PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL"

Transcrição

1 PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

2 Programa do curso 1. Cumprimento da sentença na execução por quantia certa 2. Cumprimento de sentença na execução por quantia certa na ação de alimentos

3 Programa do curso 3. Responsabilidade patrimonial do devedor 4. Processo de execução por quantia certa 5. Embargos do devedor

4 O processo de execução começa no art. 771 do CPC e termina no art.924 do CPC

5 Execuções diferenciadas pelo novo CPC 1. Cumprimento provisório da sentença (art. 520 do CPC) 2. Cumprimento definitivo da sentença (art. 523 do CPC)

6 Execuções diferenciadas pelo novo CPC 3. Cumprimento de sentença que reconhece a exigibilidade de obrigação de prestar alimentos (art. 528 do CPC) - Vamos analisar então cada uma delas.

7 Observação: Temos dois tipos de execução: a) Execução fundada em título executivo judicial (sempre procedido por um processo de conhecimento, exceto sentença arbitral, penal condenatória e estrangeira).

8 Observação: Temos dois tipos de execução: b) Execução fundada em título executivo extrajudicial (cheque, nota promissória, contrato etc.)

9 1. Responsabilidade patrimonial do executado Entende-se por responsabilidade patrimonial a sujeição do patrimônio do devedor ao cumprimento da obrigação.

10 Artigo 789 do Código de Processo Civil O devedor responde com todos os seus bens presentes e futuros para o cumprimento de suas obrigações, salvo as restrições estabelecidas em lei.

11 Os bens do executado que não estão sujeitos à penhora encontram-se indicados no art. 833 do CPC.

12 Por sua vez, o art. 835 do CPC indica os bens que devem ser preferencialmente penhorados.

13 2. Competência na distribuição do processo de execução Arts. 781 e 782 a) Domicílio do executado. b) Foro de eleição constante do título. c) Situação dos bens sujeitos à execução. d) Tendo mais de um domicílio, em qualquer um deles.

14 Competência e) Se o domicílio for incerto ou desconhecido, no lugar onde for encontrado ou no foro de domicílio do exequente.

15 Competência f) Havendo mais de um devedor, com domicílios diferentes, a execução poderá ser proposta no domicílio de qualquer um deles.

16 Competência g) Poderá ser proposta no foro do lugar em que se praticou o ato ou em que ocorreu o fato que deu origem ao título, mesmo que nele não mais resida o executa.

17 3. Características do título executivo Líquido Certo Exigível

18 4. Requisitos da petição inicial Artigos 319, 320 e 798 do Código de Processo Civil

19 5. EXECUÇÃO POR QUANTIA CERTA CONTRA DEVEDOR SOLVENTE Artigos 824 e seguintes do Código de Processo Civil

20 Na execução por quantia certa contra devedor solvente, o executado quer receber determinado valor.

21 Se o executado não paga, Estado toma o dinheiro ou bens suficientes para fazer frente ao débito.

22 Atos da execução por quantia certa contra devedor solvente Petição inicial

23 Exame da petição inicial pelo juiz, do qual pode resultar o seu indeferimento ou recebimento, com a determinação de que o executado seja citado e intimado do prazo o oferecimento de embargos. No despacho inicial, o juiz já fixará os honorários advocatícios em 10% para a hipótese de pagamento.

24 Citação do devedor para pagar o débito em três dias sob penha de penhora. Observação: se o executado realizar o pagamento dentro do prazo, os honorários advocatícios fixados no despacho inicial serão reduzidos à metade. Satisfeita a obrigação, será extinta a execução. Se não, após os três dias serão realizadas a penhora e a avaliação de bens do devedor.

25 Satisfeita a obrigação, será extinta a execução. Se não, após os três dias serão realizadas a penhora e a avaliação de bens do devedor.

26 Com a juntada aos autos do mandado de citação, passa a correr o prazo de quinze dias para embargos, independentemente de ter ou não havido penhora.

27 Atenção: Os honorários advocatícios poderão ser elevados até 20% quando rejeitados os embargos. Mesmo que não haja embargos, os honorários poderão ser elevados ao final do procedimento executivo, levando em conta o trabalho realizado pelo advogado do exequente.

28 Caso os embargos não sejam opostos, se forem recebidos sem efeito suspensivo, ou se julgados improcedentes, passar-se-á à fase de expropriação de bens.

29 Petição Inicial Arts. 319, 320, 784 e 824 do CPC

30 O exequente instruirá a petição inicial com memória discriminada do cálculo, indicando o débito e seus acréscimos.

31 O demonstrativo do débito deve conter todas as informações exigidas pelo art. 798, parágrafo único, do CPC.

32 Se o credor desejar, poderá obter certidão de que a execução foi admitida pelo juiz, para fins de averbação no registro de imóveis, de veículos ou de outros bens sujeitos a penhora, arresto ou indisponibilidade.

33 ATENÇÃO Com a juntada do mandado de citação, realizada ou não a penhora, fluirá o prazo de quinze dias para os embargos de devedor. A contagem do prazo faz-se na forma determinada pelo art. 231 do CPC.

34 Presume-se em fraude à execução a alienação ou a oneração de bens efetuada após a averbação.

35 O arresto O art. 830 do CPC trata da hipótese de o oficial de justiça não localizar o devedor para citá-lo, mas encontrar seus bens. Para que tais bens não desapareçam nem se percam, manda que ele os arreste.

36 Trata-se do arresto executivo, constrição que se realiza antes que o executado seja citado, quando ele não é localizado, mas os seus bens o são.

37 O arresto executivo é sempre prévio à citação, ao contrário da penhora, sempre posterior. O arresto converter-se-á em penhora, depois que o executado for citado.

38 Realizado o arresto, o oficial de justiça procurará o devedor por duas vezes, nos dez dias seguintes, em dias distintos.

39 Se o encontrar, fará a citação pessoal, e o arresto converter-se-á em penhora. Se não, será feita a citação ficta com hora certa, em caso de suspeita de ocultação ou por edital, nos casos previstos em lei (art. 256 do CPC).

40 IMPORTANTE A citação ficta do executado, por edital ou hora certa, caso não compareça a juízo, será necessário nomear-lhe curador especial (Súmula 196 do STJ), que terá poderes para opor embargos de devedor.

41 Espécies de penhora Penhora on line Penhora de quotas ou das ações de sociedades personificadas

42 Penhora de empresa, de outros estabelecimentos ou semoventes Penhora de percentual de faturamento de empresa Penhora de frutos e rendimentos de coisa móvel ou imóvel

43 Averbação da penhora Se ela recair sobre imóveis, o exequente deve providenciar para que seja averbada no Cartório de Registro de Imóveis.

44 Artigo 844 do Código de Processo Civil Para presunção absoluta de conhecimento por terceiros, cabe ao exequente providenciar a averbação do arresto ou da penhora no registro competente, mediante apresentação de cópia do auto ou do termo, independentemente de mandado judicial.

