MAGIC: THE GATHERING POLÍTICA DE CONVITES PARA EVENTOS PREMIÊ Atualizada em 6 de outubro de 2016 Em vigor até 31 de dezembro de 2017

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MAGIC: THE GATHERING POLÍTICA DE CONVITES PARA EVENTOS PREMIÊ Atualizada em 6 de outubro de 2016 Em vigor até 31 de dezembro de 2017"

Transcrição

1 MAGIC: THE GATHERING POLÍTICA DE CONVITES PARA EVENTOS PREMIÊ Atualizada em 6 de outubro de 2016 Em vigor até 31 de dezembro de 2017 INTRODUÇÃO Esta Política de Convites para Eventos Premiê de Magic: The Gathering (a Política de Convites ) cobre os critérios de convite e elegibilidade para os torneios Premiê de Magic: The Gathering da Wizards of the Coast LLC ( Wizards ) da data desta atualização até as 23:59 de 31 de dezembro de 2017 e para os torneios classificatórios que valham convites ou byes para eles. A versão mais recente deste documento se encontra em Os eventos Premiê são os seguintes ( Eventos Premiê ): Campeonato Mundial de Magic: The Gathering Copa do Mundo de Magic Classificatórios para a Copa do Mundo de Magic Classificatórias de Última Chance para a Copa do Mundo de Magic Pro Tour Pro Tour Qualifiers Regionais (RPTQs) Classificatórias de Última Chance Regionais Preliminary Pro Tour Qualifiers Grand Prix Grand Prix Trials Campeonato do Super Sunday Series Classificatórias do Super Sunday Series Esta Política de Convites é publicada em diversos idiomas. Caso haja discrepância entre a versão em inglês e uma versão da Política de Convites que não esteja em inglês, as condições determinadas na versão em inglês prevalecerão. Perguntas específicas sobre esta Política de Convites podem ser enviadas em inglês por para PremierPlay@wizards.com com o assunto "Invitation Policy Inquiry". À Wizards of the Coast se reserva o direito de, a seu exclusivo critério, suspender, modificar e alterar este documento ou os programas que ele embasa a qualquer momento sem aviso prévio, incluindo, mas não se limitando a modificar todos os critérios de elegibilidade e convite.

2 1. ELEGIBILIDADE PARA TORNEIOS Jogadores que estejam atualmente suspensos não são elegíveis a competir em qualquer evento sancionado e não podem receber convites com base em Pontos Planeswalker nem receber byes para torneios. Certos indivíduos podem não ser elegíveis a competir em certos torneios sancionados devido a sua situação empregatícia (ex.: na Wizards, na Hasbro ou outros funcionários). Os torneios são classificados como abertos ou apenas para convidados. Qualquer jogador pode competir em um torneio aberto contanto que não esteja suspenso e satisfaça os critérios de elegibilidade por nacionalidade, os critérios gerais de elegibilidade para torneios determinados nas Regras de Torneio de Magic: The Gathering e quaisquer outras restrições ou requisitos conforme listados na descrição daquele torneio aberto. Somente jogadores elegíveis que tenham recebido um convite da Wizards podem competir em torneios somente para convidados.

3 2. REGULAMENTO PARA CONVITES Convites feitos pelos meios descritos nesta política são feitos oficialmente somente após verificação pela Wizards dos resultados de torneios e relatórios fornecidos por organizadores de torneios à Wizards nos arquivos e formulários adequados. Os convites descritos nesta política não podem ser transferidos nem repassados para outra pessoa, exceto conforme explicitamente descrito nesta política. Os convites precisam ser usados nos torneios para os quais se aplicam e não podem ser postergados para eventos futuros. A capacidade de um jogador competir em qualquer torneio em particular está sujeita aos requisitos estabelecidos nesta política, incluindo, mas não se limitando a que cada pessoa satisfaça os requisitos de elegibilidade para aquele torneio e envie um consentimento de competidor(a) assinado. Exceto quando especificamente estabelecido e descrito nesta política, jogadores não podem renunciar aos convites, e no advento de que uma pessoa não possa (ou escolha não) usar um convite, o convite não será atribuído a outro jogador(a). Se você recebe um convite, você reconhece e garante à Wizards a permissão de publicar seu nome na Lista de Convites para o Torneio adequada. As listas de convites para os torneios são publicadas no site do Magic: The Gathering na ficha de informações adequada. Convites, byes e quaisquer outras concessões associadas com aqueles convites ou byes não serão concedidos até que os resultados completos dos eventos sejam relatados, recebidos e revisados pela Wizards. Se um oficial de torneio conceder incorreta ou inadequadamente um convite por qualquer motivo, a Wizards se reserva o direito de, a seu exclusivo critério, revogar todo e qualquer convite, bye ou outras concessões associadas com aqueles convites ou byes para um evento. Convites, byes e quaisquer outras concessões associadas com aqueles convites ou byes podem ser rescindidos pela Wizards após investigação. Quaisquer dessas decisões são finais e não admitem recurso. Certos critérios para convites nesta política requerem que o jogador seja membro do Pro Tour Players Club. Informações sobre o Pro Tour Players Club podem ser obtidas na página de Informações sobre o Pro Tour Players Club. Certos critérios para convites nesta política requerem que o jogador seja membro do Hall da Fama do Pro Tour. Informações sobre o Hall da Fama do Pro Tour podem ser obtidas na página de Informações sobre o Hall da Fama do Pro Tour. À Wizards se reserva o direito de conceder convites adicionais ou byes para jogadores de tempos em tempos a seu exclusivo critério.

4 3. ELEGIBILIDADE A PRÊMIOS Eventos Premiê e o Pro Tour Players Club podem oferecer concessões na forma de prêmios, passagens aéreas e hospedagem (cada uma, uma Premiação de Viagem, ou coletivamente Premiações de Viagem ). Cada premiação está sujeita aos termos desta política e de qualquer outra política ou acordo conforme determinado pela Wizards. Se um jogador receber uma Premiação de Viagem e o jogador for subsequentemente suspenso antes ou durante o torneio para o qual o jogador recebeu a Premiação de Viagem, tal jogador (1) não estará elegível para competir no torneio e(2) perderá a Premiação de Viagem. Uma pessoa é parcialmente elegível para uma Premiação de Viagem se: Tiver jogado em determinado Evento Premiê e ficou nas primeiras colocações às quais tal premiação seria concedida conforme a ficha de informações publicada pela Wizards ou por um organizador de eventos autorizado para aquele Evento Premiê em particular; ou Tiver nível suficiente no Pro Tour Players Club para receber tal concessão (conforme determinado pela Wizards). Prêmios monetários ou Premiações de Viagem conquistadas nos seguintes Eventos Premiê são emitidos pelos escritórios da Wizards of the Coast LLC nos EUA: Pro Tour Campeonato Mundial de Magic: The Gathering Copa do Mundo de Magic Classificatórios para a Copa do Mundo de Magic Pro Tour Qualifiers Regionais (RPTQs) Grand Prix Campeonato do Super Sunday Series Classificatórias do Super Sunday Series Observação: Prêmios monetários destes Eventos Premiê são distribuídos em dólares americanos (USD). Todos os prêmios e Premiações de Viagem baseados no pertencimento ao Pro Tour Players Club são emitidos pelos escritórios da Wizards nos EUA. Os prêmios monetários destes Eventos Premiê são distribuídos em dólares americanos (USD). Todos os Prêmios Monetários estão sujeitos aos seguintes termos e condições adicionais: Todos os impostos são de responsabilidade do indivíduo recebendo o Prêmio Monetário. Antes de receber qualquer Prêmio Monetário, o recebedor em potencial deve, entre outras coisas, enviar para a Wizards of the Coast LLC: (i) um Contrato de Consentimento e Liberação, (ii) o formulário de imposto de renda apropriado, (iii) um comprovante de identidade, e (iv) qualquer outra documentação solicitada pela Wizards. Um jogador elegível para um prêmio precisa retirá-lo em até um (1) ano a partir da data do Evento Premiê no qual o conquistou, ou o prêmio será cancelado.

5 Um jogador elegível para uma Premiação de Viagem precisa programar a viagem com a Wizards of the Coast LLC ou representante até 30 dias antes do Evento Premiê para o qual conquistou tal Premiação de Viagem. Quaisquer programações de viagem não feitas até essa data serão canceladas. Todas as Premiações de Viagem estão sujeitas aos termos e condições estabelecidos abaixo. Todos os questionamentos a respeito de todos os Prêmios Monetários devem ser direcionados a PremierPlay@wizards.com. Informações sobre como retirar um prêmio ou Premiação de Viagem com base no pertencimento ao Pro Tour Players Club estão disponíveis na página de Informações do Pro Tour Players Club. Informações sobre como retirar sua Premiação de Viagem de um Evento Principal podem ser encontradas nas Perguntas Frequentes sobre as Premiações de Viagem. À Wizards of the Coast LLC se reserva o direito de modificar quaisquer prêmios e estruturas de premiação, além de substituir qualquer concessão ou prêmio por outra concessão ou prêmio a seu critério próprio e exclusivo. Todas as Premiações de Viagem estão sujeitas aos seguintes termos e condições adicionais: Todas as Premiações de Viagem são intransferíveis, inegociáveis e não podem ser trocadas por prêmios ou Premiações de Viagem alternativas, exceto a critério exclusivo da Wizards. Cada pessoa só pode receber uma Premiação de Viagem por Evento Premiê. Se um jogador já possui uma Premiação de Viagem para um Evento Premiê, todas as subsequentes Premiações de Viagem conquistadas para aquele Evento Premiê são canceladas. Todos os impostos são de responsabilidade da pessoa recebendo a Premiação de Viagem. Antes de receber qualquer Premiação de Viagem, a pessoa em potencial deve, entre outras coisas, enviar para a Wizards of the Coast LLC: (i) um Contrato de Consentimento e Liberação, (ii) o formulário de imposto de renda apropriado, (iii) um comprovante de identidade, e (iv) qualquer outra documentação solicitada pela Wizards. Uma concessão de passagem aérea consistirá de uma (1) passagem de ida e volta, em uma companhia aérea escolhida pela Wizards ou seu representante, do aeroporto de grande porte mais próximo da residência do jogador(a) para a cidade em que o torneio ou campeonato se realizará, durante o período de tal torneio ou campeonato. O recebedor de uma Premiação de Viagem concorda em seguir todas as instruções dadas pela Wizards para auxiliar a Wizards ou seu representante na reserva de tais passagens aéreas. A Wizards ou seu representante só reservará as passagens aéreas para um intervalo que inclua os dias do torneio ou campeonato. Hospedagem, alimentação, gorjetas, translado, taxas de bagagem e taxas devidas a alterações nas reservas das passagens e quaisquer outras taxas, custos ou despesas são de responsabilidade exclusiva do recebedor.

