Universidade de São Paulo Instituto de Química. Título do trabalho: Aluno: Gustavo Frigi Perotti

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Universidade de São Paulo Instituto de Química. Título do trabalho: Aluno: Gustavo Frigi Perotti"

Transcrição

1 Universidade de São Paulo Instituto de Química Título do trabalho: Implementação de Experimentos para Disciplinas de Graduação Aluno: Gustavo Frigi Perotti São Paulo - SP Dezembro de 2008

2 1. Introdução A atualização e diversificação do material didático experimental oferecido em disciplinas cuja prática é vinculada são de grande interesse tanto por parte do docente, responsável pela implementação de tais modificações na estrutura da disciplina oferecida, quanto para os alunos, que podem contemplar experimentos mais instigantes e que por fim, acaba por despertar o interesse e o espírito investigativo dos estudantes, culminando em um aprendizado mais eficiente, por haver quase sempre uma melhor assimilação de um determinado conteúdo quando este se mostra atraente. Por parte dos docentes, possuir um maior número de possibilidade de experimentos que possam ser passados aos seus alunos significa estar em contato com diferentes experimentos a cada ano em que a disciplina será oferecida, aumentando por vezes a sua motivação por passar um conteúdo sempre diversificado, porém não lhe custando muito esforço, uma vez que o esboço do experimento já está feito, sendo possíveis de serem feitas apenas pequenas adaptações no roteiro do mesmo à medida que o responsável julgue necessário. Outro fator positivo oriundo de presença de novos experimentos é a não-reciclagem do mesmo material sempre que a disciplina é oferecida, o que por vezes acaba por desmotivar muitos alunos a prender sua atenção no decorrer dos experimentos, uma vez que é perfeitamente possível conseguir com seus colegas cópias de relatórios anteriores do experimento a ser realizado. Sob o ponto de vista dos alunos, a presença de novos experimentos, e sempre que possível, que produzam um resultado intrigante, ou interessante, ou que apenas aticem os seus instintos de procurar resposta àquilo que não sabem explicar e que com isso, acabam por assimilar conceitos e conteúdos de uma forma muito menos penosa e custosa. Por isso, pretende-se com este trabalho fornecer uma opção a mais de experimento que pode ser utilizado nas disciplinas básicas de graduação do IQ-USP, focando o trabalho experimental a partir de conceitos vistos previamente em sala de aula.

3 2. Objetivos A proposta do presente trabalho é de acrescentar um experimento na disciplina QFL Química dos Elementos, discutindo as principais dificuldades encontradas pelos alunos através da correção dos seus relatórios referentes a este experimento. 3. Materiais e métodos Para a construção do roteiro deste experimento foi utilizada a seguinte referência obtidas do periódico Journal of Chemical Education, intitulado The Golden Penny Demonstration, de S. H. Szczepankiewicz, J. F. Bieron e M. Kozik, Os materiais empregados neste experimento foram: - Raspas de zinco; - Hidróxido de sódio; - Óxido de zinco; - Vinagre; - Moeda de cobre (moeda de 5 centavos); O roteiro experimental utilizado está descrito a seguir: - Deposição de zinco em moeda de cobre A reação que será realizada é um exemplo de reação eletroquímica, na qual um objeto de cobre atua como um eletrodo no qual o zinco é depositado. A reação estudada é reversível e depende do fato dos dois metais se tocarem. a) Primeiramente, prepare uma solução do íon tetrahidroxizincato dissolvendo cerca de 2 g de hidróxido de sódio em aproximadamente 10 ml de água destilada e, então, adicione uma espátula de óxido de zinco ou sal de zinco. Deve-se obter uma solução límpida (e não uma suspensão com aspecto leitoso...)

4 b) Pegue uma moeda de cobre (preferencialmente, uma moeda nova) e limpe-a colocando-a em um béquer contendo vinagre. Espere até perceber que o metal está brilhando. Remova a moeda do béquer com uma pinça, lave-a com água e a coloque em um outro béquer contendo 1 cm de altura de solução de tetrahidroxizincato previamente preparada. c) Aqueça moderadamente a solução com a moeda em contato. Observe e anote. Cuidadosamente, introduza algumas raspas de zinco metálico na solução, de modo que toquem na moeda (figura 1). Assim que a moeda se cobrir com uma camada de zinco (figura 2), adicione todo o conteúdo do béquer (solução alcalina e moeda) em um recipiente grande contendo água de torneira. Agite com cuidado para diluir a base. Figura 1: Processo de aquecimento da solução de tetrahidroxizincato contendo raspas de zinco e a moeda de cobre. Figura 2: Deposição de zinco sobre a moeda de cobre. d) Rapidamente, decante o líquido em outro recipiente (e guarde-o para posterior descarte). Após esta etapa, pegue a moeda com uma pinça e lave-a várias vezes com papel absorvente e a seque com papel absorvente. Não toque a moeda com os seus dedos. e) Com a moeda já seca, introduza-a dentro da chama de um bico de Bunsen por aproximadamente 20 segundos. Observe todos os resultados e anote.

5 4. Discussão dos resultados Este experimento teve nota atribuída a 1,0 caso todos os objetivos de compreensão deste tivessem sido atingidos, como entender e explicar o fenômeno por trás do experimento, além de equacionar corretamente as reações químicas envolvidas e utilizar uma linguagem condizente a um relatório científico. Primeiramente, a fim de comentar posteriormente os resultados dos alunos, ir-se-á fazer uma breve discussão sobre os principais pontos que deveriam ser discutidos em seus relatórios: 1. A solução de aspecto leitoso aparece devido à formação de hidróxido de zinco, de aparência leitosa: Zn 2+ (aq) + 2 OH - (aq) Zn(OH) 2 (s) A adição de excesso de base à mistura anterior promove a formação de um complexo aniônico entre os íons Zn 2+ e OH -, desaparecendo o precipitado: Zn(OH) 2 (s) + 2 OH - (aq) [Zn(OH) 4 ] 2- (aq) 2. A remoção de gorduras e outras sujeiras da superfície da moeda é necessária para que haja uma melhor deposição da camada metálica de zinco sobre o substrato de cobre, uma vez que a transferência eletrônica das espécies ocorre na superfície de Cu: 3. No processo de deposição do zinco, é possível notar que o zinco, nas suas diferentes espécies, é tanto o agente redutor quanto o agente oxidante, sendo que em uma primeira etapa as raspas de zinco são oxidadas, formando Zn 2+ e posteriormente, ocorre redução dos íons [Zn(OH) 4 ] 2- e sua deposição sobre a superfície do cobre. Portanto, como reação global tem-se:

