Cores da Copa: ferramentas de visualização e análise das imagens compartilhadas no Twitter durante a Copa do Mundo de

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Cores da Copa: ferramentas de visualização e análise das imagens compartilhadas no Twitter durante a Copa do Mundo de 2014 1"

Transcrição

1 Cores da Copa: ferramentas de visualização e análise das imagens compartilhadas no Twitter durante a Copa do Mundo de Tasso Gasparini de Souza 2 Fábio Gomes Goveia 3 Lia Scarton Carreira 4 Johanna Inácia Honorato 5 Lucas Oggioni Cypriano 6 Veronica A. Ribeiro Haacke 7 Willian Lopes 8 Universidade Federal do Espírito Santo Resumo A Copa do Mundo 2014 foi um evento que causou uma grande movimentação nos sites de redes sociais. Buscando compreender melhor os fluxos que circulam nesses compartilhamentos e explorar outras possibilidades metodológicas para estudos com grandes volumes de imagens, o Labic criou o web aplicativo Cores da Copa, que traz visualizações interativas das imagens compartilhadas no período da Copa do Mundo. Neste artigo apresentamos o processo metodológico do projeto e propomos uma análise do significado dessas imagens como um registro das movimentações e dos eventos ocorridos na rede durante o mundial. Palavras-chave: imagem; visualização; Twitter; cor; Copa do Mundo; 1 Trabalho apresentado no Grupo de Trabalho 7- Novos Meios e Novas Linguagens, do VIII Simpósio Nacional da ABCiber, realizado pelo ESPM Media Lab, nos dias 03, 04 e 05 de dezembro de 2014, na ESPM, SP. 2 Autor do trabalho. Estudante de Graduação no 6º. semestre do Curso de Jornalismo da Ufes e pesquisador do Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura (Labic), tassogasparini@gmail.com 3 Co-autor. Professor do Curso de Comunicação Social da Ufes e coordenador do Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura (Labic), fabiogv@gmail.com 4 Co-autora e pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura (Labic), liacarreira@gmail.com 5 Co-autora. Estudante de Graduação no 6º. semestre do Curso de Jornalismo da Ufes e pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura (Labic), johannahonorato@gmail.com 6 Co-autor. Estudante de Graduação no 8º. semestre do Curso de Desenho Indutrial e pesquisador e desenvolvedor no Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura (Labic), lucascypriano@gmail.com 7 Co-autora. Estudante de Graduação no 6º. semestre do Curso de Jornalismo da Ufes e pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura (Labic), veronica.rhaacke@gmail.com 8 Co-autor. Estudante de Graduação no 6º. semestre do curso de Ciência da Computação da Ufes e pesquisador e desenvolvedor no Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura (Labic), willianlopes404@gmail.com

2 Introdução Vivemos em um contexto em que grandes quantidades de informação circulam a todo o momento em sites de redes sociais. Esses sites se tornaram zonas de interação, trocas de informação e de vivências, regidos cada vez mais pela ação de compartilhar conteúdos. Nesse cenário, se traz novas experiências entre usuários ao servir como um espaço para discussão de questões de seus próprios cotidianos e ao se tornarem importantes ferramentas de ativismo e mudança - como ocorreu com os protestos de junho de 2013 que repercutiram na rede através de várias hashtags, entre elas o #VemPraRua 9. A partir deste panorama, a análise das maneiras com que tais conteúdos se espalham pelas redes é necessária para que possamos ter uma melhor compreensão da forma com que as movimentações sociais humanas se articulam, dentro e fora de tais ambientes, além de possibilitar a compreensão de potenciais padrões ou futuras ocorrências. O Big Data é um campo de estudo que tem se destacado nos últimos anos, especialmente devido à ampliação dessa grande quantidade de informações que circulam nos ambientes de sites de redes sociais, e tem sido utilizado para diversas pesquisas, como a aqui apresentada. Em busca de testar outras possibilidades metodológicas e de trabalho, o Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura (Labic), deu início ao projeto Cores da Copa, que buscou fazer uma análise das movimentações de imagens ocorridas nas redes que se formavam durante a Copa do Mundo. O Labic é um laboratório multidisciplinar de pesquisas nos campos relacionados a imagens e texto, de análise de sites de redes sociais e de desenvolvimento de ferramentas para estudos de Big Data, que nos últimos anos têm se concentrado nas pesquisas acerca de grandes movimentos sociais e culturais mundiais. E a Copa do Mundo de 2014 foi um evento que trouxe grande agitação ao povo brasileiro, de diferentes formas: as expectativas em relação ao evento eram marcadas por uma forte tensão política dentro do país; o evento historicamente sempre foi de grande importância para grande parte da população; e ainda havia uma grande pressão quanto ao possível desempenho da seleção brasileira no campeonato. 9 Alguns artigos publicados sobre o assunto podem ser encontrados no site (CYPRIANO, et al, 2014).

3 Nos sites de redes sociais, não foi diferente: muitas opiniões circulavam e todos pareciam estar ansiosos para descobrir o que aconteceria finalmente no dia da cerimônia de abertura do evento. O evento teve início no dia 12 de junho de 2014, e foi até o dia 13 de julho, obtendo grande repercussão em rede. Nesta ocasião, viu-se surgir um grande número de imagens que traziam piadas em relação ao evento, e já era possível perceber que o tom antes crítico da rede, dava lugar a uma perspectiva mais favorável ao evento. Essa mudança foi atribuída à chamada rede boleira, isto é, a rede composta por aqueles perfis que acompanhavam em tempo real os jogos, os bastidores e os memes 10 sobre a Copa do Mundo, e contribuíam significativamente para a ampliação do debate online. Assim, a tensão que antecedeu a Copa do Mundo acabou perdendo lugar durante o evento para os relatos dos "boleiros", que predominaram nas imagens compartilhadas no Twitter. Nenhuma perspectiva ocupou os espaços midiáticos na rede da mesma forma que os perfis boleiros, aqueles que acompanhavam em tempo real os jogos, os bastidores e os memes sobre a Copa do Mundo. Em determinado momento, até os ativistas quebraram o silêncio sobre os jogos (provocado pelo horror às imposições da FIFA ao país) e passaram a fazer parte dessa narrativa futebolística. A seguir apresentamos os métodos que guiaram o desenvolvimento dessa pesquisa, assim como da elaboração do web aplicativo, lançado no último dia 06 de outubro afim de proporcionar modos diferenciados de visualização de grandes conjuntos de imagens. A presente pesquisa busca, portanto, ressaltar a importância de métodos de estudos de grandes dados, entre eles a importância do desenvolvimento de softwares próprios, do avanço técnico-científicos nas áreas de Humanas, e o uso de dados atrelados às imagens como cores, data e quantidade de compartilhamentos, de modo a apresentar outras perspectivas possíveis de análise e de modo a ampliar o debate acerca de eventos de grande relevância nacional. 10 Uma análise mais aprofundada sobre os memes compartilhados durante o período da Copa do Mundo pode ser encontrada em Veronica Haacke et al (2014).

