PONTO 1: Execução 1. EXECUÇÃO. Inciso I: Falta ou nulidade de citação DIFERENÇA ENTRE QUERELA NULITATIS E RELATIVIZAÇÃO DA COISA JULGADA:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PONTO 1: Execução 1. EXECUÇÃO. Inciso I: Falta ou nulidade de citação DIFERENÇA ENTRE QUERELA NULITATIS E RELATIVIZAÇÃO DA COISA JULGADA:"

Transcrição

1 1 PROCESSO CIVIL PROCESSO CIVIL PONTO 1: Execução 1. EXECUÇÃO 1. IMPUGNAÇÃO ART. 475-L Inciso I: Falta ou nulidade de citação I falta ou nulidade da citação, se o processo correu à revelia; Para a doutrina, tal inciso contempla a sobrevivência da querela nulitatis no direito brasileiro. A querela é vício tão sério e grave que impede a formação da coisa julgada material. Processo que não tenha citação ou que esta seja nula, a sentença prolatada nunca transita em julgado. Conseqüência prática: esta sentença não poderá ser objeto de ação rescisória, pois falta o pressuposto de rescindibilidade que é a coisa julgada material. E como desconstituir uma sentença com este vício? Através de Ação Anulatória prevista no art. 486 do CPC ou, em se tratando de uma sentença condenatória, em sede de impugnação, pois nunca transita em julgado, podendo ser sustentado tal vício em sede de execução. DIFERENÇA ENTRE QUERELA NULITATIS E RELATIVIZAÇÃO DA COISA JULGADA: Sempre que houver a querela nulitatis, não haverá trânsito em julgado da sentença, sendo que a anulatória irá atacar uma sentença que não transitou em julgado. Por outro lado, na relativização da coisa julgada é sustentada a alteração da coisa julgada material, e não da coisa julgada formal como acontece na querela nulitatis. Inciso II: inexigibilidade do título. É importante em razão da vinculação que existe com o 1º do mesmo artigo 475-L. A primeira crítica é que ele já esta desatualizado, eis que não é o título que obriga, mas sim a obrigação nele contemplada. 1o Para efeito do disposto no inciso II do caput deste artigo, considera-se também inexigível o título judicial fundado em lei ou ato normativo declarados inconstitucionais pelo Supremo Tribunal Federal, ou fundado em aplicação ou interpretação da lei ou ato normativo tidas pelo Supremo Tribunal Federal como incompatíveis com a Constituição Federal. Nos termos do 1º do art. 475-L, havendo a declaração de inconstitucionalidade do dispositivo legal que houver ensejado a condenação, o devedor em sede de impugnação poderá argüir a inexigibilidade do título em razão da declaração de inconstitucionalidade pelo STF.

2 2 PROCESSO CIVIL Esse dispositivo também se aplica para a Fazenda Pública. PARÁGRAFO 1º X CONTROLE CONCENTRADO Em sede de controle concentrado a regra é que os efeitos vão se dar erga omnes, em caráter ex tunc, ou seja, se for seguida a regra, a lei é retirada do sistema desde a sua origem. Conseqüência: o devedor poderá se valer da previsão do parágrafo primeiro. Exceção: em sede de controle concentrado, o STF pode modular os efeitos. Por votação de 2/3 dos seus membros, o magistrado poderá agregar efeito erga omnes mas em caráter ex nunc. Nessa hipótese o devedor não poderá se valer da previsão do parágrafo primeiro. CONTROLE DIFUSO DO PARÁGRAFO PRIMEIRO DO ART. 475-L Em sede de controle difuso, os efeitos da declaração são inter partes, ou seja, em tese o devedor não poderá se valer da previsão do parágrafo primeiro, todavia, o STF, em decisões, tem chamado isso de mutação constitucional. Se for agregado efeito erga omnes em controle difuso irá se valer do 1º. ART. 475-L, III Trata de penhora indevida Ex: penhora de um bem impenhorável ou penhora em excesso, bem como erro de avaliação por parte do Oficial de Justiça, que agora é quem avalia o bem. ART. 475-L, IV trata da ilegitimidade de parte. A doutrina inclui aqui, também, as demais condições da ação (possibilidade jurídica do pedido e interesse), alargando o dispositivo. ART. 475-L, V Excesso. ART. 475-L, VI Causas extintivas da obrigação desde que supervenientes à sentença, como pagamento, novação, compensação, prescrição. Em sede de impugnação questionam-se outras situações: Recurso Cabível contra a decisão que julgar a impugnação: Se a impugnação for acolhida para que a execução seja extinta, o recurso cabível é a apelação. Em contrapartida, se a impugnação for rejeitada, o recurso cabível é o Agravo de Instrumento.E se ela for acolhida parcialmente? Agravo de Instrumento. Natureza do provimento que julga A primeira impressão que o operador do direto tem ao ler o artigo é de que se trata de sentença (quando extingue a execução) e interlocutória (quando rejeita).

3 Todavia, a luz da nova concepção de sentença, há quem entenda que a decisão que rejeitar uma impugnação pode também ter a natureza de sentença, sempre que ela implicar em resolução de mérito. Se a decisão que rejeitar uma impugnação for considerada como interlocutória, considerando que interlocutórias não transitam em julgado, essa decisão não seria passível de uma ação rescisória. Em contrapartida, se ela for considerada sentença, sentença que resolve mérito, prolatada com base em juízo de certeza, ela transita em julgado e consequentemente caberá o ajuizamento de uma rescisória. 2. TÍTULOS EXECUTIVOS JUDICIAIS - art. 475-N: I sentenças que reconheçam obrigação para pagamento, obrigações de fazer e não-fazer, obrigação para entrega de coisa certa ou incerta. Do mesmo modo as sentenças que reconheçam a obrigação para entrega de coisa certa ou incerta, o cumprimento é realizado de acordo com o art. 561-A. Sentenças que reconheçam obrigação para pagamento: Em razão do CPC não utilizar mais o verbo condenar, mas reconhecer, no âmbito da doutrina, há quem entenda que houve a positivação da possibilidade da execução de sentenças declaratórias. Quem entende sobre tal possibilidade, fundamenta que, tendo em vista que, nos termos do artigo 4º do CPC, as ações declaratórias são aquelas que reconhecem a existência ou a inexistência de uma dívida, ou a falsidade de um documento. Em suma: o artigo 4º do CPC utiliza o verbo reconhecer, motivo pelo qual há como executar provimento declaratório. Ex: Esta tese é utilizada em ações revisionais de contrato, onde o devedor, por exemplo, afirma que deve 30 e o credor diz que o devedor deve 100, e o juiz condena a 30. Ora, a revisional é uma ação do devedor contra o credor, sendo que se o juiz reconhece que o devedor deve 30, o credor poderá executar estes 30 dentro da mesma relação processual, ou seja, o credor não precisa ajuizar contra o devedor uma ação condenatória, pois na mesma relação ele executa. Se não fosse liquido o valor, o credor poderia liquidar e, ato contínuo, executar. Isto vai ao encontro da celeridade, efetividade, economia processual e duração razoável do processo, que são princípios contemporâneos do processo civil. Crítica (segunda tese): as sentenças declaratórias têm como finalidade trazer a certeza de uma relação jurídica que já existe, ou seja, não está sujeita a uma execução em separado, que é desnecessária. A primeira tese defende que é possível executar a declaratória, mas para isso seria necessário, no mínimo, reconstruir a ação declaratória. Conforme a segunda tese, não é possível a execução de declaração, pois se o credor quiser executar dentro da mesma relação processual deverá apresentar uma reconvenção. 3