6 A viagem deve se dar nas datas determinadas pela Wizards, ou a Premiação de Viagem será revogada. Indivíduos não podem alterar as datas das passagens aéreas sem autorização prévia por escrito da Wizards. Datas e arranjos específicos para a viagem ficam sujeitos a disponibilidade. Menores de idade (com menos de 18 anos) que conquistem uma Premiação de Viagem não são elegíveis a receber as passagens aéreas nem a hospedagem. Em vez disso, menores de idade receberão uma "Premiação Equivalente em Dinheiro" igual ao custo das passagens de ida e volta para o Evento Premiê em questão ou os custos equivalentes de hospedagem, conforme aplicável e conforme determinado pela Wizards a seu exclusivo critério. Essa concessão será feita apenas se a pessoa de fato comparecer e participar do Evento Principal em questão. A Wizards pagará essa "Premiação de Viagem Equivalente em Dinheiro a Menor de Idade por Classificatórias" depois do Evento Premiê juntamente com o restante da premiação do Evento Premiê. 4. ELEGIBILIDADE POR NACIONALIDADE Muitos torneios descritos neste documento têm restrições de nacionalidade que determinam se uma pessoa é elegível a participar ou receber convites para eles. Os critérios de participação e convite específicos conforme a nacionalidade são os seguintes: Convites baseados na região geográfica para o Campeonato Mundial de Magic: The Gathering. Elegibilidade para participar ou receber convites para os torneios Classificatórios para a Copa do Mundo de Magic. Elegibilidade para participar de Classificatórios de Última Chance para a Copa do Mundo de Magic de um país específico. Elegibilidade para ser membro da equipe nacional de um país na Copa do Mundo de Magic. Para se enquadrar nos critérios de participação específica por residência ou convite (listados acima) durante determinado ano, uma pessoa precisa: ser cidadã(o) daquele país ou ter residido naquele país continuamente desde 1º de janeiro do ano anterior até a data do torneio no qual participar, ou da concessão do convite. O país de nacionalidade atual de uma pessoa para efeito de participação específica por nacionalidade ou critérios de convite (listados acima) fica registrada na conta daquele jogador(a) no site dos Pontos Planeswalker. Se uma pessoa quiser alterar seu país de elegibilidade por nacionalidade, ela precisa seguir as instruções na Seção 6 - Recursos. Todos os recursos de elegibilidade por nacionalidade precisam ser recebidos até 1º de março do ano no qual o torneio para o qual a pessoa que está apresentando o recurso ocorrerá. Jogadores só podem participar em Classificatórias para a Copa do Mundo de Magic, em Classificatórias de Última Chance para a Copa do Mundo de Magic de um país ou ser membro da equipe Nacional de um país na Copa do Mundo de Magic em determinado ano.

7 Como ação corretiva, a Wizards of the Coast pode alterar a nacionalidade de um jogador a qualquer momento. Caso uma pessoa que tenha recebido um convite (ou outro status) para um país em particular e seja depois considerado(a) inelegível para representar tal país com base em sua Nacionalidade, este convide pode ser rescindido e entregue à próxima pessoa elegível. A Wizards of the Coast é a determinante final da nacionalidade de um jogador para fins de critérios de participação ou convite específico por nacionalidade.

8 5. CONVITES E BYES COM BASE EM PONTOS PLANESWALKER Alguns Eventos Premiê têm convites ou byes com base nos Pontos Planeswalker. Para obter informações completas a respeito dos Pontos Planeswalker e das categorias dos Pontos Planeswalker, além de descobrir quais eventos valem pontos em quais categorias, leia a seção de informações do site dos Pontos Planeswalker. As Temporadas (definidas abaixo) estabelecidas por esta Política de Convites serão atualizadas periodicamente neste documento. Há duas (2) categorias diferentes de pontos Planeswalker que oferecem convites e byes para Eventos Premiê. I. PONTOS ANUAIS Os Pontos Anuais são usados para convidar jogadores e conceder byes para Classificatórias para a Copa do Mundo de Magic e para conceder byes para Grand Prix. Cada Temporada de Pontos Anuais compreende todos os eventos competitivos (não informais) durante aquela temporada entre as datas listadas na tabela abaixo (EXCETO Pro Tour, a Copa do Mundo de Magic e o Campeonato Mundial de Magic: The Gathering). Durante cada temporada anual de prêmios, jogadores que tiverem acumulado o número necessário de Pontos Anuais receberão um convite ou byes para os Classificatórios para a Copa do Mundo de Magic de seu país em determinado ano (ver tabela abaixo). Temporada Anual Intervalo de datas Vale convites para a Temporada de maio de 2016 a Classificatórias para a Copa 28 de maio de 2017 do Mundo de Magic 2017 Temporada de maio de 2017 a Classificatórias para a Copa 27 de maio de 2018 do Mundo de Magic 2018 Durante cada Temporada Anual, jogadores que tiverem acumulado o número necessário de pontos Anuais receberão um bye de uma ou duas rodadas para cada Grand Prix que seja realizado pelo restante daquela temporada e na Temporada Anual designada subsequente (ver tabela abaixo). Temporada Anual Intervalo de datas Concede Byes para GPs realizados nas Temporadas Temporada º de junho de 2015 a Temporada Anual de maio de 2016 Temporada Anual 2017 Temporada de maio de 2016 a Temporada Anual de maio de 2017 Temporada Anual 2018 Temporada de maio de 2017 a Temporada Anual de maio de 2018 Temporada Anual 2019 II. PONTOS PROFISSIONAIS Os Pontos Profissionais são usados para determinar (a) os convites para o Campeonato Mundial de Magic: The Gathering, (b) a participação nas equipes nacionais

9 convidadas para a Copa do Mundo de Magic e (c) o pertencimento ao Pro Tour Players Club (ver planilha abaixo para obter informações sobre eventos específicos). Cada Temporada de Pontos Profissionais compreende o Pro Tour, os Grand Prix, a Copa do Mundo de Magic e o Campeonato Mundial de Magic: The Gathering durante o intervalo listado na tabela abaixo. A partir da Temporada de Pontos Profissionais , somente as seis melhores colocações de um jogador em Grand Prix serão somadas a seu total de pontos. Temporada de Pontos Profissionais Temporada Temporada Intervalo de datas 8 de agosto de 2016 a 30 de julho de de julho de 2017 a 29 de julho de 2018 usadas para a Campeonato Mundial de 2017 Copa do Mundo de Magic 2017 Progressão de meio de temporada do Clube dos Jogadores Determinação dos níveis no Clube dos Jogadores no início da temporada Campeonato Mundial de 2018 Copa do Mundo de Magic 2018 Progressão de meio de temporada do Clube dos Jogadores Determinação dos níveis no Clube dos Jogadores no início da temporada Os Pontos Profissionais são oficialmente distribuídos ao final de cada torneio após as colocações serem determinadas, mas antes de os convites serem feitos, quando aplicável. Somente jogadores que de fato disputem determinado torneio receberão pontos profissionais por aquele torneio. Os pontos profissionais são distribuídos com base nas tabelas de pontos profissionais no Apêndice B.

10 6. RECURSOS Se uma pessoa acreditar que haja um erro em seu histórico de eventos fez com que um convite ou bye tenha deixado de ser concedido erroneamente, ele ou ela pode submeter um recurso formal à Wizards por meio do seguinte processo: I. RECURSOS SOBRE PONTOS PLANESWALKER Recursos sobre convites ou byes segundo critérios específicos de convite baseados em Pontos Planswalker precisam ser enviados, e recebidos pela Wizards, até quatro (4) semanas antes do início do torneio em questão. Há informações completas a respeito de recursos baseados em Pontos Planeswalker na Política de Recursos de Eventos de Magic. Recursos com base em Pontos Planeswalker só podem ser enviados pelo Formulário de Recursos de Evento dos Pontos Planeswalker. Você precisa estar conectado em sua conta dos Pontos Planeswalker para ter acesso ao Formulário de Recurso de Evento. II. RECURSOS SOBRE NÍVEL NO PRO TOUR PLAYERS CLUB Recursos sobre convites ou byes baseados em nível de conquistas no Pro Tour Players Club precisam ser enviados por escrito, e recebidos pela Wizards, até dez (10) dias antes do início do torneio em questão. Recursos com base em nível de conquistas no Pro Tour Players Club precisam ser enviados em inglês para o Sistema de Ajuda da Wizards em com o assunto "Pro Tour Players Club Inquiry". III. RECURSOS DE ELEGIBILIDADE POR NACIONALIDADE Recursos para alterar o país de nacionalidade atual de uma pessoa para fins de participações específicas por nacionalidade ou critérios de convite (listados na seção 4 - Elegibilidade por Nacionalidade) precisam ser enviados por escrito e recebidos pela Wizards até 1º de março do ano no qual o evento para o qual a pessoa está apresentando o recurso ocorrerá. Jogadores devem discriminar detalhadamente o motivo pelo qual estão solicitando a alteração. Para que um recurso de nacionalidade seja avaliado, a pessoa precisa: ser cidadã(o) daquele país ou ter residido continuamente naquele país desde 1º de janeiro do ano anterior até a data do torneio no qual participar ou da concessão do convite. Exemplo: Um jogador com nacionalidade (e cidadania) dos EUA se muda para o Japão. Para ser elegível a atualizar sua nacionalidade para jogar nos Classificatórios para a Copa do Mundo de Magic de 2017 no Japão, aquele jogador precisa ter residido ininterruptamente no Japão desde 1º de janeiro de Além disso, o recurso precisa ser recebido até 1º de março de 2017 para ser avaliado. Recursos com base na elegibilidade por nacionalidade precisam ser enviados em inglês por meio do Sistema de Ajuda da Wizards com o assunto "Nationality Eligibility Appeal".

11 Se um recurso de elegibilidade por nacionalidade for concedido, a alteração é considerada permanente. As decisões da Wizards of the Coast a respeito de qualquer recurso são definitivas e irrecorríveis. Ao participar de um torneio sancionado, você concorda em se sujeitar a qualquer decisão dessa natureza tomada pela Wizards a critério próprio e exclusivo. 7. JOGADOR DO ANO E REVELAÇÃO DO ANO O jogador com mais Pontos Profissionais ao longo de uma Temporada de Pontos Profissionais é considerado o Jogador do Ano. No caso de dois jogadores empatarem, o Jogador do Ano será determinado em uma partida de desempate. O jogador com mais Pontos Profissionais ao final de uma temporada de Pontos Profissionais que não tenha participado em nenhum Pro Tour, Copa do Mundo de Magic ou Campeonato Mundial de Magic: The Gathering em nenhuma Temporada de Pontos profissionais anterior é considerado Revelação do Ano. Caso dois jogadores empatem, a Revelação do Ano será determinada em uma partida de desempate.

