ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE EMBALAGEM METÁLICA AEROSSOL COM E SEM REVESTIMENTO ORGÂNICO UTILIZANDO PRODUTO COSMÉTICO.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE EMBALAGEM METÁLICA AEROSSOL COM E SEM REVESTIMENTO ORGÂNICO UTILIZANDO PRODUTO COSMÉTICO."

Transcrição

1 CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CURSO DE TÉCNICO EM QUÍMICA ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE EMBALAGEM METÁLICA AEROSSOL COM E SEM REVESTIMENTO ORGÂNICO UTILIZANDO PRODUTO COSMÉTICO. Indaiara Regineli de Sá Lajeado, Novembro de 2014.

2 Indaiara Regineli de Sá ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE EMBALAGEM METÁLICA AEROSSOL COM E SEM REVESTIMENTO ORGÂNICO UTILIZANDO PRODUTO COSMÉTICO. Artigo apresentado na disciplina de Estágio, na linha de formação especifica em Técnico em Química, do Centro Universitário Univates como parte da exigência parcial para a obtenção do título de Técnico em Química. Orientadora: Daniela Luísa Scheibel. Lajeado, novembro de 2014.

3 ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE EMBALAGEM METÁLICA AEROSSOL COM E SEM REVESTIMENTO ORGÂNICO UTILIZANDO PRODUTO COSMÉTICO. Indaiara Regineli de Sá 1 Daniela Luísa Scheibel 2 Resumo: As embalagens de folhas de flandres são largamente utilizadas no mercado de tintas, solventes, inseticidas, sendo também muito empregadas na indústria cosmética, principalmente no acondicionamento de produtos spray, sendo preferível latas aerossol para armazenar produtos como fixadores para cabelo, fixadores de maquiagem, shampoos à seco. Com o objetivo de avaliar seu desempenho, segurança e eficácia, é necessária a realização de testes de compatibilidade entre produto e embalagem (BRASIL, 2004). Latas aerossol possuem vantagens, como a hermeticidade, baixa exposição à luminosidade, e boa resistência mecânica, porém, é um dos tipos de embalagem mais propensos a incompatibilidade com o produto. O objetivo deste trabalho foi avaliar a compatibilidade entre embalagens metálicas aerossol versus produto acondicionado, envasando um Fluído Capilar em latas com e sem revestimento orgânico, mantendo em temperatura controlada (40 a 55 C) por um período total de 120 dias, equivalentes aos dois anos de validade do produto. A cada 30 dias, amostras foram retiradas da estufa e avaliadas quanto ao aspecto da embalagem, propriedades físico-químicas e parâmetros organolépticos do produto cosmético em questão. Observando os resultados, ficou evidente a agressão do produto na embalagem sem revestimento orgânico, sendo descartada a possibilidade de acondicionamento do mesmo. Na embalagem com revestimento, observou-se pontos ameaçadores à integridade da lata, mas que merece um estudo mais específico, pois se forem realizados ajustes na formulação, existe a possibilidade do produto se tornar compatível com a embalagem, se tornando uma alternativa viável para o cliente. Palavras-chave: Folhas de Flandres. Acondicionamento. Aerossol. Compatibilidade. Cosmético. Abstract: Packaging tinplate sheets are widely used in the paints, solvents and insecticides industry. It is also widely applied in the cosmetics industry, especially in packaging spray products, where aerosol cans for storing products such as hair and makeup fixatives, dry shampoo are more preferable. With the objective of evaluating their performance, safety and efficacy, it is necessary to perform compatibility tests between product and 1 Aluna do curso Técnico em Química, Centro Universitário UNIVATES, Lajeado/RS. indaiarasa@hotmail.com. 2 Bacharel em Química Industrial, Centro Universitário UNIVATES, Lajeado/RS. Professora do Curso Técnico em Química, Centro Universitário UNIVATES, Av. Avelino Tallini, 171, Bairro Universitário, , Lajeado, RS - Brasil. danielascheibel@yahoo.com.br

4 packaging (BRAZIL, 2004). Aerosol cans have advantages such as hermeticity, low exposure to brightness and good mechanical strength; however, they are one of packaging types with more chances to incompatibility with the product. The objective of this study was to evaluate the compatibility between metal aerosol containers versus packaged product, bottling in Capillary Fluid cans with and without organic coating, keeping the temperature controlled (40 at 55 C) for a total period of 120 days, equivalent to two years of product validity. Every 30 days, samples were removed from the oven and evaluated for appearance of the packaging, physicochemical properties and organoleptic parameter. Upon observing the results, the aggression of the product in packaging without organic coating was apparent, which discarded the possibility of using this kind of container. In the containers with coating, points threatening the integrity of the can were observed, which requires a more specific study. If some adjustments in the formula are executed, there is a possibility that the product will become compatible to the packaging, providing a viable alternative to clients. Keywords: Tinplate leaves, container, aerosol, compatibility, cosmetic. 1 INTRODUÇÃO Os materiais metálicos se diferenciam de outros, como plástico e vidro, por possuir em suas propriedades, tanto individual quanto em conjunto, grande parte dos requisitos que atendem as aplicações específicas da indústria e mercado (GEMELLI, 2001). Atualmente no mercado, existem dois tipos de embalagens denominadas metálicas: aquelas que são feitas a partir do Alumínio, e as latas de folha-de-flandres, que segundo a NBR 6665 (ABNT, 2006) é produzida a partir de um substrato composto de aço carbono revestida em ambas as faces com estanho, pelo processo de eletrodeposição, quando o metal a ser revestido atua como cátodo e o metal que revestirá a peça será o ânodo. Porém, mesmo esse processo, não garante a inércia do material frente a corrosão, que em metais pode definirse sendo a deterioração sofrida pelo material por algum tipo de ação podendo ser química ou eletroquímica, influenciada ou não por esforços mecânicos (GENTIL, 1998; SPELLER, 1951). Eletrodeposição é um processo comumente utilizado, pois se consegue revestimento muito fino e relativamente livre de poros. Utiliza-se geralmente a eletrodeposição para revestimento com ouro, prata, cobre, estanho, níquel, cádmio, cromo e zinco. Nesse processo, o material a ser protegido é colocado como catodo de uma cuba eletrolítica, onde o eletrólito contém sal do metal a ser usado no revestimento podendo o anodo ser também do metal a ser depositado (GENTIL, 2003, p. 240).

5 Segundo Mussoi et al. (1989), a corrosão é um processo natural dos metais e se não houvesse a opção de empregar mecanismos protetores, os materiais metálicos teriam pouca ou nenhuma utilidade na indústria. Em um meio aquoso, a corrosão do metal se dá através de um processo eletroquímico envolvendo a oxidação do material por interação com um ambiente que pode reduzir-se (MASSINI, 1973). Qualquer metal quando mergulhado em um líquido constituído por moléculas polares (eletrólito) constitui um eletrodo, onde vai existir a tendência do metal passar para o eletrólito até que se estabeleça um equilíbrio dinâmico. Após estabelecido esse equilíbrio, vai existir uma diferença de potencial entre o metal e o seio do eletrólito. A esta diferença se dá o nome de potencial do eletrodo (GENTIL, 2003). Conforme os potenciais eletroquímicos do ferro e do estanho, o ferro deveria constituir o anodo da pilha galvânica formada por ser o metal mais eletronegativo, enquanto o estanho deveria ser o catodo e portanto, sítio da reação de redução catódica. Porém, ocorre em muitos casos de produtos acondicionados em latas, a inversão de polaridade, fazendo com que o estanho atue como anodo (de sacrifício), protegendo o aço (ANJOS, 1989 p. 285). Segundo FARIA et al. (1989, p. 90), a folha de flandres possui em sua característica uma porosidade natural, que aliado a conformação mecânica do material, se evidencia na descontinuidade do revestimento metálico ou orgânico utilizado no tratamento da folha, permitindo que o produto acondicionado na embalagem entre em contato com os metais que formam a folha, formando múltiplas pilhas galvânicas, sendo o próprio cosmético o eletrólito. 1.1 Revestimentos orgânicos O principal objetivo de se utilizar um revestimento orgânico é evitar que o produto entre em contato com o material da embalagem. Para que não ocorra essa interação, o bom desempenho do verniz aplicado depende da camada de revestimento, aderência sobre a folha, grau de cura, porosidade e flexibilidade (ANJOS, et al.,1989).

