Virgínio Cândido Tosta de Souza

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Virgínio Cândido Tosta de Souza"

Transcrição

1 ASSOCIAÇÃO DE ENSINO DE RIBEIRÃO PRETO SP Reconhecimento do curso de Odontologia. Virgínio Cândido Tosta de Souza I - RELATÓRIO A Reitora da Universidade da Associação de Ensino de Ribeirão Preto encaminha a este Conselho, pedido de reconhecimento do curso de Odontologia, ministrado pelo Centro de Saúde da referida Universidade. 0 curso de Odontologia foi autorizado em reunião conjunta da mantenedora, Associação de Ensino de Ribeirão Preto, Co-mantenedoras e Conselho da Universidade de Ribeirão Preto, realizada no dia 27/10/86, com 150 vagas distribuídas em duas entradas. Pela Portaria n 418, de 06/12/89-SESu/MEC, foi designada Comissão Verificadora constituída pelos Professores Alfredo Júlio Fernandes Neto e Sérgio de Freitas Pedrosa da Universidade Federal de Uberlândia-MG, para verificar a existência de condições para o reconhecimento do curso e apresentar relatório conclusivo. Com base nos dados contidos no processo e no relatório da Comissão Verificadora, o Relator elaborou o presente Parecer.

2 A Universidade da Associação de Ensino de Ribeirão Preto foi reconhecida pela Portaria Ministerial n 890, de 10/12/85 nos termos do Parecer CFE n 802/85. Seus Estatuto e Regimento Geral foram aprovados pelo Parecer CFE n 802/85. A Associação de Ensino de Ribeirão Preto, entidade mantenedora da Universidade, é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos. Seu Estatuto foi registrado sob o numero 733, pág. 163 do Livro "A", de "Pessoa Jurídica" do l Cartório de Registro de Imóveis e Anexos da Comarca de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo. O extrato da consolidação dos seus Estatutos Sociais para registro em Cartório foi publicado à pagina 24, do Diário Oficial do Estado de São Paulo, de 10 de fevereiro de A Comissão Verificadora presta as seguintes ções sobre a situação fiscal e parafiscal da mantenedora: Sobre as condições materiais, a Comissão Verificadora informa que: informa_ "É regular a situação fiscal e parafiscal da Entidade perante todos os órgãos oficiais." "0 prédio onde se localiza a Instituição se encontra com espaço amplo, agradável, funcional, oferecendo condições satisfatórias para o desenvolvimento de seus cursos. As salas de aula, que nos foram dadas a ver e o mobiliário existente, satisfazem plenamente as condições mínimas de funcionamento. As instituições sanitárias existentes atendem ao volume de alunos previstos. Constatamos, ainda, a existência de local destinado à recreação." Quanto à biblioteca, a Comissão Verificadora as seguintes informações: presta "A Biblioteca está instalada numa área útil construída de 1.265m 2. O curso de Odontologia utiliza 130 títulos de livros e exemplares com 05 periódicos específicos.

3 Funciona nos seguintes horários: de segunda a sexta-feira das 8:00 às 11:00 horas, das 13:00 às 17:00 horas e das 19:00 às horas e, aos sábados, das 8:00 às 11:00 horas. A Comissão entende que a instituição deve; rã ampliar seu acervo bibliográfico e periódicos." Acatando a sugestão da Comissão Verificadora, o processo foi baixado em diligência para as devidas providências. Posterior mente a instituição encaminhou-nos o cronograma e a listagem dos livros que gradativamente a instituição pretende adquirir, visando o enrique cimento do acervo. Em relação aos laboratórios e ambulatórios, a Comissão informa que: "Existe na instituição em numero suficiente e instalações adequadas, ambulatórios para ensino prático/clínico, com infra-estrutura administrativa e equipamentos em numero e qualidade para o desenvolvimento de um bom ensino/treinamento que vise à formação de Cirurgiões Dentistas, com sensibilidade à soluções das necessidades regionais. Em relação aos Laboratórios de ensino práticos pre-clínicos, estes, estavam em fase de ampliação de seu espaço físico. Foi observado, que esta ampliação visa a melhoria do ensino." Encontra-se no processo, às fls. 29/32, a descrição da Clínica Odontológica assim como todo o equipamento nela existente. 0 curso de Odontologia foi autorizado em reunião conjunta da mantenedora, Associação de Ensino de Ribeirão Preto, Co-mantenedoras e Conselho da Universidade, realizada no dia 27/10/86. com 150 vagas distribuidas em duas entradas. 0 curso é ministrado em 8 semestre e a carga horária tem a seguinte distribuição: - Parte teórica h/a - Parte prática h/a - Carga horária total h/a, incluídas as horas destinadas a EPB (240 h/a) e EF (60 h/a).

4 Parecer. O currículo pleno do curso constitui o Anexo I deste Sobre este item a Comissão Verificadora informa que: "Oferecido, semestralmente, através de concurso vestibular unificado, o curso de Odontologia com 90 vagas para o l semestre (vestibular em janeiro) e 60 vagas para o 2 semestre (vestibular em julho). Com funcionamento no turno diurno, de segunda a sexta-feira. Matrícula por disciplina, compondo turma única de 90 e 60 alunos para aulas teóricas e para as aulas praticas sub-divididas em três e duas turmas de 30 alunos. Carga horária total de horas/aula incluindo Estudo de Problemas Brasileiros e Educação Física, totalizando horas/aula. A integralização do curso e de no mínimo 8 (oito) e no máximo 18 (dezoito) semestres. 0 elenco de disciplinas constantes atendem as exigências do currículo mínimo estabelecido pelo Conselho Federal de Educação. Com referência ao Fluxograma das disciplinas, entedemos que obedece a uma ordem razoavelmente lógica, podendo ser melhorada." O corpo docente que ministra o curso é integrado por 40 professores que apresentam a seguinte titulação: 01. Regina de Souza Lelis Disc.: Ciência do Comportamento Graduação: Licenciada em Pedagogia - PUC/SP/1967 Pós-Graduação: Mestre em Ciências Sociais - Escola de Sociologia e Política de São Paulo - USP/1980. Decisão: Pode ser aceita. 02. Humberto Queiroz Menezes Disc.: Patologia

5 Graduação: Medicina - Faculdade de Medicina de Recife/1944 Pós-Graduação: Doutor em Medicina - Universidade de Recife/1952 Docente Livre de Anatomia e Fisiologia Patologica- Universidade de Recife/1952 Comprova publicação de inúmeros trabalhos científicos na ãrea da Patologia, Anatomia e Fisiologia. 03. Álvaro Augusto Marin Disc. : Anatomia Graduação: Ciências Biológicas - Modalidade Médica - USP/Ribeirão Preto/1976. Pós-Graduação: Mestre em Genética - USP/Ribeirão Preto/1981. Cursando doutorado na área da Genética. Apresenta larga experiência docente no magistério superior, no campo das Ciências Biológicas. 04. Ubaldo da Silveira Disc: Ciência do Comportamento (Sociologia) Graduação: Serviço Social - Associação de Ensino de Ribeirão Preto/ 1972 Pós-Graduação: Mestre em Teologia Moral - Pontifícia Universidade Lateranense/Roma/ Martha Maria dos Santos Disc.: Ciência do Comportamento (Antropologia) Graduação: Ciências Sociais - UFPE/1975 Pós-Graduação: Mestre em Historia - UNESP/1985. Decisão: Pode ser aceito para este curso.