12 8. CAMPEONATO MUNDIAL DE MAGIC: THE GATHERING. O Campeonato Mundial de Magic: The Gathering é um torneio apenas para convidados. Para ser elegível a um convite para participar do Campeonato Mundial de Magic: The Gathering, você precisa satisfazer os seguintes critérios: CRITÉRIOS PARA OS CONVITES A lista dos convites para o Campeonato Mundial de Magic: The Gathering de 2017 inclui os seguintes: Vencedores dos quatro (4) Pro Tours da Temporada de Pontos Profissionais O campeão de Magic Online de O líder do ranking de cada região geográfica (América do Norte, Europa, Ásia Pacífico e América Latina) na Classificação os Pontos Profissionais na conclusão da Temporada de Pontos Profissionais Se duas pessoas ou mais tiverem o mesmo total de Pontos Profissionais, o desempate ocorrerá da seguinte forma: o O jogador empatado com maior número de classificações no Top 8 de Pro Tours durante a Temporada de Pontos Profissionais ou o O jogador empatado com maior número de classificações no Top 8 de Grand Prix (classificações no Top 4 em Grand Prix em formato por equipes) durante a Temporada de Pontos Profissionais ou o O jogador empatado com maior número de pontos em partidas em sua melhor colocação em Pro Tour durante a Temporada de Pontos Profissionais ou o O jogador empatado com maior número de pontos de partida em sua melhor classificação em Grand Prix em formato individual durante a Temporada de Pontos Profissionais ou o O jogador empatado com maior total de pontos na conclusão da Temporada Anual de Pontos Planeswalker 2017 ou O jogador com maior número de pontos de partida conquistados em partidas de Suíço no formato Padrão exclusivamente em eventos de Pro Tour durante a Temporada de Pontos Profissionais Caso duas pessoas tenham o mesmo total de pontos, o desempate será feito da seguinte forma: o O jogador empatado com maior número de Pontos Profissionais na conclusão da Temporada de Pontos Profissionais ou o O jogador empatado com maior número de classificações no Top 8 de Pro Tours durante a Temporada de Pontos Profissionais ou o O jogador empatado com maior número de classificações no Top 8 de Grand Prix (classificações no Top 4 em Grand Prix em formato por equipes) durante a Temporada de Pontos Profissionais ou o O jogador empatado com maior número de pontos em partidas em sua melhor colocação em Pro Tour durante a Temporada de Pontos Profissionais ou o O jogador empatado com maior número de pontos de partida em sua melhor classificação em Grand Prix em formato individual durante a Temporada de Pontos Profissionais ou o O jogador empatado com maior total de pontos na conclusão da Temporada Anual de Pontos Planeswalker 2017 ou O jogador com maior número de pontos de partida conquistados em partidas de Suíço no formato Draft exclusivamente em eventos de Pro Tour durante a

13 Temporada de Pontos Profissionais Caso duas pessoas tenham o mesmo total de pontos, o desempate será feito da seguinte forma: o O jogador empatado com maior número de classificações no Top 8 de Pro Tours durante a Temporada de Pontos Profissionais ou o O jogador empatado com maior número de classificações no Top 8 de Pro Tours durante a Temporada de Pontos Profissionais ou o O jogador empatado com maior número de classificações no Top 8 de Grand Prix (classificações no Top 4 em Grand Prix em formato por equipes) durante a Temporada de Pontos Profissionais ou o O jogador empatado com maior número de pontos em partidas em sua melhor colocação em Pro Tour durante a Temporada de Pontos Profissionais ou o O jogador empatado com maior número de pontos de partida em sua melhor classificação em Grand Prix em formato individual durante a Temporada de Pontos Profissionais ou o O jogador empatado com maior total de pontos na conclusão da Temporada Anual de Pontos Planeswalker Observação: Se uma pessoa for convidada com base em dois ou mais dos critérios acima, os convites não são repassados ao segundo colocado em cada critério. Para cada critério de convite que um jogador preencha após o primeiro, será acrescentado outro convite para "Líder do Ranking" (ver abaixo) Os líderes do ranking mundial na conclusão da Temporada de Pontos Profissionais que não tenham sido convidados com base nos critérios acima em número suficiente para fazer o total de jogadores convidados para o Campeonato Mundial de Magic: The Gathering de 2017 chegar a 24. Esses convites são denominados convites para "Líder do Ranking". Se dois ou mais jogadores tiverem o mesmo total de Pontos Profissionais, o desempate ocorrerá da seguinte forma: o O jogador empatado com maior número de classificações no Top 8 de Pro Tours durante a Temporada de Pontos Profissionais ou o O jogador empatado com maior número de classificações no Top 8 de Grand Prix (classificações no Top 4 em Grand Prix em formato por equipes) durante a Temporada de Pontos Profissionais ou o O jogador empatado com maior número de pontos em partidas em sua melhor colocação em Pro Tour durante a Temporada de Pontos Profissionais ou o O jogador empatado com maior número de pontos de partida em sua melhor classificação em Grand Prix em formato individual durante a Temporada de Pontos Profissionais ou o O jogador empatado com maior total de pontos na conclusão da Temporada Anual de Pontos Planeswalker * Observação: O Campeonato Mundial de Magic: The Gathering e a Copa do Mundo de Magic não são eventos do Pro Tour. Há uma lista dos países que constituem cada região geográfica no Apêndice A.

14 9. COPA DO MUNDO DE MAGIC A Copa do Mundo de Magic é um torneio por equipe apenas para convidados. Os jogadores convidados competirão em equipes nacionais de 4 jogadores representando os países selecionados. A lista dos países selecionados está disponível no Apêndice C. ELEGIBILIDADE POR NACIONALIDADE A participação como membro da uma equipe de determinado país na Copa do Mundo de Magic está aberta apenas a jogadores que estejam listados como de Nacionalidade daquele país no site dos Pontos Planeswalker. Consulte a Seção 4 - Elegibilidade por Nacionalidade para obter todas as informações. CRITÉRIOS PARA OS CONVITES Cada equipe nacional convidada para a Copa do Mundo de Magic de 2016 consistirá dos seguintes jogadores: O vencedor de cada um dos três (3) Classificatórios para a Copa Mundial de Magic realizados naquele país. O jogador mais bem-colocado na conclusão da Temporada de Pontos Profissionais daquele país (considerado "Campeão Nacional de 2016" daquele país). Se duas pessoas ou mais estiverem empatadas, o desempate será feito da seguinte forma: o O jogador empatado com maior número de classificações no Top 8 de Pro Tours durante a Temporada de Pontos Profissionais ou o O jogador empatado com maior número de classificações no Top 8 de Grand Prix (classificações no Top 4 em Grand Prix em formato por equipes) durante a Temporada de Pontos Profissionais ou o O jogador empatado com maior número de pontos em partidas em sua melhor colocação em Pro Tour durante a Temporada de Pontos Profissionais ou o O jogador empatado com maior número de pontos de partida em sua melhor classificação em Grand Prix em formato individual durante a Temporada de Pontos Profissionais ou o O jogador empatado com maior total de pontos na conclusão da Temporada Anual de Pontos Planeswalker * Observação: O Campeonato Mundial de Magic: The Gathering e a Copa do Mundo de Magic não são eventos do Pro Tour. No advento do Campeão Nacional de determinado país ser considerado inelegível a representar aquele país com base em sua Nacionalidade, o convite daquele jogador será dado ao jogador seguinte no ranking daquele país na conclusão da Temporada de Pontos Profissionais No advento de o vencedor de determinado Classificatório para a Copa Mundial de Magic vir a ser considerado inelegível para representar aquele país (com base na Nacionalidade daquele jogador), o convite daquele jogador será dado ao segundo colocado naquele Classificatório para a Copa Mundial de Magic.

15 REPASSES DE CONVITES No advento de o vencedor de um Classificatório para a Copa Mundial de Magic se tornar o Campeão Nacional de uma equipe nacional, o próximo mais bem-colocado no Classificatório para a Copa Mundial de Magic receberá o convite para estar na equipe nacional na Copa Mundial de Magic. No advento de o vencedor de certo Classificatório para a Copa Mundial de Magic não poder comparecer à Copa Mundial de Magic, o convite daquele jogador será dado ao jogador seguinte na colocação daquele Classificatório para a Copa Mundial de Magic. No advento de o Campeão Nacional daquele país em 2016 não poder comparecer à Copa do Mundo de Magic, o convite daquele jogador será dado ao próximo jogador daquele país no ranking na conclusão da Temporada de Pontos Profissionais Todos os repasses de convites para a Copa do Mundo de Magic 2016 precisam ser submetidos à Wizards of the Coast até 17 de outubro de 2016.

16 10. CLASSIFICATÓRIOS PARA A COPA DO MUNDO DE MAGIC Os Classificatórios para a Copa do Mundo de Magic são eventos apenas para convidados. Esses Eventos Premiê serão realizados em países selecionados para competir com suas equipes na Copa do Mundo de Magic. ELEGIBILIDADE GERAL Um jogador que já tenha um convite para a Copa do Mundo de Magic não pode competir em Classificatórios para a Copa do Mundo de Magic que valham convites para a Copa do Mundo de Magic daquele ano. ELEGIBILIDADE POR NACIONALIDADE Cada Classificatório para a Copa do Mundo de Magic em um país só está aberto aos jogadores qualificados que estejam listados como nacionais daquele país no site dos Pontos Planeswalker. Se um jogador competir em um Classificatório para a Copa do Mundo de Magic ou Classificatório de Última Chance para a Copa do Mundo de Magic em um país, não poderá competir em Classificatórios para a Copa do Mundo de Magic nem em Classificatórios de Última Chance para a Copa do Mundo de Magic (nem ser membro de uma equipe nacional) de outro país até o ano seguinte. Consulte a Seção 4 - Elegibilidade por Nacionalidade para obter todas as informações. CRITÉRIOS PARA OS CONVITES A lista de convites para os Classificatórios para a Copa do Mundo de Magic de cada país consistirá nos seguintes jogadores: Jogadores que tenham feito a quantidade mínima de pontos para aquele país na Temporada Anual O número de pontos necessário para cada país está disponível no Apêndice C. Jogadores (daquele país) com nível Silver, Gold ou Platinum no Pro Tour Players Club na data do Classificatório para a Copa do Mundo de Magic. Jogadores (daquele país) que sejam membros do Hall da Fama do Pro Tour. Vencedores de Classificatórios de Última Chance para a Copa do Mundo de Magic imediatamente anteriores àquele Classificatório para a Copa do Mundo de Magic. A lista dos países em potencial e os critérios da lista de convites para os Classificatórios para a Copa do Mundo de Magic de cada país estão no Apêndice C. CRITÉRIOS DE CONCESSÃO DE BYES PARA CLASSIFICATÓRIOS PARA A COPA DO MUNDO DE MAGIC Um jogador pode receber byes para Classificatórios para a Copa do Mundo de Magic com base em um ou mais dos seguintes critérios: Jogadores (daquele país) com nível Gold ou Platinum no Pro Tour Players Club na data do Classificatório para a Copa do Mundo de Magic. Jogadores (daquele país) que sejam membros do Hall da Fama do Pro Tour. Jogadores (daquele país) que tenham Pontos Anuais suficientes.

17 RESTRIÇÕES A BYES PARA CLASSIFICATÓRIOS PARA A COPA DO MUNDO DE MAGIC Jogadores podem receber byes de uma ou duas rodadas para um Classificatório para a Copa do Mundo de Magic. Os byes não são cumulativos em certo Classificatório para a Copa do Mundo de Magic nem de um Classificatório para a Copa do Mundo de Magic para outro. Os Byes não podem ser transmitidos por qualquer motivo e não são transferíveis. Os byes não podem ser repassados de um Classificatório para a Copa do Mundo de Magic para outro, e precisam ser conquistados para cada um. Jogadores que acumulem múltiplos byes para um Classificatório para a Copa do Mundo de Magic ficam apenas com o bye para o maior número de rodadas. Se um jogador receber um bye, serão considerados conquistados 3 pontos no Classificatório para a Copa do Mundo de Magic para cada uma dessas rodadas. Os byes não contam para o percentual de vitórias do oponente de um jogador. Jogadores com byes geralmente terão vantagem em desempates em relação a jogadores que não tenham byes. BYES EM CLASSIFICATÓRIOS PARA A COPA DO MUNDO DE MAGIC Byes com base em Pontos Planeswalker em Classificatórios para a Copa do Mundo de Magic são baseados na Temporada Anual designada para conceder byes em Classificatórios para a Copa do Mundo de Magic realizados durante determinado ano. Consulte a Seção 5- Byes e Convites com base em Pontos Planeswalker para obter todas as informações: Ano do Classificatório para a Copa do Mundo de Magic Temporadas usadas para conceder byes 2016 Temporada Anual Temporada Anual 2017 Durante cada Temporada Anual os jogadores que tiverem acumulado o número necessário de pontos Anuais receberão um bye de uma rodada para cada Classificatório para a Copa do Mundo de Magic realizado durante aquele ano. O número de pontos necessário para receber um bye de uma rodada em cada país está disponível no Apêndice C. Os jogadores também podem receber certo número de byes em Classificatórios para a Copa do Mundo de Magic com base no nível do jogador no Clube dos Jogadores do Pro Tour (na data do Classificatório para a Copa do Mundo de Magic): Byes Bye de uma rodada Bye de duas rodadas Nível no Clube dos Jogadores Nível Gold Nível Platinum Membros do Hall da Fama do Pro Tour recebem um bye de uma rodada em cada Classificatório para a Copa do Mundo de Magic.

