PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO"

Transcrição

1 PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO SOBRE AS CONTAS DE ÁGUA E AS TARIFAS Como são calculados os meus consumos mínimo, médio e máximo de água? Os consumos médio, mínimo e máximo de água são calculados sempre tendo como base os últimos doze meses de leitura. Por que nem todos têm as mesmas datas para leitura do consumo de água? Devido ao grande número de medidores de água no Distrito Federal, as rotas são definidas por áreas. Entretanto, a data de leitura de seu medidor não determina a data de vencimento da conta. Posso escolher datas diferentes para determinar a leitura de meu consumo de água? De maneira geral não. As datas de leitura são determinadas por áreas buscando uma maior otimização do roteiro. Eventualmente, entretanto, você pode solicitar a leitura em data diferente daquela definida pela Concessionária, mas, neste caso, este custo lhe será repassado. Como devo proceder para alterar a data de vencimento da minha conta? A CAESB é obrigada a disponibilizar aos clientes no mínimo seis datas diferentes para o pagamento da fatura de água e esgoto. Para a alteração de sua data basta procurar um dos escritórios regionais da CAESB ou solicitar por intermédio do telefone 115. Eu sou cliente da CAESB. Por que minhas tarifas são diferentes de parentes e conhecidos que são abastecidos por outras companhias que operam no entorno do DF? Existem muitas variáveis, como tamanho do sistema, grau de universalização e complexidade do tratamento, para citar algumas, que tornam quase impossível fazer uma comparação entre as tarifas de diferentes sistemas. A qualidade do serviço prestado pela Concessionária também é um grande diferencial e é preponderante na determinação da tarifa.

2 Por que minha conta de água é tão alta? Sua conta é baseada na quantidade de água que passa através do seu medidor. Se você estiver usando sua máquina de lavar louça, lavando o carro ou regando seu gramado, você será cobrado por água e esgoto, por isso é importante usar a água com sabedoria! Minha conta está muito alta e eu suspeito que possa haver algum vazamento. Como eu posso verificar se tenho um vazamento? Deixe os registros na parede abertos, feche bem todas as torneiras, desligue os aparelhos que usam água e não utilize os sanitários. Anote o número que aparece ou marque a posição do ponteiro maior do seu hidrômetro. Depois de uma hora, verifique se o número mudou ou o ponteiro se movimentou. Se isso aconteceu, há algum vazamento em sua casa. Como posso baixar a minha conta de água? Adotando hábitos como o de regular periodicamente as válvulas de descarga, concentrar roupas e louças para reduzir o número de acionamentos das máquinas de lavar roupas e louças, reduzir o tempo do banho, substituir máquinas e equipamentos por similares que utilizem menos água para o seu funcionamento, tal como caixas acopladas, ou mesmo alterando o paisagismo de seu jardim, utilizando material e plantas que exijam menos água durante o período de seca. Se estou em débito com a CAESB, como devo proceder? Compareça a um dos escritórios da CAESB ou ao Na Hora com a fatura, carteira de identidade e CPF, para verificar a situação atual do imóvel. É do interesse da empresa ajudá-lo a resolver este problema. Sua Concessionária de água pode discutir formas de ajudá-lo a gerir as dívidas e dar-lhe conselhos sobre como você pode ser capaz de reduzir suas faturas no futuro. Como proceder para realizar o parcelamento de débitos em atrasos relacionado ao serviço de abastecimento de água? O parcelamento de débitos em atraso só pode ser feito nos Escritórios Regionais da CAESB. Maiores informações poderão ser obtidas por meio do número 115. Como devo proceder para alterar a categoria do imóvel no qual resido de comercial para residencial? Compete exclusivamente à CAESB, mediante inspeção do imóvel, verificar a sua utilização, determinar a categoria, a classe, bem como estabelecer a quantidade de unidades de consumo.

3 Havendo mudança de atividade ou de características construtivas do imóvel, o cliente deverá comunicar o fato à CAESB, para que se proceda à revisão dos dados cadastrais de categoria, classe e da quantidade de unidades de consumo. A mudança de categoria, classe e quantidade de unidades de consumo poderá ocorrer unilateralmente por parte da CAESB, sempre que se verifiquem alterações relevantes nas características do imóvel. A CAESB deverá comunicar ao cliente a alteração referida no momento da constatação do fato. Como a CAESB cobra a tarifa de esgoto? A tarifa de esgoto é cobrada sobre 100 % do valor da conta de água. A única exceção a essa regra é a cobrança pelo sistema condominial interno (ramal de fundo de lote ou ramal de jardim) em que a cobrança pela coleta/tratamento do esgoto corresponde a 60 % do valor da água consumida. Por que na minha conta, o volume de esgoto é igual ao de água consumida, sendo que nem toda água retorna como esgoto? Na verdade, se houvesse possibilidade de termos medições separadas para água e esgoto, o volume de esgoto realmente coletado e tratado em uma residência seria menor que a água consumida. Entretanto, a conta não seria necessariamente menor, porque o custo de fornecer serviços de esgoto é maior que o custo da prestação de serviços de água. As águas residuais devem ser adequadamente tratadas antes de retornarem para o meio ambiente, o que exigiria uma tarifa também adequada aos custos deste tratamento. Como solicito mudança de titularidade da conta de água? Esse atendimento poderá ser feito por telefone ou em qualquer agência da CAESB ou do Na Hora. SOBRE A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS Como solicito uma ligação nova de água e de esgoto? A solicitação de ligação nova de água/esgoto poderá ser feita através de um dos escritórios da CAESB. O pedido deverá ser feito pelo proprietário do imóvel, portando carteira de identidade e CPF, escritura pública ou particular, reconhecida em cartório. Além disso, o proprietário não poderá ter pendência de débito vencido em outros imóveis já atendidos pela CAESB.

4 Qual a diferença entre ligação provisória e definitiva? A diferença é que a ligação provisória tem duração máxima de seis meses, podendo ser prorrogada mediante solicitação formal do usuário e a critério do prestador de serviços. Esse tipo de ligação destina-se a canteiros de obras, feiras, circos, exposições, parques de diversões, eventos e outros estabelecimentos de caráter temporário. Já a ligação definitiva é fornecida para o abastecimento de água/esgoto por prazo indeterminado como em comércio, residências e indústrias. Qual o prazo para ser executada a ligação de água? O prazo máximo para atendimento a pedidos de ligações de água é de dez dias, excluído os casos de inexistência de rede de distribuição em frente à unidade predial a ser ligada ou de inadequação das instalações do consumidor aos padrões técnicos da CAESB. Como posso solicitar o corte de água? Compareça ao escritório da CAESB mais próximo de sua residência, portando a leitura do hidrômetro (apenas a sequência numérica preta), carteira de identidade e CPF. O imóvel não poderá ter débitos vencidos, nem a vencer. Além disso, deverá ser paga uma taxa pelo corte, conforme Tabela de Preços e Prazos de Serviços, aprovada pela ADASA. O solicitante deve ser o titular, proprietário ou responsável pelo imóvel. Como solicitar o pedido de religação? O pedido de religação normalmente é gerado automaticamente pelo sistema comercial da CAESB no momento em que é processada a baixa do pagamento da(s) conta(s). Caso queira informar o pagamento ou obter mais informações sobre religação, basta entrar em contato com a central de atendimento 115 da CAESB. Qual o prazo para o serviço de religação de água? O prazo máximo para religação de água, depois de cessado o motivo da suspensão do fornecimento e pagos os débitos, multas e acréscimos legais é de 24 horas para religações no registro e 48 horas para religações no ramal predial e pé-de-rede. Se o corte de água foi indevido, qual o prazo para religação? Se o corte foi indevido, o prazo máximo para religação de água é de três horas.

