Gualter Manuel Medeiros do Couto Professor Auxiliar com Agregação e com Nomeação Definitiva da Universidade dos Açores.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gualter Manuel Medeiros do Couto Professor Auxiliar com Agregação e com Nomeação Definitiva da Universidade dos Açores."

Transcrição

1 Gualter Manuel Medeiros do Couto Professor Auxiliar com Agregação e com Nomeação Definitiva da Universidade dos Açores Curriculum Vitae Departamento de Economia e Gestão Universidade dos Açores Ponta Delgada 2011

2 2 ÍNDICE 1. Dados Biográficos, Habilitações Literárias e Situação Profissional Dados Biográficos Habilitações Literárias Situação Profissional Docência Ano Lectivo Ano Lectivo Ano Lectivo Ano Lectivo Ano Lectivo Ano Lectivo Ano Lectivo Ano Lectivo Ano Lectivo Ano Lectivo Ano Lectivo Ano Lectivo Ano Lectivo Ano Lectivo Ano Lectivo Actividade de Gestão Orientação de Doutoramentos e Mestrados Orientação de Doutoramentos Orientação de Mestrados Participação em Júris... 30

3 Júri de Doutoramento Júri de Mestrado Júri de Equivalência e Reconhecimento de Habilitações Projectos de Investigação Científica Projectos de Investigação e Desenvolvimento Trabalhos e Publicações Artigos Publicados em Revistas com Árbitro Artigos Aceites para Publicação em Revistas com Árbitro Artigos Submetidos para Publicação em Revistas com Árbitro Actas de Conferências e de Outros Encontros Livros Capítulos em Livros Edição de Livros Teses e Dissertações Estudos e Relatórios Trabalhos em Curso e Working Papers Participação em Conferências, Seminários e Outros Encontros Encontros Científicos Outros Encontros Organização de Conferências, Seminários e Outros Encontros Comité/ Revisão de Artigos Científicos Participação em Centros de Estudo Participação em Associações Profissionais e Científicas Negociação de Prémios e Bolsas para a Universidade dos Açores... 68

4 4 1. Dados Biográficos, Habilitações Literárias e Situação Profissional 1.1 Dados Biográficos Nome: Gualter Manuel Medeiros do Couto Local de Nascimento: Freguesia de São Sebastião, Ponta Delgada Data de Nascimento: 31 de Dezembro de 1971 Estado Civil: Solteiro Morada: Rua Calço da Má Cara, 161 Código Postal: Ponta Delgada Telefone: / gcouto@uac.pt Webpage:

5 5 1.2 Habilitações Literárias Agregado, na unidade curricular de Finanças Empresariais II, pela Universidade dos Açores, em Julho de Ph.D em Gestão, com especialização em Finanças, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa (UTL), em Maio de Mestre em Gestão/ MBA (Master Bussiness Administration), pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa (UTL), em Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pela Universidade dos Açores, em Situação Profissional Professor Auxiliar com Agregação da Universidade dos Açores, desde Julho de 2010.

6 6 2. Docência 2.1. Ano Lectivo Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Finanças, unidade curricular obrigatória no curso de Mestrado em Gestão de Empresas/MBA. Coordenação da unidade curricular de Empreendedorismo e Análise de Decisão, unidade curricular obrigatória no curso de Mestrado em Ciências Biomédicas. Coordenação da unidade curricular de Planeamento e Avaliação de Projectos, unidade curricular obrigatória no curso de Mestrado em Ciências Biomédicas. Coordenação da unidade curricular de Gestão das Organizações, unidade curricular obrigatória no curso de Mestrado em Ambiente, Saúde e Segurança. Coordenação da unidade curricular de Avaliação e Gestão de Projectos, unidade curricular obrigatória no curso de Mestrado em Ambiente, Saúde e Segurança. Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Avaliação de Projectos (120h), unidade curricular obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão e Economia. Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Finanças Empresariais II (120h), unidade curricular obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão e Economia.

7 7 Orientador da unidade curricular de Estágio, unidade curricular optativa no curso de Licenciatura em Gestão e Economia Ano Lectivo Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Finanças, unidade curricular obrigatória no curso de Mestrado em Gestão de Empresas/MBA. Coordenação da unidade curricular de Empreendedorismo e Análise de Decisão, unidade curricular obrigatória no curso de Mestrado em Ciências Biomédicas. Coordenação da unidade curricular de Planeamento e Avaliação de Projectos, unidade curricular obrigatória no curso de Mestrado em Ciências Biomédicas. Coordenação da unidade curricular de Gestão das Organizações, unidade curricular obrigatória no curso de Mestrado em Ambiente, Saúde e Segurança. Coordenação da unidade curricular de Avaliação e Gestão de Projectos, unidade curricular obrigatória no curso de Mestrado em Ambiente, Saúde e Segurança. Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Avaliação de Projectos (120h), unidade curricular obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão e Economia. Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Finanças Empresariais II (120h), unidade curricular obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão e Economia.

8 8 Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Empreendedorismo, unidade curricular optativa no curso de Licenciatura em Gestão, Economia e Serviço Social. Orientador da unidade curricular de Estágio, unidade curricular optativa no curso de Licenciatura em Gestão e Economia Ano Lectivo Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Finanças, unidade curricular obrigatória no curso de Mestrado em Gestão de Empresas/MBA. Coordenação da unidade curricular de Empreendedorismo e Análise de Decisão, unidade curricular obrigatória no curso de Mestrado em Ciências Biomédicas. Coordenação da unidade curricular de Planeamento e Avaliação de Projectos, unidade curricular obrigatória no curso de Mestrado em Ciências Biomédicas. Coordenação da unidade curricular de Gestão das Organizações, unidade curricular obrigatória no curso de Mestrado em Ambiente, Saúde e Segurança. Coordenação da unidade curricular de Avaliação e Gestão de Projectos, unidade curricular obrigatória no curso de Mestrado em Ambiente, Saúde e Segurança. Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Avaliação de Projectos (90h), unidade curricular obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão e Economia.

9 9 Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Finanças Empresariais II (90h), unidade curricular obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão e Economia. Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Empreendedorismo, unidade curricular optativa no curso de Licenciatura em Gestão, Economia e Serviço Social. Orientador da unidade curricular de Estágio, unidade curricular optativa no curso de Licenciatura em Gestão e Economia Ano Lectivo Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Finanças, unidade curricular obrigatória no curso de Mestrado em Gestão de Empresas/MBA. Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Avaliação de Projectos, unidade curricular obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia. Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Finanças Empresariais II (90h), unidade curricular obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia. Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Empreendedorismo, unidade curricular optativa no curso de Licenciatura em Gestão, Economia e Serviço Social.

10 10 Orientador da unidade curricular de Estágio, unidade curricular optativa no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia.

11 Ano Lectivo Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Finanças, unidade curricular obrigatória no curso de Mestrado em Gestão de Empresas/MBA. Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Complementos de Finanças, unidade curricular obrigatória no curso de Mestrado em Gestão de Empresas/MBA. Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Avaliação e Gestão de Projectos, unidade curricular obrigatória no curso de Mestrado em Ambiente, Saúde e Segurança. Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Avaliação de Projectos, unidade curricular obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia. Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Finanças Empresariais I, unidade curricular obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia. Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Finanças Empresariais II, unidade curricular obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia. Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Mercado de Capitais, unidade curricular optativa no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia.

12 12 Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Finanças Internacionais, unidade curricular optativa no curso de Licenciatura em Gestão e Economia. Orientador da unidade curricular de Estágio, unidade curricular optativa no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia Ano Lectivo Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Análise Financeira, unidade curricular obrigatória no curso de Mestrado em Gestão de Empresas/MBA. Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Finanças, unidade curricular obrigatória no curso de Mestrado em Gestão de Empresas/MBA. Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Complementos de Finanças, unidade curricular optativa no curso de Mestrado em Gestão de Empresas/MBA. Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Gestão Financeira, unidade curricular obrigatória no curso de Mestrado em Gestão Pública. Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Avaliação de Projectos, unidade curricular obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia.

13 13 Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Finanças Empresariais I, unidade curricular obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia. Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Finanças Empresariais II, unidade curricular obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia. Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Mercado de Capitais, unidade curricular optativa no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia. Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Finanças Internacionais, unidade curricular optativa no curso de Licenciatura em Gestão e Economia Ano Lectivo Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Avaliação de Projectos, unidade curricular obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia. Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Finanças Empresariais I, unidade curricular obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia. Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Finanças Empresariais II, unidade curricular obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia.

14 14 Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Mercado de Capitais, unidade curricular optativa no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia. Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Finanças Internacionais, unidade curricular optativa no curso de Licenciatura em Gestão e Economia Ano Lectivo Leccionação da unidade curricular de Finanças, unidade curricular obrigatória no curso de Mestrado em Gestão de Empresas/MBA. Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Avaliação de Projectos, unidade curricular obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia. Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Finanças Empresariais I, unidade curricular obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia. Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Finanças Empresariais II, unidade curricular obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia. Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Mercado de Capitais, unidade curricular optativa no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia.

15 15 Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Finanças Internacionais, unidade curricular optativa no curso de Licenciatura em Gestão e Economia Ano Lectivo Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Finanças, unidade curricular obrigatória no curso de Mestrado em Gestão de Empresas/MBA Ano Lectivo Coordenação e Leccionação, como docente convidado do Instituto Superior de Gestão (ISG), da unidade curricular de Finanças Empresariais, unidade curricular obrigatória no curso de Pós-Graduação de Finanças Empresariais. Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Gestão Financeira I, unidade curricular obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia. Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Gestão Financeira II, unidade curricular obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia. Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Análise de Projectos de Investimento, unidade curricular obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia.

16 16 Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Auditoria, unidade curricular obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia Ano Lectivo Coordenação e Leccionação como docente convidado da Secção Autónoma de Economia e Gestão da Universidade da Madeira da unidade curricular de Instituições, Mercados Financeiros e Gestão de Carteiras, unidade curricular obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão. Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Gestão Financeira, unidade curricular obrigatória no curso de Mestrado em Gestão Pública. Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Finanças Empresariais, unidade curricular obrigatória no curso de Pós-Graduação em Finanças Empresariais. Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Gestão Financeira I, unidade curricular obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia. Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Gestão Financeira II, unidade curricular obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia.

17 17 Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Análise de Projectos de Investimento, unidade curricular obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia. Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Auditoria, unidade curricular obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia Ano Lectivo Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Gestão Financeira I, unidade curricular obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia. Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Gestão Financeira II, unidade curricular obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia. Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Análise de Projectos de Investimento, unidade curricular obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia. Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Auditoria, unidade curricular obrigatória no curso de Licenciatura em Gestão, Gestão Informática e Economia.

18 Ano Lectivo Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Gestão Financeira I, unidade curricular obrigatória no curso de Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas. Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Gestão Financeira II, unidade curricular obrigatória no curso de Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas. Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Análise de Projectos de Investimento, unidade curricular de opção no curso de Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas. Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Auditoria, unidade curricular obrigatória no curso de Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas Ano Lectivo Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Gestão Financeira I, unidade curricular obrigatória no curso de Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas. Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Gestão Financeira II, unidade curricular obrigatória no curso de Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas.

