PARECER CRM/MS N 2/2017 PROCESSO CONSULTA CRM/MS N. 026/2016. INTERESSADO:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PARECER CRM/MS N 2/2017 PROCESSO CONSULTA CRM/MS N. 026/2016. INTERESSADO:"

Transcrição

1 1 PARECER CRM/MS N 2/2017 PROCESSO CONSULTA CRM/MS N. 026/2016. INTERESSADO: A.I.DE L. Diretor Clinico do HU-UFGD/EBSERH ASSUNTO: Fornecimento de informações contidas nos prontuários de pacientes/ sigilo Médico. PARECERISTA: Cons. José Antonio de Carvalho Ferreira I- EMENTA: O Prontuário Médico e as informações nele contidas são protegidos por sigilo devendo ser fornecidas somente com autorização expressa do paciente ou por ordem judicial. Resguardados os ditames da resolução CFM nº1605/2000. II- DA CONSULTA: O Dr. A.I.L. Diretor Clínico do HU-UFGD solicita parecer deste conselho referente a frequentes ofícios dos Juízes, Promotores, Delegados, Defensores Públicos requisitando informações contidas nos prontuários de pacientes atendidos na Instituição (HU). Solicita qual e o entendimento do conselho de como devem proceder nesta situação: III- FUNDAMENTACÃO: CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA: O artigo 73: é vedado ao médico- Revelar fato de que tenha conhecimento em virtude do exercício de sua profissão, salvo por motivo justo, dever legal ou consentimento escrito do paciente. O Parágrafo Único, do mesmo artigo, complementa que permanece essa proibição: a) mesmo que o fato seja de conhecimento público ou o paciente tenha falecido; b) quando do seu depoimento como testemunha, nessa hipótese, declarará perante autoridade do seu impedimento; c) na investigação de crime o médico estará impedido de revelar segredo que possa expor o paciente a processo penal. O artigo 88: é vedado ao médico: Negar ao paciente acesso a seu prontuário, deixar de fornecer cópias quando solicitada, bem como deixar de dar explicações necessárias à sua compreensão, salvo quando ocasionarem riscos ao próprio paciente ou a terceiros.

2 2 O artigo 89: é vedado ao médico: Liberar cópias do prontuário sob sua guarda, salvo quando autorizado por escrito pelo paciente, para atender ordem judicial ou para sua própria defesa. CONSTITUIÇÃO FEDERAL De acordo com o art. 5º, inciso X da Constituição Federal é vedada a transmissão de direitos da personalidade, ou seja, direito à privacidade, intimidade, honra e imagem das pessoas. Assim, a lei maior dispõe primariamente, sobre o sigilo médico em favor do paciente. CÓDIGO PENAL O artigo 154 do Código Penal, que trata do sigilo profissional, conduz a algumas possibilidades da quebra do segredo quando houver justa causa, dever legal e autorização expressa do paciente ou de representantes legais dos absolutamente ou relativamente incapazes. O art. 269 do Código Penal, dispõe que o dever legal se restringe à ocorrência de doenças de comunicação obrigatória ou da ocorrência de crime de ação penal pública incondicionada, cuja comunicação não exponha o paciente a procedimento criminal (incisos I e II do art. 66 da Lei de Contravenções Penais). No entanto convém observar que a lei se refere a comunicação e não a cópia de documentação médica. CÓDIGO CIVIL: O Código Civil, no art. 12, que se refere à reclamação de perdas e danos enuncia em seu parágrafo Único Em se tratando de morto, terá legitimação para requerer a medida prevista neste artigo o cônjuge sobrevivente ou qualquer parente em linha reta ou colateral até o quarto grau. MINISTÉRIO PÚBLICO: Retém o poder de requisitar informações e documentos de órgãos e entidades da Administração Pública, eis que no art. 26, inc. I, alínea "b", da Lei 8.625/93, temos: Art. 26- No exercício de suas funções, o Ministério Público poderá:

3 3 I. Instaurar inquéritos civis e outras medidas e procedimentos administrativos pertinentes e, para instruí-los: a- requisitar informações, exames periciais e documentos de autoridades federais, estaduais e municipais, bem como dos órgãos e entidades da administração direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. 2º - O membro do Ministério Público será responsável pelo uso indevido das informações e documentos que requisitar, inclusive nas hipóteses legais do sigilo. RESOLUÇÃO CFM nº 1.605/2000: CONSIDERANDO O decidido em Sessão Plenária de 15/9/00 RESOLVE: Art. 1º-O médico não pode, sem o consentimento do paciente, revelar o conteúdo do prontuário ou ficha médica. Art. 2º - Nos casos do art. 269 do Código Penal, onde a comunicação de doença é compulsória, o dever do médico restringe-se exclusivamente a comunicar tal fato à autoridade competente, sendo proibida a remessa do prontuário médico do paciente. Art. 3º - Na investigação da hipótese de cometimento de crime o médico está impedido de revelar segredo que possa expor o paciente a processo criminal. Art. 4º-Se na instrução de processo criminal for requisitada, por autoridade judiciária competente, a apresentação do conteúdo do prontuário ou da ficha médica, o médico disponibilizará os documentos ao perito nomeado pelo juiz, para que neles seja realizada perícia restrita aos fatos em questionamento. Art. 5º-Se houver autorização expressa do paciente, tanto na solicitação como em documento diverso, o médico poderá encaminhar a ficha ou prontuário médico diretamente à autoridade requisitante. Art. 6º-O médico deverá fornecer cópia da ficha ou do prontuário médico desde que solicitado pelo paciente ou requisitado pelos Conselhos Federal ou Regional de Medicina. Art. 7º-Para sua defesa judicial, o médico poderá apresentar a ficha ou prontuário médico à autoridade competente, solicitando que a matéria seja mantida em segredo de justiça.