4 De acordo com a terceira tese, realmente não é possível a execução de declaração, mas é possível que se execute efeito anexo condenatório. Para essa tese, a sentença que reconhece uma obrigação para pagamento produz o efeito anexo condenatório, e o que se estaria executando é o efeito anexo condenatório civil. 4 julgado. Art. 475-N, inciso II Sentença penal condenatória transitada em A sentença penal condenatória transitada em julgada é título executivo. Para ser título, ela precisa do trânsito em julgado, assim não existe execução provisória de sentença penal condenatória, ela é sempre definitiva. A sentença penal absolutória, via de regra, não faz coisa julgada na esfera cível, exceto em 3 casos (salvo nas hipóteses de excesso): a) quando reconhecida negativa de autoria; b) reconhecida a inexistência do fato c) excludente de ilicitude O magistrado quando profere uma sentença penal, poderá fixar desde logo, o valor mínimo do dano. Todavia, em sede de liquidação, a vítima ou sucessores da vítima poderão elevar esses danos ou mesmo fixar outros danos. Essa liquidação da sentença pena, de acordo com a doutrina, é sempre por artigos, pois é preciso provar o dano. É possível que, paralelamente, haja a execução desses danos mínimos e o desencadeamento de uma liquidação. Legitimados passivos de uma execução de sentença penal A sentença penal condenatória só é título executivo em relação ao autor do fato típico. Ela não é título em relação a terceiros que também tenham responsabilidade civil, pois eles não participaram do contraditório do processo penal. Em relação a terceiros, deve ser ajuizada uma ação de reparação de danos (civil ex delicto). opções: Em relação ao autor do fato típico, a vítima ou sucessores, possuem duas Ajuizar a ação cível ex delito paralelamente a ação penal. Não ajuizar a ação cível de conhecimento e aguardar a sentença penal condenatória. Se essa for a opção eleita, durante o curso da ação penal, não fluirá lapso prescricional, art. 200 do CC. É possível que a vítima ou sucessores da vítima resolvam propor imediatamente a ação cível ex delito, paralelamente à ação penal. Se isso ocorrer, o magistrado do cível poderá suspendê-la até o julgamento da ação penal, ou seja, ele não é obrigado a suspender. Art. 65 e 66 do CPP. Quando ele não suspende a ação cível, duas posições:

5 A ação cível julgada procedente, sentença transita em julgado, passa os 2 anos da rescisória. Depois desses 2 anos o réu é absolvido na ação penal. Qual das coisas julgadas prevalece? Duas posições: a) Araken de Assis vale a coisa julgada do cível, pois ela se formou primeiro. b) Min. Teori Zavascki e Theodoro Jr. deve preponderar a coisa julgada penal, pois a origem do dano foi o ilícito penal. Ou seja, se o réu da ação cível não foi o autor do fato típico, ele não pode pagar pelos danos. Se ele já pagou no cível cabe ação de Repetição de Indébitos. Segunda situação: sentença cível de improcedência, passam-se os dois anos da rescisória, réu é condenado na ação penal. Qual das sentenças prevalece? Dois posicionamentos: a) Araken de Assis vale a coisa julgada do cível, pois ela se formou primeiro. b) Min. Teori Zavascki vale a coisa julgada criminal, a sentença cível não produziria efeitos, sendo que a sentença penal condenatória seria liquidada imediatamente. III Sentença homogatória de transação ou conciliação, mesmo que verse sobre matéria não posta em juízo. De acordo com o inciso III, é possível a transação e a conciliação em valor diverso do pedido. É possível, e se o acordo for descumprido, a execução será no valor da transação. IV Sentença arbitral. Único título judicial que não está sujeito a chancela do Poder Judiciário. V- Acordo extrajudicial judicialmente homologado Quando as partes fazem acordo extrajudicial, elas possuem dois caminhos: Revesti-lo da forma de título extrajudicial e não homologá-lo, hipótese em que, se ele for descumprido a execução será de título extrajudicial (com amplitude de defesa ; devedor poderá embargar); Revestir ou não o acordo da natureza de título extrajudicial, mas submetêlo à homologação judicial. Nesta hipótese, a execução será de título judicial e o devedor irá impugnar com possibilidades de defesa mais restritas. VI Sentença estrangeira homologada pelo STJ. A homologação pelo STJ é condição de eficácia da sentença estrangeira no Brasil. Ou seja, a sentença estrangeira só produz efeitos no Brasil se for homologada pelo STJ e a execução desta sentença estrangeira é feita perante a Justiça Federal, art. 109 da CF. 5

6 VII Formal da certidão de partilha em relação aos herdeiros, sucessores e inventariante. Dois posicionamentos: O inciso VII se refere apenas aos formais e certidões de partilha extraídos de inventários e arrolamentos. Posição de Araken de Assis. Min. Teori Zavascki posiciona-se alargando a interpretação do inciso VII, de acordo com o referido Ministro, também outros formais fazem parte da nossa realidade contemporânea, ex: formais extraídos de dissolução de união estável, de divórcio, de dissolução de sociedades. Parágrafo único: Na execução e liquidação de sentença penal, arbitral e estrangeira o devedor não é intimado, mas sim citado. Porque nesses três casos ainda não houve a complementação da relação processual no plano cível. Sem citação o processo seria nulo. Nesses três casos o entendimento dominante diz que se trata de ação. Segue o rito do cumprimento, com a diferença de que, ao invés de intimado, será citado para pagar. 3. EXECUÇÃO PROVISÓRIA E EXECUÇÃO DEFINITIVA DE TÍTULO JUDICIAL Art. 475-I, 1º e art. 475-O do CPC. É definitiva a execução, nos termos do art. 475-I, 1º, de uma sentença cível transitada em julgada, mas será provisória se a sentença cível estiver sendo atacada através de um recurso recebido apenas no efeito devolutivo. O CPC só tratou das sentenças cíveis, todavia não apenas elas são títulos executivos. Existem outros títulos, como por exemplo: sentença penal, arbitral, estrangeira. De acordo com o entendimento uníssono, a execução de sentença penal, arbitral e estrangeira é sempre definitiva. Não existe execução provisória nessas três modalidades. 4. PRINCÍPIOS QUE NORTEIAM A EXECUÇÃO PROVISÓRIA art. 475-O do CPC a) A execução provisória se processa do mesmo modo que a execução definitiva, com uma diferença: tanto na execução provisória quanto na definitiva, há alienação de bens e há levantamento de depósito em dinheiro, todavia, na execução provisória a regra é que tem que prestar caução tanto para que haja alienação de bens quanto para que haja o levantamento do depósito em dinheiro. Essa caução poderá ser tanto real quanto fidejussória. Há duas exceções onde a caução pode ser dispensada: Nas execuções de alimentos com valor de até 60 salários mínimos, o magistrado poderá dispensar a prestação de caução se o alimentando demonstrar a condição de necessitado. Considerações: Os alimentos a que a exceção se refere são tanto os alimentos oriundos de parentesco quanto os alimentos oriundos de atos ilícitos. Não é por ser credor de alimentos que o legislador presumiu a condição de necessitado do alimentando, a condição deve ser comprovada. Quanto à prova, há dois posicionamentos: 6

