Gualter Manuel Medeiros do Couto Professor Auxiliar da Universidade dos Açores

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gualter Manuel Medeiros do Couto Professor Auxiliar da Universidade dos Açores"

Transcrição

1 Gualter Manuel Medeiros do Couto Professor Auxiliar da Universidade dos Açores Departamento de Economia e Gestão Universidade dos Açores Ponta Delgada 2009

2 2 1. Dados Biográficos, Habilitações Literárias e Situação Profissional 1.1 Dados Biográficos Nome: Gualter Manuel Medeiros do Couto Local de Nascimento: Freguesia de São Sebastião, Ponta Delgada Data de Nascimento: 31 de Dezembro de gcouto@uac.pt Webpage:

3 3 1.2 Habilitações Literárias Ph.D em Gestão, com especialização em Finanças, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa (UTL), em Mestre em Gestão/ MBA (Master Bussiness Administration), pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa (UTL), em Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pela Universidade dos Açores, em Situação Profissional Professor Auxiliar da Universidade dos Açores desde Maio de 2006.

4 4 2. Docência 2.1. Ano Lectivo Coordenação e Leccionação da disciplina de Finanças, disciplina obrigatória no curso de Mestrado em Gestão de Empresas/MBA. Coordenação da disciplina de Empreendedorismo e Análise de Decisão, disciplina obrigatória no curso de Mestrado em Ciências Biomédicas. Coordenação da disciplina de Planeamento e Avaliação de Projectos, disciplina obrigatória no curso de Mestrado em Ciências Biomédicas. Coordenação da disciplina de Gestão das Organizações, disciplina obrigatória no curso de Mestrado em Ambiente, Saúde e Segurança. Coordenação da disciplina de Avaliação e Gestão de Projectos, disciplina obrigatória no curso de Mestrado em Ambiente, Saúde e Segurança. Coordenação e Leccionação da disciplina de Avaliação de Projectos, disciplina obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão e Economia. Coordenação e Leccionação da disciplina de Finanças Empresariais II, disciplina obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão e Economia. Coordenação e Leccionação da disciplina de Empreendedorismo, disciplina optativa no curso de Licenciatura em Gestão, Economia e Serviço Social.

5 5 Orientador da disciplina de Estágio, disciplina optativa no curso de Licenciatura em Gestão e Economia Ano Lectivo Coordenação e Leccionação da disciplina de Finanças, disciplina obrigatória no curso de Mestrado em Gestão de Empresas/MBA. Coordenação e Leccionação da disciplina de Avaliação de Projectos, disciplina obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia. Coordenação e Leccionação da disciplina de Finanças Empresariais II, disciplina obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia. Coordenação e Leccionação da disciplina de Empreendedorismo, disciplina optativa no curso de Licenciatura em Gestão, Economia e Serviço Social. Orientador da disciplina de Estágio, disciplina optativa no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia.

6 Ano Lectivo Coordenação e Leccionação da disciplina de Finanças, disciplina obrigatória no curso de Mestrado em Gestão de Empresas/MBA. Coordenação e Leccionação da disciplina de Complementos de Finanças, disciplina obrigatória no curso de Mestrado em Gestão de Empresas/MBA. Coordenação e Leccionação da disciplina de Avaliação e Gestão de Projectos, disciplina obrigatória no curso de Mestrado em Ambiente, Saúde e Segurança. Coordenação e Leccionação da disciplina de Avaliação de Projectos, disciplina obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia. Coordenação e Leccionação da disciplina de Finanças Empresariais I, disciplina obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia. Coordenação e Leccionação da disciplina de Finanças Empresariais II, disciplina obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia. Coordenação e Leccionação da disciplina de Mercado de Capitais, disciplina optativa no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia. Coordenação e Leccionação da disciplina de Finanças Internacionais, disciplina optativa no curso de Licenciatura em Gestão e Economia.

7 7 Orientador da disciplina de Estágio, disciplina optativa no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia Ano Lectivo Coordenação e Leccionação da disciplina de Análise Financeira, disciplina obrigatória no curso de Mestrado em Gestão de Empresas/MBA. Coordenação e Leccionação da disciplina de Finanças, disciplina obrigatória no curso de Mestrado em Gestão de Empresas/MBA. Coordenação e Leccionação da disciplina de Complementos de Finanças, disciplina optativa no curso de Mestrado em Gestão de Empresas/MBA. Coordenação e Leccionação da disciplina de Gestão Financeira, disciplina obrigatória no curso de Mestrado em Gestão Pública. Coordenação e Leccionação da disciplina de Avaliação de Projectos, disciplina obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia. Coordenação e Leccionação da disciplina de Finanças Empresariais I, disciplina obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia. Coordenação e Leccionação da disciplina de Finanças Empresariais II, disciplina obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia.

8 8 Coordenação e Leccionação da disciplina de Mercado de Capitais, disciplina optativa no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia. Coordenação e Leccionação da disciplina de Finanças Internacionais, disciplina optativa no curso de Licenciatura em Gestão e Economia Ano Lectivo Coordenação e Leccionação da disciplina de Avaliação de Projectos, disciplina obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia. Coordenação e Leccionação da disciplina de Finanças Empresariais I, disciplina obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia. Coordenação e Leccionação da disciplina de Finanças Empresariais II, disciplina obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia. Coordenação e Leccionação da disciplina de Mercado de Capitais, disciplina optativa no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia. Coordenação e Leccionação da disciplina de Finanças Internacionais, disciplina optativa no curso de Licenciatura em Gestão e Economia.

9 Ano Lectivo Leccionação da disciplina de Finanças, disciplina obrigatória no curso de Mestrado em Gestão de Empresas/MBA. Coordenação e Leccionação da disciplina de Avaliação de Projectos, disciplina obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia. Coordenação e Leccionação da disciplina de Finanças Empresariais I, disciplina obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia. Coordenação e Leccionação da disciplina de Finanças Empresariais II, disciplina obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia. Coordenação e Leccionação da disciplina de Mercado de Capitais, disciplina optativa no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia. Coordenação e Leccionação da disciplina de Finanças Internacionais, disciplina optativa no curso de Licenciatura em Gestão e Economia Ano Lectivo Coordenação e Leccionação da disciplina de Finanças, disciplina obrigatória no curso de Mestrado em Gestão de Empresas/MBA.

10 Ano Lectivo Coordenação e Leccionação, como docente convidado do Instituto Superior de Gestão (ISG), da disciplina de Finanças Empresariais, disciplina obrigatória no curso de Pós-Graduação de Finanças Empresariais. Leccionação da disciplina de Gestão Financeira I, disciplina obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia. Leccionação da disciplina de Gestão Financeira II, disciplina obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia. Leccionação da disciplina de Análise de Projectos de Investimento, disciplina obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia. Leccionação da disciplina de Auditoria, disciplina obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia Ano Lectivo Director Executivo da Pós-Graduação em Finanças Empresariais da Universidade dos Açores, em colaboração com a BVLP e o ISEG/UTL. Coordenação e Leccionação como docente convidado da Secção Autónoma de conomia e Gestão da Universidade da Madeira da disciplina de Instituições, Mercados Financeiros e Gestão de Carteiras, disciplina obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão.

11 11 Coordenação e Leccionação da disciplina de Gestão Financeira, disciplina obrigatória no curso de Mestrado em Gestão Pública. Coordenação e Leccionação da disciplina de Finanças Empresariais, disciplina obrigatória no curso de Pós-Graduação em Finanças Empresariais. Leccionação da disciplina de Gestão Financeira I, disciplina obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia. Leccionação da disciplina de Gestão Financeira II, disciplina obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia. Leccionação da disciplina de Análise de Projectos de Investimento, disciplina obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia. Leccionação da disciplina de Auditoria, disciplina obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia Ano Lectivo Leccionação da disciplina de Gestão Financeira I, disciplina obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia. Leccionação da disciplina de Gestão Financeira II, disciplina obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia. Leccionação da disciplina de Análise de Projectos de Investimento, disciplina obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia.

12 12 Leccionação da disciplina de Auditoria, disciplina obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia Ano Lectivo Leccionação da disciplina de Gestão Financeira I, disciplina obrigatória no curso de Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas. Leccionação da disciplina de Gestão Financeira II, disciplina obrigatória no curso de Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas. Leccionação da disciplina de Análise de Projectos de Investimento, disciplina de opção no curso de Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas. Leccionação da disciplina de Auditoria, disciplina obrigatória no curso de Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas Ano Lectivo Leccionação da disciplina de Gestão Financeira I, disciplina obrigatória no curso de Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas. Leccionação da disciplina de Gestão Financeira II, disciplina obrigatória no curso de Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas. Leccionação da disciplina de Análise de Projectos de Investimento, disciplina de opção no curso de Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas.

13 13 Leccionação da disciplina de Auditoria, disciplina obrigatória no curso de Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas Ano Lectivo Leccionação da disciplina de Gestão Financeira I, disciplina obrigatória no curso de Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas. Leccionação da disciplina de Gestão Financeira II, disciplina obrigatória no curso de Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas. Leccionação da disciplina de Análise de Projectos de Investimento, disciplina de opção no curso de Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas. Leccionação da disciplina de Auditoria, disciplina obrigatória no curso de Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas Ano Lectivo Leccionação da disciplina de Auditoria, disciplina obrigatória no curso de Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas. Leccionação da disciplina de Gestão Financeira II, disciplina obrigatória no curso de Licenciatura de Gestão de Empresas, no ISEG/UTL, como docente convidado.

14 14 3. Actividade de Gestão Coordenador de Secção de Finanças, desde Julho de Membro de Secção Científica do Mestrado em Gestão de Empresas/MBA, desde Julho de Coordenador do Mestrado em Gestão de Empresas/MBA, desde Maio de 2006 a Julho de Co-Coordenador do Mestrado em Gestão de Empresas/MBA, no ano lectivo (com Mário Fortuna). Director do Centro de Empreendedorismo do Departamento de Economia e Gestão da Universidade dos Açores, desde Membro do Conselho de Departamento de Economia e Gestão, desde Membro do Conselho Pedagógico, desde Vice-Presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada, Membro da Comissão de Selecção do SIDES - Sistema de Incentivos ao Desenvolvimento Estratégico, em representação da Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada, desde Membro da Comissão de Selecção do SIDL - Sistema de Incentivos ao Desenvolvimento LOcal, em representação da Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada, desde 2009.

15 15 Membro da Comissão de Selecção do Empreende-Jovem Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo, em representação da Universidade dos Açores, desde Membro da Comissão de Selecção do Concurso Regional de Empreendedorismo do Governo Regional dos Açores, em representação da Universidade dos Açores, desde Co-Responsável pelos Exames Ad-hoc, Área de Economia, desde o ano lectivo (com Francisco Silva e José Cabral Vieira).