4 Metodologia Para esta pesquisa, foram coletadas imagens compartilhadas no site de rede social Twitter por meio de termos relacionados à Copa 11 ; das hashflags 12 de cada país; dos termos próprios de cada partida (como #BRAxGER, utilizado para o jogo entre Brasil e Alemanha; ou #BRAxCRO, utilizado para o jogo entre Brasil e Croácia); e dos nomes de jogadores considerados de grande destaque, dentro e fora do campeonato, como Neymar, Messi, e Podolski. O período de extração foi do dia 12 de junho ao dia 13 de julho de Já o horário de extração foi das 20h até às 20h do dia seguinte, totalizando 24h de coleta. Os tweets publicados nesse período foram coletados a partir de um script chamado Marcus, desenvolvido em linguagem Python pelo Labic, em parceria com o cientista da computação André Panisson. Esta ferramenta buscava os tweets que continham os termos previamente selecionados e os armazenava em um banco de dados do tipo MongoDB 13, instalado em um servidor remoto. A cada 15 minutos de coleta do script Marcus, outro script, denominado Crawler 14, também desenvolvido pelo Labic, acessava o banco de dados, capturava os tweets desse período que continham imagens, eliminava aqueles que continham imagens advindas de links de sites externos ao Twitter e elencava os 100 mais compartilhados 15 (isto é, os links que mais se repetiam durante o período analisado). Após esse procedimento, o script acessava cada link coletado, salvava a imagem anexada e gerava uma tabela.csv relacionando o link da imagem e o arquivo salvo, para análise posterior. Ao final do dia de coleta, o script AISI (Automatic Identifier of Similar Images), também desenvolvido no Labic, varria a pasta em que se encontravam as 11 Foram utilizados termos que faziam referência ao evento principal, como copa, copa do mundo, copa2014, brasil2014, worldcup ; a eventos secundários, diretamente relacionados a Copa, como funfest, abertura da copa ; e a organizações responsáveis pelo evento, como fifa e cbf. 12 Hashflags foram um tipo especial de hashtag utilizadas no Twitter durante a Copa do Mundo. Eram hashtags referentes aos países participantes da Copa, que vinham acompanhadas da bandeira do respectivo país. 13 Sistema de banco de dados open-source, desenvolvido na linguagem de programação C++. O sistema gera um armazenamento de informações em documentos JSON, um tipo de arquivo que funciona independente de linguagens de programação específicas. 14 Script desenvolvido em linguagem Java, que acessa os links selecionados e faz o download das imagens presentes. Código disponível em: 15 Como fazer a extração de todas as imagens publicadas demandaria mais tempo, isso impossibilitaria a janela de tempo de 15 minutos, além de prejudicar a coleta de tuítes, pois seria necessário um período muito longo de processamento.

5 imagens salvas e comparava metadados, informações de cor, brilho e saturação, além dos histogramas de cada uma, a fim de identificar imagens similares. Ao identificar essa semelhança entre as imagens, o script as compreendia como uma única imagem e, assim, somava suas frequências no arquivo, de modo a explicitar sua devida relevância na rede. Sem esse procedimento cada uma dessas imagens iguais, mas publicadas em tuítes diferentes, possuiriam menor peso na rede, ainda que tivessem grande ocorrência. Esse procedimento é necessário para levar em consideração as replicações de uma mesma imagem por diversos usuários, algo comum em redes de grande circulação de imagens. A partir desse método, foi obtido um total de 30 milhões de tuítes contendo termos relacionados à Copa do Mundo, dos quais 2 milhões continham links de imagens, com 42 mil imagens postadas diretamente no Twitter, dentre as quais haviam 17 mil imagens únicas utilizadas para gerar as visualizações para análise. Com esses dados, foi possível lançar um web aplicativo que facilita a leitura dessa diversidade de conteúdos ao organizá-los de acordo com dados previamente coletados, como suas características cromáticas e frequência de compartilhamento. A interface online do aplicativo Cores da Copa foi desenvolvida utilizando a linguagem de programação JavaScript, e a biblioteca D3 16. A partir dos arquivos.csv gerados pelo Crawler e modificados pelo AISI, o mecanismo busca as informações contidas nesses arquivo para gerar as visualizações e exibi-las no web aplicativo. Ele acessa e analisa todas as imagens, e detecta a cor presente em cada píxel da imagem, através dos parâmetros de brilho, gama e saturação. Com isso, é possível definir aquela que será considerada a cor predominante da imagem, informações essas que também são adicionadas ao arquivo.csv, a partir do qual será gerada a visualização. Com esses dados, são geradas quatro visualizações distintas: calendário cromático 17, timeline cromática 18, mosaico cromático 19 e mosaico de imagens 20. O calendário cromático traz gráficos diários, contendo representações de cada imagem a 16 D3 (Data Driven Documents) é uma biblioteca JavaScript desenvolvida para lidar com grandes arquivos de dados, facilitando que esses dados sejam utilizados para a criação de visualizações para sites e interfaces web. 17 Disponível em: 18 Disponível em: 19 Disponível em: 20 Disponível em:

6 partir de sua cor predominante. Nessa visualização são contabilizados apenas os compartilhamentos obtidos pela imagem naquele dia. A posição da imagem no eixo X representa a gama predominante na imagem, enquanto que a sua posição no eixo Y é dada de acordo com o número de compartilhamentos que a imagem obteve durante aquele período; por fim, o raio de cada círculo traz a quantidade total de compartilhamentos que a imagem obteve ao longo do dia. Ao passar o mouse sobre cada círculo é exibida a imagem, e ao clicar na visaualização obtém-se uma animação que mostra o comportamento das imagens ao logo do dia, registradas em intervalos de 15 minutos. Imagem 1: Calendário cromático dos dias 12 a 20 de junho. Melhor visualizado através do site. A timeline cromática traz a visualização do volume total de compartilhamentos das imagens durante todo o período de extração, e permite que seja observada a movimentação das imagens ao longo dos dias, a gama cromática da cor predominante de cada imagem (organizada ao longo do eixo x), além do número total de compartilhamentos que a imagem obteve ao longo do período de extração (raio dos círculos). Contudo, a posição no eixo y passa a representar a quantidade total de compartilhamentos que a imagem obteve a cada dia. Ao clicar no gráfico, é exibida uma animação com o comportamento das imagens a cada dia de extração. Também é

