Produtos e Serviços. Convênio. Banco do Brasil S.A. e ABIMAQ

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Produtos e Serviços. Convênio. Banco do Brasil S.A. e ABIMAQ"

Transcrição

1 Produtos e Serviços Convênio Banco do Brasil S.A. e ABIMAQ

2 2 Prezadas Associadas, As informações aqui tratadas foram disponibilizadas pelo Banco do Brasil e orientam sua empresa como obter os benefícios e utilizar os produtos e serviços abaixo descritos. O convênio firmado com o Banco do Brasil objetiva propiciar às associadas da ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e clientes do Banco, acesso a linhas de crédito (capital de giro e investimentos) e tarifas de serviços com condições diferenciadas. O acesso às condições diferenciadas corresponderá ao grau de relacionamento da associada com o Banco. Ressaltamos que a contratação de financiamento estará condicionada a aprovação de limite de crédito, inexistência de restrições cadastrais, constituição de garantias, bem como ao cumprimento dos requisitos de cada linha de crédito, tais como apresentação de certidões, documentação específica, porte e faturamento da empresa etc. Esses benefícios poderão ser ampliados conforme o volume de negócios originados a partir da assinatura do convênio. Considerando a parceria preferencial estabelecida com o Banco do Brasil - são fundamentais a participação e adesão do maior número de associadas que, juntas, reúnem forças para atingir os objetivos comuns e fortalecer os elos de toda a cadeia de valor do segmento de Máquinas e Equipamentos. São Paulo (SP), 07 de Abril de Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos

3 3 Índice: Como Obter os...04 Produtos e Serviços Disponíveis...04 Cobrança...05 Custódia de Cheques...06 Desconto de Cheques...07 Desconto de Títulos...08 Desconto de NP Empréstimo Ponte...09 Cartão BNDES...09 BNDES/Finame...10 BB Capital de Giro Prefixado...11 BB Capital de Giro Prefixado (Pagamento de tributos)...11 BB Giro Décimo Terceiro Salário...12 BB Giro Empresa Flex...12 Crédito Direto ao Fornecedor (antecipação de PAC do BNDES)...13 Pagamento a Fornecedores...13 Pagamento de Salários...14 Pagamento Eletrônico de Salários...15 ACC/ ACE...16 PROEX...17 PROGER Exportação...18 BNDES/Exim...19 Produtos e Serviços disponibilizados por agências BB no Exterior... 20

4 4 Como obter os benefícios: 1. Os benefícios do convênio contemplam as associadas da ABIMAQ. 2. A associada deverá constar da relação encaminhada pela ABIMAQ ao Banco do Brasil. 3. A associada deverá se dirigir à agência do Banco do Brasil de seu relacionamento, de posse da Carta de Apresentação emitida pela ABIMAQ, ou se caso não for correntista, providenciar a abertura de conta na agência de sua escolha. 4. Para obtenção de empréstimo no Banco do Brasil, é necessário que a empresa possua limite de crédito estabelecido, não tenha impedimentos ou restrições e atender aos pré-requisitos da linha pretendida. 5. Maiores informações podem ser obtidas na ABIMAQ ou nas agências do Banco do Brasil. Produtos e Serviços Disponíveis Estão disponíveis às associadas da ABIMAQ os seguintes produtos e serviços: ACC (Adiantamento sobre Contrato de Câmbio), ACE (Adiantamento sobre Cambiais Entregues), PROEX, PROGER Exportação, Cobrança, Desconto de Títulos, Desconto de Cheques, Cartão BNDES, BNDES/Exim, BNDES/Finame, BB Giro Empresa Flex, BB Giro Décimo Terceiro Salário, Capital de Giro Desconto de NP Empréstimo Ponte, Crédito Direto ao Fornecedor (antecipação de PAC do BNDES), BB Capital de Giro Prefixado, BB Capital de Giro Prefixado (pagamento de tributos), Pagamento a Fornecedores, Pagamento de Salários e Pagamento Eletrônico de Salários. Veja a descrição destes produtos nas próximas páginas.

5 5 Cobrança BB Conjunto de Serviços oferecidos pelo Banco à sua empresa, para viabilizar o recebimento dos valores referentes às vendas de seus produtos. O Banco do Brasil oferece o serviço que melhor atende às suas necessidades e expectativas, especialmente quanto ao custo e à comodidade a ser oferecida ao devedor. Abrangência da rede de agências do Banco do Brasil. Aplicativo gerencial BB Cobrança, oferecido de forma gratuita. Controle da carteira de clientes, diretamente no ambiente de trabalho da sua empresa, por meio do Gerenciador Financeiro. Cumprimento rigoroso das instruções. Disponibilização de espaço para inclusão de logomarca. Emissão de segunda via de boleto no Gerenciador Financeiro. Possibilidade de definir a data do débito das tarifas. Pontualidade e segurança no crédito dos valores cobrados. Possibilidade de antecipação dos recursos. Espaço para inclusão de nome personalizado nos boletos. Possibilidade de protestar boletos de cobrança não pagos.

6 6 Custódia de Cheques A Custódia de Cheques do Banco do Brasil é um serviço de guarda dos cheques pré-datados recebidos por sua empresa, evitando possível risco de roubo, incêndio ou extravio. É muito fácil de usar e ainda contribui para melhorar o gerenciamento e o controle financeiro das vendas da sua empresa. Os cheques são compensados somente na data de bom para indicada no depósito, e o valor é creditado diretamente na conta corrente da sua empresa, na data programada. Podem ser acolhidos cheques com data para depósito de até 540 dias corridos. Redução do risco de perda dos cheques. Possibilidade de antecipar o recebimento dos créditos por meio do Desconto de Cheques. Acolhimento dos cheques por meio de depósito eletrônico (BBCheque), dos terminais de autoatendimento do BB ou de qualquer agência do Banco.

7 7 Desconto de Cheques Com o desconto de cheques do Banco do Brasil, você pode oferecer mais prazo para seus clientes, sem precisar esperar para receber. Os cheques pré-datados recebidos por sua empresa viram dinheiro na hora, com as melhores condições do mercado. Utilização do serviço de depósito eletrônico de cheques (BBCheque) para realizar a custódia dos documentos diretamente da sua empresa, com muito mais segurança. Prazo dos cheques de até 180 dias. Taxas atrativas, de acordo com a parceria negocial com o BB. Consulta da margem disponível para desconto de cheque na própria empresa, por meio do Gerenciador Financeiro. Melhor serviço de gerenciamento e controle financeiro das vendas da empresa.

8 8 Desconto de Títulos Com o Desconto de Títulos do Banco do Brasil, você não precisa se preocupar com o recebimento de suas vendas a prazo. Sua empresa oferece prazo aos clientes e antecipa as receitas das vendas realizadas por meio de duplicatas, com as melhores condições do mercado e toda a comodidade e segurança. Com o Banco do Brasil, você conta com o melhor serviço de cobrança e a maior rede de atendimento do País. Total gerenciamento da carteira de cobrança pelo Gerenciador Financeiro. Prazo das duplicatas de até 360 dias. Taxas de juros atrativas, de acordo com a parceria negocial com o BB. Envio dos títulos por meio eletrônico no Gerenciador Financeiro.

9 9 Desconto de Notas Promissórias - Empréstimo-Ponte Linha de capital de giro para sua empresa antecipar os recursos de operações contratadas junto ao BNDES. O Desconto de Notas Promissórias é a solução de empréstimo-ponte do BB ideal para sua empresa que aguarda a liberação de recursos do Sistema BNDES/Finame. Com o produto, você obtém capital de giro para pagar o fornecedor adiantado e receber de forma antecipada o bem objeto do financiamento. O prazo do pagamento pode chegar até 60 dias. A taxa de juros é atrativa, a partir de 1,26% ao mês, de acordo com o prazo da proposta. A contratação é simplificada. Cartão BNDES Com o cartão BNDES, você financia a compra de máquinas, equipamentos, veículos e outros bens de produção para sua empresa diretamente de fornecedores credenciados no portal do Cartão BNDES, com a comodidade de comprar pela Internet.

10 10 Detalhes Financiamento de até 100% do valor do bem. Valor máximo para contratação: R$ 500 mil. Prazo: entre 3 a 48 parcelas mensais, iguais e sucessivas. Taxas de juros prefixada, divulgadas no Portal do Cartão BNDES. BNDES/Finame Financiamento de longo prazo para aquisição e produção de máquinas e equipamentos novos, de fabricação nacional, incluindo veículos de carga. Esses bens devem estar cadastrados no BNDES. Também é possível o financiamento de capital de giro associado, conforme a linha utilizada. Permite implantação, expansão e modernização da empresa. Possibilita investimento em novas tecnologias, diminuindo custos. Longo prazo para pagamento. Taxas de juros baixas. Carência para pagamento. A alíquota de IOF é zero. Financiamento de até 100% do valor do investimento, de acordo com a linha utilizada. Comodidade e segurança, pela tradição e solidez do BB.