16 16 4. Orientação de Doutoramentos e Mestrados 4.1. Orientação de Doutoramentos Co-Orientador das provas de Doutoramento em Gestão, do Programa de Doutoramento em Gestão do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa (UTL), do Mestre Pedro Miguel Silva Gonçalves Pimentel, intituladas Avaliação do Investimento na Alta Velocidade Ferroviária (defendida em Março de 2009). Co-Orientador das provas de Doutoramento em Gestão, da Universidade dos Açores, do Mestre Carlos Manuel Redondo Faias, intituladas Determinantes da Propensão para o Empreendedorismo com Responsabilidade Social: uma Análise Comparativa (em curso) Orientação de Mestrados Orientador das provas de Mestrado em Gestão de Empresas/ MBA, pela Universidade dos Açores, do licenciado Carlos Alexandre Soares Severino, intituladas Estudo Comparativo do Risco dos Principais Mercados de Capitais (em curso). Orientador das provas de Mestrado em Gestão de Empresas/ MBA, pela Universidade dos Açores, do licenciado Ricardo Jorge Furtado Faria, intituladas

17 17 Estudo das Oscilações do PSI-20. Correlação do Mercado Português com os Principais Mercados de Capitais Mundiais (em curso). Orientador das provas de Mestrado em Ciências Empresariais, pela Universidade dos Açores, do licenciado Nuno Ricardo Afonso Roque, intituladas Avaliação do Desempenho dos Fundos de Investimento em Acções no Mercado de Capitais Português (em curso). Orientador das provas de Mestrado em Gestão de Empresas/ MBA, pela Universidade dos Açores, da licenciada Sofia Catarina Santos Ferreira, intituladas Determinantes de Estrutura de Capitais de Empresas do Mercado de Capitais Português (defendida). Orientador das provas de Mestrado em Gestão de Empresas/ MBA, pela Universidade dos Açores, do licenciado Samuel de Viveiros Mendonça, intituladas As Determinantes do Risco Sistemático na Indústria Aérea Europeia (em curso). Orientador das provas de Mestrado em Gestão de Empresas/ MBA, pela Universidade dos Açores, do licenciado Paulo do Nascimento Cabral, intituladas Gastar ou Satisfazer Necessidades? Estudo Comparativo entre os Vários Níveis Sócio-Económicos e Capacidades Cognitivas no Consumo (em curso). Orientador das provas de Mestrado em Ciências Empresariais, pela Universidade dos Açores, do licenciado Víctor Chissingui, intituladas Factores Determinantes da Estrutura de Capitais: Uma Aplicação ao mercado Português (defendida).

18 18 Orientador das provas de Mestrado em Gestão de Empresas/ MBA, pela Universidade dos Açores, do licenciado Kevin Medeiros Bulhões, intituladas Basileia II: Medição do Risco Operacional na Banca Portuguesa e a Avaliação dos Benefícios Quantitativos de Medições Avançadas (defendida). Orientador das provas de Mestrado em Gestão de Empresas/ MBA, pela Universidade dos Açores, do licenciado Nuno Berto Azevedo Machado, intituladas Estrutura de Capital das Empresas Nacionais (em curso). Orientador das provas de Mestrado em Gestão de Empresas/ MBA, pela Universidade dos Açores, da licenciada Ana Isabel Branco Cordeiro de Medeiros, intituladas Opções Reais: a Opção de Diferimento Aplicada ao Sector Eléctrico (em curso). Orientador das provas de Mestrado em Gestão de Empresas/ MBA, pela Universidade dos Açores, do licenciado Hugo Janai de Sousa Coelho, intituladas Perspectivas Futuras de Empreendedorismo na R.A.A. (defendida). Co-Orientador das provas de Mestrado em Matemática e Aplicações, pelo Instituto Superior Técnico (IST), da Universidade Técnica de Lisboa (UTL), do licenciado Bruno Miguel Santos Silva, intituladas Estudo do Instante Óptimo de Relocalização (defendida). Orientador das provas de Mestrado em Gestão de Empresas/ MBA, pela Universidade dos Açores, da licenciada Carla Isabel Bettencourt de Oliveira, intituladas Avaliação de Opções Reais: Uma Aplicação ao Mercado Imobiliário Português (defendida).

19 19 5. Participação em Júris 5.1. Júri de Doutoramento Júri, como arguente nomeado, das provas de Doutoramento em Gestão, do Programa de Doutoramento em Gestão do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), do Mestre Pedro Miguel Silva Gonçalves Pimentel, intituladas Avaliação do Investimento em Alta Velocidade Ferroviária, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa (UTL) Júri de Mestrado Júri, como presidente, das provas de Mestrado em Gestão de Empresas/MBA do licenciado Sérgio Rodrigues Agrelos, intituladas Tecnologias de Informação e Comunicação. A Transmissão de Áudio e Vídeo nos Açores, pela Universidade dos Açores. Júri, como arguente, das provas de Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais do licenciado Ricardo do Canto Brandão Cabral, intituladas Análise Custo Benefício: construção de uma infra-estrutura viária, pela Universidade dos Açores. Júri, como arguente, das provas de Mestrado em Gestão de Empresas/ MBA da licenciada Sofia Catarina Santos Ferreira, intituladas Determinantes de Estrutura de Capitais de Empresas do Mercado de Capitais Português, pela Universidade dos Açores.

20 20 Júri, como arguente, das provas de Mestrado em Gestão de Empresas/MBA do licenciado Hugo Janai de Sousa Coelho, intituladas Perspectivas Futuras de Empreendedorismo na R.A.A., pela Universidade dos Açores. Júri, como arguente, das provas de Mestrado em Gestão de Empresas/MBA da licenciada Maria Vitória da Silva dos Anjos Cordeiro, intituladas Posicionamento Estratégico das Empresas Ultraperiféricas face aos Competidores Externos, pela Universidade dos Açores. Júri, como arguente, das provas de Mestrado em Gestão de Empresas/MBA do licenciado Kevin Medeiros Bulhões, intituladas Basileia II: Medição do Risco Operacional na Banca Portuguesa e a Avaliação dos Impactos Quantitativos, pela Universidade dos Açores. Júri, como arguente, das provas de Mestrado em Matemática e Aplicações do licenciado Bruno Miguel Santos Silva, intituladas Estudo do Instante Óptimo de Relocalização, pelo Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade Técnica de Lisboa (UTL). Júri, como arguente, das provas de Mestrado em Gestão de Empresas/MBA da licenciada Carla Isabel Bettencourt de Oliveira, intituladas Avaliação de Opções Reais: Uma Aplicação ao Mercado Imobiliário Português, pela Universidade dos Açores. Júri, como arguente, das provas de Mestrado em Gestão de Empresas/MBA do licenciado Ruben Mota Cordeiro, intituladas Convergência da Contabilidade em Portugal: O Impacto na Informação Financeira com a Adopção das Normas Internacionais de Contabilidade, pela Universidade dos Açores.

21 21 Júri, como arguente, das provas de Mestrado em Ciências Empresariais, pela Universidade dos Açores, do licenciado Víctor Chissingui, intituladas Factores Determinantes da Estrutura de Capitais: Uma Aplicação ao mercado Português, pela Universidade dos Açores. Júri, como arguente nomeado, das provas de Mestrado em Gestão de Empresas/MBA, pela Universidade dos Açores, da licenciada Sofia Catarina Santos Ferreira, intituladas Determinantes de Estrutura de Capital das Empresas do Mercado de Capitais Português, pela Universidade dos Açores Júri de Equivalência e Reconhecimento de Habilitações Júri de reconhecimento de habilitações ao nível licenciatura na área de Gestão do Bacharel Eduardo de Carvalho Rabelo, pela Universidade dos Açores. Fevereiro de Júri de reconhecimento de habilitações ao nível licenciatura na área de Gestão da Bacharel Daisy de Ângelo Maciel, pela Universidade dos Açores. Abril de Júri de reconhecimento de habilitações ao nível licenciatura na área de Gestão de Sudip Kumar Chattopadhyaya, pela Universidade dos Açores. Abril de Júri de reconhecimento de habilitações ao nível licenciatura na área de Gestão do Bacharel Pedro Nuno Pereira Toste Mendes, pela Universidade dos Açores. Fevereiro de 2007.

22 22 6. Trabalhos e Publicações 6.1. Artigos Publicados em Revistas com Árbitro Determinant Factors of Capital Structure. An Application to the Portuguese Market" Revista EGITANEA SCIENCIA, No. 4, pp , Maio, 2009 (em co-autoria com Victor Chissingui). Optimal Timing of Relocation. International Journal of Managerial Finance (em co-autoria com José Azevedo Pereira e Cláudia Nunes). Forthcoming, Measuring the Impact of International Financial Reporting Standards (IFRS) to Financial Information of Portuguese Companies. Revista Universo Contábil, V (5), No. 1, pp , Jan./Mar., 2009 (em co-autoria com Francisco Silva e Ruben Cordeiro). O Estado da Arte na Convergência Contabilística Internacional. Revista de Contabilidade e Finanças, 4º Trimestre, 2008 (em co-autoria com Ruben Cordeiro). Análise da Volatilidade do Prémio de Risco do Mercado de Capitais Português. Estudos de Gestão Portuguese Journal of Management Studies, V (VII), No. 1, pp , 2002 (em co-autoria com Graça Martins e Piriquito Costa).

23 23 An Empirical Test on the Forecast Ability of the Baysian and Blume Technique for Infrequently Traded Stocks. Review of Financial Markets, V (2), pp , 2003 (em co-autoria com João Duque) Artigos Aceites para Publicação em Revistas com Árbitro Optimal Timing of Relocation. International Journal of Managerial Finance (em co-autoria com José Azevedo Pereira e Cláudia Nunes). Forthcoming, Entrepreneurial Potential in the Younger Generation. Journal of Small Business and Entrepreneurship (em co-autoria com Francisco Silva e Hugo Coelho), 23(3), October 2010, Forthcoming Artigos Submetidos para Publicação em Revistas com Árbitro Some General Results About the Optimal Timing of Relocation. Multinational Finance Journal (em co-autoria com José Azevedo Pereira e Cláudia Nunes). Submitted. Expected Time to Invest in a New Location. Portuguese Economic Journal (em co-autoria com Cláudia Nunes e Bruno Silva). Submitted. Real Options Valuation: an Application to the Portuguese Real Estate Market. The European Journal of Finance (em co-autoria com Pedro Pimentel e Carla Oliveira). Submitted.

24 24 High Speed Rail Transport Valuation. Transportation Science (em co-autoria com Pedro Pimentel e José Azevedo Pereira). Submitted. Basel II: Operational Risk Measurement in the Portuguese Banking Sector and an Evaluation of the Quantitive Impacts. Portuguese Journal of Management Studies (em co-autoria com Kevin Bulhões). Submitted. The Impact of IFRS in Financial Information of the Portuguese Companies. Portuguese Journal of Management Studies (em co-autoria com Ruben Cordeiro). Submitted. Dinâmicas de Empreendedorismo e Microcrédito nos Açores. Review of Solidarian Economy (em co-autoria com João Crispim). Submitted. Os Determinantes da Estrutura de Capital de Empresas do PSI-20. Revista INDEG/ ISCTE (em co-autoria com Sofia Ferreira). Submitted Actas de Conferências e de Outros Encontros Expected Time to Invest in a New Location, Proceedings of the 13 th Annual Conference on REAL OPTIONS Theory Meets Practice, Braga-Santiago, Portugal-Espanha, Junho de 2009 (em co-autoria com Cláudia Nunes e Bruno Silva). Expected Time to Invest in a New Location, Proceedings do CEEAplA Seminários, Universidade dos Açores, Ponta Delgada, 29 de Maio de 2009 (em co-autoria com Cláudia Nunes e Bruno Silva).