6 Os revestimentos epóxi, encontrados na forma de verniz, possuem as características mais indicadas para utilização em latas. Sua elevada aderência devido a presença de grupos polares, flexibilidade e boa resistência química consequentes da estrutura linear não reticulada, e facilidade de se combinar com outras resinas. Produzindo então, dois tipos utilizados nas embalagens deste estudo: as resinas epóxi-fenólicas, que apresentam boa resistência mecânica, adesão, resistência ao escoamento e processamento (ANJOS, et al.,1989), e as combinadas com aminas (ureia), produzindo as epóxi-ureias que além da boa resistência química a produtos alcalinos, possuem boa resistência à esterilização e aderência. Porém, eficiência protetora do verniz depende muito das características físico-químicas e compatibilidade com o produto (MARSAL,1987). 1.2 Embalagens Aerossol Um aerossol é uma dispersão muito fina de líquido ou de sólido em gás (HERNANDEZ, [sd.]). Um sistema aerossol consiste de um produto concentrado que contém propelente (gás pressurizado) e válvula. Quando a válvula é pressionada o gás pressurizado empurra o concentrado para fora da embalagem (SANDERS, 1960). Dependendo da natureza do propelente e do produto concentrado e também da combinação de ambos, o produto pode ser disperso como espuma, spray e semissólido (SANDERS, 1960) Propelentes de gás liquefeito Para produtos cosméticos o propelente deve ter essencialmente nenhum tipo de odor e devem ser de alta pureza. A presença de impurezas no propelente pode resultar em odor do produto e corrosão da embalagem. Normalmente esses defeitos podem causar a retirada do produto do mercado (SCIARRA, 1970) Estabilidade

7 Um alto grau de estabilidade tanto química quanto física é necessário para que o material acondicionado não interfira na embalagem. Um propelente reativo pode perder sua efetividade e também afetar os ingredientes ativos do cosmético. Na maioria dos aerossóis a primeira evidencia quase sempre será notada pela mudança no odor, causada pela decomposição de alguns ingredientes, porém para observar tais fatores é necessário tempo. Os testes feitos a temperatura ambiente mesmo que sejam os mais confiáveis demoram muito, para evitar esse problema, o teste de estabilidade pode ser acelerado, expondo o produto a temperaturas elevadas. Normalmente 37º a 40ºC ou 55ºC (SCIARRA, 1970). O objetivo deste estudo foi verificar a interação e estabilidade do produto cosmético Fluído Capilar em lata aerossol com revestimento interno em verniz epóxi, e comparar com a mesma embalagem, sem o verniz epóxi, apenas com o tratamento de superfície de estanho, durante o período de validade do produto, realizando o teste acelerado em estufa, sendo que cada 30 dias em estufa equivalem empiricamente a 6 meses da vida de prateleira do mesmo. 2 METODOLOGIA 2.1 Empresa O presente estudo foi desenvolvido em uma empresa de embalagens metálicas da região do Vale do Taquari, Rio Grande do Sul, a qual produz em média 528 mil latas tamanho 52x112/mês. 2.2 Fluxograma do processo Na Figura 1 está representado o fluxograma das principais etapas envolvidas no processo de produção de embalagens aerossol. Figura 1 Fluxograma do processo de produção da embalagem aerossol

8 Estoque de folhas Envernizadeira Impressoras Envernizadeira Corte da Folha Testes e inspeções de qualidade Recravação do Fundo e Domo Aplicação de verniz na parte de solda Solda Fonte: Do Autor 2.3 Coleta das Embalagens Para o desenvolvimento do trabalho foram coletadas 20 embalagens, sendo 10 sem o revestimento orgânico interno, a qual se denomina natural (NA) e 10 com revestimento orgânico interno, denominado epóxi (EP) durante a produção. Após a coleta, o material foi encaminhado ao laboratório para a realização dos testes qualitativos. 2.4 Avaliação da qualidade da embalagem Foram utilizadas 2 amostras de latas EP para realização dos testes de camada seca de verniz segundo metodologia de Faria et al., Aproveitou-se as mesmas amostras EP, juntamente com 2 amostras de latas NA para quantificação da camada de estanho das embalagens, pelo método gravimétrico (FARIA et al.,1990). 2.5 Dados do Produto Com o intuito de acondicionar um produto cosmético em latas aerossol, optou-se pelo spray Fluído Capilar com Filtro Solar, da empresa Genes Tecnologia Cosmética. O mesmo foi fabricado em 05/06/2014 e tem validade de 2 anos. Na Tabela 1 está representada a composição do produto. Tabela 1 Composição do Fluído Capilar com Filtro Solar

9 Composição Percentual Água 94,75% Agente espessante e emulsionante 2,0 % Filtro quaternizado 1,0% Agente umectante, emulsificante e formador de espuma 1,0% Agente emulsificante 0,5% Quelante de metais e conservante 0,05% Conservante 0,5% Vitamina do complexo B 0,5% Fragrância 0,2% Fonte: LEHMEN, Amostragem Envasou-se 16 amostras com 100 ml de produto e 70 ml de gás butano respeitando o valor máximo permitido da câmara de expansão de 30% segundo NBR (ABNT, 2012). Após o envase e identificação, as amostras foram mantidas em temperatura controlada de 40 a 55 C, por um total de 120 dias que correspondem a 2 anos da vida de prateleira do produto, sendo que a cada 30 dias, as amostras em duplicata, com as configurações EP e NA foram retiradas para avaliação. Segue abaixo, descrição das etapas de envase do produto: Figura 2 Fluxograma do processo de envase do produto Envase manual do produto Recravação da válvula Envase do gás Identificação das amostras Incubação 2.7 Análises físico-químicas e parâmetros organolépticos Realizou-se análise físico-química do produto antes de ser envasado pelo período de 7 dias, avaliando-se os parâmetros de ph, temperatura, potencial de eletrodo padrão AgCl KCl

10 (1 M) frente aos eletrodos de primeira espécie Ferro e Estanho que compõe majoritariamente as embalagens, e condutividade. Avaliou-se também parâmetros organolépticos de aspecto, cor e odor. Os mesmos procedimentos foram repetidos nas amostras envasadas quando retiradas da estufa. 2.8 Avaliação visual da embalagem Ao tempo em que as amostras foram retiradas da estufa, as mesmas foram avaliadas visualmente e fotografadas em seu lado interno com câmera digital e com o auxílio de um microscópio digital com ampliação de até 200 X. 3 RESULTADOS E DISCUSSÕES A seguir serão apresentados os resultados obtidos dos testes e análises realizados em cada etapa do trabalho. 3.1 Avaliação das características da embalagem Os resultados da Tabela 2 demonstram que a camada seca de verniz está dentro da especificação de 28 a 32 mg/4pol², estabelecida de acordo com os padrões de qualidade da empresa, assim como a quantidade de estanho está acima do padrão mínimo de 1,96g/m² especificado de acordo com a NBR Estes resultados demonstram que as embalagens estão em conformidade com os padrões de qualidade adotados pela empresa. Tabela 2 Resultado das embalagens com revestimento EP, e sem revestimento (NA) Teste Realizado Embalagem EP Embalagem NA Camada seca de verniz 31,75 mg/4pol² * Camada de estanho 2,64 g/m² 2,70g/m² * Não aplicado.