5 Em quais casos os serviços de abastecimento de água e esgotos podem ser interrompidos? Somente poderá ser interrompido em situações de emergência ou após prévio aviso, quando ocorrer: I motivo de ordem técnica ou de segurança das instalações; II irregularidades praticadas pelo consumidor, inadequação de suas instalações ou faltas nos pagamentos devidos à Concessionária, observada a legislação específica. A Concessionária somente poderá suspender a prestação do serviço se o consumidor, notificado, não efetuar, no prazo de trinta dias, os pagamentos devidos, ou não cessar a prática que configure utilização irregular do serviço de saneamento básico ou, ainda, não atender à recomendação que lhe tenha sido feita para adequar suas instalações aos requisitos de segurança exigidos pelas normas técnicas e de segurança. Eu posso solicitar a troca de meu hidrômetro sempre que desconfiar das leituras? Após verificar que não há vazamentos que justifiquem o aumento de seu consumo de água, você pode solicitar à CAESB que substitua o seu hidrômetro. A verificação do hidrômetro é gratuita se realizada a cada dois anos. Se a substituição ocorrer em prazo inferior a dois anos, mas for verificado pela Concessionária que o instrumento apresentava defeito, você também estará isento de pagamento. A CAESB pode substituir meu hidrômetro sempre que quiser? Não. A CAESB pode substituir seu hidrômetro sempre que houver algum fato que o justifique, tal como o registro de consumos que se afastam da média observada ou algum dano aparente ao hidrômetro. Esta substituição, entretanto, deve ser precedida de correspondência ao usuário justificando o ato. Como posso obter informações sobre perdas de água e outros indicadores técnicos e econômicos da Concessionária? Estes índices podem ser encontrados no site da CAESB ou da ADASA. Na sua conta de água, a CAESB informa mensalmente alguns indicadores de qualidade da água, como cor, cloro turbidez e coliformes. Anualmente, a CAESB encaminha ao usuário um relatório mais completo sobre estes indicadores de qualidade. Minha água apresenta uma cor diferente da usual. O que eu preciso fazer? Se a água apresenta coloração diferente da usual e sua pressão é significativamente menor do que a normal, não utilize esta água sem primeiro verificar a situação do serviço com a CAESB. Em todo o caso, contate a

6 Concessionária para informar sobre o problema e buscar orientação. A coloração pode ser devida à lavagem de manutenção da rede ou do reservatório na sua área - um programa de manutenção para o qual você deve ter recebido um aviso prévio. Se este for o caso, a água voltará ao normal após um curto período de uso. Se a empresa confirma que não houve lavagem do sistema ou ocorreu ruptura na rede de água, mas a água aparentemente apresenta elevados teores de ferro ou manganês, isto pode significar problemas de tratamento. Solicite à CAESB que investigue o problema e notifique a ouvidoria da ADASA sobre o ocorrido por meio do telefone O que devo fazer se eu tiver um problema com a pressão da água? Se a pressão da água na sua residência estiver baixa, verifique se não há um problema com o encanamento em sua residência. Se você não consegue encontrar um problema, você deve contatar a CAESB para que realize medições de pressão e vazão e determine se o problema está na rede da empresa ou nos seus próprios tubos. Se o problema diz respeito à pressão excessivamente alta, a empresa tem o dever de verificar se a pressão não irá causar danos à propriedade do usuário. Em qualquer situação você deve falar com a CAESB e, se não ficar satisfeito com a resposta da empresa, deve contatar a ouvidoria da ADASA por meio do telefone Por quanto tempo a CAESB pode interromper o serviço de abastecimento de água e com qual freqüência? Não há frequencia determinada ou tempo máximo para interrupções. Vai depender da causa da interrupção, que pode ser devido a manutenções preventivas ou corretivas. Em qualquer situação a CAESB está obrigada a informar ao usuário a previsão de retorno do fornecimento de água. Como posso informar sobre um vazamento de água/esgoto na rua? A informação poderá ser repassada à CAESB por intermédio do telefone 115 ou diretamente em seus escritórios. O cliente ao entrar em contato deve informar o endereço e ponto de referência mais próximo ao local do vazamento. Há um vazamento de esgoto na minha rede. Eu sou responsável pela sua reparação? Se o vazamento ocorre a partir da última caixa de inspeção, então é uma obrigação da Concessionária. Caso o vazamento ocorra nas tubulações internas ao domicílio, cabe ao cliente, porque é de responsabilidade do cliente a manutenção da rede interna.

7 Meu esgoto entupiu. O que devo fazer? Se a obstrução é interna ao imóvel, ou seja, ocorre antes da última caixa de inspeção, a responsabilidade é do usuário. Se a obstrução está localizada após a última caixa de inspeção, entre em contato com a CAESB por intermédio do telefone 115 ou compareça a um dos seus escritórios. Até onde vai a responsabilidade da CAESB na ligação de água? A responsabilidade da CAESB vai até o cavalete onde está instalado o hidrômetro. É obrigatório ter caixa d água em minha casa? É necessário limpar a caixa d água? Sim, todos imóveis precisam ter uma caixa d água que tenha capacidade de atender a demanda de pelo menos um dia. A caixa deve ser limpa a cada seis meses e mantida devidamente fechada para que a qualidade da água que chega a sua casa seja preservada. A CAESB realiza análise de água a pedido do interessado? Sim. Porém, é recomendável entrar em contato com o atendimento ao cliente ( ) para esclarecimentos quanto aos parâmetros mais adequados à análise desejada. Como solicitar a análise de água ao prestador de serviço? Para solicitar a análise é necessário: - Agendar a coleta Comparecer pessoalmente ao atendimento ao cliente do Laboratório da CAESB para agendar a coleta, receber os frascos e as instruções sobre como coletar as amostras de Água. - Pagar a taxa de análise de água Obs: A guia de pagamento deverá ser apresentada quando for feita a entrega das amostras no atendimento ao cliente do Laboratório da CAESB. - Coletar a amostra da Água e levá-la ao Laboratório da CAESB. Quem representa os usuários da Concessionária de água e esgoto? Os usuários dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário serão representados pelo Conselho de Usuários, que será um órgão formado por representantes das diferentes classes das unidades usuárias que terá a incumbência de opinar sobre assuntos relacionados à prestação dos citados serviços.

8 INFORMAÇÕES TÉCNICAS DE INTERESSE GERAL De onde vem a água que é fornecida em meu bairro? Depende de onde você reside. Para atender o Distrito Federal, a CAESB dispõe de 5 sistemas produtores, 10 Estações de Tratamento de Água e diversas Unidades de Tratamento Simplificado ou de Cloração de Poços. Para maiores informações você pode acessar a página eletrônica da CAESB, por intermédio do endereço O que é um sistema condominial de esgotamento sanitário? É o sistema que transfere para o interior do condomínio (quadra ou quarteirão urbano) a passagem dos ramais da rede, reduzindo bastante a extensão da tubulação necessária. Esta passagem poderá ser feita pelo fundo de lote, jardim ou passeio. A população, em reuniões com técnicos da CAESB, decide sobre o tipo de ramal e como executá-lo. O sistema condominial de esgotamento sanitário tem por objetivo dar atendimento pleno à população com serviços de esgotamento sanitário, promovendo, ao mesmo tempo, a conscientização da comunidade sobre a importância do serviço para sua saúde e sobre os cuidados de manutenção da rede. Essa mudança promove uma redução de custos significativa e permite ampliar consideravelmente o percentual de população atendida. O que faz uma estação de tratamento de esgoto? As estações de tratamento removem as impurezas contidas nas águas residuais de modo que estas possam ser devolvidas ao meio ambiente. Este mesmo processo de estabilização ocorre na natureza para quebrar os resíduos em seus componentes mais básicos. Os métodos comuns de tratamento incluem processos de tratamento físico, biológico e químico para estabilizar o esgoto. As estações de tratamento de esgoto são projetadas para acelerarem e controlarem os processos da natureza e garantirem um tratamento adequado. As estações de tratamento de esgoto são realmente necessárias? Sim. Os sistemas de tratamento de águas residuais servem principalmente para proteger a saúde da população em geral e o meio ambiente. Com o crescimento populacional e a migração do campo para a cidade, temos uma maior concentração da população e um aumento da carga orgânica que é lançada nos corpos de água por uma variedade de fontes. Modernos sistemas de tratamento de águas residuais contribuem para um ambiente mais seguro,

