MOVIJOVEM e mobilidade juvenil

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MOVIJOVEM e mobilidade juvenil"

Transcrição

1 N.º ( ) MOVIJOVEM e mobilidade juvenil Carla Catalão * [ ccatalao@movijovem.pt ] 1. Movijovem missão e enquadramento Criada em 1991, pela conjugação de esforços entre o Instituto Português da Juventude e a Associação de Utentes das Pousadas de Juventude, a Movijovem, entidade tutelada pela Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, é uma Cooperativa de Interesse Público de Responsabilidade Limitada, declarada como Pessoa Colectiva de Utilidade Pública. Missão A Movijovem tem como objecto principal promover, apoiar e fomentar acções de mobilidade juvenil, na sua vertente social, possibilitando aos jovens portugueses, em especial aos mais desfavorecidos, um contacto mais directo com a realidade e o património cultural, histórico e natural do País. À Movijovem cabe, ainda, desenvolver acções que estimulem a mobilidade, contribuindo para valorizar a formação sócio-educativa dos jovens e para reforçar os laços culturais entre países e regiões. No âmbito do seu objecto, que é gerir e promover a Rede Nacional de Turismo Juvenil e o Cartão-Jovem EURO<26, cabe, nomeadamente, à Movijovem: Construir estruturas de acolhimento e alojamento para jovens; Gerir, administrar e conservar as infra-estruturas da sua propriedade ou outras, cuja exploração tenha contratado, bem como as instalações que lhe sejam afectas para a prossecução dos seus fins; Celebrar contratos programa com o Estado sobre mobilidade juvenil; Prestar serviços, no âmbito do seu objecto, a entidades públicas e privadas; Celebrar acordos e protocolos com entidades públicas e privadas de âmbito nacional ou internacional. A Movijovem pode, ainda, no interesse dos seus utentes, dedicar-se a outras actividades complementares do seu objecto principal. * Directora do Departamento de Imagem e Comunicação da Movijovem.

2 176 RT&D N.º Catalão 2. Rede Nacional de Turismo Juvenil Pousadas de Juventude Origem As Pousadas de Juventude surgiram na Europa, no começo do século XX, por iniciativa do professor alemão Richard Schirrmann que, para colmatar a carência de alojamento para os seus alunos, no âmbito de visitas de estudo, utilizava salas de aula, estábulos e casas desabitadas. Desta necessidade de alojamento, resultou o aparecimento dos primeiros albergues da juventude. Em 1932, dando corpo a um movimento que rapidamente se havia expandido em França, Inglaterra, Bélgica, Áustria e Holanda, é criada, em Amsterdão, a International Youth Hostel Federation (IYHF), da qual a Movijovem é membro, na qualidade de entidade gestora das Pousadas de Juventude em Portugal. Constituída, presentemente, por mais de 60 Associações Nacionais de Pousadas de Juventude, com mais de três milhões de membros e uma filosofia relevante, a IYHF tornou-se uma das maiores organizações associativas internacionais de mobilidade juvenil. Rede Nacional de Turismo Juvenil Em Portugal, as Pousadas de Juventude surgiram em 1958, sendo que a Rede Nacional de Turismo Juvenil (RNTJ), existente desde finais da década de setenta com a criação da Associação Portuguesa de Pousadas de Juventude, é, actualmente, composta por 46 Pousadas da Juventude e 4 Centros de Juventude da Madeira, em funcionamento, distribuídas por todo o país (Figura 1). Figura 1 Distribuição geográfica da Rede Nacional de Turismo Juvenil.

3 RT&D N.º As Pousadas de Juventude pretendem ser locais de encontro entre pessoas de diversas regiões e nacionalidades, sendo por excelência um espaço de convívio e de intercâmbio cultural e social, pelo que podem ser utilizadas sem qualquer limitação de idade, raça, nacionalidade, credo ou ideologia. Apesar de não existir limite de idade quanto à sua utilização, fruto da filosofia que esteve na base da sua criação, as Pousadas de Juventude estão mais vocacionadas para o público jovem. Distribuídas por todo o país, estas unidades de alojamento apresentam características diferentes, não só em termos da sua implantação geográfica, mas também quanto à sua natureza e dimensão, procurando proporcionar uma oferta diversificada, desde a efervescência e multidisciplinaridade da vida urbana, até à tranquilidade do mar, do campo ou da montanha, passando pelas diferentes actividades de ar livre, desportivas ou de contacto com a natureza. Inerente à filosofia que lhes esteve na origem, as Pousadas de Juventude possuem espaços sociais tais como refeitório, cozinha de alberguista, sala de convívio, sala de reuniões, etc., com boas condições de conforto e equipamento, reunindo assim, para além dos necessários requisitos funcionais, áreas complementares e de serviços que possibilitem aos seus utentes usufruírem de um ambiente agradável e propício às mais variadas actividades individuais, familiares e de grupo. Utilização Para aceder à RNTJ é necessário ser-se portador do Cartão de Alberguista, de validade anual, em qualquer das suas modalidades (Individual ou Grupo), o qual permite também usufruir das mais de Pousadas de Juventude espalhadas por todo o mundo e que integram a Rede Internacional de Pousadas de Juventude. Os portadores do Cartão-Jovem EURO<26 português têm vantagens no acesso às unidades de alojamento de Portugal Continental. Segmentação da Oferta No início de 2006, foi desenvolvida uma segmentação das Pousadas por grupos, tendo por principal objectivo tornar mais acessível a escolha das unidades de alojamento, de acordo com as motivações do público-alvo. Esta comunicação segmentada, implementada durante o primeiro semestre de 2006, teve por base a oferta dos principais recursos turísticos associados às diferentes Lisboa, quarto múltiplo. Vilarinho das Furnas, fachada. Alcoutim, piscina.

4 178 RT&D N.º Catalão unidades de alojamento, e obedeceu aos seguintes critérios: Rede Nacional de Turismo Juvenil chapéu institucional que engloba todas as categorias de alojamento (Pousadas de Juventude e Centros de Juventude da Madeira). Não é promovida como marca, apenas referenciada nos suportes de comunicação. Segmentos Pousadas da Juventude: - Histórica cultural - Natureza aventura - Praia - Urbana Marca Pousada de Juventude é a marca local da unidade de alojamento e que, simultaneamente, corresponde à sua localização geográfica. Identificação por Conceito esta última segmentação não pretende criar uma marca, mas sim aplicar um conceito/íman que possa ser utilizado na decoração dos espaços comuns e animação turística nas Pousadas de Juventude. Na identificação destes conceitos foram considerados os principais recursos turísticos associados às unidades de alojamento, assim como as motivações dos jovens (música, desporto, arte e design, viagens, novas tecnologias, entre outras) e os diferentes públicos e mercados a atingir. Classificação das Pousadas de Juventude Durante 2006, tendo em conta que as unidades de alojamento da RNTJ apresentavam uma grande disparidade nas condições de prestação de serviços e equipamentos, quer qualitativa quer quantitativa, entendeu-se adequado proceder à implementação de uma classificação da oferta de alojamento que, à semelhança da utilizada na hotelaria (estrelas), permite uma percepção automática da qualidade da Pousada e, consequentemente, uma melhor gestão das expectativas dos alberguistas. Desta forma, actualmente, as Pousadas de Juventude em Portugal Continental estão classificadas em cinco categorias (Figura 1), representadas por Pinheiros, de acordo com a qualidade da oferta global de cada unidade de alojamento. Para o efeito, foram definidos sete critérios de classificação (Edifício, Estado de manutenção, Envolvente/Localização geográfica, Acessibilidades, Conforto, Serviços disponíveis/ Equipamento, Serviço de refeições), sendo atribuído a cada um deles uma ponderação/ percentagem de acordo com a importância que consideramos que cada um destes critérios deverá representar na classificação final. 3. Estatísticas sobre a procura A análise apresentada tem em consideração apenas as unidades de alojamento de Portugal Continental, uma vez que a gestão operacional das unidades de alojamento dos Açores e da Madeira não é da responsabilidade da Movijovem, estando apenas protocolado a sua divulgação/promoção e integração na central de reservas da RNTJ. Nos últimos três anos, manteve-se a tendência de descida no número de dormidas, que se verifica desde 2003 (Figura 2). De facto, em 2005 e 2006 esta tendência acentua-se bastante, em grande parte devido ao encerramento de inúmeras Pousadas para obras de remodelação. Dormidas Figura * Ano Dormidas na Rede Nacional de Turismo Juvenil *. * Acumulado a Novembro de 2007.