11 3.2 Parâmetros organolépticos do cosmético Comparando-se a contraprova do fluído capilar onde o produto inicial possuía um aroma leve e agradável, com as amostras retiradas a cada 30 dias, percebeu-se que ao longo da análise o cheiro característico do gás se sobressaiu, em ambas as configurações de embalagem. O fator que propiciou essa característica pode ter sido o fato do gás não ser desodorizado. Quanto ao aspecto, comparando o produto antes do envase, de acordo com a Figura 3, verificou-se o escurecimento do produto em todas as embalagens NA avaliadas e evidenciouse o amarelamento do cosmético envasado em todas as embalagens EP, provavelmente devido a interação do produto com o verniz epóxi. Nessas amostras também percebeu-se particulados no produto, que podem ter desplacado da embalagem, por ação da oxidação ocorrida em alguns pontos. Figura 3 Imagens do produto antes do envase, do produto envasado em lata NA e produto envasado em lata EP, respectivamente. 3.3 Análises físico-químicas

12 Os resultados de ph encontrados nos produtos de ambas as embalagens revelaram uma variação considerável quando comparadas com a análise preliminar (TABELA 3). Tabela 3 Análise físico-química do produto Fluído Capilar com Filtro Solar Fluído Capilar com ph Temperatura Potencial Fe Sn Condutividade Filro Solar eletrodo Análise preliminar 4,77* 18,3 C* 125 mv* 655 mv* 420 mv* 2400 µs* * média encontrada em 7 dias de análise Observando os resultados de ph entre as duas diferentes configurações de embalagens, de acordo com a Tabela 4 (lata NA) e Tabela 5 (lata EP), verificou-se que em as amostras não sofreram grandes oscilações de ph no decorrer das análises. Tabela 4 Análise físico-química do produto fluído capilar no período envasado em lata NA Período de análise ph Temperatura Potencial eletrodo padrão Fe Sn Condutividade 30 dias 7,03 17,7 ºC 1 mv 137 mv 222 mv 2321 µs 60 dias 7,31 23,8 C -20 mv 145 mv 178 mv 2724 µs 90 dias 8,84 22,2 C -107 mv 81 mv 158 mv 2640 µs 120 dias 7,48 23,1 C 105 mv 93 mv 170 mv 2810 µs Tabela 5 Análise físico-química do produto fluído capilar no período envasado em lata EP Período de análise ph Temperatura Potencial eletrodo padrão Fe Sn Condutividade 30 dias 6,95 16,3 C 3 mv 100 mv 232 mv 2637 µs 60 dias 6,84 24 C -11 mv 92 mv 222 mv 2672 µs 90 dias 7,03 22,3 C 0 mv 596 mv 248 mv 2360 µs 120 dias 7,6 24 C -3 mv 420 mv 201 mv 2396 µs A análise do produto realizada aos 30, 60 e 90 dias revelou um potencial de oxidação menor na lata NA quando comparado com os resultados obtidos no produto retirado da lata EP. Já na última análise o potencial foi menor na lata EP.

13 Os potenciais frente ao Ferro e Estanho demonstraram que tanto na embalagem NA, quanto na EP, o Ferro tem maior tendência a se oxidar do que o estanho, ou seja, na avaliação potenciométrica o produto demonstrou potencial de ataque as embalagens. variações. No decorrer das análises, os valores de condutividade não demonstraram grandes 3.4 Avaliação visual da embalagem Na avaliação visual EP, observou-se na lata com mais defeitos (FIGURA 4), diversos pontos com a aparência de respingos que formaram bolhas, normalmente na área próxima ou em contato com o produto. Esses respingos podem ter sido ocasionados no momento do envase do gás, pois pontos parecidos foram verificados na parte externa e interna da válvula (local onde injeta-se o gás). Na parte da solda, verificou-se o desplacamento do verniz seguido de corrosão. Esse desplacamento é possivelmente devido ao ataque do produto, visto que, que se repetiu no corpo e componentes das embalagens estudadas. A mesma característica foi observada no componente fundo. O Domo da lata EP, sofreu oxidação em pontos próximos do contato com a válvula, fato que se repetiu na amostra da Figura 5. Nas demais embalagens EP observou-se menos pontos de respingos no corpo, a costura de solda com oxidação, e o desplacamento do verniz no componente fundo. Figura 4 Amostra EP aos 90 dias de incubação

14 Figura 5 Amostra EP aos 120 dias de incubação Nas latas NA houve o desestanhamento do corpo e fundo (partes em contato com o produto) em todas as amostras, seguindo de corrosão. Possívelmente a quantidade de água no produto acelerou o processo oxidativo. No domo, houve pontos de corrosão e na válvula, a mesma característica observada nas demais amostras. O produto se mostrou agressivo à embalagem NA (FIGURA 6). Alguns componentes da formulação possuem Cl e Na em sua estrutura, sabe-se que estes são agressivos à metais e podem ter influenciado nas reações de corrosão.

15 Figura 6 Amostra NA aos 90 dias de incubação Avaliação visual com microscópio Nessa visualização, observou-se de forma mais aproximada, os comentários observados na seção 3.4. A Figura 7 representa a condição da embalagem EP, o ataque ao verniz formando bolhas no verniz e embaixo corrosão. Figura 7 Imagem evidenciando bolhas no verniz da lata aos 60 dias de envase na embalagem EP A Figura 8 revela diversos pontos de corrosão na válvula da embalagem EP, possivelmente gerados pela ação do gás e partes voláteis do produto.

16 Figura 8 Evidência de diversos pontos de corrosão na válvula da embalagem EP A embalagem NA, mostrada na Figura 9, mostra o efeito do desestanhamento da embalagem, gerando Fe 2 O 3 (Óxido Férrico). Figura 9 Imagem evidenciando corrosão uniforme após desestanhamento no Corpo da lata NA aos 60 dias de temperatura controlada 4 CONCLUSÃO

17 Diante dos resultados obtidos das interações do produto com as embalagens em estudo, descartou-se a possibilidade de envase do produto em embalagem NA, pela agressividade do produto em uma grande área de contato da embalagem. Ao avaliar os pontos danificados na embalagem EP, verificou-se pontos específicos, que no primeiro momento não deve reprovar a lata, e sim partir deste estudo preliminar em amostra EP para realizar novos testes de compatibilidade com os ingredientes da formulação isolados e o material de acondicionamento. Alguns cuidados com a embalagem e envase mereceriam atenção, como a realização de testes utilizando embalagem EP e componentes PET s, mais indicado para produtos cosméticos e utilização de propelente desodorizado. Sugere-se como trabalho futuro com o intuito de chegar à causa raiz dos defeitos observados, avaliar o comportamento de cada ingrediente da formulação e caso seja necessário, em parceria com o cliente, modificar o produto (sem afetar consideravelmente sua característica de ação) para melhor compatibilidade com a lata e para tornar a embalagem EP viável para acondicionamento do produto. REFERÊNCIAS ANJOS, V.D.A., FARIA, E.V., SOLER, R.M., DANTAS, S.T. Interação de embalagens metálicas com produtos alimentícios. Campinas: CETEA/ITAL, p. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS ABNT. NBR6665 Folhas laminadas de aço carbono revestidas eletroliticamente com estanho ou cromo ou não revestidas Especificação. São Paulo: ABNT, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS NBR Embalagens metálicas para aerossol Conteúdo de produtos pré-medidos Requisitos para envasar e declarar volumes. São Paulo: ABNT, BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Guia de Estabilidade de Produtos Cosméticos. 1. ed. Brasília: ANVISA, p. FARIA, E.V. et al.; Controle de qualidade de embalagens metálicas. Campinas: CETEA/ITAL, 1989, 228 p.

18 GEMELLI, E.; Corrosão de materiais metálicos e sua caracterização, Rio de janeiro : Editora S.A., GENTIL, V.; Corrosão. 4ª Ed. Rio de janeiro: Editora S.A GENTIL, V., Corrosão. 3ª Ed. revista. Rio de Janeiro: Editora S.A, HERNANDEZ, M.; Manual de cosmetologia. 3ª Ed. Rio de janeiro: Livraria e Editora Revinter Ltda, s.d. LEHMEN, L. M.; Genes Tecnologia Cosmética, Venâncio Aires: Ficha técnica de produto acabado., MARSAL, P., TILLON, M.C. Utilisation des revêtements organiques pour la protection et la decoration des emballages métalliques. Thionville: Centre de Recherches du Fer- Blanc, p MASSINI, R. La corrosione della banda stagnate da parte di conserve alimentari. I Elementi general di teoria elettrochimia dei processi di corrosione. Industria Conserve, Parma, v. 48, n.4, p , MUSSOI, CRS. et al.; Desempenho de revestimentos de liga Al-Zn. Vol. I. Anais do 3º Congresso Ibero Americano de Corrosão e Proteção Congresso Brasileiro de Corrosão/ 89 págs , RJ, SANDERS, P.A. Soap Chem. Spec., 36, (July 1960), SCIARRA, J.J.; Aerosols, in J. E. Hoover, (Ed.) Remington s Pharmaceutical Sciences,., Mack Publishing Company, Easton, Pa., 1970, p , Mack Publishing Company, Easton, Pa., SPELLER, T.N., Corrosion, Causes and Prevention, Mcgraw Hill, New York, 1951.