25 25 An Empirical Analysis of the Quality of the Azores as a Tourist Destination, Proceedings of the International Conference of the Advances in Tourism Economics 2009, Lisboa, Universidade Lusíada de Lisboa, de Abril de 2009 (em co-autoria com Carlos Santos, José Cabral Vieira e Pedro Pimentel). An Empirical Analysis of the Quality of the Azores as a Tourist Destination, Proceedings of the Workshop on Tourism Economics 2008, Island Tourism: Destination Image, Competitiveness and other topics, Observatório Regional do Turismo (ORT) (em co-autoria com José Cabral Vieira e Pedro Pimentel). 14 de Novembro de Some General Results about the Optimal Timing of Relocation, Proceedings of the 15 th Annual Conference of the Multinational Finance Society, Orlando, Florida, EUA, 6-8 Julho de 2008 (em co-autoria com Cláudia Nunes e José Azevedo Pereira). High Speed Rail Transport Valuation and Policy Decisions, Proceedings of the 15 th Annual Conference of the Multinational Finance Society, Orlando, Florida, EUA, 6-8 Julho de 2008 (em co-autoria com Pedro Pimentel e José Azevedo Pereira). Optimal Timing of Relocation, Proceedings of the 12 th Annual Conference on REAL OPTIONS Theory Meets Practice, Rio de Janeiro, Brasil, 9-12 Julho de 2008 (em co-autoria com Cláudia Nunes e José Azevedo Pereira). High Speed Rail Transport Valuation and Policy Decisions, Proceedings of the 12 th Annual Conference on REAL OPTIONS Theory Meets Practice, Rio

26 26 de Janeiro, Brasil, 9-12 Julho de 2008 (em co-autoria com Pedro Pimentel e José Azevedo Pereira). High Speed Rail Transport Valuation, Proceedings of the 2008 Annual Meeting of the European Financial Management Association (EFMA), Atenas, Grécia, de Junho de 2008 (em co-autoria com Pedro Pimentel e José Azevedo Pereira). Decision Making Under Uncertainty in the Relocation Process A Single Change, Proceedings of the 56 th Session of the ISI 2007 Conference International Statistical Institute, Lisboa, Portugal, Agosto de 2007 (em co-autoria com Cláudia Nunes e Bruno Silva). Real Options Analysis in High Speed Rail Evaluation, Proceedings of the 14 th Annual Conference of the Multinational Finance Society, Thessaloniki, Grécia, 1-4 de Julho de 2007 (em co-autoria com José Azevedo Pereira e Pedro Pimentel). Optimal Timing of Relocation, Proceedings of the 14 th Annual Conference of the Multinational Finance Society, Thessaloniki, Grécia, 1-4 de Julho de 2007 (em co-autoria com José Azevedo Pereira e Cláudia Nunes). Optimal Timing of Relocation, Proceedings of the 2007 Annual Meeting of the European Financial Management Association (EFMA), Vienna University of Economics and Business Administration, Austria, de Junho de 2007 (em co-autoria com José Azevedo Pereira e Cláudia Nunes). Real Options Analysis in High Speed Rail Evaluation, Proceedings of the 11 th Annual International Conference on REAL OPTIONS Theory Meets Practice,

27 27 Haas Business School, University of California at Berkeley, EUA, 6-9 de Junho de 2007 (em co-autoria com José Azevedo Pereira e Pedro Pimentel). Optimal Timing of Relocation, Proceedings of the 11 th Annual International Conference on REAL OPTIONS Theory Meets Practice, Haas Business School, University of California at Berkeley, EUA, 6-9 de Junho de 2007 (em co-autoria com José Azevedo Pereira e Cláudia Nunes). Real Options Analysis in High Speed Rail Evaluation, Proceedings of the 7 th Annual Hawaii International Conference on Business 2007, EUA, de Maio de 2007 (em co-autoria com José Azevedo Pereira e Pedro Pimentel). Optimal Timing of Relocation, Proceedings of the 7 th Annual Hawaii International Conference on Business 2007, EUA, de Maio de 2007 (em co-autoria com José Azevedo Pereira e Cláudia Nunes). O Abastecimento de Água e a Drenagem e Tratamento de Águas Residuais como Factores de Sustentabilidade. Situação de Referência na Região Autónoma dos Açores (2005). Actas do 13º Congresso da APDR Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional, Terceira (em co-autoria com João Porteiro, Sílvia Quadros, Pedro Pimentel e Nelson Santos). Junho de Forecast of Hotel Overnights in the Azores, Proceedings of the Second International Conference on Advances in Tourism Economics, Instituto PIAGET, Campus Universitário de Vila Nova de Santo André, Portugal, de Abril de 2007 (em co-autoria com Carlos Santos e Pedro Pimentel). O Impacto das International Financial Reporting Standards na Informação Financeira das Empresas Portuguesas, Actas do XI Congresso de Contabilidade

28 28 e Auditoria, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, Portugal, de Novembro de 2006 (em co-autoria com Ruben Cordeiro). Forecast of Hotel Overnights in the Autonomous Region of the Azores, Proceedings of the Second International Conference on Tourism Economics, Universitat de les Illes Baleares, Espanha, de Maio de 2006 (em coautoria com Carlos Santos e Pedro Pimentel). An Empirical Test on the Forecast Ability of the Baysian and Blume Technique for Infrequently Traded Stocks, Proceedings of the 1 st Finance Conference Portuguese Finance Network, Universidade do Minho, Portugal, Junho/Julho de 2000 (em co-autoria com João Duque) Livros Avaliação de Projectos. Da Análise Tradicional às Opções Reais, em coautoria com José Porfírio e Manuel Lopes, Publisher Team Eds., Estimação Temporal dos Betas. Uma Aplicação ao Mercado de Capitais Português, Série Moderna Finança 21, BVLP/IMC Instituto Mercado de Capitais Eds., 2001.

29 Capítulos em Livros Measuring the Impact of International Financial Reporting Standards (IFRS) in Firm Reporting: the case of Portugal, in Shifting Towards International Financial Reporting Standards - Country Perspective Eds., Forthcoming. Forecast of Hotel Overnights in the Azores, in Advances in Modern Tourism Research, Springer-Verlag Eds., Forthcoming Edição de Livros Co-Edição de Empreendedorismo, em co-autoria com Carlos Faias, in CEEAplA Eds., Universidade dos Açores. Forthcoming. Co-Edição de Opções Reais, em co-autoria com Pedro Pimentel, in CEEAplA Eds., Universidade dos Açores, ISBN: Forthcoming Teses e Dissertações Opções Reais e Decisão Sob Incerteza no Processo de Relocalização, Tese de Doutoramento em Gestão com orientação de José Azevedo Pereira e Cláudia Nunes, Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa (UTL), Lisboa, Estimação Temporal dos Betas: Um Teste ao Modelo de Blume e de Vasicek. Uma Aplicação ao Mercado de Capitais Português, Dissertação de Mestrado

30 30 em Gestão/MBA com orientação de João Duque, Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa (UTL), Lisboa, Trabalhos em Curso e Working Papers Os Determinantes da Estrutura de Capital de Empresas do PSI-20. CEEAplA WP No. 08/2009 (em co-autoria com Sofia Ferreira). Maio de Dinâmicas de Empreendedorismo e Microcrédito nos Açores. CEEAplA WP No. 07/2009 (em co-autoria com João Crispim). Maio de O Estado da Arte na Convergência Contabilística Internacional CEEAplA WP No. 19/2008 (em co-autoria com Ruben Cordeiro). Dezembro de An Empirical Analysis of the Quality of the Azores as a Tourist Destination (em co-autoria com José Cabral Vieira e Pedro Pimentel). Novembro de "High Speed Rail Transport Valuation and Policy Decisions". CEEAplA WP No. 15/2008 (em co-autoria com Pedro Pimentel e José Azevedo Pereira). Novembro de "High Speed Rail Transport Valuation". CEEAplA WP No. 14/2008 (em co-autoria com Pedro Pimentel e José Azevedo Pereira). Novembro de Expected Time to Invest in a New Location. CEEAplA WP No. 13/2008 (em co-autoria com Cláudia Nunes e Bruno Silva). Novembro de 2008.

31 31 Real Options Valuation: an Application to the Portuguese Real Estate Market. CEEAplA WP No. 08/2008 (em co-autoria com Pedro Pimentel e Carla Oliveira). Junho de Basel II: Operational Risk Measurement in the Portuguese Banking Sector and an Evaluation of the Quantitive Impacts. CEEAplA WP No. 07/2008 (em coautoria com Kevin Bulhões). Junho de Future Entrepreneur s Profile. CEEAplA WP No. 04/2008 (em co-autoria com Francisco Silva e Hugo Coelho). Maio de Some General Results About the Optimal Timing of Relocation. CEEAplA WP No. 02/2008 (em co-autoria com José Azevedo Pereira e Cláudia Nunes). Fevereiro de Decision Making Under Uncertainty in the Relocation Process: A Single Change (em co-autoria com Cláudia Nunes e Bruno Silva). Março de Measuring the Impact of International Reporting Standarts (IFRS) in Firm Reporting: The Case of Portugal. CEEAplA WP No. 02/2007 (em co-autoria com Francisco Silva e Ruben Cordeiro). Fevereiro de O Abastecimento de Água e a Drenagem e Tratamento de Águas Residuais como Factores de Sustentabilidade. Situação de Referência na Região Autónoma dos Açores (2005) (em co-autoria com João Porteiro, Sílvia Quadros, Pedro Pimentel e Nelson Santos). Junho de Optimal Timing of Relocation. CEEAplA WP No. 04/2007 (em co-autoria com José Azevedo Pereira e Cláudia Nunes). Março de 2007.

32 32 The Impact of IFRS in the Financial Information of the Portuguese Companies. CEEAplA WP No. 17/2006 (em co-autoria Ruben Cordeiro). Setembro de Forecast of Hotel Overnights in the Autonomous Region of the Azores. CEEAplA WP No. 13/2006 (em co-autoria com Carlos Santos e Pedro Pimentel). Julho de Real Options and Decision under Uncertainty in the Relocation Process (em co-autoria com José Azevedo Pereira e Cláudia Nunes). Maio de The State of the Art in the Investigation of Real Options (em co-autoria com José Azevedo Pereira). Julho de An Empirical Test on the Forecast Ability of the Baysian and Blume Technique for Infrequently Traded Stocks (em co-autoria com João Duque). Cadernos de Económicas, No. 5, ISEG/UTL, Março de 2000.

