Plano de Ação 03: Alinhamento da TI aos processos de P&D e TT

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Plano de Ação 03: Alinhamento da TI aos processos de P&D e TT"

Transcrição

1 Plano de Ação 03: Alinhamento da TI aos processos de P&D e TT Atividades realizadas Projeto Especial 09 Implantação do II Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) Seminário Tecnologia de Informação aplicada à Agropecuária 14 de Novembro de 2014

2 Projeto Especial 09 II PDTI Plano de Ação 03 Alinhamento da TI aos processos de P&D e TT Objetivo: Consolidar a TI como geradora de soluções tecnológicas para a agropecuária brasileira.

3 Atividades do Plano de Ação 03 PA3.A1 Definir e implantar procedimentos de prospecção para identificar continuamente necessidades de TI em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento e projetos de Transferência de Tecnologia. (Resp.: Silvio Evangelista) PA3.A2 Definir e implantar modelos de transferência de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) geradas pela Embrapa para seus públicos de interesse. (Resp.: Martha Bambini) PA3.A3 Definir e implantar uma Política de acesso e uso de dados de pesquisa na Embrapa. (Resp.: Marcos Visoli) PA3.A4 Definir e implantar modelos de licenciamento de software aplicado a agricultura produzidos pela Embrapa. (Resp.: Martha Bambini) PA3.A5 Identificar os repositórios de dados de pesquisa existentes na Embrapa e implantar um portal com informações sobre os mesmos. (Resp.:Silvia Massruhá) PA3.A6 Definir e implantar um portal de compartilhamento e reuso de soluções de TI aplicado a agricultura desenvolvidas ou em desenvolvimento pela Embrapa. (Resp.:Jorge Correa) PA3.A7 Identificar os requisitos e analisar a viabilidade de implantação de uma infraestrutura para processamento científico de alto desempenho na Embrapa. (Resp.:Leandro Cintra)

4 A1. Definir e implantar procedimentos de prospecção para identificar continuamente necessidades de TI em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento e projetos de Transferência de Tecnologia Resp. Silvio Evangelista Objetivo: Definir as estratégias que permitam que o tema prospecção em TI seja conduzido de uma forma corporativa, organicamente integrado e alinhado com os objetivos da Embrapa. A prospecção visa o apoio ao processo decisório, será utilizada para: maximizar os ganhos e minimizar perdas devido a ações/acontecimentos internos ou externos à Embrapa; orientar a alocação de recursos; identificar e avaliar oportunidades ou ameaças no mercado; orientar o planejamento de pessoal, da infraestrutura ou recursos financeiros; desenvolver planos administrativos, estratégias ou políticas, incluindo a análise de risco; auxiliar a gestão de P&D; avaliar novos processos ou produtos em TI.

5 A1. Definir e implantar procedimentos de prospecção para identificar continuamente necessidades de TI em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento e projetos de Transferência de Tecnologia Resp. Silvio Evangelista Ações previstas: 1) Avaliar as áreas de P&D que poderiam se beneficiar da prospecção tecnológica; 2) Avaliar o cenário atual de prospecção tecnológica em TI na Embrapa; 3) Avaliar do cenário atual de prospecção tecnológica em outras empresas da área de pesquisa; 4) Avaliação de mecanismos e ferramentas para prospecção de tecnologias; 5) Avaliação de mecanismos de busca ativa de oportunidades; 6) Elaboração de estratégias e plano de ações com objetivo de garantir a organicidade do processo; 7) Identificar os mecanismos de comunicação e articulação entre os diversos atores que atuam na área de TI da Embrapa.

6 Definir as estratégias que permitam que o tema prospecção em TI seja conduzido de uma forma corporativa e organicamente integrado e alinhado com os objetivos da Embrapa. Ações realizadas: estudo dos casos da USP e da Petrobrás; Em elaboração: Nota técnica sobre Prospecção Tecnológica em TI para a Embrapa. Esta nota técnica abordará dois aspectos: estratégias para de prospecção contínua para antever necessidades de TI nos projetos de Pesquisa e Desenvolvimento e projetos de Transferência; e prospecção tecnológica em TI para avaliar as mudanças tecnológicas em termos de capacidade funcional, visando incorporar informações ao processo de gestão tecnológica e tentando predizer possíveis estados futuros da tecnologia ou condições que afetam sua contribuição para as metas estabelecidas pela Embrapa.

7 Modelos de transferência de TIC geradas pela Embrapa e modelos de licenciamento (A2 e A4) Resp.: Martha Bambini Supervisora TT Ações já realizadas Criação de um grupo de trabalho para discutir aspectos de transferência de tecnologias de informação com representantes do DTT, SNE, Gado de Leite, Gado de Corte e Embrapa Instrumentação. Promoção do Curso de Licenciamento de Software e Gestão de Ativos em Campinas/SP, com a participação de 15 colegas de várias Unidades da Embrapa. Primeira reunião presencial para discutir a condução das atividades visando à elaboração de documentos orientadores sobre proteção da propriedade intelectual, mercado de software agropecuário, modelos de transferência e bases contratuais com modelos de licença de uso a serem analisadas pela AJU.

8 Modelos de transferência de TIC geradas pela Embrapa e modelos de licenciamento (A2 e A4) Resp.: Martha Bambini Supervisora TT Ações em andamento reunião em 01/12 Nova reunião presencial em Brasília, em 01/12, para continuidade das discussões a respeito dos documentos a serem elaborados, a saber: Documento No 1: Registro de programas de computador: orientações e trâmites associados Objetivo: Apresentar o processo de registro de programas de computador descrevendo as exigências do INPI e o passo a passo do trâmite na Embrapa Responsáveis: CLPI da Embrapa Informática Agropecuária, com apoio das colegas da CPI/SNE Documento No 2: Título: Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas ao setor Agropecuário: uma visão do mercado (título provisório) Objetivo: Apresentar o mercado de TICs aplicadas ao setor agropecuário e um indicativo do potencial de mercado, com ênfase para aplicativos móveis e seu potencial Responsáveis: Martha Bambini e Rosana Ramos (DTT)

9 Modelos de transferência de TIC geradas pela Embrapa e modelos de licenciamento (A2 e A4) Rsp.: Martha Bambini Supervisora TT Ações em andamento reunião em 01/12 Documento No 3: Título: Modelos de Negócios aplicados à transferência de software Objetivo: Apresentar o conceito de modelo de negócio e alguns estudos de caso de modelos de transferência de produtos de software como: desenvolvimento em cooperação técnica com empresa privada, licenciamento mediante royalties, licenciamento gratuito no modelo proprietário, licenciamento gratuito no modelo livre, disponibilização de aplicativos móveis no Google Play. Responsáveis: Martha Bambini (CNPTIA), Filipe Correa (CNPGC), Denis Teixeira da Rocha (CNPGL), Carlos Pusinhol (CNPDIA), Antonio Carlos Conte (SNE) Documento No 4: Título: Licenciamento de software: aspectos técnicos, legais e mercadológicos Objetivo: Efetuar uma revisão de literatura sobre os aspectos técnicos, legais e mercadológicos relacionados ao licenciamento de software (apresentar conceitos e aspectos teóricos) Responsáveis: Martha Bambini (CNPTIA), Rosana Ramos (DTT)

10 Modelos de transferência de TIC geradas pela Embrapa e modelos de licenciamento (A2 e A4) Rsp.: Martha Bambini Supervisora TT Ações em andamento reunião em 01/12 Documento No 5: Título: Bases contratuais para o licenciamento de software na Embrapa (documento interno para ser enviado à AJU) Objetivo: selecionar alguns modelos de licenças a serem homologadas pela AJU, já utilizadas pelas Unidades envolvidas, a fim de que possam ser homologadas e aplicadas de forma mais ampla pelas áreas de TT das Uds. Responsáveis: Martha Bambini (CNPTIA), Filipe Correa (CNPGC), Camilo Carromeu (CNPGC), Rosana Ramos (DTT), Denis Teixeira da Rocha (CNPGL), Carlos Pusinhol (CNPDIA).