45 A vantagem é que se o bem for alienado pelo executado, os adquirentes não poderão alegar boa-fé para afastar a fraude à execução. A Súmula 375 do STJ deixa claro que a alienação de bens após o registro da penhora será considerada em fraude à execução; se anterior; a fraude dependerá de prova de má-fé do devedor.

46 A penhora só reputa perfeita e acabada quando os bens, móveis ou imóveis, são confiados aos cuidados e à guarda do depositário.

47 Cumpre ao oficial de justiça, ao realizar a penhora, promover a avaliação do bem, valendo-se de todos os elementos ao seu alcance, como consultas a anúncios e classificados de jornais, pesquisas em imobiliárias, informações de corretores, elementos trazidos pelas próprias partes, ou qualquer outro meio idôneo.

48 Expropriação do bem É por meio da expropriação que o exequente alcançará a satisfação de seus direitos na execução por quantia.

49 Adjudicação É forma indireta de satisfação do exequente, que se dá pela transferência a ele ou aos terceiros legitimados, da propriedade dos bens penhorados.

50 A adjudicação pode ter por objeto bens móveis ou imóveis e só pode ser feita pelo valor de avaliação.

51 Alienação por iniciativa particular A alienação será feita pelo próprio credor, ou por meio de corretores que deverão ser credenciados perante a autoridade judiciária.

52 Alienação em leilão judicial Não havendo interessados na adjudicação nem requerimento do credor para alienação particular do bem, a expropriação será feita por leilão judicial, a ser realizado por leiloeiro público, à exceção da alienação a cargo de corretores de bolsa de valores. O leilão judicial, quando possível, será realizado por meio eletrônico.

53 ATENÇÃO Falávamos em hasta pública (bens imóveis) e leilão (bens móveis). Esses termos foram substituídos pela expressão leilão judicial que abrange ambas as expropriações.

54 Licitação O bem será vendido a quem oferecer mais. Se não atingir o valor ideal, o bem, no segundo leilão, o bem poderá ser vendido por qualquer preço que não seja vil.

55 Arrematação O bem será arrematado por quem mais oferecer, excetuada a hipótese de a oferta ser vil. O preço deve ser pago de imediato pelo arrematante, salvo pronunciamento judicial em sentido contrário, mediante depósito judicial ou meio eletrônico.

56 Embargos à Execução Artigo 914 do Código de Processo Civil Embargos à execução constituem o meio de defesa por excelência na execução fundada em título extrajudicial.

57 Não há necessidade de prévia garantia do juízo pela penhora ou depósito dos bens para opor os embargos à execução.

58 Os embargos à execução deverão ser opostos no prazo de quinze dias, observado o disposto no art. 231 do CPC, que fixa o termo inicial da contagem.

59 O artigo 916 do CPC permite que o devedor, no prazo dos embargos à execução, poderá depositar 30% (trinta por cento) do valor da execução, incluindo custas e honorários advocatícios, postular o pagamento do salto em até seis parcelas mensais, acrescidas de correção monetária e juros de 1% ao mês.

60 Deferido o pedido a execução ficará suspensa até o pagamento integral.

61 A matéria de defesa dos embargos à execução está enumerada no artigo 917 do CPC.

62 319 do CPC A petição inicial dos embargos à execução: art.

63 Os embargos, como regra, não têm efeito suspensivo e permitem o prosseguimento da execução até os seus ulteriores trâmite.

64 O juiz só poderá requerer efeito suspensivo se: houver requerimento do embargante; preenchimento dos requisitos da tutela provisória; a execução esteja garantida por penhora, depósito ou caução suficientes.

65 ATENÇÃO O pedido de efeito suspensivo pode ser feito na inicial dos embargos, ou a qualquer tempo, durante o seu processamento.

66 SENTENÇAS E RECURSOS Os embargos à execução constituem um processo de conhecimento e, ao final, o juiz proferirá sentença, que poderá ser de extinção sem resolução de mérito ou com resolução de mérito.

Foi instituída no ordenamento jurídico brasileiro a partir da Lei. 9079/95, que incluiu os arts A, 1102-B e 1102-C no CPC/73.

Foi instituída no ordenamento jurídico brasileiro a partir da Lei. 9079/95, que incluiu os arts A, 1102-B e 1102-C no CPC/73. AÇÃO MONITÓRIA Observações iniciais Foi instituída no ordenamento jurídico brasileiro a partir da Lei. 9079/95, que incluiu os arts. 1102-A, 1102-B e 1102-C no CPC/73. No NCPC tal matéria é tratada nos

Leia mais

Olá, pessoal! Chegamos ao nosso décimo primeiro módulo. No módulo 10, tratamos dos recursos. Agora veremos algumas questões sobre a fase executiva.

Olá, pessoal! Chegamos ao nosso décimo primeiro módulo. No módulo 10, tratamos dos recursos. Agora veremos algumas questões sobre a fase executiva. CURSO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROCESSO CIVIL PONTO A PONTO PARA TRIBUNAIS MÓDULO 11 EXECUÇÃO Professora: Janaína Noleto Curso Agora Eu Passo () Olá, pessoal! Chegamos ao nosso décimo primeiro módulo.

Leia mais

O NOVO MODELO DE EXECUÇÃO FISCAL

O NOVO MODELO DE EXECUÇÃO FISCAL O NOVO MODELO DE EXECUÇÃO FISCAL EXECUÇÃO FISCAL Legislação aplicável: Lei 6.830/80 e aplicação subsidiária do CPC. OBJETIVOS DA LEI 6.830/80: Regular a execução judicial para a cobrança da dívida ativa

Leia mais

Cumprimento de Sentença e Execução. Ricardo de Carvalho Aprigliano

Cumprimento de Sentença e Execução. Ricardo de Carvalho Aprigliano Cumprimento de Sentença e Execução Ricardo de Carvalho Aprigliano Considerações iniciais Antes da execução Cumprimento de sentença Intimação do devedor pelo DJE na pessoa do seu advogado (art. 513, 2º,I).

Leia mais

PROCEDIMENTOS ESPECIAIS

PROCEDIMENTOS ESPECIAIS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS AÇÃO MONITÓRIA DA AÇÃO MONITÓRIA Art. 700. A ação monitória pode ser proposta por aquele que afirmar, com base em prova escrita sem eficácia de título executivo, ter direito de

Leia mais

DO CUMPRIMENTO SENTENÇA DA INTIMAÇÃO: O art Devedor o prazo de 15 (quinze) dias para cumprimento voluntário da obrigação.