19 19 Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Análise de Projectos de Investimento, unidade curricular de opção no curso de Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas. Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Auditoria, unidade curricular obrigatória no curso de Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas Ano Lectivo Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Gestão Financeira I, unidade curricular obrigatória no curso de Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas. Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Gestão Financeira II, unidade curricular obrigatória no curso de Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas. Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Análise de Projectos de Investimento, unidade curricular de opção no curso de Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas. Coordenação e Leccionação da unidade curricular de Auditoria, unidade curricular obrigatória no curso de Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas.

20 Ano Lectivo Leccionação da unidade curricular de Auditoria, unidade curricular obrigatória no curso de Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas. Leccionação da unidade curricular de Gestão Financeira II, unidade curricular obrigatória no curso de Licenciatura de Gestão de Empresas, no ISEG/UTL, como docente convidado.

21 21 3. Actividade de Gestão Coordenador de Secção de Finanças do DEG, desde Julho de Membro de Secção Científica do Mestrado em Gestão de Empresas/MBA, desde Julho de Coordenador do Mestrado em Gestão de Empresas/MBA, desde Maio de 2006 a Julho de Co-Coordenador do Mestrado em Gestão de Empresas/MBA, no ano lectivo (com Mário Fortuna). Director do Centro de Empreendedorismo do Departamento de Economia e Gestão da Universidade dos Açores, desde Membro do Conselho de Departamento de Economia e Gestão, desde Membro do Conselho Pedagógico, desde Presidente da APIA Agência para a Promoção do Investimento nos Açores, desde Outubro de Vice-Presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada, Director da ARDE Associação Regional para o Desenvolvimento, desde Julho de 2009.

22 22 Membro da Comissão de Selecção do SIDES - Sistema de Incentivos ao Desenvolvimento Estratégico, em representação da Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada, desde Membro da Comissão de Selecção do SIDL - Sistema de Incentivos ao Desenvolvimento Local, em representação da Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada, desde Membro da Comissão de Selecção do Empreende-Jovem Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo, em representação da Universidade dos Açores, desde Membro da Comissão de Selecção do Concurso Regional de Empreendedorismo do Governo Regional dos Açores, em representação da Universidade dos Açores, desde Co-Responsável pelos Exames Ad-hoc, Área de Economia, desde o ano lectivo (com Francisco Silva e José Cabral Vieira). Presidente da Mesa da Assembleia Geral da PANGEMEDIA Conteúdos New Media, S.A., Sócio-Gerente não remunerado da Fundo de Maneio Consultoria, Recursos Humanos e Investimentos, Lda., entre Janeiro de 2000 e Setembro de Sócio-Gerente não remunerado da RavNove Consultoria, Marketing e Promoção Imobiliária, Lda., entre Janeiro de 2002 e Setembro de Gerente não remunerado da Pópulo Projectos Imobiliários, Lda., entre 1997 e Setembro de 2009.

23 23 Director Executivo da Pós-Graduação em Finanças Empresariais da Universidade dos Açores, em colaboração com a BVLP e o ISEG/UTL, entre 2000 e Presidente da Direcção da Cooperativa PROFRUTOS, CRL, entre 1998 e Director Geral da SINAGA, S.A. entre 1997 e Gestor da PROFRUTOS, CRL, entre 1995 e Consultor de Empresas.

24 24 4. Orientação de Doutoramentos e Mestrados 4.1. Orientação de Doutoramentos Orientador das provas de Doutoramento em Gestão, da Universidade dos Açores, do Mestre Ruben Mota Cordeiro, intituladas Políticas Contabilísticas das Empresas Europeias que utilizam IFRS: uma Análise Comparativa (em curso, Acta CCDEG, 18 de Fevereiro de 2011). Co-Orientador das provas de Doutoramento em Gestão, do Programa de Doutoramento em Gestão do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa (UTL), do Mestre Pedro Miguel Silva Gonçalves Pimentel, intituladas Avaliação do Investimento na Alta Velocidade Ferroviária (defendida em Março de 2009). Co-Orientador das provas de Doutoramento em Gestão, da Universidade dos Açores, do Mestre Carlos Manuel Redondo Faias, intituladas Determinantes da Propensão para o Empreendedorismo com Responsabilidade Social: uma Análise Comparativa (em curso) Orientação de Mestrados Orientador das provas de Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais, pela Universidade dos Açores, da licenciada Ana Sofia Arruda Mendonça,

25 25 intituladas Caracterização das Empresas e Projectos Candidatos ao Sistema de Incentivos ao Investimento Privado na Região Autónoma dos Açores (em curso). Orientador das provas de estágio de Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais, pela Universidade dos Açores, da licenciada Marta da Conceição da Silva Lima, intituladas Contabilidade e Fiscalidade (em curso). Orientador das provas de estágio de Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais, pela Universidade dos Açores, do licenciado Diogo Rego Bettencourt Reis, intituladas Contabilidade e Fiscalidade (em curso). Orientador das provas de estágio de Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais, pela Universidade dos Açores, da licenciada Diana Cristina Almeida Duarte, intituladas Consultoria, Estudos de Investimento e Contabilidade/Fiscalidade (em curso). Orientador das provas de Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais, pela Universidade dos Açores, do licenciado Ricardo Gomes Ventura, intituladas Análise Comparativa de Risco no Mercado de Capitais Europeu (em curso). Orientador das provas de Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais, pela Universidade dos Açores, da licenciada Paula Torres Tavares, intituladas Betas Sectoriais em Portugal (em curso). Orientador das provas de Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais, pela Universidade dos Açores, do licenciado Frederico José Cabral Raposo, intituladas O Prémio de Risco de Mercado Histórico em Portugal de (em curso).

26 26 Orientador das provas de Mestrado em Gestão de Empresas/ MBA, pela Universidade dos Açores, do licenciado Pedro Carreiro Carvalho Cordeiro, intituladas Optimização da Rede de Distribuição de Combustíveis da AZORIA (em curso). Orientador das provas de Mestrado em Gestão de Empresas/ MBA, pela Universidade dos Açores, da licenciada Nélia Cavaco Branco, intituladas Propensão ao Empreendedorismo dos Estudantes do Ensino Superior da Região Autónoma dos Açores (em curso). Orientador das provas de Mestrado em Gestão de Empresas/ MBA, pela Universidade dos Açores, da licenciada Cristiana Maria Brandão Oliveira Camilo, intituladas Percepção do Prémio de Risco em Portugal (em curso). Orientador das provas de Mestrado em Gestão de Empresas/ MBA, pela Universidade dos Açores, do licenciado Ricardo Monteiro Dias Pais de Lacerda, intituladas Análise dos Preços da Primeira Venda de Pescado na Região Autónoma dos Açores (em curso). Orientador das provas de Mestrado em Gestão de Empresas/ MBA, pela Universidade dos Açores, do licenciado André Túlio Raposo de Mendonça, intituladas Avaliação do Investimento na Avaliação Comercial Estudo de Caso da Portugália Airlines (em curso). Co-Orientador das provas de Mestrado em Ambiente, Saúde e Segurança, pela Universidade dos Açores, do licenciado João Crispim Carvalho Lourenço Borges da Ponte, intituladas Caracterização do Green Business no Sector do

27 27 Turismo da Região Autónoma dos Açores (concluída em 25 de Fevereiro de 2011, com a classificação de 18 valores). Orientador das provas de Mestrado em Gestão de Empresas/ MBA, pela Universidade dos Açores, do licenciado Rui Filipe Barbosa Tavares, intituladas Efeito do Novo Acordo de Capital de Basileia II nas PME s (em curso). Orientador das provas de Mestrado de Continuidade em Gestão, pelo ISCTE Business School, do licenciado João Paulo de Medeiros Tavares Carreiro, intituladas Avaliação de Projectos de Empreendedorismo Social (em curso). Orientador das provas de Mestrado em Gestão de Empresas/ MBA, pela Universidade dos Açores, do licenciado Carlos Alexandre Soares Severino, intituladas Estudo Comparativo do Risco dos Principais Mercados de Capitais (em curso). Orientador das provas de Mestrado em Gestão de Empresas/ MBA, pela Universidade dos Açores, do licenciado Ricardo Jorge Furtado Faria, intituladas Estudo das Oscilações do PSI-20. Correlação do Mercado de Capitais Português com os Principais Mercados de Capitais Mundiais (defendida). Orientador das provas de Mestrado em Ciências Empresariais, pela Universidade dos Açores, do licenciado Nuno Ricardo Afonso Roque, intituladas Avaliação do Desempenho dos Fundos de Investimento em Acções no Mercado de Capitais Português (defendida). Orientador das provas de Mestrado em Gestão de Empresas/ MBA, pela Universidade dos Açores, da licenciada Sofia Catarina Santos Ferreira,

28 28 intituladas Determinantes de Estrutura de Capitais de Empresas do Mercado de Capitais Português (defendida). Orientador das provas de Mestrado em Gestão de Empresas/ MBA, pela Universidade dos Açores, do licenciado Samuel de Viveiros Mendonça, intituladas As Determinantes do Risco Sistemático na Indústria Aérea Europeia (em curso). Orientador das provas de Mestrado em Gestão de Empresas/ MBA, pela Universidade dos Açores, do licenciado Paulo do Nascimento Cabral, intituladas Gastar ou Satisfazer Necessidades? Estudo Comparativo entre os Vários Níveis Sócio-Económicos e Capacidades Cognitivas no Consumo (em curso). Orientador das provas de Mestrado em Ciências Empresariais, pela Universidade dos Açores, do licenciado Víctor Chissingui, intituladas Factores Determinantes da Estrutura de Capitais: Uma Aplicação ao Mercado Português (defendida). Orientador das provas de Mestrado em Gestão de Empresas/ MBA, pela Universidade dos Açores, do licenciado Kevin Medeiros Bulhões, intituladas Basileia II: Medição do Risco Operacional na Banca Portuguesa e a Avaliação dos Benefícios Quantitativos de Medições Avançadas (defendida). Orientador das provas de Mestrado em Gestão de Empresas/ MBA, pela Universidade dos Açores, do licenciado Nuno Berto Azevedo Machado, intituladas Estrutura de Capital das Empresas Nacionais (em curso). Orientador das provas de Mestrado em Gestão de Empresas/ MBA, pela Universidade dos Açores, da licenciada Ana Isabel Branco Cordeiro de

29 29 Medeiros, intituladas Opções Reais: a Opção de Diferimento Aplicada ao Sector Eléctrico (em curso). Orientador das provas de Mestrado em Gestão de Empresas/ MBA, pela Universidade dos Açores, do licenciado Hugo Janai de Sousa Coelho, intituladas Perspectivas Futuras de Empreendedorismo na R.A.A. (defendida). Co-Orientador das provas de Mestrado em Matemática e Aplicações, pelo Instituto Superior Técnico (IST), da Universidade Técnica de Lisboa (UTL), do licenciado Bruno Miguel Santos Silva, intituladas Estudo do Instante Óptimo de Relocalização (defendida). Orientador das provas de Mestrado em Gestão de Empresas/ MBA, pela Universidade dos Açores, da licenciada Carla Isabel Bettencourt de Oliveira, intituladas Avaliação de Opções Reais: Uma Aplicação ao Mercado Imobiliário Português (defendida).