6 Zn Zn (s) + [Zn(OH) 4 ] 2- (aq) [Zn(OH) 4 ] 2- (aq) + Zn Cu E = + 1,1 V Através da análise do valor do potencial da reação verifica-se que há uma maior estabilidade da deposição de zinco sobre a superfície de cobre do que ocorrer a sua redeposição sobre a própria superfície do zinco. 4. Ao aquecer a moeda prateada, isto é, após a deposição de zinco na superfície do cobre, há a formação de uma liga intersticial de Zn-Cu conhecida como latão, cuja coloração depende fortemente do teor de Zn na liga. Em quase todos os casos, a moeda se tornou amarela, cor esta associada à fase α-latão, cujo teor de Zn está abaixo de 35%. Ao analisar os relatórios dos alunos, foram encontrados alguns erros com elevado grau de freqüência, como: I - Não equacionar a reação global que mostra o processo de deposição de zinco sobre a superfície do Cu e o consumo das raspas de zinco metálico; II - Quando indagados sobre qual seria o motivo da limpeza das moedas de cobre pela adição de vinagre e por métodos abrasivos, poucos tentaram justificar este procedimento; III - Não equacionaram a reação de formação do ânion complexo tetrahidroxizincato; IV - Houve, em certos casos, a falta de atenção em alguns relatórios onde a equação de formação da espécie complexa foi feita utilizando o zinco metálico, quando na verdade, foi utilizada a forma oxidada do metal (ZnO); V - Dificuldade em deixar explícito no relatório quem era o agente oxidante e o agente redutor neste experimento; VI - Mostrar as equações químicas sem os estados físicos das espécies (sólido, líquido, aquoso, etc.);

7 VII - Representar espécies que se dissociam em água em grande extensão na forma agregada ( NaOH ao invés de Na + (aq) e OH - (aq) ); VIII - Dificuldade na explicação do papel do cobre na deposição do zinco; IX - Dificuldade de identificar o tipo de liga formada (neste caso, é intersticial); X - Utilização de linguagem imprópria para relatórios científicos (como puxa os elétrons do cobre, que puxa os elétrons do zinco, que por sua vez... ); XI - Alguns grupos simplesmente colocaram apenas as observações experimentais, sem dar nenhuma explicação aos fatos observados; XII - Não mostram a viabilidade ou espontaneidade da reação ocorrer com base no E ( G) global da reação. A seguir está representado o gráfico das notas obtidas em função do número de duplas que obtiveram esta nota (figura 3): 8 Distribuição de notas Duplas ,2 0,4 0,6 0,8 1 Nota Figura 3: Relação entre as notas obtidas pelas duplas e o número de duplas que obtiveram uma dada nota.

8 Pode se observar que a distribuição das notas obtidas pelos alunos possui uma distribuição próxima à distribuição normal, com média aritmética igual a 0,66, sendo possível afirmar que houve uma razoável assimilação do experimento por parte dos alunos, salvo alguns conceitos básicos que ainda não foram sedimentados de maneira correta e que, portanto, merecem atenção por parte do docente, com o intuito de fornecer mais atividades ou até uma explanação tradicional sobre estas questões em sala de aula para os alunos, de forma geral. 5. Conclusão Foi possível implementar na parte experimental da disciplina de graduação QFL Química dos Elementos, matéria esta dada neste Instituto, um experimento rápido e de fácil execução, conhecido na literatura como a Moeda Dourada, no qual, após análise dos relatórios dos alunos, verificou-se que os principais pontos que deveriam ser discutidos se faziam presente, embora alguns conceitos fundamentais estivessem presente de forma errônea ou mal explicadas, necessitando serem mais trabalhadas em sala de aula para melhor formação dos alunos. 6. Bibliografia - S. H. Szczepankiewicz, J. F. Bieron, M. Kozik J. Chem. Educ., vol. 72, , 1995.

(baseado em 17 avaliações)

(baseado em 17 avaliações) Experimento cadastrado por Leandro Fantini em 30/11/2008 Classificação Total de exibições: 18733 (até 24/06/2014) (baseado em 17 avaliações) Palavras-chave: química, moeda, cobe, zinco em pó, latão, NaOH,

Leia mais

Experimento 1: Efeito do íon comum equilíbrio de ionização da amônia

Experimento 1: Efeito do íon comum equilíbrio de ionização da amônia Experimento Deslocamento de equilíbrios químicos (Princípio de Le Chatelier) Objetivo: Estudar e compreender alguns fatores que deslocam equilíbrios químicos. Experimento 1: Efeito do íon comum equilíbrio

Leia mais

EXPERIÊNCIA 4 REAÇÕES E EQUAÇÕES QUÍMICAS

EXPERIÊNCIA 4 REAÇÕES E EQUAÇÕES QUÍMICAS CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS - CCT Departamento de Ciências Básicas e Sociais - DCBS Disciplina Química Experimental QEX Prof. Sivaldo Leite Correia EXPERIÊNCIA 4 REAÇÕES E EQUAÇÕES QUÍMICAS 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

PRÁTICA 3 GRUPO 13. O objetivo desse procedimento é estudar a hidrólise do ácido bórico e do bórax.

PRÁTICA 3 GRUPO 13. O objetivo desse procedimento é estudar a hidrólise do ácido bórico e do bórax. PRÁTICA 3 GRUPO 13 Departamento de Química Inorgânica, IQ-UFF Responsável: Prof. Fabio da Silva Miranda Revisado: 04/05/2017 1. Introdução O presente procedimento experimental pretende abordar alguns aspectos

Leia mais

Cobre, prata e ouro. Introdução. Materiais Necessários

Cobre, prata e ouro. Introdução. Materiais Necessários Intro 01 Introdução Realize o sonho dos alquimistas e transforme uma moeda de cobre em ouro. Descubra o que realmente acontece neste experimento. Cadastrada por Leandro Fantini Material - onde encontrar

Leia mais

Figura 1: Equilíbrio químico entre as espécies glicose, manose e frutose em meio alcalino

Figura 1: Equilíbrio químico entre as espécies glicose, manose e frutose em meio alcalino 4º Módulo de Química - 2º Sem 2012 Procedimento de Prática Experimental Introdução Um açúcar redutor (AR) pode ser identificado pelo reagente de Benedict porque o grupo aldeído, presente no açúcar, reduz

Leia mais

Figura 1: Equilíbrio químico entre as espécies glicose, manose e frutose em meio alcalino