DO CUMPRIMENTO SENTENÇA DA INTIMAÇÃO: O art Devedor o prazo de 15 (quinze) dias para cumprimento voluntário da obrigação. DO CUMPRIMENTO DA SENTENÇA DA INTIMAÇÃO: O art. 475 - Devedor o prazo de 15 (quinze) dias para cumprimento voluntário da obrigação. Prazo sentença ou acórdão. DA MULTA: - Multa pecuniária - 10% (dez por

Leia mais

EXECUÇÃO PARA A ENTREGA DE COISA CERTA E INCERTA (Art. 621 ao 631, CPC):

EXECUÇÃO PARA A ENTREGA DE COISA CERTA E INCERTA (Art. 621 ao 631, CPC): - A petição inicial do processo de execução, além dos requisitos do art. 282, CPC, deve obedecer aos requisitos dos arts. 614 e 615, CPC: - I conter pedido expresso de citação do devedor; - II ser instruída

Leia mais

Ato TRT GP nº 120/2012 Seg, 04 de junho de :51 -

Ato TRT GP nº 120/2012 Seg, 04 de junho de :51 - TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO - 13ª REGIÃO PARAÍBA DOC: ATO NUM: 120 ANO: 2012 DATA: 07-05-2012 DEJT DATA: 08-05-2012 ATO TRT GP Nº 120/2012 João Pessoa, 07 de maio de 2012 Modifica o Projeto Negócio Legal,

Leia mais

1.1. Legitimidade Ativa Execução Fiscal contra a Fazenda Pública Aplicação Subsidiária do Código de Processo Civil...

1.1. Legitimidade Ativa Execução Fiscal contra a Fazenda Pública Aplicação Subsidiária do Código de Processo Civil... sumário Parte i execução Fiscal Art. 1 o... 3 1.1. Legitimidade Ativa... 3 1.2. Execução Fiscal contra a Fazenda Pública... 6 1.3. Aplicação Subsidiária do Código de Processo Civil... 7 Art. 2 o... 8 2.1.

Leia mais

XVII EXAME UNIFICADO 2ª Fase Civil #ProfessorAoVivo em 12/1/2016 PROFESSOR AO VIVO. Revisão Prof. Darlan Barroso Estudo Dirigido Execução GABARITO

XVII EXAME UNIFICADO 2ª Fase Civil #ProfessorAoVivo em 12/1/2016 PROFESSOR AO VIVO. Revisão Prof. Darlan Barroso Estudo Dirigido Execução GABARITO PROFESSOR AO VIVO Revisão Prof. Darlan Barroso Estudo Dirigido Execução GABARITO 1) Após tramitar perante juízo criminal competente, Maria foi condenada pela prática de crime de dano. A sentença penal

Leia mais

RITO SUMARÍSSIMO EDITAL DE PRAÇA/LEILÃO E INTIMAÇÃO

RITO SUMARÍSSIMO EDITAL DE PRAÇA/LEILÃO E INTIMAÇÃO PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO - 24 ª REGIÃO VARA DO TRABALHO DE CORUMBÁ ALAMEDA JOAQUIM ALCIDES PEREIRA, N. 16 CEP. 79.303-060 FONE: (0**67) 3231-3977 - E-MAIL: corumba@trt24.jus.br

Leia mais

Juizados Especiais. Aula 11 ( ) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor)

Juizados Especiais. Aula 11 ( ) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor) Juizados Especiais Aula 11 (07.05.13) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor) e-mail: vinipedrosa@uol.com.br Ementa da aula Execução e embargos fundados em título judicial Execução e embargos

Leia mais

Os Impactos do Novo Código de Processo Civil e a Execução Fiscal

Os Impactos do Novo Código de Processo Civil e a Execução Fiscal Os Impactos do Novo Código de Processo Civil e a Execução Fiscal Rafhael Frattari Professor de Direito Tributário da FUMEC/MG Vilas Boas, Lopes e Frattari Advogados Aplicação do NCPC à Execução Fiscal»

Leia mais

Escola de Ciências Jurídicas-ECJ

Escola de Ciências Jurídicas-ECJ Posição legal Momento processual Necessidade, finalidade, objeto e limites Natureza jurídica Liquidação na pendência de recurso Liquidação concomitante com execução Modalidades Liquidação de sentença Sumário

Leia mais

Capítulo 1. A Interdisciplinaridade do Direito Tributário... 3

Capítulo 1. A Interdisciplinaridade do Direito Tributário... 3 Sumário Parte I Introdução... 1 Capítulo 1. A Interdisciplinaridade do Direito Tributário... 3 Parte II Petição inicial e contestação... 7 Capítulo 1. Introdução... 9 Capítulo 2. Estrutura da petição inicial...

Leia mais

VII Congresso de Direito Tributário em Questão

VII Congresso de Direito Tributário em Questão VII Congresso de Direito Tributário em Questão As alterações do processo de civil e a execução fiscal PGFN, junho de 2008 Novo sistema da Lei 11.386, de 2006 Confere maior prerrogativa ao credor Favorece

Leia mais

ANTONIO FULCO JUNIOR ADVOGADO

ANTONIO FULCO JUNIOR ADVOGADO ANTONIO FULCO JUNIOR ADVOGADO EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 8ª VARA CÍVEL DO FORO DA COMARCA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO SP. Processo n.º 1013014-06.2014.8.26.0564 CONDOMÍNIO EDIFÍCIO AMÁLIA, por seu advogado,

Leia mais

Processo de Execução no Direito Previdenciário

Processo de Execução no Direito Previdenciário Processo de Execução no Direito Previdenciário Introdução ao Processo de Execução. A Execução contra a Fazenda Pública Previdenciária - Noções Gerais: objeto, partes, requisitos, prazos, procedimento Execução

Leia mais

JUSTIÇA FEDERAL SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE BOM JESUS DA LAPA - BAHIA

JUSTIÇA FEDERAL SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE BOM JESUS DA LAPA - BAHIA EDITAL DE HASTA PÚBLICA INDIVIDUAL Nº 01/2015 A Juíza Federal DANILA GONÇALVES DE ALMEIDA, da Subseção Judiciária de Bom Jesus da Lapa/BA, FAZ SABER a todos que, nos autos dos processos infra mencionados,

Leia mais

Cumprimento provisório da sentença e competência do Juizado Especial Fazendário

Cumprimento provisório da sentença e competência do Juizado Especial Fazendário Cumprimento provisório da sentença e competência do Juizado Especial Fazendário A Lei n 12.153/09, ao disciplinar os Juizados Especiais Fazendários, omitiu-se quanto ao cumprimento da sentença, porém,

Leia mais

CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITOS TRABALHISTAS -CNDT E BANCO NACIONAL DE DEVEDORES TRABALHISTAS BNDT

CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITOS TRABALHISTAS -CNDT E BANCO NACIONAL DE DEVEDORES TRABALHISTAS BNDT CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITOS TRABALHISTAS -CNDT E BANCO NACIONAL DE DEVEDORES TRABALHISTAS BNDT Elizabeth Homsi 10-02-2012 CNDT E BNDT I DA BASE LEGAL - CNDT E BNDT 1.1 CNDT LEI 12.440, DE 07.07.2011 (ENTROU

Leia mais

Aula 03. Execução. Título executivo judicial (art. 475-N, CPC) e título executivo extrajudicial (art. 585, CPC)

Aula 03. Execução. Título executivo judicial (art. 475-N, CPC) e título executivo extrajudicial (art. 585, CPC) Turma e Ano: Magistratura Estadual 2015/2016 Matéria / Aula: Processo Civil 03 Professor: Raphael Corrêa Monitor: Yasmin Aula 03 Execução Panorama Histórico da Execução A Execução teve relevantes mudanças