11 Política de acesso e uso de dados de pesquisa na Embrapa. Resp.: Marcos Visoli Considerações O tema é extremamente relevante e complexo, porém importante e estratégico; Termos a serem usados: política, diretrizes, normas; Dados de pesquisa: Conjunto de coletas, descrições, documentações, observações, mensurações ou simulações gerados em projetos de pesquisa executados na Embrapa.

12 Política de acesso e uso de dados de pesquisa na Embrapa. Resp.: Marcos Visoli Contexto - Lei nº de 18 de novembro de 2011 (LAI), que regula o acesso a informações; - Política de Segurança da Informação (PSI), publicada no BCA 47/2014; - Levantamento de políticas de dados de outras instituições de pesquisa; Iniciativas (já definidas, ou em definição) de construção de políticas ou diretrizes para depósito, acesso, uso e distribuição de dados em projetos de P&D - NatData - SiExp (14 unidades participantes) - Pecus, Saltus e Fluxus - INDE-Embrapa - TechCast - Kamukaia

13 Política de acesso e uso de dados de pesquisa na Embrapa. Resp.: Marcos Visoli Considerações Ciclo de vida de dados Ciclo de vida dos dados proposto no âmbito da rede DataONE ( Fonte: Traduzido de Strasser et al. (2011)

14 Política de acesso e uso de dados de pesquisa na Embrapa. Resp.: Marcos Visoli Contexto PORTARIA Nº 1470, de Designa Juarez Barbosa Tomé Junior (DPD), Marcos Cezar Visoli (CNPTIA), Leonardo Ribeiro Queiros (CNPTIA), Flavio Breseghello (CNPAF), Débora Pignatari Drucker (CNPM), Moacir Pedroso Júnior (SGI), e Kleber Aparecido Castilho Simão (DTI), para, sob a coordenação do primeiro, compor grupo de trabalho, que tem por objetivo as seguintes atribuições: a) modelar o processo padrão de gestão de dados de pesquisa e b) propor uma Resolução Normativa, e definir estratégia de comunicação e institucionalização do processo e respectiva norma. primeira reunião presencial 11/11/2014!!

15 Política de acesso e uso de dados de pesquisa na Embrapa. Resp.: Marcos Visoli Em paralelo... Formulação de projeto MP5 GOVERNANÇA DE DADOS E DA INFORMAÇÃO PARA O CONHECIMENTO NA EMBRAPA: DESENVOLVIMENTO DE MODELO E PLANO DE IMPLANTAÇÃO, Líder: Patrícia Bertin, Embrapa Informação Tecnológica Dados de pesquisa fazem parte do escopo do projeto

16 Portal de compartilhamento e reuso de soluções de TI aplicado a agricultura desenvolvidas ou em desenvolvimento pela Embrapa. Resp. Jorge Correa Definição de ferramenta para teste: = Resultado intermediário: uma ou mais ferramentas a serem testadas. Instalação da ferramenta: = Resultado intermediário: uma ou mais ferramentas instaladas. Divulgação para testes: = Resultado intermediário: acesso para a ferramenta divulgado para testes entre as partes interessadas dentro do projeto.

17 Atividades PA3.A5 e PA3.A7 Ação implementada no âmbito das atividades: A5. Repositórios de dados de pesquisa existentes na Embrapa e implantar um portal com informações sobre os mesmos. Resp. Silvia Massruhá A7. Analisar a viabilidade de implantação de uma infraestrutura para processamento científico de alto desempenho na Embrapa. Resp.:Leandro Cintra

18 Pesquisa: Panorama da TI aplicada em PD&I na Embrapa Frentes consideradas Bases de dados para apoio a pesquisa Necessidades em computação de alto-desempenho Demandas de TI para apoio a TT Capacidade de adaptação a novos cenários em TI

19 Unidades Participantes Todas as unidades da Embrapa foram convidadas a preencherem o questionário Obtivemos 25 retornos de 23 unidades distintas Departamento de Tecnologia da Informação Embrapa Acre Embrapa Agropecuaria Oeste Embrapa Algodão Embrapa Amazônia Ocidental Embrapa Caprinos e Ovinos Embrapa Gado de Corte Embrapa Gestão Territorial SGTE Embrapa Informação Tecnológica Embrapa Instrumentação Embrapa Mandioca e Fruticultura Embrapa Meio-Norte Embrapa Monitoramento por Satélite Embrapa Pantanal Embrapa Pecuária Sul Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Embrapa Roraima Embrapa Semiárido Embrapa Soja Embrapa Solos Embrapa Suínos e Aves Embrapa Tabuleiros Costeiros Embrapa Trigo

20 A unidade mantém alguma base de dados com a finalidade de suportar atividades de PD&I?

21 Exemplos de bases detectadas Gestão da inovação Sanidade animal Sistemas agroflorestais Genes diferencialmente expressos Dados bromatologicos Melhoramento genético Solos brasileiros Imagens de sensoriamento Dados bioquímicos Desempenho de cultivares Epidemiologia Dados sobre ilpf Dados agrometeorológicos INDE Classificação de terras para irrigação *os dados genéticos aparentemente são os mais espalhados

22 A unidade apresenta demandas para processamento de alto-desempenho e/ou armazenamento de grandes volumes de dados?

23 Qual a natureza destas demandas?

24 Como a unidade trata/pretende tratar tais demandas?

25 Observações sobre o panorama de processamento de alto-desempenho A pesquisa evidencia que a demanda por processamento e armazenamento de grandes volumes de dados na Embrapa já é uma realidade. É o momento de se forcar em soluções otimizadas, que atendam adequadamente aos requisitos dos projetos de P&D e possam maximizar o retorno sobre o investimento (ROI)

26 A unidade desenvolveu/está desenvolvendo alguma tecnologia de TI aplicada à TT?

27 Em que área?

28 A unidade apresenta alguma demanda por TI aplicada a TT?

29 A unidade consegue identificar futuras oportunidades e ameças tecnológicas relacionadas a TI?

30 A unidade tem boa visão de como será o futuro da TI para o setor Agropecuário

31 Minha unidade consegue se adaptar de forma rápida às mudanças que ocorrem no mercado de TI?

32 Iniciativas Corporativas

33 Computação em nuvem Aplicações de computação em nuvem: suporte a computação de alto desempenho, computação em grid, gerenciamento de recursos computacionais, sistemas de simulação e desenvolvimento de sistemas. Pesquisas: computação em nuvem, infraestrutura como um serviço.