Figura 1: Equilíbrio químico entre as espécies glicose, manose e frutose em meio alcalino Introducão Um açúcar redutor (AR) pode ser identificado pelo reagente de Benedict 1 porque o grupo aldeído, presente no açúcar, reduz o íon cúprico (Cu 2+ ) formando um precipitado de óxido de cobre (I),

Leia mais

PROFESSORA: Núbia de Andrade. DISCIPLINA: Química SÉRIE: 3º. ALUNO(a): Ba 0 / Ba 2+ // Cu + / Cu 0

PROFESSORA: Núbia de Andrade. DISCIPLINA: Química SÉRIE: 3º. ALUNO(a): Ba 0 / Ba 2+ // Cu + / Cu 0 GOIÂNIA, / / 2017 PROFESSORA: Núbia de Andrade DISCIPLINA: Química SÉRIE: 3º ALUNO(a): Lista de exercícios No Anhanguera você é + Enem 1. Com base no diagrama da pilha: E nos potenciais-padrão de redução

Leia mais

Apresentação do produto final MATERIAL DE APOIO PARA O ENSINO DE ELETROQUÍMICA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL

Apresentação do produto final MATERIAL DE APOIO PARA O ENSINO DE ELETROQUÍMICA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL Apresentação do produto final MATERIAL DE APOIO PARA O ENSINO DE ELETROQUÍMICA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL Organizadores: Kathynne Carvalho de Freitas Ferri e Carlos Cézar da Silva.

Leia mais

UFSC Departamento de Química QMC 5119 Introdução ao Laboratório de Química

UFSC Departamento de Química QMC 5119 Introdução ao Laboratório de Química UFSC Departamento de Química QMC 5119 Introdução ao Laboratório de Química 2015.1 1 EXPERIÊNCIA N 0 3: DETERMINAÇÃO DO CALOR DE REAÇÃO E CALOR DE SOLIDIFICAÇÃO 1. Introdução As transformações químicas

Leia mais

AULA DE RECUPERAÇÃO PROF. NEIF NAGIB

AULA DE RECUPERAÇÃO PROF. NEIF NAGIB AULA DE RECUPERAÇÃO PROF. NEIF NAGIB ELETROQUÍMICA Estuda os fenômenos envolvidos na produção de corrente elétrica a partir da transferência de elétrons em reações de óxido-redução, e a utilização de corrente

Leia mais

ROTEIRO PRÁTICO DE QUÍMICA GERAL

ROTEIRO PRÁTICO DE QUÍMICA GERAL ROTEIRO PRÁTICO DE QUÍMICA GERAL 1- Objetivo 1. Estimar o ph de água destilada e de soluções aquosas usando indicadores ácidobase. 2. Diferenciar o comportamento de uma solução tampão. 2 Introdução Eletrólitos

Leia mais

BC-1302 QUÍMICA DOS ELEMENTOS

BC-1302 QUÍMICA DOS ELEMENTOS PRÁTICA 5: Oxigênio e Enxofre Objetivos Preparar o gás oxigênio, por método laboratorial e estudar algumas de suas propriedades. Estudar o enxofre nas suas variações alotrópicas e algumas de suas reações.

Leia mais

(MACK-SP) Na eletrólise ígnea de NaCl, verificase

(MACK-SP) Na eletrólise ígnea de NaCl, verificase (MACK-SP) Na eletrólise ígnea de NaCl, verificase que: a) no cátodo, deposita-se sódio metálico. b) no ânodo, ocorre redução. c) no cátodo, ocorre oxidação. d) no ânodo, há deposição de NaCl. e) no cátodo,

Leia mais

02/10/2017 ELETRÓLISE AQUOSA

02/10/2017 ELETRÓLISE AQUOSA ELETRÓLISE AQUOSA Ocorre quando um eletrólito é dissolvido em água (havendo ionização ou dissociação do mesmo), além dos seus íons, devemos considerar a ionização da própria água. 1 Experimentalmente,

Leia mais

Prática 03 Oxidação-Redução

Prática 03 Oxidação-Redução Prática 03 - Os experimentos a serem realizados seguem o roteiro que está disponível no livro Szpoganicz, Bruno; Debacher, Nito. A.; Stadler Eduardo. Experiências de. 2. ed. - Florianópolis - SC: Fundação

Leia mais

EXPERIÊNCIA 7 - OXIDAÇÃO e REDUÇÃO

EXPERIÊNCIA 7 - OXIDAÇÃO e REDUÇÃO EXPERIÊNCIA 7 - OXIDAÇÃO e REDUÇÃO 1. OBJETIVOS No final desta experiência o aluno deverá ser capaz de: Identificar a natureza das reações de oxirredução Montar uma tabela a partir de dados experimentais

Leia mais

e - Zinco ZnSO 4 Zn(s) Zn 2 Zn(s) Zn 2+ (aq) + 2 e - + 0,76 V Cu(s) Cu 2+ (aq) + 2 e - - 0,34 V

e - Zinco ZnSO 4 Zn(s) Zn 2 Zn(s) Zn 2+ (aq) + 2 e - + 0,76 V Cu(s) Cu 2+ (aq) + 2 e - - 0,34 V Capítulo 7 Introdução teórica Pilhas e baterias são células eletroquímicas ou células galvânicas que produzem energia elétrica por meio de reações de oxirredução. A diferença básica é que a bateria é formada

Leia mais

Química Inorgânica Experimental I 2017

Química Inorgânica Experimental I 2017 Química Inorgânica Experimental I 2017 Experiência n o 03: Preparação de Cloreto de Cobre(I) A) OBJETIVOS: Preparação de Cloreto de Cobre(I) pela redução de íons Cu(II) com íons Sulfito na presença de

Leia mais

EXP 3. EQUILÍBRIOS DE SOLUBILIDADE III

EXP 3. EQUILÍBRIOS DE SOLUBILIDADE III EXP 3. EQUILÍBRIOS DE SOLUBILIDADE III OBJETIVOS Observar evidências experimentais que sugerem a ocorrência de reações de precipitação e complexação. Equacionar corretamente as reações envolvidas na precipitação

Leia mais

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 09 TURMA INTENSIVA

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 09 TURMA INTENSIVA RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 9 TURMA INTENSIVA 1. Item [C] Q De acordo com a definição de corrente elétrica, temos: i =, em que 1 A = 1 C/s: Δt Cálculo da carga fornecida pela bateria. 1 C ----------

Leia mais

Bronze prata ouro: Você mesmo faz sua medalha!