Leia mais

ARTIGO 65 DA LEI Nº , DE 11 DE JUNHO DE Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial ARTIGO 65

ARTIGO 65 DA LEI Nº , DE 11 DE JUNHO DE Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial ARTIGO 65 ARTIGO 65 LEI Nº 12.249, DE 11 DE JUNHO DE 2010 Art. 65. Poderão ser pagos ou parcelados, em até 180 (cento e oitenta) meses, nas condições desta Lei, os débitos administrados pelas autarquias e fundações

Leia mais

CONDIÇÕES DE VENDA LUT 08ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE OSASCO DO ESTADO DE SÃO PAULO

CONDIÇÕES DE VENDA LUT 08ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE OSASCO DO ESTADO DE SÃO PAULO CONDIÇÕES DE VENDA LUT 08ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE OSASCO DO ESTADO DE SÃO PAULO DAS REGRAS DA PRAÇA - As regras aqui dispostas pelo MM. Juiz de Direito Wilson Lima da Silva, da 08ª Vara Cível da Comarca

Leia mais

AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO

AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO Previsão legal e conceito! No CPC/73 art. 890/900! No NCPC art. 539/549 Tivemos pequenas e pontuais mudanças sobre o tema.! E citado no CC no art. 334 Trata-se do depósito

Leia mais

PROCESSO DE EXECUÇÃO x FASE DE CUMPRIMENTO DE SENTENÇA

PROCESSO DE EXECUÇÃO x FASE DE CUMPRIMENTO DE SENTENÇA PROCESSO DE EXECUÇÃO x FASE DE CUMPRIMENTO DE SENTENÇA A partir das reformas processuais implementadas pela Lei 11.232/2005 e Lei 11.382/2006, há que se distinguir os dois procedimentos existentes para

Leia mais

EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DO FORO CENTRAL DA COMARCA DE xxxxxxxxxxxxxx/rs.

EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DO FORO CENTRAL DA COMARCA DE xxxxxxxxxxxxxx/rs. EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DO FORO CENTRAL DA COMARCA DE xxxxxxxxxxxxxx/rs. XXXXXXXXXXXXXXXXX, empresário, inscrito no CNPJ sob o n XXXXXXXXXXXXX, com estabelecimento-sede

Leia mais

PROCESSO DE EXECUÇÃO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA. Prof. Luis Fernando

PROCESSO DE EXECUÇÃO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA. Prof. Luis Fernando PROCESSO DE EXECUÇÃO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA Prof. Luis Fernando CPC, 475-L Art. 475-I. O cumprimento da sentença far-se-á conforme os arts. 461 e 461-A desta Lei ou, tratando-se de obrigação por quantia

Leia mais

Certificados de Crédito Cooperativo (CCC)

Certificados de Crédito Cooperativo (CCC) Certificados de Crédito Cooperativo (CCC) Conceito: título de crédito nominativo, transferível e de livre negociação, que representa promessa de pagamento em dinheiro e constitui título executivo extrajudicial.

Leia mais

Perde a característica de impenhorabilidade o bem oferecido como garantia pelo devedor.

Perde a característica de impenhorabilidade o bem oferecido como garantia pelo devedor. BENS NÃO SUJEITOS À EXECUÇÃO Hipóteses: art. 649, CPC. Lei 8.009/90 Lei do Bem de Família Bem de família legal Bem de família convencional art. 1.711, CC Residência em vários imóveis Bem de família = menor

Leia mais

XXI Encontro Institucional de Magistrados do TRT 14 Região. Porto Velho, 24 de junho de 2016.

XXI Encontro Institucional de Magistrados do TRT 14 Região. Porto Velho, 24 de junho de 2016. XXI Encontro Institucional de Magistrados do TRT 14 Região. Porto Velho, 24 de junho de 2016. Enunciado 01 NATUREZA JURÍDICA DA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 39/2016 DO TST. A instrução normativa consiste em

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 A Situação Concreta Exposição da Situação Concreta e de suas mais de 50 Petições Vinculadas...1

Sumário. Capítulo 1 A Situação Concreta Exposição da Situação Concreta e de suas mais de 50 Petições Vinculadas...1 Sumário Capítulo 1 A Situação Concreta... 1 1.1. Exposição da Situação Concreta e de suas mais de 50 Petições Vinculadas...1 Capítulo 2 Petições Cíveis: Procedimento Comum... 7 2.1. Petição Inicial...7

Leia mais

EDITAL DE LEILÃO. Importante: Os horários previstos neste Edital tomam por base o horário oficial de Brasília/DF

EDITAL DE LEILÃO. Importante: Os horários previstos neste Edital tomam por base o horário oficial de Brasília/DF fls. 95 EDITAL DE LEILÃO Importante: Os horários previstos neste Edital tomam por base o horário oficial de Brasília/DF 2ª Vara do Juizado Especial Cível da Comarca de Dourados-MS. EDITAL de 1º e 2º LEILÃO

Leia mais

AULA ) Competência de 1 Grau para exame da Tutela Provisória. 12.8) Natureza Jurídica da Decisão da Tutela Provisória

AULA ) Competência de 1 Grau para exame da Tutela Provisória. 12.8) Natureza Jurídica da Decisão da Tutela Provisória Turma e Ano: Master A (2015) 06/07/2015 Matéria / Aula: Direito Processual Civil / Aula 23 Professor: Edward Carlyle Silva Monitor: Alexandre Paiol CONTEÚDO DA AULA: Tutela provisória : AULA 23 12.7) Competência

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PARA LEILÃO JUDICIAL

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PARA LEILÃO JUDICIAL CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PARA LEILÃO JUDICIAL Pelo presente contrato de prestação de serviços de Leilão Online, que entre si fazem (dados do credor), neste ato representado por seu advogado (dados

Leia mais

Sumário PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS

Sumário PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS Sumário PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS 1 Jurisdição 1.1 Introdução 1.2 Conceito e características 1.3 Divisão da jurisdição 1.4 Organização judiciária 2 Direito Processual Civil 2.1 Conceito e delimitação

Leia mais

TEMA: PROCESSO DE EXECUÇÃO - EXTRAFISCAL PROFESSOR: HAROLDO LOURENÇO

TEMA: PROCESSO DE EXECUÇÃO - EXTRAFISCAL PROFESSOR: HAROLDO LOURENÇO CURSO: OAB X EXAME - NOITE DISCIPLINA: PROCESSO CIVIL PROFESSOR: HAROLDO LOURENÇO AULA 04 BLOCO: 01-04 MATÉRIA: PROCESSO DE EXECUÇÃO - EXTRAFISCAL Indicações de bibliográficas: Código de Processo Civil

Leia mais

CENTRAL DE MANDADOS. Belo Horizonte, 07 de outubro de Circular Interna da Central de Mandados nº 001/2004

CENTRAL DE MANDADOS. Belo Horizonte, 07 de outubro de Circular Interna da Central de Mandados nº 001/2004 Belo Horizonte, 07 de outubro de 2004 Circular Interna da Central de Mandados nº 001/2004 Senhores Oficiais de Justiça Avaliadores; De ordem do Exmo. Juiz-Corregedor Diretor do Foro e Superintendente da