30 30 5. Participação em Júris 5.1. Júri de Doutoramento Júri, como arguente, das provas de Doutoramento em Ciências Económicas e Empresariais, na Especialidade de Planeamento Económico e Métodos Quantitativos, da Mestre Maria Luísa Silva Rocha, intituladas Modelos e Evidência Empírica na Limitação de Riscos Financeiros, pela Universidade dos Açores, Dezembro de Júri, como arguente, das provas de Doutoramento em Gestão, do Programa de Doutoramento em Gestão do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), do Mestre Pedro Miguel Silva Gonçalves Pimentel, intituladas Avaliação do Investimento na Alta Velocidade Ferroviária, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa (UTL), Júri de Mestrado Júri, como arguente, das provas de Mestrado em Ambiente, Saúde e Segurança, pela Universidade dos Açores, do licenciado João Crispim Carvalho Lourenço Borges da Ponte, intituladas Caracterização do Green Business no Sector do Turismo da Região Autónoma dos Açores (25 de Fevereiro de 2011). Júri, como Presidente, das provas de Mestrado em Ciências Empresariais, do licenciado Nuno Ricardo Afonso Roque, intituladas Avaliação do Desempenho

31 31 dos Fundos de Investimento em Acções no Mercado de Capitais Português, pela Universidade dos Açores. Júri, como arguente, das provas de Mestrado em Contabilidade e Finanças da licenciada Cristina Ausenda Nobre Marques Peguinho Carvalho, intituladas Does The Market Recognise The Value of Firm s Real Options? Evidence from Euronext, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Júri, como arguente, das provas de Mestrado em Desenvolvimento, Diversidades Locais e Desafios Mundiais: Análise e Gestão do licenciado João Wengorovius Ferro Meneses, intituladas A Adopção do Balanço Scorecard como Ferramenta de Gestão Estratégica para o Desenvolvimento das Organizações do Terceiro Sector: Estudo de Caso sobre a Chapitô, pelo ISCTE Business School. Júri, como presidente, das provas de Mestrado em Gestão de Empresas/MBA do licenciado Sérgio Rodrigues Agrelos, intituladas Tecnologias de Informação e Comunicação. A Transmissão de Áudio e Vídeo nos Açores, pela Universidade dos Açores. Júri, como arguente, das provas de Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais do licenciado Ricardo do Canto Brandão Cabral, intituladas Análise Custo Benefício: construção de uma infra-estrutura viária, pela Universidade dos Açores. Júri, como arguente, das provas de Mestrado em Gestão de Empresas/ MBA da licenciada Sofia Catarina Santos Ferreira, intituladas Determinantes de Estrutura de Capitais de Empresas do Mercado de Capitais Português, pela Universidade dos Açores.

32 32 Júri, como arguente, das provas de Mestrado em Gestão de Empresas/MBA do licenciado Hugo Janai de Sousa Coelho, intituladas Perspectivas Futuras de Empreendedorismo na R.A.A., pela Universidade dos Açores. Júri, como arguente, das provas de Mestrado em Gestão de Empresas/MBA da licenciada Maria Vitória da Silva dos Anjos Cordeiro, intituladas Posicionamento Estratégico das Empresas Ultraperiféricas face aos Competidores Externos, pela Universidade dos Açores. Júri, como arguente, das provas de Mestrado em Gestão de Empresas/MBA do licenciado Kevin Medeiros Bulhões, intituladas Basileia II: Medição do Risco Operacional na Banca Portuguesa e a Avaliação dos Impactos Quantitativos, pela Universidade dos Açores. Júri, como arguente, das provas de Mestrado em Matemática e Aplicações do licenciado Bruno Miguel Santos Silva, intituladas Estudo do Instante Óptimo de Relocalização, pelo Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade Técnica de Lisboa (UTL). Júri, como arguente, das provas de Mestrado em Gestão de Empresas/MBA da licenciada Carla Isabel Bettencourt de Oliveira, intituladas Avaliação de Opções Reais: Uma Aplicação ao Mercado Imobiliário Português, pela Universidade dos Açores. Júri, como arguente, das provas de Mestrado em Gestão de Empresas/MBA do licenciado Ruben Mota Cordeiro, intituladas Convergência da Contabilidade em Portugal: O Impacto na Informação Financeira com a Adopção das Normas Internacionais de Contabilidade, pela Universidade dos Açores.

33 33 Júri, como arguente, das provas de Mestrado em Ciências Empresariais, pela Universidade dos Açores, do licenciado Victor Chissingui, intituladas Factores Determinantes da Estrutura de Capitais: Uma Aplicação ao mercado Português, pela Universidade dos Açores. Júri, como arguente, das provas de Mestrado em Gestão de Empresas/MBA, pela Universidade dos Açores, da licenciada Sofia Catarina Santos Ferreira, intituladas Determinantes de Estrutura de Capital das Empresas do Mercado de Capitais Português, pela Universidade dos Açores. Júri, como arguente, das provas de Mestrado em Gestão de Empresas/MBA, pela Universidade dos Açores, do licenciado Ricardo Jorge Furtado Faria, intituladas Estudo das Oscilações do PSI20. Correlação do Mercado de Capitais Português com os Principais Mercados de Capitais Mundiais, pela Universidade dos Açores. Júri, como arguente, das provas de Mestrado em Desenvolvimento, Diversidades Locais e Desafios Mundiais: Análise e Gestão da licenciada Catarina Teixeira Ferreira Pacheco Borges, intituladas A Economia Solidária e a Responsabilidade Social na Promoção do Desenvolvimento Sustentável: Análise da Experiência na Região Autónoma dos Açores, pelo ISCTE Business School Júri de Equivalência e Reconhecimento de Habilitações Júri de reconhecimento de habilitações ao nível de licenciatura na área de Gestão da Bacharel Cláudia Cristina Reis, pela Universidade dos Açores, 23 de Fevereiro de 2011.

34 34 Júri de reconhecimento de habilitações ao nível doutoramento na área de Gestão do Mestre João Carlos Teixeira, pela Universidade dos Açores. Novembro de Júri de reconhecimento de habilitações ao nível licenciatura na área de Gestão do Bacharel Eduardo de Carvalho Rabelo, pela Universidade dos Açores. Fevereiro de Júri de reconhecimento de habilitações ao nível licenciatura na área de Gestão da Bacharel Daisy de Ângelo Maciel, pela Universidade dos Açores. Abril de Júri de reconhecimento de habilitações ao nível licenciatura na área de Gestão de Sudip Kumar Chattopadhyaya, pela Universidade dos Açores. Abril de Júri de reconhecimento de habilitações ao nível licenciatura na área de Gestão do Bacharel Pedro Nuno Pereira Toste Mendes, pela Universidade dos Açores. Fevereiro de 2007.

35 35 6. Projectos de Investigação Científica Investigador no Projecto Stochastic Analysis and Numerical Approximations in Mathematical Finance (SANAF). Projecto FCT. Instituição Proponente: Instituto Superior Técnico/ Centro de Matemática e Aplicações. Instituições Participantes: Carnegie Mellon University; Instituto Superior de Economia e Gestão/ Centro de Matemática Aplicada à Previsão e Decisão Económicas; Universidade dos Açores/ Centro de Estudos de Economia Aplicada do Atlântico; University of Texas at Austin; e Centro de Matemática e Aplicações Fundamentais (UL). Investigador, técnico responsável pela Universidade dos Açores e Chefe de Fila, no Projecto CEDA - Centro de Empreendedorismo Digital do Atlântico. Projecto: Programa de Cooperação Transnacional Madeira-Açores-Canárias MAC Financiamento: INTERREG IV/ FEDER. (Projecto submetido). Investigador e técnico responsável pela Universidade dos Açores, no Projecto INNOVAPYME - Red de Innovación de Emprendedores y PYMEs de la MACARONESIA. Projecto: Programa de Cooperação Transnacional Madeira- Açores-Canárias MAC Financiamento: INTERREG IV/ FEDER. (Projecto submetido). Investigador e técnico responsável pela Universidade dos Açores, no Projecto Educação para o Empreendedorismo no Ensino Superior: Práticas, Impactos e

36 36 Tendências. Projecto FCT Universidade Católica Portuguesa. (Projecto Submetido).

37 37 7. Projectos de Investigação e Desenvolvimento Técnico responsável pela Universidade dos Açores, no Projecto Curso de Formação em Empreendedorismo Um Programa para o Desenvolvimento do Empreendedorismo em Angola. Projecto: Programa de Cooperação Universidade dos Açores Centro de Empreendedorismo, Universidade Agostinho Neto (Angola), Governo da Província de Huambo e Centro de Empreendedorismo e Inovação do Planalto Central. (Projecto em curso). Técnico responsável pela Universidade dos Açores, no Projecto Empreendedorismo nos Açores: Um Projecto para o Ensino Regional. Projecto: Programa de Cooperação Universidade dos Açores Centro de Empreendedorismo, GesEntrepreneur e Governo Regional dos Açores (Direcção Regional da Juventude, Direcção Regional da Educação e Formação e Direcção Regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade). (Projecto em curso). Técnico responsável pela Universidade dos Açores, no Projecto Empreendedorismo de Base Tecnológica. Projecto: Programa de Cooperação Universidade dos Açores - Centro de Empreendedorismo e Fundação Luso- Americana. (Projecto em curso).

38 38 8. Trabalhos e Publicações 8.1. Artigos Publicados em Revistas com Árbitro Os Determinantes da Estrutura de Capital de Empresas do PSI-20. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, INDEG/ ISCTE Business School, Janeiro/Junho, V (9), No. 1/2, pp , 2010 (em co-autoria com Sofia Ferreira). Optimal Timing of Relocation. International Journal of Managerial Finance, No. 2, V (6), 2010 (em co-autoria com José Azevedo Pereira e Cláudia Nunes). Basel II: Operational Risk Measurement in the Portuguese Banking Sector and an Evaluation of the Quantitive Impacts. Portuguese Journal of Management Studies, No. 3, V (14), Dezembro, 2009 (em co-autoria com Kevin Bulhões). Determinant Factors of Capital Structure. An Application to the Portuguese Market". Revista EGITANEA SCIENCIA, No. 4, pp , Maio, 2009 (em co-autoria com Victor Chissingui). Measuring the Impact of International Financial Reporting Standards (IFRS) to Financial Information of Portuguese Companies. Revista Universo Contábil, V (5), No. 1, pp , Jan./Mar., 2009 (em co-autoria com Francisco Silva e Ruben Cordeiro).

39 39 O Estado da Arte na Convergência Contabilística Internacional. Revista de Contabilidade e Finanças, 4º Trimestre, 2008 (em co-autoria com Ruben Cordeiro). An Empirical Test on the Forecast Ability of the Baysian and Blume Technique for Infrequently Traded Stocks. Review of Financial Markets, V (2), pp , 2003 (em co-autoria com João Duque). Análise da Volatilidade do Prémio de Risco do Mercado de Capitais Português. Estudos de Gestão Portuguese Journal of Management Studies, V (VII), No. 1, pp , 2002 (em co-autoria com Graça Martins e Piriquito Costa) Artigos Aceites para Publicação em Revistas com Árbitro Entrepreneurial Potential in the Younger Generation. Journal of Small Business and Entrepreneurship (em co-autoria com Francisco Silva e Hugo Coelho), 23(3), Forthcoming, October High Speed Rail Transport Valuation. The European Journal of Finance (em co-autoria com Pedro Pimentel e José Azevedo Pereira). Forthcoming, February 2011.