MECANISMOS DA CORROSÃO. Professor Ruy Alexandre Generoso

MECANISMOS DA CORROSÃO. Professor Ruy Alexandre Generoso MECANISMOS DA CORROSÃO Professor Ruy Alexandre Generoso MECANISMOS DA CORROSÃO De acordo com o meio corrosivo e o material, podem ser apresentados diferentes mecanismos. Os principais são: MECANISMO QUÍMICO

Leia mais

Sistema Duplex. Vantagens e Aplicações. Luiza Abdala (luiza.abdala@vmetais.com.br) Engenheira Química - Desenvolvimento de Mercado

Sistema Duplex. Vantagens e Aplicações. Luiza Abdala (luiza.abdala@vmetais.com.br) Engenheira Química - Desenvolvimento de Mercado Sistema Duplex Vantagens e Aplicações Luiza Abdala (luiza.abdala@vmetais.com.br) Engenheira Química - Desenvolvimento de Mercado METALURGIA Corrosão Tendência que os materiais têm de retornar ao seu estado

Leia mais

O Conceito de Corrosão Engenharia SACOR, setembro/1999

O Conceito de Corrosão Engenharia SACOR, setembro/1999 O Conceito de Corrosão Engenharia SACOR, setembro/1999 A corrosão é a deterioração de metais e ligas por ação química do meio ambiente. Sendo este meio a água do mar ou o solo, metais e ligas que nele

Leia mais

TESTES REFERENTES A PARTE 1 DA APOSTILA FUNDAMENTOS DA CORROSÃO INDIQUE SE AS AFIRMAÇÕES A SEGUIR ESTÃO CERTAS OU ERRADAS

TESTES REFERENTES A PARTE 1 DA APOSTILA FUNDAMENTOS DA CORROSÃO INDIQUE SE AS AFIRMAÇÕES A SEGUIR ESTÃO CERTAS OU ERRADAS TESTES REFERENTES A PARTE 1 DA APOSTILA FUNDAMENTOS DA CORROSÃO INDIQUE SE AS AFIRMAÇÕES A SEGUIR ESTÃO CERTAS OU ERRADAS 1) Numa célula eletroquímica a solução tem que ser um eletrólito, mas os eletrodos

Leia mais

Curso de MIQ - Profa. Simone P. Taguchi Borges DEMAR/EEL/USP Proteção de superfícies 1

Curso de MIQ - Profa. Simone P. Taguchi Borges DEMAR/EEL/USP Proteção de superfícies 1 Curso de MIQ - Profa. Simone P. Taguchi Borges DEMAR/EEL/USP Proteção de superfícies 1 CORROSÃO METÁLICA: É a deterioração e a perda de material devido a ação química ou eletroquímica do meio ambiente,

Leia mais

POROSIMETRIA AO MERCÚRIO

POROSIMETRIA AO MERCÚRIO 1 POROSIMETRIA AO MERCÚRIO 1 - INTRODUÇÃO A característica que determina a utilização em engenharia de muitos materiais é a sua porosidade. A forma, o tamanho e o volume de poros que um material apresenta

Leia mais

Curso de Engenharia de Produção. Processos de Fabricação

Curso de Engenharia de Produção. Processos de Fabricação Curso de Engenharia de Produção Processos de Fabricação Soldagem MIG/MAG MIG e MAG indicam processos de soldagem por fusão que utilizam o calor de um arco elétrico formado entre um eletrodo metálico consumível

Leia mais

TESTES DE CORROSÃO Domingos J C Spinelli SurTec do Brasil Ltda Abril/2000

TESTES DE CORROSÃO Domingos J C Spinelli SurTec do Brasil Ltda Abril/2000 TESTES DE CORROSÃO Domingos J C Spinelli SurTec do Brasil Ltda Abril/2000 1 O Teste de corrosão é a interpretação dos resultados que pode ser um dos mais controvertidos assuntos na indústria de galvanoplastia.

Leia mais

ELETRODO OU SEMIPILHA:

ELETRODO OU SEMIPILHA: ELETROQUÍMICA A eletroquímica estuda a corrente elétrica fornecida por reações espontâneas de oxirredução (pilhas) e as reações não espontâneas que ocorrem quando submetidas a uma corrente elétrica (eletrólise).

Leia mais

FICHA TÉCNICA - MASSA LEVE -

FICHA TÉCNICA - MASSA LEVE - FICHA TÉCNICA - MASSA LEVE - Massa Leve é um aditivo capaz de produzir concreto poroso de baixa massa especifica aparente, com ótima estabilidade, isto é, com reduzida queda de volume na aplicação. Características

Leia mais

Informações Gerais. O que é Water Transfer Printing?

Informações Gerais. O que é Water Transfer Printing? Informações Gerais Provedora de soluções para o processo de Water Transfer Printing a PROJFIX está no mercado com o objetivo de trazer qualidade para o segmento no Brasil, comercializando produtos de alto

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS SETOR DE MATERIAIS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS SETOR DE MATERIAIS UFBA-ESCOLA POLITÉCNICA-DCTM DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS SETOR DE MATERIAIS ROTEIRO DE AULAS CONCRETO FRESCO Unidade III Prof. Adailton de O. Gomes CONCRETO FRESCO Conhecer o comportamento

Leia mais

ESTUDO DO DESEMPENHO DE EMBALAGENS METÁLICAS PARA ACONDICIONAMENTO DE CAFÉ SOLÚVEL

ESTUDO DO DESEMPENHO DE EMBALAGENS METÁLICAS PARA ACONDICIONAMENTO DE CAFÉ SOLÚVEL Industrialização ESTUDO DO DESEMPENHO DE EMBALAGENS METÁLICAS PARA ACONDICIONAMENTO DE CAFÉ SOLÚVEL Sílvia Tondella DANTAS - ITAL/CETEA, e-mail: silviatd@ital.org.br Jozeti A. Barbutti GATTI - ITAL/CETEA

Leia mais

Orientações e Procedimentos para o Manuseio e Armazenagem de Óleo Diesel B

Orientações e Procedimentos para o Manuseio e Armazenagem de Óleo Diesel B Setembro, 2010. Orientações e Procedimentos para o Manuseio e Armazenagem de Óleo Diesel B Com a criação do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel, em 2004, e a aprovação da Lei 11.097, de 13

Leia mais

Cortec VpCI - 377 / VpCI - 377 Winterized

Cortec VpCI - 377 / VpCI - 377 Winterized Cortec VpCI - 377 / VpCI - 377 Winterized Descrição do Produto VpCI - 377 é um concentrado à base de água, criado para ser um substituto completo de preventivos à base de óleo para proteção de componentes

Leia mais

MANUSEIO E ARMAZENAMENTO DE ÓLEO DIESEL B ORIENTAÇÕES E PROCEDIMENTOS

MANUSEIO E ARMAZENAMENTO DE ÓLEO DIESEL B ORIENTAÇÕES E PROCEDIMENTOS MANUSEIO E ARMAZENAMENTO DE ÓLEO DIESEL B ORIENTAÇÕES E PROCEDIMENTOS Com a criação do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel, em 2004, e a aprovação da Lei nº 11.097, de 13 de janeiro de 2005,

Leia mais

Sistemas de codificação a laser de fibra

Sistemas de codificação a laser de fibra Contraste de marcação superior a uma alta velocidade em matéria plástica e metais robustos Guia de amostra de codificação e marcação Sistemas de codificação a laser de fibra Realizar marcações a laser

Leia mais

Avaliação de Ciclo de Vida. Buscando as alternativas mais sustentáveis para o mercado de tintas

Avaliação de Ciclo de Vida. Buscando as alternativas mais sustentáveis para o mercado de tintas Avaliação de Ciclo de Vida Buscando as alternativas mais sustentáveis para o mercado de tintas Todo produto tem uma história Cada produto que chega às nossas mãos passa por diversos processos diferentes

Leia mais

Separação de Misturas

Separação de Misturas 1. Introdução Separação de Misturas As misturas são comuns em nosso dia a dia. Como exemplo temos: as bebidas, os combustíveis, e a própria terra em que pisamos. Poucos materiais são encontrados puros.