Leia mais

EDITAL DE LEILÃO E INTIMAÇÃO

EDITAL DE LEILÃO E INTIMAÇÃO EDITAL DE LEILÃO E INTIMAÇÃO Pelo presente, faz saber a todos os interessados, que serão levados à LEILÃO o bem indisponível dos REQUERIDO(S) HERALDO FRÓES RAMOS, PEDRO PEREIRA DE OLIVEIRA, ROSA MARIA

Leia mais

IMPACTOS CORPORATIVOS SOBRE AS ALTERAÇÕES DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Carolina Sayuri Nagai Calaf

IMPACTOS CORPORATIVOS SOBRE AS ALTERAÇÕES DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Carolina Sayuri Nagai Calaf IMPACTOS CORPORATIVOS SOBRE AS ALTERAÇÕES DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Carolina Sayuri Nagai Calaf O QUE MUDOU EM LINHAS GERAIS Parágrafo 5º, no art. 46: Execução Fiscal sempre será proposta no domicílio

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 13

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 13 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 13 CAPÍTULO I A PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL... 15 1. Breve reconstrução histórica... 15 1.1. Do Procurador dos Feitos da Coroa, da Fazenda e do Fisco ao Procurador

Leia mais

AUTOMÓVEIS A SEREM ALIENADOS. 3ª Vara Federal - João Pessoa-PB PROCESSO(S) EXECUÇÃO DE TÍTULO EXTRAJUDICIAL

AUTOMÓVEIS A SEREM ALIENADOS. 3ª Vara Federal - João Pessoa-PB PROCESSO(S) EXECUÇÃO DE TÍTULO EXTRAJUDICIAL PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL DE PRIMEIRO GRAU SEÇÃO JUDICIÁRIA DA PARAÍBA 3ª Vara Rua João Teixeira de Carvalho, 480 Pedro Gondim João Pessoa-PB CEP: 58.031-220 Fone: 2108-4099 EDITAL DE VENDA EM LEILÃO

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO PARANÁ VARA CÍVEL DA COMARCA DE NOVA AURORA Rua Melissa, nº. 200 Centro Nova Aurora/PR EDITAL DE LEILÃO E INTIMAÇÃO

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO PARANÁ VARA CÍVEL DA COMARCA DE NOVA AURORA Rua Melissa, nº. 200 Centro Nova Aurora/PR EDITAL DE LEILÃO E INTIMAÇÃO VARA CÍVEL DA COMARCA DE NOVA AURORA EDITAL DE LEILÃO E INTIMAÇÃO Pelo presente, faz saber a todos os interessados, que será(ão) levado(s) à LEILÃO o(s) bem(ns) penhorado(s) do EXECUTADO(S) CESAR DONIZETE

Leia mais

ESTADO DO MARANHÃO PODER JUDICIÁRIO 1ª Vara da Comarca de Rosário. LEILÃO JUDICIAL PODER JUDICIÁRIO - COMARCA DE ROSÁRIO-MA Dia

ESTADO DO MARANHÃO PODER JUDICIÁRIO 1ª Vara da Comarca de Rosário. LEILÃO JUDICIAL PODER JUDICIÁRIO - COMARCA DE ROSÁRIO-MA Dia LEILÃO JUDICIAL - COMARCA DE ROSÁRIO-MA Dia 04.08.15 às 10:00h CONDIÇÕES GERAIS DE ARREMATAÇÃO - LEILÃO VIP 040815J O Dr. José Augusto Sá Costa Leite, MMº. Juiz de Direito Titular da 2ª vara da Comarca

Leia mais

Número: Data Autuação: 07/01/2016

Número: Data Autuação: 07/01/2016 Tribunal Regional do Trabalho - 1 Grau PJe - Processo Judicial Eletrônico Consulta Processual Número: 0000011-31.2016.5.10.0821 Data Autuação: 07/01/2016 Classe: EXECUÇÃO DE CERTIDÃO DE CRÉDITO JUDICIAL

Leia mais

Lei nº. 11.382 de 06/12/06 DOU: 07/12/06

Lei nº. 11.382 de 06/12/06 DOU: 07/12/06 Lei nº. 11.382 de 06/12/06 DOU: 07/12/06 Altera dispositivos da Lei nº. 5.869, de 11 de janeiro de 1973 - Código de Processo Civil, relativos ao processo de execução e a outros assuntos. O PRESIDENTE DA

Leia mais

EDITAL DE LEILÃO E INTIMAÇÃO

EDITAL DE LEILÃO E INTIMAÇÃO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO COMARCA DE MONTE ALTO FORO MONTE ALTO 1ª VARA Praça da Bandeira, nº. 17, Monte Alto/SP CEP: 15.910-000 EDITAL DE LEILÃO E INTIMAÇÃO O Excelentíssimo Sr. Dr. Juiz

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS (FCC) TÉCNICO TRT s 07 PROVAS 34 QUESTÕES (2012 2010) A apostila contém provas de Direito Processual Civil de concursos da Fundação Carlos Chagas (FCC),

Leia mais

PROVIMENTO N. 001/2011, de 15 de abril de 2011.

PROVIMENTO N. 001/2011, de 15 de abril de 2011. PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 14ª REGIÃO PROVIMENTO N. 001/2011, de 15 de abril de 2011. Regulamenta a expedição de Certidão de Crédito Trabalhista instituída pelo

Leia mais

OPOSIÇÕES DO EXECUTADO. Murillo Sapia Gutier 1

OPOSIÇÕES DO EXECUTADO. Murillo Sapia Gutier 1 OPOSIÇÕES DO EXECUTADO Murillo Sapia Gutier 1 1. Considerações iniciais Como salientado em outras aulas, a Tutela jurisdicional executiva visa satisfazer obrigação inadimplida em que é fundada em título

Leia mais

3º AULA: CUMPRIMENTO DE SENTENÇA E EXECUÇÃO

3º AULA: CUMPRIMENTO DE SENTENÇA E EXECUÇÃO Coordenação: Prof. Dr. Pedro Miranda de Oliveira 3º AULA: CUMPRIMENTO DE SENTENÇA E EXECUÇÃO Prof. MSc Marcus Vinícius Motter Borges Plano de apresentação 1. Questões gerais do CPC/2015; 2. Estrutura do

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE NEPOMUCENO

PREFEITURA MUNICIPAL DE NEPOMUCENO LEI Nº 478, 13 DE JUNHO DE 2014. Autoriza o pagamento de dívida ativa municipal através da dação em pagamento de bens imóveis e dá outras providências. A Câmara Municipal de Nepomuceno, por seus representantes

Leia mais

O protesto como forma de desafogo do poder judiciário à luz do novo código de processo civil SERGIO LUIZ JOSÉ BUENO

O protesto como forma de desafogo do poder judiciário à luz do novo código de processo civil SERGIO LUIZ JOSÉ BUENO O protesto como forma de desafogo do poder judiciário à luz do novo código de processo civil SERGIO LUIZ JOSÉ BUENO O Alcance decorrente dos novos fins do procedimento para protesto: Desafogo do Poder