33 33 7. Participação em Conferências, Seminários e Outros Encontros 7.1. Encontros Científicos Apresentação do Trabalho intitulado Expected Time to Invest in a New Location, Proceedings of the 13 th Annual Conference on REAL OPTIONS Theory Meets Practice, Braga-Santiago, Portugal-Espanha, Junho de 2009 (em co-autoria com Cláudia Nunes e Bruno Silva). Apresentação do Trabalho intitulado Some General Results about the Optimal Timing of Relocation, Proceedings of the 15 th Annual Conference of the Multinational Finance Society, Orlando, Florida, USA, 6-8 Julho de 2008 (em co-autoria com Cláudia Nunes e José Azevedo Pereira). Apresentação do Trabalho de Discussant intitulado Taking the Bad with the Good: The Volatility of Foreign Portfolio Investment and the Financial Constraints of Small Firms (de April M. Knill), 15 th Annual Conference of the Multinational Finance Society, Orlando, Florida, EUA, 6-8 Julho de Apresentação do Trabalho de Discussant intitulado Short-Run Deviations and Time-Varying Hedge Ratios: Evidence from Agricultural Futures Markets (de Taufiq), 14 th Annual Conference of the Multinational Finance Society, Thessaloniki, Grécia, 1-4 de Julho de Apresentação do Trabalho intitulado Optimal Timing of Relocation, Proceedings of the 12 th Annual Conference on REAL OPTIONS Theory

34 34 Meets Practice, Rio de Janeiro, Brasil, 9-12 Julho de 2008 (em co-autoria com Cláudia Nunes e José Azevedo Pereira). Apresentação do Trabalho intitulado Instante Óptimo de Relocalização, Departamento de Matemática, Instituto Superior Técnico (IST), Universidade Técnica de Lisboa (UTL), 26 de Outubro de Apresentação do Trabalho intitulado Decision Making Under Uncertainty in the Relocation Process A Single Change, Proceedings of the 56 th Session of the ISI 2007 Conference International Statistical Institute, Lisboa, Portugal, Agosto de 2007 (em co-autoria com Cláudia Nunes e Bruno Silva). Apresentação do Trabalho intitulado Optimal Timing of Relocation, Proceedings of the 14 th Annual Conference of the Multinational Finance Society, Thessaloniki, Grécia, 1-4 de Julho de 2007 (em co-autoria com José Azevedo Pereira e Cláudia Nunes). Apresentação do Trabalho intitulado Optimal Timing of Relocation, Proceedings of the 2007 Annual Meeting of the European Financial Management Association (EFMA), Vienna University of Economics and Business Administration, Austria, de Junho de 2007 (em co-autoria com José Azevedo Pereira e Cláudia Nunes). Apresentação do Trabalho intitulado Optimal Timing of Relocation, Proceedings of the 11 th Annual International Conference on REAL OPTIONS Theory Meets Practice, Haas Business School, University of California at Berkeley, EUA, 6-9 de Junho de 2007 (em co-autoria com José Azevedo Pereira e Cláudia Nunes).

35 35 Apresentação do Trabalho intitulado Optimal Timing of Relocation, Proceedings of the 7 th Annual Hawaii International Conference on Business 2007, EUA, de Maio de 2007 (em co-autoria com José Azevedo Pereira e Cláudia Nunes). Apresentação do Trabalho intitulado Forecast of Hotel Overnights in the Azores, Proceedings of the Second International Conference on Advances in Tourism Economics, Instituto PIAGET, Campus Universitário de Vila Nova de Santo André, Portugal, de Abril de 2007 (em co-autoria com Carlos Santos e Pedro Pimentel). Apresentação do Trabalho intitulado O Impacto das International Financial Reporting Standards na Informação Financeira das Empresas Portuguesas, Actas do XI Congresso de Contabilidade e Auditoria, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, Portugal, de Novembro de 2006 (em co-autoria com Ruben Cordeiro). Apresentação do Trabalho intitulado Forecast of Hotel Overnights in the Autonomous Region of the Azores, Proceedings of the Second International Conference on Tourism Economics, Universitat de les Illes Baleares, Espanha, de Maio de 2006 (em co-autoria com Carlos Santos e Pedro Pimentel). Apresentação do Trabalho intitulado The Impact of IFRS in the Financial Information of the Portuguese Companies, Proceedings of the CEEAplA, 6 de Outubro de 2006.

36 36 Apresentação do Trabalho intitulado Forecast of Hotel Overnights in the Autonomous Region of the Azores, Proceedings of the CEEAplA, 7 de Julho de Outros Encontros Apresentação de Comunicação Oral pelo Centro de Empreendedorismo da Universidade dos Açores, intitulada Empreendedorismo como Solução para os Tempos Difíceis, Seminário BES Inovação BES, Hotel Açores Atlântico, Ponta Delgada, 2 de Julho de Apresentação de Comunicação Oral intitulada As Tendências da Certificação, Seminário As Tendências da Certificação APCER/CCIPDL, Hotel VIP, Ponta Delgada, 30 de Junho de Apresentação de Comunicação Oral intitulada Programas de Apoio ao Investimento e Financiamento na Hotelaria, Restauração e Similares, Seminário Ferramentas de Qualidade e Segurança Alimentar na Restauração e Hotelaria AHRESP/SGS, Hotel Marina Atlântico, Ponta Delgada, 2 de Junho de Apresentação de Comunicação Oral intitulada Dinâmicas de Empreendedorismo e Microcrédito nos Açores, IIº Congresso Internacional de Economia Solidária do Atlântico, Economia Solidária: Um Desafio do Século XXI, Laboratório de Engenharia Civil, Ponta Delgada, 7 e 8 de Maio de 2009.

37 37 Organização e Promoção de Comunicação Oral, pelo Centro de Empreendedorismo da Universidade dos Açores, intitulada Relações Públicas, Comunicação e Empreendedorismo, Conferência da Associação de Relações Públicas dos Açores, sobre Relações Públicas, Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, 26 de Março de Apresentação de Comunicação Oral intitulada Empreendedorismo: um caminho para o sucesso!, Conferência da Escola Secundária Domingos Rebelo, sobre Pensar o Meu Futuro, Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, 04 de Março de Apresentação de Comunicação Oral intitulada Indicador de Qualidade do Destino Açores, Conferência do Observatório Regional do Turismo e do IPDT Instituto de Turismo, sobre Estudos sobre o Turismo nos Açores, BTL, 22 de Janeiro de Apresentação de Comunicação Oral intitulada Empreendedorismo. O Futuro passa por aqui!, Conferência da Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores, sobre Empreendedorismo em Enfermagem, 16 de Janeiro de Apresentação de Comunicação Oral intitulada Medidas de Combate à Crise nos Açores, Conferência da Delegação dos Açores da Ordem dos Economistas, sobre Política Económica em Tempos de Crise, 9 de Janeiro de Apresentação de Comunicação Oral intitulada Metodologias de Investigação, Seminário do Departamento de Economia e Gestão da Universidade dos Açores, Mestrado em Gestão de Empresas/MBA, 6ª Edição, 20 de Setembro de 2008.

38 38 Apresentação de Comunicação Oral intitulada Centro de Empreendedorismo do Departamento de Economia e Gestão da Universidade dos Açores, XIV Simpósio de Economia e Gestão, Departamento de Ciências Geográficas e Económico-Sociais, Escola Secundária Domingos Rebelo, 16 de Maio de Apresentação de Comunicação Oral intitulada O Empreendedorismo na Formação Avançada na U.A., 2º Congresso Anual de Economistas dos Açores, Hotel Holliday Inn, Açores, 11 de Novembro de Apresentação de Comunicação Oral intitulada Áreas Estratégicas de Desenvolvimento. Açores mais Empreendedores!, Centro de Empreendedorismo e Mestrado em Gestão de Empresas/ MBA do Departamento de Economia e Gestão da Universidade dos Açores, Reunião da Direcção e Gerência do Banco Banif e Comercial dos Açores, Quinta de Rabo de Peixe, 21 de Abril de Apresentação de Comunicação Oral intitulada Perspectivas de Desenvolvimento dos Açores: Empreendedorismo como Solução, Centro de Empreendedorismo e Mestrado em Gestão de Empresas/ MBA do Departamento de Economia e Gestão da Universidade dos Açores, Reunião do Conselho Consultivo do Banco Espírito Santo dos Açores, Hotel Marina Atlântico, 17 de Março de Apresentação de Comunicação Oral intitulada Development Opportunities: Azores New England, Universidade dos Açores, Centro de Empreendedorismo do Departamento de Economia e Gestão, Royal Garden, 21 de Fevereiro de 2008.

39 39 Apresentação de Comunicação Oral intitulada As Competências e o Papel da Universidade dos Açores no Apoio ao Empreendedorismo, Universidade dos Açores, Centro de Empreendedorismo do Departamento de Economia e Gestão, 28 de Janeiro de Apresentação de Comunicação Oral intitulada O Sistema Educativo e o Empreendedorismo: O Caso da Universidade dos Açores, Workshop sobre Empreendedorismo, DRACE, Secretaria da Economia, 1º Salão de Empreendedorismo dos Açores 2007, Teatro Micaelense, 22 de Novembro de Apresentação de Comunicação Oral intitulada Metodologias de Investigação, Departamento de Economia e Gestão, Universidade dos Açores, Mestrado em Gestão de Empresas/ MBA, 5ª Edição, 29 de Setembro de Apresentação de Comunicação Oral intitulada Metodologias de Investigação, Departamento de Economia e Gestão, Universidade dos Açores, Mestrado em Gestão de Empresas/ MBA, 4ª Edição, 28 de Setembro de Apresentação de Comunicação Oral intitulada Metodologias de Investigação, Departamento de Economia e Gestão, Universidade dos Açores, Mestrado em Gestão de Empresas/ MBA Terceira, 3ª Edição, 17 de Setembro de Apresentação de Comunicação Oral intitulada Investigação Teórica em Finanças, Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa (UTL), Programa de Doutoramento em Gestão, 3ª Edição, Investimentos e Mercados Financeiros, 21 de Janeiro de 2004.

40 40 Apresentação de Comunicação Oral intitulada Opções Reais e Decisão sob Incerteza na Escolha da Localização, Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa (UTL), Programa de Doutoramento em Gestão, 1ª Edição, Seminário do Departamento de Gestão, 5 de Novembro de Apresentação de Comunicação Oral intitulada Opções Reais na disciplina de Finanças Empresariais, disciplina obrigatória no curso de Pós-Graduação em Análise Financeira do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa (UTL), no ano lectivo 2002/2003.

41 41 8. Organização de Conferências, Seminários e Outros Encontros Organizador da Conferência 6 th Portuguese Finance Network (PFN). Finance Conference Açores Portugal (em curso). Organizador da Conferência A Crise Económica e Financeira. Que Saídas?, com Prof. Doutor João Duque, Mestrado em Gestão/MBA, Seminário Prémio Melhor Aluno 2007/2008, do Departamento de Economia e Gestão da Universidade dos Açores, 17 de Março de Organizador da Conferência Conhecimento, Inovação, Empreendedorismo e Governância, com Eng. Belmiro de Azevedo, Centro de Empreendedorismo do Departamento de Economia e Gestão da Universidade dos Açores, 29 de Setembro de Organizador da Conferência FINICIA Papel dos Parceiros Estratégicos e Casos de Sucesso, Centro de Empreendedorismo do Departamento de Economia e Gestão da Universidade dos Açores, 28 de Janeiro de Co-organizador do Workshop La Situation Macroéconomique de L Ultrapériphérie Européenne, Comité dês Régions, Bruxelles, 15 de Dezembro de 2006 (co-organizado com José Cabral Vieira e Pedro Pimentel).