34 Arranjo DataExp Armazenamento e Processamento de Dados Experimentais da Embrapa.

35 Ciclo de vida dos dados * Ciclo de vida dos dados proposto no âmbito da rede DataONE

36 Arquitetura da Solução Proposta

37 Ecossistema da Inovação Pesquisa Portfólios Arranjos Projetos LMB UmipGenclima Arr. DataExp Pesquisa Dado Política Dados Governança Segurança dados Qualidade dados BD Experimento BD Clima BD Solos BD Agrohidro BD Biodiver. Informação Mod. Conceitual Gestão dados Gestão docs Segur. Inform. Arquit. Inform. AINFO SIExp Agência Agritempo NatData Mapagri Sisla Conhecimento Business Int. Data Warehouse Mineração Sist. Especialista MacSim Plantscan Alerta Café AnimalChange Agropedia Diagnose Inovação Tecnologias Processos Produtos Serviços TT WebAgritec WebAmbiente Inovação

38 Centro de Dados, Informação e Conhecimento da Pesquisa da Embrapa InfraDados - Infraestrutura computacional para armazenamento e processamento de grandes volumes de dados de pesquisa agropecuária EMBRAPA INFRA

39 Obrigada Silvia Massruhá Chefe Adjunta de P&D Embrapa Informática Agropecuária

40 Dúvidas, comentários, sugestões

Departamento de Transferência de Tecnologia DTT

Departamento de Transferência de Tecnologia DTT Departamento de Transferência de Tecnologia DTT Contexto Concebido no âmbito do Projeto do MP4 - Rede de Transferência de Tecnologias de sistemas produtivos sustentáveis para os Municípios da Operação

Leia mais

PDE e PAES: Diretrizes, estratégias e ações corporativas para implantação da gestão da qualidade de resultados de pesquisa na Embrapa

PDE e PAES: Diretrizes, estratégias e ações corporativas para implantação da gestão da qualidade de resultados de pesquisa na Embrapa PDE e PAES: Diretrizes, estratégias e ações corporativas para implantação da gestão da qualidade de resultados de pesquisa na Embrapa XIV MET e I Simpósio sobre Metodologias de Laboratórios de Pesquisa

Leia mais

Embrapa e Gestão de Dados de Pesquisa

Embrapa e Gestão de Dados de Pesquisa I Seminário SUPORTE À PESQUISA E GESTÃO DE DADOS CIENTÍFICOS 18 e 19 de setembro Universidade Federal de Santa Catarina Embrapa e Gestão de Dados de Pesquisa Marcos C. Visoli Embrapa Florianópolis, 18

Leia mais

Cooperação Técnica entre a Embrapa Gado de Corte e a Prefeitura para Capacitação de Alunos da Agroescola Municipal

Cooperação Técnica entre a Embrapa Gado de Corte e a Prefeitura para Capacitação de Alunos da Agroescola Municipal Cooperação Técnica entre a Embrapa Gado de Corte e a Prefeitura para Capacitação de Alunos da Agroescola Municipal Fórum CONFAP 23 DE MAIO DE 2013, SÃO PAULO, SP Pedro Paulo Pires Chefe adjunto TT Embrapa

Leia mais

Gestão das informações de Transferência de Tecnologia

Gestão das informações de Transferência de Tecnologia Gestão das informações de Transferência de Tecnologia Departamento de Transferência de Tecnologia DTT Coordenação de Informação e Prospecção CIP REUNIÃO TÉCNICA Sistema de Gestão de Soluções Tecnológicas

Leia mais

Agropensa e Visão : foco na agricultura familiar

Agropensa e Visão : foco na agricultura familiar Sistema Embrapa de Inteligência Estratégica Agropensa e Visão 2013-2033: foco na agricultura familiar Geraldo B. Martha Jr. Coordenador-Geral, Sistema Agropensa Chefe-Adjunto de Estudos, Embrapa Estudos

Leia mais

Título: Implantação e atividades do Comitê Local de Propriedade Intelectual CLPI da Embrapa Informática Agropecuária

Título: Implantação e atividades do Comitê Local de Propriedade Intelectual CLPI da Embrapa Informática Agropecuária Título: Implantação e atividades do Comitê Local de Propriedade Intelectual CLPI da Embrapa Informática Agropecuária Autores: Martha Delphino BAMBINI 1, Carla Cristiane OSAWA 2, ;Adriana Delfino dos SANTOS

Leia mais

(Anexo à Deliberação nº 6, de ) Regimento Interno. Embrapa Café

(Anexo à Deliberação nº 6, de ) Regimento Interno. Embrapa Café (Anexo à Deliberação nº 6, de 18.05.2018) Regimento Interno Embrapa Café O Centro Nacional de Pesquisa do Café - CNPCa, tendo como assinatura síntese Embrapa Café, é uma Unidade Descentralizada de Produto,

Leia mais

STT. Prospecção Avaliação Estudos Socioeconomia. Informação Promoção SAC Editoração Biblioteca Eventos

STT. Prospecção Avaliação Estudos Socioeconomia. Informação Promoção SAC Editoração Biblioteca Eventos STT Chefia Adjunta de TT Substituto CLPI SIPT Informação Promoção SAC Editoração Biblioteca Eventos SPAT Prospecção Avaliação Estudos Socioeconomia CTZL TT Zebu Leiteiro Capacitação IA, TE, FIV Biotecnologia

Leia mais

Programa de Fortalecimento e Crescimento da Embrapa

Programa de Fortalecimento e Crescimento da Embrapa Programa de Fortalecimento e Crescimento da Embrapa XIV Encontro Nacional sobre Metodologias e Gestão de Laboratórios da Embrapa (XIV MET) e I Simpósio sobre Metodologias de Laboratório de Pesquisa Agropecuária

Leia mais

AGROtic Grãos e Fibra

AGROtic Grãos e Fibra AGROtic Grãos e Fibra O Papel da Tecnologia da Informação e Comunicação no Fomento à Área de Grãos e Fibra Carlos Alberto Alves Meira Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia Embrapa Informática Agropecuária

Leia mais

Projeto ISOEMBRAPA: Difusão do Processo de Certificação da Embrapa Meio Ambiente nas Unidades da Embrapa 20 de maio 2011

Projeto ISOEMBRAPA: Difusão do Processo de Certificação da Embrapa Meio Ambiente nas Unidades da Embrapa 20 de maio 2011 Videoconferência Projeto ISOEMBRAPA: Difusão do Processo de Certificação da Embrapa Meio Ambiente nas Unidades da Embrapa 20 de maio 2011 Convênio: MODERNIT / FINEP 01.07.0174.00 / Ref.: 1971/2006 PARQTEC-CNPMA-ISOEMBRAPA

Leia mais

Regimento Interno Embrapa Suínos e Aves

Regimento Interno Embrapa Suínos e Aves (Anexo à Deliberação N 16, de 19 de agosto de 2014 / BCA Nº 39, de 25.08.2014) Regimento Interno Embrapa Suínos e Aves O Centro Nacional de Pesquisa de Suínos e Aves CNPSA, cuja assinatura síntese é Embrapa

Leia mais

Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações Secretaria de Telecomunicações Departamento de Inclusão Digital

Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações Secretaria de Telecomunicações Departamento de Inclusão Digital Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações Secretaria de Telecomunicações Departamento de Inclusão Digital O Programa Cidades Inteligentes e o desenvolvimento regional cerca de 60% dos