18 11. CLASSIFICATÓRIOS DE ÚLTIMA CHANCE PARA OS CLASSIFICATÓRIOS PARA A COPA DO MUNDO DE MAGIC Os Classificatórios de Última Chance para Classificatórios para a Copa do Mundo de Magic são torneios abertos. Cada Classificatório para a Copa do Mundo de Magic pode ser imediatamente precedido por diversos torneios conhecidos como Classificatórios de Última Chance para o World de Magic Cup Qualifier (ou "Classificatórios de Última Chance para o WMCQ"). Cada Classificatório de Última Chance para um World Magic Cup Qualifier concede ao vencedor um convite para o Classificatório para a Copa do Mundo de Magic imediatamente subsequente. ELEGIBILIDADE GERAL Um jogador que já tenha um convite para a Copa do Mundo de Magic ou para Classificatórios para a Copa do Mundo de Magic não pode competir em um Classificatório de Última Chance para um World Magic Cup Qualifier. ELEGIBILIDADE POR NACIONALIDADE Cada Classificatório de Última Chance para um World Magic Cup Qualifier em um país só está aberto aos jogadores que estejam listados como nativos daquele país no site dos Pontos Planeswalker. Se um jogador competir em um Classificatório para a Copa do Mundo de Magic ou Classificatório de Última Chance para a Copa do Mundo de Magic em um país, não poderá competir em Classificatórios para a Copa do Mundo de Magic nem em Classificatórios de Última Chance para o World Magic Cup Qualifier (nem ser membro de uma equipe nacional) de outro país até o ano seguinte. Consulte a Seção 4 - Elegibilidade por Nacionalidade para obter todas as informações.

19 12. PRO TOUR Os eventos do Pro Tour são torneios apenas para convidados. CRITÉRIOS PARA OS CONVITES A lista dos convites para cada evento do Pro Tour consiste nos seguintes: Classificados no top quatro (4) de cada Pro Tour Qualifier Regional. Classificados no top oito (8) em cada Pro Tour Qualifier Regional de Magic Online que conceda convites para o referido Pro Tour. O vencedor de cada Final de Pro Tour Qualifier de Magic Online que conceda convites para o referido Pro Tour. O vencedor de cada Magic Online Championship Series (MOCS) que conceda convites para o referido Pro Tour. Jogadores classificados no top oito (8) mais quaisquer jogadores que tenham terminado com 39 ou mais pontos de partida em cada Grand Prix em formato individual que conceda convites para o referido Pro Tour. Três (3) membros de cada equipe classificada no top quatro (4), mais membros de quaisquer equipes que tenham terminado com 26 ou mais pontos de partida em cada Grand Prix em formato por equipes que conceda convites para o referido Pro Tour. O vencedor de cada evento em "Estilo Série" que conceda convites para o referido Pro Tour. Jogadores que tenham terminado com 33 ou mais pontos de partida no Pro Tour imediatamente anterior. Quatro membros de cada equipe classificada no top oito (8) da Copa do Mundo de Magic (Observação: Os jogadores que satisfizerem este critério serão convidados apenas para o Pro Tour imediatamente subsequente à Copa do Mundo de Magic.) Jogadores que tenham chegado ao nível Silver no Pro Tour Players Club depois do início de uma Temporada de Pontos Profissionais são convidados para o próximo Pro Tour (subsequente a sua promoção) daquela Temporada de Pontos Profissionais. Caso um jogador já tenha convite para aquele Pro Tour ou escolher não comparecer àquele Pro Tour, o convite será postergado para o próximo Pro Tour daquela Temporada Profissional, e assim por diante. Os convites não serão postergados além do final da Temporada Profissional na qual a pessoa ganhou o convite desta forma. Jogadores que começam ma temporada de Pontos Profissionais no nível Silver do Clube dos Jogadores do Pro Tour são convidados para o primeiro Pro Tour daquela temporada. Caso um jogador já tenha um convite para aquele Pro Tour ou escolher não comparecer àquele Pro Tour, o convite será postergado para o próximo Pro Tour daquela Temporada Profissional e assim por diante. Os convites não serão postergados além do final da Temporada Profissional na qual a pessoa ganhou o convite desta forma. Jogadores com um nível Platinum ou Gold do Clube de Jogadores do Pro Tour (na data do Pro Tour). Caso um jogador com nível Gold ou Platinum no Clube dos Jogadores do Pro Tour escolher não comparecer àquele Pro Tour, o convite para aquele Pro Tour não será postergado para uma Temporada Profissional futura. Jogadores membros do Hall da Fama do Pro Tour.

20 (Observação: os critérios de convite para o Pro Tour listados acima não geram um repasse de convites de um jogador para outro.)

21 13. PRO TOUR QUALIFIERS REGIONAIS Cada Pro Tour é precedido por uma rodada de torneios conhecidos como Pro Tour Qualifiers Regionais. Os Pro Tour Qualifiers Regionais concedem convites para um determinado Pro Tour. Pro Tour Qualifiers Regionais são torneios apenas para convidados. Jogadores que estejam qualificados para certa rodada de Pro Tour Qualifiers Regionais podem jogar em apenas um (1) Pro Tour Qualifier Regional durante aquela rodada de Pro Tour Qualifiers Regionais. ELEGIBILIDADE PARA OS PRO TOUR QUALIFIERS REGIONAIS Os seguintes jogadores não podem competir em Pro Tour Qualifiers Regionais (inclusive Preliminares e Finais de Pro Tour Qualifiers de Magic Online) que concedam convites para certo Pro Tour: Jogadores que já tenham participado de um Pro Tour Qualifier Regional que tenha concedido convites para o referido Pro Tour. Jogadores que tenham vencido algum Pro Tour Qualifier Final de Magic Online cujo prêmio inclui um convite para o referido Pro Tour. Jogadores que tenham vencido uma Magic Online Championship Series (MOCS) que conceda convites para o referido Pro Tour. Jogadores que tenham se classificado no top oito (8), mais quaisquer jogadores que tenham terminado com 39 ou mais pontos de partida em cada Grand Prix em formato individual que conceda convites para o referido Pro Tour. Jogadores que estejam entre os três (3) membros de equipe de uma equipe classificada no top quatro (4), mais membros de quaisquer outras equipes que tenham terminado com 26 ou mais pontos de partida em cada Grand Prix em formato por equipes que conceda convites para o referido Pro Tour. Jogadores que tenham terminado com 33 ou mais pontos de partida no Pro Tour que conceda convites para o referido Pro Tour. Jogadores das equipes nacionais classificadas no top oito (8) na Copa do Mundo de Magic imediatamente anterior àquele Pro Tour em particular. Jogadores com um nível Platinum ou Gold do Clube de Jogadores do Pro Tour (na data do Pro Tour Qualifier Regional). Abre-se uma exceção para qualquer Pro Tour Qualifier Regional que aconteça durante uma Temporada de Pontos Profissionais e conceda um convite para um Pro Tour que ocorra durante uma Temporada de Pontos Profissionais futura. Neste caso, somente jogadores cujo total de pontos atual na Temporada de Pontos Profissionais seja menor que o requisito para o nível Gold (33 Pontos Profissionais) são elegíveis para participar em um Pro Tour Qualifier Regional. Jogadores que são membros do Hall da Fama do Pro Tour. CRITÉRIOS PARA OS CONVITES A lista dos convites para cada Pro Tour Qualifier Regional consiste nos seguintes jogadores: O vencedor de cada Preliminary Pro Tour Qualifier que conceda convites para aquela determinada rodada de Pro Tour Qualifiers Regionais. Jogadores que tenham terminado entre o 1 º e o 8 º lugar em um Regional Pro Tour Qualifier da temporada de Regional Pro Tour Qualifiers imediatamente anterior.

22 O vencedor de cada Classificatório e Última Chance Regional imediatamente anterior. Jogadores com nível Prata no Clube de Jogadores do Pro Tour (na data do Pro Tour Qualifier Regional). (Observação: os critérios de convite para Pro Tour Qualifiers Regionais listados acima não geram um repasse de convites de um jogador para outro.)

23 14. CLASSIFICATÓRIOS DE ÚLTIMA CHANCE REGIONAIS Os Classificatórios de Última Chance Regionais são torneios abertos. Cada Pro Tour Qualifier Regional pode ser imediatamente precedido por um torneio conhecido como Classificatório de Última Chance Regional. Cada Classificatório de Última Chance Regional concede ao vencedor um convite para o Pro Tour Qualifier Regional imediatamente subsequente. ELEGIBILIDADE GERAL Um jogador que já tenha um convite para o referido Pro Tour Qualifier Regional não pode competir naquele Classificatório de Última Chance Regional. 15. PRELIMINARY PRO TOUR QUALIFIERS Cada rodada de Pro Tour Qualifiers Regionais é precedida por uma série de torneios conhecidos como Preliminary Pro Tour Qualifiers. Os Preliminary Pro Tour Qualifiers concedem convites para Pro Tour Qualifiers Regionais de determinada rodada. Os Preliminary Pro Tour Qualifiers são torneios abertos. ELEGIBILIDADE PARA OS PRELIMINARY PRO TOUR QUALIFIERS Os seguintes jogadores não podem competir em Preliminary Pro Tour Qualifiers que valham convites para determinada rodada de Pro Tour Qualifiers Regionais: Jogadores que já tenham vencido um Preliminary Pro Tour Qualifier que conceda um convite para aquela determinada rodada de Pro Tour Qualifiers Regionais. Jogadores que tenham terminado entre o 1 º e o 8 º lugar em um Pro Tour Qualifier Regional da rodada de Pro Tour Qualifiers Regionais imediatamente anterior. Jogadores com nível Silver, Gold ou Platinum no Clube de Jogadores do Pro Tour (na data do Preliminary Pro Tour Qualifier). Abre-se uma exceção para qualquer Preliminary Pro Tour Qualifier que aconteça durante uma Temporada de Pontos Profissionais e conceda um convite para um Pro Tour Qualifier Regional que ocorra durante uma Temporada de Pontos Profissionais futura. Neste caso, somente jogadores cujo total de pontos atual na Temporada de Pontos Profissionais seja menor que o requisito para o nível Silver (20 Pontos Profissionais) são elegíveis para participar em um Preliminary Pro Tour Qualifier. Jogadores que são membros do Hall da Fama do Pro Tour. Todos os demais jogadores que sejam elegíveis para jogar em torneios Sancionados podem participar de Preliminary Pro Tour Qualifiers.

