PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AÇÃO MONITÓRIA ARTS. 700 E 702

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AÇÃO MONITÓRIA ARTS. 700 E 702"

Transcrição

1 AÇÃO MONITÓRIA ARTS. 700 E 702

2 mandado. A palavra monitória significa ordem ou

3 1. Conceito de ação monitória A ação monitória possibilita ao credor que afirmar, com base em prova escrita sem eficácia de título executivo, ter direito a exigir do devedor capaz pagamento de quantia em dinheiro, entrega de coisa fungível ou infungível, entrega de bem móvel ou imóvel e o adimplemento de obrigação de fazer ou de não fazer.

4 a) Pagamento por quantia em dinheiro b) Coisa fungível: é uma coisa que pode ser substituída por outra, da mesma espécie, qualidade e quantidade. Exs.: móveis, dinheiro

5 c) Coisa infungível: são exemplos de bens infungíveis as obras de arte, bens produzidos em série que foram personalizados, ou objetos raros dos quais restam um único exemplar. d) Entrega de bem móvel ou imóvel e) Inadimplemento da obrigação de fazer ou não fazer

6 2. Espécies de procedimento monitório a) Monitório puro: dispensa documento escrito, sem força executiva, que comprove a obrigação. b) Monitório documental: exige, para ajuizamento da ação, obrigação comprovada por documento escrito, sem força de título executivo.

7 OBSERVAÇÃO Aceitamos apenas a monitória documental. No entanto, o art. 700, 1º, do CPC, permite como prova escrita a prova oral documentada, produzida antecipadamente, ou seja, aceita-a por meio da produção antecipada de prova.

8 3. A propositura da monitória é facultativa O credor, com base em prova escrita sem eficácia de título executivo, pode optar pela propositura da monitória ou pela ação de cobrança. A ação monitória é vantajosa quando o réu não resiste à pretensão inicial.

9 4. Natureza da ação monitória A ação monitória é uma ação de conhecimento, de procedimento especial.

10 5. Requisito principal Documento sem eficácia de título executivo.

11 6. Títulos executivos extrajudiciais - Artigo 784 do CPC Exemplos: nota promissória, cheque, duplicata, documento particular assinado pelo devedor e por 2 (duas) testemunhas, contrato de seguro de vida em caso de morte etc.

12 7. Títulos executivos judiciais - Artigo 515 do CPC Exemplos: decisões preferidas no processo civil que reconheçam a exigibilidade de obrigação de pagar quantia, de fazer, de não fazer ou de entregar coisa, decisão homologatória de autocomposição judicial ou extrajudicial, formal e certidão de partilha etc.

13 ATENÇÃO Servem como documentos escritos aqueles que foram títulos executivos extrajudiciais, mas perderam a sua eficácia, por prescrição.

14 SÚMULA 299 DO STJ É admissível a ação monitória fundada em cheque prescrito.

15 ATENÇÃO Tanto a nota promissória quando o cheque prescritos permitem o ajuizamento da ação monitória no prazo de cinco anos, a contar da data da emissão do cheque ou do vencimento da nota promissória.

16 Súmula 503 do Superior Tribunal de Justiça O prazo para ajuizamento de ação monitória em face do emitente de cheque sem força executiva é quinquenal, a contar do dia seguinte à data de emissão estampada na cártula.

17 Súmula 504 do Superior Tribunal de Justiça O prazo para ajuizamento de ação monitória em face do emitente de nota promissória sem força executiva é quinquenal, a contar do dia seguinte ao vencimento do título.

18 ATENÇÃO Contratos de abertura de conta-corrente acompanhados dos extratos bancários não são dotados de eficácia executiva, mas podem ensejar o ajuizamento da ação monitória.

19 Súmula 233 do Superior Tribunal de Justiça O contrato de abertura de crédito, ainda que acompanhado de extrato da conta-corrente, não é título executivo.

20 Súmula 247 do Superior Tribunal de Justiça O contrato de abertura de crédito em contacorrente, acompanhado do demonstrativo de débito, constitui documento hábil para o ajuizamento da ação monitória.

21 ATENÇÃO Os contratos bilaterais de prestação de serviços podem embasar ação monitória, desde que acompanhado de comprovação de que o serviço foi prestado.

22 O credor com título executivo extrajudicial poderá também valer-se da ação monitória para obter título executivo judicial.

23 Artigo 785 do CPC A existência de título executivo extrajudicial não impede a parte de optar pelo processo de conhecimento, a fim de obter título executivo judicial.

24 8. Ação monitória contra a Fazenda Pública É admissível a ação monitória em face da Fazenda Pública (art. 700, 6º, do CPC.

25 Súmula 339 do Superior Tribunal de Justiça É cabível ação monitória contra a Fazenda Pública.

26 9. Procedimento A petição inicial será elaborada com base nos artigos 319 e 320 do CPC, observando que não haverá necessidade de se optar ou não pela audiência de conciliação ou mediação (art. 319, inc. VII, do CPC)

27 O autor deverá também obedecer aos requisitos do art. 700, 2º, do CPC, indicar: a) A importância devida, instruindo-a com memória de cálculo. b) O valor atual da coisa reclamada. c) O conteúdo patrimonial em discussão ou o proveito econômico perseguido.

28 ATENÇÃO O valor da causa deverá corresponder ao objeto da demanda.

29 INDEFERIMENTO DA PETIÇÃO INICIAL A petição inicial poderá ser indeferida por inépcia. Artigo 330 do CPC

30 A petição inicial será indeferida, quando for inepta: a) Considera-se inepta a inicial quando: Faltar-lhe pedido ou causa de pedir. O pedido for indeterminado. Da narração dos fatos não decorrer logicamente a conclusão. Contiver pedidos incompatíveis entre si.

31 Temos ainda como inépcia da inicial: a) A parte for manifestamente ilegítima. b) O autor carecer de interesse processual. c) Se o advogado estiver postulando em causa própria, deixar de informar isso ao juiz e colocar seu endereço na inicial para receber as intimações.