7 7 PROCESSO CIVIL - bastaria a declaração de pobreza; - esta prova deve ser feita através de contra-cheque, declarações de renda. Sendo negado seguimento a um recurso especial ou a um recurso extraordinário, estando pendente de julgamento um Agravo de Instrumento, o magistrado pode dispensar a caução, pois a chance de reversão da decisão é muito pequena. Todavia, nesta mesma hipótese, se o magistrado entender que o devedor pode sofrer um dano irreparável, ele poderá exigir a caução. b) Retorno das partes ao status quo anterior quando revogado o provimento que estiver sendo executado, ou seja, se houver penhora, haverá o cancelamento da penhora. Se já tiver havido a alienação de bens, cancela a hasta? Não é possível cancelar a hasta. Realizada a alienação de bens com a perfectibilização desta venda, o direito do devedor se resolve em perdas e danos frente ao credor. Essas perdas e danos serão apurados em sede de liquidação e, posteriormente, haverá a execução, ou seja, o devedor não precisará ajuizar uma ação de reparação de danos contra o credor. Essa liquidação é feita por arbitramento. c) De acordo com o entendimento dominante, a responsabilidade civil do credor na execução provisória é de natureza objetiva. Credor que executa provisoriamente e aliena patrimônio assume o risco de causar prejuízo ao devedor. 5. PROCESSAMENTO DA EXECUÇÃO PROVISÓRIA DE TÍTULOS JUDICIAIS A execução provisória não se processa mais por carta de sentença (revogada). Hoje a execução provisória é desencadeada através de requerimento que deve estar instruído com translado de peças, elencadas no parágrafo 3º do art. 475-O. A polêmica reside na possibilidade da incidência de multa de 10% na execução provisória, sendo que a matéria não foi definitivamente julgada pelo STJ (Pleno). Poderá haver duas espécies de decisões: Para os autores que atrelam essa multa ao trânsito em julgado, como faz o STJ, entendem que ela não incide na execução provisória, pois ainda não existe o trânsito em julgado. Aqueles que não atrelam a multa ao trânsito em julgado, sustentam que haveria a incidência da multa também em sede de execução provisória. 6. LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA A liquidação de sentença não tem mais a natureza de ação, ela é meramente incidental, é um prolongamento da fase de conhecimento, é uma mera fase. Razões: previsão no art. 475-A e H, desencadeada por requerimento, a parte contrária é intimada para se manifestar, e porque, da decisão que julgar a liquidação, cabe Agravo de Instrumento.

8 Legitimação para desencadear uma liquidação: tanto o devedor quanto o credor, via de regra a legitimação é do credor. ESPÉCIES DE LIQUIDAÇÃO a) Liquidação por artigos A liquidação por artigos será realizada sempre que houver a necessidade de se provar um fato novo. Há dois tipos de fatos novos que podem desencadear esse tipo de liquidação: * fato ocorrido após a sentença; * fato que na verdade é velho, mas que não foi provado na fase de conhecimento. b) Liquidação por arbitramento A liquidação por arbitramento será realizada quando for determinada na sentença ou ainda, quando for da natureza da obrigação e quando não depender da prova de um fato novo. Se o juiz determinar na sentença que a liquidação é por arbitramento e, se chegar a conclusão que deve se provar fato novo, súmula 344 do STJ, a liquidação de modo diverso do que tiver sido determinado na sentença não viola a coisa material, assim, é possível. A liquidação por artigos segue o procedimento comum, art. 475-F. O procedimento comum é composto por dois ritos: ordinário e sumário. De acordo com o entendimento dominante, o rito que será seguido subsidiariamente na liquidação por artigos será o mesmo rito que gerou a sentença liquidanda. NATUREZA DO PROVIMENTO DA DECISÃO QUE JULGAR A LIQUIDAÇÃO a) O primeiro posicionamento, que não aceita que o conceito de sentença tenha se modificado, aduz que, como o recurso é o Agravo de Instrumento, o provimento teria natureza de interlocutória. Conseqüência: não transita em julgado e não cabe rescisória. b) O posicionamento que aceita a nova concepção de sentença entende que se trata de uma execução de sentença porque quando o juiz fixa valor, ele resolve mérito. Se for sentença transita em julgado e, conseqüentemente, caberá o ajuizamento de uma ação rescisória. CONTEÚDO EFICACIAL PREDOMINANTE DO PROVIMENTO Sobre o tema há três posicionamentos: a) se trata de uma decisão com natureza declaratória. Cândido Rangel Dinamarco afirma que apenas as ações declaratórias é que possibilitam que o autor seja 8

9 autor e também possa ser réu, pois tanto o credor como o devedor podem desencadeá-la. Essa posição não é a dominante. b) A posição majoritária e possui três desdobramentos: Pontes de Miranda afirma que essa decisão é integrativa, o magistrado faz muito mais do que só declarar, essa decisão complementa algo que falta na condenatória. Dinamarco critica Pontes afirmando que não existe decisão integrativa. Ovídio afirma que, quando Pontes se refere a natureza integrativa, ele está se referindo ao efeito constitutivo, esta é a posição adotada pelo Ministro Teori Zavaski e Araken de Assis. Nelson Nery afirma que ela é integrativaconstitutiva. c) A terceira posição sustenta a tese da liquidação zero, aceita pelo TRF e STJ. Essa posição afirma que a decisão é condenatória, Calamedrei diz que verdadeira condenatória é a decisão que julgar a liquidação, porque segundo ele a sentença liquidanda é uma falsa condenatória, uma vez que é possível concluir que nenhum valor é devido. Ovídio discorda deste entendimento, pois se nenhum valor é devido essa sentença não deveria ter sido de procedência, mas de improcedência. Essa teoria é aplicada na prática B SENTENÇAS QUE DEPENDAM DE CÁLCULO ARITMÉTICO ART. Nestas sentenças, via de regra o credor é quem faz a memória discriminada e anexa ao requerimento. Alguns chamam esse cálculo de liquidação por cálculo. Hipóteses em que este cálculo pode ser feito por contador: No caso de beneficiários de AJG, havendo complexidade no cálculo. Isso é antes da execução. É possível a remessa ao contador se a Fazenda Pública for parte, pois há interesse que o cálculo seja o mais correto possível. Nessa hipótese, ainda não houve desencadeamento da execução. Na hipótese do magistrado entender que o cálculo apresentado pelo credor não está correto, o juiz pode remeter ao contador para conferência. Se o Contador divergir do valor, minorando-o, e o credor concordar, a execução prosseguirá pelo valor encontrado pelo contador e a penhora será realizada por este valor. Se o Contador divergir do valor, minorando-o, e o credor não concordar, a execução prosseguirá pelo valor encontrado pelo credor, mas a penhora será realizada pelo valor do Contador. Posteriormente, chegando-se à conclusão que o credor estava certo e o Contador errado, o credor poderá buscar um reforço de penhora.

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Cumprimento de sentença II. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Cumprimento de sentença II. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Cumprimento de sentença II Prof. Luiz Dellore 1. Liquidação de sentença: cabível quando o título não determinar exatamente o valor devido pela condenação. Enquanto estiver pendente

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. 1. Títulos Executivos Judiciais art. 475-N - continuação:

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. 1. Títulos Executivos Judiciais art. 475-N - continuação: 1 DIREITO PROCESSUAL CIVIL PONTO 1: Títulos Executivos Judiciais art. 475-N - continuação PONTO 2: Liquidação de sentença PONTO 3: Execução provisória e execução definitiva de título judicial PONTO 4:

Leia mais

Escola de Ciências Jurídicas-ECJ

Escola de Ciências Jurídicas-ECJ Posição legal Momento processual Necessidade, finalidade, objeto e limites Natureza jurídica Liquidação na pendência de recurso Liquidação concomitante com execução Modalidades Liquidação de sentença Sumário

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. 1. Introdução:

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. 1. Introdução: 1 DIREITO PROCESSUAL CIVIL PONTO 1: Introdução PONTO 2: Cumprimento de sentença nas execuções que tenham por objeto obrigação para pagamento PONTO 3: Impugnação PONTO 4: Títulos Executivos Judiciais art.