6 06. Aidil Jesus da Silveira Paes de Barros Disc: Metodologia e Pesquisa Científica Graduação: Serviço Social - Associação de Ensino de Ribeirão Preto/ 1965 Pós-Graduação: Mestre em Ciência - Escola de Sociologia e Política de São Paulo - USP/1981 Decisão: Pode ser aceito. 07. Antônia Therezinha Marcantonio Disc: Metodologia e Pesquisa Científica Graduação: Biblioteconomia - UFSC/1977 Pós-Graduação: Mestre em Biblioteconomia - PUC/Campinas/ Aparecida Dinalli Disc.: Estudo de Problemas Brasileiros Graduação: Ciências Jurídicas e Sociais/UNAERP/1971 Estudos Sociais - "Barão de Mauã/1973 Pós-Graduação: Especialização em Historia do Brasil/Barão Mestre em História - UNESP/Franca/1983. Decisão: Pode ser aceita de Mauá/ 09. Normândia Augusta Lima Parisi - Parecer CFE n 624/74 Disc. : Português Graduação: Licenciada em Letras - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras "Barão de Mauá"/1972 Pós-Graduação: Mestre em Ciência, com área de concentração em Comunicação (Letras) - Escola de Sociologia e Política de São Paulo/USP/1980. Decisão: Pode ser aceita.

7 10. Suzelei de Castro França Disc: Bioquímica Graduação: Licenciada em Química - USP/Ribeirão Preto/1972 Pós-Graduação: Mestre em Ciências, área de concentração:bioquímica. Decisão: Pode ser aceita. 11. Adriana Augusto de Rezende Disc: Bioquímica Graduação: Química Industrial - UNAERP/1984 Pós-Graduação: Mestre em Ciência, área de concentração em Bioquímica - USP/Ribeirão Preto/1989. Decisão: Pode ser aceita. 12. Vera Lúcia Borges Isaac Disc: Farmacologia Graduação: Farmácia / Bioquímica - UNESP/Araraquara/1985 Pós-Graduação: Cursando mestrado, área de concentração em Química e Biologia do curso de Fármacos e Medicamentos-USP/ Ribeirão Preto. Decisão: Pode ser aceita. 13. José Roberto de Freitas Disc.: Radiologia Graduação: Odontologia - Faculdade de Odontologia João Prudente/ Anápolis/1984 Pós-Graduação: Especialização em Radiologia - Faculdade de Odonto_ logia de Santo Amaro/1989. Decisão: Pode ser aceito para este curso.

8 14. César Bataglion Disc.: Prótese Total Graduação: Odontologia - UFU/1981 Pós-Graduação: Mestre em Reabilitação Oral - USP/ Pedro Eurípedes Bergamo Disc: Prótese Parcial Fixa Graduação: Odontologia - USP/Pvibeirão Preto/1960 Pós-Graduação: Doutor em Ciências - Prótese Fixa - USP/Ribeirão Preto/1968. Decisão: Pode ser aceito, 16. Silvana Maria Paulino Disc: Prótese Parcial Removível Graduação: Odontologia - USP/Ribeirão Preto/1987 Pós-Graduação : Residência Odontológicà, sob a forma de Curso de Especialização, na área de Prótese Dental. Decisão: Pode ser aceita para este curso. 17. Paulo César Saquy Disc: Materiais Dentários/Orientação Profissional em Odontologia I Graduação: Odontologia - USP/Ribeirão Preto/1983 Pós-Graduação: Mestre em Reabilitação Oral- USP/fevereiro de Créditos concluídos para o doutorado, na mesma área, Decisão: Pode ser aceito, 18. Ana Maria Razaloni Disc: Dentística Operatória e Restauradora Graduação: Odontologia - USP/Ribeirão Preto/1975 Pós-Graduação: Mestre em Dentística Restauradora - UNESP/1985.

9 Decisão: Pode ser aceita. Créditos para o curso de Doutorado em Reabilitação Oral, já concluídas, trabalho de pesquisa em anda_ mento. 19. Jesus Djalma Pécora Disc. : Endodontia Graduação: Odontologia - USP/Ribeirão Preto/1969 Pós-Graduação: Mestre em Reabilitação Oral - USP/1986. Créditos para o curso de Doutorado já concluídos, na mesma área - USP/Ribeirão Preto. 20. Walter Martins Júnior Disc: Periodontia/Semiologia Graduação: Odontologia - USP/Ribeirão Preto/1979 Pós-Graduação: Mestre em Diagnostico Oral (Radiologia e Semiologia) - Faculdade de Odontologia de Baurú/USP/ Delsa Deise Macchetti Kanaan Disc: Odontopediatria Graduação: Odontologia - USP/Ribeirão Preto/1965 Pós-Graduação: Doutor em Ciências (Odontopediatria) - USP/Ribeirão Preto/1968. Decisão: Pode ser aceita. 22. Cleusa Camillo Atique Disc : Biologia Graduação: Licenciada em Ciências Biológicas - USP/Ribeirão Preto/ 1972 Pós-Graduação: Mestre em Ciências- USP/1977 Doutor em Ciências (Genética) - USP/1978.

10 Decisão: Pode ser aceita. 23. Sálua Iucif Disc. : Anatomia Graduação: Odontologia - USP/Ribeirão Preto/1950 Pós-Graduação: Livre-Docente em Morfologia - USP/Ribeirão Preto / Decisão:Pode ser aceita. 24. José Flávio Diniz Nantes Disc.: Biologia Graduação: Engenharia Agronômica - USP/ESALq/1974 Pós-Graduação: Mestre em Entomologia -USP/ESALq/1977. Decisão: Pode ser aceito para este curso. 25. Eneida Pereira dos Santos Aguiar Disc.: Fisiologia Graduação: Historia Natural (Biologia) - USP/1960 Pós-Graduação: Mestre em Fisiologia - USP/1976 Doutor em Ciências - Fisiologia - USP/1980. Decisão: Pode ser aceita. 26. Mara Sandra Giacomini Pivesso Disc: Histologia Oral Graduação: Bel. em Ciências Biológicas, Modalidade Medica -Faculdade de Ciências Biológicas de Araras/1983 Pós-Graduação: Cursando pós-graduação em nível de mestrado, na área da Morfologia, Biologia Celular/USP/Ribeirão Preto, estando os créditos já concluídos. Decisão: Pode ser aceita para este curso.

11 27. Carlos Emílio Levy Disc: Microbiologia e Imunologia Graduação: Medicina- USP/Ribeirão Preto/1973 Pós-Graduação: Mestre em Clínica Médica - USP/1978 Doutor em Clínica Medica - USP/ Luciani Aparecida de Souza Silva Costa Disc: Microbiologia e Imunologia/Farmacologia Graduação: Ciências Biológicas - Modalidade Médica - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras "Barão de Mauã" de Ribeirão Preto/1981. Pós-Graduação: Mestre em Ciências Biológicas: Farmacologia - USP/ Decisão: Pode ser aceita. 29. Antônio Fernandes do Nascimento Júnior Disc: Fisiologia/Introdução a Saúde Humana Graduação: Bel. em Ciências Biológicas - Faculdade de Ciências e Letras "Barão de Mauã"/1974 Pós-Graduação: Mestre em Genética - USP/1982 Doutor em Genética - USP/1984. Filosofia, 30. Ely Aparecida Ramos Martins Disc: Parasitologia Graduação: Farmácia - USP/Ribeirão Preto/1958 Ciências Biológicas - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Machado/MG/1972 Pós-Graduação: Curso de Especialização em Farmácia Homeopática (255h) - Instituto de Homeopatia François Lamasson de Ribeirão Preto/1985/86. Comprova participação em vários cursos da área da