4 4 Art. 8º-Nos casos não previstos nesta resolução e sempre que houver conflito no tocante à remessa ou não dos documentos à autoridade requisitante, o médico deverá consultar o Conselho de Medicina, onde mantém sua inscrição, quanto ao procedimento a ser adotado. PARECER CFM Nº. 6/10, em sua Ementa, enuncia: O prontuário médico de paciente falecido não deve ser liberado diretamente aos parentes do de cujus, sucessores ou não. O direito ao sigilo, garantido por lei ao paciente vivo, tem efeitos projetados para além da morte. A liberação do prontuário só deve ocorrer ante decisão judicial ou requisição do CFM ou de CRM. RESOLUÇÃO Nº 326/2012 (CREMEP): Dispõe sobre os procedimentos a serem observados pelos médicos e unidades de saúde na prestação de informações às autoridades públicas sobre pacientes vítimas de ato violento. RESOLVE: Art. 1º - Em razão do interesse do Poder Público pelo restabelecimento da ordem jurídica, que dá origem às ações penais públicas incondicionadas, poderão ser fornecidas pelas unidades de saúde e pelos médicos às autoridades públicas (Delegado de Polícia, Juiz e Promotor do Ministério Público), sem que isso configure quebra de sigilo médico, informações sobre pacientes vítimas de ato violento. Art. 2º - Tais informações devem restringir-se à qualificação do paciente e ao que possa contribuir tão somente para apuração dos fatos, com o tipo de lesão sofrida, período de internação, incluindo o local onde foi encontrado,no caso de atendimento pré-hospitalar; não sendo de modo algum permitidas outras informações que comprometam a intimidade da vítima, a relação de confiança médico/paciente, o dever de sigilo ético-profissional que norteia a Medicina. Art.3º - Nos casos em que o paciente, vítima de ato violento, vier a óbito, somente as informações elencadas no artigo 2º desta Resolução poderão ser fornecidas. Art.4º - Constitui motivo justo para a quebra do sigilo médico solicitação formulada pela autoridade Policial, Judicial ou Ministério Público quando o paciente, atendido na unidade hospitalar, figurar como vítima de crime de ação penal pública, cujo processo independe de representação.

5 5 Art.5ª Não constitui violação ética o fornecimento de informações pelos médicos e unidades de saúde às autoridades policiais, judiciais e ao Ministério Público, exceto aquelas que exorbitem as delimitações contidas no artigo 2º. Nesta hipótese, será imprescindível autorização expressa do paciente ou seu responsável legal, em documento que, obrigatoriamente, deverá constar do prontuário medico. RESOLUÇÃO Nº. 05/84 CRM-PR,(O que seria o dever legal e a justa causa). 1) São casos constitutivos do dever legal, as seguintes circunstâncias: a) Os casos de doenças infecto-contagiosas de notificação compulsória ou de outras de declaração obrigatória (doenças profissionais, toxicomania, etc); b) As perícias jurídicas; c) Quando o médico está revestido de função em que tenha de se pronunciar sobre o estado do examinado (serviços biométricos, junta de saúde, serviços de companhias de seguros, etc.), devendo os laudos e pareceres ser nesses casos limitados ao mínimo indispensável, sem desvendar, se possível, o diagnóstico; d) Os atestados de óbito; e) Quando se tratando de menores, nos casos de sevícias, castigos corporais, atentados ao pudor, supressão intencional de alimentos; f) Os casos de crime, quando houver inocente condenado e o cliente, culpado, não se apresentar à justiça, apesar dos conselhos e solicitações do médico; g) Os casos de abortamento criminoso, desde que ressalvados os interesses do cliente; - É aconselhável o uso, em código da nomenclatura internacional de doenças e causas de morte. 2) São casos constitutivos de "justa causa": a) Quando o paciente for menor e se tratar de lesão ou enfermidade que exija assistência ou medida profilática por parte da família ou envolva responsabilidade de terceiros, cabendo ao médico revelar o fato aos pais, tutores ou outras pessoas sob cuja guarda ou dependência estiver o paciente; b) Para evitar o casamento de portador de defeito físico irremediável ou moléstia grave transmissível por contágio ou herança, capaz de por em risco a saúde do futuro cônjuge ou

6 6 de sua descendência, casos suscetíveis de motivar anulação de casamento, em que o médico esgotará primeiro, todos os meios idôneos para evitar a quebra do sigilo; c) Quando se tratar de fato delituoso previsto em lei ou a gravidade de suas consequências sobre terceiros, crie para o médico o imperativo de consciência para revelá-lo a autoridade competente." IV-CONCLUSÃO: São Documentos Médicos os prontuários, atestados, declarações, boletins, solicitações e resultados de exames, relatórios e laudos periciais elaborados em processos judiciais. O prontuário médico é constituído por um conjunto de informações, geradas a partir de fatos, acontecimentos, situações sobre a saúde do paciente e a assistência prestada. É documento de caráter legal, sigiloso, científico, que possibilita a comunicação entre membros da equipe multiprofissional e a continuidade da atenção prestada ao indivíduo. Pode-se perceber da leitura da legislação vigente, dos artigos, resoluções, pareceres e das Notas Técnicas, que a liberação do prontuário médico ou qualquer documento médico envolve o sigilo profissional. De acordo com a legislação, constitui quebra do dever do sigilo médico a liberação de documento de responsabilidade médica, sob a guarda de profissional ou instituição de saúde exceto nas seguintes situações: a) Autorização expressa do paciente; b) Existência de justa causa; c) Dever legal; d) Decisão judicial (ao perito oficial); e) Requisição dos Conselhos Federal e Regional de Medicina. Este é o parecer S.M.J. Naviraí//MS 12 de fevereiro de2017 Dr. José Antônio de Carvalho Ferreira Parecerista Parecer aprovado na Sessão Plenária do dia Dr. Celso Rafael Gonçalves Codorniz Presidente

Prontuário do paciente (médico) é um documento único. constituído de um conjunto de informações, sinais e imagens

Prontuário do paciente (médico) é um documento único. constituído de um conjunto de informações, sinais e imagens AULA 11 Prontuário do paciente (médico) é um documento único constituído de um conjunto de informações, sinais e imagens registradas, geradas a partir de fatos, acontecimentos e situações sobre a saúde

Leia mais

PRONTUÁRIO MÉDICO OU DO PACIENTE PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA

PRONTUÁRIO MÉDICO OU DO PACIENTE PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PRONTUÁRIO MÉDICO OU DO PACIENTE PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CONCEITO Prontuário do paciente (médico) é um documento único constituído de um conjunto de informações, sinais e imagens registradas, geradas

Leia mais

CURSO DE ÉTICA MÉDICA Cons. Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos 1a. Secretária CRMMG

CURSO DE ÉTICA MÉDICA Cons. Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos 1a. Secretária CRMMG CURSO DE ÉTICA MÉDICA - 2016 Cons. Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos 1a. Secretária CRMMG Sigilo Profissional Demanda Judicial Cons. Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos 1a. Secretária CRMMG Princípio

Leia mais

Resolução nº 326/2012 (Publicada no Diário Oficial do Estado em 13/12/2012, Cad. 4, p. 3)

Resolução nº 326/2012 (Publicada no Diário Oficial do Estado em 13/12/2012, Cad. 4, p. 3) Resolução nº 326/2012 (Publicada no Diário Oficial do Estado em 13/12/2012, Cad. 4, p. 3) Dispõe sobre os procedimentos a serem observados pelos médicos e unidades de saúde na prestação de informações