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Cumprimento de sentença. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Cumprimento de sentença. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Cumprimento de sentença Prof. Luiz Dellore 1. Finalidades dos processos 1.1 Processo de conhecimento: crise de incerteza 1.2 Processo de execução: crise de inadimplemento 2. Requisitos

Leia mais

Curso Preparatório para o Concurso Público do TRT 12. Noções de Direito Processual Civil Aula 5 Prof. Esp Daniel Teske Corrêa

Curso Preparatório para o Concurso Público do TRT 12. Noções de Direito Processual Civil Aula 5 Prof. Esp Daniel Teske Corrêa Curso Preparatório para o Concurso Público do TRT 12 Noções de Direito Processual Civil Aula 5 Prof. Esp Daniel Teske Corrêa Sumário Antecipação dos Efeitos da Tutela Teoria Geral da Execução Execução

Leia mais

TEORIA GERAL DA EXECUÇÃO ESPÉCIES DOS MEIOS DE EXECUTIVOS E CLASSIFICAÇÃO DAS AÇÕES EXECUTIVAS

TEORIA GERAL DA EXECUÇÃO ESPÉCIES DOS MEIOS DE EXECUTIVOS E CLASSIFICAÇÃO DAS AÇÕES EXECUTIVAS 1 TEORIA GERAL DA EXECUÇÃO ESPÉCIES DOS MEIOS DE EXECUTIVOS E CLASSIFICAÇÃO DAS AÇÕES EXECUTIVAS Prof. Luis Fernando Alves www.professorluisfernando.jur.adv.br 2 2. ESPÉCIES DE MEIOS EXECUTIVOS 2.1. QUANDO

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Do Cumprimento Provisório da Sentença que Reconhece a Exigibilidade de Obrigação de Pagar Quantia Certa Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual

Leia mais

PROCESSO CIVIL DRA. JAQUELINE MIELKE SILVA PONTO 1: EXECUÇÕES

PROCESSO CIVIL DRA. JAQUELINE MIELKE SILVA PONTO 1: EXECUÇÕES 1 PROC. CIVIL PONTO 1: EXECUÇÕES PONTO 2: a) INEXIGIBILIDADE DO TÍTULO, TÍTULOS EXECUTIVOS JUDICIAIS E SEUS DESDOBRAMENTOS PONTO 3: b) PRINCÍPIOS QUE NORTEIAM A EXECUÇÃO PROVISÓRIA, LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução trabalhista Formas de defesa na Execução. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução trabalhista Formas de defesa na Execução. Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução trabalhista Formas de defesa na Execução Prof ª. Eliane Conde Embargos a Execução Constituem ação de conhecimento incidental ao processo de execução. O executado

Leia mais

1. CONTINUAÇÃO TUTELA ANTECIPADA. Responsabilidade civil pela concessão de efeitos antecipatórios:

1. CONTINUAÇÃO TUTELA ANTECIPADA. Responsabilidade civil pela concessão de efeitos antecipatórios: 1 PROCESSO CIVIL PONTO 1: Continuação Tutela Antecipada PONTO 2: Tutela Antecipada da Parcela Incontroversa PONTO 3: Tutela Antecipada Específica PONTO 4: Medidas Coercitivas 1. CONTINUAÇÃO TUTELA ANTECIPADA

Leia mais

Cumprimento provisório da sentença e competência do Juizado Especial Fazendário

Cumprimento provisório da sentença e competência do Juizado Especial Fazendário Cumprimento provisório da sentença e competência do Juizado Especial Fazendário A Lei n 12.153/09, ao disciplinar os Juizados Especiais Fazendários, omitiu-se quanto ao cumprimento da sentença, porém,

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 17 Do cumprimento de sentença que reconhece a exigibilidade de obrigação de pagar quantia certa. Do Cumprimento definitivo da sentença que reconhece a exigibilidade de obrigação de pagar quantia certa.

Leia mais

Ação civil ex delicto

Ação civil ex delicto Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Ação civil ex delicto Gustavo Badaró aula de 02.08.2016 1. Noções Gerais PLANO DA AULA 2. Formas de satisfação do dano causado pelo crime 3. Sistemas de

Leia mais

Aula 101. Julgamento conforme o estado do processo (Parte II):

Aula 101. Julgamento conforme o estado do processo (Parte II): Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Julgamento conforme o Estado do Processo (Parte II) / 101 Professor: Edward Carlyle Monitora: Laryssa Marques Aula 101 Julgamento conforme

Leia mais

Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Revisão Criminal. Gustavo Badaró aula de

Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Revisão Criminal. Gustavo Badaró aula de Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Revisão Criminal Gustavo Badaró aula de 10.11.2015 PLANO DA AULA 1. Noções gerais 2. Condições da ação 3. Pressupostos processuais 4. Procedimento 1. NOÇÕES

Leia mais

Aula 17. Competência Internacional Parte II

Aula 17. Competência Internacional Parte II Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Competência Internacional (Parte II) / 17 Professor: Edward Carlyle Monitora: Laryssa Marques Aula 17 Competência Internacional Parte

Leia mais

Reunião Técnica ANEFAC. Execução e Anulação de Sentença Arbitral. Palestrante: Elis Wendpap

Reunião Técnica ANEFAC. Execução e Anulação de Sentença Arbitral. Palestrante: Elis Wendpap Reunião Técnica ANEFAC Execução e Anulação de Sentença Arbitral Palestrante: Elis Wendpap elis.wendpap@veirano.com.br Arbitragem Marco legal no Brasil: Lei n. 9.307/1996 Supremo Tribunal Federal, 2001:

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 12/06/2018). Cumprimento de sentença.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 12/06/2018). Cumprimento de sentença. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 12/06/2018). Cumprimento de sentença. Impugnação. Impugnação é o meio de defesa do executado para proteger seus interesses.

Leia mais

JUIZADO ESPECIAL CÍVEL (JEC)

JUIZADO ESPECIAL CÍVEL (JEC) JUIZADO ESPECIAL CÍVEL (JEC) LEI Nº 9.099, DE 26 DE SETEMBRO DE 1995. Características do Juizado Especial Cível 1. Oralidade 2. Simplicidade 3. Informalidade 4. Economia processual 5. Celeridade 6. Conciliação

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL 1 DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL PONTO 1: Sentença SENTENÇA, COISA JULGADA A aula terá o seguinte enfoque: - Definição de sentença - Modificação da sentença - Efeitos da sentença - Tutela

Leia mais

PROCESSO CIVIL V 12/05/2019 AULA 9. CUMPRIMENTO DE SENTENÇA - Introdução. Denis Domingues Hermida I- INTRODUÇÃO

PROCESSO CIVIL V 12/05/2019 AULA 9. CUMPRIMENTO DE SENTENÇA - Introdução. Denis Domingues Hermida I- INTRODUÇÃO PROCESSO CIVIL V AULA 9 CUMPRIMENTO DE SENTENÇA - Introdução Denis Domingues Hermida I- INTRODUÇÃO 1) ARTIGOS DO CPC QUE TRATAM DO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA Artigos 523 a 527 : tratam do cumprimento de sentença

Leia mais

Aula 06. Terceiro é todo aquele que não é parte. Explicando de outra forma: quem não participa do processo é terceiro.