5 RT&D N.º No entanto, nos últimos quatro anos, a taxa de ocupação tem registado valores superiores aos de 2003 (Figura 3). Este aumento da taxa de ocupação justifica-se pela transformação de alguns quartos múltiplos em duplos e, consequentemente, pela diminuição da capacidade total de alojamento disponível. Porém, no período começa a sentir-se um decréscimo da mesma, à medida que foram reabrindo as unidades de alojamento encerradas para obras de remodelação e que entraram em funcionamento novas Pousadas de Juventude. Relativamente à origem regista-se uma maior procura por parte de nacionais. No entanto, tem-se verificado um tímido acréscimo na procura por parte de estrangeiros, atingindo, em 2006, 32,52% das dormidas (Quadro 1). No que respeita à distribuição das dormidas por categoria, verifica-se que existe uma maior procura por individuais, tendo-se vindo Taxa de ocupação 48,00% 47,00% 46,00% 45,00% 44,00% 43,00% 42,00% 41,00% 40,00% 39,00% Figura 3 42,08% 46,97% 46,63% 44,65% 42,60% * Ano Taxa de ocupação da Rede Nacional de Turismo Juvenil *. * Acumulado a Novembro de a verificar, desde 2003, um ganho da importância destes em relação à procura por parte de grupos (Quadro 1). Por grupos, entende-se uma reserva de alojamento para 10 ou mais pessoas. Dentro deste universo, os grupos escolares são a proveniência dominante. De facto, actualmente, o ensino representa cerca de 10% das dormidas da RNTJ. No que se refere à procura por parte de masculinos e femininos esta é praticamente idêntica, com uma ligeira predominância do público masculino. 4. Principais programas de mobilidade juvenil Conforme afirmado anteriormente, no âmbito das suas funções, a Movijovem pretende promover as Pousadas de Juventude como uma rede de alojamento de qualidade, vocacionada para os jovens, com localizações privilegiadas em todo o território nacional, que permitam conhecer outras realidades, regiões, pessoas e culturas, praticando preços acessíveis, de forma a facilitar o acesso dos jovens a actividades de carácter cultural, desportivo, e de lazer. Por tal, as Pousadas de Juventude assumem-se como um instrumento estratégico que possibilita e incentiva o intercâmbio e a mobilidade juvenil. Neste sentido, aliado à missão social que lhe está inerente, a Movijovem desenvolveu programas, com descontos especiais, direccionados a grupos escolares e associações, como o Escola em Viagem, Campos de Férias e o Programa Sem Fronteiras. Quadro 1 Dormidas na RNTJ por origem, categoria e sexo * Anos Nacionais Estrangeiros Individuais Grupos Masculinos Femininos * * Dados a Agosto de ,11% 68,00% 71,43% 67,48% 67,24% 30,89% 32,00% 28,57% 32,52% 32,76% 57,27% 60,00% 63,69% 65,19% 63,51% 42,73% 40,00% 36,31% 34,81% 36,49% 51,17% 56,00% 51,45% 51,22% 50,24% 48,83% 44,00% 48,55% 48,78% 49,76%

6 180 RT&D N.º Catalão Escola em Viagem O programa Escola em Viagem surgiu no final da década de noventa, tendo sido concebido com o intuito de aliar as componentes pedagógicas com actividades lúdicas, tais como itinerários temáticos, desportos de aventura, contacto com a natureza, entre outros (programas de um ou dois dias). Uma vez que os programas complementares de actividades lúdicas denotam pouca procura, actualmente, trata-se, essencialmente, de uma campanha de descontos, dirigida a estabelecimentos nacionais de ensino público e privado, que abrange um conjunto de vantagens: Desconto de 15% em reservas de alojamento em Pousadas de Juventude de Portugal Continental; Alojamento grátis, em quarto múltiplo, para uma pessoa, por cada 25 pagantes; Oferta de sala de reuniões para meio dia, desde que em complemento de uma reserva; Desconto de 30% na aquisição do Cartão de Alberguista de Grupo. As vantagens inerentes a este programa têm- -se mantido mais ou menos constantes, visto os estabelecimentos de ensino representarem cerca de 10% das dormidas da RNTJ e dado a sua importância no combate à sazonalidade semanal, uma vez que a utilização das Pousadas de Juventude, ao abrigo do Escola em Viagem, é realizada principalmente durante os dias de semana. Campos de Férias Visto as férias representarem momentos de extrema importância para o desenvolvimento social, físico e cultural dos jovens, fruto da sua missão, a Movijovem criou, no início da década de noventa, o programa Campos de Férias que se traduz em programas ocupacionais para jovens, compostos de diversas actividades enquadradas em áreas como o desporto, ambiente, cultura, património histórico e outras consideradas de relevante interesse para os jovens. Este programa é dirigido a todas as entidades que promovam/organizem campos de férias, nomeadamente, Associações Juvenis, Câmaras Municipais, Centros Sociais e Paroquiais, Empresas, etc., sendo válido para grupos superiores a 25 pessoas, em regime de pensão completa, e em períodos superiores a cinco dias. Este programa é disponibilizado apenas para uma selecção de Pousadas de Juventude (Alcoutim, Almograve, Alvados, Areia Branca, Bragança, Foz Côa, Foz do Cávado, Melgaço, Ovar, Penhas da Saúde, Portimão, S. Pedro do Sul, Viana do Castelo e Vilarinho das Furnas), em duas vertentes: alojamento + refeições, ou alojamento + refeições + enquadramento pedagógico (organização e monitorização de actividades), disponibilizando, ainda, serviço de transfer. Apesar da procura de Campos de Férias ter início em Março, geralmente nas férias da Páscoa, a maioria deles decorre durante o período de Verão, ou seja, entre Junho e Agosto, sendo o mês de Julho o mais apetecível. No período o mês de Julho representou cerca de 44% do total de dormidas realizadas no âmbito dos Campos de Férias, tendo registado, em 2007, um acréscimo para os 61,5%, em detrimento do mês de Agosto. Desde 2003, tem-se verificado um decréscimo na procura dos Campos de Férias. De facto, em 2005, registaram-se dormidas provenientes dos Campos de Férias, enquanto que, em 2003 e 2004, representaram, respectivamente, e dormidas, denotando-se um decréscimo de cerca de 43% nas dormidas em 2005, relativamente a No entanto, nos últimos dois anos tem-se assistido a um tímido crescimento, registando-se em 2007 um total de dormidas. Esta diminuição pode ser justificada pela actual conjuntura económica desfavorável e pelo facto de, nos últimos anos, se ter assistido a um aumento da concorrência, através do desenvolvimento de empresas especializadas neste tipo de serviço, muitas delas com estruturas próprias de alojamento.

