecedentes,

Leia mais

AULA 04 Média, Mediana e Moda

AULA 04 Média, Mediana e Moda Cursinho Pré-Vestibular da UFSCar São Carlos Matemática Professora Elvira e Monitores Ayana e Larissa AULA 04 Média, Mediana e Moda Conceitos envolvidos: Variáveis Média Moda Mediana Conceito relacionado:

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN. Setembro de 2015

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN. Setembro de 2015 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Setembro de 2015 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Setembro de 2015 Sumário Executivo Indicadores de confiança são indicadores

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL (ICPN) Maio/2013 (dados até Abril)

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL (ICPN) Maio/2013 (dados até Abril) ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL (ICPN) Maio/2013 (dados até Abril) Sumário Executivo (entrevistas realizadas em Abr/13) Nesta edição o Índice de Confiança dos Pequenos Negócios (ICPN)

Leia mais

Saúde Suplementar em Números

Saúde Suplementar em Números Saúde Suplementar em Números Edição nº 15-2017 Data base: Março de 2017 Sumário Executivo Número de beneficiários de planos médico-hospitalares (): 47.606.341; Taxa de crescimento do número de beneficiários

Leia mais

Material Teórico - Módulo de ESTATÍSTICA BÁSICA I. Primeiro Ano do Ensino Médio

Material Teórico - Módulo de ESTATÍSTICA BÁSICA I. Primeiro Ano do Ensino Médio Material Teórico - Módulo de ESTATÍSTICA BÁSICA I Medidas de Posição Primeiro Ano do Ensino Médio Autor: Prof. Francisco Bruno Holanda Revisor: Prof. Antonio Caminha M. Neto 1 Introdução Após coletar os

Leia mais

Piores trechos por Unidade Federativa por número de mortos

Piores trechos por Unidade Federativa por número de mortos Piores trechos por Unidade Federativa por número de mortos - 2016 Data: 24/05/2017 FILTROS: Veículos: Todos Valores: Absolutos Estado: Todos BR: Todas Piores trechos por Estado número de mortos 2016 Estado

Leia mais

Estatísticas e Indicadores do Ensino Fundamental e Médio. Tiragem Limitada

Estatísticas e Indicadores do Ensino Fundamental e Médio. Tiragem Limitada Estatísticas e Indicadores do Ensino Fundamental e Médio Tiragem Limitada República Federativa do Brasil Fernando Henrique Cardoso Ministério da Educação e do Desporto - MEC Paulo Renato Souza Secretaria

Leia mais

Professor Gabriel Carvalho MÈDIA (B) 2. (C) 0.

Professor Gabriel Carvalho MÈDIA (B) 2. (C) 0. MÈDIA 1. Comprei 5 doces a R$ 1,80 cada um, 3 doces a R$ 1,50 e 2 doces a R$ 2,00 cada. O preço médio, por doce, foi de (A) 1,75. (B) 1,85. (C) 1,93. (D) 2,00. (E) 2,40. 2. Calculando a média aritmética

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL. ICPN Abril de 2016

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL. ICPN Abril de 2016 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Abril de 2016 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Abril de 2016 Sumário Executivo Indicadores de confiança são indicadores

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA SAEB PRIMEIROS RESULTADOS:

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA SAEB PRIMEIROS RESULTADOS: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA SAEB - PRIMEIROS RESULTADOS: Médias de desempenho do SAEB/ em perspectiva comparada Fevereiro de 2007 Presidente

Leia mais

Boletim Epidemiológico

Boletim Epidemiológico Boletim Epidemiológico Análise Epidemiológica dos casos de Febre Amarela. Até a Semana Epidemiológica 19 de 2018. Volume 1 Nº 09 Introdução A Febre Amarela é uma doença infecciosa grave causada por um

Leia mais

8ª Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos (2014)

8ª Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos (2014) 8ª Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos (2014) Elaboração: Contraf-CUT, CNTV e Federação dos Vigilantes do Paraná Fonte: Notícias da imprensa, SSP e sindicatos Apoio: Sindicato dos Vigilantes de Curitiba

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL. ICPN Fevereiro de 2016

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL. ICPN Fevereiro de 2016 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Fevereiro de 2016 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Fevereiro de 2016 Sumário Executivo Indicadores de confiança são indicadores

Leia mais

FONTE DE DADOS. Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde: Dados de todos os estabelecimentos de saúde do Brasil.

FONTE DE DADOS. Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde: Dados de todos os estabelecimentos de saúde do Brasil. CENSO AMIB 2016 OBJETIVO O objetivo desta proposta é prestar serviços de consultoria para a extração e análise de dados do CNES a respeito de leitos de UTI e profissionais da saúde intensivistas, bem como

Leia mais

PIB 2012 Estado do Tocantins

PIB 2012 Estado do Tocantins PIB 2012 Estado do Tocantins Parceiros: GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SANDOVAL LÔBO CARDOSO Governador do Estado TOM LYRA Vice-governador do Estado JOAQUIM CARLOS PARENTE JUNIOR Secretário JOAQUÍN EDUARDO

Leia mais

RESOLUÇÃO CFM Nº 2.064/2013

RESOLUÇÃO CFM Nº 2.064/2013 RESOLUÇÃO CFM Nº 2.064/2013 (Publicada no D.O.U. de 09 de janeiro de 2014, Seção I, p. 66) Aprova a previsão orçamentária do Conselho Federal de Medicina e dos Conselhos Regionais de Medicina para o exercício

Leia mais

ção: Motivaçõ ções e Metas

ção: Motivaçõ ções e Metas Equidade e Eficiência Educaçã ção: Motivaçõ ções e Metas RANKINGS REGIONAIS MOTIVOS DE EVASÃO Ranking Motivo de Evasão: TRABALHO (Demanda1) TOTAL BRASIL 1,43 0 a 17 anos 1 Minas Gerais 2,27 2 Pernambuco

Leia mais

Admissõ es e Desligamentõs Primeirõ Semestre de 2017

Admissõ es e Desligamentõs Primeirõ Semestre de 2017 Admissõ es e Desligamentõs Primeirõ Semestre de 2017 BRASÍLIA, SETEMBRO DE 2017 Sumário 1. Introdução... 3 1.1. CAGED... 3 2. Metodologia... 4 3. Resultados... 5 3.1. Saldo de Admitidos e Desligados, Administrativo

Leia mais

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SAEB. Evidências da Edição Agosto de 2018

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SAEB. Evidências da Edição Agosto de 2018 SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SAEB Evidências da Edição 2017 Agosto de 2018 IDEB = Resultados de aprendizagem dos estudantes de acordo com o SAEB + Taxas de aprovação, reprovação e abandono,

Leia mais