40 Artigos Submetidos para Publicação em Revistas com Árbitro Portfolio Performance Evaluation: The Case of the Portuguese Mutual Funds Market. Portuguese Journal of Management Studies (em co-autoria com Rita Brandão e Nuno Roque). Submitted. PSI-20 Fluctuation: Correlation of the Portuguese Stock Market with Major Global Capital Markets. Portuguese Journal of Accounting and Management (em co-autoria com Ricardo Faria). Submitted. Prediction of Entrepreneurship: An Ordered Regression Approach. Journal of Small Business and Entrepreneurship (em co-autoria com Francisco Silva e Hugo Coelho). Submitted. Relocation Times under Environmental Uncertainty. Portuguese Economic Journal (em co-autoria com Cláudia Nunes e Bruno Silva). Revise and Resubmitted. Some Results on Relocation Policies. International Journal of Managerial Finance (em co-autoria com José Azevedo Pereira e Cláudia Nunes). Submitted. Real Options Valuation: an Application to the Portuguese Real Estate Market. Portuguese Journal of Management Studies (em co-autoria com Pedro Pimentel e Carla Oliveira). Submitted. The Impact of IFRS on Consolidated Financial Statements of the Portuguese Listed Companies. Portuguese Journal of Management Studies (em co-autoria com Ruben Cordeiro). Submitted.

41 41 Dinâmicas de Empreendedorismo e Microcrédito nos Açores. Review of Solidarian Economy (em co-autoria com João Crispim). Submitted Actas de Conferências e de Outros Encontros High Speed Rail Transport Valuation and Conjuncture Shocks, Proceedings of the 6 th Portuguese Finance Network Conference 2010 (PFN2010), Ponta Delgada, Universidade dos Açores, Portugal, 1-3 Julho de 2010 (em co-autoria com Cláudia Nunes e Pedro Pimentel). High Speed Rail Transport Valuation and Policy Decisions, Proceedings of the 6 th Portuguese Finance Network Conference 2010 (PFN2010), Ponta Delgada, Universidade dos Açores, Portugal, 1-3 Julho de 2010 (em co-autoria com José Azevedo-Pereira e Pedro Pimentel). Expected Time to Invest in a New Location, Proceedings of the 13 th Annual Conference on REAL OPTIONS Theory Meets Practice, Braga-Santiago, Portugal-Espanha, Junho de 2009 (em co-autoria com Cláudia Nunes e Bruno Silva). Expected Time to Invest in a New Location, Proceedings do CEEAplA Seminários, Universidade dos Açores, Ponta Delgada, 29 de Maio de 2009 (em co-autoria com Cláudia Nunes e Bruno Silva). An Empirical Analysis of the Quality of the Azores as a Tourist Destination, Proceedings of the International Conference of the Advances in Tourism

42 42 Economics 2009, Lisboa, Universidade Lusíada de Lisboa, de Abril de 2009 (em co-autoria com Carlos Santos, José Cabral Vieira e Pedro Pimentel). An Empirical Analysis of the Quality of the Azores as a Tourist Destination, Proceedings of the Workshop on Tourism Economics 2008, Island Tourism: Destination Image, Competitiveness and other Topics, Observatório Regional do Turismo (ORT) (em co-autoria com José Cabral Vieira e Pedro Pimentel). 14 de Novembro de Some General Results about the Optimal Timing of Relocation, Proceedings of the 15 th Annual Conference of the Multinational Finance Society, Orlando, Florida, EUA, 6-8 Julho de 2008 (em co-autoria com Cláudia Nunes e José Azevedo Pereira). High Speed Rail Transport Valuation and Policy Decisions, Proceedings of the 15 th Annual Conference of the Multinational Finance Society, Orlando, Florida, EUA, 6-8 Julho de 2008 (em co-autoria com Pedro Pimentel e José Azevedo Pereira). Optimal Timing of Relocation, Proceedings of the 12 th Annual Conference on REAL OPTIONS Theory Meets Practice, Rio de Janeiro, Brasil, 9-12 Julho de 2008 (em co-autoria com Cláudia Nunes e José Azevedo Pereira). High Speed Rail Transport Valuation and Policy Decisions, Proceedings of the 12 th Annual Conference on REAL OPTIONS Theory Meets Practice, Rio de Janeiro, Brasil, 9-12 Julho de 2008 (em co-autoria com Pedro Pimentel e José Azevedo Pereira).

43 43 High Speed Rail Transport Valuation, Proceedings of the 2008 Annual Meeting of the European Financial Management Association (EFMA), Atenas, Grécia, de Junho de 2008 (em co-autoria com Pedro Pimentel e José Azevedo Pereira). Decision Making Under Uncertainty in the Relocation Process A Single Change, Proceedings of the 56 th Session of the ISI 2007 Conference International Statistical Institute, Lisboa, Portugal, Agosto de 2007 (em co-autoria com Cláudia Nunes e Bruno Silva). Real Options Analysis in High Speed Rail Evaluation, Proceedings of the 14 th Annual Conference of the Multinational Finance Society, Thessaloniki, Grécia, 1-4 de Julho de 2007 (em co-autoria com José Azevedo Pereira e Pedro Pimentel). Optimal Timing of Relocation, Proceedings of the 14 th Annual Conference of the Multinational Finance Society, Thessaloniki, Grécia, 1-4 de Julho de 2007 (em co-autoria com José Azevedo Pereira e Cláudia Nunes). Optimal Timing of Relocation, Proceedings of the 2007 Annual Meeting of the European Financial Management Association (EFMA), Vienna University of Economics and Business Administration, Austria, de Junho de 2007 (em co-autoria com José Azevedo Pereira e Cláudia Nunes). Real Options Analysis in High Speed Rail Evaluation, Proceedings of the 11 th Annual International Conference on REAL OPTIONS Theory Meets Practice, Haas Business School, University of California at Berkeley, EUA, 6-9 de Junho de 2007 (em co-autoria com José Azevedo Pereira e Pedro Pimentel).

44 44 Optimal Timing of Relocation, Proceedings of the 11 th Annual International Conference on REAL OPTIONS Theory Meets Practice, Haas Business School, University of California at Berkeley, EUA, 6-9 de Junho de 2007 (em co-autoria com José Azevedo Pereira e Cláudia Nunes). Real Options Analysis in High Speed Rail Evaluation, Proceedings of the 7 th Annual Hawaii International Conference on Business 2007, EUA, de Maio de 2007 (em co-autoria com José Azevedo Pereira e Pedro Pimentel). Optimal Timing of Relocation, Proceedings of the 7 th Annual Hawaii International Conference on Business 2007, EUA, de Maio de 2007 (em co-autoria com José Azevedo Pereira e Cláudia Nunes). O Abastecimento de Água e a Drenagem e Tratamento de Águas Residuais como Factores de Sustentabilidade. Situação de Referência na Região Autónoma dos Açores (2005). Actas do 13º Congresso da APDR Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional, Terceira (em co-autoria com João Porteiro, Sílvia Quadros, Pedro Pimentel e Nelson Santos). Junho de Forecast of Hotel Overnights in the Azores, Proceedings of the Second International Conference on Advances in Tourism Economics, Instituto PIAGET, Campus Universitário de Vila Nova de Santo André, Portugal, de Abril de 2007 (em co-autoria com Carlos Santos e Pedro Pimentel). O Impacto das International Financial Reporting Standards na Informação Financeira das Empresas Portuguesas, Actas do XI Congresso de Contabilidade e Auditoria, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, Portugal, de Novembro de 2006 (em co-autoria com Ruben Cordeiro).

45 45 Forecast of Hotel Overnights in the Autonomous Region of the Azores, Proceedings of the Second International Conference on Tourism Economics, Universitat de les Illes Baleares, Espanha, de Maio de 2006 (em coautoria com Carlos Santos e Pedro Pimentel). An Empirical Test on the Forecast Ability of the Baysian and Blume Technique for Infrequently Traded Stocks, Proceedings of the 1 st Finance Conference Portuguese Finance Network, Universidade do Minho, Portugal, Junho/Julho de 2000 (em co-autoria com João Duque) Livros Opções Reais, em co-autoria com Pedro Pimentel, in CEEAplA Eds., Universidade dos Açores, Departamento de Economia e Gestão, ISBN: , Avaliação de Projectos. Da Análise Tradicional às Opções Reais, em coautoria com José Porfírio e Manuel Lopes, Publisher Team Eds., ISBN: , Estimação Temporal dos Betas. Uma Aplicação ao Mercado de Capitais Português, Série Moderna Finança 21, BVLP/IMC Instituto Mercado de Capitais Eds., ISBN: , 2001.

46 Capítulos em Livros Avaliação de Projectos e Finanças Empresariais in Empreendedorismo, Gestão e Espírito Empresarial, in CEEAplA Eds., Universidade dos Açores, Departamento de Economia e Gestão, ISBN: , Fevereiro de Measuring the Impact of International Financial Reporting Standards (IFRS) in Firm Reporting: the case of Portugal, in Shifting Towards International Financial Reporting Standards - Country Perspective Eds., Forthcoming. Forecasting Hotel Overnights in the Autonomous Region of the Azores, in Advances in Tourism Economics New Developments, Physica Verlag Heidelberg, Matias, Álvaro; Nijkamp, Peter; Sarmento, Manuela Eds., 2009, pp , ISBN: (em co-autoria com Carlos Santos e Pedro Pimentel) Edição de Livros Edição e Coordenação de Empreendedorismo, Gestão e Espírito Empresarial, em co-autoria com Carlos Faias, Catarina Borges, Catarina Machado, João Crispim, José Banha, José Pontes, Nélia Branco, Libério Câmara, Luís Sousa, Nuno Melo, Pedro Carvalho, Rui Resendes, Sandra Faria e Sandra Moniz, in CEEAplA Eds., Universidade dos Açores, Departamento de Economia e Gestão, ISBN: , Fevereiro de 2010.

47 47 Co-Edição de Opções Reais, em co-autoria com Pedro Pimentel, in CEEAplA Eds., Universidade dos Açores, Departamento de Economia e Gestão, ISBN: , Teses e Dissertações Opções Reais e Decisão Sob Incerteza no Processo de Relocalização, Tese de Doutoramento em Gestão com orientação de José Azevedo Pereira e Cláudia Nunes, Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa (UTL), Lisboa, Estimação Temporal dos Betas: Um Teste ao Modelo de Blume e de Vasicek. Uma Aplicação ao Mercado de Capitais Português, Dissertação de Mestrado em Gestão/MBA com orientação de João Duque, Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa (UTL), Lisboa, Estudos e Relatórios Estudo A Região Autónoma dos Açores e a Evolução dos Mercados Internacionais do Petróleo e dos Cereais, Universidade dos Açores para a Vice- Presidência do Governo Regional dos Açores (com José Cabral Vieira e Pedro Pimentel). Julho de Estudo Development Opportunities. Azores New England Vol I e II. Universidade dos Açores e University of Massachusetts Dartmouth. Centro de Empreendedorismo do Departamento de Economia e Gestão da Universidade

Gualter Manuel Medeiros do Couto Professor Auxiliar da Universidade dos Açores

Gualter Manuel Medeiros do Couto Professor Auxiliar da Universidade dos Açores Gualter Manuel Medeiros do Couto Professor Auxiliar da Universidade dos Açores Departamento de Economia e Gestão Universidade dos Açores Ponta Delgada 2009 2 1. Dados Biográficos, Habilitações Literárias

Leia mais

Nome: Sandra Micaela Costa Dias Faria Morada: Rua da Mãe de Deus, 58 9501-801 Ponta Delgada São Miguel Açores Telefone: 296 650 084 Fax: 296 650 083

Nome: Sandra Micaela Costa Dias Faria Morada: Rua da Mãe de Deus, 58 9501-801 Ponta Delgada São Miguel Açores Telefone: 296 650 084 Fax: 296 650 083 Sandra Micaela Costa Dias Faria Curriculum Vitae Setembro/2006 Dados pessoais: Curriculum Vitae Nome: Sandra Micaela Costa Dias Faria Morada: Rua da Mãe de Deus, 58 9501-801 Ponta Delgada São Miguel Açores

Leia mais

Em 1998 - Licenciatura em Gestão Agrária pela Universidade de Trás-os- Montes e Alto Douro 14 valores.

