Capítulo 1: Princípios básicos do WordPress

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Capítulo 1: Princípios básicos do WordPress"

Transcrição

1 1 EDIÇÃO DE BLOGS Capítulo 1: Princípios básicos do WordPress Sobre o WordPress - O WordPress é um Sistema gerenciador de conteúdos web. O WordPress é uma ferramenta bastante popular utilizada para edição de blogs e sites, é indicada para quem quer ter uma ferramenta completa e fácil de usar, sem ter que se incomodar com programação. Nota: Sendo uma ferramenta de código aberto, sua expansão e desenvolvimento evoluem rapidamente. Acessando o Painel de Controle É através do painel de controle que iremos controlar todo o conteúdo do nosso projeto. Digite no seu navegador: Nota: localhost representa o endereço local de sua máquina (para o seu site hospedado na internet, bastava digitar wp-login.php). Digite o nome do seu usuário, senha e clique no botão login para acessar o painel. Nome de usuário: Admin Senha: Nota: o link no topo da janela voltar para aula, é o link para retornar ao nosso blog. Esta é a interface padrão do seu Painel de Controle do WordPress. Nesta tela é possível visualizar todas as opções de acesso, publicação e configuração geral do seu blog.

2 2 Área 1 - Link para a página do seu blog. Área 2 - Atalho para Tela inicial do Painel de controle do WordPress. Área 3 - Pode-se visualizar o total de páginas criadas, total de artigos publicados, total de categorias bem com o total de Tags (palavras-chave). Nesta tela inicial do Painel de Controle também é possível ver os últimos comentários publicados, artigos e páginas que se encontram no modo de rascunho, Links de Entrada e as opções de plugins. Área 4 - Navegação administrativa: Posts - gerenciamento dos artigos, categorias e tags; Mídia - gerencia a biblioteca de mídias do seu blog. Links lista de links; Páginas - conteúdos informativos como sobre, endereço, equipe, contato e outras. Páginas estáticas que não possuem categoria. Comentários - Gerenciamento dos comentários enviados para o site. Aparência Gerenciamento das opções de aparência do seu site. Plugins gerencia os plugins Usuários paneil de opções dos usuários Ferramentas opções de ferramentas do sistema Configurações configurações gerais do seu site. Área 5 - QuickPress: atalho para adicionar um novo post simples

3 3 Capítulo 2: Gerenciando os seus Posts (Artigos) Posts Quando adicionamos um novo texto em nosso blog, chamamos o de Post. Todo Post deve ter uma categoria relacionada. A categoria serve para agrupar as informações postadas no blog por assunto, facilitando assim a manutenção do seu conteúdo. Os Post são como as notícias do nosso blog. São mostrados no blog em ordem cronológica dos mais novos antes dos mais antigos. Adicionar um novo Post 1. Posicione o mouse sobre o menu Post. 2. Na lista de opções clique em Adicionar Novo. Na tela Adicionar novo post, você irá definir o titulo e escrever as informações sobre o seu artigo, poderá também, inserir imagens, vídeos, adicionar links, arquivos e escolher a categoria para o conteúdo. 3. Na caixa de título, digite: Mundo Virtual. 4. Digite a seguinte frase Bem vindo ao mundo de ideias. 5. Clique no botão Publicar. Editando Posts Clique no Menu > Post. O sistema irá apresenta a tela de Editar Posts, onde ser será possível visualizar as informações dos seus post (título do artigo, autoria, categorias, tags utilizadas, comentários e data de publicação). Ao posicionar o cursor do mouse sobre o título do artigo é possível visualizar um menu de edição. Editar carrega a janela de edição completa

4 4 Edição rápida carrega uma janela que permite alterar as principais opções do artigo Lixeira exclui o artigo selecionado Ver visualiza no blog o post publicado 1. Clique sobre o título do artigo Mundo Virtual para editar. 2. Digite abaixo do texto: Navegando por águas tranquilas. 3. Clique no botão Atualizar. Aplicando formatação no texto No WordPress, o texto pode ser tratado da mesma forma que é feito no Word. Podemos alterar tipo de paragrafo e tamanhos, estilo negrito, itálico, criar listas e escolher o tipo de alinhamento. Ferramenta de formatação Nota: Clique no botão Opções Avançadas, para visualizar a barra de formatação completa. 1. Selecione o texto Navegando por águas tranquilas e clique no ícone B para deixar em negrito. 2. Selecione o seu nome e clique no botão centralizar. 3. Clique no Botão Atualizar. Nota: A opção Colar do Word permite colar as informações com as formatações do texto copiado, essa opção poderá colar excesso de formatação do Word, podendo prejudicar a visualização do conteúdo. Opções de Publicação São configurações que iremos definir na hora de publicar um novo conteúdo. Status: Publicado publica um artigo imediatamente. Revisão Pendente publicado, mas com marca para revisão. Rascunho texto salvo, mas não publicado. Visibilidade: Público conteúdo aberto. Protegido por senha protegido por uma senha. Privado apenas para quem é registrado no blog. Publicado em: Possibilidade publicar um artigo na data escolhida, podendo ser a datar vigente, anterior ou futura. Nota: Clicando no botão publicar, o artigo será publicado com as configurações definidas.

5 5 Capítulo 3: Imagem, Vídeo e Áudio Podemos no WordPress adicionar imagem, vídeo ou arquivos em um post do nosso blog. Adicionando uma Imagem 1. Crie um novo Post com o nome Imagine. 2. Clique no botão Upload/Inserir. 3. Ative o botão Selecionar Arquivos 4. Selecione o arquivo pop.jpg e clique no botão abrir. 5. Defina a configuração de sua imagem e clique no botão Inserir no Post. Nota: Após adicionar a imagem no post, você poderá alinhá-la, clicando sobre a figura utilizando as opções de alinhamento à esquerda, à direita e centralizado. Adicionando um Vídeo 1. Crie um novo Post com o nome Vídeo Legal. 2. Clique no botão Upload/Inserir. 3. Na janela de Adicionar Mídia, selecione a aba De um URL. 4. Adicione um endereço de um vídeo do Youtube. 5. Defina um título e clique no botão Inserir no Post. Acabamos de inserir um vídeo, mas como link, não com um player para visualizar em nosso próprio site. Para podermos visualizar em nosso site, iremos adicionar um vídeo incorporado (embed) mais adiante. Adicionando um Áudio 1. Crie um novo Post com o nome Som que Toca. 2. Clique no botão Upload/Inserir. 3. Ative o botão Selecionar Arquivos para escolher a sua música. 4. Após escolher a música, clique no botão Inserir no Post.