24 16. GRAND PRIX Grand Prix são eventos abertos. CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO DE BYES EM GRAND PRIX Um jogador pode receber byes para Grand Prix em formato individual com base em um ou mais dos seguintes critérios: Vencer um Grand Prix Trial (incluindo Grand Prix Trials de Magic Online) Ter um número suficiente de Pontos Anuais Ter um nível específico no Pro Tour Players Club Ser membro do Hall da Fama do Pro Tour RESTRIÇÕES A BYES EM GRAND PRIX Os jogadores podem receber byes de uma, duas ou três rodadas para um Grand Prix em formato individual. Os byes não são cumulativos para um mesmo Grand Prix nem de um Grand Prix para o outro. Os byes não podem ser transmitidos por qualquer motivo e não são transferíveis. Os byes não podem ser repassados de um Grand Prix para outro, e precisam ser conquistados para cada um. Jogadores que acumulem múltiplos byes para um Grand Prix recebem apenas o bye para o maior número de rodadas. Se um jogador receber um bye, serão considerados conquistados 3 pontos no Grand Prix para cada uma dessas rodadas. Os byes não contam para o percentual de vitórias do oponente de um jogador. Jogadores com byes geralmente terão vantagem em desempates em relação a jogadores que não tenham byes. Equipes não recebem byes em Grand Prix em formato por equipes. BYES EM GRAND PRIX DE FORMATO INDIVIDUAL Byes com base em Pontos Planeswalker em Grand Prix em formato individual são baseados na Temporada de Pontos Anuais designada para conceder byes para todos os Grand Prix realizados durante um período específico. Consulte a Seção 5- Byes e Convites com base em Pontos Planeswalker para obter todas as informações: Datas dos Grand Prix 30 de maio de 2016 a 28 de maio de de maio de 2017 a 27 de maio de 2018 Temporadas usadas para conceder byes Temporada Anual 2016 Temporada Anual 2017 Temporada Anual 2017 Temporada Anual 2018 Durante cada Temporada Anual os jogadores que tiverem acumulado o número mínimo necessário de pontos Anuais receberão um bye de uma ou duas rodadas para cada Grand Prix em formato individual que seja realizado pelo restante daquela temporada e na Temporada Anual designada subsequente: Byes Mínimo anual Pontos na temporada Bye de uma rodada 1300 Bye de duas rodadas 2250

25 Os jogadores também podem receber certo número de byes em um Grand Prix em formato individual com base no nível do jogador no Pro Tour Players Club (na data do Grand Prix): Byes Bye de duas rodadas Bye de três rodadas Nível no Pro Tour Players Club Nível Prata Nível Ouro ou Platinum Membros do Hall da Fama do Pro Tour recebem um bye de três rodadas em cada Grand Prix em formato individual.

26 17. GRAND PRIX TRIALS Grand Prix Trials são eventos abertos. Cada Grand Prix em formato individual é precedido por uma série de torneios conhecidos como Grand Prix Trials. Cada Grand Prix Trial concede ao vencedor um bye de duas rodadas em determinado Grand Prix. Não são oferecidos Grand Prix Trials para Grand Prix em formato por equipes. 18. CAMPEONATO SUPER SUNDAY SERIES O Campeonato Super Sunday Series é um evento apenas para convidados. CRITÉRIOS PARA OS CONVITES A lista dos convites para cada Campeonato Super Sunday Series consiste nos seguintes jogadores: O vencedor de cada Classificatória Super Sunday Series que conceda um convite para o referido Campeonato das Super Sunday Series. 19. CLASSIFICATÓRIAS SUPER SUNDAY SERIES Cada Campeonato Super Sunday Series é precedido por torneios classificatórios conhecidos como Classificatórias das Super Sunday Series. Classificatórias Super Sunday Series concedem convites para determinado Campeonato Super Sunday Series. As Classificatórias das Super Sunday Series são eventos abertos. ELEGIBILIDADE PARA AS CLASSIFICATÓRIAS DAS SUPER SUNDAY SERIES Os seguintes jogadores não podem competir em Classificatórias das Super Sunday Series que concedam convites para dado Campeonato das Super Sunday Series: Jogadores que tenham vencido uma Classificatória das Super Sunday Series que conceda um convite para o referido Campeonato das Super Sunday Series. 20. OUTROS TORNEIOS Nenhum outro torneio de Magic: The Gathering concede convites diretos, byes, prêmios monetários ou Premiações de Viagem para qualquer dos eventos descritos neste documento.

27 APÊNDICE A - PAÍSES POR REGIÃO ÁSIA PACÍFICO (APAC) Austrália, Bangladesh, Camboja, China, Hong Kong, Índia, Indonésia, Japão, Laos, Macau, Malásia, Micronésia, Nova Zelândia, Filipinas, Singapura, Coreia do Sul, Taiwan, Tailândia, Vietnã EUROPA Afeganistão, Albânia, Andorra, Armênia, Áustria, Bielorrússia, Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Botswana, Brunei Darussalam, Bulgária, Croácia, Chipre, República Checa, Dinamarca, Inglaterra, Estônia, Ilhas Faroé, Finlândia, França, Polinésia Francesa, Alemanha, Gibraltar, Grécia, Hungria, Islândia, Irlanda, Israel, Itália, Cazaquistão, Kuwait, Letônia, Lichtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Malta, Mayotte, Montenegro, Namíbia, Holanda, Antilhas Holandesas, Irlanda do Norte, Noruega, Polônia, Portugal, Romênia, Federação Russa, San Marino, Escócia, Senegal, Sérvia, República da Eslováquia, Eslovênia, África do Sul, Espanha, Suazilândia, Suécia, Suíça, Turquia, Ucrânia, Emirados Árabes Unidos, Cidade do Vaticano, Ilhas Virgens (Britânicas), País de Gales AMÉRICA LATINA Argentina, Barbados, Bolívia, Brasil, Ilhas Cayman, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guadalupe, Guatemala, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Trindade e Tobago, Uruguai, Venezuela AMÉRICA DO NORTE Samoa Americana, Bahrain, Bermuda, Canadá, Iraque, Porto Rico, Estados Unidos, Ilhas Virgens (EUA)

MAGIC: THE GATHERING POLÍTICA DE CONVITES PARA EVENTOS PREMIÊ Atualizado em 26 de setembro de 2017 Em vigor até 16 de setembro de 2018

MAGIC: THE GATHERING POLÍTICA DE CONVITES PARA EVENTOS PREMIÊ Atualizado em 26 de setembro de 2017 Em vigor até 16 de setembro de 2018 MAGIC: THE GATHERING POLÍTICA DE CONVITES PARA EVENTOS PREMIÊ Atualizado em 26 de setembro de 2017 Em vigor até 16 de setembro de 2018 INTRODUÇÃO Esta Política de Convites para Eventos Premiê de Magic:

Leia mais

MAGIC: THE GATHERING POLÍTICA DE CONVITES PARA EVENTOS PREMIÊ Atualizado em 15 de março de 2018 Em vigor até 16 de setembro de 2018

MAGIC: THE GATHERING POLÍTICA DE CONVITES PARA EVENTOS PREMIÊ Atualizado em 15 de março de 2018 Em vigor até 16 de setembro de 2018 MAGIC: THE GATHERING POLÍTICA DE CONVITES PARA EVENTOS PREMIÊ Atualizado em 15 de março de 2018 Em vigor até 16 de setembro de 2018 INTRODUÇÃO Esta Política de Convites para Eventos Premiê de Magic: The

Leia mais

Carta IEDI nº 809 Indústria Mundial: O Brasil na contramão dos emergentes

Carta IEDI nº 809 Indústria Mundial: O Brasil na contramão dos emergentes Carta IEDI nº 809 Indústria Mundial: O Brasil na contramão dos emergentes ANEXO ESTATÍSTICO Crescimento anual do VTI e VTI per capita, 2005-2015, (em %, em U$ constante 2010). VTI total VTI per capita

Leia mais

Membros da IFC. Corporação Financeira Internacional. Data de afiliação

Membros da IFC. Corporação Financeira Internacional. Data de afiliação Membros da IFC Corporação Financeira Internacional Membro Data de afiliação Afeganistão 23 de setembro de 1957 África do Sul 3 de abril de 1957 Albânia 15 de outubro de 1991 Alemanha 20 de julho de 1956

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES NOVEMBRO 2017 SUMÁRIO PÁG. 1 ANÁLISE 3 2 CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 DESTINOS.. 5 4 COURO BOVINO POR TIPO 6 5 DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES

Leia mais

TABELA - Destinos das exportações brasileiras de Laranja em NCM 8 dígitos: Sucos de laranjas, congelados, não fermentados

TABELA - Destinos das exportações brasileiras de Laranja em NCM 8 dígitos: Sucos de laranjas, congelados, não fermentados País Via de Volume Valor Preço Médio Transporte Bélgica Marítima 141.569.475 235.767.952 1.665,39 Estados Unidos Marítima 93.624.168 162.298.316 1.733,51 Países Baixos (Holanda) Marítima 78.144.511 139.108.254

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 2017 SUMÁRIO PÁG. 1 ANÁLISE 3 2 CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 DESTINOS.. 5 4 COURO BOVINO POR TIPO 6 5 DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 1 ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES DEZEMBRO 2018 SUMÁRIO PÁG. 1 ANÁLISE 3 2 CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 DESTINOS.. 5 4 COURO BOVINO POR TIPO 6 5 DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 QUALQUER PARTE DESTA OBRA PODERÁ SER REPRODUZIDA, DESDE QUE CITADO COMO

Leia mais

Membros da MIGA. Agência Multilateral de Garantia de Investimentos. Data de afiliação

Membros da MIGA. Agência Multilateral de Garantia de Investimentos. Data de afiliação Membros da MIGA Agência Multilateral de Garantia de Investimentos Membro Data de afiliação África do Sul 10 de março de 1994 Albânia 15 de outubro de 1991 Alemanha 12 de abril de 1988 Angola 19 de setembro

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 2015 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 3 2 - EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 - DESTINO

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 2016 SUMÁRIO Pág. 1 - ANÁLISE 3 2 - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 - DESTINOS 5 4 - COURO BOVINO POR TIPO 6 5 - DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 1 ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES SETEMBRO / 2015 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 3 2 - EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES JULHO / 2016 SUMÁRIO Pág. 1 - ANÁLISE 3 2 - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 - DESTINOS 5 4 - COURO BOVINO POR TIPO 6 5 - DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 1 ANÁLISE DAS JULHO 2016 As Exportações de Couros e Peles apresentadas

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES OUTUBRO / 2015 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 3 2 - EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4

Leia mais

LISTA DE PAÍSES - POLIONU 2018 AGNU

LISTA DE PAÍSES - POLIONU 2018 AGNU LISTA DE PAÍSES - POLIONU 2018 AGNU África do Sul 1 Alemanha 1 Angola 1 Arábia Saudita 1 Argélia 1 Argentina 1 Bangladesh 1 Brasil 1 Camboja 1 Canadá 1 Cazaquistão 1 China 1 Congo 1 Coreia do Norte 1 Coreia

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES JUNHO / 215 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 3 2 - EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 -

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES ABRIL / 2016 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE 3 2 - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 - DESTINOS 5 4 - COURO BOVINO POR TIPO 6 5 - DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 1 ANÁLISE DAS ABRIL 2016 As Exportações de Couros e Peles apresentadas