Leia mais

a) Qual a configuração eletrônica do cátion do alumínio isoeletrônico ao gás nobre neônio?

a) Qual a configuração eletrônica do cátion do alumínio isoeletrônico ao gás nobre neônio? Questão 1: O Brasil é o campeão mundial da reciclagem de alumínio, colaborando com a preservação do meio ambiente. Por outro lado, a obtenção industrial do alumínio sempre foi um processo caro, consumindo

Leia mais

FAQ - Frequently Asked Questions (Perguntas Frequentes)

FAQ - Frequently Asked Questions (Perguntas Frequentes) FAQ - Frequently Asked Questions (Perguntas Frequentes) 1- Qual tipo de aço da vigota e qual a sua norma? São produzidas com aço estrutura ZAR 345, com revestimento Z275, no qual segue as prescritivas

Leia mais

Propriedades do Concreto

Propriedades do Concreto Universidade Federal de Itajubá Instituto de Recursos Naturais Propriedades do Concreto EHD 804 MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO Profa. Nívea Pons PROPRIEDADES DO CONCRETO O concreto fresco é assim considerado até

Leia mais

Materiais / Materiais I

Materiais / Materiais I Materiais / Materiais I Guia para o Trabalho Laboratorial n.º 4 CORROSÃO GALVÂNICA E PROTECÇÃO 1. Introdução A corrosão de um material corresponde à sua destruição ou deterioração por ataque químico em

Leia mais

Processamento de materiais cerâmicos + H 2 O. Ivone

Processamento de materiais cerâmicos + H 2 O. Ivone + H 2 O Ivone Umidade (%) Colagem 100 Líquido Plástico Semi-Sólido Índice de Plasticidade - IP Limite de Liquidez - LL Limite de Plasticidade - LP COLAGEM EXTRUSÃO Sólido Limite de Contração - LC PRENSAGEM

Leia mais

Inspeção Visual e Dimensional de Eletrodos e Estufas Duração: 60 minutos

Inspeção Visual e Dimensional de Eletrodos e Estufas Duração: 60 minutos Inspeção Visual e Dimensional de Eletrodos e Estufas Duração: 60 minutos Este texto é dividido em duas partes: a primeira descreve os procedimentos para a realização da Inspeção visual e dimensional de

Leia mais

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 148 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 5.1 CONCLUSÕES A partir dos resultados apresentados e analisados anteriormente, foi possível chegar às conclusões abordadas neste item. A adição tanto de cinza volante, como

Leia mais

Propriedades da matéria e mudanças de estado físico

Propriedades da matéria e mudanças de estado físico INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO Campus Valença Propriedades da matéria e mudanças de estado físico Professor: José Tiago Pereira Barbosa 1 Propriedades da Matéria A matéria é

Leia mais

- Bibliografia Recomendada

- Bibliografia Recomendada 1 7 a aula - ELETRODOS REVESTIDOS - Bibliografia Recomendada 1) Soldagem Processos e Metalurgia Capítulo 2b 2) Normas da AWS A5.1-81, A5.5-81 e demais normas 3) Catálogo de fabricantes de eletrodos revestidos

Leia mais

Introdução à Química Inorgânica

Introdução à Química Inorgânica Introdução à Química Inorgânica Orientadora: Drª Karla Vieira Professor Monitor: Gabriel Silveira Química A Química é uma ciência que está diretamente ligada à nossa vida cotidiana. A produção do pão,

Leia mais

ANEXO IV ESPECIFICAÇÃO DE PINTURA PARA TRANSFORMADORES DE POTÊNCIA

ANEXO IV ESPECIFICAÇÃO DE PINTURA PARA TRANSFORMADORES DE POTÊNCIA Celesc Di Celesc Distribuição S.A. ANEXO IV ESPECIFICAÇÃO DE PINTURA PARA TRANSFORMADORES DE POTÊNCIA ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PARA PINTURA SISTEMAS DE PROTEÇÃO ANTICORROSIVA PARA APLICAÇÃO EM : TRANSFORMADORES

Leia mais

MANUAL PASSO A PASSO DE APLICAÇÃO: GS-SUPER

MANUAL PASSO A PASSO DE APLICAÇÃO: GS-SUPER MANUAL PASSO A PASSO DE APLICAÇÃO: GS-SUPER 1. INTRODUÇÃO Este Manual de Aplicação do GS-Super demonstra passo a passo o procedimento correto para aplicação do material bem como os cuidados necessários

Leia mais

Marca registrada.todos os direitos reservados.

Marca registrada.todos os direitos reservados. Marca registrada.todos os direitos reservados. ESTUDO DAS ESQUADRIAS PVC E ALUMÍNIO BENEFÍCIOS PVC - Conforto térmico, menor gasto de energia conseqüentemente - Conforto acústico excelente com vidro duplo

Leia mais

O consumidor deve estar atento às informações do rótulo?

O consumidor deve estar atento às informações do rótulo? Os consumidores têm o direito de conhecer as características e a composição nutricional dos alimentos que adquirem. A legislação nacional estabelece algumas normas para registro dessas informações na rotulagem

Leia mais

OXY-PRIMER CONVERSOR DE FERRUGEM E PRIMER BOLETIM TÉCNICO

OXY-PRIMER CONVERSOR DE FERRUGEM E PRIMER BOLETIM TÉCNICO OXY-PRIMER CONVERSOR DE FERRUGEM E PRIMER BOLETIM TÉCNICO O produto OXY-PRIMER é um tipo de tinta de cobertura cimentosa que não é composto de resinas normais, mas que adere como cimento. O cimento adere

Leia mais

MÉTODO DE TESTE PARA RESISTÊNCIA QUÍMICA :

MÉTODO DE TESTE PARA RESISTÊNCIA QUÍMICA : MÉTODO DE TESTE PARA RESISTÊNCIA QUÍMICA : A experiência com plásticos reforçados em ambientes corrosivos nos levou a concluir que os laminados falham de formas diferentes, dependendo do tipo de resina

Leia mais

Logística Reversa: destinação dos resíduos de poliestireno expandido (isopor ) pós-consumo de uma indústria i catarinense

Logística Reversa: destinação dos resíduos de poliestireno expandido (isopor ) pós-consumo de uma indústria i catarinense Logística Reversa: destinação dos resíduos de poliestireno expandido 1. Introdução Objetivo da pesquisa: analisar a possibilidade de uma destinação dos resíduos de poliestireno expandido (EPS), utilizados

Leia mais

O manipulador de alimentos tem que conferir todas as informações do rótulo?

O manipulador de alimentos tem que conferir todas as informações do rótulo? Os consumidores têm o direito de conhecer as características e a composição nutricional dos alimentos que adquirem. A legislação nacional estabelece algumas normas para registro dessas informações na rotulagem

Leia mais

CAPACITORES IMPREGNADOS X CAPACITORES IMERSOS (PPM) EM BT

CAPACITORES IMPREGNADOS X CAPACITORES IMERSOS (PPM) EM BT CAPACITORES IMPREGNADOS X CAPACITORES IMERSOS (PPM) EM BT 1 - Objetivos: Este trabalho tem por objetivo apresentar as principais características técnicas dos capacitores convencionais do tipo imerso em

Leia mais

Vida Útil de Baterias Tracionárias

Vida Útil de Baterias Tracionárias Vida Útil de Baterias Tracionárias Seção 1 Introdução. Seção 2 Vida Útil Projetada. ÍNDICE Seção 3 Fatores que Afetam a Vida Útil da Bateria. Seção 3.1 Problemas de Produto. Seção 3.2 Problemas de Manutenção.