Leia mais

Modelo Organizacional e de Gestão da Embrapa

Modelo Organizacional e de Gestão da Embrapa Modelo Organizacional e de Gestão da Embrapa Antonio Flavio Dias Avila INPE, São José dos Campos, 12 de julho de 2006 ORGANOGRAMA DA EMBRAPA SEDE CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DIRETORIA EXECUTIVA DIRETOR-PRESIDENTE

Leia mais

(Anexo à Deliberação nº 7, de ) Regimento Interno EMBRAPA TERRITORIAL

(Anexo à Deliberação nº 7, de ) Regimento Interno EMBRAPA TERRITORIAL (Anexo à Deliberação nº 7, de 29.12.2017) Regimento Interno EMBRAPA TERRITORIAL O Centro Nacional de Pesquisa em Inteligência, Gestão e Monitoramento Territorial - CNPM, tendo como assinatura síntese Embrapa

Leia mais

Palestra Institucional

Palestra Institucional Palestra Institucional VictorFerreira Ferreirade desouza Souza Victor A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foi criada

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 1. Identificação do Curso a. Curso de Especialização em: Ciência de Dados (BIG DATA ANALYTICS) b. Área: Computação c. Área temática (tema): BIG DATA d. Linha de Pesquisa: Computação e Sistemas de Informação

Leia mais

A OGP como plataforma para o avanço da Ciência Aberta no Brasil

A OGP como plataforma para o avanço da Ciência Aberta no Brasil A OGP como plataforma para o avanço da Ciência Aberta no Brasil Patrícia R. B. Bertin Setor de Governança da Informação e Transparência Secretaria de Desenvolvimento Institucional SUMÁRIO I. Paradigma

Leia mais

GOVERNANÇA E GESTÃO DE TIC. Câmara dos Deputados

GOVERNANÇA E GESTÃO DE TIC. Câmara dos Deputados GOVERNANÇA E GESTÃO DE TIC Câmara dos Deputados GOVERNANÇA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS Comitê de Gestão Estratégica Escritório Corporativo de Gestão Estratégica Comitês Setoriais de Gestão Escritórios Setoriais

Leia mais

DELIBERAÇÃO Nº 15, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2011.

DELIBERAÇÃO Nº 15, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2011. BCA Nº 15, de 04.04.2011 DELIBERAÇÃO Nº 15, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2011. A Diretoria Executiva da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, em reunião realizada em 28 de fevereiro de 2011,

Leia mais

Ministério das Comunicações. IoT: Políticas e Infraestrutura

Ministério das Comunicações. IoT: Políticas e Infraestrutura Ministério das Comunicações IoT: Políticas e Infraestrutura Ministério das Comunicações Câmara De Gestão e Acompanhamento do Desenvolvimento de Sistemas de Comunicação M2M Histórico 17/set/2012 02/mai/2014

Leia mais

GESTEC. Sistema de Gestão das Soluções Tecnológicas da Embrapa

GESTEC. Sistema de Gestão das Soluções Tecnológicas da Embrapa GESTEC Sistema de Gestão das Soluções Tecnológicas da Embrapa Departamento de Transferência de Tecnologia DTT Coordenadoria de Informação e Prospecção CIP Fev/2016 Breve histórico Trabalho iniciado no

Leia mais

c) promover e viabilizar a caracterização, zoneamento e planejamento ambiental nas suas regiões de abrangência;

c) promover e viabilizar a caracterização, zoneamento e planejamento ambiental nas suas regiões de abrangência; DELIBERAÇÃO Nº 10, DE 3 DE JULHO DE 2012. A Diretoria Executiva da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, em reunião realizada em 3 de julho de 2012, com fundamento no item I, do artigo

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG Matriz Curricular BIBAGRO - Bacharelado em Agronomia. Disciplinas Obrigatórias BIBAGRO.00 Agricultura Geral BIBAGRO. - Agricultura Geral - Prática / BIBAGRO.9 - Agricultura Geral - Teórica BIBAGRO.0 Cálculo

Leia mais

3. CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO E DOS CURSOS (PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA)

3. CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO E DOS CURSOS (PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA) 2. PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL (PPI) 3. CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO E DOS S (PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA) PDI IFRO 2018-2022 115 PDI IFRO 2018-2022 3.1 OFERTA DE S As

Leia mais

ESTRUTURA DE FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA

ESTRUTURA DE FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA ESTRUTURA DE FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA OBJETIVO Estabelecer as bases de funcionamento do Programa de Educação Continuada sob responsabilidade da Comissão de Educação do Sistema/CES

Leia mais

Sistema de Inteligência Estratégica da Embrapa Agropensa Geraldo B. Martha Jr.

Sistema de Inteligência Estratégica da Embrapa Agropensa Geraldo B. Martha Jr. Sistema de Inteligência Estratégica da Embrapa Agropensa Geraldo B. Martha Jr. Coordenador-Geral, Sistema Agropensa Secretaria de Inteligência e Macroestratégia Embrapa Informática Agropecuária Campinas,

Leia mais

Resultados dos Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) Documento Orientador

Resultados dos Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) Documento Orientador Resultados dos Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) 1. Definições Gerais 1.1 Resultados Documento Orientador São a consequência final esperada das ações, eventos e esforços realizados

Leia mais

Resultado dos Projetos de PD&I na Embrapa Documento Orientador

Resultado dos Projetos de PD&I na Embrapa Documento Orientador 1. Definições Gerais 1.1 Resultados Resultado dos Projetos de PD&I na Embrapa Documento Orientador São a consequência final esperada das ações, eventos e esforços realizados para executar o projeto de

Leia mais

Formulário de Propostas

Formulário de Propostas Formulário de Propostas PROPOSTA - IDENTIFICAÇÃO EDITAL / MACROPROGRAMA / LINHA TEMÁTICA LÍDER SILVIO ROBERTO MEDEIROS EVANGELISTA INSTITUIÇÃO LÍDER CNPTIA / Centro Nacional de Pesquisa Tecnologica em

Leia mais

IoT: Políticas e Infraestrutura

IoT: Políticas e Infraestrutura Ministério das Comunicações IoT: Políticas e Infraestrutura A Evolução da Internet das Coisas no Brasil. FIESP, São Paulo 29/07/2015 PNBL para PBLT Banda Larga para Todos Chegar a 90% dos municípios com

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR AGRONOMIA - ATUAL

MATRIZ CURRICULAR AGRONOMIA - ATUAL MATRIZ CURRICULAR AGRONOMIA - ATUAL Semestre Código Disciplina Carga horária total Créditos Pré-requisitos AGR 101 Biologia Celular - AGR 102 Cálculo Diferencial e Integral 80 4 - AGR 103 Desenho Técnico

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PÚBLICA

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PÚBLICA POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PÚBLICA ÍNDICE 1. OBJETIVO... 3 2. ABRANGÊNCIA... 3 3. DIRETRIZES... 3 3.1. TREINAMENTO E CONSCIENTIZAÇÃO... 3 3.2. COOPERAÇÃO ENTRE ORGANIZAÇÕES... 3 3.3. CONDUTAS

Leia mais

TACG Projeto Componente 1 (retrospectiva)

TACG Projeto Componente 1 (retrospectiva) TACG Projeto Componente 1 (retrospectiva) Roberto H. Higa Juiz de Fora, 8 a 10 de novembro de 2016 Sumário» Retrospectiva» Status» Conclusão Recordar é viver» MP1 Rede Genômica Animal I (2008-2011).» Reuniões