42 42 Organizador da Conferência Empreendedorismo: Formação e Inovação, Centro de Empreendedorismo do Departamento de Economia e Gestão, Universidade dos Açores, 12 e 13 de Junho de Comité/ Revisão de Artigos Científicos Pertence ao Comité Cientifico na seguinte revista científica: Revista de Economia Solidária/ Review of Solidaruian Economy Árbitro (referee) de artigos submetidos para publicação nas seguintes revistas científicas: Estudos de Gestão Portuguese Journal of Management Studies. Financial Modelling, Journal of Modelling Management. Advances in Modern Tourism Researh. Construction Management and Economics. 10. Participação em Centros de Estudo Investigador (elegível para efeitos de financiamento) do CEEAplA Centro de Estudos e de Economia Aplicada do Atlântico, da Universidade dos Açores e da Universidade da Madeira, Centro FCT e DRCT.

43 Participação em Associações Profissionais e Científicas Membro da Ordem dos Economistas (7970). Membro da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional (APDR). Membro da Associação dos Técnicos Oficiais de Contas (36562). Consultor Sénior pelo Sistema de Certificação da Direcção Regional do Trabalho, Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor Formador pelo Sistema Nacional de Certificação Profissional. Estatuto de Formador pela Secretaria Regional da Educação e Formação, ao abrigo do Estatuto da Carreira Docente. Membro da Associação de Antigos Alunos do Curso de Gestão de Empresas da Universidade dos Açores. Membro da Worldwide Directory of Finance Faculty.

Gualter Manuel Medeiros do Couto Professor Auxiliar com Agregação e com Nomeação Definitiva da Universidade dos Açores.

Gualter Manuel Medeiros do Couto Professor Auxiliar com Agregação e com Nomeação Definitiva da Universidade dos Açores. Gualter Manuel Medeiros do Couto Professor Auxiliar com Agregação e com Nomeação Definitiva da Universidade dos Açores Curriculum Vitae Departamento de Economia e Gestão Universidade dos Açores Ponta Delgada

Leia mais

Nome: Sandra Micaela Costa Dias Faria Morada: Rua da Mãe de Deus, 58 9501-801 Ponta Delgada São Miguel Açores Telefone: 296 650 084 Fax: 296 650 083

Nome: Sandra Micaela Costa Dias Faria Morada: Rua da Mãe de Deus, 58 9501-801 Ponta Delgada São Miguel Açores Telefone: 296 650 084 Fax: 296 650 083 Sandra Micaela Costa Dias Faria Curriculum Vitae Setembro/2006 Dados pessoais: Curriculum Vitae Nome: Sandra Micaela Costa Dias Faria Morada: Rua da Mãe de Deus, 58 9501-801 Ponta Delgada São Miguel Açores

Leia mais

Em 1998 - Licenciatura em Gestão Agrária pela Universidade de Trás-os- Montes e Alto Douro 14 valores.

Em 1998 - Licenciatura em Gestão Agrária pela Universidade de Trás-os- Montes e Alto Douro 14 valores. CARMEM TERESA PEREIRA LEAL DADOS PESSOAIS Local de trabalho: Departamento de Economia, Sociologia e Gestão Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Avenida Almeida Lucena, 1 5000-660 Vila Real cleal@utad.pt

Leia mais

Sandra Maria Fevereiro Marnoto Licenciada em Gestão (1994) e Mestre em Finanças (2001) pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e é

Sandra Maria Fevereiro Marnoto Licenciada em Gestão (1994) e Mestre em Finanças (2001) pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e é Célio Alberto Alves Sousa Licenciado em Relações Internacionais, Ramo Ciências Económicas e Políticas, pela Universidade do Minho (1994), pós graduado em Gestão Empresarial (1998) e doutorado em Management

Leia mais

Curriculum Vitae Francisca Guedes de Oliveira

Curriculum Vitae Francisca Guedes de Oliveira Curriculum Vitae Francisca Guedes de Oliveira Identificação Pessoal Nome: Francisca Rodrigues Sarmento Guedes de Oliveira Data de Nascimento: 29 de Setembro de 1973 Estado Civil: Casada, 3 filhos Morada

Leia mais

Procura de Excelência

Procura de Excelência www.mba.deg.uac.pt Procura de Excelência MASTER IN BUSINESS ADMINISTRATION Mestrado em Gestão (MBA) Secretariado Departamento de Economia e Gestão Rua da Mãe de Deus Apartado 1422 E-mail: mba@uac.pt Tel:

Leia mais

CURRICULUM VITAE SÍNTESE JORGE JÚLIO LANDEIRO DE VAZ

CURRICULUM VITAE SÍNTESE JORGE JÚLIO LANDEIRO DE VAZ CURRICULUM VITAE SÍNTESE JORGE JÚLIO LANDEIRO DE VAZ MAIO DE 2012 1. DADOS PESSOAIS Nome: JORGE JÚLIO LANDEIRO DE VAZ 2. HABILITAÇÕES ACADÉMICAS 2011 Auditor de Defesa Nacional Curso de Defesa Nacional

Leia mais

1983 - Licenciatura em Economia, pela Universidade Técnica de Lisboa (Instituto Superior de Economia e Gestão).

1983 - Licenciatura em Economia, pela Universidade Técnica de Lisboa (Instituto Superior de Economia e Gestão). Nome: Rui José da Cunha de Sousa Nunes Nascimento: 12 de Janeiro de 1957, Lisboa Estado Civil; Descendência: Casado; três filhos Email: rnunes@ualg.pt HABILITAÇÕES ACADÉMICAS 1996 - Ph.D. em Economia,

Leia mais

PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA

PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA 2015 CONSTITUIÇÃO DO JÚRI Joaquim Sérvulo Rodrigues Membro da Direcção da COTEC Portugal, Presidente do Júri; Carlos Brazão Director Sénior de Vendas

Leia mais

Curriculum Vitae. Elementos de Identificação. Habilitações Literárias

Curriculum Vitae. Elementos de Identificação. Habilitações Literárias Curriculum Vitae Elementos de Identificação Nome: Manuel Ricardo Fontes da CUNHA Filho de: Joaquim Manuel Martins da Cunha e de Maria Conceição Costa Castro e Fontes da Cunha Natural da Freguesia de: Nevogilde,

Leia mais

M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E

M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Morada Ana Teresa Bernardo Guia RUA CENTRO REPUBLICANO, 70 2º ESQ 2300 359 TOMAR, PORTUGAL Telefone 966 166 243 Correio

Leia mais

CV RESUMIDO DE LUÍS VALADARES TAVARES

CV RESUMIDO DE LUÍS VALADARES TAVARES CV RESUMIDO DE LUÍS VALADARES TAVARES Professor Catedrático do IST de Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas Área Científica: Sistemas e Gestão I Dados Pessoais Nasceu em Lisboa, a 28/03/1946

Leia mais

CURRICULUM VITAE. - Aprovado, por unanimidade do júri, em provas de agregação realizadas no dia 31 de Maio e 1 de Junho de 2001.

CURRICULUM VITAE. - Aprovado, por unanimidade do júri, em provas de agregação realizadas no dia 31 de Maio e 1 de Junho de 2001. CURRICULUM VITAE 1. Dados Pessoais Nome - António Abílio Garrido da Cunha Brandão Naturalidade - Várzea - Arouca Data de Nascimento - 30 de Abril de 1951 Estado Civil - casado (com dois filhos) 2. Categoria

Leia mais

Carlos Rui Taveira Madeira

Carlos Rui Taveira Madeira CURRICULUM VITAE de Carlos Rui Taveira Madeira Vila Real Dezembro, 2006 ÍNDICE 1. FORMAÇÃO ACADÉMICA 2. ACTIVIDADE PROFISSIONAL 2.1 Percurso Profissional 2.2. Disciplinas Leccionadas na UTAD 2.2.1. Licenciatura

Leia mais

Maria do Rosário Fernandes Justino

Maria do Rosário Fernandes Justino Maria do Rosário Fernandes Justino Junho de 2014 Cartão do Cidadão Nº: 6932363 NIF: 195319788 Data de Nascimento: 05 de Abril de 1970 Nacionalidade: Portuguesa TELEFONE: +351913311656 E-MAIL: mrjustino@iscal.ipl.pt

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Ana Paula Serra

CURRICULUM VITAE. Ana Paula Serra CURRICULUM VITAE Ana Paula Serra 1. DADOS PESSOAIS Nome: Nacionalidade: Estado Civil: Ana Paula de Sousa Freitas Madureira Serra Portuguesa Casada; 2 filhos Local e Data de Nascimento: Porto, 28/08/1965

Leia mais

ÍNDICE [Resumido] 2.Implementação do Sistema de Gestão Ambiental Introdução

ÍNDICE [Resumido] 2.Implementação do Sistema de Gestão Ambiental Introdução CONTEÚDOS Este livro escrito em parceria por 9 co-autores, de entre académicos e profissionais de engenharia, fornece uma ajuda preciosa na aquisição de conhecimentos e de competências, tidas como necessárias

Leia mais

Caderno de Cursos 2015/2016

Caderno de Cursos 2015/2016 Caderno de Cursos 0/06 de Cursos No quadro infra constam informações sobre os cursos oferecidos por cada uma das Escolas, o valor de mercado, o preço e o número de vagas disponíveis. Escola Curso Vagas

Leia mais

Síntese curricular. Sérgio Leonel Pinto da Costa Pontes

Síntese curricular. Sérgio Leonel Pinto da Costa Pontes Síntese curricular Sérgio Leonel Pinto da Costa Doutorado em contabilidade, mestre em contabilidade e auditoria, pós graduado em fiscalidade e licenciado em gestão. Docente do ensino superior, em licenciaturas

Leia mais

Centro de Simulação Biomédica. Serviço de Anestesiologia. Bloco Operatório Central. Hospitais da Universidade de Coimbra CHUC, EPE.