Leia mais

INTERESSADO: W. N. dos S. Diretor Geral do Hospital Vale do Guaporé. CONSELHEIRA CONSULTORA: Dra. Hildenete Monteiro Fortes

INTERESSADO: W. N. dos S. Diretor Geral do Hospital Vale do Guaporé. CONSELHEIRA CONSULTORA: Dra. Hildenete Monteiro Fortes 1 1 2 3 4 5 6 7 PROCESSO CONSULTA CRM-MT Nº 16/2013 PARECER CONSULTA CRM-MT Nº 23/2013 DATA DA ENTRADA: 23 de outubro de 2013 INTERESSADO: W. N. dos S. Diretor Geral do Hospital Vale do Guaporé CONSELHEIRA

Leia mais

Sigilo Profissional. Cons. Hermann A. V. Von Tiesenhausen CRMMG

Sigilo Profissional. Cons. Hermann A. V. Von Tiesenhausen CRMMG Sigilo Profissional Cons. Hermann A. V. Von Tiesenhausen CRMMG UNIFESP SÃO PAULO Princípio do Sigilo Hipócrates Sobre aquilo que vir ou ouvir respeitante à vida dos doentes, no exercício da minha profissão

Leia mais

PARECER CRM/MS N 13/2011 PROCESSO CONSULTA CRM MS N. 05/2011 ASSUNTO

PARECER CRM/MS N 13/2011 PROCESSO CONSULTA CRM MS N. 05/2011 ASSUNTO PARECER CRM/MS N 13/2011 PROCESSO CONSULTA CRM MS N. 05/2011 ASSUNTO: Liberação de prontuário sigilo médico médico legista. CONSELHEIROS PARECERISTAS: Denise Aparecida de Almeida Tamazato e José Antonio

Leia mais

CONSULTA Nº /2014

CONSULTA Nº /2014 Autarquia Federal Lei nº 3.268/57 CONSULTA Nº 70.906/2014 Assunto: Encaminhamento de cópias de laudos médicos periciais a Delegado de Polícia. Relatora: Dra. Claudia Tejeda Costa, Advogada do. Parecer

Leia mais

Tópicos da aula de hoje. Sigilo Médico. Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Módulo: Responsabilidade Civil na Saúde AULA 19

Tópicos da aula de hoje. Sigilo Médico. Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Módulo: Responsabilidade Civil na Saúde AULA 19 AULA 19 Tópicos da aula de hoje Sigilo Médico Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Módulo: Responsabilidade Civil na Saúde A quebra do sigilo médico enseja ação indenizatória por dano moral

Leia mais

PARECER CREMEC Nº 09/ /02/2013

PARECER CREMEC Nº 09/ /02/2013 PARECER CREMEC Nº 09/2013 23/02/2013 PROCESSO-CONSULTA PROTOCOLO CREMEC nº 406/2012 Interessado: Laboratório Clementino Fraga Ltda Assunto: Remessa de laudos de exames para operadora Relator: Dr. Antônio

Leia mais

Ética e sigilo na divulgação de. médicas. Jorge R. Ribas Timi

Ética e sigilo na divulgação de. médicas. Jorge R. Ribas Timi Ética e sigilo na divulgação de informações médicas Jorge R. Ribas Timi Por que se faz divulgação de assuntos médicos? 1. Informação 2. publicidade Exercer a Medicina é respeitar o Código de Ética Médica

Leia mais

PARECER CREMEB 23/11 (Aprovado em Sessão da 1ª Câmara de 04/08/2011)

PARECER CREMEB 23/11 (Aprovado em Sessão da 1ª Câmara de 04/08/2011) PARECER CREMEB 23/11 (Aprovado em Sessão da 1ª Câmara de 04/08/2011) EXPEDIENTE CONSULTA N.º 194.174/10 Assunto: Manuseio de Prontuário por auditores do SUS de área de qualificação diversa da Medicina,

Leia mais

PARECER CREMEC Nº 21/ /07/2011

PARECER CREMEC Nº 21/ /07/2011 PARECER CREMEC Nº 21/2011 23/07/2011 Processo-Consulta Protocolo CREMEC nº 3343/2011 Interessado: José Maria Barbosa Soares - Cel. QOPM Diretor de Saúde e Assistência Social da PMCE Assunto: informação

Leia mais

ÉTICA MÉDICA. Código de Ética Médica - Resolução do Conselho Federal de Medicina n , de 17 de setembro de 2009

ÉTICA MÉDICA. Código de Ética Médica - Resolução do Conselho Federal de Medicina n , de 17 de setembro de 2009 AULA 29 ÉTICA MÉDICA Código de Ética Médica - Resolução do Conselho Federal de Medicina n. 1.931, de 17 de setembro de 2009 COLTRI, Marcos; DANTAS, Eduardo. Comentários ao código de ética médica. 2. ed.

Leia mais

PRONTUÁRIO MÉDICO PRONTUÁRIO DO PACIENTE. Conselheiro Aizenaque Grimaldi de Carvalho

PRONTUÁRIO MÉDICO PRONTUÁRIO DO PACIENTE. Conselheiro Aizenaque Grimaldi de Carvalho PRONTUÁRIO MÉDICO PRONTUÁRIO DO PACIENTE Conselheiro Aizenaque Grimaldi de Carvalho Hipócrates, no século 5 A.C., dizia que o registro médico deveria refletir exatamente o curso da doença e indicar as

Leia mais

INFORMATIVO JURÍDICO Nº 04/2018

INFORMATIVO JURÍDICO Nº 04/2018 INFORMATIVO JURÍDICO Nº 04/2018 EMENTA: DOCUMENTAÇÃO MÉDICA DO PACIENTE. DEVER DE GUARDA. CONJUNTO DE DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES REFERENTES AOS CUIDADOS MÉDICOS. SIGILO PROFISSIONAL. Serve o presente para

Leia mais

CONSULTA Nº /14

CONSULTA Nº /14 Autarquia Federal Lei nº 3.268/57 CONSULTA Nº 108.655/14 Assunto: Encaminhamento de cópias de laudos médicos periciais a Delegado de Polícia e Procuradores Federais da República. Relatores: Conselheiro

Leia mais

PRONTUÁRIO MÉDICO. Conselheiro: Renato Françoso Filho

PRONTUÁRIO MÉDICO. Conselheiro: Renato Françoso Filho PRONTUÁRIO MÉDICO Conselheiro: Renato Françoso Filho ASPECTOS ÉTICOS NA RELAÇÃO MÉDICO-PACIENTE CAPÍTULO II - DIREITOS DO MÉDICO É direito do médico: I - Exercer a Medicina sem ser discriminado por questões