12 Ciência Biológica e Homeopatia. Estagiária do Instituto Adolfo Luiz na área da Parasitologia nos anos de 1957/58. Apresenta larga experiência profissional e de magistério no ensino superior. Decisão: Pode ser aceita para este curso. 31. Élcio Marcantonio Disc: Cirurgia e Traumatismo Buco-Maxilo-Facial Graduação: Odontologia - Faculdade de Farmácia e Odontologia de Araraquara/1956 Pós-Graduação: Doutor em Ciências (Cirurgia Oral) - Faculdade de Farmácia e Odontologia de Araraquara/1966 Livre-Docente: Cirurgia e Traumatologia Buco- Facial/Araraquara/1977. Decisão: Pode ser aceito. 32. José Inácio Saad Salomão Disc: Anestesiologia Graduação: Odontologia - Faculdade de Farmácia e Odontologia de Ribeirão Preto/1955 Pós-Graduação: Doutor em Ciências (Cirurgia Bucal) - Faculdade de Farmácia e Odontologia/Ribeirão Preto/1974. Decisão: Pode ser aceito para este curso. 33. Teodoro Merjane Disc: Odontologia Preventiva Social e Sanitária Graduação: Odontologia -UFMG/1965 Pós-Graduação: Cursando mestrado na Universidade de Ribeirão Preto. Apresenta larga experiência profissional. Com prova participação em inúmeros cursos de atualiza_ ção na área da Odontologia. Comprova publicação de trabalho científico no campo da Odontologia. Membro Titular da Academia Mineira de Odontologia,

13 Decisão: ocupando a Cadeira n 34, desde Pode ser aceito para este curso. 34. Celso Martinelli Disc.: Patologia Graduação: Odontologia - USP/Ribeirão Preto/1962 Pós-Graduação: Livre Docente - Patologia Bucal - Faculdade de Odontologia de Araçatuba/ Edvaldo Luiz Ramalli I Disc: Ortodontia/Radiologia Graduação: Odontologia - Faculdade de Odontologia de Uberaba/1980 Pós-Graduação: Especialização em Ortodontia - USP/Bauru/1983 Especialização em Radiologia - USP/Bauru/1986. Decisão: Pode ser aceito para este curso. 36. José Wanderley de Freitas Disc.: Ortodontia Graduação: Odontologia - Faculdade de Odontologia "João Prudente"/ Anápolis/1984 Pós-Graduação: Especialização em Ortodontia - Faculdade da Zona Leste de São Paulo/1988. Decisão: Pode ser aceito para este curso. 37. Sérgio Rosa Borges Disc: Clínica Integrada Graduação: Odontologia - USP/Ribeirão Preto/1962 Pós-Graduação: Doutor em Ciências - Odontologia Legal - USP/Ribeirão Preto/1967. Livre Docente - USP/Ribeirão Preto/1981,

14 38. Luís Henrioue de Camargo Thomé Disc: Clínica Integrada Graduarão: Odontologia - USP/Ribeirão Preto/1982 Pós-Graduação: Mestrado em Reabilitação Oral - USP/Ribeirão Preto/ Alberto Antônio Giuvelini Disc.: Educação Física - Prática Desportiva Graduação: Educação Física - UNAERP/1973 Pós-Graduação: Especialização em Educação Física e Atletismo - Faculdade de Educação Física de Batatais/1979. Decisão: Pode ser aceito para este curso 40. Silvana Maria dos Santos Disc: Educação Física - Prática Desportiva Graduação: Educação Física - UNAERP/1984 Pós-Graduação: Especialização em Ginástica Rítmica Desportiva / UNAERP/1985. Apresenta experiência docente no magistério de nível superior desde Decisão: Pode ser aceito para este curso.

15 II - VOTO DO RELATOR: Vota o Relator favoravelmente ao reconhecimento do curso de Odontologia ministrado pelo Centro de Saúde da Universidade de Ribeirão Preto, mantida pela Associação de Ensino de Ribeirão Preto, em Ribeirão Preto - SP. III - CONCLUSÃO DA CÂMARA: do Relator. A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto Sala das Sessões, em 12 de Março de Presidente Relator.

16 IV - DECISÃO DE PLENÁRIO O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade a Conclusão da Câmara. Sala BARRETO FILHO, em 07 de 05 de 1991.

PARECER CEE/PE Nº 93/2006-CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM 15/08/2006 I RELATÓRIO:

PARECER CEE/PE Nº 93/2006-CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM 15/08/2006 I RELATÓRIO: INTERESSADA: UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PERNAMBUCO - FOP ASSUNTO: RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO DO CURSO DE ODONTOLOGIA RELATORA: CONSELHEIRA NELLY MEDEIROS DE CARVALHO PROCESSO

Leia mais

Reconhecimento do curso de Matemática Aplicada à Informática, ministrado pela Faculdade de Informática de São Paulo

Reconhecimento do curso de Matemática Aplicada à Informática, ministrado pela Faculdade de Informática de São Paulo SOCIEDADE CIVIL ATENEU BRASIL Reconhecimento do curso de Matemática Aplicada à Informática, ministrado pela Faculdade de Informática de São Paulo ARNALDO NISTEIER I - RELATÓRIO O Diretor-Presidente da

Leia mais

Autorização (Execução do Projeto) do curso de Fisioterapia da Faculdade de Fisioterapia de Guarulhos. CESu

Autorização (Execução do Projeto) do curso de Fisioterapia da Faculdade de Fisioterapia de Guarulhos. CESu ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL PRESIDENTE KENNEDY Autorização (Execução do Projeto) do curso de Fisioterapia da Faculdade de Fisioterapia de Guarulhos. SR. CONS. Yugo Okida CESu 1 - RELATÓRIO A Associação Educacional

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR 2012.2 NOVO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO (PPC) OBRIGATÓRIAS: 264 CREDITOS OPTATIVAS: 14 CRÉDITOS TOTAL: 278 CRÉDITOS

MATRIZ CURRICULAR 2012.2 NOVO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO (PPC) OBRIGATÓRIAS: 264 CREDITOS OPTATIVAS: 14 CRÉDITOS TOTAL: 278 CRÉDITOS MATRIZ CURRICULAR 2012.2 NOVO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO (PPC) TOTAL DE CRÉDITOS: 278 TOTAL DE HORAS: 4448 HORAS OBRIGATÓRIAS: 2 CREDITOS OPTATIVAS: 14 CRÉDITOS TOTAL: 278 CRÉDITOS SEMESTRE 01 Módulo

Leia mais

Autorização(projeto) para funcionamento do curso de Serviço Social

Autorização(projeto) para funcionamento do curso de Serviço Social INTERESSADO/MANTENEDORA Sociedade Presbiteriana de Educação e Pesquisa ASSUNTO: Autorização(projeto) para funcionamento do curso de Serviço Social RELATOR: SR. CONS. Virgínio Cândido Tosta de Souza 1-RELATÓRIO

Leia mais

FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA Instituição Adventista Nordeste Brasileira de Educação e Assistência Social CURSO DE ODONTOLOGIA

FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA Instituição Adventista Nordeste Brasileira de Educação e Assistência Social CURSO DE ODONTOLOGIA MATRIZ CURRICULAR - FADBA Período Núcleos Componente curricular Créditos Anatomia geral 1º período Básica Bioquímica Citologia, Histologia e Embriologia Humanas 5 72 18 90 Políticas de Saúde Anatomia e

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 172/2012

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 172/2012 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 172/2012 Altera o Currículo do Curso de Odontologia, para regime seriado semestral. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA, na conformidade do Processo ODO Nº 077/2012, aprovou e eu promulgo

Leia mais

RESOLUÇÃO. Artigo 4º - Os alunos inseridos no regime anual seguem o currículo previsto na Resolução CONSEPE 38/96, até sua extinção.