7 possível pausar ou avançar a animação para visualizar com mais atenção as imagens em cada dia, além de pular para dias específicos. Imagem 2: Timeline cromática. Melhor visualizado através do site. Já o mosaico cromático é uma visualização mais simples e direta que traz as imagens representadas por círculos menores com sua respectiva cor predominante e organizadas pela sua gama cromática. E o passar o mouse pela visualização, é possível ver a imagem referente completa. Imagem 3: Mosaico cromático. Melhor visualizado através do site. Por fim, o mosaico de imagens é uma visualização que utiliza as imagens em si, organizadas pela sua gama cromática, com opções de aproximação e afastamento, para uma análise direta das imagens. Vale notar que essa é a única das visualizações no site que faz uso das imagens armazenadas e agrupada previamente 21, enquanto as 21 Foi gerado um arquivo de imagem que contém todas as imagens, organizadas pela sua gama cromática. Como o arquivo posui um tamanho muito grande e para que haja a possibilidade de ajustar o

8 outras visualizações disponíveis são geradas em tempo real, conforme o usuário às acessa. Isso significa que as imagens nessas visualizações irão aos poucos deixar de aparecer, uma vez que seus links de origem podem com o tempo deixar de existir. Assim, cada imagem acessada possui uma vida útil e essas visualizações traduzem esses movimentos vitais nas redes. Imagem 4: Mosaico de imagens. Melhor visualizado através do site. zoom da visualização, foi utilizada a ferramenta ZoomIt, desenvolvida pela Microsoft para a visualização de imagens de tamanho muito grande na internet. A ferramenta agiliza a interação ao fazer o carregamento apenas da região da imagem que o usuário deseja observar. Mais informações disponíveis em:

9 Da mesma forma, baixar e armazenar previamente as imagens é também uma forma de manter essas imagens vivas, enquanto memória de um movimento ou evento de grande importância para o país. Assim, trabalhar com esses grandes dados é trabalhar com suas transições e movimentações ao longo de um período de tempo e criar visualizações é uma forma de dar conta desses processos e torná-los visíveis. Análise As visualizações do projeto Cores da Copa visam destacar certas características dos conteúdos compartilhados em rede durante o Mundial de Por meio delas, é possível ressaltar, partindo de um grande conjunto de conteúdos, aspectos fundamentais a respeito dos modos de compartilhamento de imagens em rede durante o período. Ao analisar essas visualizações, é possível observar uma intensa variação cromática das imagens. É perceptível um grande volume de imagens de tonalidade verde, em parte devido a cor verde da grama (já que a maioria das fotos com esse tom de cor predominante são de cenas que aconteceram dentro de campo), com a presença de algumas bandeiras do Brasil. Também há uma grupo considerável de imagens em tonalidades azuis, compostas por imagens de uniformes como o da seleção Argentina, além de bandeiras e um grande número de matériais publicitários. Em contrapartida, na região de tom mais amarelado, nota-se um grande volume de imagens de materiais relacionados à seleção brasileira, notavelmente à camisa amarela tradicionalmente utilizada nos jogos. Na zona com um tom mais avermelhado, podemos encontrar majoritariamente fotos de pessoas, o que acontece devido aos tons de pele que se aproximam do bege e do vermelho. Há ainda uma pequena parte com imagens de tom predominante rosa, composta em grande parte por imagens publicadas com filtros como os do aplicativo Instagram, que acabam por puxar a tonalidade da imagem para o rosa. Para além dessa evidente variação cromática, é possível perceber ainda, através das visualizações criadas, a grande oscilação do volume de dados compartilhados por dia durante a Copa. Isto evidencia que a repercussão do evento nas redes não ocorreu de modo homogêneo. Ao contrário, em um único dia havia uma enorme quantidade de imagens que variavam radicalmente suas posições na rede. A alta frequência de uma imagem em um dia também não significou sua permanência

10 nos demais, como ocorreu com a imagem da águia com a bandeira dos EUA do dia 22 de junho 22, sendo a terceira imagem mais compartilhada de toda a Copa, obtendo o total de postagens somente no seu primeiro dia de compartilhamento. Essa imagem foi representativa dos debates que ocorriam no Twitter durante o jogo dos EUA com Portugal, evidenciando a ampla participação dos norte americanos e demais torcedores ao longo deste dia. Este fato evidencia, portanto, que os modos de compartilhamento de imagem durante a Copa foram regidos a partir da especificidade dos acontecimentos de cada dia. Imagem 5: Imagem mais compartilhada do dia 22 de junho. Autor(es) desconhecido(s). A imagem mais compartilhada em todo o período surgiu na rede a poucos dias do fim do mundial, no dia 5 de julho. Trata-se de uma imagem do Neymar beijando a bola, com uma montagem amarela ao fundo. A imagem foi compartilhada pelo também jogador David Luiz após Neymar sofrer uma lesão na coluna e obteve um total de retweets. Ela representa o apoio dos torcedores e jogadores em relação ao seu estado de saúde e foi um tipo de imagem muito presente entre os dias do evento, ao mostrar o lado sentimental dos jogadores, com imagens em que eles aparecem chorando ou comemorando uma derrota ou vitória, e reforça a natureza emocional que haviam nos compartilhamentos de imagens durante o campeonato. Assim, percebe-se nas imagens da Copa a existência de uma espécie de panorama fotoemotivo. Isto é, as imagens compartilhadas pela rede refletem os 22 Nesse dia houve uma partida inesperadamente acirrada entre Portugal e Estados Unidos, que terminou em um empate de 2 a 2, que obteve grande repercussão na rede.

11 sentimentos dos usuários de sites de redes sociais em relação ao campeonato e às seleções participantes. Imagens de cenas da competição, como fotos de jogadores emocionados em campo, eram utilizadas para expressar os sentimentos dos próprios usuários. Isso fica mais claro nas imagens mais compartilhadas entre os dias 8 e 9 de julho, que trouxeram cenas e expressões de tristeza decorrentes da derrota do Brasil para a Alemanha por 7 a 1, ou ainda nas duas imagens mais compartilhadas entre os dias 12 e 13 de junho sobre o desempenho do jogador Neymar no primeiro jogo da Copa do Mundo. Imagens 6 e 7: montagem com o jogador Neymar, foi a mais compartilhada do período da Copa (a esquerda) e foto do jogador David Luiz sendo consolado foi a segunda mais compartilhada do dia seguinte a derrota do Brasil para a Alemanha. Autor(es) desconhecido(s). As imagens compartilhadas no período da Copa também possuem forte teor memético, isto é, foram criadas para tornarem-se memes (imagens com potencial de se multiplicarem e de se propagarem rapidamente, podendo ser resignificadas a cada compartilhamento). Estes memes dominaram as imagens circulantes nas redes que se formaram em torno de temas relacionados ao mundial, principalmente durante a sua primeira semana, e se mantiveram conforme outros acontecimentos chamavam a atenção do público (como a eliminação de seleções consideradas fortes, ou a derrota do Brasil para a Alemanha, por exemplo). Por meio das visualizações apresentadas, é possível perceber também a existência de um ritmo cromático. As imagens pulsam, dançam e saltitam, ainda que, por vezes, fora do compasso. E, raramente, conseguem manter suas frequências constantes. Esse ritmo é sintomático de uma prática de compartilhamento incessante e extremamente veloz - característico de nosso tempo - que faz com que as imagens