Centro de Simulação Biomédica. Serviço de Anestesiologia. Bloco Operatório Central. Hospitais da Universidade de Coimbra CHUC, EPE. Centro de Simulação Biomédica Serviço de Anestesiologia Bloco Operatório Central Hospitais da Universidade de Coimbra CHUC, EPE. Curso Plano de Formação Avançada: Business Intelligence e o Novo Cliente

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Nelson Tavares da Silva. Página 0 de 4

CURRICULUM VITAE. Nelson Tavares da Silva. Página 0 de 4 CURRICULUM VITAE Nelson Tavares da Silva Página 0 de 4 INFORMAÇÃO PESSOAL Nome: Nelson Tavares da Silva Data de nascimento: 19-03-1978 Telefone: +351967319156 E-mail: info@ntavaresdasilva.com Webpage:

Leia mais

joaofurtadosousa-48992a@adv.oa.pt 1 Junho de 2007 até à actualidade BPLD&A, Borges da Ponte, Linhares Dias & Associados, Sociedade de Advogados, R.L.

joaofurtadosousa-48992a@adv.oa.pt 1 Junho de 2007 até à actualidade BPLD&A, Borges da Ponte, Linhares Dias & Associados, Sociedade de Advogados, R.L. M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL Nome FURTADO SOUSA, JOÃO MIGUEL Morada Telefone Fax Correio electrónico Profissional: jfs@bpldadvogados.com / joaofurtadosousa-48992a@adv.oa.pt Nacionalidade

Leia mais

Ana Teresa Moreira Verdasca Formação Académica Doutoramento em Sociologia Económica e das Organizações 2010

Ana Teresa Moreira Verdasca Formação Académica Doutoramento em Sociologia Económica e das Organizações 2010 Curriculum Vitae Nome Morada Contactos Ana Teresa Moreira Verdasca Rua Jorge de Sena, Lote 1, 5ºE 1750-129 Lisboa anaverdasca@socius.iseg.ulisboa.pt Formação Académica 2010 2008 Doutoramento em Sociologia

Leia mais

Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais. Edição 2009/2010. Cidade da Praia, Cabo Verde

Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais. Edição 2009/2010. Cidade da Praia, Cabo Verde Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais Edição 2009/2010 Cidade da Praia, Cabo Verde A ponte para o futuro Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais Edição 2009/2010

Leia mais

CURRICULUM-VITAE. António Manuel Portugal Duarte

CURRICULUM-VITAE. António Manuel Portugal Duarte CURRICULUM-VITAE António Manuel Portugal Duarte Agosto de 2007 Dados Biográficos: Nome: António Manuel Portugal Duarte Data de Nascimento: 06 de Junho de 1970 Filiação: António Manuel Cardoso Duarte e

Leia mais

Em diversas organizações de Portugal, Angola e Brasil

Em diversas organizações de Portugal, Angola e Brasil Curriculum Vitae Informação pessoal Nome completo Cristina Fernandes Data de nascimento 13/01/1967 Experiência profissional Em ambiente empresarial Datas Desde 2011 Consultora e Formadora Freelancer Em

Leia mais

CURRICULUM VITAE ANTÓNIO JORGE PERES MATIAS

CURRICULUM VITAE ANTÓNIO JORGE PERES MATIAS ANTÓNIO JORGE PERES MATIAS Professor Auxiliar Faro, Dezembro 2010 Faculda Economia Universida do Algarve Campus Gambelas, Edifício 9 8005-139 Faro ÍNDICE 1. DADOS BIOGRÁFICOS... 1 2. FORMAÇÃO ACADÉMICA...

Leia mais

Equiparada a Assistente do 1º triénio a tempo integral de Janeiro de 1999 a Julho de 2004.

Equiparada a Assistente do 1º triénio a tempo integral de Janeiro de 1999 a Julho de 2004. Curriculum Vitae 1. DADOS BIOGRÁFICOS Nome: Teresa Cristina Fernandes Ferreira Madureira Data Nasc.: 1970/06/08 Telem. 93 9358675 E-mail: teresa@esa.ipvc.pt 2. QUALIFICAÇÕES ACADÉMICAS Maio de 2004: Mestre

Leia mais

CURRICULUM VITAE JORGE MANUEL DIAS SEQUEIRA. Junho de 2013. Página 1 de 6

CURRICULUM VITAE JORGE MANUEL DIAS SEQUEIRA. Junho de 2013. Página 1 de 6 CURRICULUM VITAE JORGE MANUEL DIAS SEQUEIRA Junho de 2013 Página 1 de 6 Página 2 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO Nome Jorge Manuel Dias Sequeira Data de nascimento 27 de Dezembro de 1966 Morada Rua Dom Jorge da

Leia mais

Apuramento do resultado fiscal em SNC

Apuramento do resultado fiscal em SNC www.pwcacademy.pt Apuramento do resultado fiscal em SNC Lisboa, 23 e 29 de Novembro Academia da PwC Lisboa, 7ª edição Esta formação reúne conteúdos para a atribuição de créditos, nos termos previstos no

Leia mais

4. ACTIVIDADES DE NATUREZA TÉCNICO-CIENTÍFICA

4. ACTIVIDADES DE NATUREZA TÉCNICO-CIENTÍFICA CURRICULUM VITAE 1. ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO Nome: José Jacinto Descalço Bilau 2. HABILITAÇÕES ACADÉMICAS 2.1. Doutoramento em Gestão pela Universidade Técnica de Lisboa (ISEG), 2008 Tese realizada na

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Manuel Alector Ribeiro

CURRICULUM VITAE. Manuel Alector Ribeiro CURRICULUM VITAE Manuel Alector Ribeiro Novembro, 2011 Índice 1. Identificação 1 2. Formação Académica 1 2.1 Graus Académicos e Científicos 1 2.2 Formação Complementar 1 3. Aptidão Linguística 2 4. Conhecimentos

Leia mais

Vogal do Conselho da Caixa Geral de Depósitos, S.A., desde 1 de Outubro de 2004.

Vogal do Conselho da Caixa Geral de Depósitos, S.A., desde 1 de Outubro de 2004. Norberto Emílio Sequeira da Rosa Currículo Data de Nascimento: 3 de Abril de 1955 Cargos que Exerce: Vogal do Conselho da Caixa Geral de Depósitos, S.A., desde 1 de Outubro de 2004. Membro não executivo

Leia mais

Docentes Ana Barros. Investigadora do INESC Porto, desde 2011. Doutorada em Engenharia e Gestão pelo Instituto Superior Técnico, UTL. MBA em logística e empreendedorismo pela Universidade Técnica de Munique.

Leia mais

Programa. Empreendedorismo Cultural e Indústrias Criativas 2012

Programa. Empreendedorismo Cultural e Indústrias Criativas 2012 Programa Empreendedorismo Cultural e Indústrias Criativas 2012 Programa Empreendedorismo Cultural e Indústrias Criativas 2012 3 Hemisfério esquerdo responsável pelo pensamento lógico e pela competência

Leia mais

Portugal Telecom, SGPS, S.A. ( PT SGPS, S.A. ) Informação ao abrigo do artigo 289.º, n.º 1, d) do Código das Sociedades

Portugal Telecom, SGPS, S.A. ( PT SGPS, S.A. ) Informação ao abrigo do artigo 289.º, n.º 1, d) do Código das Sociedades Portugal Telecom, SGPS, S.A. ( PT SGPS, S.A. ) Informação ao abrigo do artigo 289.º, n.º 1, d) do Código das Sociedades Comerciais REVISOR OFICIAL DE CONTAS BDO & Associados SROC, Lda. (Revisor Oficial

Leia mais

M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E

M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Morada Susana Maria Salgueiro da Fonseca URB. ENCOSTA DO SOL, LOTE A 5, 4º PISO, 5100-188 LAMEGO, PORTUGAL Telefone 968

Leia mais

Alexandre Ulisses. Habilitações Académicas:

Alexandre Ulisses. Habilitações Académicas: Alexandre Ulisses Pós-Graduação em Ciências da Educação, da Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação do Porto; Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Faculdade de Engenharia da

Leia mais

Currículos. 1. Membros do Conselho de Administração. 1.1. Administradores Executivos. 1.1.1. Presidente CA Luís Filipe Ottolini Coimbra

Currículos. 1. Membros do Conselho de Administração. 1.1. Administradores Executivos. 1.1.1. Presidente CA Luís Filipe Ottolini Coimbra Currículos 1. Membros do Conselho de Administração 1.1. Administradores Executivos 1.1.1. Presidente CA Luís Filipe Ottolini Coimbra Ano de Nascimento: 1944 - Licenciatura em Engenharia Aeronáutica e Mecânica

Leia mais

CURRICULUM VITAE João Trabuco

CURRICULUM VITAE João Trabuco CURRICULUM VITAE João Trabuco Ponta Delgada, 1 de Março de 2008 1 DADOS BIOGRÁFICOS Nome: João Manuel Beliz Trabuco Filiação: Álvaro Velez Trabuco Catarina Lopes Beliz Data de nascimento: 20 de Abril de

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL INTERNACIONAL E DIPLOMACIA ECONÓMICA

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL INTERNACIONAL E DIPLOMACIA ECONÓMICA PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL INTERNACIONAL E DIPLOMACIA ECONÓMICA Gestão Empresarial Internacional e Diplomacia Económica International Management and Economic Diplomacy 2 O aumento das exportações

Leia mais

Anexo da Proposta ao Ponto 1 da ordem de trabalhos da Assembleia Geral Anual, a realizar a 4 de Abril de 2014

Anexo da Proposta ao Ponto 1 da ordem de trabalhos da Assembleia Geral Anual, a realizar a 4 de Abril de 2014 Anexo da Proposta ao Ponto 1 da ordem de trabalhos da Assembleia Geral Anual, a realizar a 4 de Abril de 2014 P 1 de 6 António Agostinho Cardoso da Conceição Guedes Nome: António Agostinho Cardoso da Conceição

Leia mais

Curriculum Vitae. Período Título Instituição Classificação. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Curriculum Vitae. Período Título Instituição Classificação. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra Curriculum Vitae Dados pessoais Nome: Jorge Humberto Soares Marques Data de nascimento: 18/01/1979 País de nacionalidade: Portugal Contacto: jorgehsm@sapo.pt Instituição: Centro de Estudos em Geografia

Leia mais

Experiência Profissional

Experiência Profissional CURRICULUM VITAE Paulo Alexandre Fernandes Varela Simões Caldas Nascimento: Nampula - Moçambique, 25 de Setembro de 1972; Estado Civil: Casado Experiência Profissional - Vice-Presidente da Comunidade Urbana

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Licenciado em Economia pelo ISE Instituto Superior de Economia em 1978/79. MBA em Finanças pela Universidade Católica em 1995

CURRICULUM VITAE. Licenciado em Economia pelo ISE Instituto Superior de Economia em 1978/79. MBA em Finanças pela Universidade Católica em 1995 CURRICULUM VITAE Franquelim Fernando Garcia Alves Nascido em 16/11/1954, 2 filhas Licenciado em Economia pelo ISE Instituto Superior de Economia em 1978/79 Revisor Oficial de Contas em 1987 MBA em Finanças

Leia mais

FÓRUM DE PESQUISA CIES 2009. Olhares sociológicos sobre o emprego: relações laborais, empresas e profissões 18 de Dezembro de 2009

FÓRUM DE PESQUISA CIES 2009. Olhares sociológicos sobre o emprego: relações laborais, empresas e profissões 18 de Dezembro de 2009 FÓRUM DE PESQUISA CIES 2009 Olhares sociológicos sobre o emprego: relações laborais, empresas e profissões 18 de Dezembro de 2009 EMPRESAS E INOVAÇÃO Luísa Oliveira luisa.oliveira@iscte.pt Luísa Veloso

Leia mais

Técnico Oficial de Contas de diversas empresas do Grupo.