Leia mais

Guia Simplificado de Contratação de Soluções de Tecnologia da Informação

Guia Simplificado de Contratação de Soluções de Tecnologia da Informação Guia Simplificado de Contratação de Soluções de Tecnologia da Informação Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação Novembro de 2011 Este Guia foi elaborado com base no Guia de Boas Práticas em Contratação

Leia mais

Gestão da Inovação Tecnológica em Empresas Brasileiras. Ruy Quadros. FEI Semana da Qualidade

Gestão da Inovação Tecnológica em Empresas Brasileiras. Ruy Quadros. FEI Semana da Qualidade FEI Semana da Qualidade Gestão da Inovação Tecnológica em Empresas Brasileiras Ruy Quadros GEMPI - Grupo de Estudos de Empresas e Inovação DPCT/IG/UNICAMP São Paulo, 06.08.2008 Apresentação 1. Pesquisa

Leia mais

POLÍTICA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, AUTOMAÇÃO E TELECOMUNICAÇÃO DAS EMPRESAS ELETROBRAS. 2ª Versão

POLÍTICA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, AUTOMAÇÃO E TELECOMUNICAÇÃO DAS EMPRESAS ELETROBRAS. 2ª Versão POLÍTICA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, AUTOMAÇÃO E TELECOMUNICAÇÃO DAS EMPRESAS ELETROBRAS 2ª Versão Sumário 1 Objetivo... 3 2 Conceitos... 3 3 Princípios... 4 4 Diretrizes... 5 5 Responsabilidades... 5

Leia mais

Polo Embrapii do IF Goiano

Polo Embrapii do IF Goiano Polo Embrapii do IF Goiano PE - IF GOIANO TECNOLOGIAS AGROINDUSTRIAIS INSTITUTO FEDERAL Goiano O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano é uma instituição equiparada às universidades

Leia mais

Agenda. Estrutura de TI na Universidade A DTI Regulamento Geral e Portarias Informe problemas de rede Perguntas e Sugestões

Agenda. Estrutura de TI na Universidade A DTI Regulamento Geral e Portarias Informe problemas de rede Perguntas e Sugestões Panorama de TI Agenda Estrutura de TI na Universidade A DTI Regulamento Geral e Portarias Informe problemas de rede Perguntas e Sugestões Estrutura de TI na universidade AI - Assessoria de Informática

Leia mais

c) constituir-se em interlocutor nacional e internacional na área de pesquisa e desenvolvimento em pesca, aquicultura e sistemas agrícolas;

c) constituir-se em interlocutor nacional e internacional na área de pesquisa e desenvolvimento em pesca, aquicultura e sistemas agrícolas; DELIBERAÇÃO Nº 13, DE 11 DE SETEMBRO DE 2012. A Diretoria Executiva da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, em reunião realizada em 11 de setembro de 2012, com fundamento no item I, do

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS GT DE ELABORAÇÃO DO PDTI Plano de Trabalho. Elaboração do Plano Diretor de Tecnologia de Informação

INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS GT DE ELABORAÇÃO DO PDTI Plano de Trabalho. Elaboração do Plano Diretor de Tecnologia de Informação INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS GT DE ELABORAÇÃO DO PDTI 2018-2019 Plano de Trabalho Elaboração do Plano Diretor de Tecnologia de Informação Histórico de Versões Data Versão Descrição Autor 24/08/17 1.0 Primeira

Leia mais

ARRANJO PRODUTIVO LOCAL - APL

ARRANJO PRODUTIVO LOCAL - APL ARRANJO PRODUTIVO LOCAL - APL PROCEDIMENTOS PARA SUA CONSTITUIÇÃO Cuiabá, 26 de janeiro de 2012. Eng. Agr. MSc. José Juarez Pereira de Faria ASES/SADE/ Pressupostos da Atuação em APL Desenvolvimento não

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Agosto de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Continuação do Domínio de Processos PO (PO4, PO5

Leia mais

PROJETO COMPONENTE 03 TRANSIÇÃO AGROECOLÓGICA: CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA DO CONHECIMENTO PARA A SUSTENTABILIDADE

PROJETO COMPONENTE 03 TRANSIÇÃO AGROECOLÓGICA: CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA DO CONHECIMENTO PARA A SUSTENTABILIDADE PROJETO MP1 PROJETO COMPONENTE 03 TRANSIÇÃO AGROECOLÓGICA: CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA DO CONHECIMENTO PARA A SUSTENTABILIDADE 4º Workshop de Acompanhamento e Avaliação de Projetos do Macroprograma 1 Brasília

Leia mais

Governança APRESENTAÇÃO. Jowâner Araujo

Governança APRESENTAÇÃO. Jowâner Araujo Governança APRESENTAÇÃO Jowâner Araujo Governança de T.I. Definição Governança Especificação dos Direitos Decisórios e do Framework de responsabilidades para estimular comportamentos desejáveis na Utilização

Leia mais

Milton Kampel OBT/DSR

Milton Kampel OBT/DSR Coordenação-Geral de Observação da Terra Plano de Gestão Milton Kampel OBT/DSR milton@dsr.inpe.br Sessão pública realizada em 16/12/2013, Auditório CEA II, SJC, SP Roteiro Introdução Considerações iniciais

Leia mais

VI ENCONTRO NACIONAL SOBRE MÉTODOS DOS LABORATÓRIOS DA EMBRAPA RELATÓRIO GRUPO 3 NUTRIÇÃO ANIMAL E ALIMENTOS

VI ENCONTRO NACIONAL SOBRE MÉTODOS DOS LABORATÓRIOS DA EMBRAPA RELATÓRIO GRUPO 3 NUTRIÇÃO ANIMAL E ALIMENTOS VI ENCONTRO NACIONAL SOBRE MÉTODOS DOS LABORATÓRIOS DA EMBRAPA RELATÓRIO GRUPO 3 NUTRIÇÃO ANIMAL E ALIMENTOS Rio de Janeiro RJ 24 de Novembro de 2000 VI ENCONTRO NACIONAL SOBRE MÉTODOS 1 DOS LABORATÓRIOS

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/ PPGPI ESTRUTURA CURRICULAR DO MESTRADO ACADÊMICO

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/ PPGPI ESTRUTURA CURRICULAR DO MESTRADO ACADÊMICO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2015 - PPGPI Estabelece a Estrutura Curricular do Curso de Doutorado e Mestrado do PPGPI, conforme Resolução nº 62/2014/CONEPE. ESTRUTURA CURRICULAR DO MESTRADO ACADÊMICO I -

Leia mais

Estruturando e Gerindo Atividades de P&D nas Empresas

Estruturando e Gerindo Atividades de P&D nas Empresas VIII CONFERÊNCIA ANPEI DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA Estruturando e Gerindo Atividades de P&D nas Empresas Ruy Quadros GEMPI - Grupo de Estudos de Empresas e Inovação DPCT/IG/UNICAMP Belo Horizonte, 20.05.2008

Leia mais

Tecnologia de Informação em SI s Hardware

Tecnologia de Informação em SI s Hardware Tecnologia de Informação em SI s Prof. Dr. Mauricio Pitangueira INF 404 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO O Brien, 2012 Infraestrutura de TI: hardware Componentes da infraestrutura de TI Introdução - O Ambiente Competitivo