Leia mais

PARECER CREMEC Nº 32/ /10/2010

PARECER CREMEC Nº 32/ /10/2010 PARECER CREMEC Nº 32/2010 01/10/2010 PROCESSO-CONSULTA PROTOCOLOS CREMEC 6925/10 e 6934/10 INTERESSADO: HOSPITAL MUNICIPAL DR. JOÃO ELÍSIO DE HOLANDA ASSUNTO: LIBERAÇÃO DE PRONTUÁRIO MÉDICO PARA A PROMOTORIA

Leia mais

CONSULTA Nº /05

CONSULTA Nº /05 1 CONSULTA Nº 38.981/05 Assunto: Emissão de laudos médicos, a pedido do próprio paciente, para fins periciais da Previdência Social. Relator: Conselheiro Renato Françoso Filho. Ementa: Os laudos e autos

Leia mais

Segredo Profissional

Segredo Profissional Segredo Profissional Definição: Segredo é tudo aquilo que por sua natureza ou contrato deve ser mantido em oculto. Esta coisa oculta, fundamenta-se na confiança, na confidência e na justiça. Sem confiança

Leia mais

DOCUMENTOS MÉDICOS. Documento:

DOCUMENTOS MÉDICOS. Documento: PRONTUÁRIO MÉDICO DOCUMENTOS MÉDICOS Documento: 1 - Qualquer base de conhecimento, fixada materialmente e disposta de maneira que se possa utilizar para consulta, estudo, prova, etc. (Buarque de Holanda).

Leia mais

O presidente do CRM/MG encaminha solicitação de conselheiro e requer manifestação do CFM quanto ao Parecer Consulta CRM-MG 4074/10, de sua autoria.

O presidente do CRM/MG encaminha solicitação de conselheiro e requer manifestação do CFM quanto ao Parecer Consulta CRM-MG 4074/10, de sua autoria. PARECER CFM nº 7/16 INTERESSADO: CRM-MG ASSUNTO: Liberação de prontuário para perícia indireta de embriaguez alcoólica. RELATOR: Cons. José Albertino Souza EMENTA: Na investigação da hipótese de cometimento

Leia mais

PARECER CRM/MS N 12/2016 PROCESSO CONSULTA N.

PARECER CRM/MS N 12/2016 PROCESSO CONSULTA N. PARECER CRM/MS N 12/2016 PROCESSO CONSULTA N. 10/2016 Interessado: V. P. DE E. M. SS Conselheiro Relator: Dr. Faisal Augusto Alderete Esgaib ASSUNTO: Cobrança de honorários para emissão de laudo, atestado,

Leia mais

SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS E AUTÁRQUICOS EM SÃO CAETANO DO SUL

SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS E AUTÁRQUICOS EM SÃO CAETANO DO SUL SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS E AUTÁRQUICOS EM SÃO CAETANO DO SUL Rua Engenheiro Rebouças, 74 - Seio Caetano do Sul - SP Telefax: (11) 4226.1567 - e-mail: sindserv.scseterra.com.br NOTA DO DEPTO. JURÍDICO

Leia mais

PARECER N.º 1105/98-CRMPR PROTOCOLO N.º 4127/98 ASSUNTO: PRONTUÁRIO MÉDICO CÓPIA À AUTORIDADE POLICIAL PARECERISTA: AFONSO PROENÇO BRANCO FILHO

PARECER N.º 1105/98-CRMPR PROTOCOLO N.º 4127/98 ASSUNTO: PRONTUÁRIO MÉDICO CÓPIA À AUTORIDADE POLICIAL PARECERISTA: AFONSO PROENÇO BRANCO FILHO CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO PARANÁ RUA VICTÓRIO VIEZZER. 84 - CAIXA POSTAL 2.208 - CEP 80810-340 - CURITIBA - PR FONE: (41) 3240-4000 - FAX: (41) 3240-4001 - SITE: www.crmpr.org.br - E-MAIL: protocolo@crmpr.org.br

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA EM BATATAIS

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA EM BATATAIS DR. ULISSES MARTINS MINICUCCI DELEGADO SUPERINTENDENTE ADJUNTO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA EM BATATAIS Data: 21/06/2018 Horário: 20:00h Ética - conceito: Conjunto de normas e atitudes de caráter

Leia mais

Governança Corporativa. A visão legal dos Riscos Corporativos. Ricardo Abreu. Emerson Eugenio de Lima. Brasil Estados Unidos Canadá Paraguai

Governança Corporativa. A visão legal dos Riscos Corporativos. Ricardo Abreu. Emerson Eugenio de Lima. Brasil Estados Unidos Canadá Paraguai Governança Corporativa Ricardo Abreu A visão legal dos Riscos Corporativos Emerson Eugenio de Lima Brasil Estados Unidos Canadá Paraguai França Espanha Portugal Ucrânia GOVERNANÇA CORPORATIVA CORPORATE

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO MPE. Organização do Ministério Público. Lei Complementar 106/2003 Parte 7. Prof. Karina Jaques

LEGISLAÇÃO DO MPE. Organização do Ministério Público. Lei Complementar 106/2003 Parte 7. Prof. Karina Jaques LEGISLAÇÃO DO MPE Organização do Ministério Público Lei Complementar 106/2003 Parte 7 Prof. Karina Jaques Art. 35 - No exercício de suas funções, cabe ao Ministério Público: l - instaurar inquéritos civis

Leia mais

SIGILO PROFISSIONAL NA ERA DA INFORMAÇÃO

SIGILO PROFISSIONAL NA ERA DA INFORMAÇÃO XII SEMINÁRIO SOBRE RESPONSABILIDADE MÉDICA CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DA BAHIA A RESPONSABILIDADE MÉDICA PELA VIOLAÇÃO DO DEVER DE SIGILO PROFISSIONAL NA ERA DA INFORMAÇÃO ÉRICA DE MENESES

Leia mais

PROCESSO-CONSULTA CFM 62/2012 PARECER CFM 47/2017 INTERESSADO:

PROCESSO-CONSULTA CFM 62/2012 PARECER CFM 47/2017 INTERESSADO: PROCESSO-CONSULTA CFM nº 62/2012 PARECER CFM nº 47/2017 INTERESSADO: Ministério da Previdência e Assistência Social ASSUNTO: Atuação de médicos peritos na força-tarefa com o Ministério Público Federal

Leia mais

DESPACHO SEJUR N.º 373/2016

DESPACHO SEJUR N.º 373/2016 DESPACHO SEJUR N.º 373/2016 (Aprovado em Reunião de Diretoria em 13/07/2016) Interessado: P. S. R. A. Expedientes n.º 6829/2016 Assunto: Análise Jurídica. Utilização de novas tecnologias. Necessidade de