12 apareçam, subam e desçam rapidamente nos gráficos, e impede que elas se mantenham em destaque por longos períodos de tempo. Assim, as imagens da rede concorrem entre si, por likes e por compartilhamentos. As imagens no Twitter durante a Copa do Mundo foram, portanto, dispositivos que lutavam por visibilidade. Considerações Finais Os estudos que trabalham com grandes volumes de imagens ainda possuem um longo caminho pela frente. Com a atual pesquisa, o Labic buscou trazer outras problematizações e contribuir para os modos de visualizar grandes volumes de imagens. Em uma época em que esses conjuntos de dados são facilmente produzidos e compartilhados a todo instante, possuindo uma vida incerta e efêmera na rede, são cada vez mais necessárias iniciativas que busquem registrar essas movimentações, para que possam ser discutidas suas narrativas e ritmos presentes. Através das visualizações do Cores da Copa, podemos observar os rastros e comportamentos das imagens nas redes. E a partir desses vestígios, compreender seus movimentos, suas aparições e reaparições, sua longevidade. Contudo, ainda existem grandes empecilhos que acabam por desencorajar esse tipo de pesquisa, sendo um dos principais o poder de processamento necessário para a concepção e execução de projetos desse porte: são utilizados muitos arquivos, o grande volume de imagens pode deixar a execução lenta em alguns computadores, é necessária uma grande quantidade de memória interna para guardar tamanha quantidade de imagens, além de uma conexão com a internet de alta velocidade e estável, para que a coleta das imagens ocorra sem problemas. Outro problema constantemente enfrentado em estudos do tipo são os bots, perfis-robôs que compartilham determinados conteúdos de forma automática, quase sempre massiva. Esse comportamento pode fazer com que determinados temas ou conteúdos pareçam ter grande relevância na rede, estando entre os mais compartilhados. Porém, na verdade, tais conteúdos não chegam a ter uma circulação orgânica, isto é, não circulam nas redes dos usuários comuns. Ao trabalhar com grandes volumes de dados, é sempre necessário estar atento à presença dos bots, para que eles não prejudiquem a análise das movimentações na rede.

13 Por fim, é importante ressaltar a importância do Cores da Copa como um projeto para dar vazão aos dados coletados de sites de redes sociais, como um experimento metodológico de coleta de dados em tempo real, e como uma iniciativa recente que apresenta outras possibilidades de visualização de grandes volumes de imagens. A presente pesquisa resultou, assim, num avanço considerável no que tange às nossas pesquisas de grande dados, cujas coletas são feitas em um tempo muito próximo ao tempo de compartilhamento em rede, contribuindo significativamente para o campo de estudo da cibercultura e da imagem ao apresentar outros modos de análise de dados imagéticos.

14 Referências CYPRIANO, Lucas; HONORATO, Johanna; GOVEIA, Fábio; CARREIRA, Lia. The Colors of The Street: Color as an Image Visualization Parameter of Twitter Pictures From Brazil s 2013 Protests. Chile: Datawiz, HAACKE, Veronica A. Ribeiro; HONORATO, Johanna Inácia; SOUZA, Tasso Gasparini de; GOVEIA, Fábio; e CARREIRA, Lia Scarton. Do Não Vai Ter Copa para a Copa dos Memes : Uma análise das imagens memes mais compartilhadas durante a Copa do Mundo FIFA Foz do Iguaçu: Intercom, Cores da Copa. Labic. Disponível em: < Acessado em: 8 de outubro de MongoDB. Disponível em: < Acessado em 28 de julho de D3 (Data Driven Documents). Disponível em: < Acessado em: 21 de julho de 2014.

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Universidade Federal de Mato Grosso. Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação. SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL

Universidade Federal de Mato Grosso. Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação. SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL Universidade Federal de Mato Grosso Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL Versão 2.1 2013 Cuiabá MT Sumário Usuários do SISCOFRE... 3 Fases

Leia mais

Manual Sistema MLBC. Manual do Sistema do Módulo Administrativo

Manual Sistema MLBC. Manual do Sistema do Módulo Administrativo Manual Sistema MLBC Manual do Sistema do Módulo Administrativo Este documento tem por objetivo descrever as principais funcionalidades do sistema administrador desenvolvido pela MLBC Comunicação Digital.

Leia mais

Manual Operacional SIGA

Manual Operacional SIGA SMS - ATTI Julho -2012 Conteúdo Sumário... 2... 3 Consultar Registros... 4 Realizar Atendimento... 9 Adicionar Procedimento... 11 Não Atendimento... 15 Novo Atendimento... 16 Relatórios Dados Estatísticos...

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

DIÁRIO DE CLASSE. Atenciosamente,

DIÁRIO DE CLASSE. Atenciosamente, DIÁRIO DE CLASSE Estamos apresentando aos Professores e Professoras da UNEB o sistema de registros acadêmicos que será feito online a partir de qualquer computador com acesso à internet. Salientamos que

Leia mais

PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Compra Direta - Guia do Fornecedor PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Página As informações contidas neste documento, incluindo quaisquer URLs e outras possíveis referências a web sites, estão sujeitas

Leia mais

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!!

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! TUTORIAL DO ALUNO Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! O Moodle é a plataforma de ensino a distância utilizada pela Uniapae sendo a unidade de ensino para rápida capacitação

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive Google Drive um sistema de armazenagem de arquivos ligado à sua conta Google e acessível via Internet, desta forma você pode acessar seus arquivos a partir de qualquer dispositivo que tenha acesso à Internet.