Técnico Oficial de Contas de diversas empresas do Grupo. 1. Identificação Nome: David Miguel Ribeiro Maurício Bedo Data de nascimento: 6 de Março de 1977 Nacionalidade: Portuguesa e-mail: davidbedo@uac.pt 2. Actividade Actual Grupo Paim Responsável pelo Departamento

Leia mais

João Paulo Ribeiro Pereira

João Paulo Ribeiro Pereira João Paulo Ribeiro Pereira Dados Biográficos Nome: João Paulo Ribeiro Pereira Data de Nascimento: 14 de Setembro de 1972 Bilhete de Identidade: 9787152 de 27-06-2002 - Bragança Residência: Loteamento Rica-Fé

Leia mais

Escola Curso Vagas APEX

Escola Curso Vagas APEX AESE Escola de Direcção e Negócios PADE 1 LISBOA 2 16.500 3.300 AESE Escola de Direcção e Negócios PDE 1 LISBOA 2 13.000 2.600 AESE Escola de Direcção e Negócios PDE 2 LISBOA 2 13.000 2.600 AESE Escola

Leia mais

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS STIC SISTEMAS E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS STIC SISTEMAS E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO DINSTITUTO SUPERIOR CURSOS PARA EXECUTIVOS E GESTÃO BANCÁRIA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS STIC SISTEMAS E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO Início: 29 de Setembro de 2005 INSTITUTO SUPERIOR DE GESTÃO

Leia mais

Proposta / Ponto 4. DOCUMENTOS PREPARATÓRIOS ASSEMBLEIA GERAL Porto 8 maio 2013. Exmo. Senhor. Presidente da Mesa da Assembleia Geral

Proposta / Ponto 4. DOCUMENTOS PREPARATÓRIOS ASSEMBLEIA GERAL Porto 8 maio 2013. Exmo. Senhor. Presidente da Mesa da Assembleia Geral DOCUMENTOS PREPARATÓRIOS ASSEMBLEIA GERAL Porto 8 maio 2013 Proposta / Ponto 4 Exmo. Senhor Presidente da Mesa da Assembleia Geral Grupo Soares da Costa, SGPS,S.A. Exmo. Senhor Presidente, Relativamente

Leia mais

Licenciatura em Ciências da Comunicação, Vertente Jornalismo, pela Universidade Autónoma de Lisboa, completada com média final de 13 valores

Licenciatura em Ciências da Comunicação, Vertente Jornalismo, pela Universidade Autónoma de Lisboa, completada com média final de 13 valores Informação Pessoal Nome Nuno Miguel Fernandes Aires Data de Nascimento 24 de Julho de 1971 Morada Avenida 5 Outubro, 25 6º andar 8000 Faro Nacionalidade Portuguesa Telemóvel 915 333 112 E-mail naires@msn.com

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO ECONOMIA DA ENERGIA, AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

PÓS-GRADUAÇÃO ECONOMIA DA ENERGIA, AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PÓS-GRADUAÇÃO ECONOMIA DA ENERGIA, AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 2015-2016 2 PÓS-GRADUAÇÃO ECONOMIA DA ENERGIA, AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COORDENAÇÃO Eng.º Nuno Ribeiro da Silva Prof.

Leia mais

Curriculum Vitae. Nacionalidade: Portuguesa Morada: Rua da Restauração lt 27 Localidade: Leiria Andar: 1º Drt.

Curriculum Vitae. Nacionalidade: Portuguesa Morada: Rua da Restauração lt 27 Localidade: Leiria Andar: 1º Drt. Curriculum Vitae Dados biográficos: Nome: Filipe Miguel Lopes Botelho Data de nascimento: 19 Out. 1981 Idade: 30 anos Nacionalidade: Portuguesa Morada: Rua da Restauração lt 27 Localidade: Leiria Andar:

Leia mais

Pós-Graduação em Sistemas e Tecnologias de Informação para as organizações

Pós-Graduação em Sistemas e Tecnologias de Informação para as organizações Curso de Pós-Graduação em Sistemas e Tecnologias de Informação para as organizações Instituto Superior de Economia e Gestão Universidade Técnica de Lisboa 2 A globalização da Sociedade da Informação em

Leia mais

1911 2011 A caminho do Centenário

1911 2011 A caminho do Centenário 1911 2011 A caminho do Centenário Licenciaturas ISEG 1º Ciclo de Bolonha ISEG: Uma Escola de referência. O ISEG forma Economistas e Gestores com espírito de liderança e inovação assente numa sólida capacidade

Leia mais

A CONTRATUALIZAÇÃO INTERNA FIGUEIRA DA FOZ HOTEL EUROSTARS OASIS PLAZA 19 DE SETEMBRO

A CONTRATUALIZAÇÃO INTERNA FIGUEIRA DA FOZ HOTEL EUROSTARS OASIS PLAZA 19 DE SETEMBRO A CONTRATUALIZAÇÃO INTERNA FIGUEIRA DA FOZ HOTEL EUROSTARS OASIS PLAZA 19 DE SETEMBRO MODERAÇÃO PEDRO BEJA AFONSO Para além de Presidente do Conselho de Administração do Hospital Distrital da Figueira

Leia mais

DISCIPLINA: Finanças Empresariais II Ano Lectivo: 2011/2012 3º ANO - 2º Semestre

DISCIPLINA: Finanças Empresariais II Ano Lectivo: 2011/2012 3º ANO - 2º Semestre DISCIPLINA: Finanças Empresariais II Ano Lectivo: 2011/2012 3º ANO - 2º Semestre PROGRAMA Área Científica (Secção): Finanças Coordenador: Gualter Couto Docente: Gualter Manuel Medeiros do Couto, Ph.D,

Leia mais

1. QUEM SOU 2. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

1. QUEM SOU 2. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL 1. QUEM SOU Nome: Cristina Alexandra Marques Fernandes Morada: Estrada de Benfica, nº 446, 7º Dtº, Lisboa Telemóvel: +351 919 426 797 Data e Local de Nascimento: 13.01.1967, em Lisboa Email: cristina@cristinafernandes.com

Leia mais

ANEXO 1 INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO

ANEXO 1 INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO ANEXO 1 INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO De acordo com a alínea b) do n.º 2 do artigo 74.º-A do ECDU, a avaliação dos docentes deve considerar as quatro vertentes de actividade académica: a) Investigação; b) Ensino;

Leia mais

CANDIDATURA À DIRECÇÃO DA UNIDADE DE INVESTIGAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM

CANDIDATURA À DIRECÇÃO DA UNIDADE DE INVESTIGAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM CANDIDATURA À DIRECÇÃO DA UNIDADE DE INVESTIGAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM Pedro Jorge Richheimer Marta de Sequeira Marília Oliveira Inácio Henriques 1 P á g i n a 1. Enquadramento da Candidatura

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Centro Regional das Beiras Departamento de Economia, Gestão e Ciências Sociais

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Centro Regional das Beiras Departamento de Economia, Gestão e Ciências Sociais UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Centro Regional das Beiras Departamento de Economia, Gestão e Ciências Sociais UNIDADE CURRICULAR Qualidade Total e Gestão das Operações MESTRADO Gestão Negócios ANO E

Leia mais

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Na Escola Superior de Educação

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Na Escola Superior de Educação IDENTIFICAÇÃO PESSOAL Maria Luísa de Solla Mendes da Fonseca Data de nascimento: 7 de Novembro de 1950 BI nº 6065179 Lisboa Rua Sacadura Cabral, 76, 1ºEsq.- Cruz Quebrada 1495-713 Lisboa Telefone: 965009978

Leia mais

ELEIÇÃO DOS MEMBROS DOS ÓRGÃOS SOCIAIS

ELEIÇÃO DOS MEMBROS DOS ÓRGÃOS SOCIAIS ELEIÇÃO DOS MEMBROS DOS ÓRGÃOS SOCIAIS Nomes das pessoas a propor, qualificações profissionais, actividades profissionais exercidas nos últimos cinco anos, designadamente no que respeita a funções exercidas

Leia mais

Inscrições. As inscrições para os cursos realizam-se em Setembro de 2012. O Sector Empresarial do Estado não se encontra abrangido por esta Aliança.

Inscrições. As inscrições para os cursos realizam-se em Setembro de 2012. O Sector Empresarial do Estado não se encontra abrangido por esta Aliança. Caderno de s 2 Objectivos A formação de executivos é, hoje em dia, uma necessidade incontornável, sendo um importante factor do sucesso, da competitividade e da sustentabilidade das organizações. Considerando

Leia mais

Fernando Correia. Principais atividades e funções atuais

Fernando Correia. Principais atividades e funções atuais 1 Fernando Correia Fernando António Pinheiro Correia nasceu em Coimbra em 1942. Jornalista. Docente universitário, com o grau de Professor Associado Convidado. Investigador em Sociologia, História e Socioeconomia

Leia mais

Curriculum Vitae. Data de Nascimento: 19 de Novembro de 1977. Assistente convidado na UTL Curso Pós-Laboral De Políticas Públicas

Curriculum Vitae. Data de Nascimento: 19 de Novembro de 1977. Assistente convidado na UTL Curso Pós-Laboral De Políticas Públicas Curriculum Vitae DADOS PESSOAIS Nome: Nacionalidade: Pedro Pires Portuguesa Data de Nascimento: 19 de Novembro de 1977 HABITAÇÕES LITERÁRIAS Data 16/02/2010 Universidade Universidade Técnica de Lisboa

Leia mais

Sistema de Normalização Contabilística

Sistema de Normalização Contabilística www.pwcacademy.pt Sistema de Normalização Contabilística Sector da Construção Academia da PwC Oportunidade para apreender os principais aspectos do novo modelo de normalização contabilística bem como os

Leia mais

(1) DADOS PESSOAIS (2) HABILITAÇÕES ACADÉMICAS (3) CARREIRA PROFISSIONAL

(1) DADOS PESSOAIS (2) HABILITAÇÕES ACADÉMICAS (3) CARREIRA PROFISSIONAL _CURRICULUM VITAE (1) DADOS PESSOAIS NOME: Dina Alexandra Marques Miragaia DATA DE NASCIMENTO: 25 de Março de 1977 - Guarda NACIONALIDADE: Portuguesa BILHETE DE IDENTIDADE: N.º 11125123 MORADA: Avenida

Leia mais

Nuno Miguel Lopes da Silva

Nuno Miguel Lopes da Silva Nuno Miguel Lopes da Silva Data de Nascimento: 08 de Janeiro de 1974 Local de Nascimento: Portimão Nacionalidade: Portuguesa Estado Civil: Divorciado H A B I L I T A Ç Õ E S L I T E R Á R I A S Formação

Leia mais

APRESENTAÇÃO A.C.G. CONSULTORES

APRESENTAÇÃO A.C.G. CONSULTORES APRESENTAÇÃO A.C.G. CONSULTORES We Reach Targets Uma Companhia Consultora Especializada no Desenvolvimento de Equipas e Projectos Comerciais. Definição A A.C.G. CONSULTORES, é uma Empresa de Consultoria,