Aula 06. Terceiro é todo aquele que não é parte. Explicando de outra forma: quem não participa do processo é terceiro. Turma e Ano: Curso de Direito Processual Civil 2015 módulo B Matéria / Aula: Classificação dos terceiros/ Sentença no Mandado de Segurança/ Relativização da Coisa Julgada Material/ Conflito de Coisa Julgada/

Leia mais

Aula 03. Execução. Título executivo judicial (art. 475-N, CPC) e título executivo extrajudicial (art. 585, CPC)

Aula 03. Execução. Título executivo judicial (art. 475-N, CPC) e título executivo extrajudicial (art. 585, CPC) Turma e Ano: Magistratura Estadual 2015/2016 Matéria / Aula: Processo Civil 03 Professor: Raphael Corrêa Monitor: Yasmin Aula 03 Execução Panorama Histórico da Execução A Execução teve relevantes mudanças

Leia mais

XVII EXAME UNIFICADO 2ª Fase Civil #ProfessorAoVivo em 12/1/2016 PROFESSOR AO VIVO. Revisão Prof. Darlan Barroso Estudo Dirigido Execução GABARITO

XVII EXAME UNIFICADO 2ª Fase Civil #ProfessorAoVivo em 12/1/2016 PROFESSOR AO VIVO. Revisão Prof. Darlan Barroso Estudo Dirigido Execução GABARITO PROFESSOR AO VIVO Revisão Prof. Darlan Barroso Estudo Dirigido Execução GABARITO 1) Após tramitar perante juízo criminal competente, Maria foi condenada pela prática de crime de dano. A sentença penal

Leia mais

NOVO CPC. COISA JULGADA INCONSTITUCIONAL E AÇÃO RESCISÓRIA - REVOGAÇÃO DO PRAZO DECADENCIAL DE SEU TRÂNSITO EM JULGADO.

NOVO CPC. COISA JULGADA INCONSTITUCIONAL E AÇÃO RESCISÓRIA - REVOGAÇÃO DO PRAZO DECADENCIAL DE SEU TRÂNSITO EM JULGADO. NOVO CPC. COISA JULGADA INCONSTITUCIONAL E AÇÃO RESCISÓRIA - REVOGAÇÃO DO PRAZO DECADENCIAL DE SEU TRÂNSITO EM JULGADO. José Alberto Couto Maciel. Da Academia Nacional de Direito do Trabalho. A coisa julgada,

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Do Cumprimento da Sentença Disposições Gerais e Do Cumprimento Provisório da Sentença que Reconhece a Exigibilidade de Obrigação de Pagar Quantia Certa Professor Giuliano Tamagno

Leia mais

LEI Nº , DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

LEI Nº , DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005. LEI Nº 11.232, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, Altera a Lei nº 5.869, de 11 de janeiro de 1973 Código de Processo Civil, para estabelecer a fase de cumprimento das sentenças no processo

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. O Tribunal Superior pode reconhecer de ofício ou por meio de

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. O Tribunal Superior pode reconhecer de ofício ou por meio de CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. Aula 22-05-2017 Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Repetitividade no RESP e no REXT: provocação. O Tribunal Superior pode reconhecer de ofício ou

Leia mais

TÍTULO EXECUTIVO PRINCÍPIO DA TAXATIVIDADE DOS TÍTULOS EXECUTIVOS

TÍTULO EXECUTIVO PRINCÍPIO DA TAXATIVIDADE DOS TÍTULOS EXECUTIVOS TÍTULO EXECUTIVO A execução depende de um título executivo. O título executivo consiste numa espécie de bilhete de ingresso, sem o qual o credor não pode valer-se do procedimento executivo. Ele é o documento

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Do Do Cumprimento de Sentença que Reconheça a Exigibilidade de Obrigação de Prestar Alimentos e Do Cumprimento de Sentença que Reconheça a Exigibilidade de Obrigação de Pagar Quantia

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Cumprimento de sentença - títulos executivos judiciais Bruno Soares de Souza * Para que se promova uma execução é necessário que o credor preencha alguns requisitos de ordem processual,

Leia mais

Em várias situações a legislação consagra da junção das jurisdições civil e criminal.

Em várias situações a legislação consagra da junção das jurisdições civil e criminal. Ação civil ex delicto Objetivo: Propiciar a reparação do dano causado pelo delito. Sentença penal condenatória e reparação do dano Art. 91, I, CP: Obrigação de indenizar o dano Art. 63, CPP e 475-N, II,

Leia mais

Compensação tributária e cumprimento de sentença: implicações da identificação dessas figuras. Rodrigo Dalla Pria Mestre e Doutor PUC/SP

Compensação tributária e cumprimento de sentença: implicações da identificação dessas figuras. Rodrigo Dalla Pria Mestre e Doutor PUC/SP Compensação tributária e cumprimento de sentença: implicações da identificação dessas figuras Rodrigo Dalla Pria Mestre e Doutor PUC/SP DO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA QUE RECONHEÇA A EXIGIBILIDADE DE OBRIGAÇÃO

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Atualização 1: para ser juntada na pág. 736 do Livro Principais Julgados de 2016 Depois da conclusão do julgado "STJ. 4ª Turma. REsp 1.261.856/DF, Rel. Min. Marco Buzzi, julgado

Leia mais

- AÇÃO RESCISÓRIA - ensejo a um novo processo. Trata-se de uma extensão do. direito de ação, que inicia o procedimento no 2º grau.

- AÇÃO RESCISÓRIA - ensejo a um novo processo. Trata-se de uma extensão do. direito de ação, que inicia o procedimento no 2º grau. Turma e Ano: Flex B (2013) Matéria / Aula: Processo Civil / Aula 22 Professor: Edward Carlyle Conteúdo: Ação Rescisória: 1. Conceito; 2. Fases; 3. Natureza Jurídica; 4. Judicium Rescidens e Judicium Rescissorium;

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Execução Fiscal e Processo Tributário. Ação Anulatória Parte 2. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Execução Fiscal e Processo Tributário. Ação Anulatória Parte 2. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Execução Fiscal e Processo Tributário Parte 2 Competência Ação anulatória e a ação de embargos A ação anulatória, para o STJ, poderá ser utilizada antes, durante a execução fiscal e

Leia mais

FASE DE LIQUIDAÇÃO E EXECUÇÃO DO NCPC. Prof. Samantha Marques

FASE DE LIQUIDAÇÃO E EXECUÇÃO DO NCPC. Prof. Samantha Marques FASE DE LIQUIDAÇÃO E EXECUÇÃO DO NCPC Prof. Samantha Marques O que se tem de novo? A forma de cumprimento da sentença, nas obrigações de pagar quantia certa, poderá ser realizado de forma provisória ou

Leia mais

Aula 14. EMBARGOS INFRINGENTES E DE NULIDADE (art. 609, parágrafo único, CPP)

Aula 14. EMBARGOS INFRINGENTES E DE NULIDADE (art. 609, parágrafo único, CPP) Turma e Ano: Regular 2015 / Master B Matéria / Aula: Direito Processual Penal / Aula 14 Professor: Elisa Pittaro Monitora: Kelly Soraia Aula 14 EMBARGOS INFRINGENTES E DE NULIDADE (art. 609, parágrafo

Leia mais

AULA ) Competência de 1 Grau para exame da Tutela Provisória. 12.8) Natureza Jurídica da Decisão da Tutela Provisória

AULA ) Competência de 1 Grau para exame da Tutela Provisória. 12.8) Natureza Jurídica da Decisão da Tutela Provisória Turma e Ano: Master A (2015) 06/07/2015 Matéria / Aula: Direito Processual Civil / Aula 23 Professor: Edward Carlyle Silva Monitor: Alexandre Paiol CONTEÚDO DA AULA: Tutela provisória : AULA 23 12.7) Competência

Leia mais

Matéria / Aula: Processo Civil / Aula 5 (Ministrada em 04/08/2014)

Matéria / Aula: Processo Civil / Aula 5 (Ministrada em 04/08/2014) TURMA e ANO: TURMÃO ESTADUAL FLEX B 2014 Matéria / Aula: Processo Civil / Aula 5 (Ministrada em 04/08/2014) Professor Edward Carlyle Conteúdo: Art. 472 do CPC (Segunda Parte). Classificação dos Terceiros.