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Inquérito policial Características Parte 4 Prof. Thiago Almeida > Observação: o sigilo das investigações na Lei 12.850/13: Art. 23. O sigilo da investigação poderá ser decretado

Leia mais

SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA CCJC AOS PROJETOS DE LEI N os 215, E 1.589, DE 2015

SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA CCJC AOS PROJETOS DE LEI N os 215, E 1.589, DE 2015 SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA CCJC AOS PROJETOS DE LEI N os 215, 1.547 E 1.589, DE 2015 Estabelece causa de aumento de pena para o crime contra a honra praticado com o emprego de equipamento, aparelho, dispositivo

Leia mais

PARECER CFM Nº 42/2016 INTERESSADOS:

PARECER CFM Nº 42/2016 INTERESSADOS: PARECER CFM Nº 42/2016 INTERESSADOS: CRM-ES; direção técnica do Hospital Unimed Limeira; serviço social da empresa Usina Central do Paraná S/A; direção técnica do Hospital São José dos Pinhais. ASSUNTO:

Leia mais

De: Junta Médica Pericial Para: Médico Assistente SOLICITAÇÃO DE INFORMAÇÕES MÉDICAS PARA FINS PERICIAIS

De: Junta Médica Pericial Para: Médico Assistente SOLICITAÇÃO DE INFORMAÇÕES MÉDICAS PARA FINS PERICIAIS De: Junta Médica Pericial Para: Médico Assistente SOLICITAÇÃO DE INFORMAÇÕES MÉDICAS PARA FINS PERICIAIS NOME DO SEGURADO: Idade: Como médico assistente, solicito, a pedido do(a) segurado(a) abaixo assinado,

Leia mais

Código de Processo Penal Disposições relevantes em matéria de Comunicação Social

Código de Processo Penal Disposições relevantes em matéria de Comunicação Social Código de Processo Penal Disposições relevantes em matéria de Comunicação Social Artigo 86. o Publicidade do processo e segredo de justiça 1. O processo penal é, sob pena de nulidade, público a partir

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA DESPACHO SEJUR n.º 254/2010 (Aprovado em Reunião de Diretoria em 08/06/2010) Expediente CFM n.º 3667/2010 Assunto: Fornecimento pelo médico de Prontuário a Autoridade Policial,

Leia mais

Curso de Urgências e Emergências Ginecológicas. Sigilo Médico X Adolescente

Curso de Urgências e Emergências Ginecológicas. Sigilo Médico X Adolescente Curso de Urgências e Emergências Ginecológicas Sigilo Médico X Adolescente Estatuto da Criança e do Adolescente/1990 Proteção integral, prioridade e política de atendimento à criança e ao adolescente.

Leia mais

ASSUNTO: QUAL O PROFISSIONAL RESPONSÁVEL PELO PREENCHIMENTO DO ATESTADO MÉDICO DA CAT?

ASSUNTO: QUAL O PROFISSIONAL RESPONSÁVEL PELO PREENCHIMENTO DO ATESTADO MÉDICO DA CAT? 1 PARECER CRM/MS N 03/2007 PROCESSO CONSULTA CRM MS Nº 05/2007 ASSUNTO: QUAL O PROFISSIONAL RESPONSÁVEL PELO PREENCHIMENTO DO ATESTADO MÉDICO DA CAT? RELATOR: CONS. MOACYR BATTISTETTI. SOLICITANTE DE VISTA:

Leia mais

RESOLUÇÃO CFP Nº 01/2009 E 05/2010

RESOLUÇÃO CFP Nº 01/2009 E 05/2010 RESOLUÇÃO CFP Nº 01/2009 E 05/2010 É obrigatório o registro documental sobre a prestação de serviços psicológicos; Mantido em local que garanta sigilo e privacidade e mantenha-se à disposição dos Conselhos

Leia mais

EMENTA: Encargos da atividade médica - Negativa de função pericial - Sigilo médico CONSULTA

EMENTA: Encargos da atividade médica - Negativa de função pericial - Sigilo médico CONSULTA PARECER Nº 2470/2014 CRM-PR PROCESSO CONSULTA N.º 26/2014 - PROTOCOLO N.º 10710/2014 ASSUNTO: SOLICITAÇÃO DE ATENDIMENTOS DOMICILIARES PELO MINISTÉRIO PÚBLICO PARECERISTA: CONS. JULIERME LOPES MELLINGER

Leia mais

UNIFESP. Comissão de Ética Médica CREMESP

UNIFESP. Comissão de Ética Médica CREMESP UNIFESP Comissão de Ética Médica CREMESP PRONTUÁRIO RIO MÉDICOM Conceito É um conjunto de documentos médicos padronizados e ordenados, destinados ao registro dos cuidados profissionais prestados ao paciente

Leia mais

PROVIMENTO 303/CGJ/2015: O QUE MUDOU NO PROCEDIMENTO DE EXPEDIÇÃO DE CERTIDÃO DE INTEIRO TEOR

PROVIMENTO 303/CGJ/2015: O QUE MUDOU NO PROCEDIMENTO DE EXPEDIÇÃO DE CERTIDÃO DE INTEIRO TEOR PROVIMENTO 303/CGJ/2015: O QUE MUDOU NO PROCEDIMENTO DE EXPEDIÇÃO DE CERTIDÃO DE INTEIRO TEOR *Felipe de Mendonça Pereira Cunha O Provimento 303/CGJ/2015 foi publicado no Diário do Judiciário Eletrônico

Leia mais

Parecer CREMEC n 2/ /05/2018

Parecer CREMEC n 2/ /05/2018 Parecer CREMEC n 2/2018 21/05/2018 Assunto: Morte de médico e prontuários dos pacientes Interessados: 1) esposo de médica falecida; 2) administrador de clínica. Parecerista: Cons. Helvécio Neves Feitosa

Leia mais

Documentos e Feitos Sob Sigilo ou em Segredo de Justiça

Documentos e Feitos Sob Sigilo ou em Segredo de Justiça Documentos e Feitos Sob Sigilo ou em Segredo de Justiça Os documentos, as medidas cautelares e os procedimentos criminais sigilosos exigirão cuidado diferenciado art. 87 Considera-se sob sigilo qualquer

Leia mais

INSTRUÇÃO PROMOTOR NATURAL: O

INSTRUÇÃO PROMOTOR NATURAL: O INSTRUÇÃO PROMOTOR NATURAL: O inquérito civil e o procedimento preparatório serão presididos pelo membro do Ministério Público a quem for conferida essa atribuição, nos termos da normatização de regência.