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

MBA MASTER BUSINESS ADMINISTRATION E MBAH MASTER EM GESTÃO HOTELEIRA E TURISTICA

MBA MASTER BUSINESS ADMINISTRATION E MBAH MASTER EM GESTÃO HOTELEIRA E TURISTICA MBA MASTER BUSINESS ADMINISTRATION E MBAH MASTER EM GESTÃO HOTELEIRA E TURISTICA Angra do Heroísmo 2007 1 MBA MASTER BUSINESS ADMINISTRATION MBAH MASTER EM GESTÃO HOTELEIRA E TURISTICA Objectivos dos dois

Leia mais

José Noronha Rodrigues Assistente de Direito da Universidade dos Açores CURRICULUM VITAE

José Noronha Rodrigues Assistente de Direito da Universidade dos Açores CURRICULUM VITAE Assistente de Direito da Universidade dos Açores CURRICULUM VITAE Universidade dos Açores Janeiro de ÍNDICE I Dados Biográficos...3 II Habilitações Literárias...3 III Situação Profissional na Universidade...4

Leia mais

GESTÃO MESTRADO DESENVOLVE CONNOSCO AS TUAS COMPETÊNCIAS EM GESTÃO. REGIME PÓS-LABORAL DURAÇÃO 3 semestres N.º DE ECTS 90 créditos OBJETIVOS DO CURSO

GESTÃO MESTRADO DESENVOLVE CONNOSCO AS TUAS COMPETÊNCIAS EM GESTÃO. REGIME PÓS-LABORAL DURAÇÃO 3 semestres N.º DE ECTS 90 créditos OBJETIVOS DO CURSO MESTRADO GESTÃO DESENVOLVE CONNOSCO AS TUAS COMPETÊNCIAS EM GESTÃO REGIME PÓS-LABORAL DURAÇÃO 3 semestres N.º DE ECTS 90 créditos O mestrado em Gestão é uma novidade da oferta formativa da ESTG, para o

Leia mais

DADOS PESSOAIS. Nome: Rui Pedro Costa Melo Medeiros. Data e local de nascimento: 1963, Lisboa. Nacionalidade: Portuguesa

DADOS PESSOAIS. Nome: Rui Pedro Costa Melo Medeiros. Data e local de nascimento: 1963, Lisboa. Nacionalidade: Portuguesa DADOS PESSOAIS Nome: Rui Pedro Costa Melo Medeiros Data e local de nascimento: 1963, Lisboa Nacionalidade: Portuguesa Correio eletrónico: rm@servulo.com 2 HABILITAÇÕES LITERÁRIAS Licenciatura em Direito

Leia mais

UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO DEPARTAMENTO DE ECONOMIA, SOCIOLOGIA E GESTÃO CURRICULUM VITAE

UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO DEPARTAMENTO DE ECONOMIA, SOCIOLOGIA E GESTÃO CURRICULUM VITAE UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO DEPARTAMENTO DE ECONOMIA, SOCIOLOGIA E GESTÃO CURRICULUM VITAE CARLOS JORGE FONSECA DA COSTA VILA REAL, OUTUBRO DE 2006 a) IDENTIFICAÇÃO NOME: Carlos Jorge Fonseca

Leia mais

Gestão e Novas Tecnologias

Gestão e Novas Tecnologias Curso de Especialização em Gestão e Novas Tecnologias Índice 1- Enquadramento 2- Objectivos 3- Destinatários 4- Conteúdos programáticos 5- Corpo docente 6- Planeamento da formação 7- Organização e responsabilidade

Leia mais

CORPO DOCENTE DA LICENCIATURA EM TURISMO ÁLVARO OLIVEIRA LEITE

CORPO DOCENTE DA LICENCIATURA EM TURISMO ÁLVARO OLIVEIRA LEITE CORPO DOCENTE DA LICENCIATURA EM TURISMO ÁLVARO OLIVEIRA LEITE Desempenha funções no departamento de Marketing do Aeroporto do Porto, como Marketing Aviation Manager. Áreas de trabalho: desenvolvimento

Leia mais

Europass Curriculum Vitae

Europass Curriculum Vitae Europass Curriculum Vitae Informação pessoal Apelido(s) / Nome(s) próprio(s) Morada(s) Endereço(s) de correio electrónico Telemóvel 913980845 Rua Rebelo de Carvalho, casa 25, 4610-212 Felgueiras (Portugal)

Leia mais

MBA Executivo Internacional

MBA Executivo Internacional MBA Executivo Internacional Informações* Dias e horários das aulas: Quinzenalmente. Sextas e sábados. Das 08h30 às 17h30. Carga horária: 612 Horas *As informações podem sofrer alterações sem aviso prévio.

Leia mais

António Luís Guerra Nunes Mexia

António Luís Guerra Nunes Mexia António Luís Guerra Nunes Mexia É licenciado em Economia pela Universidade de Genebra, na Suíça (1980), onde exerceu o cargo de docente convidado no Departamento de Economia. Foi, igualmente, docente no

Leia mais

aelousada.net AE Lousada Ministério da Educação e Ciência Resultados da 2ª Fase do Concurso Nacional de Acesso de 2014

aelousada.net AE Lousada Ministério da Educação e Ciência Resultados da 2ª Fase do Concurso Nacional de Acesso de 2014 ALBERTINO CLÁUDIO DE BESSA VIEIRA Colocado em 3138 Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras ALBERTO RAFAEL SILVA PEIXOTO Colocado em 3064 Instituto Politécnico

Leia mais

Pós-graduação em Fiscalidade, promovida pela Faculdade de Direito de Lisboa, com 2001.

Pós-graduação em Fiscalidade, promovida pela Faculdade de Direito de Lisboa, com 2001. RICARDO GUIMARÃES Data e local de nascimento: 1975, Lisboa Cédula Profissional: 17142L E-mail: rg@servulo.com HABILITAÇÕES LITERÁRIAS Pós-graduação em Direito Administrativo, subordinada ao tema O novo

Leia mais

Curso de. Pós-Graduação em Gestão de Bancos. e Seguradoras. Instituto Superior de Economia e Gestão Universidade Técnica de Lisboa

Curso de. Pós-Graduação em Gestão de Bancos. e Seguradoras. Instituto Superior de Economia e Gestão Universidade Técnica de Lisboa Curso de Pós-Graduação em Gestão de Bancos e Seguradoras Instituto Superior de Economia e Gestão Universidade Técnica de Lisboa 2 O desenvolvimento dos mercados de produtos e serviços financeiros (bancários,

Leia mais

M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE

M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Morada Susana Maria de Carvalho Carreira Fernandes de Spínola Av. Conde Valbom, nº.18 3º.B 1050-068 Lisboa Telefone 21 357 26 47 Correio electrónico

Leia mais

CURRICULUM VITAE MANUEL MARQUES DA COSTA FIGUEIREDO ECONOMISTA - ROC

CURRICULUM VITAE MANUEL MARQUES DA COSTA FIGUEIREDO ECONOMISTA - ROC 1 CURRICULUM VITAE MANUEL MARQUES DA COSTA FIGUEIREDO ECONOMISTA - ROC 2 ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO Nome: Manuel Marques da Costa Figueiredo Filho de : Armando da Costa Figueiredo e de : Maria da Anunciação

Leia mais

Licenciatura em Negócios Internacionais Ano Lectivo 2010/2011

Licenciatura em Negócios Internacionais Ano Lectivo 2010/2011 Licenciatura em Negócios Internacionais Ano Lectivo 2010/2011 COMISSÃO DIRECTIVA: Director Professor João Cerejeira email: jccsilva@eeg.uminho.pt Vogais Professora Cristina Amado email: camado@eeg.uminho.pt

Leia mais

Assembleia Geral. Presidente Conceição Zagalo Empresa que representa: IBM Cargo: N.A.

Assembleia Geral. Presidente Conceição Zagalo Empresa que representa: IBM Cargo: N.A. Assembleia Geral Conceição Zagalo Empresa que representa: IBM Cargo: N.A. Secretário Carlos Pinto Correia Empresa que representa: Linklaters Licenciatura em Direito e Master em Direito (Law and Economics)

Leia mais

PROMOVER O CONHECIMENTO NA E DA ADMINISTRAÇÃO Com o apoio:

PROMOVER O CONHECIMENTO NA E DA ADMINISTRAÇÃO Com o apoio: 21 DE NOVEMBRO DE 2011 8H00-9H30 RECEPÇÃO DOS PARTICIPANTES 9H30-10H00 ABERTURA (AUDITÓRIO) HÉLDER ROSALINO, SECRETÁRIO DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FRANCISCO RAMOS, PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL

Leia mais

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Formação Intra-Empresa FORMAÇÃO TÉCNICA ESTRUTURANTE EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Desenvolvimento de competências técnicas PROGRAMA MODULAR 2010/2011 1 OBJECTIVOS GERAIS Esta acção estruturante pretende

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E BENEFÍCIOS SOCIAIS

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E BENEFÍCIOS SOCIAIS PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E BENEFÍCIOS SOCIAIS 2015-2016 2 PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E BENEFÍCIOS SOCIAIS COORDENAÇÃO Prof. Doutor Paulo Lopes Henriques Prof. Doutor Sérgio

Leia mais

CURRICULUM VITAE. José Carlos Salgueiro Vasconcelos e Sá. Lisboa, Fevereiro de 2015

CURRICULUM VITAE. José Carlos Salgueiro Vasconcelos e Sá. Lisboa, Fevereiro de 2015 CURRICULUM VITAE DE José Carlos Salgueiro Vasconcelos e Sá Lisboa, Fevereiro de 2015 I - DADOS PESSOAIS NOME - José Carlos Salgueiro de Vasconcelos e Sá MORADA - Rua Prof. Henrique Vilhena 11, 1 - D 1600

Leia mais

JORNAL OFICIAL Terça-feira, 20 de agosto de 2013

JORNAL OFICIAL Terça-feira, 20 de agosto de 2013 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Terça-feira, 20 de agosto de 2013 Série Sumário SECRETARIA REGIONAL DOS ASSUNTOS SOCIAIS Despacho n.º 130/2013 Nomeação em comissão de serviço da licenciada Maria

Leia mais

Advanced Leadership! Um percurso de transformação para melhor liderar pessoas, equipas e organizações. www.pwc.pt/academy

Advanced Leadership! Um percurso de transformação para melhor liderar pessoas, equipas e organizações. www.pwc.pt/academy www.pwc.pt/academy Advanced! Um percurso de transformação para melhor liderar pessoas, equipas e organizações. PwC s Academy Aceite o desafio e empreenda uma transformação de relevo nas suas competências

Leia mais

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS SOBRE O CURSO O administrador é um profissional com um mercado vasto, pois é um generalista por natureza e pode trabalhar nas mais diversas áreas. O profissional

Leia mais

Curriculum Vitae. António José Rocha Martins da Silva. (súmula) ajsilva@utad.pt

Curriculum Vitae. António José Rocha Martins da Silva. (súmula) ajsilva@utad.pt Curriculum Vitae (súmula) António José Rocha Martins da Silva ajsilva@utad.pt Setembro de 2013 IDENTIFICAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DADOS PESSOAIS Natural de Chimoio em Vila Pery (Moçambique), 23 de outubro de

Leia mais