7 RT&D N.º Programa Sem Fronteiras No âmbito da solidariedade social, foi desenvolvido o programa Sem Fronteiras, através de um protocolo estabelecido, em 2001, entre a Movijovem, o Instituto Português da Juventude, o, então, Instituto para o Desenvolvimento Social e o, na altura, Instituto de Solidariedade e Segurança Social. Este programa, que tem como suporte a RNTJ, através das Pousadas de Juventude, visa proporcionar períodos de férias gratuitas, de lazer e culturais, a crianças e jovens, com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos, que se encontrem acolhidos em instituições de acolhimento, que se encontrem a viver em situação de desfavorecimento e exclusão social ou em situação de fragilidade social. O objectivo é promover a oportunidade de igualdade de acesso, destas crianças e jovens, ao direito a brincar e à ocupação pedagógica dos tempos livres. Este programa desenvolve-se durante as férias escolares do Carnaval, da Páscoa e do Verão, e a ele podem candidatar-se instituições gestoras de lares e centros de acolhimento, bem como Associações Juvenis inscritas no Registo Nacional de Associações Juvenis que, no âmbito da sua actividade, promovam a integração social dessas mesmas crianças e jovens. Devido a constrangimentos internos de alguns dos intervenientes, nos últimos anos ( ), o programa Sem Fronteiras só se tem realizado no período de Verão, tendo totalizado, em 2007 e em 2006, um total de e dormidas, respectivamente, valores estes muito idênticos aos registados no biénio (3.563 e 3.332, respectivamente). Apenas em 2005 se denotou um decréscimo mais significativo em relação aos anos anteriores, num total de dormidas. Não obstante a existência destes programas específicos que promovem a mobilidade, a Movijovem desenvolve, ainda, uma política de apoios, através da concessão de desconto ou oferta de alojamento, direccionada a actividades consideradas de relevante importância para os jovens. 5. Expansão e prioridades No biénio , a Movijovem apostou na requalificação da Rede Nacional de Turismo Juvenil, tendo remodelado oito unidades de alojamento (Alfeizerão - São Martinho do Porto, Castelo Branco, Foz do Cávado, Portimão, e Vilarinho das Furnas), e na continuidade do projecto de expansão da RNTJ, através de sete novas infra-estruturas (Alvados Porto de Mós, Arrifana Aljezur, Espinho, Idanha- -a-nova, Lousã, Melgaço, Mina Fundão). Estas novas Pousadas de Juventude, conjuntamente com as obras de requalificação, referidas acima, representaram, relativamente ao final de 2005, um incremento de 21% na capacidade de alojamento instalada em Portugal Continental, que à data se fixa em camas. Actualmente, encontra-se em remodelação a Pousada de Juventude de Évora, em fase final de construção as novas Pousadas de Alijó, Tavira e Vila Nova de Cerveira, e em ampliação a Pousada de Juventude de Penhas da Saúde, todas com aberturas previstas durante Estas intervenções (remodelação, construção e equipamento) resultaram de um investimento total de aproximadamente 26 milhões de euros, executados no âmbito do III Quadro Comunitário de Apoio. Nestes dois últimos anos, outro grande objectivo tem sido, igualmente, reposicionar as Pousadas de Juventude na sua missão: serem um importante complemento sócio-educativo dos jovens. Para o efeito, tem-se vindo a desenvolver e fortalecer um conjunto de parcerias, nomeadamente com a área do desporto, do ensino e dos transportes, esta última, nomeadamente no que respeita ao projecto Intra_Rail, que conjuga alojamento e comboio. De facto, como forma de solidificar este objectivo a que nos propusemos e, simultaneamente, potenciar a utilização do programa Escola em Viagem, a Movijovem continua a empreender esforços no sentido de estabelecer parcerias com o Ministério da Educação e com as Associações de Ensino Privado, com o objectivo de integrar algumas das Pousadas

8 182 RT&D N.º Catalão de Juventude como infra-estruturas de apoio a visitas de estudo, complementadas com actividades lúdicas de componente educacional, assim como, aferir da possibilidade da integração das Pousadas de Juventude nos programas curriculares do ensino básico e secundário. Isto porque, fruto da filosofia que lhes está inerente, pernoitar numa Pousada de Juventude, durante uma visita de estudo, é uma experiência que perdura para sempre. Uma vez que cremos que a abordagem à temática da mobilidade deve ser efectuada nos primeiros anos de vida, desde 2006, a Movijovem tem convidado um conjunto de escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, de Norte a Sul do País, para que as crianças, acompanhadas dos seus professores, visitem a Pousada de Juventude da sua região. No local é efectuada uma breve apresentação sobre as Pousadas de Juventude e a importância do turismo como factor de aprendizagem e partilha de conhecimentos Ao nível da dinamização das Pousadas de Juventude, pretende-se continuar a desenvolver um programa de animação (música, pintura, teatro ) nas Pousadas de Juventude, abrindo-as à envolvente onde se inserem, de forma a que sejam espaços de convívio e troca de experiências culturais. Esta acção tem sido realizada em estreita parceria com as Delegações Regionais do Instituto Português da Juventude e com as Autarquias, assim como com Associações Juvenis. Ainda com o intuito de privilegiar a sua componente social, a Movijovem, em parceria com o Instituto de Segurança Social e o Instituto Português da Juventude, irão dar continuidade ao projecto social Sem Fronteiras, destinado a jovens integrados em programas de solidariedade social.

Missão: o que fazemos e porque existimos

Missão: o que fazemos e porque existimos Fundada em 1991. Estatutos, Artigo 4º: A Movijovem tem como objeto principal promover, apoiar e fomentar acções de mobilidade juvenil na sua vertente social, possibilitando aos jovens portugueses, em especial

Leia mais

Misão: "o que fazemos e porque existimos"

Misão: o que fazemos e porque existimos Fundada em 1991 Estatutos, Artigo 4º: A Movijovem tem como objeto principal promover, apoiar e fomentar acções de mobilidade juvenil na sua vertente social, possibilitando aos jovens portugueses, em especial

Leia mais

Promover a inserção social de pessoas e grupos mais vulneráveis; Estimular o desenvolvimento de projectos de vida;

Promover a inserção social de pessoas e grupos mais vulneráveis; Estimular o desenvolvimento de projectos de vida; São nossos objectivos: 1ª fase: Promover a inserção social de pessoas e grupos mais vulneráveis; Alargar e consolidar a rede de parcerias de forma a fomentar e a criar novos recursos, propiciando condições

Leia mais

Atualmente, a rede de Pousadas de Juventude é composta por cinco unidades que cobrem geograficamente todo o arquipélago da Madeira.

Atualmente, a rede de Pousadas de Juventude é composta por cinco unidades que cobrem geograficamente todo o arquipélago da Madeira. POUSADAS DE JUVENTUDE.para todas as idades! Numa lógica de descentralização e de promoção da mobilidade juvenil, o Governo Regional da Madeira tem feito uma aposta crescente na criação e modernização de

Leia mais

PROJECTOS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA REGIÃO DO NORTE

PROJECTOS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA REGIÃO DO NORTE PROJECTOS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO O desenvolvimento turístico da Região Norte constitui uma aposta fundamental e distintiva do ON.2 O Novo Norte (Programa Operacional Regional do Norte). Essa aposta

Leia mais

Novo modelo de financiamento e apoio ao movimento associativo Apresentação das linhas gerais

Novo modelo de financiamento e apoio ao movimento associativo Apresentação das linhas gerais Novo modelo de financiamento e apoio ao movimento associativo Apresentação das linhas gerais Lisboa, 25 de Janeiro de 2007 1 Objectivo da sessão: Apresentar os princípios do novo modelo de financiamento

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Instituto Nacional de Estatística Estatísticas do Turismo Movimentação de Hóspedes, 3º Trimestre 2018

FICHA TÉCNICA. Instituto Nacional de Estatística Estatísticas do Turismo Movimentação de Hóspedes, 3º Trimestre 2018 FICHA TÉCNICA Instituto Nacional de Estatística Presidente Osvaldo Rui Monteiro dos Reis Borges Vice-Presidente Celso Hermínio Soares Ribeiro Departamento da Administração Gorete de Carvalho Departamento

Leia mais

Instituto Nacional de Estatística Estatísticas do Turismo Movimentação de Hóspedes 4º Trimestre 2016

Instituto Nacional de Estatística Estatísticas do Turismo Movimentação de Hóspedes 4º Trimestre 2016 FICHA TÉCNICA Instituto Nacional de Estatística Estatísticas do Turismo Movimentação de Hóspedes 4º Trimestre 2016 Presidente Osvaldo dos Reis Monteiro Borges Vice-Presidente Celso Hermínio Soares Ribeiro

Leia mais

GESTÃO DE PRODUTOS TURÍSTICOS 2º ano ANIMAÇÃO TURÍSTICA 2010/2011. Francisco Peça.