11 11 BB Capital de Giro Prefixado Linha de crédito sob medida, ajustável ao fluxo financeiro e as sazonalidades de sua empresa. Atendimento às necessidades financeiras da sua empresa, considerando especialmente o fluxo financeiro. Possibilidade de escolha da data para pagamento dos encargos e do capital. Flexibilidade em adequar as condições do empréstimo à capacidade de pagamento. Prazo negociado de acordo com as necessidades da sua empresa. BB Capital de Giro Prefixado (Pagamento de Tributos) Linha de crédito sob medida, ajustável ao fluxo financeiro e às sazonalidades de sua empresa, destinada ao Pagamento de Tributos. É condicionada à apresentação das guias de recolhimento do tributo/ contribuição (IPI, ICMS, PIS/COFINS, FGTS e INSS, conforme o caso) e de faturas de energia elétrica.

12 12 BB Giro Décimo Terceiro Salário Com o BB Giro Décimo Terceiro Salário sua empresa obtém recursos para pagar o 13º salário de seus funcionários e os encargos sociais com as melhores condições do mercado. Pagamento em até 13 parcelas mensais, independentemente da data de contratação. Possibilidade de escolha da data de pagamento. Prazo de até 59 dias para pagar a primeira prestação. Taxas de juros atrativas, de acordo com a parceria negocial com o BB. BB Giro Empresa Flex BB Giro Empresa Flex - Liberações Estruturadas O BB Giro Empresa Flex e o BB Giro Empresa Flex Liberações Estruturadas são linhas de crédito para apoiar a gestão do fluxo de caixa da sua empresa, atendendo, em uma única operação, as necessidades financeiras de capital de giro e financiamento para aquisição de bens e serviços. E ainda oferece a opção de periodicidade de pagamento das parcelas de capital que melhor se encaixe ao orçamento da sua empresa: mensal, bimestral, trimestral, quadrimestral, semestral ou cronograma livre.

13 13 Liberações na conta corrente da sua empresa ou diretamente ao fornecedor. Reutilização dos valores amortizados. Encargos diferenciados em função do relacionamento do cliente com o Banco. Pagamento em até 24 parcelas. Renovação automática. Operação sujeita a aprovação de crédito. Destinada a empresas com faturamento bruto anual superior a R$ milhões. Você escolhe o melhor dia do mês para pagar, respeitando a sazonalidade dos seus negócios. Crédito Direto ao Fornecedor (antecipação de PAC do BNDES) Com o Crédito Direto ao Fornecedor, sua empresa pode antecipar os valores a receber dos repasses do BNDES/ Finame, em operações de financiamento com o BB como agente financeiro. O cronograma de reposição é estipulado em função do cronograma de liberação dos recursos do BNDES/ Finame. Pagamento a Fornecedores Conjunto de serviços oferecidos pelo Banco para que a sua empresa possa efetuar a liquidação de compromissos assumidos com os fornecedores, colaboradores ou empregados.

14 14 Fornecimento pelo BB de aplicativo gratuito (BBPAG). O pagamento ao favorecido pode ser efetivado em diversas modalidades, tais como: Crédito em Conta Corrente, DOC, TED, Liquidação Eletrônica de Títulos Compensáveis (bloquetos de cobrança), Pagamento Eletrônico de Guias Não Compensáveis e Pagamento Eletrônico de Depósito Judicial. Agendamento de pagamentos para até 180 dias. Abrangência da rede de agências do BB no País. Gerenciamento, liberação e controle de forma on-line. Rastreamento de título de cobrança compensável registrado no BB, em que o pagador figure como sacado. Pagamento de compromissos em lotes (em uma única operação). Maior base de clientes no País. Possibilidade de pagamento em outras praças por meio de preposto (ORPAG). Pagamento de Salários É um conjunto de serviços oferecidos pelo Banco, para que a sua empresa possa efetuar a liquidação de compromissos assumidos com fornecedores, colaboradores e empregados. Trata-se de solução tecnológica avançada para o contas a pagar da sua empresa, com gerenciamento direto de seu escritório pelo Gerenciador Financeiro. Solução automatizada (massificada) para abertura das contas dos seus empregados, em qualquer agência do BB.

15 15 Possibilidade de financiamento do desembolso e de encargos relativos ao 13 salário. Fornecimento de aplicativo gratuito pelo BB (BBPAG). O pagamento ao favorecido do salário pode ser efetivado em modalidades, tais como: Crédito em Conta Corrente, Crédito em Conta de Poupança, DOC, TED e Pagamento Eletrônico de Depósito Judicial. Agendamento de pagamento para até 180 dias. Fornecimento do BB Contracheque, que pode ser obtido em qualquer terminal de auto-atendimento do BB ou pela Internet. Pagamento Eletrônico de Salários Conjunto de serviços oferecidos pelo Banco para processar e gerenciar a folha de pagamento da sua empresa, proporcionando comodidade, economia de tempo e mais segurança para você, sua empresa e seus empregados. Não há necessidade de transporte ou manuseio de valores. A transação é feita pelo Gerenciador Financeiro, e os créditos são realizados em tempo real, sem troca de arquivos. O cadastramento dos favorecidos é realizado uma única vez pela empresa. Opção de agendar os pagamentos. As informações sobre os pagamentos agendados e processados podem ser consultadas com precisão, e ficam arquivadas no ambiente da empresa.

16 16 ACC/ACE ACC (Adiantamento sobre Contrato de Câmbio) é uma antecipação de recursos em moeda nacional (R$) ao exportador, por conta de uma exportação a ser realizada no futuro. Já o ACE (Adiantamento sobre Cambiais Entregues) é uma antecipação de recursos em moeda nacional (R$) ao exportador, após o embarque da mercadoria para o exterior, mediante a transferência ao Banco do Brasil dos direitos sobre a venda a prazo. Destinado às empresas exportadoras e que necessitem de capital de giro, e/ou recursos para financiar a fase de produção (ACC) ou a de comercialização (ACE). Taxas de juros internacionais. Adiantamento de até 100% do valor da exportação, com prazo de pagamento de até 750 dias incluindo as fases pré-embarque (ACC) e pós-embarque (ACE). Capital de giro de até 360 dias antes do embarque do bem exportado (ACC). Recebimento à vista das vendas ao exterior realizadas a prazo. Isenção do Imposto sobre Operações Financeiras IOF. Possibilidade de contratação via internet, com agilidade e segurança.

17 17 PROEX Criado com o objetivo de conceder às exportações, condições equivalentes às do mercado internacional, o Programa está disponível em duas modalidades operacionais: Financiamento e Equalização. Financiamento - Financiamento direto ao exportador brasileiro ou importador, com recursos financeiros obtidos junto ao Tesouro Nacional. Essa modalidade de apoio está voltada fundamentalmente para o atendimento a micro, pequena e média empresas. : Prazo de 60 dias a dez anos, definidos de acordo com o valor da mercadoria ou a complexidade do serviço prestado. Parcela financiada de até 100% do valor da exportação para os financiamentos com prazo de até dois anos, e de até 85% do valor da exportação nos demais casos. Taxas de juros praticadas no mercado internacional. Pagamento em parcelas semestrais, iguais e consecutivas. Não há limite mínimo de valor ou de quantidade de mercadoria por operação ou embarque. Garantias aval, fiança, carta de crédito de instituição financeira de primeira linha ou seguro de crédito à exportação. Equalização - Neste caso a exportação brasileira é financiada por instituições financeiras estabelecidas no País ou no exterior, e o PROEX arca com parte dos encargos financeiros incidentes, de forma a tornar as taxas de juros equivalentes às praticadas internacionalmente.

18 18 As características do financiamento (prazo e percentual financiável, taxa de juros e garantias) podem ser livremente pactuadas entre as partes, e não necessariamente devem coincidir com as condições de equalização. Prazo de 60 dias a dez anos, definidos de acordo com o valor da mercadoria ou a complexidade dos serviços prestados. Percentual eqüalizável de até 85% do valor da exportação. O pagamento ao financiador ocorre por intermédio da emissão de Notas do Tesouro Nacional, da Série I (NTN-I). PROGER Exportação O Proger Exportação é uma linha de financiamento que apóia a produção de bens voltados ao mercado externo, inclusive despesas diretamente ligadas à promoção, como a participação em feiras no Brasil e no exterior. : Linha de crédito em moeda nacional para financiamentos de até R$ 250 mil por operação. Prazo de até 12 meses antes do embarque dos bens, com carência de até 6 meses. Ausência de risco cambial. Possibilidade de acesso aos principais eventos em todo o mundo. Tarifas e custos reduzidos.

19 19 BNDES - Exim Linha de crédito à exportação de bens e serviços de alto valor agregado, financia a produção (fase pré-embarque) e a comercialização (pós-embarque), com recursos provenientes do BNDES. O Banco do Brasil é o principal agente financeiro do BNDES-Exim. Financia até 100% do valor da exportação, nas fases pré e pós-embarque. Prazo de até 12 anos para pagamento na modalidade pós-embarque e até 36 meses no pré-embarque, de acordo com a mercadoria/serviço. Taxas de juros bastante atrativas. Possibilita vender a prazo e receber à vista.