9 mais limpo, reduzindo essa carga orgânica e controlando a presença de bactérias e prevenindo doenças transmitidas pela água. Qual é o destino do esgoto coletado pela CAESB? O esgoto é coletado e transportado até uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) onde será devidamente tratado e lançado em córregos, rios e lagos de forma a causar o menor impacto possível ao meio ambiente. A falta de tratamento dos esgotos traz riscos à saúde? Sim. Diversos tipos de bactérias, vírus, protozoários e vermes que habitam o trato intestinal e parasitam o homem são encontrados nos esgotos. Quando há o tratamento muitos destes organismos não sobrevivem aos processos físicos, químicos e biológicos realizados nas instalações de tratamento de esgotos. Entretanto, os cistos e ovos de protozoários e vermes muitas vezes são resistentes às condições adversas e podem aparecer em amostras dos efluentes ou do lodo das estações de tratamento de esgotos. É possível agendar uma visita a uma estação de tratamento de esgotos? Sim, a CAESB recebe em estações de tratamento de esgoto visitas de estudantes do mais diversos níveis, assim como de técnicos de diversos setores da sociedade. Para maiores informações ou para agendar uma visita, ligue para a Assessoria de Comunicação Social da CAESB no telefone Como posso ter certeza de que a estação de tratamento de esgotos está fazendo seu trabalho? No Distrito Federal, a ADASA regula os serviços prestados pela CAESB. Entre as ações do agente regulador está a fiscalização de cumprimento de metas e indicadores. Para verificação de alguns dos indicadores operacionais, a ADASA monitora os lançamentos das estações de tratamento de esgotos nos corpos de água. Além da ADASA, os órgãos ambientais estabelecem limites para o lançamento dos efluentes nos corpos de água, conforme padrões fixados por resoluções do CONAMA. Quantas estações tratam os esgotos que são gerados no Distrito Federal? A CAESB opera 17 estações de tratamento de esgotos, incluindo três classificadas como grandes instalações e quatorze como de pequeno e médio portes. As maiores estações são as ETE s Brasília Sul e Brasília Norte, no Plano Piloto e Melchior, que trata os esgotos da região de Taguatinga, Ceilândia, Águas Claras e Vicente Pires. No conjunto, estas estações tratam um volume mensal superior a 5,8 milhões de metros cúbicos de águas residuárias.

10 No sítio da CAESB, por meio do link sp poderão ser obtidas mais informações sobre os sistemas de tratamento de esgotos do DF. Qual é a diferença entre um sistema de esgoto da CAESB e um tratamento local? O sistema de esgoto da CAESB é composto por uma série de tubos que recolhem e transportam o esgoto para um local distante, onde ele é processado por uma estação de tratamento. Um sistema de tratamento local recolhe, trata e dispõe de águas residuais provenientes de uma única fonte ou pequeno grupo de fontes, no mesmo local em que elas são geradas. Uma fossa séptica é considerada um sistema de tratamento local. Por que sistemas locais são necessários? Por que eles simplesmente não colocam coletores de esgoto em todos os lugares? A densidade populacional, a topografia da área, as condições do solo e vários outros fatores estão envolvidos na construção e operação de um sistema de coleta de esgoto. O aumento da migração para as áreas suburbanas e rurais tornam a coleta de esgotos mais difícil e mais caro para construir e manter. Sistemas de tratamento local muitas vezes são a solução mais prática, de menor custo e mais eficaz para o tratamento e disposição de águas residuais. Quais são as orientações para se ter uma fossa séptica ou sistema de tratamento local? Uma boa regra é não colocar nada em seu sistema de tratamento de esgoto que não seja biodegradável. A Concessionária de água e esgotos do DF, a CAESB, pode fornecer orientações sobre a construção, o funcionamento e os cuidados de seu sistema de tratamento local. Recomenda-se fazer uma inspeção periódica e serviços de manutenção. Para quem eu ligo se eu tiver uma reclamação sobre o odor de uma estação de tratamento de esgotos perto da minha casa ou empresa? Você deve ligar para o número de telefone 115 da CAESB. Caso suas reclamações sejam recorrentes você pode ligar para a ouvidoria da ADASA para registrar sua denuncia por meio do telefone O que pode ser lançar nas redes de esgotos? - O ESGOTO DOMÉSTICO: proveniente de residências e escritórios. Normalmente é constituído basicamente de urina, fezes, restos de comida e águas de lavagem utilizadas para fins higiênicos e de alimentação;

11 - O ESGOTO NÃO DOMÉSTICO: proveniente de postos de gasolina, lavajatos, oficinas, lavanderias, hospitais, dentre outros, desde que estes estabelecimentos disponham de unidades de retenção de sólidos e óleos; e - O ESGOTO INDUSTRIAL: efluentes de indústrias de modo geral desde que apresentem qualidade compatível com a do esgoto doméstico ou disponham de estações de tratamento de esgotos eficientes para atingir os parâmetros de esgoto sanitário exigidos pela legislação vigente. Não é recomendável o uso de trituradores de alimentos nas pias de cozinha. Esses resíduos entopem as canalizações e as caixas de gordura das residências e edifícios. Posso lançar água da chuva na rede de esgoto? Não, é expressamente proibida a introdução direta ou indireta de água de chuva no ramal de esgoto. As águas das chuvas devem ser lançadas nas redes de águas pluviais disponíveis nas ruas. A rede de esgotos não tem capacidade para suportar o volume de água das chuvas e, caso sejam lançadas nas redes de esgoto, haverá uma sobrecarga da rede e uma série de inconvenientes ao usuário como refluxo de esgoto para a residência, mau cheiro, aparecimento de animais causadores de doenças. Preciso ter caixa de gordura na minha residência? Toda edificação que possua cozinha deve, necessariamente, ter caixa de gordura para reter os resíduos provenientes dos alimentos. Desta forma, residências, restaurantes, refeitórios e outros estabelecimentos devem ser dotados de caixas de gordura que deverão ser limpas com frequência necessária, a fim de que os resíduos não alcancem as redes coletoras, evitando assim a obstrução, transbordamentos e transtornos aos usuários do sistema. A caixa de gordura precisa ser limpa periodicamente e seu resíduo disposto para a coleta de lixo. Possuo fossa séptica, mas a CAESB está instalando rede de esgotos no meu bairro. Terei que aderir à rede da CAESB? No que essa adesão implica? Sim, neste caso a adesão é obrigatória. A fossa séptica é um sistema individual utilizado apenas onde não existe rede da CAESB. A adesão implica na cobrança da conta de esgoto já que agora a CAESB cobrará também pela coleta e tratamento do esgoto gerado em sua residência. Entretanto, esse tratamento irá melhorar a qualidade ambiental do solo e dos corpos de água do DF e a qualidade de vida da população. Por que a CAESB instalou rede de esgotos no meu bairro e não posso fazer a ligação? Quando haverá liberação desta rede? Para a instalação de uma nova rede de esgoto são necessárias algumas etapas como a execução da rede local e a interligação da nova rede ao sistema

12 coletor. A liberação da ligação do seu imóvel à nova rede será comunicada pela CAESB. Em uma rua que ainda não tenha rede de água/esgoto, a CAESB arca com todos os custos para iniciar o fornecimento? Depende do caso. Quando a implantação fizer parte do planejamento de expansão de rede, este custo não é repassado ao usuário. Quando a implantação de rede exige investimentos não planejados ou o sistema for o condominial a CAESB poderá negociar com a comunidade o repasse de parte destes investimentos. O que é passagem de servidão? O cliente é obrigado a ceder a passagem de servidão? Trata-se da permissão de passagem da tubulação do ramal de esgotos pelo imóvel de terceiros para conexão à rede oficial de esgotos da CAESB. O cliente não é obrigado a cedê-la. A passagem de servidão depende de acordo entre os proprietários dos imóveis envolvidos. Se houver algum prejuízo decorrente do serviço concedido, quem será responsabilizado? A Concessionária, que assegurará ao consumidor o ressarcimento dos danos, exceto aqueles decorrentes de deficiências técnicas nas instalações internas da unidade consumidora ou da má utilização das instalações. USO RACIONAL DA ÁGUA O que posso fazer para reduzir o consumo de água em minha residência? É necessário levantar o seu perfil de consumo, identificando quais são os locais da residência onde o uso está sendo indiscriminado e quais são os locais em que o consumo é realmente necessário. Em seguida, deve-se avaliar em quais usos você está disposto a reduzir o consumo de água. Também são de extrema importância a pesquisa e a correção de vazamentos em rede de água, reservatórios e instalações hidráulicas da residência. Bem como o estudo de alternativas de substituição de equipamentos hidráulicos convencionais por equipamentos que economizem água. Identificadas as áreas de potencial redução de consumo, você deve seguir as cartilhas de economia de água que listam ações de redução para cada área da residência.