6 6 Capítulo 4: Categorias e Tags Poucas pessoas sabem que configurar categorias e tags para suas postagens pode aumenta a visibilidade do site para os mecanismos de busca, gerando assim uma divulgação mais eficiente. Categorias As categorias são utilizadas para armazenar os artigos do mesmo tema (música, esporte, teatro, cinema). Uma categoria poderá conter milhares de artigos. Exemplo: Seu site possui uma coluna chamada CINEMA, todos os artigos relacionados a cinema deverão ser marcados com a categoria CINEMA. Criar uma Categoria 1. Posicione o mouse sobre o menu Post. 2. Na lista de opções clique em Categorias. 3. Digite Vídeo no campo nome. 4. Digite um Slug e a descrição. 5. Clique no botão Adicionar Nova Categoria. Nota: para alterar a categoria de um post, selecione o post, clique em editar e escolha a sua nova categoria. Tags As tags (palavras-chave) servem para agrupar assuntos. As Tags devem ser colocadas de forma padronizada, deixando as palavras curtas e sempre escrita da mesma forma. O WordPress realiza o cruzamento destas palavras (category/archives) e catalogará todos os artigos com as mesmas palavras em uma categoria extra. Adicionar nova Tag 1. Posicione o mouse sobre o menu Post. 2. Na lista de opções clique em Tags. 3. Digite Música no campo nome. 4. Digite um Slug e a descrição. 5. Clique no botão Adicionar Nova Tag. Nota: As tags podem ser convertidas seletivamente em categorias usando o conversor de tag em categoria. Um artigo pode conter mais de uma tag.

7 7 Capítulo 5: Comentários e Links Comentários Comentários são recados sobre o post que os visitantes deixam no blog. Os comentários são bastante importantes, pois gerenciam a participação dos usuários do seu blog. Gerenciando Comentários Clique no Menu > Comentários. Segue as opções de status dos comentários: Pendentes - comentários aguardando moderação. Aprovado - comentários que foram publicados. Spam - comentários marcados como spam. Lixeira - comentários que foram enviados para a lixeira. Nota: você pode habilitação o bloqueio dos comentários em artigos, por padrão os comentários são livres sem necessitar de uma aprovação para serem publicados. Bloqueando Comentários 1. Posicione o mouse sobre o menu Configurações. 2. Na lista de opções clique em Discussão. 3. Marque a opção Um administrador sempre tem que aprovar o comentário. 4. Clique no botão Salvar Alterações. Uma ótima forma de gerenciar os comentários, pois assim, evita-se a possibilidade de comentários desnecessários, pois os comentários só serão liberados com a sua aprovação. Links Os links são disponibilizados aos usuários por meio de um Widgets. Geralmente utilizamos os links para criar uma lista de sites úteis.

8 8 Adicionando novo Link 1. Posicione o mouse sobre o menu Links. 2. Na lista de opções clique em Adicionar Novo. 3. Digite no campo nome. 4. Em Endereço (URL) digite 5. No campo Descrição, digite Melhor Faculdade do Mundo. 6. Em Categorias, marque a opção Lista de Links. 7. Clique no botão Adicionar Link. Nota: sempre utilize a opção de Destino como _blank nova janela ou aba, pois esta opção o link será aberto em uma nova janela. Editando Links 1. Posicione o mouse sobre o menu Links. 2. Na lista de opções clique em Todos os Links. Nesta opção, pode-se visualizar e gerenciar todos os links criados. 1. Coloque o cursor sobre o Link e o menu com as opções Editar e Excluir aparecerá. Categoria de links Crie categorias de links para organizar as árvores de links da mesma forma que os seus artigos. 1. Posicione o mouse sobre o menu Links. 2. Na lista de opções clique em Categoria de Links. 3. Preencha o formulário da categoria 4. Clique no botão Adicionar nova Categoria de Links. Nota: para alterar as informações da categoria coloque o cursor sobre o nome da categoria e clique em editar.

9 9 Capítulo 6 Gerenciamento de Páginas Páginas As páginas contêm informações estáticas com a data na qual foi criada. Seu conteúdo que geralmente trata questões sobre o próprio blog (Serviços, Contatos, Sobre e outros). Adicionando uma nova Página 1. Posicione o mouse sobre o menu Páginas. 2. Na lista de opções clique em Adicionar Nova. Nota: Siga os mesmos passos realizados para adicionar um novo post. 3. Adicione uma nova página com o nome Sobre. 4. Digite a informação: Este blog pertence a seu nome. 5. Clique no botão Publicar. Atributos de Página Para fins de organização, as páginas podem possuir uma hierarquia (mãe e filha). Quando é definida uma página como filha de outra, essa aparecerá como um subitem do item escolhido como mãe. Adicionando um Subitem 1. Posicione o mouse sobre o menu Páginas. 2. Na lista de opções clique em Páginas. 3. Selecione a página Sobre e entre em modo de edição. 4. Defina a Página de Exemplo como mãe dela. Nota: Colocando o valor 0 na página, ela irá aparecer em primeiro na ordem do menu (na seguinte o valor 1 e assim sucessivamente).

10 10 Capítulo 7 Widgets, Plugins e Temas Widgets Trabalhar com Widgets facilita e muito a personalização do conteúdo na Sidebar (barra lateral). Os Widgets são como plugins, sendo projetados para fornecer uma maneira simples de organizar os vários elementos do seu conteúdo lateral sem ter que alterar código. Configurando Widgets 1. Posicione o mouse sobre o menu Aparência. 2. Na lista de opções clique em Widgets. Será apresentada a janela de opções de Widgets com as descrições de cada item disponível para configuração. 3. Selecione o item Calendário e arraste para o painel Barra Lateral Principal. 4. No campo Título, escreva Agenda e clique no botão Salvar. Para alterar a configuração de um Widgets, clique na seta do item desejado na Área de Widget Primária para listar as opções. Nota: A maioria dos temas possui o que se chama de Áreas de widgets, geralmente barras laterais ou rodapé. Para desabilitar um Widgets, selecione um item e arraste para fora do painel onde ele se encontra. Plugins Na internet podemos encontrar centenas de plugins que irão nós ajudar a personalizar o nosso WordPress. Instalando um Plugin 1. Posicione o mouse sobre o menu Plugin. 2. Na lista de opções clique em Adicionar Novo. 3. Na caixa de pesquisa digite Vídeos embed. 4. Clique no botão Pesquisar Plugins. Será apresentada uma lista de opções de plugins para serem instalados. 5. Encontre o plugin My Videotag e ative a opção Instalar. 6. Após o termino da instalação, clique na opção Ativar plugin. Instalamos um plugin que nos permite inserir um vídeo diretamente em nosso post, não com um link, mais com um player.