Leia mais

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS OFICINA BLOG DAS ESCOLAS Créditos: Márcio Corrente Gonçalves Mônica Norris Ribeiro Março 2010 1 ACESSANDO O BLOG Blog das Escolas MANUAL DO ADMINISTRADOR Para acessar o blog da sua escola, acesse o endereço

Leia mais

ATENÇÃO: * Arquivos com tamanho superior a 500 KB NÃO SERÃO ACEITOS * SOMENTE serão aceitos documentos do formato: PDF

ATENÇÃO: * Arquivos com tamanho superior a 500 KB NÃO SERÃO ACEITOS * SOMENTE serão aceitos documentos do formato: PDF TUTORIAL DE DIGITALIZAÇÃO DIRIGIDO AO USO DO PROCESSO ELETRÔNICO Adaptado do tutorial elaborado pelo colega MAICON FALCÃO, operador de computador da subseção judiciária de Rio Grande. Introdução Este tutorial

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

DIFICULDADES NA COMPILAÇÃO DE UM CORPUS DE LÍNGUA ESPANHOLA

DIFICULDADES NA COMPILAÇÃO DE UM CORPUS DE LÍNGUA ESPANHOLA DIFICULDADES NA COMPILAÇÃO DE UM CORPUS DE LÍNGUA ESPANHOLA Laura Campos de Borba UFRGS/PIBIC/CNPq 1 lauracborba@hotmail.com RESUMO: Algumas das ferramentas utilizadas pelos pesquisadores da Linguística

Leia mais

Manual AGENDA DE BACKUP

Manual AGENDA DE BACKUP Gemelo Backup Online DESKTOP Manual AGENDA DE BACKUP Realiza seus backups de maneira automática. Você só programa os dias e horas em que serão efetuados. A única coisa que você deve fazer é manter seu

Leia mais

Guia Prático. Sistema EAD PRO-CREA

Guia Prático. Sistema EAD PRO-CREA Guia Prático Sistema EAD PRO-CREA Nesta Guia Prático mostraremos a você: O Sistema EAD PRO-CREA A Monitoria Dicas de como organizar seu estudo O Sistema EAD PRO-CREA O Sistema de Ensino a Distância EAD

Leia mais

TRANSMISSOR ECF. Sistema de transmissão de arquivos Nota Fiscal Paulista. Manual de Utilização

TRANSMISSOR ECF. Sistema de transmissão de arquivos Nota Fiscal Paulista. Manual de Utilização TRANSMISSOR ECF Sistema de transmissão de arquivos Nota Fiscal Paulista Manual de Utilização 1. Histórico de alterações Data Versão Alteração 04/12/2012 1 Criação do documento 28/02/2013 2 Revisão 2. Proposta

Leia mais

Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização

Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização Sumário 1. Configurações Iniciais...2 1.1. Configurando o Menu Personalizado...2 1.2. Configurando os Widgets...3 2. Localize o nome de

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Projeto/Software/Programa. CDAeM Cadastro de Artistas e Modelos JunioNet. Objetivo desse manual

MANUAL DO USUÁRIO. Projeto/Software/Programa. CDAeM Cadastro de Artistas e Modelos JunioNet. Objetivo desse manual MANUAL DO USUÁRIO Projeto/Software/Programa CDAeM Cadastro de Artistas e Modelos JunioNet Objetivo desse manual Elucidar o instrutor e/ou o utilizador final desse programa de computador. Objetivo desse

Leia mais

Curso Introdução à Educação Digital - Carga Horária: 40 horas (30 presenciais + 10 EaD)

Curso Introdução à Educação Digital - Carga Horária: 40 horas (30 presenciais + 10 EaD) ******* O que é Internet? Apesar de muitas vezes ser definida como a "grande rede mundial de computadores, na verdade compreende o conjunto de diversas redes de computadores que se comunicam e que permitem

Leia mais

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV ÍNDICE 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES 3.1 - Dados Cadastrais 3.2 - Noticias 3.3 Redes Sociais 3.4 - Player 4. DESIGN

Leia mais

Manual de acesso ao UNICURITIBA Virtual (Moodle) para alunos EAD

Manual de acesso ao UNICURITIBA Virtual (Moodle) para alunos EAD 1 Manual de acesso ao UNICURITIBA Virtual (Moodle) para alunos EAD 2015 2 Sumário Acessando o UNICURITIBA Virtual... 4 Conhecendo o UNICURITIBA Virtual... 5 1. Foto do Perfil... 5 2. Campo de Busca...

Leia mais

O que há de novo. Audaces Idea

O que há de novo. Audaces Idea O que há de novo Audaces Idea Com o propósito de produzir tecnologia de ponta, o principal requisito da Política de Qualidade da Audaces é buscar a melhoria contínua de seus produtos e serviços. Inovadora

Leia mais

Caso você possua cadastro no Twitter, selecione a opção Logar com meu usuário, e insira seu nome de usuário e senha do serviço:

Caso você possua cadastro no Twitter, selecione a opção Logar com meu usuário, e insira seu nome de usuário e senha do serviço: Tópicos 1. Efetuando login 2. Componentes da tela principal 2.1. Barra de ferramentas 2.2. Painel de atualizações 2.3. Rede de contatos do usuário 2.3.1. Controles de mouse e teclado 2.3.2. Entendendo

Leia mais

Um produto para jogar um conteúdo matemático e estudar um jogo social

Um produto para jogar um conteúdo matemático e estudar um jogo social Um produto para jogar um conteúdo matemático e estudar um jogo social 1 2 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 OBJETIVOS... 4 3 DESENVOLVIMENTO... 5 4 CONCLUSÃO... 11 5 REFERÊNCIA... 11 TABELA DE FIGURAS Figura

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

Manual de configuração do sistema

Manual de configuração do sistema Manual de configuração do sistema (v.1.5.x Beta) Rua México, 119 Sala 2004 Centro Rio de Janeiro, RJ www.doctors-solution.com.br www.simdoctor.com.br contato@simdoctor.com.br Sumário 1. Fazendo seu primeiro

Leia mais

VisTrails. Fernando Seabra Chirigati Aluno de Engenharia de Computação e Informação COPPE/UFRJ Email: fernando_seabra@cos.ufrj.br

VisTrails. Fernando Seabra Chirigati Aluno de Engenharia de Computação e Informação COPPE/UFRJ Email: fernando_seabra@cos.ufrj.br VisTrails Fernando Seabra Chirigati Aluno de Engenharia de Computação e Informação COPPE/UFRJ Email: fernando_seabra@cos.ufrj.br Características SGWf - Sistema de Gerenciamento de Workflows; Desenvolvido

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL ACESSANDO O UNICURITIBA VIRTUAL Acesse o site do UNICURITIBA: http://unicuritiba.edu.br Clique no link Portal do Aluno, que fica no canto superior direito. Dentro

Leia mais

Orientação a Objetos

Orientação a Objetos 1. Domínio e Aplicação Orientação a Objetos Um domínio é composto pelas entidades, informações e processos relacionados a um determinado contexto. Uma aplicação pode ser desenvolvida para automatizar ou

Leia mais

Manual Operacional SIGA

Manual Operacional SIGA SMS - ATTI Maio -2013 Conteúdo Sumário... 2 PPD -IPD... 3 Adicionar Paciente... 4 Laudo Médico... 6 Avaliação do Enfermeiro... 11 Visita Domiciliar... 14 Dados do Paciente no Programa... 16 Histórico do

Leia mais

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3 SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 1. Login no sistema... 2 Atendente... 3 1. Abrindo uma nova Solicitação... 3 1. Consultando Solicitações... 5 2. Fazendo uma Consulta Avançada... 6 3. Alterando dados da

Leia mais

Manual do usuário. v1.0

Manual do usuário. v1.0 Manual do usuário v1.0 1 Iniciando com o Vivo Gestão 1. como fazer login a. 1º acesso b. como recuperar a senha c. escolher uma conta ou grupo (hierarquia de contas) 2. como consultar... de uma linha a.