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DIRETOR 1ª REUNIÃO COM OS GRUPOS DE COMPETÊNCIA. 20 de junho de 2007

IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DIRETOR 1ª REUNIÃO COM OS GRUPOS DE COMPETÊNCIA. 20 de junho de 2007 IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DIRETOR 1ª REUNIÃO COM OS GRUPOS DE COMPETÊNCIA 20 de junho de 2007 Pauta Síntese do processo de Planejamento Estratégico Plano Diretor 2007 2011 Fase II: Implementação do Plano

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/ PPGPI

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/ PPGPI INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2017 - PPGPI Estabelece a Estrutura Curricular do Curso de Doutorado e Mestrado do PPGPI, conforme Resolução nº 62/2014/CONEPE. ESTRUTURA CURRICULAR DO MESTRADO ACADÊMICO I -

Leia mais

1º Período. Cálculo Diferencial e Integral 54 54

1º Período. Cálculo Diferencial e Integral 54 54 ANEXO I - Matriz Curricular de Disciplinas 1º Período N. Disciplinas C.H. CH.R Pré-requisito BIO-201 Biologia Celular 54 54 - EXA-202 Cálculo Diferencial e Integral 54 54 - ENG-201 Desenho Técnico 54 54

Leia mais

Plano Nacional de Internet das Coisas Uma Estratégia para o País

Plano Nacional de Internet das Coisas Uma Estratégia para o País Plano Nacional de Internet das Coisas Uma Estratégia para o País Secretaria de Política de Informática SEPIN ABINEE TEC - 2017 São Paulo 28/07/2017 Internet das Coisas gera valor a partir de dados extraídos

Leia mais

TEMA GESTÃO DO CONHECIMENTO: EVOLUÇÃO E PERSPECTIVAS NAS ORGANIZAÇÕES

TEMA GESTÃO DO CONHECIMENTO: EVOLUÇÃO E PERSPECTIVAS NAS ORGANIZAÇÕES TEMA GESTÃO DO CONHECIMENTO: EVOLUÇÃO E PERSPECTIVAS NAS ORGANIZAÇÕES TRÊS GERAÇÕES DE GESTÃO DO CONHECIMENTO 1ª GERAÇÃO Na primeira metade dos anos 90, o foco era em ferramentas de TI: Bancos de Dados;

Leia mais

José Luiz Ribeiro Filho. Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

José Luiz Ribeiro Filho. Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Desafios e alternativas para a disseminação de Serviços e Soluções para Ciência nos Programas de Pós- Graduação (PPGs) Piloto Capes/RNP José Luiz Ribeiro Filho Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Painelistas

Leia mais

Inovação Banco do Nordeste FNE

Inovação Banco do Nordeste FNE Inovação Banco do Nordeste FNE O Banco do Nordeste tem um amplo conceito, pois considera todos os investimentos em informática amparados pela linha Inovação. Constate na relação abaixo os itens financiáveis.

Leia mais

ANEXO II REQUISITOS, ATRIBUIÇÕES E REMUNERAÇÕES DOS CARGOS CARGO/GRUPO ATRIBUIÇÕES REQUISITOS REMUNERA

ANEXO II REQUISITOS, ATRIBUIÇÕES E REMUNERAÇÕES DOS CARGOS CARGO/GRUPO ATRIBUIÇÕES REQUISITOS REMUNERA ANEXO II REQUISITOS, ATRIBUIÇÕES E REMUNERAÇÕES DOS CARGOS CARGO/GRUPO ATRIBUIÇÕES REQUISITOS REMUNERA Analista de Informática de Sistemas Codificar e manter aplicações e classes Executar análise, diagnóstico

Leia mais

Capítulo 1 Informática Biomédica: Ciência e Prática. Edward H. Shortliffe e Marsden S. Blois. Apresentado por: Carmem Hara

Capítulo 1 Informática Biomédica: Ciência e Prática. Edward H. Shortliffe e Marsden S. Blois. Apresentado por: Carmem Hara Capítulo 1 Informática Biomédica: Ciência e Prática Edward H. Shortliffe e Marsden S. Blois Apresentado por: Carmem Hara Sumário 1) Registro eletrônico de pacientes 2) Impacto da Internet nos tratamentos

Leia mais

Estado da Arte da Pesquisa de Biodiesel no Brasil

Estado da Arte da Pesquisa de Biodiesel no Brasil Audiência Pública POLÍTICAS DO PROGRAMA DO BIODIESEL Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Câmara dos Deputados Estado da Arte da Pesquisa de Biodiesel no Brasil José Manuel Cabral de

Leia mais

Programa de Internacionalização de Empresas Apex-Brasil. Apresentação: Juarez Leal

Programa de Internacionalização de Empresas Apex-Brasil. Apresentação: Juarez Leal Programa de Internacionalização de Empresas Apex-Brasil Apresentação: Juarez Leal A APEX-BRASIL A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos é um Serviço Social Autônomo vinculado ao

Leia mais

1ª Conferência sobre Processos Inovativos na Amazônia: interfaces entre ICT, empresários e investidores

1ª Conferência sobre Processos Inovativos na Amazônia: interfaces entre ICT, empresários e investidores Arranjo de NITs da Amazônia Ocidental (Amoci) 1ª Conferência sobre Processos Inovativos na Amazônia: interfaces entre ICT, empresários e investidores Caminhos para negociação de tecnologias geradas nas

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA Nº 07/2018 SELEÇÃO DE PESQUISADORES

CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA Nº 07/2018 SELEÇÃO DE PESQUISADORES CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA Nº 07/2018 SELEÇÃO DE PESQUISADORES PROJETO: Estudo do ecossistema de Big Data para a conciliação das demandas de acesso, por meio da representação e organização da informação:

Leia mais

Jefferson Luis da Silva Costa, Ph.D. Gestor do Macroprograma 01 (Projetos Estratégicos)

Jefferson Luis da Silva Costa, Ph.D. Gestor do Macroprograma 01 (Projetos Estratégicos) . Jefferson Luis da Silva Costa, Ph.D. Gestor do Macroprograma 01 (Projetos Estratégicos) Embrapa - Sede Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento Brasília - DF SEG Sistema Embrapa de Gestão de Projetos

Leia mais

Plano de Trabalho do Projeto Modelo de Mensuração dos Custos do Ministério da Fazenda

Plano de Trabalho do Projeto Modelo de Mensuração dos Custos do Ministério da Fazenda Plano de Trabalho do Projeto Modelo de Mensuração dos Custos do Ministério da Fazenda Heriberto Henrique Vilela do Nascimento Analista de Finanças e Controle Coordenador de Análise Contábil Secretaria-Executiva/Ministério

Leia mais

A experiência do CGEE em estudos estratégicos para o desenvolvimento nacional

A experiência do CGEE em estudos estratégicos para o desenvolvimento nacional A experiência do CGEE em estudos estratégicos para o desenvolvimento nacional Mayra Juruá G. Oliveira SEMINÁRIO INICIATIVAS EM PROSPECÇÃO ESTRATÉGICA GOVERNAMENTAL NO BRASIL Fiocruz, 27 de julho de 2016

Leia mais

ELEMENTOS DE EXPERIÊNCIA DA EMBRAPA NA GESTÃO DA INOVAÇÃO PARA A AGRICULTURA BRASILEIRA

ELEMENTOS DE EXPERIÊNCIA DA EMBRAPA NA GESTÃO DA INOVAÇÃO PARA A AGRICULTURA BRASILEIRA ELEMENTOS DE EXPERIÊNCIA DA EMBRAPA NA GESTÃO DA INOVAÇÃO PARA A AGRICULTURA BRASILEIRA Painel: Cases de Sucesso em Inovação de Produtos e Processos VIII Conferência ANPEI de Inovação Tecnológica: Estruturando

Leia mais

PROJETO: PRODUÇÃO DE DADOS E CONHECIMENTO ESTRATÉGICO NA TOMADA DE DECISÃO DA GESTÃO GOVERNAMENTAL.