32 Ao receber ao inicial, o juiz de direito pode: a) Mandar emendá-la ou completá-la. b) Indeferi-la liminarmente.

33 10. Citação A citação na monitória pode ser realizada pelo mesmo modo do procedimento comum.

34 Art. 246 do CPC a) Correio b) Oficial de Justiça c) Edital (nomeação de curador especial) d) Meio eletrônico

35 Estando em termos a inicial, o juiz de direito não irá examinar os documentos, concluindo pela existência ou inexistência do débito. Nesse momento, o magistrado fará uma análise de admissibilidade da monitória.

36 Estando em termos a inicial, o juiz de direito determinará a expedição de mandado de pagamento, entrega da coisa ou cumprimento da obrigação de fazer ou não fazer, no prazo de quinze dias, dentro do qual o réu ainda deverá pagar os honorários advocatícios de 5% do valor da causa.

37 O réu poderá pagar ou embargar no prazo de 15 dias. O réu estará isento de custas processuais se cumprir o mandado no prazo.

38 Se o réu não pagar nem apresentar embargos no prazo de quinze dias, constituir-se-á o título executivo judicial.

39 ATENÇÃO Se a petição inicial não preencher os requisitos legais e, mesmo assim, o juiz mandar citar o réu para cumprir a obrigação ou opor embargos, caberá ação rescisória da sentença da ação monitória.

40 O réu poderá também, no prazo dos embargos, reconhecendo o crédito do credor, depositar trinta por cento do valor em execução, acrescido de custas e honorários advocatícios, requerendo que lhe seja permitido pagar o restante em até seis parcelas mensais, acrescidas de correção monetária e de juros de um por cento ao mês.

41 O credor será intimado para se manifestar sobre o preenchimento dos requisitos do depósito, e o juiz decidirá o requerimento em cinco dias.

42 Enquanto o juiz não apreciar o requerimento, o devedor terá de depositar as parcelas vincendas, facultando ao credor seu levantamento.

43 Deferida a proposta, o credor levantará a quantia depositada, e serão suspensos os atos executivos.

44 Indeferida a proposta, seguir-se-ão os atos executivos, mantido o depósito, que será convertido em penhora.

45 o juízo. Para opor embargos, o réu não precisa caucionar

46 Os embargos podem se fundar em matéria passível de alegação como defesa no procedimento comum.

47 Se o réu alegar que o autor pleiteia quantia superior à devida, deverá indicar o valor que entende ser correto, apresentando demonstrativo discriminado e atualizado da dívida.

48 A oposição dos embargos suspende a eficácia do mandado de pagamento, de entrega de coisa ou para a execução da obrigação de fazer ou de não fazer.

49 ATENÇÃO Se o embargante não apontar o valor correto ou não apresentar os demonstrativos, os embargos serão liminarmente rejeitados, se esse for o seu único fundamento, e, se houver outro fundamento, os embargos serão processados, mas o juiz deixará de examinar a alegação de excesso.

50 Opostos os embargos, o autor (embargado) será intimado para se manifestar no prazo de 15 (quinze) dias.

51 Na ação monitória admite-se a reconvenção, sendo vedado o oferecimento de reconvenção à reconvenção.

52 Rejeitados os embargos, constituir-se-á de pleno direito o título executivo judicial, prosseguindose a fase de cumprimento da sentença.

53 Cabe apelação contra a sentença que acolhe ou rejeita os embargos.

54 Iniciada a fase da execução, o executado será intimado para pagar o débito no prazo de 15 (quinze) dias. Escoado esse prazo, inicia-se o prazo de 15 (quinze) dias para impugnação. (Art. 525, 1º, do CPC)

55 A impugnação estará limitada às matérias enumeradas no art. 525, 1º, do CPC: a) Ilegitimidade de parte. b) Inexequibilidade do título ou inexigibilidade da obrigação. c) Penhora incorreta ou avaliação errônea.

56 d) Excesso de execução ou cumulação indevida de execuções. e) Incompetência absoluta ou relativa do juízo da execução. f) Qualquer causa modificativa ou extintiva da obrigação, como pagamento, novação, compensação, transação ou prescrição, desde que supervenientes à sentença.

Da divisão e demarcação de terras particulares. Da ação de dissolução parcial de sociedade. Do inventário e da partilha.

Da divisão e demarcação de terras particulares. Da ação de dissolução parcial de sociedade. Do inventário e da partilha. MÓDULO 20 Da divisão e demarcação de terras particulares. Da ação de dissolução parcial de sociedade. Do inventário e da partilha. Oposição Monitória AÇÃO DE DIVISÃO E DEMARCAÇÃO DE TERRAS PARTICULARES

Leia mais

Foi instituída no ordenamento jurídico brasileiro a partir da Lei. 9079/95, que incluiu os arts A, 1102-B e 1102-C no CPC/73.

Foi instituída no ordenamento jurídico brasileiro a partir da Lei. 9079/95, que incluiu os arts A, 1102-B e 1102-C no CPC/73. AÇÃO MONITÓRIA Observações iniciais Foi instituída no ordenamento jurídico brasileiro a partir da Lei. 9079/95, que incluiu os arts. 1102-A, 1102-B e 1102-C no CPC/73. No NCPC tal matéria é tratada nos

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (10/10/2018). Ação Monitória.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (10/10/2018). Ação Monitória. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (10/10/2018). Ação Monitória. Conceito: a ação monitória possibilita ao credor que afirmar, com

Leia mais

2. FORO COMPETENTE : Art. 46 do NCPC Pode haver foro de Eleição.

2. FORO COMPETENTE : Art. 46 do NCPC Pode haver foro de Eleição. AULA 10 Ação Monitória 1. CONCEITO: É um expediente que tem como finalidade eliminar o processo de conhecimento, permitindo que o credor de uma obrigação que possua prova escrita desta, sem força executiva,