20 20 O Banco do Brasil S/A possui uma vasta rede de agências, bem como relacionamento com várias instituições financeiras parceiras no exterior. A seguir são apresentados os serviços disponibilizados às empresas brasileiras, fundamentais em suas negociações com o exterior.

21 21 SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS POR AGÊNCIAS DO BANCO DO BRASIL NO EXTERIOR Garantias Internacionais O Banco do Brasil oferece ao mercado importantes instrumentos de garantia que visam assegurar liquidez e segurança às operações de comércio exterior, quer sejam de importação, exportação ou financeiras. Possibilitar participação em concorrências internacionais. Possibilitar recebimento de pagamentos antecipados. Viabilizar exportação de bens e serviços com garantia do Banco. Assegurar pagamento em caso de não cumprimento de termos de contrato de qualquer natureza como importação, financeiro e outros. Desconto de Títulos Comerciais Linha de Crédito para apoio financeiro às vendas a prazo de bens e serviços, mediante a desconto de títulos comerciais. Público-alvo: empresas estabelecidas no exterior como subsidiárias de grupos empresariais brasileiros e/ou multinacionais clientes do BB no Brasil. Financiamento à Importação Linha de financiamento em moeda estrangeira, destinadas às importações brasileiras de bens e serviços. Público-alvo: empresas importadoras clientes do BB. Pagamento das suas importações a prazo. Financiamento de até 100% do valor da importação, incluindo as despesas locais com o desembaraço da mercadoria nos financiamentos de longo prazo.

22 22 Taxas compatíveis às praticadas no mercado internacional. Consultoria e assessoria por parte de funcionários especializados durante todo o processo. Financiamento à Importação Direto Para Outros Países Financiamento concedido ao importador pela dependência externa do Banco do Brasil, para pagamento da importação de produtos, bens e/ou serviços. Público-alvo: empresas estabelecidas no exterior como subsidiárias de grupos empresarias brasileiros e/ou multinacionais; empresas clientes de dependência externa do BB; e empresas importadoras locais. Utilização de garantias no Brasil para garantir a operação de subsidiárias externas. Financiamento em nome da própria filial. Possibilidade de financiamento de curto ou longo prazo. Maior facilidade em obter crédito em virtude de a empresa ser cliente do Banco do Brasil. Ampla rede de agências no Brasil e no Exterior. Segurança, solidez e agilidade do Banco do Brasil. Empréstimo Financeiro Direto (Lei 4131/62) Recurso concedido por agência externa do BB para empresas no Brasil, com a finalidade de provê-las em suas necessidades financeiras podendo ser utilizado para investimento fixo ou capital de giro. Público-alvo: empresas clientes de qualquer dependência interna do BB Crédito diretamente na conta do tomador com taxa de juros internacionais. Flexibilidade nas condições de pagamento (principal e juros). Recursos de curto ou longo prazo.

23 23 Reforçar o capital de giro da empresa, mediante abertura de crédito fixo. Acesso a extensa rede de captação no exterior (agências e correspondentes) e excelente rede interna, para aplicação. Agilidade na contratação. Capital de Giro Externo (Working Capital) Empréstimo em moeda estrangeira, de curto ou longo prazo destinado a atender as necessidades financeiras das empresas. Público-alvo: empresas estabelecidas no exterior como subsidiárias de grupos empresariais brasileiros e/ou multinacionais; empresas clientes da dependência externa do BB; Utilização de garantias no Brasil para garantir a operação para subsidiárias externas. Financiamento em nome da própria filial. Maior facilidade em obter crédito em virtude de ser empresa cliente do Banco no Brasil. Reforçar o capital de giro de empresas, mediante abertura de crédito fixo. Overdraft PJ Crédito rotativo para cobertura de saque a descoberto em conta-corrente, a fim de subsidiar eventual necessidade financeira do cliente. Público-alvo: empresas brasileiras, exportadoras e/ou que operem em bolsa de futuro no mercado internacional; empresas clientes da dependência externa do BB; e empresas estabelecidas no exterior como subsidiárias de grupos empresariais brasileiros e/ou multinacionais.

24 24 Utilização de garantias no Brasil para garantir a operação para subsidiárias externas. Financiamento em nome da própria filial. Maior facilidade em obter crédito em virtude de ser empresa cliente do Banco no Brasil. Acesso rápido a recursos. Financiamento à Exportação Rede externa Financiamento às empresas exportadoras, nas fases pré ou pós-embarque, para viabilizar suas vendas ao exterior. Público-alvo: empresas estabelecidas no exterior como subsidiárias de grupos empresariais brasileiros e/ou multinacionais; empresas clientes da dependência externa do BB; e empresas exportadoras locais. Utilização de garantias no Brasil para garantir a operação para subsidiárias externas. Financiamento em nome da própria filial. Maior facilidade em obter crédito em virtude de ser empresa cliente do Banco no Brasil. Possibilidade de financiamento de curto e longo prazos. Pré-Pagamento Financiamento à Exportação Rede externa O Pré-Pagamento de Exportação consiste em uma modalidade de financiamento ao exportador, na fase pré-embarque da mercadoria, com a finalidade de prover ao cliente capital de giro para viabilizar suas vendas ao exterior. Público-alvo: Clientes exportadores brasileiros.

25 25 Obtenção de recursos para amparar as exportações de bens e/ou serviços, na fase pré-embarque, com preços internacionais e prazo que pode ser superior ao ACC. Recebimento à vista de exportação a prazo. Isenção de IR na remessa de juros (atualmente). Desconto à Forfait de Exportação Financiamento ao comércio exterior na fase pós-embarque, pela aquisição/desconto de uma cambial representativa da exportação, sem direito de regresso contra o exportador, o qual recebe à vista o valor correspondente a uma venda a prazo. Público-alvo: Clientes exportadores com Limite de Crédito vigente, possuidores de títulos/cambiais sacados contra importadores clientes do BB que sejam detentores de limite de crédito para amparar a operação. Melhora do fluxo de caixa vende a prazo e recebe à vista. Ausência do risco de crédito e do risco país do importador, pois o título é vendido ao Banco, sem direito de regresso contra o exportador. Ausência de risco de variação nas taxas de juros internacionais. Possibilidade de enquadramento da operação no programa PROEX Equalização. Melhora nos indicadores de contas a receber no Balanço. Desconto à Forfait de Importação Financiamento ao comércio exterior na fase pós-embarque, pela aquisição/ desconto de uma cambial representativa da importação, sem direito de regresso contra o exportador estrangeiro, o qual recebe à vista o valor correspondente a uma venda a prazo.

26 26 Público-alvo: Clientes importadores brasileiros ou estrangeiros; e empresas exportadoras de mercadorias, bens e/ou serviços no exterior com operações com importadores brasileiros ou estrangeiros. Melhora do fluxo de caixa mediante a importação sem esforço de caixa imediato. Possibilidade de financiar 100% do valor da importação. Não afeta o índice de endividamento financeiro do cliente, pois a operação não é contabilizada como Financiamento e sim na conta Fornecedores. Possibilidade de redução do preço junto ao exportador pois o mesmo receberá o valor à vista. Por não haver remessa de juros, o importador não arca com pagamento de Imposto de Renda. Carta de Crédito de Importação Brasileira É uma modalidade de pagamento na qual o BB, a pedido do cliente importador, emite documento garantindo ao exportador estrangeiro o recebimento pela venda externa, desde que atendidas todas as condições e os prazos estipulados nos termos da Carta de Crédito. Trata-se de um serviço que garante segurança na realização de negócios entre exportadores e importadores. Público-alvo: Clientes importadores brasileiros Facilidade de negociação junto aos fornecedores. Maior segurança na realização dos negócios. Possibilidade de refinanciamento (sob consulta).

27 27 Carta de Crédito de Importação Rede Externa Emissão de carta de crédito em favor do exportador no exterior, a pedido e por conta do importador, com a finalidade de garantir o pagamento da importação ao exportador, desde que este satisfaça a todas as exigências no crédito documentário (condições e prazos previamente acordados). Público-alvo: empresas estabelecidas no exterior como subsidiárias de grupos empresarias brasileiros e/ou multinacionais clientes do BB no Brasil. Facilidade de negociação junto aos fornecedores. Maior segurança na realização dos negócios. Possibilidade de refinanciamento (sob consulta). Cobrança Internacional Cobrança de Exportação: consiste na remessa, por intermédio do Banco, de documentos de cobrança de exportação a serem apresentados ao importador estrangeiro, propiciando ao cliente o encaminhamento da documentação nas condições e prazos acordados com o importador. Público alvo: Clientes exportadores. Cobrança de Importação: consiste no processamento de documentos de importação, a serem entregues ao importador, de acordo com as instruções do remetente: contra pagamento e/ou contra aceite; ou sob outros termos e condições. Público-alvo: Clientes importadores. Ampla Rede de Atendimento no Brasil e Dependências em pontos estratégicos no exterior.