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Sumário Objetivos do Blog... 2 Log-in... 3 Esqueci minha senha... 4 Utilizando o Blog... 5 Encontrando seu Blog... 5 Conhecendo o

Leia mais

Sistema de Digitalização e Gerenciamento de Arquivos On-Line

Sistema de Digitalização e Gerenciamento de Arquivos On-Line Sistema de Digitalização e Gerenciamento de Arquivos On-Line O aplicativo Aplicativo com quase 3 anos de mercado, onde gerencia atualmente mais de 500.000 arquivos sendo eles entre digitalizados ou anexados

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1 MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento Toledo PR Página 1 INDICE 1. O QUE É O SORE...3 2. COMO ACESSAR O SORE... 4 2.1. Obtendo um Usuário e Senha... 4 2.2. Acessando o SORE pelo

Leia mais

MANUAL PARA EMISSÃO DO CERTIFICADO FITOSSANITÁRIO DE ORIGEM CONSOLIDADO (CFOC) ELETRÔNICO

MANUAL PARA EMISSÃO DO CERTIFICADO FITOSSANITÁRIO DE ORIGEM CONSOLIDADO (CFOC) ELETRÔNICO MANUAL PARA EMISSÃO DO CERTIFICADO FITOSSANITÁRIO DE ORIGEM CONSOLIDADO (CFOC) ELETRÔNICO 1 INTRODUÇÃO Desde 2013 a ADAPAR tem realizado testes para a disponibilização da emissão do Certificado Fitossanitário

Leia mais

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 -

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 - GUIA RÁPIDO - 1 - Sumário Introdução...3 Por que utilizar o Construtor de Sites?...3 Vantagens do Construtor de Sites...3 Conceitos básicos...3 Configuração básica do site...5 Definindo o layout/template

Leia mais

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética Uma Publicação Grupo IPub Guia redes sociais para clínica de estética Guia de redes sociais para clínica de estética Conteúdo 1. Introdução 2. A força das redes sociais para clínica de estética 3. As redes

Leia mais

Atualizaça o do Maker

Atualizaça o do Maker Atualizaça o do Maker Prezados Clientes, Nós da Playlist Software Solutions empresa líder de mercado no desenvolvimento de software para automação de rádios - primamos pela qualidade de nossos produtos,

Leia mais

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice Aula 1 - Área de trabalho e personalizando o sistema... 3 A área de trabalho... 3 Partes da área de trabalho.... 4 O Menu Iniciar:...

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT Power Point Básico Santa Maria, julho de 2006 O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações.

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de OCR com separação de código de correção no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se na

Leia mais

Sumário. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia

Sumário. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia 1 Tutorial: Blogs no Clickideia Sumário Introdução... 2 Objetivos... 2 Instruções para utilização do Tutorial... 2 Acesso ao Portal e a Home Blog... 3 Página Inicial da área do Blog... 4 Apresentação da

Leia mais

Manual AGENDA DE BACKUP

Manual AGENDA DE BACKUP Gemelo Backup Online DESKTOP Manual AGENDA DE BACKUP Realiza seus backups de maneira automática. Você só programa os dias e horas em que serão efetuados. A única coisa que você deve fazer é manter seu

Leia mais

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

Análise de Dados do Financeiro

Análise de Dados do Financeiro Análise de Dados do Financeiro Introdução Para reunir em um só local as informações de contas a pagar e receber cadastradas e/ou geradas no sistema TTransp existe a interface de análise de dados do financeiro.

Leia mais

INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 4. INTERLIGAÇÃO DO SISTEMA... 5 5. ALGUNS RECURSOS... 6 6. SERVIDOR BAM...

INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 4. INTERLIGAÇÃO DO SISTEMA... 5 5. ALGUNS RECURSOS... 6 6. SERVIDOR BAM... 1 de 30 INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 3.1. ONDE SE DEVE INSTALAR O SERVIDOR BAM?... 4 3.2. ONDE SE DEVE INSTALAR O PROGRAMADOR REMOTO BAM?... 4 3.3. COMO FAZER

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line)

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Criamos, desenvolvemos e aperfeiçoamos ferramentas que tragam a nossos parceiros e clientes grandes oportunidades

Leia mais

Este documento tem o objetivo de esclarecer alguns procedimentos e definir parâmetros para facilitar o processo.

Este documento tem o objetivo de esclarecer alguns procedimentos e definir parâmetros para facilitar o processo. Prezado Curador, Em dezembro de 2010 o INCT-HVFF (INCT-Herbário Virtual da Flora e dos Fungos) teve um projeto aprovado junto ao CNPq, no âmbito do programa Reflora, cujo objetivo é aumentar a base informacional

Leia mais

Pesquisa e organização de informação

Pesquisa e organização de informação Pesquisa e organização de informação Capítulo 3 A capacidade e a variedade de dispositivos de armazenamento que qualquer computador atual possui, tornam a pesquisa de informação um desafio cada vez maior

Leia mais

PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO 2. BASE TEÓRICA. 2.1 Criando Mapas no Excel. 2.2 Utilizando o Mapa

PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO 2. BASE TEÓRICA. 2.1 Criando Mapas no Excel. 2.2 Utilizando o Mapa PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO Aprender a utilizar mapas, colocar filtros em tabelas e a criar tabelas e gráficos dinâmicos no MS-Excel. Esse roteiro foi escrito inicialmente para o Excel

Leia mais

E-books. Guia para Facebook Ads. Sebrae

E-books. Guia para Facebook Ads. Sebrae E-books Sebrae Marketing e Vendas Guia para Facebook Ads Por que investir no facebook Ads? Tipos de anúncios Como funciona o sistema de pagamentos Criando anúncios Métricas Autor Felipe Orsoli 1 SUMÁRIO

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA SACI LIVRE SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE CONTEÚDO INSTITUCIONAL

Leia mais

TCEnet. Manual Técnico. Responsável Operacional das Entidades

TCEnet. Manual Técnico. Responsável Operacional das Entidades TCEnet Manual Técnico Responsável Operacional das Entidades 1 Índice 1. Introdução... 3 2. Características... 3 3. Papéis dos Envolvidos... 3 4. Utilização do TCEnet... 4 4.1. Geração do e-tcenet... 4