GESTÃO DE PRODUTOS TURÍSTICOS 2º ano ANIMAÇÃO TURÍSTICA 2010/2011. Francisco Peça. GESTÃO DE PRODUTOS TURÍSTICOS 2º ano ANIMAÇÃO TURÍSTICA 2010/2011 Francisco Peça Francisco.peca@eshte.pt Objectivos da Animação Turística: Proporcionar ao turista uma agradável estadia; Bom usufruto do

Leia mais

Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde Estatísticas do Turismo Movimentação de Hospedes, 3º Trimestre 2015

Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde Estatísticas do Turismo Movimentação de Hospedes, 3º Trimestre 2015 1 FICHA TÉCNICA Presidente António dos Reis Duarte Editor Instituto Nacional de Estatística Direcção de Método e Gestão de Informação Direcção de Contas Nacionais, Estatísticas Económicas e dos Serviços

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA SOCIAL ESCOLAR 3.0 ESCOLA EM VIAGEM

REGULAMENTO PROGRAMA SOCIAL ESCOLAR 3.0 ESCOLA EM VIAGEM REGULAMENTO PROGRAMA SOCIAL ESCOLAR 3.0 ESCOLA EM VIAGEM Movijovem, mobilidade juvenil, CIPRL 2016 PREÂMBULO Considerando: Que o desenvolvimento e a concretização eficaz da política nacional de juventude

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Instituto Nacional de Estatística Estatísticas do Turismo Movimentação de Hóspedes, Ano 2017

FICHA TÉCNICA. Instituto Nacional de Estatística Estatísticas do Turismo Movimentação de Hóspedes, Ano 2017 FICHA TÉCNICA Instituto Nacional de Estatística Estatísticas do Turismo Movimentação de Hóspedes, Ano 2017 Presidente Osvaldo Rui Monteiro dos Reis Borges Vice-Presidente Celso Hermínio Soares Ribeiro

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Instituto Nacional de Estatística Estatísticas do Turismo Movimentação de Hóspedes, Ano 2018

FICHA TÉCNICA. Instituto Nacional de Estatística Estatísticas do Turismo Movimentação de Hóspedes, Ano 2018 FICHA TÉCNICA Instituto Nacional de Estatística Presidente Osvaldo Rui Monteiro dos Reis Borges Vice-Presidente Celso Hermínio Soares Ribeiro Departamento da Administração Gorete de Carvalho Departamento

Leia mais

BOLETIM MENSAL Nº 63 NOVEMBRO DE VIANA DO CASTELO Náutica nas Escolas

BOLETIM MENSAL Nº 63 NOVEMBRO DE VIANA DO CASTELO Náutica nas Escolas BOLETIM MENSAL Nº 63 NOVEMBRO DE 2018 VIANA DO CASTELO Náutica nas Escolas BOAS PRÁTICAS EM MUNICÍPIOS ECOXXI Um município ECOXXI evidencia um conjunto de políticas, práticas e ações conducentes ao desenvolvimento

Leia mais

Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde Estatísticas do Turismo Movimentação de Hóspedes 3º Trimestre 2016

Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde Estatísticas do Turismo Movimentação de Hóspedes 3º Trimestre 2016 1 2 FICHA TÉCNICA Instituto Nacional de Estatística Conselho de Administração do INE Presidente Osvaldo Rui Monteiro dos Reis Borges Vice-Presidente Celso Herminio Soares Ribeiro Editor Instituto Nacional

Leia mais

SI INOVAÇÃO TURISMO SISTEMA DE INCENTIVOS À INOVAÇÃO E EMPREENDORISMO QUALIFICADO (AVISO DE CANDIDATURA JANEIRO 2011) INFORMAÇÃO SINTETIZADA

SI INOVAÇÃO TURISMO SISTEMA DE INCENTIVOS À INOVAÇÃO E EMPREENDORISMO QUALIFICADO (AVISO DE CANDIDATURA JANEIRO 2011) INFORMAÇÃO SINTETIZADA SI INOVAÇÃO SISTEMA DE INCENTIVOS À INOVAÇÃO E EMPREENDORISMO QUALIFICADO (AVISO DE CANDIDATURA JANEIRO 2011) TURISMO QREN QUADRO DE REFERÊNCIA ESTRATÉGICO NACIONAL 2007-2013 INFORMAÇÃO SINTETIZADA 1 ÍNDICE

Leia mais

A ASSUS Associação de Solidariedade Social da Urbanização do Seixo iniciou a sua atividade em 28 de Novembro de Possui licença de utilização

A ASSUS Associação de Solidariedade Social da Urbanização do Seixo iniciou a sua atividade em 28 de Novembro de Possui licença de utilização A ASSUS Associação de Solidariedade Social da Urbanização do Seixo iniciou a sua atividade em 28 de Novembro de 1991. Possui licença de utilização nº. 102, emitida pela DGEstE DSRN e encontra-se licenciado

Leia mais

1. Movimento de Passageiros no Aeroporto de Faro 1.1. Movimento total de passageiros 1.2. Movimento de passageiros por país de origem

1. Movimento de Passageiros no Aeroporto de Faro 1.1. Movimento total de passageiros 1.2. Movimento de passageiros por país de origem 1. Movimento de Passageiros no Aeroporto de Faro 1.1. Movimento total de passageiros 1.2. Movimento de passageiros por país de origem 2. Hóspedes 2.1. Número total de hóspedes 2.2. Hóspedes por tipologia

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Instituto Nacional de Estatística Estatísticas do Turismo Movimentação de Hóspedes, 3º Trimestre 2017

FICHA TÉCNICA. Instituto Nacional de Estatística Estatísticas do Turismo Movimentação de Hóspedes, 3º Trimestre 2017 FICHA TÉCNICA Instituto Nacional de Estatística Estatísticas do Turismo Movimentação de Hóspedes, 3º Trimestre 2017 Presidente Osvaldo Rui Monteiro dos Reis Borges Vice-Presidente Celso Hermínio Soares

Leia mais

SÍNTESE DE RESULTADOS ESTATÍSTICOS 2004

SÍNTESE DE RESULTADOS ESTATÍSTICOS 2004 SÍNTESE DE RESULTADOS ESTATÍSTICOS 2004 1/9 A. OS MERCADOS 1. Com base nos números recolhidos pela Zona de Turismo de Guimarães (ZTG), referentes ao número de visitantes que procuraram os seus dois postos

Leia mais

MAPEAMENTO DE INVESTIMENTOS PÚBLICOS DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA INFRAESTRUTURAS SOCIAIS

MAPEAMENTO DE INVESTIMENTOS PÚBLICOS DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA INFRAESTRUTURAS SOCIAIS MAPEAMENTO DE INVESTIMENTOS PÚBLICOS DA INFRAESTRUTURAS SOCIAIS 1. INTRODUÇÃO Em resposta à solicitação da Comissão Europeia, o Instituto de Desenvolvimento Regional da Região Autónoma da Madeira (Autoridade

Leia mais

REGULAMENTA O REGISTO NACIONAL DE TURISMO E DEFINE O ÂMBITO E AS SUAS CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO

REGULAMENTA O REGISTO NACIONAL DE TURISMO E DEFINE O ÂMBITO E AS SUAS CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO REGULAMENTA O REGISTO NACIONAL DE TURISMO E DEFINE O ÂMBITO E AS SUAS CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO Aprovado pela Portaria n.º 1087/2010, de 22 de outubro Entrada em vigor: 23-10-2010. Não dispensa a consulta

Leia mais

20 ANOS DE QUALIFICAÇÃO URBANA

20 ANOS DE QUALIFICAÇÃO URBANA 20 ANOS DE QUALIFICAÇÃO URBANA MARINA OEIRAS - PORTO DE RECREIO ENTRE Lisboa E Cascais OEIRAS CONCRETIZOU O SEU SONHO: - Concelho dinâmico e atractivo; - Inovador e orgulhoso do seu passado; - De elevado