28 28 Expertise em consultoria e assessoria em negócios internacionais comerciais e financeiros na Rede Externa. Banco brasileiro mais conhecido no exterior. Excelente relacionamento com os principais banqueiros internacionais, em todos os Continentes. Ótima aceitação do produto, em função do prestígio do Banco no mercado internacional.

Produtos e Serviços. Convênio. Banco do Brasil S.A. e FENACAT

Produtos e Serviços. Convênio. Banco do Brasil S.A. e FENACAT Produtos e Serviços Convênio Banco do Brasil S.A. e FENACAT 2 Prezadas Associadas, As informações aqui tratadas orientam sobre como obter os benefícios e utilizar os produtos e serviços descritos nesta

Leia mais

Produtos e Serviços Revendedores e Transportadores LIQUIGÁS. Convênio. Banco do Brasil e Liquigás

Produtos e Serviços Revendedores e Transportadores LIQUIGÁS. Convênio. Banco do Brasil e Liquigás Produtos e Serviços Revendedores e Transportadores LIQUIGÁS Convênio Banco do Brasil e Liquigás 2 Senhores Revendedores e Transportadores, O convênio firmado com o Banco do Brasil propiciar aos Revendedores

Leia mais

Produtos e Serviços. Convênio. Banco do Brasil e AmBev

Produtos e Serviços. Convênio. Banco do Brasil e AmBev Produtos e Serviços Convênio Banco do Brasil e AmBev Setembro/20 Senhores Franqueados, O convênio firmado com o Banco do Brasil visa propiciar às Franquias Brahma AmBev, acesso à linhas de crédito (capital

Leia mais

Financiamentos ao Comércio Exterior e Apoio aos Negócios Internacionais

Financiamentos ao Comércio Exterior e Apoio aos Negócios Internacionais Financiamentos ao Comércio Exterior e Apoio aos Negócios Internacionais Diretoria de Negócios Internacionais Setembro/2013 Banco do Brasil. Do Brasil para o mundo. Do mundo para o Brasil O Banco do Comércio

Leia mais

Recebíveis. Antecipação de Crédito Lojista ACL. BB Giro Cartões. BB Giro Recebíveis. Desconto de Cheques. Desconto de Títulos

Recebíveis. Antecipação de Crédito Lojista ACL. BB Giro Cartões. BB Giro Recebíveis. Desconto de Cheques. Desconto de Títulos Atualizada em 29/04/2015 Capital de Giro BB Capital de Giro Mix Pasep Recebíveis Antecipação de Crédito Lojista ACL Financiamento de Investimentos BB Crédito Empresa BB Giro Empresa Flex BB Giro Cartões

Leia mais

Financiamento e Garantia às Exportações Um guia rápido aos exportadores brasileiros

Financiamento e Garantia às Exportações Um guia rápido aos exportadores brasileiros 2015 Financiamento e Garantia às Exportações Um guia rápido aos exportadores brasileiros Sumário Introdução... 2 O Programa PROEX... 2 PROEX Financiamento... 3 Mais Alimentos Internacional... 4 PROEX Equalização...

Leia mais

PROGRAMA DE FINANCIAMENTO ÀS EXPORTAÇÕES: PROEX

PROGRAMA DE FINANCIAMENTO ÀS EXPORTAÇÕES: PROEX PROGRAMA DE FINANCIAMENTO ÀS EXPORTAÇÕES: PROEX PROEX FINANCIAMENTO FINALIDADE: Proporcionar e apoiar o exportador brasileiro na comercialização com o exterior de bens e serviços em condições de financiamento

Leia mais

Diretoria de Comércio Exterior

Diretoria de Comércio Exterior Diretoria de Comércio Exterior Rede de atendimento no País 15.212 pontos Banco do Brasil rede de atendimento Rede de TAA 39.417 terminais Agências no exterior 42 dependências em 23 países 1.471 Bancos

Leia mais

1.8. Cartões emitidos para pagamento de benefícios ou repasse de programas sociais devem ser considerados?

1.8. Cartões emitidos para pagamento de benefícios ou repasse de programas sociais devem ser considerados? PAGAMENTOS DE VAREJO E CANAIS DE ATENDIMENTO Perguntas freqüentes 1. Arquivo ESTATCRT.TXT Informações relativas aos cartões com função saque e e-money 1.1. Devo informar os saques efetuados sobre linhas

Leia mais

O papel do Banco do Brasil na exportação de produtos agropecuários. Maicon Bertuol

O papel do Banco do Brasil na exportação de produtos agropecuários. Maicon Bertuol O papel do Banco do Brasil na exportação de produtos agropecuários Maicon Bertuol Passo Fundo, 26/05/2011 Vantagens da Exportação diversificação de mercados e de riscos; melhoria da qualidade e produtividade;

Leia mais

Empréstimo. Pagamento em até 30 meses; Sem taxa de abertura de crédito; Parcelas debitadas em conta; Limites analisados pela renda.

Empréstimo. Pagamento em até 30 meses; Sem taxa de abertura de crédito; Parcelas debitadas em conta; Limites analisados pela renda. Produtos Conta Corrente Com isenção de tarifas de manutenção, dez folhas cheques, quatro extratos mensais, emissão de extratos on-line, tarifas reduzidas, só na Credlíder. Conta Poupança A Poupança Credlider

Leia mais

Soluçõ. ções BB. para a Economia dos Municípios

Soluçõ. ções BB. para a Economia dos Municípios Soluçõ ções BB para a Economia dos Municípios Presença Nacional Presença Nacional Presença Exclusiva 4.388 Municípios * 874 Municípios * *Municípios com agências BB - dados de janeiro/2009 - Fonte: Bacen

Leia mais

REGULAMENTO DO MERCADO DE CÂMBIO E CAPITAIS INTERNACIONAIS TÍTULO : 1 - Mercado de Câmbio CAPÍTULO : 11 - Exportação SEÇÃO : 1 - Disposições Gerais

REGULAMENTO DO MERCADO DE CÂMBIO E CAPITAIS INTERNACIONAIS TÍTULO : 1 - Mercado de Câmbio CAPÍTULO : 11 - Exportação SEÇÃO : 1 - Disposições Gerais SEÇÃO : 1 - Disposições Gerais 1. Este capítulo dispõe sobre as operações no mercado de câmbio relativas às exportações brasileiras de mercadorias e de serviços. 2. O exportador de mercadorias ou de serviços

Leia mais

Comercio Exterior na CAIXA ENCOMEX. Maio/2014

Comercio Exterior na CAIXA ENCOMEX. Maio/2014 Comercio Exterior na CAIXA ENCOMEX Maio/2014 Histórico Comercio Exterior na CAIXA Licença para operar Comércio Exterior Autorização BACEN para Operações de Câmbio Lançamento NCE Lançamento ACC/ACE Primeiro

Leia mais

Conhecimentos Bancários. Conhecimentos Bancários. Mercado Financeiro. Mercado Financeiro

Conhecimentos Bancários. Conhecimentos Bancários. Mercado Financeiro. Mercado Financeiro Conhecimentos Bancários Mercado Financeiro Órgãos normativo/fiscalizador Conselho Monetário Nacional Banco Central do Brasil Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional Conhecimentos Bancários

Leia mais

Linhas de Crédito. Capital de Giro

Linhas de Crédito. Capital de Giro Linhas de Crédito Capital de Giro Apresentação FIESP Jul/2015 Operações mais utilizadas NOME CONTA GARANTIDA CAIXA CH.EMPRESA CAIXA CREDITO ESPECIAL EMPRESA - PRE/PRICE - GARANTIA FGO GIROCAIXA RECURSOS

Leia mais

Mercado de Câmbio. Mercado de câmbio é a denominação para o mercado de troca de moedas.

Mercado de Câmbio. Mercado de câmbio é a denominação para o mercado de troca de moedas. Definição: Mercado de Câmbio Mercado de câmbio é a denominação para o mercado de troca de moedas. O mercado de Câmbio de TAXAS LIVRES opera com o dólar comercial. TAXAS FLUENTES opera com o dólar flutuante

Leia mais

O BNDES Mais Perto de Você. julho de 2009

O BNDES Mais Perto de Você. julho de 2009 O BNDES Mais Perto de Você julho de 2009 Quem somos Fundado em 20 de junho de 1952; Empresa pública de propriedade integral da União Federal; Principal fonte de crédito de longo prazo; Subsidiárias BNDESPar

Leia mais

TARIFAS BANCÁRIAS VOCÊ VALORIZA CADA CENTAVO DO SEU DINHEIRO. E A CAIXA TAMBÉM.

TARIFAS BANCÁRIAS VOCÊ VALORIZA CADA CENTAVO DO SEU DINHEIRO. E A CAIXA TAMBÉM. TARIFAS BANCÁRIAS VOCÊ VALORIZA CADA CENTAVO DO SEU DINHEIRO. E A CAIXA TAMBÉM. Por norma do Conselho Monetário Nacional (CMN), foram padronizados os Serviços Prioritários e os serviços isentos para Pessoa

Leia mais

Produto BNDES Exim Pós-embarque Normas Operacionais. Linha de Financiamento BNDES Exim Automático

Produto BNDES Exim Pós-embarque Normas Operacionais. Linha de Financiamento BNDES Exim Automático Produto BNDES Exim Pós-embarque Normas Operacionais Classificação: Ostensivo Linha de Financiamento BNDES Exim Automático Capítulo I - REGULAMENTO 1. OBJETIVO Apoiar, na fase pós-embarque, a comercialização,

Leia mais

Regulamento do Plano de Vantagens Itaú Uniclass Mais benefícios para quem mantém relacionamento com o Itaú Uniclass.