Leia mais

A Nova Etapa da Reforma do Código de Processo Civil. Comentários sistemáticos às Leis n , de , e , de

A Nova Etapa da Reforma do Código de Processo Civil. Comentários sistemáticos às Leis n , de , e , de CASSIO SCARPINELLA BUENO Mestre, Doutor e livre-docente em direito processual civil pela PUC/SP Professor de direito processual civil na graduação, especialização, mestrado e doutorado da PUC/SP A Nova

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução trabalhista Execução Contra a Fazenda Pública. Precatórios e RPV. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução trabalhista Execução Contra a Fazenda Pública. Precatórios e RPV. Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução trabalhista Execução Contra a Fazenda Pública. Precatórios e RPV Prof ª. Eliane Conde A Fazenda Pública, nos termos do artigo 910 do CPC, estará dispensada de garantir

Leia mais

Introdução - Prática Penal IV Revisão Criminal. Aula 1

Introdução - Prática Penal IV Revisão Criminal. Aula 1 Introdução - Prática Penal IV Revisão Criminal Aula 1 PRÁTICA PENAL IV CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Bibliografia da Ementa INTRODUÇÃO AO TEMA A revisão criminal é instrumento processual que pode ser utilizado

Leia mais

PONTO 1: Sentença 1. SENTENÇA

PONTO 1: Sentença 1. SENTENÇA 1 PROCESSO CIVIL PONTO 1: Sentença 1. SENTENÇA 1.1 CONCEITO DE SENTENÇA Na sistemática anterior a Lei n. 11.232/05, que introduziu o chamado cumprimento de sentença, a sentença era o ato que sempre terminava

Leia mais

Aula de Exercícios. Data: 29/11/2013. Aula 3. Professor: Rodrigo Chindelar. Banca FCC

Aula de Exercícios. Data: 29/11/2013. Aula 3. Professor: Rodrigo Chindelar. Banca FCC Aula de Exercícios Data: 29/11/2013 Aula 3 Professor: Rodrigo Chindelar Banca FCC Tema 3: Cumprimento de sentença e Execução por quantia certa contra devedor solvente 1) CUMPRIMENTO DE SENTENÇA - Cumprimento

Leia mais

AÇÃO RESCISÓRIA NO JEF. ESTER MORENO DE MIRANDA VIEIRA

AÇÃO RESCISÓRIA NO JEF. ESTER MORENO DE MIRANDA VIEIRA AÇÃO RESCISÓRIA NO JEF ESTER MORENO DE MIRANDA VIEIRA Ester.vieira@globo.com POSSIBILIDADE DE AÇÃO RESCISÓRIA EM RELAÇÃO AS AÇÕES TRAMITARAM PERANTE O JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS? A CONSTITUIÇÃO FEDERAL

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimento Penal Sentença e Coisa Julgada Prof. Gisela Esposel - Previsão legal: artigo 381 e seguintes do CPP Sentença e Coisa Julgada - Através da sentença, o juiz julga definitivamente

Leia mais

Ação Anulatória do Débito Fiscal

Ação Anulatória do Débito Fiscal Ação Anulatória do Débito Fiscal RUBENS KINDLMANN Previsão Legal Art. 38 - A discussão judicial da Dívida Ativa da Fazenda Pública só é admissível em execução, na forma desta Lei, salvo as hipóteses de

Leia mais

Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce - FADIVALE. Prof.ª Dra. Teodolina Batista S. C. Vitório. 2º Semestre/ 2018

Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce - FADIVALE. Prof.ª Dra. Teodolina Batista S. C. Vitório. 2º Semestre/ 2018 Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce - FADIVALE Prof.ª Dra. Teodolina Batista S. C. Vitório 2º Semestre/ 2018 A Justiça, toda ela é substância humana, seus agentes, os que a buscam, os problemas que

Leia mais

Aula 04 CONTROLE DIFUSO ANÁLISE TEÓRICA

Aula 04 CONTROLE DIFUSO ANÁLISE TEÓRICA Turma e Ano: 2016 (Master A) Matéria / Aula: Controle de Constitucionalidade Avançado - 04 Professor: Marcelo Leonardo Tavares Monitor: Paula Ferreira Aula 04 CONTROLE DIFUSO ANÁLISE TEÓRICA Conceito A

Leia mais

JUIZADOS ESPECIAIS PROFESSOR: JOSÉ HENRIQUE MOUTA (www.henriquemouta.com.br)

JUIZADOS ESPECIAIS PROFESSOR: JOSÉ HENRIQUE MOUTA (www.henriquemouta.com.br) JUIZADOS ESPECIAIS 19.11.15. PROFESSOR: JOSÉ HENRIQUE MOUTA (www.henriquemouta.com.br) 1. PRINCÍPIOS INFORMADORES DO SISTEMA DOS JUIZADOS ESPECIAIS A) Oralidade. - prevalência da palavra falada sobre a

Leia mais

PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS

PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS Sumário 1 Jurisdição 1.1 Introdução 1.2 Conceito e características 1.3 Divisão da jurisdição 1.4 Organização judiciária 2 Direito Processual Civil PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS 2.1 Conceito e delimitação

Leia mais

A1-AT392 10/2/2010 TJ-RS. Tópicos de Legislação Matéria Cível e Processual. Brasília

A1-AT392 10/2/2010 TJ-RS. Tópicos de Legislação Matéria Cível e Processual. Brasília A1-AT392 10/2/2010 TJ-RS Tópicos de Legislação Matéria Cível e Processual Brasília 2010 2010 Vestcon Editora Ltda. Todos os direitos autorais desta obra são reservados e protegidos pela Lei nº 9.610, de

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Coisa Julgada. Professor Rafael Menezes

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Coisa Julgada. Professor Rafael Menezes DIREITO PROCESSUAL CIVIL Coisa Julgada Professor Rafael Menezes Conceitos Gerais Substantivista (Kolher) Processualista (Stein) Carnelutti Imperatividade Liebman Imutabilidade Art. 467. Denomina-se coisa

Leia mais

IUS RESUMOS. Da Ação Civil Ex Delicto. Organizado por: Max Danizio Santos Cavalcante

IUS RESUMOS. Da Ação Civil Ex Delicto. Organizado por: Max Danizio Santos Cavalcante Da Ação Civil Ex Delicto Organizado por: Max Danizio Santos Cavalcante SUMÁRIO I DA AÇÃO CIVIL EX DELICTO... 3 1. Noções introdutórias... 3 1.1 Modalidades de ação civil ex delicto... 4 2. Legitimidade...

Leia mais

03/11/2018. Professor Hugo Penna

03/11/2018. Professor Hugo Penna Professor Hugo Penna hugopenna@ch.adv.br 1 Art. 786. A execução pode ser instaurada caso o devedor não satisfaça a obrigação certa, líquida e exigível consubstanciada em título executivo. Parágrafo único.

Leia mais

É preciso diferenciar a natureza jurídica da antecipação de tutela da decisão de antecipação de tutela, não sendo expressões sinônimas.

É preciso diferenciar a natureza jurídica da antecipação de tutela da decisão de antecipação de tutela, não sendo expressões sinônimas. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Civil / Aula 24 Professor: Edward Carlyle Conteúdo: Antecipação de Tutela: Efetividade, Momento do Requerimento; Revogação e Modificação; Fungibilidade;

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 16 Da sentença e da coisa julgada. Dos elementos e dos efeitos da sentença. Da remessa necessária. Do julgamento das ações relativas às prestações de fazer, de não fazer e de entregar coisa. Da coisa

Leia mais

Bruno Takahashi 04/08/2017

Bruno Takahashi 04/08/2017 Relatividade da Coisa Julgada? Bruno Takahashi 04/08/2017 Segurança Art. 5º Jurídica (...) XXXVI - a lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada Art. 5º Justiça (...)