Leia mais

Biblioteca Virtual do NEAD/UFJF GOOGLE APPS EDUCATION: FERRAMENTA DE EDIÇÃO, COMUNICAÇÃO E PESQUISA

Biblioteca Virtual do NEAD/UFJF GOOGLE APPS EDUCATION: FERRAMENTA DE EDIÇÃO, COMUNICAÇÃO E PESQUISA GOOGLE APPS EDUCATION: FERRAMENTA DE EDIÇÃO, COMUNICAÇÃO E PESQUISA Módulo de Acolhimento UAB/UFJF 2008 PrezadoCursista, Baseado na perspectiva de que você terá que se familiarizar com alguns recursos

Leia mais

Manual Backup Online. Manual do Usuário. Versão 1.0.1. Copyright Backup Online 2014. https://backuponlinegvt.com.br

Manual Backup Online. Manual do Usuário. Versão 1.0.1. Copyright Backup Online 2014. https://backuponlinegvt.com.br Manual Backup Online Manual do Usuário Versão 1.0.1 Copyright Backup Online 2014 https://backuponlinegvt.com.br 1 Manual Backup Online 1 Índice 1 Índice... 2 2 Backup Online...Erro! Indicador não definido.

Leia mais

Introdução a listas - Windows SharePoint Services - Microsoft Office Online

Introdução a listas - Windows SharePoint Services - Microsoft Office Online Page 1 of 5 Windows SharePoint Services Introdução a listas Ocultar tudo Uma lista é um conjunto de informações que você compartilha com membros da equipe. Por exemplo, você pode criar uma folha de inscrição

Leia mais

OI CONTA EMPRESA MANUAL DO USUÁRIO (exceto Administradores de Conta)

OI CONTA EMPRESA MANUAL DO USUÁRIO (exceto Administradores de Conta) OI CONTA EMPRESA MANUAL DO USUÁRIO (exceto Administradores de Conta) 1 Bem-vindo ao Oi Conta Empresa! A Oi tem o orgulho de lançar mais um produto para nossos clientes corporativos, o Oi Conta Empresa.

Leia mais

Manual da Turma Virtual: MATERIAIS. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo:

Manual da Turma Virtual: MATERIAIS. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: Manual da Turma Virtual: MATERIAIS Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: MENU TURMA VIRTUAL MENU MATERIAIS CONTEÚDO/PÁGINA WEB Esta operação possibilita que

Leia mais

DATA WAREHOUSE. Introdução

DATA WAREHOUSE. Introdução DATA WAREHOUSE Introdução O grande crescimento do ambiente de negócios, médias e grandes empresas armazenam também um alto volume de informações, onde que juntamente com a tecnologia da informação, a correta

Leia mais

Anexo I Formulário para Proposta

Anexo I Formulário para Proposta PLATAFORMA CGI.br Solicitação de Propostas SP Anexo I Formulário para Proposta Data: 05/07/2013 Versão: 1.1 Plataforma CGI.br Solicitação de Propostas - SP Anexo I Formulário para Proposta 1. Estrutura

Leia mais

Manual do Usuário. Sumário. 1. Introdução...2. 2. Utilização do site...2. 2.1. Mapa de Vitória...3. 2.2. Aplicativos...14. 2.3. Downloads...

Manual do Usuário. Sumário. 1. Introdução...2. 2. Utilização do site...2. 2.1. Mapa de Vitória...3. 2.2. Aplicativos...14. 2.3. Downloads... GEOWEB VITÓRIA MANUAL DO USUÁRIO PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA SEMFA / SUBTI Manual do Usuário Projeto GeoWeb Vitória Analista Luiz Felipe de Lima Pinto Data 04/11/2013

Leia mais

Como incluir artigos:

Como incluir artigos: Como incluir artigos: O WordPress é uma ferramenta muito flexível, com muitas variações e ajustes que podem torná-lo algo muito simples e também muito sofisticado conforme os recursos que são configurados

Leia mais

Manual de acesso ao UNICURITIBA Virtual (Moodle) para alunos

Manual de acesso ao UNICURITIBA Virtual (Moodle) para alunos Manual de acesso ao UNICURITIBA Virtual (Moodle) para alunos 2015 Sumário Acessando o UNICURITIBA Virtual... 3 Conhecendo o UNICURITIBA Virtual... 4 1. Foto do Perfil... 4 2. Campo de Busca... 5 3. Bloco

Leia mais

Construção Páginas de Internet

Construção Páginas de Internet Construção Páginas de Internet Definir um Site no Frontpage Objectivos da sessão: No final da sessão os formandos deverão ser capazes de: Saber o que são os metadados do Frontpage; Distinguir entre Sites

Leia mais

WordPress Institucional UFPel Guia Rápido

WordPress Institucional UFPel Guia Rápido GABINETE DO REITOR COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NÚCLEO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SEÇÃO DE TECNOLOGIAS PARA WEBSITES WordPress Institucional UFPel Guia Rápido Versão 2.0.1 Março de 2015 Introdução

Leia mais

Portal do Projeto Tempo de Ser

Portal do Projeto Tempo de Ser Sumário Portal do Projeto Tempo de Ser O que é um Wiki?...2 Documentos...2 Localizando documentos...3 Links...3 Criando um Documento...4 Criando um link...4 Editando um Documento...5 Sintaxe Básica...5

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER Blog é uma abreviação de weblog, qualquer registro frequênte de informações pode ser considerado um blog (últimas notícias de um jornal online por exemplo). A maioria das

Leia mais

Manual do usuário. Mobile Auto Download

Manual do usuário. Mobile Auto Download Manual do usuário Mobile Auto Download Mobile Auto Download Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. Este manual serve como referência para a sua instalação e

Leia mais

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO 10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO UMA DAS GRANDES FUNÇÕES DA TECNOLOGIA É A DE FACILITAR A VIDA DO HOMEM, SEJA NA VIDA PESSOAL OU CORPORATIVA. ATRAVÉS DELA, ELE CONSEGUE

Leia mais

Módulo 6 Usando a Internet. Internet. 3.1 Como tudo começou

Módulo 6 Usando a Internet. Internet. 3.1 Como tudo começou Módulo 6 Usando a Internet Internet 3.1 Como tudo começou A internet começou a se desenvolver no ano de 1969 onde era chamada de ARPANET, criada pelo departamento de defesa dos Estados Unidos com o propósito

Leia mais

Editor de Questões E24H

Editor de Questões E24H Editor de Questões E24H Conteúdo: Apresentação O que é o Editor de Questões Objetivos Potencialidades Vantagens adicionais Visualização no site (Quem acessa o Editor de Questões) (não Para quem o Editor

Leia mais

Chamada de Participação V Competição de Avaliação - IHC 2012

Chamada de Participação V Competição de Avaliação - IHC 2012 XI Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais - 2012 5 a 9 de Novembro de 2012 Cuiabá MT www.ufmt.br/ihc12 Chamada de Participação V Competição de Avaliação - IHC 2012 O Simpósio

Leia mais

Anexo III Funcionamento detalhado do Sistema Montador de Autoria

Anexo III Funcionamento detalhado do Sistema Montador de Autoria 1 Sumário Anexo III Funcionamento detalhado do Sistema Montador de Autoria Anexo III Funcionamento detalhado do Sistema Montador de Autoria... 1 1 Sumário... 1 2 Lista de Figuras... 5 3 A Janela principal...