PROJETO: PRODUÇÃO DE DADOS E CONHECIMENTO ESTRATÉGICO NA TOMADA DE DECISÃO DA GESTÃO GOVERNAMENTAL. CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA Nº ENAP -01/2019 SELEÇÃO DE PESQUISADORES PROJETO: PRODUÇÃO DE DADOS E CONHECIMENTO ESTRATÉGICO NA TOMADA DE DECISÃO DA GESTÃO GOVERNAMENTAL. 1. PROJETO SELECIONA PESQUISADORES

Leia mais

LISTA DE PROPOSTAS SELECIONADAS PARA A GRADE 2015 DO PROGRAMA DE RÁDIO PROSA RURAL

LISTA DE PROPOSTAS SELECIONADAS PARA A GRADE 2015 DO PROGRAMA DE RÁDIO PROSA RURAL ANEXO 2 LISTA DE PROPOSTAS SELECIONADAS PARA A GRADE 2015 DO PROGRAMA DE RÁDIO PROSA RURAL Região Norte Mês Semana Título principal FEV. 1ª Como lidar com a resistência de bovinos e ovinos aos antiparasitários

Leia mais

Apresentação Institucional Gerência Executiva de Tecnologia e Inovação Dezembro de 2015

Apresentação Institucional Gerência Executiva de Tecnologia e Inovação Dezembro de 2015 Apresentação Institucional Gerência Executiva de Tecnologia e Inovação Dezembro de 2015 Nosso surgimento na Vale Formalização Institucional da Gerência Executiva de Tecnologia e Inovação A formalização

Leia mais

SEG - Sistema Embrapa de Gestão Chamada07/ Chamada 07/2010 Contempla os Macroprogramas: Macroprograma 2

SEG - Sistema Embrapa de Gestão Chamada07/ Chamada 07/2010 Contempla os Macroprogramas: Macroprograma 2 Relatórios -> Lista e Impressão das Chamadas -> Descrição da Chamada Voltar Imprimir Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento SEG - Sistema Embrapa de Gestão

Leia mais

RELATÓRIO DE AUDITORIA Nº 14/2016

RELATÓRIO DE AUDITORIA Nº 14/2016 RELATÓRIO DE AUDITORIA Nº 14/2016 Em consonância com o Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna para o exercício de 2016 (PAINT 2016) e com as atividades definidas no Programa de Auditoria n o 25/2016,

Leia mais

Ministério das Comunicações. Secretaria de Inclusão Digital CIDADES DIGITAIS. XVI Encontro de Provedores Regionais Porto Velho - RO

Ministério das Comunicações. Secretaria de Inclusão Digital CIDADES DIGITAIS. XVI Encontro de Provedores Regionais Porto Velho - RO Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital CIDADES DIGITAIS XVI Encontro de Provedores Regionais Porto Velho - RO Cultura Digital: Redes de interações Objetivos Melhoria da gestão pública

Leia mais

SETOR CIBERNÉTICO NO EXÉRCITO BRASILEIRO Ricardo Henrique Paulino da Cruz 1. INTRODUÇÃO

SETOR CIBERNÉTICO NO EXÉRCITO BRASILEIRO Ricardo Henrique Paulino da Cruz 1. INTRODUÇÃO SETOR CIBERNÉTICO NO EXÉRCITO BRASILEIRO Ricardo Henrique Paulino da Cruz 1. INTRODUÇÃO A Estratégia Nacional de Defesa (END), aprovada pelo Decreto nº 6.703, de 18 de dezembro de 2008, preconiza, dentre

Leia mais

CICN Centro de Inovação em Computação em Nuvem Segurança de Dados em Nuvem. Apresentação para:

CICN Centro de Inovação em Computação em Nuvem Segurança de Dados em Nuvem. Apresentação para: CICN Centro de Inovação em Computação em Nuvem Segurança de Dados em Nuvem Apresentação para: Sumário CICN Centro de Inovação na Computação em Nuveml Computação em Nuvem Segurança de Dados na Nuvem Ficha

Leia mais

Planejamento Estratégico de TI do MEC

Planejamento Estratégico de TI do MEC Planejamento Estratégico de TI do MEC Merched Cheheb de Oliveira Diretor Diretoria de Tecnologia da Informação Secretaria Executiva Ministério da Educação MEC E mail: merched.oliveira@mec.gov.br Outubro

Leia mais

19 e 20 de junho de 2018

19 e 20 de junho de 2018 19 e 20 de junho de 2018 PROG EM NÚMEROS 2015-2018 Pró-Reitoria de Graduação Coordenadoria de Ensino de Graduação Coordenadoria Técnico Pedagógica Divisão de Registro e Controle Acadêmico Divisão de Registro

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 06/09/2016 Currículo de Cursos Hora: 16:19:44

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 06/09/2016 Currículo de Cursos Hora: 16:19:44 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 06/09/2016 Currículo de Cursos Hora: 16:19:44 Curso: Nível: Grau Conferido: Turno: Tipo: Modalidade: Funcionamento: Documento de Autorização: Agronomia - Alegre

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Agosto de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Modelo de Maturidade de Processos Domínio de Processos:

Leia mais

Objetivo: desenho e evolução de serviços para atender requisitos atuais e futuros de negócio. Traduz o SLP em um conjunto de especificações.

Objetivo: desenho e evolução de serviços para atender requisitos atuais e futuros de negócio. Traduz o SLP em um conjunto de especificações. Governança de TI aula 10 Desenho de Serviços: Objetivo: desenho e evolução de serviços para atender requisitos atuais e futuros de negócio. Traduz o SLP em um conjunto de especificações. Produz e mantém

Leia mais

USO E COBERTURA DA TERRA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA

USO E COBERTURA DA TERRA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA USO E COBERTURA DA TERRA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA Alexandre C. Coutinho Embrapa Informática Agropecuária Workshop: Geointeligência em Agricultura e Meio Ambiente MundoGEO#Connect 2014 08 de maio de 2014

Leia mais

SEG - Sistema Embrapa de Gestão

SEG - Sistema Embrapa de Gestão mbrapa Relatórios -> Lista e Impressão das Chamadas -> Descrição da Chamada Voltar Imprimir Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento SEG - Sistema de Gestão

Leia mais

Mapeamento e Análise da Geração de Cultivares nas Unidades Descentralizadas da Embrapa

Mapeamento e Análise da Geração de Cultivares nas Unidades Descentralizadas da Embrapa IV Seminário de Iniciação Científica e Pós-Graduação da Embrapa Tabuleiros Costeiros 470 Mapeamento e Análise da Geração de Cultivares nas Unidades Descentralizadas da Embrapa Julievany de Souza Santos

Leia mais

Prospecção Tecnológica. 30 de agosto de 2012.