13 Se o Distrito Federal tem tantos reservatórios, por que devo economizar água? Na verdade, o Distrito Federal é a segunda unidade da federação com maior escassez hídrica, perdendo apenas para Paraíba. Entretanto, nosso consumo de água por pessoa é o maior do Brasil.(checar informação) Isso mostra um uso insustentável da água no DF e uma necessidade urgente de racionalizar o consumo desse recurso natural escasso. Aqui estão algumas razões pelas quais você deve conservar a água: Economia na sua conta de água; Redução do impacto no manancial de água; Adoção de um modelo de comportamento responsável para as futuras gerações; Proteção aos ecossistemas evitando a construção de outros reservatórios; Redução da carga nas estações de tratamento de esgoto, adiando a necessidade de novas expansões.

Minuta de resolução alterando a Resolução nº 14, de 2011, que estabelece as condições da prestação e utilização dos serviços públicos de água e de

Minuta de resolução alterando a Resolução nº 14, de 2011, que estabelece as condições da prestação e utilização dos serviços públicos de água e de Minuta de resolução alterando a Resolução nº 14, de 2011, que estabelece as condições da prestação e utilização dos serviços públicos de água e de esgoto no DF Ressarcimento de danos Nova Redação: Art.

Leia mais

INSPEÇÃO DE FONTES ALTERNATIVAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA PARA A COBRANÇA DOS ESGOTOS

INSPEÇÃO DE FONTES ALTERNATIVAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA PARA A COBRANÇA DOS ESGOTOS INSPEÇÃO DE FONTES ALTERNATIVAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA PARA A COBRANÇA DOS ESGOTOS O Daae (Departamento Autônomo de Água e s) está inspecionando os poços artesianos dos estabelecimentos comerciais, industriais

Leia mais

REGULAMENTO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E DA DISPOSIÇÃO DOS EFLUENTES SANITÁRIOS DO LOTEAMENTO NINHO VERDE I

REGULAMENTO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E DA DISPOSIÇÃO DOS EFLUENTES SANITÁRIOS DO LOTEAMENTO NINHO VERDE I REGULAMENTO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E DA DISPOSIÇÃO DOS EFLUENTES SANITÁRIOS DO LOTEAMENTO NINHO VERDE I 1. O presente Regulamento objetiva estabelecer regras gerais de uso do sistema de abastecimento

Leia mais

SAN.T.IN.NT 33. A.R.T.: Anotação de Responsabilidade Técnica do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura CREA;

SAN.T.IN.NT 33. A.R.T.: Anotação de Responsabilidade Técnica do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura CREA; 1 / 5 SUMÁRIO: 1. FINALIDADE 2. ÂMBITO DE APLICAÇÃO 3. DEFINIÇÕES 4. PROCEDIMENTOS 5. REFERÊNCIAS 6. ANEXOS 1. FINALIDADE Esta Norma tem como finalidade disciplinar e padronizar os procedimentos para liberação

Leia mais

REGULAMENTO. Página 1 de 5

REGULAMENTO. Página 1 de 5 Promoção Ilimitado Fixo Local Economia Esta promoção é realizada pela VIVO nas seguintes condições: 1. Definições 1.1 Promoção: Oferta de condições especiais para a fruição do STFC na realização de chamadas

Leia mais

Caixa d Água. Materiais necessários. Anotações. 0800 771 0001 odebrechtambiental.com odebrecht.amb

Caixa d Água. Materiais necessários. Anotações. 0800 771 0001 odebrechtambiental.com odebrecht.amb Materiais necessários Separe todo o material que será utilizado para a limpeza do seu reservatório. Anotações Papai, precisamos separar o material de limpeza. Claro, filha! Caixa d Água SAIBA COMO LIMPAR

Leia mais

Gestão da Demanda de Água Através de Convênios e Parcerias com o Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura da Cidade de São Paulo SABESP

Gestão da Demanda de Água Através de Convênios e Parcerias com o Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura da Cidade de São Paulo SABESP Gestão da Demanda de Água Através de Convênios e Parcerias com o Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura da Cidade de São Paulo SABESP R. R. Chahin a a. Companhia de Saneamento Básico do Estado de

Leia mais

Se você usa gás natural canalizado, conheça aqui seus direitos e deveres.

Se você usa gás natural canalizado, conheça aqui seus direitos e deveres. Se você usa gás natural canalizado, conheça aqui seus direitos e deveres. PARTICIPAÇÃO A FAVOR DA CIDADANIA A Arsal vem atuando desde 2001 com o objetivo de fiscalizar as agências de serviços públicos

Leia mais

Informa INSTRUÇÕES PARA INSTALAÇÃO DO SISTEMA SEPARADOR DE AREIA E ÓLEO A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE É FUNDAMENTAL NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Informa INSTRUÇÕES PARA INSTALAÇÃO DO SISTEMA SEPARADOR DE AREIA E ÓLEO A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE É FUNDAMENTAL NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE Informa INSTRUÇÕES PARA INSTALAÇÃO DO SISTEMA SEPARADOR DE AREIA E ÓLEO A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE É FUNDAMENTAL NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE Introdução A coleta e o tratamento de esgotos contribuem

Leia mais

Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito do HSBC

Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito do HSBC Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito do HSBC Leia estas informações importantes para aproveitar todas as vantagens do seu novo cartão de crédito. Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito do

Leia mais

LIGAÇÃO COMERCIAL OU INDUSTRIAL DE ESGOTO

LIGAÇÃO COMERCIAL OU INDUSTRIAL DE ESGOTO LIGAÇÃO COMERCIAL OU INDUSTRIAL DE ESGOTO Padronização da caixa de amostragem industrial e/ou comercial de efluentes. 1. Localização e infra estrutura da caixa de amostragem de efluentes: 1.1 Esta caixa

Leia mais

PROGRAMA IMOBILIG - MANUAL DE ORIENTAÇÃO E PROCEDIMENTOS

PROGRAMA IMOBILIG - MANUAL DE ORIENTAÇÃO E PROCEDIMENTOS PROGRAMA IMOBILIG - MANUAL DE ORIENTAÇÃO E PROCEDIMENTOS Sumário 1. Objetivo... 3 2. Premissas básicas... 3 3. Compromissos da CEEE-D... 3 4. Compromissos da Imobiliária... 3 5. Serviços disponíveis através

Leia mais

Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito Instituto HSBC Solidariedade

Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito Instituto HSBC Solidariedade Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito Instituto HSBC Solidariedade Leia estas informações importantes para aproveitar todas as vantagens do seu novo cartão de crédito. Resumo do Contrato de seu

Leia mais

Regulamento. Promoção Plano Fale a Vontade Vivo Fixo Clássica

Regulamento. Promoção Plano Fale a Vontade Vivo Fixo Clássica Promoção Plano Fale a Vontade Vivo Fixo Clássica Esta promoção é realizada pela TELEFÔNICA BRASIL S.A., doravante denominada simplesmente VIVO, com sede na Rua Martiniano de Carvalho, nº 851, na cidade

Leia mais

REGULAMENTO (7) Promoção Fale e Navegue à Vontade

REGULAMENTO (7) Promoção Fale e Navegue à Vontade REGULAMENTO (7) Promoção Fale e Navegue à Vontade Esta Promoção é realizada pela TELEFÔNICA BRASIL S.A, com sede na Rua Martiniano de Carvalho, 851 - São Paulo - SP, inscrita no CNPJ sob o nº 02.558.157/0001-62

Leia mais

REGULAMENTO (8) Promoção Fale e Navegue à Vontade - Bônus Orelhão

REGULAMENTO (8) Promoção Fale e Navegue à Vontade - Bônus Orelhão REGULAMENTO (8) Promoção Fale e Navegue à Vontade - Bônus Orelhão Esta Promoção é realizada pela Telefônica Brasil S.A., com sede na Rua Martiniano de Carvalho, 851 - São Paulo - SP, inscrita no CNPJ sob

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2015

PROJETO DE LEI Nº, DE 2015 CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI Nº, DE 2015 (Do Sr. ADAIL CARNEIRO) Dispõe sobre a individualização de instalação de hidrômetro nas edificações verticais residenciais e nas de uso misto e nos condomínios

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2012 (Do Sr. Laércio Oliveira)

PROJETO DE LEI Nº, DE 2012 (Do Sr. Laércio Oliveira) PROJETO DE LEI Nº, DE 2012 (Do Sr. Laércio Oliveira) Institui o Programa Nacional de Conservação, Uso Racional e Reaproveitamento das Águas. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º A presente lei tem por

Leia mais

PAINEL SETORIAL MEDIÇÃO DE EFLUENTES INMETRO 2012

PAINEL SETORIAL MEDIÇÃO DE EFLUENTES INMETRO 2012 PAINEL SETORIAL MEDIÇÃO DE EFLUENTES INMETRO 2012 A Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento ASSEMAE É uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, fundada em 1984. Os associados

Leia mais

SAN.C.IN.NC 06. Esta Norma tem a finalidade de estabelecer procedimentos para a retificação de fatura(s) de água afastamento e tratamento de esgoto.