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE MATO GROSSO

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE MATO GROSSO 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 PARECER CRM-MT Nº 15/2013 INTERESSADA: Dra. A. M.de S. N. L. CONSELHEIRO PARECERISTA: Dr. Gabriel Felsky dos Anjos ASSUNTO: Médico plantonista tem obrigação de realizar exames de

Leia mais

PARECER CREMEC N.º 12/ /07/2014

PARECER CREMEC N.º 12/ /07/2014 PARECER CREMEC N.º 12/2014 14/07/2014 PROCESSO-CONSULTA Protocolo CREMEC nº 10255/2013 INTERESSADO: PERÍCIA FORENSE DO ESTADO DO CEARÁ (PEFOCE) ASSUNTO: CÂMARA DE SEGURANÇA EM SALA DE NECRÓPSIA RELATOR:

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA EMENTA: ANÁLISE SOBRE A POSSIBILIDADE DE CÓPIAS DE SINDICÂNCIAS E PROCESSOS ÉTICOS PARA DELEGADOS DE POLÍCIA, POR PEDIDO DE OFÍCIO. IMPOSSIBILIDADE. Nota Técnica de Expediente

Leia mais

22 de setembro de 2015 Belo Horizonte Luciano Nunes

22 de setembro de 2015 Belo Horizonte Luciano Nunes Palestra Quebra de sigilo bancário, fiscal e telefônico e sua repercussão nas cooperativas 22 de setembro de 2015 Belo Horizonte Luciano Nunes 1) NORMATIVIDADE PENAL CONTEMPORÂNEA; 2) DIREITOS CONSTITUCIONAIS

Leia mais

CONSULTA Nº 7.425/16

CONSULTA Nº 7.425/16 1 CONSULTA Nº 7.425/16 Assunto: Sobre legitimidade para requerer a segunda opinião. Relator: Conselheiro Reinaldo Ayer de Oliveira. Ementa: A junta médica deve ser composta pelos médicos que divergem sobre

Leia mais

Consulta: Relação a procedimento legal e ético com paciente com diagnóstico de HIV Perguntas norteadoras: O Caso Da Análise Bioética

Consulta: Relação a procedimento legal e ético com paciente com diagnóstico de HIV Perguntas norteadoras: O Caso Da Análise Bioética Parecer nº 33/2017 Processo Consulta nº 27/2017 Consulente: C. F. A. B. A. Consulta: Relação a procedimento legal e ético com paciente com diagnóstico de HIV. Questionamentos respondidos com base em parecer

Leia mais

MEDICINA LEGAL MARIO JORGE TSUCHIYA

MEDICINA LEGAL MARIO JORGE TSUCHIYA MEDICINA LEGAL MARIO JORGE TSUCHIYA Botucatu - UNESP - 2008 Medicina Legal é a aplicação de conhecimentos médicos e biológicos na elaboração e execução das leis que deles carecem. MEDICINA CURATIVA MEDICINA

Leia mais

IGP-RS. direito processual penal. Prof. Joerberth Nunes.

IGP-RS. direito processual penal. Prof. Joerberth Nunes. IGP-RS direito processual penal Prof. Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br direito processual penal MATERIAL DE REVISÃO PRÉ-PROVA PARA CONCURSO DO IGP INQUÉRITO POLICIAL O inquérito policial

Leia mais

PORTARIA MS/GM Nº 1.508, DE 1º DE SETEMBRO DE 2005 Diário Oficial da União; Poder Executivo, Brasília, DF, 2 set Seção 1, p.

PORTARIA MS/GM Nº 1.508, DE 1º DE SETEMBRO DE 2005 Diário Oficial da União; Poder Executivo, Brasília, DF, 2 set Seção 1, p. MINISTÉRIO DA SAÚDE GABINETE DO MINISTRO PORTARIA MS/GM Nº 1.508, DE 1º DE SETEMBRO DE 2005 Diário Oficial da União; Poder Executivo, Brasília, DF, 2 set. 2005. Seção 1, p. 124 5 Dispõe sobre o Procedimento

Leia mais

Questão 01) O inquérito policial consiste no conjunto de diligências efetuadas pela polícia judiciária para a

Questão 01) O inquérito policial consiste no conjunto de diligências efetuadas pela polícia judiciária para a Questão 01) O inquérito policial consiste no conjunto de diligências efetuadas pela polícia judiciária para a apuração de uma infração penal e de sua autoria. Tratase de procedimento investigatório de

Leia mais

DECLARAÇÃO DE ÓBITO ( D. O.) Cons. - José Albertino Souza

DECLARAÇÃO DE ÓBITO ( D. O.) Cons. - José Albertino Souza DECLARAÇÃO DE ÓBITO ( D. O.) Cons. - José Albertino Souza O QUE É A DECLARAÇÃO DE ÓBITO? - documento-base do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde (SIM/MS). - composto de 03 (três)

Leia mais

XVIII Jornada Catarinense de Saúde Ocupacional Dias 30 de abril, 01 e 02 de maio de 2015 Blumenau Santa Catarina - Brasil

XVIII Jornada Catarinense de Saúde Ocupacional Dias 30 de abril, 01 e 02 de maio de 2015 Blumenau Santa Catarina - Brasil XVIII Jornada Catarinense de Saúde Ocupacional Dias 30 de abril, 01 e 02 de maio de 2015 Blumenau Santa Catarina - Brasil TEMA: Aspectos éticos, técnicos e legais dos atestados médicos e sua validação

Leia mais

CONSULTA FUNDAMENTAÇÃO E PARECER

CONSULTA FUNDAMENTAÇÃO E PARECER PARECER Nº 2546/2017- ASSUNTO: UPA - CONTRATAÇÃO DE MÉDICOS RADIOLOGISTAS AUSÊNCIA DE RESPONSÁVEL TÉCNICO - NECESSIDADE DE ADEQUAÇÕES PARECERISTA: CONS.º LUTERO MARQUES DE OLIVEIRA EMENTA: Necessidade

Leia mais

PARECER CREMEC Nº 34/ /10/2010

PARECER CREMEC Nº 34/ /10/2010 PARECER CREMEC Nº 34/2010 08/10/2010 PROCESSO-CONSULTA PROTOCOLO CREMEC 0496/09 INTERESSADO: DANIELA CHIESA ASSUNTO: ALTA A PEDIDO DO PACIENTE ADULTO TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO PARA USO DE HEMOCOMPONENTES

Leia mais

RESOLUÇÃO CFP Nº 01/2009 E 05/2010

RESOLUÇÃO CFP Nº 01/2009 E 05/2010 RESOLUÇÃO CFP Nº 01/2009 E 05/2010 É obrigatório o registro documental sobre a prestação de serviços psicológicos; Mantido em local que garanta sigilo e privacidade e mantenha-se à disposição dos Conselhos