Leia mais

PROTOCOLO DE PARCERIA 2010/2011

PROTOCOLO DE PARCERIA 2010/2011 MUNICÍPIO DE ALJUSTREL CÂMARA MUNICIPAL TELEFONE: 284 600070- FAX-284 602055 APARTADO 36-7600-909 ALJUSTREL CONTRIBUINTE Nº 501 122 486 PROTOCOLO DE PARCERIA 2010/2011 ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR

Leia mais

Alojamento. Alentejo. Algarve. Beja. Odemira. Alcoutim. Aljezur. Pousada de Juventude de Beja. Pousada de Juventude de Almograve

Alojamento. Alentejo. Algarve. Beja. Odemira. Alcoutim. Aljezur. Pousada de Juventude de Beja. Pousada de Juventude de Almograve Alojamento Alentejo Beja Pousada de Juventude de Beja Morada: R. Prof. Janeiro Acabado 7800-506 Beja Telefone: +351 284 325 458 Fax: +351 284 325 468 E-mail: beja@movijovem.pt Website: Odemira Pousada

Leia mais

HOTÉIS ATRACTIVOS PARA HÓSPEDES SENIORES: A experiência da Região do Algarve

HOTÉIS ATRACTIVOS PARA HÓSPEDES SENIORES: A experiência da Região do Algarve LABORATÓRIO NACIONAL DE ENGENHARIA CIVIL HOTÉIS ATRACTIVOS PARA HÓSPEDES SENIORES: A experiência da Região do Algarve Wilson Zacarias F. Arquitecto, Aluno de doutoramento do IST João Branco Pedro Arquitecto,

Leia mais

Direcção de Serviços de Estudos e Estratégia Turísticos Divisão de Recolha e Análise Estatística

Direcção de Serviços de Estudos e Estratégia Turísticos Divisão de Recolha e Análise Estatística Direcção de Serviços de Estudos e Estratégia Turísticos Divisão de Recolha e Análise Estatística O TURISMO U NO ESPAÇO RURAL 2004 Elaborado por: Maria Julieta Martins Coordenado por: Teresinha Duarte Março

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES 2011 PONTA DELGADA MARÇO 2011

PLANO DE ACTIVIDADES 2011 PONTA DELGADA MARÇO 2011 PLANO DE ACTIVIDADES 2011 PONTA DELGADA MARÇO 2011 BAD. Delegação Regional dos Açores. Plano de Actividades - 2011 Página 1 SUMÁRIO 0. NOTA INTRODUTÓRIA 1. OBJECTIVOS 2. ACTIVIDADES PREVISTAS 2.1. PARTICIPAÇÃO

Leia mais

SÍNTESE DE RESULTADOS ESTATÍSTICOS 2005

SÍNTESE DE RESULTADOS ESTATÍSTICOS 2005 SÍNTESE DE RESULTADOS ESTATÍSTICOS 2005 1/8 A. OS MERCADOS 1. Com base nos números recolhidos pela Zona de Turismo de Guimarães (ZTG), referentes ao número total de visitantes que procuraram os seus dois

Leia mais

Programa Praia-Campo Sénior

Programa Praia-Campo Sénior Proposta 378/2011 Anexo N3 Programa Praia-Campo Sénior NORMAS TÉCNICAS 2011 CML/DEPARTAMENTO DE ACÇÃO SOCIAL/EQUIPA DA ÁREA DO ENVELHECIMENTO E PESSOAS SENIORES l. NORMAS TÉCNICAS CAPITULO I REGRAS GERAIS

Leia mais

Decreto-lei n.º 168/93 de 11 de Maio (DR 109/93 SÉRIE I-A de )

Decreto-lei n.º 168/93 de 11 de Maio (DR 109/93 SÉRIE I-A de ) PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS Decreto-lei n.º 168/93 de 11 de Maio (DR 109/93 SÉRIE I-A de 1993-05-11) A sociedade actual, caracterizada por uma acelerada mudança, reafirma a participação da juventude

Leia mais

Programa Nacional de Marcha e. Corrida

Programa Nacional de Marcha e. Corrida Programa Nacional de Marcha e 1- Introdução Corrida O Programa Nacional de Marcha e Corrida teve desde a génese como principal objectivo de acção, promover a generalização da prática desportiva junto da

Leia mais

PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO entre Junta de Freguesia de Marvila e Instituto Superior de Engenharia de Lisboa

PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO entre Junta de Freguesia de Marvila e Instituto Superior de Engenharia de Lisboa PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO entre Junta de Freguesia de Marvila e Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Considerando que: 1. A Junta de Freguesia de Marvila (adiante JFM, ou Autarquia) assume como um

Leia mais

TIPOLOGIAS DE ALOJAMENTO ENQUADRÁVEIS NO COMPETIR+

TIPOLOGIAS DE ALOJAMENTO ENQUADRÁVEIS NO COMPETIR+ TIPOLOGIAS DE ALOJAMENTO ENQUADRÁVEIS NO COMPETIR+ 1 EMPREENDIMENTOS TURÍSTICOS São considerados Empreendimentos Turísticos os estabelecimentos que se destinam a prestar serviços de alojamento turístico,

Leia mais

Regulamento da Biblioteca Escolar constante no Regulamento da Escola. Subsecção 4- Biblioteca Escolar/ Centro de Recursos Educativos

Regulamento da Biblioteca Escolar constante no Regulamento da Escola. Subsecção 4- Biblioteca Escolar/ Centro de Recursos Educativos Regulamento da Biblioteca Escolar constante no Regulamento da Escola Subsecção 4- Biblioteca Escolar/ Centro de Recursos Educativos Artigo 85.º Definição A Biblioteca Escolar (BE) é uma estrutura que gere

Leia mais

Programa Operacional Plurifundos da Região Autónoma da Madeira MEDIDA 2.6. Intervenção Integrada do Porto Santo CONTROLO DO DOCUMENTO

Programa Operacional Plurifundos da Região Autónoma da Madeira MEDIDA 2.6. Intervenção Integrada do Porto Santo CONTROLO DO DOCUMENTO MEDIDA 2.6 Intervenção Integrada do Porto Santo CONTROLO DO DOCUMENTO Versão Data Descrição N. de Página 1 06.12.04 Elaboração do novo texto completo e consolidado Todas 2 25.11.05 Adequação dos indicadores

Leia mais

CONSELHO. (Comunicações) Conclusões do Conselho sobre a digitalização e a acessibilidade em linha de material cultural e a preservação digital

CONSELHO. (Comunicações) Conclusões do Conselho sobre a digitalização e a acessibilidade em linha de material cultural e a preservação digital 7.12.2006 C 297/1 I (Comunicações) CONSELHO Conclusões do Conselho sobre a digitalização e a acessibilidade em linha de material cultural e a preservação digital (2006/C 297/01) O CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA,

Leia mais

Município de Vila Nova de Famalicão

Município de Vila Nova de Famalicão Município de Vila Nova de Famalicão Departamento de Educação e Desporto Plano de Atividades e Projetos Educativos Ano Letivo 2011/2012 Setembro 2011 PLANO MUNICIPAL DE MELHORIA E EFICÁCIA DA ESCOLA Dimensão:

Leia mais

NAER NOVO AEROPORTO, S.A. Orientações específicas. I. Introdução

NAER NOVO AEROPORTO, S.A. Orientações específicas. I. Introdução NAER NOVO AEROPORTO, S.A. Orientações específicas I. Introdução Nos termos do regime jurídico do sector empresarial do Estado e do Estatuto do Gestor Público, os accionistas da NAER definem no presente

Leia mais

Parceria para a formação financeira na Região Norte

Parceria para a formação financeira na Região Norte Parceria para a formação financeira na Região Norte Objetivos da formação financeira Elevar os conhecimentos financeiros da população Contribuir para a melhoria dos comportamentos financeiros Promover

Leia mais

Estatutos da Movijovem (versão atualizada e registada a 20/01/2017) CAPÍTULO I Das Disposições Gerais