Bronze prata ouro: Você mesmo faz sua medalha! CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CAMPUS TIMÓTEO Produção de latão por Prof. Armin F. Isenmann Disciplinas técnicas: Química Inorgânica; Processos Industriais; Corrosão. Duração do

Leia mais

GRUPO 15 NITROGÊNIO E SEUS COMPOSTOS

GRUPO 15 NITROGÊNIO E SEUS COMPOSTOS GRUPO 15 NITROGÊNIO E SEUS COMPOSTOS O nitrogênio é um gás, sendo o principal componente da nossa atmosfera com cerca de 78% em massa do ar atmosférico. O elemento é também dotado de uma alta energia de

Leia mais

CQ136 Química Experimental I

CQ136 Química Experimental I CQ136 Química Experimental I DIAGRAMAS DE POURBAIX, LATIMER, E FROST Introdução O poder oxidante ou redutor pode ser muitas vezes previsto pelos valores tabelados de potencial padrão (E 0 ), porém somente

Leia mais

QUÍMICA - 2 o ANO MÓDULO 27 ELETROQUÍMICA: ÍGNEA E AQUOSA

QUÍMICA - 2 o ANO MÓDULO 27 ELETROQUÍMICA: ÍGNEA E AQUOSA QUÍMICA - 2 o ANO MÓDULO 27 ELETROQUÍMICA: ÍGNEA E AQUOSA bateria + _ ânodo + cátodo - e - e oxidação redução Formação de gás cloro no ânodo (não há deposição) Na + - Cl cloreto de sódio fundido Formação

Leia mais

Universidade de São Paulo Instituto de Química

Universidade de São Paulo Instituto de Química Universidade de São Paulo Instituto de Química QBQ-5825 Prática de Ensino de Química e Bioquímica Monitoria da disciplina QFL-0137 Química Geral e Inorgânica Básica Profª. Drª. Denise Freitas Siqueira

Leia mais

Experiência 10: Estudo do equilíbrio cromato-dicromato

Experiência 10: Estudo do equilíbrio cromato-dicromato 1 UFSC Departamento de Química QMC 5119 Introdução ao Laboratório de Química 2015/1 Experiência 10: Estudo do equilíbrio cromato-dicromato 1. Equilíbrio químico Muitas reações químicas são reversíveis,

Leia mais

Ba 2+ (aq) + CrO 4. 2 (aq)

Ba 2+ (aq) + CrO 4. 2 (aq) Experiência 9: ESTUDO DO EQUILÍBRIO CROMATO-DICROMATO 1. Objetivos Ao final desta atividade experimental espera-se que o aluno seja capaz de: - A partir da equação química de um sistema em equilíbrio escrever

Leia mais

FÍSICO QUÍMICA AULA 5 - ELETRÓLISE

FÍSICO QUÍMICA AULA 5 - ELETRÓLISE FÍSICO QUÍMICA AULA 5 - ELETRÓLISE Em nossas aulas anteriores aprendemos como reações de óxidoredução podem ser utilizadas para se obter energia. Nas pilhas ocorrem reações químicas capazes de produzir

Leia mais

QUÍMICA PRIMEIRA ETAPA

QUÍMICA PRIMEIRA ETAPA QUÍMICA PRIMEIRA ETAPA - 1999 QUESTÃO 46 Um limão foi espremido num copo contendo água e as sementes ficaram no fundo do recipiente. A seguir, foi adicionado ao sistema um pouco de açúcar, que se dissolveu

Leia mais

REAÇÕES QUÍMICAS PRODUZINDO CORRENTE ELÉTRICA CORRENTE ELÉTRICA PRODUZINDO REAÇÃO QUÍMICA PROF. RODRIGO BANDEIRA

REAÇÕES QUÍMICAS PRODUZINDO CORRENTE ELÉTRICA CORRENTE ELÉTRICA PRODUZINDO REAÇÃO QUÍMICA PROF. RODRIGO BANDEIRA REAÇÕES QUÍMICAS PRODUZINDO CORRENTE ELÉTRICA CORRENTE ELÉTRICA PRODUZINDO REAÇÃO QUÍMICA A relação entre as reações químicas e a corrente elétrica é estudada por um ramo da química chamado ELETROQUÍMICA

Leia mais

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PC. H O( ) H (aq) OH (aq) OH (aq) HO( ) O (g) e (Ânodo ( ); oxidação) + H (aq) + e H (g) (Cátodo ( ); redução) Global HO( ) H (g) O (g) Volume,5 Volume SOLUÇÃO PC. [C]

Leia mais

Assunto: Eletroquímica Folha 4.1 Prof.: João Roberto Mazzei

Assunto: Eletroquímica Folha 4.1 Prof.: João Roberto Mazzei 01. (UEL 2009) A clássica célula galvânica ou pilha de Daniel é representada por: Zn (s) / Zn +2 (aq) / / Cu +2 (aq) / Cu (s) No laboratório de uma escola, o professor e seus alunos fizeram duas alterações

Leia mais

A A A A A A A A A A A A A A A. > Na+ QUÍMICA

A A A A A A A A A A A A A A A. > Na+ QUÍMICA QUÍMIC 1 Dois eletrodos conectados a uma lâmpada foram introduzidos em uma solução aquosa, a fim de que a luminosidade da lâmpada utilizada avaliasse a condutividade da solução. Desta forma, foram feitos

Leia mais

Práticas de. Química Geral e Orgânica. para Engenharia Ambiental

Práticas de. Química Geral e Orgânica. para Engenharia Ambiental Práticas de Química Geral e Orgânica para Engenharia Ambiental INTRODUÇÂO A química é uma ciência experimental e se ocupa especialmente das transformações das substâncias, de sua composição e das relações

Leia mais

Resumo de Química: Pilhas e eletrólise

Resumo de Química: Pilhas e eletrólise Resumo de Química: Pilhas e eletrólise Número de oxidação (NOX) Nox fixo:1a(+1), 2A (+2), Al +3, Zn +2 e Ag + Nox usual: Hidrogênio (+1), exceto nos hidretos metálicos (-1) e Oxigênio (-2), exceto nos

Leia mais

PMT AULAS 1 E 2 Augusto Camara Neiva. PMT Augusto Neiva

PMT AULAS 1 E 2 Augusto Camara Neiva. PMT Augusto Neiva PMT3130 2017 - AULAS 1 E 2 Augusto Camara Neiva 1 2 3 4 AS AULAS NÃO SEGUIRÃO LINEARMENTE A APOSTILA HOJE: ELETROQUÍMICA 5 MOLÉCULA DE ÁGUA A molécula de água é polar e, portanto, a água pode alojar íons

Leia mais

S Nox total = zero. Nº de oxidação (Nox) Regras para determinar o Nox. AULA 11 Oxidação e Redução