Leia mais

MEDICINA LEGAL. Traumatologia. Perícia Parte 3. Profª. Leilane Verga

MEDICINA LEGAL. Traumatologia. Perícia Parte 3. Profª. Leilane Verga MEDICINA LEGAL Traumatologia Parte 3 Profª. Leilane Verga DOCUMENTOS MÉDICO-LEGAIS Documento = toda anotação escrita que tem a finalidade de reproduzir e representar uma manifestação do pensamento Documento

Leia mais

NORMAS PARA CONSULTA AS INFORMAÇÕES DOS PRONTUÁRIOS E OBTENÇÃO DE CÓPIAS

NORMAS PARA CONSULTA AS INFORMAÇÕES DOS PRONTUÁRIOS E OBTENÇÃO DE CÓPIAS 1 NORMAS PARA CONSULTA AS INFORMAÇÕES DOS PRONTUÁRIOS E OBTENÇÃO DE CÓPIAS O Serviço de Prontuário do Paciente (SPP) do Hospital Universitário da UFSC procura, através deste protocolo, aplicar os princípios

Leia mais

PARECER CREMEC N.º 08/ /03/2014

PARECER CREMEC N.º 08/ /03/2014 PARECER CREMEC N.º 08/2014 14/03/2014 PROCESSO CONSULTA PROTOCOLO CREMEC Nº 6975/12 ASSUNTO: ÉTICA DA RELAÇÃO ENTRE HOSPITAIS E OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE. INTERESSADO: HOSPITAL SÃO MATEUS PARECERISTA:

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 4.840, DE 2016 (Do Sr. Alberto Fraga)

PROJETO DE LEI N.º 4.840, DE 2016 (Do Sr. Alberto Fraga) *C0059067A* C0059067A CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 4.840, DE 2016 (Do Sr. Alberto Fraga) Estabelece normas de atuação dos advogados das instituições de ensino superior que mantenham atendimento

Leia mais

DA CONSULTA DO PARECER

DA CONSULTA DO PARECER PROCESSO-CONSULTA CFM nº 27/2016 PARECER CFM nº 32/2017 INTERESSADO: Dra. E. T. M. M. ASSUNTO: Divulgação em sítio eletrônico oficial de listagem de pacientes que aguardam por consulta, exames e intervenções

Leia mais

QUALIDADE DOS ARQUIVOS MÉDICOS UNIMED LITORAL

QUALIDADE DOS ARQUIVOS MÉDICOS UNIMED LITORAL QUALIDADE DOS ARQUIVOS MÉDICOS UNIMED LITORAL Caro prestador! Com a intenção de auxiliar na qualificação dos processos operacionais, agrupamos as informações abaixo para orientar as equipes assistenciais

Leia mais

PARECER CONSULTA N 012/2015

PARECER CONSULTA N 012/2015 PARECER CONSULTA N 012/2015 Processo Consulta n 007/2015 Interessado: Dr. J.M.G.C. Assunto: Informação de código CID-10 em solicitações médicas por via eletrônica. Relator: Dr. Thales Gouveia Limeira Ementa:

Leia mais

PROF. Leonardo Galardo DIREITO PROCESSUAL PENAL

PROF. Leonardo Galardo DIREITO PROCESSUAL PENAL 01) O inquérito policial consiste no conjunto de diligências efetuadas pela polícia judiciária para a apuração de uma infração penal e de sua autoria. Trata se de procedimento investigatório de caráter

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Acesso à Justiça Profª. Liz Rodrigues - O representante do atua em todos os procedimentos que correm na Vara da Infância e Juventude. - Ou ele atua como parte ou, necessariamente,

Leia mais

Recusa em permitir transfusão de sangue - Resolução CFM 1021 de 26/9/ *****

Recusa em permitir transfusão de sangue - Resolução CFM 1021 de 26/9/ ***** Recusa em permitir transfusão de sangue - Resolução CFM 1021 de 26/9/1980 - ***** Ementa: Adota os fundamentos do parecer no processo CFM n.º 21/80, como interpretação autêntica dos dispositivos deontológicos

Leia mais

IMPORTÂNCIA DA NOTIFICAÇÃO DE DOENÇAS E AGRAVOS DE INTERESSE EM SAÚDE PÚBLICA

IMPORTÂNCIA DA NOTIFICAÇÃO DE DOENÇAS E AGRAVOS DE INTERESSE EM SAÚDE PÚBLICA IMPORTÂNCIA DA NOTIFICAÇÃO DE DOENÇAS E AGRAVOS DE INTERESSE EM SAÚDE PÚBLICA Cons. Bruno Gil de Carvalho Lima Doutor em Saúde Pública (Epidemiologia) 22/09/2017 Histórico Histórico Lei n o 6.259, de

Leia mais

PARECER CREMEC 06/ /02/11. PROCESSO-CONSULTA PROTOCOLO CREMEC n 4198/10

PARECER CREMEC 06/ /02/11. PROCESSO-CONSULTA PROTOCOLO CREMEC n 4198/10 PARECER CREMEC 06/2011 26/02/11 PROCESSO-CONSULTA PROTOCOLO CREMEC n 4198/10 INTERESSADO: DR. FRANCISCO PARENTE VIANA JÚNIOR CREMEC 3218 ASSUNTO: PACIENTE INTERNADO NO SETOR DE EMERGÊNCIA PARECERISTA:

Leia mais

Transferência Inter-hospitalar

Transferência Inter-hospitalar Resolução Resolução CFM 1.672 Código de Ética Médica Cons. Málbio Resolução CFM Nº 1.672/03 Ambulância tipo A - ambulância de transporte, é o veículo destinado ao transporte em decúbito horizontal de pacientes

Leia mais

1º Fórum de Defesa Profissional da SBOT/RS CREMERS. 5 de outubro de Auditoria Médica. Dr. Isaias Levy Vice-Presidente do Cremers

1º Fórum de Defesa Profissional da SBOT/RS CREMERS. 5 de outubro de Auditoria Médica. Dr. Isaias Levy Vice-Presidente do Cremers CREMERS 1º Fórum de Defesa Profissional da SBOT/RS 5 de outubro de 2010 Auditoria Médica Dr. Isaias Levy Vice-Presidente do Cremers CONSIDERANDO a necessidade de disciplinar a fiscalização praticada nos

Leia mais

CONGRESSO PAULISTA DE MEDICINA DO TRABALHO 2012 A PRÁTICA DA MEDICINA DO TRABALHO COMO É VISTA PELAS ASSOCIAÇÕES: SIMESP, APM E CREMESP.