Estatutos da Movijovem (versão atualizada e registada a 20/01/2017) CAPÍTULO I Das Disposições Gerais Estatutos da Movijovem (versão atualizada e registada a 20/01/2017) CAPÍTULO I Das Disposições Gerais Artigo 1.º Denominação, Natureza Jurídica e Duração 1 - A Movijovem adota a denominação de Movijovem

Leia mais

Plano de Atividades 2019

Plano de Atividades 2019 Plano de Atividades 2019 1 1. Introdução O presente documento representa o Plano de Atividades proposto para 2019 da Associação de Solidariedade Humanitária de Canelas (ASHC). Assim, torna-se importante

Leia mais

(AEN 2001) Sede na Escola EB 2,3 de Nogueira - Braga (1994)

(AEN 2001) Sede na Escola EB 2,3 de Nogueira - Braga (1994) 15 de Maio de 2009 (AEN 2001) Sede na Escola EB 2,3 de Nogueira - Braga (1994) Escolas de contextos de desenvolvimento diversos: É constituído por mais 14 estabelecimentos de educação e ensino, com um

Leia mais

Seminário. Democratização da Náutica: Dinâmicas Regionais e Internacionais

Seminário. Democratização da Náutica: Dinâmicas Regionais e Internacionais Seminário Democratização da Náutica: Dinâmicas Regionais e Internacionais 2014-2020 1. A estratégia que pretende afirmar o Alto Minho como região atlântica de excelência não poderia estar desligada da

Leia mais

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO (MINUTA)

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO (MINUTA) PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO Na sequência da deliberação tomada por esta Câmara Municipal em sua reunião realizada no dia 19 de Janeiro de 2004, foi remetida pelo Director do Centro de Formação de Associação

Leia mais

AUTO-AVALIAÇÃO DO AGRUPAMENTO SEGUNDO O MODELO CAF AUTO-AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO AGRUPAMENTO

AUTO-AVALIAÇÃO DO AGRUPAMENTO SEGUNDO O MODELO CAF AUTO-AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO AGRUPAMENTO AUTO-AVALIAÇÃO DO AGRUPAMENTO SEGUNDO O MODELO CAF AUTO-AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO AGRUPAMENTO PLANO DE MELHORIAS Introdução A análise sobre dados recolhidos pela equipa de auto-avaliação do Agrupamento

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Presidente António dos Reis Duarte

FICHA TÉCNICA. Presidente António dos Reis Duarte FICHA TÉCNICA Presidente António dos Reis Duarte Editor Instituto Nacional de Estatística Direcção de Método e Gestão de Informação Serviço de Conjuntura Direcção de Contas Nacionais, Estatísticas Económicas

Leia mais

Hotelaria com decréscimo nas dormidas e estabilização nos proveitos

Hotelaria com decréscimo nas dormidas e estabilização nos proveitos Actividade Turística Junho de 2010 09 de Agosto de 2010 Hotelaria com decréscimo nas dormidas e estabilização nos proveitos No mês de Junho de 2010, os estabelecimentos hoteleiros registaram 3,5 milhões

Leia mais

CENTRO DE CULTURA E DESPORTO DO PESSOAL DO MUNICÍPIO DE CASCAIS

CENTRO DE CULTURA E DESPORTO DO PESSOAL DO MUNICÍPIO DE CASCAIS CENTRO DE CULTURA E DESPORTO DO PESSOAL DO MUNICÍPIO DE CASCAIS PLANO DE ATIVIDADES E ORÇAMENTO 2018 Índice 1. Introdução... 3 2. Eixos Estratégicos... 4 3. Objetivos Estratégicos... 5 4. Notas Finais...

Leia mais

Programa de Mobilidade Nacional Almeida Garrett. Princípios Orientadores

Programa de Mobilidade Nacional Almeida Garrett. Princípios Orientadores Programa de Mobilidade Nacional Almeida Garrett Princípios Orientadores 2011/2012 1. Enquadramento O Programa Almeida Garrett, adiante designado por Programa AG, é o programa de mobilidade nacional de

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES DA ELO SOCIAL PARA O ANO DE 2018

PLANO DE ATIVIDADES DA ELO SOCIAL PARA O ANO DE 2018 PLANO DE ATIVIDADES DA ELO SOCIAL PARA O ANO DE 2018 Sempre como principal objetivo um melhor atendimento para que cada pessoa com deficiência na Elo Social possa desenvolver o seu projeto de Qualidade

Leia mais

NORMAS DE APOIO ÀS FAMÍLIAS PARA FREQUÊNCIA DOS CENTROS DE ATIVIDADES DE TEMPOS LIVRES, NO ÂMBITO DA AÇÃO SOCIAL

NORMAS DE APOIO ÀS FAMÍLIAS PARA FREQUÊNCIA DOS CENTROS DE ATIVIDADES DE TEMPOS LIVRES, NO ÂMBITO DA AÇÃO SOCIAL NORMAS DE APOIO ÀS FAMÍLIAS PARA FREQUÊNCIA DOS CENTROS DE ATIVIDADES DE TEMPOS LIVRES, NO ÂMBITO DA AÇÃO SOCIAL A Câmara Municipal de Sesimbra apoia famílias de contexto socioeconómico fragilizado, através

Leia mais

Case study. PIEA A Água e os Nossos Rios Projecto Mil Escolas SUSTENTABILIDADE DOS ECOSSISTEMAS RIBEIRINHOS EMPRESA ENVOLVIMENTO

Case study. PIEA A Água e os Nossos Rios Projecto Mil Escolas SUSTENTABILIDADE DOS ECOSSISTEMAS RIBEIRINHOS EMPRESA ENVOLVIMENTO Case study 2010 PIEA A Água e os Nossos Rios Projecto Mil Escolas SUSTENTABILIDADE DOS ECOSSISTEMAS RIBEIRINHOS EMPRESA A Águas do Douro e Paiva, SA (AdDP), empresa do grupo Águas de Portugal, é concessionária

Leia mais

APRESENTAÇÃO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE DESPORTO. 3 de Janeiro de 2007

APRESENTAÇÃO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE DESPORTO. 3 de Janeiro de 2007 APRESENTAÇÃO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE DESPORTO 3 de Janeiro de 2007 Há todo um conjunto de instituições e agentes sociais que assume preocupações e responsabilidades pela prática desportiva de crianças

Leia mais

Pólo de Competitividade das Indústrias da Refinação, Petroquímica e Química Industrial

Pólo de Competitividade das Indústrias da Refinação, Petroquímica e Química Industrial Pólo de Competitividade das Indústrias da Refinação, Petroquímica e Química Industrial 1. Balanço da actuação desde 2008. A AIPQR Associação das Indústrias da Petroquímica, Química e Refinação foi constituída

Leia mais

Gabinete de Apoio à Criação de Emprego e Captação de Investimentos

Gabinete de Apoio à Criação de Emprego e Captação de Investimentos Estudo de Caracterização do Tecido Empresarial do Concelho de Almada Observatório sobre Emprego, Empresas e Formação Gabinete de Apoio à Criação de Emprego e Captação de Investimentos 1 O Objecto da presente

Leia mais

Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde Estatísticas do Turismo Movimentação de Hóspedes 1º Tr. 2016

Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde Estatísticas do Turismo Movimentação de Hóspedes 1º Tr. 2016 1 FICHA TÉCNICA Presidente António dos Reis Duarte Editor Instituto Nacional de Estatística Direcção de Contas Nacionais, Estatísticas Económicas e dos Serviços Divisão de Estatísticas do Turismo Av.