SAN.C.IN.NC 06. Esta Norma tem a finalidade de estabelecer procedimentos para a retificação de fatura(s) de água afastamento e tratamento de esgoto. 1 / 6 SUMÁRIO: 1. FINALIDADE 2. ÂMBITO DE APLICAÇÃO 3. CONCEITOS BÁSICOS 4. PROCEDIMENTOS 5. CONSIDERAÇÕES GERAIS 6. REFERÊNCIAS 7. ANEXOS 1. FINALIDADE Esta Norma tem a finalidade de estabelecer procedimentos

Leia mais

------ ------ ----- ------ Após a vistoria nas suas instalações será providenciada a ligação de esgoto em até 6 dias úteis.

------ ------ ----- ------ Após a vistoria nas suas instalações será providenciada a ligação de esgoto em até 6 dias úteis. instalações internas em até 4 dias úteis. Se as instalações estiverem de acordo com as normas técnicas e exigências da SANEAGO, a interligação da caixa de ligação à rede coletora de esgoto será providenciada;

Leia mais

Estado do Rio Grande do Sul Município de Caxias do Sul

Estado do Rio Grande do Sul Município de Caxias do Sul DECRETO Nº 16.809, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2013. Estabelece novos valores tarifários, preços dos serviços a serem cobrados pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), valores de contratos de

Leia mais

1. OBJETIVO Prestar atendimento ao cidadão de maneira rápida, eficiente e eficaz, de acordo com os requisitos especificados pelo cliente.

1. OBJETIVO Prestar atendimento ao cidadão de maneira rápida, eficiente e eficaz, de acordo com os requisitos especificados pelo cliente. Sistema de Gestão da Qualidade SUPERINTENDÊNCIA DE VAPT VUPT E ATENDIMENTO AO PÚBLICO INSTRUÇÃO DE TRABALHO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - DEPARTAMENTO DE ÁGUA E ESGOTO DE CALDAS NOVAS - DEMAE Responsável:

Leia mais

TÍTULO: VISTORIAS TÉCNICAS DAS INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS PREDIAS SANITÁRIAS

TÍTULO: VISTORIAS TÉCNICAS DAS INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS PREDIAS SANITÁRIAS TÍTULO: VISTORIAS TÉCNICAS DAS INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS PREDIAS SANITÁRIAS Autores: Rita de Cássia Junqueira: Cargo atual: Tecnóloga Sanitarista Formação: Tecnologia Sanitária Universidade de Campinas -

Leia mais

DECRETO Nº 2.544, DE 28 DE AGOSTO DE 2013

DECRETO Nº 2.544, DE 28 DE AGOSTO DE 2013 DECRETO Nº 2.544, DE 28 DE AGOSTO DE 2013 Revisa o valor dos custos dos serviços, infrações e multas aplicados pela Autarquia Municipal SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto e dá outras providências.

Leia mais

CONTRATO DE FORNECIMENTO DE GÁS NATURAL CANALIZADO CONTENDO AS CONDIÇÕES GERAIS DE FORNECIMENTO DE GÁS CANALIZADO REFERENTES AOS CLIENTES COMERCIAIS

CONTRATO DE FORNECIMENTO DE GÁS NATURAL CANALIZADO CONTENDO AS CONDIÇÕES GERAIS DE FORNECIMENTO DE GÁS CANALIZADO REFERENTES AOS CLIENTES COMERCIAIS CONTRATO DE FORNECIMENTO DE GÁS NATURAL CANALIZADO CONTENDO AS CONDIÇÕES GERAIS DE FORNECIMENTO DE GÁS CANALIZADO REFERENTES AOS CLIENTES COMERCIAIS DA CEG 1.º PARTES a) CEG: COMPANHIA DISTRIBUIDORA DE

Leia mais

Saneamento Básico COMPLEXO ARAUCÁRIA

Saneamento Básico COMPLEXO ARAUCÁRIA Saneamento Básico COMPLEXO ARAUCÁRIA Olá, caros Alunos, Na aula de hoje, vamos aprender mais sobre o Saneamento Básico, Um novo projeto desenvolvido aqui em nosso Município, chamado COMPLEXO ARAUCÁRIA

Leia mais

Manual de Utilização DDA Débito Direto Autorizado

Manual de Utilização DDA Débito Direto Autorizado Manual de Utilização DDA Débito Direto Autorizado Índice Apresentação Conceito Funcionamento Operacionalização Perguntas e Respostas Glossário Apresentação Pelo sistema DDA desenvolvido pelo Banco Santander

Leia mais

REGULAMENTO. Promoção Fale e Navegue à Vontade

REGULAMENTO. Promoção Fale e Navegue à Vontade REGULAMENTO Promoção Fale e Navegue à Vontade Esta Promoção é realizada pela Telecomunicações de São Paulo S/A Telesp, com sede na Rua Martiniano de Carvalho, 851 - São Paulo - SP, inscrita no CNPJ sob

Leia mais

Asfalto da rotatória reconstituído no dia 03 de dezembro de 2009

Asfalto da rotatória reconstituído no dia 03 de dezembro de 2009 Redes Coletoras de Esgoto Neste mês de dezembro de 2009 foi concluída a obra do coletor de esgoto da Rodovia Aristeu Vieira Vilela, possibilitando que as ligações de esgoto do pólo industrial sejam feitas

Leia mais

Manutenção e Reforma. Saiba as ações necessárias para atendimento às novas normas de modo a não implicar em suas garantias. Ricardo Santaliestra Pina

Manutenção e Reforma. Saiba as ações necessárias para atendimento às novas normas de modo a não implicar em suas garantias. Ricardo Santaliestra Pina Manutenção e Reforma Saiba as ações necessárias para atendimento às novas normas de modo a não implicar em suas garantias Ricardo Santaliestra Pina Norma ABNT NBR 5674 Manutenção Edificações Requisitos

Leia mais

REGULAMENTO Promoção Planos Locais Empresas III

REGULAMENTO Promoção Planos Locais Empresas III REGULAMENTO Promoção Planos Locais Empresas III A presente promoção será realizada pela empresa TELEFÔNICA BRASIL S.A., doravante denominada VIVO, nos seguintes termos e condições: 1. Definições Para esta

Leia mais

Orientação ao Usuário dos Serviços de Água e Esgoto:

Orientação ao Usuário dos Serviços de Água e Esgoto: Orientação ao Usuário dos Serviços de Água e Esgoto: Todo cidadão tem direitos e deveres para com a sociedade e se cada um fizer sua parte, todos irão ganhar. São direitos de todos os cidadãos, referentes

Leia mais

Nota: na sequência do cadastramento você será convidado a responder uma pesquisa, visando à melhoria do Sistema de Transporte.

Nota: na sequência do cadastramento você será convidado a responder uma pesquisa, visando à melhoria do Sistema de Transporte. 1. O que é Bilhete Único Mensal? O Bilhete Único Mensal é o cartão que permite ao seu titular, com um único pagamento do valor definido para o mês, o uso do transporte coletivo durante 31 dias a contar

Leia mais

CUIDADOS NA LOCAÇÃO POR TEMPORADA.