Leia mais

JUROS E RISCO BRASIL

JUROS E RISCO BRASIL JUROS E RISCO BRASIL META DA TAXA SELIC FONTE: BANCO CENTRAL 13.75% 12.75% 11.25% 10.25% 8.75% 9.50% 10.25% 10.75% 11.25% 12.50% 11.00% 10.50% 9.75% 9.00% 8.50% 8.00% 7.25% 8.50% 9.00% 10.00% 10.50% 11.00%

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES JULHO 2017 SUMÁRIO Pág. 1 - ANÁLISE 3 2 - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 - DESTINOS 5 4 - COURO BOVINO POR TIPO 6 5 - DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 1 ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES

Leia mais

JUROS E RISCO BRASIL

JUROS E RISCO BRASIL JUROS E RISCO BRASIL META DA TAXA SELIC FONTE: BANCO CENTRAL 11,75% 13,00% 13,75% 12,75% 11,25% 10,25% 8,75% 9,50% 10,25% 10,75% 11,25% 12,50% 11,00% 10,50% 9,75% 9,00% 8,50% 8,00% 7,25% 8,00% 8,50% 9,00%

Leia mais

Dados Estatísticos sobre as Comunidades Portuguesas

Dados Estatísticos sobre as Comunidades Portuguesas Dados Estatísticos sobre as Comunidades Portuguesas População portuguesa e de origem portuguesa residente no estrangeiro (estimativa do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Direcção Geral dos Assuntos

Leia mais

META DA TAXA SELIC 14,5% 14,25% 13,75% 13,75% 13,5% 13,00% 13,25% 12,75% 12,25% 11,75% 12,75% 12,25% 12,75% 12,50% 12,5% 12,00%

META DA TAXA SELIC 14,5% 14,25% 13,75% 13,75% 13,5% 13,00% 13,25% 12,75% 12,25% 11,75% 12,75% 12,25% 12,75% 12,50% 12,5% 12,00% abr-08 ago-08 dez-08 abr-09 ago-09 dez-09 abr-10 ago-10 dez-10 abr-11 ago-11 dez-11 abr-12 ago-12 dez-12 abr-13 ago-13 dez-13 abr-14 ago-14 dez-14 abr-15 ago-15 dez-15 abr-16 ago-16 dez-16 META DA TAXA

Leia mais

JUROS E RISCO BRASIL

JUROS E RISCO BRASIL JUROS E RISCO BRASIL META DA TAXA SELIC FONTE: BANCO CENTRAL 11.75% 13.00% 13.75% 12.75% 11.25% 10.25% 8.75% 9.50% 10.25% 10.75% 11.25% 12.50% 11.00% 10.50% 9.75% 9.00% 8.50% 8.00% 7.25% 8.00% 8.50% 9.00%

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES MAIO / 215 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 3 2 - EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 -

Leia mais

META DA TAXA SELIC 14,5% 14,25% 13,75% 13,75% 13,5% 13,00% 13,25% 12,75% 12,25% 11,75% 12,75% 12,25% 12,75% 12,50% 12,5% 12,00%

META DA TAXA SELIC 14,5% 14,25% 13,75% 13,75% 13,5% 13,00% 13,25% 12,75% 12,25% 11,75% 12,75% 12,25% 12,75% 12,50% 12,5% 12,00% abr-08 ago-08 dez-08 abr-09 ago-09 dez-09 abr-10 ago-10 dez-10 abr-11 ago-11 dez-11 abr-12 ago-12 dez-12 abr-13 ago-13 dez-13 abr-14 ago-14 dez-14 abr-15 ago-15 dez-15 abr-16 ago-16 dez-16 META DA TAXA

Leia mais

META DA TAXA SELIC 14,5% 13,75% 14,25% 13,75% 13,5% 13,25% 12,75% 13,00% 12,75% 12,50% 12,00% 12,25% 11,75% 12,5% 11,25% 11,00% 10,50% 11,25% 11,5%

META DA TAXA SELIC 14,5% 13,75% 14,25% 13,75% 13,5% 13,25% 12,75% 13,00% 12,75% 12,50% 12,00% 12,25% 11,75% 12,5% 11,25% 11,00% 10,50% 11,25% 11,5% abr-08 ago-08 dez-08 abr-09 ago-09 dez-09 abr-10 ago-10 dez-10 abr-11 ago-11 dez-11 abr-12 ago-12 dez-12 abr-13 ago-13 dez-13 abr-14 ago-14 dez-14 abr-15 ago-15 dez-15 META DA TAXA SELIC Cenário básico

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES MARÇO / 215 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 3 2 - EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 -

Leia mais

COMPORTAMENTO DO RISCO BRASILEIRO

COMPORTAMENTO DO RISCO BRASILEIRO COMPORTAMENTO DO RISCO BRASILEIRO 22/10/12 22/11/12 22/12/12 22/01/13 22/02/13 22/03/13 22/04/13 22/05/13 22/06/13 22/07/13 22/08/13 22/09/13 22/10/13 22/11/13 22/12/13 22/01/14 22/02/14 22/03/14 22/04/14

Leia mais

População estrangeira residente em Portugal, por nacionalidade e sexo, segundo o grupo etário

População estrangeira residente em Portugal, por nacionalidade e sexo, segundo o grupo etário POPULAÇÃO ESTRANGEIRA RESIDENTE E PORTUGAL 263322 12641 13174 16773 18713 27278 33693 32825 28375 21820 15712 10714 8835 7614 15155 143319 6644 7129 8951 9991 13983 18061 18393 16279 12722 8994 5933 4835

Leia mais

COMPORTAMENTO DO RISCO BRASILEIRO

COMPORTAMENTO DO RISCO BRASILEIRO COMPORTAMENTO DO RISCO BRASILEIRO 11/09/12 11/10/12 11/11/12 11/12/12 11/01/13 11/02/13 11/03/13 11/04/13 11/05/13 11/06/13 11/07/13 11/08/13 11/09/13 11/10/13 11/11/13 11/12/13 11/01/14 11/02/14 11/03/14

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES FEVEREIRO / 215 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 3 2 - EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4

Leia mais

VISTOS CONSULARES. Afeganistão Sim Sim. África do Sul Não Não. Albânia Sim Sim. Alemanha Não Não. Andorra Não Sim. Angola Sim Sim

VISTOS CONSULARES. Afeganistão Sim Sim. África do Sul Não Não. Albânia Sim Sim. Alemanha Não Não. Andorra Não Sim. Angola Sim Sim VISTOS CONSULARES - Você vai para o exterior? Uma das primeiras providências a ser tomada é procurar saber se o país de seu destino exige visto no passaporte junto à embaixada ou ao consulado para permitir

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES JULHO 2018 SUMÁRIO PÁG. 1 ANÁLISE 3 2 CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 DESTINOS.. 5 4 COURO BOVINO POR TIPO 6 5 DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 1 ANÁLISE DAS JULHO 2018 As Exportações de Couros e Peles apresentadas

Leia mais

DIRETORIA DE ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS, INFORMAÇÕES E DESENVOLVIMENTO URBANO E RURAL DEPARTAMENTO DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES

DIRETORIA DE ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS, INFORMAÇÕES E DESENVOLVIMENTO URBANO E RURAL DEPARTAMENTO DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES PRINCIPAIS PAÍSES DE DESTINO DA EXPORTAÇÃO DO MUNICÍPIO DE PIRACICABA - 2005 2005 Estados Unidos 421.693.481 25,29 México 124.421.946 7,46 Argentina 73.091.226 4,38 Federação da Rússia 59.379.834 3,56

Leia mais

Prevalência global de excesso de peso e obesidade de adultos por Região

Prevalência global de excesso de peso e obesidade de adultos por Região Prevência glob de excesso de peso e obesidade de adultos por Região Nacion/Region Região europeia Albânia 2008-9 Nacion 10302 15-49 44.8 8.5 29.6 9.7 DHS Arménia 2005 Nacion 6016 15-49 26.9 15.5 DHS Áustria

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES MARÇO 2017 SUMÁRIO Pág. 1 - ANÁLISE 3 2 - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 - DESTINOS 5 4 - COURO BOVINO POR TIPO 6 5 - DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 1 ANÁLISE DAS MARÇO 2016 As Exportações de Couros e Peles apresentadas

Leia mais

SUPER RANKING MUNDIAL DE CLUBES DE FUTEBOL ( SRM) FÓRMULAS 2012

SUPER RANKING MUNDIAL DE CLUBES DE FUTEBOL ( SRM) FÓRMULAS 2012 SUPER RANKING MUNDIAL DE CLUBES DE FUTEBOL ( SRM) FÓRMULAS 2012 Dezembro 2011 1- Pontos obtidos por um clube na sequência de um jogo i (P i ) Em que: J i - pontos obtidos no jogo i, de acordo com o coeficiente

Leia mais

BRASILEIRAS DE ARTEFATOS DE

BRASILEIRAS DE ARTEFATOS DE DADOS DAS IMPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE ARTEFATOS DE COURO MALAS Mercadoria: 42021100 - MALAS,MALETAS E PASTAS,DE COURO NATURAL/RECONST/ENVERN. 2005 2006 2007 País Kg US$ US$/Kg Part. Kg US$ US$/Kg Part.

Leia mais

EXPORTAÇÃO BRASILEIRA DO CAPÍTULO 71 DA NCM. Por Principais Países de Destino. Janeiro - Dezembro. Bijuterias

EXPORTAÇÃO BRASILEIRA DO CAPÍTULO 71 DA NCM. Por Principais Países de Destino. Janeiro - Dezembro. Bijuterias Bijuterias Principais Países 2010 2011 2012 2013 2014 US$ mil 2014/ 2013 Estados Unidos 5.667 3.828 2.668 3.491 5.006 43 Colômbia 407 800 748 1.112 993-11 França 1.085 931 910 998 969-3 Argentina 2.112

Leia mais

Esquemas. & diagramas caderno 17

Esquemas. & diagramas caderno 17 Esquemas & diagramas caderno 17 Tipos de fichas e tomadas Diversos tipos de formatos de fichas e tomadas que existem no mundo Actualmente, existem no mundo 14 tipos diferentes de fichas e tomadas de corrente.