S Nox total = zero. Nº de oxidação (Nox) Regras para determinar o Nox. AULA 11 Oxidação e Redução AULA 11 Oxidação e Redução Nº de oxidação (Nox) é a carga que surge quando os elementos estão combinados NaCl Æ Na + Cl - (sódio doou 1 e - e o cloro recebeu 1e - ) H 2 Æ H H zero Quando a ligação for

Leia mais

Oxirredução IDENTIFICAÇÃO O QUE SOFRE ENTIDADE O QUE FAZ. Oxidante ganha e - ( NOX) oxida o redutor redução

Oxirredução IDENTIFICAÇÃO O QUE SOFRE ENTIDADE O QUE FAZ. Oxidante ganha e - ( NOX) oxida o redutor redução Eletroquímica Oxirredução ENTIDADE IDENTIFICAÇÃO O QUE FAZ O QUE SOFRE Oxidante ganha e - ( NOX) oxida o redutor redução Redutor perde e - ( NOX) reduz o oxidante oxidação Todas as reações que têm substâncias

Leia mais

Exame 2º Ano Modalidade B

Exame 2º Ano Modalidade B Questão 01 O Bismuto é um elemento muito usado na indústria de cosméticos, devido sua baixa toxicidade. O isótopo mais estável do Bismuto apresenta número de massa 209 e dar origem ao íon Bi 3+ (forma

Leia mais

Eletrólitos e Não Eletrólitos

Eletrólitos e Não Eletrólitos Introdução Introdução Introdução Eletrólitos e Não Eletrólitos Tipos de Eletrólitos Tipos de Eletrólitos Tipos de Eletrólitos Reações Inorgânicas Reações O QUE É UMA REAÇÃO QUÍMICA? É processo de mudanças

Leia mais

Força relativa de oxidantes e redutores

Força relativa de oxidantes e redutores Força relativa de oxidantes e redutores Os metais comportam-se como redutores nas reações de oxidação-redução e a sua oxidação está associada à sua corrosão. Reação ácido-metal Se colocarmos uma placa

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA FUNDAÇÃO DE APOIO À ESCOLA TÉCNICA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL REPÚBLICA

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA FUNDAÇÃO DE APOIO À ESCOLA TÉCNICA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL REPÚBLICA GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA FUNDAÇÃO DE APOIO À ESCOLA TÉCNICA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL REPÚBLICA Aulas de Apoio Química 3ª Série Eletroquímica II 1.

Leia mais

ANÁLISE DE MANGANÊS NA PIROLUSITA

ANÁLISE DE MANGANÊS NA PIROLUSITA Fase Condensada: matéria em estado líquido ou sólido ANÁLISE DE MANGANÊS NA PIROLUSITA OBJETIVO: Determinar o teor de dióxido de manganês (MnO 2 ) em uma amostra de pirolusita, minério de manganês Impurezas:

Leia mais

XVI Maratona Cearense de Química º Ano. Experiência 1

XVI Maratona Cearense de Química º Ano. Experiência 1 - 2013 8º Ano Experiência 1 Material: 1. Erlenmeyer 500mL com tampa 2. Cinco béqueres de 150 ml 3. 100 ml de mel (Karo) 4. 100 ml de glicerina 5. 100 ml de água com corante 6. 100 ml de óleo de cozinha

Leia mais

PRÉ-VESTIBULAR QUÍMICA PROF. EMANUEL

PRÉ-VESTIBULAR QUÍMICA PROF. EMANUEL PILHAS PRÉ-VESTIBULAR QUÍMICA PROF. EMANUEL 1) Um equipamento portátil utilizado na Estação Espacial Internacional e alimentado por uma bateria de níquelcádmio e constituído por poliestireno, um polímero

Leia mais

QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL I 2017 Experimento 6 Preparação e Propriedades de óxidos de Enxofre e formas alotrópicas de Enxofre

QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL I 2017 Experimento 6 Preparação e Propriedades de óxidos de Enxofre e formas alotrópicas de Enxofre 1 QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL I 2017 Experimento 6 Preparação e Propriedades de óxidos de Enxofre e formas alotrópicas de Enxofre 1. Objetivos: Obter o dióxido de enxofre e estudar algumas de suas

Leia mais

Representar através de equações, as principais reações químicas inorgânicas. Nomenclatura dos compostos. Reações Químicas

Representar através de equações, as principais reações químicas inorgânicas. Nomenclatura dos compostos. Reações Químicas AULA 3 Reações químicas inorgânicas OBJETIVOS Identificar as principais reações químicas inorgânicas; Representar através de equações, as principais reações químicas inorgânicas. Dica para o acompanhamento

Leia mais

Título do vídeo: Um ciclo de cobre. Nome dos participantes: Ana Silva, Ana Almeida, Christine Lycklama, Leonardo Egger, Shirley Horst.

Título do vídeo: Um ciclo de cobre. Nome dos participantes: Ana Silva, Ana Almeida, Christine Lycklama, Leonardo Egger, Shirley Horst. Título do vídeo: Um ciclo de cobre. Nome dos participantes: Ana Silva, Ana Almeida, Christine Lycklama, Leonardo Egger, Shirley Horst. Professor responsável: Dina Albino. E-mail da professora responsável:

Leia mais

RELATÓRIO: EXPERIMENTOS SOBRE ELETROQUÍMICA ENTREGA EM

RELATÓRIO: EXPERIMENTOS SOBRE ELETROQUÍMICA ENTREGA EM RELATÓRIO: EXPERIMENTOS SOBRE ELETROQUÍMICA ENTREGA EM 08-12-2017 IMPORTANTE Esse documento apresenta o roteiro que você deve seguir para elaborar o relatório sobre os experimentos de eletroquímica. Organize

Leia mais

XX MARATONA CEARENSE DE QUÍMICA

XX MARATONA CEARENSE DE QUÍMICA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE QUÍMICA - REGIONAL DO CEARÁ Rua Floriano Peixoto, 2020 - Bairro: José Bonifácio 60.025-131 Fortaleza CE Fone/FAX: (85) 3226.4958 R 34 - e-mail: abqce@ufc.br XX MARATONA CEARENSE

Leia mais

GRUPO 2 METAIS ALCALINOS TERROSOS

GRUPO 2 METAIS ALCALINOS TERROSOS GRUPO 2 METAIS ALCALINOS TERROSOS O grupo 2 compreende o berílio (Be), magnésio (Mg), cálcio (Ca), estrôncio (Sr), bário (Ba) e rádio (Ra) e são chamados metais alcalinos terrosos. Estes elementos formam

Leia mais

Estudo das reações químicas para geração de energia.