Leia mais

PROCEDIMENTOS ESPECIAIS

PROCEDIMENTOS ESPECIAIS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS AÇÃO MONITÓRIA DA AÇÃO MONITÓRIA Art. 700. A ação monitória pode ser proposta por aquele que afirmar, com base em prova escrita sem eficácia de título executivo, ter direito de

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Do Cumprimento Provisório da Sentença que Reconhece a Exigibilidade de Obrigação de Pagar Quantia Certa Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Dos Embargos à Execução Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil DOS EMBARGOS À EXECUÇÃO Art. 914. O executado, independentemente de penhora,

Leia mais

Direito Processual Civil. Dos Embargos à Execução

Direito Processual Civil. Dos Embargos à Execução Direito Processual Civil Dos Embargos à Execução Embargos à Execução Os Embargos à Execução têm natureza de processo incidental que se manifesta por intermédio do exercício de uma ação incidental que se

Leia mais

FASE DE LIQUIDAÇÃO E EXECUÇÃO DO NCPC. Prof. Samantha Marques

FASE DE LIQUIDAÇÃO E EXECUÇÃO DO NCPC. Prof. Samantha Marques FASE DE LIQUIDAÇÃO E EXECUÇÃO DO NCPC Prof. Samantha Marques O que se tem de novo? A forma de cumprimento da sentença, nas obrigações de pagar quantia certa, poderá ser realizado de forma provisória ou

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 17 Do cumprimento de sentença que reconhece a exigibilidade de obrigação de pagar quantia certa. Do Cumprimento definitivo da sentença que reconhece a exigibilidade de obrigação de pagar quantia certa.

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Execução II defesa do executado. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Execução II defesa do executado. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Execução II defesa do executado Prof. Luiz Dellore PARTE ESPECIAL LIVRO II DO PROCESSO DE EXECUÇÃO TÍTULO I DA EXECUÇÃO EM GERAL TÍTULO II DAS DIVERSAS ESPÉCIES DE EXECUÇÃO TÍTULO

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil FREDERICO OLIVEIRA fjsdeoliveira@gmail.com twitter: @fredoliveira197 Skype: frederico.oliveira42 da Obrigação de r Título Extrajudicial Procedimento 1 opõe Suspensão da execução

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 20 AÇÃO MONITÓRIA. Cobrança de atendimento médico não coberto pelo plano de saúde

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 20 AÇÃO MONITÓRIA. Cobrança de atendimento médico não coberto pelo plano de saúde AULA 20 AÇÃO MONITÓRIA Cobrança de atendimento médico não coberto pelo plano de saúde 1 APRESENTAÇÃO DO CASO Ao ser atendido no hospital, o paciente assina Termo de Compromisso de Pagamento de Despesas

Leia mais

Embargos à Execução. Cabimento: Defesa do executado quando a execução está fundada em título executivo extrajudicial.

Embargos à Execução. Cabimento: Defesa do executado quando a execução está fundada em título executivo extrajudicial. AULA 6 Embargos à Execução Cabimento: Defesa do executado quando a execução está fundada em título executivo extrajudicial. Não obstante seja considerado como defesa, possui natureza jurídica de ação de

Leia mais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) 99112-3636 netobv@hotmail.com Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais 1 AÇÃO MONITÓRIA / CABIMENTO Art. 700. A ação monitória pode

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. PETIÇÃO INICIAL CÍVEL Artigo 319 do Código de Processo Civil

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. PETIÇÃO INICIAL CÍVEL Artigo 319 do Código de Processo Civil PETIÇÃO INICIAL CÍVEL Artigo 319 do Código de Processo Civil 1. Conceito de Petição Inicial Art. 319 do CPC 2. Requisitos da Petição Inicial a) Endereçamento b) Qualificação das partes c) Fato e fundamentos

Leia mais

Art O executado, independentemente de penhora, depósito ou caução, poderá opor-se à execução por meio de embargos.(redação dada pela Lei nº

Art O executado, independentemente de penhora, depósito ou caução, poderá opor-se à execução por meio de embargos.(redação dada pela Lei nº EMBARGOS À EXECUÇÃO Art. 736. O executado, independentemente de penhora, depósito ou caução, poderá opor-se à execução por meio de embargos.(redação dada pela Lei nº 11.382, de 2006). Parágrafo único.

Leia mais

Curso Preparatório para o Concurso Público do TRT 12. Noções de Direito Processual Civil Aula 5 Prof. Esp Daniel Teske Corrêa

Curso Preparatório para o Concurso Público do TRT 12. Noções de Direito Processual Civil Aula 5 Prof. Esp Daniel Teske Corrêa Curso Preparatório para o Concurso Público do TRT 12 Noções de Direito Processual Civil Aula 5 Prof. Esp Daniel Teske Corrêa Sumário Antecipação dos Efeitos da Tutela Teoria Geral da Execução Execução

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Cumprimento de sentença II. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Cumprimento de sentença II. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Cumprimento de sentença II Prof. Luiz Dellore 1. Liquidação de sentença: cabível quando o título não determinar exatamente o valor devido pela condenação. Enquanto estiver pendente

Leia mais

Aula 116. Tutela provisória (Parte VII):

Aula 116. Tutela provisória (Parte VII): Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Estabilização da tutela provisória / 116 Professor: Edward Carlyle Monitora: Laryssa Marques Aula 116 Tutela provisória (Parte VII):

Leia mais

Ação Monitória. Mattos, Raquel Monteiro Calanzani de. Ação monitória / Raquel Monteiro Calanzani de Mattos. Varginha, slides.