Leia mais

VEDAÇÃO PERFEITA: RESINAS ORGANOLÉPTICAS PARA TAMPAS DE BEBIDAS

VEDAÇÃO PERFEITA: RESINAS ORGANOLÉPTICAS PARA TAMPAS DE BEBIDAS VEDAÇÃO PERFEITA: RESINAS ORGANOLÉPTICAS PARA TAMPAS DE BEBIDAS 1 2 vedação perfeita Resinas organolépticas para tampas de bebidas Água natural com e sem gás, refrigerantes, isotônicos... O mercado de

Leia mais

MANUSEIO DE ÓLEO DIESEL B ORIENTAÇÕES E PROCEDIMENTOS

MANUSEIO DE ÓLEO DIESEL B ORIENTAÇÕES E PROCEDIMENTOS MANUSEIO E ARMAZENAMENTO DE ÓLEO DIESEL B ORIENTAÇÕES E PROCEDIMENTOS Com a criação do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel, em 2004, e a aprovação da Lei 11.097, de 13 de janeiro de 2005,

Leia mais

I-070 - DIAGNÓSTICO DE GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DE SERVIÇO DE SAÚDE EM UM HOSPITAL PÚBLICO EM BELÉM/PA

I-070 - DIAGNÓSTICO DE GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DE SERVIÇO DE SAÚDE EM UM HOSPITAL PÚBLICO EM BELÉM/PA I-070 - DIAGNÓSTICO DE GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DE SERVIÇO DE SAÚDE EM UM HOSPITAL PÚBLICO EM BELÉM/PA Lana Tais da Silva Coelho (1) Estudante do curso de Engenharia Ambiental do Instituto de

Leia mais

Qualificação de Procedimentos

Qualificação de Procedimentos Qualificação de Procedimentos Os equipamentos em geral são fabricados por meio de uniões de partes metálicas entre si empregando-se soldas. Há, portanto a necessidade de se garantir, nestas uniões soldadas,

Leia mais

TECNOLOGIA DOS MATERIAIS

TECNOLOGIA DOS MATERIAIS TECNOLOGIA DOS MATERIAIS Aula 7: Tratamentos em Metais Térmicos Termoquímicos CEPEP - Escola Técnica Prof.: Transformações - Curva C Curva TTT Tempo Temperatura Transformação Bainita Quando um aço carbono

Leia mais

Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária Cosméticos Infantis O Brasil é um dos maiores mercados mundiais de cosméticos infantis. A utilização de produtos de higiene pessoal, como xampus, condicionadores

Leia mais

SOLIDIFICAÇÃO/ESTABILIZAÇÃO DE LODO GALVÂNICO EM BLOCOS DE CONCRETO PARA PAVIMENTAÇÃO (PAVERS)

SOLIDIFICAÇÃO/ESTABILIZAÇÃO DE LODO GALVÂNICO EM BLOCOS DE CONCRETO PARA PAVIMENTAÇÃO (PAVERS) 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 SOLIDIFICAÇÃO/ESTABILIZAÇÃO DE LODO GALVÂNICO EM BLOCOS DE CONCRETO PARA PAVIMENTAÇÃO (PAVERS) Janaina de Melo Franco 1, Célia Regina Granhen Tavares 2,

Leia mais

Revestimentos de Eletrodeposição AquaEC

Revestimentos de Eletrodeposição AquaEC UMA MARCA AXALTA COATING SYSTEMS Revestimentos de Eletrodeposição AquaEC Soluções inovadoras para demandas de E-Coat Um início brilhante de classe mundial com proteção anticorrosiva. O mercado altamente

Leia mais

Lista de exercícios de Química Correção da Revisão para a 2ª Avaliação de Química: Pilhas

Lista de exercícios de Química Correção da Revisão para a 2ª Avaliação de Química: Pilhas Nome: Bimestre: 3º Ano / série: 2ª série Ensino: Médio Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda Data: / / 2011 1. Considere o esquema a seguir e responda: Lista de exercícios de Química

Leia mais

Informação Técnica 10.08.01 E 09.2003 Offset Serviços. Molhagem em impressão offset Fatos importantes para o uso nos aditivos de molhagem offset 1/5

Informação Técnica 10.08.01 E 09.2003 Offset Serviços. Molhagem em impressão offset Fatos importantes para o uso nos aditivos de molhagem offset 1/5 Informação Técnica 10.08.01 E 09.2003 Offset Serviços Molhagem em impressão offset Fatos importantes para o uso nos aditivos de molhagem offset 1/5 O processo de impressão offset Offset continua a ser

Leia mais

Estudo comparativo de tintas e vernizes na flexografia: curável por raios ultravioletas e à base de solventes

Estudo comparativo de tintas e vernizes na flexografia: curável por raios ultravioletas e à base de solventes Estudo comparativo de tintas e vernizes na flexografia: curável por raios ultravioletas e à base de solventes Ana Paula Alves da Silva 1, a, Aline Resmini Melo 1,b, Carolina Resmini Melo 1,c. 1 Engenharia

Leia mais

DA INFLUÊNCIA DA RUGOSIDADE NO DESENVOLVIMENTO DE RESVESTIMENTOS CERÂMICOS ANTICORROSIVOS EM SUBSTRATOS METÁLICOS DE AÇO AISI 316L

DA INFLUÊNCIA DA RUGOSIDADE NO DESENVOLVIMENTO DE RESVESTIMENTOS CERÂMICOS ANTICORROSIVOS EM SUBSTRATOS METÁLICOS DE AÇO AISI 316L ÓXIDOS NANOESTRUTURADOS DE TiO 2 /Al 2 O 3 : ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA RUGOSIDADE NO DESENVOLVIMENTO DE RESVESTIMENTOS CERÂMICOS ANTICORROSIVOS EM SUBSTRATOS METÁLICOS DE AÇO AISI 316L Andreza Menezes Lima

Leia mais

1. DETERMINAÇÃO DE UMIDADE PELO MÉTODO DO AQUECIMENTO DIRETO- TÉCNICA GRAVIMÉTRICA COM EMPREGO DO CALOR

1. DETERMINAÇÃO DE UMIDADE PELO MÉTODO DO AQUECIMENTO DIRETO- TÉCNICA GRAVIMÉTRICA COM EMPREGO DO CALOR UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - UNIC FACULDADE DE NUTRIÇÃO DISCIPLINA: BROMATOLOGIA 2º/ 4 O PROFA. IVETE ARAKAKI FUJII. DETERMINAÇÃO DE UMIDADE PELO MÉTODO DO AQUECIMENTO DIRETO- TÉCNICA GRAVIMÉTRICA COM EMPREGO

Leia mais

DURABILIDADE DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO

DURABILIDADE DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO Objetivo Assegurar que a estrutura satisfaça, durante o seu tempo de vida, os requisitos de utilização, resistência e estabilidade, sem perda significativa de utilidade nem excesso de manutenção não prevista

Leia mais

Manual de Instruções

Manual de Instruções Manual de Instruções Kit de Instrumental para Cirurgia do Túnel do Carpo VOLMED Nome Técnico: KIT CIRÚRGICO Fabricante: VOLMED BRASIL EQUIPAMENTOS LTDA -ME AV. SÃO GABRIEL, 291 JD. PAULISTA CEP: 13574-540

Leia mais

TECNOLOGIA DE SUPERFÍCIE TECNOLOGIA DE SUPERFÍCIES

TECNOLOGIA DE SUPERFÍCIE TECNOLOGIA DE SUPERFÍCIES TECNOLOGIA DE SUPERFÍCIES Sorocaba - SP Porto Alegre - RS Betim - MG Recife - PE R. de Janeiro - RJ A CASCADURA Simões Filho - BA Fundada em 1950, na cidade de São Paulo. Atualmente, possui 06 fábricas

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO AMACIANTE DE ROUPAS 1) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO AMACIANTE DE ROUPAS 1) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO AMACIANTE DE ROUPAS 1) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA a) Nome do Produto: AMACIANTE DE ROUPAS. b) Código do Produto: c) Nome da Empresa: ICARAÍ

Leia mais

Eletroquímica e Termodinâmica

Eletroquímica e Termodinâmica Eletroquímica e Termodinâmica Podemos relacionar a variação de energia livre de Gibbs de uma reação e a diferença de potencial da pilha através da seguinte equação: G(reação) = - nfe O potencial da célula