11 11 Video Embedder 1. Edite o nosso post Vídeo Legal 2. Apague o link que criamos 3. Clique no botão MVT.desc na barra de ferramentas. 4. Na janela de adicionar vídeo, cole o endereço do seu vídeo do youtube. 5. Clique no botão Insert 6. Clique no botão Atualizar para salvar as alterações. Instalando um Plugin 2 1. Posicione o mouse sobre o menu Plugin. 2. Na lista de opções clique em Adicionar Novo. 3. Na caixa de pesquisa digite Audio Player. 4. Clique no botão Pesquisar Plugins. 5. Encontre o plugin Audio Player e ative a opção Instalar. 6. Após o termino da instalação, clique na opção Ativar plugin. Audio Player 1. Edite o nosso post Som que Toca. 2. Apague o link que criamos e clique no botão Adicionar aúdio. 3. Clique no botão Upload/Inserir. 4. Clique na aba Arquivos de Mídia. 5. No item Dionísio, clique na opção Mostrar. 6. Clique no botão Audio Player para adicionar o código do plugin. 7. Clique agora no botão Inserir no Post. 8. Clique no botão Atualizar.

12 12 Confira abaixo a lista completa dos principais plugins e suas funcionalidades: Audio Player Um player para tocar as suas músicas diretamente no seu post. Contact Form 7 - Formulário de contato; Google Analytics for WordPress - Insere o código do Google Analytics em todos em todos os arquivos necessários automaticamente; podpress - Permite a criação de podcast; Vídeos embed Permite visualizar o vídeo com um player (tocador) no seu post. WordPress Download Monitor - Cria uma administração de downloads; WP Shopping Cart - Loja Virtual para o WordPress; WP Tweet Button Disponibiliza o botão do Tweet nos seus post. WPhone - Cria uma visualização mais leve para quando seu blog é acessado através do iphone; WP-Polls - Cria enquetes; Yet Another Related Posts Plugin - Cria uma lista de posts relacionados ao fim do conteúdo; YOURLS - Encurtador de links utilizado para reduzir o endereço das páginas do seu site e facilitar a divulgação das suas postagens. Nota: Procure mais plugins em: Temas Existem centenas de temas disponíveis na internet para o WordPress. Você também pode personalizar um tema. Instalando um Tema 1. Posicione o mouse sobre o menu Aparência. 2. Na lista de opções clique em Temas. 3. Clique na aba Instalar Temas. 4. No campo de busca, digite Desk. 5. Clique no botão Pesquisar. 6. Encontre o Tema digitado e clique na opção Instalar. 7. Na próxima janela, clique no botão Instalar. 8. Após o termino da instalação, clique na opção Ativar. Nota: podem-se instalar temas baixados de site através da opção fazer upload na opção instalar temas.

13 13 Capítulo 8 Usuários Usuários Por padrão o WordPress apresenta os seguintes perfis: Assinante - são usuários que podem acessar conteúdo com permissão apenas para assinantes. Perfil é ideal para locais onde o acesso só é permitido para usuários registrados. Colaborador - é aquele que pode escrever novos artigos e notícias, e modificá-los. Qualquer novo conteúdo não é publicado diretamente, requer a aprovação do administrador. Ideal para blogs com muitos parceiros. Autor - é outro parceiro, mas este perfil pode publicar seus posts diretamente. Editor - quase um administrador, sem as funções do gestor (instalações, modificar temas, plugins, etc.) pode gerenciar notícias e qualquer outro usuário. Ideal para um editor chefe. Administrador - Tem acesso a tudo no blog. Responsável por atualizações, instalação de plugins, temas e alterar as configurações da ferramenta. Adicionar Novo Usuário 1. Posicione o mouse sobre o menu Usuários. 2. Na lista de opções clique em Adicionar Novo. 3. Digite as informações do novo usuário. 4. Escolha a função de Assinante. 5. Clique no botão Adicionar Novo Usuário. Nota: Para editar ou excluir um usuário, basta acessar o painel de usuários selecionar o usuário e excluir. Alterando seu Perfil 1. Posicione o mouse sobre o menu Usuários. 2. Na lista de opções clique em Seu Perfil. 3. No campo Apelido, digite o seu nome. 4. Na lista de opções Exibir o nome publicamente como, selecione o seu nome. 5. Clique no botão Atualizar Perfil. Nota: Para alterar a sua senha, basta acessar o painel de usuários selecionar a opção Seu Perfil.

WordPress 2.9 Guia do Publicador Para Editores

WordPress 2.9 Guia do Publicador Para Editores WordPress 2.9 Guia do Publicador Para Editores Licença de uso e distribuição - Creative Commons http://creativecommons.org/licenses/by-nc/2.5/br/ Conteúdo - Índice 3 Capítulo 1 Introdução 3 Sobre o WordPress

Leia mais

Administrando site em WordPress. Lucia Costa

Administrando site em WordPress. Lucia Costa Administrando site em WordPress Lucia Costa OWordPress é utilizado como plataforma de desenvolvimento de sites, loja virtual, revistas, jornais, portfólio, gerenciador de projeto, diretório de eventos

Leia mais

MODELAGEM HIPERMÍDIA O WordPress:

MODELAGEM HIPERMÍDIA O WordPress: 3 O WordPress: MODELAGEM HIPERMÍDIA - 1507 O WordPress é uma plataforma semântica de vanguarda para publicação pessoal, com foco na estética, nos Padrões Web e na usabilidade. O WordPress é ao mesmo tempo

Leia mais

Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8

Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8 Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8 1 - Introdução O Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional, CGCO, criou, há um ano, uma equipe para atender à demanda de criação de novos sites

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal do Amapá UNIFAP Núcleo De Tecnologia Da Informação NTI WORDPRESS INSTITUCIONAL UNIFAP MANUAL DE USO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal do Amapá UNIFAP Núcleo De Tecnologia Da Informação NTI WORDPRESS INSTITUCIONAL UNIFAP MANUAL DE USO WORDPRESS INSTITUCIONAL UNIFAP MANUAL DE USO 2016 INTRODUÇÃO Este manual tem por objetivo ser um guia prático para uso básico de um site no WordPress Institucional UNIFAP. Acompanhar as orientações apresentadas

Leia mais

MANUAL DO ADMINISTRATOR

MANUAL DO ADMINISTRATOR MANUAL DO ADMINISTRATOR Sumário Introdução... 3 Estrutura e sua função... 3 Conceituação de itens do cabeçalho... 3 Acessibilidade... 4 Menu de Administração... 4 Criação de artigos... 6 Criação de Menu...