RESOLUÇÃO. Artigo 4º - Os alunos inseridos no regime anual seguem o currículo previsto na Resolução CONSEPE 38/96, até sua extinção. RESOLUÇÃO CONSEPE 91/2000 ATERA O CURRÍCULO DO CURSO DE ODONTOLOGIA DO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CCBS. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE, no uso de suas atribuições

Leia mais

Altera a Deliberação CONSEP Nº 172/2012, que Altera o Currículo do Curso de Odontologia, para regime seriado semestral.

Altera a Deliberação CONSEP Nº 172/2012, que Altera o Currículo do Curso de Odontologia, para regime seriado semestral. DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 154/2014 Altera a Deliberação CONSEP Nº 172/2012, que Altera o Currículo do Curso de Odontologia, para regime seriado semestral. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA, na conformidade do

Leia mais

Reconhecimento do curso de Licenciatura Plena em Historia e

Reconhecimento do curso de Licenciatura Plena em Historia e Autarquia Educacional do Araripe Geografia. Reconhecimento do curso de Licenciatura Plena em Historia e Leda Maria Chaves - RELATÓRIO Dados sobre a mantenedora Condição Jurídica,Regularidade Fiscal e Parafiscal

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 105/2014

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 105/2014 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 105/2014 Dispõe sobre o Currículo do Curso de Odontologia, regime seriado semestral. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA, na conformidade do Processo nº ODO- 077/2012, aprovou e eu promulgo

Leia mais

Cré d. Cód Sem Módulo Ementa Créd

Cré d. Cód Sem Módulo Ementa Créd Conselho Universitário - CONSUNI Câmara de Ensino Curso de Graduação em Odontologia da UNIPLAC Quadro de Equivalência para Fins de Aproveitamento de Estudos entre duas Estruturas Curriculares Modulares

Leia mais

Aprovação de Projeto de Curso de Especializaçao(Pós-graduacão "Lato Sen su") em Biologia Geral nos termos da Res 12/83

Aprovação de Projeto de Curso de Especializaçao(Pós-graduacão Lato Sen su) em Biologia Geral nos termos da Res 12/83 INTERESSADO/MANTENEDORA FACULDADES DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO ABC UF SP ASSUNTO - Aprovação de Projeto de Curso de Especializaçao(Pós-graduacão "Lato Sen su") em Biologia Geral nos termos da Res 12/83 RELATOR:

Leia mais

Autorização (Projeto) do curso de Tecnologia em Processamento de Dados. Jucundino da Silva Furtado

Autorização (Projeto) do curso de Tecnologia em Processamento de Dados. Jucundino da Silva Furtado INSTITUTO RADIAL DE ENSINO E PESQUISA - IREP Autorização (Projeto) do curso de Tecnologia em Processamento de Dados. Jucundino da Silva Furtado 1 - RELATÓRIO O pedido do Instituto Radial de Ensino e Pesquisa,

Leia mais

FUNDAÇÃO ALTO URUGUAI PARA A PESQUISA E O ENSINO SUPERIOR. Autorização para o curso em Regime Intensivo de Férias, por um novo período de 5 anos.

FUNDAÇÃO ALTO URUGUAI PARA A PESQUISA E O ENSINO SUPERIOR. Autorização para o curso em Regime Intensivo de Férias, por um novo período de 5 anos. FUNDAÇÃO ALTO URUGUAI PARA A PESQUISA E O ENSINO SUPERIOR Autorização para o curso em Regime Intensivo de Férias, por um novo período de 5 anos. ANNA BERNARDES DA SILVEIRA ROCHA O Presidente da Fundação

Leia mais

CURSO DE BACHARELADO EM ODONTOLOGIA-FORMAÇÃO ODONTÓLOGO

CURSO DE BACHARELADO EM ODONTOLOGIA-FORMAÇÃO ODONTÓLOGO CURSO DE BACHARELADO EM ODONTOLOGIA-FORMAÇÃO ODONTÓLOGO E-mail: odontologia@immes.com.br Telefone (96)3223-4244 ramal: 228 Objetivos do Curso Formar Odontólogo para atuar em todos os níveis de atenção

Leia mais

RESOLUÇÃO. Artigo 2º - O Currículo, ora alterado, será implantado no início do ano 2000, para os matriculados no 1º semestre.

RESOLUÇÃO. Artigo 2º - O Currículo, ora alterado, será implantado no início do ano 2000, para os matriculados no 1º semestre. RESOLUÇÃO CONSEPE 51/99 ALTERA O PLANO CURRICULAR E O REGIME DO CURSO DE ODONTOLOGIA, DO CÂMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE, no uso da atribuição

Leia mais

A Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições,

A Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições, SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE COLEGIADO PLENO DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº 02/2012 Aprova a estrutura curricular contida no Projeto

Leia mais

ATO NORMATIVO n.º 007, de 13 de junho de 2013.

ATO NORMATIVO n.º 007, de 13 de junho de 2013. ATO NORMATIVO n.º 007, de 13 de junho de 2013. Divulga REVOGAÇÃO de quadros de disciplinas do Ato Normativo nº 006/2013, de 10 de junho de 2013, sobre processo de seleção de professores para ministrar

Leia mais

INDICADORES E PADRÕES DE QUALIDADE DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO

INDICADORES E PADRÕES DE QUALIDADE DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DEPARTAMENTO DE POLÍTICAS DE ENSINO SUPERIOR COMISSÃO DE ESPECIALISTAS DE ENSINO DE NUTRIÇÃO E ECONOMIA DOMÉSTICA INDICADORES E PADRÕES

Leia mais

I - RELATÓRIO: II - ANÁLISE:

I - RELATÓRIO: II - ANÁLISE: INTERESSADA: UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO / UPE - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PERNAMBUCO - FOP ASSUNTO: RENOVAÇÃO DO RECONHECIMENTO DO CURSO DE BACHARELADO EM ODONTOLOGIA RELATOR: CONSELHEIRO ARNALDO CARLOS

Leia mais

O presente parecer trata do reconhecimento do curso de Fisioterapia, ministrado pelo Centro de Saúde da Universidade de Ribeirão Preto -UNAERP.

O presente parecer trata do reconhecimento do curso de Fisioterapia, ministrado pelo Centro de Saúde da Universidade de Ribeirão Preto -UNAERP. ASSOCIAÇÃO DE ENSINO DE RIBEIRAO PRETO - AERP Reconhecimento do curso de Fisioterapia O presente parecer trata do reconhecimento do curso de Fisioterapia, ministrado pelo Centro de Saúde da Universidade

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 272/2014

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 272/2014 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 272/2014 Dispõe sobre o Currículo do Curso de Enfermagem, regime seriado semestral. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA, na conformidade do Processo nº ENF- 065/2012, aprovou e eu promulgo

Leia mais

João Paulo do Valle Mendes

João Paulo do Valle Mendes SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE NOVA IGUAÇU Autorização de curso de Odontologia - Exame do Projeto. João Paulo do Valle Mendes 1 - RELATÓRIO 0 Presente processo de interesse da Sociedade de Ensino Superior

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 12/05/2008 (*) Portaria/MEC nº 561, publicada no Diário Oficial da União de 12/05/2008 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO

Leia mais

Matriz Curricular. Carga Horária. Unidades Acadêmicas. Período

Matriz Curricular. Carga Horária. Unidades Acadêmicas. Período Matriz Curricular Período 1º Unidades Acadêmicas UAI: Introdução ao Estudo da Odontologia Conhecer a estrutura do indivíduo nas suas bases biomoleculares e celulares quanto às propriedades e interrelações

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 099/CAEn/2013. RESOLVE:

RESOLUÇÃO Nº 099/CAEn/2013. RESOLVE: RESOLUÇÃO Nº 099/CAEn/2013. Dispõe sobre Adequação da Descrição dos Estágios Curriculares na Matriz Curricular Curso de Retroativo ao ano de 2010. O Reitor da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai

Leia mais

FUNDAÇÃO PAULISTA DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO PAULISTA DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO PAULISTA DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados, oferecido pela Faculdade de Informática de Lins-SP. Pe. Antonio Geraldo Amaral Rosa

Leia mais

PARECER HOMOLOGADO(*)

PARECER HOMOLOGADO(*) PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 18/07/2006. Portaria MEC nº 1.319, publicada no Diário Oficial da União de 18/07/2006. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO

Leia mais

O curso oferece 200 vagas anuais, nos turnos diurno e noturno, com regime de matrícula anual.