Leia mais

EDITAL DE LEILÃO. Importante: Os horários previstos neste Edital tomam por base o horário oficial de Brasília/DF

EDITAL DE LEILÃO. Importante: Os horários previstos neste Edital tomam por base o horário oficial de Brasília/DF fls. 112 EDITAL DE LEILÃO Importante: Os horários previstos neste Edital tomam por base o horário oficial de Brasília/DF 2ª Vara do Juizado Especial Cível e Criminal de Dourados-MS. EDITAL de 1º e 2º LEILÃO

Leia mais

LEI Nº , DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

LEI Nº , DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005. LEI Nº 11.232, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, Altera a Lei nº 5.869, de 11 de janeiro de 1973 Código de Processo Civil, para estabelecer a fase de cumprimento das sentenças no processo

Leia mais

Sumário Capítulo 1 Prazos Capítulo 2 Incompetência: principais mudanças

Sumário Capítulo 1 Prazos Capítulo 2 Incompetência: principais mudanças Sumário Capítulo 1 Prazos 1.1. Forma de contagem: somente em dias úteis 1.2. Prática do ato processual antes da publicação 1.3. Uniformização dos prazos para recursos 1.4. Prazos para os pronunciamentos

Leia mais

TEORIA GERAL DA EXECUÇÃO PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA EXECUÇÃO. Prof. Luis Fernando Alves

TEORIA GERAL DA EXECUÇÃO PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA EXECUÇÃO. Prof. Luis Fernando Alves 1 TEORIA GERAL DA EXECUÇÃO PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA EXECUÇÃO Prof. Luis Fernando Alves www.professorluisfernando.jur.adv.br 2 4. PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA EXECUÇÃO 4.1. PRINCÍPIOS DA NULLA EXECUTIO

Leia mais

LEGALE CURSO DE EXECUÇÃO TRABALHISTA

LEGALE CURSO DE EXECUÇÃO TRABALHISTA LEGALE CURSO DE EXECUÇÃO TRABALHISTA Meios de Defesa na Execução Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em Direito Empresarial e Direito

Leia mais

EDITAL DE LEILÃO. ÔNUS SOBRE OS BENS PENHORADOS: Sobre os bens móveis a serem leiloados não existem ônus.

EDITAL DE LEILÃO. ÔNUS SOBRE OS BENS PENHORADOS: Sobre os bens móveis a serem leiloados não existem ônus. fls. 384 EDITAL DE LEILÃO Importante: Os horários previstos neste Edital tomam por base o horário oficial de Brasília/DF 7ª Vara Cível da Comarca de Dourados-MS. EDITAL de 1ª e 2ª PRAÇA de BENS MÓVEIS

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA - FORO REGIONAL DE FAZENDA RIO GRANDE VARA DA FAZENDA PÚBLICA

PODER JUDICIÁRIO COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA - FORO REGIONAL DE FAZENDA RIO GRANDE VARA DA FAZENDA PÚBLICA PODER JUDICIÁRIO COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA - FORO REGIONAL DE FAZENDA RIO GRANDE VARA DA FAZENDA PÚBLICA Rua Inglaterra, 545 - Nações - Fazenda Rio Grande/PR - CEP: 83.820-000 EDITAL

Leia mais

NOVIDADES NA EXECUÇÃO POR EXPROPRIAÇÃO LUIZ GUILHERME MARINONI

NOVIDADES NA EXECUÇÃO POR EXPROPRIAÇÃO LUIZ GUILHERME MARINONI NOVIDADES NA EXECUÇÃO POR EXPROPRIAÇÃO LUIZ GUILHERME MARINONI PROFESSOR TITULAR DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL DA UFPR. ADVOGADO EM CURITIBA E EM BRASÍLIA 1 Dispensa da ação de execução Uma das propostas

Leia mais

LEILÃO JUDICIAL PODER JUDICIÁRIO - COMARCA DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR-MA 2ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR-MA Dia

LEILÃO JUDICIAL PODER JUDICIÁRIO - COMARCA DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR-MA 2ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR-MA Dia LEILÃO JUDICIAL - COMARCA DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR-MA 2ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR-MA Dia 14.03.16 às 11:00h CONDIÇÕES GERAIS DE ARREMATAÇÃO - LEILÃO VIP 140316J A Drª. Ticiany Gedeon

Leia mais

PROVIMENTO Nº 12/2015

PROVIMENTO Nº 12/2015 PROVIMENTO Nº 12/2015 Dispõe sobre o protesto de Certidões de Dívidas Judiciais e dá outras providências. A Corregedora-Geral da Justiça, Desembargadora Regina Ferrari, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

EDITAL DO LEILÃO ALIENAÇÃO DE BENS INSERVÍVEIS

EDITAL DO LEILÃO ALIENAÇÃO DE BENS INSERVÍVEIS EDITAL DO LEILÃO ALIENAÇÃO DE BENS INSERVÍVEIS O CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DA BAHIA CRA/BA, na pessoa de seu representante legal, através do Presidente da Comissão de Leilão, e do Leiloeiro Oficial

Leia mais

REFLEXOS DO NOVO CPC NO REGISTRO DE IMÓVEIS

REFLEXOS DO NOVO CPC NO REGISTRO DE IMÓVEIS REFLEXOS DO NOVO CPC NO REGISTRO DE IMÓVEIS Vander Zambeli Vale Oficial de Registro de Imóveis da Comarca de Betim 1. COMPETÊNCIA TERRITORIAL PARA AÇÕES DE REPARAÇÃO DE DANO ATRIBUÍDO A OFICIAIS DE REGISTRO.

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Page 1 of 17 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 11.382, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2006. Mensagem de veto Altera dispositivos da Lei n o 5.869, de 11 de janeiro de 1973

Leia mais

Processo Judicial Tributário (1)

Processo Judicial Tributário (1) Processo Judicial Tributário (1) Vamos em sumaríssimo resumo relatar os instrumentos ou ações colocadas à disposição do fisco ou do contribuinte no chamado processo judicial tributário. Medidas propostas

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO Acórdão 1a Turma AGRAVO DE PETIÇÃO. ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA. PENHORA SOBRE DIREITOS DO DEVEDOR FIDUCIANTE. POSSIBILIDADE. É possível a penhora recair sobre os direitos já incorporados ao patrimônio do devedor

Leia mais

INTRODUÇÃO OBJETIVO. Facilitar o cumprimento das obrigações fiscais pelo contribuinte do ICMS.