Ação Monitória. Mattos, Raquel Monteiro Calanzani de. Ação monitória / Raquel Monteiro Calanzani de Mattos. Varginha, slides. Ação Monitória M435a Mattos, Raquel Monteiro Calanzani de. Ação monitória / Raquel Monteiro Calanzani de Mattos. Varginha, 2015. 24 slides. Sistema requerido: Adobe Acrobat Reader Modo de Acesso: World

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Cumprimento de sentença. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Cumprimento de sentença. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Cumprimento de sentença Prof. Luiz Dellore 1. Finalidades dos processos 1.1 Processo de conhecimento: crise de incerteza 1.2 Processo de execução: crise de inadimplemento 2. Requisitos

Leia mais

PROCESSO CIVIL V 12/05/2019 AULA 9. CUMPRIMENTO DE SENTENÇA - Introdução. Denis Domingues Hermida I- INTRODUÇÃO

PROCESSO CIVIL V 12/05/2019 AULA 9. CUMPRIMENTO DE SENTENÇA - Introdução. Denis Domingues Hermida I- INTRODUÇÃO PROCESSO CIVIL V AULA 9 CUMPRIMENTO DE SENTENÇA - Introdução Denis Domingues Hermida I- INTRODUÇÃO 1) ARTIGOS DO CPC QUE TRATAM DO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA Artigos 523 a 527 : tratam do cumprimento de sentença

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Execução I. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Execução I. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Execução I Prof. Luiz Dellore Inadimplemento + título executivo extrajudicial: Processo de execução. PARTE ESPECIAL LIVRO II DO PROCESSO DE EXECUÇÃO Sempre? Art. 785. A existência

Leia mais

DUPLICATA Lei n /68. Título de crédito causal, facultativamente emitido pelo vendedor com base em fatura representativa de compra e venda

DUPLICATA Lei n /68. Título de crédito causal, facultativamente emitido pelo vendedor com base em fatura representativa de compra e venda DUPLICATA Lei n. 5.474/68 Título de crédito causal, facultativamente emitido pelo vendedor com base em fatura representativa de compra e venda Estrutura Clássica SACADOR SACADO Emitido pelo credor ou

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Programa do curso 1. Cumprimento da sentença na execução por quantia certa 2. Cumprimento de sentença na execução por quantia certa na ação de alimentos

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução trabalhista Formas de defesa na Execução. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução trabalhista Formas de defesa na Execução. Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução trabalhista Formas de defesa na Execução Prof ª. Eliane Conde Embargos a Execução Constituem ação de conhecimento incidental ao processo de execução. O executado

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Do Do Cumprimento de Sentença que Reconheça a Exigibilidade de Obrigação de Prestar Alimentos e Do Cumprimento de Sentença que Reconheça a Exigibilidade de Obrigação de Pagar Quantia

Leia mais

JUIZADO ESPECIAL CÍVEL (JEC)

JUIZADO ESPECIAL CÍVEL (JEC) JUIZADO ESPECIAL CÍVEL (JEC) LEI Nº 9.099, DE 26 DE SETEMBRO DE 1995. Características do Juizado Especial Cível 1. Oralidade 2. Simplicidade 3. Informalidade 4. Economia processual 5. Celeridade 6. Conciliação

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução trabalhista Execução Contra a Fazenda Pública. Precatórios e RPV. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução trabalhista Execução Contra a Fazenda Pública. Precatórios e RPV. Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução trabalhista Execução Contra a Fazenda Pública. Precatórios e RPV Prof ª. Eliane Conde A Fazenda Pública, nos termos do artigo 910 do CPC, estará dispensada de garantir

Leia mais

EXECUÇÃO POR QUANTIA CERTA CONTRA DEVEDOR SOLVENTE. Artigos 824 e seguintes do Código de Processo Civil

EXECUÇÃO POR QUANTIA CERTA CONTRA DEVEDOR SOLVENTE. Artigos 824 e seguintes do Código de Processo Civil Módulo 26 EXECUÇÃO POR QUANTIA CERTA CONTRA DEVEDOR SOLVENTE Artigos 824 e seguintes do Código de Processo Civil Na execução por quantia certa contra devedor, o executado quer receber determinado valor.

Leia mais

AÇÃO MONITÓRIA e Cobrança Indevida do Hospital Particular

AÇÃO MONITÓRIA e Cobrança Indevida do Hospital Particular Aula 20 AÇÃO MONITÓRIA e Cobrança Indevida do Hospital Particular 1 APRESENTAÇÃO DO CASO Ao ser atendido no hospital, o paciente assina Termo de Compromisso de Pagamento de Despesas Hospitalares no valor

Leia mais

- A petição inicial é a peça exordial para a inauguração do processo civil, independente do rito.

- A petição inicial é a peça exordial para a inauguração do processo civil, independente do rito. PROCEDIMENTO/RITO - Princípio da Inércia do Juiz: Considerando que é o julgador da demanda, o juiz não age de ofício nos processos, devendo sempre ser provocado. Dessa forma, faz-se necessária a iniciativa

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 19/06/2018).

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 19/06/2018). CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 19/06/2018). Cumprimento de sentença para pagamento de quantia certa. Qual é o recurso cabível da decisão que aprecia

Leia mais

Aula de Exercícios. Data: 29/11/2013. Aula 3. Professor: Rodrigo Chindelar. Banca FCC

Aula de Exercícios. Data: 29/11/2013. Aula 3. Professor: Rodrigo Chindelar. Banca FCC Aula de Exercícios Data: 29/11/2013 Aula 3 Professor: Rodrigo Chindelar Banca FCC Tema 3: Cumprimento de sentença e Execução por quantia certa contra devedor solvente 1) CUMPRIMENTO DE SENTENÇA - Cumprimento

Leia mais

Impugnação ao Cumprimento de Sentença. André Pagani de Souza

Impugnação ao Cumprimento de Sentença. André Pagani de Souza Impugnação ao Cumprimento de Sentença André Pagani de Souza 10.05.2017 A impugnação prevista no art. 525 do CPC é um instrumento de defesa do executado na fase de cumprimento de sentença. A impugnação

Leia mais

Olá, pessoal! Chegamos ao nosso décimo primeiro módulo. No módulo 10, tratamos dos recursos. Agora veremos algumas questões sobre a fase executiva.

Olá, pessoal! Chegamos ao nosso décimo primeiro módulo. No módulo 10, tratamos dos recursos. Agora veremos algumas questões sobre a fase executiva. CURSO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROCESSO CIVIL PONTO A PONTO PARA TRIBUNAIS MÓDULO 11 EXECUÇÃO Professora: Janaína Noleto Curso Agora Eu Passo () Olá, pessoal! Chegamos ao nosso décimo primeiro módulo.