Em 1998 - Licenciatura em Gestão Agrária pela Universidade de Trás-os- Montes e Alto Douro 14 valores. CARMEM TERESA PEREIRA LEAL DADOS PESSOAIS Local de trabalho: Departamento de Economia, Sociologia e Gestão Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Avenida Almeida Lucena, 1 5000-660 Vila Real cleal@utad.pt

Leia mais

PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA

PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA 2015 CONSTITUIÇÃO DO JÚRI Joaquim Sérvulo Rodrigues Membro da Direcção da COTEC Portugal, Presidente do Júri; Carlos Brazão Director Sénior de Vendas

Leia mais

Curriculum Vitae Francisca Guedes de Oliveira

Curriculum Vitae Francisca Guedes de Oliveira Curriculum Vitae Francisca Guedes de Oliveira Identificação Pessoal Nome: Francisca Rodrigues Sarmento Guedes de Oliveira Data de Nascimento: 29 de Setembro de 1973 Estado Civil: Casada, 3 filhos Morada

Leia mais

Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais. Edição 2009/2010. Cidade da Praia, Cabo Verde

Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais. Edição 2009/2010. Cidade da Praia, Cabo Verde Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais Edição 2009/2010 Cidade da Praia, Cabo Verde A ponte para o futuro Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais Edição 2009/2010

Leia mais

Sandra Maria Fevereiro Marnoto Licenciada em Gestão (1994) e Mestre em Finanças (2001) pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e é

Sandra Maria Fevereiro Marnoto Licenciada em Gestão (1994) e Mestre em Finanças (2001) pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e é Célio Alberto Alves Sousa Licenciado em Relações Internacionais, Ramo Ciências Económicas e Políticas, pela Universidade do Minho (1994), pós graduado em Gestão Empresarial (1998) e doutorado em Management

Leia mais

CV RESUMIDO DE LUÍS VALADARES TAVARES

CV RESUMIDO DE LUÍS VALADARES TAVARES CV RESUMIDO DE LUÍS VALADARES TAVARES Professor Catedrático do IST de Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas Área Científica: Sistemas e Gestão I Dados Pessoais Nasceu em Lisboa, a 28/03/1946

Leia mais

CURRICULUM VITAE SÍNTESE JORGE JÚLIO LANDEIRO DE VAZ

CURRICULUM VITAE SÍNTESE JORGE JÚLIO LANDEIRO DE VAZ CURRICULUM VITAE SÍNTESE JORGE JÚLIO LANDEIRO DE VAZ MAIO DE 2012 1. DADOS PESSOAIS Nome: JORGE JÚLIO LANDEIRO DE VAZ 2. HABILITAÇÕES ACADÉMICAS 2011 Auditor de Defesa Nacional Curso de Defesa Nacional

Leia mais

1983 - Licenciatura em Economia, pela Universidade Técnica de Lisboa (Instituto Superior de Economia e Gestão).

1983 - Licenciatura em Economia, pela Universidade Técnica de Lisboa (Instituto Superior de Economia e Gestão). Nome: Rui José da Cunha de Sousa Nunes Nascimento: 12 de Janeiro de 1957, Lisboa Estado Civil; Descendência: Casado; três filhos Email: rnunes@ualg.pt HABILITAÇÕES ACADÉMICAS 1996 - Ph.D. em Economia,

Leia mais

Carlos Rui Taveira Madeira

Carlos Rui Taveira Madeira CURRICULUM VITAE de Carlos Rui Taveira Madeira Vila Real Dezembro, 2006 ÍNDICE 1. FORMAÇÃO ACADÉMICA 2. ACTIVIDADE PROFISSIONAL 2.1 Percurso Profissional 2.2. Disciplinas Leccionadas na UTAD 2.2.1. Licenciatura

Leia mais

Procura de Excelência

Procura de Excelência www.mba.deg.uac.pt Procura de Excelência MASTER IN BUSINESS ADMINISTRATION Mestrado em Gestão (MBA) Secretariado Departamento de Economia e Gestão Rua da Mãe de Deus Apartado 1422 E-mail: mba@uac.pt Tel:

Leia mais

Maria do Rosário Fernandes Justino

Maria do Rosário Fernandes Justino Maria do Rosário Fernandes Justino Junho de 2014 Cartão do Cidadão Nº: 6932363 NIF: 195319788 Data de Nascimento: 05 de Abril de 1970 Nacionalidade: Portuguesa TELEFONE: +351913311656 E-MAIL: mrjustino@iscal.ipl.pt

Leia mais

M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E

M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Morada Ana Teresa Bernardo Guia RUA CENTRO REPUBLICANO, 70 2º ESQ 2300 359 TOMAR, PORTUGAL Telefone 966 166 243 Correio

Leia mais

Experiência Profissional

Experiência Profissional CURRICULUM VITAE Paulo Alexandre Fernandes Varela Simões Caldas Nascimento: Nampula - Moçambique, 25 de Setembro de 1972; Estado Civil: Casado Experiência Profissional - Vice-Presidente da Comunidade Urbana

Leia mais

Alexandre Ulisses. Habilitações Académicas:

Alexandre Ulisses. Habilitações Académicas: Alexandre Ulisses Pós-Graduação em Ciências da Educação, da Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação do Porto; Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Faculdade de Engenharia da

Leia mais

Síntese curricular. Sérgio Leonel Pinto da Costa Pontes

Síntese curricular. Sérgio Leonel Pinto da Costa Pontes Síntese curricular Sérgio Leonel Pinto da Costa Doutorado em contabilidade, mestre em contabilidade e auditoria, pós graduado em fiscalidade e licenciado em gestão. Docente do ensino superior, em licenciaturas

Leia mais

Curriculum Vitae. Elementos de Identificação. Habilitações Literárias

Curriculum Vitae. Elementos de Identificação. Habilitações Literárias Curriculum Vitae Elementos de Identificação Nome: Manuel Ricardo Fontes da CUNHA Filho de: Joaquim Manuel Martins da Cunha e de Maria Conceição Costa Castro e Fontes da Cunha Natural da Freguesia de: Nevogilde,

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Nelson Tavares da Silva. Página 0 de 4

CURRICULUM VITAE. Nelson Tavares da Silva. Página 0 de 4 CURRICULUM VITAE Nelson Tavares da Silva Página 0 de 4 INFORMAÇÃO PESSOAL Nome: Nelson Tavares da Silva Data de nascimento: 19-03-1978 Telefone: +351967319156 E-mail: info@ntavaresdasilva.com Webpage:

Leia mais

CURRICULUM VITAE. - Aprovado, por unanimidade do júri, em provas de agregação realizadas no dia 31 de Maio e 1 de Junho de 2001.

CURRICULUM VITAE. - Aprovado, por unanimidade do júri, em provas de agregação realizadas no dia 31 de Maio e 1 de Junho de 2001. CURRICULUM VITAE 1. Dados Pessoais Nome - António Abílio Garrido da Cunha Brandão Naturalidade - Várzea - Arouca Data de Nascimento - 30 de Abril de 1951 Estado Civil - casado (com dois filhos) 2. Categoria

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL INTERNACIONAL E DIPLOMACIA ECONÓMICA

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL INTERNACIONAL E DIPLOMACIA ECONÓMICA PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL INTERNACIONAL E DIPLOMACIA ECONÓMICA Gestão Empresarial Internacional e Diplomacia Económica International Management and Economic Diplomacy 2 O aumento das exportações

Leia mais

CURRICULUM VITAE João Trabuco

CURRICULUM VITAE João Trabuco CURRICULUM VITAE João Trabuco Ponta Delgada, 1 de Março de 2008 1 DADOS BIOGRÁFICOS Nome: João Manuel Beliz Trabuco Filiação: Álvaro Velez Trabuco Catarina Lopes Beliz Data de nascimento: 20 de Abril de

Leia mais

Anexo da Proposta ao Ponto 1 da ordem de trabalhos da Assembleia Geral Anual, a realizar a 4 de Abril de 2014

Anexo da Proposta ao Ponto 1 da ordem de trabalhos da Assembleia Geral Anual, a realizar a 4 de Abril de 2014 Anexo da Proposta ao Ponto 1 da ordem de trabalhos da Assembleia Geral Anual, a realizar a 4 de Abril de 2014 P 1 de 6 António Agostinho Cardoso da Conceição Guedes Nome: António Agostinho Cardoso da Conceição

Leia mais

Vogal do Conselho da Caixa Geral de Depósitos, S.A., desde 1 de Outubro de 2004.

Vogal do Conselho da Caixa Geral de Depósitos, S.A., desde 1 de Outubro de 2004. Norberto Emílio Sequeira da Rosa Currículo Data de Nascimento: 3 de Abril de 1955 Cargos que Exerce: Vogal do Conselho da Caixa Geral de Depósitos, S.A., desde 1 de Outubro de 2004. Membro não executivo

Leia mais

FÓRUM DE PESQUISA CIES 2009. Olhares sociológicos sobre o emprego: relações laborais, empresas e profissões 18 de Dezembro de 2009

FÓRUM DE PESQUISA CIES 2009. Olhares sociológicos sobre o emprego: relações laborais, empresas e profissões 18 de Dezembro de 2009 FÓRUM DE PESQUISA CIES 2009 Olhares sociológicos sobre o emprego: relações laborais, empresas e profissões 18 de Dezembro de 2009 EMPRESAS E INOVAÇÃO Luísa Oliveira luisa.oliveira@iscte.pt Luísa Veloso

Leia mais

aelousada.net AE Lousada Ministério da Educação e Ciência Resultados da 2ª Fase do Concurso Nacional de Acesso de 2014

aelousada.net AE Lousada Ministério da Educação e Ciência Resultados da 2ª Fase do Concurso Nacional de Acesso de 2014 ALBERTINO CLÁUDIO DE BESSA VIEIRA Colocado em 3138 Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras ALBERTO RAFAEL SILVA PEIXOTO Colocado em 3064 Instituto Politécnico

Leia mais

Docentes Ana Barros. Investigadora do INESC Porto, desde 2011. Doutorada em Engenharia e Gestão pelo Instituto Superior Técnico, UTL. MBA em logística e empreendedorismo pela Universidade Técnica de Munique.