Regulamento do Plano de Vantagens Itaú Uniclass Mais benefícios para quem mantém relacionamento com o Itaú Uniclass. Regulamento do Plano de Vantagens Itaú Uniclass Mais benefícios para quem mantém relacionamento com o Itaú Uniclass. O Plano de Vantagens Itaú Uniclass oferece benefícios de acordo com o seu relacionamento

Leia mais

Entenda o Novo Sistema de Pagamentos Brasileiro O Novo SPB O que muda com o novo SPB Saiba o que não muda com o novo SPB Saiba mais

Entenda o Novo Sistema de Pagamentos Brasileiro O Novo SPB O que muda com o novo SPB Saiba o que não muda com o novo SPB Saiba mais * Informações de janeiro/2002 * Sumário Entenda o Novo Sistema de Pagamentos Brasileiro O Novo SPB Benefícios do Novo SPB O que é Porque mudar O que muda O que muda com o novo SPB Transferências só com

Leia mais

Linha BNDES Exim Automático

Linha BNDES Exim Automático Linha BNDES Exim Automático Ajudando sua empresa a exportar mais através da rede de bancos credenciados do BNDES no exterior Como incrementar as exportações da minha empresa oferecendo mais prazo de pagamento

Leia mais

CONDIÇÕES PARA OS MEMBROS - PROFISSIONAIS LIBERAIS E ENIs

CONDIÇÕES PARA OS MEMBROS - PROFISSIONAIS LIBERAIS E ENIs PROTOCOLO ORDENS PROFISSIONAIS CONDIÇÕES PARA OS MEMBROS - PROFISSIONAIS LIBERAIS E ENIs Para aderir a este Protocolo e beneficiar das respectivas condições, abra a sua Conta Gestão Tesouraria ou Conta

Leia mais

AULA 19. Mercado de Câmbio II

AULA 19. Mercado de Câmbio II AULA 19 Mercado de Câmbio II Posição de Câmbio A posição de câmbio é representada pelo saldo das operações de câmbio (compra e venda de moeda estrangeira, de títulos e documentos que as representem e de

Leia mais

Financiamentos à exportação de bens e serviços através de instituições financeiras credenciadas, nas modalidades:

Financiamentos à exportação de bens e serviços através de instituições financeiras credenciadas, nas modalidades: Linhas de Apoio à Exportação do BNDES Financiamentos à exportação de bens e serviços através de instituições financeiras credenciadas, nas modalidades: Pré-embarque: financia a produção de bens a serem

Leia mais

XIII Seminário Internacional de Países Latinos Europa-América. Políticas de Facilitação de Créditos para o Desenvolvimento das PME

XIII Seminário Internacional de Países Latinos Europa-América. Políticas de Facilitação de Créditos para o Desenvolvimento das PME XIII Seminário Internacional de Países Latinos Europa-América Políticas de Facilitação de Créditos para o Desenvolvimento das PME Fortaleza, 30 de outubro de 2006 1 Sumário 1 - Mercado MPE 2 - Acesso ao

Leia mais

Viabilizando o Crédito

Viabilizando o Crédito Palestra: Viabilizando o Crédito Educação Empreendedora Consultoria Gestão Inovação Resultados 0800 570 0800 / www.sebrae-rs.com.br O que é CRÉDITO? Credare: Confiar, acreditar. Percepção externa baseada

Leia mais

Plano de Vantagens Itaú Uniclass

Plano de Vantagens Itaú Uniclass Plano de Vantagens Itaú Uniclass Conheça o Plano de Vantagens Itaú Uniclass para correntistas. O Plano de Vantagens Itaú Uniclass oferece benefícios de acordo com o seu relacionamento com o banco e conforme

Leia mais

SECRETARIA DA JUSTIÇA E DA DEFESA DA CIDADANIA FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR DIRETORIA DE ESTUDOS E PESQUISAS

SECRETARIA DA JUSTIÇA E DA DEFESA DA CIDADANIA FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR DIRETORIA DE ESTUDOS E PESQUISAS Resultados dos estudos sobre a redução de taxas de juros praticadas por bancos públicos e privados. Orientações aos consumidores. Face aos diversos anúncios de redução de juros veiculados na mídia a partir

Leia mais

PALESTRA: LINHAS DE CRÉDITOS.

PALESTRA: LINHAS DE CRÉDITOS. PALESTRA: LINHAS DE CRÉDITOS. Facilitador: Wolney Luis do Nascimento Sousa. Responsável pelo Evento: 1 LINHAS DE CRÉDITO Motivos Vantagens Desvantagens Aplicação 2 LINHAS DE CRÉDITO Função dos Bancos Para

Leia mais

Produto BNDES Exim Pós-embarque Normas Operacionais. Linha de Financiamento BNDES Exim Automático

Produto BNDES Exim Pós-embarque Normas Operacionais. Linha de Financiamento BNDES Exim Automático Produto BNDES Exim Pós-embarque Normas Operacionais Linha de Financiamento BNDES Exim Automático Capítulo I - REGULAMENTO 1. OBJETIVO Apoiar, na fase pós-embarque, a comercialização, no exterior, de bens

Leia mais

BANCO DO BRASIL ESCRITURÁRIO

BANCO DO BRASIL ESCRITURÁRIO BANCO DO BRASIL ESCRITURÁRIO CONHECIMENTOS BANCÁRIOS 1. O Sistema Financeiro Nacional (SFN) é constituído por todas as instituições financeiras públicas ou privadas existentes no país e seu órgão normativo

Leia mais

Tabela de Tarifas - Pessoa Física

Tabela de Tarifas - Pessoa Física Tabela de Tarifas - Pessoa Física VIGÊNCIA A PARTIR DE 22/05/2014 SERVIÇOS PRIORITÁRIOS SERVIÇOS CANAIS E FORMAS DE ENTREGA TARIFA - R$ 1. CADASTRO 1.1. Confecção de cadastro para início de relacionamento

Leia mais

O BNDES mais perto de você. abril de 2009

O BNDES mais perto de você. abril de 2009 O BNDES mais perto de você abril de 2009 Quem somos Fundado em 20 de junho de 1952; Empresa pública de propriedade integral da União Federal; Principal fonte de crédito de longo prazo; Apoio ao mercado

Leia mais

SERVIÇOS PRESTADOS E TARIFAS - Pessoas Físicas Vigente a partir de 01/08/2015

SERVIÇOS PRESTADOS E TARIFAS - Pessoas Físicas Vigente a partir de 01/08/2015 SERVIÇOS PRESTADOS E TARIFAS - Pessoas Físicas Vigente a partir de 01/08/2015 Item MODALIDADE/NOMENCLATURA FATO GERADOR DA TARIFA VALOR R$ 1. CONTA DE DEPÓSITOS 1.1 Cadastro 1.2 Cartão 1.1.1. Cadastro

Leia mais

0267 - Subvenção Econômica para Promoção das Exportações PROEX (Lei nº 10.184, de 2001)

0267 - Subvenção Econômica para Promoção das Exportações PROEX (Lei nº 10.184, de 2001) Programa 2024 - Comércio Exterior Número de Ações 14 0027 - Cobertura das Garantias Prestadas pela União nas Operações de Seguro de Crédito à Exportação (Lei nº 9.818, de 1999) Esfera: 10 - Orçamento Fiscal

Leia mais

EQ PS -Fortaleza. Program as de incentivo do BN D ES à Indústria Nacionalde Software. Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social

EQ PS -Fortaleza. Program as de incentivo do BN D ES à Indústria Nacionalde Software. Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social EQ PS -Fortaleza Program as de incentivo do BN D ES à Indústria Nacionalde Software Marcio Wegmann masil@bndes.gov.br Depto. Indústria Eletrônica Área Industrial Princípios Norteadores da Atuação do BNDES

Leia mais

Atualizado em 10/09/2015

Atualizado em 10/09/2015 Atualizado em 10/09/2015 O Cartão BB Pesquisa é um produto oferecido pelo Banco do Brasil para facilitar o dia a dia dos pesquisadores. Destina-se ao pagamento de bens, serviços e demais despesas autorizadas.

Leia mais

Tarifas Bancárias. Política de cobrança de tarifa praticada pelo BNY Mellon Banco S.A.