Prospecção Tecnológica. 30 de agosto de 2012. Prospecção Tecnológica 30 de agosto de 2012. A ação será executada por: A Equipe O Projeto Prospecção Tecnológica Objetivo Possibilitar a implantação de novas tecnologias que permitam redução de custos,

Leia mais

POLÍTICA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

POLÍTICA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO POLÍTICA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 01/06/2018 INFORMAÇÃO PÚBLICA SUMÁRIO 1 OBJETIVO... 3 2 ABRANGÊNCIA... 3 3 REFERÊNCIAS... 3 4 REGRAS GERAIS... 3 5 RESPONSABILIDADES... 7 6 DISPOSIÇÕES FINAIS... 7

Leia mais

Projeto Regulasan: resultados e desafios

Projeto Regulasan: resultados e desafios Palestra 2M1A SESSÃO: RESULTADOS DO PROJETO REGULASAN Projeto Regulasan: resultados e desafios Frederico A. Turolla coordenador do Projeto Regulasan Motivação Este projeto, no componente Saneamento Básico

Leia mais

Disseminação de Serviços e Soluções para Ciência nos Programas de Pós-Graduação (PPGs) Projeto Piloto Capes/RNP. Antônio Carlos Fernandes Nunes RNP

Disseminação de Serviços e Soluções para Ciência nos Programas de Pós-Graduação (PPGs) Projeto Piloto Capes/RNP. Antônio Carlos Fernandes Nunes RNP Disseminação de Serviços e Soluções para Ciência nos Programas de Pós-Graduação (PPGs) Projeto Piloto Capes/RNP Antônio Carlos Fernandes Nunes RNP Sumário Ampliando o escopo da Rede Nacional de Ensino

Leia mais

Seminário Núcleos de Inovação Tecnológica NIT. Conquistas e Desafios do INPI na formação e treinamento dos NITs. Lucia Fernandes - INPI

Seminário Núcleos de Inovação Tecnológica NIT. Conquistas e Desafios do INPI na formação e treinamento dos NITs. Lucia Fernandes - INPI Seminário Núcleos de Inovação Tecnológica NIT Conquistas e Desafios do INPI na formação e treinamento dos NITs Lucia Fernandes - INPI Missão dos NITs Gerenciamento das Estratégias de PI da Instituição

Leia mais

Metodologias de PETI. Prof. Marlon Marcon

Metodologias de PETI. Prof. Marlon Marcon Metodologias de PETI Prof. Marlon Marcon PETI O PETI é composto de: Planejamento Estratégico da organização, que combina os objetivos e recursos da organização com seus mercados em processo de transformação

Leia mais

PROPOSTA Implantação dos Núcleos Territoriais de Inovação e Referência Tecnológica em Sistemas Integrados de Produção Sustentável - NUTIRs

PROPOSTA Implantação dos Núcleos Territoriais de Inovação e Referência Tecnológica em Sistemas Integrados de Produção Sustentável - NUTIRs PROPOSTA Implantação dos Núcleos Territoriais de Inovação e Referência Tecnológica em Sistemas Integrados de Produção Sustentável - NUTIRs Fevereiro, 2015 Contextualização A Caravana Embrapa, ao percorrer

Leia mais

Embrapa Instrumentação. Luiz H. C. Mattoso

Embrapa Instrumentação. Luiz H. C. Mattoso Embrapa Instrumentação Luiz H. C. Mattoso Embrapa: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Missão Viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura,

Leia mais

CONTROLE DE APROVAÇÃO REVISADO PELO ÓRGÃO NORMATIVO. Paulo Queiroz Luiza M. Prestrêlo de Lima Diretoria Executiva HISTÓRICO DA ÚLTIMA MODIFICAÇÃO

CONTROLE DE APROVAÇÃO REVISADO PELO ÓRGÃO NORMATIVO. Paulo Queiroz Luiza M. Prestrêlo de Lima Diretoria Executiva HISTÓRICO DA ÚLTIMA MODIFICAÇÃO 1/12 ELABORADO CONTROLE DE APROVAÇÃO REVISADO PELO ÓRGÃO NORMATIVO APROVADO Paulo Queiroz Luiza M. Prestrêlo de Lima Diretoria Executiva HISTÓRICO DA ÚLTIMA MODIFICAÇÃO EDIÇÃO DATA ALTERAÇÕES EM RELAÇÃO

Leia mais

Agropensa e Construção do Estudo Visão

Agropensa e Construção do Estudo Visão Sistema Embrapa de Inteligência Estratégica Agropensa e Construção do Estudo Visão 2013-2033 Geraldo B. Martha Jr. Coordenador-Geral, Sistema Agropensa Chefe-Adjunto de Estudos, Embrapa Estudos e Capacitação

Leia mais

CARTA-CONVITE 01/2017

CARTA-CONVITE 01/2017 CARTA-CONVITE 01/2017 15 de março de 2017 A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) convidam grupos de pesquisa com experiência na

Leia mais

PROJETO MyGridGIS =================== Autora: Carla Osthoff (LNCC) Caracterização e Justificativa ================================

PROJETO MyGridGIS =================== Autora: Carla Osthoff (LNCC) Caracterização e Justificativa ================================ PROJETO MyGridGIS =================== Autora: Carla Osthoff (LNCC) Caracterização e Justificativa ================================ Neste início de milênio, o Brasil enfrenta grandes desafios para administrar

Leia mais

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS 1) DATAS E PRAZOS 05 a 25 de abril de 2018 até 23h59min período de submissão dos trabalhos científicos. Prorrogado até 06 de maio de 2018 as 23h59min. 30

Leia mais

Adriano Venturieri. Chefe Geral Embrapa Amazônia Oriental

Adriano Venturieri. Chefe Geral Embrapa Amazônia Oriental Adriano Venturieri Chefe Geral Embrapa Amazônia Oriental Brasília, 12 dezembro de 2014 Desafios e perspectivas para pesquisa em apoio ao desenvolvimento sustentável amazônico Sistema Embrapa de Inteligência

Leia mais

Rede de Análise de Risco de Pragas Rarp ( ) Pest Risk Analysis Network. Marcelo Lopes-da-Silva Pesquisador Embrapa

Rede de Análise de Risco de Pragas Rarp ( ) Pest Risk Analysis Network. Marcelo Lopes-da-Silva Pesquisador Embrapa Rede de Análise de Risco de Pragas Rarp (2009-2012) Pest Risk Analysis Network Marcelo Lopes-da-Silva Pesquisador Embrapa Objetivos da RARP Criação de uma base de dados BRASILEIRA que forneça subsídios

Leia mais

SIMPLIFICAÇÃO E INTEGRAÇÃO DOS PROCESSOS DE LICENCIAMENTO SANITÁRIO

SIMPLIFICAÇÃO E INTEGRAÇÃO DOS PROCESSOS DE LICENCIAMENTO SANITÁRIO RDC 153/2017: SIMPLIFICAÇÃO E INTEGRAÇÃO DOS PROCESSOS DE LICENCIAMENTO SANITÁRIO Agenda de trabalho do processo de implementação da Normativa (RDC153/17 e IN 16/17) Temas debatidos os eventos sobre a

Leia mais