Leia mais

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Popularização da Ciência

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Popularização da Ciência Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Popularização da Ciência Sumário 1. INTRODUÇÃO...3 1.1. Finalidade...3 2. METAS E RESTRIÇÕES PARA ATUALIZAÇÃO...3 2.1. Metas...3 2.2. Restrições...3

Leia mais

Tutorial de Wordpress

Tutorial de Wordpress Tutorial de Wordpress Sobre o Wordpress O Wordpress é um gerenciador de conteúdo na web (em especial, blogs). A grande diferença com relação a seus semelhantes (como o blogger.com), é o tipo de licença:

Leia mais

Manual Site Unidéias.Net

Manual Site Unidéias.Net Manual Site Unidéias.Net Outubro 2015 Acesso ao site O site está publicado e disponível no endereço www.unideias.net. Acesso ao Sistema (módulo de Blog e Projetos) Para acessar o sistema e gerenciar suas

Leia mais

WordPress - Criação de Sites Carga horária: 40 horas

WordPress - Criação de Sites Carga horária: 40 horas CONTEÚDO PROGRAMÁTICO WordPress - Criação de Sites Carga horária: 40 horas CONTEÚDO PROGRAMÁTICO TreinaWeb Tecnologia LTDA CNPJ: 06.156.637/0001-58 Av. Paulista, 1765 - Conj 71 e 72 São Paulo - SP 1 -

Leia mais

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Bolas e Auxílios

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Bolas e Auxílios Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Bolas e Auxílios Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1. Finalidade... 3 2. METAS E RESTRIÇÕES PARA ATUALIZAÇÃO... 3 2.1. Metas... 3 2.2. Restrições... 3

Leia mais

TUTORIAL DO BLOG IMES-CATANDUVA Profº M. Sc. Marcelo Mazetto Moala Profº Esp. Antonio Marcio Paschoal

TUTORIAL DO BLOG IMES-CATANDUVA Profº M. Sc. Marcelo Mazetto Moala Profº Esp. Antonio Marcio Paschoal TUTORIAL DO BLOG IMES-CATANDUVA Profº M. Sc. Marcelo Mazetto Moala Profº Esp. Antonio Marcio Paschoal 1/32 O endereço do site da WordPress é: http://pt-br.wordpress.com/?ref=footer Este pode ser acessado

Leia mais

Conhecendo e editando o seu perfil

Conhecendo e editando o seu perfil Neste tutorial, você vai conhecer e aprender a editar o seu perfil na Plataforma Moodle/Cederj. Vamos lá! 1- Usando o Blog 2 2- Meus arquivos privados 6 3- Inserindo Repositórios 9 4- Modificando o perfil

Leia mais

Faça seu login na página pt-br.wordpress.com. Caso ainda não tenha um login, registre-se.

Faça seu login na página pt-br.wordpress.com. Caso ainda não tenha um login, registre-se. WORDPRESS Faça seu login na página pt-br.wordpress.com. Caso ainda não tenha um login, registre-se. Na aba Meus blogs, clique em administrar blog para acessar as funcionalidades de seu blog: 1 Em aparência

Leia mais

Com a OABRJ Digital você trabalha de forma colaborativa, simples e objetiva, em uma única tela.

Com a OABRJ Digital você trabalha de forma colaborativa, simples e objetiva, em uma única tela. MANUAL A OABRJ Digital possui uma interface simples e de fácil utilização Com a OABRJ Digital você trabalha de forma colaborativa, simples e objetiva, em uma única tela. Acesso ao OAB Digital Tela Principal

Leia mais

Manual de gestão de conteúdo dos sites da UFOB Joomla! 3. Guia de uso do Joomla! 3 - plataforma de gestão de conteúdo dos sites da UFOB

Manual de gestão de conteúdo dos sites da UFOB Joomla! 3. Guia de uso do Joomla! 3 - plataforma de gestão de conteúdo dos sites da UFOB Manual de gestão de conteúdo dos sites da UFOB Joomla! 3 Guia de uso do Joomla! 3 - plataforma de gestão de conteúdo dos sites da UFOB Janeiro de 2018 1 Sumário 1. Primeiramente, o que é Joomla!?...3 2.

Leia mais

Sibele Loss Edimara Heis

Sibele Loss Edimara Heis Sibele Loss Edimara Heis 2016 TUTORIAL ETC Tela Inicial É a primeira tela que aparece ao se logar no sistema. Nesta tela encontram se as funcionalidades do ETC (Notificações, Documentos, Biblioteca, Mensagens,

Leia mais

CURSO BÁSICO DE CRIAÇÃO DE SITES MÓDULO 1 AULA 6

CURSO BÁSICO DE CRIAÇÃO DE SITES MÓDULO 1 AULA 6 AULA 6 APRENDENDO SOBRE APARENCIAS O QUE É A APARENCIA NO WORDPRESS? CURSO BÁSICO DE CRIAÇÃO DE SITES Como o próprio nome já diz, aparência significa a cara do seu BLOG. Na aba aparência você terá inúmeras

Leia mais

WordPress Institucional UFPel Manual do tema UFPel 2.0

WordPress Institucional UFPel Manual do tema UFPel 2.0 PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COORDENAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SEÇÃO DE PROJETOS DE WEBSITES WordPress Institucional UFPel Manual do tema UFPel 2.0 Versão 2.8.5 Julho de 2017

Leia mais

MANUAL. ecosistemas.net.br

MANUAL. ecosistemas.net.br MANUAL A Eco.Suite possui uma interface simples e de fácil utilização Com a Eco.Suite você trabalha de forma colaborativa, simples e objetiva, em uma única tela. Acesso ao Eco.Suite Tela Principal Após

Leia mais

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Parcerias

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Parcerias Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Parcerias Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1. Finalidade... 3 2. METAS E RESTRIÇÕES PARA ATUALIZAÇÃO... 3 2.1. Metas... 3 2.2. Restrições... 3 3. ACESSANDO

Leia mais

5.9 Mídias: Clique no botão de Gerenciador de Mídias, ou acesse o Menu Conteúdo => Gerenciador de Mídias.

5.9 Mídias: Clique no botão de Gerenciador de Mídias, ou acesse o Menu Conteúdo => Gerenciador de Mídias. 5.9 Mídias: Clique no botão de Gerenciador de Mídias, ou acesse o Menu Conteúdo => Gerenciador de Mídias. Observe que na parte superior temos duas formas de visualização: em Miniatura e Exibição Detalhada.

Leia mais

A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos.