Leia mais

O que são os Ensaios Não Destrutivos

O que são os Ensaios Não Destrutivos Resumo Nesse relatório vamos identificar as descontinuidade de uma peça usando ensaio por líquidos penetrantes, o qual consiste na aplicação do líquido penetrante e de um revelador que irá identificar

Leia mais

COLETÂNEA DE INFORMAÇÕES TÉCNICAS AÇO INOXIDÁVEL. Resistência à corrosão dos aços inoxidáveis

COLETÂNEA DE INFORMAÇÕES TÉCNICAS AÇO INOXIDÁVEL. Resistência à corrosão dos aços inoxidáveis COLETÂNEA DE INFORMAÇÕES TÉCNICAS AÇO INOXIDÁVEL Resistência à corrosão dos aços inoxidáveis Formas localizadas de corrosão Os aços carbono sofrem de corrosão generalizada, onde grandes áreas da superfície

Leia mais

Desenho e Projeto de Tubulação Industrial

Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Módulo IV Aula 07 Solda A soldagem é um tema muito extenso. Basicamente a soldagem é a união de materiais, mas existem inúmeros processos totalmente diferentes

Leia mais

Rua Paulo Eduardo Xavier de Toledo, 379

Rua Paulo Eduardo Xavier de Toledo, 379 1.IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Aplicação: Oleo lubrificante para redutores e rolamentos Fornecedor Synthetic Lubrifi cantes Especiais, Ltda., EPP Rua Paulo Eduardo Xavier de Toledo, 379 São Luis

Leia mais

Soldabilidade de Metais. Soldagem II

Soldabilidade de Metais. Soldagem II Soldabilidade de Metais Soldagem II Soldagem de Ligas Metálicas A American Welding Society (AWS) define soldabilidade como a capacidade de um material ser soldado nas condições de fabricação impostas por

Leia mais

Ficha Técnica de Produto Rejunta Já! Acrílico Código: RJA001 e RJA101

Ficha Técnica de Produto Rejunta Já! Acrílico Código: RJA001 e RJA101 1. Descrição: O é mais uma solução inovadora, que apresenta praticidade e agilidade para o rejuntamento de pisos, azulejos, pastilhas, porcelanatos em áreas internas, externas, molháveis, molhadas. O principal

Leia mais

CLEARPOINT. A Qualidade do Ar Comprimido

CLEARPOINT. A Qualidade do Ar Comprimido CLEARPOINT CLEARPOINT A Qualidade do Ar Comprimido CARACTERÍSTICAS Meio A filtração efetiva para ar e gases comprimidos e essencial para quase todas as aplicações industriais. A linha CLEARPOINT da BEKO

Leia mais

Prova Experimental Física, Química, Biologia

Prova Experimental Física, Química, Biologia Prova Experimental Física, Química, Biologia Complete os espaços: Nomes dos estudantes: Número do Grupo: País: BRAZIL Assinaturas: A proposta deste experimento é extrair DNA de trigo germinado e, posteriormente,

Leia mais

MULTI USO TRADICIONAL

MULTI USO TRADICIONAL Pag. 1 de 6 SEÇÃO 1.0 INFORMAÇÕES DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome Comercial do Produto : Identificação da Empresa: VALÊNCIA IND. E COMÉRCIO DE MATERIAIS DE LIMPEZA LTDA. ENDEREÇO: Rua Soldado Arlindo Sardanha,11.Parque

Leia mais

Fundição em Moldes Metálicos Permanentes por Gravidade.

Fundição em Moldes Metálicos Permanentes por Gravidade. Aula 10: Processos de Fundição em Moldes Metálicos por Gravidade (Coquilhas) 01: Introdução - Características do processo - Etapas envolvidas. - Fatores econômicos e tecnológicos - Ligas emprwegadas 02:

Leia mais

Vidro comun ou vidro Float

Vidro comun ou vidro Float Vidros Vidro comun ou vidro Float O vidro comum é a composição básica do vidro, antes de receber qualquer tipo de tratamento. Ele é feito a partir da mistura de sílica (areia), potássio, alumina, sódio

Leia mais

Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Exatas e da Natureza Departamento de Química Disciplina: Físico-Química II Professora: Claudia

Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Exatas e da Natureza Departamento de Química Disciplina: Físico-Química II Professora: Claudia Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Exatas e da Natureza Departamento de Química Disciplina: Físico-Química II Professora: Claudia Aluno: Julys Pablo Atayde Fernandes Células a Combustível:

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS 1. IDENTIFICAÇÃO Nome do produto: Aplicação: Desmoldante à base de água para aplicação em caminhões betoneiras e equipamentos em contato com concreto e outros produtos que podem aderir a lataria, vidros

Leia mais

Capítulo 1: Eletricidade. Corrente continua: (CC ou, em inglês, DC - direct current), também chamada de

Capítulo 1: Eletricidade. Corrente continua: (CC ou, em inglês, DC - direct current), também chamada de Capítulo 1: Eletricidade É um fenômeno físico originado por cargas elétricas estáticas ou em movimento e por sua interação. Quando uma carga encontra-se em repouso, produz força sobre outras situadas em

Leia mais

Medidor Multi 340i (WTW)

Medidor Multi 340i (WTW) Medidor Multi 340i (WTW) 1 - Características do Medidor O medidor possui duas entradas para sensores, uma para ph ou ORP e outra para OD ou Cond (Condutividade). 1 Eletrodo de OD ou de condutividade 2

Leia mais

POLÍMEROS POLIETILENO DE BAIXA DENSIDADE

POLÍMEROS POLIETILENO DE BAIXA DENSIDADE POLÍMEROS Os polímeros são macromoléculas formada pela união de pequenas unidades que se repetem, os monômeros. Existem basicamente dois tipos de polimerização: adição e condensação. Na polimeirzação por

Leia mais

DURABILIDADE DURABILIDADE DO CONCRETO

DURABILIDADE DURABILIDADE DO CONCRETO DURABILIDADE DO CONCRETO DEFINIÇÃO Durabilidade é a capacidade do concreto de resistir à ação das intempéries O concreto é considerado durável quando conserva sua forma original, qualidade e capacidade

Leia mais

FILMES ESPECIAIS PARA CÂMARAS A LASER KODAK EIR, EHN, HQB

FILMES ESPECIAIS PARA CÂMARAS A LASER KODAK EIR, EHN, HQB INSTRUÇÕES DE USO FILMES ESPECIAIS PARA CÂMARAS A LASER KODAK EIR, EHN, HQB Eastman Kodak Company / Kodak de México S.A. de C.V. Distribuidor no Brasil: Fabricado e Distribuído por: Kodak Brasileira Comércio

Leia mais

CURSO DE AQUITETURA E URBANISMO

CURSO DE AQUITETURA E URBANISMO 1- Generalidades PROPRIEDADES DO CONCRETO FRESCO Todas as misturas de concreto devem ser adequadamente dosadas para atender aos requisitos de: Economia; Trabalhabilidade; Resistência; Durabilidade. Esses

Leia mais

Química. Resolução das atividades complementares. Q42 Ligação metálica

Química. Resolução das atividades complementares. Q42 Ligação metálica Resolução das atividades complementares 3 Química Q42 Ligação metálica p. 59 1 (Cefet-PR) Analise as afirmações a seguir: I. O metal X é leve, sofre pouca corrosão e é bastante utilizado na construção

Leia mais

Linha Telecom m Teleco

Linha Telecom m Teleco Linha Telecom Telecom Linha Telecom Esteiras para telecomunicações... 93 Sistema para condução e distribuição do cabeamento, constituído de barra chata de aço carbono, muito utilizado como solução no cabeamento

Leia mais

Aula 12 : Corrosão Definição Tipos de Corrosão. Prevenção a Corrosão.

Aula 12 : Corrosão Definição Tipos de Corrosão. Prevenção a Corrosão. Aula 12 : Corrosão Definição Tipos de Corrosão Prevenção a Corrosão. o Definição Corrosão é definida como um ataque destrutivo e não intencional de um metal; esse ataque é eletroquímico e, normalmente,

Leia mais

Guia Prático de Instalação SONEX illtec Skin e Pb / Bloc. Revisão: 1

Guia Prático de Instalação SONEX illtec Skin e Pb / Bloc. Revisão: 1 Revisão: 1 Cuidados iniciais: Atenção às bocas de saída de ar condicionado instaladas no teto, pois são grandes dispersores de ar. Assim como as luminárias, as grelhas de ar condicionado devem ser rebaixadas

Leia mais

Elastron, membrana anticorrosiva e impermeabilizante. Fácil, a frio e sem juntas.