Leia mais

Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superio Resultados da 1ª Fase do Concurso Nacional de Acesso de 2011

Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superio Resultados da 1ª Fase do Concurso Nacional de Acesso de 2011 14286394 ALBANO LUIS ANDRADE PEREIRA Não colocado 14388714 ANA BEATRIZ MARTINS MACHADO Colocada em 3133 9104 14371141 ANA CATARINA MOREIRA LEAL Colocada em 7003 14319342 ANA CATARINA SOUSA RIBEIRO Colocada

Leia mais

CORPO DOCENTE DA LICENCIATURA EM TURISMO ÁLVARO OLIVEIRA LEITE

CORPO DOCENTE DA LICENCIATURA EM TURISMO ÁLVARO OLIVEIRA LEITE CORPO DOCENTE DA LICENCIATURA EM TURISMO ÁLVARO OLIVEIRA LEITE Desempenha funções no departamento de Marketing do Aeroporto do Porto, como Marketing Aviation Manager. Áreas de trabalho: desenvolvimento

Leia mais

LISTA ORDENADA POR GRADUAÇÃO PROFISSIONAL - DGAE

LISTA ORDENADA POR GRADUAÇÃO PROFISSIONAL - DGAE Nome da Escola : Agrupamento de Escolas de Almancil, Loulé Horário n.º: 27-18 horas 2013-10-09 Grupo de Recrutamento: 420 - Geografia LISTA ORDENADA POR GRADUAÇÃO PROFISSIONAL - DGAE Ordenação Graduação

Leia mais

Centro de Simulação Biomédica. Serviço de Anestesiologia. Bloco Operatório Central. Hospitais da Universidade de Coimbra CHUC, EPE.

Centro de Simulação Biomédica. Serviço de Anestesiologia. Bloco Operatório Central. Hospitais da Universidade de Coimbra CHUC, EPE. Centro de Simulação Biomédica Serviço de Anestesiologia Bloco Operatório Central Hospitais da Universidade de Coimbra CHUC, EPE. Curso Plano de Formação Avançada: Business Intelligence e o Novo Cliente

Leia mais

Caderno de Cursos 2015/2016

Caderno de Cursos 2015/2016 Caderno de Cursos 0/06 de Cursos No quadro infra constam informações sobre os cursos oferecidos por cada uma das Escolas, o valor de mercado, o preço e o número de vagas disponíveis. Escola Curso Vagas

Leia mais

Em diversas organizações de Portugal, Angola e Brasil

Em diversas organizações de Portugal, Angola e Brasil Curriculum Vitae Informação pessoal Nome completo Cristina Fernandes Data de nascimento 13/01/1967 Experiência profissional Em ambiente empresarial Datas Desde 2011 Consultora e Formadora Freelancer Em

Leia mais

Gestão e Novas Tecnologias

Gestão e Novas Tecnologias Curso de Especialização em Gestão e Novas Tecnologias Índice 1- Enquadramento 2- Objectivos 3- Destinatários 4- Conteúdos programáticos 5- Corpo docente 6- Planeamento da formação 7- Organização e responsabilidade

Leia mais

CURRICULUM VITAE. José Carlos Salgueiro Vasconcelos e Sá. Lisboa, Fevereiro de 2015

CURRICULUM VITAE. José Carlos Salgueiro Vasconcelos e Sá. Lisboa, Fevereiro de 2015 CURRICULUM VITAE DE José Carlos Salgueiro Vasconcelos e Sá Lisboa, Fevereiro de 2015 I - DADOS PESSOAIS NOME - José Carlos Salgueiro de Vasconcelos e Sá MORADA - Rua Prof. Henrique Vilhena 11, 1 - D 1600

Leia mais

Programa. Empreendedorismo Cultural e Indústrias Criativas 2012

Programa. Empreendedorismo Cultural e Indústrias Criativas 2012 Programa Empreendedorismo Cultural e Indústrias Criativas 2012 Programa Empreendedorismo Cultural e Indústrias Criativas 2012 3 Hemisfério esquerdo responsável pelo pensamento lógico e pela competência

Leia mais

Licenciatura em Ciências da Comunicação, Vertente Jornalismo, pela Universidade Autónoma de Lisboa, completada com média final de 13 valores

Licenciatura em Ciências da Comunicação, Vertente Jornalismo, pela Universidade Autónoma de Lisboa, completada com média final de 13 valores Informação Pessoal Nome Nuno Miguel Fernandes Aires Data de Nascimento 24 de Julho de 1971 Morada Avenida 5 Outubro, 25 6º andar 8000 Faro Nacionalidade Portuguesa Telemóvel 915 333 112 E-mail naires@msn.com

Leia mais

CURRICULUM VITAE MARIA LUISA PERDIGÃO ABRANTES. Rua Comandante Dangereux nº 60. Tel.: (244) 222391434/ (1-202) 288-8604. Fax: (+244) 222393381

CURRICULUM VITAE MARIA LUISA PERDIGÃO ABRANTES. Rua Comandante Dangereux nº 60. Tel.: (244) 222391434/ (1-202) 288-8604. Fax: (+244) 222393381 CURRICULUM VITAE Data de Nascimento: MARIA LUISA PERDIGÃO ABRANTES Rua Comandante Dangereux nº 60 Tel.: (244) 222391434/ (1-202) 288-8604 Fax: (+244) 222393381 23 de Julho de 1951 Luanda, República de

Leia mais

Assembleia Geral. Presidente Conceição Zagalo Empresa que representa: IBM Cargo: N.A.

Assembleia Geral. Presidente Conceição Zagalo Empresa que representa: IBM Cargo: N.A. Assembleia Geral Conceição Zagalo Empresa que representa: IBM Cargo: N.A. Secretário Carlos Pinto Correia Empresa que representa: Linklaters Licenciatura em Direito e Master em Direito (Law and Economics)

Leia mais

joaofurtadosousa-48992a@adv.oa.pt 1 Junho de 2007 até à actualidade BPLD&A, Borges da Ponte, Linhares Dias & Associados, Sociedade de Advogados, R.L.

joaofurtadosousa-48992a@adv.oa.pt 1 Junho de 2007 até à actualidade BPLD&A, Borges da Ponte, Linhares Dias & Associados, Sociedade de Advogados, R.L. M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL Nome FURTADO SOUSA, JOÃO MIGUEL Morada Telefone Fax Correio electrónico Profissional: jfs@bpldadvogados.com / joaofurtadosousa-48992a@adv.oa.pt Nacionalidade

Leia mais

Ministério da Educação e Ciência Resultados da 1ª Fase do Concurso Nacional de Acesso de 2012

Ministério da Educação e Ciência Resultados da 1ª Fase do Concurso Nacional de Acesso de 2012 14472273 ANA CARLA MELO VALADÃO Colocada em 0911 14595437 ANA ISABEL TERRA SILVA Colocada em 3101 9084 14541457 ANA MARIA DE SOUSA MARTINS Colocada em 7220 8149 14314779 ANDRÉ ALVES HOMEM Colocado em 0130

Leia mais

GESTÃO MESTRADO DESENVOLVE CONNOSCO AS TUAS COMPETÊNCIAS EM GESTÃO. REGIME PÓS-LABORAL DURAÇÃO 3 semestres N.º DE ECTS 90 créditos OBJETIVOS DO CURSO

GESTÃO MESTRADO DESENVOLVE CONNOSCO AS TUAS COMPETÊNCIAS EM GESTÃO. REGIME PÓS-LABORAL DURAÇÃO 3 semestres N.º DE ECTS 90 créditos OBJETIVOS DO CURSO MESTRADO GESTÃO DESENVOLVE CONNOSCO AS TUAS COMPETÊNCIAS EM GESTÃO REGIME PÓS-LABORAL DURAÇÃO 3 semestres N.º DE ECTS 90 créditos O mestrado em Gestão é uma novidade da oferta formativa da ESTG, para o

Leia mais

Gestão Empresarial. Comércio e Serviços

Gestão Empresarial. Comércio e Serviços Curso de Gestão Empresarial para Comércio e Serviços PROMOÇÃO: COLABORAÇÃO DE: EXECUÇÃO: APRESENTAÇÃO: > A aposta na qualificação dos nossos recursos humanos constitui uma prioridade absoluta para a Confederação

Leia mais

COMÉRCIO INTERNACIONAL CURSO DE ECONOMIA

COMÉRCIO INTERNACIONAL CURSO DE ECONOMIA COMÉRCIO INTERNACIONAL CURSO DE ECONOMIA CLASSIFICAÇÕES DO SEGUNDO TESTE E DA AVALIAÇÃO CONTINUA Classificações Classificação Final Alex Santos Teixeira 13 13 Alexandre Prata da Cruz 10 11 Aleydita Barreto

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Licenciado em Economia pelo ISE Instituto Superior de Economia em 1978/79. MBA em Finanças pela Universidade Católica em 1995

CURRICULUM VITAE. Licenciado em Economia pelo ISE Instituto Superior de Economia em 1978/79. MBA em Finanças pela Universidade Católica em 1995 CURRICULUM VITAE Franquelim Fernando Garcia Alves Nascido em 16/11/1954, 2 filhas Licenciado em Economia pelo ISE Instituto Superior de Economia em 1978/79 Revisor Oficial de Contas em 1987 MBA em Finanças

Leia mais

Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Resultados da 2ª Fase do Concurso Nacional de Acesso de 2011

Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Resultados da 2ª Fase do Concurso Nacional de Acesso de 2011 14320023 ALEXANDRE VAZ MARQUES VASCONCELOS Colocado em 1105 Universidade do Porto - Faculdade de Engenharia 9897 Ciências de Engenharia - Engenharia de Minas e Geoambiente 13840715 ANA CLÁUDIA DIAS MARTINS

Leia mais

Diário da República, 2.ª série N.º 62 30 de março de 2015 7769 INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA INSTITUTO POLITÉCNICO DO CÁVADO E DO AVE

Diário da República, 2.ª série N.º 62 30 de março de 2015 7769 INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA INSTITUTO POLITÉCNICO DO CÁVADO E DO AVE Diário da República, 2.ª série N.º 62 30 de março de 2015 7769 Doutor Bruno Filipe Rama Travassos, Professor Auxiliar da Universidade da Beira Interior; Doutor Victor Manuel de Oliveira Maças, Professor

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Ludgero dos Santos Sequeira

CURRICULUM VITAE. Ludgero dos Santos Sequeira CURRICULUM VITAE Ludgero dos Santos Sequeira ÍNDICE 1. DADOS PESSOAIS.. 2 2. SITUAÇÃO PROFISSIONAL ACTUAL.3 3. FORMAÇÃO ACADÉMICA...4 4. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL...5 5. CARGOS DESEMPENHADOS..6 6. PARTICIPAÇÃO

Leia mais

M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E

M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Morada Susana Maria Salgueiro da Fonseca URB. ENCOSTA DO SOL, LOTE A 5, 4º PISO, 5100-188 LAMEGO, PORTUGAL Telefone 968

Leia mais

Lista de Contactos do Departamento de Engenharia Informática

Lista de Contactos do Departamento de Engenharia Informática Lista de Contactos do Departamento de Engenharia Informática Gabinete/Cargo Nome Extensão E-mail Diretor Luiz Felipe Rocha de Faria 1450 lef@isep.ipp.pt Sub-diretor(es) António Constantino Lopes 1462 acm@isep.ipp.pt

Leia mais

CURRICULUM VITAE JORGE MANUEL DIAS SEQUEIRA. Junho de 2013. Página 1 de 6

CURRICULUM VITAE JORGE MANUEL DIAS SEQUEIRA. Junho de 2013. Página 1 de 6 CURRICULUM VITAE JORGE MANUEL DIAS SEQUEIRA Junho de 2013 Página 1 de 6 Página 2 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO Nome Jorge Manuel Dias Sequeira Data de nascimento 27 de Dezembro de 1966 Morada Rua Dom Jorge da

Leia mais

TURMA 10 H. CURSO PROFISSIONAL DE: Técnico de Multimédia RELAÇÃO DE ALUNOS

TURMA 10 H. CURSO PROFISSIONAL DE: Técnico de Multimédia RELAÇÃO DE ALUNOS Técnico de Multimédia 10 H 7536 Alberto Filipe Cardoso Pinto 7566 Ana Isabel Lomar Antunes 7567 Andreia Carine Ferreira Quintela 7537 Bruno Manuel Martins Castro 7538 Bruno Miguel Ferreira Bogas 5859 Bruno

Leia mais

Equiparada a Assistente do 1º triénio a tempo integral de Janeiro de 1999 a Julho de 2004.