A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos. Criando wiki A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos. Basicamente, a página wiki é um local onde todos

Leia mais

Manual do Portal da UFPE para Editores de Conteúdo Manual Publicadores de Conteúdo no Portal

Manual do Portal da UFPE para Editores de Conteúdo Manual Publicadores de Conteúdo no Portal Manual Publicadores de Conteúdo no Portal Página 1 / 24 1. Login... 3 1. Fazendo login:... 3 2. Alterando dados pessoais:... 3 3. Alterando imagem de perfil:... 4 4. Alterando senha:... 5 5. Recuperando

Leia mais

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Programas

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Programas Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Programas Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1. Finalidade... 3 2. METAS E RESTRIÇÕES PARA ATUALIZAÇÃO... 3 2.1. Metas... 3 2.2. Restrições... 3 3. ACESSANDO

Leia mais

Desenvolvida exclusivamente para o Apostilando.com por Marcos Paulo Furlan

Desenvolvida exclusivamente para o Apostilando.com por Marcos Paulo Furlan WORDPRESS INSTALANDO E CONFIGURANDO Desenvolvida exclusivamente para o Apostilando.com por Marcos Paulo Furlan 1 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INSTALANDO UM SERVIDOR WEB LOCAL... 3 PAINEL WORDPRESS E POSTS... 10

Leia mais

FÓRUM. Fórum AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva

FÓRUM. Fórum AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva TUTORIAL DO FÓRUM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Fórum Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva 1 1. O que é um Fórum 2. Como criar um Fórum de discussão 3. O que é uma linha de discussão

Leia mais

TUTORIAL APPY PIE CADASTRO

TUTORIAL APPY PIE CADASTRO TUTORIAL APPY PIE Por Tássia e Sibele. CADASTRO No primeiro acesso, você deve clicar no botão Inscreva-se no canto superior direito da tela, como mostra a imagem abaixo: Deve: preencher os campos nome,

Leia mais

Manual do painel administrativo. Site Instituto de Oncologia do Vale IOV

Manual do painel administrativo. Site Instituto de Oncologia do Vale IOV Manual do painel administrativo Site Instituto de Oncologia do Vale IOV 1. Dashboard Essa é a interface do sistema administrativo. Assim que acessar o sistema pede para que o usuário autentique uma conta

Leia mais

Manual de Utilização do Webmail v1.1

Manual de Utilização do Webmail v1.1 Manual de Utilização do Webmail v1.1 (mail.ufvjm.edu.br) 1 Sumário Como Fazer o Login...3 Como Alterar a Senha...4 Como Enviar um E-mail...5 Como Criar uma Assinatura de E-mail...11 Como Criar Filtros...13

Leia mais

PORTAL INSTITUCIONAL

PORTAL INSTITUCIONAL MANUAL DE CRIAÇÃO E PUBLICAÇÃO DE CONTEÚDO DO PORTAL INSTITUCIONAL Elaborado por: Dalila G. P. Laperuta Divisão de Manutenção e Suporte ao Usuário UTFPR Campus Pato Branco PATO BRANCO NOVEMBRO DE 2013

Leia mais

MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM

MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Ana Amélia de Souza Pereira Christien Lana Rachid Maio/2017 LISTA DE FIGURA Figura 1 - Página

Leia mais

Como publicar páginas Web no GoogleSites

Como publicar páginas Web no GoogleSites 1 Curso de Formação de Professores em Tecnologia de Informação e de Comunicação Acessível PASSO 1 ACESSE O ENDEREÇO DO GOOGLE SITES Como publicar páginas Web no GoogleSites Ao criar sua conta no Gmail,

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2016 MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR Neste manual você encontrará tutoriais para as ferramentas

Leia mais

PORTAL PCRJ. guia rápido

PORTAL PCRJ. guia rápido Antes de começar Certifique-se de que a opção Alternar controles de edição esteja marcada para ter um preview das alterações que estão sendo realizadas na página. A maioria das operações será realizada

Leia mais

CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE OURO PRETO 2014 1 SUMÁRIO 1 ACESSANDO A PLATAFORMA... 03 2 DISCIPLINAS... 08 3 PERSONALIZANDO

Leia mais

6 Aplicações Ricas para Internet

6 Aplicações Ricas para Internet 6 Aplicações Ricas para Internet DESENVOLVIMENTO WEB II - 7136 6.1. Evolução das aplicações para web O crescente número de pessoas que usufruem da informatização das tarefas cotidianas, viabilizadas na

Leia mais

MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO

MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS MATÃO MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO AUTOR: COORDENADORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CAMPUS MATÃO MATÃO 2016 SUMÁRIO

Leia mais

Capítulo 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14

Capítulo 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 SUMÁRIO Capítulo 1... Iniciando o Word 2013...9 Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 Capítulo 2... Apredendo a digitar um texto...17 Iniciando a digitação...20 Salvando o documento...22 Senha

Leia mais

Laboratório - Pesquisa de ferramentas de colaboração em rede

Laboratório - Pesquisa de ferramentas de colaboração em rede Objetivos Parte 1: Usar ferramentas de colaboração Identificar a percepção atual das ferramentas de colaboração. Identificar as principais razões para usar as ferramentas de colaboração. Parte 2: Compartilhar

Leia mais

PUBLICAÇÃO DE MATERIAIS

PUBLICAÇÃO DE MATERIAIS PUBLICAÇÃO DE MATERIAIS Este recurso permite ao tutor publicar diversos tipos de materiais, bem como: links, vídeos, documentos, textos e imagens. PUBLICAÇÃO DE MATERIAIS EM FORMATO URL Ative a edição

Leia mais

AJUDA & TUTORIAL. Breve manual de uso do WORDPRESS 4.9. Secretaria de Tecnologia da Informação Divisão de Portais Universitários

AJUDA & TUTORIAL. Breve manual de uso do WORDPRESS 4.9. Secretaria de Tecnologia da Informação Divisão de Portais Universitários AJUDA & TUTORIAL Breve manual de uso do WORDPRESS 4.9 Secretaria de Tecnologia da Informação Divisão de Portais Universitários Versão 2.0 12 de novembro de 2018 Adaptado para Wordpress 4.9.8 Sumário Breve

Leia mais

MANUAL DE GESTÃO DO CONTEÚDO DO PORTAL DA UTFPR COORDENAÇÕES DAS PÓS-GRADUAÇÕES

MANUAL DE GESTÃO DO CONTEÚDO DO PORTAL DA UTFPR COORDENAÇÕES DAS PÓS-GRADUAÇÕES MANUAL DE GESTÃO DO CONTEÚDO DO PORTAL DA UTFPR COORDENAÇÕES DAS PÓS-GRADUAÇÕES LOGIN Entrar em modo edição no Portal Acesse o endereço que será disponibilizado pela DIRCOM. Digite seu login e senha o

Leia mais

MANUAL DE GESTÃO DO CONTEÚDO DO PORTAL DA UTFPR COORDENAÇÕES DAS GRADUAÇÕES

MANUAL DE GESTÃO DO CONTEÚDO DO PORTAL DA UTFPR COORDENAÇÕES DAS GRADUAÇÕES MANUAL DE GESTÃO DO CONTEÚDO DO PORTAL DA UTFPR COORDENAÇÕES DAS GRADUAÇÕES 1 LOGIN Entrar em modo edição no Portal Acesse o endereço que será disponibilizado pela DIRCOM; Digite seu login e senha o mesmo

Leia mais

Clique no ícone Novo:

Clique no ícone Novo: 5.10 Conteúdo: Sempre que se projeta um site é preciso definir uma hierarquia para o conteúdo. E com o Joomla não é diferente. A estrutura de conteúdo do Joomla segue a seguinte ordem: um nível superior

Leia mais

Icon Chamamos este processo de Efetuar Login no Sistema, pois com usuário e senha cadastrados é possível acessar o Automidia Service Management.