CUIDADOS NA LOCAÇÃO POR TEMPORADA. CUIDADOS NA LOCAÇÃO POR TEMPORADA. Apresentamos nas folhas a seguir, a cartilha da campanha CUIDADOS NA LOCAÇÃO POR TEMPORADA, que traz sugestões de como alugar ímóveis com maior segurança. A principal

Leia mais

Cadastramento de Computadores. Manual do Usuário

Cadastramento de Computadores. Manual do Usuário Cadastramento de Computadores Manual do Usuário Setembro 2008 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO 1.1 Conhecendo a solução...03 Segurança pela identificação da máquina...03 2. ADERINDO À SOLUÇÃO e CADASTRANDO COMPUTADORES

Leia mais

RESOLUÇÃO ARES-PCJ Nº 58, DE 10 DE JULHO DE 2014

RESOLUÇÃO ARES-PCJ Nº 58, DE 10 DE JULHO DE 2014 RESOLUÇÃO ARES-PCJ Nº 58, DE 10 DE JULHO DE 2014 Dispõe sobre o reajuste dos valores das Tarifas de Água e Esgoto a serem aplicados pela Companhia de Saneamento Ambiental de Atibaia SAAE, no Município

Leia mais

vizinhos garantia locativa alojamento particular moradia digna alugar uma habitação Habitação habitação social agência imobiliária social

vizinhos garantia locativa alojamento particular moradia digna alugar uma habitação Habitação habitação social agência imobiliária social agência imobiliária social moradia digna habitação social vizinhos alojamento particular garantia locativa alugar uma habitação Habitação Quais são os tipos de habitação? Existem dois tipos de habitação

Leia mais

Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A ISO 9001:2000

Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A ISO 9001:2000 CONTRATO ESPECIAL DE FIDELIDADE PARA FORNECIMENTO DE ÁGUA POTÁVEL, COLETA/ AFASTAMENTO E TRATAMENTO DE ESGOTO, QUE ENTRE SI CELEBRAM A SOCIEDADE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E SANEAMENTO - SANASA CAMPINAS

Leia mais

TÍTULO: LABORATÓRIO DE CALIBRAÇÃO DE HIDRÔMETROS DA EMPRESA DE SANEAMENTO DE CAMPINAS - UNIDADE MÓVEL

TÍTULO: LABORATÓRIO DE CALIBRAÇÃO DE HIDRÔMETROS DA EMPRESA DE SANEAMENTO DE CAMPINAS - UNIDADE MÓVEL TÍTULO: LABORATÓRIO DE CALIBRAÇÃO DE HIDRÔMETROS DA EMPRESA DE SANEAMENTO DE CAMPINAS - UNIDADE MÓVEL Autor: Maurício André Garcia: Cargo atual: Coordenador Técnico de Micromedição e Uso Racional Formação:

Leia mais

ANEXO II ESTRUTURA TARIFÁRIA E VALOR DOS SERVIÇOS

ANEXO II ESTRUTURA TARIFÁRIA E VALOR DOS SERVIÇOS ANEXO II ESTRUTURA TARIFÁRIA E VALOR DOS SERVIÇOS Os valores a serem cobrados dos clientes, resultam na aplicação dos valores da Tarifa Referencial de Água (TRA) e da Tarifa Referencial de Esgoto (TRE),

Leia mais

RIVIERA DE SANTA CRISTINA XIII REGULAMENTO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E DA DISPOSIÇÃO DOS EFLUENTES SANITÁRIOS DO LOTEAMENTO (SAADES)

RIVIERA DE SANTA CRISTINA XIII REGULAMENTO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E DA DISPOSIÇÃO DOS EFLUENTES SANITÁRIOS DO LOTEAMENTO (SAADES) RIVIERA DE SANTA CRISTINA XIII REGULAMENTO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E DA DISPOSIÇÃO DOS EFLUENTES SANITÁRIOS DO LOTEAMENTO (SAADES) 1. Objetivo e Definições 1.1. O presente Regulamento objetiva

Leia mais

MANUAL DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE ATIVIDADES POTENCIALMENTE POLUIDORAS Gerência de Controle da Poluição GCP : PASSO A PASSO

MANUAL DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE ATIVIDADES POTENCIALMENTE POLUIDORAS Gerência de Controle da Poluição GCP : PASSO A PASSO MANUAL DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE ATIVIDADES POTENCIALMENTE POLUIDORAS Gerência de Controle da Poluição GCP : PASSO A PASSO O QUE É O LICENCIAMENTO AMBIENTAL? O Licenciamento Ambiental é um procedimento

Leia mais

TERMO DE USO - SERVIÇO VIVO TORPEDO LEMBRETE

TERMO DE USO - SERVIÇO VIVO TORPEDO LEMBRETE TERMO DE USO - SERVIÇO VIVO TORPEDO LEMBRETE 1. OBJETO: 1.1. O presente Instrumento tem por objeto regular a o acesso e a utilização do serviço VIVO Torpedo Lembrete (doravante VIVO Torpedo Lembrete ),

Leia mais

NORMA TÉCNICA n.º 01, DE 07 DE MAIO DE 2012. Processo n.º 660/2008 - Padrão Processo nº 385/1998 - Normas

NORMA TÉCNICA n.º 01, DE 07 DE MAIO DE 2012. Processo n.º 660/2008 - Padrão Processo nº 385/1998 - Normas NORMA TÉCNICA n.º 01, DE 07 DE MAIO DE 2012. DISPÕE SOBRE PROCEDIMENTOS TÉCNICOS E OPERACIONAIS RELATIVOS À INSTALAÇÃO OBRIGATÓRIA DE CAIXA PADRÃO DE LIGAÇÃO DE ESGOTO, CONFORME DISPÕE O DECRETO 7.218

Leia mais

Esta é a pesquisa de satisfação

Esta é a pesquisa de satisfação Esta é a pesquisa de satisfação dos usuários de saneamento básico realizada entre a categoria residencial dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário regulados pela Agência em 244 municípios

Leia mais

RESOLUÇÃO ARES-PCJ Nº 90, DE 02 DE JULHO DE 2015

RESOLUÇÃO ARES-PCJ Nº 90, DE 02 DE JULHO DE 2015 RESOLUÇÃO ARES-PCJ Nº 90, DE 02 DE JULHO DE 2015 Dispõe sobre o reajuste dos valores das Tarifas de Água e Esgoto a serem aplicados pela Companhia de Saneamento Ambiental de Atibaia SAAE, no Município

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES 1. MEUS PEDIDOS

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES 1. MEUS PEDIDOS PERGUNTAS MAIS FREQUENTES 1. MEUS PEDIDOS Consigo rastrear o minha Compra? Sim. As informações mais atualizadas sobre sua Compra e a situação de entrega de sua Compra estão disponíveis em Meus pedidos.

Leia mais

REGULAMENTO Promoção Planos Locais Empresas

REGULAMENTO Promoção Planos Locais Empresas REGULAMENTO Promoção Planos Locais Empresas Esta promoção é realizada pela TELEFÔNICA BRASIL S/A, com sede na Rua Martiniano de Carvalho, nº 851 São Paulo, inscrita no CNPJ/MF nº 02.558.157/0001-62 (doravante

Leia mais

Superintendência de Água e Esgoto Av. Hugo Alessi, 50 Industrial Araguari-MG Tel: 0800-283 3579 e-mail: sae@netsite.com.br

Superintendência de Água e Esgoto Av. Hugo Alessi, 50 Industrial Araguari-MG Tel: 0800-283 3579 e-mail: sae@netsite.com.br Lei 4.280 de 09/11/2006 Etabelece diretrizes para o lançamento de esgoto nas redes públicas do sistema de esgotamento sanitário do município de Araguari. A Câmara Municipal de Araguari, Estado de Minas

Leia mais

REÚSO DA ÁGUA BASE LEGAL E NORMATIVA

REÚSO DA ÁGUA BASE LEGAL E NORMATIVA REÚSO DA ÁGUA REÚSO DA ÁGUA BASE LEGAL E NORMATIVA Resolução nº 54, de 28/11/05 do Conselho Nacional de Recursos Hídricos -CNRH - Estabelece modalidades, diretrizes e critérios gerais para a prática de

Leia mais

MANUAL DO USO DE ELEVADORES ÍNDICE: I Procedimentos e Cuidados

MANUAL DO USO DE ELEVADORES ÍNDICE: I Procedimentos e Cuidados MANUAL DO USO DE ELEVADORES ÍNDICE: I Procedimento e Cuidados II Verificação pelo usuário do funcionamento seguro do elevador III Procedimentos a evitar na utilização do elevador IV Orientação para a escolha

Leia mais

O TRATAMENTO DOS ESGOTOS DOMÉSTICOS E A ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO: Ana Maria Moreira Marchesan, Promotora de Justiça.