Equiparada a Assistente do 1º triénio a tempo integral de Janeiro de 1999 a Julho de 2004. Curriculum Vitae 1. DADOS BIOGRÁFICOS Nome: Teresa Cristina Fernandes Ferreira Madureira Data Nasc.: 1970/06/08 Telem. 93 9358675 E-mail: teresa@esa.ipvc.pt 2. QUALIFICAÇÕES ACADÉMICAS Maio de 2004: Mestre

Leia mais

Escola Curso Vagas APEX

Escola Curso Vagas APEX AESE Escola de Direcção e Negócios PADE 1 LISBOA 2 16.500 3.300 AESE Escola de Direcção e Negócios PDE 1 LISBOA 2 13.000 2.600 AESE Escola de Direcção e Negócios PDE 2 LISBOA 2 13.000 2.600 AESE Escola

Leia mais

CURRICULUM VITAE ANTÓNIO JORGE PERES MATIAS

CURRICULUM VITAE ANTÓNIO JORGE PERES MATIAS ANTÓNIO JORGE PERES MATIAS Professor Auxiliar Faro, Dezembro 2010 Faculda Economia Universida do Algarve Campus Gambelas, Edifício 9 8005-139 Faro ÍNDICE 1. DADOS BIOGRÁFICOS... 1 2. FORMAÇÃO ACADÉMICA...

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Ana Paula Serra

CURRICULUM VITAE. Ana Paula Serra CURRICULUM VITAE Ana Paula Serra 1. DADOS PESSOAIS Nome: Nacionalidade: Estado Civil: Ana Paula de Sousa Freitas Madureira Serra Portuguesa Casada; 2 filhos Local e Data de Nascimento: Porto, 28/08/1965

Leia mais

Inscrições. As inscrições para os cursos realizam-se em Setembro de 2012. O Sector Empresarial do Estado não se encontra abrangido por esta Aliança.

Inscrições. As inscrições para os cursos realizam-se em Setembro de 2012. O Sector Empresarial do Estado não se encontra abrangido por esta Aliança. Caderno de s 2 Objectivos A formação de executivos é, hoje em dia, uma necessidade incontornável, sendo um importante factor do sucesso, da competitividade e da sustentabilidade das organizações. Considerando

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Maria Luísa Perdigão Abrantes

CURRICULUM VITAE. Maria Luísa Perdigão Abrantes CURRICULUM VITAE Maria Luísa Perdigão Abrantes CURRICULUM VITAE MARIA LUISA PERDIGÃO ABRANTES 6210 Homespun Lane, Falls Church, VA. 22044, USA Tel:(1-571) 434 7861 Fax: (1-202) 962 0381 E-mail: milinvest@starpower.net

Leia mais

ELEIÇÃO DOS MEMBROS DOS ÓRGÃOS SOCIAIS

ELEIÇÃO DOS MEMBROS DOS ÓRGÃOS SOCIAIS ELEIÇÃO DOS MEMBROS DOS ÓRGÃOS SOCIAIS Nomes das pessoas a propor, qualificações profissionais, actividades profissionais exercidas nos últimos cinco anos, designadamente no que respeita a funções exercidas

Leia mais

Intervenientes no Estudo

Intervenientes no Estudo 6. Intervenientes no Estudo 145 Inovação e Empreendedorismo Sustentado i&es Estudo de Benchmarking Internacional 146 intervenientes no estudo 6. ESPECIALISTAS EM EMPREENDEDORISMO Eduardo Garcia Erquiaga

Leia mais

Proposta / Ponto 4. DOCUMENTOS PREPARATÓRIOS ASSEMBLEIA GERAL Porto 8 maio 2013. Exmo. Senhor. Presidente da Mesa da Assembleia Geral

Proposta / Ponto 4. DOCUMENTOS PREPARATÓRIOS ASSEMBLEIA GERAL Porto 8 maio 2013. Exmo. Senhor. Presidente da Mesa da Assembleia Geral DOCUMENTOS PREPARATÓRIOS ASSEMBLEIA GERAL Porto 8 maio 2013 Proposta / Ponto 4 Exmo. Senhor Presidente da Mesa da Assembleia Geral Grupo Soares da Costa, SGPS,S.A. Exmo. Senhor Presidente, Relativamente

Leia mais

Escola sede: Escola Secundária de S. Pedro do Sul Alunos Matriculados - 2015/2016

Escola sede: Escola Secundária de S. Pedro do Sul Alunos Matriculados - 2015/2016 13008 10 E Técnico de Instalações Elétricas Carlos Jorge Oliveira Rodrigues Escola Secundária de São Pedro do Sul 13791 10 E Técnico de Instalações Elétricas Daniel dos Santos Rodrigues Escola Secundária

Leia mais

MESTRADOS E DOUTORAMENTOS - 2015

MESTRADOS E DOUTORAMENTOS - 2015 MESTRADOS E DOUTORAMENTOS - 2015 2ª FASE - ECT SUPLENTE EXCLUÍDO LISTA DE CANDIDATOS SERIAÇÃO CARLA MARIA CARNEIRO ALVES Doutoramento em Didática de Ciências e Tecnologias 3,9 de 5 4 CARLOS EDUARDO DOS

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Manuel Alector Ribeiro

CURRICULUM VITAE. Manuel Alector Ribeiro CURRICULUM VITAE Manuel Alector Ribeiro Novembro, 2011 Índice 1. Identificação 1 2. Formação Académica 1 2.1 Graus Académicos e Científicos 1 2.2 Formação Complementar 1 3. Aptidão Linguística 2 4. Conhecimentos

Leia mais

Ana Teresa Moreira Verdasca Formação Académica Doutoramento em Sociologia Económica e das Organizações 2010

Ana Teresa Moreira Verdasca Formação Académica Doutoramento em Sociologia Económica e das Organizações 2010 Curriculum Vitae Nome Morada Contactos Ana Teresa Moreira Verdasca Rua Jorge de Sena, Lote 1, 5ºE 1750-129 Lisboa anaverdasca@socius.iseg.ulisboa.pt Formação Académica 2010 2008 Doutoramento em Sociologia

Leia mais

Resultados da Candidatura a Alojamento

Resultados da Candidatura a Alojamento Resultados da Candidatura a Alojamento Unidade Orgânica: Serviços de Acção Social RESIDÊNCIA: 02 - ESE ANO LECTIVO: 2015/2016 2ª Fase - Resultados Definitivos >>> EDUCAÇÃO BÁSICA 14711 Ana Catarina Mendes

Leia mais

António Luís Guerra Nunes Mexia

António Luís Guerra Nunes Mexia António Luís Guerra Nunes Mexia É licenciado em Economia pela Universidade de Genebra, na Suíça (1980), onde exerceu o cargo de docente convidado no Departamento de Economia. Foi, igualmente, docente no

Leia mais

CURRICULUM VITAE MANUEL JORGE MAYER DE ALMEIDA RIBEIRO. Iniciou o curso de Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 1973/1974.

CURRICULUM VITAE MANUEL JORGE MAYER DE ALMEIDA RIBEIRO. Iniciou o curso de Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 1973/1974. 1 CURRICULUM VITAE MANUEL JORGE MAYER DE ALMEIDA RIBEIRO ESTUDOS E GRAUS ACADÉMICOS Iniciou o curso de Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 1973/1974. Concluiu a licenciatura em

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO ECONOMIA DA ENERGIA, AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

PÓS-GRADUAÇÃO ECONOMIA DA ENERGIA, AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PÓS-GRADUAÇÃO ECONOMIA DA ENERGIA, AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 2015-2016 2 PÓS-GRADUAÇÃO ECONOMIA DA ENERGIA, AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COORDENAÇÃO Eng.º Nuno Ribeiro da Silva Prof.

Leia mais

CURRICULUM VITÆ. Licenciatura em Economia da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, concluída em Julho de 1996.

CURRICULUM VITÆ. Licenciatura em Economia da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, concluída em Julho de 1996. CURRICULUM VITÆ DADOS PESSOAIS Nome: Nascimento: Nacionalidade: Morada: Manuel Emílio Mota de Almeida Delgado Castelo Branco 30 de Dezembro de 1971, Porto (Portugal) Portuguesa Faculdade de Economia do

Leia mais

Ministério da Educação e Ciência

Ministério da Educação e Ciência 14827117ANA CATARINA DA SILVA LOUREIRO 14848155ANA MARGARIDA MIRANDA FERREIRA DA Colocada em 110Universidade do SILVA 920Línguas, Literaturas e Culturas 14853122ANA MARISA DE SOUSA NETO Colocada em 111Universidade

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VOUZELA E CAMPIA ESCOLA BÁSICA DE CAMPIA MATEMÁTICA - 2013/2014 (3.º período) 2.º Ciclo - TABUADA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VOUZELA E CAMPIA ESCOLA BÁSICA DE CAMPIA MATEMÁTICA - 2013/2014 (3.º período) 2.º Ciclo - TABUADA 2.º Ciclo - TABUADA 1.ºs 6.º Ac 7 Fernando Miguel L. Fontes 100,0 6.º Ac 8 Francisca Vicente Silva 100,0 6.º Bc 2 Daniel Henriques Lourenço 99,6 3.ºs 5.º Bc 16 Simão Pedro Tojal Almeida 99,6 5.º Ac 10

Leia mais

ESCOLA E.B. 2,3 DE LAMAÇÃES 2013-2014

ESCOLA E.B. 2,3 DE LAMAÇÃES 2013-2014 5º1 1 ANA CATARINA R FREITAS SIM 2 BEATRIZ SOARES RIBEIRO SIM 3 DIOGO ANTÓNIO A PEREIRA SIM 4 MÁRCIO RAFAEL R SANTOS SIM 5 MARCO ANTÓNIO B OLIVEIRA SIM 6 NÁDIA ARAÚJO GONÇALVES SIM 7 SUNNY KATHARINA G

Leia mais

LISTA DE GRADUAÇÃO DOS CANDIDATOS GRUPO DE RECRUTAMENTO 600. Horário 28

LISTA DE GRADUAÇÃO DOS CANDIDATOS GRUPO DE RECRUTAMENTO 600. Horário 28 LISTA DE GRADUAÇÃO DOS CANDIDATOS GRUPO DE RECRUTAMENTO 600 Horário 28 Graduação Profissional Nº Candidato Nome 24,508 4716699811 Vanda Isabel do Vale Silva Almeida 24,203 8219102942 Cristina Maria da