Elastron, membrana anticorrosiva e impermeabilizante. Fácil, a frio e sem juntas. Elastron, membrana anticorrosiva e impermeabilizante. Fácil, a frio e sem juntas. SOMA DE VALORES A JR Tecnologia em Superfícies (nome fantasia) iniciou suas atividades em 1991 com o nome JR Gonçalves

Leia mais

Poluição atmosférica decorrente das emissões de material particulado na atividade de coprocessamento de resíduos industriais em fornos de cimento.

Poluição atmosférica decorrente das emissões de material particulado na atividade de coprocessamento de resíduos industriais em fornos de cimento. Poluição atmosférica decorrente das emissões de material particulado na atividade de coprocessamento de resíduos industriais em fornos de cimento. Benedito Costa Santos Neto

Leia mais

ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DA RECUPERAÇÃO DE UMA ÁREA DEGRADADA POR EFLUENTE INDUSTRIAL

ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DA RECUPERAÇÃO DE UMA ÁREA DEGRADADA POR EFLUENTE INDUSTRIAL ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DA RECUPERAÇÃO DE UMA ÁREA DEGRADADA POR EFLUENTE INDUSTRIAL Édio Damásio da Silva Junior (1) Graduando em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Isac

Leia mais

Revestimentos industriais ecologicamente corretos com NECOWEL TM

Revestimentos industriais ecologicamente corretos com NECOWEL TM Revestimentos industriais ecologicamente corretos com NECOWEL TM Desempenho excelente aplicação de qualidade superior e compatibilidade ambiental. Feito sob medida para você. Como especialistas em emulsões

Leia mais

Conceito. Tem como compromisso criar vínculos fortes e duradouros com os clientes, oferecendo-lhes os melhores produtos e serviços.

Conceito. Tem como compromisso criar vínculos fortes e duradouros com os clientes, oferecendo-lhes os melhores produtos e serviços. Conceito A MAP é uma empresa que atua no mercado na avaliação do processo industrial de seus clientes, com a finalidade de conhecer suas necessidades e gerar soluções específicas para cada uma. Atua aliada

Leia mais

SENSORES INDUTIVOS E CAPACITIVOS. Instrumentação - Profs. Isaac Silva - Filipi Viana - Felipe Dalla Vecchia 2013

SENSORES INDUTIVOS E CAPACITIVOS. Instrumentação - Profs. Isaac Silva - Filipi Viana - Felipe Dalla Vecchia 2013 INSTRUMENTAÇÃO SENSORES INDUTIVOS E CAPACITIVOS Jocarli Alencastro Instrumentação - Profs. Isaac Silva - Filipi Viana - Felipe Dalla Vecchia 2013 Introdução Os sensores indutivos e capacitivos foram desenvolvidos

Leia mais

no SRM do que no CRM está na obtenção da certificação de qualidade ISO 9001. Para que o Fabricante de Cilindros mantenha o referido certificado de

no SRM do que no CRM está na obtenção da certificação de qualidade ISO 9001. Para que o Fabricante de Cilindros mantenha o referido certificado de 81 8 Conclusões O último capítulo da dissertação visa tecer conclusões a respeito do trabalho e sugerir algumas recomendações de estudos futuros. A presente dissertação teve como objetivos propor um modelo,

Leia mais

TUBOS DE PROTEÇÃO TUBOS DE PROTEÇÃO

TUBOS DE PROTEÇÃO TUBOS DE PROTEÇÃO TUBOS METÁLICOS São feitos em metal (normalmente aço inox), fechado em uma das extremidades através de solda ou caldeamento, e, quase sempre rosqueado na outra parte e fixo ao. TUBOS CERÂMICOS São muito

Leia mais

DESCRIÇÃO E/OU FOLHAS ATINGIDAS

DESCRIÇÃO E/OU FOLHAS ATINGIDAS ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA N : ET-810-CGC-007 USUÁRIO: CEGÁS 1 de 7 FOLHA: OBJETO AMPLIAÇÃO DA REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE GÁS NATURAL RAMAL DE DISTRIBUIÇÃO PARA ATENDIMENTO A CLIENTES REV. Í N D I C E D E R E

Leia mais

O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa.

O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa. O que é o Aquecimento Global? O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa. O efeito estufa é um fenômeno natural e consiste na retenção de calor irradiado pela

Leia mais

É importante ressaltar que o uso, desgaste, lavagem e as condições ambientais afetarão o desempenho deste tecido refletivo.

É importante ressaltar que o uso, desgaste, lavagem e as condições ambientais afetarão o desempenho deste tecido refletivo. Boletim Técnico Material Refletivo 3M Scotchlite Tecido Refletivo Prata 8912 Descrição O Material Refletivo 3M Scotchlite Tecido Prata 8912 foi desenvolvido para uso em vestuários de segurança e em roupas

Leia mais

Como Selecionar Projetos Seis Sigma

Como Selecionar Projetos Seis Sigma Como Selecionar Projetos Seis Sigma Cristina Werkema Etapas do processo de seleção A definição dos projetos a serem desenvolvidos pelos Black Belts e Green Belts é uma das atividades mais importantes do

Leia mais

MÓDULO 4 Meios físicos de transmissão

MÓDULO 4 Meios físicos de transmissão MÓDULO 4 Meios físicos de transmissão Os meios físicos de transmissão são compostos pelos cabos coaxiais, par trançado, fibra óptica, transmissão a rádio, transmissão via satélite e são divididos em duas

Leia mais

5 Montagem Circuítos

5 Montagem Circuítos Montagem 5 Circuítos Ambiente de trabalho: Para trabalhar com montagem eletrônica e reparação de equipamentos o técnico precisa de algumas ferramentas, são elas: 1 - Ferro de solda: O ferro de solda consiste

Leia mais

Dicas de uso - Render Up

Dicas de uso - Render Up Dicas de uso - Render Up (versão 3.6.7 ou superior) Desenvolvido por: Promob Software Solutions Rua dos Cinamomos - 517 - Cinquentenário CEP 95012-140 - Caxias do Sul - RS Brasil Fone/Fax: 54 3209 9200

Leia mais

CORROSÃO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO. Prof. Ruy Alexandre Generoso

CORROSÃO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO. Prof. Ruy Alexandre Generoso CORROSÃO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO Prof. Ruy Alexandre Generoso É um dos materiais mais importantes de engenharia usado em construções. É usado nos mais variados tipos de construções tais como: barragens,

Leia mais

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico. Rua Manoel Joaquim Filho, 303, CEP. 13148-115 Paulínia / SP.

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico. Rua Manoel Joaquim Filho, 303, CEP. 13148-115 Paulínia / SP. Página 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Nome da Empresa: CICATRILEX PRATA Ceva Saúde Animal Ltda. Rua Manoel Joaquim Filho, 303, CEP. 13148-115 Paulínia / SP. Nome do Fabricante:

Leia mais

DETERMINAÇÃO DO TEOR DE UMIDADE E DENSIDADE BÁSICA PARA ESPÉCIES DE PINUS E EUCALIPTO

DETERMINAÇÃO DO TEOR DE UMIDADE E DENSIDADE BÁSICA PARA ESPÉCIES DE PINUS E EUCALIPTO DETERMINAÇÃO DO TEOR DE UMIDADE E DENSIDADE BÁSICA PARA ESPÉCIES DE PINUS E EUCALIPTO ALMEIDA, Diego Henrique de Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho UNESP MOLINA, Julio Cesar Escola

Leia mais

Campanha de prevenção do cancro da pele

Campanha de prevenção do cancro da pele Campanha de prevenção do cancro da pele Use o protetor solar adequado. Proteja-se com chapéu e óculos de sol. Evite a exposição solar entre as 11:00 e as 17:00. www.cm-loures.pt facebook.com/municipiodeloures

Leia mais