Estudo das reações químicas para geração de energia. Estudo das reações químicas para geração de energia. Células Galvânicas (Pilhas e Baterias): Conversão de Energia Química em Energia Elétrica (Reações Espontâneas) Células Eletrolíticas: Conversão de Energia

Leia mais

Experimento 03: Cinética Química

Experimento 03: Cinética Química Experimento 03: Cinética Química 1 OBJETIVO - Verificar alguns fatores que influenciam na velocidade das reações químicas: temperatura, superfície de contato e efeito do catalisador. 2 INTRODUÇÃO A cinética

Leia mais

QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 4ª aula /

QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 4ª aula / QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 4ª aula / 2016-2 Prof. Mauricio X. Coutrim (disponível em: http://professor.ufop.br/mcoutrim) REAÇÃO EM SOLUÇÃO AQUOSA São reações envolvendo compostos iônicos

Leia mais

OXIDAÇÃO DE METAIS INTRODUÇÃO

OXIDAÇÃO DE METAIS INTRODUÇÃO OXIDAÇÃO DE METAIS INTRODUÇÃO Oxidação é uma palavra do âmbito da química que significa a perda de elétrons, mesmo que não seja causada pelo oxigênio. Indica também o processo de oxidar, ou seja, de combinar

Leia mais

CQ136 Química Experimental I. Água Dura e Halogênios - Diagrama de Latimer

CQ136 Química Experimental I. Água Dura e Halogênios - Diagrama de Latimer 1 CQ136 Química Experimental I Água Dura e Halogênios - Diagrama de Latimer Introdução: Os elementos do grupo 2 são tipicamente metálicos, porém menos reativos que os metais alcalinos. Magnésio é um elemento

Leia mais

Reações em Soluções Aquosas

Reações em Soluções Aquosas Reações em Soluções Aquosas Classificação Reações sem transferência de elétrons: Reações de precipitação; Reações de neutralização. Reações com transferência de elétrons: Reações de oxirredução. Reações

Leia mais

E (V) Ag + e Ag 0,80 Zn + 2e Zn 0,76

E (V) Ag + e Ag 0,80 Zn + 2e Zn 0,76 PROVA DE QUÍMICA - 2 o TRIMESTRE 2013 PROF. MARCOS NOME N o 2 a SÉRIE A compreensão do enunciado faz parte da questão. Não faça perguntas ao examinador. A prova deve ser feita com caneta azul ou preta.

Leia mais

EXPERIÊNCIA 9 PRINCÍPIO DE LE CHATELIER E EQUILÍBRIO QUÍMICO

EXPERIÊNCIA 9 PRINCÍPIO DE LE CHATELIER E EQUILÍBRIO QUÍMICO EXPERIÊNCIA 9 PRINCÍPIO DE LE CHATELIER E EQUILÍBRIO QUÍMICO 1. OBJETIVOS No final desta experiência o aluno deverá ser capaz de: Dada a equação química de um equilíbrio, escrever a expressão para a constante

Leia mais

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRE: 3º

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRE: 3º C O L É G I O K E N N E D Y / R E D E P I T Á G O R A S PLANO DE ESTUDO TRIMESTRE: 3º PLANO DE ESTUDO Nº 09 PROFESSORA: Rose Barbosa DATA DA AVALIAÇÃO: 02/12/2017 DISCIPLINA: Química ANO/SÉRIE: 2º ANO

Leia mais

PRÁTICA 5 GRUPO 15 (Pnictogênios)

PRÁTICA 5 GRUPO 15 (Pnictogênios) PRÁTICA 5 GRUPO 15 (Pnictogênios) Departamento de Química Inorgânica, IQ-UFF Responsável: Prof. Dr. Fabio da Silva Miranda Revisores: Prof. Dra. Maria Domingues Vargas, Bsc. Eloisa Borges e Borges Última

Leia mais

QUI 070 Química Analítica V Análise Instrumental. Aula 7 Química Eletroanalítica

QUI 070 Química Analítica V Análise Instrumental. Aula 7 Química Eletroanalítica Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Instituto de Ciências Exatas Depto. de Química QUI 070 Química Analítica V Análise Instrumental Aula 7 Química Eletroanalítica Julio C. J. Silva Juiz de Fora,

Leia mais

QUÍMICA. Transformações Químicas e Energia. Eletroquímica: Oxirredução, Potenciais Padrão de Redução, Pilha, Eletrólise e Leis de Faraday - Parte 4

QUÍMICA. Transformações Químicas e Energia. Eletroquímica: Oxirredução, Potenciais Padrão de Redução, Pilha, Eletrólise e Leis de Faraday - Parte 4 QUÍMICA Transformações Químicas e Energia Eletroquímica: Oxirredução, Potenciais Padrão de Redução, - Parte 4 Prof ª. Giselle Blois 1. (CESGRANRIO-RJ) Considere a pilha representada abaixo. Cu(s) Cu 2+

Leia mais

Prática de Laboratório 1

Prática de Laboratório 1 Prática de Laboratório 1 12 pontos Preparação do ácido 2-iodobenzóico [Tempo aprox: 1 hr] Essa prática de laboratório envolve a preparação do acido 2-iodobenzóico a partir do acido 2-aminobenzóico. O procedimento

Leia mais

Figura 1. Representação dos componentes de um calorímetro.

Figura 1. Representação dos componentes de um calorímetro. Experiência 3: DETERMINAÇÃO DO CALOR DE REAÇÃO 1. Objetivos Ao final desta aula experimental espera-se que o aluno seja capaz de: - Compreender o funcionamento de um calorímetro. - Comparar o calor liberado

Leia mais

Ligar cuidadosamente a fonte de alimentação.

Ligar cuidadosamente a fonte de alimentação. REALIZAÇÃO EXPERIMENTAL Objectivos Interpretar as reacções químicas que ocorrem quando se efectua a electrólise de uma solução aquosa de cloreto de cobre (II) com eléctrodos de grafite, ferro e zinco.