O TRATAMENTO DOS ESGOTOS DOMÉSTICOS E A ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO: Ana Maria Moreira Marchesan, Promotora de Justiça. O TRATAMENTO DOS ESGOTOS DOMÉSTICOS E A ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO: Ana Maria Moreira Marchesan, Promotora de Justiça. Águas e Escassez a crise planetária A quantidade total de água na terra é de 1.386

Leia mais

Modelos de Mostradores de Hidrômetros

Modelos de Mostradores de Hidrômetros O hidrômetro é um aparelho utilizado para medir o consumo de água. Assim toda vez que você abrir a torneira, o chuveiro ou der descarga, o hidrômetro entra em ação. É ele que indica a quantidade de água

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE COORDENADORIA GERAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE NORMA TÉCNICA 2/07

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE COORDENADORIA GERAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE NORMA TÉCNICA 2/07 PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE COORDENADORIA GERAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE NORMA TÉCNICA 2/07 Esta Norma dispõe sobre a Regulamentação e Controle das Condições Sanitárias

Leia mais

Resumo do Contrato Cartão Colombo visa

Resumo do Contrato Cartão Colombo visa Resumo do Contrato Cartão Colombo visa Leia estas informações importantes para aproveitar todas as vantagens do seu novo cartão de crédito. SuMÁRIO EXECUTIVO Este resumo apresenta informações essenciais

Leia mais

PLANO DE CONTINGËNCIA LOCAL CURVELO/MG SAA

PLANO DE CONTINGËNCIA LOCAL CURVELO/MG SAA PLANO DE CONTINGËNCIA LOCAL CURVELO/MG SAA A COPASA MG dispõe de Plano de Contingência Corporativo, através da rede INTRANET, à qual todos os empregados têm nível de acesso. INTERRUPÇÃO DO ABASTECIMENTO

Leia mais

RESOLUÇÃO ARES-PCJ Nº 82, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2015.

RESOLUÇÃO ARES-PCJ Nº 82, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2015. RESOLUÇÃO ARES-PCJ Nº 82, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2015. Dispõe sobre o reajuste dos valores das Tarifas de Água e Esgoto e dos Preços Públicos dos serviços prestados, a serem aplicadas no Município de Nova

Leia mais

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE PALMAS DIRETORIA DE CONTROLE AMBIENTAL GERÊNCIA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE PALMAS DIRETORIA DE CONTROLE AMBIENTAL GERÊNCIA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL TERMO DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO AMBIENTAL DE EMPREENDIMENTOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE Este Termo de Referência visa orientar na elaboração de PROJETO AMBIENTAL PA para empreendimentos de serviços

Leia mais

TERMO DE USO SERVIÇO VIVO REDES SOCIAIS USSD

TERMO DE USO SERVIÇO VIVO REDES SOCIAIS USSD TERMO DE USO SERVIÇO VIVO REDES SOCIAIS USSD As disposições abaixo regulam a utilização do serviço Vivo Redes Sociais ( Serviço ), desenvolvido pela Myriad e ofertado pela TELEFÔNICA BRASIL S/A, doravante

Leia mais

REGULAMENTO DO SERVIÇO DE MENSAGEM BRADESCO

REGULAMENTO DO SERVIÇO DE MENSAGEM BRADESCO REGULAMENTO DO SERVIÇO DE MENSAGEM BRADESCO O Banco Bradesco S.A., com sede na Cidade de Osasco, Estado de São Paulo, à Cidade de Deus, s/nº, inscrito no CNPJ sob o nº 60.746.948/0001/12, disponibilizará

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO MÓVEL PESSOAL SMP - PRÉ- PAGO.

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO MÓVEL PESSOAL SMP - PRÉ- PAGO. CONTRATO DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO MÓVEL PESSOAL SMP - PRÉ- PAGO. Confira as condições do contrato para prestação de serviços firmado entre você e a Oi Móvel S/A. (Oi), com sede em Setor Comercial Norte,

Leia mais

Agência Virtual Canal Prefeituras Procedimento Operacional Cadastro de Serviços

Agência Virtual Canal Prefeituras Procedimento Operacional Cadastro de Serviços Procedimento Operacional Prefeituras Documento Público Agência Virtual Canal Prefeituras Procedimento Operacional Cadastro de Serviços Gerência de Relacionamento Comercial com Clientes Especiais do Poder

Leia mais

DELIBERAÇÃO ARSESP Nº 180, de 08-11-2010

DELIBERAÇÃO ARSESP Nº 180, de 08-11-2010 LIBERAÇÃO ARSESP Nº 80, de 08--200 Homologa a inclusão de novos serviços na Tabela de preços e prazos de serviços da SABESP, homologada pelas Deliberações ARSESP 53 e 54/200 A Diretoria Colegiada da Agência

Leia mais

Prezado(a) Aluno(a),

Prezado(a) Aluno(a), Prezado(a) Aluno(a), Esta cartilha irá orientar você sobre como proceder para aderir ao FIES e como realizar o aditamento semestralmente até a conclusão de seu curso. As informações são bem objetivas e

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

REGULAMENTO (3) Promoção Fale e Navegue à Vontade

REGULAMENTO (3) Promoção Fale e Navegue à Vontade REGULAMENTO (3) Promoção Fale e Navegue à Vontade Esta Promoção é realizada pela Telecomunicações de São Paulo S/A Telesp, com sede na Rua Martiniano de Carvalho, 851 - São Paulo - SP, inscrita no CNPJ

Leia mais

TT71 CÁLCULO DO VOLUME DE ESGOTO LANÇADO NA REDE COLETORA

TT71 CÁLCULO DO VOLUME DE ESGOTO LANÇADO NA REDE COLETORA TT71 CÁLCULO DO VOLUME DE ESGOTO LANÇADO NA REDE COLETORA ELDAN RAMOS CRISPIM ENGº CIVIL, GRADUADO PELA E. E. KENNEDY. - PÓS -GRADUADO EM CONSTRUÇÃO CIVIL PELA UFMG. - PERITO JUDICIAL DESDE 1993 EM VÁRIAS

Leia mais

Manual da Nota Fiscal Eletrônica

Manual da Nota Fiscal Eletrônica Manual da Nota Fiscal Eletrônica Memory Informática Tabela de Conteúdos Meu Usuário Meu Perfil --------------------------------------------------------- 4 Minha Empresa Configurar Minha Empresa -------------------------------------

Leia mais

RESOLUÇÃO ARES-PCJ Nº 60, DE 28 DE JULHO DE 2014

RESOLUÇÃO ARES-PCJ Nº 60, DE 28 DE JULHO DE 2014 Dispõe sobre o reajuste dos valores das Tarifas de Água e Esgoto, fixa os valores dos Preços Públicos dos demais serviços prestados e das infrações aplicadas pelo SAAE-Pedreira, a serem praticados no Município

Leia mais

Copasa obtém resultados eficientes no tratamento de esgoto em Serro

Copasa obtém resultados eficientes no tratamento de esgoto em Serro Copasa obtém resultados eficientes no tratamento de esgoto em Serro Inaugurada há pouco mais de 3 anos, Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) garante melhorias na qualidade da água do córrego Lucas, que

Leia mais

RESOLUÇÃO DE DIRETORIA Nº 002/2010. A Diretoria Executiva da COMUSA Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo, no uso de suas atribuições resolve:

RESOLUÇÃO DE DIRETORIA Nº 002/2010. A Diretoria Executiva da COMUSA Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo, no uso de suas atribuições resolve: RESOLUÇÃO DE DIRETORIA Nº 002/2010 Assunto: Normatização de procedimentos para cálculo de faturas decorrentes de vazamentos. A Diretoria Executiva da COMUSA Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo,

Leia mais

CAPÍTULO V FUNDO DE GARANTIA

CAPÍTULO V FUNDO DE GARANTIA CAPÍTULO V FUNDO DE GARANTIA Seção I Finalidades Art. 40. As bolsas de valores devem manter Fundo de Garantia, com finalidade exclusiva de assegurar aos clientes de sociedade membro, até o limite do Fundo,

Leia mais

DECRETO Nº 30.090, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2009.

DECRETO Nº 30.090, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2009. DECRETO Nº 30.090, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2009. Regulamenta o Capítulo VII da Lei nº 4.257, de 02 de dezembro de 2008 e dá outras providências. O GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL, no uso das atribuições que

Leia mais

Seja bem-vindo. Um abraço, Bruno Raposo Diretor de Relacionamento com Clientes. *Serviços gratuitos até junho de 2009.