Icon Chamamos este processo de Efetuar Login no Sistema, pois com usuário e senha cadastrados é possível acessar o Automidia Service Management. Cliente Introdução Icon Este documento tem como objetivo apresentar as funcionalidades do módulo Automidia Service Management um aplicativo que permite a abertura e acompanhamento dos chamados abertos

Leia mais

Tutorial para orientar novos usuários do site unifei.edu.br a encontrar e editar conteúdos no site

Tutorial para orientar novos usuários do site unifei.edu.br a encontrar e editar conteúdos no site Tutorial para orientar novos usuários do site unifei.edu.br a encontrar e editar conteúdos no site Login Para se autenticar no site acesse unifei.edu.br/user e entre com seu nome de usuário (seu CPF) e

Leia mais

PAINEL DE CONTROLE LANDS AGÊNCIA WEB. Assim que digitar este endereço e apertar enter, você será redirecionado para esta página:

PAINEL DE CONTROLE LANDS AGÊNCIA WEB. Assim que digitar este endereço e apertar enter, você será redirecionado para esta página: PAINEL DE CONTROLE LANDS AGÊNCIA WEB O Painel de controle da Lands Agência Web é uma ferramente simples e que facilita a vida do cliente na hora de gerenciar o conteúdo do seu site/blog. Aqui vamos aprender

Leia mais

Guia do Usuário da Mídia SUD (ios)

Guia do Usuário da Mídia SUD (ios) Guia do Usuário da Mídia SUD (ios) Introdução O aplicativo Mídia SUD foi projetado para ajudá-lo a organizar apresentações usando vários tipos de mídia nas lições de domingo ou na noite familiar. Esse

Leia mais

Medina Osório manual de ajuda

Medina Osório manual de ajuda Medina Osório manual de ajuda - O que devo saber antes de começar? BACK END = ADMINISTRAÇÃO Cada aba do Admin pertence a um Módulo disponível para gerenciamento. Para gerenciar a Home: Destaques Menu Para

Leia mais

TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE MATEUS GERWING KOCHEM

TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE MATEUS GERWING KOCHEM TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE MATEUS GERWING KOCHEM SUMÁRIO 1 ACESSANDO A PLATAFORMA... 02 2 DISCIPLINAS... 07 3 PERSONALIZANDO O SEU PERFIL... 09 4 PARTICIPANTES DA

Leia mais

Tutorial de WordPress. Figura 01: Visualização do Login do WordPress

Tutorial de WordPress. Figura 01: Visualização do Login do WordPress Tutorial de WordPress Este trabalho tem por objetivo apresentar um breve tutorial sobre as funcionalidades básicas do CMS 1 WordPress (WP) utilizado para criar sítios institucionais da UFC. O ambiente

Leia mais

Manual do Webmail UFMS

Manual do Webmail UFMS Manual do Webmail UFMS 2017 Índice 1- Acesso ao Webmail... 2 2- Tela inicial... 2 3- Enviar e-mail... 4 4- Visualizar e-mail... 4 5- Redirecionamento de e-mail... 5 6- Contatos... 6 7- Ações sobre pastas...

Leia mais

Guia do Usuário da Mídia SUD (Android)

Guia do Usuário da Mídia SUD (Android) Guia do Usuário da Mídia SUD (Android) Introdução O aplicativo Mídia SUD foi projetado para ajudá-lo a organizar apresentações usando vários tipos de mídia nas lições de domingo ou na noite familiar. Esse

Leia mais

Tipos de Publicações:

Tipos de Publicações: Biblioteca Geral A ferramenta Biblioteca centraliza arquivos (documentos, vídeos e links) que o Administrador considera importantes para que os participantes tenham como material de apoio. O aluno poderá

Leia mais

EDUBLOG O uso de um ambiente virtual como prática educativa

EDUBLOG O uso de um ambiente virtual como prática educativa 1 3º Seminário de Educação a Distância EDUBLOG O uso de um ambiente virtual como prática educativa O Blog é a abreviação da palavra Weblog: web (rede, teia) e log (registro). Representa um suporte de informações,

Leia mais

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos contato@suptecinfo.com.br SUMÁRIO Iniciando o Word... 1 Conhecendo a Ferramenta... 1 Menu Layout da Página... 2 Capa... 3 Folha

Leia mais

Assina Web S_Line Manual de Uso

Assina Web S_Line Manual de Uso 1. Introdução O Assina Web S_Line permite assinar digitalmente Resultados de Exames em XML que estão disponíveis na internet. É feito o download dos documentos no computador, convertidos para o formato

Leia mais

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Institucional

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Institucional Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Institucional Sumário 1. INTRODUÇÃO... 4 1.1. Finalidade... 4 2. METAS E RESTRIÇÕES PARA ATUALIZAÇÃO... 4 2.1. Metas... 4 2.2. Restrições... 4 3.

Leia mais

TUTORIAL UTILIZAÇÃO XOOPS UEFS. AEI - Gerência de Suporte

TUTORIAL UTILIZAÇÃO XOOPS UEFS. AEI - Gerência de Suporte TUTORIAL UTILIZAÇÃO XOOPS UEFS AEI - Gerência de Suporte Efetuando Login Acesse a URL desejada acrescentando /user.php ao final. Exemplo: degustacao.exemplo.uefs.br/user.php 3. Na área Login do sistema

Leia mais

O conteúdo da aplicação poderá ser administrado através do Backend - Painel Administrativo.