Leia mais

META DA TAXA SELIC 14,5% 13,75% 14,25% 13,75% 13,5% 13,25% 12,75% 13,00% 12,75% 12,50% 12,00% 12,25% 11,75% 12,5% 11,25% 11,00% 10,50% 11,25% 11,25%

META DA TAXA SELIC 14,5% 13,75% 14,25% 13,75% 13,5% 13,25% 12,75% 13,00% 12,75% 12,50% 12,00% 12,25% 11,75% 12,5% 11,25% 11,00% 10,50% 11,25% 11,25% mar-08 jul-08 nov-08 mar-09 jul-09 nov-09 mar-10 jul-10 nov-10 mar-11 jul-11 nov-11 mar-12 jul-12 nov-12 mar-13 jul-13 nov-13 mar-14 jul-14 nov-14 mar-15 jul-15 nov-15 META DA TAXA SELIC Cenário básico

Leia mais

Brasil FedEx International Priority. FedEx International Economy 3

Brasil FedEx International Priority. FedEx International Economy 3 SERVIÇOS E TARIFAS Soluções FedEx para o seu negócio Caso você tenha necessidade de enviar documentos urgentes, economizar em remessas regulares ou enviar cargas pesadas, a FedEx tem uma solução de transporte

Leia mais

A FORMAÇÃO DOS BLOCOS ECONÔMICOS

A FORMAÇÃO DOS BLOCOS ECONÔMICOS A FORMAÇÃO DOS BLOCOS ECONÔMICOS PROF. DE GEOGRAFIA: BIANCA 1º TRIM - GEOGRAFIA 2016 INTRODUÇÃO Para a formação dos blocos econômicos, os países firmam acordos comerciais, estabelecendo medidas que visam

Leia mais

PIB PAÍSES DESENVOLVIDOS (4 trimestres, %)

PIB PAÍSES DESENVOLVIDOS (4 trimestres, %) PIB PIB PAÍSES DESENVOLVIDOS (4 trimestres, %) dez/92 jun/93 dez/93 jun/94 dez/94 jun/95 dez/95 jun/96 dez/96 jun/97 dez/97 jun/98 dez/98 jun/99 dez/99 jun/00 dez/00 jun/01 dez/01 jun/02 dez/02 jun/03

Leia mais

Madeira: Soluções Globais para Investimentos de Sucesso

Madeira: Soluções Globais para Investimentos de Sucesso Madeira: Soluções Globais para Investimentos de Sucesso Tratados de Dupla Tributação Documento disponível em: www.ibc-madeira.com Convenções Celebradas por Portugal para Evitar a Dupla Tributação Europa

Leia mais

Estrutura Demográfica e Despesa com Previdência: Comparação do Brasil com o Cenário Internacional

Estrutura Demográfica e Despesa com Previdência: Comparação do Brasil com o Cenário Internacional temas de economia aplicada 11 Estrutura Demográfica e Despesa com Previdência: Comparação do Brasil com o Cenário Internacional Rogério Nagamine Costanzi (*) Trata-se de fato amplamente conhecido que existe

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES JANEIRO / 215 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 3 2 - EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3

Leia mais

NOMES DE PAÌSES EM PORTUGUÊS. Lista da ONU

NOMES DE PAÌSES EM PORTUGUÊS. Lista da ONU NOMES DE PAÌSES EM PORTUGUÊS Lista da ONU Países-membros das Nações Unidas Segue-se a lista dos 192 países-membros das Nações Unidas, de acordo com a ordem alfabética de seus nomes em português, com as

Leia mais

Relatório Mundial de Saúde 2006

Relatório Mundial de Saúde 2006 170 Relatório Mundial de Saúde 2006 Anexo Tabela 1 Indicadores básicos para todos os Estados-Membros Números computados pela OMS para assegurar comparabilidade a ; não são necessariamente estatísticas

Leia mais

Ação Cultural Externa Relatório Anual 2014 Indicadores. 2. Número de iniciativas apoiadas por áreas geográficas

Ação Cultural Externa Relatório Anual 2014 Indicadores. 2. Número de iniciativas apoiadas por áreas geográficas Ação Cultural Externa Relatório Anual 2014 Indicadores 1. Iniciativas apoiadas pelo Camões, IP a) número (total): 1071 2. Número de iniciativas apoiadas por áreas geográficas Áreas Geográficas Nº Iniciativas

Leia mais

Brasil FedEx International Priority. FedEx International Economy 3

Brasil FedEx International Priority. FedEx International Economy 3 SERVIÇOS E TARIFAS Soluções FedEx para o seu negócio Caso você tenha necessidade de enviar documentos urgentes, economizar em remessas regulares ou enviar cargas pesadas, a FedEx tem uma solução de transporte

Leia mais

A necessidade de uma Lei de Responsabilidade Educacional

A necessidade de uma Lei de Responsabilidade Educacional A necessidade de uma Lei de Responsabilidade Educacional 1 Um diagnóstico da educação pública no Brasil 2 Um diagnóstico da educação pública no Brasil Avanços inquestionáveis: 1. Ampliação da oferta de

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA ANEXO DA DECISÃO PL-1877/2015 Diárias Nacionais do Confea Tabela de Equivalência com o Anexo I, Decreto 5992/06 Classificação do Cargo / Emprego/ Função Norma Legal aplicável (Decreto 5992/2006) 1) Presidente

Leia mais

Brasil FedEx International Priority. FedEx International Economy 3

Brasil FedEx International Priority. FedEx International Economy 3 SERVIÇOS E TARIFAS Soluções FedEx para o seu negócio Caso você tenha necessidade de enviar documentos urgentes, economizar em remessas regulares ou enviar cargas pesadas, a FedEx tem uma solução de transporte

Leia mais

REDUÇÃO DE TAXAS PAÍSES DIPLOMA LEGAL TROCA DOS

REDUÇÃO DE TAXAS PAÍSES DIPLOMA LEGAL TROCA DOS ÁFRICA DO SUL n.º 53/08 22 Setembro n.º 222/2008 publicado em 20-11-2008 EM VIGOR DESDE 22-10-2008 ALEMANHA ANDORRA Lei 12/82 03 Junho n.º 20/2017 14 fevereiro publicado em 14-10-1982 EM VIGOR DESDE 08-10-1982

Leia mais

PRODUÇÃO CIENTÍFICA PORTUGUESA, SÉRIES ESTATÍSTICAS

PRODUÇÃO CIENTÍFICA PORTUGUESA, SÉRIES ESTATÍSTICAS PRODUÇÃO CIENTÍFICA PORTUGUESA, 1990-2008 SÉRIES ESTATÍSTICAS FICHA TÉCNICA Título Produção Científica Portuguesa, 1990-2008: Séries Estatísticas Autor Direcção de Serviços de Informação Estatística em

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL - NICC POLO FRANCA

RELATÓRIO MENSAL - NICC POLO FRANCA RELATÓRIO MENSAL - NICC POLO FRANCA ÍNDICE MARÇO 2015 FRANCA Página População...... 2 Piso salarial do sapateiro... 2 Número de funcionários na indústria de calçados...... 2 Admissões e demissões do setor

Leia mais

REDUÇÃO DE TAXAS PAÍSES DIPLOMA LEGAL TROCA DOS

REDUÇÃO DE TAXAS PAÍSES DIPLOMA LEGAL TROCA DOS ÁFRICA DO SUL n.º 53/08 22 Setembro n.º 222/2008 publicado em 20-11-2008 EM VIGOR DESDE 22-10-2008 ALEMANHA Lei 12/82 03 Junho publicado em 14-10-1982 EM VIGOR DESDE 08-10-1982 15% 11º 10% a) 12º 10% ANDORRA

Leia mais

AVISO DO PRODUTO. Anomalia na pré-carga de inversores CA PowerFlex 753 e 755

AVISO DO PRODUTO. Anomalia na pré-carga de inversores CA PowerFlex 753 e 755 Product Safety Group 1201 South Second Street Milwaukee, WI EUA 53204 productsafety@ra.rockwell.com AVISO DO PRODUTO Aviso sobre possível problema com o produto A Rockwell Automation emite um Aviso do

Leia mais

Benfica Telecom Tarifário 2014 em vigor a partir de 1/1/2014

Benfica Telecom Tarifário 2014 em vigor a partir de 1/1/2014 Benfica Telecom Destino preço por minuto / sms / mms Voz Todas as redes nacionais 0,190 Voz (tarifa reduzida) Todas as redes nacionais 0,084 SMS Todas as redes nacionais 0,095 SMS (tarifa reduzida) Todas

Leia mais

Os institutos seculares do mundo

Os institutos seculares do mundo Os institutos seculares do mundo DADOS ESTATÍSTICOS - Maio de 2018 Pesquisa realizada no final de 2017 entre os membros da CMIS CMIS Conferenza Mondiale Istituti Secolari Observação de método: a base dos

Leia mais

Voltagens e Configurações de Tomadas

Voltagens e Configurações de Tomadas Afeganistão C, D, F 240 V África Central C, E 220 V África do Sul C, M, 230 V Albânia C, F, L 230 V Alemanha C, F 230 V American Samoa A, B, F, I 120 V Andorra C, F 230 V Angola C 220 V Anguilla A, B 110

Leia mais

REGULAMENTO DA PROMOÇÃO PASSAPORTE AMÉRICAS, PASSAPORTE EUROPA E PASSAPORTE MUNDO GE

REGULAMENTO DA PROMOÇÃO PASSAPORTE AMÉRICAS, PASSAPORTE EUROPA E PASSAPORTE MUNDO GE REGULAMENTO DA PROMOÇÃO PASSAPORTE AMÉRICAS, PASSAPORTE EUROPA E PASSAPORTE MUNDO GE O presente documento é aplicável juntamente com o Contrato de Prestação do Serviço Móvel Pessoal na Modalidade Pós Pago,

Leia mais

Previdência Social Reformar para Preservar

Previdência Social Reformar para Preservar Previdência Social Reformar para Preservar 15 de Fevereiro de 2017 Ministro Eliseu Padilha Ministro-chefe da da Presidência da República Déficit da Previdência e a necessidade da Reforma para não estrangular

Leia mais

Embaixadas do Brasil no Mundo - Alemanha

Embaixadas do Brasil no Mundo - Alemanha 1. edestinos.com.br 2. Dicas de viagem Última atualização: 30.09.2016 Passagens aéreas Bagagem Check-in e serviço de bordo Como reservar passagens aéreas Saúde durante a viagem FAQ Passageiras grávidas

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL - NICC POLO FRANCA

RELATÓRIO MENSAL - NICC POLO FRANCA RELATÓRIO MENSAL - NICC POLO FRANCA ÍNDICE FEVEREIRO 2015 FRANCA Página População...... 2 Piso salarial do sapateiro... 2 Número de funcionários na indústria de calçados...... 2 Admissões e demissões do

Leia mais

Congressista brasileiro é o segundo mais caro entre 110 países

Congressista brasileiro é o segundo mais caro entre 110 países http://www1.folha.uol.com.br/poder/1231296-congressista-brasileiro-e-o-segundo-mais-caro-entre-110-paises.shtml 17/02/2013-03h00 Congressista brasileiro é o segundo mais caro entre 110 países PAULO GAMA

Leia mais

Tabela Matrix SIP final

Tabela Matrix SIP final Países Valores em R$ Afeganistão 2,9131 África Do Sul 0,5163 África Do Sul-Móvel 1,6446 Aguila 1,0989 Alasca 0,1254 Albania 0,9588 Albania-Móvel 1,0104 Alemanha 0,1475 Alemanha-Móvel 1,7553 Andorra 0,3688

Leia mais

Tabela Matrix SIP para MSO

Tabela Matrix SIP para MSO Países Valores em R$ Afeganistão 1,9750 África Do Sul 0,3500 África Do Sul-Móvel 1,1150 Aguila 0,7450 Alasca 0,0850 Albania 0,6500 Albania-Móvel 0,6850 Alemanha 0,1000 Alemanha-Móvel 1,1900 Andorra 0,2500

Leia mais

Tabela prática das convenções para evitar a dupla tributação celebradas por Portugal. Troca dos instrumentos de ratificação / entrada em vigor

Tabela prática das convenções para evitar a dupla tributação celebradas por Portugal. Troca dos instrumentos de ratificação / entrada em vigor Países (ordem alfabética) Diploma legal Troca dos instrumentos de ratificação / entrada em vigor Redução de taxas Dividendos Juros Royalties Art. º Taxa Art. º Taxa Art. º Taxa ÁFRICA DO SUL n.º 53/08

Leia mais

ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS. Aula expositiva 9ºs anos 2º bimestre

ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS. Aula expositiva 9ºs anos 2º bimestre ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS Aula expositiva 9ºs anos 2º bimestre PRECEDENTES Início do século XX: - Muitas diferenças culturais, econômicas, políticas, religiosas etc. entre os países. - Muitos conflitos,