Leia mais

Eletroquímica: construção de uma célula galvânica

Eletroquímica: construção de uma célula galvânica Eletroquímica: construção de uma célula galvânica 1. Introdução Uma corrente elétrica é o fluxo de elétrons por um circuito. Quando a corrente é gerada quimicamente, os elétrons saem de uma região em que

Leia mais

Química. Eletroquímica

Química. Eletroquímica CIC Colégio Imaculada Conceição Química Eletroquímica Msc. Camila Soares Furtado Couto Eletrólise Inverso da Pilha; Reação de oxi-redução que é provocada pela corrente elétrica; Não espontânea!!!! Eletrólise

Leia mais

Disciplina de Química Geral Profa. Marcia Margarete Meier

Disciplina de Química Geral Profa. Marcia Margarete Meier Soluções 1 Propriedades gerais das soluções Os materiais são feitos geralmente de misturas de substâncias mais simples. Ex.: ar, sangue, água do mar, ligas metálicas, perfumes, etc As composições precisam

Leia mais

PRÁTICA N o. 01 SOLUBILIDADE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS

PRÁTICA N o. 01 SOLUBILIDADE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS PRÁTICA N o. 01 SOLUBILIDADE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS OBJETIVOS: Esta prática tem como objetivo a determinação da solubilidade de compostos orgânicos através de um estudo sequencial com solventes situando

Leia mais

QUÍMICA ANALÍTICA QUALITATIVA - PROVAS RECOMENDADAS PARA A IDENTIFICAÇÃO DOS ÍONS SÓDIO, POTÁSSIO E AMÔNIO. USAR SAIS DE CLORETO OU NITRATO!!!!

QUÍMICA ANALÍTICA QUALITATIVA - PROVAS RECOMENDADAS PARA A IDENTIFICAÇÃO DOS ÍONS SÓDIO, POTÁSSIO E AMÔNIO. USAR SAIS DE CLORETO OU NITRATO!!!! QUÍMICA ANALÍTICA QUALITATIVA PROVAS RECOMENDADAS PARA A IDENTIFICAÇÃO DOS ÍONS SÓDIO, POTÁSSIO E AMÔNIO. USAR SAIS DE CLORETO OU NITRATO!!!! Sódio (amostra sólida): a) Coloração da chama. Esta prova é

Leia mais

ELETROQUÍMICA: PILHAS GALVÂNICAS

ELETROQUÍMICA: PILHAS GALVÂNICAS ELETROQUÍMICA: PILHAS GALVÂNICAS A Eletroquímica é a parte da Química que estuda as propriedades dos eletrólitos e os processos de interconversão de energia química em energia elétrica que ocorrem na superfície

Leia mais

PROVA DE QUÍMICA. FONTE: Tabela Periódica da IUPAC/versão 2005 (adaptada). Acesso:

PROVA DE QUÍMICA. FONTE: Tabela Periódica da IUPAC/versão 2005 (adaptada). Acesso: PROVA DE QUÍMICA FONTE: Tabela Periódica da IUPAC/versão 2005 (adaptada) Acesso: http://wwwiupacorg/reports/periodic_table/ 16 QUESTÃO 25 Analise este gráfico, em que estão representadas as curvas de solubilidade

Leia mais

Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas Departamento de Química. Laboratório de QUÍMICA DOS ELEMENTOS (QUI081)

Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas Departamento de Química. Laboratório de QUÍMICA DOS ELEMENTOS (QUI081) Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas Departamento de Química Laboratório de QUÍMICA DOS ELEMENTOS (QUI081) 2017 INTRODUÇÃO O trabalho que se realiza na disciplina de Laboratório

Leia mais

LABORATÓRIO DE QUÍMICA QUI126 1ª LISTA DE EXERCÍCIOS

LABORATÓRIO DE QUÍMICA QUI126 1ª LISTA DE EXERCÍCIOS 1. Soluções básicas servem para a dissolução de gorduras sólidas que obstruem tubulações das cozinhas. O hidróxido de sódio é um exemplo, pois reage com gorduras e gera produtos solúveis. Qual a massa

Leia mais

EXPERIÊNCIA 3 OXIDAÇÃO E REDUÇÃO

EXPERIÊNCIA 3 OXIDAÇÃO E REDUÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS - CCT Departamento de Ciências Básicas e Sociais - DCBS Disciplina Química Experimental QEX Prof. Sivaldo Leite Correia EXPERIÊNCIA 3 OXIDAÇÃO E REDUÇÃO 1. CONCEITOS FUNDAMENTAIS

Leia mais

Na obtenção de prata por eletrólise de solução aquosa de nitrato de prata, o metal se forma no: a) cátodo, por redução de íons Ag(+) b) cátodo, por

Na obtenção de prata por eletrólise de solução aquosa de nitrato de prata, o metal se forma no: a) cátodo, por redução de íons Ag(+) b) cátodo, por Na obtenção de prata por eletrólise de solução aquosa de nitrato de prata, o metal se forma no: a) cátodo, por redução de íons Ag(+) b) cátodo, por oxidação de íons ag(+) c) cátodo, por redução de átomos

Leia mais

4. Articulação com outras disciplinas, contextos ou áreas do conhecimento:

4. Articulação com outras disciplinas, contextos ou áreas do conhecimento: Plano de Aula Desentupindo pias quimicamente Autoras: Karoline dos Santos Tarnowski, Nadine Inácio e Anne Gabrielle Meirinho Série: 3 ano do Ensino Médio Número de aulas: 3 de 40 min, 2 horas Origem: Trabalho

Leia mais

TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS CONTENDO METAIS PESADOS

TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS CONTENDO METAIS PESADOS TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS CONTENDO METAIS PESADOS Aluno: Victor Surerus Leal Costa Orientador: Luiz Alberto Cesar Teixeira Introdução A extração de diversos metais, em geral, conduz à presença

Leia mais

AULA 18 Eletroquímica

AULA 18 Eletroquímica AULA 18 Eletroquímica A eletroquímica estuda as reações nas quais ocorrem transferência de elétrons (reações de óxido-redução) e o seu aproveitamento prático para converter energia química em energia elétrica

Leia mais

Disciplina: ACH4064 Linguagem Química e Reações Químicas 2. Roteiro de Aula Prática. TEMA: Equilíbrio Químico e Cinética

Disciplina: ACH4064 Linguagem Química e Reações Químicas 2. Roteiro de Aula Prática. TEMA: Equilíbrio Químico e Cinética Disciplina: ACH4064 Linguagem Química e Reações Químicas 2 Roteiro de Aula Prática TEMA: Equilíbrio Químico e Cinética INTRODUÇÃO Todos os processos químicos em sistemas fechados tendem a um estado de

Leia mais

Quí. Quí. Monitor: Rodrigo Pova

Quí. Quí. Monitor: Rodrigo Pova Quí. Professor: Allan Rodrigues Monitor: Rodrigo Pova Eletroquímica 07 nov EXERCÍCIOS DE AULA 1. Texto I Biocélulas combustíveis são uma alternativa tecnológica para substituição das baterias convencionais.