O conteúdo da aplicação poderá ser administrado através do Backend - Painel Administrativo. fmc.digital O que você imaginar nós fazemos. O que não imaginar nós vamos pensar. Manual de Utilização Painel Administrativo FMC Dashboard Informações Gerais O conteúdo da aplicação poderá ser administrado

Leia mais

CAPÍTULO 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14

CAPÍTULO 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 ÍNDICE CAPÍTULO 1... Iniciando o Word 2016...9 Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 CAPÍTULO 2... Modos de exibição...16 Iniciando a digitação...19 Salvando o documento...21 Senha para seus documentos...23

Leia mais

WordPress - Criação de Sites Completo

WordPress - Criação de Sites Completo CONTEÚDO PROGRAMÁTICO WordPress - Criação de Sites Completo Carga horária: 40 horas TreinaWeb Tecnologia LTDA CNPJ: 06.156.637/0001-58 Av. Paulista, 1765 - Conj 71 e 72 São Paulo - SP CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Leia mais

Tutorial para Power Point

Tutorial para Power Point Tutorial para Power Point Sumário PowerPoint 2010... pág 03 PowerPoint 2016... pág 23 Boas Práticas e Dicas... pág 43 2 Power Point 2010 Criando uma Apresentação Quando abrir o seu PowerPoint, basta clicar

Leia mais

Criando Mensagens - Editor Drag and Drop

Criando Mensagens - Editor Drag and Drop Criando Mensagens - Editor Drag and Drop AKNA TREINAMENTOS AKTR01002000401 1/17 Sumário Criando Mensagens Editor Drag and Drop O que é?... 3 Pra que serve?... 3 Criando a mensagem... 3 Componentes... 5

Leia mais

Figura 1 Tela principal da disciplina

Figura 1 Tela principal da disciplina CONTEÚDO DAS AULAS O conteúdo das aulas pode estar distribuído em documentos de texto, telas web programadas ou na própria tela central do ambiente. Tanto os arquivos de texto como as páginas web são acessadas

Leia mais

Tutorial de Administração de sites do Portal C3

Tutorial de Administração de sites do Portal C3 Tutorial de Administração de sites do Portal C3 Carlos Magno da Rosa Graduando Sistemas de Informação Estagiário Centro de Ciências Computacionais Sumário Sumário... 2 1-Apresentação Geral... 3 3-Componentes

Leia mais

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico No final de 2007, o Serviço Técnico de Informática da UNESP Marília, disponibilizou para a comunidade acadêmica e administrativa o Sistema Dinâmico de websites

Leia mais

Sistema de Atendimento Telefônico Automático. Manual do Usuário

Sistema de Atendimento Telefônico Automático. Manual do Usuário Monitor Intelicon Sistema de Atendimento Telefônico Automático Manual do Usuário Del Grande Informática www.delgrande.com.br Copyright 2008 :: Del Grande Comércio e Representações Ltda :: Todos os direitos

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM Manual DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DIRGTI 2015 P á g i n a 2 15 Sumário 1. Introdução... 4 2.

Leia mais

O uainov é uma plataforma de gerenciamento de ideias que permite que todas as pessoas de

O uainov é uma plataforma de gerenciamento de ideias que permite que todas as pessoas de Apresentação O uainov é uma plataforma de gerenciamento de ideias que permite que todas as pessoas de sua organização criem e aprimorem iniciativas de inovação de maneira colaborativa para as mais variadas

Leia mais

JORNAL PIO-PARDO MANUAL DO USUÁRIO. versão 1.1

JORNAL PIO-PARDO MANUAL DO USUÁRIO. versão 1.1 JORNAL PIO-PARDO MANUAL DO USUÁRIO versão 1.1 INTRODUÇÃO Este é um manual do usuário de como publicar uma notícia no portal de notícias do Jornal Pio Pardo. Logo em seguida será apresentado o passo-a-passo.

Leia mais

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Atualizado em 24/08/2011 No final de 2007, o Serviço Técnico de Informática da UNESP Marília, disponibilizou para a comunidade acadêmica e administrativa o Sistema

Leia mais

Tutorial de WordPress. Figura 01: Visualização do Login do WordPress

Tutorial de WordPress. Figura 01: Visualização do Login do WordPress Tutorial de WordPress Este trabalho tem por objetivo apresentar um breve tutorial sobre as funcionalidades básicas do CMS 1 WordPress (WP) utilizado para criar sítios institucionais da UFC. O ambiente

Leia mais

Obrigado por adquirir o GNOTE da IDEON Brazil, o mais moderno gerenciador de conteúdos da Internet.

Obrigado por adquirir o GNOTE da IDEON Brazil, o mais moderno gerenciador de conteúdos da Internet. Obrigado por adquirir o GNOTE da IDEON Brazil, o mais moderno gerenciador de conteúdos da Internet. Esse manual foi desenvolvido com o intuito de que você use de maneira eficaz os recursos que ele oferece

Leia mais

TUTORIAL. Tutorial de como compartilhar o Google Agenda Tutorial de como criar um evento na Plataforma EVEN3

TUTORIAL. Tutorial de como compartilhar o Google Agenda Tutorial de como criar um evento na Plataforma EVEN3 TUTORIAL Tutorial de como compartilhar o Google Agenda Tutorial de como criar um evento na Plataforma EVEN3 Tutorial de como compartilhar o Google Agenda TUTORIAL DE COMO COMPARTILHAR O GOOGLE AGENDA Objetivos:

Leia mais

Na seqüência, será aberta uma página de login de acesso ao ambiente de gerenciamento do portal, conforme ilustrado na figura 01, abaixo: Figura 01

Na seqüência, será aberta uma página de login de acesso ao ambiente de gerenciamento do portal, conforme ilustrado na figura 01, abaixo: Figura 01 Tutorial Versão1.0 O Manual Tutorial do Apae em Rede pretende orientá-los no gerenciamento de conteúdos do portal. Para darmos início a essa orientação, é preciso acessá-lo. Para tanto, basta digitar intranet.apaebrasil.org.br

Leia mais

Conheça o Drive. Encontre arquivos facilmente com o Drive e mantenha todos os seus documentos protegidos.

Conheça o Drive. Encontre arquivos facilmente com o Drive e mantenha todos os seus documentos protegidos. Conheça o Drive Com o Google Drive, você pode armazenar arquivos na nuvem, compartilhá-los com membros da sua equipe ou parceiros externos e acessá-los de qualquer local. Encontre arquivos facilmente com

Leia mais

WordPress Institucional UFPel Manual do tema UFPel 2.0

WordPress Institucional UFPel Manual do tema UFPel 2.0 PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COORDENAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SEÇÃO DE PROJETOS DE WEBSITES WordPress Institucional UFPel Manual do tema UFPel 2.0 Versão 2.9 Janeiro de 2018

Leia mais

Tutorial para uso da área do professor

Tutorial para uso da área do professor Tutorial para uso da área do professor Sumário 1. Acessando a área do professor...2 1.1 Comunicados registrados para professores...2 2. Cadastro de avaliações...3 2.1. Código e nome de avaliação criados

Leia mais

SENAI ESCOLA. Gerenciador de conteúdo SENAI escolas. Documentação de especificação de gerenciamento de conteúdo para escolas SENAI.