Leia mais

TÍTULOS DE CRÉDITO AÇÕES

TÍTULOS DE CRÉDITO AÇÕES TÍTULOS DE CRÉDITO AÇÕES Armindo de Castro Júnior E-mail: armindocastro@uol.com.br Homepage: www.armindo.com.br Facebook: Armindo Castro Celular: (65) 99352-9229 AÇÃO CAMBIÁRIA CONCEITO Ação de execução

Leia mais

Petição Inicial II. Professor Zulmar Duarte

Petição Inicial II. Professor Zulmar Duarte Petição Inicial II Professor Zulmar Duarte Petição Inicial Controle de Admissibilidade pelo Juiz (arts. 321, 330, 332 e 334) Petição Inicial Emenda da Inicial Juízo de Admissibilidade Improcedência Liminar

Leia mais

Na doutrina, é comum se afirmar que os embargos à execução têm natureza de ação.

Na doutrina, é comum se afirmar que os embargos à execução têm natureza de ação. Natureza Jurídica Na doutrina, é comum se afirmar que os embargos à execução têm natureza de ação. Nas palavras de Daniel Amorim Assumpsão Neves: A natureza jurídica dos embargos pode ser inteiramente

Leia mais

JônatasLuizMoreiradePaula PROCESSO CIVIL. processodeexecução

JônatasLuizMoreiradePaula PROCESSO CIVIL. processodeexecução JônatasLuizMoreiradePaula PROCESSO CIVIL processodeexecução 2 a ed 2019 PROCESSO CIVIL processodeexecução JônatasLuizMoreiradePaula PROCESSO CIVIL processodeexecução 2 a ed 2019 Copyright 2019, D Plácido

Leia mais

Número:

Número: Tribunal de Justiça da Paraíba PJe - Processo Judicial Eletrônico Consulta Processual 06/09/2018 Número: 0800980-80.2017.8.15.0241 Classe: EXECUÇÃO DE TÍTULO EXTRAJUDICIAL Órgão julgador: 1ª Vara Mista

Leia mais

PROCESSO DE EXECUÇÃO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA. Prof. Luis Fernando

PROCESSO DE EXECUÇÃO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA. Prof. Luis Fernando PROCESSO DE EXECUÇÃO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA Prof. Luis Fernando CPC, 475-L Art. 475-I. O cumprimento da sentença far-se-á conforme os arts. 461 e 461-A desta Lei ou, tratando-se de obrigação por quantia

Leia mais

Embargos à Execução e Embargos de Terceiros

Embargos à Execução e Embargos de Terceiros Direito Processual do Trabalho Embargos à Execução e Embargos de Terceiros Os embargos são obstáculos que o devedor procura antepor à execução proposta pelo credor. Art. 884: Garantida a execução ou penhorados

Leia mais

PROCESSO DE CONHECIMENTO PROCEDIMENTO COMUM ORDINÁRIO FASE POSTULATÓRIA

PROCESSO DE CONHECIMENTO PROCEDIMENTO COMUM ORDINÁRIO FASE POSTULATÓRIA PROCESSO DE CONHECIMENTO PROCEDIMENTO COMUM ORDINÁRIO FASE POSTULATÓRIA FLUXOGRAMA DA FASE POSTULATÓRIA DISTRIBUIÇÃO ART. 252 PETIÇÃO INICIAL AUTUAÇÃO ART. 166 FASE POSTULATÓRIA MODIFICAÇÃO DA PETIÇÃO

Leia mais

Planejamento Tributário Empresarial 1

Planejamento Tributário Empresarial 1 Planejamento Tributário Empresarial 1 Processos judiciais tributários A Fazenda poderá promover ação judicial em face do contribuinte devedor por meio das médias: Execução fiscal. Ação cautelar fiscal.

Leia mais

EXECUÇÃO PARA A ENTREGA DE COISA CERTA E INCERTA (Art. 621 ao 631, CPC):

EXECUÇÃO PARA A ENTREGA DE COISA CERTA E INCERTA (Art. 621 ao 631, CPC): - A petição inicial do processo de execução, além dos requisitos do art. 282, CPC, deve obedecer aos requisitos dos arts. 614 e 615, CPC: - I conter pedido expresso de citação do devedor; - II ser instruída

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL. Títulos de Crédito Ações Cambiárias Parte 2. Profª. Estefânia Rossignoli

DIREITO EMPRESARIAL. Títulos de Crédito Ações Cambiárias Parte 2. Profª. Estefânia Rossignoli DIREITO EMPRESARIAL Títulos de Crédito Parte 2 Profª. Estefânia Rossignoli - Os títulos de crédito têm a característica de serem títulos de apresentação e de resgate. - Mas por ser um documento cartular,

Leia mais

FORMAÇÃO DO PROCESSO EXECUTIVO

FORMAÇÃO DO PROCESSO EXECUTIVO FORMAÇÃO DO PROCESSO EXECUTIVO Prof. Dra. Liana Cirne Lins Faculdade de Direito do Recife Universidade Federal de Pernambuco Introdução Procedimento executivo é o conjunto de atos praticados para satisfazer

Leia mais

Processo de Execução no Direito Previdenciário

Processo de Execução no Direito Previdenciário Processo de Execução no Direito Previdenciário Introdução ao Processo de Execução. A Execução contra a Fazenda Pública Previdenciária - Noções Gerais: objeto, partes, requisitos, prazos, procedimento Execução

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 A Situação Concreta Exposição da Situação Concreta e de suas mais de 50 Petições Vinculadas...1

Sumário. Capítulo 1 A Situação Concreta Exposição da Situação Concreta e de suas mais de 50 Petições Vinculadas...1 Sumário Capítulo 1 A Situação Concreta... 1 1.1. Exposição da Situação Concreta e de suas mais de 50 Petições Vinculadas...1 Capítulo 2 Petições Cíveis: Procedimento Comum... 7 2.1. Petição Inicial...7