O curso oferece 200 vagas anuais, nos turnos diurno e noturno, com regime de matrícula anual. MINISTERIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PROCESSO: 23001.0002/94-40 MANTENEDORA: Associação Itaquerense de Ensino ESTABELECIMENTO DE ENSINO: Universidade Camilo Castelo Banco

Leia mais

PROCESSO N.º 1053/11 PROTOCOLO N.º 10.402.586-2 PARECER CEE/CEB N.º 1046/11 APROVADO EM 10/11/11

PROCESSO N.º 1053/11 PROTOCOLO N.º 10.402.586-2 PARECER CEE/CEB N.º 1046/11 APROVADO EM 10/11/11 PROTOCOLO N.º 10.402.586-2 PARECER CEE/CEB N.º 1046/11 APROVADO EM 10/11/11 CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA INTERESSADO: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO SENAC EM IRATI MUNICÍPIO: IRATI ASSUNTO: Pedido de

Leia mais

Reconhecimento do curso de Letras com habilitações em Por-tuguês/Inglês e Português/Francês com suas respectivas Literaturas.

Reconhecimento do curso de Letras com habilitações em Por-tuguês/Inglês e Português/Francês com suas respectivas Literaturas. FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DO AGRESTE ALAGOANO Reconhecimento do curso de Letras com habilitações em Por-tuguês/Inglês e Português/Francês com suas respectivas Literaturas. ZILMA GOMES PARENTE DE BARROS I -

Leia mais

PROJETO DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO(Pós-Graduação Lato Sensu) EM FISIOTERAPIA nos termos da Res.12/83. Raulino Tramontin

PROJETO DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO(Pós-Graduação Lato Sensu) EM FISIOTERAPIA nos termos da Res.12/83. Raulino Tramontin FACULDADES DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO ABC - SP PROJETO DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO(Pós-Graduação Lato Sensu) EM FISIOTERAPIA nos termos da Res.12/83. Raulino Tramontin I - RELATÓRIO O Diretor Geral das Faculdades

Leia mais

FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE OLINDA. Reconhecimento dos cursos de Pedagogia, Ciências, Le trás, Geografia e História. Zilma Gomes Parente de Barros

FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE OLINDA. Reconhecimento dos cursos de Pedagogia, Ciências, Le trás, Geografia e História. Zilma Gomes Parente de Barros FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE OLINDA Reconhecimento dos cursos de Pedagogia, Ciências, Le trás, Geografia e História Zilma Gomes Parente de Barros O Presidente da Fundação de Ensino Superior de Olinda

Leia mais

DISCIPLINAS CHP CHS CHST CHSP

DISCIPLINAS CHP CHS CHST CHSP MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA (Bacharelado) Aplicada aos Ingressantes a partir de 2011/1 Turnos Integral Matutino/Vespertino e Integral Vespertino/Noturno 1 o Período BIOLOGIA CELULAR

Leia mais

APROVADO PELO PLENÁRIO EM 07/06/2005 PARECER CEE/PE Nº 36/2005-CES

APROVADO PELO PLENÁRIO EM 07/06/2005 PARECER CEE/PE Nº 36/2005-CES INTERESSADA: UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO/UPE FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PETROLINA ASSUNTO : RECONHECIMENTO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LÍNGUA INGLESA E SUAS LITERATURAS RELATORA : CONSELHEIRA

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 2.891, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2002

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 2.891, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2002 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 2.891, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2002 Define o currículo do Curso de Graduação em Odontologia. O REITOR

Leia mais

EDITAL nº 103/2009 - ANEXO I CONCURSO PÚBLICO PARA O MAGISTÉRIO SUPERIOR DA UEA. Escola Superior de Ciências da Saúde

EDITAL nº 103/2009 - ANEXO I CONCURSO PÚBLICO PARA O MAGISTÉRIO SUPERIOR DA UEA. Escola Superior de Ciências da Saúde EDITAL nº 103/2009 - ANEXO I CONCURSO PÚBLICO PARA O MAGISTÉRIO SUPERIOR DA UEA Escola Superior de Ciências da Saúde Período de Inscrição: 18 de janeiro de 2010 a 19 de fevereiro de 2010. Local de Inscrição:

Leia mais

INTERESSADO/MANTENEDORA INSTITUIÇÃO TOLEDO DE ENSINO ASSUNTO:

INTERESSADO/MANTENEDORA INSTITUIÇÃO TOLEDO DE ENSINO ASSUNTO: INTERESSADO/MANTENEDORA INSTITUIÇÃO TOLEDO DE ENSINO ASSUNTO: Transformação do curso de Estudos Sociais, com habilitações em História e Geografia, licenciaturas plenas, em cursos de Histó ria e Geografia,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO Universidade Federal do Paraná Reconhecimento da Habilitação em Magistério para Educação Pré-Escolar do curso de Pedagogia. Lêda Maria Chaves 0 Reitor

Leia mais

CURSO DE BACHARELADO EM FISIOTERAPIA-FORMAÇÃO FISIOTERAPEUTA

CURSO DE BACHARELADO EM FISIOTERAPIA-FORMAÇÃO FISIOTERAPEUTA CURSO DE BACHARELADO EM FISIOTERAPIA-FORMAÇÃO FISIOTERAPEUTA Coordenaçăo: Profª. Esp. Lidiane Alves Dias E-mail: fisioterapia@immes.com.br Telefone (96)3223-4244 ramal: 219 Conceito É uma ciência da Saúde

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DO ALTO VALE DO RIO PEIXE - CAÇADOR. Reconhecimento da Habilitação Supervisão Escolar do Curso de Pedagogia.

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DO ALTO VALE DO RIO PEIXE - CAÇADOR. Reconhecimento da Habilitação Supervisão Escolar do Curso de Pedagogia. FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DO ALTO VALE DO RIO PEIXE - CAÇADOR Reconhecimento da Habilitação Supervisão Escolar do Curso de Pedagogia. EURIDES BRITO DA SILVA O Diretor de Ensino da Fundação Educacional do Al

Leia mais

UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA INTERESSADOMANTENEDOR UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA UF AM ASSUNTO Autorização de curso de docência do ensino superior em nível de especialização para professores de ensino superior no Centro de Ensino Superior

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA Diretor: Prof. Prof. Dr. Daniel Rey de Carvalho Assessores: Prof. MSc. Eric Jacomino Franco Prof. MSc. Celso de Freitas Pedrosa Filho INFORMAÇÕES GERAIS Habilitação: Bacharelado

Leia mais

ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA SP. Renovação de credenciamento do curso de Pós-graduação em Medicina -

ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA SP. Renovação de credenciamento do curso de Pós-graduação em Medicina - ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA SP Renovação de credenciamento do curso de Pós-graduação em Medicina - área de concentração Cardiologia, níveis de Mestrado e Doutorado João Paulo do Valle Mendes 0 ilustre

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO COMISSÃO DE ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO SUPERIOR Parecer nº 137/2006 Processo UERGS nº 1.388/19.50/05.1 RELATÓRIO Reconhece o Curso de Administração