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Instituto Nacional de Estatística Estatísticas do Turismo Movimentação de Hóspedes, 1º Trimestre 2019

FICHA TÉCNICA. Instituto Nacional de Estatística Estatísticas do Turismo Movimentação de Hóspedes, 1º Trimestre 2019 FICHA TÉCNICA Instituto Nacional de Estatística Presidente Osvaldo Rui Monteiro dos Reis Borges Vice-Presidente Celso Hermínio Soares Ribeiro Departamento de Administração Maria Gorete de Carvalho Departamento

Leia mais

CLUBE DE EMPREGO SOCIOHABITAFUNCHAL PLANO DE ACTIVIDADES

CLUBE DE EMPREGO SOCIOHABITAFUNCHAL PLANO DE ACTIVIDADES PLANO DE ACTIVIDADES 2010 2011 Identificação Entidade: Sociohabitafunchal, E.M Animadora: Célia Dantas Localização: Centro Cívico de Santo António Designação O Clube de Emprego é um serviço promovido pelo

Leia mais

Regulamento da Valência Lar de Idosos

Regulamento da Valência Lar de Idosos Associação Cultural e Beneficente de Santa Maria Reconhecida de utilidade pública D. R. III série n.º 249 de 29/10/91 Contribuinte N.º 501 272 690 Sedielos - Peso da Régua Regulamento da Valência Lar de

Leia mais

Projecto de Lei nº 208/X. Movimento Associativo das Comunidades Portuguesas residentes no estrangeiro. Preâmbulo

Projecto de Lei nº 208/X. Movimento Associativo das Comunidades Portuguesas residentes no estrangeiro. Preâmbulo Projecto de Lei nº 208/X Movimento Associativo das Comunidades Portuguesas residentes no estrangeiro Preâmbulo A importância das Comunidades Portuguesas enquanto vector estratégico para a projecção de

Leia mais

Plano de ação/atividades

Plano de ação/atividades Plano de ação/atividades "Comecemos por fazer o que é necessário; depois o que é possível e de repente estamos a fazer o impossível" São Francisco de Assis Preâmbulo Este plano de ação/atividades pretende

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Instituto Nacional de Estatística Estatísticas do Turismo Movimentação de Hóspedes, 2º Trimestre 2018

FICHA TÉCNICA. Instituto Nacional de Estatística Estatísticas do Turismo Movimentação de Hóspedes, 2º Trimestre 2018 ESTATÍSTICAS DO TURISMO Movimentação de Hóspedes - 2º Trimestre 2018 FICHA TÉCNICA Instituto Nacional de Estatística Estatísticas do Turismo Movimentação de Hóspedes, 2º Trimestre 2018 Presidente Osvaldo

Leia mais

Viagens turísticas com ligeira redução embora as viagens ao estrangeiro tenham aumentado

Viagens turísticas com ligeira redução embora as viagens ao estrangeiro tenham aumentado Procura Turística dos Residentes 2.º Trimestre de 2016 27 de outubro de 2016 Viagens turísticas com ligeira redução embora as viagens ao estrangeiro tenham aumentado No 2º trimestre de 2016 a população

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES 2018/2019

PLANO DE ACTIVIDADES 2018/2019 PLANO DE ACTIVIDADES 2018/2019 OUTUBRO/2018 Na procura de um lugar que vise contribuir para o crescimento e desenvolvimento da pessoa humana, potenciando todas as capacidades e tendo em consideração que

Leia mais

SÍNTESE DE RESULTADOS ESTATÍSTICOS 2007

SÍNTESE DE RESULTADOS ESTATÍSTICOS 2007 SÍNTESE DE RESULTADOS ESTATÍSTICOS 2007 1/9 1. Com base nos números recolhidos pela Zona de Turismo de Guimarães (ZTG), referentes ao número de visitantes que procuraram os seus dois Postos de Turismo

Leia mais

RELATÓRIO DE GESTÃO EXERCÍCIO DE 2011

RELATÓRIO DE GESTÃO EXERCÍCIO DE 2011 RELATÓRIO DE GESTÃO EXERCÍCIO DE 2011 1. INTRODUÇÃO A TEGEC Trancoso Eventos, Empresa Municipal de Gestão de Equipamentos Culturais e de Lazer, E.E.M. foi constituída em Abril de 2001, tendo sido criada

Leia mais

Cooperação Portugal Cabo Verde,

Cooperação Portugal Cabo Verde, Cooperação Portugal Cabo Verde, no domínio do Ensino Superior, desenvolvida no âmbito do Acordo assinado em 1997 Sumário de Avaliação :: Síntese > O Acordo de Cooperação, assinado entre ambos os países

Leia mais

O Valor da Prevenção. Estratégia Comunitária para a Segurança. e Saúde TÍTULO DA APRESENTAÇÃO EDUCAÇÃO PARA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

O Valor da Prevenção. Estratégia Comunitária para a Segurança. e Saúde TÍTULO DA APRESENTAÇÃO EDUCAÇÃO PARA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO O Valor da Prevenção Ana Paula Rosa EDUCAÇÃO PARA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO Porto 28 e 29 de Janeiro 2010 Estratégia Comunitária para a Segurança e Saúde no Trabalho Melhorar a simplificar a legislação

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE ÉVORA DIVISÃO DESPORTO

CÂMARA MUNICIPAL DE ÉVORA DIVISÃO DESPORTO CÂMARA MUNICIPAL DE ÉVORA DIVISÃO DESPORTO Fixação do valor do ponto em 0.40 deliberado em RP de 03.06.4 (Atualizações 4.06.03; 5.07.0) DOCUMENTO TÉCNICO DE PONDERAÇÃO Conforme artigo 7º do REGULAMENTO

Leia mais

Gráfico 1 População residente no distrito de Castelo Branco. (Fonte: INE, e 2007)

Gráfico 1 População residente no distrito de Castelo Branco. (Fonte: INE, e 2007) O Centro Social Padre Tomás D Aquino Vaz de Azevedo (CSPTAVA) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que desenvolve a sua actividade na área do apoio à Terceira Idade nas valências de Lar

Leia mais

Senhor Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores Senhoras e Senhores Deputados Senhora e Senhores Membros do Governo

Senhor Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores Senhoras e Senhores Deputados Senhora e Senhores Membros do Governo No início da Primavera deste ano, o Governo Regional visitou, como era sua obrigação Estatutária, a Ilha Graciosa, pela última vez nesta legislatura. Apesar do pouco tempo passado na ilha, pensamos que

Leia mais

Actividades de dinamização social e melhoria da qualidade de vida

Actividades de dinamização social e melhoria da qualidade de vida Actividades de dinamização social e melhoria da qualidade de vida O EXEMPLO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VALONGO EUNICE NEVES OBJECTIVOS Igualdade Direitos Humanos Cidadania Activa e Inclusiva Conciliação Novas

Leia mais

MUNICÍPIO DE MONTALEGRE

MUNICÍPIO DE MONTALEGRE MUNICÍPIO DE MONTALEGRE CÃMARA MUNICIPAL N.I.P.0 506 149 811 EDITAL N 0212012/DAGF Regulamento de Apoio a Iniciativas Sociais, Culturais, Recreativas, Educativas, Humanitárias, Desportivas, Cooperativas

Leia mais

Capital Social (do qual se encontra realizado o montante de )

Capital Social (do qual se encontra realizado o montante de ) Identificação da empresa PARPÚBLICA - Participações Públicas (SGPS) S.A. Capital Social 2 000 000 000 (do qual se encontra realizado o montante de 986 686 031) Pessoa Colectiva nº 502 769 017 Matriculada

Leia mais

FICHA DOUTRINÁRIA. Artigo: 9.º, al.s 7) e 8).

FICHA DOUTRINÁRIA. Artigo: 9.º, al.s 7) e 8). Diploma: CIVA Artigo: 9.º, al.s 7) e 8). Assunto: FICHA DOUTRINÁRIA Isenções IPSS - Prestações de serviços - "dinamização/funcionamento dos espaços de convívio e lazer" - "dinamização de equipamentos e

Leia mais

Programa de Mobilidade Nacional Almeida Garrett Princípios Orientadores para 2014/2015

Programa de Mobilidade Nacional Almeida Garrett Princípios Orientadores para 2014/2015 Programa de Mobilidade Nacional Almeida Garrett Princípios Orientadores para 2014/2015 1. Enquadramento O Programa Almeida Garrett, adiante designado por Programa AG, é o programa de mobilidade nacional

Leia mais

A Acção Social Complementar

A Acção Social Complementar SEMINÁRIO Acção Social Complementar nas Forças de Segurança A Acção Social Complementar Dr.ª Vera Dias da Silva Baleal,, Peniche - 21 de Setembro de 2010 nos SSGNR AGENDA Enquadramento legal e orgânico;

Leia mais

Relatório de Atividades

Relatório de Atividades Relatório de Atividades CENTRO CULTURAL DA PONTE 2014 PROJETO MADEIRA 2014 relatório de atividades Índice 1. Introdução... 3 2. Objetivos... 4 3. Calendário de execução... 4 4. Atividades realizadas...