Leia mais

Tutelas Provisórias - de urgência e de evidência no CPC.

Tutelas Provisórias - de urgência e de evidência no CPC. Tutelas Provisórias - de urgência e de evidência no CPC. Disposições gerais Art. 294. A tutela provisória pode fundamentar-se em urgência ou evidência. Parágrafo único. A tutela provisória de urgência,

Leia mais

Embargos à Execução e Embargos de Terceiros

Embargos à Execução e Embargos de Terceiros Direito Processual do Trabalho Embargos à Execução e Embargos de Terceiros Os embargos são obstáculos que o devedor procura antepor à execução proposta pelo credor. Art. 884: Garantida a execução ou penhorados

Leia mais

Sumário. Introdução. Parte Geral. 1 Normas fundamentais do processo civil. 2 Aplicação das normas processuais

Sumário. Introdução. Parte Geral. 1 Normas fundamentais do processo civil. 2 Aplicação das normas processuais Sumário Introdução Parte Geral 1 Normas fundamentais do processo civil 2 Aplicação das normas processuais 3 Institutos fundamentais do direito processual 3.1 Processo 3.2 Jurisdição 3.3 Ação 4 Limites

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Noções gerais da execução com advento da Lei 11.232/05 Jeordane Quintino Faria Como citar este artigo: FARIA,Jeordane Quintino. Noções gerais da execução com advento da lei 11.232/05.

Leia mais

PROCESSO DE EXECUÇÃO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA. Prof. Luis Fernando

PROCESSO DE EXECUÇÃO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA. Prof. Luis Fernando PROCESSO DE EXECUÇÃO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA Prof. Luis Fernando CPC, 475-L Art. 475-I. O cumprimento da sentença far-se-á conforme os arts. 461 e 461-A desta Lei ou, tratando-se de obrigação por quantia

Leia mais

ÍNDICE GERAL ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS APRESENTAÇÃO DA 19ª EDIÇÃO PREFÁCIO EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

ÍNDICE GERAL ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS APRESENTAÇÃO DA 19ª EDIÇÃO PREFÁCIO EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL ÍNDICE GERAL ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS APRESENTAÇÃO DA 19ª EDIÇÃO PREFÁCIO EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL ANOTADO LEGISLAÇÃO ESPECIAL SÚMULAS DOS TRIBUNAIS

Leia mais

SUMÁRIO 1. ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA

SUMÁRIO 1. ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA SUMÁRIO 1. ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA 1.1. Organização da Justiça do Trabalho 1.1.1. Introdução 1.1.2. Tribunal Superior do Trabalho 1.1.3. Tribunais Regionais do Trabalho 1.1.4. Juízes

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores GOMES VARJÃO (Presidente), NESTOR DUARTE E ROSA MARIA DE ANDRADE NERY.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores GOMES VARJÃO (Presidente), NESTOR DUARTE E ROSA MARIA DE ANDRADE NERY. PODER JUDICIÁRIO Registro: 2014.0000257943 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Agravo de Instrumento nº, da Comarca de São Paulo, em que é agravante ANTONIO LUIZ JOSÉ DE CARVALHO, é agravado

Leia mais

Sumário Capítulo 1 Prazos Capítulo 2 Incompetência: principais mudanças

Sumário Capítulo 1 Prazos Capítulo 2 Incompetência: principais mudanças Sumário Capítulo 1 Prazos 1.1. Forma de contagem: somente em dias úteis 1.2. Prática do ato processual antes da publicação 1.3. Uniformização dos prazos para recursos 1.4. Prazos para os pronunciamentos

Leia mais

- A petição inicial é a peça exordial para a inauguração do processo civil, independente do rito.

- A petição inicial é a peça exordial para a inauguração do processo civil, independente do rito. PROCEDIMENTO/RITO - Princípio da Inércia do Juiz: Considerando que é o julgador da demanda, o juiz não age de ofício nos processos, devendo sempre ser provocado. Dessa forma, faz-se necessária a iniciativa

Leia mais

Sumário PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS

Sumário PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS Sumário PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS 1 Jurisdição 1.1 Introdução 1.2 Conceito e características 1.3 Divisão da jurisdição 1.4 Organização judiciária 2 Direito Processual Civil 2.1 Conceito e delimitação

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Embargos do devedor Ulisses Gabriel O presente estudo tem como mote analisar o instituto dos embargos do devedor, mormente após o advento da Lei 11.232/05, analisando no primeiro

Leia mais

3 Institutos fundamentais do direito processual Processo Jurisdição Ação... 36

3 Institutos fundamentais do direito processual Processo Jurisdição Ação... 36 SUMÁRIO Introdução... 1 PARTE GERAL... 5 1 Normas fundamentais do processo civil... 7 2 Aplicação das normas processuais... 21 3 Institutos fundamentais do direito processual... 25 3.1 Processo... 25 3.2

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 10/12/2018. Alimentos.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 10/12/2018. Alimentos. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 10/12/2018. Alimentos. Observe a Lei 5.478/1968 que dispõe sobre ação de alimentos. 1 Garantia da justiça gratuita

Leia mais

SUMÁRIO A ESSÊNCIA DO CPC DE 2015 E AS NOVAS

SUMÁRIO A ESSÊNCIA DO CPC DE 2015 E AS NOVAS Sumário SUMÁRIO A ESSÊNCIA DO CPC DE 2015 E AS NOVAS TENDÊNCIAS PARA OS CONCURSOS PÚBLICOS... 15 CÓDIGO PROCESSUAL CIVIL... 37 PARTE GERAL LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS... 37 TÍTULO ÚNICO DAS NORMAS

Leia mais

Aula 20. CUMPRIMENTO DEFINITIVO DA SENTENÇA (obrigação de pagar quantia certa)

Aula 20. CUMPRIMENTO DEFINITIVO DA SENTENÇA (obrigação de pagar quantia certa) Turma e Ano: Curso de Direito Processual Civil 2015 módulo B Matéria / Aula: Cumprimento da sentença Aula 20 Professor: Edward Carlyle (Juiz Federal) Monitor: Lino Ribeiro Aula 20 CUMPRIMENTO DEFINITIVO

Leia mais

Aula 99. Revelia (Parte Final): Matérias que podem ser alegadas e examinadas mesmo no caso de revelia:

Aula 99. Revelia (Parte Final): Matérias que podem ser alegadas e examinadas mesmo no caso de revelia: Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Revelia (Parte final) / 99 Professor: Edward Carlyle Monitora: Laryssa Marques Aula 99 Revelia (Parte Final): Matérias que podem ser

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 A Situação Concreta Exposição da Situação Concreta e de suas mais de 50 Petições Vinculadas...1

Sumário. Capítulo 1 A Situação Concreta Exposição da Situação Concreta e de suas mais de 50 Petições Vinculadas...1 Sumário Capítulo 1 A Situação Concreta... 1 1.1. Exposição da Situação Concreta e de suas mais de 50 Petições Vinculadas...1 Capítulo 2 Petições Cíveis: Procedimento Comum... 7 2.1. Petição Inicial...7

Leia mais

Manual de Prática Trabalhista - 6ª Edição - Cinthia Machado de Oliveira. Título I PETIÇÃO INICIAL Capítulo I PETIÇÃO INICIAL EM DISSÍDIO INDIVIDUAL