INTRODUÇÃO OBJETIVO. Facilitar o cumprimento das obrigações fiscais pelo contribuinte do ICMS. REGIME ESPECIAL INTRODUÇÃO OBJETIVO Facilitar o cumprimento das obrigações fiscais pelo contribuinte do ICMS. Ex.: emissão de notas fiscais, recolhimento ICMS ST, ICMS Importação; É importante salientar

Leia mais

CÍVEL Nº COMARCA DE CAMAQUÃ A C Ó R D Ã O

CÍVEL Nº COMARCA DE CAMAQUÃ A C Ó R D Ã O AGRAVO DE INSTRUMENTO. DIREITO TRIBUTÁRIO. EXECUÇÃO FISCAL. PEDIDO DE SUB-ROGAÇÃO. CRÉDITO POR PRECATÓRIO DADO EM PENHORA. A regra é de que se sub-rogue o credor no direito e ação do devedor que não ofereceu

Leia mais

E D I T A L D E P R A Ç A E L E I L Ã O

E D I T A L D E P R A Ç A E L E I L Ã O 1 de 3 04/12/2015 13:52 PODER JUDICIÁRIO DA UNIÃO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO - 18ª REGIÃO 1ª VARA DO TRABALHO DE ANÁPOLIS Rua Quatorze de Julho, 971, Setor Central, Anápolis - GO, CEP 75024-050 Telefone:

Leia mais

EXECUÇÃO E FAZENDA PÚBLICA NO NOVO CPC ROGERIO MOLLICA 10/03/2016

EXECUÇÃO E FAZENDA PÚBLICA NO NOVO CPC ROGERIO MOLLICA 10/03/2016 EXECUÇÃO E FAZENDA PÚBLICA NO NOVO CPC ROGERIO MOLLICA 10/03/2016 Execução serve para a satisfação efetiva do Credor A Execução se faz no interesse do credor e não para proteger o mau pagador (RESP nº

Leia mais

1. Impenhorabilidades: Temos as previstas no CPC e as previstas na Lei 8.009/90. No CPC estão contempladas nos arts e

1. Impenhorabilidades: Temos as previstas no CPC e as previstas na Lei 8.009/90. No CPC estão contempladas nos arts e 1 DIREITO PROCESSUAL CIVIL PONTO 1: Impenhorabilidades PONTO 2: Fraudes à Execução e Fraude contra Credores PONTO 3: Proteção dos terceiros de boa fé na fraude à execução PONTO 4: Ordem de nomeação de

Leia mais

Manual de Prática Trabalhista - 6ª Edição - Cinthia Machado de Oliveira. Título I PETIÇÃO INICIAL Capítulo I PETIÇÃO INICIAL EM DISSÍDIO INDIVIDUAL

Manual de Prática Trabalhista - 6ª Edição - Cinthia Machado de Oliveira. Título I PETIÇÃO INICIAL Capítulo I PETIÇÃO INICIAL EM DISSÍDIO INDIVIDUAL SUMÁRIO Título I PETIÇÃO INICIAL PETIÇÃO INICIAL EM DISSÍDIO INDIVIDUAL Fundamento legal... 15 Cabimento... 15 Espécies de ritos do processo do trabalho... 16 Rito sumário... 16 Rito sumaríssimo... 16

Leia mais

Número: Data Autuação: 19/11/2015

Número: Data Autuação: 19/11/2015 Tribunal Regional do Trabalho - 1 Grau PJe - Processo Judicial Eletrônico Consulta Processual Número: 0003265-09.2015.5.10.0801 Data Autuação: 19/11/2015 Classe: CARTA PRECATÓRIA 12/08/2016 Valor da causa:

Leia mais

SUMÁRIO. Direito do Trabalho Direito Processual Civil Direito Processual do Trabalho

SUMÁRIO. Direito do Trabalho Direito Processual Civil Direito Processual do Trabalho SUMÁRIO Direito do Trabalho... 05 Direito Processual Civil... 139 Direito Processual do Trabalho... 195 DIREITO DO TRABALHO ÍNDICE CAPÍTULO 01... 7 Fontes e Princípios de Direito do Trabalho... 7 Surgimento

Leia mais

EDITAL Nº

EDITAL Nº Rua XV de Novembro, 653, 7º Andar Bairro: Centro CEP: 96015 000 Fone: (53) 3284.6915 www.jfrs.jus.br Email: rspel01@jfrs.jus.br EXECUÇÃO FISCAL Nº 5008272 70.2011.4.04.7110/RS EXEQUENTE: UNIÃO FAZENDA

Leia mais

CONCEITO. (Rocha Azevedo)

CONCEITO. (Rocha Azevedo) FALÊNCIA CONCEITO "é o processo de execução específico, contra empresário ou sociedade empresária insolvente, instaurador de comunhão incidental organizada entre todos os credores, por direitos e obrigações

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SERGIPE CORREGEDORIA-GERAL DA JUSTIÇA. Ofício circular n. 0234/2011-CGJ Aracaju, 27 de janeiro de 2011,

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SERGIPE CORREGEDORIA-GERAL DA JUSTIÇA. Ofício circular n. 0234/2011-CGJ Aracaju, 27 de janeiro de 2011, Ofício circular n. 0234/2011-CGJ Aracaju, 27 de janeiro de 2011, Senhor(es) Notário(s), Com o intuito de uniformizar e divulgar o procedimento para PROTESTOS DE TÍTULOS JUDICIAIS, a Corregedoria-Geral

Leia mais

Preparo efetuado. 1. Data e assinatura.

Preparo efetuado. 1. Data e assinatura. 1. RECEBIMENTO DE PETIÇÃO INICIAL (Rito ordinário) Autos n. Comarca de Preparo efetuado. 1 282). Recebo a petição inicial, por ser a mesma apta (CPC, art. Cite-se o requerido para que, caso queira, apresente

Leia mais

Indisponibilidade de bens, segredo de justiça e a publicidade notarial e registral. Tânia Mara Ahualli

Indisponibilidade de bens, segredo de justiça e a publicidade notarial e registral. Tânia Mara Ahualli , segredo de justiça e a publicidade notarial e registral. Tânia Mara Ahualli Limitação ao direito de propriedade, atingindo um dos seus atributos de maior relevância, que é o direito de dispor da coisa

Leia mais

Prefeitura Municipal de Vitória Estado do Espírito Santo LEI Nº 6.748

Prefeitura Municipal de Vitória Estado do Espírito Santo LEI Nº 6.748 Estado do Espírito Santo LEI Nº 6.748 Disciplina a dação em pagamento de bens imóveis como forma de extinção da obrigação tributária no Município de Vitória. O Prefeito Municipal de Vitória, Capital do

Leia mais

L E I L Ã O EDITAL DE LEILÃO Nº001/ Características das máquinas e preço mínimo:

L E I L Ã O EDITAL DE LEILÃO Nº001/ Características das máquinas e preço mínimo: L E I L Ã O EDITAL DE LEILÃO Nº001/2016 O Prefeito Municipal de Venda Nova do Imigrante, Estado do Espírito Santo, com base no artigo 22 da Lei Orgânica Municipal, Lei nº8.666/93 e Lei Municipal nº1.202,

Leia mais

EDITAL Nº DESPACHO/DECISÃO EDITAL

EDITAL Nº DESPACHO/DECISÃO EDITAL Poder Judiciário JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária do Rio Grande do Sul 23ª Vara Federal de Porto Alegre Rua Octávio Francisco Caruso da Rocha, 600, 4º andar, ALA NORTE Bairro: Centro CEP: 90010 395 Fone:

Leia mais

I iiim uni mil mil um um um um mi m

I iiim uni mil mil um um um um mi m PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO ACÓRDÃO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO ACÓRDÃO/DECISÃO MONOCRÁTICA REGISTRADO(A) SOB N I iiim uni mil mil um um um um mi m Vistos, relatados e discutidos

Leia mais

Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul

Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul fls. 93 Edital de Leilão/Venda Judicial (Em 1º e 2º Leilão/Praça) Idail De Toni Filho, Juiz Substituto, da Vara de Vara Única,, Estado de Mato Grosso do Sul, na forma da Lei,etc... EDITAL de 1º e 2º LEILÃO

Leia mais

Atualização profissional diante do novo CPC: desafios presentes e futuros

Atualização profissional diante do novo CPC: desafios presentes e futuros Atualização profissional diante do novo CPC: desafios presentes e futuros João Paulo Hecker da Silva Advogado; Doutor e Mestre em Direito Processual pela USP; Vice-presidente da Comissão de Direito Societário

Leia mais

EDITAL DE LEILÃO. Importante: Os horários previstos neste Edital tomam por base o horário oficial de Brasília/DF

EDITAL DE LEILÃO. Importante: Os horários previstos neste Edital tomam por base o horário oficial de Brasília/DF fls. 239 EDITAL DE LEILÃO Importante: Os horários previstos neste Edital tomam por base o horário oficial de Brasília/DF 1ª Vara Cível da Comarca de Cassilândia MS EDITAL de 1ª e 2ª PRAÇA de BEM IMÓVEL

Leia mais

PEÇA PRÁTICO-PROFISSIONAL

PEÇA PRÁTICO-PROFISSIONAL *ATENÇÃO: ANTES DE INICIAR A PROVA, VERIFIQUE SE TODOS OS SEUS APARELHOS ELETRÔNICOS FORAM ACONDICIONADOS E LACRADOS DENTRO DA EMBALAGEM PRÓPRIA. CASO A QUALQUER MOMENTO DURANTE A REALIZAÇÃO DO EXAME VOCÊ

Leia mais

DESCRIÇÃO DOS BENS: LOTE

DESCRIÇÃO DOS BENS: LOTE fls. 353 Edital de Leilão Eletrônico Autos: 0100362-26.2004.8.12.0045 Importante: Os horários previstos neste Edital tomam por base o horário oficial de Brasília/DF 1ª Vara Cível da Comarca de Sidrolândia-MS.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESINA DECRETA:

PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESINA DECRETA: 1 DECRETO Nº 11.333, DE 30 DE JUNHO DE 2011. Dispõe sobre a regulamentação da emissão de certidões e declarações no âmbito da Fazenda Pública Municipal. O PREFEITO MUNICIPAL DE TERESINA, Estado do Piauí,

Leia mais

V O T O CONHECIMENTO Conheço do agravo de petição, por satisfeitos os pressupostos de admissibilidade.

V O T O CONHECIMENTO Conheço do agravo de petição, por satisfeitos os pressupostos de admissibilidade. A C Ó R D Ã O 3ª Turma PODER JUDICIÁRIO FEDERAL. BEM DE FAMÍLIA. Comprovado que o imóvel penhorado se trata de bem de família, incide sobre o mesmo a impenhorabilidade prevista na Lei nº 8.009/90. Vistos,

Leia mais

2ª Vara Cível da Comarca de São Gabriel do Oeste/MS

2ª Vara Cível da Comarca de São Gabriel do Oeste/MS 2ª Vara Cível da Comarca de São Gabriel do Oeste/MS EDITAL DE PRAÇA e de intimação do(a)(s) executado(a)(s) Osvaldo Gois Figueiredo e Clenúbia Costa Gois de Figueiredo. O MM. Juiz de Direito Eduardo Eugênio

Leia mais

EDITAL DE PRAÇA, LEILÃO E INTIMAÇÃO BEM MÓVEL

EDITAL DE PRAÇA, LEILÃO E INTIMAÇÃO BEM MÓVEL EDITAL DE PRAÇA, LEILÃO E INTIMAÇÃO BEM MÓVEL PROCESSO: 0000601-70.2015.5.14.0032 Reclamante: MARIA LUCIA SANTOS DE SOUZA Reclamado: SASACE INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MADEIRAS E TERMOPLÁSTICOS LTDA. E OUTROS

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. PLANO DE CURSO - 2010/01 DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO II PROFESSOR: UDNO ZANDONADE TURMA: 10DM

Leia mais

EDITAL DE LEILÃO. Importante: Os horários previstos neste Edital tomam por base o horário oficial de Brasília/DF

EDITAL DE LEILÃO. Importante: Os horários previstos neste Edital tomam por base o horário oficial de Brasília/DF EDITAL DE LEILÃO Importante: Os horários previstos neste Edital tomam por base o horário oficial de Brasília/DF 3º Juizado Especial Cível da Comarca de Campo Grande-MS. EDITAL de 1º e 2º LEILÃO de BENS

Leia mais

Escola Superior da Advocacia-Geral da União (ESAGU) DEFESA DO EXECUTADO. Prof. Glauco Gumerato Ramos. jun/2008

Escola Superior da Advocacia-Geral da União (ESAGU) DEFESA DO EXECUTADO. Prof. Glauco Gumerato Ramos. jun/2008 Escola Superior da Advocacia-Geral da União (ESAGU) DEFESA DO EXECUTADO Prof. Glauco Gumerato Ramos jun/2008 1 Conceito de executado Executado: Devedor (=executado) na etapa de cumprimento da sentença

Leia mais

AÇÃO DE ANULAÇÃO E SUBSTITUIÇÃO DE TÍTULO AO PORTADOR

AÇÃO DE ANULAÇÃO E SUBSTITUIÇÃO DE TÍTULO AO PORTADOR AÇÃO DE ANULAÇÃO E SUBSTITUIÇÃO DE TÍTULO AO PORTADOR 1 I) INTRODUÇÃO a) Conceito de TÍTULO DE CRÉDITO b) Características dos títulos de crédito: Cartularidade Literalidade Autonomia 2 c)títulos de Crédito

Leia mais

PRÁTICA JURÍDICA TRIBUTÁRIA. Denis Domingues Hermida

PRÁTICA JURÍDICA TRIBUTÁRIA. Denis Domingues Hermida PRÁTICA JURÍDICA TRIBUTÁRIA Denis Domingues Hermida - Locadora Carro Bom Ltda. foi autuada pela Receita Federal por ter deixado de recolher a Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS)

Leia mais

A cobrança dos alimentos no novo CPC Maria Berenice Dias Lei de Alimentos cobrança execução

A cobrança dos alimentos no novo CPC Maria Berenice Dias Lei de Alimentos cobrança execução A cobrança dos alimentos no novo CPC Maria Berenice Dias Advogada especializada em Direito das Famílias e Sucessões; Vice-Presidenta Nacional do IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família; Pós-Graduada

Leia mais