SENAI ESCOLA. Gerenciador de conteúdo SENAI escolas. Documentação de especificação de gerenciamento de conteúdo para escolas SENAI. Gerenciador de conteúdo SENAI escolas Documentação de especificação de gerenciamento de conteúdo para escolas SENAI. Marketing Digital 02/10/2012 Índice 1. Noticia ----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Mozilla Firefox CARREIRA POLICIAL

Mozilla Firefox CARREIRA POLICIAL Mozilla Firefox O Mozilla Firefox é o navegador de Internet mais moderno e flexível existente atualmente e é também o browser que mais está crescendo em números de usuários em toda parte do mundo. É um

Leia mais

4 passos Upload do vídeo na plataforma Simpósio. Atenção Muito Importante

4 passos Upload do vídeo na plataforma Simpósio. Atenção Muito Importante 4 passos Upload do vídeo na plataforma Simpósio Muito importante O vídeo deve estar no formato MP4, outros formatos não serão aceitos pela plataforma ou, se aceitos, correm o risco de não "rodar" corretamente

Leia mais

WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE

WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE Painel de Controle é uma ferramenta na qual podemos ajustar todas as configurações do sistema operacional Windows 7. No painel de controle encontramos vários ícones, cada qual

Leia mais

Dreamweaver CS5 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Dreamweaver CS5 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). 4149 - Dreamweaver CS5 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução 1.1. Novidades do Dreamweaver CS5...23 1.2. Área de Trabalho...23 1.2.1. Tela de Boas-vindas...24 1.2.2.

Leia mais

Este ambiente é utilizado em diversas instituições no mundo, sendo uma das principais plataformas educacionais online.

Este ambiente é utilizado em diversas instituições no mundo, sendo uma das principais plataformas educacionais online. Guia prático Moodle O que é Seja bem-vindo a plataforma Moodle. O Moodle é um sistema de gestão do ensino e aprendizagem, ou seja, é um aplicativo desenvolvido para ajudar o educador a criar cursos on-line,

Leia mais

MANUAL. Localizador: Página: MN 016 SGI-INFRA- . Informação)

MANUAL. Localizador: Página: MN 016 SGI-INFRA- . Informação) 1/24 1. Objetivo Este documento tem por objetivo indicar e informar o conjunto de ações para o procedimento de uso do novo correio eletrônico do CEFET-MG. O novo sistema de correio eletrônico tem uma interface

Leia mais

MANUAL DE GESTÃO DO CONTEÚDO DO PORTAL DA UTFPR SERVIDORES DA UTFPR

MANUAL DE GESTÃO DO CONTEÚDO DO PORTAL DA UTFPR SERVIDORES DA UTFPR MANUAL DE GESTÃO DO CONTEÚDO DO PORTAL DA UTFPR SERVIDORES DA UTFPR HOME Apresentação da Home Principal O portal da UTFPR foi elaborado dentro do modelo do portal padrão desenvolvido pela Secretaria de

Leia mais

Dashboard DASHBOARD MATRÍCULAS DIÁRIO

Dashboard DASHBOARD MATRÍCULAS DIÁRIO Dashboard DASHBOARD MATRÍCULAS DIÁRIO 1. Matrículas não iniciadas: mostra a quantidade de matrículas do dia referente ao último dia do período estabelecido, que possuem status Matriculado, ativo e Andamento

Leia mais

Após efetuar o login no Portal imtep, siga os passos abaixo:

Após efetuar o login no Portal imtep, siga os passos abaixo: Como cadastrar curso no Portal imtep Após efetuar o login no Portal imtep, siga os passos abaixo: 1. Clique na categoria desejada. 2. Clique em Adicionar um novo curso. página 1 3. Preencha os campos do

Leia mais

Criando site. Tutorial Webnode

Criando site. Tutorial Webnode Criando site Tutorial Webnode 1 Registrando Acesse o endereço: http://www.webnode.com.br/ e preencha os dados solicitados e clique em Registre-se e crie seu site. NOME DO SITE: artecsuz-nomedaescola 2

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE.

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. Uma marca de sucesso da 1 CONTEÚDO 3 3 3 4 4 5 5 6 6 6 6 7 7 7 7 8 9 9 10 10 10 11 11 11 11 12 12 13 SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo de Processo Seletivo Acadêmico Versão 2.1.5 Última revisão: 18/12/2017 2017 Versão: 1.0 Documentação: André L. M. C. Revisão:

Leia mais

MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO

MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO Conteúdo ORIENTAÇÃO DE ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL... 3 MODIFICAR PERFIL... 4 MODIFICAR SENHA... 7 VERIFICAR O PERFIL... 8 ENVIO DE MENSAGEM... 8 CRIANDO

Leia mais

Plano de Aula - Dreamweaver CS5 - cód Horas/Aula

Plano de Aula - Dreamweaver CS5 - cód Horas/Aula Plano de Aula - Dreamweaver CS5 - cód.4149 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução Aula 3 Capítulo 2 - Site do Dreamweaver 1.1. Novidades do Dreamweaver

Leia mais

COMO ADICIONAR CONTEÚDO WEB SIMPLES Portal Ebserh Site dos Hospitais Universitários

COMO ADICIONAR CONTEÚDO WEB SIMPLES Portal Ebserh Site dos Hospitais Universitários COMO ADICIONAR CONTEÚDO WEB SIMPLES Portal Ebserh Site dos Hospitais Universitários Versão 1.0 Manual Como adicionar conteúdo web simples 1. ACESSANDO A ADMINISTRAÇÃO DE CONTEÚDOS 1.1 Com o usuário autenticado,

Leia mais

1 Instalar navegador Google Chrome através deste link https://www.google.com/chrome?hl=pt-br (clique)

1 Instalar navegador Google Chrome através deste link https://www.google.com/chrome?hl=pt-br (clique) DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE SÃO VICENTE Núcleo Pedagógico Formação continuada de professores coordenadores TUTORIAL PARA USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS APRENDIDOS NOS DOIS PRIMEIROS ENCONTROS PARA BAIXAR

Leia mais

FAQ Perguntas Frequentes

FAQ Perguntas Frequentes FAQ Perguntas Frequentes 1. COMO ACESSO A PLATAFORMA DE ENSINO?... 2 2. ESQUECI MEU LOGIN E SENHA, E AGORA?... 4 3. COMO EU ALTERO MEU PERFIL NA PLATAFORMA?... 5 4. COMO FAÇO PARA ALTERAR MINHA SENHA?...

Leia mais

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Blog do RHAE

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Blog do RHAE Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Blog do RHAE Sumário 1. INTRODUÇÃO...3 1.1. Finalidade...3 2. METAS E RESTRIÇÕES PARA ATUALIZAÇÃO...3 2.1. Metas...3 2.2. Restrições...3 3. ACESSANDO

Leia mais

_Orientações Museus integrantes do SISEM-SP

_Orientações Museus integrantes do SISEM-SP _Orientações Museus integrantes do SISEM-SP A plataforma colaborativa SP Estado da Cultura é uma ferramenta de mapeamento que facilita a divulgação de ações e eventos nos espaços culturais paulistas. Praticamente

Leia mais