Manual de Prática Trabalhista - 6ª Edição - Cinthia Machado de Oliveira. Título I PETIÇÃO INICIAL Capítulo I PETIÇÃO INICIAL EM DISSÍDIO INDIVIDUAL SUMÁRIO Título I PETIÇÃO INICIAL PETIÇÃO INICIAL EM DISSÍDIO INDIVIDUAL Fundamento legal... 15 Cabimento... 15 Espécies de ritos do processo do trabalho... 16 Rito sumário... 16 Rito sumaríssimo... 16

Leia mais

PLANO DE ENSINO EMENTA

PLANO DE ENSINO EMENTA PLANO DE ENSINO FACULDADE: Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais CURSO: DIREITO Período: 6º DISCIPLINA: Direito Processual Civil (Execução) Ano: 2017 CARGA HORÁRIA: 80 horas PRÉ-REQUISITO: Direito

Leia mais

II - AÇÃO RESCISÓRIA

II - AÇÃO RESCISÓRIA RELATOR : DESEMBARGADOR FEDERAL PAULO BARATA AUTOR : UNIAO FEDERAL / FAZENDA NACIONAL REU : GAIA SILVA ROLIM E ASSOCIADOS S/C ADVOCACIA E CONSULTORIA TRIBUTARIA E SOCIETARIA ADVOGADO : SEM ADVOGADO ORIGEM

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PRÁTICA FORENSE EM DIREITO DO CONSUMIDOR

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PRÁTICA FORENSE EM DIREITO DO CONSUMIDOR PRÁTICA FORENSE EM DIREITO DO CONSUMIDOR Aula de n. 65 - Réplica 1 DAS PROVIDÊNCIAS PRELIMINARES E DO SANEAMENTO Artigo 347 do Código de Processo Civil Findo o prazo para a contestação, o juiz tomará,

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AÇÃO MONITÓRIA ARTS. 700 E 702

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AÇÃO MONITÓRIA ARTS. 700 E 702 AÇÃO MONITÓRIA ARTS. 700 E 702 mandado. A palavra monitória significa ordem ou 1. Conceito de ação monitória A ação monitória possibilita ao credor que afirmar, com base em prova escrita sem eficácia de

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula 06 Competência - Condições da Ação - Elementos da Ação

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula 06 Competência - Condições da Ação - Elementos da Ação Aula 06 Competência - Condições da Ação - Elementos da Ação 1. Conceito de competência Capacidade é a maneira de se distribuir dentre os vários órgãos jurisdicionais, as atribuições relativas ao desempenho

Leia mais

ANDRÉ LUIZ M. BITTENCOURT.

ANDRÉ LUIZ M. BITTENCOURT. ANDRÉ LUIZ M. BITTENCOURT IMPORTÂNCIA DA ATRIBUIÇÃO DO VALOR DA CAUSA Art.291. Atodacausaserá atribuídovalorcerto,ainda que não tenha conteúdo econômico imediatamente aferível. IMPORTÂNCIA DA ATRIBUIÇÃO

Leia mais

Sumário CAPÍTULO 1 ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA CAPÍTULO 2 MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO... 59

Sumário CAPÍTULO 1 ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA CAPÍTULO 2 MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO... 59 CAPÍTULO 1 ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA... 21 1.1. Organização da Justiça do Trabalho... 21 1.1.1. Introdução... 21 1.1.2. Tribunal Superior do Trabalho... 21 1.1.3. Tribunais Regionais

Leia mais

A Execução Fiscal e o novo CPC. < competência > Prof. Mauro Luís Rocha Lopes

A Execução Fiscal e o novo CPC. < competência > Prof. Mauro Luís Rocha Lopes A Execução Fiscal e o novo CPC < competência > Prof. Mauro Luís Rocha Lopes LEF, art. 5º A competência para processar e julgar a execução da Dívida Ativa da Fazenda Pública exclui a de qualquer outro juízo,

Leia mais

CÉLIO ARMANDO JANCZESKI Professor de Direito

CÉLIO ARMANDO JANCZESKI Professor de Direito CÉLIO ARMANDO JANCZESKI Professor de Direito DIREITO PROCESSUAL TRIBUTÁRIO Editora OAB/SC Florianópolis, 2005 CATALOGAÇÃO NA FONTE J332d Janczeski, Célio Armando Direito Processual Tributário/Célio Armando

Leia mais

Aula 144. Os requisitos para atribuição de efeito suspensivo por decisão judicial são:

Aula 144. Os requisitos para atribuição de efeito suspensivo por decisão judicial são: Curso/Disciplina: Direito Processual Civil (NCPC) Aula: Efeito Suspensivo dos Recursos (Parte II). Professor (a): Edward Carlyle Monitor (a): Tathyana Lopes 1. Do Efeito Suspensivo: Aula 144. É o efeito

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 26/06/2018).

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 26/06/2018). CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 26/06/2018). Cumprimento de sentença que reconheça obrigação de fazer, não fazer ou restituir (art. 536 e seguintes

Leia mais

A Nova Reforma do CPC. Comentários à Lei n , de e à Lei n , de Freitas Bastos Editora

A Nova Reforma do CPC. Comentários à Lei n , de e à Lei n , de Freitas Bastos Editora CELSO MARCELO DE OLIVEIRA Membro do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial, do Instituto Brasileiro de Direito Bancário, do Instituto Brasileiro de Direito Societário, do Instituto Brasileiro de Política

Leia mais

SUMÁRIO A ESSÊNCIA DO CPC DE 2015 E AS NOVAS

SUMÁRIO A ESSÊNCIA DO CPC DE 2015 E AS NOVAS Sumário SUMÁRIO A ESSÊNCIA DO CPC DE 2015 E AS NOVAS TENDÊNCIAS PARA OS CONCURSOS PÚBLICOS CÓDIGO PROCESSUAL CIVIL PARTE GERAL LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS TÍTULO ÚNICO DAS NORMAS FUNDAMENTAIS

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Das Questões e Processos Incidentes Prof. Gisela Esposel - Questão incidente é o ponto controvertido que incide no curso do processo. - Questões prévias (gênero) apreciadas antes

Leia mais

SUMÁRIO SOBRE OS AUTORES E COLABORADOR... 5

SUMÁRIO SOBRE OS AUTORES E COLABORADOR... 5 Sumário SUMÁRIO SOBRE OS AUTORES E COLABORADOR... 5 LIVRO I DO PROCESSO DE CONHECIMENTO... 17 Título I Da jurisdição e da ação... 17 Ê ÊCapítulo I Da jurisdição... 17 Ê ÊCapítulo II Da ação... 22 Título

Leia mais

GEORGIOS ALEXANDRIDIS

GEORGIOS ALEXANDRIDIS GEORGIOS ALEXANDRIDIS Leiloeiro Oficial do Estado de São Paulo e Advogado Doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2016) Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2008) Especialista

Leia mais

JUSTIÇA ESTADUAL. CUSTAS INICIAIS Lei nº /2003. Taxa Judiciária Recolhimento Fundamentação / Observações

JUSTIÇA ESTADUAL. CUSTAS INICIAIS Lei nº /2003. Taxa Judiciária Recolhimento Fundamentação / Observações JUSTIÇA ESTADUAL Serviço Forense Preparo de iniciais, inclusive reconvenção e oposição Quando da satisfação da execução Litisconsórcio ativo voluntário inicial Litisconsorte ativo voluntário ulterior e

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimento Penal Procedimento comum sumaríssimo - Lei nº 9.099 de 1995 - Lei dos Juizados Especiais Criminais JECRIM Parte 2 Prof. Gisela Esposel - Artigo 62 da lei 9099/95.

Leia mais