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. Reitera-se que os títulos executivos estão previstos no art. 784

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. Reitera-se que os títulos executivos estão previstos no art. 784 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. Aula 31-05-2017 Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Execução de título Extrajudicial conti.: do NCPC. Reitera-se que os títulos executivos estão previstos

Leia mais

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 02

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 02 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana 1-) Conti. Petição inicial: a) Revisão da aula anterior: Há quatro procedimentos importantes, sendo

Leia mais

ÍNDICE GERAL ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS APRESENTAÇÃO DA 19ª EDIÇÃO PREFÁCIO EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

ÍNDICE GERAL ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS APRESENTAÇÃO DA 19ª EDIÇÃO PREFÁCIO EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL ÍNDICE GERAL ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS APRESENTAÇÃO DA 19ª EDIÇÃO PREFÁCIO EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL ANOTADO LEGISLAÇÃO ESPECIAL SÚMULAS DOS TRIBUNAIS

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Do Cumprimento de Sentença que Reconheça a Exigibilidade de Obrigação de Prestar Alimentos e Do Cumprimento de Sentença que Reconheça a Exigibilidade de Obrigação de Pagar Quantia

Leia mais

OAB 2ª fase (Porto Aletre) Comentários das questões 1 e 3 - Direito Civil Questão 1

OAB 2ª fase (Porto Aletre) Comentários das questões 1 e 3 - Direito Civil Questão 1 OAB 2ª fase (Porto Aletre) Comentários das questões 1 e 3 - Direito Civil Questão 1 a) O enunciado da questão indicava ao examinado a informar qual o instrumento processual adequado para Sebastião resistir

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior 1-) Petição Inicial: ATENÇÃO: Para que nasça o direito à pretensão deve ser violado direito, nos termos

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br PROCEDIMENTOS ESPECIAIS (arts. 318 e 539/770, NCPC) - Jurisdição contenciosa (arts.

Leia mais

Ação Anulatória do Débito Fiscal

Ação Anulatória do Débito Fiscal Ação Anulatória do Débito Fiscal RUBENS KINDLMANN Previsão Legal Art. 38 - A discussão judicial da Dívida Ativa da Fazenda Pública só é admissível em execução, na forma desta Lei, salvo as hipóteses de

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 7ª CÍVEL DA COMARCA DE GOIANIA - GO

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 7ª CÍVEL DA COMARCA DE GOIANIA - GO EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 7ª CÍVEL DA COMARCA DE GOIANIA - GO Autos nº: 0182583.51.2012.8.09.0051 BANCO SAFRA S.A, pessoa jurídico inscrita no CNPJ 03.017.677/0001-20, com domicílio

Leia mais

ANDRÉ LUIZ M. BITTENCOURT.

ANDRÉ LUIZ M. BITTENCOURT. ANDRÉ LUIZ M. BITTENCOURT IMPORTÂNCIA DA ATRIBUIÇÃO DO VALOR DA CAUSA Art.291. Atodacausaserá atribuídovalorcerto,ainda que não tenha conteúdo econômico imediatamente aferível. IMPORTÂNCIA DA ATRIBUIÇÃO

Leia mais

Defesas do Executado e o novo CPC

Defesas do Executado e o novo CPC Defesas do Executado e o novo CPC Defesas do Executado e o novo CPC Em um processo judicial, via de regra, teremos sempre a figura de quem busca a satisfação de um direito e do outro lado, aquele busca

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. a) Informação sobre a vontade de realizar audiência de conciliação:

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. a) Informação sobre a vontade de realizar audiência de conciliação: CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. Aula 27-03-2017 Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Petição Inicial Conti.: a) Informação sobre a vontade de realizar audiência de conciliação: Lembre-se

Leia mais

CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL LEI Nº , DE 16 DE MARÇO DE 2015

CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL LEI Nº , DE 16 DE MARÇO DE 2015 Sumário CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL LEI Nº 13.105, DE 16 DE MARÇO DE 2015 LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS TÍTULO ÚNICO DAS NORMAS FUNDAMENTAIS E DA APLICAÇÃO DAS NORMAS PROCESSUAIS CAPÍTULO I DAS NORMAS

Leia mais

Juizados Especiais. Aula 11 ( ) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor)

Juizados Especiais. Aula 11 ( ) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor) Juizados Especiais Aula 11 (07.05.13) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor) e-mail: vinipedrosa@uol.com.br Ementa da aula Execução e embargos fundados em título judicial Execução e embargos

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (21/06/2018). Ação rescisória.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (21/06/2018). Ação rescisória. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (21/06/2018). Ação rescisória. Ação rescisória é uma força de ataque e tem julgado monocrático ou colegiado com poder

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Ações Especiais no Processo do Trabalho. Ação de consignação em pagamento. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Ações Especiais no Processo do Trabalho. Ação de consignação em pagamento. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Ações Especiais no Processo do Trabalho Prof. Cláudio Freitas - Procedimento especial de jurisdição contenciosa - CPC Art. 890. Nos casos previstos em lei, poderá o devedor ou terceiro

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Da Contestação e da Reconvenção Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil DA CONTESTAÇÃO E DA RECONVENÇÃO DA CONTESTAÇÃO Art. 335. O réu

Leia mais

ÍNDICE GERAL ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS APRESENTAÇÃO DA 20ª EDIÇÃO PREFÁCIO EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

ÍNDICE GERAL ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS APRESENTAÇÃO DA 20ª EDIÇÃO PREFÁCIO EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL ÍNDICE GERAL ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS APRESENTAÇÃO DA 20ª EDIÇÃO PREFÁCIO EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL ANOTADO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL DE TABELAS DE CORRESPONDÊNCIA

Leia mais

Ação Monitória I DA PETIÇÃO INICIAL

Ação Monitória I DA PETIÇÃO INICIAL Ação Monitória I DA PETIÇÃO INICIAL A petição inicial da ação monitória deverá ser por escrito, por advogado legalmente constituído e habilitado (CPC, arts. 36 a 38) e deve conter os requisitos do art.