CONGRESSO PAULISTA DE MEDICINA DO TRABALHO 2012 A PRÁTICA DA MEDICINA DO TRABALHO COMO É VISTA PELAS ASSOCIAÇÕES: SIMESP, APM E CREMESP. CONGRESSO PAULISTA DE MEDICINA DO TRABALHO 2012 A PRÁTICA DA MEDICINA DO TRABALHO COMO É VISTA PELAS ASSOCIAÇÕES: SIMESP, APM E CREMESP. Algumas dúvidas que sempre nos cercam: 1) Quais as atribuições das

Leia mais

CFM informa sobre os direitos dos pacientes no SUS.

CFM informa sobre os direitos dos pacientes no SUS. CFM informa sobre os direitos dos pacientes no SUS. O Sistema Único de Saúde (SUS) é a forma como o Governo deve prestar saúde pública e gratuita a todo o cidadão. A ideia é ter um sistema público de

Leia mais

Princípios: 1 Obrigatoriedade Art. 5 o Nos crimes de ação pública o inquérito policial será iniciado: 2 Indisponibilidade Art. 17. A autoridade policial não poderá mandar arquivar autos de inquérito. 3

Leia mais

CONSELHO SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL RESOLUÇÃO Nº 77, DE 14 DE SETEMBRO DE 2004

CONSELHO SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL RESOLUÇÃO Nº 77, DE 14 DE SETEMBRO DE 2004 CONSELHO SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL RESOLUÇÃO Nº 77, DE 14 DE SETEMBRO DE 2004 Regulamenta o artigo 8º da Lei Complementar nº 75, de 20 de maio de 1993, disciplinando, no âmbito do Ministério

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina Pró-Reitoria de Ensino

Universidade do Estado de Santa Catarina Pró-Reitoria de Ensino Processo SPP: EUSC9024158 Interessado: Luciano Emílio Hack Assunto: Resolução Detalhamento: Proposta de alteração na resolução de Prova em Segunda Chamada Histórico - Em 07/07/2015, A Coordenadoria de

Leia mais

PARECER CONSULTA 078/2007

PARECER CONSULTA 078/2007 2 de 6 10/01/2011 23:22 PARECER CONSULTA 078/2007 Solicitante: DR. M.R.M.F. Conselheiro Parecerista: DR. EDUARDO ALVES TEIXERA Assunto: Preenchimento de atestado de óbito em paciente desconhecido com óbito

Leia mais

3. Como requerer a dispensa de segredo profissional? Prazo, fundamentação e documentação

3. Como requerer a dispensa de segredo profissional? Prazo, fundamentação e documentação 1. Quem está sujeito ao segredo profissional? Todos os associados da Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução (OSAE) estão obrigados a manter reserva sobre quaisquer matérias que lhes estejam

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Lei nº /11 Lei de Acesso à Informação (LAI) Parte 6. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Lei nº /11 Lei de Acesso à Informação (LAI) Parte 6. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Parte 6 Prof. Antonio Botão QUADRO EXPLICATIVO DICA PARA CONCURSOS PRORROGAÇÃO RECLASSIFICAÇÃO DESCLASSIFICAÇÃO RENOVAÇÃO DO PRAZO MUDA O GRAU DE SIGILO PERDE O GRAU

Leia mais

PARECER CREMEC N.º 5/ /05/2016

PARECER CREMEC N.º 5/ /05/2016 PARECER CREMEC N.º 5/2016 23/05/2016 PROCESSO-CONSULTA protocolo CREMEC 8005/2015 ASSUNTO: Auditoria e Prescrição médica PARECERISTA: CONS. ALBERTO FARIAS FILHO Da consulta EMENTA: A auditoria do ato médico

Leia mais

Conselho Nacional de Justiça

Conselho Nacional de Justiça RESOLUÇÃO, DE DE MARÇO DE 2016 Dispõe sobre a criação de cadastro de profissionais e órgãos técnicos ou científicos no âmbito da Justiça de primeiro e segundo graus. O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE

Leia mais

Professor Wisley Aula 19

Professor Wisley Aula 19 - Professor Wisley www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 7 SUJEITOS NO PROCESSO PENAL 1. JUIZ A relação jurídica é composta de 3 sujeitos: Juiz,

Leia mais

CONSULTA Nº /2014

CONSULTA Nº /2014 Autarquia Federal Lei nº 3.268/57 CONSULTA Nº 88.874/2014 Assunto: Ofício nº 177/2014 CMS/Disque Saúde Preenchimento de relatório para análise de pedido de liminar. Relatora: Dra. Camila Kitazawa Cortez,

Leia mais

PROCESSO CONSULTA Nº 02/2015 PARECER CONSULTA Nº 10/2015

PROCESSO CONSULTA Nº 02/2015 PARECER CONSULTA Nº 10/2015 PROCESSO CONSULTA Nº 02/2015 PARECER CONSULTA Nº 10/2015 Solicitante: DR. P. C. G. S. CRM/GO XXXX Conselheiro Parecerista: DR. ELIAS HANNA Assunto: PREENCHIMENTO DE LAUDO DE EXAME MÉDICO DA COMUNICAÇÃO

Leia mais

Comissão Eventual de Inquérito à Rede de Cuidados Continuados Integrados da Região Autónoma dos Açores REGIMENTO DA COMISSÃO

Comissão Eventual de Inquérito à Rede de Cuidados Continuados Integrados da Região Autónoma dos Açores REGIMENTO DA COMISSÃO 1 Comissão Eventual de Inquérito à Rede de Cuidados Continuados Integrados da Região Autónoma dos Açores REGIMENTO DA COMISSÃO Artigo 1.º Objeto A Comissão Parlamentar de Inquérito à Rede de Cuidados Continuados

Leia mais

Gestão de Documentos Case FSFX. Mitigação de riscos, segurança do paciente, obtenção e manutenção das certificações.

Gestão de Documentos Case FSFX. Mitigação de riscos, segurança do paciente, obtenção e manutenção das certificações. Gestão de Documentos Case FSFX Mitigação de riscos, segurança do paciente, obtenção e manutenção das certificações. Fundação São Francisco Xavier e Fundação Educacional São Francisco Xavier Fundação de

Leia mais

RESOLVE: Art. 1º- Funcionará como denunciante perante o CRM/PA o paciente, desde que maior de idade e em pleno exercício de sua capacidade civil.

RESOLVE: Art. 1º- Funcionará como denunciante perante o CRM/PA o paciente, desde que maior de idade e em pleno exercício de sua capacidade civil. RESOLUÇÃO CRMPA Nº 14/2012 O CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DO PARÁ, no uso de suas atribuições que lhe confere a Lei nº 3.268, de 30 de setembro de 1957, regulamentada pelo Decreto nº 44.045,

Leia mais