Leia mais

Prática 01 Reações e equações químicas

Prática 01 Reações e equações químicas UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE QUÍMICA DQMC Disciplina: Química Geral Experimental QEX0002 Prática 01 Reações e equações químicas 1. Introdução

Leia mais

Referência: https://www.youtube.com/watch?v=acg6f0awuvo

Referência: https://www.youtube.com/watch?v=acg6f0awuvo ELETROQUÍMICA 1º Experimento: Imã de Neodímio e Maçã. Objetivo:Acender uma lâmpada Materiais: 1 Lâmpada. 1 Maça. 2 Imãs de neodímio. 1 Ferramenta para fazer o buraco de encaixe da lâmpada. 1 Faca. Procedimento

Leia mais

CURSO PRÁTICO QUI 328 e 128 SÍNTESE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS

CURSO PRÁTICO QUI 328 e 128 SÍNTESE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS CURSO PRÁTICO QUI 328 e 128 SÍNTESE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS Síntese I ( p-red) Nitrobenzeno Anilina Acetanilida p-nitro Acetanilida p-nitro Anilina p-red 1- OBTENÇÃO DA ANILINA -Estanho -Àcido clorídrico

Leia mais

PRÁTICA 9 Nanomateriais

PRÁTICA 9 Nanomateriais PRÁTICA 9 Nanomateriais Departamento de Química Inorgânica, IQ-UFF Responsável: Prof. Fabio da Silva Miranda Revisado: Bsc. Eloisa Borges e Borges. Última modificação: 06/11/2017 1. Introdução O presente

Leia mais

QUÍMICA - 2 o ANO MÓDULO 29 ELETROQUÍMICA - EXERCÍCIOS

QUÍMICA - 2 o ANO MÓDULO 29 ELETROQUÍMICA - EXERCÍCIOS QUÍMICA - 2 o ANO MÓDULO 29 ELETROQUÍMICA - EXERCÍCIOS 1) (PUC) Considerando 1 F = 96.500 C (quantidade de eletricidade relativa a 1 mol de elétrons), na eletrólise ígnea do cloreto de alumínio, AlCl 3,

Leia mais

3º Trimestre Trabalho de Recuperação Data: 24/11/17 Ensino Médio 3º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº

3º Trimestre Trabalho de Recuperação Data: 24/11/17 Ensino Médio 3º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº 3º Trimestre Trabalho de Recuperação Data: 24/11/17 Ensino Médio 3º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº Conteúdo: Eletroquímica (pilhas e eletrólise) e equilíbrio químico (ph e poh) Questão 01 - (FPS

Leia mais

Experiência 05 - OXIDAÇÃO - REDUÇÃO OXIDAÇÃO REDUÇÃO

Experiência 05 - OXIDAÇÃO - REDUÇÃO OXIDAÇÃO REDUÇÃO Experiência 5 - OXIDAÇÃO - REDUÇÃO OXIDAÇÃO REDUÇÃO 1. Objetivos No final dessa experiência o aluno deverá ser capaz de: Identificar a natureza das reações de oxi-redução. Montar uma tabela a partir de

Leia mais

CQ136 Química Experimental I. Grupos 1, 2 e 17

CQ136 Química Experimental I. Grupos 1, 2 e 17 1 CQ136 Química Experimental I Grupos 1, 2 e 17 Introdução: Os elementos do Grupo 1 possuem uma química bastante homogênea, mostrando de modo bem claro os efeitos do tamanho crescente dos átomos em suas

Leia mais

Substâncias Químicas Com Características Ácidas e Básicas

Substâncias Químicas Com Características Ácidas e Básicas Substâncias Químicas Com Características Ácidas e Básicas Introdução Existem várias teorias sobre acidez e basicidade. Contudo, não se trata realmente de teorias, mais simplesmente de diferentes definições

Leia mais

Experiência 11 PILHA DE DANIELL PILHA DE DANIELL

Experiência 11 PILHA DE DANIELL PILHA DE DANIELL PILHA DE DANIELL 1. Objetivos - Compreensão do funcionamento de uma pilha - Medir o potencial de uma pilha de Daniell - Montagem de uma pilha - Aplicar os conceitos de oxi-redução ao experimento comparando

Leia mais

Conteúdo: Eletrólise (ígnea, aquosa e aspectos quantitativos)

Conteúdo: Eletrólise (ígnea, aquosa e aspectos quantitativos) 3º Trimestre Sala de Estudo - Química Data: 30/10/17 Ensino Médio 2º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº Conteúdo: Eletrólise (ígnea, aquosa e aspectos quantitativos) Questão 01 - (PUC Camp SP/2017)

Leia mais

POTENCIAIS DE REDUÇÃO PADRÃO A 25 0 C

POTENCIAIS DE REDUÇÃO PADRÃO A 25 0 C Série Eletroquímica Série eletroquímica: os elementos são dispostos em ordem crescente de potenciais de eletrodo padrão (potenciais padrão de redução). Potenciais de redução podem ser usados na explicação

Leia mais

Associação Brasileira de Química XI Maratona Cearense de Química a Fase 1 o Ano 22/08/08. Experiência 1

Associação Brasileira de Química XI Maratona Cearense de Química a Fase 1 o Ano 22/08/08. Experiência 1 Associação Brasileira de Química XI Maratona Cearense de Química 2008 2 a Fase 1 o Ano Experiência 1 8 tubos de ensaio. Solução de Ba(OH) 2. Pipeta graduada. 4 conjuntos de mangueiras e rolhas. 1 estante

Leia mais

Exercícios Complementares - Recuperação Paralela. Soluções parte Dentre as misturas abaixo relacionadas, a que não corresponde a uma solução é

Exercícios Complementares - Recuperação Paralela. Soluções parte Dentre as misturas abaixo relacionadas, a que não corresponde a uma solução é Ensino Médio QUÍMICA Exercícios Complementares - Recuperação Paralela Classe: 2 2 a série Soluções parte 1 01 Dentre as misturas abaixo relacionadas, a que não corresponde a uma solução é a) ar atmosférico.

Leia mais

Reações de identificação dos cátions dos grupos 1 e 2

Reações de identificação dos cátions dos grupos 1 e 2 Reações de identificação dos cátions dos grupos 1 e 2 Na, K e NH 4 São os maiores cátions do período que pertencem, possuem carga pequena e estrutura de gás nobre. O íon amônio está incluído porque apresenta

Leia mais

REVISÃO DE QUÍMICA CEIS Prof. Neif Nagib

REVISÃO DE QUÍMICA CEIS Prof. Neif Nagib REVISÃO DE QUÍMICA CEIS 2017 Prof. Neif Nagib CÁLCULO DO ph e do poh EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO 01. O estômago produz suco gástrico constituído de ácido clorídrico, muco, enzimas e sais. O valor de ph no

Leia mais