Leia mais

ANO 2013 / Mês País Páginas Consultadas Visitantes Média Dia

ANO 2013 / Mês País Páginas Consultadas Visitantes Média Dia Histórico de visitas ao nosso site => Posição em /07/0 às h0min Em maio de 0 tivemos a estreia de: ITÁLIA TOTAL DE PAÍSES Países que nos visitam: ÁFRICA DO SUL / ALEMANHA / ANGOLA / ARGENTINA / BULGÁRIA

Leia mais

Apoio à Participação em Eventos para Discentes

Apoio à Participação em Eventos para Discentes Apoio à Participação em Eventos para Discentes O PPGEdu/UFRGS oferece aos estudantes regularmente matriculados nos Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa e vinculados a projeto de pesquisa em desenvolvimento,

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES JANEIRO 2019 SUMÁRIO PÁG. 1 ANÁLISE 3 2 CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 DESTINOS.. 5 4 COURO BOVINO POR TIPO 6 5 DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 QUALQUER PARTE DESTA OBRA PODERÁ SER REPRODUZIDA, DESDE QUE CITADO COMO

Leia mais

Ranking Mundial de Juros Reais Mai/13

Ranking Mundial de Juros Reais Mai/13 Ranking Mundial de Juros Reais Mai/13 O Ranking Mundial de Juros Reais é um comparativo entre as taxas praticadas em 40 países do mundo e os classifica conforme as taxas de juros nominais determinadas

Leia mais

Cadeias globais de valor, áreas econômicas especiais e inserção da Amazônia

Cadeias globais de valor, áreas econômicas especiais e inserção da Amazônia Cadeias globais de valor, áreas econômicas especiais e inserção da Amazônia Cristina Fróes de Borja Reis 3º congresso Internacional do Centro Celso Furtado Amazônia Brasileira e Pan-Amazônia: riqueza,

Leia mais

Ranking Mundial de Juros Reais Ago/13

Ranking Mundial de Juros Reais Ago/13 Ranking Mundial de Juros Reais Ago/13 O Ranking Mundial de Juros Reais é um comparativo entre as taxas praticadas em 40 países do mundo e os classifica conforme as taxas de juros nominais determinadas

Leia mais

TABELA PRÁTICA DAS CONVENÇÕES PARA EVITAR A DUPLA TRIBUTAÇÃO CELEBRADAS POR PORTUGAL REDUÇÃO DE TAXAS PAÍSES DIPLOMA LEGAL TROCA DOS

TABELA PRÁTICA DAS CONVENÇÕES PARA EVITAR A DUPLA TRIBUTAÇÃO CELEBRADAS POR PORTUGAL REDUÇÃO DE TAXAS PAÍSES DIPLOMA LEGAL TROCA DOS ÁFRICA DO SUL n.º 53/08 22 Setembro n.º 222/2008 publicado em 20-11-2008 EM VIGOR DESDE 22-10-2008 ALEMANHA Lei 12/82 03 Junho publicado em 14-10-1982 EM VIGOR DESDE 08-10-1982 15% 11º 10% a) 12º 10% ARGÉLIA

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL - NICC POLO FRANCA

RELATÓRIO MENSAL - NICC POLO FRANCA RELATÓRIO MENSAL - NICC POLO FRANCA ÍNDICE AGOSTO 2012 FRANCA 01) População 02) Piso salarial do sapateiro 03) Número de funcionários na indústria de calçados 04) Admissões e demissões do setor calçadista

Leia mais

REFORMA DA PREVIDÊNCIA: POR QUE FAZER? EFEITOS DA DEMOGRAFIA EXIGEM AJUSTE DE REGRAS

REFORMA DA PREVIDÊNCIA: POR QUE FAZER? EFEITOS DA DEMOGRAFIA EXIGEM AJUSTE DE REGRAS REFORMA DA PREVIDÊNCIA: POR QUE FAZER? EFEITOS DA DEMOGRAFIA EXIGEM AJUSTE DE REGRAS 29 de março 217 198 9+ 8 8 7 7 6 6 4 4 3 3 2 2 2.. 1.. 1.... 1.. 1.. 2.. + 6 anos Fonte: IBGE (Projeção da População,

Leia mais

País_Acondicionamento_Fev_2012 (valores em quilogramas)

País_Acondicionamento_Fev_2012 (valores em quilogramas) País/Acondicionamento Carrega Descarrega Total Geral Alemanha 28.679.316 13.003.023 41.682.339 Carga geral fraccionada 6.145.879 6.145.879 Granel sólido 12.024.535 3.440.000 15.464.535 Roll on/off (c/propulsor)

Leia mais

4. Líderes em Sustentabilidade 2017

4. Líderes em Sustentabilidade 2017 . Líderes em Sustentabilidade 207 The Sustainability Yearbook 207 RobecoSAM 33 Anualmente, mais de 3.00 das maiores empresas do mundo são convidadas a participar da Avaliação de Sustentabilidade Corporativa

Leia mais

INVESTIMENTO REDE INTERNACIONALIZAÇÃO

INVESTIMENTO REDE INTERNACIONALIZAÇÃO Parcerias Estratégicas Filiações Internacionais INVESTIMENTO REDE INTERNACIONALIZAÇÃO INCOTERMS DESENVOLVER O COMÉRCIO INTERNACIONAL POUPA TEMPO POUPA DINHEIRO APLICA-SE A QUASE TUDO Conceitos O que

Leia mais

Index de Brochuras e Operadores. Index de Brochuras e Operadores

Index de Brochuras e Operadores. Index de Brochuras e Operadores EUROPA ALEMANHA Martins Soares Telereserva Alemanha 31/10/04 ÁUSTRIA Vimatur Alpes Austríacos 31/10/04 BÉLGICA Prestige BULGÁRIA Solférias Pelos caminhos de 30/03/04 CHIPRE CROÁCIA Club 1840 Terra Nova

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA. O CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA, no uso das

CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA. O CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA, no uso das Resolução nº 1.818, de 19 de setembro de 2009. Altera o valor das diárias definidos pela Resolução nº 1.745, de 26 de janeiro de 2005, e dispõe sobre demais assuntos. O CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA, no

Leia mais

Ranking Mundial de Juros Reais OUT/14

Ranking Mundial de Juros Reais OUT/14 Ranking Mundial de Juros Reais OUT/14 O Ranking Mundial de Juros Reais é um comparativo entre as taxas praticadas em 40 países do mundo e os classifica conforme as taxas de juros nominais determinadas

Leia mais

AVISO DO PRODUTO Aviso sobre um possível problema com o produto

AVISO DO PRODUTO Aviso sobre um possível problema com o produto Grupo de segurança de produto 1201 South Second Street Milwaukee, WI EUA 53204 productsafety@ra.rockwell.com AVISO DO PRODUTO Aviso sobre um possível problema com o produto Cód. cat. 20A, inversor CA PowerFlex

Leia mais

Tarifário 2016 Em vigor a partir de 5/9/2016

Tarifário 2016 Em vigor a partir de 5/9/2016 Uzo Original Destino Preço por Minuto/SMS/MMS Voz Todas as redes nacionais 0,193 Voz (tarifa reduzida) Todas as redes nacionais 0,145 SMS Todas as redes nacionais 0,098 SMS (tarifa reduzida) Todas as redes

Leia mais

Declaração nº A/63/635. Direitos humanos, orientação sexual e identidade de gênero

Declaração nº A/63/635. Direitos humanos, orientação sexual e identidade de gênero Declaração nº A/63/635 Direitos humanos, orientação sexual e identidade de gênero Lida na Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas, em Nova York, em 18 de dezembro de 2008, no marco dos 60 anos

Leia mais

MANUAL DE CONCESSÃO DE AUXÍLIO FINANCEIRO A ESTUDANTES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

MANUAL DE CONCESSÃO DE AUXÍLIO FINANCEIRO A ESTUDANTES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MANUAL DE CONCESSÃO DE AUXÍLIO FINANCEIRO A ESTUDANTES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU Em atendimento às Portarias CAPES n 156 de 28 de novembro de 2014 e n 132 de 18 de agosto de 2016, que

Leia mais

Quadro Geral de Regime de Vistos para a Entrada de Estrangeiros no Brasil (Atualizado em 05/09/2009) Legenda

Quadro Geral de Regime de Vistos para a Entrada de Estrangeiros no Brasil (Atualizado em 05/09/2009) Legenda Ministério das Relações Exteriores Subsecretaria-Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior Departamento de Imigração e Assuntos Jurídicos Divisão de Imigração Quadro Geral de Regime de Vistos para

Leia mais

ARGENTINA Av. M. González y S.J.C. Marsengo (9103) Puerto Rawson

ARGENTINA Av. M. González y S.J.C. Marsengo (9103) Puerto Rawson Onde estamos? Estamos na Argentina, Espanha, Peru e México. Cabo Vírgenes Argentina Cabo Vírgenes Espanha Cabo Vírgenes Peru Cabo Vírgenes - Golca Port Rawson (Chubut), Argentina. Sede central em Palência.

Leia mais

4. Líderes em Sustentabilidade 2018

4. Líderes em Sustentabilidade 2018 . Líderes em Sustentabilidade 0 The Sustainability Yearbook 0 RobecoSAM 3 IEm 07, mais de 3.00 empresas foram convidadas a participar da Corporate Sustainability Assessment (CSA - Avaliação de Sustentabilidade

Leia mais

Ação Cultural Externa Relatório 1º Semestre 2014 Indicadores Número de iniciativas apoiadas por áreas geográficas

Ação Cultural Externa Relatório 1º Semestre 2014 Indicadores Número de iniciativas apoiadas por áreas geográficas Ação Cultural Externa Relatório 1º Semestre 2014 Indicadores 1 1. Iniciativas apoiadas pelo Camões, IP a) número (total): 558 2. Número de iniciativas apoiadas por áreas geográficas Áreas Geográficas Nº

Leia mais

2015 ÍNDICE DE PROGRESSO SOCIAL

2015 ÍNDICE DE PROGRESSO SOCIAL 2015 ÍNDICE DE PROGRESSO SOCIAL O QUE É O ÍNDICE DE PROGRESSO SOCIAL? Substituir pela versão em português 2 POR QUE USAR O ÍNDICE DE PROGRESSO SOCIAL? Substituir pela versão em português 3 DEFINIÇÃO DE

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL - NICC POLO FRANCA ABRIL Número de indústrias de calçados no Brasil por estado. 13 Faturamento na exportação de Calçados

RELATÓRIO MENSAL - NICC POLO FRANCA ABRIL Número de indústrias de calçados no Brasil por estado. 13 Faturamento na exportação de Calçados RELATÓRIO MENSAL - NICC POLO FRANCA ABRIL 2017 FRANCA População e PIB do município de Franca Piso salarial do sapateiro Estimativa do número de funcionários na indústria de calçados de Franca Dados do

Leia mais

AVISO DO PRODUTO. Inversores CA PowerFlex 753 e 755 Anomalia de sobreposição de parâmetro com seu padrão

AVISO DO PRODUTO. Inversores CA PowerFlex 753 e 755 Anomalia de sobreposição de parâmetro com seu padrão Product Safety Group 1201 South Second Street Milwaukee, WI EUA 53204 productsafety@ra.rockwell.com AVISO DO PRODUTO Aviso sobre possível problema com o produto A Rockwell Automation emite um Aviso do

Leia mais