Leia mais

AÇÃO MONITORIA. Elan Marcos de Matos TEIXEIRA¹ Priscila Moreira MARCONDES² Ariane Fernandes OLIVEIRA³ 1. INTRODUÇÃO.

AÇÃO MONITORIA. Elan Marcos de Matos TEIXEIRA¹ Priscila Moreira MARCONDES² Ariane Fernandes OLIVEIRA³ 1. INTRODUÇÃO. AÇÃO MONITORIA Elan Marcos de Matos TEIXEIRA¹ Priscila Moreira MARCONDES² Ariane Fernandes OLIVEIRA³ 1. INTRODUÇÃO. O Presente artigo tem como finalidade discutir o processo monitório e seu respective

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Procedimentos Especiais de Jurisdição Contenciosa Ação de Consignação em Pagamento Parte 2 Profª. Tatiana Constancio Ação de Consignação em Pagamento - Cabimento da consignação

Leia mais

Aula 76. O indeferimento da petição inicial ocorre no nascedouro/no início do processo.

Aula 76. O indeferimento da petição inicial ocorre no nascedouro/no início do processo. Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Indeferimento da petição inicial / 76 Professor: Edward Carlyle Monitora: Laryssa Marques Aula 76 Indeferimento da Petição Inicial arts.

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. ALIMENTOS

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. ALIMENTOS Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 06/12/2017. ALIMENTOS Observe a Lei 5.478/1968 que dispõe sobre ação de alimentos. 1 Da sentença de alimentos

Leia mais

à Prova de Direito Processual Civil AJAJ e AJOAF FCC provas em 3/12/2016 --- Segue, abaixo, comentário das questões de Direito Processual Civil aplicadas no concurso de Analista Judiciário, áreas judiciária

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. ALIMENTOS

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. ALIMENTOS Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 11/12/2017. ALIMENTOS Execução de alimentos. Artigos 523 e seguinte do CPC/15: Cumprimento de sentença,

Leia mais

Aula 20. CUMPRIMENTO DEFINITIVO DA SENTENÇA (obrigação de pagar quantia certa)

Aula 20. CUMPRIMENTO DEFINITIVO DA SENTENÇA (obrigação de pagar quantia certa) Turma e Ano: Curso de Direito Processual Civil 2015 módulo B Matéria / Aula: Cumprimento da sentença Aula 20 Professor: Edward Carlyle (Juiz Federal) Monitor: Lino Ribeiro Aula 20 CUMPRIMENTO DEFINITIVO

Leia mais

Pratica Civil I 7º Semestre. AULA 07 Ação de Consignação em pagamento

Pratica Civil I 7º Semestre. AULA 07 Ação de Consignação em pagamento AULA 07 Ação de Consignação em pagamento TEXTO LEGAL COMPARADO TÍTULO III- DOS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS- CAPÍTULO I DA AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO Art. 539 Nos casos previstos em lei, poderá o devedor

Leia mais

Capítulo I PROCEDIMENTO COMUM

Capítulo I PROCEDIMENTO COMUM SUMÁRIO Capítulo I PROCEDIMENTO COMUM 1.Fundamento legal... 21 2. Finalidade... 21 3. Petição inicial... 21 3.1. Tutela provisória... 22 3.1.1. Tutela de urgência: aspectos gerais... 23 3.1.1.1. Tutela

Leia mais

APRESENTAÇÃO... 9 NOTA À 2.ª EDIÇÃO NOTA À 3.ª EDIÇÃO COMO UTILIZAR ESTE LIVRO AGRADECIMENTOS SOBRE O AUTOR...

APRESENTAÇÃO... 9 NOTA À 2.ª EDIÇÃO NOTA À 3.ª EDIÇÃO COMO UTILIZAR ESTE LIVRO AGRADECIMENTOS SOBRE O AUTOR... SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 9 NOTA À 2.ª EDIÇÃO... 11 NOTA À 3.ª EDIÇÃO... 13 COMO UTILIZAR ESTE LIVRO... 15 AGRADECIMENTOS... 17 SOBRE O AUTOR... 21 LEI 13.105, DE 16 DE MARÇO DE 2015 PARTE GERAL Livro I

Leia mais

Súmulas - STF e STJ Direito Empresarial

Súmulas - STF e STJ Direito Empresarial 1 CONTRATOS BANCÁRIOS Súmula 530 STJ: Nos contratos bancários, na impossibilidade de comprovar a taxa de juros efetivamente contratada por ausência de pactuação ou pela falta de juntada do instrumento

Leia mais

SUMÁRIO SOBRE OS AUTORES E COLABORADOR... 5

SUMÁRIO SOBRE OS AUTORES E COLABORADOR... 5 Sumário SUMÁRIO SOBRE OS AUTORES E COLABORADOR... 5 LIVRO I DO PROCESSO DE CONHECIMENTO... 17 Título I Da jurisdição e da ação... 17 Ê ÊCapítulo I Da jurisdição... 17 Ê ÊCapítulo II Da ação... 22 Título

Leia mais

ÍNDICE GERAL ÍNDICE SISTEMÁTICO

ÍNDICE GERAL ÍNDICE SISTEMÁTICO ÍNDICE GERAL Lei 13.105, de 16 de março de 2015 Código de Processo Civil... 19 Referências bibliográficas... 1853 Índice Alfabético-Remissivo do Código de Processo Civil (Lei 13.105/2015)... 1877 ÍNDICE

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 12/06/2018). Cumprimento de sentença.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 12/06/2018). Cumprimento de sentença. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 12/06/2018). Cumprimento de sentença. Impugnação. Impugnação é o meio de defesa do executado para proteger seus interesses.

Leia mais

Índice (CPC/2015) Índice (CPC/2015) PARTE GERAL TÍTULO I DA JURISDIÇÃO E DA AÇÃO Seção II Do Auxílio Direto Arts.