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 179/2012

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 179/2012 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 179/2012 Altera o Currículo do Curso de Medicina, para regime seriado semestral. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA, na conformidade do Processo nº MED- 035/2012, aprovou e eu promulgo

Leia mais

Universidade Estadual de Londrina

Universidade Estadual de Londrina fls. 7 ANEXO I DAS ÁREAS DE CONHECIMENTO, N o DE VAGAS, REGIME DE TRABALHO, REQUISITOS MÍNIMOS, TAXA DE INSCRIÇÃO, FORMA DE SELEÇÃO E HORÁRIO DE INSCRIÇÃO CENTRO DE LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO

Leia mais

PDI 2012-2016 Implementação da Instituição e Organização Acadêmica

PDI 2012-2016 Implementação da Instituição e Organização Acadêmica PDI 2012-2016 Implementação da Instituição e Organização Acadêmica Pró-Reitoria de Ensino do IFG Gilda Guimarães Dulcinéia de Castro Santana Goiânia_ 2012/1 1- PARÂMETROS LEGAIS LEI Nº 11.892, DE 29 DE

Leia mais

Reconhecimento do curso de Educação Física - habilitações em licenciatura e Técnica de Desportos. João Paulo do Valle Mendes

Reconhecimento do curso de Educação Física - habilitações em licenciatura e Técnica de Desportos. João Paulo do Valle Mendes FUNDAÇÃO EDUCACIONAL REGIONAL DO RIO GRANDE DO NORTE Reconhecimento do curso de Educação Física - habilitações em licenciatura e Técnica de Desportos. João Paulo do Valle Mendes 1 RELATÓRIO O Diretor da

Leia mais

446, 23/01/2014, 24/01/2014 PARECER CEE/PE Nº 143/2013-CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM

446, 23/01/2014, 24/01/2014 PARECER CEE/PE Nº 143/2013-CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM INTERESSADA: UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE FACULDADE DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO - FCAP ASSUNTO: RENOVAÇÃO DO RECONHECIMENTO DO CURSO SUPERIOR SEQUENCIAL DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA EM GESTÃO IMOBILIÁRIA

Leia mais

FUNDAÇÃO FACULDADE DE FILOSOFIA DA CIDADE DE GOIÁS. Reconhecimento do curso de Letras, Português/Inglês. Afrânio dos Santos Coutinho

FUNDAÇÃO FACULDADE DE FILOSOFIA DA CIDADE DE GOIÁS. Reconhecimento do curso de Letras, Português/Inglês. Afrânio dos Santos Coutinho FUNDAÇÃO FACULDADE DE FILOSOFIA DA CIDADE DE GOIÁS Reconhecimento do curso de Letras, Português/Inglês Afrânio dos Santos Coutinho I - RELATÓRIO A Faculdade de Filosofia da Cidade de Goiás, mantida pela

Leia mais

Virginio Cândido Tosta de Souza

Virginio Cândido Tosta de Souza Associação Itaquerense de Ensino Reconhecimento do Curso de Odontologia Virginio Cândido Tosta de Souza t - HELATÔRIO 0 Presidente da Associação Itaquerense de Ensino solicita deste Conselho reconhecimento

Leia mais

COMISSÃO DE ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO SUPERIOR Parecer nº 428/2007 Processo UERGS nº 1.673/19.50/06.9

COMISSÃO DE ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO SUPERIOR Parecer nº 428/2007 Processo UERGS nº 1.673/19.50/06.9 ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO COMISSÃO DE ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO SUPERIOR Parecer nº 428/2007 Processo UERGS nº 1.673/19.50/06.9 Reconhece o Curso de Pedagogia Educação Infantil,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE INTERESSADO/MANTENEDORA SOCIEDADE RIOPRETENSE DE ENSINO SUPERIOR UF SP ASSUNTO Autorização (execução de projeto) para funcionamento do curso de Arquitetura e

Leia mais

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SENADOR FLAQUER DE SANTO ANDRÉ-SAO PAULO

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SENADOR FLAQUER DE SANTO ANDRÉ-SAO PAULO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SENADOR FLAQUER DE SANTO ANDRÉ-SAO PAULO Plena em Matemática CURSO DE CIÊNCIAS: Conversão, pela via da plenificação da Licenciatura Ernani Bayer I - RELATÓRIO O Instituto de

Leia mais

PROCESSO N.º 686/04 PROTOCOLO N.º 8.198.443-3/04 PARECER N.º 510/05 APROVADO EM 31/08/05

PROCESSO N.º 686/04 PROTOCOLO N.º 8.198.443-3/04 PARECER N.º 510/05 APROVADO EM 31/08/05 PROTOCOLO N.º 8.198.443-3/04 PARECER N.º 510/05 APROVADO EM 31/08/05 CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR INTERESSADA: FACULDADE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E FISIOTERAPIA DE JACAREZINHO - FAEFIJA MUNICÍPIO: JACAREZINHO

Leia mais

Reconhecimento do Curso de Letras, habilitação de Tradução em Francês, Inglês e Alemão. Zilma Gomes Parente de Barros

Reconhecimento do Curso de Letras, habilitação de Tradução em Francês, Inglês e Alemão. Zilma Gomes Parente de Barros Universidade de Brasília Reconhecimento do Curso de Letras, habilitação de Tradução em Francês, Inglês e Alemão. Zilma Gomes Parente de Barros 0 Reitor da Universidade de Brasília encaminhe a este Conselho

Leia mais

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO: CEDEP Centro de Ensino e Desenvolvimento Profissional Ltda. UF: MG ASSUNTO: Credenciamento do Instituto de Pós-Graduação

Leia mais

INTERESSADA/MANTENEDORA UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA

INTERESSADA/MANTENEDORA UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA INTERESSADA/MANTENEDORA UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA UF SP ASSUNTO Autorização do Curso de Pós-Graduação/lato Sensu em nível de Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior, fora de sede,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº 02/2011 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO Aprova a estrutura curricular do Curso de Nutrição, na modalidade bacharelado,

Leia mais

PROCESSO N.º 1007/10 PROTOCOLO N.º 10.465.202.-6 PARECER CEE/CEB N.º 196/11 APROVADO EM 07/04/11

PROCESSO N.º 1007/10 PROTOCOLO N.º 10.465.202.-6 PARECER CEE/CEB N.º 196/11 APROVADO EM 07/04/11 PROTOCOLO N.º 10.465.202.-6 PARECER CEE/CEB N.º 196/11 APROVADO EM 07/04/11 CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA INTERESSADO: COLÉGIO ESTADUAL UNIDADE PÓLO - ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL MUNICÍPIO: MARINGÁ

Leia mais

SOCIEDADE CIVIL DE ENSINO SUPERIOR DE SÃO ROQUE

SOCIEDADE CIVIL DE ENSINO SUPERIOR DE SÃO ROQUE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA SOCIEDADE CIVIL DE ENSINO SUPERIOR DE SÃO ROQUE UF SP ASSUNTO: Autorização Projeto) para funcionamento do curso de Administração

Leia mais

1. Pediatria /Internato 03+ 01 TP-20

1. Pediatria /Internato 03+ 01 TP-20 MINISTERIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI EDITAL Nº. 01/2010UFPI, de 03 de fevereiro de 2010. CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTE DO MAGISTÉRIO SUPERIOR ANEXO DEPARTAMENTO MATERNO INFANTIL 1. Pediatria

Leia mais

FLUXOGRAMA DO CURSO DE ENFERMAGEM DAS FACULDADES INTA

FLUXOGRAMA DO CURSO DE ENFERMAGEM DAS FACULDADES INTA FLUXOGRAMA DO CURSO DE ENFERMAGEM DAS FACULDADES INTA 1º SEMESTRE 1. Anatomia Humana 90 60 30 06 2. Biologia (Citologia/Genética) 60 45 15 04 3. Educação em Saúde 30 20 10 02 4. Introdução a Enfermagem