Leia mais

MANUAL PAPELETA MOTORISTA Criado em: 15/02/2013 Atualizado em: 12/11/2014

MANUAL PAPELETA MOTORISTA Criado em: 15/02/2013 Atualizado em: 12/11/2014 O objetivo deste manual é explicar passo a passo o controle da papeleta do motorista realizado no SAT. De acordo com a LEI Nº 12.619, DE 30 DE ABRIL DE 2012, que pode ser acessada em: http://www.planalto.gov.br

Leia mais

TUTORIAL AUTODESK 360 COLABORAÇÃO E ARMAZENAMENTO DE ARQUIVOS

TUTORIAL AUTODESK 360 COLABORAÇÃO E ARMAZENAMENTO DE ARQUIVOS TUTORIAL AUTODESK 360 COLABORAÇÃO E ARMAZENAMENTO DE ARQUIVOS Autodesk 360 é a nuvem da Autodesk, podendo ser acessada pela sua conta da Autodesk Education Community (estudantes) ou Autodesk Academic Resource

Leia mais

1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2.

1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2. 1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2. Editando um Artigo 4.3. Excluindo um Artigo 4.4. Publicar

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação

www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação Índice 1. Introdução... 3 2. Funcionamento básico dos componentes do NetEye...... 3 3. Requisitos mínimos para a instalação dos componentes do NetEye... 4 4.

Leia mais

Entre em contato com a Masterix e agende uma reunião para conhecer melhor o SMGC.

Entre em contato com a Masterix e agende uma reunião para conhecer melhor o SMGC. Conheça melhor os sistemas Masterix: O que é SMGC? O Sistema Masterix de Gestão de Conteúdo é um conjunto de ferramentas de atualização dinâmica que permitem aos nossos clientes o abastecimento e atualização

Leia mais

E.E.E.B. Professor José Fernandes de Oliveira. Manual de Uso. Sistema Interno (Professores)

E.E.E.B. Professor José Fernandes de Oliveira. Manual de Uso. Sistema Interno (Professores) E.E.E.B. Professor José Fernandes de Oliveira Manual de Uso Sistema Interno (Professores) Desenvolvido por Six Interfaces www.6i.com.br Telefone: (54) 3232.8486 Suporte: contato@6i.com.br Sumário Acessar

Leia mais

Índice: CMS 3 O que é Content Management System? Clientes 4 O que é o Cliente? 4 Configurando o i-menu/i-view para trabalhar. com o CMS.

Índice: CMS 3 O que é Content Management System? Clientes 4 O que é o Cliente? 4 Configurando o i-menu/i-view para trabalhar. com o CMS. Índice: CMS 3 O que é Content Management System? Clientes 4 O que é o Cliente? 4 Configurando o i-menu/i-view para trabalhar com o CMS. 5 Removendo o Cliente. Playlist 7 Criando um Playlist. 8 Adicionando

Leia mais

Manual de Utilização. Site Manager. Tecnologia ao serviço do Mundo Rural

Manual de Utilização. Site Manager. Tecnologia ao serviço do Mundo Rural Manual de Utilização Site Manager Tecnologia ao serviço do Mundo Rural Índice 1. Acesso ao Site Manager...3 2. Construção/Alteração do Menu Principal...4 3. Inserção/ Alteração de Conteúdos...7 4. Upload

Leia mais

OI CONTA EMPRESA MANUAL DO USUÁRIO

OI CONTA EMPRESA MANUAL DO USUÁRIO OI CONTA EMPRESA MANUAL DO USUÁRIO 1 Bem-vindo ao Oi Conta Empresa! A Oi tem o orgulho de lançar mais um produto para nossos clientes corporativos, o Oi Conta Empresa. Nele, nossos clientes poderão acessar

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

Aula 03 PowerPoint 2007

Aula 03 PowerPoint 2007 Aula 03 PowerPoint 2007 Professor: Bruno Gomes Disciplina: Informática Básica Curso: Gestão de Turismo Sumário da aula: 1. Abrindo o PowerPoint; 2. Conhecendo a Tela do PowerPoint; 3. Criando uma Nova

Leia mais

Internet: Site da Simonsen e Secretaria Online

Internet: Site da Simonsen e Secretaria Online Capítulo 9 Internet: Site da Simonsen e Secretaria Online 9.1 Introdução a Internet A palavra Internet é o resultado da junção dos termos inter (internacional) e net (rede), e é o nome da grande rede mundial

Leia mais

Procedimento de anexação de peças e envio

Procedimento de anexação de peças e envio 2014 Manual prático de Ajuizamento de Petições Intercorrentes Portal Processual Eletrônico Procedimento de anexação de peças e envio Orientações gerais para anexar arquivos e enviar petições intercorrentes

Leia mais

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna O que é uma planilha eletrônica? É um aplicativo que oferece recursos para manipular dados organizados em tabelas. A partir deles pode-se gerar gráficos facilitando a análise e interpretação dos dados

Leia mais

cris Relatório de gerenciamento de mídias sociais Maio e Junho/2015

cris Relatório de gerenciamento de mídias sociais Maio e Junho/2015 cris Relatório de gerenciamento de mídias sociais Maio e Junho/2015 Facebook A página do Facebook foi atualizada com um post por dia, no começo dos trabalhos, depois dois posts por dia, e próximo ao dia

Leia mais

Eberhardt Comércio e Assist. Técnica. Ltda.

Eberhardt Comércio e Assist. Técnica. Ltda. Rua das Cerejeiras, 80 Ressacada CEP 88307-330 Itajaí SC Fone/Fax: (47) 3349 6850 Email: vendas@ecr-sc.com.br Guia de emissão de relatórios para envio ao DNPM ou arquivo e uso do software do sistema de

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

Diferentes modos para visualizar gravações no Software HMS Client

Diferentes modos para visualizar gravações no Software HMS Client Diferentes modos para visualizar gravações no Software HMS Client O Software HMS Client permite visualização de imagens de 3 maneiras diferentes: Imagens dos dispositivos (Mini Câmeras e NVRs) gravadas

Leia mais