Índice (CPC/2015) Índice (CPC/2015) PARTE GERAL TÍTULO I DA JURISDIÇÃO E DA AÇÃO Seção II Do Auxílio Direto Arts. Índice (CPC/2015) Índice (CPC/2015) PARTE GERAL LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS... 39 TÍTULO ÚNICO DAS NORMAS FUNDAMENTAIS E DA APLICAÇÃO DAS NORMAS PROCESSUAIS... 39 CAPÍTULO I DAS NORMAS FUNDAMENTAIS

Leia mais

Sumário. Capítulo 1. Considerações Iniciais Capítulo 2. Conceito de Fazenda Pública Capítulo 3

Sumário. Capítulo 1. Considerações Iniciais Capítulo 2. Conceito de Fazenda Pública Capítulo 3 Sumário Capítulo 1 Considerações Iniciais... 19 Capítulo 2 Conceito de Fazenda Pública... 21 Capítulo 3 O tratamento diferenciado para a atuação da Fazenda Pública em juízo no CPC/2015... 27 Capítulo 4

Leia mais

Execução contra a Fazenda Pública e o novo CPC

Execução contra a Fazenda Pública e o novo CPC Execução contra a Fazenda Pública e o novo CPC. O Processo de Execução, na forma como foi estabelecido pelo novo CPC, destacou vários meios de se alcançar a execução forçada de crédito baseado em título

Leia mais

EXECUÇÃO TRABALHISTA PROFESSORA SELMA GROSSI

EXECUÇÃO TRABALHISTA PROFESSORA SELMA GROSSI EXECUÇÃO TRABALHISTA PROFESSORA SELMA GROSSI HOMOLOGAÇÃO Depois de resolvidas as divergências (que poderá resultar em perícia contábil) o Juiz "aprova" o cálculo correto. Dessa sentença homologatória,

Leia mais

SUMÁRIO A ESSÊNCIA DO CPC DE 2015 E AS NOVAS

SUMÁRIO A ESSÊNCIA DO CPC DE 2015 E AS NOVAS Sumário SUMÁRIO A ESSÊNCIA DO CPC DE 2015 E AS NOVAS TENDÊNCIAS PARA OS CONCURSOS PÚBLICOS... 15 CÓDIGO PROCESSUAL CIVIL... 37 PARTE GERAL LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS... 37 TÍTULO ÚNICO DAS NORMAS

Leia mais

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal Direito Processual Penal Juizado Especial Cível Professor: Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Penal Juizado Especial Cível Fundamento: Lei nº 9.099/1995. Objetivo é conciliar,

Leia mais

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES PROCEDIMENTAIS TRAZIDAS. Prof. Juliano Colombo

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES PROCEDIMENTAIS TRAZIDAS. Prof. Juliano Colombo PRINCIPAIS ALTERAÇÕES PROCEDIMENTAIS TRAZIDAS PELO NOVO CPC Prof. Juliano Colombo A Busca da Conciliação Art. 3º - 3º A conciliação, a mediação e outros métodos de solução consensual de conflitos deverão

Leia mais

LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS

LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS (arts. 1º a 15) Título Único Das Normas Fundamentais e da Aplicação das Normas Processuais Capítulo I Das Normas Fundamentais do Processo Civil (arts. 1 º a 12) Capítulo

Leia mais

Cumprimento de Sentença e Execução. Ricardo de Carvalho Aprigliano

Cumprimento de Sentença e Execução. Ricardo de Carvalho Aprigliano Cumprimento de Sentença e Execução Ricardo de Carvalho Aprigliano Considerações iniciais Antes da execução Cumprimento de sentença Intimação do devedor pelo DJE na pessoa do seu advogado (art. 513, 2º,I).

Leia mais

1.1. Legitimidade Ativa Execução Fiscal contra a Fazenda Pública Aplicação Subsidiária do Código de Processo Civil...

1.1. Legitimidade Ativa Execução Fiscal contra a Fazenda Pública Aplicação Subsidiária do Código de Processo Civil... sumário Parte i execução Fiscal Art. 1 o... 3 1.1. Legitimidade Ativa... 3 1.2. Execução Fiscal contra a Fazenda Pública... 6 1.3. Aplicação Subsidiária do Código de Processo Civil... 7 Art. 2 o... 8 2.1.

Leia mais

ÍNDICE GERAL. Índice Sistemático do Código de Processo Civil. Exposição de Motivos do Código de Processo Civil

ÍNDICE GERAL. Índice Sistemático do Código de Processo Civil. Exposição de Motivos do Código de Processo Civil ÍNDICE GERAL Índice Sistemático do Código de Processo Civil Exposição de Motivos do Código de Processo Civil Lei 13.105, de 16 de março de 2015 Código de Processo Civil Anotado e Comparado Índice Alfabético-Remissivo

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

ÍNDICE SISTEMÁTICO DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL ÍNDICE SISTEMÁTICO DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL PARTE GERAL LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS TÍTULO ÚNICO Das Normas Fundamentais e da Aplicação das Normas Processuais... 3 Capítulo I Das Normas Fundamentais

Leia mais

Perspectivas da execução trabalhista com o NCPC

Perspectivas da execução trabalhista com o NCPC Perspectivas da execução trabalhista com o NCPC Homero Batista Mateus da Silva, Autor da coleção Curso de Direito do Trabalho Aplicado 10 volumes Ed. Revista dos Tribunais Protesto extrajudicial Art. 517.

Leia mais

Índice. Índice. CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL / 2015 Lei nº , de 16 de março de 2015 PARTE GERAL. Seção II Do Auxílio Direto Arts.

Índice. Índice. CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL / 2015 Lei nº , de 16 de março de 2015 PARTE GERAL. Seção II Do Auxílio Direto Arts. Índice CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL / 2015 Lei nº 13.105, de 16 de março de 2015 PARTE GERAL LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS... 21 TÍTULO ÚNICO DAS NORMAS FUNDAMENTAIS E DA APLICAÇÃO DAS NORMAS PROCESSUAIS...

Leia mais