Leia mais

CÂMARA OU COMISSÃO CESu

CÂMARA OU COMISSÃO CESu INTERESSA DO/MANTENEDORA INSTITUTO DE CULTURA ESPÍRITA DO PARANÁ UF PR ASSUNTO Autorização (Execução do Projeto) para funcionamento do curso de Zootecnia, a ser ministrado pela Faculdade Ciências Agrárias

Leia mais

PROCESSO N 333/15 PROTOCOLO Nº 13.451.439-6 PARECER CEE/CEMEP Nº 182/15 APROVADO EM 21/05/15

PROCESSO N 333/15 PROTOCOLO Nº 13.451.439-6 PARECER CEE/CEMEP Nº 182/15 APROVADO EM 21/05/15 PROTOCOLO Nº 13.451.439-6 PARECER CEE/CEMEP Nº 182/15 APROVADO EM 21/05/15 CÂMARA DO ENSINO MÉDIO E DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTERESSADO: CENTRO DE ENSINO GRAU TÉCNICO UNIDADE CURITIBA

Leia mais

Autorização (Exame do Projeto) para funcionamento do curso de Letras, habilitação em Português/Inglês. CESu, 2 Grupo

Autorização (Exame do Projeto) para funcionamento do curso de Letras, habilitação em Português/Inglês. CESu, 2 Grupo ASSOCIAÇÃO DE ENSINO DE VERSALHES Autorização (Exame do Projeto) para funcionamento do curso de Letras, habilitação em Português/Inglês. Arnaldo Niskier CESu, 2 Grupo 1 - RELATÓRIO A Associação de Ensino

Leia mais

Renovação do credenciamento do curso de pos-graduação em Histologia,a nível de mestrado. Virgínio Cindido Tosta de Souza

Renovação do credenciamento do curso de pos-graduação em Histologia,a nível de mestrado. Virgínio Cindido Tosta de Souza Escola Paulista de Medicina Renovação do credenciamento do curso de pos-graduação em Histologia,a nível de mestrado. Virgínio Cindido Tosta de Souza 0 curso de pos-graduação em Histologia a nível de mes

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIAS ÁREA DE SAÚDE

PROGRAMA DE MONITORIAS ÁREA DE SAÚDE ÁREA DE SAÚDE EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO INTERNO PARA O PROGRAMA DE MONITORIA Nº 0/05 A Faculdade da Serra Gaúcha FSG, no uso de suas atribuições e de acordo com a Diretriz Institucional n.º 03/0 realizará

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº 21/2011 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO Aprova a estrutura curricular do Curso de Ciências Biológicas, modalidade

Leia mais

PROCESSO N.º 1026/11 PROTOCOLO N.º 10.698.438-7 PARECER CEE/CEB N.º 530/12 APROVADO EM 03/07/12

PROCESSO N.º 1026/11 PROTOCOLO N.º 10.698.438-7 PARECER CEE/CEB N.º 530/12 APROVADO EM 03/07/12 PROTOCOLO N.º 10.698.438-7 PARECER CEE/CEB N.º 530/12 APROVADO EM 03/07/12 CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA INTERESSADO: COLÉGIO ESTADUAL PORTO SEGURO - ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO MUNICÍPIO: PARANAGUÁ ASSUNTO:

Leia mais

Processo CEE nº 498./91 Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Autorização para funcionamento do Curso de

Processo CEE nº 498./91 Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Autorização para funcionamento do Curso de CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Processo CEE nº 498./91 Interessada: Assunto: Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo Autorização para funcionamento do Curso de RELATOR: Especialização em Direito Civil

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MONSENHOR MESSIAS. Plenificação do Curso de Letras. Zilma Gomes Parente de Barros 10005/87 12/11/87.

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MONSENHOR MESSIAS. Plenificação do Curso de Letras. Zilma Gomes Parente de Barros 10005/87 12/11/87. FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MONSENHOR MESSIAS MG Plenificação do Curso de Letras Zilma Gomes Parente de Barros 10005/87 CESu 1º Grupo 12/11/87 23018.001977/86-12 O Presidente da Fundação Educacional Monsenhor

Leia mais

CURSO DE ODONTOLOGIA MANUAL DO ALUNO

CURSO DE ODONTOLOGIA MANUAL DO ALUNO Trata-se de admissão solicitada por pessoas já graduadas para ingresso em novo curso, cujo deferimento depende da existência de vagas no curso pretendido e de processo seletivo. CURSO DE ODONTOLOGIA MANUAL

Leia mais

c) a planejar, implementar e avaliar tarefas de sua prática edu_ cativa. 2.2. Objetivos Específicos

c) a planejar, implementar e avaliar tarefas de sua prática edu_ cativa. 2.2. Objetivos Específicos UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE RS Autorização para o curso de pós-graduação em Educação, com habilitações em Orientação Educacional e Supervisão Escolar. ZILMA GOMES PARENTE DE BARROS l - RELATÓRIO 0 Reitor

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE DOCENTE PARA O CURSO

EDITAL PARA SELEÇÃO DE DOCENTE PARA O CURSO COORDENAÇÃO DO CURSO DE: ADMINISTRAÇÃO, BIOMEDICINA, DIREITO, ENFERMAGEM, ENGENHARIAS, FISIOTERAPIA, NUTRIÇÃO, PSICOLOGIA, RADIOLOGIA, SEGURANÇA NO TRABALHO, EDUCAÇÃO FÍSICA UNIDADE: CAMPINA GRANDE A Faculdade

Leia mais

PROCESSO N 979/12 PROTOCOLO N.º 11.205.949-0 PARECER CEE/CEB N.º 624/12 APROVADO EM 08/08/12

PROCESSO N 979/12 PROTOCOLO N.º 11.205.949-0 PARECER CEE/CEB N.º 624/12 APROVADO EM 08/08/12 PROTOCOLO N.º 11.205.949-0 PARECER CEE/CEB N.º 624/12 APROVADO EM 08/08/12 CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA INTERESSADO: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MARTINUS SUBSEDE CENTRO MUNICÍPIO: CURITIBA ASSUNTO: Pedido

Leia mais

PROCESSO N. 86/12 PROTOCOLO N.º 11.075.788-3 PARECER CEE/CEB N.º 463/12 APROVADO EM 18/06/12

PROCESSO N. 86/12 PROTOCOLO N.º 11.075.788-3 PARECER CEE/CEB N.º 463/12 APROVADO EM 18/06/12 PROTOCOLO N.º 11.075.788-3 PARECER CEE/CEB N.º 463/12 APROVADO EM 18/06/12 CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA INTERESSADO: COLÉGIO ESTADUAL JARDIM ALEGRE - ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL MUNICÍPIO: TELÊMACO

Leia mais

O acesso ao curso será mediante processo seletivo de Análise Curricular e entrevista.