Seja bem-vindo. Um abraço, Bruno Raposo Diretor de Relacionamento com Clientes. *Serviços gratuitos até junho de 2009. Seja bem-vindo. AGORA VOCÊ FARÁ SUAS LIGAÇÕES COM MUITO MAIS ECONOMIA. A partir de agora, você tem acesso a todos os benefícios do telefone via cabo, que reuniu as tecnologias da Embratel e da NET o NET

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS DO CAP FIADOR I INFORMAÇÕES INICIAIS. SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: Brasilcap Capitalização S.A. CNPJ: 15.138.043/0001-05 II GLOSSÁRIO

CONDIÇÕES GERAIS DO CAP FIADOR I INFORMAÇÕES INICIAIS. SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: Brasilcap Capitalização S.A. CNPJ: 15.138.043/0001-05 II GLOSSÁRIO CONDIÇÕES GERAIS DO CAP FIADOR I INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: Brasilcap Capitalização S.A. CNPJ: 15.138.043/0001-05 CAP FIADOR MODALIDADE: Tradicional PROCESSO SUSEP Nº: 15414.005233/2011-75

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA 1. Funcionamento 1.1 A Biblioteca funciona de acordo com o calendário institucional. 1.2 Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, de 7h30 às 22h20. A partir das 22h,

Leia mais

CLÁUSULA SEGUNDA Este contrato entrará em vigor por prazo indeterminado após sua publicação e registro em Ofício de Notas competente.

CLÁUSULA SEGUNDA Este contrato entrará em vigor por prazo indeterminado após sua publicação e registro em Ofício de Notas competente. Pelo presente instrumento particular, a COMPANHIA DE ÁGUAS E ESGOTOS DO RIO GRANDE DO NORTE (CAERN), inscrita no CNPJ n.º 08.334.385/0001-35, com sede na Avenida Sen. Salgado Filho, n 1555, bairro Tirol,

Leia mais

PDF created with pdffactory trial version www.pdffactory.com

PDF created with pdffactory trial version www.pdffactory.com REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DOS PLANOS DE ASSISTÊNCIA MÉDICO-HOSPITALAR E DE ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA CONTRATADOS PELA ASTCERJ A utilização dos Planos de Assistência Médico-Hospitalar e de Assistência Odontológica

Leia mais

Você sabia. As garrafas de PET são 100% recicláveis. Associação Brasileira da Indústria do PET

Você sabia. As garrafas de PET são 100% recicláveis. Associação Brasileira da Indústria do PET Você sabia? As garrafas de PET são 100% recicláveis Associação Brasileira da Indústria do PET O Brasil é um dos maiores recicladores de PET do mundo A reciclagem é uma atividade industrial que gera muitos

Leia mais

1. O que é uma rede de distribuição interna para gases combustíveis? 5. 2. O que é Inspeção Periódica de Gás, ou Inspeção de Autovistoria?

1. O que é uma rede de distribuição interna para gases combustíveis? 5. 2. O que é Inspeção Periódica de Gás, ou Inspeção de Autovistoria? Sumário 1. O que é uma rede de distribuição interna para gases combustíveis? 5 2. O que é, ou Inspeção de Autovistoria? 6 3. Qual a diferença entre manutenção e inspeção? 6 4. Quem faz manutenção e quem

Leia mais

MANUAL PABX 162 BATIK

MANUAL PABX 162 BATIK 1 O QUE É UM PABX? MANUAL PABX 162 BATIK CONHECENDO O PABX 162 BATIK É um aparelho eletrônico que facilita as comunicações telefônicas. O seu PABX 162 Batik funciona ligado até seis ramais, com um tronco

Leia mais

SERVIÇOS DE TV POR ASSINATURA

SERVIÇOS DE TV POR ASSINATURA SERVIÇOS DE TV POR ASSINATURA Veja como funciona, como contratar, quais os seus direitos e como reclamar no caso de problemas. COMO FUNCIONA A transmissão pode ser via cabo, satélite ou microonda, sendo

Leia mais

TERMO DE ADESÃO/ REGULAMENTO OFERTA CABO FONE MAIS

TERMO DE ADESÃO/ REGULAMENTO OFERTA CABO FONE MAIS TERMO DE ADESÃO/ REGULAMENTO OFERTA CABO FONE MAIS CABO SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES LTDA., pessoa jurídica de direito privado, com sede na Rua Senador José Ferreira de Souza nº 1916 Bairro Candelária,

Leia mais

Serviços de Saúde do Trabalho

Serviços de Saúde do Trabalho 1 CONVENÇÃO N. 161 Serviços de Saúde do Trabalho I Aprovada na 71ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (Genebra 1985), entrou em vigor no plano internacional em 17.2.88. II Dados referentes

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA ITAUCARD BUSINESS REWARDS

REGULAMENTO DO PROGRAMA ITAUCARD BUSINESS REWARDS REGULAMENTO DO PROGRAMA ITAUCARD BUSINESS REWARDS 1. DISPOSIÇÕES GERAIS a) Este Regulamento faz parte integrante do Contrato de Cartão de Crédito ( Contrato ) e regula as condições aplicáveis ao Programa

Leia mais

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE PALMAS DIRETORIA DE CONTROLE AMBIENTAL GERÊNCIA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE PALMAS DIRETORIA DE CONTROLE AMBIENTAL GERÊNCIA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL TERMO DE REFÊRENCIA PARA ELABORACÃO DE PROJETO AMBIENTAL DE DEDETIZADORAS, LIMPA FOSSA E EMPRESAS QUE PRESTA SERVIÇO DE LIMPEZA. Este Termo de Referência visa orientar na elaboração de PROJETO AMBIENTAL

Leia mais

http://devel.americana.sp.gov.br/americanav5/legislacao/lei_3115.html

http://devel.americana.sp.gov.br/americanav5/legislacao/lei_3115.html Page 1 of 5 LEI Nº 3.115, DE 05 DE DEZEMBRO DE 1997. Alterada pelas Leis nº 3.279, de 17/03/1999 e nº 3.611, de 26/12/2001 (Observar a Lei nº 3.502, de 26/12/2000 - Conversão dos valores expressos em unidades

Leia mais

Prefeitura Municipal de Vitória Estado do Espírito Santo DECRETO Nº 10.462

Prefeitura Municipal de Vitória Estado do Espírito Santo DECRETO Nº 10.462 Prefeitura Municipal de Vitória Estado do Espírito Santo DECRETO Nº 10.462 Regulamenta critérios para operação e manutenção de reservatórios de água potável superiores e inferiores (cisternas), de estabelecimentos

Leia mais

MANUAL DO CLIENTE BIZVOX, UBOOK E UMBARATO

MANUAL DO CLIENTE BIZVOX, UBOOK E UMBARATO MANUAL DO CLIENTE BIZVOX, UBOOK E UMBARATO Capemisa Seguradora de Vida e Previdência S/A Versão Nov./14 2 MANUAL DO CLIENTE BIZVOX, UBOOK E UMBARATO O produto disponibilizado pelas empresas Bizvox, Ubook

Leia mais

OBJETO 1 DO CONTRATO 2 Prestação dos serviços de abastecimento de água, recolha de águas residuais e gestão de resíduos.

OBJETO 1 DO CONTRATO 2 Prestação dos serviços de abastecimento de água, recolha de águas residuais e gestão de resíduos. OBJETO 1 DO CONTRATO 2 Prestação dos serviços de abastecimento de água, recolha de águas residuais e gestão de resíduos. VIGÊNCIA DO CONTRATO 1- O contrato de abastecimento de água, recolha de águas residuais

Leia mais

25 2010, 3.919, 2011, 15% 1) O

25 2010, 3.919, 2011, 15% 1) O O uso do cartão vem crescendo ao longo dos anos, acompanhando o aumento da renda e os avanços em geral conquistados pela sociedade brasileira. Facilidade, segurança e ampliação das possibilidades de compras

Leia mais

VISTORIA DE VAZAMENTO UM OLHAR VOLTADO AO CIDADÃO

VISTORIA DE VAZAMENTO UM OLHAR VOLTADO AO CIDADÃO VISTORIA DE VAZAMENTO UM OLHAR VOLTADO AO CIDADÃO Autores Adriana de Sena Simão Lourival Rodrigues da Silva Vera Lucia Nogueira PENÁPOLIS PENÁPOLIS População: 56.000 habitantes; Numero de ligações de água:

Leia mais