Leia mais

PROMOVER O CONHECIMENTO NA E DA ADMINISTRAÇÃO Com o apoio:

PROMOVER O CONHECIMENTO NA E DA ADMINISTRAÇÃO Com o apoio: 21 DE NOVEMBRO DE 2011 8H00-9H30 RECEPÇÃO DOS PARTICIPANTES 9H30-10H00 ABERTURA (AUDITÓRIO) HÉLDER ROSALINO, SECRETÁRIO DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FRANCISCO RAMOS, PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL

Leia mais

RESULTADOS. Nome Global ( /100) PT1840719 ADÃO AZEVEDO MALHEIRO MATOS BARBOSA 94 B1 PT1840720 ADRIANA MORAIS SOUSA 52 A1

RESULTADOS. Nome Global ( /100) PT1840719 ADÃO AZEVEDO MALHEIRO MATOS BARBOSA 94 B1 PT1840720 ADRIANA MORAIS SOUSA 52 A1 PT1840719 ADÃO AZEVEDO MALHEIRO MATOS BARBOSA 94 B1 PT1840720 ADRIANA MORAIS SOUSA 52 A1 PT1840721 ADRIANA XAVIER DA SILVA FERNANDES 38 Pré-A1 PT1840722 ALEXANDRA FILIPA AZEVEDO SANTOS 52 A1 PT1840723

Leia mais

MBA AUDITORIA FINANCEIRA E SISTEMAS DE GESTÃO DE RISCO

MBA AUDITORIA FINANCEIRA E SISTEMAS DE GESTÃO DE RISCO MBA AUDITORIA FINANCEIRA E SISTEMAS DE GESTÃO DE RISCO CONTABILIDADE E GESTÃO ESTRATÉGICA FISCALIDADE E AUDITORIA FISCAL CONTROLO DE GESTÃO E SISTEMAS DE GESTÃO DE RISCO DATA PROFESSOR CARGA HORÁRIA AVALIAÇÃO

Leia mais

1º Ciclo 1ª Categoria. 5.º Campeonato Regional de Jogos Matemáticos. Classificação Nome Escola 1º 9 Vasco Batista. 2º 2 Rodrigo de Carvalho F.

1º Ciclo 1ª Categoria. 5.º Campeonato Regional de Jogos Matemáticos. Classificação Nome Escola 1º 9 Vasco Batista. 2º 2 Rodrigo de Carvalho F. 1º 9 Vasco Batista Matriz 2º 2 Rodrigo de Carvalho F. Junior y 3º 7 Beatriz Cunha São Roque 4º 1 Isabel Maria C. R. da Ponte Medina y 5º 5 Maria João Cabral 6º 4 Ângela Oliveira 7º 6 Letícia Rego 8º 3

Leia mais

Apuramento do resultado fiscal em SNC

Apuramento do resultado fiscal em SNC www.pwcacademy.pt Apuramento do resultado fiscal em SNC Lisboa, 23 e 29 de Novembro Academia da PwC Lisboa, 7ª edição Esta formação reúne conteúdos para a atribuição de créditos, nos termos previstos no

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Nome: Maria de Fátima da Silva Ribeiro. Morada: Rua do Crasto, 652, Hab. 3.2, 4150-243 Porto. Telefone: 226104452

CURRICULUM VITAE. Nome: Maria de Fátima da Silva Ribeiro. Morada: Rua do Crasto, 652, Hab. 3.2, 4150-243 Porto. Telefone: 226104452 CURRICULUM VITAE Nome: Maria de Fátima da Silva Ribeiro Morada: Rua do Crasto, 652, Hab. 3.2, 4150-243 Porto Telefone: 226104452 Data e local de nascimento: 23 de Setembro de 1965 Porto Estado Civil: Casada

Leia mais

Currículos. 1. Membros do Conselho de Administração. 1.1. Administradores Executivos. 1.1.1. Presidente CA Luís Filipe Ottolini Coimbra

Currículos. 1. Membros do Conselho de Administração. 1.1. Administradores Executivos. 1.1.1. Presidente CA Luís Filipe Ottolini Coimbra Currículos 1. Membros do Conselho de Administração 1.1. Administradores Executivos 1.1.1. Presidente CA Luís Filipe Ottolini Coimbra Ano de Nascimento: 1944 - Licenciatura em Engenharia Aeronáutica e Mecânica

Leia mais

MBA Executivo Internacional

MBA Executivo Internacional MBA Executivo Internacional Informações* Dias e horários das aulas: Quinzenalmente. Sextas e sábados. Das 08h30 às 17h30. Carga horária: 612 Horas *As informações podem sofrer alterações sem aviso prévio.

Leia mais

JOÃO CARLOS DE ALMEIDA VIDAL

JOÃO CARLOS DE ALMEIDA VIDAL CURRICULUM VITAE JOÃO CARLOS DE ALMEIDA VIDAL ÍNDICE Identificação... 3 Habilitações literárias... 4 Experiência profissional... 5 Experiência académica..... 7 Outras actividades... 13 Diversos... 15 2

Leia mais

Torneio Sete Cidades Rabo de Peixe, 8-11-2014. Prova 1 Masc., 50m Mariposa Cadetes 08-11-2014 Startlist

Torneio Sete Cidades Rabo de Peixe, 8-11-2014. Prova 1 Masc., 50m Mariposa Cadetes 08-11-2014 Startlist Prova 1 Masc., 50m Mariposa Cadetes 3 Henrique Silva Pereira 05 Clube Naval de Rabo de Peixe 57.46 4 Dinis da Silva Marques 04 Clube Naval de Ponta Delgada NT Prova 2 Femin., 50m Mariposa Absolutos Série

Leia mais

Contabilidade e Fiscalidade

Contabilidade e Fiscalidade www. indeg. iscte-iul. pt ARTICULA OS PRINCIPAIS TEMAS DE RELEVÂNCIA ATUAL E FUTURA NA ÁREA DA ATRAVÉS DE UMA ESTRUTURA PROGRAMÁTICA SÓLIDA E ABRANGENTE NA ÁREA CIENTÍFICA DA CONTABILIDADE Contabilidade

Leia mais

CURRICULUM VITAE AGOSTINHO CORREIA BRANQUINHO

CURRICULUM VITAE AGOSTINHO CORREIA BRANQUINHO CURRICULUM VITAE AGOSTINHO CORREIA BRANQUINHO Casado (2 filhos) Casa da Música Porto 2001, SA HABILITAÇÕES ACADÉMICAS E PROFISSIONAIS (Relevantes): - Licenciatura em História pela Faculdade de Letras da

Leia mais

Curriculum Vitae. António José Rocha Martins da Silva. (súmula) ajsilva@utad.pt

Curriculum Vitae. António José Rocha Martins da Silva. (súmula) ajsilva@utad.pt Curriculum Vitae (súmula) António José Rocha Martins da Silva ajsilva@utad.pt Setembro de 2013 IDENTIFICAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DADOS PESSOAIS Natural de Chimoio em Vila Pery (Moçambique), 23 de outubro de

Leia mais

1. QUEM SOU 2. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

1. QUEM SOU 2. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL 1. QUEM SOU Nome: Cristina Alexandra Marques Fernandes Morada: Estrada de Benfica, nº 446, 7º Dtº, Lisboa Telemóvel: +351 919 426 797 Data e Local de Nascimento: 13.01.1967, em Lisboa Email: cristina@cristinafernandes.com

Leia mais

Corrida da Saúde. Infantis A - Feminino

Corrida da Saúde. Infantis A - Feminino Corrida da Saúde Classificação geral do corta-mato, realizado no dia 23 de Dezembro de 2007, na Escola E.B. 2,3 de Valbom. Contou com a participação dos alunos do 4º ano e do 2º e 3º ciclos do Agrupamento

Leia mais

CURRICULUM VITAE MANUEL MARQUES DA COSTA FIGUEIREDO ECONOMISTA - ROC

CURRICULUM VITAE MANUEL MARQUES DA COSTA FIGUEIREDO ECONOMISTA - ROC 1 CURRICULUM VITAE MANUEL MARQUES DA COSTA FIGUEIREDO ECONOMISTA - ROC 2 ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO Nome: Manuel Marques da Costa Figueiredo Filho de : Armando da Costa Figueiredo e de : Maria da Anunciação

Leia mais

A CONTRATUALIZAÇÃO INTERNA FIGUEIRA DA FOZ HOTEL EUROSTARS OASIS PLAZA 19 DE SETEMBRO

A CONTRATUALIZAÇÃO INTERNA FIGUEIRA DA FOZ HOTEL EUROSTARS OASIS PLAZA 19 DE SETEMBRO A CONTRATUALIZAÇÃO INTERNA FIGUEIRA DA FOZ HOTEL EUROSTARS OASIS PLAZA 19 DE SETEMBRO MODERAÇÃO PEDRO BEJA AFONSO Para além de Presidente do Conselho de Administração do Hospital Distrital da Figueira

Leia mais

Pós-Graduação em Sistemas e Tecnologias de Informação para as organizações

Pós-Graduação em Sistemas e Tecnologias de Informação para as organizações Curso de Pós-Graduação em Sistemas e Tecnologias de Informação para as organizações Instituto Superior de Economia e Gestão Universidade Técnica de Lisboa 2 A globalização da Sociedade da Informação em

Leia mais

João Paulo Ribeiro Pereira

João Paulo Ribeiro Pereira João Paulo Ribeiro Pereira Dados Biográficos Nome: João Paulo Ribeiro Pereira Data de Nascimento: 14 de Setembro de 1972 Bilhete de Identidade: 9787152 de 27-06-2002 - Bragança Residência: Loteamento Rica-Fé

Leia mais

Curriculum Vitae. Período Título Instituição Classificação. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Curriculum Vitae. Período Título Instituição Classificação. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra Curriculum Vitae Dados pessoais Nome: Jorge Humberto Soares Marques Data de nascimento: 18/01/1979 País de nacionalidade: Portugal Contacto: jorgehsm@sapo.pt Instituição: Centro de Estudos em Geografia

Leia mais

Relatório de Gestão. Instituto Português de Corporate Governance

Relatório de Gestão. Instituto Português de Corporate Governance Actividades realizadas no exercício de : Publicação do Livro Corporate Governance - Reflexões I da Comissão Jurídica; Contratação de Jurista para Secretário-Executivo do IPCG, com funções de assistência

Leia mais

FORMAÇÃO COMPLEMENTAR

FORMAÇÃO COMPLEMENTAR CURRICULUM VITAE DADOS PESSOAIS Nome: Anabela de Jesus Adriano Piedade Morada: R. Manuel Paula Ventura, n.º 28-8700 Olhão Telefone: (289) 721 694/ Telemóvel: 91 743 71 04 Email: anabelapiedade@yahoo.com

Leia mais

1911 2011 A caminho do Centenário

1911 2011 A caminho do Centenário 1911 2011 A caminho do Centenário Licenciaturas ISEG 1º Ciclo de Bolonha ISEG: Uma Escola de referência. O ISEG forma Economistas e Gestores com espírito de liderança e inovação assente numa sólida capacidade

Leia mais