Leia mais

MODELO CURRICULAR DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO SENIOR DA UNIVERSIDADE DA MADEIRA: O DESIGN DE UMA RESPOSTA SOCIAL

MODELO CURRICULAR DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO SENIOR DA UNIVERSIDADE DA MADEIRA: O DESIGN DE UMA RESPOSTA SOCIAL MODELO CURRICULAR DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO SENIOR DA UNIVERSIDADE DA MADEIRA: O DESIGN DE UMA RESPOSTA SOCIAL Universidade Federal de Minas Gerais Belo Horizonte - setembro de 2012 Alice Mendonça & António

Leia mais

Colaboração Instituto Nacional de Estatística. Rede de Bibliotecas Escolares

Colaboração Instituto Nacional de Estatística. Rede de Bibliotecas Escolares Colaboração Instituto Nacional de Estatística Rede de Bibliotecas Escolares António Nogueira * No ano em que decorre o 75º Aniversário da criação do Instituto Nacional de Estatística e o 14º ano de existência

Leia mais

Dormidas de não residentes continuaram em crescimento

Dormidas de não residentes continuaram em crescimento Atividade Turística Junho de 2015 14 de agosto de 2015 Dormidas de não residentes continuaram em crescimento A hotelaria registou 5,0 milhões de dormidas em junho de 2015, a que corresponde um aumento

Leia mais

Relatório de Actividades 2009

Relatório de Actividades 2009 Relatório de Actividades 2009 Gabinete de Apoio ao Estudante com Deficiência GAED Dezembro 2009 (corresponde ao ano civil de 2009) 1. Tarefas realizadas de forma permanente pelo GAED 1.1. Atendimento Procuram

Leia mais

Plano de Acção 2007/2008. Eixo I Promover as competências sócio-educativas da população do Concelho

Plano de Acção 2007/2008. Eixo I Promover as competências sócio-educativas da população do Concelho Plano de Acção 2007/2008 Eixo I Promover as competências sócio-educativas da população do Concelho Projecto: Formação da População Adulta - Dinamização do Centro RVC (Iniciativa Novas Oportunidades) -

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONOMICA

CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONOMICA CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONOMICA Ano letivo 2012 / 2013 Autores: Cristina Sampaio Olívia Pinto Paulo Duque Página1 INDICE CONTEÚDO 1. OBJETIVO... 4 2. METODOLOGIA... 4 3. Caraterização Geral... 5 3.1. ESTUDANTES

Leia mais

Turismo INATEL: do compromisso social à valorização do território

Turismo INATEL: do compromisso social à valorização do território Turismo INATEL: do compromisso social à valorização do território José Manuel Alho Vogal do Conselho de Administração Organização: Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável Confederação

Leia mais

Jardim de Infância Os Dois Patinhos

Jardim de Infância Os Dois Patinhos Jardim de Infância Os Dois Patinhos Índice 1. INTRODUÇÃO... 3 3. MONITORIZAÇÃO E AVALIAÇÃO... 9 4. METODOLOGIAS DE DIVULGAÇÃO DO PROJECTO... 11 5. RELAÇÃO COM AS FAMÍLIAS... 12 Página 2 1. INTRODUÇÃO No

Leia mais

Conselho Geral. I--Enquadramento

Conselho Geral. I--Enquadramento Conselho Geral Linhas orientadoras para a elaboração do orçamento e para o planeamento e execução pela Diretora das atividades no domínio da Ação Social Escolar I--Enquadramento Ao abrigo e para dar cumprimento

Leia mais

Programa BIP/ZIP 2014

Programa BIP/ZIP 2014 Programa BIP/ZIP 2014 FICHA DE CANDIDATURA Refª: 115 Transformar abandono em sustentável Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar 1100-060

Leia mais

Carta de Serviços. Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras

Carta de Serviços. Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras Carta de Serviços Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras APRESENTAÇÃO A Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras (RBMO) tem como missão estabelecer e gerir uma rede de bibliotecas municipais que assegure

Leia mais

Mazda Motor de Portugal inicia parceria com as Aldeias de Crianças SOS

Mazda Motor de Portugal inicia parceria com as Aldeias de Crianças SOS Mazda Motor de Portugal inicia parceria com as Aldeias de Crianças SOS Lisboa, 2 de Julho 2012. A Mazda Motor de Portugal e a Associação das Aldeias de Crianças SOS de Portugal acabam de dar início a uma

Leia mais

Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto UM COMPROMISSO NACIONAL Medida 2 O Primeiro Relvado

Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto UM COMPROMISSO NACIONAL Medida 2 O Primeiro Relvado UM COMPROMISSO NACIONAL Medida 2 O Primeiro Relvado A, no contexto do compromisso de responsabilidade partilhada estabelecido no Congresso do Desporto, com o movimento associativo e com as autarquias,

Leia mais

VAGOS EM AÇÃO JÚNIOR PROJETO PEDAGÓGICO E DE ANIMAÇÃO

VAGOS EM AÇÃO JÚNIOR PROJETO PEDAGÓGICO E DE ANIMAÇÃO VAGOS EM AÇÃO JÚNIOR PROJETO PEDAGÓGICO E DE ANIMAÇÃO Os nossos princípios O Pograma Municipal Vagos em Ação Júnior, adiante designado de Vagos em Ação Júnior pretende, de uma forma lúdica-pedagógica,

Leia mais

Carta de Missão. Página 1 de 6

Carta de Missão. Página 1 de 6 Carta de Missão Ministério: Ministério da Educação Serviço: Direção-Geral da Educação (DGE) Cargo e Titular: Subdiretor-Geral Período da Comissão de Serviço: 5 anos 1. Missão da DGE: A DGE tem por missão

Leia mais

GESTÃO DE PRODUTOS TURÍSTICOS 2º ano ANIMAÇÃO TURÍSTICA 2010/2011. Planeamento e metodologias para as práticas de Animação Turística.

GESTÃO DE PRODUTOS TURÍSTICOS 2º ano ANIMAÇÃO TURÍSTICA 2010/2011. Planeamento e metodologias para as práticas de Animação Turística. GESTÃO DE PRODUTOS TURÍSTICOS 2º ano ANIMAÇÃO TURÍSTICA 2010/2011 Planeamento e metodologias para as práticas de Animação Turística. Francisco Peça Francisco.peca@eshte.pt Aspectos Fundamentais da Animação

Leia mais

DESPACHO NORMATIVO Nº 24/2000

DESPACHO NORMATIVO Nº 24/2000 1 A construção de escolas autónomas e de qualidade constitui, de acordo com o Programa do Governo, um dos objectivos estratégicos para o desenvolvimento do sistema educativo. Tal propósito tem vindo a

Leia mais

Perfil do Docente 2007/08

Perfil do Docente 2007/08 Perfil do Docente 2007/08 93 PERFIL DO DOCENTE 2009/2010 1 Índice FICHA TÉCNICA Título Perfil do Docente 2009/2010 Autoria Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE) Direcção de Serviços

Leia mais

Volume 2 Relatório Síntese

Volume 2 Relatório Síntese IP2 LANÇO TRANCOSO / CELORICO DA BEIRA / IP5 (Projecto Base), LIGAÇÃO DO IP2 A VILA FRANCA DAS NAVES (Projecto Base), LIGAÇÃO DO IP2 À EN 102 (Projecto de Execução) e BENEFICIAÇÃO DA EN 102 (Projecto de

Leia mais