O acesso ao curso será mediante processo seletivo de Análise Curricular e entrevista. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PPG COODERNAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO - CPG EDITAL N 26/2013 - PPG/UEMA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTATÍSTICA APLICADA AS CIÊNCIAS

Leia mais

Margarida Maria do R.B.P.Leal

Margarida Maria do R.B.P.Leal INTERESSADO/MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE EDUCAÇÃO ASSUNTO. UF SP Autorização (Execução de Projeto) para funcionamento do curso de Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda, a ser

Leia mais

; SR. CONS. João Paulo do Valle Mendes. CESu-1 grupo

; SR. CONS. João Paulo do Valle Mendes. CESu-1 grupo UNIÃO PIONEIRA DE INTEGRAÇÃO SOCIAL-UPIS Reconhecimento do curso de Ciências Contábeis ; SR. CONS. João Paulo do Valle Mendes CESu-1 grupo 1 - RELATÓRIO 0 Presidente da União Pioneira de Integração Social-UPIS

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 012/2007 CONSUNIV

RESOLUÇÃO Nº 012/2007 CONSUNIV RESOLUÇÃO Nº 012/2007 CONSUNIV Fixa o currículo do Curso de Graduação em Medicina, na modalidade Bacharelado, da Universidade do Estado do Amazonas. A REITORA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS e PRESIDENTE

Leia mais

FACULDADE REGIONAL DE MEDICINA DE SÃO JOSE DO RIO PRETO

FACULDADE REGIONAL DE MEDICINA DE SÃO JOSE DO RIO PRETO FACULDADE REGIONAL DE MEDICINA DE SÃO JOSE DO RIO PRETO SP Aprovação do Projeto do Curso de Enfermagem e Obstetrí cia com as habilitações: Geral em Enfermagem; Enfermagem Médico Cirúrgica; Enfermagem Obstetricia;

Leia mais

RESOLUÇÃO N 005, DE 9 DE FEVEREIRO DE 2010, DA CONGREGAÇÃO DA UFTM.

RESOLUÇÃO N 005, DE 9 DE FEVEREIRO DE 2010, DA CONGREGAÇÃO DA UFTM. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO UBERABAMG RESOLUÇÃO N 005, DE 9 DE FEVEREIRO DE 2010, DA CONGREGAÇÃO DA UFTM. Dispõe sobre a Matriz Curricular do Curso de Graduação em.

Leia mais

1. GRADE CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA BIOTECNOLÓGICA

1. GRADE CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA BIOTECNOLÓGICA 1. GRADE CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA BIOTECNOLÓGICA 1 2. CARACTERÍSTICAS GERAIS DO CURSO DE ENGENHARIA BIOTECNOLÓGICA Para melhor entendimento desta proposta de reestruturação curricular apresentamos

Leia mais

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DEPARTAMENTO DE POLÍTICAS DE ENSINO SUPERIOR COMISSÃO DE ESPECIALISTAS DE ENSINO DE ECONOMIA DOMÉSTICA

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DEPARTAMENTO DE POLÍTICAS DE ENSINO SUPERIOR COMISSÃO DE ESPECIALISTAS DE ENSINO DE ECONOMIA DOMÉSTICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DEPARTAMENTO DE POLÍTICAS DE ENSINO SUPERIOR COMISSÃO DE ESPECIALISTAS DE ENSINO DE ECONOMIA DOMÉSTICA ROTEIRO DE AVALIAÇÃO PARA AUTORIZAÇÃO

Leia mais

CONSELHO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL. - Área de Comunicação: Técnico em Propaganda e Marketing

CONSELHO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL. - Área de Comunicação: Técnico em Propaganda e Marketing CONLHO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL Homologado em 24/7/2001, publicado no DODF de 27/7/2001, p. 40. Portaria nº 353, de 14/8/2001, publicada no DODF de 16/8/2001, p. 16. Parecer nº 136/2001-CEDF Processo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIENCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROJETO PRÓ-SAÚDE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIENCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROJETO PRÓ-SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIENCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROJETO PRÓ-SAÚDE Florianópolis, 09 de novembro de 2007. Da: Coordenadoria do Curso de Graduação em

Leia mais

Ensino. Principais realizações

Ensino. Principais realizações Principais realizações Reestruturação dos Programas de ; Início do Projeto de Educação à Distância/EAD do INCA, por meio da parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública ENSP/FIOCRUZ; Três novos Programas

Leia mais

ASSOCIAÇÃO BAURUENSE DE ENSINO SUPERIOR E CULTURA

ASSOCIAÇÃO BAURUENSE DE ENSINO SUPERIOR E CULTURA ASSOCIAÇÃO BAURUENSE DE ENSINO SUPERIOR E CULTURA Autorização do curso de Ciências - habilitação em Ma temática - Licenciatura Plena para funcionar na Faculdade de Ci ências, novo estabelecimento de ensino

Leia mais

Reconhecimento do curso de Serviço Social, ministrado pela. Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Botucatu.

Reconhecimento do curso de Serviço Social, ministrado pela. Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Botucatu. ASSOCIAÇÃO DE ENSINO DE BOTUCATU - UNIFAC Reconhecimento do curso de Serviço Social, ministrado pela Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Botucatu. YUGO OKIDA 1 - RELATÓRIO Trata o presente parecer

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 15/03/2004 (*) Portaria/MEC nº 552, publicada no Diário Oficial da União de 15/03/2004 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO

Leia mais

INTERESSADO/MANTENEDORA FUNDAÇÃO CULTURA DE BELO HORIZONTE

INTERESSADO/MANTENEDORA FUNDAÇÃO CULTURA DE BELO HORIZONTE INTERESSADO/MANTENEDORA FUNDAÇÃO CULTURA DE BELO HORIZONTE UF BH ASSUNTO AUTORIZAÇÃO (CARTA-CONSULTA) PARA AUMENTO DE VAGAS NOS CURSOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E HISTORIA DA FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS

Leia mais

PROCESSO N 1122/2009 PROTOCOLO N.º 7.582.171-9 PARECER CEE/CEB Nº 583/09 APROVADO EM 07/12/09 INTERESSADO: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CEPROM

PROCESSO N 1122/2009 PROTOCOLO N.º 7.582.171-9 PARECER CEE/CEB Nº 583/09 APROVADO EM 07/12/09 INTERESSADO: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CEPROM PROTOCOLO N.º 7.582.171-9 PARECER CEE/CEB Nº 583/09 APROVADO EM 07/12/09 CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA INTERESSADO: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CEPROM MUNICÍPIO: MARINGÁ ASSUNTO: Pedido de Renovação do

Leia mais

Regimento Unificado das Faculdades Integradas de Guarulhos

Regimento Unificado das Faculdades Integradas de Guarulhos MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA SOCIEDADE GUARULHENSE DE EDUCAÇÃO ASSUNTO; UF SP Regimento Unificado das Faculdades Integradas de Guarulhos RELATOR SR. CONS.

Leia mais

PARECER CEE/PE Nº206/2011-CEB APROVADO PELO PLENÁRIO EM 26/12/2011 I RELATÓRIO:

PARECER CEE/PE Nº206/2011-CEB APROVADO PELO PLENÁRIO EM 26/12/2011 I RELATÓRIO: INTERESSADO: INSTITUTO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL IDS RECIFE/PE ASSUNTO: AUTORIZAÇÃO DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO TÉCNICA EM GERIATRIA E GERONTOLOGIA, EM ENFERMAGEM DO TRABALHO, EM INSTRUMENTAÇÃO CIRÚRGICA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, Publicado no Diário Oficial da União de 21/12/2006 (*) Portaria/MEC nº 2012, publicada no Diário Oficial da União de 21/12/2006 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PPG COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO - CPG EDITAL N 15/2015 - PPG/UEMA

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PPG COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO - CPG EDITAL N 15/2015 - PPG/UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PPG COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO - CPG EDITAL N 15/2015 - PPG/UEMA A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão (PPG/UEMA) torna

Leia mais

Matriz Curricular Atual

Matriz Curricular Atual Faculdades INTA Centro de Ciências da Saúde Curso de Nutrição Matriz Curricular Atual (Em vigor desde Janeiro de 2012) NIVELAMENTO Nº 0 Português Instrumental 45-45 03-1º SEMESTRE 1. Anatomia Humana I

Leia mais