Tarifas Bancárias. Política de cobrança de tarifa praticada pelo BNY Mellon Banco S.A. Tarifas Bancárias O Conselho Monetário Nacional e o Banco Central do Brasil, através da Resolução 3.919 de 25/11/10, consolid as normas para cobrança de tarifas pela prestação de serviços por parte das

Leia mais

Financiamento ao comércio exterior e apoio aos negócios internacionais

Financiamento ao comércio exterior e apoio aos negócios internacionais Financiamento ao comércio exterior e apoio aos negócios internacionais Bento Gonçalves RS Novembro de 2012 Participação de mercado (janeiro a outubro de 2012) Grandes números Adiantamento sobre Contrato

Leia mais

CARTÃO DE CRÉDITO CARTÃO DE DÉBITO

CARTÃO DE CRÉDITO CARTÃO DE DÉBITO TIPOS DE CARTÃO CARTÃO DE CRÉDITO Instrumento de pagamento que possibilita ao portador adquirir bens e serviços nos estabelecimentos credenciados mediante um determinado limite de crédito. O cliente poderá

Leia mais

Soluções. para sua Empresa

Soluções. para sua Empresa Atendimento Outras Soluções Investimentos Soluções para Parceiros e Empregados Soluções para sua Empresa Linhas de Crédito Seguros e Cartões Soluções em Recebimentos Soluções em Pagamentos Soluções sob

Leia mais

O Apoio do BB à Copa do Mundo de 2014. Diretoria de Micro e Pequenas Empresas

O Apoio do BB à Copa do Mundo de 2014. Diretoria de Micro e Pequenas Empresas O Apoio do BB à Copa do Mundo de 2014 Diretoria de Micro e Pequenas Empresas Novembro de 2011 O Apoio do BB à Copa do Mundo de 2014 Posicionamento junto ao Mercado MPE MPE O Apoio do BB à Copa do Mundo

Leia mais

O ISS e as tarifas bancárias

O ISS e as tarifas bancárias O ISS e as tarifas bancárias No jargão bancário, tarifa é a contrapartida de uma prestação de serviço, é a receita decorrente do serviço prestado. Por conseguinte, sempre que o Banco registra uma receita

Leia mais

Linhas de Financiamento para a Construção Civil

Linhas de Financiamento para a Construção Civil Linhas de Financiamento para a Construção Civil Câmara Brasileira da Indústria de Construção 16 de dezembro de 2009 Quem somos Fundado em 20 de junho de 1952; Empresa pública de propriedade integral da

Leia mais

Regulamento da MultiConta Prestige

Regulamento da MultiConta Prestige Regulamento da MultiConta Prestige Mais serviços e mais benefícios feitos para quem recebe seu crédito de salário ou aposentadoria no Itaú Personnalité. A MultiConta Prestige oferece um maior número de

Leia mais

I SEMINÁRIO ESTADUAL DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS - AM

I SEMINÁRIO ESTADUAL DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS - AM I SEMINÁRIO ESTADUAL DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS - AM Grupo de Trabalho Permanente / GTP-APL Rede de Distribuição 3.407 Agências 6.015 Agências 36 Milhões de Clientes Agências Bradesco Expresso Banco

Leia mais

Regulamento do Plano de Vantagens Itaú Mais benefícios para quem mantém relacionamento com o Itaú.

Regulamento do Plano de Vantagens Itaú Mais benefícios para quem mantém relacionamento com o Itaú. Regulamento do Plano de Vantagens Itaú Mais benefícios para quem mantém relacionamento com o Itaú. O Plano de Vantagens Itaú oferece benefícios de acordo com o seu relacionamento e a sua utilização dos

Leia mais

Apoio ao Encadeamento Produtivo Setor Automotivo

Apoio ao Encadeamento Produtivo Setor Automotivo Apoio ao Encadeamento Produtivo Setor Automotivo SISTEMISTAS Empresas Associadas ao SINDPEÇAS Atuação CAIXA para apoio ao Setor Renovação de Frota Pro-Transporte Financiamento de Máquinas e Equipamentos

Leia mais

Indústria brasileira de bens de capital mecânicos. Janeiro/2011

Indústria brasileira de bens de capital mecânicos. Janeiro/2011 AGENDA DE TRABALHO PARA O CURTO PRAZO Indústria brasileira de bens de capital mecânicos Janeiro/2011 UMA AGENDA DE TRABALHO (para o curto prazo) A. Financiamento A1. Taxa de juros competitiva face a nossos

Leia mais

Nome do perfil: Empresa: Descrição: Empresa DDA U CNPJ: 046.494.291/3915-53. Perfil Master. Perfil para os masteres da empresa

Nome do perfil: Empresa: Descrição: Empresa DDA U CNPJ: 046.494.291/3915-53. Perfil Master. Perfil para os masteres da empresa Empresa: Empresa DDA U CNPJ: 046.494.291/3915-53 Nome do perfil: Perfil Master Descrição: Perfil para os masteres da empresa Permissões de acesso e autorizações por conta: Agência e Conta Carteira 3861

Leia mais

Fornecedores. Apresentação. www.grupoquantica.com. Nosso desafio é o seu sucesso!

Fornecedores. Apresentação. www.grupoquantica.com. Nosso desafio é o seu sucesso! Fornecedores www.grupoquantica.com Apresentação 2010 A idéia Fundado e idealizado por Cleber Ferreira, Consultor de Marketing e Vendas, autor do livro Desperte o Vendedor Interior com Técnicas de Vendas

Leia mais

TABELA DE TARIFAS PESSOA JURÍDICA Divulgada em 04/02/2015 Vigência a partir de 06/03/2015 (*)

TABELA DE TARIFAS PESSOA JURÍDICA Divulgada em 04/02/2015 Vigência a partir de 06/03/2015 (*) TABELA DE TARIFAS PESSOA JURÍDICA Divulgada em 04/02/2015 Vigência a partir de 06/03/2015 (*) PRODUTOS E SERVIÇOS SIGLA NO EXTRATO COBRANÇA POR Conta Salário Cartões e Pagamentos Emissão de Cartão Salário

Leia mais

Tabela de Tarifas e Comissões Bancárias

Tabela de Tarifas e Comissões Bancárias SAC Credicana: (18) 3321-1700 Ouvidoria Credicana: 0800 940 9360 Banco Central: 0800 979 2345 Estes telefones destinam-se ao atendimento de denúncias ou reclamações Valores vigentes a partir de 02/01/2014.

Leia mais

SIGLA EXTRATO. 1 COBRANÇA 1.1 Cobrança Simples PJ PF. Tar. Emissão Bloqueto Pré Impresso. Tarifa Cobrança. título

SIGLA EXTRATO. 1 COBRANÇA 1.1 Cobrança Simples PJ PF. Tar. Emissão Bloqueto Pré Impresso. Tarifa Cobrança. título TABELA DE TARIFAS E TAXAS DE - PESSOA JURÍDICA E PESSOA FÍSICA Sicoob Lagoacred Gerais - Agência Lagoa da Prata e Santo Antonio do Monte Início de vigência: 01/08/2014 Aprovado pela Diretoria em: 31/07/2014

Leia mais

Programa Juro Zero. Guilherme Calheiros Coordenador. Dezembro de 2008

Programa Juro Zero. Guilherme Calheiros Coordenador. Dezembro de 2008 Programa Juro Zero Guilherme Calheiros Coordenador Dezembro de 2008 OBJETIVO O Programa Juro Zero foi criado com a finalidade de estimular o desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas Inovadoras (MPEI

Leia mais

4 MÓDULO 4 DOCUMENTOS COMERCIAIS

4 MÓDULO 4 DOCUMENTOS COMERCIAIS 44 4 MÓDULO 4 DOCUMENTOS COMERCIAIS 4.1 Cheque O cheque é uma ordem de pagamento à vista. Pode ser recebido diretamente na agência em que o emitente mantém conta ou depositado em outra agência, para ser

Leia mais

Manual Cartão Pesquisa /CNPq. Atualizado em 25/08/2014

Manual Cartão Pesquisa /CNPq. Atualizado em 25/08/2014 Manual Cartão Pesquisa /CNPq Atualizado em 25/08/2014 Sumário Introdução... 3 Cartão BB Pesquisa... 4 Passo a Passo... 8 Perguntas e Respostas.... 14 Cartão BB Pesquisa O Cartão BB Pesquisa éresultado

Leia mais

Instituição Financeira do Governo do Estado de São Paulo, regulada pelo Banco Central, com inicio de atividades em Março/2009.

Instituição Financeira do Governo do Estado de São Paulo, regulada pelo Banco Central, com inicio de atividades em Março/2009. Presidência 1 Instituição Financeira do Governo do Estado de São Paulo, regulada pelo Banco Central, com inicio de atividades em Março/2009. Instrumento institucional de apoio à execução de políticas de

Leia mais

TARIFAS DE SERVIÇOS SICOOB BLUCREDI SC

TARIFAS DE SERVIÇOS SICOOB BLUCREDI SC TARIFAS DE SERVIÇOS SICOOB BLUCREDI SC Valores vigentes a partir de: 01/08/2014. Cartão de débito Saque Transferências Extrato Consultas (Saldo e extrato) Compensação de cheques Talão de cheque SERVIÇOS

Leia mais

Feira Internacional da Amazônia Manaus - AM

Feira Internacional da Amazônia Manaus - AM O BNDES Mais Perto de Você Feira Internacional da Amazônia Manaus - AM 25 de novembro de 2009 Como apoiamos Operações Diretas Contratadas t diretamente t com o BNDES Operações Indiretas Instituições i

Leia mais

Linhas de Financiamento

Linhas de Financiamento A história do cooperativismo no País está relacionada ao crescimento da agricultura brasileira. E o Banco do Brasil, como principal responsável pelo impulso do nosso agronegócio, é também o banco do cooperativismo.

Leia mais

Tabela de Tarifas. Pessoa Jurídica. Divulgada em 01/08/2013 Vigência a partir de: 01/09/2013. sicoobes.com.br

Tabela de Tarifas. Pessoa Jurídica. Divulgada em 01/08/2013 Vigência a partir de: 01/09/2013. sicoobes.com.br Tabela de Tarifas Pessoa Jurídica Divulgada em 01/08/2013 Vigência a partir de: 01/09/2013 Relação dos serviços tarifados e respectivos valores vigentes. Os valores máximos foram estabelecidos pela Cooperativa,

Leia mais

PLANO FÁCIL. R$ 6.000,00 a R$ 12.000,00 16,65 18,75 R$ 12.000,01 a R$ 18.000,00 11,10 12,50 Acima de R$ 18.000,00 Isento Isento. Transações Excedentes

PLANO FÁCIL. R$ 6.000,00 a R$ 12.000,00 16,65 18,75 R$ 12.000,01 a R$ 18.000,00 11,10 12,50 Acima de R$ 18.000,00 Isento Isento. Transações Excedentes (1) PLANO FÁCIL Serviços Quantidade Mensal de Transações Fácil 1 Fácil 2 (2) (3) (4) Cheques Cheque Depositado 300 300 Cheque Emitido (exceto Transferência Bancária TB/TBG) Disponível 20 Extrato de Últimos

Leia mais

Participação do do Banco nos nos Arranjos Produtivos Locais APL s

Participação do do Banco nos nos Arranjos Produtivos Locais APL s Bradesco Participação do do Banco nos nos Arranjos Produtivos Locais APL s Missão Ampliar a concessão de crédito e assistência financeira; Disponibilizar Produtos e Serviços Financeiros adequados; Facilitar

Leia mais

Apoio do BNDES a Provedores Regionais de Internet. Curitiba / PR 17 de março de 2014

Apoio do BNDES a Provedores Regionais de Internet. Curitiba / PR 17 de março de 2014 Apoio do BNDES a Provedores Regionais de Internet Curitiba / PR 17 de março de 2014 Agenda Informações Institucionais Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas Projetos de Investimento Aquisição de Máquinas

Leia mais

> O MUNDO ESPERA PELA SUA EMPRESA

> O MUNDO ESPERA PELA SUA EMPRESA > O MUNDO ESPERA PELA SUA EMPRESA MILLENNIUM TRADE SOLUTIONS > CONQUISTE NOVOS MERCADOS PARA A SUA EMPRESA A Exportação e Importação, bem como a Internacionalização da sua Empresa, exigem conhecimento

Leia mais

CANAL DE ENTREGA SIGLA DO EXTRATO VALOR. Isento Cartão de Débito 2.1.1 Fornecimento de

CANAL DE ENTREGA SIGLA DO EXTRATO VALOR. Isento Cartão de Débito 2.1.1 Fornecimento de RESOLUÇÃO SICOOB CGCRED 039 Institui as taxas e tarifas praticadas para os produtos e serviços. O Conselho de Administração da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empresários de Campina Grande

Leia mais

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social Outubro 2009

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social Outubro 2009 Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social Outubro 2009 BH COPA 2014 Agenda Resumo Institucional Os Projetos que Apoiamos Formas de Atuação Condições de Financiamento Fechamento Agenda Resumo

Leia mais

SERVIÇOS PERIODICIDADE VALOR (R$) VIGÊNCIA Cadastro 1.000,00 01/04/2014

SERVIÇOS PERIODICIDADE VALOR (R$) VIGÊNCIA Cadastro 1.000,00 01/04/2014 SERVIÇOS PERIODICIDADE VALOR (R$) VIGÊNCIA Cadastro Confecção de Ficha Cadastral 1.000,00 01/04/2014 Renovação de Ficha Cadastral 1.000,00 01/04/2014 Consultas a Serviços de Proteção ao Crédito 20,00 14/02/2011

Leia mais

SERVIÇOS DISPONÍVEIS NO BANRISUL OFFICE BANKING EXTRATOS

SERVIÇOS DISPONÍVEIS NO BANRISUL OFFICE BANKING EXTRATOS SERVIÇOS DISPONÍVEIS NO BANRISUL OFFICE BANKING EXTRATOS Através do serviço de extratos do Banrisul Office Banking, o correntista pode consultar e imprimir os movimentos em suas contas (correntes ou poupança),

Leia mais

TARIFAS DE SERVIÇOS SICOOB-SC/BLUCREDI Divulgada em: 01/04/2010. Valores vigentes a partir de: 01/05/2010.

TARIFAS DE SERVIÇOS SICOOB-SC/BLUCREDI Divulgada em: 01/04/2010. Valores vigentes a partir de: 01/05/2010. TARIFAS DE SERVIÇOS SICOOB-SC/BLUCREDI Divulgada em: 01/04/2010. Valores vigentes a partir de: 01/05/2010. SERVIÇOS ESSENCIAIS Pessoa Física CONTA CORRENTE DE DEPÓSITO À VISTA SERVIÇO FRANQUIA/MÊS CANAL

Leia mais

Tabela de Tarifas Pessoa Natural

Tabela de Tarifas Pessoa Natural Divulgada em: 02/03/205 Vigência a partir de: 20/04/205 PADRONIZAÇÃO DOS S PRIORITÁRIOS 2 LISTA DE S CANAIS DE ENTREGA SIGLA NO EXTRATO VALOR DA TARIFA CADASTRO. CADASTRO R$ 25,00 CONTA DE DEPÓSITOS 2.

Leia mais

REGULAMENTO DE OPERAÇÕES

REGULAMENTO DE OPERAÇÕES 1 GENERALIDADES As operações de crédito da Cooperativa serão realizadas dentro das normas fixadas pelo Estatuto Social, pelas normas legais, as do Banco Central do Brasil e por este Regulamento. 2 OBJETIVO

Leia mais

Sicredi União PR e ACEJ: Uma parceria que coopera com o seu crescimento.

Sicredi União PR e ACEJ: Uma parceria que coopera com o seu crescimento. Sicredi União PR e ACEJ: Uma parceria que coopera com o seu crescimento. Parceria Sicredi e ACEJ O objetivo desta parceria é proporcionar redução de custo financeiro para os empresários de Jaguapitã através

Leia mais

IMPORTAÇÃO FÁCIL: CÂMBIO PASSO A PASSO SAIBA COMO SER UM IMPORTADOR

IMPORTAÇÃO FÁCIL: CÂMBIO PASSO A PASSO SAIBA COMO SER UM IMPORTADOR IMPORTAÇÃO FÁCIL: CÂMBIO PASSO A PASSO SAIBA COMO SER UM IMPORTADOR 1º Passo: Registro da empresa Atualizar o objeto social da empresa incluindo a atividade de importação e os tipos de produtos que serão

Leia mais

Boletim de Serviços Financeiros

Boletim de Serviços Financeiros PRODUTOS DE INFORMAÇ ÃO E INTELIGÊNCIA D E MERC ADOS Boletim de Serviços Financeiros BOLETIM DO SERVIÇO B RASILEIRO DE APOIO À S MICRO E PEQUENAS E MPRESAS WWW.SEBRAE.COM.BR 0800 570 0800 PERÍODO: NOVEMBRO/2014

Leia mais

Soluções de Crédito. Cadeia Produtiva do Café CADA VEZ BOMPRATODOS

Soluções de Crédito. Cadeia Produtiva do Café CADA VEZ BOMPRATODOS Cadeia Produtiva do Café CADA + VEZ BOMPRATODOS Capital de Giro Recebíveis BB Giro Empresa Flex Agro Crédito Agroindustrial Desconto de Cheques/Títulos BB Giro Recebíveis Duplicatas/Cheques/Cartões BB

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO MERCADO DE CAPITAIS PRINCIPAIS PRODUTOS BANCARIOS Prof. Esp. Tomás de Aquino Salomão e-mail tomassalomao@gmail.

UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO MERCADO DE CAPITAIS PRINCIPAIS PRODUTOS BANCARIOS Prof. Esp. Tomás de Aquino Salomão e-mail tomassalomao@gmail. UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO MERCADO DE CAPITAIS PRINCIPAIS PRODUTOS BANCARIOS Prof. Esp. Tomás de Aquino Salomão e-mail tomassalomao@gmail.com Caderneta de Poupança A caderneta de poupança foi criada em

Leia mais

Tabela de Tarifas Pessoa Física - Serviços Diferenciados Divulgada em 16.05.2014 Vigência a partir de 16.06.2014

Tabela de Tarifas Pessoa Física - Serviços Diferenciados Divulgada em 16.05.2014 Vigência a partir de 16.06.2014 Vigência a partir de 16.06.2014 Produtos e Serviços / Periodicidade Cobrança por Tarifa - R$ Cheques - Remessa de talão via Correios Evento 6,00 Extratos - Extrato de Poupança, via Correios Extrato 2,00

Leia mais

Prazo: 6 meses (a partir publicação da medida provisória em

Prazo: 6 meses (a partir publicação da medida provisória em LINHAS DE CAPITAL INFORME DE GIRO DEMPI e SIMPLES 1/2009 NACIONAL São Paulo, 04 de fevereiro de 2009. Prezado O Departamento Presidente encontro ampliar com as suas da Micro, propostas Pequena e objetivos,

Leia mais

Cliente Nossa Caixa, o Banco do Brasil tem orgulho de receber você e sua empresa.

Cliente Nossa Caixa, o Banco do Brasil tem orgulho de receber você e sua empresa. Cliente Nossa Caixa, o Banco do Brasil tem orgulho de receber você e sua empresa. Conheça os benefícios do novo banco da sua empresa. Banco do Brasil. É de São Paulo. É do Brasil. É Todo Seu. Índice 2

Leia mais

Banco do Brasil - Cartilha de CDB CDB

Banco do Brasil - Cartilha de CDB CDB CDB O que é?... 2 Pré ou pós-fixado... 2 CDI... 3 Indicação... 3 Taxa de administração... 3 Segurança... 3 Modalidades de CDB... 4 Valor mínimo... 5 Rentabilidade... 4 Prazos... 5 Vencimento... 6 Final

Leia mais

Cartão BNDES Peças, Partes e Componentes. São Paulo, 23 de setembro de 2010

Cartão BNDES Peças, Partes e Componentes. São Paulo, 23 de setembro de 2010 Cartão BNDES Peças, Partes e Componentes São Paulo, 23 de setembro de 2010 Cartão BNDES Baseado no conceito de cartão de crédito, visa financiar de forma ágil e simplificada os investimentos das MPMEs.

Leia mais

Contas a Pagar e Contas a receber

Contas a Pagar e Contas a receber Treinamento Financeiro Contas a Pagar e Contas a receber Jéssica Rodrigues Pedro Amauri 1 Duplicatas O que são duplicatas? A duplicata mercantil ou simplesmente duplicata é uma espécie de título de crédito

Leia mais

OPERAÇÕES FINANCEIRAS DE CURTO PRAZO - PARTE II

OPERAÇÕES FINANCEIRAS DE CURTO PRAZO - PARTE II OPERAÇÕES FINANCEIRAS DE CURTO PRAZO - PARTE II COMO FUNCIONAM AS OPERAÇÕES EM MOEDA NACIONAL COM JUROS PÓS FIXADOS EM CDI? COMO FUNCIONAM AS OPERAÇÕES EM MOEDA ESTRANGEIRA? O QUE SÃO OPERAÇÕES DE ACC

Leia mais

2. COMO IMPORTAR 1 PLANEJAMENTO 2 CONTATOS COM POTENCIAIS FORNECEDORES 3 IDENTIFICAR NCM, TRATAMENTO ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO.

2. COMO IMPORTAR 1 PLANEJAMENTO 2 CONTATOS COM POTENCIAIS FORNECEDORES 3 IDENTIFICAR NCM, TRATAMENTO ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO. 1 2 2. COMO IMPORTAR 2.1. FLUXOGRAMA DE IMPORTAÇÃO 1 PLANEJAMENTO A fase de planejamento das importações é geralmente parte integrante do planejamento geral da empresa para atender sua necessidade de máquinas,

Leia mais

9.4. Benefícios creditícios

9.4. Benefícios creditícios 9.4. Benefícios creditícios CURSO: Administração DISCIPLINA: Comércio Exterior FONTES: FORTUNA, Eduardo. Mercado Financeiro Produtos e Serviços. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1996. VAZQUEZ, José Lopes.

Leia mais

PLANO FÁCIL. Valor da Mensalidade (R$) 22,20 24,00

PLANO FÁCIL. Valor da Mensalidade (R$) 22,20 24,00 (1) PLANO FÁCIL Serviços Quantidade Mensal de Transações Fácil 1 Fácil 2 (2) (3) (4) Cheques Cópia de Imagem 5 5 Cheque Depositado 300 300 Cheque Emitido (exceto Transferência Bancária TB/TBG) Disponível

Leia mais

REVISTA JURÍDICA CONSULEX ONLINE Destaque

REVISTA JURÍDICA CONSULEX ONLINE Destaque REVISTA JURÍDICA CONSULEX ONLINE Destaque Walter Douglas Stuber e Adriana Maria Gödel Stuber WALTER DOUGLAS STUBER é sócio fundador de Amaro, Stuber e Advogados Associados, e ADRIANA MARIA GÖDEL é advogada

Leia mais

POLÍTICA DE NEGOCIAÇÃO FINANCEIRA VICE-DIRETORIA ADMINISTRATIVA

POLÍTICA DE NEGOCIAÇÃO FINANCEIRA VICE-DIRETORIA ADMINISTRATIVA POLÍTICA DE NEGOCIAÇÃO FINANCEIRA VICE-DIRETORIA ADMINISTRATIVA ABRIL 2011 1 1. APRESENTAÇÃO A expansão das atividades de ensino e melhoramento da infraestrutura física ofertada tem exigido da Faculdade

Leia mais

FGO e FGI. Fundos garantidores de risco de crédito Como as micro, pequenas e médias empresas podem se beneficiar. 2ª Edição

FGO e FGI. Fundos garantidores de risco de crédito Como as micro, pequenas e médias empresas podem se beneficiar. 2ª Edição FGO e FGI Fundos garantidores de risco de crédito Como as micro, pequenas e médias empresas podem se beneficiar 2ª Edição Brasília 2010 Sumário Apresentação 5 5 1 O que é o fundo garantidor de risco de

Leia mais

PACOTE PADRONIZADO DE SERVIÇOS PRIORITÁRIOS - PESSOA NATURAL

PACOTE PADRONIZADO DE SERVIÇOS PRIORITÁRIOS - PESSOA NATURAL PACOTE PADRONIZADO DE SERVIÇOS PRIORITÁRIOS - PESSOA NATURAL Vigência a partir de 18/07/2014 As tarifas listadas podem ser reduzidas parcial ou totalmente, a critério exclusivo do Banco BNP Paribas Brasil,

Leia mais

Relações Internacionais. Finanças Internacionais

Relações Internacionais. Finanças Internacionais Relações Internacionais Finanças Internacionais Prof. Dr. Eduardo Senra Coutinho Tópico 1: Sistema Financeiro Nacional ASSAF NETO, A. Mercado financeiro. 8ª. Ed. São Paulo: Atlas, 2008. Capítulo 3 (até

Leia mais

Microcrédito é a designação para diversos tipos de empréstimos dos quais apontamos as seguintes características:

Microcrédito é a designação para diversos tipos de empréstimos dos quais apontamos as seguintes características: O QUE É MICROCRÉDITO Microcrédito é a designação para diversos tipos de empréstimos dos quais apontamos as seguintes características: Apesar de maiores limites determinados pelo governo, comumente percebemos

Leia mais

Apoio do BNDES às Micro, Pequenas e Médias Empresas

Apoio do BNDES às Micro, Pequenas e Médias Empresas Apoio do BNDES às Micro, Pequenas e Médias Empresas Campinas - SP 17.mar.2015 Como apoiamos? Operações Diretas Contratadas diretamente com o BNDES Como apoiamos? Operações Indiretas N o de operações 2014*

Leia mais

Arranjo Produtivo Local

Arranjo Produtivo Local Arranjo Produtivo Local GN CAPTAÇÃO MICRO E PEQUENA EMPRESA SN Micro e Pequena Empresa Atuação em APL da CAIXA tem o objetivo de promover: Principais setores apoiados Aeroespacial Biotecnologia Couro e

Leia mais

As exportações de bens podem ocorrer, basicamente, de duas formas: direta ou indiretamente.

As exportações de bens podem ocorrer, basicamente, de duas formas: direta ou indiretamente. Capitulo 10: Tipos de exportação As exportações de bens podem ocorrer, basicamente, de duas formas: direta ou indiretamente. Diretamente: quando o exportador fatura e remete o produto ao importador, mesmo

Leia mais

Escola Secundária de Paços de Ferreira. Curso Profissional Técnicas de Secretariado. Ano Lectivo: 2009/10. Disciplina: Técnicas de Secretariado

Escola Secundária de Paços de Ferreira. Curso Profissional Técnicas de Secretariado. Ano Lectivo: 2009/10. Disciplina: Técnicas de Secretariado Ano Lectivo: 2009/10 Disciplina: Técnicas de Secretariado Professora: Adelina Silva Novembro de 2009 Trabalho realizado por: Sara Gonçalves n.º16 12ºS Financiamento á Exportação O produto baseia-se na

Leia mais